Introdução. Iniciando o Word 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. Iniciando o Word 2007"

Transcrição

1 Word 2007

2 Introdução O Word 2007 é um editor de texto que oferece um conjunto de excelentes ferramentas de produtividade para a criação e formatação de documentos, fácil edição de equação com todos os tipos de símbolos matemáticos, criação e formatação de gráficos com aparência profissional, criando páginas artísticas que acompanham uma nova interface da fácil utilização, com isto, se tornado um sistema maiôs e melhor integrado. A Microsoft Office Word2007 atende aos usuários iniciantes, intermediários e aos avançados, ensinado desde conceitos básicos até ao conteúdo mais complexo utilizando comandos que foram remanejados para novas barras e atalhos dinâmicos. Após a criação de documentos, agora esses arquivos serão salvos em. docx em vez de.doc, este novo formato gera arquivos menores e mais flexíveis. Iniciando o Word 2007 Para iniciar o Word 2007 é preciso ativar menu Iniciar da Barra de Tarefas, Todos os Programas, Microsoft Office e por fim clicar na opção Microsoft Office Word Iniciando o Word Depois de alguns instantes a janela do Word 2007 será exibida. Janela do Word 2007.

3 Os componentes desta janela e suas funções: Botão Office: o Botão Office possui as opções de como criar um novo documento, abrir, salvar, salvar como, imprimir, enviar, publicar e fechar.

4 Barra de Inicialização Rápida: possui alguns comandos que são executados com freqüência, como o salvar documento, voltar, repetir digitação, entre outros. Barra de Título: onde se encontra o nome do arquivo seguido pelo nome do programa, os botões minimizar, restaurar e fechar. Guia Inicio: possui funções de formação de um texto, formatos de fonte, tamanhos, efeitos, alinhamento, estilos. Guia Inserir: esta guia permite inserir imagens, símbolos, cabeçalhos, tabelas, gráficos, número de páginas e etc. Guia Layout da Página: são manipulados por essa guia: configurações de margem, temas, espaçamentos e alinhamento.

5 Guia Referência: permite inserir nota de rodapé, sumário, legenda e índices, etc. Correspondência: cria e configura envelopes, etiquetas e campos com correspondência. Guia de Revisão: revisões de Ortografia e gramática no texto. Guia de Exibição: diversas formas de visualização de layout de documentos, régua, zoom, ao organizador de janelas e macros.

6 Guia Suplementos: ferramentas suplemento como o tradutor e conversor. Régua: componente muito útil para o ajuste do texto na folha. Barra de Status: localizada na parte inferior dos programas, indica se as opções de contagem de páginas, palavras, controle de alteração e macros estão ativadas ou desativadas, pode-se usar os recursos de zoom. Minibarra de Menus de Contexto: um clique com o botão direito da página abra-se um menu com diversos atalhos rápidos. Barra de Rolagem: clicando com o botão esquerdo permite a visualização do inicio do documento até o final do mesmo.

7 Digitado Texto Ao iniciar o Word 2007 notamos que no canto superior esquerdo da Página de Trabalho existe um cursor piscando. Este objeto é chamado de Cursor de edição, e é utilizado para determinar o ponto inicial de inserção de textos, ou seja, local onde aparecerão às letras digitadas pelo usuário. Cursor de edição na Página de Trabalho. Como trabalhamos no sistema Dual System que utiliza dois monitores, pode ser que o cursor de edição não esteja aparecendo. Isto porque só é possível vê-lo quando a janela do Word 2007 é quem está ativa, e não a do sistema on-line. Para visualizar o cursor de edição, basta clicar uma vez em qualquer local da janela do Word 2007.

8 Para acentuar uma letra, pressionamos a tecla que contém o acento e logo depois a letra que deverá se acentuada, se necessário utilizarmos a tecla Shift, para ter acesso aos caracteres especiais, que a mesma será pressionada junto com a tecla do caracter desejado. Neste caso os seguintes acentos: #, $, %,, &, *, (), _?, <, >, {},, aspas. Ao digitarmos u m texto, algumas palavras ficam com u sublinhado vermelho, isto é porque o Word 2007 grifa as palavras que ele considera estarem erradas, facilitando a sua correção caso você digite alguma palavra errada durante a sua edição. As palavras que estiverem sublinhadas co ma cor verde indicam erro gramatical.

9 Salvando Texto e Fechando o Arquivo Para utilizarmos o determinado texto posteriormente, devemos salvar o mesmo. Para salvar um documento de texto, clique no Botão Office e depois sobre o comando Salvar Como. Após o clique será exibida a caixa de diálogo Salvar como. Nesta caixa devemos definir qual o nome de arquivo e em qual local ele deverá ser salvo.

10 Primeiramente definimos o local onde iremos salvar o documento. Para isto, clicamos no botão drop-dow da opção Salvar em e através da lista de diretórios exibida escolhemos o local onde será salvo o documento.

11 Após ter escolhido o local, com a pasta aberta, digite o nome para o arquivo no campo Nome do arquivo em seguida clicamos na opção Salvar.

12 Após o clique o documento é salvo e seu nome é exibido na Barra de Título do Word Com o documento já salvo, podemos fechá-lo. Existem duas formas de se finalizar um arquivo em uso. Podemos fechar apenas o documento e manter o programa aberto ou finalizar os dois, isto é o botão Fechar superior fecha o programa e a opção do Botão Office em seguida Fechar, fecha apenas o documento que acabou de ser salvo. Para finalizar o documento em uso, clique sobre o Botão Office como mostra a figura a baixo, em seguida Fechar.

13 Após o clique seu documento será finalizado. Vamos então fechar o programa clicar sobre o botão Fechar na Barra de Título.

14 Abrindo um Arquivo Após iniciar Word 2007 caso o mesmo não esteja em uso clicamos no Botão Office e no comando Abrir ou utilizamos o comando na Barra de inicialização rápida. Opção Abrir na barra de inicialização rápida. Após o clique será exibida a caixa de dialogo Abrir.

15 Para localizar onde o documento foi salvo, clicamos no botão drop-dow a caixa Examinar e procuramos onde o mesmo está salvo, como mostra a figura abaixo. Após o arquivo ser encontrado, clicamos uma vez sobre o mesmo para selecioná-lo e em seguida clique sobre o botão Abrir.

16 Após o clique seu documento será exibido na janela do Word Sempre que desejar abrir um arquivo o processo será o mesmo, variando apenas o diretório e o arquivo em que esta foi salvo. Este processo apesar de simples é um dos mais importantes que podemos utilizar, pois desta forma, podemos visualizar um texto e editá-lo sempre que precisamos. Alterando o Texto com o Auxílio do Cursor de Edição Sempre que desejamos alterar um texto, ou até mesmo inserir um novo documento, temos que definir antes o local que será feita determinada alteração ou inserção. Para isto, utilizamos o cursor de edição, que pode ser movimentado pelo texto utilizando-se mouse ou as setas do teclado, no sentido desejado: Seta acima, Seta abaixo, Seta à Direita e Seta à Esquerda.

