BALANCEAMENTO / GEOMETRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BALANCEAMENTO / GEOMETRIA"

Transcrição

1 BALANCEAMENTO / GEOMETRIA

2 Preparado para conhecer muito mais sobre o assunto?! Então vamos lá! Todo conjunto rodante após montado e instalado no veículo está sujeito a desequilíbrio que se traduzem em vibrações, afetando o desgaste do pneu e o desconforto, além de reduzir a vida útil dos rolamentos, dos pneus, dos amortecedores e elementos da suspensão e direção do veículo.

3 HÁ DOIS TIPOS DE DESEQUILÍBRIO O ESTÁTICO E O DINÂMICO ESTÁTICO: Ele resulta num comportamento semelhante a uma roda excêntrica, já que o setor mais pesado do conjunto roda/pneu/câmara de ar dará golpes contra o solo a cada volta da roda. As trepidações do desbalanceamento estático são até certo ponto absorvidas pela suspensão, contudo tenderão a causar desgaste mais rápido dos rolamentos do cubo e amortecedores. DINÂMICO: Ele produz uma alternância do pneu no curso do sistema de direção, resultando num esmerilhamento da rodagem contra o solo em dois pontos, a 90 graus do setor desbalanceado. Mesmo que este desbalanceamento, devido às absorções do sistema de direção, não chegue a gerar um SHIMMY perceptível ao volante causará um desgaste mais acelerado dos terminais de direção, rolamento do cubo e desgaste localizado na banda de rodagem do pneu.

4 CAUSAS DA GEOMETRIA DE DIREÇÃO INCORRETA NO VEÍCULO Desgaste anormal dos Pneus. Instabilidade do Veículo. Auto Consumo de Combustível e Lubrificante. Desgaste Físico do Condutor. Ruídos Anormais na Direção. Direção não retorna após o Veículo fazer a Curva. Desgaste Prematuro dos Componentes do Sistema de Direção e Eixo.

5 ALINHAMENTO DAS RODAS ALINHAMENTO: Para que as rodas dianteiras de um veículo se mantenham paralelas durante o rodar retilíneo e os pneus perfeitamente apoiados no solo são necessários que os parâmetros de alinhamento estejam com seus valores dentro das especificações do fabricante do veículo. Desta forma se obterá uma melhor estabilidade do veículo e uma maior vida útil dos pneus. As correções somente deverão ser efetuadas desde que não haja folga excessiva nos terminais de direção, nos rolamentos, nos embuchamentos e pinos de suspensão. CONVERGÊNCIA CONVERGÊNCIA: É o fechamento na parte da frente das rodas. Durante a marcha em retilíneo do veículo é indispensável que haja em perfeito paralelismo tanto entre rodas dianteiras com traseiras, para que os pneus não sofram arrastamento. Caso o veículo trabalhe com uma convergência fora das especificações do fabricante os pneus sofrerão um desgaste prematuro e irregular, devido ao contínuo arrastamento das rodas e apresenta um desgaste semelhante a escama. Uma convergência de 3 mm acima do especificado equivale a um arraste lateral de 2 metros por cada Km percorrido. Variação na altura da suspensão pode afetar as medidas de

6 Caso o veículo trabalhe com uma divergência fora das especificações do fabricante os pneus sofrerão um desgaste prematuro e irregular, devido ao contínuo arrastamento das rodas e apresenta um desgaste semelhante a escama. Uma divergência de 3 mm acima do especificado equivale a um arraste lateral de 2 metros por cada Km percorrido. Variação na altura da suspensão pode afetar as medidas de convergência. CAMBER (CAMBAGEM) CAMBER: É o ângulo formado pela inclinação da roda em relação a um plano vertical. Os valores prescritos pelos fabricantes para o CAMBER normalmente tem um valor mínimo e máximo. Tal ângulo, durante a marcha e sob a ação da carga, este por sua vez tende a se anular de modo que as rodas fiquem perpendiculares ao solo.

7 CAMBER NEGATIVO: A carga passa a incidir sobre o rolamento menor, com isso irá provocarmaior número de quebra. CAMBER POSITIVO: Causa desgaste irregular na banda de rodagem do pneu e também anomalia na direção do veículo. O CAMBER POSITIVO, a carga incide sobre o rolamento interno da MANGA DE EIXO, que é maior dimensão que o externo.

8 CAMBER DESIGUAL Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de 30 minutos de CAMBER lado a lado. Quanto esta diferença ultrapassa este valor o veículo tende a PUXAR para o lado da roda que estiver com o ajuste de CAMBER mais positivo. VANTAGENS DO CAMBER CORRETO DESGASTE NORMAL DO PINO MESTRE E SUAS BUCHAS MENOR ESFORÇO AO GIRAR O VALANTE MELHOR ESTABILIDADE DERECIONAL MENOS SENSIBILIDADE AO VOLANTE DAS VARIAÇÕES DE CARGA E PAVIMENTO CASTER

9 CASTER: É o ângulo formado pela inclinação longitudinal do pino mestre ou da linha imaginária que passa pelos pivôs em relação a um plano vertical. Tal ângulo tem a finalidade de permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição primitiva (reta à frente), depois de efetuada uma curva. Os valores prescritos pelos fabricantes para do CASTER normalmente tem um valor mínimo e máximo Se o ângulo de CASTER estiver irregular e seu valor de inclinação não for correto para as duas rodas dianteiras, o veículo tenderá a desviar para o lado cuja roda estive mais atrasada, provocando o arrastamento da mesma e consequentemente reduzindo a vida útil da banda de rodagem do pneu. E também poderá ocorrer a vibração (EFEITO SHIMMY) durante a marcha retilínea (marcha à frente). O CASTER CORRETO PROPORCIONA CASTER CORRETO PROPORCIONA: Estabilidade Direcional: as rodas tendem ao sentido de deslocamento do veículo. Retorno fácil da direção: a tendência de manter-se no plano de deslocamento imprime às rodas um Torque de Retorno, que ajuda o retorno do volante à posição de marcha à frente. Facilidade em Curva: nas curvas com inclinação compensada (releve) o peso do veículo produz uma força que o empurra no sentido do declive. Como o CASTER faz com que as rodas se orientem no sentido do impulso, o veículo tende fazer a curva sozinha. OBS: Estes fatores são dinâmicos, e portanto são mais evidentes, quando o veículo está com maior velocidade.

