Relatório Anual de Sustentabilidade Cosil 2014 (exercício 2013)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Anual de Sustentabilidade Cosil 2014 (exercício 2013)"

Transcrição

1 1 Relatório Anual de Sustentabilidade Cosil 2014 (exercício 2013)

2 2 ÍNDICE Mensagem do Diretor Geral Um ano de realizações Quem somos Perfil Organizacional Governança Corporativa Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade nas obras Relacionamento com stakeholders Projetos e ações socioambientais Indicadores Sobre este Relatório Índice Remissivo GRI... 57

3 3 MENSAGEM DO DIRETOR GERAL GRI 1.2;1.2 O ano de 2013 foi mais um período de realizações e desenvolvimento para a Cosil Incorporações e Construções. Seguimos crescendo de forma planejada e consciente, mantendo a sustentabilidade, o respeito, a confiança e a inovação como nossos principais pilares. O compromisso com a sustentabilidade é cada vez maior. Temos procurado soluções tecnológicas para conciliar desempenho operacional e financeiro com a sustentabilidade, criando oportunidades desenvolvimento social e econômico para todos. Além de resultados positivos, mantivemos a excelência que caracteriza nossos projetos e a ética que define o relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros, a quem agradecemos pelos papeis que exercem para o sucesso da empresa. Atentos com a transparência nos negócios, apresentamos ao mercado o quinto relatório de sustentabilidade, resultado de nossas ações e iniciativas. Nele apresentamos o perfil organizacional da empresa e o sistema de gestão que tem nos levado ao crescimento planejado e a resultados animadores. Destacamos as iniciativas mais importantes em áreas estratégicas como Governança Corporativa e Desenvolvimento Sustentável, sempre respeitando colaboradores, clientes, parceiros, meio ambiente e comunidades que nos cercam. A empresa segue no caminho certo e comprometida com os valores que orientam a sua conduta. Boa leitura!

4 4 UM ANO DE REALIZAÇÕES GRI 2.9 A construtora e incorporadora Cosil encerrou 2013 com uma série de conquistas em áreas de atuação distintas. Norteada pelo respeito, confiança, inovação e sustentabilidade valores que acompanham seus 49 anos de história, a empresa não para de colher os frutos de um trabalho bem desenvolvido. O ano que passou foi marcado por avanços, premiações, grandes lançamentos, práticas pioneiras e um equilíbrio social e financeiro. Na presidência da organização, o acionista Carlos José Meneses Silva foi substituído pelo executivo Ivan Piffer, em decorrência de um processo natural na Governança Corporativa da construtora e incorporadora. O Sr Ivan Piffer é um profissional com mais de 20 anos no segmento imobiliário e com visão de mercado. Sua carreira foi dedicada à área Financeira e Planejamento Estratégico, além da atuação em empresas familiares. A Cosil conquistou o 52º lugar (entre 202 colocações possíveis) no ranking geral do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços. A empresa também foi eleita uma das 80 Maiores da Construção Civil no país, de acordo com o 9 ranking da ITC (Inteligência Empresarial da Construção). Por meio do Programa Ser Social, funcionários da construtora e incorporadora recebem assistência nos campos social, psicológico, econômico e familiar. Já o projeto Construindo Letras, realizado em parceria com o programa Sergipe Alfabetizado, chega à segunda edição auxiliando no crescimento educacional dos profissionais que trabalham nos canteiros de obras. No relacionamento com clientes e colaboradores, a Cosil novamente não mediu esforços para satisfazê-los. Em 2013, além de manter os projetos Cosil sob Medida, Passo a Passo e Guardião do Ciente, a empresa implantou, através do seu site, o serviço de atendimento on-line. Com um trabalho cada vez mais incisivo nas redes sociais, a empresa tem estado cada vez mais próxima dos futuros moradores dos empreendimentos. No ano passado, em pesquisa realizada pela Officina Sophia agência paulista de pesquisa de mercado com 200 clientes, a Cosil ficou acima da média nacional. Na área de engenharia, a criação do setor Planejamento de Controle nas Obras (PCO) impulsionou o acompanhamento e controle das construções. O setor acompanha de perto os cronogramas da execução das obras, gerando relatórios precisos, contribuindo para gestão dos engenheiros das obras. Dados de 2013 contabilizam, aproximadamente, um número de apartamentos finalizados no ano. Em 2014, a Cosil continuará a crescer de olho no futuro. Os capítulos deste Relatório Anual foram organizados de forma a contemplar o relacionamento da Cosil com seus stakeholders e as principais realizações de 2013 sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, que engloba a dimensão econômica, social e ambiental.

5 5 QUEM SOMOS NOSSA HISTÓRIA O ano de 2013 selou os 48 anos de atuação da Cosil Construções e Incorporações S.A. Ao longo dessa trajetória de sucesso, a iniciativa do jovem engenheiro José Carlos Silva transformou-se numa empresa reconhecida pela qualidade, inovação tecnológica, diversidade de opções e melhor custo-benefício para os clientes. Hoje, a Cosil traz como marca a oportunidade de desenvolvimento para os colaboradores, o respeito aos fornecedores e parceiros, a excelência no atendimento aos clientes e o compromisso com o desenvolvimento da sociedade de forma sustentável Marco inicial: agosto de 1965, em Aracaju (SE). Nos primeiros dez anos, a empresa criada pelo engenheiro José Carlos Silva atuou no setor de obras públicas de Sergipe. Inauguração do primeiro empreendimento residencial, o Edifício Jovino Silva, em Aracaju, uma homenagem de José Carlos Silva a seu pai. O projeto marcou a entrada da Cosil no segmento de construção e incorporação de imóveis industriais, comerciais e residenciais. Início de atuação em São Paulo, consolidando-se na construção de empreendimentos residenciais. Primeira construtora sergipana a obter o certificado ISO 9001, norma internacional de qualidade. O certificado vem sendo renovado e é mantido até hoje. Conclusão do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE). O teatro é considerado pela imprensa especializada como a obra de maior complexidade tecnológica construída no Estado. Implantação de projetos paisagísticos nos empreendimentos, tornando-os recantos especiais para melhor qualidade de vida dos clientes.

6 Lançamento do Residencial Arboreto em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Assinatura do Acordo de Acionistas e adoção do modelo de gestão baseado nos princípios da Governança Corporativa. A partir do acordo, a administração da Cosil passou a ser feita pelo Conselho Consultivo e pela Diretoria. Formatura da primeira turma do Projeto Social Jovens Líderes, em Aracaju (SE). Iniciativa da Fundação Brasil Criativo, em parceria com a Cosil, o projeto tem por objetivo incentivar e desenvolver o potencial de jovens de 18 a 25 anos, com atuação em comunidades e foco em melhoria da qualidade de vida dessas populações. Lançamento nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, com o empreendimento Lumière, e Santos, em parceria com a Rossi Empresarial, com o condomínio Passeio Embaré. Lançamento do primeiro Condomínio Clube em Aracaju (SE), conceito de moradia que oferece, além de conforto, uma grande variedade de equipamentos de lazer. Assinatura do Pacto Global, iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional na prática de valores fundamentais no campo dos direitos humanos, relações trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção. Formação do Comitê de Sustentabilidade da Cosil e início de práticas sustentáveis em toda a empresa, de forma estruturada, integrada à cultura corporativa. Início da atuação em Recife (PE), onde a empresa constrói os condomínios Riviera Boa Viagem e Torres do Mirante. Obtenção do certificado PBQP-H nível A (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). O certificado vem sendo renovado e é mantido até hoje.