17 Sempre que abrimos um documento o cursor se posiciona automaticamente no primeiro parágrafo do texto. Para localizar a posição do curso, clique uma vez em qualquer ponto da janela do Word 2007 apenas para habilitá-lo e veja que ele se encontra no ínicio do texto. Se o cursor não estiver posicionado no local citado não se preocupe, isto indica que você já deve ter clicado em outro ponto qualquer do texto. Cursor posicionado. Para posicionar o cursor em uma palavra desejada, levamos o cursor até o texto e clicamos uma vez ou utilizamos as setas de direção. É comum durante a criação de um documento precisar apagar uma palavra ou determinado trecho do texto. Mesmo após termos finalizado a digitação e ter fechado o documento, podemos visualizá-lo novamente e fazer algumas modificações, acrescentar ou alterar trechos. Veja na tabela abaixo as três teclas utilizando para apagar ou alterar um texto.

18 Backspace Para apagar uma palavra, posicionamos o cursor após a palavra e pressionamos a tecla Backspace até que todos os caracteres da mesma sejam apagados. Delete Para apagar uma palavra, posicionamos o cursor antes da palavra e pressionamos a tecla Delete até que todos os caracteres da mesma sejam excluídos. Insert Substitui uma palavra por outra digitada. Posicionando o cursor antes da palavra desejada pressionamos o Insert, aparentemente nada acontece, isto porque a função da tecla por enquanto foi apenas habilitada. Digitando a nova palavra os caracteres do texto anterior são substituídos automaticamente pelos novos digitados. Após digitar a palavra pressionamos a tecla Insert novamente para desabilitá-lo. Selecionado o Texto Vários recursos de formatação só podem ser aplicados sobre um texto caso o mesmo seja selecionado, ou seja, informar ao programa que determinada palavra ou trecho do texto é que serão alterados.

19 Existem várias formas de se fazer uma seleção de texto, a mais comum é utilizar o recurso de Arrastar e soltar. Para isto, o cursor é posicionado no inicio do trecho a ser selecionado. Pressione o botão esquerdo do mouse enquanto arrasta o cursor sobre o texto. Quando a área marcada chegar até o ponto desejado, solte o botão do mouse como mostra a figura seguinte. Com o texto selecionado podemos aplicar diversos tipos de formatação, como por exemplo, excluí-lo, alterar a sua cor, estilo, tamanho, etc. Para retirar a seleção de um, texto, pressione uma das setas de direção do teclado ou clique uma vez em qualquer parte da página de trabalho do Word Outra forma de se selecionar é clicando duas vezes sobre a palavra, mas este recurso só permite selecionar uma palavra de cada vez.

20 Com a palavra selecionada, podemos substituí-lo por outra, digite o texto desejado e pressione a barra de espaço para separar o novo texto do próximo. Além de selecionar palavras ou trechos de texto, também existe a possibilidade de se selecionar várias linhas ao mesmo tempo, ou determinado parágrafo, etc. Para isto, posicione o cursor ao lado desta linha, no espaço que chamaremos de Área de seleção. Clique a partir do título do texto o botão esquerdo do mouse. Veja que neste local o cursor muda de formato. Para selecionar uma linha, mantenha o cursor do mouse ao lado desta linha e clique uma vez, como mostra a figura seguinte.

21 Veja na tabela abaixo como devemos proceder para fazer diversos tipos de seleção. Para selecionar o texto inteiro, posicione o curso ao lado do mesmo e clique três vezes. A seleção também pode ser realizada pelo teclado, colocando o cursor antes da palavra, logo em seguida pressionar a tecla Shift e as setas de direção no sentido do texto que será selecionado, Seta á direita, Seta á esquerda, Seta abaixo e Seta acima. Para desfazer a seleção, pressionar somente uma das setas de direção do teclado ou clique uma vez em qualquer parte da Página de Trabalho do Word 2007.

22 Para criar um documento em branco, ou seja, exibir nova Página de Trabalho, clique sobre o Botão Office, em seguida Novo, selecione a opção Documento em Branco e clique em Criar. Após o clique um novo documento em branco será aberto. Tabulação do Parágrafo Normalmente, quando criamos um texto colocamos um espaço maior entra a margem esquerda e o local onde começamos a escrever o parágrafo. Muitas pessoas, quando utilizamos um editor de texto, colocam este espaço pressionado a barra de espaço. Um problema que pode ocorrer é que devemos ficar contando a quantidade de espaços que colocamos no inicio de

23 cada parágrafo. Para evitar este tipo de problema o Word 2007 oferece um recurso que chamamos de Recuo, localizando na régua horizontal, permitindo definir este espaço inicial da primeira linha, ou demais linhas de cada parágrafo. Como um documento aberto, posicione no primeiro parágrafo, caso o mesmo já não esteja. Para que possamos definir um recuo, utilizando a Régua horizontal. Esta régua também permite definir as margens e tabulações do texto. Na régua existem pequenos objetos, para definir recuos de parágrafo, cada um com uma função diferente. Recuo de parágrafo da primeira linha. Recuo á esquerda. Recuo deslocado. Recuo á direita.

24 Com o cursor posicionado no parágrafo, clicamos sobre o objeto Recuo da primeira linha e com o botão do mouse pressionado, arraste até o número desejado. Recuo definido. Para definir o Recuo da primeira linha dos demais parágrafos do texto ao mesmo tempo, selecione o texto e utilize o objeto Recuo da primeira linha, como mostra a figura a seguir.

25 Com o Texto selecionado, utilize o objeto da régua Recuo Deslocado onde todas as linhas de um parágrafo são recusados com exceção da primeira linha, este recuo é indicado quando se deseja adicionar gráficos no inicio do parágrafo.

26 Aplicando Formatações Negritas, Itálicas e Sublinhadas. Existem várias formas de dar destaque a um texto de um documento, formatando o texto que desejamos destacar em Negrito. Quando formatado em Negrito, o texto fica mais espesso e escuro. Note a diferença da palavra negrito desta frase em relação ás demais.

27 Sempre que vamos formatar um texto, devemos principalmente selecioná-lo, informando ao programa qual será o trecho que receberá a nova formatação. Com o texto selecionado, clique sobre o botão Negrito da Guia Início. Pressione uma das setas de direção do teclado ou clique na página de trabalho para retirar a seleção do texto. Outro recuso para formatação de texto é o Itálico, onde a letra fica um pouco inclinado. Para aplicar este recurso, o texto também deve estar selecionado. Com o texto selecionado, clique sobre o botão Itálico na Guia Início.

