Principais causas dos danos, desgastes e deteriorações prematuros dos Pneus de Passeio e Utilitários Leves

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Principais causas dos danos, desgastes e deteriorações prematuros dos Pneus de Passeio e Utilitários Leves"

Transcrição

1 Principais causas dos danos, desgastes e deteriorações prematuros dos Pneus de Passeio e Utilitários Leves Desgaste regular rápido Dizemos que um desgaste é REGULAR RÁPIDO quando o rendimento quilométrico do pneu é considerado baixo, tendo como causa principal as condições de utilização e não as anomalias mecânicas do veículo. As causas desse desgaste podem ser: Estado, perfil e traçado das rodovias, em circuitos sinuosos como serra, o desgaste pode ser duas vezes mais rápido; Velocidade e estilo de condução; Potência do veículo; Pneu adaptado ao tipo de utilização. Conselho: Verificar sempre o manual do fabricante do veículo ou seu mecânico de confiança. Desgaste anormal rápido Causas mais freqüentes: Alinhamento incorreto das rodas dianteiras ou traseiras. Esse desgaste é identificado pelas estrias visíveis na totalidade da Banda de Rodagem e rebarbas mais ou menos pronunciadas em um dos lados das arestas da escultura, provocadas pelo arrasto do pneu sobre o solo; Geralmente se manifesta por um desgaste mais rápido dos pneus, mais acentuado em um deles. Controlar e corrigir o alinhamento entre rodas. Nessa correção, considerar tanto a forma de desgaste dos pneus quanto as características próprias do veículo, obedecendo as especificações do fabricante do veículo. *Alinhamento incorreto dos pneus, dianteiros ou traseiros. *Caracterizado por rebarbas *Alinhamento incorreto entre eixos.

2 Desgaste crescente de um lado a outro Causas mais freqüentes que podem ser decorrente de: Uma cambagem excessiva, positiva ou negativa; Uma flexão exagerada do eixo provocada por sobrecarga. Corrigir as anomalias mecânicas detectadas; Evitar sobrecargas. CAMBER NEGATIVO CAMBER POSITIVO *Não apresenta rebarbas Desgaste arredondado nas bordas Causas mais freqüentes: Pressão de inflação não adaptada às condições de utilização; Pressão insuficiente. *Desgaste acentuado nos ombros

3 Desgaste central Causas mais freqüentes: Pressão de inflação não adaptada às condições de utilização; Pressão excessiva. *Desgaste acentuado no centro Desgaste localizado provocado por bloqueio do pneumático (Frenagem) Esse desgaste pode se localizar em uma ou várias zonas, podendo se apresentar com aspecto liso, com arrancamentos de borracha ou uma superfície com sinais de agressão no sentido de rodagem. Causam mais freqüentes: Anomalias no sistema de freios; Ponto duro no tambor de freio; Travamento das rodas durante uma frenagem. Verificar e caso necessite, reparar o mecanismo de freio; Evitar bloqueio das rodas durante a frenagem. Observação: Essas avarias são decorrentes de deslizamentos dos pneumáticos sobre o piso, tendo como causa o bloqueio das rodas. Esse desgaste é mais acentuado nos pneus montados em eixos que suportam menos carga no momento da frenagem (transferência de carga), nas rodas dianteiras de veículos que possuem ABS somente nas rodas traseiras ou em veículos apresentando avarias do sistema de freios.

4 *Aspecto liso ou com arrancamentos de borracha. Sinais de arrancamentos no sentido de rodagem. Desgaste em ondas, oblíquos, facetas, etc... Esses desgastes, em princípio, difíceis de serem definidos, podem ter suas origens na flutuação do pneumático em conseqüência de: Desregulagens ou folgas nos órgãos da suspensão ou direção, (amortecedores,terminais, pivôs); Desequilibragem dos conjuntos rodantes, (rolamentos de rodas); Montagens incorretas; Paralelismo entre rodas incorreto; Anomalias no funcionamento de sistema de freios; Pressão de inflação baixa; Geminados (rodado duplo) incorretos em caminhonetas. Verificar e eventualmente reparar os sistemas de suspensão, direção e freios; Verificar a montagem e equilibragem; Respeitar a pressão recomendada; Efetuar o rodízio dos pneus para evitar que os desgastes se agravem. *Desgastes difíceis de serem definidos

5 Separação entre lonas no topo (Banda de Rodagem) Essas separações, localizadas ou generalizadas, têm normalmente como causa um aquecimento excessivo. As principais causas são: Rodagem com pressões insuficientes ou sobrecarga; Pneumático não adaptado às condições de utilização; Cortes, feridas ou danos acidentais atingindo as lonas de topo. Uma utilização com pressão baixa ou sobrecarga, produz flexões anormais importantes e irreversíveis, provocando um aquecimento excessivo da Banda de Rodagem do pneumático, dando origem a separações entre as lonas de topo e seus componentes. Utilizar dimensão e tipo de pneumático adequado à condição de utilização; Jamais retirar pressão de um pneumático quente; Respeitar a pressão adequada em função da carga e velocidade de utilização, atendendo as recomendações dos fabricantes do veículo e pneumático. Deterioração da Borracha Os hidrocarbonetos, solventes, óleos combustíveis e lubrificantes, ácidos graxos, graxas lubrificantes e outros ácidos, em contato mais ou menos prolongado com a borracha, facilitam a modificação de sua natureza. A borracha poderá inchar, esbranquiçar, tornar-se pegajosa, viscosa etc... Evitar contato com lubrificantes, solventes, etc.; assim como estacionar em solos impregnados com poluentes tais como: graxa, gasolina, óleo diesel, etc... Na montagem, utilizar exclusivamente o lubrificante aconselhado pelo fabricante do pneumático.