7 Alteração da forma societária, passando de sociedade limitada (Ltda.) para sociedade anônima de capital fechado (S.A. capital fechado), para melhor atender à atual fase de expansão da empresa. Implantação do Programa Obra Sustentável do Banco Santander, no Spazio Acqua Condomínio Clube, em Aracaju (SE). O objetivo do programa é disseminar o conceito de sustentabilidade para a sociedade, especialmente para a indústria da construção civil. Publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade (exercício 2009). Além da prestação de contas, o relatório demonstra de que maneira a sustentabilidade está integrada à estratégia dos negócios da empresa, atendendo a demandas ambientais, sociais e econômicas. Lançamento do Manual do Proprietário com orientações de preservação ambiental. Certificação SustentaX 2010, que atesta produtos com qualidade comprovada, responsabilidade socioambiental em sua fabricação e contribuição para os green buildings. Centralização do Call Center em Aracaju. Início do projeto Guardião do Cliente. Lançamento do projeto inédito na capital sergipana, o Neo Jardins, um conceito Mixed Use que reúne num mesmo local uma torre comercial e duas torres residenciais. Início dos serviços de Management Assessment, com o objetivo de uma gestão profissional e valorização das pessoas da organização. Lançamento do Sistema de Gestão de Desempenho, que pretende alinhar as metas individuais com os objetivos organizacionais. Desempenho de 90% de satisfação em Recife na pesquisa realizada pela empresa GFK Custom Research Brasil, a quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. E bons índices também em Aracaju e São Paulo. Estruturação da área de desenvolvimento organizacional, com foco na Gestão Estratégica de Pessoas. Implantamos o trabalho de Gestão de Desempenho, com 100% do ciclo de avaliação concluído.

8 Implantação do programa 4P s com mais de 10 mil horas de treinamentos, individuais e em equipes, para técnicos e engenheiros. Início dos trabalhos relacionados ao PDI Plano de Desenvolvimento Individual, com indicações de ações para o desenvolvimento dos colaboradores de acordo com sua atividade e necessidades da organização. Início do projeto Saúde nas Obras, um dos pilares do programa Qualidade de Vida, cujo objetivo é preservar a saúde, aumentar o desempenho e a integração entre os colaboradores. Cerca de unidades construídas nos projetos Spazio Acqua Condomínio Club, Residencial Clube do Parque e Vitta Condomínio Clube. Índice de 99% de chamadas atendidas, enquanto a média de mercado de 92%. Alcance de mais de 20 mil fãs no Facebook. Implantação do Team Coach, programa de treinamento de lideranças com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de líderes e formar equipes de alta performance. Contratação da Consultoria Falconi para atuar na revisão dos principais processos da Cosil: Execução de Obra, Projetos, Orçamentos, Planejamento e Controle e Suprimentos. Com duração de 12 meses, o projeto envolveu diretamente 50 funcionários em mais de 460 atividades revisadas gerando 162 ações de melhoria e mais de 40 funcionários capacitados em novas práticas. Reestruturação do Comitê de Sustentabilidade. Estruturação do setor de Planejamento e Controle nas Obras (PCO). Lançamento do Barra View, empreendimento que está sendo construído na Zona Sul de Jaboatão dos Guararapes e que está situado a apenas 25 minutos de Recife. Lançamento do Cennario Atalaia, um condomínio inovador projetado a poucos metros da Orla de Atalaia, em Aracaju, e cercado por diversas opções de lazer e serviços.

9 9 PRÊMIOS CONQUISTADOS GRI Master Imobiliário da Fiabci Brasil/Secovi-SP, na categoria Inovações Tecnológicas, em Aracaju / 2003 / 2004 / 2005 / 2007 Fórum de Líderes do jornal Gazeta Mercantil, na categoria Líder Empresarial Estadual, em Sergipe Master Imobiliário da Fiabci Brasil/Secovi-SP, na categoria Empreendimento Cultural pelo Teatro Tobias Barreto, em Aracaju Amanco por um Mundo Melhor, da Amanco, pela construção da Casa da Criança, em Aracaju Master Imobiliário da Fiabci Brasil/Secovi-SP, na categoria Responsabilidade Social, por ações realizadas Ademi/SE, na categoria Construtora do Ano, em Aracaju Desempenho Empresarial da Editora Livre Mercado de Santo André, com o lançamento do Edifício Arboreto, no bairro do Jardim, região nobre do município Ademi/SE, da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, nas categorias: Melhor Empreendimento, com o Mansão do Parque, em Aracaju. Empresa do ano de Aracaju. Top Correio Sergipe, organizado pelo jornal Correio de Sergipe, que aponta as melhores marcas por meio de pesquisa de mercado junto a consumidores. A Cosil destacou-se nas categorias: Empresa com o Melhor Acabamento de Aracaju. Melhor Empreendimento com o Torre Opará em Aracaju Ademi/SE, da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, nas categorias: Empresa do ano de Aracaju. Melhor Campanha Publicitária do ano para empreendimentos com até 80 m², com o Vitta Condomínio Clube feita pela agência Base Propaganda, veiculada em Aracaju Ademi/SE, da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe, nas categorias: Empresa do Ano de Aracaju. Responsabilidade Social em Aracaju.

10 10 Decora Sim, do Jornal Correio de Sergipe e da jornalista Simone Gusmão, nas categorias: Construtora do Ano de Aracaju. Empreendimento Residencial Inovador, com o Neo Residence Jardins, em Aracaju. Condomínio Residencial, com o Reserva Aimoré em Aracaju Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2013, conquistando o 52º lugar, entre 202 possíveis colocações. Processo de escolha dos vencedores analisou as estruturas dos canais de atendimento, incluindo o telefônico, /fale Conosco (site) e Redes Sociais (Facebook e Twitter). Eleita uma das 80 Maiores Empresas da Construção Civil no país, segundo o 9 ranking da ITC (Inteligência Empresarial da Construção).

11 11 PERFIL ORGANIZACIONAL MERCADOS ATENDIDOS Pernambuco (Recife) Sergipe (Aracaju) São Paulo (Capital) NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS Empresa de médio porte do segmento da construção civil. Atuamos com Incorporação e Construção de empreendimentos imobiliários verticais e horizontais, residenciais, comerciais e condomínio de lotes, com foco na classe média e em soluções sustentáveis, superando as expectativas do cliente no relacionamento, na qualidade, na entrega do produto e nos serviços prestados. SEGMENTOS DE ATUAÇÃO Padrão econômico de R$ 120 a R$ 199 mil Padrão médio médio de R$ 200 mil a R$ 449 mil Padrão médio alto de R$ 450 mil a R$ 850 mil Nossa Missão Oferecer soluções imobiliárias que façam a diferença na vida das pessoas. Nossa Visão Ser empresa de referência, reconhecida por oferecer produtos e serviços que garantam a satisfação de clientes, construindo com excelência operacional, com rentabilidade. Nossos Valores Comprometimento. Organização e Eficiência. Sinergia Corporativa. Integridade. Liderança.

12 12 METAS DEFINIDAS PARA 2014 GENTE: Continuidade da implantação da Gestão de Talentos na Cosil. SEGURANÇA DO TRABALHO: Melhoria da cultura de segurança do trabalho no tratamento de percepção e desvio.

13 13 GOVERNANÇA CORPORATIVA GRI 4.1 A governança corporativa da Cosil está fundamentada nos princípios da ética, transparência, equidade, conformidade, prestação de contas, profissionalização da gestão e responsabilidade perante os stakeholders diferentes segmentos com os quais a empresa se relaciona. Além de dinamizar o acesso a fontes externas de capital, este modelo de gestão tem colaborado para que a empresa se desenvolva de maneira economicamente sustentável. A partir das diretrizes estabelecidas pela governança coorporativa, busca-se garantir solidez nos resultados e eficácia na geração de valor. Através deste sistema, organizações como a Cosil são dirigidas, monitoradas e incentivadas, fomentando os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. Com isso, os princípios que alicerçam a governança corporativa se materializam em práticas eficientes e objetivas, auxiliando na preservação e perpetuação dos valores da Cosil. Na condução dos negócios, o modelo de governança da Cosil une controle acionário familiar a uma base de executivos. Já sua administração compete ao Conselho Consultivo e à Diretoria, responsáveis pelos patrimônios e investimentos dos sóciosproprietários; pelo atendimento às necessidades e à satisfação dos clientes; e pela atenção aos demais stakeholders. A gestão da empresa recebe ainda o suporte do Conselho de Família, que visa, entre suas atribuições, estabelecer a conexão entre os sócios-proprietários, o patrimônio e os negócios.

14 14 PREPARAÇÃO DOS ACIONISTAS GRI 4.1; 4.13 Fici em Vitória/ES Economia criativa, liderança, inovação e criatividade foram os eixos que pautaram a 12ª edição do Fórum Internacional de Criatividade e Inovação (Fici), realizada em Vitória/ES, no mês de setembro. Este ano, a Cosil foi uma das patrocinadoras do evento. Na ocasião, representantes da Cosil aproveitaram as rodas de debate e compartilharam experiências de gestão familiar e mercado. Os acionistas Carlos José Meneses Silva e Samara Silva participaram de painéis temáticos e discorreram sobre o processo de gestão da empresa que, desde 2007, é baseado no modelo de Governança Corporativa. O evento da capital capixaba contou com 20 palestras, quatro painéis temáticos, seis apresentações de cases, cinco papers, quatro workshops internacionais, entre outras atividades. Organizado pela Fundação Brasil Criativo, o Fórum tem o objetivo de resgatar e desenvolver o pensamento inovador como forma de obter resultados nas empresas e na vida das pessoas. Seminário em Recife A Cosil participou, em junho, do Seminário de Formação para Sócios e Herdeiros de Empresas Familiares, que ocorreu na cidade de Recife. Promovido pelo escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, o evento discutiu sobre as ferramentas necessárias para a construção de um negócio sólido, mesmo mantido por gerações subsequentes. A acionista Samara Silva e a diretora comercial Jéssica Silva representaram a construtora e incorporadora e apresentaram o case de sucesso da empresa. Elas tiveram a oportunidade de destacar o conceito de governança corporativa da Cosil, no qual os esforços se distinguem entre a família, a propriedade e a gestão com foco na sustentabilidade do negócio. O encontro foi destinado a empresários, sócios, acionistas, herdeiros e gestores ligados a empresas de controle familiar que buscam encontrar ferramentas e soluções capazes de contribuir com a longevidade das organizações.

15 15 Conselho Consultivo GRI 4.1 A organização do Conselho Consultivo tem como base os procedimentos que envolvem a governança corporativa. A cada mês, os conselheiros se reúnem para orientar os dirigentes, no intuito de assegurar e preservar a valorização patrimonial da empresa, e para amplificar o retorno dos investimentos. Os valores da empresa, os objetivos e as ideologias dos seus sócios-proprietários são de conhecimento de todos os membros do conselho, que zelam permanentemente pela melhoria do desempenho da Cosil. Para executar satisfatoriamente sua missão, o Conselho Consultivo possui os seguintes objetivos: Promover e zelar pelo objeto social da empresa. Resguardar os interesses dos sócios, sem perder de vista os dos demais parceiros e públicos com que se relaciona (stakeholders). Garantir a continuidade da construtora em uma perspectiva de longo prazo, incorporando considerações de ordem econômica, social e ambiental na definição dos negócios e operações. Garantir a qualidade da gestão, mantendo uma estrutura ágil, formada por profissionais qualificados e de reputação ilibada. Formular diretrizes e posicionamento estratégico para a administração da companhia. Zelar para que as estratégias e diretrizes sejam efetivamente implementadas pela Diretoria, mas sem interferir em assuntos operacionais. Estabelecer relações com o mercado. Prevenir e intervir em situações de conflito de interesses ou de divergência de opiniões, de maneira a preservar os interesses da empresa. Apoiar as ações dos comitês de gestão da Cosil. Planejar e monitorar o plano de sucessão da direção da empresa.

16 16 COMPOSIÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO 2013 GRI 4.1 OSVALDO CORREA FONSECA Economista e Pós-Graduado em Finanças pelo IBMEC/SP (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), atual Insper/SP (Instituto de Ensino e Pesquisa Pós- Graduação). Fez carreira executiva no Bradesco por mais de 45 anos como Diretor do Departamento de Empréstimos e Financiamentos. Conselheiro Independente. Presidente do Conselho. CARLOS JOSÉ MENESES SILVA Engenheiro Civil formado pela FAAP/SP (Fundação Amando Álvares Penteado). Pós-Graduado em Negócios Imobiliário pela FAAP/SP. Conselheiro do FBN Brazil (Family Business Network) Acionista da Cosil Construções e Incorporações. SAMARA MENESES SILVA Arquiteta formada pela FAAP/SP; Pós-Graduada em Administração pela FGV; PDA (Programa de desenvolvimento de acionistas FDC Fundação Dom Cabral) Sócia proprietária do Samara Silva Arquitetura; Acionista da Cosil Construções e Incorporações. MARIO PORTO FONSECA Engenheiro Civil / Elétrico pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Ciências em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursos de especialização em Finanças na Columbia Business School - USA, e em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral/INSEAD-Brasil/França. Foi membro do Conselho de Administração das empresas Aços Villares S/A, Indústria Villares S/A e Gevisa; Presidente do Conselho de Administração da Inoxtubos S/A., Acesita Sandvick Tubos Inox Ltda., Sociedade Mineira de Engenheiros, Foi CEO da Acesita Serviços Comercio e Industria e Participações Ltda. Foi CEO da Soluções em Aço Usiminas SA.

17 17 ELISMAR ÁLVARES DA SILVA CAMPOS Graduada em Psicologia pela UFMG, em Programa Liderança na Empresa Familiar, IMD, Lausane - Suíça. Estudos de Psicanálise Freudiana GREP. Formação em Estratégias Metodológicas em Harvard. Participou, como conferencista, em seminários em Portugal, Espanha e vários países da América Latina. Dirige e é responsável técnica pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da FDC. Criou e desenvolveu na FDC a Rede PDA Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas da qual mais de 700 grupos de empresas de controle familiar participou. Modelo pioneiro no Brasil. Consultora de empresas nas áreas de Governança Corporativa, Sucessão Familiar e Mediação de Conflitos. Organizadora e Co-autora do livro Governança Corporativa Um modelo brasileiro Editora Campus/Elsevier.

18 18 Diretoria A diretoria é um órgão vital na administração da Cosil. Ao todo, cinco profissionais comandam as seguintes áreas: Construção, Planejamento e Controle, Gente & Sustentabilidade, Comercial & Cliente e Finanças & TI. Com base no conceito de gestão estratégica, os diretores gerenciam diversos setores da empresa, desde o relacionamento com os clientes e colaboradores ao fluxo de investimentos e capital. A soma de suas experiências individuais no mundo executivo é o resultado da equação de sucesso no gerenciamento da Cosil. GRI.2.3 Nossa orientação estratégica está alinhada com nosso projeto de ALINHAMENTO TOTAL. Este trabalho considera clarificar e publicar para organização os FCS Fatores Críticos de Sucesso e indicadores de performance, mensalmente. Cada Diretoria trabalha como uma microempresa, gerenciando: pessoas como base da nossa estrutura, projetos e gerenciamento de performance, alinhado aos valores da empresa.

19 19 ÁREAS DE EXECUÇÃO A Cosil é constituída por três unidades de negócios: Aracaju, Recife e São Paulo. As atividades operacionais dessas unidades são realizadas por colaboradores diretos gerentes, gestores, coordenadores e demais cargos de execução. GRI.2.3

20 20 COMITÊS DE GESTÃO E RISCO Em seu quadro administrativo, a Cosil conta com o auxílio de cinco comitês internos de gestão e risco. São eles: de Crédito, Empreendimentos, Engenharia, Clientes e de Sustentabilidade. Na prática, são grupos que estudam assuntos rotineiros e da gestão de negócios, além de prepararem sugestões para a tomada de decisões atribuídas ao Conselho Consultivo e à Diretoria Executiva. Os comitês são formados por profissionais que se reúnem periodicamente, a fim de tomar decisões relacionadas às suas atividades e de resguardar os interesses da empresa. GRI.2.3 Comitê de Crédito: reúne-se uma vez por semana, com o objetivo de estimular o fluxo dos contratos relativos aos diversos empreendimentos; deliberar sobre assuntos relacionados à política de concessão de crédito; e conduzir os clientes que necessitam de financiamentos bancários. Comitê de Empreendimentos: reúne-se, semanalmente, para discutir e monitorar o desenvolvimento de novos produtos. Comitê de Engenharia: a cada mês, reúne-se com as áreas responsáveis por projetos, orçamentos, suprimentos, obras e assistência técnica, na intenção de acompanhar os cronogramas dos empreendimentos, o custo e a qualidade dos serviços efetuados. Além disso, incentiva a troca de informações entre as diferentes áreas, visando agilizar os processos e elevar a qualidade das obras. Comitê de Clientes: reúne-se, semanalmente, para discutir alternativas de melhoria e fortalecimento da relação entre a empresa e os compradores das unidades habitacionais.

21 21 Comitê de Sustentabilidade: é formado por representantes das áreas afins da Cosil, que se reúnem quinzenalmente com a responsabilidade de promover e divulgar as ações da empresa ligadas à sustentabilidade. Está vinculado à Diretoria de Gente, que, por sua vez, é responsável por discutir os assuntos mais relevantes da área com as demais diretorias e o Conselho Consultivo. Gerenciamento de Risco: Em 2012, a Cosil iniciou o desenvolvimento de seu Manual de Gerenciamento de Risco. O objetivo é diminuir a probabilidade e o impacto de situações adversas e aumentar as positivas, já que o risco é uma variável que deve ser contemplada em qualquer projeto, de qualquer área de trabalho.

22 22 Conselho de família e acionistas Missão Zelar pela segurança e evolução favoráveis dos valores patrimoniais da Cosil, trabalhando lado a lado e apoiando as ações do Conselho Consultivo e da Diretoria. Valores familiares e culturais Ética União familiar Trabalho duro Respeito Educação contínua Determinação Responsabilidade *Em 2013, o acionista Carlos José Meneses Silva deixou a presidência da Cosil, sendo substituído pelo executivo Ivan Piffer. Carlos José permanece no Conselho Consultivo da empresa.

23 23 META DEFINIDA PARA 2014 Implantar a avaliação formal do Conselho, e definir a partir daí as melhorias a serem implementadas.

24 24 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GRI-EC26 A responsabilidade com o meio ambiente é questão prioritária nas atividades da Cosil. Mais que uma ideologia consciente, trata-se de um princípio que guia as ações planejadas pela Cosil. A partir do uso racional das matérias-primas, a empresa reduz os impactos na natureza, combate o desperdício dos recursos naturais e qualifica o gerenciamento do consumo de energia. Além da meta pela eficiência energética, a Cosil busca diminuir a geração de resíduos e encontrar estratégias que viabilizem práticas sustentáveis. Dessa forma, ao empregar tecnologias ecologicamente adequadas, o benefício é coletivo: a natureza deixa de ser agredida; a empresa minimiza o valor das obras; e o cliente é recompensado com infraestruturas inovadoras. Sustentabilidade nas Obras Nos empreendimentos erguidos pela Cosil, diversos exemplos de sustentabilidade são concretizados, tais como: a utilização de madeira certificada; priorização de tintas com baixo índice de compostos orgânicos; espaço para coleta seletiva de lixo; distribuição de circuito de iluminação nas áreas comuns; sistema hidráulico eficiente e de fácil manutenção. Conheça outras ações executadas pela construtora e incorporadora: Stand itinerante Pelo segundo ano consecutivo, a Cosil manteve em funcionamento seu stand itinerante e sustentável. Construído com materiais sustentáveis desde a estrutura até o acabamento, o container possui cerca de 40m² e é totalmente reutilizável. Além de servir como ponto de exposição e vendas, o stand móvel reforça aos clientes os princípios de sustentabilidade da Cosil. Balancins A utilização de chapas e telas metálicas nos balancins para o revestimento de fachadas já é ação consolidada na Cosil. Ao mesmo tempo em que preserva a natureza, substituindo o uso de madeira (tábua e compensados), essa prática também reduz os custos da obra. Drywall A vedação das paredes e revestimentos utilizando Drywall apresenta desempenho acústico superior ao da alvenaria convencional. A Cosil já utiliza esse material, isolando os sons de maneira mais efetiva e contribuindo para tornar os ambientes mais confortáveis no que se refere à transmissão de ruídos.

25 25 Garrafas pet Nos canteiros de obras da Cosil, garrafas pet são reutilizadas de maneira simples e eficiente. Ao aproveitar a entrada da iluminação, os recipientes ganham uma nova conotação, e ajudam a empresa a reduzir os custos com energia elétrica. Compartilhando práticas conscientes Em novembro, as práticas ambientais adotadas pela Cosil foram tema de palestra durante o III Encontro de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade. Na ocasião, alunos do curso de Recursos Humanos da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) conheceram o case de implantação da sustentabilidade na empresa, que inclui a avaliação de fatores como a erosão do solo, poluição do ar e o gerenciamento de resíduos durante a construção. Residencial sustentável Com as obras em andamento, o projeto do condomínio Duo Residence envolve práticas sustentáveis de destaque. Entre elas, a utilização de madeira de reflorestamento, cerâmica sustentável na sala e nos quartos, aquecimento de água com gás e disposição de coletores de pilhas e baterias. Qualidade na logística Sempre que possível, a Cosil prioriza a compra de materiais fabricados e/ou extraídos em um raio máximo de 800km. Com isso, reduzimos os impactos relacionados ao transporte da carga e desenvolvemos a economia regional. Uso de materiais sustentáveis Para erguer seus empreendimentos, a Cosil seleciona produtos que possuam material reciclado em sua composição. Outra medida adotada pela empresa é a utilização de produtos que emitem baixo índice de COV (Composto Orgânico Volátil) e madeiras com o selo FSC (Forest Stewardship Council entidade que visa difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência no longo prazo). META DEFINIDA PARA 2014 A coluna de sustentabilidade fará parte da intranet em 2014.

26 26 Relacionamento Com Stakeholders A relação da Cosil com seus parceiros e demais públicos sociais (os stakeholders) é ancorada na clareza e na eficiência. No dia a dia de sua gestão, a empresa busca aperfeiçoar seus relacionamentos, a fim de atender às necessidades dos clientes e solucionar eventuais obstáculos. É desse modo que a Cosil cria bases sustentáveis, amplia a geração de valor e garante longevidade nos negócios. Para solidificar a relação com seus stakeholders, a Cosil busca estreitar o diálogo e dinamizar os canais de comunicação, conhecendo as demandas do público e identificando seus interesses. Nossos grupos de relacionamento são: clientes, colaboradores, sócios, governo, concorrentes, fornecedores, comunidades vizinhas às obras e sociedade em geral. As ações voltadas a cada um deles estão descritas nas próximas páginas. Clientes GRI-PR5 Para alcançar a satisfação dos clientes, a Cosil adota um tratamento personalizado e permanente: começa desde a entrada no stand de vendas ou na visita ao site da empresa, prolonga-se durante o período das obras e permanece até a entrega do imóvel. Por meio de diversos canais de comunicação e sistemas integrados, a Cosil busca aprimorar o relacionamento com os clientes e fazer com que eles, a todo o momento, já se sintam em casa. A Cosil se mantém atenta a novas maneiras de aperfeiçoar os serviços que oferece aos futuros moradores, de modo a superar as expectativas deles. A empresa possui um atuante Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), um site constantemente atualizado e um newsletter, através da qual a construtora e incorporadora informa sobre o andamento das obras. Nas redes sociais, a Cosil também se encontra presente, divulgando fotos de empreendimentos, promoções, dicas de decoração, entre outras coisas. Os usuários podem encontrar a empresa em seus perfis do Twitter (@cosil_oficial), Facebook (/CosilConstrucoes) e Instagram (@cosil_oficial) e Youtube (/CosilnasRedesSociais). Em 2013, a Cosil implantou o atendimento on-line, através do seu site. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, facilitando o esclarecimento de dúvidas e servindo como mais uma ferramenta de aproximação entre o cliente e a empresa. Além disso, pelo celular (via SMS), os clientes ficam por dentro das notícias e são convidados a visitar a obras. As práticas de relacionamento da Cosil são pautadas na ética, transparência e proximidade. Prova disso foi a pesquisa realizada pela Officina Sophia agência paulista de pesquisa de mercado com 200 clientes, em que atingiu quase um ponto percentual a mais que a média nacional. Para que isso fosse possível, a Cosil põe em prática diversas iniciativas de aproximação e comunicação com o público. Conheça a seguir algumas delas:

27 27 Guardião do cliente A fim de satisfazer o desejo dos moradores e atender às suas necessidades com maior rapidez, a Cosil relançou o projeto Guardião do Cliente. O objetivo deles é compreender precisamente as solicitações encaminhadas e acelerar a resolução dessas demandas. Cada guardião intermedeia, diretamente, as relações entre o cliente e determinado setor da empresa. Atualmente, há cerca de 30 guardiões atuando na empresa, operando em Aracaju, São Paulo e Recife. Relacionamento com os vizinhos A Cosil também se preocupa com quem reside próximo aos edifícios que estão em fase de construção. No intuito de estreitar o relacionamento com estes moradores e esclarecer algum tipo de dúvida, a construtora e incorporadora criou o relacionamentocomvizinho@cosil.com.br, divulgado em todos os canteiros de obras. Sistema de CRM Nosso sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) reúne um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados. Com isso, objetivamos melhorar o entendimento das expectativas e necessidades dos clientes, promovendo o registro, acompanhamento e controle de todas as solicitações.