28 Também podemos utilizar o Sublinhado, utilizando o mesmo processo visto com o Negrito e o Itálico.

29 Texto após formatação. Formatação de Texto Cor e Tamanho de Fonte Vamos ver como alterar a cor da fonte de um texto. Com um texto selecionado, clique sobre o botão drop-dow do botão Cor da fonte na Guia Início.

30 Clicamos sobre este botão será uma Paleta de cores, perceba que, a cor da fonte vai mudando de acordo que o cursor do mouse passa pelas cores. Ao encontrar a cor desejada clique sobre ela. Podemos ainda realçar um texto, um recurso de parecido com o de alterar a cor da fonte, a diferença é que estaremos grifando a cor de fundo da página. Existem duas maneiras de se realçar um texto, selecionando-o e depois ativando o comando, ou ativar a ferramenta Realçar depois marcar o texto desejado. Com a palavra seleciona, clique sobre o botão drop-dow do botão Realçar e veja que uma Paleta de cores é exibida. Paletas de cores do botão Realçar.

31 Na paleta de cores escolha a cor deseja. Além de alterar a cor estilo de formatação de texto, também podemos aumentar o seu tamanho. Com o título selecionado, clique no botão drop-dow opção Tamanho da Fonte e escolha um tamanho de fonte desejado e veja a diferença.

32 Uma Fonte é um tipo de letra que você pode escolher para configurar seu texto. Estas fontes dependem de uma instalação feita anteriormente no ambiente Windows, sendo que o Windows oferece originalmente alguns tipos. Alterando o tamanho da fonte de um texto ou título, após ter sido selecionado.

33 Copiar, Colar, Recortar e Formatar Pincel. A opção Copiar e Colar localizar na Guia Inicio tem como função copiar uma palavra, parágrafo ou texto e colar os mesmos no local onde o usuário desejar, seja no mesmo documento ou em um novo documento. Após selecionar o tem indicado a ser copiado, o usuário ativará a opção Copiar, este item ficará guardado na memória do computador que aguardará o usuário escolher o local desejado para colá-lo. Selecione um título ou texto, clique na opção Copiar pressione as teclas Ctrl+C em seu teclado. Após habilitar esta função escolha um local onde seu texto deverá ser colocado e clique na opção Colar ou pressione as teclas Ctrl+V.

34 Você deve ter percebido que foi colocado um documento igual ao que foi copiado com as mesmas formatações. Se acaso você formatou um parágrafo ou linha e deseja aplicar a mesma formatação em outro parágrafo ou palavra, após ter aplicado a formação, clique na opção Formatar Pincel através da Guia inicio, em seguida leve o cursor até, o local onde deseja fazer a alteração e selecione-o. Perceba que ao colocar o cursor de edição sobre o texto forma-se uma figura de um pincel. Veja a figura abaixo, onde o parágrafo selecionado ficará com a mesma formatação de primeiro, ou seja, em Itálico. Essa função permite transferir a mesma formatação para o novo local selecionado. Vamos conhecer mais um recurso, o Recortar, que permite recortar a seleção, transferindo para um outro local desejado. Ao clicar na opção recortar, seu texto é recortado sem deixar a cópia. Você seleciona a parte que deseja no texto e clica na opção Recortar ou pressione as teclas Ctrl+X, coloque o cursor onde deseja transferir a parte do texto que foi cortado e clique no Colar ou pressione as teclas Ctrl+V.

35 Desfazendo e Refazendo Alterações Após uma formatação ou alteração em seu documento que não era o desejado, clique na opção Desfazer, através da Barra de Inicialização Rápida ou pressione o atalho Ctrl+Z ou Word 2007 exibe a ação mais recente que você pode desfazer. Um exemplo, voltar à configuração que o texto estava antes da alteração. Agora, escolha a opção Refazer, através da Barra de Inicialização Rápida ou pressione o atalho Ctrl+Y, para refazer a formatação anterior. Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar outra. Muitas pessoas conseguem atingir esse objeto pressionando a tecla Enter várias vezes na seqüência. O problema de se utilizar este recurso é que na verdade estamos inserindo várias linhas em branco no texto, e se forem incluídas novas linhas, aquele local que foi escolhido para saltar poderá ser alterado automaticamente. Inserindo uma Quebra de página, não temos este problema, pois não estaremos incluindo novas linhas, e sim, definindo onde será o final de uma página. Antes de definir a quebra, devemos primeiro posicionar o curdo no local onde ela será inserida. Por exemplo, no final de algum parágrafo. Na Guia Inserir, clique na opção Quebra da Página.

36 Você pode usar um atalho para inserir a quebram com o cursor nesta posição, pressione e solte as teclas Ctrl+Enter simultaneamente. Feito isto, parágrafos que estiverem após o cursor serão inseridos na segunda página do documento. Se o arquivo for impresso neste momento, serão impressas duas páginas. Para remover a quebra de página, com o cursor posicionado na segunda página loca acima do parágrafo, pressione a tecla Backspace uma vez, ou ate que os parágrafos retornem á primeira página. Use a tecla Delete se o cursor estiver na primeira página. Desta forma, a quebra de páginas será removida e o documento volta a ter apenas uma página. Inserindo Folha de Rosto O Word 2007 oferece recursos muito interessantes, um deles é a inserção da Folha de Rosto que sempre será inserida no início de um documento, não importando se já tem ou não um texto digitado, esta função insere uma folha de rosto completamente formatada. Com o documento aberto, clique na Guia Inserir opção Folha de Rosto, em seguida aparecerá algumas opções de folha

37 para serem usadas, que para ativá-las é só clicar em cima da opção desejada. Para excluir uma folha, clique na Guia Inserir, Folha de Rosto em seguida Remover Folha de Rosto Atual, assim você poderá escolher outra folha. Após a escolha, preencher os campos necessários que poderá ser de acordo com as informações do texto que você está trabalhando.

38 Abaixo uma folha inserida e formatada de acordo com um texto. Inserindo Tabela com Bordas e Clip Art Tabela é um conjunto de linhas e colunas permitindo a inserção de textos e figuras lado a lado-a-lado, onde a intersecção de uma linha com uma coluna é chamada de Célula. Cada Célula é o local que poderá conter um tipo de texto com uma formatação específica, ou seja, é possível que uma célula tenha seu texto alinhado á esquerda e a célula ao lado tenha o texto alinhado á direita e assim por diante, como também imagens.

39 Para inserirmos uma tabela é só clicar na opção Tabela na Guia Inserir. Veja que após o clique é exibido um menu, onde podemos definir qual será o número de linhas e colunas que iremos utilizar.

40 Note que após o clique a tabela é exibida no documento, vamos ver então como inserir dados na mesma. Assim que inserimos uma tabela o cursor é posicionado automaticamente na primeira célula. Com o cursor posicionado podemos inserir os dados na tabela. Para inserirmos dados na linha de baixo, pressione a tecla seta para baixo. Se acaso os dados inseridos em uma célula necessitar de mais espaço, altere o tamanho da coluna da tabela. Passe o cursor do mouse na linha que divide a coluna e veja que ele muda de formato apontando para os dois lados. Com o cursor posicionado sobre a borda, clique e com o botão do mouse pressionado, aumente o tamanho da coluna.

