Feedback 360 TMA Flexível e on-line. Maximize o Feedback 360 Graus TMA. Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA. Manual do Feedback 360 graus TMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Feedback 360 TMA Flexível e on-line. Maximize o Feedback 360 Graus TMA. Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA. Manual do Feedback 360 graus TMA"

Transcrição

1 Manual do Feedback 360 graus TMA Maximize o Feedback 360 Graus TMA Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA O Feedback de 360 graus é uma ferramenta poderosa, mas deve ser usada corretamente Leia este manual antes de começar o feedback de 360 graus. O manual é projetado para maximizar os benefícios de seu investimento. O Feedback de 360 graus on-line, combinado com este manual, facilmente permite que você gerencie e controle suas metas de desenvolvimento pessoal. Feedback 360 TMA Flexível e on-line

2 Manual de Feedback 360 Graus TMA O que é feedback de 360 graus?... E o que o feedback de 360 graus não é? O Feedback de 360 graus é uma maneira de obter um feedback preciso sobre o seu comportamento e atitude em seu trabalho diário. O Feedback de 360 graus TMA é baseado em competências. As competências incluem exemplos de comportamento que são importantes para executar com êxito o seu trabalho específico. O Feedback de 360 graus TMA pede que você e os avaliadores escolhidos reflitam sobre o seu comportamento por meio de uma série de perguntas. O relatório que você vai receber no final deste processo é uma visão geral das respostas dos avaliadores e um reflexo de você. Além disso, foi solicitado aos avaliadores que fornecessem um feedback aberto em seus pontos fortes e as áreas mais fracas. As competências escolhidas entre as opções de competências TMA precisam estar o mais próximas possível das habilidades que são importantes no seu trabalho diário. Algumas competências são importantes para que todos possam ser bem- sucedidos, algumas competências se aplicam especificamente ao seu trabalho diário. Também é possível solicitar feedback sobre competências em que você deseja desenvolver-se. O Feedback de 360 graus é sobre sua autoimagem versus a imagem que os outros têm de você. O Feedback de 360 graus torna clara essas diferenças e semelhanças estruturadas. O Feedback de 360 graus é, portanto, uma ferramenta poderosa para esclarecer seus próprios pontos cegos. O feedback de 360 graus dá a você a oportunidade de melhorar a si mesmo e formular pontos claros de desenvolvimento O feedback de 360 graus pode ser usado para determinar as suas necessidades de treinamento e desenvolvimento

3 Manual do Feedback 360 Graus TMA O que é o Feedback 360 graus?... E o que não é Feedback 360 graus Mas o Feedback 360 graus não é... Instrumento psicológico psicométrico. Ele é apenas uma forma estruturada para avaliar nosso comportamento. Feedback de 360 graus não deve ser utilizado numa situação de avaliação. Ele é projetado especificamente para avaliar as necessidades de desenvolvimento. Feedback de 360 graus só faz sentido se seriamente tratado como devolução de feedback. É importante que você peça ao seus avaliadores para que sejam honestos, mesmo que a verdade nem sempre seja boa de ouvir.

4 Manual do Feedback 360 Graus TMA A utilização do Feedback de 360 graus TMA Para o uso responsável do TMA 360 graus, você precisa perguntar a si mesmo: a) Quem serão os meus avaliadores? b) Opcional: Para quais competências (adicionais) eu gostaria de receber feedback?? Seleção de avaliadores É tentador e fácil convidar as pessoas que vão dizer "algo de bom" sobre você. No entanto, recomendamos que você convide um número de avaliadores críticos. Se você realmente quiser usar esta oportunidade de receber feedback, procure pessoas: a) Que realmente observam o seu comportamento no local de trabalho b) Tenham uma visão realista c) Que você confie Competências fixas ou liberdade para escolher competências É sempre possível que você tenha ofendido alguém no passado. Pense cuidadosamente em qual avaliador você vai convidar! Sua descrição do trabalho pode conter certas competências obrigatórias, mas também pode ser que você tenha liberdade (parcial) para escolher outras competências TMA disponíveis. Estas competências são medidas com exemplos de comportamento que deverão ser importantes para o seu (futuro) trabalho. Pense cuidadosamente em quais habilidades e competências você deseja se desenvolver no caso de você ter a liberdade de escolher estas ou mais competências. Comece o processo No caso de suas competências selecionadas forem definidas antes, você receberá um com as credenciais do TMA, com o qual você pode fazer logon para o site, convidar avaliadores e refletir sobre suas próprias competências.

5 Manual de feedback 360 graus TMA Convide avaliadores Com essas credenciais, você pode adicionar, remover e editar os seus avaliadores escolhidos e verificar o status do seu processo. Certifique-se de usar os endereços de corretos de seus avaliadores. O feedback de 360 graus TMA enviará lembretes para os avaliadores que não tenham (ainda) contribuído com o feedback. Você pode convidar até 10 avaliadores. Digite os detalhes de seu avaliador escolhido e clique em Convidar. O avaliador escolhido receberá um e- mail com todas as informações relevantes instantaneamente. Mesmo que seu avaliador tenha fornecido feedback, você pode remover essa pessoa da lista e adicionar um avaliador substituto em seu lugar. NOTA: O TMA só vai fornecer o seu relatório pessoal quando você tiver refletido sobre suas próprias competências! Status do processo No momento em que seu avaliador fornecer um feedback, seu status on-line mudará de "não forneceu feedback" para "Concluído" Relatório Você vai receber o relatório final de seu gerente/coach /consultor. Ele/ela vai discutir os resultados com você. Se for o caso, você poderá fazer o download do relatório de feedback pessoal no Portal TMA em formato pdf.

6 Manual de feedback 360 graus TMA Os resultados Esta seção do manual ajuda a interpretar o seu relatório e é composto por 8 partes: Formato do relatório Primeiro reação aos resultados Avaliação mais próxima dos resultados Pontos fortes / talentos Pontos de desenvolvimento Força - avaliação de fraqueza Avaliação de competências PDP INTELIGENTE / Plano de ação Formato do relatório O relatório vai do geral para o específico. Isso significa que seu próprio reflexo no nível de competência é comparado com todos os outros. As páginas seguintes descrevem resultados em nível comportamental e por tipo de nível de avaliador. Seus relatórios tornam-se cada vez mais descritivos no final.

7 Manual de feedback 360 graus TMA Primeira reação aos resultados Na área cinza, você pode fornecer a sua primeira reação ao feedback. É este o feedback que você esperava? Por que ou por que não?

8 n Manual de feedback 360 graus TMA Avaliação mais próxima dos resultados Nós vamos agora olhar para partes específicas do relatório Pontuação 5 Bom: Pontuação 4 Satisfatório: Pontuação 3 Moderado: Pontuação 2 Fraco: Pontuação 1 Insuficiente: Forte grau de competência; mais que suficientemente desenvolvidos. Competência satisfatória é frequentemente demonstrada, e um desenvolvimento adicional pode não ser necessário. Competência moderada é periodicamente demonstrada; Há sim amplas possibilidades de desenvolvimento nesta área. Um grau fraco de competência foi desenvolvido; requer um investimento considerável para desenvolvimento adicional. Um nível insuficiente de competência foi desenvolvido; é preciso um significativo investimento para alcançar o desenvolvimento necessário. Explicação do levantamento Resumo geral A pontuação cumulativa para todas as competências pesquisadas é exibida no gráfico web. Isso fornece uma visão completa sobre os resultados de sua autoavaliação, bem como os resultados do feedback dados pelos seus fornecedores de feedback selecionados. Grandes diferenças (diferença superior a 1 ponto) merecem análise adicional, referindo-se ao Detalhado levantamento por fornecedor de feedback ou Levantamento de competência. Levantamento detalhado por avaliador O levantamento detalhado mostra as pontuações de cada fornecedor de feedback por competência avaliada. Isto lhe dará uma visão valiosa sobre as diferenças entre as pontuações de cada assunto, colegas, subordinados, colegas de trabalho, clientes ou outros avaliadores.

9 Manual de feedback 360 graus TMA Avaliação mais próxima dos resultados Força avaliação de fraqueza Esta seção mostra como os pontos fortes e fracos do comportamento de uma pessoa, no seu trabalho diário, são percebidos pelos outros. Em "pontos fortes", você vai encontrar as 10 maiores pontuações em exemplos de comportamento. O comportamento produtivo é frequentemente mostrado e o comportamento não produtivo (indicado com a palavra "inverso" ao lado do exemplo de comportamento) raramente é mostrado. Estes exemplos de comportamento são uma contribuição produtiva para a competência e comportamento da pessoa no trabalho diário. Em "pontos fracos" você vai encontrar as 10 notas mais baixas em exemplos de avaliação de comportamento. Comportamento produtivo é pouco frequente, em oposição ao frequente comportamento não produtivo. Estes exemplos de comportamento apresentam espaço para diferentes graus de melhoria. Pesquisa por competência Esta pesquisa fornece todos os resultados para cada competência. Para cada competência pesquisada, você poderá analisar as pontuações por item e visualizar a sua pontuação mais alta e mais baixa para cada uma. Respectivamente, você vai encontrar: a definição, as pontuações por fornecedor de feedback, e as pontuações por exemplo de comportamento. No lado direito do gráfico, você verá a análise de GAP. Na análise de GAP, a variação entre a pontuação de sua autoavaliação e a do seu fornecedor de feedback é mostrada. Pontuações menores do que -1 ou superiores a +1 indicam que há uma diferença significativa entre sua autopercepção e a percepção do outro(s). Observações pessoais As respostas e recomendações fornecidas pelo seu fornecedor(s) de feedback são exibidas na seção Observações Pessoais.

10 Manual de feedback 360 graus TMA Pontos Fortes Pontos fortes são as competências em que a autoimagem corresponde à imagem que o ambiente tem desta competência. Seus pontos fortes são as competências que têm a maior pontuação geral.

11 Manual de feedback 360 graus TMA Pontos de desenvolvimento As competências a serem desenvolvidas são competências em que a autoimagem não coincide com a imagem que o ambiente tem dessa competência. As competências a serem desenvolvidas são aquelas em que a pontuação geral é baixa..

12 PDF to Word

Avaliação de Desempenho (AD)

Avaliação de Desempenho (AD) 1 Avaliação de Desempenho (AD) Conceitos Identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período, tendo como finalidade diagnosticar e analisar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

PROGRAMA DE DESEMPENHO E RECONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

PROGRAMA DE DESEMPENHO E RECONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROGRAMA DE DESEMPENHO E RECONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DETALHAMENTO DA ETAPA 2016 AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Na etapa de Avaliação de Competências, o colaborador é avaliado nas Competências Comportamentais

Leia mais

Instruções aos Avaliadores

Instruções aos Avaliadores Instruções aos Avaliadores 1 - Acessando o Sistema da RVq Caso tenha recebido a solicitação de avaliação de manuscrito pela primeira vez, além do e-mail de solicitação, é enviado um e-mail com seu login

Leia mais

Logon Único no Office 365 Guia de Implementação do Cliente Versão 2.1

Logon Único no Office 365 Guia de Implementação do Cliente Versão 2.1 Logon Único no Office 365 Guia de Implementação do Cliente 2017-09-25 Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 Introdução... 2 Finalidade... 2 Requisitos... 2 Termos e Definições... 2 Visão geral... 3 O que é o

Leia mais

ArchiCAD Versão educacional

ArchiCAD Versão educacional ArchiCAD Versão educacional O ArchiCAD é uma solução de modelagem virtual extremamente popular desenvolvida por arquitetos para arquitetos. Ele formou o núcleo da modelagem de mais de uma milhão de construções

Leia mais

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Visão Geral Este material didático foi desenvolvido para facilitar o entendimento do acesso a ferramenta Collaborate do ambiente Blackboard. O Blackboard

Leia mais

Configuração do Agenda para administradores

Configuração do Agenda para administradores Configuração do Agenda para administradores Neste guia 1. de compartilhamento de agendas 2. Importar sua agenda antiga 3. e outros recursos 4. Configurar recursos empresariais básicos Você precisará de:

Leia mais

Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas.

Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas. www.icarros.com.br Portal Revenda. O seu cockpit para pilotar o icarros e acelerar as vendas. Bem-vindo ao Portal Revenda do icarros Acesse o Portal Revenda na página do icarros, www.icarros.com.br ou

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO COLLABORATE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blackboard Collaborate Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o Blackboard Collaborate? 2. Como acessar ao Blackboard

Leia mais

Pedido de Microfilmes

Pedido de Microfilmes Pedidos de Microfilmes Online Pedido de Microfilmes Com o Pedido de Filmes Online, você pode pedir microfilmes e microfichas constantes no catálogo em FamilySearch.org. Esses microfilmes são então emprestados

Leia mais

Manual de Autoavaliação

Manual de Autoavaliação Índice 1 Objetivo... 3 2 Pré-requisitos e acesso ao sistema... 3 2.1 Pré-requisitos... 3 2.2 Acesso ao sistema... 3 3 Primeiro Passo da Autoavaliação verificar se o avaliador já registou data de aceitação...

Leia mais

Capítulo 8 Avaliação e Gerenciamento do Desempenho

Capítulo 8 Avaliação e Gerenciamento do Desempenho Capítulo 8 Avaliação e Gerenciamento do Desempenho slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Explicar o propósito da avaliação de desempenho. 2. Responder à pergunta: Quem deve fazer a avaliação?. 3. Discutir

Leia mais

Manual de Utilização Aplicativo PIBE (Programa Institucional de Bolsas de Estágio)

Manual de Utilização Aplicativo PIBE (Programa Institucional de Bolsas de Estágio) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO - PROPLAN SeTIC - SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA ELETRÔNICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manual de Utilização Aplicativo

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

Manual de Participação em Eventos

Manual de Participação em Eventos Manual de Participação em Eventos Ariba Spend Management DATA: 6-06-207 VERSÃO: Versão.0 Suporte SAP Ariba: 0800 89 3988 Página de 5 ÍNDICE. PRIMEIRO ACESSO... 3.. Cadastro... 3.2. Cadastro Ariba Commerce

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Vamos administrar os artigos que devem aparecer na página inicial. Clique em Conteúdo => Artigos em Destaque. Podemos mudar a ordem dos artigos utilizando as setas ou direto pela numeração. Obs: Para fazer

Leia mais

Índice. Como acessar o sistema?...3. Painel...3. Nova Solicitação...4. Prazos...5. Anexar Arquivos...5. Ícones...6

Índice. Como acessar o sistema?...3. Painel...3. Nova Solicitação...4. Prazos...5. Anexar Arquivos...5. Ícones...6 Nova Versão Índice Como acessar o sistema?...3 Painel...3 Nova Solicitação...4 Prazos...5 Anexar Arquivos...5 Ícones...6 Notificação de alteração de status...6 Status...6 Enviando uma Mensagem...7 Avaliação...7

Leia mais

Manual do Usuário: Renovações de Serviços de Suporte na Oracle Store

Manual do Usuário: Renovações de Serviços de Suporte na Oracle Store Manual do Usuário: Renovações de Serviços de Suporte na Oracle Store Índice Renovações de Serviços de Suporte na Oracle Store... 3 Poupe tempo, renove online... 3 Acesse e aceite renovações de Serviços

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

segunda-feira, 17 de Outubro de 2011

segunda-feira, 17 de Outubro de 2011 Relatório de Feedback da Avaliação 360º segunda-feira, 17 de Outubro de 2011 Teste 360 Questionário de Vendas Privado & Confidencial Conteúdos Introdução Compreender o seu Relatório de Feedback da Avaliação

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

Início Rápido: Configurar e usar seus serviços online

Início Rápido: Configurar e usar seus serviços online Guia do Cliente Novembro de 2016 Este Guia de Início Rápido orienta você através das etapas para configurar e gerenciar seus serviços online no Centro de Negócios da Microsoft. Pode inscrever-se para vários

Leia mais

Document Portal 1. Document Portal

Document Portal 1. Document Portal 1 O da Lexmark oferece uma maneira de utilizar formulários nos seus negócios. Configure para a tela de toque, selecione os documentos e pressione Iniciar. O é uma solução de software que oferece funcionalidade

Leia mais

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Guia do Cliente Novembro de 2016 Este guia mostra-lhe como criar, salvar, visualizar e exportar relatórios padrão e personalizados no Centro de Negócios da Microsoft. Para

Leia mais

Início Rápido: Gerenciar usuários e visibilidade de parceiros

Início Rápido: Gerenciar usuários e visibilidade de parceiros Início Rápido: Gerenciar usuários e visibilidade de parceiros Guia do Cliente Novembro de 2016 Este guia mostra-lhe como usar o Centro de Negócios da Microsoft para procurar um usuário, convidar novos

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

Início Rápido: Registar para o Centro de Negócios da Microsoft

Início Rápido: Registar para o Centro de Negócios da Microsoft Início Rápido: Registar para o Centro de Negócios da Guia do Cliente Novembro de 2016 O Centro de Negócios da é para organizações que assinaram um MPSA (Contrato de produtos e serviços da ). Este site

Leia mais

Tutorial 3 Lição. Na Figura 1, a seguir, é possível observar um exemplo de estrutura de lição: Introdução/Orientações. Página 1. Texto 1.

Tutorial 3 Lição. Na Figura 1, a seguir, é possível observar um exemplo de estrutura de lição: Introdução/Orientações. Página 1. Texto 1. Tutorial 3 Lição A Lição é uma atividade individual composta por um conjunto de páginas, numa ordem predeterminada que serão apresentadas para os alunos. As páginas poderão conter textos para serem lidos

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS Manual do Portal do Prestador Envio de arquivos XML do Padrão TISS 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Envio de arquivos XML 4 2 Histórico de envio de arquivos XML 8 3 Impressão do

Leia mais

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO #1 03 #01 ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO Se você é um gestor de DEPARTAMENTO PESSOAL na sua empresa - seja realizando

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA UTILIZAÇÃO DO EDMODO

GUIA RÁPIDO PARA UTILIZAÇÃO DO EDMODO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA: LINGUAGEM E TECNOLOGIA TURMA: S91 PROF.ª: DR.ª PAULA ÁVILA NUNES GUIA RÁPIDO PARA UTILIZAÇÃO DO EDMODO MENU Como acessar o

Leia mais

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital Manual de Uso Aplicativo da Escola Canarinho Agenda Digital MANUAL DE USO DO APLICATIVO DA ESCOLA CANARINHO AGENDA DIGITAL SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:...

Leia mais

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR O que é o KITUTOR? O KITUTOR é uma ferramenta que usaremos para acrescentar mais conteúdo às aulas. Funciona de forma similar a uma rede social, de forma que o aluno tenha

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Treinamentos Lemontech Sumário Acessando o Self Booking 3 Criando uma solicitação de viagem 4 Produtos 6 Produto aéreo online 7 Produto aéreo off-line 11 Produto

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

Registrar senha, endereço de e contato

Registrar senha, endereço de  e contato Guia de Início Antes de usar o produto, leia atentamente este manual e tenha-o à mão para consultas futuras. ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELO RESULTADO

Leia mais

XIV CIAEM: Guia para Autores(as)

XIV CIAEM: Guia para Autores(as) A entrada na página do usuário XIV CIAEM: Guia para Autores(as) Versão 1.1 Última atualização: 06 de janeiro de 2014. 1 A entrada na página do usuário Tabela de Conteúdos Tabela de Conteúdos... 2 1. Introdução...

Leia mais

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

BLOGS. Blogs AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLOGS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blogs Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Blogs. 2. Tipos de Blogs 3. Como criar um Blog 4. Como editar e gerenciar um Blog 5. Como criar uma postagem

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO ADMINSTRATIVO TUTORIAL. Entrando no Sistema SAT Cadastrar-se no Sistema SAT

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO ADMINSTRATIVO TUTORIAL. Entrando no Sistema SAT Cadastrar-se no Sistema SAT TUTORIAL Índice 1. Entrando no Sistema SAT 2 1.1. Cadastrar-se no Sistema SAT 2 2. 1.2. Alterar a Senha 3 Funções para usuários avaliadores 3 2.1. Consulta à Avaliações 4 2.2. Configurar Avaliações 4 2.3.

Leia mais

Inovação & A avaliação

Inovação & A avaliação INOVAÇÃO E ENSINO DA EXCELÊNCIA: AVALIAÇÃO NO AEB, PORQUÊ E COMO Inovação & A avaliação Impacto da avaliação formativa nas aprendizagens (workshop 1) Lisboa, 07 julho 2015 Anabela Serrão PORQUE AVALIAMOS?

Leia mais

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE ATENÇÃO: Solicitamos que em caso de ao acessar o Office 2 CRM, encontrar qualquer informação divergente de sua empresa, nos comunique imediatamente, por favor,

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas

Segurança e Auditoria de Sistemas Segurança e Auditoria de Sistemas ABNT NBR ISO/IEC 27002 0. Introdução 1 Roteiro Definição Justificativa Fontes de Requisitos Análise/Avaliação de Riscos Seleção de Controles Ponto de Partida Fatores Críticos

Leia mais

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção Gestão do Desempenho Ref.: Livro-texto, Cap. 8 Gestão Estratégica de RH Atrair Capacitar Reter e engajar Gestão do Desempenho Recrutamento & Seleção Treinamento & Desenvolvimento Recompensa 2 1 Avaliação

Leia mais

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017 Clique aqui para adicionar um texto Ago/2017 Clique aqui Ciclo para de adicionar Gente um texto Avaliação de Competências Integração das Metas de 2016 9box Clique aqui para Objetivos adicionar um texto

Leia mais

INTRODUÇÃO... 3 ACESSO AO SISTEMA BANCA VIRTUAL... 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 12

INTRODUÇÃO... 3 ACESSO AO SISTEMA BANCA VIRTUAL... 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 12 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO AO SISTEMA BANCA VIRTUAL... 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 12 2 INTRODUÇÃO O sistema Banca Virtual possibilita que todo o processo das bancas de qualificação de projeto (TCC1)

Leia mais

AkzoNobel. 1 Introdução

AkzoNobel. 1 Introdução 1 Introdução Este documento descreve o processo inicial para fazer logon na loja da web Salcomix e fazer um pedido. A loja online da Salcomix está disponível em três idiomas e, para o novo registro do

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia Passo a Passo para Solicitação de Página 1 Introdução Os empregados da Petrobras poderão utilizar o sistema Botão Compartilhado Web para registrar a sua solicitação de reembolso do benefício farmácia.

Leia mais

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS Recolhimento Eletrônico de NF-e ÍNDICE Página 3 a 10 Download XML Página 11 a 18 Tutorial Envio Nota Fiscal Abastecimento Página 19 a 27 Tutorial Envio Nota Fiscal Manutenção

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Chegamos ao momento de construir um plano de desenvolvimento para as necessidades identificadas a partir de seu autodiagnóstico e reflexões iniciais.

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

Sistema SIEC Manual Operacional

Sistema SIEC Manual Operacional Sistema SIEC Manual Operacional Universidade do Estado de Mato Grosso * Este manual esta disponível via sistema através do menu relatórios (Manual do Usuário). 1 O SIEC (Sistema de Inscrição para Eventos

Leia mais

Como anexar documentos e adicionar comentários na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Como anexar documentos e adicionar comentários na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Como anexar documentos e adicionar comentários na Central de atendimento ao cliente 1 Central de atendimento ao cliente Este módulo mostrará como anexar documentos e adicionar comentários a um caso na

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,

Leia mais

Guia de uso do Catálogo Mobile

Guia de uso do Catálogo Mobile Guia de uso do Catálogo Mobile Sumário Definições Primeiros passos 4 Cadastro de categorias 6 Cadastro de produto 7 Configurar usuários 8 Catálogo no celular 9 Visualizando categorias e produtos 0 Contato

Leia mais

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Página 1 de 8 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS DOCUMENTOS...

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Siga estes passos para realizar a sua primeira campanha de email marketing com o Mail2Easy PRO Sumário Este é o Mail2Easy PRO...3 Criando uma lista

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre alertas.

Bem-vindo ao tópico sobre alertas. Bem-vindo ao tópico sobre alertas. 1 Neste tópico, falaremos sobre o mecanismo de alerta fornecido pela aplicação SAP Business One. Você aprenderá a configurar e executar dois tipos de alerta alertas predefinidos

Leia mais

[TREINAMENTO BÁSICO]

[TREINAMENTO BÁSICO] [TREINAMENTO BÁSICO] Sumário Módulo administrativo... 3 Gerência do Estoque... 3 Cadastro de produtos... 3 Entrada no estoque... 4 Controle de Contas... 4 Baixa de contas a receber... 4 Baixa de contas

Leia mais

Configuração do Hangouts para administradores

Configuração do Hangouts para administradores Configuração do Hangouts para administradores Neste guia 1. Instale o Hangouts e personalize as configurações 2. Inicie um bate-papo e uma videochamada 3. Explore recursos e o Hangouts para dispositivos

Leia mais

Manual do Usuário do Supplier Connect

Manual do Usuário do Supplier Connect apple Manual do Usuário do Supplier Connect Índice Capítulo 1: Bem-vindo ao Supplier Connect -------------------------------------------------------------1 Capítulo 2: Como navegar pelo Supplier Connect

Leia mais

Avaliação de Desempenho 2017

Avaliação de Desempenho 2017 Avaliação de Desempenho 2017 GUIA PARA AUTO AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - CONCEITO Mensura a performance do empregado durante o ano, através de resultados que podem ser utilizados como fator de desenvolvimento

Leia mais

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Este manual tem como objetivo auxiliar o docente na utilização do Portal Acadêmico, permitindo o acesso as rotinas acadêmicas através de ambiente WEB, flexibilizando

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

Clique para editar os estilos do texto mestre

Clique para editar os estilos do texto mestre Clique para editar os estilos do texto mestre HB System - RHU 2000 ESCOLHA DO COLABORADOR DE VALOR Recursos Humanos Comunicação Corporativa Outubro de 2011 27/10/2011 1 O Colaborador de Valor será o reconhecimento

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 1 12/08/2015 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

GESTÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO

GESTÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO SRM: FERRAMENTA DE GESTÃO DE LICITAÇÕES GESTÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO E SENHA DE FORNECEDOR Dezembro 2013 Versão 2 2 de 27 ÍNDICE Pág. 1. BEM-VINDO... 3 2. CONVITE PARA LICITAR... 4 2.1 ACESSO AO SRM...

Leia mais

Como fazer o login e adicionar a Central de atendimento ao cliente ao seu espaço de trabalho

Como fazer o login e adicionar a Central de atendimento ao cliente ao seu espaço de trabalho Como fazer o login e adicionar a Central de atendimento ao cliente ao seu espaço de trabalho 1 ao seu espaço de trabalho Este módulo mostrará como fazer o login no My Cisco e adicionar a Central de atendimento

Leia mais

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que facilita e organiza a apreciação do valor, analisando

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Solicitações de visualização de documento

Solicitações de visualização de documento Solicitações de visualização de documento Como eu posso gerenciar uma alta correspondência de semelhança? Se um documento foi enviado para uma de suas aulas, isso indica uma alta porcentagem de semelhança

Leia mais

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas 1 Manual Genconnect O Genconnect vem com a finalidade de facilitar o acesso dos parceiros do Centro de Genomas na solicitação e realização de exames laboratoriais e reduzir a incidência de enganos no controle

Leia mais

INTERNAL ACESSO AO PORTAL

INTERNAL ACESSO AO PORTAL PORTAL DE SERVIÇOS Metso ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal de Serviços, utilize o seguinte link: http://www.metsopartners.com.br Neste endereço, entre na opção: Nota Fiscal de Serviço. 3 Metso Date

Leia mais

Configuração do Contatos para administradores

Configuração do Contatos para administradores Configuração do Contatos para administradores Neste guia 1. Adicionar novas pessoas ao G Suite 2. Importar seu catálogo de endereços antigo 3. Criar outros endereços de e-mail para sua equipe 4. Criar

Leia mais

Clique no ícone Novo:

Clique no ícone Novo: 5.10 Conteúdo: Sempre que se projeta um site é preciso definir uma hierarquia para o conteúdo. E com o Joomla não é diferente. A estrutura de conteúdo do Joomla segue a seguinte ordem: um nível superior

Leia mais

Manual Aéreo Atualizado em:

Manual Aéreo Atualizado em: Manual Aéreo Atualizado em:10-02-2017 Sumário Introdução... 3 1.Aéreo... 4 1.1 Solicitação de Aéreo Online.... 4 1.2 Marcação de Assento... 10 1.3 Cancelamento...11 1.4 Solicitação offline...12 2.Cadastro

Leia mais

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente Descrição dos Serviços IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente 1. Escopo dos Serviços O IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente (denominado

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes Perguntas e respostas mais frequentes Dúvidas? Aqui você encontra o passo a passo de como adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios. Minha Conta (Minhas Cartas) Como atualizar os meus dados

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1

Como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1 Como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente 1 Este módulo mostrará como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente. Observe que, embora o My Cisco dê suporte a 17 idiomas, a Central

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Produto : Totvs Gestão de Pessoas Processo : Plano de Desenvolvimento Individual Subprocesso : Plano de Desenvolvimento Individual Data publicação da : 15/10/2014

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Estrutura de conteúdos

Estrutura de conteúdos Estrutura de conteúdos ACC Julho de 2015 Conteúdos Início... 7 1.1 Slider de Imagens... 7 1.2 About this slider... 7 Apresentação... 8 2.1 Introdução... 8 2.2 Missão, Visão e Posicionamento... 8 Serviços...

Leia mais

Avaliação MT-611-00003 Última Atualização 25/04/2012

Avaliação MT-611-00003 Última Atualização 25/04/2012 Avaliação MT-611-00003 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação realizado pela

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais