Machado de Assis e as experiências subjetivas na aprendizagem por meio dos signos, segundo Deleuze

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Machado de Assis e as experiências subjetivas na aprendizagem por meio dos signos, segundo Deleuze"

Transcrição

1 Machado de Assis e as experiências subjetivas na aprendizagem por meio dos signos, segundo Deleuze Lilian Silva 1 Resumo: Este artigo investiga Machado de Assis como um potencializador para experiências subjetivas na aprendizagem, por meio dos signos, no sentido dado ao termo por Deleuze. Para tanto, a partir da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, são identificados signos, que podem funcionar como intercessores, contribuindo para fruição, reflexão e criação dos alunos. Tal atualização, que toma como base Proust e os Signos de Deleuze, intenciona mostrar o potencial do uso dos signos, considerando-os "significações (antes não existentes) que emergem e que dependem de um trabalho de criação entre a individuação e o caos". Seguindo na proposta do VI Seminário Conexões, destaca-se que "o pensamento deleuziano é atravessado pelas intensidades que se produzem na relação com o plano de imanência, condição para a emergência e sentidos da diferença e devires". Desse modo, indicam-se devires que os signos machadianos podem proporcionar ao aluno, pensando em componentes de subjetividade e processos de singularização. Palavras-chave: Signos. Gilles Deleuze. Machado de Assis Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem. O minuto que vem é forte, jucundo, supõe trazer em si a eternidade, e traz a morte, e perece como o outro, mas o tempo subsiste Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas O objetivo deste artigo é investigar Machado de Assis como um potencializador para experiências subjetivas na aprendizagem. Pretende-se mostrar que os signos presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas podem funcionar como intercessores, contribuindo para pensar caminhos que propiciem ao aluno ousar e ensaiar (DELEUZE, GUATTARI, 2007), permitindo novas experiências subjetivas, ativas e abertas (ROLNIK; GUATTARI, 1985, 2005). Para tanto, Proust e os Signos de Gilles Deleuze é tomado como base para uma atualização dos signos em Memórias Póstumas de Brás Cubas. A conceituação teórica parte da definição de signo e intercessor, no sentido dado aos termos por Deleuze. O método fundamentada-se no acolhimento do 1 Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP e Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.

2 signo como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. Assim, busca-se entender: quais reflexões os signos machadianos podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade e processos de singularização. A concepção de signo costura boa parte da escrita deleuzeana. Segundo o autor, todo ato de aprender está relacionado à interpretação por meio deles: nunca se sabe como uma pessoa aprende; mas, de qualquer forma que aprenda, é sempre por intermédio de signos, perdendo tempo, e não pela assimilação de conteúdos objetivos (DELEUZE, 2003, p.21). Afirma-se a relação entre os signos e a aprendizagem quando Silvio Gallo retoma Deleuze exemplificando que ensinar é colocar sinais para que outros possam orientar-se, aprender é encontrar-se com esses sinais (2012, p.3). Para Deleuze, na obra Em busca do tempo perdido de Marcel Proust 2, desponta a questão de que "a verdade nunca é o produto de uma boa vontade prévia, mas o resultado de uma violência sobre o pensamento" (2003, p.15). E complementa: "as significações explícitas e convencionais nunca são profundas; somente é profundo o sentido, tal como aparece encoberto e implícito num signo exterior (idem)". Ora, portanto o signo é um ponto de encontro na medida em que força a pensar e procurar o que é verdadeiro (ibidem). E é por meio do aspecto do signo, que se atrai o conceito de intercessor. O essencial são os intercessores. A criação são os intercessores. Sem eles não há obra. Podem ser pessoas - para um filósofo, artistas ou cientistas; para um cientista, filósofos ou artistas - mas também coisas, plantas, até animais [ ]. Fictícios ou reais, animados ou inanimados, é preciso fabricar seus próprios intercessores [ ]. Se não formamos uma série, mesmo que completamente imaginária, estamos perdidos. Eu preciso de meus intercessores para me exprimir (...) (DELEUZE, 2010, p.156, grifo nosso) A fim de aprofundar as possibilidades de experiências subjetivas na obra machadiana, optou-se por um tema, que permeia de forma absoluta ambas as produções literárias: a passagem do tempo. Está em jogo, de forma central, na obra de Proust, a questão do tempo perdido e do tempo redescoberto, sendo que as diversas camadas temporais percorridas pelo protagonista são 2 Proust ( ) produziu nessa obra uma espécie de autobiografia que fala sobre o tempo, a memória e a imaginação. Ao todo são oito volumes: No Caminho de Swann, À Sombra das Raparigas em Flor, O Caminho de Guermantes (1 e 2), Sodoma e Gomorra, A Prisioneira, A Fugitiva e O Tempo Redescoberto.