41 Para posicionar o cursor na célula ao lado, pressione a tecla <Tab> ou utilize as setas de direção. Se a sua tabela possui um número inferior de linhas, para inserir novas linhas, basta pressionar a tecla <Tab> quando o cursor estiver posicionado na ultima célula da tabela. Os textos que são digitados em uma tabela podem sofrer qualquer tipo de formatação, ou seja, podemos modificar o seu tamanho, fonte, cor, alinhamento, sombreamento, etc. Além disso, também podemos inserir imagens Clip-Art em uma célula da tabela, como também figuras que estiverem salvas em nosso computador. Nesta lição, veremos como modificar as dados da tabela e inserir uma figura Clip-Art. Para formatar a primeira linha da tabela, ou seja, o título. Seria interessante que esta linha não estivesse dividida em três colunas (como as demais) e sim em uma coluna. O Word 2007 possui um recurso que nos permite mesclar duas ou mais células, ou seja, transformar varias células em uma só. Para isto, vamos selecionar as células que serão mescladas. Posicione o cursor antes da linha e clique uma vez para selecionar a linha. Com a linha selecionada, podemos mesclar suas células. Clique na Guia Layout de Ferramentas de Tabela opção Mesclar célula. Em seguida Centralizar o titulo da tabela.

42 Após o clique as células serão mescladas. Pressione uma das setas de direção para retirar a seleção da linha e ver o resultado. Lembrando que se desejar pode-se alterar nome e tamanho da fonte dos dados da tabela. Para inserir uma figura na linha do título da tabela, posicione o cursor antes do texto. Se acaso for inserida uma figura muito grande em relação ao tamanho da tabela, não se preocupe. Assim que ela for inserida, os dados e colunas serão desalinhados, mas voltarão ao normal quando diminuirmos o sue tamanho. Com o cursor posicionado, basta clicar na Guia Inserir opção Clip-Art.

43 Após o clique será exibido o painel Clip-Art. No campo Procurar por digite o nome da figura que deseja inserir ou um tema em relação à figura e clique sobre o botão Ir. Após alguns instantes serão exibidos alguns arquivos Clip- Art. Clique duas vezes sobre o arquivo desejado. Com a figura no documento, feche o painel Clip-Art. Não se preocupe com a forma que sua tabela está disposta, ela voltará ao normal assim que diminuir o tamanho da figura. Portanto, clique duas vezes sobre a figura selecioná-la. Logo depois, clique sobre a Guia Ferramentas de Imagem grupo Tamanho.

44 No campo Altura você informará o valor da altura, por exemplo, se digitar 2, clique dentro da caixa Largura e veja que seu valor é modificado automaticamente. Retire a seleção da figura pressionando uma das setas de direção e veja o resultado. Para alterar a fonte dos demais dados da tabela. Posicione o cursor ao lado da tabela, e com o botão do mouse pressionado arraste para baixo de forma que todas as linhas sejam selecionadas. Depois é só selecionar a fonte desejada.

45 Com a coluna selecionada, clica-se com o botão direito sobre qualquer uma de suas linhas, no menu que aparece escolha a opção Alinhamento de célula e depois um tipo de alinhamento. Desta forma, os dados das células serão centralizados de acordo com a largura da linha, com espaço em branco acima e abaixo do texto. Podemos alterar o estilo e cor da linha da tabela, como também definir uma cor de preenchimento para as células. Vamos ver então como fazer para formatar o estilo da tabela. Com a tabela selecionada, clique na guia Ferramenta de Tabela opção Design, Bordas e Bordas e Sombreamento. Após o clique será exibida a caixa de dialogo Bordas e Sombreamento, onde será possível alterar o estilo da tabela.

46 Na aba Bodas, clicando no botão drop-dow da caixa Largura você pode escolher a espessura de sua borda. Após definir a espessura da linha, pode-se escolher uma cor. Para isto, clique no botão drop-dow da caixa Cor e escolha a cor desejada. Logo depois de definir a cor e largura, clique sobre o botão OK para confirmar. Pressione uma das setas de direção do teclado para retirar a seleção da tabela e veja o resultado. Vamos ver agora como aplicar sombreamento nas células de uma tabela. Posicione o cursor na primeira linha da tabela, ou seja, no título. Ative a guia Ferramentas de Tabela/ Design/ Bordas, em

47 seguida Bodas e Sombreamento. Selecione a aba Sombreamento e no botão drop-dow de Preenchimento e na Paleta de cores escolha a cor desejada, com mostra afigura. Sombreamento aplicado á linha, no caso do exemplo abaixo, foi escolhido à cor azul.

48 Você pode formatar a sua tabela como desejar, selecionando-a e aplicando sombreamento em suas linhas ou colunas. Após formatá-la, retire a seleção e veja o resultado. No exemplo abaixo foi aplicado um sombreamento no subtítulo da tabela e outro em suas colunas. Com isso, concluímos os recursos sobre criação, edição e formatação de tabela. Inserindo Imagem Além de inserir figura e imagens da galeria do Word 2007, também podemos inserir em nossos documentos, arquivos de imagens que estejam gravados em nosso computado. Este arquivo podem ser fotos, logotipos de empresas, etc. Vamos ver então como inserir em nosso documento uma figura que está gravada no computador.

49 Posicione o cursor no local onde você deseja inserir a imagem, pode ser no inicio (depois do titulo), entre um parágrafo e outro ou no final de seu texto. No exemplo abaixo o cursor se localiza entre os parágrafos. Com o cursor no local desejado, pressione a tecla <Enter> e clique sobre o botão Centralizar para definir o alinhamento e posição da imagem. Clique na Guia Inserir, no grupo Ilustração em seguida selecione Imagem. Após o clique será exibindo a caixa de dialogo Inserir Imagem.

50 Localize o arquivo que pretende inserir. Clique no botão drop-dow do campo Examinar e escolha a unidae desejada, logo em seguida clique na pasta onde o arquivo estiver armazenado. Note que é o mostrado todo o conteúdo da pasta e que através do ícone do arquivo já é possível ter uma visualização da imagem. Clique sobre o arquivo para selecioná-lo, caso ele ainda não esteja. Com o arquivo selecionada é só clica sobre o botão Inserir para que a imagem seja inserida na página.

51 Imagem inserida na página. Cabeçalho e Rodapé

52 Cabeçalho e Rodapés nada mais são do que textos inseridos na parte superior e inferior da página, que quando definimos você pode usar o mesmo cabeçalho e rodapé em um documento inteiro ou pode alterá-los em parte do documento, ou seja, você pode usar e, logotipo no cabeçalho da primeira página e usar um nome de arquivo do documento na página seguinte. Podemos citar como exemplo de Cabeçalho, os textos na parte superior de um livro, indicando qual seção do mesmo está sendo utilizada, ou os números de páginas que geralmente são inserido no Rodapé. Com um documento aberto, pode ser um já usando oi documento em branco clique na Guia Inserir opção Cabeçalho, em seguida Editar Cabeçalho. Após o clique, é exibida um área aperte superior da página, onde iremos definir o texto que fará a parte do Cabeçalho.

53 Com o cursor posicionado nesta área, digite o texto desejado no cabeçalho. Após digitar o texto, formate-o o seu gosto usando estilos, alinhamento e se desejar aplique uma borda inferior. Para aplicar a borda utilize a Guia Início grupo Parágrafos opção Borda. Vamos agora definir o Rodapé da página, inserindo um número de página. Para isto, clique na Barra d e Rolagem até o final da página. Logo após clique na área do Rodapé, selecione a opção Número de Página em seguida Fim da Página e escolha uma formatação de número.

54 Após inserir o número você também pode formatá-lo a sue gosto, alterando seu tamanho, cor, estilo, alinhamento. Inserindo Colunas no Texto e Formatando Figura Quando iniciamos a criação de um documento, ou seja, a digitação de um texto, o mesmo é criado em uma coluna, apenas um bloco de texto. Você já deve ter notado nos jornais e revistas como é feita a distribuição dos textos, onde o mesmo é dividido em diversas colunas para facilitar a leitura. Após digitar um novo texto, vamos dividi-lo em duas colunas, com se fosse uma matéria de um jornal ou revista. Feche os documentos sendo abertos no Word 2007 e crie um novo.

55 Como o novo documento sendo exibido, vamos aprender a Configurar Página antes de digitar um novo texto. Clique na Guia Layout de Página no grupo Configurar Página, selecione Margens em seguida Margens Personalizadas para que sejam configuradas as margens desse documento, assim que a caixa for aberta, você pode alterá-lo conforme as opções abaixo. Margem Superior: 3 cm e na Margem Inferir: 2,5 cm. Esta configuração está conforma as regras da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, para trabalhos acadêmicos.

56 Após configurações, digita o texto e formate-o alterando fonte, tamanho, alinhamento. Se desejar adicione uma Borda no texto como já visto em lição anterior. Selecione o texto inteiro e clique na Guia Início, grupo Parágrafo opção Bordas. Escolha Borda e sombreamento, clique na aba Bordas, selecione a borda estilo Caixa e finalize com o OK. Vamos então dividir o arquivo em colunas. Para isso, basta deixar o cursor posicionado em qualquer ponto do documento. Clique na Guia Layout de Página, opção Colunas e veja que é exibido um sub-menu onde podemos definir a quantidade de colunas que iremos utilizar. Após o clique seu documento será formatado automaticamente com o número de colunas escolhidos.

57 Para definir o valor da largura entre as colunas, clique na opção Colunas em seguida Mais Colunas. Na caixa de diálogo Colunas defina um valor. Após informar os valores, clique sobre o botão OK para confirmar. As colunas do documento serão ajustadas conforme informado na caixa de diálogo. Neste documento será inserida uma imagem, que será alinhada entre as colunas. Posicione o cursor do mouse abaixo do título do documento e pressione a tecla <Enter>. Para inserir a imagem, clique na Guia Inserir, opção Imagem. Na caixa de dialogo Inserir figura, localize o diretório onde sua imagem está gravada. Selecione o arquivo desejado e clique sobre o botão Inserir. A imagem será colocada na coluna sendo ainda possível alterar seu alinhamento, observe a imagem centralizada.

58 Vamos então definir uma nova posição para a figura. Clique sobre a imagem para selecioná-la. Logo depois, clique na Guia Ferramentas de Imagem, em seguida Quebra Automática de Texto e opção Quadrado. Desta forma a imagem será contornada pelo texto. Após escolher a opção, vamos então posicionar a figura entre as colunas. Posicione o cursor sobre a imagem, clique e com o botão pressionado, arraste como mostra o exemplo abaixo. Com a imagem na posição, podemos aplicar sobre ela uma borda, escolhendo a espessura e cor, para que facilite a leitura do texto. Clique sobre a figura e na opção Ferramenta de Imagem, em seguida Borda de Imagem, escolha a cor e espessura da borda.

59 Configurando Plano de Fundo Vamos ver agora as opções de Plano de Fundo da Página. Neste caso temos os seguintes comandos: Marca D água: inserir texto transparente atráz do conteúdo da página. Cor da Página: alterara cor de plano de fundo da página. Bordas de Página: adiciona borda em torno da página ou em torno do seu conteúdo. A Marca D água pode ser inserida antes ou depois de criar um texto, vamos ver como trabalhar opção. Clicando na Guia Layout da Página, no grupo Plano de Fundo Página, clique no drop-down de Marca D água e selecione uma opção. Após a seleção, clique novamente em Marca D água, em seguida selecione Personalizar Marca D água. Na caixa de diálogo aberta, vamos escolher o texto que ficará como marca, a fonte, tamanho, cor de layout se for necessário.

60 Se desejar remover a marca, selecione Marca D água, opção Remover D água. Faça como a figura abaixo. Caso queira colocar outro texto como marca no lugar de Ultra-Secreto, apague o anterior e digite o seu novo texto desejado. Altere fonte, tamanho, cor e layout. Terminando as alterações clique no botão OK para confirmar. Vamos conhecer agora opção Cor da Página e alterar a cor do nosso plano de fundo. Na mesma Guia Layout de Página, clique no drop-down de Cor da Página e escolha a cor desejada.

61 Marcadores e Numeração Marcadores são objetos ou figuras que podemos inserir ao lado dos parágrafos para que o mesmo se desta que dos demais, além é claro de possuir alinhamento diferenciado. Com o texto selecionado, clique sobre a opção Marcadores na Guia Inicio, no grupo Parágrafo. Após o clique no botão drop-down será exibida as opções de marcadores, de um clique no item desejado, em seguida será automaticamente inserido nos parágrafos selecionados. Com o mesmo texto selecionado, clique sobre a opção Numeração na Guia Inicio no grupo Parágrafo.

62 Parágrafos com numeração. Vamos supor que ao visualizar o documento, constatamos que seria melhor deixar os marcadores, ao invés da numeração. Então utilize a opção desfazer, para voltar à última operação realizada. Para desfazer uma operação, clique sobre o botão Desfazer marcadores e numeração. Botão Desfazer Marcadores Numeração na Barra de Inicialização Rápida.