28 28 Área do cliente no site Através do nosso site ( disponibilizamos aos clientes um espaço onde é possível ter acesso ao extrato de pagamentos, informações sobre o andamento das obras, além de outros serviços. Já por meio das redes sociais, a Cosil possui canais abertos com seus públicos no Facebook, Twitter e Instagram. Newsletter Mensalmente, os futuros moradores dos empreendimentos da Cosil ficam devidamente informados acerca do andamento das obras. Por meio de um newsletter (boletim informativo), a empresa atualiza os clientes e os aproxima literalmente do processo de construção. Não à toa, a iniciativa tem ótima aceitação e recebe elogios frequentes. Programa Passo a Passo É um serviço de informação e acompanhamento dos clientes desde a assinatura do contrato até a entrega das chaves. A ideia é antecipar as dúvidas que eles possam ter e informá-los sobre todas as etapas importantes. Acompanhados de arquitetos e decoradores, os clientes participam de visitas aos canteiros de obras e workshops, sendo inseridos no ciclo de construção do imóvel. Cosil sob Medida Já o Cosil sob Medida é um programa de personalização inovador no mercado da construção civil, ao permitir que o cliente escolha a opção de acabamento mais adequada à sua necessidade. Como as compras de materiais e a mão de obra são de responsabilidade da construtora, os custos extras são significativamente reduzidos. Além disso, a iniciativa reduz grande parte dos transtornos com reformas e obras após a entrega do apartamento. Kit sustentável Aliado ao programa Cosil sob Medida, a empresa coloca à disposição de seus clientes o Kit Sustentável, agregando o que a indústria oferece de mais avançado em produtos desta natureza. O kit traz porcelanatos ecológicos, bacias sanitárias com acionamento duplo de sistema de água, pisos de madeira certificada, torneiras com controladores de vazão, entre outros itens. Hora do Cliente Em setembro, a Cosil promoveu o workshop Hora do Cliente, que reuniu gerentes, colaboradores e coordenadores na cidade de São Paulo. O evento teve como objetivo discutir melhorias no relacionamento da empresa com os clientes e avaliar novos serviços a serem executados. Durante o workshop, a agência Officina Sophia apresentou o resultado de uma pesquisa realizada, no mês de abril, com 200 clientes que foram entrevistados em Aracaju, Recife e São Paulo. Os números servirão de base para o plano de ações da Cosil.

29 29 METAS ALCANÇADAS EM 2013 Melhorias nos processos de Agendamento e Financeiro. Melhorias nos processos de Atendimento / Call Center. METAS DEFINIDAS PARA 2014 Implantar a emissão de 2ª via de boletos pelo site da Cosil. Aprimoramento nos processos de assistência técnica, agendamento e vistorias.

30 30 Colaboradores Ao longo desses 49 anos de história, a Cosil vem investindo continuamente no desenvolvimento e qualificação dos seus colaboradores em todas as suas unidades: Sergipe, São Paulo ou Pernambuco, nós apostamos na capacidade daqueles que se dedicam à visão e aos valores da empresa. O quadro funcional da Cosil é formado por centenas de profissionais dedicados e preparados. Para manter o estímulo e engajamento de cada um deles, a construtora e incorporadora oferece uma remuneração compatível com o mercado, conserva um ambiente de trabalho satisfatório e proporciona oportunidades de aprendizado. Por meio de uma metodologia transparente, focada no desenvolvimento de competências, a construtora e incorporadora privilegia o reconhecimento de resultados e investe na capacitação dos colaboradores. São ações, cursos, programas de desenvolvimento e treinamentos de pessoas em níveis técnicos, operacionais e de liderança. A Cosil zela pela manutenção e motivação dos seus talentos e também na busca de novos profissionais gabaritados. Os padrões de remuneração são estabelecidos em função das exigências dos diferentes cargos e dos valores existentes no mercado, enquanto que o plano de pensão de benefício é definido através da convenção coletiva (CCT). Na Cosil, 100% dos colaboradores são inseridos nos acordos de negociação coletiva. GRI 4.4 A Cosil mantém ainda alguns canais de comunicação, como , caixas de sugestões e um café da manhã com o presidente, possibilitando aos colaboradores exporem suas ideias, opiniões ou reclamações. GRI 4.4 A Cosil adota ainda uma política de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, incluindo capacitação técnica e comportamental dos seus colaboradores. Investimentos A Cosil não para de investir no fortalecimento e estruturação da área de GENTE. É o meio que a construtora e incorporadora busca para solidificar uma cultura interna de gestão de pessoas e organização de processos. Prova disso é que o ano de 2013 foi mais um período de conquista para os colaboradores. Presente em todos os níveis da empresa, o Management Assessment é um projeto focado no alinhamento dos colaboradores com as diretrizes organizacionais. Implantado em todos os níveis da empresa, configura-se como uma importante ferramenta que possibilita a identificação dos talentos e a promoção do autoconhecimento. Assim, a empresa consegue mapear as competências e obter resultados, identificando as oportunidades de melhoria. Ou seja, a finalidade do Management Assessment é demonstrar os indicadores da formação da carreira profissional e os potenciais que podem ser desenvolvidos a partir daí.

31 31 O processo de avaliação de desempenho também é destaque na Cosil. A empresa criou instrumentos para que as pessoas compreendam seu planejamento estratégico e participem ativamente dele. Além disso, elaborou ciclos de treinamento peculiares, distintos do restante do mercado, alinhados às necessidades de cada grupo de funções entre os colaboradores. A Cosil dispõe ainda de uma assistente social que atua diretamente nos canteiros de obras. É através desse trabalho que a Cosil põe em prática programas como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Construindo Letras, ambos voltados para a educação e o crescimento intelectual dos colaboradores. Nossa meta para 2014 é implementar novos projetos e proporcionar um desenvolvimento ainda maior dos profissionais que atuam conosco. Ao compreender as necessidades da equipe, conseguimos, ao mesmo tempo, qualificar os processos e a gestão da empresa. Gestão de desempenho O Sistema de Gestão de Desempenho foi criado pela Cosil para que o colaborador se desenvolva conforme as perspectivas da empresa. O objetivo é facilitar o entendimento das competências exigidas pela Cosil, auxiliando o colaborador no progresso profissional. Trata-se de um processo contínuo de negociação, acompanhamento, avaliação e renegociação de metas individuais e em grupos, com foco nos resultados esperados. A empresa revisou e adequou seus instrumentos de gestão, bem como reformulou todas as ferramentas de avaliação de desempenho. A Cosil considera que todos colaboradores, gestores e empresa ganham com o sistema, na medida em que articulam os interesses do indivíduo e da área de atuação. Management Assessment Um dos serviços utilizados pela Cosil é o de Management Assessment ou seja, a avaliação das competências de seu quadro de executivos. O projeto foi iniciado a partir da análise dos seguintes fatores: missão, visão e valores da organização, demandas atuais e futuras, competências estratégicas e funcionais da empresa. A Cosil fez um levantamento e uma análise criteriosa do perfil de cada profissional, com entrevistas e atividades, para descobrir possíveis talentos e ajudá-los a traçar o futuro. É uma ferramenta de gestão que contribui para a criação de estratégias e planos de ação idealizados pela organização. Pesquisa de clima Em 2013, a Pesquisa de Clima Organizacional serviu novamente de base para a elaboração do Plano de Ação da empresa. Colaboradores de todas as unidades da Cosil tiveram a oportunidade de responder a um questionário on-line aplicado pela Hay Group Insight, líder global no estudo de opinião de funcionários e clientes.

32 32 Com isso, a Cosil pretende atingir a excelência dos processos e a manutenção de um ambiente de trabalho motivacional. Responsabilidade social A Cosil também mantém ações de responsabilidade social. São campanhas de vacinação, tratamentos de oftalmologia e odontologia, palestras preventivas e educativas focadas na saúde do trabalhador. Em 2013, na segunda edição do projeto Construindo Letras, operários da empresa receberam os certificados de participação no programa Sergipe Alfabetizado, fruto de uma parceria entre a Cosil e o Governo de Sergipe.

