referencial CASCADE não interfere na resposta pois não é comum um ROLLBACK com uma ação referencial CASCADE ocasionar uma chamada trigger.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "referencial CASCADE não interfere na resposta pois não é comum um ROLLBACK com uma ação referencial CASCADE ocasionar uma chamada trigger."

Transcrição

1 Análise de Sistemas Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 31 Velloso, F. Informática Básica, p.222, ao mencionar as ondas eletromagnéticas, ressalta que a desvantagem da utilização da tecnologia infravermelho é que ela está restrita a redes locais e como vantagem que as ondas de rádio, microondas e lasers podem ser usados em redes metropolitanas ou de área abrangente. No enunciado da questão está se referindo às redes de computadores e não aos dispositivos pessoais. Portanto a sentença I é Verdadeira. A sentença II é verdadeira e a sentença III é falsa. Portanto a resposta correta é a opção D, I e II Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 31 Pressman, R.S. Engenharia de Software, p.268, menciona que a técnica mais comumente usada na elicitação de requisitos é conduzir uma reunião ou entrevista. A prototipagem só pode ser utilizada quando se tem um modelo e na elicitação de requisitos não existe ainda um modelo. A técnica de quarta geração e os componentes de software reutilizáveis são classes genéricas de métodos ou ferramentas para realizar a prototipagem. Engenharia reversa é uma técnica que se procura o arquivo fonte a partir do arquivo já compilado. Portanto a questão só tem uma resposta correta, opção C, reunião ou entrevista Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 35 Date, em seu livro Introdução a sistemas de Banco de Dados, p.234 menciona que as ações referenciais CASCADE fornecem um exemplo simples de procedimento trigger. Já a recuperação de transações acontece quando uma transação não atinge o término planejado e o sistema força um ROLLBACK. A questão estava com seu enunciado claro e queria saber exatamente o que era trigger e não uma recuperação de transação. O fato do recurso de recuperação de transação dos SGBD poder utilizar uma ação

2 referencial CASCADE não interfere na resposta pois não é comum um ROLLBACK com uma ação referencial CASCADE ocasionar uma chamada trigger. Portanto a resposta correta é a C, triggers.

3 Análise de Sistemas Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 47 Pressman, R.S. no livro Engenharia de Software, p.30, menciona que na fase de teste, em virtude do processo RAD enfatizar o reuso, muitos dos componentes do programa já devem ter sido testados e isso reduz o tempo total de teste. O modelo seqüencial linear é o modelo tradicional clássico portanto não atende a restrição de tempo. O modelo incremental combina elementos do modelo seqüencial linear (aplicado repetitivamente) com a filosofia da prototipagem. Este modelo não enfatiza o reuso pois objetiva a elaboração de um produto operacional a cada incremento. Ele também não atende a restrição de tempo. O modelo espiral é um modelo de processo de software evolucionário que combina a natureza iterativa da prototipagem com os aspectos controlados e sistemáticos do modelo seqüencial linear, portanto não atende a restrição de tempo. O modelo de métodos formais abrange um conjunto de atividades que levam à especificação matemática formal do software de computador, porém o seu desenvolvimento é atualmente muito lento e dispendioso (não atende a restrição de tempo). Portanto a resposta correta é a opção C, RAD Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 48 Pressman, R.S. Engenharia de Software, p.400, na análise e modelagem de tarefas no projeto de interface com o usuário, o engenheiro de negócios realiza os seguintes passos: 1) estabelecer as metas e intenções para cada tarefa; 2) mapear cada meta e intenção em uma sequencia de ações específica; 3) especificar a sequencia de ações das tarefas e subtarefas, também chamada de cenário do usuário, que será executada no nível da interface; 4) indicar o estado do sistema; 5) definir os mecanismos de controle; 6) mostrar como os mecanismos de controle afetam o estado do sistema; e 7) indicar como o usuário interpreta o estado do sistema a partir da informação fornecida através da interface. Portanto, de acordo com Pressman, a primeira tarefa do engenheiro de negócios é estabelecer as metas e intenções para cada tarefa, opção B.

4 Análise de Sistemas Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 50 Segundo Pressman, R.S. Engenharia de Software, p.296., o modelo de dados consiste em três peças de informação interrelacionadas: o objeto de dados, os atributos que descrevem o objeto de dados e as relações que conectam os objetos de dados uns aos outros. A cardinalidade, que mede o número de ocorrências de um objeto que está relacionado ao número de ocorrências de outro objeto, serve apenas para o entendimento do domínio. Todavia a cardinalidade não indica se um objeto de dados deve ou não participar de um relacionamento, sendo necessária a modalidade (servindo apenas para complementar o entendimento do domínio). Os demais conceitos estão relacionados ao modelo comportamental e não modelo de dados conforme solicitado no enunciado. Portanto a resposta correta é a opção C Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 52 Date, em seu livro Introdução a sistemas de banco de dados, p.348 e 350, menciona que são objetivos gerais do processo de normalização: eliminar certas espécies de redundâncias, evitar certas anomalias de atualização, produzir um projeto que seja uma boa representação do mundo real e simplificar a imposição de certas restrições de integridade. Por outro lado, ele menciona que a desnormalização tem como objetivo global aumentar a redundância ou reduzir o número de junções que precisam ser realizadas em tempo de execução. Portanto a única resposta que atende ao enunciado é a opção D, reduzir o número de junções que precisam ser realizadas em tempo de execução.

5 Análise de Sistemas Análise de Sistemas - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 59 Segundo o conceituado autor Tanenbaum, em seu livro Organização Estruturada de Computadores, p.261, a segmentação pode ser implementada de dois modos: permutação e paginação. Nesse tópico (pag ) o autor comenta que para corrigir alguns problemas, é necessário ter a memória virtual segmentada com muitos espaços de endereço completamente independentes denominados segmentos. Ele comenta que a memória segmentada tem outras vantagnes além de simplificar o manuseio de estruturas de dados que podem aumentar e encolher, sendo também uma vantagem o compartilhamento de procedimentos ou dados entre vários programas. Mais a frente, pag. 261, quando ele começa a discutir a implementação da segmentação ele menciona que a segmentação pode ser implementada de dois modos: permutação e paginação. Portanto a resposta correta é a opção A.

6 Atualidades Direito - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 26 A assertiva III está errada porque o presidente norte-americano eleito Barak Obama é do partido Democrata, e não do partido Republicano Engenharia I - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 28 A questão exige do candidato conhecimento acerca das fontes alternativas de energia, considerando como fontes tradicionais o petróleo e o carvão. Dentre as opções apresentadas, somente o óleo diesel, que é derivado do petróleo, não representa uma fonte alternativa ao petróleo e ao carvão. Todas as outras representam alternativas. Assim, o gabarito da questão deve ser MANTIDO Economia - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 28 A questão exige do candidato conhecimento acerca das fontes alternativas de energia, considerando como fontes tradicionais o petróleo e o carvão. Dentre as opções apresentadas, somente o óleo diesel, que é derivado do petróleo, não representa uma fonte alternativa ao petróleo e ao carvão. Todas as outras representam alternativas. Assim, o gabarito da questão deve ser MANTIDO.

7 Atualidades Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 26 A assertiva III está errada porque o presidente norte-americano eleito Barak Obama é do partido Democrata, e não do partido Republicano Engenharia I - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 30 A assertiva IV está correta. O uso de papel reciclado, em vez de papel branco, ajuda a frear as consequências do aquecimento global. Isto porque o papel branco é produzido a partir da celulose, extraída das árvores, as quais devem ser derrubadas para que haja a extração de celulose. Com a derrubada as árvores, a quantidade de gás CO2 aumenta na atmosfera, pois as árvores são responsáveis pela captação do referido gás na atmosfera. Assim, sem árvores, captadoras naturais de CO2, há inegável aumento do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global. Por isso, usar papel reciclado em vez do papel branco contribui para reduzir o aquecimento global Administração - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 30 A assertiva IV está correta. O uso de papel reciclado, em vez de papel branco, ajuda a frear as consequências do aquecimento global. Isto porque o papel branco é produzido a partir da celulose, extraída das árvores, as quais devem ser derrubadas para que haja a extração de celulose. Com a derrubada as árvores, a quantidade de gás CO2 aumenta na atmosfera, pois as árvores são responsáveis pela captação do referido gás na atmosfera. Assim, sem árvores, captadoras naturais de CO2, há inegável aumento do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global. Por isso, usar papel reciclado em vez do papel branco contribui para reduzir o aquecimento global.

8 Atualidades Engenharia I - Prova Objetiva - GABARITO: C ( X) Indeferido A assertiva III está errada porque o presidente norte-americano eleito Barak Obama é do partido Democrata, e não do partido Republicano

9 Conhecimentos de Informática Técnico em Secretariado - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 26 A sentença I é verdadeira pois segundo Costa e Áquila, p.286, nos botões da barra de ferramentas do Outlook, existe o botão de definir prioridade (alta, normal e baixa). A sentença II é verdadeira pois segundo esses mesmos autores, p. 256, clientes de permitem a criação e a leitura dos s off-line, sendo necessário a conexão apenas para enviar e receber novas mensagens do servidor. A questão menciona em seu enunciado clientes de correio eletrônico e não de clientes de webmail. A sentença III é falsa pois não há qualquer dispositivo que permita que o remetente ajuste a hora para leitura do pelo recebedor. Uma vez enviado o , não há como ajustar a hora exata para o recebedor ler esse . Portanto a opção correta é a D, I e II.

10 Contabilidade Questão: 35 Contabilidade - Prova Objetiva - GABARITO: A (X) Deferido (X) Questão Anulada ( ) Indeferido De fato, há uma possibilidade de que a questão tenha duas respostas corretas Questão: Questão: 45 Contabilidade - Prova Objetiva - GABARITO: C (X ) Deferido (X) Questão Anulada ( ) Indeferido De fato, há uma possibilidade de que a questão tenha duas respostas corretas Questão: 47 Contabilidade - Prova Objetiva - GABARITO: B a questão é tratada no CPC 27, 34 (ativo imobilizado), não deixando margem para dúvidas.

11 Contabilidade Questão: 49 Contabilidade - Prova Objetiva - GABARITO: C ( X) Indeferido a questão é tratada no CPC 27, 34 (ativo imobilizado), não deixando margem para dúvidas. Questão: 59 Contabilidade - Prova Objetiva - GABARITO: B (X ) Deferido (X) Questão Anulada () Indeferido a questão pode apresentar duas respostas

12 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 31 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

13 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 34 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

14 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 32 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

15 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 34 ( X) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

16 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 58 (X ) Deferido (X) Questão Anulada ( ) Indeferido Considerando o disposto no art. 51, L. 9099/95, que aponta a extinção do feito sem resolução nos casos de incompetência territorial, não existem alternativas corretas, o que impõe a anulação da questão Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 36 A questão se refere às disposições presentes no art. 5º, XLII, XLIV, CR, que aponta como crimes imprescritíveis a prática do racismo (inciso XLII) e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático (inciso XLIV) Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 42 ( X) Indeferido A questão versa sobre a espécie de responsabilidade patrimonial do Estado pelos atos de seus agentes, prevista no art. 37, 6ª, CR, que segundo doutrina amplamente majoritária, é objetiva, baseada na teoria do risco administrativo. No entanto, os atos OMISSIVOS da Administração passam pela análise de culpa, segundo doutrina de Bandeira de Mello. Desta forma, a alternativa correta é a indicada pela letra D.

17 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 33 (X ) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

18 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 57 (X ) Indeferido A lei 8884/1994, que trata da instituição do CADE, encontrava-se no conteudo programatico, conforme aditivo I. Portanto, cabível a formulação da pergunta Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 57 (X ) Indeferido A Lei 8884/94 estava prevista como ponto do certame no conteúdo programático, inserida pelo aditivo I. Portanto, poderia ser objeto de avaliação Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 40 (X ) Indeferido A questão exige do candidato que saiba o nome do tributo criado para o custeio para a iluminação pública, de acordo com o art. 149-A, que possui a natureza de contribuição, de competência dos municípios e do Distrito Federal, em competência municipal. Assim, a alternativa correta é a indicada na letra A.

19 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 33 (X ) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

20 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 40 ( X) Indeferido A questão exige do candidato que saiba o nome do tributo criado para o custeio para a iluminação pública, de acordo com o art. 149-A, que possui a natureza de contribuição, de competência dos municípios e do Distrito Federal, em competência municipal. Assim, a alternativa correta é a indicada na letra A.

21 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 34 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

22 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 44 A questão exige do candidato o conhecimento do disposto no art 37, CR, que dispõe, entre outros, que o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período (inciso III); que é garantido ao servidor público civil a livre associação sindical (inciso VI);os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos estrangeiros, na forma da lei (inciso I); a criação de autarquias e a autorização para a instituição de empresa pública só poderá ser feita por meio de lei específica (inciso XIX); e que a lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por agente público que causem prejuízo ao erário ( 5º). Desta forma, a alternativa correta, por exclusão, é a indicada pela letra A.

23 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 33 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

24 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 31 (X ) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

25 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 34 ( X) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

26 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 33 (X ) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

27 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 33 ( X) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

28 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 34 (X ) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

29 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 33 ( X) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

30 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 34 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

31 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 33 ( X) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

32 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: C Questão: 34 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

33 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 31 (X ) Indeferido A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

34 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: A Questão: 31 A questão versa sobre a admissibilidade ou não da teoria da norma constitucional inconstitucional, de autoria reconhecida de Otto Bachoff. A resposta apontada como correta por esta banca segue a posição do Supremo Tribunal Federal, como é de bom tom em questões objetivas, que não adota a teoria. Neste sentido: ADI 815/DF: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFOS 1º E 2º DO ARTIGO 45 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - A TESE DE QUE HÁ HIERARQUIA ENTRE NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS DANDO AZO À DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE UMAS EM FACE DE OUTRAS E INCOMPOSSÍVEL COM O SISTEMA DE CONSTITUIÇÃO RÍGIDA. - NA ATUAL CARTA MAGNA "COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRECIPUAMENTE, A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO" (ARTIGO 102, "CAPUT"), O QUE IMPLICA DIZER QUE ESSA JURISDIÇÃO LHE É ATRIBUÍDA PARA IMPEDIR QUE SE DESRESPEITE A CONSTITUIÇÃO COMO UM TODO, E NÃO PARA, COM RELAÇÃO A ELA, EXERCER O PAPEL DE FISCAL DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, A FIM DE VERIFICAR SE ESTE TERIA, OU NÃO, VIOLADO OS PRINCÍPIOS DE DIREITO SUPRAPOSITIVO QUE ELE PRÓPRIO HAVIA INCLUÍDO NO TEXTO DA MESMA CONSTITUIÇÃO. - POR OUTRO LADO, AS CLÁUSULAS PÉTREAS NÃO PODEM SER INVOCADAS PARA SUSTENTAÇÃO DA TESE DA INCONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS INFERIORES EM FACE DE NORMAS CONSTITUCIONAIS SUPERIORES, PORQUANTO A CONSTITUIÇÃO AS PREVÊ APENAS COMO LIMITES AO PODER CONSTITUINTE DERIVADO AO REVER OU AO EMENDAR A CONSTITUIÇÃO ELABORADA PELO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, E NÃO COMO ABARCANDO NORMAS CUJA OBSERVÂNCIA SE IMPÔS AO PRÓPRIO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COM RELAÇÃO AS OUTRAS QUE NÃO SEJAM CONSIDERADAS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS, E, PORTANTO, POSSAM SER EMENDADAS. AÇÃO NÃO CONHECIDA POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. (grifos nossos.)

35 Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 31 A questão exigia do candidato o conhecimento das regras estatuídas na Constituição sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito, previstas no art. 58, 2º, CR, que informa que elas possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, dependem, para sua instalação, do requerimento de um terço dos membros das Casas ou de uma das Casas, ou seja, podem ser criadas em ambas as casas ou em uma só. Também estatuem que são criadas por tempo determinado e para fato certo, e suas conclusões só serão encaminhadas ao Ministério Público, se for o caso. Desta maneira, por exclusão, a única alternativa correta é a alternativa c Direito - Prova Objetiva - GABARITO: B Questão: 58 A questão exige o conhecimento sobre os efeitos da revelia, e sobre o próprio instituto, de maneira a saber que a revelia se perfaz com a falta de contestação e que, no caso em tela, como se tratava de diretos indisponíveis, a revelia deveria ser reconhecida, mas não seus efeitos. Portanto, correta a resposta indicada pelo gabarito.

