2 ANEMIAS CARÊNCIAIS 2.1 Anemia Ferropriva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 ANEMIAS CARÊNCIAIS 2.1 Anemia Ferropriva"

Transcrição

1 3 INTRODUÇÃO A anemia é a manifestação de um processo patológico subjacente. Existem três mecanismos para o aparecimento de uma anemia: produção deficiente de hemácias, hemólise e sangramentos. (LEÃO. et al ) A história clínica e o exame físico contribuem para definir o tipo de anemia e caracterizar a intensidade de um possível comprometimento hemodinâmico secundário a ela. (LEÃO. et al ) No diagnóstico da anemia deve-se buscar evidências de doenças renais, hepáticas, endócrinas, inflamatórias crônicas e neoplásticas. Uma história alimentar que investigue duas fontes de ferro, vitamina BD e ácido fólico pode descartar anemias carênciais. Ictericia, esplenomegalia, história familiar de transfusões, esplectomia, colecistite calculosa e consaguinidade podem sugerir anemias hemolíticas hereditárias. (LEÃO. et al ) A hemólise pode ser causada por anormalidades intrínsecas das hemácias, na membrana, na hemoglobina ou no sistema intra-eritrocitário ou por fatores extrínsecos que levam a desnutrição precoce delas. (LEÃO. et al ) O sangramento agudo interno ou externo pode causar anemia relacionada à perda sanguínea. A prevenção de sangramento crônico causa a anemia ferropriva. (LEÃO. et al ) O diagnóstico laboratorial da anemia pode ser realizado através de dados básicos dos exames de hematoscopia, índices hematimétricos e contagem de reticulócitos. Na hematoscopia é necessário um bom esfregaço sanguineo. Na avaliação morfológica das hemácias, visualiza-se o tamanho, forma, conteúdo e distribuição da hemoglobina, além da presença de corpúsculos de inclusão ou de parasitas. Os índices hematimétricos, determinados pelos contadores são o volume corpuslar médio (VCM), a hemoglobina corpuslar média (HCM) e a concentração média de hemoglobina corpuslar (CHCM), associado com a hematoscopia se confirma o tipo de anemia que pode ser microcítica e hipocrõmica, normocítica e normocrômica ou macrocítica. (LEÃO. et al. 2005) A contagem de reticulocitos e um exame simples e de muito valor no esclarecimento das anemias onde sua elevação é o reflexo de uma hiperplasia compensadora da medula óssea. (LEÃO, et al )

2 4 2 ANEMIAS CARÊNCIAIS 2.1 Anemia Ferropriva A deficiência de ferro pode causar anemia e a mais comum das carências nutricionais. A alimentação deficiente juntamente com as perdas sanguíneas gastrointestinais crônicas podem alterar o equilíbrio entre perdas e ganhos. (LEÃO. et al ) É muito comum a anemia em crianças entre 6 e 24 meses, pelo fato de que nessa faixa etária, exige-se maiores quantidades de ferro para manter a acelerada expansão da massa eritrocitária, fundamental ao crescimento corpóreo. (LEÃO. et al ) A anemia pode acometer crianças prematuras, gêmeos e recém nascidos de baixo peso pelo fato de que sua massa sanguínea total tenha que alimentar bastante, até alcançar o peso ideal, sendo portanto difícil suprir o aporte de ferro somente com alimentos ricos nesse metal. (LEÃO. et al ). Lactantes a termos que não se alimentam exclusivamente de leite materno após 06 meses, mas não complementam com alimentos específicos, pois o leite materno garante o aporte suficiente até os primeiros 06 meses. Crianças com perda de sangue intestinal crônicas causada por alergia a alimentos, doença diarréica repetidas, parasitoses espoliativas, anormalidades anatômicas de trato gastrointestinal e uso freqüente de ácido acetilsalicílico podem desenvolver a anemia. (LEÃO. et al ) Na adolescência a doença pode estar relacionada com a alimentação inadequada e carente em ferro. No sexo feminino, os ciclos irregulares e a quantidade de sangue perdida na menstruação podem ocasionar anemia. (LEÃO. et al ) Na gestação há uma perda real das reservas de ferro. O feto é capaz de obter todo o ferro que a mãe reserva, necessitando independente se estiverem baixas, indo buscar o ferro, destruindo os eritrócitos ou da absorção intestinal da mãe. (CORREA. et al ) A presença de anemia ferropriva se baseia na história de deficiência alimentar de ferro, provável perda intestinal desse alimento é capaz de detalhar o aporte alimentar de ferro. (LEÃO. et al ) O exame físico é evidenciado por uma palidez cutâno-mucosa, em algumas crianças e encontrado sopros cardíacos leves, relacionado com o estado hiperdinâmico da circulação sanguínea. Em lactantes é comum encontrar baço palpável sob o valor do costal esquerdo ou 2 cm a 3 cm abaixo dele. (LEÃO. et al )

3 5 O diagnóstico laboratorial da anemia é dado através de resultados de exames alterados. Hipocromia (HCM abaixo de 25 pg), associada a microcitose (VCM abaixo de 75 H³. Pode-se exigir normocitose e normocromia quando a anemia é discreta com níveis de hemoglobina acima de 10 g/dl. A contagem de reticulocitos é normal, exceto quando o grau de anemia é acentuado, tornando o índice reticulocitário baixo. A contagem de plaquetas geralmente é aumentada, podendo atingir níveis de ou mm³. O RDW (Red Cell Distribution With) encontra-se aumentando. (LEÃO. et al ) A ferritina sérica altera-se precocemente na vigência de ferropenia. Se uma criança com deficiência de ferro estiver na vigência de um processo infeccioso, a ferritina sérica pode elevar-se falsamente. A dosagem de ferro sérico altera-se apenas depois que as reservas de ferro se esgotam. A capacidade total de ligação de ferro pela transferrina (CLF) geralmente aumentada na deficiência de ferro permite o cálculo de porcentagem de saturação em ferro da transferrina (ferro sérico X 100/CLF). (LEÃO. et al ) PROFILAXIA A carência de ferro, mesmo em lactantes cuja concentração de hemoglobina se mostra pouco reduzida pode afetar o desenvolvimento mental e psicomotor. No tratamento profilático recomenda-se a suplementação de sais de ferro. Em crianças menores de 2 anos de idade: - nascidas a termo: A partir do processo de desmame, administrar 1 mg/hg/dia de ferro elementar. - Prematuros e recém nascidos de baixo peso: A partir do 30º dia de vida iniciar 2 mg/kg/dia de ferro elementar durante dois meses. (LEÃO. et at ) - Gestantes: é recomendado que a gestante receba a suplementação, iniciando entre 18 e 20 semanas, com doses que variam de 30 a 60 mg de ferro elementar. (CORRÊA. et al ) TRATAMENTO O tratamento é realizado por via oral feita preferencialmente com o sulfato ferroso (por conter 20% de ferro-elemento) a dosagem é diária de 3 mg/kg de peso, de ferro elemento, deve ser tomado preferencialmente em dose única, 30 a 60 minutos antes das refeições ou duas horas após. Oferecer puro ou juntamente com suco de laranja, o que

4 6 favorece a absorção de ferro. Informar sobre o escurecimento dos dentes, que não é permanente. Deve-se afastar a possibilidade de verminoses que predispõem a diarréia e dificultam a tolerância ao ferro. Caso a deficiência de ferro esteja relacionada a verminose, deve-se ferver bem ou substituir o leite de vaca e eliminar outras causas. Em adolescentes o tratamento é individualizado levando em conta o sexo e outros fatores. (LEÃO. et al ) 2.2 Anemia por Deficiência de Àcido Fólico A deficiência de ácido fólico é, frequentemente, acompanhada de carência protéica e de outros nutrientes, sendo classificada como anemia pluricarencial dos desnutridos. Pode-se, entretanto, haver predomínio da carência de ácido fólico ou de ferro, o que determina quadros laboratoriais diferentes. (LEÃO. et al ) A anemia megaloblástica pode aparecer em crianças eutróficos que se alimentam de leite de cabra exclusivamente, podendo ocorrer também quando a administração prolongada de difenilidantoína, fenobarbital, trimetropim e primetamina. (LEÃO. et al ) Na gravidez a anemia macrocítica é usualmente megaloblástica e, na maioria das vezes resulta na deficiência de folato. A causa mais comum da deficiência é o aumento da necessidade de folato associada a baixa ingestão. Mulheres que apresentam hiperemese gravídica, com vômitos e anorexia durante a gestação, podem também apresentar deficiência de folato. (CORREA. et al ) Em crianças com desnutrição moderada ou grave, o encontro de uma anemia macrotica faz-se o uso de suplementação protéica e de ácido fólico. Pode haver neutropenia, plaqueotopenia e polissegmentação de neutrófilos. Quando houver dúvida no diagnóstico fazer uma função da medula óssea, que irá revelar maturação megaloblástica. (LEÃO. et al ) 2.3 Carência de Vitamina B12 A anemia por deficiência de vitamina B12 é bastante rara, alimentos de origem animal como, carnes e laticínios, são as únicas fontes naturais de vitamina B12. (CORREA. et al )

5 7 A anemia permiciosa, em ausência de fator intrínseco gástrico leva à incapacidade de absorção de vitamina B12 é doença auto-imune incomum em mulheres em idade fértil. (CORREA. et al. 2004) Quando não são disponíveis, as dosagens séricas de vitamina B12 e de ácido fólico a destinação entre as duas deficiências pode ser feita por meio de uma prova terapêutica com doses fisiológicas de uma das duas vitaminas, considerando que as doses maiores levam a respostas específicas. (LEÃO. et al ) 2.4 Deficiência de Vitamina E A carência de vitamina E favorece a oxidação da membrana das hemácias e destruição precoce delas. A anemia incide principalmente em prematuros, nos primeiros seis meses de vida. É observado edema de membros inferiores, raramente se observa icterícia e esplenomegalia. Acompanha-se de reticulocitose leve ou moderada e, com freqüência, de trombocitose por mecanismo desconhecido. (LEÃO. et al ) Teste positivo da peroxidade ou, de preferência, dosagem de vitamina E sérica inferior a 0,5 mg/dl. Confirma o diagnóstico. (LEÃO. et al ) 3 ANEMIAS HEMOLÍTICAS Anemia com hemácias anormais quanto a forma ou tamanho, frequentemente heterogêneas em forma de foice, da anemia falciforme ou os esforócitos, na esferocitose congênita. As anemias hemolíticas são sugeridas pela presença de icterícia e esplenomegalia. Nos defeitos congênitos intra-eritrocitários, obtem-se a história de anemia crônica que inicia ao nascimento, esferocitose, por exemplo ou aos 4 a 6 meses de idade, doença falciforme ou talassemias. (LEÃO. et al ) 3.1 Anemia Falciforme É parte de um grupo de distúrbios genéticos caracterizados pela predominância da hemoglobina S nas hemácias (Hb. SS) anemia falciforme, síndrome S talassemias e as outras

6 8 hemoglobinopatias (Hb SC, HbSD Punjab) em que ocorre associação da Hbs com outra Hb mutante que possa participar da formação dos polímeros de Hb e estar presente em concentração suficiente para permitir a falcização. (LEÃO. et AL ) A anemia se manifesta de várias formas. A esplenomegalia está presente em todos os lactantes, a palidez varia de moderada a intensa e a icterícia de leve e moderada. (LEÃO. et al ) A vasoclusão falciforme é um processo que envolve interações sanguíneas, proteínas plasmáticas e componentes da parede vascular. Crise de dor pode ter início aos seis meses em ossos e articulações. Dactilite (Síndrome da mão/pé) é uma das primeiras manifestações da doença em lactantes. (LEÃO. et al ) Podem ocorrer sinais de febre, prostação, aumento da hemossedimentação, dor torácica de intensidade variável pela presença de infiltrado radiológico pulmonar. Dor abdominal aguda é um evento frequente. Podem também ocorrer priapismo por vasoclusão dos veios cavernosos do pênis e paresias ou paralisia por acometimento do sistema nervoso central. (LEÃO. et al ) Nas crises aplasicas, cessa a hiperplasia eritrocitária da medula óssea levando a um súbito agravamento da anemia. (LEÃO. et al ) Sinais de choque hipovolêmico e notável aumento da esplenomegalia são encontrados em lactantes por crises de hipersequestração esplênica. (LEÃO. et al ) O diagnóstico da anemia é feito por eletroforese de hemoglobina, no entanto uma simples pesquisa positiva de drepanócitos juntamente com uma história típica de anemia hemolítica e reticulocitose são suficientes para o diagnóstico sindrômico. (LEÃO. et al ) Os pacientes devem receber tratamentos e acompanhamentos integral e multiciplinares. - Lactantes com temperatura superiores de 38,5º C devem ser internados imediatamente. Ampicilina venosa deve ser iniciada para cobertura de Streptococcus pneumonie, Haemophilus influenzae e salmonelos, principalmente agentes bacterianos nessas condições. (LEÃO. et al ) Deve-se fazer uso profilático de penicilina até a idade de, pelo menos 5 anos, penicilina oral duas vezes ao dia, 125 mg/doses para maiores de 03 anos, ou penicilina benzitina intramuscular de 21 em 21 dias, V até 10 Kg, de 10 a 25 Kg e V acima de 25 Kg. Todos os pacientes devem receber vacinação antipneumocócia e anti-hepatite B é as crianças com idade de 5 anos devem receber, também, vacinação anti-

7 9 hemófilo. Crises de hipersequestração recebe reposição de volume com solução salina e concentrado de hemácias. O analgésico é indicado para as dores. (LEÃO. et al ) Em adolescentes e adultos o priaprismo é tratado com hidratação venosa rigorosa, analgésicos potentes e redução da HbS para menos de 30% e manter o hematócrito abaixo de 45%, por meio de transfusão ou exsanguinitransfusão para evitar seqüelas. (LEÃO. et al ) O uso contínuo do ácido fólico oral na dosagem de 0,5 mg a 1 mg ao dia supre a demanda aumentada desse nutriente devido a hiperplasia medular, que pode ser satisfeita por fontes alimentares como, folhas verdes, frutas, fígado e carnes. (LEÃO. et al ) A triagem neonatal com acompanhamento clínico-laboratorial a longo prazo dos pacientes, possibilita antibiotecoterapia profilática precoce, educação familiar com relação a doença, rastreamento dos familiares para aconselhamento genético, facilitando a identificação de fatores de risco desfavoráveis que apontem a necessidade de intervenções mais incisivas. 3.2 Esferocitose congênita É causada por uma alteração na proteína estrutural espectrina, ocasionando um defeito no citoesqueleto eritocitário. A anemia é crônica de grau variável e há presença de esplenomegalia em todas as crianças. (LEÃO. et al ) Os esferócitos tem vida reduzida por causa da rápida depleção de energia e da permeabilidade aumentada de sódio e por serem mais rígidos são seqüestrados nos capilares esplênicos. (LEÃO. et al ) A presença de esferocitose em um dos pais da criança e base para a comprovação do diagnóstico em 80% dos casos. O restante se baseia na história de anemia crônica, reticulocitose, esferocitose, fragilidade osmótica aumentada e exclusão das outras causas de esferocitose. (LEÃO. et al ) Ácido fólico oral, na dose de 0,5 mg a 1,0 mg ao dia, está indicado se as fontes alimentares não suprirem as necessidades. 3.3 Deficiência de glicose- 6- fosfato desidrogenase (G6Pd) A deficiência da enzima eritrocitária glicose 6 fosfato desidrogenase (GGPD), ligada ao cromossomo X é sugerida pela história de episódios agudos de hemólise. Essa enzima atua sobre a glicose 6 fosfato, gerando NADPH associado ao metabolismo da glutationa

8 10 (GSH), que previne agressão oxidativa, levando a possível hemólise. As crises são precipitadas na presença de estresse oxidativo como em infecções, distúrbios metabólicos, cirurgias ou pelo uso de alguns medicamentos como, primaquina, sulfanomidas, sulfonos, nitrofurantoinas, cloranfenicol. (LEÃO. et al ) A deficiência de GGPD só é confirmada pela pesquisa da atividade biológica dessa enzima, no entanto não deve ser realizado quando a crise de hemólise, pelo fato de que os reticulócitos possuem atividade enzimática mais elevada que as hemácias maduras e podem revelar um falso diagnóstico. 3.4 Síndromes talassêmicas As talassêmias constituem em grupo heterogêneo de distúrbios genéticos em que a produção de hemoglobina normal é parcial ou completamente suprida, pelo fato de uma ou mais cadeias de globinas estejam prejudicados. (LEÃO. et al ) Tipos de talassêmias: - Talassêmias α(alfa): O gene responsável pela produção das cadeias α é duplicado e localizado no braço curto do cromossomo 16. Um indivíduo normal possui quatro genes α ativados. Existem vários defeitos genéticos que podem provocar as talassêmias α e mais de 30 mutações que podem afetar um ou mais genes α, podendo diminuir ou ausentar a síntese de globina α. (LEÃO. et al ) Com o desequilíbrio entre as sínteses das cadeias α e, globina β continua a ser sintetizada, ocasionando excesso de cadeias β livres, que se juntam para formar tetrâmero de cadeias β4, conhecida como hemoglobina H. As talassêmias α são diferenciadas e classificadas de acordo com o numero de genes α lesados: Nas talassêmias são α do portador silencioso ocorre deleção de apena um gene α. O paciente é assintomático com hemoglobina no limite inferior da normalidade e VCM normal ou pouco diminuídos. (LEÃO. et al ) Pacientes com traços alfa talassêmica, ocorre deleção de genes alfa. O paciente pode apresentar fraqueza, cansaço dor nas pernas e palidez. A hemoglobina esta discretamente diminuída, o VCM e HCM também estão pouco diminuídas e a concentração de HB H encontra se em torno de 2%.(LEÃO. et al ) Doença da hemoglobina H, a deleção é de três genes alfa, é moderadamente grave. O paciente pode apresentar anemia micrôcitica e hipocrômica, podendo levar a deformidades

9 11 similares as que ocorrem em talassêmias beta maior.a concentração de hemoglobina H atinge ate 20%.(LEÃO. et al ) Hidropsia fetal é a forma mais grave, causada pela deleção de quatro genes alfa. Manifesta se com anemia grave, eritroblastose fetal, hepatoesplenomegalia e morte fetal. (LEÃO. et al ) Nas talassêmias beta existem mais de 180 mutações responsáveis pela talassêmias beta e diminuição parcial de sua síntese. Nesta doença ocorre produção insuficiente de cadeia beta da globina, o que gera um excesso relativo de cadeia alfa. As hemácias são hipocrômicas e micrôciticas, o excesso de cadeia alfa produz alterações citoplasmáticas e de membrana levando a destruição prematura dos eritrócitos no baço. (LEÃO. et al ) As talassêmias beta apresentam quatro tipos clínicos e podem ser divididas em: Do tipo portador silencioso, genes da síntese parcialmente prejudicada correspondente ao gene beta normal e outro beta +, situação esta de difícil diagnostico mas sendo detectada em pais de crianças beta talassêmia maior e intermediaria. Não possui manifestação clinicas. (LEÃO. et al ) Traço talassêmico ou talassêmia beta menor, resulta da heterozigose para uma das mutações que afetam a síntese das cadeias beta. Os níveis de hemoglobina são pouco diminuídos,microcitose e hipocromia na eletrofere de hemoglobina, mostra elevação da hemoglobina A2. (LEÃO. et al ) Na talassemia intermediaria ocorre interação de genes beta defeituosos com outros fatores genéticos conhecidos ou não.ocorre microcitose, hipocromia e reticulocitose.a eletroforece de Hb mostra elevação de Hb A2, Hb fetal e redução da Hb A. (LEÃO. et al ) Na talassemaia maior, ambos os genes que controlam a síntese de cadeia beta estão alterados. A eletroforese de Hb mostra Hb fetal entre 20% e 100%, Hb A2 entre 2% e 7% e Hb A entre 0 e 80%. Os pacientes apresentam varias complicações com hepatoesplenomegalia, anemia intensa, baixo peso, atraso no desenvolvimento psicomotor, deformidade s dentarias e ósseas, disfunções endócrinas, insuficiência cardíaca e diabetes mellitus. O tratamento consiste em transfusões repetidas de concentrados de hemácias, acompanhamento de terapia quelante,, o tratamento medular alogênico e considerado eficaz, somente quando houver irmão histocompatível. (LEÃO. et al )

10 Anemias hemolíticas auto- imunes (AHAIs) É um grupo de doenças caracterizadas pela presença de auto-anticorpos que diminuem o tempo de sobrevida dos eritrócitos. A anemia é classificada em primaria e secundaria, ocorrendo em crianças em idade pré escolar e do sexo masculinas e adolescentes de sexo feminino. Nas primarias a anemia hemolítica é o único achado, nas secundarias acontecem no contexto de doenças sistêmicas, sendo a anemia hemolítica apenas uma das manifestações. A estimulação e produção dos auto- anticorpos podem acontecer quando há infecção viral ou bacteriana, uso de drogas, desordens na produção de auto anticorpos, imunodeficiência, tumores, doenças hematológicas do tipo leucemias, linfomas, hemoglobulinúria paroxística noturna e doença linfoproliferativas, ocasionando ocasionado anemia hemolíticas. O diagnostico é feito com positividade de teste de Coombs direto e a identificação dos anticorpos por pesquisa de anticorpos irregulares. (LEÃO. et al ) O tratamento consiste no uso de corticoterapia, outros imunossupressores, imunoglobina venosa ou esplenectomia. Quando a anemia é significativa e leva a repercussão hemodinâmica é indicado a transfusão de concentrados de hemácias. (LEÃO. et al ) 4 HIPERESPLENISMO É a causa mais comum de uma anemia hemolítica leve, extra eritrocitária, que se deve a seqüestração esplênica de hemácias. As etiologias mais freqüentes são esquistossomose hepatoesplênica, doença metabólica de deposito e anemias hemolíticas crônicas que cursam com esplenomegalia. A contagem reticulocitaria é discretamente elevada com forma de compensar a sequetração e destruição precoce das hemácias maduras.a plaquetopenia e e a neutropenia se existente são discretas, a anemia é normocitica e normocrônica. Quando tem deficiência de ferro por perda gastrointestinais ela é hipocrômica e microcítica.quando a esplenectomia, a trombocitopenia ou a leucopenia estiverem manifestando o tratamento é a esplenectomia. (LEÃO. et al ) 5 ANEMIA POR DOENÇAS MEDULARES Na hipoplasia da medula óssea, a anemia apresenta sintomas que revelam a deficiência na hematopoiese.acontece sangramentos cutâneo-mucoso, digestivo e renal devido a trombocitopenia. (LEÃO. et al )

11 13 Na infiltração da medula por células neoplásicas ocorre falência medular e outras alterações relacionadas a neoplasias. O diagnostico da hipoplasia da medula óssea e da infiltração da medular é feito somente pó aspiração medular. Biopsia da medula óssea e realizado quando se evidencia poucas células no mielograma.o transplante medular alogênico o tratamento de escolha para aplasia medular grave adquirida. No tratamento das leucemias agudas é feito polioquimioterapia antineoplásica. (LEÃO. et al ) 6 ANEMIAS SECUNDÁRIAS A DOENÇAS CRÔNICAS Ocorre inibição medular, alteração do metabolismo do ferro sangramento e hemólise. Esse tipo de anemia pode assumir a forma hipocrômica e microcítica ou, mais comumente, normocítica ou normocrônica. A dosagem de ferro sérico esta baixa no entanto a capacidade total de ligação da transferrina esta diminuída e a porcentagem de saturação do ferro da transferrina esta normal ou aumentada. O tratamento desse tipo de anemia é o mesmo das doenças subjacentes, podendo ainda ser necessário transfusões de concentrados de hemácias, quando a fase da doença em curso estiver fora do controle clinico. (LEÃO. et al )

12 14 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS As anemias são classificadas de várias formas e podem ser associadas a varias etiologias. Entre as mais comuns etiologias encontram-se as de carências nutricionais, que afetam grande parte da população, e particularmente as crianças, que necessitam de um maior aporte de elementos essenciais para o desenvolvimento como o ferro e o ácido fólico.em relação as mulheres a anemia ferropriva representa uma preocupação no que se diz respeito a perda de ferro,relacionado aos ciclos menstruais onde a mulher perde concentrações desses elementos durante a menstruação e na gestação onde há um aumento das necessidades deste elemento o quadro pode também se agravar quando ocorre processos hemorrágicos crônicos e agudos. O trabalho foi de suma importância pois revelou formas de anemias que ate então eram desconhecidas para mim. A definição bem como o diagnóstico de cada uma dessas anemias poderá proporcionar o tratamento e acompanhamento mais adequado para cada tipo de anemia.

13 15 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CORREIA,M.D.et al.noções Praticas de obstetrícia. COOPMED,2004. Belo Horizonte :Editora LEÃO et al. Pediatria Ambulatorial. Belo Horizonte. Editora: COOPMED,2005.

HEMOGRAMA ANEMIA FERROPRIVA. Hemoglobina. PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com. Ferro

HEMOGRAMA ANEMIA FERROPRIVA. Hemoglobina. PDF created with pdffactory Pro trial version www.pdffactory.com. Ferro HEMOGRAMA Profª. Francis Fregonesi Brinholi fbrinholi@hotmail.com. Hb = 0,8 g/dl Microcítica VCM < 78fL VCM:? Dosagem de ferritina Baixa Normal Alta Microcítica VCM < 78fL Normocítica VCM: 78-98fL Macrocítica

Leia mais

CLINICA MÉDICA HEMATOLOGIA 2003-2004 SANGUE

CLINICA MÉDICA HEMATOLOGIA 2003-2004 SANGUE 1 CLINICA MÉDICA HEMATOLOGIA 2003-2004 2 SANGUE 3 4 5 6 7 PATOLOGIA DO GLÓBULO RUBRO ANEMIAS POLICITEMIAS Valores de referência Hemoglobina g/dl recém-nascido

Leia mais

CITOLOGIA DA TALASSEMIA ALFA

CITOLOGIA DA TALASSEMIA ALFA CITOLOGIA DA TALASSEMIA ALFA Foto 1: Talassemia Alfa Mínima em sangue periférico corado com azul de crezil brilhante. Comentários: A investigação laboratorial da talassemia alfa mínima se faz por meio

Leia mais

Hemoglobinopatias. Dra. Débora Silva Carmo

Hemoglobinopatias. Dra. Débora Silva Carmo Hemoglobinopatias Dra. Débora Silva Carmo Hemoglobinopatias O que é hemoglobina É a proteína do sangue responsável em carregar o oxigênio para os tecidos Qual é a hemoglobina normal? FA recém-nascido AA

Leia mais

ANEMIAS OBSTETRÍCIA DIAGNÓSTICO

ANEMIAS OBSTETRÍCIA DIAGNÓSTICO ANEMIAS OBSTETRÍCIA A anemia é definida como síndrome caracterizada por diminuição de massa eritrocitária total. Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal

Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal 1º Congresso Médico de Guarulhos Práticas Clínicas no SUS 5 a 7 novembro de 2015 Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal Dra Christiane M. S. Pinto Hematologista Pediatrica HMCA Guarulhos

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS CINÉTICA DO FERRO Danni Wanderson Introdução A importância do ferro em nosso organismo está ligado desde as funções imune, até as inúmeras funções fisiológicas, como

Leia mais

ANEMIAS HEMOLÍTICAS. Hye, 2013 www.uff.br/hematolab

ANEMIAS HEMOLÍTICAS. Hye, 2013 www.uff.br/hematolab ANEMIAS HEMOLÍTICAS Hye, 2013 www.uff.br/hematolab Anemias Hemolíticas Destruição acelerada de eritrócitos; Podem ser destruídas na medula óssea, no sangue periférico ou pelo baço; drjeffchandler.blogspot.com

Leia mais

Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos)

Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) Doença Falciforme Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) Fonte: BESSIS, M. - Corpuscules - essai sur la forme des globules rouges de l homme springer international - 1976 Hemoglobina Função: Captar

Leia mais

AMH Hemolíticas ANEMIAS HEMOLÍTICAS

AMH Hemolíticas ANEMIAS HEMOLÍTICAS HEMATOLOGIA II Curso de Farmácia 8 º período AMH Hemolíticas ANEMIAS HEMOLÍTICAS Anemias causadas por um aumento da destruição dos eritrócitos em relação à produção. Rompe-se o equilíbrio entre a produção

Leia mais

Talassemias. Márcio Hori

Talassemias. Márcio Hori Talassemias Márcio Hori Introdução Redução ou ausência de cadeias de globina na hemoglobina 1 par de genes de cadeias β (1 gene β no cromossomo 11) β 0 síntese de cadeias β ausente β + síntese de cadeias

Leia mais

DEFINIÇÃO. quantidade de plaquetas.

DEFINIÇÃO. quantidade de plaquetas. HEMOGRAMA DEFINIÇÃO É o exame mais requisitado pela medicina e nele analisa-se as células sanguíneas. É comum você pegar um laudo dividido em três partes:eritrograma, parte que analisa as células vermelhas

Leia mais

QUESTÕES DE HEMATOLOGIA E SUAS RESPOSTAS

QUESTÕES DE HEMATOLOGIA E SUAS RESPOSTAS QUESTÕES DE HEMATOLOGIA E SUAS RESPOSTAS O QUE É VERDADEIRO E O QUE É FALSO? Questões 1 Anemia na deficiência de ferro a) Está geralmente associada com elevação do VCM. b) O HCM geralmente está diminuído.

Leia mais

Hemoglobina. Uma mulher com Hb de 11,5 a vida toda pode ser considerada normal e não anêmica.

Hemoglobina. Uma mulher com Hb de 11,5 a vida toda pode ser considerada normal e não anêmica. 11 de Agosto de 2008. Professor Fernando Pretti. Anemia Abordagem Diagnóstica Definição É a redução, abaixo do normal, da concentração de hemoglobina circulante total. A anemia não é um diagnóstico de

Leia mais

Protocolo. Transplante de células-tronco hematopoiéticas nas hemoglobinopatias

Protocolo. Transplante de células-tronco hematopoiéticas nas hemoglobinopatias Protocolo Transplante de células-tronco hematopoiéticas nas hemoglobinopatias Versão eletrônica atualizada em Abril 2012 Embora a sobrevida dos pacientes com talassemia major e anemia falciforme (AF) tenha

Leia mais

ANEMIAS parte IV. Profª Carolina Garrido Zinn

ANEMIAS parte IV. Profª Carolina Garrido Zinn ANEMIAS parte IV Profª Carolina Garrido Zinn Hemoglobinopatias Doenças hereditárias causadas por diminuição ou anomalia da síntese de globina Afetam cerca de 7% da população mundial Hemoglobina Proteína

Leia mais

Alterações congénitas da formação da hemoglobina:

Alterações congénitas da formação da hemoglobina: ANEMIAS CAUSADAS POR DEFEITOS GENÉTICOS DA HEMOGLOBINA Alterações congénitas da formação da hemoglobina: TALASSEMIAS há uma síntese desequilibrada das cadeias globínicas HEMOGLOBINOPATIAS por alteração

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 154/2014 Alfapoetina na IRC

RESPOSTA RÁPIDA 154/2014 Alfapoetina na IRC RESPOSTA RÁPIDA 154/2014 Alfapoetina na IRC SOLICITANTE Dra. Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito Comarca de Itapecerica NÚMERO DO PROCESSO 0335.14.706-3 DATA 26/03/2014 SOLICITAÇÃO Solicito parecer

Leia mais

TROMBOCITOPENIA NA GRAVIDEZ

TROMBOCITOPENIA NA GRAVIDEZ TROMBOCITOPENIA NA GRAVIDEZ Ricardo Oliveira Santiago Francisco Herlânio Costa Carvalho INTRODUÇÃO: - Trombocitopenia pode resultar de uma variedade de condições fisiológicas e patológicas na gravidez.

Leia mais

Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito do Traço Falcêmico

Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito do Traço Falcêmico MANUAL DO PACIENTE - TENHO TRAÇO FALCÊMICO.... E AGORA? EDIÇÃO REVISADA 02/2004 Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito do Traço Falcêmico Sabemos

Leia mais

Doença de Células Falciformes

Doença de Células Falciformes Doença de Células Falciformes Pedro P. A. Santos Médico Oncologista - Hematologista Setor de Oncologia e Hematologia Hospital da Criança Conceição Porto Alegre RS Setembro 2015 Doença Falciforme Breve

Leia mais

ATLAS CITOLÓGICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CITOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

ATLAS CITOLÓGICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CITOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP ATLAS CITOLÓGICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CITOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP Tema Citológico : Diagnóstico laboratorial diferencial entre anemia

Leia mais

O estudo laboratorial da série vermelha é composto de vários testes que serão comentados a seguir. Ele é chamado de eritrograma.

O estudo laboratorial da série vermelha é composto de vários testes que serão comentados a seguir. Ele é chamado de eritrograma. Introdução O hemograma pode ser entendido como o exame do sangue periférico que permite fazer avaliação da série vermelha, série branca (leucócitos), e das plaquetas. Grosso modo, o sangue pode ser conceituado

Leia mais

Exames laboratoriais

Exames laboratoriais Exames laboratoriais BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL Hemograma: Avaliação quantitativa e qualitativa dos elementos do sangue. BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL Hemograma: Pode ser subdividido em 3 partes conforme

Leia mais

Pa P t a ri r c i i c a i a M o M u o ra r Hemorio

Pa P t a ri r c i i c a i a M o M u o ra r Hemorio Patricia Moura Hemorio MECANISMOS BÁSICOS DE ANEMIA 1- Falta de produção 2-Excesso de destruição 3-Perdas hemorrágicas 1-Falta de produção de eritrócitos Falta de tecido eritropoiético Invasão de medula

Leia mais

Protocolo para Transfusão de Hemocomponentes em Crianças Grupo Hospitalar Conceição - Hospital da Criança Conceição.

Protocolo para Transfusão de Hemocomponentes em Crianças Grupo Hospitalar Conceição - Hospital da Criança Conceição. Protocolo para Transfusão de Hemocomponentes em Crianças Grupo Hospitalar Conceição - Hospital da Criança Conceição. 1. Introdução: Atualmente, a transfusão de hemocomponentes é considerado um procedimento

Leia mais

Sempre que os valores do eritrograma estão abaixo dos normais para o laboratório fala-se de ANEMIA.

Sempre que os valores do eritrograma estão abaixo dos normais para o laboratório fala-se de ANEMIA. Sempre que os valores do eritrograma estão abaixo dos normais para o laboratório fala-se de. Valores mais utilizados: - Hemoglobina - Hematócrito PARÂMETRO HOMEM MULHER Hemoglobina (g/dl) 13,0-18,0 11,5-16,5

Leia mais

ANEMIAS. Profª Carolina Garrido Zinn

ANEMIAS. Profª Carolina Garrido Zinn ANEMIAS Profª Carolina Garrido Zinn Palidez e fraqueza devem-se a corrupção do sangue. Hipócrates (400 a.c) O QUE É? Redução abaixo da normal da [Hb] Homens Mulheres Hb (g/dl)

Leia mais

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura?

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura? Volume1 O que é? O que é Hemofilia? Hemofilia é uma alteração hereditária da coagulação do sangue que causa hemorragias e é provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII (oito)

Leia mais

Forma farmacêutica e apresentação Xarope Embalagem contendo 100 ml com copo medida graduado.

Forma farmacêutica e apresentação Xarope Embalagem contendo 100 ml com copo medida graduado. Ultrafer ferro polimaltosado Forma farmacêutica e apresentação Xarope Embalagem contendo 100 ml com copo medida graduado. USO ADULTO E PEDIÁTRICO VIA ORAL Composição Cada ml de xarope contém: ferro polimaltosado...

Leia mais

ANEMIAS parte III. Profª Carolina Garrido Zinn

ANEMIAS parte III. Profª Carolina Garrido Zinn ANEMIAS parte III Profª Carolina Garrido Zinn CLASSIFICAÇÃO DE ANEMIA MICROCÍTICA HIPOCRÔMICA VCM < 80 fl HCM < 27 pg Possíveis causas: Deficiência de Fe Talassemia Anemia de doença crônica (alguns casos)

Leia mais

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre ÍNDICE 1. O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?... pág 4 2. Quais são os sinais e sintomas?... pág 4 3. Como a LMC evolui?... pág 5 4. Quais são os tratamentos disponíveis para a LMC?... pág 5 5. Como

Leia mais

Raniê Ralph Semio 2. 01 de outubro de 2007. Professor Fernando Pretti. Hemograma Interpretação. O hemograma é um exame complementar muito importante.

Raniê Ralph Semio 2. 01 de outubro de 2007. Professor Fernando Pretti. Hemograma Interpretação. O hemograma é um exame complementar muito importante. 01 de outubro de 2007. Professor Fernando Pretti. Hemograma Interpretação O hemograma é um exame complementar muito importante. Doenças do sangue Anemias Doenças hemorrágicas: hemofilia, cirrosse hepática,

Leia mais

Interpretação do Hemograma

Interpretação do Hemograma Interpretação do Hemograma MD 758 Prof. Erich de Paula O Hemograma completo Permite avaliação indireta da hematopoiese 1 O hemograma normal Hemograma Principais parâmetros Concentração de Hb (g/dl) - Confirmação

Leia mais

Descrição do esfregaço

Descrição do esfregaço Descrição do esfregaço Série vermelha: microcitose e hipocromia acentuadas com hemácias em alvo. Policromasia discreta. Série branca: sem anormalidades morfológicas Série plaquetária: sem anormalidades

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Proeritroblasto ou Proeritroblasto ou P o r n o or o m o l b a l st s o: E i r t i ro r b o l b a l st s o ou o Nor o m o l b ast s o:

Proeritroblasto ou Proeritroblasto ou P o r n o or o m o l b a l st s o: E i r t i ro r b o l b a l st s o ou o Nor o m o l b ast s o: HEMATOLOGIA DRª ISIS H. VERGNE BIOMÉDICA ERITROPOIESE Fenômeno com diversas fases, onde ocorre: Síntese de DNA Mitose Síntese de hemoglobina com incorporação de Fe Perda do núcleo e organelas Produto final:

Leia mais

17/03/2011. Marcos K. Fleury Laboratório de Hemoglobinas Faculdade de Farmácia - UFRJ mkfleury@ufrj.br

17/03/2011. Marcos K. Fleury Laboratório de Hemoglobinas Faculdade de Farmácia - UFRJ mkfleury@ufrj.br Marcos K. Fleury Laboratório de Hemoglobinas Faculdade de Farmácia - UFRJ mkfleury@ufrj.br São doenças causadas pela proliferação descontrolada de células hematológicas malignas ou incapacidade da medula

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Anemia: Conteúdo. Definições

Anemia: Conteúdo. Definições Anemia Resumo de diretriz NHG M76 (março 2003) Van Wijk MAM, Mel M, Muller PA, Silverentand WGJ, Pijnenborg L, Kolnaar BGM traduzido do original em holandês por Luiz F.G. Comazzetto 2014 autorização para

Leia mais

Projeto: Desenvolvimento de Casos Clínicos para Aplicação no Ensino de Biologia Celular e Molecular para Medicina

Projeto: Desenvolvimento de Casos Clínicos para Aplicação no Ensino de Biologia Celular e Molecular para Medicina Departamento de Biologia Celular e Molecular Projeto: Desenvolvimento de Casos Clínicos para Aplicação no Ensino de Biologia Celular e Molecular para Medicina Tema: Metabolismo do Ferro e Anemias Monitores:

Leia mais

Tema: Anemias na Infância

Tema: Anemias na Infância ANEMIAS NA INFÂNCIA Tema: Anemias na Infância Objetivos Conceituar e classificar as anemias da infância Correlacionar o aparecimento das sindromes anêmicas com as fases da infância e adolescência Identificar

Leia mais

Abordagem ao Paciente Hematológico

Abordagem ao Paciente Hematológico Universidade Federal Fluminense Abordagem ao Paciente Hematológico Gilberto P Cardoso O objetivo de todo médico é prevenir doenças. Na impossibilidade, que possa reconhecer e intervir para evitar complicações.

Leia mais

Cuidados e indicações atuais

Cuidados e indicações atuais Hemotransfusão em Pediatria Cuidados e indicações atuais Priscila Cezarino Rodrigues Pediatra Hematologista e Hemoterapeuta Fundação Hemominas Grupo de Hematologia Pediátrica do HC UFMG Belo Horizonte

Leia mais

CONCEITO: Principais tipos de anemia:

CONCEITO: Principais tipos de anemia: CONCEITO: Diminuição do número de HEMOGLOBINA contida nos glóbulos vermelhos como resultado da falta de um ou mais nutrientes essenciais à manutenção do organismo ou defeitos anatômicos das hemácias A

Leia mais

Prevalência de hemoglobinopatias e talassemias em pacientes com anemia na cidade de São Carlos

Prevalência de hemoglobinopatias e talassemias em pacientes com anemia na cidade de São Carlos Prevalência de hemoglobinopatias e talassemias em pacientes com anemia na cidade de São Carlos Ana Paula Rodrigues RESUMO Com o objetivo de estabelecer a freqüência de hemoglobinas variantes e β-talassemias

Leia mais

Escolha o nível de contagem de plaquetas considerado seguro para a realização de uma cirurgia de grande porte:

Escolha o nível de contagem de plaquetas considerado seguro para a realização de uma cirurgia de grande porte: QUESTÃO 01 Escolha o nível de contagem de plaquetas considerado seguro para a realização de uma cirurgia de grande porte: a) 10.000/mm 3 b) 5.000/mm 3 c) 20.000/mm 3 d) 100.000/mm 3 e) 30.000/mm 3 QUESTÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Meu filho tem: ANEMIA

Meu filho tem: ANEMIA Meu filho tem: ANEMIA 08 de abril de 2014 Para que serve o sangue? Quais as funções de cada tipo de célula encontrada no sangue? GLÓBULOS BRANCOS (Leucócitos) GLÓBULOS VERMELHOS (Hemácias, eritrócitos)

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Mutações. Escola Secundária Quinta do Marquês. Disciplina: Biologia e Geologia Professor: António Gonçalves Ano letivo: 2013/2014

Mutações. Escola Secundária Quinta do Marquês. Disciplina: Biologia e Geologia Professor: António Gonçalves Ano letivo: 2013/2014 Escola Secundária Quinta do Marquês Mutações Disciplina: Biologia e Geologia Professor: António Gonçalves Ano letivo: 2013/2014 Trabalho realizado por: Bárbara Dória, nº4, 11ºB Definição de mutação As

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 064 /2015 - CESAU

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 064 /2015 - CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 064 /2015 - CESAU Salvador, 13 de abril de 2015 OBJETO: Parecer. - Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde- CESAU REFERÊNCIA: 3 a promotoria de Justiça de Dias D'Àvila / Dispensação

Leia mais

Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes

Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes Mecanismos da rejeição de transplantes Envolve várias reações de hipersensibilidade, tanto humoral quanto celular Habilidade cirúrgica dominada para vários

Leia mais

Normal Hb Meia-vida eritrocitária Normal 16,7g% 120 dias A. hemolítica compensada 16,7 g% 20 dias A. hemolítica descompensada 10 g% 10 dias

Normal Hb Meia-vida eritrocitária Normal 16,7g% 120 dias A. hemolítica compensada 16,7 g% 20 dias A. hemolítica descompensada 10 g% 10 dias 18 de Agosto de 2008. Professor Fernando Pretti. Anemias Hemolíticas Anemia Hemolítica Comparação Normal Hb Meia-vida eritrocitária Normal 16,7g% 120 dias A. hemolítica compensada 16,7 g% 20 dias A. hemolítica

Leia mais

Doença falciforme: Infecções

Doença falciforme: Infecções Doença falciforme: Infecções Célia Maria Silva Médica Hematologista da Fundação Hemominas celia.cmaria@gmail.com Eventos infecciosos Importância Incidência Faixa etária mais acometida (6m - 5a) Internações

Leia mais

Roberto Satler Cetlin R2 CLN ANCP

Roberto Satler Cetlin R2 CLN ANCP Roberto Satler Cetlin R2 CLN ANCP Aspectos Históricos Final do século XIX: primeiras descrições da associação entre SNC e anemia megaloblástica (Leichtenstern e Lichtheim). Início do séc. XX: descritas

Leia mais

Linfomas. Claudia witzel

Linfomas. Claudia witzel Linfomas Claudia witzel Pode ser definido como um grupo de diversas doenças neoplásicas : Do sistema linfático Sistema linfóide Que tem origem da proliferação de linfócitos B ou T em qualquer um de seus

Leia mais

Mulher: antes que você planeje engravidar...

Mulher: antes que você planeje engravidar... Mulher: antes que você planeje engravidar......saiba como prevenir os Defeitos Abertos do Tubo Neural (DATN): anencefalia e espinha bífida. ANENCEFALIA: É POSSÍVEL PREVENIR! Orientações baseadas na 1ª

Leia mais

Febre Reumática Sociedade Brasileira de Reumatologia

Febre Reumática Sociedade Brasileira de Reumatologia Febre Reumática CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: CREDITO IMAGEM DA CAPA: http://www.guildford.gov.uk/play EDITORAÇÃO: Rian Narcizo Mariano PRODUÇÃO: www.letracapital.com.br Copyright SBR-, 2011 O conteúdo desta

Leia mais

Aspectos Clínicos da Hemobartolenose Felina

Aspectos Clínicos da Hemobartolenose Felina GEAC UFV Grupo de Estudos de Animais de Companhia Aspectos Clínicos da Hemobartolenose Felina Cecilia Sartori Zarif, Graduanda do 9 período de Medicina Veterinária da UFV Etiologia Anemia Infecciosa Felina

Leia mais

Caderno de Prova. Hematologia e Hemoterapia. Secretaria de Estado da Saúde de SC (SES/SC) Processo Seletivo para Médico Residente.

Caderno de Prova. Hematologia e Hemoterapia. Secretaria de Estado da Saúde de SC (SES/SC) Processo Seletivo para Médico Residente. Secretaria de Estado da Saúde de SC (SES/SC) Processo Seletivo para Médico Residente Edital 02/2008 Caderno de Prova P6 Hematologia e Hemoterapia Dia: 16 de novembro de 2008 Horário: das 14 às 16 h Duração:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO POVOS INDÍGENAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO POVOS INDÍGENAS INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO POVOS INDÍGENAS O presente instrumento estabelece as normatizações técnicas do Programa Nacional de Imunizações referentes ao Calendário

Leia mais

ANEMIAS UNESC ENFERMAGEM SAÚDE DO ADULTO PROFª: FLÁVIA NUNES FUNÇÃO SANGUÍNEA COMPOSIÇÃO SANGUÍNEA REVISÃO DA FISIOLOGIA HEMATOLÓGICA

ANEMIAS UNESC ENFERMAGEM SAÚDE DO ADULTO PROFª: FLÁVIA NUNES FUNÇÃO SANGUÍNEA COMPOSIÇÃO SANGUÍNEA REVISÃO DA FISIOLOGIA HEMATOLÓGICA UNESC ENFERMAGEM SAÚDE DO ADULTO PROFª: FLÁVIA NUNES REVISÃO DA FISIOLOGIA HEMATOLÓGICA ANEMIAS SISTEMA HEMATOLÓGICO MEDULA ÓSSEA SANGUE LINFONODOS Volume: 7 a 10 % do peso corporal (cerca de 5 litros)

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DAFLON. 500mg: diosmina 450mg + hesperidina 50mg micronizada. 1000mg: diosmina 900mg + hesperidina 100mg micronizada

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DAFLON. 500mg: diosmina 450mg + hesperidina 50mg micronizada. 1000mg: diosmina 900mg + hesperidina 100mg micronizada 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DAFLON 500mg: diosmina 450mg + hesperidina 50mg micronizada 1000mg: diosmina 900mg + hesperidina 100mg micronizada APRESENTAÇÕES: DAFLON 500mg: embalagem contendo 15, 30

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

Fibrose Cística. Triagem Neonatal

Fibrose Cística. Triagem Neonatal Fibrose Cística Triagem Neonatal Fibrose cística Doença hereditária autossômica e recessiva, mais frequente na população branca; Distúrbio funcional das glândulas exócrinas acometendo principalmente os

Leia mais

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos Folheto Informativo Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Retinopatia Diabética A diabetes mellitus é uma desordem metabólica crónica caracterizada pelo excesso de níveis de glicose no sangue. A causa da hiper glicemia (concentração de glicose igual ou superior

Leia mais

TESTE DO PEZINHO. Informações sobre as doenças pesquisadas no teste do pezinho:

TESTE DO PEZINHO. Informações sobre as doenças pesquisadas no teste do pezinho: TESTE DO PEZINHO Informações sobre as doenças pesquisadas no teste do pezinho: 1) FENILCETONÚRIA Doença causada por falta de uma substância (enzima) que transforma a fenilalanina (aminoácido) em tirosina.

Leia mais

Púrpura Trombocitopênica Auto-imune

Púrpura Trombocitopênica Auto-imune Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Púrpura Trombocitopênica Auto-imune Rafael Machado Mantovani E-mail: rafaelmm@uai.com.br Introdução

Leia mais

M E D I D A D O P E S O. _ Identificar as gestantes com déficit nutricional ou sobrepeso, no início da gestação;

M E D I D A D O P E S O. _ Identificar as gestantes com déficit nutricional ou sobrepeso, no início da gestação; M E D I D A D O P E S O OBJETIVO: Avaliar o aumento do peso durante a gestação Para: _ Identificar as gestantes com déficit nutricional ou sobrepeso, no início da gestação; _ Detectar as gestantes com

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel DIABETES MELLITUS Diabetes mellitus Definição Aumento dos níveis de glicose no sangue, e diminuição da capacidade corpórea em responder à insulina e ou uma diminuição ou ausência de insulina produzida

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

Anemia: generalidades... 114 Conceito e prevalência... 114 Anemia mínima... 115 Sintomas e sinais... 118 Classificação... 120

Anemia: generalidades... 114 Conceito e prevalência... 114 Anemia mínima... 115 Sintomas e sinais... 118 Classificação... 120 SUMÁRIO 1 Hemograma... 21 Introdução e filosofia de trabalho... 21 Registro e processamento de dados... 29 Coleta de material... 31 Contadores eletrônicos... 35 Microscopia... 44 Critérios para indicação

Leia mais

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS AMEBÍASE Agente causador: Entamoeba histolytica. Diagnóstico: E. P. F. exame parasitológico

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

Aleitamento Materno Por que estimular?

Aleitamento Materno Por que estimular? Aleitamento Materno Por que estimular? Francine Canovas Dias Nutricionista Especializanda Disciplina de Gastroenetrologia Pediátrica Escola Paulista de Medicina/UNIFESP Recomendações 1980-1 s estudos sobre

Leia mais

Tome uma injeção de informação. Diabetes

Tome uma injeção de informação. Diabetes Tome uma injeção de informação. Diabetes DIABETES O diabetes é uma doença crônica, em que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente, ou o organismo não a utiliza da forma adequada. Tipos

Leia mais

DADOS LABORATORIAIS - Anemia inicialmente normocrómica/normocítica, caminhando para hipocrómica (talvez microcítica)

DADOS LABORATORIAIS - Anemia inicialmente normocrómica/normocítica, caminhando para hipocrómica (talvez microcítica) ANEMIAS HIPOCRÓMICAS - anemia das doença crónica ANEMIA DAS DOENÇA CRÓNICA (ADC) - ADC está associada com um doença subjacente (normalmente uma inflamação, infecção ou neoplasia), mas sem causa aparente

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07 Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução

Leia mais

Instrumento Administrativo Política Institucional Nº 02.03 Política de Vacinação

Instrumento Administrativo Política Institucional Nº 02.03 Política de Vacinação Rev: 03 Data: 19/07/2010 Página 1 de 5 Anexo I - Rol de Vacinas cobertas por esta Política Vacina Nome da Droga Pré-requisitos para cobertura Documentação necessária Observação Crianças de 1 a 12 anos:

Leia mais

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos.

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. LABIRIN dicloridrato de betaistina APSEN FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: 24 mg dicloridrato

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

PATOLOGIAS FETAIS E TRATAMENTO CLÍNICO INTRA-UTERINO. arritmias cardíacas. hipo e hipertireoidismo. defeitos do tubo neural

PATOLOGIAS FETAIS E TRATAMENTO CLÍNICO INTRA-UTERINO. arritmias cardíacas. hipo e hipertireoidismo. defeitos do tubo neural 13. TERAPÊUTICA FETAL MEDICAMENTOSA Entende-se por terapêutica fetal medicamentosa ou clínica, quando nos valemos da administração de certos medicamentos específicos, visando o tratamento de alguma patologia

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BRISTOL-MYERS SQUIBB NALDECON DOR paracetamol Dores em geral Febre Uma dose = 2 comprimidos FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO NALDECON DOR é apresentado em displays com

Leia mais

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS.

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Laura S. W ard CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Nódulos da Tiróide e o Carcinoma Medular Nódulos da tiróide são um

Leia mais