3 perpassadas por signos. Já Brás Cubas apresenta o tempo das memórias, que escancara ao leitor o eterno movimento das coisas que estão no tempo. Esse processo se dá quando o tempo psicológico surge sem ordem linear, do narrador alémtúmulo, que retoma a história de sua vida de maneira arbitrária, com digressões, manipulando os fatos à revelia. A narrativa segue desordenadamente, sob o comando do fluxo de sua memória ou do que ele intenciona. Mas há também o tempo cronológico, em que os acontecimentos obedecem a uma ordem: infância, adolescência, ida para Coimbra, volta ao Brasil e morte. A questão é mais complexa pois há a camada do tempo da escrita, que implica em uma intransitoriedade: o narrador está perdido no infinito da morte, que não lhe envelhece mais. Trata-se de: não um autor-defunto e sim um defunto-autor (ASSIS, 2008, p.17). Todo esse questionamento se dá a partir do fato de que Brás Cubas narra sua história de forma póstuma, do além-túmulo, o que implica em um novo olhar sobre fatos que já aconteceram. Tal olhar é desprendido de julgamentos à primeira vista, ele fala o que pensa pois já não precisa agradar ninguém e dialoga apenas com o leitor. No momento em que conta sua história, retoma-a pela memória e, muitas vezes, se contradiz ou afirma não ter certeza se os fatos foram realmente como está narrando. Ora, há, portanto, um jogo de percepções temporais: quando ocorreram os fatos, quando ele lembra e ainda outro, o tempo da enunciação em que narra (GUIMARÃES, 2013). Daí pode-se estabelecer um paralelo com Deleuze, pois esse assunto também está presente em Em busca do tempo perdido: Daí a grande distinção entre o Tempo perdido e o Tempo redescoberto (...) O tempo perdido não é apenas o tempo que passa, alterando os seres e anulando o que passou; é também o tempo que se perde (...) E o tempo redescoberto é, antes de tudo, um tempo que redescobrimos no âmago do tempo perdido e que nos revela a imagem da eternidade; mas é também um tempo original absoluto, verdadeira eternidade que se afirma na arte (DELEUZE, 2003, P.16). A partir do lugar de onde Brás Cubas fala - após a morte - há um posicionamento do narrador para contar a história. A tragédia da existência para ele está ligada à certeza da morte. Assim o tempo perdido de Proust assemelha-se, de novo, às Memórias Póstumas, pois esse autor concebe a mudança da passagem do tempo "como uma defecção, uma corrida para o túmulo" (DELEUZE, 2003, p.17). E do além-túmulo, tudo o que resta a Brás Cubas é o niilismo expresso em: não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria, na sintomática frase que encerra o livro.

4 Por meio desses exemplos de percepções de signos do tempo, apontam-se caminhos para propiciar ao aluno experiências subjetivas, especificamente em relação a: transitoriedade do estado das coisas, o caráter fugidio da existência no movimento incessante do tempo, o eterno devir das coisas, o jogo de diferentes percepções temporais: tempo cronológico, tempo psicológico, o tempo inevitável da corrida para o túmulo, o tempo específico em que se encontra Brás Cubas e o tempo implicado quando se retoma os fatos pela memória. Confirma-se assim Machado de Assis como um intercessor para experiências subjetivas na aprendizagem. Acima de tudo, observa-se que as percepções sugeridas rumam em direção a uma proposta específica de subjetividade. Trata-se de uma busca constante para compreender o tempo, em que está em jogo um exercício com o pensamento de acordo com as próprias experiências vividas. Parafraseando Deleuze: "e mais importante do que o pensamento é aquilo que faz pensar" (DELEUZE, 2003, p.30). Bibliografia ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, [1888] DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, DELEUZE, Gilles. Conversações. 2 ed. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, GALLO, Silvio Donizetti. As múltiplas dimensões do aprender. Congresso de Educação Básica Aprendizagem e Currículo, <disponível em: pdf> Acesso em: 25 de outubro de GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Notas de Aula. Disciplina: Literatura Brasileira IV, curso de Letras, FFLCH/USP. Aula: Machado de Assis, Memórias Póstumas. Set ROLNIK, S.; GUATTARI, F. Micropolítica: cartografias do desejo. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2005 [1981]. ROLNIK, S.; GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985 [1981]. SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto. São Paulo: Edusp, 2004.