6 Deterioração da Borracha - Bolsa de ar aberta ou não (Flanco ou Talão) Trata-se de uma infiltração de ar, sob pressão, que atravessa o estanque/liner interno do pneumático, alojando-se entre a borracha pós liner e a lona carcaça, tendo como causa: Montagem em Tubeless (sem câmara de ar) de um pneumático construído para ser montado obrigatoriamente com câmara Tube Type ; Degeneração do revestimento interno (liner) do pneumático Tubeless ocasionado na montagem, provocado por golpe de alavanca ou máquina de montagem ou durante a rodagem (perfuração acidental, reparação em mau estado, etc...) Respeitar as normas de reparação de cada veículo, inscrito no manual que acompanha o veículo. Essas perfurações permitem que o ar, sob pressão, penetre até os cabos da carcaça, sendo canalizado até a extremidade do retorno da lona carcaça, flanco ou região dos ombros. O ar, sob pressão, se acumula, ocasionando uma separação pontual ou generalizada que se traduz por bolhas, inicialmente ou por rupturas, posteriormente. Evitar danos nos talões durante a montagem; Não provocar danos no revestimento interno (liner) do pneumático durante a montagem ou rodagem; Respeitar o tipo de montagem, com ou sem câmara. (TUBELESS ou TUBE TYPE). Reparações ou quaisquer outras intervenções externa ou interna no pneumático deverá ser confiada à profissionais competentes. Corte no Flanco Um corte no flanco pode não ter consequências imediatas, porém é possível que se agrave progressivamente até a ruptura da carcaça. Conselho: Reparar todos os cortes para evitar sua progressão. Substituir o pneu.

7 Ruptura por choque Uma flexão excessiva, provocada pela deformação do pneumático, ao se chocar contra um obstáculo, pode ocasionar rupturas localizadas da lona carcaça. As conseqüências de um choque podem não se manifestar de forma imediata, tampouco serem visíveis externamente. As constantes flexões da carcaça, durante a rodagem, agravam o dano que poderá se manifestar externamente por uma deformação localizada e internamente por uma ou mais rupturas ou cortes da lona carcaça podendo ocasionar perda lenta ou súbita de pressão. A compressão do pneumático pode ser tal que o flanco é espremido entre o obstáculo e a borda do aro. Aro/Roda Obstáculo Deterioração da carcaça Em toda rodagem, a pressão insuficiente produz flexões exageradas do pneu e como conseqüência um aquecimento anormal. Esse aquecimento pode ser causado entre outros motivos por deteriorações que variam desde atritos ou desagregamentos do revestimento interior (liner) até o deslocamento total da carcaça. Na montagem Tubeless (sem câmara), assegurar-se da perfeita estanqueidade do conjunto pneumático (pneu, válvula e roda) Na montagem Tube type (com câmara), verificar: - que a câmara corresponde à dimensão do pneu; - o posicionamento correto da câmara; - a ausência de ar entre a câmara de ar e o pneu; Verificar com regularidade a pressão dos pneus. Atenção: Uma pressão insuficiente pode passar despercebida pelo motorista. As anomalias de comportamento resultantes podem agravar-se pelas condições de utilização (perfil da estrada, estado do piso, etc.) ou as características do veículo. Ex.: Uma direção hidráulica impede, na maioria das vezes, que um pneu dianteiro com baixa pressão em um dos lados do veículo seja notado pelo motorista.

8 Deterioração dos talões durante a montagem ou desmontagem As dificuldades que surgem durante a montagem ou desmontagem estão principalmente ligadas a um método ou ferramentas inadequadas. Ferramentas ou máquinas não apropriadas ou mal utilizadas podem provocar: - Deformações ou ruptura dos aros; - Deterioração dos talões originando infiltrações ou perdas de pressão. Uma pressão elevada pode provocar a ruptura do aro do talão. A montagem de um pneu em uma roda não apropriada à dimensão pode originar também rupturas do aro do talão. Assegurar-se de que os elementos a montar (pneu, roda e câmara) se correspondem; Realizar a montagem e/ou a desmontagem seguindo métodos aconselhados pelo fabricante; Utilizar material (alavancas, máquinas, etc.) em bom estado e adaptado ao trabalho a efetuar.

9 RODÍZIO DE PNEUS OBJETIVO: Igualar a velocidade do desgaste dos pneus em relação aos eixos onde foram montados maximizando sua vida útil e não corrigir formas de desgastes irregulares. Consulte o fabricante do pneumático e do veículo para esclarecimentos de como efetuar o rodízio. ENTENDA O SIGNIFICADO DAS LETRAS E NÚMEROS INDICADOS NOS PNEUS A numeração gravada nos pneus dos carros traz algumas informações importantes para o motorista. Para evitar riscos especialmente na hora da troca, é bom entender um pouco o que esses números representam. As inscrições em alto relevo vistas nas laterais dos pneus (combinações de letras e números) funcionam como o "DNA" do pneu. Elas indicam, por exemplo, as dimensões, o tipo de construção, as características de desempenho e até a velocidade máxima e o peso de carga do veículo. Exemplo: Pneu 165/70 R13 79T Letras Grandes - nome do fabricante largura do pneu em milímetros 70 - altura da seção do pneu (70% da medida da largura nominal do pneu) R - tipo de construção "Radial" 13 - diâmetro do aro em polegadas 79 - índice de carga (carga máxima de 437 kg) T - símbolo de velocidade (velocidade máxima de 190 km/h)

10 Índices de carga quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos quilos Símbolos de velocidade máxima L km/h M km/h N km/h P km/h Q km/h R km/h S km/h T km/h U km/h H km/h V km/h W km/h Y km/h

VERSÃO 1.1 MARÇO 2017

VERSÃO 1.1 MARÇO 2017 MANUAL DE DANOS VERSÃO 1.1 MARÇO 2017 DANOS EM PNEUS TODOS OS DANOS OU DEFORMAÇÕES IDENTIFICADOS EM UM PNEU DEVEM SER CONSIDERADOS, VISANDO APURAR A CAUSA E A POSSIBILIDADE DE REPAR OU RETIRADA DO DE RODAGEM.

Leia mais

MANUAL DE D MANU ANOS AL DE D VERSÃO 1.4 MAIO 2018

MANUAL DE D MANU ANOS AL DE D VERSÃO 1.4 MAIO 2018 MANUAL DE DANOS VERSÃO 1.4 MAIO 2018 DANOS EM PNEUS TODOS OS DANOS OU DEFORMAÇÕES IDENTIFICADOS EM UM PNEU DEVEM SER CONSIDERADOS, VISANDO APURAR A CAUSA E A POSSIBILIDADE DE REPAR OU RETIRADA DO DE RODAGEM.

Leia mais

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS

TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS TREINAMENTO MANUTENÇÃO DE PNEUS O PNEU SEGURO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O VEÍCULO E O SOLO COMO SURGIU O PNEU RODAS COM BORRACHA - MACIÇO RODA DE BICICLETA COM CÂMARA RODAS MAIORES COM CÂMARA E PNEU EVOLUÇÃO

Leia mais

Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano.

Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano. Presença Mundial Capacidade de produção: 2 milhões anéis /ano. E.U.A INGLATERRA ESPANHA ALEMANHA TURQUIA CHINA BRASIL ITALIA ARGENTINA Linha de Produção Escritório Comercial PARTICIPAÇÃO DE MERCADO - Europa

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ÍTEM QTD DESCRIÇÃO DO PRODUTO MODELO MARCA 01 4 PNEU NOVO PARA VEÍCULO UNO MILLE 175/70 R13 ECONOMY Pneu desenvolvido para carro de passeio, composto de borracha resistente, dimensão 175/70, aro 13, largura

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS PNEU. Título da Apresentação Autor/Departamento : Data da criação: Classificação : D Atualização : Page :

NOÇÕES BÁSICAS PNEU. Título da Apresentação Autor/Departamento : Data da criação: Classificação : D Atualização : Page : NOÇÕES BÁSICAS PNEU Título da Apresentação Autor/Departamento : Data da criação: Classificação : D Atualização : Page : O PNEU A ÚNICA PEÇA QUE LIGA O VEÍCULO AO SOLO É O PNEU! Um componente de segurança

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE DE PNEUS NOVOS PARA VEÍCULOS COMERCIAIS, COMERCIAIS LEVES E REBOCADOS

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE DE PNEUS NOVOS PARA VEÍCULOS COMERCIAIS, COMERCIAIS LEVES E REBOCADOS ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE DE PNEUS NOVOS PARA VEÍCULOS COMERCIAIS, COMERCIAIS LEVES E REBOCADOS 1 OBJETIVO Determinar os critérios técnicos necessários ao programa de avaliação da conformidade

Leia mais

Após uma analise mais apurada da geometria das rodas e pneus, devemos verificar se há centralização correta das rodas nos cubos.

Após uma analise mais apurada da geometria das rodas e pneus, devemos verificar se há centralização correta das rodas nos cubos. Em virtude de nosso trabalho de revenda de pneus, e consequentemente a obrigaçao em sempre analisar e corrigir eventuais problemas relacionados ao sistema de direçao, um problema recorrente relatado por

Leia mais

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE PNEUS

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE PNEUS MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE PNEUS A SELEÇÃO DOS PNEUS A dimensão, o código de velocidade e o índice de carga são determinados pelo Construtor e Fabricante para proporcionar o máximo de

Leia mais

TOMADA DE PREÇO Nº 34/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 5

TOMADA DE PREÇO Nº 34/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 5 88.541.354/0001-94 Página 1 de 5 1 2,00 Un Pneu 900x20 Liso, capacidade mínima de 14 lonas, para pavimentação mista, 1ª linha do resistência 2 2,00 Un Câmara 900x20, selo do INMETRO, data de 3 2,00 Un

Leia mais

Principais partes de um pneu

Principais partes de um pneu Aspectos técnicos dos pneus: As funções dos pneus são suportar o peso do veículo e da carga (em casos de pneus de caminhões e ônibus), assegurar tração e dirigibilidade, garantir aderência ao terreno,

Leia mais

TREINAMENTO - BORRACHARIA

TREINAMENTO - BORRACHARIA TREINAMENTO - BORRACHARIA FUNÇÕES DO PNEU SUPORTAR A CARGA TRANSMISSÃO DA POTÊNCIA MOTRIZ GARANTIR A DIRIGIBILIDADE DO VEÍCULO RESPOSTAS EFICIENTES NAS FREIADAS E ACELERAÇÕES CONTRIBUIR COM A SUSPENSÃO

Leia mais

Boletim informativo - Manutenção e Avarias em Pnues -TCS Maio Manutenção Versus Avarias em Pneus

Boletim informativo - Manutenção e Avarias em Pnues -TCS Maio Manutenção Versus Avarias em Pneus Manutenção Versus Avarias em Pneus 1 Manutenção de um Pneu É essencial para a nossa segurança que não nos esquecemos de verificar periodicamente o estado dos pneus do nosso veículo. Sendo o pneu o elo

Leia mais

EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES. Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI

EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES. Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI EQUILÍBRIO OPERACIONAL EM TRATORES Prof. Dr. CARLOS EDUARDO ANGELI FURLANI Trator Agrícola Converte potência do motor em trabalho útil para execução de operações agrícolas Trator Agrícola A capacidade

Leia mais

SEMPRE A ROLAR! PNEUS: ELEMENTOS ESSENCIAIS DE SEGURANÇA

SEMPRE A ROLAR! PNEUS: ELEMENTOS ESSENCIAIS DE SEGURANÇA O SEU GUIA : ELEMENTOS ESSENCIAIS DE SEGURANÇA Os pneus constituem a única ligação entre o veículo e a estrada. A superfície de contacto com o solo de um pneu corresponde à dimensão de um postal. COMO

Leia mais

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO

9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 56 9. SISTEMAS DE DIREÇÃO 9.1. Direção mecânica Há tipos diferentes de mecanismos de direção mecânica. O mais comum é o tipo pinhão e cremalheira. O conjunto de engrenagens de pinhão e cremalheira realiza

Leia mais

Nesta aula. Fundamentos de Dinâmica Veicular Aula 02 Características dos Pneus

Nesta aula. Fundamentos de Dinâmica Veicular Aula 02 Características dos Pneus Fundamentos de Dinâmica Veicular Aula 02 Características dos Pneus Realização: Parceria: Nesta aula Construção Designação Mecanismo da geração de força Propriedades trativas Fórmula de Pacejka Construção

Leia mais

Portaria n.º 272, de 05 de agosto de 2008.

Portaria n.º 272, de 05 de agosto de 2008. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 272, de 05 de agosto de 2008.

Leia mais

CERTIFICADO DE GARANTIA

CERTIFICADO DE GARANTIA CERTIFADO DE GARANTIA PNEUS DE AUTOMÓVEIS, SUVS E PK-UPS, VANS E UTILITÁRIOS LEVES GUIA DE UTILIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E SEGURANÇA CADASTRO DO CONSUMIDOR PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO. NÃO DESTACAR. ANEXAR NOTA

Leia mais

Portaria n.º 205, de 17 de junho de 2008

Portaria n.º 205, de 17 de junho de 2008 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 205, de 17 de junho de 2008

Leia mais

Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE

Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE Artigo 7 Como montar uma Oficina de Alinhamento de Veículos - SEBRAE Introdução FICHA TÉCNICA Setor da Economia: Terciário Ramo de Atividade: Prestação de Serviços. Tipo de Negócio: Oficina de Alinhamento

Leia mais

Manual de RESSULCAGEM

Manual de RESSULCAGEM Manual de RESSULCAGEM O que é? É a operação que visa aprofundar os sulcos originais dos pneus já usados. Este serviço mantém uma camada de borracha para proteger as lonas de trabalho existentes abaixo

Leia mais

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS

7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7. LASTRO, BITOLA E PNEUS 7.1. Lastreamentto Lastreamento de tratores agrícolas consiste em colocar pesos no trator, com os objetivos de aumentar: A estabilidade; A aderência (diminuindo a patinagem);

Leia mais

MICHELIN X MULTI T 11 R22.5

MICHELIN X MULTI T 11 R22.5 MICHELIN X MULTI T 11 R22.5 NOVA GERAÇÃO DE PNEUS MICHELIN PARA SEMIRREBOQUE: O novo pneu MICHELIN 11 R22.5 X Multi T é um produto inteligente, que atende a necessidade de clientes que buscam eficiência

Leia mais

O certo e o errado no uso de pneus nas ruas

O certo e o errado no uso de pneus nas ruas O certo e o errado no uso de pneus nas ruas Basta apenas um pouco de atenção e poucos minutos de observação pelas ruas e logo é possível notar muitas irregularidades no uso dos pneus. As situações são

Leia mais

FIREHAWK 900. principais Aplicações. Rodagem de alta performance. Excelente aderência em vários tipos de terrenos, ótima resposta na direção.

FIREHAWK 900. principais Aplicações. Rodagem de alta performance. Excelente aderência em vários tipos de terrenos, ótima resposta na direção. LINHA PASSEIO 2 FIREHAWK 900 Esportividade, design arrojado e alto desempenho fazem do FIREHAWK 900 o principal produto da marca Firestone destinado aos veículos de alta performance. Este produto é uma

Leia mais

Índice. 04 Medidas de Segurança 06 Como escolher um pneu 13 Como ler O seu Pneu 15

Índice. 04 Medidas de Segurança 06 Como escolher um pneu 13 Como ler O seu Pneu 15 Índice 04 Medidas de Segurança 06 Como escolher um pneu 13 Como ler O seu Pneu 15 Índices de velocidade e carga 18 Índices de Resistência da Carcaça 19 Cotas Dimensionais 20 Cuidados básicos 22 manutenção

Leia mais

Falha de vedação dos retentores do motor ou do câmbio, ou ainda por lubrificação excessiva no eixo piloto do câmbio.

Falha de vedação dos retentores do motor ou do câmbio, ou ainda por lubrificação excessiva no eixo piloto do câmbio. FATO OCORRIDO CAUSAS PROVOCADAS SOLUÇÃO REVESTIMENTO COM DESGASTE TOTAL Platô com carga incorreta. Acabamento irregular da superfície contra faces metálicas. Desgaste normal decorrente de longo uso da

Leia mais

Pneus Agrícolas * Os pneus de máquinas agrícolas distinguem-se dos utilizados nos transportes rodoviários

Pneus Agrícolas * Os pneus de máquinas agrícolas distinguem-se dos utilizados nos transportes rodoviários Pneus Agrícolas * 1. Introdução por: Os pneus de máquinas agrícolas distinguem-se dos utilizados nos transportes rodoviários - Terem pressões mais baixas; - Apresentarem grande superfície de contato com

Leia mais

manual do proprietário pneus michelin NOVOS caminhões e ônibus

manual do proprietário pneus michelin NOVOS caminhões e ônibus manual do proprietário pneus michelin NOVOS caminhões e ônibus Índice APRESENTAÇÃO...03 Medidas de Segurança...04 Como escolher um pneu...06 LINHA DE PNEUS MICHELIN...12 Como ler O seu Pneu...14 Índices

Leia mais

O todo-o-terreno na cidade

O todo-o-terreno na cidade O todo-o-terreno na cidade Quer em corridas todo-o-terreno, quer na estrada, a tem todo o potencial necessário apresentando-se como uma moto de 125 cc com um design agressivo ao estilo do todo-o-terreno,

Leia mais

Portaria n.º 165, de 30 de maio de 2008

Portaria n.º 165, de 30 de maio de 2008 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 165, de 30 de maio de 2008

Leia mais

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA

PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA PNEUS AGRÍCOLAS UTILIZADOS NA ÁREA CANAVIEIRA Prof. Kléber Pereira Lanças Depto. Engenharia Rural - FCA - UNESP/Botucatu kplancas@fca.unesp.br RODADOS: PNEUS ESTEIRAS SETOR AGRÍCOLA CANAVIEIRO: - TRATORES

Leia mais

LER 466 Avaliação do Desempenho de Máquinas Agrícolas Depto Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Prof. Walter Molina 2014

LER 466 Avaliação do Desempenho de Máquinas Agrícolas Depto Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP. Prof. Walter Molina 2014 LER 466 Avaliação do Desempenho de Máquinas Agrícolas Depto Engenharia de Biossistemas - ESALQ/USP Prof. Walter Molina 2014 1. PONTOS DE FORNECIMENTO DE POTÊNCIA NO TRATOR Tomada de potência (TDP) Sistema

Leia mais

Manual de Garantia contra Danos Acidentais. para pneus de carga

Manual de Garantia contra Danos Acidentais. para pneus de carga Manual de Garantia contra Danos Acidentais para pneus de carga Parabéns, você acaba de adquirir um produto MICHELIN com a exclusiva Garantia Contra Danos Acidentais, que cobre os pneus MICHELIN 275/70