33 33 Código de ética GRI 4.5 A Cosil compreende que a relação entre seus colaboradores e os demais públicos sociais deve ser respeitosa e estar em sintonia com os valores da empresa. Para isso, reunimos as noções de comportamento, responsabilidades, os direitos e deveres dos colaboradores em um Código de Ética e Conduta Profissional. O documento tem como objetivo definir, com clareza, os princípios éticos que norteiam as ações da Cosil e os padrões de conduta tanto da parte institucional quanto dos colaboradores. A empresa avalia que uma imagem positiva é fruto direto das ações e do compromisso de todos com os princípios estabelecidos nesse Código. DESTAQUES 2013 Implementamos o modelo de competências para nosso público operacional. O Manual de GENTE foi divulgado no sistema SADP em formato piloto para a publicação na Intranet. O programa migrou de área, saiu da Comunicação e foi para Benefícios. A missão, visão e valores da Cosil foi atualizada e em 2014 começam os trabalhos de disseminação. METAS DEFINIDAS PARA 2014 Levar o modelo de competências para o treinamento comportamental e técnico dos colaboradores dos canteiros. Ampliar a disponibilidade de materiais de recursos humanos na intranet. Retomar o programa Gestão de Talentos, segunda fase.

34 34 Projetos e Ações Socioambientais Assistente social nas obras GRI-LA9 Quando o assunto é gestão de pessoas, a Cosil prioriza a saúde e educação dos colaboradores. Para tanto, a Cosil investe no Programa Ser Social, que abrange palestras, atividades físicas e relaxantes, prevenção de doenças, práticas que trazem qualidade de vida e outros benefícios para o público interno. Junto ao poder público, a empresa vem ajudando na alfabetização dos trabalhadores que se encontram nos canteiros de obras. A atuação de uma assistente social no local de construção dos empreendimentos tem intensificado as ações preventivas e educativas, oferecendo aos colaboradores assistência nos campos social, psicológico, econômico e familiar. Além disso, a assistência social fomenta a harmonia no ambiente de trabalho, articulando os colaboradores na busca de objetivos comuns e do bem-estar coletivo. Os investimentos da empresa nessa série de atividades geram impactos relacionados ao clima organizacional, à saúde e à educação dos colaboradores, refletindo na elevação do grau de escolaridade e na adoção de hábitos saudáveis. Palestras sobre assuntos como higiene bucal, tabagismo, hipertensão, câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis ajudam a massificar, entre os profissionais, a importância do cuidado com o próprio corpo. No mês de setembro, consultas voltadas para a saúde da mulher e exames de prevenção ao câncer de colo de útero foram realizadas pela Cosil, a partir de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/SE). Também demos continuidade à nossa parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/SE) e com o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci/SE), para o fornecimento de assistência médica consultas com clínico geral, dermatologista e cardiologista e odontológica aos colaboradores.

35 35 Saúde nos canteiros GRI-LA9 Na Cosil, em média, o percentual de acidentes nas obras gira em torno de 2%. O baixo número é resultado do investimento em saúde realizado pela empresa, fruto de uma ideologia que zela pelo cuidado e prevenção dos seus funcionários. A cada ano, esse quantitativo é repassado para a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), órgão que elabora os dados estatísticos, procedimentos de segurança e materiais didáticos voltados para a área. Vale ressaltar que, periodicamente, o Ministério do Trabalho além de técnicos e engenheiros de segurança visitam as obras da Cosil para fazer vistorias do canteiro e recomendações necessárias. Assim que iniciam as atividades, os colaboradores participam, obrigatoriamente, de treinamento admissional com carga horária de seis horas. Todos os dias, técnicos de segurança ministram Diálogos Diários de Segurança (DDS), abordando temas referentes aos serviços de risco que serão executados. A cada semestre, os colaboradores passam por uma reciclagem (treinamento periódico), com carga horária de quatro horas. Além disso, a Cosil não hesita em investir fortemente na formação dos profissionais que orientam seus colaboradores. A prevenção depende exclusivamente do acompanhamento e da implementação dos programas de saúde e segurança. Para uma gestão eficiente do canteiro de obras, algumas práticas são essenciais, como o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI s) aos operários; instalação dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC s) nos locais de trabalho onde há riscos suscetíveis e ameaças de segurança; e treinamentos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) para orientar e qualificar os colaboradores. Sipat GRI-LA9 Realizamos mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Com o tema Pratique Segurança! Um gesto de amor pela vida, o evento contou com a participação de colaboradores das obras dos empreendimentos Vitta Condomínio Clube, Neo Jardins, Clube do Parque, Duo Residence, Terraços Beira Mar, Reserva Aimoré e Torres do Mirante além daqueles lotados no escritório central da Cosil, em Aracaju. Procedimentos de ginásticas laborais e palestras educativas sobre temas como alcoolismo, saúde bucal e técnicas de segurança fizeram parte da programação.

36 36 Educação e cidadania GRI-LA9 A parceria entre a Cosil e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, permitiu que novos operários fossem alfabetizados. Os trabalhadores que atuam nos empreendimentos Clube do Parque, Terraços Beira Mar, Neo Jardins e Vitta Condomínio receberam certificados de participação no programa Sergipe Alfabetizado, cujo objetivo é alfabetizar jovens e adultos para a erradicação do analfabetismo. Preocupada com a formação dos colaboradores, a Cosil também desenvolve o projeto Construindo Letras, que visa viabilizar o crescimento educacional dos colaboradores. Para os próximos anos, o foco da empresa será na ampliação do projeto, dedicandose ao desenvolvimento de todo o grupo. Outro destaque é o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido em parceria com Sesi. A iniciativa permite que, no turno da noite, colaboradores dos empreendimentos Clube do Parque, Terraços Beira Mar, Neo Jardins e Vitta Condomínio tenham aulas nas escolas do Sesi, Sócios A Cosil Construções e Incorporações S.A. é uma empresa de capital fechado, regida pela Lei 6404 das sociedades anônimas. Como forma de gestão, adota as melhores práticas de Governança Corporativa, e sua atuação é orientada e monitorada pelo Conselho Consultivo, Diretoria e Conselho de Família informações detalhadas no capítulo Governança Corporativa deste relatório. Governo O cumprimento estrito da legislação, o pagamento dos impostos e o respeito às normas sociais, ambientais e trabalhistas vêm orientando a atuação da Cosil em seus 48 anos de existência. Como resultado dessa postura, mantemos um relacionamento absolutamente profissional, correto e ético com todas as esferas do Governo. Concorrentes Estimulada por uma concorrência saudável e a fim de obter melhores resultados, a Cosil investe continuamente na qualidade de seus serviços e produtos, no aperfeiçoamento de seus métodos de gestão, no desenvolvimento tecnológico e na busca de diferenciais competitivos. Para nós, os concorrentes não são adversários, são parceiros com os quais mantemos relações pautadas pela ética, profissionalismo e respeito.

37 37 Fornecedores A política de relacionamento entre a Cosil e seus fornecedores é pautada na confiança, transparência e respeito mútuos. A empresa procura firmar parcerias estratégicas, que possibilitem ganhos recíprocos e originem relações sustentáveis e de longo prazo. Para nós, é essencial que os prestadores de serviços atuem nos padrões legais de saúde, meio ambiente e segurança de trabalho. Antes de serem contratadas, as empresas são rigorosamente analisadas e, caso estejam em consonância com nossas práticas, efetivamos a contratação. Desde 2010, utilizamos a Cartilha de Fornecedores, um guia com informações e diretrizes da Cosil e que detalha a atuação na Área de Suprimentos. Foi pensando nesses princípios que definimos nossa política de compras, que estabelece critérios para a aquisição de materiais e serviços. Isso demonstra que, muito além de fornecedores, a Cosil busca encontrar parceiros que agreguem valor à sua trajetória. A Cosil também participa do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), iniciativa do IEL e do Sebrae, que tem o objetivo de aumentar a competitividade da cadeia produtiva. O programa integra e promove a qualificação de fornecedores e redes de empresas, capacitando-os em diversas áreas de gestão. A Cosil tem procurado desenvolver e valorizar parcerias com empresas locais dos três estados onde atua Sergipe, São Paulo e Pernambuco, gerando emprego e renda em cada localidade.

38 38 Preservação na cadeia produtiva A sustentabilidade ambiental compõe a agenda de relacionamento da Cosil com seus fornecedores e é orientada pelas seguintes práticas: 20% dos materiais utilizados nos projetos deverão ser adquiridos a uma distância de, no máximo, 800 km de distância da obra, movimentando a economia regional e reduzindo custos e emissões de gás carbônico no transporte; 10% do custo total da obra deverá ter em sua composição a aquisição de materiais reciclados; Toda a madeira adquirida para a obra deverá provir de práticas produtivas ambientalmente corretas. A Cosil dá preferência a madeiras certificadas pela Forest Stewardship Council (FSC); O fornecedor deverá apresentar laudos que comprovem o índice de Composto Orgânico Volátil (COV) de tintas, vernizes, selantes, adesivos e impermeabilizantes que serão utilizados nos empreendimentos da Cosil. METAS DEFINIDAS PARA 2014 Desenvolvimento de fornecedores para construção de parcerias estratégicas. Realizar workshop anual com fornecedores, no incentivo de manter e incentivar a adoção de práticas sustentáveis alinhadas com nossos valores.

39 39 Comunidade GRI-SO1 A construção de empreendimentos possibilita a geração de empregos e a valorização dos imóveis de determinada região. No entanto, a Cosil tem plena consciência de que a realização de grandiosos projetos também acarreta em transtornos temporários. Desse modo, a empresa procura manter um relacionamento harmonioso com os vizinhos de suas obras, além de desenvolver ações preventivas que minimizem o impacto das obras. Por isso, ainda antes de iniciar a construção, a Cosil envia uma carta aos vizinhos, informando-os sobre o empreendimento, os nomes dos responsáveis e os telefones para contato. Como forma de assegurar os proprietários e resguardar a construtora e incorporadora, é realizada uma perícia nos imóveis mais próximos, para avaliar o estado em que se encontram. A empresa também criou canais de comunicação com os moradores do entorno das obras, colocando seus profissionais à disposição da comunidade. Para o relato das possíveis ocorrências, a Cosil disponibiliza um exclusivo e os telefones da Central de Relacionamento. A intenção é detectar os possíveis transtornos como o aumento de ruídos, a poeira e o trânsito e tomar providências que solucionem rapidamente esses problemas. Todas essas iniciativas fazem parte do programa Relacionamento com Vizinhos. Outras iniciativas Instalação do sistema lava rodas, na saída das obras, para evitar que os caminhões sujem as ruas vizinhas. O sistema usa água do lençol freático. Transporte de sedimentos em caminhões cobertos, impedindo a geração de poeira e o acúmulo de detritos em calçadas e vias públicas. Além disso, esses locais são limpos regularmente com água não potável.

40 40 Sociedade Pacto Global GRI 4.12 O Pacto Global é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da qual as empresas se comprometem, voluntariamente, a cumprir e comunicar seus desempenhos em relação a dez princípios relacionados a Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Transparência. A Cosil já é signatária do Pacto Global desde O objetivo do Pacto Global é alavancar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e objetivos acordados em âmbito universal. Diante do compromisso firmado, a Cosil executa em seus processos internos as ações estabelecidas pelo pacto e que foram relatadas ao longo deste relatório. Princípios do Pacto Global Direitos humanos 1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e; 2. Assegurar-se de sua não participação em violação destes direitos. Trabalho 3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; 4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5. A abolição efetiva do trabalho infantil e; 6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho. Meio ambiente 7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; 8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental e; 9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. Combate à corrupção 10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

41 41 Projetos e ações socioambientais A Cosil desenvolve e incentiva outras ações e projetos socioambientais: Cultura Incentivo e motivação da cena cultural sergipana sempre são preocupações da Cosil. Em 2013, a construtora e incorporadora apoiou uma exposição que apresentou obras do artista plástico J. Inácio, exibidas no Café do Museu da Gente Sergipana. A mostra trouxe trabalhos originais e também reproduções feitas na técnica giclée quando se mantém em alta resolução a identidade visual da obra na cópia. A Cosil também foi patrocinadora do livro Um Sentir Sobre as Artes Visuais em Sergipe, um projeto de 282 páginas do sergipano Mario Britto. A obra é um panorama da produção de artes visuais em Sergipe, mesclando pintura, escultura e fotografia. O lançamento do livro também ganhou um formato pedagógico, com visitas e palestras em escolas, a fim de incentivar nos jovens e crianças o interesse pela cultura sergipana. Tratamento de crianças Mais uma vez, a Cosil manteve o auxílio financeiro à Associação Helena Piccardi de Andrade Silva (AHPAS), responsável pelo transporte aéreo e terrestre de crianças e adolescentes com câncer em período de tratamento. Pelo quinto ano consecutivo, a Cosil apoiou a campanha Adote o caminho de crianças e adolescentes em tratamento de câncer, promovida pela entidade paulista que não possui fins lucrativos. Contação de histórias Em alusão ao Dia das Crianças, o estande central da Cosil, localizado na Avenida Adélia Franco, transformou-se num típico sarau de leitura. Acompanhadas de uma equipe, as professoras Luciana Bezerra e Marize Soares realizaram a ação cultural Contação de Histórias para o público infantil que acompanhou os pais na visita ao local. A iniciativa incluiu ainda atividades recreativas como pintura em papel e facial, brincadeiras e distribuição de guloseimas.

42 42 A Hora do Planeta Já é tradição na Cosil. Todos os anos, a construtora e incorporadora apoia A Hora do Planeta, promovido mundialmente pela rede WWF. O movimento incentiva governos, empresas e a população a apagarem suas luzes por uma hora em uma mobilização que demonstra a preocupação com o aquecimento global. A empresa divulgou nas redes sociais e mobilizou seus colaboradores para participarem da ação, que aconteceu às 20h30 do dia 23 de março. Outubro Rosa A Cosil também apoiou a campanha de conscientização Outubro Rosa, que busca alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, a Cosil promoveu diversas ações de divulgação nas redes sociais, incentivando a realização do autoexame e da mamografia. Ao adotar essas práticas, as mulheres ampliam as chances de diagnóstico precoce e aumentam as probabilidades de cura da doença. Compartilhando Sonhos Em agosto, mês em que comemorou 48 anos de atuação no mercado da construção civil, a Cosil promoveu a terceira edição da campanha Compartilhando Sonhos, que ajuda instituições beneficentes de Aracaju, de Recife e de São Paulo. Durante a campanha, a cada apartamento vendido, a Cosil destinou parte das vendas de seus empreendimentos e destinará ao Lar de Idoso Nossa Senhora da Conceição (Same). A empresa também apoiou a realização do McDia Feliz, mobilização de combate ao câncer infanto-juvenil em que a venda de sanduíches é revertida para entidades carentes.

43 43 DESTAQUES 2013 No ranking geral do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2013, a Cosil conquistou o 52º lugar, entre 202 possíveis colocações. Ao longo da sua jornada, a construtora e incorporadora vem investindo constantemente em ações que têm como meta o aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente. Idealizado pelo Grupo Padrão, com consultoria e execução técnica da GfK Brasil, a premiação chega à sua 14ª edição desafiando empresas a superarem suas próprias fronteiras na construção da excelência dos serviços ao cliente. Neste ano, 53 setores foram avaliados, e o processo de escolha dos vencedores analisou as estruturas dos canais de atendimento incluindo o telefônico, /fale Conosco (site) e Redes Sociais (Facebook e Twitter). Na visão da Cosil, o relacionamento com o cliente contempla todas as etapas, desde a visita ao stand de vendas até o dia de entrega do imóvel. Além da preocupação permanente com o contato presencial, a empresa contratou uma consultoria especializada no consumidor 2.0, que ajudou a entender esse perfil, rever os processos e treinar toda a equipe. Além disso, toda a parte de call center foi reestruturada, ficando centralizada em Aracaju e interligada às outras unidades de negócios em Recife e São Paulo. Todas essas ações têm como objetivo facilita o diálogo com os futuros moradores e atender às necessidades dos clientes. Em 2013, outro desempenho de destaque marcou a trajetória da Cosil. A empresa foi eleita uma das 80 Maiores da Construção Civil no país, segundo o 9 ranking da ITC (Inteligência Empresarial da Construção). A celebração é uma das mais representativas do setor, já que a ITC acompanha, há mais de 34 anos, a evolução do mercado de construção no Brasil.

44 44 ACONTECEU 2013 Salões Imobiliários A Cosil participou da sétima edição do Salão Imobiliário de Sergipe, promovido pela Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi- SE). Em seu stand, a empresa apresentou seus novos e atuais projetos a clientes, parceiros e amigos, e apresentar. Além de Sergipe, a Cosil também marcou presença no 6 Salão Imobiliário de Pernambuco, promovido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE). Com um stand de 60 m², confeccionado a partir de material sustentável, a empresa apresentou o pré-lançamento do Barra View, localizado em Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes. Mega Oferta Cosil O resultado da promoção Mega Oferta Cosil superou as expectativas da empresa. No final de semana da campanha, os stands de vendas que ficaram abertos até às 21h receberam muitos clientes interessados em realizar o sonho da casa própria ou investir na compra de um imóvel. Os empreendimentos envolvidos na promoção foram o Spazio Acqua, Vitta Condomínio Clube, Clube do Parque, Terraços Beira Mar, Reserva Aimoré, Neo Office, Neo Residence, Duo Residence e Residencial Clube Atalaia.

45 45 Indicadores Relatório Anual de Sustentabilidade Cosil INDICADORES 2013 GRI-EC1; GRI-EC3; GRI-EC8; GRI-EC21 Análise dos Indicadores No ano de 2013, houve aumento no consumo de argamassa em função da tomada de decisão para que fosse utilizada argamassa industrializada nos na construção dos empreendimentos. Em relação à aquisição de portas, houve aumento devido ao fornecimento do produto de qualidade inferior em discordância aos padrões praticados pela Cosil. Em contrapartida, houve redução no consumo de aço como resultado de planejamento e empenho no controle de perdas do material. Com esta ação obtivemos resultado positivo na contenção do desperdício.

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

ÍNDICE MENSAGEM DO DIRETOR GERAL UM ANO DE REALIZAÇÕES QUEM SOMOS GOVERNANÇA CORPORATIVA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOBRE ESTE RELATÓRIO

ÍNDICE MENSAGEM DO DIRETOR GERAL UM ANO DE REALIZAÇÕES QUEM SOMOS GOVERNANÇA CORPORATIVA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOBRE ESTE RELATÓRIO ÍNDICE MENSAGEM DO DIRETOR GERAL 04 UM ANO DE REALIZAÇÕES 05 QUEM SOMOS 11 GOVERNANÇA CORPORATIVA 19 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 27 SOBRE ESTE RELATÓRIO 73 ÍNDICE REMISSIVO GRI 76 [ PERFIL ORGANIZACIONAL

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

DELOITE TOUCHE TOHMATSU Código PO-SIGA POLITICA CORPORATIVA Revisão 02

DELOITE TOUCHE TOHMATSU Código PO-SIGA POLITICA CORPORATIVA Revisão 02 Pagina 1/6 ÍNDICE 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA / APLICAÇÃO...3 3. REFERÊNCIAS...3 4. DEFINIÇÕES...3 5. DIRETRIZES E RESPONSABILIDADES...4 5.1 POLITICAS...4 5.2 COMPROMISSOS...4 5.3 RESPONSABILIDADES...5

Leia mais

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação A Dinâmica da Terra é uma empresa onde o maior patrimônio é representado pelo seu capital intelectual. Campo de atuação: Elaboração de estudos,

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE S E EVENTOS 2015 AGENDA DE S E EVENTOS 2015 CATEGORIAS DE S Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli Café com Responsabilidade Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro Vitor Seravalli Manaus, 11 de Abril de 2012 Desafios que o Mundo Enfrenta Hoje Crescimento Populacional Desafios que o Mundo

Leia mais

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico.

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico. Faz parte da vontade da diretoria da New Age contribuir socialmente para um mundo melhor, mais justo e sustentável. Acreditamos que através da educação e com a experiência que temos, transportando tantos

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA 1. OBJETIVO Em atendimento à Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.327 de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

9) Política de Investimentos

9) Política de Investimentos 9) Política de Investimentos Política e Diretrizes de Investimentos 2010 Plano de Benefícios 1 Segmentos Macroalocação 2010 Renda Variável 60,2% 64,4% 28,7% 34,0% Imóveis 2,4% 3,0% Operações com Participantes

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade Síntese O Compromisso ALIANSCE para a Sustentabilidade demonstra o nosso pacto com a ética nos negócios, o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossos empreendimentos,

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Compliance e a Valorização da Ética. Brasília, outubro de 2014

Compliance e a Valorização da Ética. Brasília, outubro de 2014 Compliance e a Valorização da Ética Brasília, outubro de 2014 Agenda 1 O Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética Compliance, Sustentabilidade e Governança 2 Corporativa 2 Agenda 1 O Sistema de Gestão

Leia mais

Conheça a MRV Engenharia

Conheça a MRV Engenharia Conheça a MRV Engenharia MRV em Números Ficha técnica MRV Engenharia Número de empregados nas obras (média 2014)...23.704 Vendas Contratadas (R$ milhões) (2014)...R$ 6.005 Receita liquida (R$ milhões)

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3 DETALHAMENTO... 3 3.1 Definições... 3 3.2 Envolvimento de partes interessadas... 4 3.3 Conformidade com a Legislação

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA 1/10 INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA... 2 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE... 3 1. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE:... 4 - MANUAL DA QUALIDADE... 4 Escopo do SGQ e definição dos clientes... 4 Política

Leia mais

10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa

10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa Curso Prático para Elaboração de Relatório de Sustentabilidade GRI 4.0 Taubaté- São Paulo 10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa 10 Passos para o seu Relatório de Sustentabilidade

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Norma de Referência Selo de Conformidade ANFIR

Norma de Referência Selo de Conformidade ANFIR Histórico das alterações: Nº Revisão Data de alteração 00 20.01.204 Emissão inicial do documento. Sumário das Alterações Pág. 1 1. Resumo Esta norma estabelece requisitos técnicos para a concessão do Selo

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL...

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 Critérios Descrições Pesos 1. Perfil da Organização Breve apresentação da empresa, seus principais produtos e atividades, sua estrutura operacional

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013 Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos Junho, 2013 1 Contexto Concentração espacial, econômica e técnica; Indústria é de capital intensivo e business to business

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios... 4 4. Diretrizes... 4 4.1. Estrutura de Governança... 4 4.2. Relação com as partes interessadas...

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade?

Começa por você! Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? Resultados das ações da Campanha De quem é a responsabilidade? CAMPANHA DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Início da Campanha outubro de 2009 Objetivo: Implementar a A3P e incentivar os servidores para adoção

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

QUEM SOMOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

QUEM SOMOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PERFIL QUEM SOMOS Fundada em 07 de março de 1995 a PIERRE Engenharia e Construções Ltda., é uma empresa brasileira, sediada em Jundiaí-SP, que vem executando a prestação de serviços nos diferentes ramos

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

TNT Cargas e Encomendas Expressas

TNT Cargas e Encomendas Expressas TNT Cargas e Encomendas Expressas Introdução Ação: Programa Road Safety Período: outubro de 2011 - atual Responsável pela ação: Setor de Treinamento de Motoristas E-mail: emerson.lima@tntbrasil.com.br

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV MANUAL DA QUALIDADE Manual da Qualidade - MQ Página 1 de 15 ÍNDICE MANUAL DA QUALIDADE 1 INTRODUÇÃO...3 1.1 EMPRESA...3 1.2 HISTÓRICO...3 1.3 MISSÃO...4 1.4 VISÃO...4 1.5 FILOSOFIA...4 1.6 VALORES...5

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Mapa Estratégico da Indústria (2007-2015) 2015) Objetivo Criar a cultura da Responsabilidade Social nas Empresas, incorporando as suas políticas às estratégias corporativas,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Versão 1.0 18/08/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Diretrizes... 3 3.1. Diretrizes Gerais... 3 3.2. Diretrizes Específicas...

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

www.acquasolution.com 1 Apresentação

www.acquasolution.com 1 Apresentação www.acquasolution.com 1 Apresentação A COR DO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ www.acquasolution.com 2 Direitos de Utilização Copyright Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos nesta apresentação

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 3. Gestão empresarial 3.1 Gestão empresarial Objetivo: prover

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 30/10/2014 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 5.1 Identificação dos riscos...

Leia mais