5 PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. Rio de Janeiro: Ediouro, volume

RESUMO. Palavras-chave: Machado de Assis. Experiências Subjetivas. Intercessor.

RESUMO. Palavras-chave: Machado de Assis. Experiências Subjetivas. Intercessor. 123 A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS RESUMO Lilian dos Santos SILVA 1 Este

Leia mais

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias A indissociabilidade entre ensino e produção de pensamento filosófico CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 2016.2 Prof.ª. Suze Piza PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

Leia mais

ESTÉTICAS, ESCRITURAS & PERFORMANCES DA DIFERENÇA

ESTÉTICAS, ESCRITURAS & PERFORMANCES DA DIFERENÇA Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM PERFORMANCES CULTURAIS ESTÉTICAS, ESCRITURAS & PERFORMANCES DA DIFERENÇA 14 de

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Período: 2017.2 Disciplina: Filosofia da Educação no Mundo Ocidental Professor: Marcio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018.2 Turma: 07319 Disciplina: PSI7117

Leia mais

OS SIGNOS DE DELEUZE E O APRENDIZADO.

OS SIGNOS DE DELEUZE E O APRENDIZADO. OS SIGNOS DE DELEUZE E O APRENDIZADO. ORTOLAN, Saragoça Rafael Rafael_ortolan@hotmail.com Palavras-chaves: signos, aprendizado, filosofia. Neste trabalho, apresento as considerações delezianas acerca dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS LILIAN DOS SANTOS SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS LILIAN DOS SANTOS SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS LILIAN DOS SANTOS SILVA MACHADO NA AULA: EM BUSCA DE SIGNOS E INTERCESSORES PARA A POTENCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: Juliana Maria Padovan Aleixo Orientadora: Elizabeth Araújo Lima CENTRO DE CONVIVÊNCIA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: INVENÇÃO E PRODUÇÃO DE ENCONTROS NO TERRITÓRIO DA DIVERSIDADE UNESP-ASSIS QUAL A PRODUÇÃO DO

Leia mais

DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO

DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO Resumo DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO Jaqueline Magalhães Brum 1 Suzany Goulart Lourenço 2 Este artigo traz uma

Leia mais

PLANO DE ENSINO FICHA N o. 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde.

PLANO DE ENSINO FICHA N o. 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde. PLANO DE ENSINO FICHA N o 1 (permanente) Disciplina: Racionalidades e micropolítica na produção dos modelos tecnoassistenciais em saúde. Código: Natureza: ( ) obrigatória ( X ) optativa Semestral ( ) Anual

Leia mais

Resenha (recesso) - Aprendizagem, Arte e Invenção de Virgínia Kastrup

Resenha (recesso) - Aprendizagem, Arte e Invenção de Virgínia Kastrup Resenha (recesso) - Aprendizagem, Arte e Invenção de Virgínia Kastrup RESUMO. O texto aborda o tema da aprendizagem, usando como referência as contribuições de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O objetivo

Leia mais

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (1881) Professor Kássio

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (1881) Professor Kássio MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (1881) Professor Kássio MACHADO DE ASSIS Filho de uma lavadeira de origem portuguesa e de um mulato, nasceu em 1839 no Morro do Livramento. De origem pobre, viu na intelectualidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO Disciplina: Didática Código: EM 200 Curso: Ciências Sociais Ano Letivo:

Leia mais

Disciplina: Filosofia e Educação: Nietzsche, Foucault e Deleuze no Cenário da Educação Contemporânea 1- Objetivos: 2- Conteúdo Programático:

Disciplina: Filosofia e Educação: Nietzsche, Foucault e Deleuze no Cenário da Educação Contemporânea 1- Objetivos: 2- Conteúdo Programático: Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Graduação em Educação Disciplina: Filosofia e Educação: Nietzsche, Foucault e Deleuze no Cenário da Educação Contemporânea Professora: Dra. Maria de Fátima

Leia mais

MICHEL FOUCAULT, GILLES DELEUZE E A EDUCAÇÃO

MICHEL FOUCAULT, GILLES DELEUZE E A EDUCAÇÃO MICHEL FOUCAULT, GILLES DELEUZE E A EDUCAÇÃO Silvano Fidelis de Lira - UFPB João Batista Gonçalves Bueno - UEPB/UFPB Aprender é, de inicio, considerar uma matéia, um objeto, um ser, como se emitissem signos

Leia mais

APRENDIZAGEM CLANDESTINA EM CAVALINHOS DE PLATIPLANTO, DE J. J. VEIGA. Márcia Machado de Lima (Doutoranda em Teoria da Literatura UNIR/UNESP)

APRENDIZAGEM CLANDESTINA EM CAVALINHOS DE PLATIPLANTO, DE J. J. VEIGA. Márcia Machado de Lima (Doutoranda em Teoria da Literatura UNIR/UNESP) APRENDIZAGEM CLANDESTINA EM CAVALINHOS DE PLATIPLANTO, DE J. J. VEIGA Márcia Machado de Lima (Doutoranda em Teoria da Literatura UNIR/UNESP) Resumo: Cavalinhos de Platiplanto traz narradores que abrem

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina : Temas Contemporâneos Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Educação Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO ( X ) Número de créditos: 08 Carga Horária: 120 hs Números

Leia mais

CATÁLOGO OBJETIVO: METODOLOGIA: O desenvolvimento da proposta será por meio da exposição da história narrada no livro Grande Sertão veredas.

CATÁLOGO OBJETIVO: METODOLOGIA: O desenvolvimento da proposta será por meio da exposição da história narrada no livro Grande Sertão veredas. CATÁLOGO ÁREA: Estética TEMA: As multiplicidades Virtuais HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Filosofia Contemporânea. INTERDISCIPLINARIDADE: Literatura Pós-moderna brasileira DURAÇÃO: 1 aula de 50 AUTORIA: Caroline

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais

UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP

UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP custodioandrade@uol.com.br Resumo: Este trabalho apresenta parte das investigações

Leia mais

O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO DE DOSTOIÉVSKI E A QUESTÃO DA TEMPORALIDADE

O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO DE DOSTOIÉVSKI E A QUESTÃO DA TEMPORALIDADE O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO DE DOSTOIÉVSKI E A QUESTÃO DA TEMPORALIDADE Cabral, Izaura da Silva 1 RESUMO: O tempo é uma representação que um uma narrativa interfere tanto na localização das ações, como

Leia mais

ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000

ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 2016 Orgulho Machadiano Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas Memórias Póstumas que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa

Leia mais

TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO?

TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO? AULAS 9 À 12 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO: COMO É ESSE GÊNERO? A narração é um tipo de texto que conta uma sequência de fatos, sejam eles reais ou imaginários, nos quais as personagens atuam em

Leia mais

Deleuze: da literatura à filosofia

Deleuze: da literatura à filosofia VI EPOG Bernardete Oliveira Marantes Doutoranda do Departamento de Filosofia da USP Deleuze: da literatura à filosofia Introdução Escrever é devir, é unir palavras às coisas num ritmo e fluxo que busca

Leia mais

Aline Nunes. Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias. Imagem 1: Dos destinatários

Aline Nunes. Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias. Imagem 1: Dos destinatários Aline Nunes Ensaio Visual - Projeto Me Mande Notícias Imagem 1: Dos destinatários. 2018. Imagem 2: Dos destinatários detalhes. 2018 Imagem 3: Carrer Unió e Rialto detalhes. 2018 Imagem 4: À espera. 2018

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Coordenação do projeto: Prof. Dr. Rafael Mendonça Dias Título: Atenção Integral

Leia mais

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática Profª. M.e Cláudia Benedetti Profa. M.e Cláudia Benedetti Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: ENSINO SUPERIOR Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

NIETZSCHE E A HISTÓRIA: A RELAÇÃO COM O PASSADO

NIETZSCHE E A HISTÓRIA: A RELAÇÃO COM O PASSADO NIETZSCHE E A HISTÓRIA: A RELAÇÃO COM O PASSADO Dagmar Manieri Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); professor Adjunto de História (Teoria da História) da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFSM) Disciplina: Seminário de Tese II Professora: Dra. Marilda Oliveira de Oliveira. Vazio

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFSM) Disciplina: Seminário de Tese II Professora: Dra. Marilda Oliveira de Oliveira. Vazio PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFSM) Disciplina: Seminário de Tese II Professora: Dra. Marilda Oliveira de Oliveira Vazio Por: Francieli Regina Garlet AUTORES Blanchot (2005) (2010) e (2011) Deleuze

Leia mais

PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO

PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO JOSÉ EDUARDO PIMENTEL FILHO 1 Resumo: O presente texto trata do conceito de personagem conceitual, mostra como Deleuze e Guattari o pensaram, e mostra como

Leia mais

Texto Narrativo. P R O F. ª A n a L ú c i a M o t a

Texto Narrativo. P R O F. ª A n a L ú c i a M o t a Texto Narrativo P R O F. ª A n a L ú c i a M o t a Texto narrativo É um relato de um acontecimento ou uma série de acontecimentos, reais ou imaginários; Exemplos de textos narrativos: conto, novela, romance,

Leia mais

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca DISCIPLINA: Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROFESSOR: Dr. Jean Marcel Carvalho

Leia mais

ELEME M NT N O T S O D A D A NA N R A RAT A I T V I A V Mariana Bandeira

ELEME M NT N O T S O D A D A NA N R A RAT A I T V I A V Mariana Bandeira ELEMENTOS DA NARRATIVA Mariana Bandeira A narração é um relato centrado em uma sequência de fatos em que as personagens atuam (se movimentam) em um determinado espaço (ambiente) e em um determinado tempo.

Leia mais

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 2º /

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 2º / INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 2º / 2017 1 Prof. Marcos Aurélio Fernandes EMENTA: A disciplina pretende ser uma introdução à história da filosofia capaz de tornar os ingressantes no curso de filosofia

Leia mais

Dentro da temática do livro de Jó, discutirei nesta aula a importância que devemos dar às perguntas, mesmo acima das respostas.

Dentro da temática do livro de Jó, discutirei nesta aula a importância que devemos dar às perguntas, mesmo acima das respostas. 1 Introdução Dentro da temática do livro de Jó, discutirei nesta aula a importância que devemos dar às perguntas, mesmo acima das respostas. No mundo evangélico atual, é mais urgente e necessário fazer

Leia mais

Acção Espaço Tempo Personagem Narrador

Acção Espaço Tempo Personagem Narrador Acção Espaço Tempo Personagem Narrador A acção é constituída por sequências narrativas (acontecimentos) provocadas ou experimentadas pelas personagens, que se situam num espaço e decorrem num tempo, mais

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO Curso: Turismo Disciplina: Política e Desenvolvimento Local Carga Horária Semestral: 80 h/a Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Pressupostos do desenvolvimento

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ORDEM: METODOLOGIA MERZ NA MÃO 1

EXPERIMENTAÇÃO ORDEM: METODOLOGIA MERZ NA MÃO 1 EXPERIMENTAÇÃO ORDEM: METODOLOGIA MERZ NA MÃO 1 Allex Rodrigo Medrado ARAÚJO allexmeteora@hotmail.com Mestrando em Cultura Visual UFG O caos é uma ordem por decifrar José Saramago. O homem duplicado. 2002,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor No diálogo Fédon, escrito por Platão, seu personagem Sócrates afirma que a dedicação à Filosofia implica que a alma

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA SUPERIOR

CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA SUPERIOR CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA INST TITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Drº Wellington Machado Lucena Faculdade Estácio

Leia mais

Do fragmento às novas subjetividades entrevista com o Núcleo de Psicanálise e Práticas Institucionais

Do fragmento às novas subjetividades entrevista com o Núcleo de Psicanálise e Práticas Institucionais Rubens Rangel Do fragmento às novas subjetividades entrevista com o Núcleo de Psicanálise e Práticas Institucionais Por Maria Antonieta Pereira Raquel Corrêa Ferreira é psicóloga, psicanalista, esquizoanalista