Leia mais

Montagem Pneus de Transporte

Montagem Pneus de Transporte Montagem Pneus de Transporte Rev. 00-12/abril/2017 1 Cuidados para Equipar Pneus com Câmaras de Ar No Conjunto Rodante Pneu, Protetor, Câmara de Ar e Aro (Roda), acâmara de Ar, por suas características

Leia mais

PIRELLI PNEUS LTDA. TREINAMENTO OTR CTC MARCOS HENRIQUE

PIRELLI PNEUS LTDA. TREINAMENTO OTR CTC MARCOS HENRIQUE PIRELLI PNEUS LTDA. TREINAMENTO OTR REINO UNIDO ITÁLIA ALEMANHA MÉXICO EUA ROMÊNIA TURQUIA EGITO VENEZUELA CHINA BRASIL ARGENTINA 5 CENTROS DE P&D 24 FÁBRICAS 12 PAÍSES NA AMÉRICA LATINA 12.000 empregados

Leia mais

Manual de INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Manual de INFORMAÇÕES TÉCNICAS Manual de INFORMAÇÕES TÉCNICAS Índice Medidas de segurança...03 Como escolher um pneu...04 Segmentação de uso...05 Características do trajeto...06 Como ler o seu pneu...07 Informe técnico...12 Cuidados

Leia mais

Conselhos de utilização para os pneus MICHELIN

Conselhos de utilização para os pneus MICHELIN 1 Conselhos de utilização para os pneus MICHELIN Introdução Os pneus constituem os únicos pontos de contacto entre o veículo e o solo. Devem ser cuidados a fim de preservar a qualidade das suas performances.

Leia mais

DDS Cuidados com os pneus. Cuidados com os pneus

DDS Cuidados com os pneus. Cuidados com os pneus Cuidados com os pneus 1 Uma das hipóteses investigadas para o acidente que matou dois militares e deixou outros sete feridos na manhã de hoje, no Sul do Estado, é que o furo de um pneu tenha desgovernado

Leia mais

Auto Clave Monitoramento por Software. Seção Pneus de Carga Conformidade Portaria 444/2010.

Auto Clave Monitoramento por Software. Seção Pneus de Carga Conformidade Portaria 444/2010. CATÁLOGO DE BANDAS Auto Clave Monitoramento por Software Seção Pneus de Carga Conformidade Portaria 444/2010. A Recanorte com experiência consolidada no mercado de reforma de pneus, com atuação no Norte

Leia mais

BALANCEAMENTO / GEOMETRIA

BALANCEAMENTO / GEOMETRIA BALANCEAMENTO / GEOMETRIA Preparado para conhecer muito mais sobre o assunto?! Então vamos lá! Todo conjunto rodante após montado e instalado no veículo está sujeito a desequilíbrio que se traduzem em

Leia mais

transversal anterior 85,0 (G) / 86,0 (E) a rpm 12,4 (G) / 12,5 (E) a rpm Gasolina / Etanol 5 a frente e 1à ré

transversal anterior 85,0 (G) / 86,0 (E) a rpm 12,4 (G) / 12,5 (E) a rpm Gasolina / Etanol 5 a frente e 1à ré WEEKEND WEEKEND ATTRACTIVE 1.4 FLEX 2017 4P CILINDROS 04 em linha transversal anterior Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 2 CILINDRADA TOTAL (CC) POTÊNCIA MÁXIMA (CV) TORQUE MÁXIMO (KGF.M) ALIMENTAÇÃO 1.368 85,0

Leia mais

Alberto Mayer Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP. Direitos de divulgação reservada ao autor

Alberto Mayer Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP. Direitos de divulgação reservada ao autor Alberto Mayer Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP 0 Construção de um pneu BANDA DE RODAGEM Construção Construção de de Pneus Pneus É composta por uma borracha com propriedade de alta

Leia mais

Interprete as pastilhas de travão: Possíveis efeitos:

Interprete as pastilhas de travão: Possíveis efeitos: 1. TRW 2. 3. Interprete as pastilhas de travão: 1. O rebordo só surge com um disco velho e muito gasto 2. Corpos estranhos na pastilha criam ruídos 3. O rebordo oblíquo no interior é causado por um disco

Leia mais

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 PROF. DENILSON J. VIANA Classificação do Tipo de Lubrificação A lubrificação pode ser classificada em três tipos básicos de acordo com a película lubrificante.

Leia mais

Transversal anterior. 130,0 (G) / 132,0 (E) a rpm. 18,4 (G) / 18,9 (E) a rpm. Gasolina / Etanol. 5 a frente e 1à ré

Transversal anterior. 130,0 (G) / 132,0 (E) a rpm. 18,4 (G) / 18,9 (E) a rpm. Gasolina / Etanol. 5 a frente e 1à ré DOBLÒ DOBLÒ ESSENCE 5 LUGARES 1.8 16V FLEX 2017 4P CILINDROS 04 em linha POSIÇÃO DO Transversal anterior Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 4 CILINDRADA TOTAL (CC) POTÊNCIA MÁXIMA (CV) TORQUE MÁXIMO (KGF.M) ALIMENTAÇÃO

Leia mais

ABNT NBR NM 225:2000 Critérios mínimos de seleção de pneus para reforma e reparação Inspeção e Identificação

ABNT NBR NM 225:2000 Critérios mínimos de seleção de pneus para reforma e reparação Inspeção e Identificação ANEXO I - REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE PARA REFORMA DE PNEUS 1 OBJETIVO Este Regulamento Técnico da Qualidade estabelece os requisitos obrigatórios para o serviço de reforma de pneus para automóveis,

Leia mais

VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS

VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS Nascida em 1973, em Nova Prata (RS), a Vipal Borrachas é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. Possui uma

Leia mais

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r

Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a a u t e n t i c. c o m. b r Alinhamento Laser Manual de Operação w w w. a u t e n t i c. c o m. b r v e n d a s @ a u t e n t i c. c o m. b r Índice 1- Preparando para alinhar 1.1- Iniciando o Alinhamento 1.2- Deformação 2- Cambagem

Leia mais

VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS

VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS Nascida em 1973, em Nova Prata (RS), a Vipal Borrachas é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. Possui uma

Leia mais

Ficha Técnica Logan Authentique v

Ficha Técnica Logan Authentique v Ficha Técnica Logan Authentique 1.0 16v Selecione uma versão Selecione Authentique Expression Arquitetura Motor Tração Cilindrada Diâmetro x curso Carroceria monobloco, 3 volumes, 4 portas, 5 passageiros

Leia mais

Para uma melhor identificação das causas dividimos as ocorrências em:

Para uma melhor identificação das causas dividimos as ocorrências em: 2 Introdução O pneu é uma das partes mais importantes de qualquer veículo. É ele que suporta o peso da estrutura e da carga e faz o contato do veículo com o solo. O pneu transforma a força do motor em

Leia mais

PARA A EMPRESA COM FROTA PRÓPRIA

PARA A EMPRESA COM FROTA PRÓPRIA 1 PARA A EMPRESA COM FROTA PRÓPRIA A empresa com este formato, tem uma atividade principal e devido a questões específicas, optou por ter uma frota para transportar seus próprios produtos. Diferente da

Leia mais

GUIA DE DANOS E DESGASTES

GUIA DE DANOS E DESGASTES GUIA E ANO E EGATE CARGA 2 Introdução O pneu é uma das partes mais importantes de qualquer veículo. É ele que suporta o peso da estrutura e da carga e faz o contato do veículo com o solo. O pneu transforma

Leia mais

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO

DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA CARTILHA DA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA ECONOMIA GESTÃO E CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO UM PRODUTO CARTILHA DO VEÍCULO ECONÔMICO CARTILHA DA GESTÃO E ECONOMIA CARTILHA DO CICLO DO DIESEL CARTILHA DA DIREÇÃO EXTRA ECONÔMICA 4 3 2 1 UM PRODUTO Introdução Meus parabéns! Você acaba de fazer uma aquisição,

Leia mais

PARTNER ANO MODELO 18/19

PARTNER ANO MODELO 18/19 PARTNER ANO MODELO 18/19 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR Motor Número de Cilindros e Válvulas 1.6 Flex 120 Vti 4 cilindros e 16 válvulas Cilindrada 1587 cm 3 Alimentação Injeção eletrônica MPI Potência

Leia mais

Eixos, suspensão, rodas e pneus, transmissão 10_05_PROINSP-05-EIXOS SUSPENSAO RODAS PNEUS

Eixos, suspensão, rodas e pneus, transmissão 10_05_PROINSP-05-EIXOS SUSPENSAO RODAS PNEUS 10_05_PROINSP-05-EIXOS SUSPENSAO RODAS PNEUS 1 2 3 1 Eixos traseiro e dianteiro 2 Deformações, soldaduras ou fissuras 2 Fixações deficientes ao chassis Desapertado Alteração da altura - Jipes 2.1 Molas

Leia mais

Jogo de cubos (freio a disco)

Jogo de cubos (freio a disco) (Portuguese) DM-RAHB002-01 Manual do revendedor ESTRADA MTB Trekking City Touring/ Comfort Bike URBAN SPORT E-BIKE Jogo de cubos (freio a disco) HB-RS770 HB-R7070 FH-RS770 FH-R7070 ÍNDICE AVISO IMPORTANTE...

Leia mais

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4 Motor/Performance Motorização: 1.6 Alimentação Combustível Gasolina injeção direta Gasolina Potência (cv) 136.0 Cilindrada (cm3) 1.598 Torque (Kgf.m) 22,4 Velocidade Máxima (Km/h) 210 Tempo 0 100 (Km/h)

Leia mais

VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS

VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS VIPAMOLD CATÁLOGO DE BANDAS Nascida em 1973, em Nova Prata (RS), a Vipal Borrachas é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. Possui uma

Leia mais

PARA A TRANSPORTADORA

PARA A TRANSPORTADORA 1 PARA A TRANSPORTADORA O transportador de cargas e passageiros, tem uma frota para administrar e precisa conhecer todos os custos da empresa, pois todos eles compõe o frete que vende aos seus clientes.

Leia mais

Fotografia: Perfil flanco direito e frontal lado embarque/desembarque

Fotografia: Perfil flanco direito e frontal lado embarque/desembarque Inserir Brasão SISTEMA TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS CARACTERÍSTICA DO SISTEMA Inserir Logo CADERNO DA FROTA Tomadora dos Serviços: S/A LTDA Projeto: FORM.: 34/2 1. Documentação do Cadastro da Frota

Leia mais

ERGONOMIC. BP - PVC Capacidade até 400kg. Acessórios/Opções de Freio GARFO RODA. Rodízio Fixo. Rodízio Giratório. Roda. Tipo de Eixo (mancal)

ERGONOMIC. BP - PVC Capacidade até 400kg. Acessórios/Opções de Freio GARFO RODA. Rodízio Fixo. Rodízio Giratório. Roda. Tipo de Eixo (mancal) BP - PVC Capacidade até 400kg BP - Composto Termoplástico com PVC. Dureza: 80 Shore A. (-10ºC a +50ºC) Produzidas com revestimento em composto termoplástico com PVC e núcleo em polipropileno copolímero

Leia mais

Causas de Falhas em Bombas de Engrenagens

Causas de Falhas em Bombas de Engrenagens Causas de Falhas em Bombas de Engrenagens 2 FL-BRM-0324 Causas de Falhas em Bombas de Engrenagens Causas de Falhas em Bombas de Engrenagens Neste folheto estão descritas as principais causas de danificações

Leia mais

24 Polias e correias II

24 Polias e correias II A U A UL LA Polias e correias II Um mecânico de manutenção foi encarregado de verificar o estado das correias de três máquinas operatrizes: uma furadeira de coluna; um torno mecânico convencional e uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS TRATORES AGRÍCOLAS Otoniel G. L. Ferreira DER - FAEM - UFPel 4DEFINIÇÃO:

Leia mais

www. flexityre.com.br

www. flexityre.com.br www.flexityre.com.br PNEUS E RODAS PARA EMPILHADEIRA A FLEXITYRE é uma empresa de distribuição de Pneus para Empilhadeira voltada para gerar economia, aumento de produtividade e vendas no ramo de movimentação

Leia mais

Atenção à troca de pneus

Atenção à troca de pneus Técnica Atenção à troca de pneus m procedimento que a princípio parece não ter muitos segredos, a troca de pneus apresenta importantes detalhes e relação direta com os componentes de suspensão, que muitas

Leia mais

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I

MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MÁQUINAS PARA PREPARO DO SOLO PARTE I LEB0432 Máquinas e Implementos Agrícolas Prof. Leandro M. Gimenez 2016 159 EFICIÊNCIA EM TRAÇÃO E DEMANDA DE ENERGIA

Leia mais

PROCEDIMENTOSPARAPRESTAÇÃO DESERVIÇOSDEPNEUS

PROCEDIMENTOSPARAPRESTAÇÃO DESERVIÇOSDEPNEUS PROCEDIMENTOSPARAPRESTAÇÃO DESERVIÇOSDEPNEUS A LeasePlan Portugal congratula-se por contar com a vossa organização entre aquelas que colaboram com a nossa empresa e que têm como primeiro objectivo oferecer

Leia mais

TM053 Fundamentos de Dinâmica Veicular

TM053 Fundamentos de Dinâmica Veicular TM053 Fundamentos de Dinâmica Veicular Capítulo 1 Características dos Pneus Referência: Nicolazzi, Lauro Cesar. Uma introdução à modelagem quase-estática de automóveis. Publicação interna do GRANTE, Departamento

Leia mais

Lisboa, 15 de Outubro de 2011 Elaborado por: Diogo Nascimento Joana Nascimento

Lisboa, 15 de Outubro de 2011 Elaborado por: Diogo Nascimento Joana Nascimento Lisboa, 15 de Outubro de 2011 Elaborado por: Diogo Nascimento Joana Nascimento Principais grupos/sistemas no veiculo automóvel Motor Sistema de transmissão Sistema de travagem Sistema de suspensão Pneumáticos

Leia mais

Pneu faz a diferença

Pneu faz a diferença Pneus escolha certa Pneu faz a diferença Na hora de comprar um pneu para o seu trator, é necessário que você saiba onde irá usá-lo Este artigo foi elaborado com o objetivo de ajudá-lo a escolher o pneu

Leia mais

KIT E ROLAMENTO DA SUSPENSÃO Recomendações

KIT E ROLAMENTO DA SUSPENSÃO Recomendações KB-M/PT/02-12/2015 KIT E ROLAMENTO DA Recomendações Deve substituir o rolamento da suspensão e o isolante quando substituir o amortecedor; o rolamento da suspensão e os isolantes devem ser sempre substituídos

Leia mais

MANUTENÇÃO BÁSICA VALE A PENA! SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE CORTE ÍNDICE DE CONTEÚDOS G U I A PA R A S E R R A S D E F I TA

MANUTENÇÃO BÁSICA VALE A PENA! SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE CORTE ÍNDICE DE CONTEÚDOS G U I A PA R A S E R R A S D E F I TA MANUTENÇÃO BÁSICA VALE A PENA! São necessárias manutenções periódicas nas máquinas de serras de fita para manter um corte apropriado e eficiente, para as superligas atuais, isto é mais importante do que

Leia mais

RETROESCAVADORA DEM 310

RETROESCAVADORA DEM 310 RETROESCAVADORA DEM 310 Projetado para realizar trabalhos de escavação, carregamento e descarregamento. Na retroescavadora é utilizada a transmissão hidromecânica de um dos maiores produtores do mundo

Leia mais

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Modelo... Van/Furgão Motor... Ford Duratorq 2.4 L TDCI Número de cilindros... 4 Potência (cv/rpm)... 115,6 (85 kw)/ 3.500 Torque (kgfm/rpm)... 31,63 (310 Nm)/

Leia mais

Fotos para fi ns ilustrativos.

Fotos para fi ns ilustrativos. linha attack Fotos para fi ns ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. FICHA TÉCNICA MOTOR Motor Modelo Número de Cilindros Cilindrada (cm³) Potência Nominal NBR ISO 1585

Leia mais

Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN RUA JOSE CANELLAS, 258 C.N.P.J / SETOR DE LICITAÇÕES

Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN RUA JOSE CANELLAS, 258 C.N.P.J / SETOR DE LICITAÇÕES ATA DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS E DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO DA LICITAÇÃO SOB A MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL Nº 67/2018 Ao(s) Quatro dia(s) do mês de Maio do ano de Dois Mil e Dezoito, às Nove Horas,

Leia mais

SC811. Aplicação: Características: Pneu radial de carga; Eixo livre; Pisos pavimentados de curtas, médias e longas distâncias.

SC811. Aplicação: Características: Pneu radial de carga; Eixo livre; Pisos pavimentados de curtas, médias e longas distâncias. SC811 Pneu radial de carga; Eixo livre; Pisos pavimentados de curtas, médias e longas distâncias. Ombros arredondados para minimizar o efeito do arraste lateral em manobras; Desenho que proporciona menor

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS PARA PNEUS DE PASSAGEIRO, SUV E 4X4

CATÁLOGO DE PRODUTOS PARA PNEUS DE PASSAGEIRO, SUV E 4X4 CATÁLOGO DE PRODUTOS PARA PNEUS DE PASSAGEIRO, SUV E 4X4 2015 Centros de P&D Localização: - European Technical Center, no Reino Unido - European R&D Center, em Hannover - Alemanha - North American R&D

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO TRICICLO ELÉTRICO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO TRICICLO ELÉTRICO MANUAL DO PROPRIETÁRIO TRICICLO ELÉTRICO v.01 AVISO IMPORTANTE! ESPECIFICAÇÕES RECARREGUE A BATERIA IMEDIATAMENTE APÓS O USO Jamais armazenar o equipamento com pouca ou nenhuma carga. Motor: Potência:

Leia mais

Relatório de inspeção

Relatório de inspeção Relatório de inspeção Máquinas pesadas Máquina Data 24/10/2017 Empresa ANDRADE GUTIERREZ Local PARAUAPEBAS - OUT 2017 Técnico Marcus Lacerda Informações do equipamento ID / Frota SÃO SEBASTIÃO DE UATUMA

Leia mais

Trelleborg soluções completas em pneus e rodas

Trelleborg soluções completas em pneus e rodas Trelleborg soluções completas em pneus e rodas Patrocinador Oficial Baixe gratuitamente o Aplicativo Tire ibrochure Linha Radial Pneus TM TM1060 TM700 ProgressiveTraction TM TM1000 HIGH POWER Pneus projetados

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PNEUS NA LIMPEZA URBANA

GERENCIAMENTO DE PNEUS NA LIMPEZA URBANA GERENCIAMENTO DE PNEUS NA LIMPEZA URBANA Eng. Laércio Almeida Rodrigues www.jrodriguestreinamentos.com PNEU... É UM ANEL DE BORRACHA, INFLADO A FLUIDO, QUE REVESTE AS RODAS DOS VEÍCULOS, SENDO O ÚNICO

Leia mais

Twin Radial. Valor à primeira vista.

Twin Radial. Valor à primeira vista. Twin Radial. Valor à primeira vista. Baixe gratuitamente o Aplicativo Tire ibrochure Twin Radial. Valor à primeira vista. O design único da banda de rodagem da linha Twin Radial a a flutuação do pneu e

Leia mais

FM 6x4 R. Folha de Especificação Técnica Emissão: out-07

FM 6x4 R. Folha de Especificação Técnica Emissão: out-07 Folha de Especificação Técnica Emissão: out-07 1 Dimensões (mm) Pneus 11.00R22 Rígidos Cabine L1EH1 L1EH1 L1EH1 L1EH1 L1EH1 A - Entreeixos 3400 3700 4300 4600 4900 B - Distância entreeixos teórica 4085

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO PNEU...4 INTERPRETANDO O PNEU...7 CONSTRUÇÃO DO PNEU Índice de carga e velocidade...12 GUIA DE DANOS E DESGASTE...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO PNEU...4 INTERPRETANDO O PNEU...7 CONSTRUÇÃO DO PNEU Índice de carga e velocidade...12 GUIA DE DANOS E DESGASTE... Pneus de Carga Pneus de Carga SUMÁRIO APRESENT DO PNEU...4 INTERPRETANDO O PNEU...7 CONSTRUÇÃO DO PNEU...10 Índice de carga e velocidade...12 GUIA DE DANOS E DESGASTE...20 Penetração e danos do percurso...20

Leia mais

Portaria n.º 227, de 21 de setembro de 2006.

Portaria n.º 227, de 21 de setembro de 2006. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 227, de 21 de setembro de

Leia mais

rodas E rodízios PNEUs E CÂMaras

rodas E rodízios PNEUs E CÂMaras rodas E rodízios PNEUS E CÂMARAS 1 2 ÍNDICE PNEUS E CÂMARAS DE AR....Pág. 3 PVC COM REVESTIMENTO EM BORRACHA COM NÚCLEO PVC....... Pág. 7 SUPORTES ROLANTES............. Pág. 3 BORRACHA (PRETA - LINHA LEVE)..............

Leia mais

Seja bem vindo a Big Tires!

Seja bem vindo a Big Tires! Seja bem vindo a Big Tires! A Big Tires é uma marca inovadora que busca atender os clientes com qualidade e eficiência. Nosso objetivo é oferecer segurança, credibilidade e confiança para os nossos clientes,

Leia mais

V6L V8L V8L V8L V9L W8C W9C DW9

V6L V8L V8L V8L V9L W8C W9C DW9 Fretamento A linha de veículos fretamento da Volare é o melhor investimento em qualidade e conforto para você. É a combinação entre economia e rentabilidade aliados à segurança e conforto para os passageiros

Leia mais

a Mundialmente Famosa

a Mundialmente Famosa a Mundialmente Famosa TRAKRITE WHEEL ALIGNMENT RANGE Trakrite Manómetro de KPi, Avanço (Caster) e Sopé (Camber) N.º de peça: 77099 Instruções Especificação: Medidor de inclinação com graduação fixa de

Leia mais

O pneu Goodyear mais resistente para o serviço fora de estrada* No trânsito, a vida vem primeiro. goodyear.com.br

O pneu Goodyear mais resistente para o serviço fora de estrada* No trânsito, a vida vem primeiro. goodyear.com.br MÁXIMA NOVO! OTR O pneu Goodyear mais resistente para o serviço fora de estrada* Tec ad nolog ia avançada OFF - Ro» O MÁXIMO em resistência com composto extrarresistente para o serviço fora de estrada»

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA:

MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA: MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA: TMG2T TMG4T TMG6T TMG8T TMG10T TMG12T TMG20T TMG32T TMG50T www.tanderequipamentos.com.br assistencia@tanderequipamentos.com.br MACACO HIDRÁULICO INSTRUÇÕES

Leia mais

1O básico BÁSICO CINTO DE SEGURANÇA ÁLCOOL VELOCIDADE CARTA DE CONDUÇÃO CONVIVIALIDADE LEIS FÍSICAS TRAJECTOS LONGOS INTEMPÉRIES CARGA AUTOMOBILISTA

1O básico BÁSICO CINTO DE SEGURANÇA ÁLCOOL VELOCIDADE CARTA DE CONDUÇÃO CONVIVIALIDADE LEIS FÍSICAS TRAJECTOS LONGOS INTEMPÉRIES CARGA AUTOMOBILISTA 1O básico 03 Antes de arrancar A posição ao volante Para garantir a sua segurança, instale-se correctamente atrás do volante. Regule ou verifique sucessivamente: R o banco por forma a poder desembraiar

Leia mais

Código ET AGRALE S.A. Data ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 04/03/2015 MA9000VL - ABS. OBS: Foto apenas ilustrativa.

Código ET AGRALE S.A. Data ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 04/03/2015 MA9000VL - ABS. OBS: Foto apenas ilustrativa. AGRALE S.A. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Código ET 650.103 Data 04/03/2015 MA9000VL - ABS OBS: Foto apenas ilustrativa. AGRALE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PRODUTO: CHASSI MODELO: VOLARE V9L CÓDIGO 6025.000.500.00.0

Leia mais

Indicação técnica para O-Rings

Indicação técnica para O-Rings Indicação técnica para O-Rings Efeito de vedação O-Ring é um elemento de vedação na qual fluidos e gases podem ser vedados com segurança. O efeito de vedação ocorre na montagem resultante da compressão

Leia mais