63 Após o clique, os marcadores voltarão a aparecer. Inserindo Símbolos Também podemos inserir alguns símbolos no Word 2007, que podem dar destaque a determinadas partes do documento. São símbolos que não constam no teclado. Veja a frase abaixo criada utilizando símbolos. Vamos ver então como criar um documento como mostra o exemplo acima. Na caixa tamanho da fonte, aumente o sue tamanho, para que o símbolo seja inserido um tamanho maior. Para inserir o símbolo, clique na Guia Inserir, Símbolo e opção Mais Símbolos. Após o clique Serpa exibida a caixa de diálogo Símbolo. Os símbolos são exibidos de acordo com o tipo de fonte que estiver selecionada, sendo que para casa fonte, temos de símbolos diferentes. Clicando no botão drop-down do campo Fonte é exibida uma lista de fontes utilize a Barra de Rolagem e localize a desejada.

64 Após escolher a fonte, são exibidos vários símbolos. Clique então sobre o símbolo pra selecioná-lo. Logo depois, clique sobre o botão Inserir. Os símbolos também podem sofrer alterações de cor, tamanho, negrito e outras formatações. Localizar e Substituir Um dos recursos mais interessantes e úteis que o Word possui, é a possibilidade de se localizar uma determinada palavra ou trecho de texto em um documento. Além de localizar palavras de uma forma simples e rápida, também podemos automaticamente substituí-la por outra. Antes de localizar algo posicione o cursor no primeiro parágrafo do texto. Na Guia Inicio temos a opção Localizar.

65 Logo após o clique será exibida a caixa de diálogo Localizar e Substituir. Nesta caixa, no campo Localizar informamos o texto a ser localizado. Em seguida clica-se sobre o botão Localizar próxima. Logo após o clique a ocorrência da palavra será encontrada e selecionada. Você pode ver se existe mais alguma ocorrência desta palavra no texto. Para isto, clique sobre o botão Localizar Próxima novamente. Quando não se encontra outra ocorrência, então o Word 2007 exibe esta mensagem.

66 Para utilizar a opção Substituir, o cursor é posicionado novamente no primeiro parágrafo do texto, na mesma Guia Inicio selecionamos a opção Substituir. Nesta guia existem dois campos que temos que preencher o primeiro com a palavra que desejamos encontrar e o segundo com a palavra que deve ser inserida em seu lugar. No campo Localizar digite a palavra a ser encontrada. No campo Substituir por digite a palavra a ser inserida. Em seguida clicamos em Localizar próxima, a ocorrência será encontrada, em seguida clique em Substituir, a palavra localizar será substituída. Se clicarmos na opção Substituir tudo todas as palavras localizadas serão substituídas. Após terminar as substituições o Word 2007 exibe a seguinte caixa se diálogo. Verificando Ortografia O Word 2007 possui um recurso muito importante que é o Corretor Ortográfico. Todo texto que é digitado em um documento e que o Word 2007 entenda como errado será sublinhado para que depois possa ser corrigido.

67 O texto pode ser sublinhado de verde, quando o Word 2007 entender que houve algum erro gramatical. Ou ser sublinhado de vermelho se entender que houve um erro ortografia, ou seja, de escrita. Quando acontecer essas possibilidades, uma das formas de utilizar o recurso de Correção Ortográfica é clica sobre a Guia Revisão opção Ortografia e Gramática. Surgirá a caixa de diálogo Verificar ortografia e gramática. Observe que o texto que aparece na caixa Concordância Nominal está escrito em vermelho, estas são as palavras que o Word 2007 considera como erro de ortografia.

68 Na Caixa de sugestões mostra as opções à correção, seleciona-se a palavra correta e em seguida a opção Alterar. O texto errado será automaticamente sublinhado pelo correto e o Corretor Ortográfico passará para a próxima palavra errada. Quando o programa encontra um erro gramatical, na Caixa de Sugestões mostra a opção para a correção, mas se a palavra sublinhada tiver a melhor colocação no texto, então clique em Ignorar uma vez. Se um erro for encontrado, mas a palavra correta não tem nas sugestões, então de um clique na palavra errada e corrija-a pelo teclado. E em seguida clique sobre o botão Alterar. Após fazer todas as correções, surgirá uma caixa de diálogo informando que a correção terminou.

69 Estes são alguns dos botões que você irá encontrar quando for utilizar o Corretor Ortográfico. Você também pode acessar a Corretor Ortográfico através de tecla <F7>. Outro modo de corrigir é clicando com o Botão direito do mouse sobre a palavra. Observe o menu pop-up que aparece.

70 Sempre que você clicar com o botão direito do mouse sobre uma palavra que esteja sublinhada aparecerá um menu semelhante a este. Neste menu termos algumas opções para corrigir o texto. Clique sobre a opção correta para alterar o texto errado. As cinco primeiras opções são as sugestões para correção. Abaixo temos ainda a opção de ignorar a palavra errada ou adicioná-la ao dicionário do Word, mas isso só deve ser feito se tivermos certeza que a palavra que digitamos está correta. Visualizando e Imprimindo um Documento Antes de realizar a impressão de um documento, é possível visualizá-lo por inteiro, para que possamos ter uma idéia de como ele está disposto na página, evitando que os arquivos sejam impressos de forma errada. Com um arquivo sendo exibido, clique sobre o botão Visualização de Impressão na Barra de Inicialização Rápida.

71 Veja na próxima figura que após de clicar no botão, o documento é exibido por inteiro na tela.

72 Desta forma, podemos ver realmente com será impresso o documento. Em seguida clique sobre o botão Fechar visualização. É possível ampliar para obter uma exibição mais detalhada do seu documento ou reduzir para ver a página com um tamanho menor. Clicando sobre a Guia Exibir, no grupo Zoom, temos a opção 100%. Temos também as opções Uma Página, Duas Páginas ou Largura da Página e na Guia Exibição no grupo Zoom, podemos clicar em Zoom e escolher a porcentagem de visualização do documento.

73 Outro modo de ampliar ou reduzir rapidamente um documento é através da Barra de Zoom localizada na Barra de Status. Na Barra de Zoom você também pode reduzir ou ampliar a porcentagem de visualização do documento. Podemos acessar as opções de zoom através da Barra de Zoom opções 100%, para também alterar a porcentagem, apenas com um clique sobre ele. Na Barra de Zoom também contém os seguintes itens, ao lado da opção 100%, dos quais você pode clicar para ver o funcionamento da cada uma: Layout de Impressão: exibe o documento no modo como ficará na página de impressão; Leitura em Tela Inteira: exibe o documento no modo de leitura de tela inteira;

74 Layout da Web: o documento é exibido como uma página de Internet; Estrutura de Tópicos: exibe o documento como uma estrutura de tópicos e mostra as ferramentas correspondentes. Rascunho: exibe o documento como um rascunho para uma edição rápida do texto. Após a conclusão e formatação do documento, o mesmo poderá ser impresso. Existem três formas de se imprimir um documento no Word Vamos mostrar cada uma delas. Uma das maneiras é no momento que estamos visualizando impressão. Clique sobre o botão Visualizar Impressão na Barra de Inicialização Rápida e veja que é exibida uma nova janela, mostrando o documento por inteiro. Para imprimir o documento neste modo, basta clicar sobre o botão Imprimir na Guia de Visualização de impressão. Outra forma, bem mais simples e mais utilizada seria utilizada o botão Imprimir na Barra de Inicialização Rápida. Onde logo após um clique de confirmação é impressa uma cópia do documento.

75 A terceira opção de impressão é através do botão Imprimir no Botão Office. Após o clique é exibida a caixa de diálogo Imprimir, onde podemos informar quantas cópias ou quais copias páginas do documento iremos imprimir e escolher o tipo de impressora, etc. Alteradas estas configurações, basta clicar sobre o botão OK. Confira no exemplo.

76 Também podemos exibir esta caixa de diálogo pressionando as teclas <Ctrl>+<P>. Ajuda do Microsoft Office Word 2007 Você poderá obter ajuda enquanto desenvolve seus trabalhos no Word Uma ferramenta prática para você tirar suas dúvidas é através do botão Ajuda do Microsoft Office Word que está localizado na Barra de Menus você terá acesso à caixa de Ajuda do Word, apenas com um clique neste botão.

77 Certamente surge alguma dúvida enquanto você desenvolve seus trabalhos. Uma maneira simples para obter dica relacionada a algum recurso que desconheça, é utilizar a caixa Ajuda do Word. Sua função é apresentar tópicos que respondam as perguntas que você ditar na caixa. Clique com o mouse dentro da caixa e digite uma pergunta. Pressione a tecla <Enter> ou clique em Pesquisar em seguida. Após o clique, será exibido um painel com alguns tópicos relacionados ao que digitamos. Escolha um tópico, em seguida, clique em Mostrar tudo para que o tópico lhe mostre todas as informações.

78 Com o auxilio da Barra de Rolagem leia o conteúdo. Se for necessário você pode alterar o tamanho da fonte, através da opção abaixo. Após ler o tópico feche a caixa de Ajuda do Word, ou se desejar fazer outra pesquisa, repita o mesmo processo. Inserindo Formas Prontas A opção Formas fornece uma paleta de ferramentas e recurso que podem ser utilizados em seus trabalhos. Esta opção corresponde a um grupo de formas prontas dividida em categoria, que incluem formas básicas, como retângulos e círculos, além de uma variedade de linhas e

79 conectores, setas largas, símbolos de fluxograma, estrelas, faixas e texto explicativo. Clique na Guia Inserir em seguida Formas Nas opções que serão exibidas, na categoria Formas básicas selecionamos uma forma. Após selecionar a forma, escolha o local onde ele será inserida com um clique em sua Página de Trabalho, a mesma será inserida. Caso coce desejar apagar o objeto inserido, dê um clique sobre ele e aperte a tecla <Delete> para apagá-lo. Se você desejar aumentar ou diminuir a forma, clique sobre o objeto, que ficará com vários pontos ao seu redor, as chamadas Alças de ajuste. Passe o mouse sobre um desses pontos, clique e arraste o mouse, até obter o tamanho desejado.

80 A alça em formato de losango, na cor amarela, tem a função de alterar a profundidade, não o tamanho e através desta alça, você poderá criar nova forma a partir da original. A alça a cor verde é utilizada para girar a forma. Se desejar apenas movimentar a forma sem alterá-la, clique sobre ela e arraste a mesma para o local desejado. Em Formas temos a opção Forma livre na categoria Linhas, onde quando selecionada o ponteiro do mouse está na forma de cruz. Esta forma nos permite desenhar livremente, como se estivéssemos utilizando um lápis. Quando utilizar a Forma Livre, para finalizar seu uso, feche o desenho por completo unindo as linhas ou dê um duplo clique. Você deve ter percebido o quanto é fácil utilizar a ferramenta Forma. Basta selecionar a categoria e escolher a forma que mais agradar ou necessitar. Temos as caixas de texto que são úteis para identificar ou descrever elementos. Elas podem ser deslocadas e redimensionadas.

81 Após inserir uma caixa de texto podemos aumentá-la para digitarmos textos dentro dela. Podemos adicionar cores ás Formas, linhas e caixas de texto. Selecione a forma com um clique, na Guia Ferramenta do desenho opção Preenchimento da Forma escolha a cor desejada. Aplicando Sombras e Efeitos 3D Você pode aplicar sombra e efeitos a uma figura, forma ou caixa de texto que você desejar. Selecione a forma desejada e clique sobre a Guia Ferramenta de Caixa de Texto selecione a opção Efeito de 3D, em seguida escolha a opção de efeito desejado.

82 Selecione a forma desejada na guia Ferramenta de Desenho opção Efeito de Sombra e escolha a opção de sombra.

83 Selecione as setas, clique na guia Ferramenta de Desenho opção Efeito de Sombra na categoria Sombra Projetada escolha a opção Estilo de Sombra. Inserindo WordArt Você pode inserir um texto decorativo no documento empregado WordArt. É possível criar textos sombreados, inclinados, girados, alongados e ajustados ás formas prédefinidas. Para inserir um WordArt, clique sobre a Guia inserir, grupo Texto opção WordArt. Após o clique, será aberta a caixa WordArt exibindo vários modelos. Selecione o modelo desejado. Na caixa Editor de WordArt, realize as alterações, digite o texto desejado e confirme com o Ok para finalizar.

84 Ao inserir o WordArt observe que será exibida a Guia Ferramenta de WordArt. Vamos conhecer a função dos botões que compõem esta barra: 1. Editar texto: possibilita alterar ou corrigir o seu texto, escolher outra fonte, tamanho ou estilo. 2. Espaçamento: determinar o afastamento das letras como desejar. altura. 3. Igualar Altura: todas as letras passarão a ter a mesma 4. Texto vertical do WordArt: define o texto na posição vertical.

85 5. Alinhar texto: permite fazer o alinhamento do WordArt como um texto comum, através das opções disponíveis do botão. 6. Estilos de WordArt: permite alterar o estilo escolhido no ato da criação. 7. Preenchimento da Forma: pode-se alterar o preenchimento do WorArt com cores sólidas, texturas, gradação e outros. 8. Contorno da Forma: através dessas ferramentas podemos alterar a cor, largura e o e4stilo da linha de contorno. 9. Forma do WordArt: alterar a disposição da sua WordArt para ondulado, inclinada e outra forma disponível no botão. 10. Quebra Automática de Texto: através desse botão, você pode dispor do WordArt próximo ao texto, atrás, em frente,onde desejar. Com o WordArt selecionado, na opção Forma do WordArt você seleciona a opção de Rastro ou Encurvamento escolhendo um estilo de ondulado. Você pode trabalhar com o Espaçamento no WordArt e ativar uma das opções oferecidas.

86 Notas de Rodapé e Notas de Fim As notas de rodapé e notas de fim são nos documentos para explicar e comentar o texto ou fornecer referências sobre ele. Podem-se usar notas de rodapé para se fazer comentários detalhados e notas de fim para citações de fonte. No Grupo Notas de Rodapé tem os seguintes comandos: Inserir Notas de Rodapé: adicionada a nota de rodapé no fim da página do documento. Inserir Notas de Fim: adiciona a nota no fim do documento. Próxima Nota de Rodapé: navega até a próxima nota de rodapé do documento. Mostrar Notas: mostra o local onde estão localizadas as notas de rodapé ou as notas de fim. Na Guia Referências, no grupo Notas de Rodapé selecionamos a opção Inserir Nota de Rodapé. Na figura abaixo mostra como ficará a sua nota inserida, neste caso, a nota inserir no fim da página.

87 Na Guia Referências, no grupo Notas de Rodapé selecionamos a opção Inserir Nota de Fim. Na figura abaixo como ficara a sua nota inserida, neste caso a nota insere logo no final do documento.

88 Trabalhando e Criando Estilos Estilos são formação pré-definidas pelo Word 2007 que podem ser utilizadas para facilitar a edição de texto. Esta formatação inclui Tipo, Tamanho e Cor de fonte, Negrito, Itálico, Sublinhado, Bordas, Alinhamento, etc. Os estilos localizam-se na Guia Inicio no grupo Estilo. Observe que ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o nome de cada estilo, é visualizado o tipo de formatação utilizada pelo mesmo, na Guia Inicio grupo Fonte. Além de utilizar os estilos já existentes, você pode ainda criar seus próprios estilos. Coloque o cursor de edição antes do texto, no caso de criar seu próprio estilo, e clique no botão Estilos no grupo Estilos, opção Novo Estilo. Após o clique será aberta a caixa de dialogo Criar Novo Estilo a Partir da Formatação para que possamos aplicar a formatação desejada ao nosso estilo.

89 No campo Nome digite o nome de seus estilo, no campo Estilo baseando em selecione um estilo de Titulo 1. No campo Estilos para o parágrafo seguinte se você escolher a opção Normal indica que ao terminar de digitar o texto, o Word 2007 deverá retornar as estilo Normal. Para excluir o novo estilo, clique sobre o botão drop-down ao lado de Novo estilo e selecione a opção Reverter para Titulo.

90 Na caixa Microsoft Office Word pressione o botão Sim para confirmar a exclusão do estilo. Após excluir o estilo, automaticamente e formatação aplicada ao texto será retirada. Criando Índices A criação do índice utiliza como base os estilos. Desta maneira o Word 2007 irá criar de maneira rápida e prática um índice relacionando todos os títulos internos existentes no documento. Selecione o titulo, na Guia Inicio, no grupo Estilos, selecione o estilo chamando Titulo 1. Agora vamos marcar o texto que será inserido em nosso Índice. Selecione o texto que desejar incluir. Na Guia Referência, grupo Sumário, clique em Adicionar texto, escolha a opção Nível 1 para exibição do nível principal do sumário. Após marcar as entradas do seu índice, vamos criá-lo. Clicando antes de seu texto de um <Enter>, coloque a seta de direção para cima e na Guia Referência, no grupo Sumário,

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

AutoCorreção... 52 Opções de Janela... 53 Inserindo uma Captura de Tela... 54 Mala Direta... 56

AutoCorreção... 52 Opções de Janela... 53 Inserindo uma Captura de Tela... 54 Mala Direta... 56 Word 2010 Sumário Iniciando o Word 2010... 1 Digitando Textos... 4 Salvando e Fechando o Arquivo... 5 Abrindo um Arquivo... 6 Cursor de Edição... 7 Selecionando o Texto... 9 Alinhamento e Espaçamento...

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Introdução editor de textos versão 2013 Microsoft Word ferramentas mais completas e poderosas trabalhar com texto Word 2013 compatibilidade

Introdução editor de textos versão 2013 Microsoft Word ferramentas mais completas e poderosas trabalhar com texto Word 2013 compatibilidade Word 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o Word 2013... 2 Salvando e Fechando o Arquivo... 9 Abrindo o Arquivo... 12 Cursor de Edição... 15 Selecionando o Texto... 16 Formatação: Alinhamento e Espaçamento...

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Confecção de uma carta... 07

Confecção de uma carta... 07 Índice: Lição 01 Iniciando Digitação de uma linha - Abrir o texto salvado - Salvar o texto na pasta meus documentos, - Criar uma pasta para guardar seus arquivos... 04 Lição 02 Noções Básicas Digitação

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO 2 FORMATANDO O TRABALHO ACADÊMICO COM O WORD 2007 Guido de Oliveira Carvalho UEG-Inhumas NÍVEL BÁSICO 1. Configurar página Aba

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE

Microsoft Word. Marcelo Walter - UFPE Microsoft Word O Microsoft Word é um editor de textos, onde você poderá confeccionar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas Faz parte de um pacote chamado Microsoft Office

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas.

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. Formatação de Células Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. O recurso de formatação de células é um recurso muito utilizado. Ele permite

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Objetivos Detalhar conceitos sobre ferramentas de edição de texto; Explorar recursos do libreoffice writer; Explorar recursos do Microsoft Word; Explorar

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Publisher 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR

Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR Aprendendo MICROSOFT WORD CLIQUE PARA ENTRAR Microsoft Word 2 MICROSOFT WORD INICIANDO O WORD COMANDOS BÁSICOS CONFIGURANDO PÁGINAS COMANDOS AVANÇADOS CRIANDO TABELAS TABELA RECORTAR, COPIAR E COLAR PARA

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1 João David G. Prevedello Básico Teclado e Mouse Um teclado tem mais de 100 teclas, existem de várias cores, formatos, cabos,

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Word e Excel. Marque Certo ou Errado

Word e Excel. Marque Certo ou Errado A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão União Européia é o único trecho formatado como negrito e a palavra continente está selecionada.

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 1) Considerando o MS Word 2007, assinale a opção que descreve CORRETAMENTE uma função da ferramenta Pincel a) Localizar uma cadeia de caracteres no documento

Leia mais

METEP MICROSOFT OFFICE WORD. Professor Me. Silvio Silvestre Barczsz. Objetivos de Aprendizagem

METEP MICROSOFT OFFICE WORD. Professor Me. Silvio Silvestre Barczsz. Objetivos de Aprendizagem METEP MICROSOFT OFFICE WORD Professor Me. Silvio Silvestre Barczsz Objetivos de Aprendizagem Utilizar o Software Word como ferramenta para edição de textos. Plano de Estudo A seguir, apresentam-se os tópicos

Leia mais