Leia mais

Seguindo as indicações de Brás Cubas, Rouanet define as componentes formais que caracterizam a forma livre ou forma shandiana adotada nas Memórias pós

Seguindo as indicações de Brás Cubas, Rouanet define as componentes formais que caracterizam a forma livre ou forma shandiana adotada nas Memórias pós MISCELÂNEA Revista de Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 1984-2899 www.assis.unesp.br/miscelanea Miscelânea, Assis, vol.5, dez.2008/maio 2009 RISO E MELANCOLIA Jaison Luís Crestani (Doutorando

Leia mais

ENTREVISTA COM EDUARDO MOREIRA 1. Entrevista concedida por Eduardo Moreira 2 para Fernanda Pacini 3, sobre o espetáculo Um Molière Imaginário.

ENTREVISTA COM EDUARDO MOREIRA 1. Entrevista concedida por Eduardo Moreira 2 para Fernanda Pacini 3, sobre o espetáculo Um Molière Imaginário. ENTREVISTA COM EDUARDO MOREIRA 1 Entrevista concedida por Eduardo Moreira 2 para Fernanda Pacini 3, sobre o espetáculo Um Molière Imaginário. Fernanda Pacini - Gostaria que começasse falando sobre a escolha

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais Anos atrás, passei muito e muito tempo pensando em Palomar e suas relações com o pensamento filosófico. Naquele momento, queria descobrir como as teorias filosóficas estavam escondidas

Leia mais

literatura Um universo a ser descoberto

literatura Um universo a ser descoberto literatura Um universo a ser descoberto o Poder de transformar A literatura amplia o repertório cultural e emocional, promovendo o desenvolvimento integral do aluno Ahistória começa com o diálogo entre

Leia mais

EDUCANDÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA

EDUCANDÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA 6º Ano A e B 24/10 Português 27/10 Ciências 25/10 Geografia / Inglês 28/10 Matemática 26/10 História - 21/11 Geografia / Inglês 24/11 Des. Geométrico 22/11 Ciências / Espanhol 25/11 Matemática 23/11 Português

Leia mais

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários O termo gênero é utilizado para determinar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes

Leia mais

LIVRO DE RESUMOS III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia de novembro de 2017 Universidade do Minho, Braga, Portugal

LIVRO DE RESUMOS III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia de novembro de 2017 Universidade do Minho, Braga, Portugal 0 LIVRO DE RESUMOS III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia 23-25 de novembro de 2017 Universidade do Minho, Braga, Portugal Índice ST1 COMUNICAÇÃO E ARTE... 1 ST2 COMUNICAÇÃO,

Leia mais

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CANOINHAS I FÓRUM DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO PLANALTO NORTE CATARINENSE - 2007 PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Sandro Luiz Bazzanella sandroba@terra.com.br

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

Problemas filosóficos entre ensinar e aprender

Problemas filosóficos entre ensinar e aprender Problemas filosóficos entre ensinar e aprender POR RAQUEL ALVIM MONTEIRO raquelfilosofia@gmail.com As Leis de Diretrizes e Bases 1 da educação brasileira partem do aprimoramento do educando como pessoa

Leia mais

Narrativa: Elementos Estruturais (1)

Narrativa: Elementos Estruturais (1) Narrativa: Elementos Estruturais (1) Narrativa de ficção Discurso figurativo inscrito em coordenadas espaço-temporais. Sucessão temporal de ações (funções). Narrativa simples: passagem de um estado anterior

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Metafísica: Noções Gerais (por Abraão Carvalho in:

Metafísica: Noções Gerais (por Abraão Carvalho in: : Noções Gerais (por Abraão Carvalho in: www.criticaecriacaoembits.blogspot.com) é uma palavra de origem grega. É o resultado da reunião de duas expressões, a saber, "meta" e "physis". Meta significa além

Leia mais

O QUE PODE A ESCRITA-CURRÍCULO?

O QUE PODE A ESCRITA-CURRÍCULO? O QUE PODE A ESCRITA-CURRÍCULO? Pedro Xavier Russo Bonetto Resumo O presente trabalho expõe um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada A escrita-currículo da perspectiva cultural

Leia mais

1ª Roda de Conversa. Docência Universitária: nossos desafios

1ª Roda de Conversa. Docência Universitária: nossos desafios 1ª Roda de Conversa Docência Universitária: nossos desafios Paulo Freire A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. Eixos Espaço aberto de diálogo; Reflexão e estudo sobre

Leia mais

LITERATURA. aula Realismo

LITERATURA. aula Realismo LITERATURA aula Realismo As Escolas Literárias Barroco 1601 Arcadismo 1768 Romantismo 1836 Realismo 1881 Naturalismo 1881 Parnasianismo 1882 Simbolismo 1893 Pré-modernismo 1902 Modernismo 1922 Realismo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

Narrativa e informação

Narrativa e informação Narrativa e informação emissor = formulador da sintaxe da mensagem receptor = intérprete da semântica A recepção qualifica a comunicação. É por isso que o receptor tem papel fundamental no processo de

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 Coordenação do Curso Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil Flavia de Figueiredo de Lamare (COGEPE/ ) Késia Pereira de Matos D

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos

Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Filosofia Código: CTB - 110 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Professor: Paulo

Leia mais

Diários de Pesquisa Visual - dispositivos para pensar a formação inicial em artes visuais

Diários de Pesquisa Visual - dispositivos para pensar a formação inicial em artes visuais Diários de Pesquisa Visual - dispositivos para pensar a formação inicial em artes visuais Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Universidade Federal de Santa Maria Thais Raquel da Silva Paz Orientadora:

Leia mais

LITERATURA E REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: Reflexão sobre o ensino de leitura na sociedade da representação

LITERATURA E REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: Reflexão sobre o ensino de leitura na sociedade da representação LITERATURA E REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: Reflexão sobre o ensino de leitura na sociedade da representação Martanézia Rodrigues Paganini Universidade Federal do Espírito Santo A proposta desta

Leia mais

OFERTA CURRICULAR 2014/2

OFERTA CURRICULAR 2014/2 OFERTA CURRICULAR 2014/2 Professor Responsável: Alcindo Antônio Ferla Professor(es) Colaborador(ores): Cristian Fabiano Guimarães, Brigida Marta, Ardigo Martino, Augusta Nicoli 1. Atividade de Ensino:

Leia mais

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS: UMA ANÁLISE PELO PONTO DE VISTA DE AUTORES CONTEMPORÂNEOS.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS: UMA ANÁLISE PELO PONTO DE VISTA DE AUTORES CONTEMPORÂNEOS. CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Colegiado do Curso de Português/Alemão/Espanhol/Inglês/ ANA PAULA DE LIMA 1 GISLAINE SILVA 2 TAMARA JACOBOWSKI 3 MEMÓRIAS

Leia mais

Marcas: Sem Nome PAULO LIMA BUENOZ

Marcas: Sem Nome PAULO LIMA BUENOZ Marcas: Sem Nome PAULO LIMA BUENOZ Paulo Lima Buenoz é artista plástico, doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC e mestre pela State University of New York at Buffalo. Professor

Leia mais

em-significativa/ Aprendizagem Significativa

em-significativa/ Aprendizagem Significativa http://www.infoescola.com/educacao/aprendizag em-significativa/ Aprendizagem Significativa Por Ricardo Normando Ferreira de Paula Sobre a aprendizagem significativa de Rogers, afirma-se que a sugestão

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES

Leia mais

PEDAGOGIA DO SILÊNCIO Eduardo Guedes Pacheco *

PEDAGOGIA DO SILÊNCIO Eduardo Guedes Pacheco * PEDAGOGIA DO SILÊNCIO Eduardo Guedes Pacheco * Resumo Tomando como referência as palavras de Rui Canário, as quais nos lembram que a modernidade inaugura uma relação entre aqueles que ensinam e aqueles

Leia mais

poeira de ouro projeto pedagógico Cândida Vilares Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP (11)

poeira de ouro projeto pedagógico Cândida Vilares Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP (11) projeto pedagógico Cândida Vilares Vera Vilhena poeira de ouro Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 A Produção de Subjetividade Capitalista na Educação

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 A Produção de Subjetividade Capitalista na Educação A Produção de Subjetividade Capitalista na Educação Resumo André Campos de Camargo O presente texto propõe analisar, mesmo de forma sucinta, os efeitos atuais da produção de subjetividade capitalista no

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

Teste Formativo sobre o CONTO

Teste Formativo sobre o CONTO Unidade Temática: Contos do séc. XX Escola Básica 2,3/ S de Vale de Cambra Português 10ºAno Profª Dina Baptista Teste Formativo sobre o CONTO Fonte Bibliográfica: http://www.netprof.pt Nota: Esta ficha

Leia mais

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica Esse educador traz uma

Leia mais

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo 1 Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo Fabiana Marroni Della Giustina Programa de Pós-Graduação em Arte / Instituto de Artes IdA UnB A forma como o indivíduo apreende

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 I - Ementa da Disciplina: O curso procura abordar as condições

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo. PROF. ALEMAR S. A. RENA

TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo. PROF. ALEMAR S. A. RENA TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo PROF. ALEMAR S. A. RENA www.fluxos.org SUJEITOS FICCIONAIS ENUNCIAÇÃO/ENUNCIADO CONCEITO INSEPARÁVEIS SUJEITO DA ENUNCIAÇÃO/ENUNCIADO EX. Maria escreveu um

Leia mais

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS: UMA ANÁLISE TEÓRICO NARRATIVA

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS: UMA ANÁLISE TEÓRICO NARRATIVA XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO 429 DO NORT E PI ONEIRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS: UMA ANÁLISE TEÓRICO NARRATIVA Ms. Eva Cristina Francisco (CLCA - UENP/CJ) RESUMO Este trabalho tem como objetivo uma breve

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA:

P L A N O D E E N S I N O. DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA: P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA: CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 horas TEÓRICO/PRÁTICA: 72 horas CURSO(S):

Leia mais

EXPERIMENTAÇÕES NA CLÍNICA: O DISPOSITIVO GRUPAL COM CRIANÇAS

EXPERIMENTAÇÕES NA CLÍNICA: O DISPOSITIVO GRUPAL COM CRIANÇAS 1 EXPERIMENTAÇÕES NA CLÍNICA: O DISPOSITIVO GRUPAL COM CRIANÇAS Ludimila Palucci 1 Marília Aparecida Muylaert Priscila Tamis Renata Domingues Pimenta RESUMO: No projeto Atendimento em Clínica da Diferença

Leia mais

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA Resumo Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste Faculdade de Educação/USP marciaborin@unioeste.br,marciaborin@usp.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO ANO: 2014 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS: MICHEL FOUCAULT,

Leia mais

A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho

A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho Gisélle Razera 59 A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87

Leia mais

Introdução GILLES DELEUZE

Introdução GILLES DELEUZE 11 Introdução A história da filosofia deve não redizer o que disse um filósofo, mas dizer o que ele subentendia necessariamente, o que ele não disse e, no entanto, estava presente no que ele disse. GILLES

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

Estrutura da narração

Estrutura da narração Narração Conceito: A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. Não se esqueça que tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a

Leia mais

Bibliografia. AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2005.

Bibliografia. AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2005. 74 Bibliografia AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2005. ALTER, Robert. Anjos Necessários: Tradição e Modernidade em Kafka, Benjamin e Scholem. Rio de Janeiro: Imago, 1992 ARAGON, Louis.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA PB

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA PB A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA PB GT6 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Andreza Magda da Silva Dantas Faculdades Integradas de Patos FIP andreza_magda@hotmail.com

Leia mais

RESUMO. Palavras chaves: Educação Brasileira Estágio docente Autobiografia. EdUECE- Livro

RESUMO. Palavras chaves: Educação Brasileira Estágio docente Autobiografia. EdUECE- Livro RESUMO A proposta deste trabalho cujo tema, Educação Brasileira uma Abordagem Auto (Biográfica) visa a tratar de uma pratica de estágio docência desenvolvida no Programa de Graduação da UFC da Faculdade

Leia mais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ESQUIZOANÁLISE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) Esquizoanálise Profª. Ms. Angélica Teixeira Gomes Meu nome é Angélica Teixeira Gomes. Sou graduada em Psicologia pela Universidade de Franca, tenho especialização

Leia mais