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Agosto 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaespecificacaocasouso.odt Número de páginas: 10 Versão Data Mudanças Autor 1.0 09/10/2007

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HUCAM-UFES PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HUCAM-UFES PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 11.16 do Edital de Abertura nº 04/2013 da EBSERH/HUCAM-UFES, interpostos

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Assunto: Estimativa de Aumento de Produtividade Data: 01/07/2010 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/2577 Dúvida: Existe alguma

Leia mais

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor H6Projetos Documento de Requisitos Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 05/09/2013 1.0 Preenchimento do Capítulo 2 Requisitos Funcionais Evilson Montenegro 26/09/2013 1.1 Preenchimento

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento.

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento. 29- A lógica da composição do mercado financeiro tem como fundamento: a) facilitar a transferência de riscos entre agentes. b) aumentar a poupança destinada a investimentos de longo prazo. c) mediar as

Leia mais

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes OAB ª Fase Direito Constitucional Meta Cristiano Lopes 0 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. META LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CF, arts. ; Doutrina: Poder legislativo

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL Nº DE 2012

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL Nº DE 2012 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL Nº DE 2012 Altera o 1º do art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para dar interpretação à DRU, excluindo de sua base de cálculo a transferência da

Leia mais

Assunto: Considerações da Petrobras para a Consulta Pública ANEEL 11/2014

Assunto: Considerações da Petrobras para a Consulta Pública ANEEL 11/2014 Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2015. Para: Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública SMA Dr. MARCOS BRAGATTO Assunto:

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA RETIFICADO

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA RETIFICADO O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 12.16 do Edital de Abertura n 04/2015 EBSERH/HU-UFJF, interpostos contra

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

Tarefas em Moodle (1.6.5+)

Tarefas em Moodle (1.6.5+) (1.6.5+) Ficha Técnica Título Tarefas em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Athail Rangel Pulino 2 Índice Tarefas 4 Criando uma tarefa 4 Configuração

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a retificação do gabarito da questão nº. 34, alegando que o gabarito correto é a letra E.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a retificação do gabarito da questão nº. 34, alegando que o gabarito correto é a letra E. RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: DAYSE MARIA CONCEICAO INSCRIÇÃO Nº. 0595 CANDIDATO AO CARGO: SUPERVISOR PEDAGÓGICO QUESTÃO: 34 MATÉRIA: CONHECIMENTOS GERAIS REQUERIMENTO: A Candidata requer a retificação

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS OU PARAFISCAIS (Art.149 c/c 195, CF)

CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS OU PARAFISCAIS (Art.149 c/c 195, CF) CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS OU PARAFISCAIS (Art.149 c/c 195, CF) Prof. Alberto Alves www.editoraferreira.com.br O art. 149, caput, da Lei Maior prescreve a possibilidade de a União instituir Contribuições

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HU - UFS PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HU - UFS PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 11.16 do Edital de Abertura nº 04/2013 da EBSERH/HU UFS, interpostos contra

Leia mais

1. Introdução Pregão Eletrônico

1. Introdução Pregão Eletrônico Índice 1. Introdução...3 2. Obtendo Senha de acesso...4 3. Identificando pregões de seu interesse...5 4. Encaminhando uma Proposta... 10 4.1. Incorporando o arquivo anexo à proposta... 11 4.2. Informando

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED Este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre a obtenção, uso e armazenamento dos dados e informações coletados

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 2 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Revisão sobre Banco de Dados e SGBDs Aprender as principais

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

BANCO DE DADOS. Fixação dos conteúdos Integridade Referencial Normalização Exercícios

BANCO DE DADOS. Fixação dos conteúdos Integridade Referencial Normalização Exercícios BANCO DE DADOS Fixação dos conteúdos Integridade Referencial Normalização Exercícios BANCO DE DADOS X SGBD Banco de Dados: Um "banco de dados" pode ser definido como um conjunto de "dados" devidamente

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

Parecer sobre indenização por dispensa de FC na integralização da GAE

Parecer sobre indenização por dispensa de FC na integralização da GAE Parecer sobre indenização por dispensa de FC na integralização da GAE Ementa: Analista Judiciário - área judiciária especialidade de Oficial de Justiça Avaliador Federal. Integralização da GAE. Percepção

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE 1 Salve, salve, concurseiros!!! Nesta aula abordaremos dois temas inseparáveis no contexto da Arquivologia: a avaliação de documentos e a tabela de temporalidade

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses

Leia mais

Especificação do 3º Trabalho

Especificação do 3º Trabalho Especificação do 3º Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação,

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de:

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Unidade 5 Aba Anexos Objetivos de Aprendizagem Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Anexar os documentos necessários para reconhecimento federal; Enviar o processo para homologação; e Enviar

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA Objetivo Disponibilizar a opção de negativação dos clientes pessoas físicas e/ou jurídicas sobre dívidas não pagas. Fluxo Processo Página 2 de 14 Processo 1. PEFIN 1.1

Leia mais

UD 4: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

UD 4: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados UD 4: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados 1 Assunto 1: Conceitos 1. BASE DE DADOS conjunto de dados armazenados logicamente conteúdo representa o estado atual de uma determinada aplicação modelo

Leia mais

PROVA CONTÁBEIS. A) painel de controle. B) windows explorer. C) internet explorer. D) calculadora. E) paint.

PROVA CONTÁBEIS. A) painel de controle. B) windows explorer. C) internet explorer. D) calculadora. E) paint. PROVA CONTÁBEIS 01. Quando selecionamos um arquivo e pressionamos simultaneamente as teclas SHIFT e DEL (ou DELETE) no sistema operacional Windows, estamos A) enviando o arquivo para a pasta Meus Documentos.

Leia mais

Desenvolvimento de um Simulador de Gerenciamento de Memória

Desenvolvimento de um Simulador de Gerenciamento de Memória Desenvolvimento de um Simulador de Gerenciamento de Memória Ricardo Mendes do Nascimento. Ciência da Computação Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santo Ângelo RS Brasil

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

ALESSANDRO RODRIGO FRANCO FERNANDO MARTINS RAFAEL ALMEIDA DE OLIVEIRA

ALESSANDRO RODRIGO FRANCO FERNANDO MARTINS RAFAEL ALMEIDA DE OLIVEIRA ALESSANDRO RODRIGO FRANCO FERNANDO MARTINS RAFAEL ALMEIDA DE OLIVEIRA INTRODUÇÃO O projeto de um banco de dados é realizado sob um processo sistemático denominado metodologia de projeto. O processo do

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

AS PROCURADORIAS GERAIS DOS ESTADOS E AS PROCURADORIAS DAS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES PÚBLICAS (pessoas jurídicas de direito público)

AS PROCURADORIAS GERAIS DOS ESTADOS E AS PROCURADORIAS DAS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES PÚBLICAS (pessoas jurídicas de direito público) AS PROCURADORIAS GERAIS DOS ESTADOS E AS PROCURADORIAS DAS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES PÚBLICAS (pessoas jurídicas de direito público) No art. 132 da CR 88 está escrito: Art. 132. Os Procuradores dos Estados

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A competência nos pedidos de adoção, guarda e tutela Rogério Medeiros Garcia de Lima* 1. INTRODUÇÃO A vigência do novel Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei federal 8.069, de

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Segurança, sem dúvidas, é um dos temas mais debatidos hoje, no mundo da informática. Nesse tutorial

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Release Notes do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) v. 2.1.7

Release Notes do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) v. 2.1.7 Release Notes do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) v. 2.1.7 O objetivo deste Release Notes é listar e, em alguns casos, ter uma breve explicação sobre as implementações efetuadas.

Leia mais

Análise de Ponto de Função

Análise de Ponto de Função Complemento para o Curso Análise de Ponto de Função FUNÇÕES DO TIPO DADO O termo Arquivo não significa um arquivo do sistema operacional, como é comum na área de processamento de dados. Se refere a um

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 3-29/04/2006 1 Monitoria Marina Albuquerque E-mail: monitoriaes2@yahoo.com.br Horário de Atendimento: Terça e quinta de 09:00

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses ACLARAÇÃO DO LAUDO ARBITRAL DO TRIBUNAL ARBITRAL AD HOC DO MERCOSUL CONSTITUÍDO PARA DECIDIR A CONTROVÉRSIA ENTRE A REPÚBLICA DO PARAGUAI E A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI SOBRE A APLICAÇÃO DO IMESI (IMPOSTO

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd.

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd. Apresentação Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar modelos para a construção de projetos lógicos de bancos

Leia mais

PROFESSOR: CRISTIANO MARIOTTI

PROFESSOR: CRISTIANO MARIOTTI PROFESSOR: CRISTIANO MARIOTTI Conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software; Considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade

Leia mais

Lista de exercícios 01

Lista de exercícios 01 PARTE I Lista de exercícios 01 1. Defina os seguintes termos: entidade, atributo, valor do atributo, atributo composto, atributo multivalorado, atributo derivado, atributo-chave, domínio. 2. Explique as

Leia mais

7. Análise e comparação dos programas VMI nas empresas XYZ e DEF

7. Análise e comparação dos programas VMI nas empresas XYZ e DEF 7. Análise e comparação dos programas VMI nas empresas XYZ e DEF Nos capítulos anteriores foi abordada a implementação do programa VMI na Empresa XYZ, bem como suas características, vantagens e benefícios,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES ANÁLISE DE REQUISITOS PARA RELATOR E AVALIADOR DA BANCA EXAMINADORA ESBOÇO ESQUEMÁTICO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta breve análise pretende abordar

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988...

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988... CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO VIII DOS ÍNDIOS Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 10 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir os conceitos de coesão e acoplamento. DESENVOLVIMENTO Projetar

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS.

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. 1. MEUS CURSOS NO ESTRATÉGIA CONCURSOS: Estão disponíveis no site do Estratégia Concursos (www.estrategiaconcursos.com.br),

Leia mais

Banco de Dados. Microsoft Access

Banco de Dados. Microsoft Access Banco de Dados Microsoft Access PARTE 01 edição 2007 Índice 01-) Conceito... 2 02) Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR)... 3 03) Access... 3 04) Etapas para elaboração de um Banco de

Leia mais

FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES

FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES PELOS MUNICÍPIOS MÁRCIO SILVA FERNANDES Consultor Legislativo da Área I Direito Constitucional, Eleitoral, Municipal, Administrativo, Processo Legislativo e Poder Judiciário

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008 Tabela de Símbolos Análise Semântica A Tabela de Símbolos Fabiano Baldo Após a árvore de derivação, a tabela de símbolos é o principal atributo herdado em um compilador. É possível, mas não necessário,

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO

RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO RESPOSTA A QUESTÃO DE ORDEM SOBRE A INCLUSÃO DE MATÉRIA ESTRANHA À MEDIDA PROVISÓRIA EM PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO ENVIADO À APRECIAÇÃO DO SENADO Em resposta à questão de ordem apresentada pelo Senador

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados 03/09/2014 Sindicamp SUPORTE SINDICAMP http://www.sindicamp.org.br 1 SUMÁRIO 1-) SENHA MASTER... 3 2-)CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS... 4 3-) INFORMAÇÕES PARA

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Banco do Brasil S.A. Consulta ao Mercado - RFP - Request for Proposa Aquisição de Ferramenta de Gestão de Limites Dúvida de Fornecedor

Banco do Brasil S.A. Consulta ao Mercado - RFP - Request for Proposa Aquisição de Ferramenta de Gestão de Limites Dúvida de Fornecedor 1. Em relação ao módulo para Atribuição de Limites, entendemos que Banco do Brasil busca uma solução para o processo de originação/concessão de crédito. Frente a essa necessidade, o Banco do Brasil busca

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 56 PROJUDI Revisado por: Breno Figueiredo Corado DVTIC/PROJUDI

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Autores: Claudiléia Gaio BANDT; Tiago HEINECK; Patrick KOCHAN; Leila Lisiane ROSSI; Angela Maria Crotti da ROSA Identificação autores: Aluna do Curso

Leia mais

Gerenciamento de Impressões

Gerenciamento de Impressões Gerenciamento de Impressões Junte se ao prático! Gerenciamento de Impressão É a terceirização de todo o processo de impressão dentro da empresa, ou seja do ambiente de produção de documentos: impressoras,

Leia mais