MANUAL DO HÓRUS COMPONENTE ESTRATÉGICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO HÓRUS COMPONENTE ESTRATÉGICO"

Transcrição

1 1 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos Coordenação-Geral de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos MANUAL DO HÓRUS COMPONENTE ESTRATÉGICO Brasília 2014

2 2 Sumário Módulo 1: Introdução Módulo 2: Scaweb Módulo 3: Cadastro Módulo 4: Entrada Módulo 5: Movimentações Módulo 6: Dispensação Módulo 7: Relatórios Módulo 8: Orientações Gerais

3 3 MÓDULO 1: CONHECENDO O HÓRUS

4 4 INTRODUÇÃO Sobre o HÓRUS O Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica - HÓRUS, foi desenvolvido para fornecer informações fidedignas sobre o acesso, o perfil de utilização, a demanda e o estoque de medicamentos. Sua construção foi realizada conjuntamente pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e pela Secretaria Municipal de Saúde do Recife (SMS-Recife). Além disso, houve apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O HÓRUS visa contribuir para a qualificação da Gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas federativas, permitindo-lhes: Conhecer o perfil de acesso e utilização de medicamentos pelos usuários; Contribuir para a formação da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica; Aumentar a qualificação da Atenção à Saúde da população assistida; Avançar na ampliação do acesso e do Uso Racional de Medicamentos; Aperfeiçoar os mecanismos de controle e aplicação dos recursos financeiros; Monitorar e avaliar as ações da Assistência Farmacêutica no país; Melhorar o planejamento de ações e serviços de saúde;

5 5 A adoção do HÓRUS na Assistência Farmacêutica traz benefícios tanto para quem trabalha como para quem é assistido nos serviços de saúde. A tabela a seguir resume os principais benefícios do HÓRUS para os diferentes atores envolvidos: Benefícios do HÓRUS Gestores Controle dos recursos investidos em medicamentos; Redução das perdas e das interrupções do fornecimento de medicamentos com a melhoria do controle de estoque; Elaboração de indicadores que auxiliem no planejamento, no monitoramento e na avaliação das ações de Assistência Farmacêutica; Inclusão automática dos dados na Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica; Obtenção de relatórios com informações comparáveis e fidedignas; Profissionais Conhecimento dos agravos mais prevalentes na comunidade e do perfil de utilização de medicamentos pela população local; Rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados; Aprimoramento dos serviços e realização de intervenções que contribuam para a melhoria do acesso e promoção do Uso Racional de Medicamentos; Realização de estudos sobre utilização de medicamentos; Disponibilização de mais tempo e informação para realizar atividades assistenciais. Usuários Agendamento das dispensações de medicamento; Agilidade no atendimento; Obtenção de informações sobre os medicamentos em linguagem adequada; Uso Racional de Medicamentos; Melhoria da atenção, do cuidado e da qualidade de vida; Avaliação do serviço prestado; Ampliação do acesso a medicamentos no SUS.

6 6 Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica A Portaria Nº 271, de 27 de fevereiro de 2013 instituiu a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica, que reúne dados relativos às entradas, saídas e dispensações dos medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME). Todos os entes federativos devem alimentar essa Base, de acordo com os cronogramas pactuados. Segundo o Art. 2, 4º, dessa portaria: o uso do HÓRUS afasta a necessidade de desenvolvimento de solução informatizada para transmissão dos dados de que trata este artigo. Assim, todos os dados das unidades que usam HÓRUS serão inseridos automaticamente na Base Nacional. Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica Esse Componente disponibiliza medicamentos para os Programas Estratégicos de Saúde, como Tuberculose, Hanseníase, Endemias Focais, DST/AIDS e Coagulopatias. Ao longo do tempo, passou a assistir, também, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e à Política Nacional de Alimentação e Nutrição. O Ministério da Saúde considera como estratégicos os medicamentos utilizados nas doenças de perfil endêmico e de impacto socioeconômico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas. Em geral, os medicamentos estratégicos são financiados e adquiridos pelo Ministério da Saúde e, depois, repassados aos Estados. Após armazená-los, as Secretarias Estaduais de Saúde devem distribuí-los para suas unidades e para os municípios. O HÓRUS foi configurado para gerenciar e reunir as informações de todos os componentes da Assistência Farmacêutica: Básico, Estratégico, Especializado e Indígena. Este manual explorará as particularidades do Componente Estratégico e sua utilização na Esfera Estadual.

7 7 Fluxo da Assistência Farmacêutica O HÓRUS integra os serviços de Assistência Farmacêutica em vários níveis (Fig.1). Internamente, é possível registrar entradas, saídas e dispensações, bem como distribuir produtos para os departamentos. Externamente, os produtos podem ser movimentados entre Almoxarifados/Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Farmácias/Unidades de Saúde. Figura 1. Fluxo de produtos via HÓRUS O Ministério da Saúde adquire os produtos de forma centralizada e, em seguida, os envia para o Almoxarifado Central/CAF do Estado. Este deve distribuí-los para suas próprias unidades de esfera estadual, municípios e/ou para as Regionais Estaduais de Saúde. As farmácias contidas em Unidade de Saúde podem distribuir os produtos internamente, entre departamentos, dispensá-los para os usuários ou remanejá-los para outros estabelecimentos do mesmo nível. Já as farmácias em edificação exclusiva, normalmente, só podem remanejá-los ou dispensá-los.

8 8 Requisitos do Sistema Os Componentes Básico e Estratégico são responsáveis pelo HÓRUS Básico- Estratégico, um projeto conjunto. Para implantá-lo, é necessário computador, impressora e acesso à internet. Esta é configuração mínima para utilizar o sistema: Microcomputador Pentium III, 128 MB de memória; Internet Explorer 7, 8 ou Firefox 3.5; Impressora: matricial, jato de tinta ou laser; Conexão de acesso à internet de 1 MB; Java: (gratuito); Adobe Reader: (gratuito). Perfis de Acesso Os gestores estaduais têm acesso à maioria das funcionalidades do HÓRUS, mas as ferramentas disponibilizadas para seus estabelecimentos de saúde dependerão da organização e da rotina de trabalho, que geram perfis de acesso distintos (Fig. 2). Assim, há, os seguintes perfis: Perfis de Acesso Gestor Estadual Regional de Saúde Almoxarifado CAF Farmácia Unidade de Saúde Visualizador Estadual Acesso a todas as funcionalidades e às informações dos estabelecimentos da Esfera Estadual. Acesso à distribuição de produtos para outras unidades, com ou sem HÓRUS implantado. Pode possuir, também, perfil de almoxarifado ou de almoxarifado + farmácia/unidade de saúde. Acesso à distribuição de produtos para outras unidades, com ou sem HÓRUS implantado. Pode possuir, também, perfil de farmácia/unidade de saúde. Acesso à solicitação, ao recebimento e à dispensação de produtos. Utilizado por profissionais de saúde para informatizar sua rotina de trabalho. Acesso aos relatórios dos estabelecimentos de Esfera Estadual. Esse perfil não permite a inclusão e alteração de informações.

9 9 PERFIS DE ACESSO SES Gestor estadual Visualizador estadual Perfil de Acesso Fluxo de níveis CAF Estadual Gestor estadual Visualizador estadual Almoxarifado/CAF Farmácia/Unidade de Saúde Regional Estadual Regional de saúde Almoxarifado/ CAF Farmácia/Unidade de Saúde Município Gestor municipal Almoxarifado/CAF Farmácia/Unidade de Saúde Unidades de Dispensação Farmácia/ Unidade de Saúde Figura 2. Perfis de Acesso ao HÓRUS segundo estabelecimento e esfera de atuação.

10 10 Implantando o HORUS Recomenda-se que o HÓRUS seja implantado primeiramente no Almoxarifado Central (ou CAF) para que, em seguida, seja expandido para os demais estabelecimentos do Estado. A implantação é composta das seguintes etapas: A Coordenação de Assistência Farmacêutica do Estado, ou autoridade competente, deve preencher o Cadastro de Adesão ao HÓRUS no site O Secretário Estadual de Saúde deve assinar o Termo de Adesão ao HÓRUS. Os profissionais que utilizarão o HÓRUS devem fazer o Curso de Capacitação. A Coordenação de Assistência Farmacêutica do Estado deve solicitar ao DAF, através de ofício, a disponibilização de técnicos para apoiar o processo de implantação. Enviar o ofício para o horus.estrategico@saude.gov.br. Observação: para efetuar a implantação é imprescindível fazer o inventário prévio dos medicamentos que serão gerenciados e os cadastros básicos do sistema. O inventário é o procedimento pelo qual se realiza a contagem de todos os produtos do estoque, verificando, também, os lotes e a validade. Recomenda-se ao farmacêutico a realização de inventários periódicos, a fim de corrigir discrepâncias entre os registros e o estoque físico. Após fazer o inventário destinado à implantação do HÓRUS, comunique à Secretaria Estadual de Saúde, por meio de documento oficial (exemplo: memorando).

11 11 MÓDULO 2: O SCAWEB e o HÓRUS SCAWEB

12 12 O SCAWEB é o sistema que controla o acesso aos sistemas web do Ministério da Saúde. Assim, o primeiro cadastro no SCAWEB é válido para todos os outros sistemas web do Ministério da Saúde. O cadastro único no SCAWEB, contudo, não garante a liberação automática do acesso e uso dos sistemas. Para isso, é preciso permissão da área técnica responsável por um sistema específico. Os sistemas web são aplicações projetadas para serem acessadas pela internet, através de um navegador (Exemplo: Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome). Dessa forma, o HÓRUS pode ser acessado de qualquer computador com conexão à internet, sem necessidade de instalação prévia. O acesso ao HÓRUS se dá sempre via SCAWEB ( que é o ambiente de produção. O operador deve se cadastrar, definir seu perfil de acesso e informar o estabelecimento de saúde onde trabalha. SCAWEBTREINAMENTO O SCAWEB possui uma versão para fins didáticos e para a realização de testes: o SCAWEBTREINAMENTO ( Nesse ambiente de treinamento, os novos operadores podem praticar e explorar todos os recursos do HÓRUS, sem se preocupar com erros, pois o SCAWEBTREINAMENTO é apenas uma simulação do ambiente de produção (SCAWEB) e seus dados não são verdadeiros. Em face disso, todas as explicações desse manual devem ser testadas no SCAWEBTREINAMENTO. Por gerar informações reais, o ambiente de produção só será liberado quando o operador estiver familiarizado com as funcionalidades do HÓRUS.

13 13 Diferenças entre SCAWEB e SCAWEBTREINAMENTO Por ser um ambiente de testes e treinamento, o SCAWEBTREINAMENTO pode apresentar opções e/ou funções que ainda não foram implantadas no SCAWEB, bem como alguns erros. Fique atento às seguintes características para diferenciar os dois ambientes: Barra de endereços Após entrar no SCAWEB, o endereço do site mostrado no navegador será o seguinte: Já no SCAWEBTREINAMENTO, o endereço do site não começa por scaweb, mas sim por aplicação-treinamento. Selo vermelho O HÓRUS apresentará um destes selos em sua lateral direita quando estiver sendo acessado via SCAWEBTREINAMENTO:

14 14 Cadastrando-se no SCAWEB/SCAWEBTREINAMENTO As funcionalidades do SCAWEBTREINAMENTO são idênticas às do ambiente de produção (SCAWEB). Por isso, a tela inicial é exatamente a mesma nos dois sistemas: Para começar, clique em Cadastro de Novo Usuário. Na tela a seguir, preencha os dados pessoais (nome, , CPF) e do Órgão em que trabalha (bairro, CEP e endereço). Para esfera de atuação: selecione a opção Estadual. Observe que os campos País, Cidade e Órgão são campos de preenchimento com pesquisa. Digite o nome e clique em Pesquisar. Uma pequena janela abrirá mostrando a lista de locais disponíveis. Clique no resultado desejado. Atenção: Se o procedimento não for realizado exatamente dessa forma, a seguinte mensagem será exibida quando você tentar gravar as informações: Por fim, preencha o DDD, o telefone e justifique o motivo pelo qual você deseja acessar o HÓRUS (exemplo: acesso ao ambiente de treinamento do HÓRUS). Digite o código de

15 15 verificação, clique em Gravar. Observe, na figura abaixo, um exemplo de preenchimento do cadastro de usuário: Após Gravar, clique em OK para confirmar o envio dos dados:

16 16 Role a tela para baixo. Será exibida uma lista com todos os sistemas disponíveis no SCAWEB/SCAWEBTREINAMENTO. Selecione a opção HÓRUS BÁSICO/ESTRATÉGICO e clique em Confirmar. Em seguida, clique em Informar Perfil :

17 17 Escolha o Perfil de Acesso. Em Esfera de Atuação, selecione HÓRUS-BÁSICO. Digite o nome da unidade em que trabalha e clique em Pesquisar. Após preencher todos os dados, clique em Incluir. Escolha o Perfil de Acesso de número I. Os perfis II e III são disponibilizados apenas para operadores responsáveis por dois ou mais estabelecimentos da mesma natureza. A esfera de atuação do estabelecimento deve ser informada na primeira tela do cadastro. No cadastro de perfil, selecione HÓRUS-BÁSICO. O Perfil cadastrado será exibido em uma tabela, logo abaixo. Clique em Finalizar.

18 18 A seguinte caixa de diálogo será exibida. Clique em OK. Mande um para horus.estrategico@saude.gov.br e solicite a liberação da senha provisória de acesso. Ela será enviada para o cadastrado anteriormente. Primeiro Acesso ao HÓRUS Após receber o com a senha provisória, acesse o SCAWEBTREINAMENTO ou o SCAWEB. Digite o cadastrado, clique, caractere por caractere, na senha e, depois, em Acessar.

19 19 Escolha uma nova senha de, no mínimo, 6 caracteres, misturando números e letras. Para concluir a operação, clique em Alterar. Essa será a senha definitiva do HÓRUS. Caso esqueça a senha, clique em Lembrar Senha na tela inicial. Uma nova senha será enviada para seu . Se ficar 45 dias sem acessar o sistema, a senha expirará. Envie um para horus.daf@saude.gov.br para reativá-la. Para solicitar alterações no cadastro do operador, como dados pessoais, perfil de acesso, bloqueio ou cancelamento de usuário, envie um para horus.daf@saude.gov.br; Por fim, faça o login com seu e a senha definitiva. O cabeçalho do HÓRUS apresentará o nome do operador, o perfil e o estabelecimento de saúde vinculado.

20 20 OPERAÇÕES BÁSICAS DO HÓRUS Essas operações estarão presentes em todas as funcionalidades do HÓRUS. Preenchimento de Campos No HÓRUS, o preenchimento de campos varia conforme sua natureza: Preenchimento manual Esses campos são os mais frequentes no HÓRUS e devem ser preenchidos através da digitação dos dados: Preenchimento com pesquisa Esses campos possuem botão de busca adjacente. Digite os dados (pelo menos quatro letras) e clique na busca. Os resultados serão exibidos abaixo. Clique no item desejado: Atenção: os resultados também podem aparecer em janela pop-up. Clique no item desejado para selecioná-lo. O texto escolhido será transferido para o campo: Preenchimento por seleção

21 21 Esse tipo de campo fornece uma lista pré-estabelecida de opções, entre as quais o operador deve selecionar aquela(s) desejada(s). Os exemplos a seguir mostram alguns tipos de preenchimento por seleção. Menus contém uma lista de opções. Para mostrá-las, clique na seta: Em seguida, selecione a opção desejada: O campo será preenchido com a opção selecionada: Múltipla Escolha esses campos permitem marcar apenas uma dos itens apresentados. Para isso, clique na opção desejada: Calendário - os campos de data admitem preenchimento manual ou por seleção. Escolha a forma que preferir. No preenchimento manual, a data deverá ser digitada normalmente:

22 22 No preenchimento por seleção, é necessário clicar no ícone do calendário, adjacente ao campo, e, em seguida, selecionar o dia desejado: Para selecionar o dia atual, basta clicar em Today. As setas simples (>) mudam os meses, enquanto duplas (>>) mudam os anos. O campo será preenchido com a data selecionada: Caixa de opções permitem selecionar livremente a quantidade de itens da lista. Para isso, selecione os itens desejados e clique na sela simples: Os itens selecionados serão deslocados para a caixa à direita ( Itens Adicionados ). Você pode continuar selecionando tantos itens quanto for necessário:

23 23 Para selecionar todos os itens, clique na seta dupla (>>): Todos os itens serão deslocados para área de Itens Adicionados : Também é possível voltar os itens para a caixa anterior ( Itens Disponíveis ) clicando nas setas de sentido contrário: Os itens selecionados serão devolvidos para área de Itens Disponíveis :

24 24 Preenchimento automático Os campos com fonte ou fundo cinza são preenchidos automaticamente pelo sistema. Você não conseguirá preenchê-los ou editá-los. Campo de fonte cinza: Campo de fundo cinza: Preenchimento obrigatório Os campos marcados com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório. Você não conseguirá concluir as operações sem preenchê-los. Consulta ou Pesquisa É possível fazer buscas no HÓRUS, utilizando, pelo menos, um filtro. Recomenda-se realizar esse procedimento antes de efetuar novos registros, a fim de evitar duplicidade de informações. Consulta Esse comando direciona para outra tela, onde será feita a busca propriamente dita. Clique no botão consultar: Na tela de busca, digite a(s) palavra(s)-chave e clique no botão pesquisar: ESTANTE

25 25 Pesquisa Esse comando permite pesquisar diretamente na tela inicial do menu. Na tela inicial, digite a(s) palavra(s)-chave e clique em pesquisar: MARIA DA SILVA Resultados Caso haja, os resultados serão exibidos em uma tabela, logo abaixo: A mensagem Sem informações para consulta ou Nenhum registro encontrado indica que não existem registros compatíveis com a busca no sistema. Salvar/Gravar O HÓRUS de desconecta quando o operador fica alguns minutos sem utilizá-lo. Por isso, salve as informações periodicamente para evitar a perda de dados. Preencha os campos obrigatórios e clique em Salvar. Observe, no topo da página, a resposta do sistema: Dados inseridos com sucesso indica que os dados foram salvos corretamente. Dados já cadastrados indica que já existem dados semelhantes no sistema. Obrigatório indica que faltou preencher algum campo obrigatório. Editar Para editar as informações cadastradas faça uma consulta/pesquisa e clique no botão de edição, exibido na tabela de resultados:

26 26 Modifique as informações que desejar e clique em salvar: Excluir Para excluir os dados cadastrados, faça uma consulta/pesquisa e clique em excluir: O aviso abaixo será exibido. Clique em OK. Observe, no topo da página, a resposta do sistema: Registro excluído com sucesso indica que o registro foi apagado corretamente. O registro não pode ser excluído, pois está sendo utilizado indica que existem dados vinculados ao registro. Nesse caso, desvincule esse registro de outros dados antes de apagá-lo. Caso não seja possível desvincular os dados, inative o registro. Situação de Registro Os registros podem ser Ativos ou Inativos. Os registros ativos podem ser utilizados no dia-a-dia, enquanto os inativos ficam apenas gravados no sistema, sendo impossível utilizá-los. Para mudar a situação de um registro, troque a opção Registro Ativo e clique em salvar:

27 27 Estornar O estorno corrige o armazenamento errôneo de produtos, retirando-os do estoque. Para isso, faça uma consulta/pesquisa do produto e clique em Estornar : O aviso abaixo será exibido. Clique em OK. A mensagem Não foi possível concluir o estorno, pois já foram feitas saídas utilizando produtos desta entrada indica que já houve movimentação de produtos da entrada e, por isso, não será possível fazer o estorno. Nesse caso, a correção do estoque deve ser feita através da movimentação Ajuste de Estoque (menu Entrada Produto ou menu Saídas Diversas) Imprimir ou Baixar Relatório Algumas funcionalidades permitem imprimir ou gerar arquivos.xml após a conclusão da operação.

28 28 Impressão Clique em Imprimir. Selecione Download, caso queira gravar o relatório em seu computador, ou em Abrir com para abrir o arquivo sem salvar. Em seguida, clique em OK. Por fim, imprima o relatório dentro do Adobe Reader. Gerar.XML Clique em.xml. Clique em OK.

29 29 Selecione Download, caso queira gravar o arquivo.xml em seu computador, ou em Abrir com para abrir o arquivo sem salvar. Em seguida, clique em OK.

30 MÓDULO 3: CADASTROS BÁSICOS 30

31 31 CADASTROS BÁSICOS O registro dos cadastros básicos é o passo inicial para utilização das demais funcionalidades do sistema (entrada de produtos, movimentação, dispensação, entre outros). Há sete tipos de cadastros que variam conforme o perfil de acesso do operador: Usuário SUS Todo usuário atendido deve ser cadastrado no HÓRUS. Sem esse cadastro não será possível registrar as dispensações. Estabelecimento de Saúde Devem ser cadastrados para vincular o operador do HÓRUS ao seu local de trabalho e registrar as movimentações dos produtos (CAF Acre; Coordenadoria Regional de Saúde Alagoas, etc.). Localização Física Permite selecionar o local físico onde os produtos serão estocados no momento da entrada (estantes, pallets, prateleiras, etc.). Origem Receita Informa a procedência das prescrições, no registro de dispensação (hospitais, CAPS, etc.). Subgrupo Origem Receita Detalha a origem de receita, especificando-a (Hospital Estadual XYZ, CAPS 12, etc.). Departamento Permite registrar a distribuição interna de produtos para os setores do estabelecimento de saúde onde o HÓRUS está implantado e onde haverá consumo final do produto para saúde (sala de nebulização, sala de curativo, consultórios, etc.). Farmacêutico Permite cadastrar o farmacêutico responsável pelo estabelecimento.