10 OS EFEITOS DE UM CASTER FORA DAS ESPECIFICAÇÕES a) Quando Insuficiente: Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade b) Quando Excessivo: Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade Pode causar vibrações laterais em alta velocidade c) Quando diferente lado a lado: Pode causar tendências no veículo de puxar para o lado de menor CASTER e também apresentará problema em frenagens violenta OBS: Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de 30 minutos para o CASTER lado a lado.

11 KPI OU SAI (KING PIN = INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE) KPI: INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE: É o ângulo formado pela inclinação transversal do pino mestre. Tal ângulo tem a função de reduzir o esforço na direção nas manobras de estacionamento e de diminuir no volante as repercussões provocadas em trajetos irregulares. Se este ângulo não estiver de acordo com as especificações, ocorrerá uma variação na geometria do sistema de direção, consequentemente uma variação no CAMBER. O KING PIN OU SAI: É um ângulo que não se mede diretamente mas sim com o giro pré estabelecido das rodas dianteiras. Obtém-se maior precisão se o giro for simétrico com relação à linha direcional do eixo traseiro.

12 ÂNGULO INCLUSO: É a soma dos ângulos SAI + KPI e CAMBER. É formado pelo eixo de giro geométrico da roda. A diferença máxima permissível de ângulo incluso de uma roda em relação à outra é de 1 grau e 30 minutos. OBS: Quando se altera o ângulo do CAMBER o ângulo incluso também é alterado. DIVERGÊNCIA EM CURVAS

13 DIVERGÊNCIA EM CURVAS: É a diferença entre os ângulos assumidos pelas rodas dianteiras durante as curvas. A divergência em Curva e obtida pela posição angular dos braços da barra de ligação (barra de direção) em relação ao eixo longitudinal do veículo e deve ser medido somente após o ajuste correto do ângulo de Convergência ou Divergência. Durante uma curva, a roda do lado interno a curva inclina um pouco mais do que a roda externa, afim de evitar atrito (arraste) excessivo dos pneus com o solo. RAIO DE GIRO

14 A limitação dos ângulos de esterçamento é feita em batentes instalados nas mangas de eixo esquerda e direita. RAIO DE GIRO: É a distância entre o ponto de contato do pneu com o solo e a projeção de eixo direcional. PARARELISMO TOTAL PARALELISMO TOTAL: Significa que as quatro (4) rodas estão paralelas entre si, estas por sua vez, paralelas à linha central do veículo e o volante centrado, esta situação é considerada ideal para a condução de um veículo.

15 SET BACK SET BACK: Representa o ATRASO de uma das rodas dianteira ou seja, a distância que uma roda está atrasada em relação à outra. O ângulo de Set Back é formado entre a linha geométrica central e perpendicular da linha do eixo dianteiro (pode ser medido em graus e em mm) SET BACK Positivo quando a roda do lado esquerdo está à frente da roda direita, e Negativo quando a roda direita está à frente da roda esquerda. EFEITOS DO SET BACK: O ângulo do Set Back superior a 5 mm pode fazer com que o veículo puxe para o lado da roda atrasada, bem como gerar instabilidade durante as frenagens.

16 ÂNGULO DE IMPULSO ÂNGULO DE IMPULSO: É o ângulo que as rodas traseiras formam tomando como referência a linha central do veículo. Quanto mais este ângulo se afasta de 0 mm (para a esquerda ou para a direita), mais rapidamente os pneus se desgastam e cada vez mais o volante fica fora de centro. Este ângulo pode ser corrigido ajustando-se através dos braços de tensores (tirante) ou utilizando-se Kits de reparação. OBS: Veículo que não possuem braços de tensores (tirante) para ajuste deverá soltar os grampos de molas de ambos os lados e com a utilização dos Kits de reparação fazer o ajuste necessário, em seguida fazer o reaperto dos grampos de molas.

17 CENTRALIZAÇÃO DO VOLANTE Este ângulo pode ser ajustado através da cruzeta existente no final da coluna de direção, para isso será necessário que o veículo esteja na condição reta à frente ou seja na condição de trabalho, desencaixe a cruzeta do eixo da caixa de direção, posicione o volante centralizado e retorne ao encaixe.

18 CENTRALIZAÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO Este ângulo pode ser corrigido e ou ajustado da seguinte maneira, remova o terminal da barra de direção (curta) do lado onde o terminal é recambiável, coloque o veículo na condição marcha à frente ou seja na condição de trabalho, gire todo o volante para um lado, marque um ponto comum no volante e outro no painel de instrumento, comece a girar o volante para o lado contrário contando os números de voltas, deste total divida por 2 (dois) retorne o volante na quantidade de volta após a divisão, com o veículo marcha à frente tente encaixar o terminal caso não encaixe automaticamente, proceda da seguinte maneira, aumentado e ou diminuindo os fios de rosca no terminal até que este venha encaixar-se livremente, depois e só centralizar o volante.

19 VERIFICAÇÃO DE EMPENO DE CHASSI Aplicar as Garras tanto na roda dianteira ou na roda traseira LD/LE fazer a compensação, projetar o laser na escala que deverá esta instalada no chassi na parte dianteira ou traseira do veículo. Fazer a leitura de ambos os lados e anotar, movimentar a escala de meio em meio metro, fazendo a leitura e anotando para que se possa detectar o ponto do chassi onde há o empeno. Acesse nosso site.

Após uma analise mais apurada da geometria das rodas e pneus, devemos verificar se há centralização correta das rodas nos cubos.

Após uma analise mais apurada da geometria das rodas e pneus, devemos verificar se há centralização correta das rodas nos cubos. Em virtude de nosso trabalho de revenda de pneus, e consequentemente a obrigaçao em sempre analisar e corrigir eventuais problemas relacionados ao sistema de direçao, um problema recorrente relatado por

Leia mais

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r Alinhamento Laser Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a s @ a u t e n t i c. c o m. b r Índice 1- Preparando para alinhar 1.1- Iniciando o Alinhamento 1.2- Deformação 2- Cambagem

Leia mais

Rua Guiana Francesa 785 Vila Mariana Ribeirão Preto - SP Cep Fone (16)

Rua Guiana Francesa 785 Vila Mariana Ribeirão Preto - SP Cep Fone (16) O Alinhador Digital Autentic possui tecnologia que permite o diagnostico de diversos ângulos de alinhamento como: Convergencias (dianteira e traseira), Camber (dianteiro e traseiro), Caster, KPI, Angulo

Leia mais

Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE

Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE Introdução FICHA TÉCNICA Setor da Economia: Terciário Ramo de Atividade: Prestação de Serviços. Tipo de Negócio: Oficina de Alinhamento

Leia mais

INTRODUÇÃO. Este manual de operações apresenta todas as informações necessárias para se aprender como usar o alinhador de maneira rápida e fácil.

INTRODUÇÃO. Este manual de operações apresenta todas as informações necessárias para se aprender como usar o alinhador de maneira rápida e fácil. INTRODUÇÃO Este manual de operações apresenta todas as informações necessárias para se aprender como usar o alinhador de maneira rápida e fácil. *A seção informações gerais descreve o alinhador de rodas

Leia mais

Alinhamento de Direcção. Ângulos

Alinhamento de Direcção. Ângulos Alinhamento de Direcção Ângulos 1 Medições Os ângulos podem apresentar-se nas folhas de relatório em: Graus Sexagesimais sistema de base 60 Graus Centesimais sistema de base 100 Milímetros 2 Medições 3

Leia mais

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS O PNEU SEGURO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O VEÍCULO E O SOLO COMO SURGIU O PNEU RODAS COM BORRACHA - MACIÇO RODA DE BICICLETA COM CÂMARA RODAS MAIORES COM CÂMARA E PNEU EVOLUÇÃO

Leia mais

ATENÇÃO LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL INSTALAÇÃO OPERAÇÃO

ATENÇÃO LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL INSTALAÇÃO OPERAÇÃO ATENÇÃO LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL INSTALAÇÃO OPERAÇÃO 1 Alinhador a Laser Manual Simplificado do Usuário EBERLIN EQUIPAMENTOS Campinas SP. (019) 3245-1947 LEIA TODO O MANUAL ANTES DE OPERAR O EQUIPAMENTO

Leia mais

a Mundialmente Famosa

a Mundialmente Famosa a Mundialmente Famosa TRAKRITE WHEEL ALIGNMENT RANGE Trakrite Manómetro de KPi, Avanço (Caster) e Sopé (Camber) N.º de peça: 77099 Instruções Especificação: Medidor de inclinação com graduação fixa de

Leia mais

TREINAMENTO - BORRACHARIA

TREINAMENTO - BORRACHARIA TREINAMENTO - BORRACHARIA FUNÇÕES DO PNEU SUPORTAR A CARGA TRANSMISSÃO DA POTÊNCIA MOTRIZ GARANTIR A DIRIGIBILIDADE DO VEÍCULO RESPOSTAS EFICIENTES NAS FREIADAS E ACELERAÇÕES CONTRIBUIR COM A SUSPENSÃO

Leia mais

Introdução à Engenharia da Motocicleta

Introdução à Engenharia da Motocicleta Depto de Engenharia Mecânica da UFPE Introdução à Engenharia da Motocicleta Fábio Magnani e Ramiro Willmersdorf 2010 Parte 2: Ciclística Aula 01 Programa Movimento em linha reta; Movimento em curva; Equilíbrio

Leia mais

LTA 550 LTA 700 MANUAL DE USO DO EQUIPAMENTO LTA ALINHADOR DIGITAL ESCALA LASER LTA ALINHADOR DIGITAL SENSOR CONVERGÊNCIA

LTA 550 LTA 700 MANUAL DE USO DO EQUIPAMENTO LTA ALINHADOR DIGITAL ESCALA LASER LTA ALINHADOR DIGITAL SENSOR CONVERGÊNCIA LTA 550 LTA 700 MANUAL DE USO DO EQUIPAMENTO LTA 550 - ALINHADOR DIGITAL ESCALA LASER LTA 700 - ALINHADOR DIGITAL SENSOR CONVERGÊNCIA 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 2 2 CONDIÇÕES PARA UM PERFEITO FUNCIONAMENTO...

Leia mais

O SWA 3400 É O ALINHADOR DE DIREÇÃO POR IMAGEM MAIS RÁPIDO, COMPLETO E PRECISO ENCONTRADO NO MERCADO.

O SWA 3400 É O ALINHADOR DE DIREÇÃO POR IMAGEM MAIS RÁPIDO, COMPLETO E PRECISO ENCONTRADO NO MERCADO. O SWA 3400 É O ALINHADOR DE DIREÇÃO POR IMAGEM MAIS RÁPIDO, COMPLETO E PRECISO ENCONTRADO NO MERCADO. Possui software e tecnologia que permitem medir parâmetros mais avançados e precisos que reduzem o

Leia mais

Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano.

Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano. Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano. E.U.A INGLATERRA ESPANHA ALEMANHA TURQUIA CHINA BRASIL ITALIA ARGENTINA Linha de Produção Escritório Comercial PARTICIPAÇÃO DE MERCADO - Europa

Leia mais

ÍNDICE. Instruções Gerais 2. Garantia 3. Introdução 5. Instalação 6. Normas de Segurança 7. Compensar Deformação do Aro 8.

ÍNDICE. Instruções Gerais 2. Garantia 3. Introdução 5. Instalação 6. Normas de Segurança 7. Compensar Deformação do Aro 8. MECH LASER ÍNDICE Instruções Gerais 2 Garantia 3 Introdução 5 Instalação 6 Normas de Segurança 7 Compensar Deformação do Aro 8 Diagnóstico 9 MECHCLASER MECHCLASER ALINHADOR DE DIREÇÃO MECH LASER INTRODUÇÃO

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Leandro M. Gimenez 2018 1 ??? Tratores Máquinas projetadas para tracionar, transportar e acionar máquinas e implementos

Leia mais

Assunto: Vibração no volante - Jimny

Assunto: Vibração no volante - Jimny Data: 05/11/14 Nº: 1311 Nº. Páginas: 07 Assunto: Vibração no volante - Jimny CIRCULAÇÃO DIRETORIA GERENTE GERAL GERENTE DE SERVIÇOS CHEFE DE OFICÍNA CONSULTOR TÉCNICO DEPTO. PEÇAS TÉCNICOS Prezado Concessionário,

Leia mais

Artigo 8 Como montar uma Loja Especializada em Pneus

Artigo 8 Como montar uma Loja Especializada em Pneus Artigo 8 Como montar uma Loja Especializada em Pneus FICHA TÉCNICA Setor da Economia: terciário Ramo de Atividade: comércio Tipo de Negócio: loja de pneus Produtos Ofertados: pneus Investimento inicial:

Leia mais

LTA 900 MANUAL DE USO DO EQUIPAMENTO ALINHADOR COMPUTADORIZADO COM SOFTECK FC

LTA 900 MANUAL DE USO DO EQUIPAMENTO ALINHADOR COMPUTADORIZADO COM SOFTECK FC LTA 900 MANUAL DE USO DO EQUIPAMENTO ALINHADOR COMPUTADORIZADO COM SOFTECK FC 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 2 2 CONDIÇÕES PARA UM PERFEITO FUNCIONAMENTO... 3 2.1 AFERIÇÃO DO EQUIPAMENTO... 4 2.2 PERÍODOS

Leia mais

DDS Cuidados com os pneus. Cuidados com os pneus

DDS Cuidados com os pneus. Cuidados com os pneus Cuidados com os pneus 1 Uma das hipóteses investigadas para o acidente que matou dois militares e deixou outros sete feridos na manhã de hoje, no Sul do Estado, é que o furo de um pneu tenha desgovernado

Leia mais

ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA

ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA 1. Especificações Gerais 1.1. Os dispositivos de sinalização de luz e iluminação serão montados de tal forma que, durante as condições

Leia mais

INTERFACE DE USUÁRIO DE ÚLTIMA GERAÇÃO, COM FLUXO DE ALINHAMENTO PREDITIVO INTELIGENTE PARA OFICINAS DE ALTO VOLUME.

INTERFACE DE USUÁRIO DE ÚLTIMA GERAÇÃO, COM FLUXO DE ALINHAMENTO PREDITIVO INTELIGENTE PARA OFICINAS DE ALTO VOLUME. INTERFACE DE USUÁRIO DE ÚLTIMA GERAÇÃO, COM FLUXO DE ALINHAMENTO PREDITIVO INTELIGENTE PARA OFICINAS DE ALTO VOLUME. O novo alinhador de direção SWA 3300 garante que cada alinhamento seja o mais rápido.

Leia mais

Desconforto causado por vibrações. Princípios básicos. Frequência. Oscilação e amplitude

Desconforto causado por vibrações. Princípios básicos. Frequência. Oscilação e amplitude Princípios básicos O desconforto é subjetivo e difícil de medir. As causas das vibrações são muitas e difíceis de identificar. Conhecer certos princípios básicos facilita a localização da causa das vibrações.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM RK 31074MC RK 31074MEC FIESTA E ECOSPORT As revisões e manutenções preventivas do sistema estão indicados no manual do proprietário. Siga o procedimento para verificação do conjunto

Leia mais

SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI

SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI MANUAL DE OPERAÇÃO SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI 3 LINHA PESADA REVISÃO 00 1. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE -Com o veículo já posicionado no local de alinhamento (vala),

Leia mais

Fundamentos de Dinâmica Veicular. Sistemas de Direção

Fundamentos de Dinâmica Veicular. Sistemas de Direção Fundamentos de Dinâmica Veicular Sistemas de Direção Sistemas de direção Cinemática do esterçamento Erro de geometria Forças e momentos Nesta aula Esterçamento nas quatro rodas Front wheel drive, steering

Leia mais

Fundamentos de Dinâmica Veicular. Suspensões

Fundamentos de Dinâmica Veicular. Suspensões Fundamentos de Dinâmica Veicular Suspensões Glossário de termos técnicos http://bestcars.uol.com.br/glo/glo.htm A suspensão explicada http://bestcars.uol.com.br/tecprep/susp-1.htm Understanding a Suspension

Leia mais

ALINHADOR DIGITAL A LASER

ALINHADOR DIGITAL A LASER MANUAL DE OPERAÇÃO ALINHADOR DIGITAL A LASER DIGIPRATIC REVISÃO 02 B12-066 ADENDO AO MANUAL ALINHADOR DIGIPRATIC Alguns dos dispositivos mostrados neste manual são opcionais podendo não ser entregues como

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que o defeito estava

Leia mais

PROJETO DE UMA SUSPENSÃO VEICULAR COM CONTROLE DE CAMBAGEM E AMORTECIMENTO.

PROJETO DE UMA SUSPENSÃO VEICULAR COM CONTROLE DE CAMBAGEM E AMORTECIMENTO. PROJETO DE UMA SUSPENSÃO VEICULAR COM CONTROLE DE CAMBAGEM E AMORTECIMENTO. Renan Destéfani Monteiro renand.monteiro@hotmail.com Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Leal Alves malalves@usp.br Resumo:

Leia mais

Instruções para Implementadores

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil Instruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 12.05 95 01 1(8) Instalações, Veículo Rígido Árvore de transmissão VM BRA19385 20 045192 Portuguese/Brazil

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES 1 DEFINIÇÕES 1.1. Define-se por Tipo de espelho retrovisor o dispositivo que não difere entre si quanto às seguintes características fundamentais:

Leia mais

MECÂNICA DE VEÍCULOS PESADOS PARA INSPECTORES II

MECÂNICA DE VEÍCULOS PESADOS PARA INSPECTORES II MECÂNICA DE VEÍCULOS PESADOS PARA INSPECTORES II Colecção Formação Modular Automóvel Título do Módulo Suporte Didáctico Manual de Formando Coordenação Técnico-Pedagógica CEPRA - Departamento Técnico Pedagógico

Leia mais

ALINHAMENTO DE RODAS MERCEDES-BENZ

ALINHAMENTO DE RODAS MERCEDES-BENZ ALINHAMENTO DE RODAS MERCEDES-BENZ TECNOLOGIA DE CÂMERAS PARA SUA OFICINA Desenvolvido pela Photo credit: Daimler AG INVISTA EM TECNOLOGIA MODERNA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO Homologado pela Mercedes-Benz

Leia mais

Caminhões roll on/roll off

Caminhões roll on/roll off Informações gerais Informações gerais Os caminhões roll on/roll off são usados principalmente para transportadores de carga solta. O manuseio de cargas é feito elevando, removendo e puxando o transportador

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO v.04 Leia atentamente as instruções deste manual. O usuário deve seguir rigorosamente todos os procedimentos descritos, bem como estar ciente dos riscos inerentes à prática de esportes

Leia mais

Principais causas dos danos, desgastes e deteriorações prematuros dos Pneus de Passeio e Utilitários Leves

Principais causas dos danos, desgastes e deteriorações prematuros dos Pneus de Passeio e Utilitários Leves Principais causas dos danos, desgastes e deteriorações prematuros dos Pneus de Passeio e Utilitários Leves Desgaste regular rápido Dizemos que um desgaste é REGULAR RÁPIDO quando o rendimento quilométrico

Leia mais

LASERTECK PJ20 MANUAL DE USO

LASERTECK PJ20 MANUAL DE USO LASERTECK PJ20 MANUAL DE USO 2014 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 3 3 BATERIA... 3 3.1 AUTONOMIA...3 3.1 RECARGA...3 4 CALIBRAGEM DO LASER (AFERIÇÃO)... 4 5 UTILIZAÇÃO... 4 5.1 LEITURA

Leia mais

3 Veículos Terrestres

3 Veículos Terrestres 3 Veículos Terrestres Por se tratar de uma das primeiras dissertações do Programa de metrologia com aplicação à área veicular, optou-se pela inclusão neste capítulo de conceitos básicos que serão utilizados

Leia mais

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade

Leia mais

Os ensaios para a determinação da estabilidade estática das cadeiras de rodas

Os ensaios para a determinação da estabilidade estática das cadeiras de rodas Os ensaios para a determinação da estabilidade estática das cadeiras de rodas A escolha correta de uma cadeira de rodas é de muito importante para ela proporcione um real ganho de qualidade de vida para

Leia mais

SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI

SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI MANUAL DE OPERAÇÃO SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI 3 LINHA LEVE REVISÃO 00 1. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE -Com o veículo já posicionado no local de alinhamento (rampa,

Leia mais

Vantagens e Desvantagens da. Blindagem na Segurança Veicular

Vantagens e Desvantagens da. Blindagem na Segurança Veicular Vantagens e Desvantagens da Blindagem na Segurança Veicular 1. Comportamento dinâmico. 2. Riscos aos sistemas eletrônicos 3. Alterações estruturais Comportamento dinâmico Peso agregado: Kit de vidros blindados:

Leia mais

Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Suspensão Traseira 204-02-1 tseção 204-02 Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 204-02-02 MOLA HELICOIDAL... 204-02-03 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO...

Leia mais

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL A Ford Caminhões em constante inovação e visando a melhoria contínua de seus produtos, conseguiu a ampliação no tempo de manutenção para a substituição do óleo

Leia mais

ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS

ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS 1. DEFINIÇÕES Para o objetivo deste Anexo: 1.1. Lanterna de posição dianteira (lateral)" é a lanterna

Leia mais

ALINHADOR DIGITAL A LASER

ALINHADOR DIGITAL A LASER MANUAL DE OPERAÇÃO ALINHADOR DIGITAL A LASER DIGIPRATIC REVISÃO 00.1 ADENDO AO MANUAL ALINHADOR DIGIPRATIC Alguns dos dispositivos mostrados neste manual são opcionais podendo não ser entregues como parte

Leia mais

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 56 9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 9.1. Direção mecânica Há tipos diferentes de mecanismos de direção mecânica. O mais comum é o tipo pinhão e cremalheira. O conjunto de engrenagens de pinhão e cremalheira realiza

Leia mais

Nesta aula. Fundamentos de Dinâmica Veicular Aula 02 Características dos Pneus

Nesta aula. Fundamentos de Dinâmica Veicular Aula 02 Características dos Pneus Fundamentos de Dinâmica Veicular Aula 02 Características dos Pneus Realização: Parceria: Nesta aula Construção Designação Mecanismo da geração de força Propriedades trativas Fórmula de Pacejka Construção

Leia mais

SUPERELEVAÇÃO E SUPERLARGURA

SUPERELEVAÇÃO E SUPERLARGURA SUPERELEVAÇÃO E SUPERLARGURA Quando um veículo trafega em um trecho reto, com velocidade constante, a resultante das forças que atuam sobre ele é nula (movimento retilíneo uniforme). Ao chegar a uma curva,

Leia mais

DIMENSIONAMENTO CINEMÁTICO E DINÂMICO DE SUSPENSÃO DUPLO A

DIMENSIONAMENTO CINEMÁTICO E DINÂMICO DE SUSPENSÃO DUPLO A PROJETO DE GRADUAÇÃO DIMENSIONAMENTO CINEMÁTICO E DINÂMICO DE SUSPENSÃO DUPLO A Por, Daniel de Araújo Almeida Brasília, 26 de Junho de 2012 UNIVERSIDADE DE BRASILIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO

Leia mais

SAC

SAC GARANTIA VIEMAR A Viemar é uma indústria inovadora, que vai além da fabricação de componentes de direção e suspensão: se preocupa com toda a cadeia de reposição. Qualidade e segurança são características

Leia mais

8 ANÁLISE EXPERIMENTAL

8 ANÁLISE EXPERIMENTAL 8 ANÁLISE EXPERIMENTAL A fase de prototipagem descrita no capítulo anterior fornece como resultado os componentes em sua forma pré-estabelecida virtualmente. Em paralelo às simulações, sejam estas análises

Leia mais

Informações gerais sobre consumo de combustível

Informações gerais sobre consumo de combustível Resumo Resumo Este documento resume e explica os fatores que afetam o consumo de combustível de um veículo. Existem diversos fatores que influenciam no consumo de combustível dos veículos: Pneus Condução

Leia mais

Manual de operações Balanceador BSD300

Manual de operações Balanceador BSD300 Manual de operações Balanceador BSD300 Descrição Técnica Balanceador controlado eletronicamente com indicação digital para balanceamento estático. Acionionamento com motor trifásico de 5 CV para automóveis

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

Acesse:

Acesse: Segurando as pontas As operações de tornear superfícies cilíndricas ou cônicas, embora simples e bastante comuns, às vezes apresentam algumas dificuldades. É o que acontece, por exemplo, com peças longas

Leia mais

Tolerância geométrica de forma

Tolerância geométrica de forma Tolerância geométrica de forma A UU L AL A Apesar do alto nível de desenvolvimento tecnológico, ainda é impossível obter superfícies perfeitamente exatas. Por isso, sempre se mantém um limite de tolerância

Leia mais

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica 300.9D Mini-Escavadora Hidráulica Motor Potência 13,7 kw 18,6 hp Peso Peso do veículo sem estrutura de segurança 935 kg Peso do veículo com estrutura de segurança 985 kg Dimensões compactas Fácil acesso

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

ELEVADOR AUTOMOTIVO - ECO 2600 ELEVADOR AUTOMOTIVO - ECO ECO lubrificação ÓLEO. ECO lubrificação ÓLEO EC ATENDE PADRÕES NR12

ELEVADOR AUTOMOTIVO - ECO 2600 ELEVADOR AUTOMOTIVO - ECO ECO lubrificação ÓLEO. ECO lubrificação ÓLEO EC ATENDE PADRÕES NR12 ELEVADOR AUTOMOTIVO - O 2600 ELEVADOR AUTOMOTIVO - O 4100 O rampa troca de óleo Trava de Braço Automática O rampa troca de óleo Trava de Braço Automática Motor elétrico Altura das colunas Comprimento da

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO ALINHADOR A LASER PRATIC LASER REVISÃO 01.2 B12-070

MANUAL DE OPERAÇÃO ALINHADOR A LASER PRATIC LASER REVISÃO 01.2 B12-070 MANUAL DE OPERAÇÃO ALINHADOR A LASER PRATIC LASER REVISÃO 01.2 B12-070 ADENDO AO MANUAL ALINHADOR PRATIC LASER Alguns dos dispositivos mostrados neste manual são opcionais podendo não ser entregues como

Leia mais

TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA

TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA FORMA Um erro de forma corresponde à diferença entre a superfície real da peça e a forma geométrica teórica. POSIÇÃO A tolerância de posição estuda a relação entre dois ou mais elementos.

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA FERRAMENTA

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA FERRAMENTA TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA GEOMETRIA DA A geometria da ferramenta influencia na: Formação do cavaco Saída do cavaco Forças de corte Desgaste da ferramenta Qualidade final da peça GEOMETRIA

Leia mais

Este anexo estabelece os requisitos mínimos para as lanternas de estacionamento As definições dadas no Anexo 1 devem aplicar-se a este Anexo.

Este anexo estabelece os requisitos mínimos para as lanternas de estacionamento As definições dadas no Anexo 1 devem aplicar-se a este Anexo. LANTERNAS DE ESTACIONAMENTO 1. PROPÓSITO ANEXO 9 Este anexo estabelece os requisitos mínimos para as lanternas de estacionamento. 2. DEFINIÇÕES Para efeito deste Anexo: 2.1. Lanterna de Estacionamento

Leia mais

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL A Ford Caminhões em constante inovação e visando a melhoria contínua de seus produtos, conseguiu a ampliação no tempo de manutenção para a substituição do óleo

Leia mais

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL

ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL ADENDO DA INFORMAÇÃO CONSTANTE NESTE MANUAL A Ford Caminhões em constante inovação e visando a melhoria contínua de seus produtos, conseguiu a ampliação no tempo de manutenção para a substituição do óleo

Leia mais

Transmissão. Eixo Traseiro

Transmissão. Eixo Traseiro Transmissão Eixo Traseiro Prefácio Este módulo de treinamento refere-se ao eixo traseiro. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao Treinamento Básico de Transmissão. Este módulo

Leia mais

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto A carroceria do caminhão com bomba de concreto é considerada muito resistente à torção.

Leia mais

PARA O ALUNO. 2. Não utilizar celular em sala de aula (em caso de urgência pedir licença para o professor e atender a ligação fora da sala).

PARA O ALUNO. 2. Não utilizar celular em sala de aula (em caso de urgência pedir licença para o professor e atender a ligação fora da sala). 1. Ter disciplina e respeito em sala de aula. PARA O ALUNO. 2. Não utilizar celular em sala de aula (em caso de urgência pedir licença para o professor e atender a ligação fora da sala). 3. Manter a Escola

Leia mais

MANUAL DE D MANU ANOS AL DE D VERSÃO 1.4 MAIO 2018

MANUAL DE D MANU ANOS AL DE D VERSÃO 1.4 MAIO 2018 MANUAL DE DANOS VERSÃO 1.4 MAIO 2018 DANOS EM PNEUS TODOS OS DANOS OU DEFORMAÇÕES IDENTIFICADOS EM UM PNEU DEVEM SER CONSIDERADOS, VISANDO APURAR A CAUSA E A POSSIBILIDADE DE REPAR OU RETIRADA DO DE RODAGEM.

Leia mais

Serie MP Paleteira / kg Timão ergonômico e seu braço montado a meia altura oferece um excelente conforto ao operador Mais compacta e com

Serie MP Paleteira / kg Timão ergonômico e seu braço montado a meia altura oferece um excelente conforto ao operador Mais compacta e com Serie MP Paleteira 2.000 / 2.200 kg Timão ergonômico e seu braço montado a meia altura oferece um excelente conforto ao operador Mais compacta e com velocidade lenta permite melhor manobrabilidade em locais

Leia mais

ACIDENTES E SEGURANÇA EM CURVAS DESCENDENTES Novo Critério de Regulamentação de Velocidade

ACIDENTES E SEGURANÇA EM CURVAS DESCENDENTES Novo Critério de Regulamentação de Velocidade ACIDENTES E SEGURANÇA EM CURVAS DESCENDENTES Novo Critério de Regulamentação de Velocidade EMENTA Este trabalho estuda o aumento da velocidade em curvas por efeito da declividade longitudinal, alterando

Leia mais

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012 1 Quais são os fundamentos da prevenção de acidentes: a) Conhecimento, previsão, atenção, decisão, habilidade. b) Atenção, conhecimento, decisão, habilidade, previsão. c) Habilidade, conhecimento, atenção,

Leia mais

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Rodas e Pneus 204-04-1 tseção 204-04 Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 204-04-02 RODA SOBRESSALENTE... 204-04-02 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA... 204-04-03

Leia mais

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos.

Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Rentabilidade e conforto nunca caminharam tão juntos. Novos chassis de ônibus Scania com motor dianteiro. SCAN0912-0836_Folheto_25x25cm.indd 1 Conheça os diferenciais que garantem a robustez, o conforto,

Leia mais

SEÇÃO Iluminação Externa

SEÇÃO Iluminação Externa Iluminação Externa 417-01-1 SEÇÃO 417-01 Iluminação Externa APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA LANTERNA DA LUZ DA PLACA DE LICENÇA... 417-01-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 417-01-02 SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

VERSÃO 1.1 MARÇO 2017

VERSÃO 1.1 MARÇO 2017 MANUAL DE DANOS VERSÃO 1.1 MARÇO 2017 DANOS EM PNEUS TODOS OS DANOS OU DEFORMAÇÕES IDENTIFICADOS EM UM PNEU DEVEM SER CONSIDERADOS, VISANDO APURAR A CAUSA E A POSSIBILIDADE DE REPAR OU RETIRADA DO DE RODAGEM.

Leia mais

Manual de Instruções do Equilibrador automático de Carga de Precisão MOD. EQUI-2000

Manual de Instruções do Equilibrador automático de Carga de Precisão MOD. EQUI-2000 Manual de Instruções do Equilibrador automático de Carga de Precisão MOD. EQUI-2000 Rua Profº Roberto Mange, 405 São Paulo SP Tel.: (11) 5077-2632 Fax: (11) 5077-2851 EQUILIBRADOR AUTOMÁTICO DE CARGA DE

Leia mais

4 Modelo Linear de Quatro Graus de Liberdade

4 Modelo Linear de Quatro Graus de Liberdade 4 Modelo Linear de Quatro Graus de Liberdade O modelo linear descrito em (Spinola, 2003) na forma de estado (11) representa um veículo de dois graus de liberdade: velocidade lateral em relação ao referencial

Leia mais

ÍNDICE. Normas de Segurança... Componentes... Dimensões... Especificações Técnicas... Montagem... Engate da Plaina Agrícola Traseira...

ÍNDICE. Normas de Segurança... Componentes... Dimensões... Especificações Técnicas... Montagem... Engate da Plaina Agrícola Traseira... INTRODUÇÃO Agradecemos a preferência e queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a tecnologia BALDAN IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS S/A. Este

Leia mais

Sistemas de Irrigação Irrigabras. Pivô Central

Sistemas de Irrigação Irrigabras. Pivô Central Sistemas de Irrigação Irrigabras Pivô Central Simplicidade que resiste ao tempo! Desde 1985, o Pivô Central Irrigabras conquistou reconhecimento pela eficiência em terrenos de topografia fortemente acidentada.

Leia mais

ÍNDICE. Instruções Gerais... Garantia... Introdução... Diagnóstico... Caster Dianteiro... 11. Camber Dianteiro... 12. Alinhamento Dianteiro...

ÍNDICE. Instruções Gerais... Garantia... Introdução... Diagnóstico... Caster Dianteiro... 11. Camber Dianteiro... 12. Alinhamento Dianteiro... ÍNDICE Instruções Gerais... Garantia... Introdução... Diagnóstico... 2 3 6 9 Caster Dianteiro... 11 Camber Dianteiro... 12 Alinhamento Dianteiro... 12 Camber Traseiro... 16 Alinhamento Traseiro... 16 Programa

Leia mais

ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI II

ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI II MANUAL DE OPERAÇÃO ALINHADOR COMPUTADORIZADO DIGITAL A LASER DIGI II REVISÃO 04 B12-055 ADENDO AO MANUAL ALINHADOR DIGI II Alguns dos dispositivos mostrados neste manual são opcionais podendo não ser

Leia mais

ANEXO 13 LANTERNA DE POSIÇÃO LATERAL

ANEXO 13 LANTERNA DE POSIÇÃO LATERAL ANEXO 13 LANTERNA DE POSIÇÃO LATERAL 1. PROPÓSITO Este Anexo aplica-se à lanterna de posição lateral utilizada para aumentar a visibilidade da lateral dos veículos rodoviários. 2. DEFINIÇÕES 2.1. As definições

Leia mais

Manual Técnico. Manutenção e Análise do sistema de suspensão dianteira e traseira do VW/Gol

Manual Técnico. Manutenção e Análise do sistema de suspensão dianteira e traseira do VW/Gol Prof. Marcelo Vandress e Vinicius Borba Aluno: Marcos Paulo Dellajustina Manual Técnico Manutenção e Análise do sistema de suspensão dianteira e traseira do VW/Gol 1.0 2007 Ferramentas: - Paquímetro -

Leia mais

Introdução É com grande satisfação que queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a

Introdução É com grande satisfação que queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a 1 Introdução É com grande satisfação que queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a tecnologia ALMEIDA EQUIPAMENTOS AGRO IND. LTDA.

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Technische Especifi cação Daten Técnica Kaltfräse Fresadora W a 200 frio W 100 Especificação Técnica Fresadora a frio W 100 Tambor fresador Largura de fresagem 1.000 mm Profundidade de fresagem * 1 300

Leia mais

Aeromodelli Ltda. CNPJ: / Av. das Carinas, S.Paulo, SP Fone:

Aeromodelli Ltda. CNPJ: / Av. das Carinas, S.Paulo, SP Fone: Aeromodelli Ltda. CNPJ: 64.151.640/0001-85 Av. das Carinas, 550 - S.Paulo, SP 04086-011 Fone: 55-11-5538.0020 suporte@aeromodelli.com.br Anatomia do T-Maxx Cubo hexagonal Mancal do eixo Pivô esférico

Leia mais

Boletim informativo - Manutenção e Avarias em Pnues -TCS Maio Manutenção Versus Avarias em Pneus

Boletim informativo - Manutenção e Avarias em Pnues -TCS Maio Manutenção Versus Avarias em Pneus Manutenção Versus Avarias em Pneus 1 Manutenção de um Pneu É essencial para a nossa segurança que não nos esquecemos de verificar periodicamente o estado dos pneus do nosso veículo. Sendo o pneu o elo

Leia mais

Semana Temática SST Condução Automóvel Profissional Segurança na Condução - Equipamentos ACT Lisboa,19 de Novembro de 2015

Semana Temática SST Condução Automóvel Profissional Segurança na Condução - Equipamentos ACT Lisboa,19 de Novembro de 2015 Semana Temática SST Condução Automóvel Profissional Segurança na Condução - Equipamentos ACT Lisboa,19 de Novembro de 2015 Boas práticas a adotar Sumário - Segurança ativa e passiva - Equipamentos de segurança

Leia mais

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7.1. Lastreamentto Lastreamento de tratores agrícolas consiste em colocar pesos no trator, com os objetivos de aumentar: A estabilidade; A aderência (diminuindo a patinagem);

Leia mais

ANEXO 5 LANTERNAS INDICADORAS DE DIREÇÃO

ANEXO 5 LANTERNAS INDICADORAS DE DIREÇÃO ANEXO 5 LANTERNAS INDICADORAS DE DIREÇÃO 1. DEFINIÇÕES Para efeito deste Anexo: 1.1. Lanterna indicadora de direção é uma lanterna montada em um veículo automotor ou reboque a qual, quando atuada pelo

Leia mais

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira.

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira. Informações gerais sobre unidades de reboque Unidades de reboque é um termo coletivo que designa componentes com os quais o veículo deve estar equipado para rebocar um reboque. Informações gerais sobre

Leia mais

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 50 DC

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 50 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 50 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 50 DC Largura de fresagem máx. Profundidade de fresagem * 1 500 mm 0 210 mm Tambor fresador Espaçamento entre ferramentas

Leia mais

Balanceadora. Manual de Operação. Portátil de rodas. w w w. a u t e n t i c. c o m. b r e - m a i l : v e n d a a u t e n t i c. c o m.

Balanceadora. Manual de Operação. Portátil de rodas. w w w. a u t e n t i c. c o m. b r e - m a i l : v e n d a a u t e n t i c. c o m. Balanceadora Portátil de rodas Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r e - m a i l : v e n d a s @ a u t e n t i c. c o m. b r Índice 1- Informações gerais 1.1- Ligação elétrica 1.- Ligação

Leia mais

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO CARTILHA DA GESTÃO E ECONOMIA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA 4 3 2 1 UM PRODUTO Introdução Meus parabéns! Você acaba de fazer uma aquisição,

Leia mais

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 VT600C MANUAL DE MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 1 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 3 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 6 REVISÃO DE ENTREGA...

Leia mais

ADAPTAÇÃO DE EIXO VEICULAR AUXILIAR - AEVA

ADAPTAÇÃO DE EIXO VEICULAR AUXILIAR - AEVA ADAPTAÇÃO DE EIXO VEICULAR AUXILIAR - AEVA N IZ 10.31/01 Tipo INSTRUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A instalação do 3º eixo, transforma o caminhão original de fábrica de configuração 4x2 em 6x2. As diferenças de operação

Leia mais

Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV

Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV R16Z-9 DeseMPenho e Precisão Novas tecnologias para maximizar o desempenho e a precisão, possibilitam suavidade, rapidez

Leia mais