32 32 Observações: O cadastro de Usuário SUS é nacional, ou seja, assim que um estabelecimento cadastrar um usuário, todo o país poderá utilizar esse cadastro; Os cadastros de Estabelecimento de Saúde, de Origem de Receita e de Subgrupo de Origem de Receita são estaduais, ou seja, quando um estabelecimento realizar esses cadastros, os demais estabelecimentos do mesmo estado também poderão utilizálos; Os cadastros de Departamento e de Localização Física são visualizados apenas no estabelecimento de saúde que realizou o cadastro.

33 33 Cadastro de Usuário SUS Os usuários atendidos devem ser cadastrados, para permitir o registro das dispensações. Por isso, esse cadastro é pré-requisito da função Dispensação. Selecione Usuário SUS no menu Cadastro. Insira os dados do usuário (nome, nome da mãe, etc.) e clique em Pesquisar. MARIA Os resultados serão exibidos abaixo. Localize usuário desejado e clique em Editar.

34 34 A mensagem exibida na figura abaixo indica que o usuário não foi sincronizado com a base de dados do Cartão Nacional de Saúde CADSUS WEB. Clique em Novo para continuar. Clique em Sim para confirmar seu redirecionamento ao site do CADSUS WEB. Digite o código do seu estabelecimento, o usuário, a senha e depois clique em Acessar. Caso não tenha acesso ao CADSUS WEB, solicite uma senha à Secretaria Estadual de Saúde ou ao órgão competente.

35 35 No ambiente de treinamento, use a seguinte senha de acesso: Código = CADSUS Usuário = CADSUS Senha = senha É importante ressaltar que estamos no ambiente de treinamento. Portanto, esse Login não funcionará no ambiente de produção. Clique em Ok para prosseguir. Escolha um dos parâmetros abaixo para buscar o usuário. Clique em Procurar usuário idêntico se tiver certeza dos dados digitados. Caso contrário, clique em Procurar usuário similar.

36 36 Agora, poderão ocorrer duas situações: ou o usuário é totalmente novo ou o usuário já possui cadastro no CADSUS WEB, mas ainda não foi integrado ao HÓRUS. 1ª Situação Se o usuário for novo no CADSUS WEB, a seguinte caixa será exibida. Clique em Sim para continuar.

37 37 Preencha os campos obrigatórios e clique em Gravar. Você também pode preencher as informações opcionais para melhorar a qualidade do cadastro.

38 Agora, preencha os campos obrigatórios da aba Contatos e clique em Gravar. 38

39 39 Selecione a forma de impressão, caso deseje imprimir o CNS, e depois clique em Voltar para o HÓRUS. Observação: pedimos desculpas, pois o botão Voltar para o HÓRUS encontra-se temporariamente desconfigurado.

40 As informações cadastradas no CADSUS WEB serão transferidas para o HÓRUS. 40

41 41 Os campos em cinza só podem ser alterados via CADSUS WEB ou são gerados automaticamente. Já os campos em branco podem ser completados dentro do HÓRUS, caso deseje melhorar a qualidade dos cadastros: Unidade de Referência: Permite vincular o usuário à unidade de saúde básica que o assiste. Nº Prontuário: Permite informar o Nº do prontuário do paciente no sistema. Nome/CPF do Responsável: Podem ser informados para usuários menores de idade ou que possuam cuidadores. Programa de Saúde: É importante vincular o usuário aos programas de saúde para facilitar seu acompanhamento, bem como subsidiar o planejamento das ações de saúde. Para isso, selecione os programas de saúde nos quais o usuário está cadastrado. Se o estado possuir outros programas que não estão disponíveis no HÓRUS, solicite a inclusão ao gestor federal. Observação Digite neste campo outros dados relevantes sobre o usuário. Essa informação será visualizada na tela de dispensação. Exemplo: alergia a medicamentos. Registro ativo Selecione sim para usuários ativos ou não para usuários inativos. Por fim, clique em Salvar. A mensagem Dados inseridos com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente.

42 42 Por utilizar o CADSUS WEB, o cadastro de usuários no HÓRUS poderá ser utilizado por todos os estados e municípios do país. É recomendado, portanto, exigir documento de identificação para garantir a digitação correta dos dados e/ou evitar a duplicidade de cadastros. 2ª Situação Se o usuário já foi cadastrado no CADSUS WEB, mas ainda não foi integrado à base do HÓRUS, o resultado da busca será exibido logo abaixo. Para visualizar os dados, clique em. Se for necessário editá-los, clique em e siga os mesmos passos explicados anteriormente. Caso deseje importar os dados automaticamente, sem modificá-los, clique em opcionais do HÓRUS. e complete apenas as informações

43 43 Cadastro de Estabelecimento de Saúde É necessário cadastrar os estabelecimentos que utilizarão o HÓRUS e aqueles que, embora não utilizem o HÓRUS, receberão produtos para dispensação ou uso interno. O estabelecimento deve possuir Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para ser inserido no HÓRUS. Caso não possua CNES, use o da Secretaria Estadual de Saúde. Selecione Estabelecimento de Saúde no menu Cadastro. Faça uma busca para checar se o estabelecimento já foi cadastrado.

44 44 Se o estabelecimento não tiver sido cadastrado, o sistema apresentará a mensagem Sem informações para consulta. Para cadastrá-lo, clique em Voltar. De volta à tela inicial, preencha os campos conforme o exemplo abaixo.

45 45 Instrução para preenchimento de campos: Nome Insira o nome do estabelecimento. Código CNES/Descrição Insira o código CNES do estabelecimento ou, caso não haja CNES próprio, o da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Atenção: as Regionais de Saúde que possuem CNES devem se cadastrar utilizando o próprio número (e não o da Secretaria Estadual de Saúde). Farmacêutico Responsável: É possível cadastrar o farmacêutico responsável pelo estabelecimento. Para isso, digite o nome do farmacêutico e faça a busca. Esse campo é de preenchimento opcional. Cabeçalhos 1, 2 e 3 Para identificação dos documentos emitidos pelo HÓRUS é preciso configurar o cabeçalho. Digite as informações do cabeçalho conforme os dados do estado. Para inserir o logotipo do estabelecimento ou da Secretaria Estadual de Saúde, clique em Selecionar. Localize a imagem salva em seu computador e clique em Abrir. Exemplo de cabeçalho: Tipo de atendimento

46 46 Escolha Básico. É isso mesmo! Lembre-se de que o HÓRUS Básico-Estratégico é um projeto conjunto. Tipo de Estabelecimento Selecione o tipo de estabelecimento Farmácia/Unidade de Saúde, Almoxarifado Central ou Almoxarifado Regional/Regional de Saúde. Esfera Selecione a esfera da federação a que pertence o estabelecimento de saúde. Registro Ativo Selecione Sim, para registro ativo, ou Não, para registro inativo. Por fim, clique em Salvar. A mensagem Dados Inseridos com Sucesso indica que a operação foi realizada corretamente. Caso deseje cadastrar outro estabelecimento, clique no botão Novo e repita o processo.

47 47 Cadastro de Localização Física Os estabelecimentos de saúde devem cadastrar a localização física (estantes, pallets, geladeiras, etc.) onde seus produtos são estocados. Não é obrigatório endereçar todas as localizações, mas é preciso cadastrar ao menos um local, como a sala de estoque. A organização interna das Farmácias e CAFs deve considerar as características de seus itens. O uso de sinalização facilita a organização, a identificação e a localização dos produtos. Selecione Localização Física no menu Cadastro. Antes de cadastrar uma nova localização física, verifique se ela já se encontra no sistema. A mensagem Sem informações para consulta indica que a busca não encontrou resultados. Para retornar à tela de cadastro, clique em Voltar. Digite o nome da localização física e clique em Salvar. A mensagem Dados inseridos com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente. Caso deseje cadastrar outra localização, clique em Novo.

48 48 Cadastro de Origem de Receita A origem de receita indica a procedência das prescrições (pública ou privada). Esse cadastro será utilizado pelo registro de dispensações, possibilitando a emissão de relatórios pelos gestores e profissionais de saúde. Selecione Origem Receita no menu Cadastro. Verifique se a origem de receita já foi cadastrada. A mensagem Sem informações para consulta indica que não houve resultados. Para cadastrar a origem de receita, clique em Voltar. Nomeie a origem da receita e escolha sua origem (pública, privada ou conveniada). Mantenha o registro ativo e clique em Salvar. A mensagem Dados inseridos com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente.

49 49 Cadastro de Subgrupo de Origem de Receita O subgrupo de origem de receita detalha melhor a procedência das prescrições. Esse cadastro também é necessário para efetuar os registros de dispensação. Os cadastros de origem e de subgrupo de origem de receita são prérequisitos para a utilização da funcionalidade Dispensação no HÓRUS. Selecione Subgrupo Origem Receita no menu Cadastro. Verifique se o subgrupo de origem de receita foi cadastrado anteriormente. A mensagem Sem informações para consulta indica que a busca não encontrou resultados. Para cadastrá-lo, clique em Voltar.

50 50 Escolha uma origem de receita já cadastrada. Digite o subgrupo de origem de receita, selecione registro ativo e clique em Salvar. Para cadastrar vários subgrupos simultaneamente, digite o nome dos subgrupos e clique em Adicionar. Observe que todos esses subgrupos estarão vinculados à origem de receita selecionada. Não se esqueça de finalizar o procedimento, clicando novamente em Salvar. Todos os subgrupos abaixo serão vinculados a essa origem.

51 51 Cadastro de Departamento As farmácias alocadas em unidades de saúde podem ser responsáveis pelo armazenamento de produtos que são distribuídos a diversos setores. No HÓRUS, portanto, os departamentos representam todos os setores internos de uma unidade que recebam medicamentos para consumo final. Por exemplo: sala de curativos, sala de nebulização, etc. O cadastro de departamento está disponível apenas para as farmácias ou unidades de saúde, onde há distribuição interna de produtos. Assim, o cadastro de departamentos é pré-requisito para o registro da distribuição interna. Selecione Departamento no menu Cadastro. Digite o nome do departamento a ser cadastrado e clique em Salvar. A mensagem Dados inseridos com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente. Caso deseje cadastrar outro departamento, clique no botão Novo.

52 52 Cadastro de Farmacêutico O HÓRUS permite cadastrar o farmacêutico responsável pelo estabelecimento. Isso é pré-requisito para dispensar medicamentos controlados através do sistema. Selecione Farmacêutico no menu Cadastro. Antes de cadastrar, verifique se o farmacêutico já foi inserido no sistema. A mensagem Sem informações para consulta indica que a busca não encontrou registros semelhantes. Para retornar à tela de cadastro, clique em Voltar. Insira o nome do farmacêutico, o número de conselho, selecione o estado e clique em Salvar. A mensagem Dados inseridos com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente.

53 MÓDULO 4: ENTRADA 53

54 54 ENTRADA Os registros de entrada são utilizados na aquisição e/ou recebimento de produtos pelos estabelecimentos. Há quatro funcionalidades nesse menu: Empenho: permite que o estado acompanhe a execução dos próprios recursos financeiros e a entrega dos produtos; Entrada Produto: registra os dados dos produtos adquiridos por intermédio das compras centralizadas do Ministério da Saúde, por licitação, por empréstimo, entre outros; Ajuste de Lotes: permite alterar os dados relativos ao lote dos produtos, como número do lote, data de validade, fabricante, status de bloqueio e observações; Transferência de Endereço: permite alterar a localização física ou o programa de saúde dos produtos estocados no estabelecimento de saúde.

55 55 Entrada de Produto Sempre que o estabelecimento receber produtos em seu estoque físico (estoque real), ele deverá alimentar o HÓRUS, atualizando, assim, seu estoque virtual. Para isso, podem ser utilizadas as funções Entrada de Produto ou Receber Distribuição (menu Movimentações ). Acesse a opção Entrada Produto no menu Entrada. Em geral, a primeira entrada do HÓRUS é o Saldo de Implantação (registro dos produtos estocados no estabelecimento antes da implantação do sistema). Este procedimento é feito com base nos dados do inventário previamente realizado.

56 56 O Saldo de Implantação será realizado somente no ato de implantação do HÓRUS. As demais entradas devem ser registradas com o tipo de movimentação correspondente (entrada ordinária, entrada eventual, compra direta, etc). A tela a seguir demonstra o preenchimento do saldo de implantação: Instruções para preenchimento dos campos: Status-Trâmite Demonstra a situação do registro de produtos. Não-Armazenado indica que os produtos ainda não foram incluídos no estoque. Após sua inclusão, o status será alterado para Armazenado. Observação: Um erro comum entre os operadores do HÓRUS é tentar armazenar os produtos clicando apenas em Salvar. O armazenamento, entretanto, só será feito através do botão Armazenar. Lembre-se, portanto, de verificar se o status da entrada encontra-se como Armazenado antes de finalizar a operação.

57 57 Fonte Financiamento Indica a origem dos recursos utilizados na aquisição dos produtos. No exemplo, utilizouse a opção Federal porque, no caso dos Programas Estratégicos, os produtos são adquiridos com recursos do Ministério da Saúde. Observação: se parte dos produtos tiver sido adquirida com recursos próprios do estado e outra parte com recursos do Ministério, será necessário fazer dois saldos de implantação. O primeiro listará os medicamentos adquiridos com recursos estaduais (Fonte Financiamento: Estadual ), enquanto o segundo listará aqueles adquiridos pelo Ministério da Saúde ( Fonte Financiamento: Federal ). A opção Federal + Estadual só deve ser utilizada para medicamentos de financiamento compartilhado (ver Portaria GM/MS n. 204, de 29 de janeiro de 2007). Tipo Movimentação Indica a forma como os produtos foram adquiridos saldo de implantação, licitação, empréstimo, transferência, entrada ordinária, etc. Fornecedor/Entidade Indica a procedência dos produtos distribuidor, fabricante ou entidade. As entidades são as instituições como as Secretarias Estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde. No saldo de implantação, seleciona-se a opção Entidade. Documento Indica o tipo de documento (ex: memorando) pelo qual a entidade enviou os produtos. Nº e Data Documento Referem-se ao número e à data do documento selecionado. Observação: o HÓRUS não diferencia documentos com o mesmo número de anos diferentes. Por isso, sugerimos escrever o Nº documento no seguinte formato: 01/2013, 01/2014, etc.

58 58 Valor Total Indica o valor total da entrada (somatório da multiplicação do valor unitário dos produtos pelas respectivas quantidades). Data do Recebimento Indica a data em que os medicamentos foram recebidos pela unidade. No saldo de implantação, será a data do registro deste saldo no sistema. Observação Acrescenta diversas informações pertinentes àquela entrada. Produtos Para discriminar os produtos da entrada, clique em (clique neste botão sempre que quiser adicionar um novo produto). A tabela abaixo será exibida: Selecione o produto e digite seu valor unitário. Para adicionar novos produtos, clique no botão novamente. É possível adicionar até 60 produtos em sequência. Após preencher todos os campos, clique em Salvar.

59 59 Para obter o valor unitário, você pode consultar as notas fiscais ou o processo de compra dos produtos. Também é pesquisar no Banco de Preços em Saúde (BPS), um sistema que registra, armazena e disponibiliza os preços de medicamentos e produtos para a saúde adquiridos por instituições cadastradas. Observe que, após salvar, foi gerado um número para esta entrada, que é sequencial por estabelecimento. Além disso, houve preenchimento automático dos códigos dos produtos com o número do CATMAT (catálogo de materiais do governo federal) e das unidades mínimas de cada produto.

60 60 Agora é necessário cadastrar o lote de cada produto. Para isso, clique no botão Lote (esse botão só será disponibilizado depois que a entrada for salva). Essa é a tela do Cadastro de Lotes. Preencha o formulário com o nome do fabricante, o número do lote e a data de validade do produto. O campo Fator Embalagem já vem preenchido com o número 1 e não deve ser alterado. Se desejar, escreva outras anotações pertinentes no campo Observação. Observe o nome do produto cujo lote você está cadastrando A entrada de produtos deve ser registrada sempre com a menor unidade de fornecimento (comprimido, ampola, frasco, etc). Por isso, o Fator de Embalagem é sempre 1. Caso o fabricante desejado não conste do HÓRUS, você deverá cadastrá-lo, clicando em Cadastro Fornecedor. A tela abaixo será aberta. Digite os dados necessários e cadastre o fornecedor.

61 61 Para terminar de cadastrar o lote, você deve escolher o Status Bloqueio e cadastrar o Programa de Saúde do medicamento. Instruções para preenchimento: Status Bloqueio A opção Sim bloqueia a distribuição e dispensação de todo o lote. Ao selecioná-la, a data do bloqueio será gerada pelo sistema. Mantenha o status de bloqueio como Não para distribuir e dispensar os lotes normalmente. Observação: Um lote pode ser bloqueado por diversos motivos, como, por exemplo, uma notificação da ANVISA. Programa de Saúde O produto deve ser vinculado ao programa de saúde a que pertence. Para isso, selecione um dos programas da lista. Para vincular dois programas distintos a um mesmo produto, clique no botão.. Por fim, digite a quantidade recebida e selecione a localização física onde o produto será estocado.

62 62 Os Programas Estratégicos estão listados no site do Ministério da Saúde. Além deles, há outros programas dos outros componentes da Assistência Farmacêutica. Se seu estado possuir um programa que não cadastrado no HÓRUS, solicite a inclusão através do menu Solicitações. Clique em Salvar. Os dados salvos serão mostrados em uma nova tabela.

63 Para cadastrar outro lote do mesmo produto, preencha novamente todas as informações e clique novamente em Salvar. Observe que surgirão mais linhas na coluna de lotes. Para cadastrar os lotes de outros produtos, clique em Voltar e repita o processo. 63

64 64

65 65 Observe que o valor total foi preenchido pelo sistema Para finalizar essa operação, é necessário armazenar os produtos (clique em Armazenar ). A mensagem Entrada armazenada com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente. Observe o Status Trâmite foi alterado para Armazenado.

66 66 Corrigindo a entrada de produto Se o erro for verificado antes da movimentação do produto, será possível estorná-lo. Após as movimentações, a correção deve ser feita conforme o tipo de erro. As funcionalidades listadas abaixo serão explicadas ao longo deste manual: Erro no produto, quantidade ou valor selecione a opção Ajuste de Estoque na função Entrada Produto (Entrada -> Entrada Produto -> Tipo Movimentação -> Ajuste de Estoque). Observação: esse procedimento deve ser utilizado para incluir produtos, quantidades ou valores. Se for excluir, utilize Saída por Ajuste de Estoque, na função Saídas Diversas (Movimentações -> Saídas Diversas -> Tipo Movimentação -> Saída por Ajuste de Estoque). Erro de número de lote, fabricante e validade selecione Ajuste de Lote no menu Entrada. Erro na localização física selecione Transferência de Endereço no menu Entrada.

67 67 Entrada Produto: Tipos de Movimentação A entrada de produtos foi explicada utilizado o exemplo do saldo de implantação. No entanto, há outros tipos de entrada possíveis. A definição do campo Tipo de Movimentação determinará diferentes formas de preenchimento para cada entrada. Ajuste de Estoque O Ajuste de Estoque visa igualar o estoque real com o virtual. No caso do menu Entrada Produto, essa opção deve ser utilizada quando o estoque físico da farmácia for maior que o estoque registrado no HÓRUS. A figura abaixo demonstra como deve ser o preenchimento dos campos: Fonte financiamento selecione a fonte de recursos utilizada para pagar os produtos. Tipo movimentação selecione Ajuste de Estoque. Fornecedor/Entidade selecione Entidade. Documento selecione Memorando.

68 68 Nº documento e Data do documento digite o nº e a data do documento. Valor total digite o valor total dos produtos. Data de recebimento informe a data do registro da entrada. Observação digite o motivo do ajuste de estoque. Produtos devem ser adicionados seguindo os procedimentos demonstrados anteriormente. Siga também as instruções de armazenamento apresentadas. Entrada com Nota Fiscal Consiste em qualquer tipo de entrada em que os produtos são oriundos de distribuidoras ou fabricantes e adquiridos através de licitação. Fonte financiamento selecione a fonte dos recursos utilizada para pagar a Nota Fiscal. Tipo movimentação selecione a modalidade de licitação utilizada na compra. Fornecedor selecione Distribuidora ou Fabricante, conforme o caso.

69 69 Empenho este campo só deve ser preenchido caso o cadastro do empenho tenha sido realizado previamente. Documento selecione Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A. Nº documento digite o nº da Nota Fiscal. Data Documento informe a data da Nota Fiscal. Valor total digite o valor total da Nota Fiscal. Data de recebimento informe a data do registro da entrada. Observação digite outras informações pertinentes à entrada, se necessário. Produtos devem ser adicionados seguindo os procedimentos demonstrados anteriormente. Siga também as instruções de armazenamento apresentadas. Entrada por Guia de Remessa Caso o documento que acompanhe os produtos seja uma guia de remessa, preencha os campos da seguinte forma:

70 70 Fonte financiamento selecione a fonte dos recursos utilizados para o pagamento da Guia de Remessa. Tipo movimentação selecione conforme a situação. Entrada Eventual deverá ser utilizada para recebimentos específicos e excepcionais, enquanto Entrada Ordinária caracteriza recebimentos rotineiros. Fornecedor selecione Entidade. Documento selecione Guia de Remessa. Nº documento e Data do documento digite o nº e a data da Guia de Remessa. Valor total digite o valor total da Guia de Remessa. Data de recebimento informe a data do registro da entrada. Observação digite outras informações pertinentes à entrada, se necessário. Produtos devem ser adicionados seguindo os mesmos procedimentos demonstrados anteriormente. Siga também as instruções de armazenamento apresentadas. As diferentes modalidades de Licitação (concorrência, convite, tomada de preços, pregão, etc) e suas normas constam das Leis nº 8.666/93 e nº /2002.

71 71 Empenho Percebemos, no dia-a-dia, muitas ações que são realizadas com recursos públicos: Para que elas aconteçam, é necessário que os recursos sejam previstos e autorizados no orçamento público, que segue à risca três estágios de execução de despesas: empenho, liquidação e pagamento. A Lei nº 4320, de 17 de março de 1964 divide a execução da despesa em três estágios: Empenho: é o primeiro estágio, em que a autoridade competente cria para o Estado a obrigação de pagamento; Liquidação: é o segundo estágio e consiste na verificação e comprovação do cumprimento das obrigações do contrato; Pagamento: é o último estágio e consiste no efetivo pagamento da despesa liquidada. O HÓRUS permite acompanhar a execução do empenho, contribuindo para a transparência na gestão dos recursos financeiros. Para registrar um empenho no sistema, é necessário cadastrá-lo no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM). O SIAFEM visa racionalizar, simplificar, e organizar a execução orçamentária, financeira e contábil dos estados e municípios, de forma integrada, reduzindo custos e propiciando maior eficiência na gestão dos recursos públicos. Somente após o registro do empenho no SIAFEM, ele poderá ser inserido no HÓRUS. Para isso, acesse a opção Empenho no menu Entrada.

72 Esta é a tela de registro de empenho do HÓRUS. Todos os dados necessários para o preenchimento encontram-se na Nota de Empenho. Esse documento é emitido após o registro no SIAFEM. 72

73 73 Instrução para preenchimento dos campos: Fonte de Financiamento Indica a origem dos recursos empenhados para o pagamento do objeto: municipal, estadual, federal ou compartilhada (exemplo: Federal + Estadual). Tipo de Movimentação Refere-se à modalidade de licitação utilizada no processo de aquisição do produto. Fornecedor Indica o fornecedor do produto. Caso não o encontre na lista, cadastre-o. Empenho (N /Ano) Refere-se ao número e ano da Nota de Empenho. Número do processo, do contrato e da ata Também podem ser informados, mas não são de preenchimento obrigatório. Data do Empenho Refere-se à data em que o empenho foi realizado, constante da Nota de Empenho. Valor Total Refere-se ao valor total empenhado. Data Prevista de Entrega Para facilitar o acompanhamento da execução do empenho, digite a data prevista para entrega dos produtos, conforme estabelecido no contrato com o fornecedor. Produto Indique os produtos empenhados, conforme demonstrado anteriormente. Clique em Salvar e observe a mensagem Dados inseridos com sucesso.

74 74 Ao receber os produtos empenhados, será necessário registrá-los no estoque por meio da função Entrada Produto. Digite o número do empenho e selecione-o. As informações do empenho (fonte de financiamento, tipo de movimentação, fornecedor, valor total e produtos) serão preenchidas automaticamente pelo sistema.

75 75 Já os campos Documento, Nº Documento, Data Documento, Data de Recebimento, Observação e Produtos deverão ser preenchidos por você, conforme os dados da nota fiscal recebida junto com os produtos. Em caso de recebimento parcial dos produtos empenhados (quantidade menor ou falta de itens), altere o valor total da entrada conforme o documento fiscal e informe apenas a quantidade recebida na tela de cadastro de lotes. O exemplo abaixo demonstra o preenchimento dos campos necessários e a inclusão dos produtos, com lotes já cadastrados. Apenas 500 itens foram recebidos, restando o saldo de a receber (a quantidade total do empenho era ver figura anterior). O campo Saldo informa, portanto, a quantidade máxima de produtos que pode ser registrada em uma determinada nota de empenho. Essa quantidade será diminuída, até zerar, a cada nova entrada vinculada à mesma nota de empenho. Observe que também foi necessário alterar o valor total de ,00 para 1.137,50, conforme a quantidade de produtos recebida. Por fim, clique em Salvar e, em seguida,

76 76 em Armazenar. A mensagem Entrada armazenada com sucesso indica que o procedimento foi realizado corretamente. A mensagem Entrada não armazenada. O valor informado foi de X, mas o valor calculado foi de Y indica que o somatório dos valores dos itens não confere com o valor total da entrada. Confira as quantidades e valores dos produtos, altere o que for necessário e salve para, em seguida, armazenar.

77 77 Ajuste de lotes Esta função altera as informações do fabricante, do número do lote ou da data de validade. Além disso, permite bloquear ou desbloquear lotes de produtos. Acesse a opção Ajuste de Lotes no menu Entrada. Esta é a tela inicial do ajuste de lotes. Busque o produto desejado. Observe, na tabela de resultados, os lotes correspondentes. Escolha o lote a ser modificado e clique em Editar. A quantidade apresentada nessa tela não se refere à quantidade do produto em estoque, mas à quantidade que foi registrada no momento da entrada no sistema.

78 78 O sistema abrirá uma tela, em que constam os detalhes do lote. Nesse exemplo, vamos supor que o número do lote foi digitado incorretamente, pois erros de digitação são muito comuns. Pode ocorrer, por exemplo, a troca de 5 por S, 2 por Z, I por L, etc. Vamos, então, alterar o número do lote para 98786, trocando o último dígito (7 por 6), que ficou faltando. Após digitar o número correto do lote, insira uma justificativa da alteração no campo Observação. Clique em Salvar. A mensagem Dados inseridos com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente. Para bloquear o lote, selecione a opção Sim em Status Bloqueio. Esse lote constará no estoque, mas não estará disponível para distribuição e dispensação.

79 79 Após bloquear, a data e hora do bloqueio ficam registradas automaticamente. No entanto, é necessário salvar novamente para gravar a modificação no sistema. Também é possível registrar a justificativa do bloqueio no campo Observação. Para desbloquear o lote, realize os mesmos procedimentos demonstrados anteriormente, selecionando a opção Não no Status Bloqueio. Não se esqueça de salvar.

80 80 Transferência de Endereço Essa função deve ser utilizada para transferir os produtos para novas localizações físicas do estabelecimento. Acesse a opção Transferência de Endereço no menu Entrada. Busque o produto que deseja transferir. É possível utilizar outros parâmetros, além do nome, para refinar a pesquisa. A lista de resultados apresentará todos os produtos com as características buscadas, sendo possível fazer a transferência total ou parcial do produto desejado.

81 81 Na transferência total, é possível alterar o Programa de Saúde ou a localização física de todos os itens de um lote. Ao final do procedimento, clique em Salvar. Na transferência parcial, além de alterar o Programa de Saúde ou a localização física, também é necessário definir a quantidade do lote que será modificada. Digite aqui a quantidade que deseja modificar As Localizações Físicas disponíveis para seleção são aquelas cadastradas anteriormente no menu Cadastro. Caso a localização desejada não apareça na lista, cadastre-a. Clique em Voltar. Os estoques alterados aparecerão com as alterações. Caso deseje realizar uma nova pesquisa, clique em Limpar.

82 82 MÓDULO 5: MOVIMENTAÇÕES

83 83 MOVIMENTAÇÕES Há oito tipos de movimentações que variam conforme o perfil de acesso do operador: Distribuição sem Requisição Registra a distribuição de produtos do almoxarifado para estabelecimentos de saúde que não fizeram requisição via HÓRUS. Requisição ao Almoxarifado Permite a requisição on-line de produtos entre farmácias e almoxarifados que possuam o HÓRUS implantado. Atender Requisição Permite que os estabelecimentos atendam às requisições realizadas via HÓRUS. Saídas diversas Registra diversas saídas de produtos (doação, empréstimo, etc), exceto dispensação e distribuição regular a departamentos e estabelecimentos de saúde. Saída para Departamento Registra a distribuição interna de produtos em unidade de saúde que possua farmácia com HÓRUS implantado. Requisição entre Estabelecimentos Registra o remanejamento de produtos entre estabelecimentos de saúde que possuem HÓRUS implantado. Receber Distribuição Confirma o recebimento de produtos requisitados a outros estabelecimentos ou enviados via grade de distribuição.

84 84 Grade de Distribuição Permite ao gestor da assistência farmacêutica definir o elenco de produtos que cada estabelecimento de saúde receberá para atender a seus serviços. Distribuição sem requisição Essa função está disponível para o perfil Almoxarifado/CAF e registra a distribuição de produtos para estabelecimentos de saúde que não fizeram solicitações via HÓRUS. Recomenda-se iniciar a implantação do HÓRUS no Almoxarifado Central e, depois, expandi-la para outros estabelecimentos. Por isso, a distribuição de produtos será realizada principalmente através dessa função nos estados em que o grau de implantação do HÓRUS na rede é baixo. Acesse Distribuição Sem Requisição no menu Movimentações. Esta é a tela inicial da distribuição sem requisição:

85 85 Instrução para preenchimento dos campos: Estabelecimento de Saúde Destino Selecione o estabelecimento para onde serão enviados os produtos. Apenas os estabelecimentos que foram cadastrados no menu Cadastro de Estabelecimento de Saúde são disponibilizados para seleção. Exemplos: CAF Municipal, Regional de Saúde, Hospital Estadual, etc. Status Indica o status da distribuição. Em geral, quando se inicia uma movimentação, o status aparecerá como inicial e, quando for concluída, mudará para atendido. Operador Registra automaticamente o nome do operador que fez a distribuição. Observação Registra informações adicionais a respeito da distribuição. Data do Pedido Registra, automaticamente, a data e a hora da distribuição. Data do Atendimento Será preenchida, automaticamente, quando a distribuição for atendida.

86 86 Produtos Clique em para mostrar a tabela de cadastro de produtos e siga os passos explicados anteriormente. Tabela de cadastro dos produtos Observe o exemplo abaixo. Após preencher todos os dados, clique em Salvar e observe o número gerado para a distribuição. Para buscar distribuições salvas, clique em Consultar. A pesquisa pode ser feita pelo Estabelecimento de Saúde Destino, pela Data do Pedido ou pelo Número da distribuição:

87 87 Aparecerá uma tabela com o status de todas as distribuições registradas: Descrição de Status de Distribuição: Inicial Distribuições com o status inicial indicam que a distribuição foi registrada no sistema, mas os produtos ainda não foram enviados. Atendido Indica que os produtos já foram enviados para o local de destino e que a distribuição já foi realizada. Estorno-baixa Indica que os produtos foram enviados e, logo em seguida, estornados pelo responsável do almoxarifado. Não-atendido Indica que o responsável pelo almoxarifado desistiu de enviar aquela distribuição. Essa tabela permite, ainda, Estornar, Editar, Excluir ou Copiar as distribuições. A função copiar copia os dados de uma distribuição para serem utilizados em outra distribuição, evitando, assim, o trabalho de digitar constantemente os dados das distribuições rotineiras.

88 88 Atendimento de distribuição sem requisição Atender a distribuição significa concluir a movimentação, retirando os produtos do estoque. Por isso, o status da distribuição só deve ser alterado para Atendido depois que os produtos forem efetivamente enviados a outro estabelecimento. A primeira forma de atender a distribuição é clicar no botão Atender todos automaticamente (exibido somente após o salvamento da distribuição). Ocorrerá a baixa de todos os itens da distribuição, removendo-os do estoque. Os atendimentos automáticos do HÓRUS seguem a estratégia First-Expire, First-Out (FEFO). Por isso, os lotes com a validade mais próxima serão sempre os primeiros a sair do sistema. Se desejar proceder de outra forma, escolha o modo manual. A mensagem Baixa realizada com sucesso confirma que a operação foi realizada corretamente. É possível imprimir ou salvar o relatório da distribuição em XML (Excel).

89 89 Os relatórios são impressos em duas vias, auxiliando a separação dos produtos, além de acompanhá-los até o local de destino. Assim, o estabelecimento de destino pode assinar uma das cópias no recebimento, devolvendo-a para o estabelecimento de origem, e guardar a outra como comprovante. Outra forma de atender às distribuições é através do botão Baixa, que possibilita a baixa de apenas alguns produtos da lista de distribuição. Isso pode ser feito automaticamente ou manualmente.

90 90 Na Baixa Automática são deduzidos do estoque os lotes com a menor validade. Já na Baixa Manual, a tabela com todos os lotes do produto é exibida. Escolha o(s) lote(s) de onde deseja deduzir os produtos, digitando na coluna Atendido a quantidade a ser retirada para atender à distribuição. Clique em Salvar para finalizar. A mensagem Baixa realizada com sucesso indica que a operação foi realizada corretamente. Caso tente distribuir quantidades superiores às que constam no estoque, a mensagem Produto(s) não atendido(s) por falta de estoque será exibida.

91 91 O status da distribuição só mudará para atendido quando todos os itens da lista são atendidos. Se houver baixa de apenas alguns itens, o status da distribuição permanecerá inicial e apenas os itens atendidos terão o status modificado para atendido.

92 92 Saídas Diversas Essa função registra as saídas de produtos por diversos motivos, exceto por dispensação e por distribuição para outros estabelecimentos de saúde. Dispensação é o ato do profissional farmacêutico que fornece medicamentos em resposta à apresentação de uma prescrição. Já a distribuição consiste no envio de medicamentos a outros estabelecimentos em quantidade, qualidade e tempo oportuno. Acesse Saídas Diversas no menu Movimentações. Observe que há várias opções de saídas em Tipo Movimentação.

93 93 Instrução para preenchimento dos campos: Status Trâmite Indica o status da saída. Tipo Movimentação Indica o motivo da saída do produto (doação, análise, perda, etc). Tipo de Destino Indica o tipo de destino para onde o produto será enviado (Fornecedor, Entidade ou Usuário SUS). Observação: De acordo com a opção selecionada, é preciso preencher o nome do Fornecedor, da Entidade ou do Usuário no campo imediatamente subseqüente. A opção Usuário SUS deve ser utilizada apenas para usuários não identificados. Para os demais, utilize a função Dispensação. Diploma Legal Indica o tipo de documento que comprova a movimentação. O responsável pela Assistência Farmacêutica poderá emiti-lo. Número Documento Indica o número do diploma legal selecionado. Data Pedido É preenchida automaticamente pelo sistema. Justificativa Informa os motivos que provocaram a saída. É um campo obrigatório, pois as saídas diversas devem ocorrer em caráter excepcional.

94 94 Produtos Clique em e siga os passos explicados anteriormente. Observe, no exemplo abaixo, uma saída diversa: Clique em Salvar. Observe que foi gerado um número para a requisição. Lembre-se de que a retirada dos produtos do estoque pode ser feita pelas opções Baixa Manual, Baixa Automática ou Atender Todos Automaticamente. Também é possível imprimir o relatório da saída. Para buscar outras saídas salvas, clique em Consultar. A pesquisa pode ser feita pelo tipo de movimentação, tipo de destino, período ou número da requisição:

95 95 O resultado mostra o status das saídas registradas, sendo possível Editar, Excluir ou Estornar. Em caso de estorno, o status do item será alterado para Estorno-Baixa e não poderá mais ser modificado.

96 96 Saída para Departamento Como explicado, os departamentos são ambientes internos das unidades de saúde. Por isso, a função Saída para Departamento só é disponibilizada para os perfis de acesso que controlam a distribuição interna de produtos. Acesse a opção Saída para Departamento no menu Movimentações. Preencha todos os campos e salve. Será gerado um número para a saída.

97 97 Instruções para preenchimento: Status Indica o status da saída. Departamento Selecione o departamento para onde os produtos serão enviados. Observação Insira outras informações sobre a saída, caso haja. Data do Pedido É preenchida automaticamente pelo sistema. Produtos Clique em e siga os passos explicados anteriormente. Lembre-se de que a retirada dos produtos do estoque pode ser feita pelas opções Baixa Manual, Baixa Automática ou Atender Todos Automaticamente. Também é possível imprimir o relatório da saída.

98 98 Requisição ao Almoxarifado Essa função é utilizada para fazer requisições de produtos online a Almoxarifados ou CAFs que possuam sistema HÓRUS. O fluxo de pedidos online é o seguinte: 1. Requisição ao Almoxarifado pela Farmácia; 2. Atendimento da solicitação pelo Almoxarifado; 3. Recebimento e confirmação da distribuição pela Farmácia. Acesse a opção Requisição ao Almoxarifado no menu Movimentações. Esta é a tela inicial de requisição ao almoxarifado.

99 99 Instrução para preenchimento dos campos: Estabelecimento Atendente É o estabelecimento para o qual os produtos estão sendo requisitados. Status Indica o status da requisição. Observação Indica outras informações pertinentes a respeito da solicitação (motivo). Data Pedido É preenchida automaticamente pelo sistema. Produtos Clique em e siga os passos explicados anteriormente. Após preencher todos os campos, clique em Salvar. Apesar de o número da requisição ter sido gerado, ela ainda não foi enviada ao almoxarifado. Para fazê-lo, clique em Enviar para Almoxarifado.

100 100 Após enviar a requisição ao almoxarifado não será mais possível alterá-la. Clique em OK para confirmar. O status é alterado para Solicitado e Data de Autorização é gerada pelo sistema. Economize tempo nas novas requisições, copiando os dados das requisições realizadas. Para isso, busque as requisições anteriores através da data do pedido, do número ou do status.

101 101 Para copiar os dados da requisição, clique em Copiar. As informações são copiadas para a nova janela de requisição. O status encontrase como inicial, sendo possível inserir outros produtos, alterar suas quantidades ou excluí-los. Clique em Salvar e depois em Enviar para Almoxarifado. Também é possível requisitar produtos ao almoxarifado através do botão Utilizar Grade. Para isso, será necessário registrar as grades de distribuição mensais no HÓRUS.

102 102 Agora é preciso esperar o atendimento da solicitação. Entre em contato com o Almoxarifado, pois o HÓRUS não emitirá alerta avisando-o das novas requisições. Atender Requisição Os estabelecimentos devem usar essa funcionalidade para atender as solicitações online de outros estabelecimentos. No caso dos almoxarifados e CAFs, recomendase estabelecer rotina de consulta às solicitações pendentes, uma vez que o HÓRUS não emite alerta de novos pedidos. Acesse a opção Atender Requisição no menu Movimentações. Busque as requisições disponíveis. A tabela de resultados mostrará a data em que o pedido foi enviado para o almoxarifado ( Data de Autorização ) e o nome do estabelecimento solicitante. Para atender ao pedido, clique em Atender.

103 103 Confira os dados da solicitação. Em caso de discordância, clique em Devolver para o Solicitante. Recomenda-se explicar o motivo da devolução no campo observação. Lembre-se de que a retirada dos produtos do estoque pode ser feita pelas opções Baixa Manual, Baixa Automática ou Atender Todos Automaticamente. Após atender a requisição, as quantidades dos produtos nos estabelecimentos solicitante e atendente serão atualizadas.

104 104 Se a opção Atender todos automaticamente for utilizada para dar baixa em uma lista de itens e houve algum produto em falta, este terá seu status atualizado para Não- Atendido. Esse status é irreversível. Por isso, o estabelecimento demandante deve enviar uma nova solicitação para que o item possa ser atendido no futuro. Após finalizar o atendimento, é possível imprimir os dados da requisição para auxiliá-lo na separação, conferência e transporte dos produtos. A função Atender Requisição é utilizada para atender pedidos online feitos através das funções Requisição ao Almoxarifado ou Requisição entre Estabelecimentos.

105 105 Receber Distribuição Após o atendimento das requisições pelos almoxarifados (e outros estabelecimentos), os produtos são enviados aos estabelecimentos demandantes. O responsável pela farmácia deve confirmar o recebimento desses produtos no HÓRUS. Acesse a opção Receber Distribuição no menu Movimentações. Busque as requisições pela data do pedido, pelo número da requisição ou pelo status. Na tabela de resultados, identifique o pedido e clique em Entrada para incluir os produtos recebidos no estoque. Também é possível ver mais detalhes sobre os pedidos através do botão Visualizar.

106 106 Observe que o status da entrada encontra-se como não-armazenado. Escreva as observações pertinentes e clique em Armazenar para incluir os produtos no estoque. É possível alterar as informações a respeito do lote. Na tela anterior, clique em Editar para ser redirecionado para a função Cadastro de Lotes.

107 107 Requisição entre Estabelecimentos Essa função deve ser utilizada para remanejar produtos entre dois estabelecimentos com HÓRUS. Assim como a Requisição ao Almoxarifado, o remanejamento de produtos online segue um fluxo de três etapas: 1. Solicitação de produtos pelo estabelecimento demandante; 2. Atendimento da solicitação pelo estabelecimento atendente; 3. Recebimento e confirmação da distribuição pelo estabelecimento demandante. Acesse a opção Requisição entre Estabelecimentos no menu Movimentações. Esta é a tela de requisição entre estabelecimentos.

108 108 Instruções para o preenchimento dos campos: Estabelecimento atendente Escolha o estabelecimento para o qual deseja solicitar os produtos. Status Indica o status da requisição (inicial, atendido, não-armazenado, armazenado, etc). Observação Indica outras informações pertinentes a respeito da requisição, como o seu motivo. Data do Pedido É preenchida automaticamente pelo sistema. Posição de Estoque do Estabelecimento Atendente Permite visualizar o estoque do estabelecimento atendente para verificar se há disponibilidade de produtos para atender sua requisição. Produtos Clique em e siga os passos explicados anteriormente. Agora é preciso esperar o atendimento da solicitação pelo outro estabelecimento. Sugerimos entrar em contato com o responsável pelo remanejamento, pois o HÓRUS não emitirá alerta avisando-o das novas requisições. Após receber os produtos, utilize a função Receber Distribuição, conforme explicado anteriormente.

109 109 Grade de Distribuição Essa função permite definir o elenco e a quantidade de produtos que os estabelecimentos podem solicitar ao Almoxarifado ou à CAF durante o mês, sendo possível utilizar o Consumo Médio Mensal para fazer os cálculos. Acesse a opção Grade de Distribuição no menu Movimentações. Essa é a tela do Cadastro de Grade de Distribuição.

110 110 Instruções para preenchimento dos campos: Estabelecimento de Saúde Selecione o estabelecimento para o qual a grade será feita. Descrição da grade Descreve ou nomeia a grade. Exemplo: Grade da Tuberculose, Grade da AIDS, etc. Produto Os produtos são exibidos por ordem alfabética. Para inseri-los, clique em Incluir. Data de Início Indica o início da vigência da grade. Data de Fim Indica o fim da vigência da grade. Observe o exemplo abaixo: Escolha a letra inicial dos produtos a serem listados abaixo.

111 111 Após clicar em Salvar, será exibido o botão Gerar. É preciso clicar nele para finalizar a grade. A mensagem Grade gerada com sucesso indica que a operação foi concluída corretamente.

112 112 Requisição ao Almoxarifado com Grade de Distribuição Assim que os almoxarifados gerarem grades de distribuição, as farmácias poderão utilizá-las para fazer solicitações no menu Requisição ao Almoxarifado. Os produtos disponíveis na grade, o estoque atual, o CMM (consumo médio mensal), a cota mensal, o saldo para requisição, a quantidade atendida e o status da operação serão exibidos.

113 113 Descrição dos campos: Estoque atual Mostra a quantidade do produto no estoque do seu estabelecimento. Consumo Médio Mensal (CMM) Mostra o CMM daquele produto no seu estabelecimento. Como é calculado em períodos de seis meses, só é calculado a partir do sexto mês de registro de dispensação do produto. Cota Quantidade de produtos que pode ser distribuída para o estabelecimento por mês. Saldo Quantidade de produtos que ainda faltam retirar até zerar a cota mensal. Quantidade Solicitada Quantidade solicitada ao Almoxarifado nesta requisição. Quantidade Atendida Quantidade atendida pelo Almoxarifado. Status Trâmite Indica o status da requisição. Caso seja necessário solicitar quantidades diferentes das que constam na grade, justifique no campo observação. Clique em Salvar e, em seguida, em Enviar para o Almoxarifado. O status será alterado para Solicitado. Por fim, espere o atendimento do almoxarifado e dê entrada nos produtos.

114 114 MÓDULO 6: DISPENSAÇÃO

115 115 DISPENSAÇÃO O registro de dispensações no HÓRUS visa gerar dados que auxiliem no acompanhamento dos usuários, na definição de intervenções, no planejamento de ações de saúde e, ainda, no desenvolvimento de indicadores de qualidade dos serviços. Selecione Dispensação no menu Dispensação. Esta é a tela da dispensação. Para iniciar, preencha o nome do usuário ou o número de seu Cartão SUS.

116 116 Assim que preencher um dos campos (Nome ou Número do Cartão SUS), os demais dados do paciente serão preenchidos automaticamente. Caso o usuário não seja encontrado, cadastre-o. Instruções para o preenchimento dos outros campos: Observação Insira observações sobre a prescrição ou sobre o paciente. Exemplo: alérgico à penicilina. Origem e Subgrupo de Origem da Receita Selecione a origem e subgrupo de origem da receita. Médico Esse campo só será exibido após o preenchimento dos campos Origem e Subgrupo de Origem da Receita. Busque o nome do médico prescritor.

117 117 Outro tipo de Prescritor e Nº do Conselho Caso o prescritor não seja médico, digite seu nome e o número de registro no conselho profissional. Data da Receita Selecione a data em que a receita foi prescrita. Produtos Clique em para exibir a tabela de dispensação ou adicionar mais produtos. Exemplo de preenchimento da tabela de produtos: Prescrição de 1 comprido de Bupropiona, 2 vezes ao dia (12 em 12h), por 45 dias: Instruções para o preenchimento: Produto Selecione o produto desejado. Qtd. (Dose) quantidade de medicamentos por administração. No exemplo: 1 comprimido.

118 118 Frequência número de vezes que o medicamento deve ser administrado por dia. No exemplo: 2 vezes ao dia. Duração número de dias que o paciente deverá tomar o medicamento. No exemplo: 45 dias. Nº de dias dispensar número de dias de tratamento que a quantidade de medicamentos dispensada pela farmácia possibilita. No exemplo: 30 dias. Dessa maneira, segundo o exemplo acima, o paciente receberá outra dispensação para os 15 dias restantes de tratamento.

119 MÓDULO 7: RELATÓRIOS 119

120 120 RELATÓRIOS Os relatórios do HÓRUS permitem que sejam analisados dados referentes à movimentação de produtos nos estabelecimentos de um município. A análise dessas informações pode contribuir para o aprimoramento dos processos de planejamento e auxiliar os gestores e profissionais na tomada de decisões para qualificação da atenção ao usuário. Em cada funcionalidade do menu Relatórios são apresentados diferentes filtros, assim, é possível gerar diversos relatórios, conforme a informação desejada. Alguns filtros são opcionais e outros obrigatórios, nos quais aparecem asteriscos vermelhos. Caso nenhum dos filtros opcionais seja selecionado, será gerado um relatório com todos os dados, ou seja, utilizar os filtros facilita na busca de dados. específicos. Filtros obrigatórios Filtros opcionais Todos os perfis, com exceção do financeiro, possuem acesso aos relatórios.

121 121 No entanto, para o perfil Gestor Estadual aparecerá, em alguns relatórios, o filtro Estabelecimento de Saúde. Dessa forma, esses operadores podem visualizar dados de todos os estabelecimentos do município. Nos demais perfis, o operador possui acesso aos relatórios somente do estabelecimento ao qual está vinculado. Todos os perfis, com exceção do financeiro, possuem acesso aos relatórios.

122 122 Posição de Estoque O relatório de posição de estoque permite a visualização dos estoques dos produtos nos estabelecimentos do município. Para visualizar o estoque de todos os produtos, clique apenas em Relatório, em seguida, em abrir ou salve o arquivo em seu computador. Serão visualizados os estoques de todos os produtos por estabelecimento, bem como as suas localizações físicas, os programas de saúde correspondentes, as quantidades, o lote e os seus valores financeiros.

123 123 No final do relatório, será apresentado o valor financeiro total do estoque. Para o acompanhamento do prazo de validade dos produtos, utilize o filtro Validade. Informe o período a ser consultado e clique em relatório.

124 124 Com esse relatório você terá informações em tempo hábil para tomada de providências a fim de evitar que o produto vença na prateleira. Agenda de Dispensação Outro relatório que pode ser gerado consiste nos agendamentos de dispensações registradas no sistema no momento da dispensação.

125 125 Para visualizar todos os agendamentos, informe o período desejado. Os filtros por usuário, por produto ou ambos podem ser utilizados para especificar o relatório. Após preenchidos os campos dos filtros, clique em relatório e confirme a operação. Esse relatório pode auxiliar na programação, a fim de manter no estabelecimento estoque de medicamentos suficientes para atender a demanda já estabelecida, No relatório serão visualizados a data, o produto e a quantidade agendada, bem como pelo agendamento, e aquela o usuário a ser atendido. prevista, pelo consumo médio. Programação: consiste em estimar quantidades a serem adquiridas para o atendimento a determinada demanda de serviços, por determinado período.

126 126 Usuários Faltosos O relatório usuários faltosos permite a visualização dos usuários que não compareceram à farmácia para retirada dos produtos a partir dos agendamentos das dispensações. A pesquisa é realizada pelo período. Podese ainda utilizar os filtros por usuário ou por programa de saúde. Se nenhum dos filtros opcionais for selecionado o relatório apresentará todos os usuários faltosos referentes a todos os programas. No relatório constam os usuários, a data do agendamento, os produtos e quantidades agendados, bem como o endereço dos usuários. Os dados deste relatório podem auxiliar a equipe de saúde na busca ativa dos usuários para averiguar os motivos para o não comparecimento (abandono ou troca de tratamento, entre outros).

127 127 Saída por Dispensação Em outro relatório do HÓRUS - saída por dispensação - estão apresentados todos os produtos que foram dispensados em um determinado período. Para visualizá-lo, realize a pesquisa por período. Os filtros por usuário, por programa de saúde ou por produto são opcionais. Da mesma forma que os demais relatórios, se nenhum filtro for selecionado serão visualizados todos os produtos dispensados, referente a todos os programas de saúde correspondentes ao período informado.

128 128 Os produtos e suas respectivas quantidades em estoque e dispensadas, bem como os valores financeiros são visualizados neste relatório. Dispensação por Usuário SUS No relatório de Dispensação por Usuário SUS poderão ser visualizados os produtos dispensados para usuários em um determinado período. Dessa forma, o histórico de dispensações por usuário pode ser consultado. Para visualizar o período a pesquisar, informe o nome no filtro usuário SUS, selecione o período e clique em Relatório. O relatório pode ser gerado em arquivo (.pdf) ou em planilha (.xls). Para gerar planilha utilize o botão Rel XLS.

129 129 Nesse relatório constam todos os medicamentos que um determinado usuário recebeu por um determinado período de tempo. Outro dado que pode ser visualizado nesse relatório é a procedência das receitas atendidas. Isso é possível porque no momento do registro da dispensação são informados a origem e subgrupo de origem de receita. Para gerar o relatório das dispensações por origem e subgrupo de origem de receita, faça a seleção dos mesmos nos respectivos campos, selecione o período e clique em Relatório. Nesse relatório estão apresentados todos os usuários que foram atendidos de acordo com a origem e subgrupo de origem de receita selecionados.

130 130 Também, é possível gerar o relatório por programa de saúde, utilizando o respectivo filtro. Assim, são apresentados os medicamentos dispensados de um determinado programa de saúde, por um determinado período. Esse relatório é importante quando na entrada os produtos são vinculados a programas de saúde diferenciados. Saídas As saídas de produtos em um determinado período podem ser visualizadas no relatório Saídas. Nesse relatório constam todas as saídas registradas pela opção Saídas Diversas, Atender Requisição, Saída para Departamento e Distribuição sem requisição.

131 131 Selecione as datas para consultar todas as saídas de produto em um período. Caso queira relatório por tipo de saída, selecione a opção desejada no filtro Tipo Movimentação. Para consulta de produtos específicos, clique em Adicionar produto. Digite parte do nome do produto, clique no botão de busca, selecione o produto, clique em Adicionar e em Voltar. Observe que o produto foi incluído na tabela abaixo. Para incluir outro produto realize os mesmos procedimentos. Para prosseguir, clique em Relatório.

132 132 Nesse relatório constam o estabelecimento que realizou a saída, o produto, seu respectivo lote e a quantidade, e o valor financeiro total da saída. Entrada por Período No relatório de entrada por período são apresentadas todas as entradas dos produtos em um determinado período de tempo.

133 133 Veja que nesse relatório constam todos os produtos. Também é possível gerar um relatório de entrada de um ou mais produtos específicos, como explicado anteriormente.

134 134 Ao realizar a pesquisa somente pelo período, no relatório gerado constará o número da entrada, o produto com suas especificações, valor unitário, quantidade e valor total do item. Ao final da página poderão ser visualizados a quantidade total de unidades farmacêutica e o valor financeiro total da entrada. Requisições Atendidas e Não Atendidas Para os estabelecimentos atendentes visualizarem as requisições atendidas e não atendidas, por meio de requisição ao almoxarifado ou requisição entre estabelecimentos, pode-se emitir um relatório, no qual são apresentados os produtos e suas respectivas quantidades solicitadas e atendidas num determinado período. Defina o status da requisição, atendida ou não atendida, informe o período, se desejar especifique o produto e clique em Relatório.

135 Nesse relatório constam os produtos solicitados por estabelecimento de saúde ao almoxarifado, inclusive a quantidade solicitada e atendida. 135

136 136 Medicamentos Sujeitos a Controle Especial No relatório Medicamentos Sujeitos a Controle Especial são apresentados todos os medicamentos submetidos ao controle especial, constantes na Portaria 344/98, que foram dispensados por um determinado período. Defina o período a ser consultado. O Gestor Estadual terá que definir, também, o estabelecimento de saúde e o livro. A pesquisa ainda pode ser realizada por produto. Nesse caso, faça a seleção do produto no filtro correspondente. Clique em Relatório e confirme a operação. No relatório constam os medicamentos, seus respectivos lotes, o tipo de movimentação, o nome do paciente ou do fornecedor. Quando se refere a uma dispensação são incluídos o nome do prescritor, seu nº de registro no conselho de classe, bem como o

137 137 nº da dispensação registrada no HÓRUS, a data da dispensação e o nº da notificação, quando exigida. Entradas e Saídas O relatório de Entradas e Saídas consolida todas as entradas e saídas de produtos em um determinado período. Defina o período a ser consultado. O Gestor Estadual terá que definir, também, o estabelecimento de saúde. Caso queira gerar o relatório de um produto em específico, faça a seleção do produto no respectivo filtro. Clique em Relatório.

138 138 Os produtos aparecem por ordem alfabética. Para cada produto aparecem todas as entradas e saídas, bem como o tipo de movimentação e os valores financeiros de cada movimentação. Também, consta nesse relatório o estoque atual de cada produto.

139 139 Produtos Vimos no módulo I que o cadastro de produtos é realizado pelo gestor federal do HÓRUS. Assim, conforme orientado no 8 passo para implantação do sistema, é necessária a consulta dos produtos cadastrados no HÓRUS. Essa consulta é realizada em Produtos no menu Relatórios. Para consultar todos os produtos cadastrados no HÓRUS, clique em Pesquisar. Se desejar consultar produtos para saúde específicos, digite o nome do produto no campo descrição e clique em pesquisar. Produto para saúde substância, produto, aparelho ou acessório, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes, e, ainda, os produtos dietéticos, óticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários. A consulta, também, pode ser realizada pelo nº do produto, que corresponde ao CATMAT. CATMAT Catálogo de Materiais e Medicamentos do Ministério da Saúde

140 140 Quando o gestor federal do HÓRUS realiza o cadastro de um produto é informado o seu CATMAT. Observe que para um produto pode haver diversas descrições. Dessa forma, é preciso atenção no momento de selecionar o produto correto para registro das movimentações no HÓRUS. Ainda no relatório de produtos, para consultar medicamento, clique em Adicionar Princípio Ativo. Medicamento produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

141 141 Digite parte do nome do princípio ativo, clique no botão de busca, selecione o princípio Selecione o ativo desejado, clique em Adicionar e em voltar. Princípio ativo Substância ou grupo delas, quimicamente caracterizada, cuja ação farmacológica é conhecida e responsável, total ou parcialmente, pelos efeitos terapêuticos do medicamento.

142 142 Para consulta, clique em Pesquisar. Observe que são apresentados todos os medicamentos cadastrados, que consta em sua formulação o princípio ativo informado.

143 MÓDULO 8: ORIENTAÇÕES GERAIS 143

144 144 SOLICITAÇÕES Caso necessite, utilize o menu Solicitações para enviar ao DAF os pedidos de inclusão na base do HÓRUS. Conforme o tipo de solicitação, selecione a opção correspondente: Cadastro de produto - utilizado para solicitação de inclusão de medicamentos; Cadastro de programa de saúde - utilizado para solicitação de inclusão de programas de saúde; Outras solicitações - utilizado para solicitação de inclusão de produtos para saúde e entidades. É necessário enviar as seguintes informações para solicitações de cadastros: Cadastro de produto princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, apresentação e registro na ANVISA; Cadastro de programa de saúde nome e descrição do programa; Cadastro de produtos para saúde descrição do produto e registro na ANVISA; Cadastro de entidade nome e CNPJ.

145 145 Para solicitação de cadastro de medicamento, preencha os campos obrigatórios e clique em Salvar. Observe que aparece a mensagem Dados inseridos com sucesso e que é gerado um número para a solicitação. O status da solicitação aparece como inicial. Em seguida, clique em Enviar Solicitação. Verifique que o status passa a Solicitado. Neste momento o Gestor federal do HÓRUS receberá a solicitação.

Dividimos esse módulo em duas partes, devido a extensão do conteúdo.

Dividimos esse módulo em duas partes, devido a extensão do conteúdo. MÓDULO 4 Entrada Bem-vindo(a) ao quarto módulo do curso! Nesse módulo, você aprenderá como realizar o registro de empenho, da entrada dos produtos e, também, do ajuste de lotes e transferência de endereço

Leia mais

MÓDULO 3 Cadastros básicos

MÓDULO 3 Cadastros básicos MÓDULO 3 Cadastros básicos Agora que você já conhece o SCAWEB, demonstraremos como realizar os cadastros básicos do HÓRUS. Inicialmente, você precisará acessar o HÓRUS com o email e senha cadastrados no

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS

MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS Bem-vindo(a) ao primeiro módulo do curso! A partir de agora você conhecerá as principais características do sistema HÓRUS. Para iniciar, você saberia dizer por que este sistema

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições

Leia mais

Bem-vindo (a) ao Módulo IV do curso!

Bem-vindo (a) ao Módulo IV do curso! MÓDULO IV Entrada Bem-vindo (a) ao Módulo IV do curso! Nesse módulo, você aprenderá como utilizar as funcionalidades Empenho, Entrada Produto, Ajuste de Lote e Transferência. Mas antes é preciso entender:

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Versão Dezembro - 2009 Sumário 1 Introdução 5 1.1 Entrando no sistema e repassando as opções................... 5 1.2 Administração......................................

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES.

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Portaria

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

MÓDULO 2 O SCAWEB e o HÓRUS

MÓDULO 2 O SCAWEB e o HÓRUS MÓDULO 2 O SCAWEB e o HÓRUS Bem-vindo(a) ao segundo módulo deste curso. A partir de agora conheceremos o SCAWEB, suas funcionalidades e como realizar os cadastros necessários. O SCAWEB é o sistema de controle

Leia mais

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014)

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014) Versão 1.15 Portal StarTISS Portal de Digitação e Envio do Faturamento Manual de Utilização Versão 1.15 (Agosto/2014) Conteúdo 1. CONTATOS... 1 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS... 1 3. ACESSANDO O PORTAL STARTISS...

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Gestor de segurança da empresa 1.1. Usuários com e sem vínculos de representação 1.2. O que significa ser gestor de segurança 1.3. Como consultar os dados do gestor

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GUIA DE NAVEGAÇÃO MÓDULO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS APLICATIVO UPLOAD /DOWNLOAD VERSÃO 1.1 BRASÍLIA DF Agosto/2015 2011 Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI PERFIL TÉCNICO Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES PREFEITURA DE GUARULHOS SP 1 Objetivo: Esse manual tem como objetivo principal instruir os

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece:

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece: IOB Mitrius Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED O que faz: Valida os arquivos digitais através de regras automatizadas e constantemente validadas / aprimoradas; Antecipa a análise

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo.

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Material de apoio Material de apoio Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Informações Gerais O sistema CNES/MJ

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO DOMICILIAR MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO DOMICILIAR SAF SUL Qd. 02, Bl. E/F, Ed. Premium Torre II Auditório Sala 05 Telefone: (61) 3315 9052

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

UNIMED-BH MANUAL DE AGENDAMENTO ON-LINE. acesse www.unimedbh.com.br/cooperados

UNIMED-BH MANUAL DE AGENDAMENTO ON-LINE. acesse www.unimedbh.com.br/cooperados UNIMED-BH MANUAL DE AGENDAMENTO ON-LINE acesse www.unimedbh.com.br/cooperados ÍNDICE Preparando para usar o sistema Como acessar o sistema 4 Inclusão de foto e currículo do médico cooperado (opcional)

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição SCPI 8.0 Guia Rápido Parametrizando o Módulo CONTAS Introdução Nesta Edição 1 Informações da Entidade 2 Cadastro das Entidades 3 Cargos e Nomes 4 Parâmetros Gerais Antes de iniciar os trabalhos diários

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG O Sistema de Acadêmico

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Cadastros no Portal Positivo. www.portalpositivo.com.br

Cadastros no Portal Positivo. www.portalpositivo.com.br Cadastros no Portal Positivo www.portalpositivo.com.br O cadastro de novos alunos e professores e/ou a revalidação de cadastrados realizados em anos anteriores pode ser feita de duas formas: 1. O Administrador

Leia mais

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE Brasília/DF Agosto/2015 Sumário Introdução... 2 1 Sistema de Gestão Estratégica... 3 2 Colegiados Em Rede... 5 2.1 Menu Cadastro... 6 2.1.1 Dados do Colegiado... 7 2.1.2 Composição

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais