8º ano - Ensino Fundamental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8º ano - Ensino Fundamental"

Transcrição

1 EMENTAS 1º TRIMESTRE 8º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Conhecer o corpo humano, identificar suas potencialidades à nível celular, relacionando as funções celulares com o próprio organismo como um todo e perceber o funcionamento dos sistemas vitais. - Citologia/Histologia; - Sistema Digestório; - Sistema Urinário e Excretor; - Sistema Respiratório; - Sistema Circulatório; Material didático: Unidade 1(células e tecidos), 2, 3 e 4 Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0-23/04/2015 (182) e 24/04/2016 (181)- Conteúdo orientado pelo professor Projeto Científico - 2,0-06/05/2015 Trabalhos 2,0 (Avaliação prática no Laboratório à definir) Recuperação (prova trimestral) 6,0( CUMULATIVA) 07/05/2015 (182) e 08/05/2015 (181)

2 Componente curricular: Matemática Professor: Carla Bruno Conteúdos do trimestre Razão e proporção Grandezas direta e inversamente proporcionais Regra de três Taxa percentual / juros Números Racionais e Reais Critérios de Avaliação Trabalho avaliativo com valor 2,0 Razão, proporção e regra de três Porcentagem Prova ( 6,0) Números racionais ( operações) Números reais Temas com valor 1,0 Trabalho do projeto interdisciplinar CONHECENDO O NOVO MUNDO, com valor 1,0 Material Didático Livro Didático Roteiro de Aprendizagem Atividades realizadas em folhas xérox Vídeos/Laboratório de Informática

3 Componente curricular: História Professora: Anamaria Contextualizar o Iluminismo e as mudanças ocorridas na sociedade europeia pós-medieval; Estabelecer relações entre as críticas iluministas e a sociedade contemporânea; Compreender os processos de colonização e de independência dos Estados Unidos; Compreender a produção cultural como elemento de formação ideológica e política dos Estados Unidos; Identificar as principais características da França pré-revolucionária entendendo as motivações que levaram à Revolução Francesa; Compreender a atuação de Napoleão Bonaparte na França pósrevolução; Estabelecer relações entre passado e presente com base no contexto revolucionário da França nos séculos XVIII e XIX e a atuação do Congresso de Viena; Entender o processo histórico da Revolução Industrial e identificar seus principais aspectos; Caracterizar o capitalismo industrial e o contexto de seu início; Compreender as mudanças produzidas pela Revolução Industrial e as relações de trabalho no passado e presente. Iluminismo; Formação dos Estados Unidos; Revolução Francesa: Era Napoleônica; Revolução Industrial. Material didático: Livro didático - Projeto Athos História 8 e Roteiro de Aprendizagem Critérios de avaliação: A nota do trimestre será constituída pela soma das seguintes avaliações: Prova escrita, individual, sem consulta e cumulativa, aplicada em sala de aula em 08/04/2015 com os conteúdos desenvolvidos até 01/04/2015. Nota: 6,0 (seis). Trabalho avaliativo individual com consulta aos materiais combinados previamente, na sala de aula em 11/05/2014. Nota: 2,0 (dois).

4 Temas de Casa individuais, solicitados e realizados ao longo do trimestre e tarefas em casa individuais, solicitadas e realizadas ao longo ao trimestre. Nota: 1,0 (um). Caderno do estudante*. Nota: 1,0 (um). Recolhido em 13/05/2015 com devolução em 18/05/2015. Para a avaliação do caderno do estudante, os seguintes critérios serão utilizados: - organização; - completitude; - asseio. *Conforme Lista de Material Escolar 2015.

5 Componente Curricular: Educação para o Pensar (EPP) Professor: Francisco Tavares de Limas. Refletir sobre os sujeitos em sociedade no que diz respeito a sua maneira de fazer, interagir com a natureza, o social e principalmente, que considerações éticas são possíveis quando se fala em liberdade, direitos, vida em toda sua singularidade. Concepção de Sociedade Mundo do Trabalho / Empreendedorismo Relação: Ética e Lógica Mídia / Meios de Comunicação / Artefatos Culturais / Consumismo Relação: Homem - Sociedade - Natureza Verdade; Veracidade Vida Tecnologia e seu impacto na sociedade Programa de Ensino: Entender a formação da sociedade, sua importância e processos (teorias clássicas: Aristóteles, Hobbes e Rousseau) relacionando com a estrutura social contemporânea; Compreender e relacionar os conceitos filosóficos desenvolvendo o raciocínio lógico e a amplitude no entendimento de determinadas questões; Analisar a relação dos sujeitos nas questões voltadas para o meio ambiente e responsabilidade social; Compreender fenômenos ligados ao trabalho, a sua importância e configuração atual. Trabalho, Lazer e tecnologia na sociedade; Compreensão da mídia, sua influência e estratégias; Estudo de elementos culturais relacionados ao comportamento social; Metodologia: Aulas expositivas Releitura de filmes Trabalhos em duplas ou grupos Debates Leitura textos e ou livros Proposta de avaliação: A avaliação ocorrerá de modo processual e contínuo através de: Trabalhos;

6 Pesquisas empíricas e apresentação de dados e informações; 20% (2,0): Trabalho avaliativo individual. 20% (2,0): Participação em reflexões individuais, conteúdo no caderno, entrega e apresentação de trabalhos. 60% (6,0): Avaliação individual (prova)- Conteúdos serão orientados pelo professor Recuperação- Caráter cumulativo

7 Componente curricular: Geografia Professor: Eliane Diniz Amoretti Localizar e regionalizar os países da América; Identificar as formas de ocupação da América; Diferenciar as formas de colonização da América; Conhecer a divisão política da América; Compreender as características socioeconômicas que diferenciam a Am. Anglo- Saxônica da Am. Latina. 1) América : a) Sua localização e regionalização; b) Ocupação e tipos de colonização da América; c) Divisão Política; d) Am. Anglo-Saxônica; e) Am. Latina; Material didático: Livro e roteiro de aprendizagem- Projeto Athos Atlas Geográfico Revistas e Jornais (quando solicitadas) Critérios de avaliação: Trabalho avaliativo por conteúdo (valor: 2,0) sobre a América: sua localização e regionalização, ocupação e tipos de colonização e a sua divisão política. Temas, trabalhos e responsabilidade = 1,0 Trabalho sobre o Novo Mundo = 1,0 Prova = 6,0 sobre: Am. Anglo-Saxônica e Latina. Recuperação = 6,0 incluindo o conteúdo do trabalho avaliativo e da prova.

8 Componente curricular: Língua Portuguesa Professora: Heloisa dos Reis Produzir diferentes tipos textuais; Definir as características dos diferentes tipos textuais; Identificar as marcas estruturais, linguísticas e discursivas dos gêneros textuais; Reconhecer e classificar os tempos e os modos verbais; Interpretar textos; Identificar a finalidade de textos considerando a situação de comunicação; Inferir informações; Localizar informações implícitas e explícitas em um texto; Reconhecer e classificar os tipos de sujeito e predicado; Reconhecer a diferença de grafia e sentido entre as palavras: mas e mais, afim e a fim, onde e aonde; Identificar os diferentes tipos de porque ; Identificar a linguagem literária e as marcas de expressividade; Compreender os verbos ter e existir no sentido de haver. Interpretação textual; Produção textual; Sujeito e Predicado: tipos e classificações; Diferentes tipos de porque ; Ortografia: mas e mais, afim e a fim, onde e aonde; Leituras dirigidas: Os meninos da rua Paulo e As aventuras de Robinson Crusoé. Material didático: Projeto Athos: Língua portuguesa Texto 1 Literatura é diálogo; Texto 2 A vida representada: amores, confrontos; Texto 3 Recursos poéticos: o que pode esta língua. Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0 Interpretação textual, sujeito e predicado (tipos e classificações); Produção textual de um conto (em aula/individual) 1,0; Trabalho sobre o conteúdo ortográfico e os diferentes usos do porque (em aula/individual) -1,0; Trabalho sobre as leituras dirigidas (em aula/individual) 2,0; Recuperação (prova trimestral) 6,0 (CUMULATIVA).

9 Componente curricular: Ensino religioso Professor: Alan Alves Identificar o transcendente e o imanente como constitutivo das tradições religiosas; Conhecer as festas religiosas como manifestação da religiosidade popular; Entender os mitos religiosos como lugar de leitura da realidade; Transcendência e imanência; Festas religiosas e religiosidade popular; Mitologia como possibilidade de leitura do mundo; Material didático: Atividades realizadas em aula; Xerox de material; Vídeos Formas de avaliação: Trabalho 1 2,0 o Festas religiosas e religiosidade popular; Prova trimestral 6,0; o Festas religiosas e religiosidade popular; o Mitologia como possibilidade de leitura do mundo; Trabalho 2 2,0 o Transcendência e imanência; Recuperação (prova trimestral) 6,0 o Cumulativa. Descrição do trabalho 1: O trabalho 1 será realizado em aula e em grupo, a partir de estudo de material disponibilizado e/ou de pesquisa realizada. Tal atividade culminará com a apresentação em aula do material produzido. Critérios de avaliação do trabalho: Participação de todo o grupo (0,5) Domínio do conteúdo por parte dos integrantes (0,5) Fluência na apresentação/ habilidade argumentativa (0,5) Qualidade do material apresentado (Slides, cartazes, filmagem, etc.) (0,5)

10 Descrição do trabalho 2: O segundo trabalho será realizado individualmente, com produção escrita a ser entregue. Poderá ser sobre um tema proposto ou com questões previamente indicadas para a realização do trabalho. Critérios de avaliação do trabalho: Domínio de conteúdo (0,66) Respeito ao tema proposto (0,66) Clareza na expressão das ideias/ habilidade dissertativa (0,66)

11 Componente curricular: Educação Física Professor: Júlio Gaidzinski Objetivo: Proporcionar aos alunos o desenvolvimento do corpo através de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros. Valências físicas, qualidade de vida e Basquetebol. Material didático: Bolas de basquete, futsal, vôlei e handebol. Cones, cordas e arcos. Critérios de avaliação: Prova trimestral - 6,0- Conteúdo de Basquetebol, regras e fundamentos. Trabalho prático - 2,0- fundamentos do basquetebol: bandeja, dribla e passe. Participação - 2,0 Nota relativa a participação do aluno durante as aulas de Educação Física.(disciplina e uniforme adequado) Recuperação (prova trimestral) 6,0- conteúdo do basquetebol: regras e fundamentos.

12 Componente Curricular: Língua Inglesa Professora: Mariane Mottin de Bortoli Objetivos Empregar os conteúdos gramaticais e o vocabulário trabalhado em diferentes situações propostas. Conteúdos Passado contínuo Passado contínuo x passado simples Revisão presente simples Modal should Partes do corpo Alimentos Roupas, acessórios e jóias Critérios de Avaliação Prova com valor 6,0 Trabalho avaliativo com valor 2,0 (interpretação e produção de texto) Temas com valor 1,0 Trabalho avaliativo com valor 1,0 (Roupas, acessórios, jóias e partes do corpo) Recuperação com valor 6,0 Material didático 8 New Edition, Ana Goes e Cris Gontow Dicionário de Inglês Fotocópias Revistas Encartes

13 Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol Identificar parâmetros da arte em diferentes culturas; Conhecer e discutir as diferentes linguagens artísticas; Conhecer e discutir as diferentes expressões artísticas; Conhecer os principais fundamentos da arte; Identificar os diferentes objetivos da prática artística; Distinguir artes gráficas: serigrafia, gravura, moldes (stencil e carimbo); Criar matrizes gráficas para reprodução; Identificar signos e símbolos da cultura; Utilizar linguagens híbridas; Dominar técnicas de pintura e reprodução gráfica; Dominar técnicas de entalhe e recorte de matrizes para reprodução gráfica. Fundamentos da Arte; A reprodutibilidade na Arte; Arte gráfica; Pop Art; Arte impressa; (gravuras xilogravura, litogravura, serigrafia) Gravura oriental; Material suplementares para as aulas práticas: Trabalho 1 gravura: material reciclável (bandeja de isopor) Trabalho 1 stencil: Critérios de avaliação: Prova trimestral 6,0 (conteúdos: Fundamentos da arte: O que é arte, formas e expressões, estética, objetivos da prática artística. Arte gráfica e impressa: possibilidades.) Trabalho Avaliativo 2,0 (reprodução de gravura utilizando isopor como suporte) Trabalhos, exercícios e tema 2,0 o Trabalho com stencil em camiseta (inspirado no muralismo) (1,0) o Exercícios em aula e temas (1,0) Recuperação (prova trimestral) 6,0 (prova cumulativa)

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 2º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Matemática Professor: Carla Bruno Operações com números inteiros Números racionais Poliedros Critérios de Avaliação Trabalho avaliativo

Leia mais

6º ano - Ensino Fundamental

6º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 3º TRIMESTRE 6º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol As cores: complementares e análogas, quentes e frias. Composição e colagem. A civilização

Leia mais

6º ano - Ensino Fundamental

6º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 6º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Matemática Professor: Carla Bruno Figuras geométricas ( sólidos geométricos e regiões planas) Classificação dos sólidos

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS:

CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA Religiosidade, religião e fé; O desejo de ser feliz; CF 2012 Fraternidade e Saúde Pública; Liberdade e responsabilidade; Os dois caminhos; O respeito

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. O CORPO HUMANO 1.1 Células procariotas e eucariotas.

Leia mais

2º ano - Ensino Médio

2º ano - Ensino Médio PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Cuerpo humano Pronombres de complemento (doler) Deportes Pretérito Imperfecto Pretérito

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 2º TRIMESTRE Disciplina: Educação Artística Despertar a capacidade de observação e de criticidade a partir de diferentes obras e perante suas criações; Respeitar as diferentes culturas e os diferentes olhares perante

Leia mais

8º ano - Ensino Fundamental

8º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 8º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Matemática Professor: Carla Bruno Monômios e polinômios Equações e inequações com uma incógnita Equações e sistemas com

Leia mais

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: Unidad 1- Cómo celebras? Unidad 2- Es estupendo viajar!

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: Unidad 1- Cómo celebras? Unidad 2- Es estupendo viajar! DISCIPLINA: ESPANHOL PROFESSOR: ANDRÉA ALVIM ARAÚJO Unidad 1- Cómo celebras? Las fiestas y sus componentes. Participios regulares. Pretérito perfecto:verbos regulares. Acento diacrítico. Unidad 2- Es estupendo

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

8º ano - Ensino Fundamental

8º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 3º TRIMESTRE 8º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol Imagem e texto; Artistas viajantes (História da Arte e Contemporâneos); Arte gráfica; Criação

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2015 TURMA 311. Professora Ana Paula

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2015 TURMA 311. Professora Ana Paula TURMA 311 Professora Ana Paula 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 14 Dias da semana/ meses/ datas festivas 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 TURMA 312 Professora Bruna 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 14 Dias da semana/meses/datas

Leia mais

8º ano Ensino Fundamental II

8º ano Ensino Fundamental II 8º ano Ensino Fundamental II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª ETAPA/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2ª TRIMESTRE DISCIPLINA: ARTE PROFESSOR: DENISE VIANNA DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSOR: HENRIQUE ALBINI 8 ANO

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec ETEC. PAULINO BOTELHO Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série: 2ºA,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS III TRIMESTRE

PLANO DE ESTUDOS III TRIMESTRE Componente Curricular: Educação Artística Prof. responsável: : Ingobert Ramos Bernicker Objetivo do componente Curricular do trimestre: - Desenvolver a criatividade, percepção, imaginação e concentração.

Leia mais

Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO

Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 45 semanas 4 horas 8º ano A 2017 EMENTA 1.1- Como nosso corpo

Leia mais

2º ano - Ensino Médio

2º ano - Ensino Médio Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol PLANOS DE ESTUDOS 3º TRIMESTRE 2º ano - Ensino Médio Fotografias dos séculos XX e XXI e seus contextos históricos; Fotografia social e fotojornalismo;

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Matemática Professor: Carla Bruno Operações com números inteiros Números racionais Poliedros Critérios de Avaliação Trabalho

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Turma: 16 A Lista dos conteúdos: Pensamento Mítico Mitologia grega. Entendendo o mito. Raciocínio lógico O que é lógica

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. 50 anos a Serviço da Educação e da Vida CONTEÚDO PARA ESTUDO 2º BIMESTRE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. 50 anos a Serviço da Educação e da Vida CONTEÚDO PARA ESTUDO 2º BIMESTRE COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS 50 anos a Serviço da Educação e da Vida CONTEÚDO PARA ESTUDO 2º BIMESTRE 4º ANO A Prof.ª DANIELA 4º ANO B Prof.ª ESTELA DISCIPLINA: PORTUGUÊS Reconhecer as características

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia : Pensamento Mítico Mitologia grega. Entendendo o mito. Raciocínio lógico O que é lógica Racionalidade. Raciocínio como

Leia mais

Indicadores/ Descritores. Identificar a origem da sociologia e da sociologia das organizações.

Indicadores/ Descritores. Identificar a origem da sociologia e da sociologia das organizações. P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Sociologia Área de Humanas Professor(a): Eduardo Monteiro SÉRIE: 1º Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 01 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 40 COMPETÊNCIA GERAL:

Leia mais

I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências pre

I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências pre Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 69 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10 / 09 /2015 Etec Tiquatira Código: Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 8º ANO ARTE Arte Neoclássica e Arte Romântica - Técnicas - Suporte - Materiais - Artistas - Temas Leitura de obra de arte Releitura de obra de arte A arte como narrativa

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA II CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2º ANO CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Tonin Componente Curricular: Ciências Ano /Série: 6º ano Turma: 16C e 16D Lista dos conteúdos Ecologia o Níveis de organização da vida; o Componentes do ecossistema; o Conceitos em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor (a): Elisa Ávila e Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor (a): Elisa Ávila e Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Professor (a): Elisa Ávila e Aline Bithencourt Ano: 7º ano Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 17C Tipos de textos: didático, artigo enciclopédico, carta pessoal, recado, bilhete, e- mail,

Leia mais

1º ano - Ensino Médio

1º ano - Ensino Médio Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol PLANOS DE ESTUDOS 3º TRIMESTRE 1º ano - Ensino Médio Gêneros cinematográficos; Aspectos e desenvolvimento de uma criação em stop motion; Sons e imagem:

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 8º Ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof.: JANE CRISTINA Data da Prova: 12/12/ PRF - Duração: 120 min

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 8º Ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof.: JANE CRISTINA Data da Prova: 12/12/ PRF - Duração: 120 min 8º Ano Ciências Físicas e Biológicas Prof.: JANE CRISTINA Data da Prova: 12/12/2016 PRF Duração: 120 min Refazer os exercícios, VIs dos assuntos referentes aos conteúdos trabalhos durantes as aulas. Caneta

Leia mais

8 ANO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 04/06 06/06 PRODUÇÃO DE TEXTO PRODUÇÃO DE TEXTO 05/06 AVALIAÇÃO INTEGRADA

8 ANO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 04/06 06/06 PRODUÇÃO DE TEXTO PRODUÇÃO DE TEXTO 05/06 AVALIAÇÃO INTEGRADA 8 ANO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR BLOCO - I BLOCO II 04/06 06/06 Português Matemática Ciências Inglês Geografia Filosofia PRODUÇÃO DE TEXTO PRODUÇÃO DE TEXTO 05/06 AVALIAÇÃO INTEGRADA

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental PLANOS DE ESTUDOS 3º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Artes Professor: Tiele Bertol Locais, monumentos e artistas que fazem parte do patrimônio histórico de Porto Alegre; Arte

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professores: Leandro Gomes e Janice Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professores: Leandro Gomes e Janice Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa 3º trimestre 2016 Professores: Leandro Gomes e Janice Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 8 EF Turma: 18B Leitura e interpretação de textos variados (instrucionais, letras de música, textos

Leia mais

PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE

PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE Turma 71 PROVAS E TRABALHOS 1º TRIMESTRE Disciplina: Matemática 19/03 Trabalho em dupla Unidade 1 apostila - números inteiros 16/04 Trabalho Soma e Subtração em Z 24/04 Trimestral Capítulos 2 e 4 da apostila

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Leia mais

Infantil, Fundamental e Ensino Médio SGAS, B/G Brasília / DF CEP: (61)

Infantil, Fundamental e Ensino Médio SGAS, B/G Brasília / DF CEP: (61) Infantil, Fundamental e Ensino Médio SGAS, 615 - B/G Brasília / DF CEP: 70200-750 (61)2105-6800 www.redesagrado.com Conteúdos AVALIAÇÃO PARCIAL 3º trimestre - 3º Ano (VESPERTINO) Português: (21/09/2015

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt e Elisa Ávila Componente Curricular: Língua Portuguesa e Redação

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt e Elisa Ávila Componente Curricular: Língua Portuguesa e Redação Professor (a): Aline Bithencourt e Elisa Ávila Componente Curricular: Língua Portuguesa e Redação Ano /Série: 7º ano Turmas: 17D Tipos de textos: didático, artigo enciclopédico, carta pessoal, recado,

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Inglês Instrumental Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: Optativa Carga Horária total: 50h Pré-requisito: não possui EMENTA Conscientização do processo

Leia mais

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO 6º ANO - Interpretação textual; - Acentuação gráfica; - Ortografia; - Substantivo Adjetivo (flexão: número, gênero e grau); - Artigo Numeral (flexão: gênero - número). - Unidade 3 geometria (páginas 86

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81 8ª Série Datas de Provas e s 3º Trimestre Turma 81 Filosofia 24/09 Elaboração do Vídeo no Laboratório de Informática. Conclusão da Entrevista (mais informações na área de Estudos Curta Justiça T.81 e 82)

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Móduloe 1 Carga horária total: 400h Projeto Integrador I 40 Não tem Aprendizagem Infantil

Leia mais

COMPLEXO EDUCACIONAL MILLENIUM LTDA FACULDADE MILLENIUM (FAMIL)

COMPLEXO EDUCACIONAL MILLENIUM LTDA FACULDADE MILLENIUM (FAMIL) COMPLEXO EDUCACIONAL MILLENIUM LTDA FACULDADE MILLENIUM (FAMIL) CAE CENTRO DE APOIO AO ESTUDANTE REGIMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO 2015 1 APRESENTAÇÃO Diante do panorama atual da Educação Básica, é

Leia mais

Leitura e interpretação textual; Vocativo; Concordância Nominal; Concordância Verbal. AT2 17/10 Projeto da Cidadania 20 pontos

Leitura e interpretação textual; Vocativo; Concordância Nominal; Concordância Verbal. AT2 17/10 Projeto da Cidadania 20 pontos DISCIPLINA PORTUGUESA PORTAL EDEBE 25/10 AV3 22/11 04/10 INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 3º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Leitura e interpretação textual; Vocativo; Concordância

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: Linguagem, Códigos e suas tecnologias Componente Curricular: LPL Série 3ºB

Leia mais

Semana de Avaliações - 2 BIMESTRE - De 08/06 a 14/06/2017

Semana de Avaliações - 2 BIMESTRE - De 08/06 a 14/06/2017 Semana de Avaliações - 2 BIMESTRE - De a /2017 Calendário das Avaliações: 6º Emmanuel 6 Ano - Emmanuel 1º L.PORTUGUESA GEOGRAFIA HISTÓRIA = = = = = = = = INGLÊS 2º L.PORTUGUESA FILOSOFIA = = = = = = =

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Sociologia Série: 2º Eixo Tecnológico:

Leia mais

Planos de Estudos II Trimestre

Planos de Estudos II Trimestre Componente curricular: Biologia Professora: Silvia Zaccaro Karsburg Planos de Estudos II Trimestre Objetivo do Trimestre: O estudo das Ciências durante o primeiro trimestre da sétima série visa desenvolver

Leia mais

Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio. 6º Ano do Ensino Fundamental II CONTEÚDOS:

Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio. 6º Ano do Ensino Fundamental II CONTEÚDOS: Disciplina: Educação Física Professor: Sabrina e Fábio Basquete Futsal Handebol Voleibol Festa junina Jogos Olímpicos Nutrição e exercício Aulas práticas, trabalhos em grupo, aulas expositivas e interativas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/12 Etec Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: SANTANA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 1º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Estudos de Fonética e Fonologia

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 7º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Ciências Geografia Português Filosofia Inglês Redação Arte

Leia mais

PLANEJAMENTO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA GEOGRAFIA Interpretação de texto; Produção textual; Classes gramaticais: artigos, substantivos, adjetivos, numerais, pronomes

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Rafaela da Silva Ano: 6º Componente Curricular: Arte Turmas: 16 C Lista dos conteúdos Cores primárias e secundárias; Formas básicas geométricas; Composição, equilíbrio, ritmo, luz e sombra

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO 8º ANO 3º BIMESTRE

INSTRUMENTO AVALIATIVO 8º ANO 3º BIMESTRE INSTRUMENTO AVALIATIVO 8º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Física Matemática Biologia Geografia Filosofia Redação

Leia mais

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período.

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período. Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento: 400 Coordenadora: Rosa Santos Subcoordenador: Armando Castro Planificação Trimestral de História A 2º Período 11º Ano Professor:

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016 1º trimestre -2016 Professor (a): Janice Rodrigues Gomes, Leandro Lima Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa e Redação Ano:9 EF Turma:19A e 19B Lista dos conteúdos: Leitura e interpretação de

Leia mais

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81. Filosofia Data Atividade Conteúdo Postado. Língua Inglesa Data Atividade Conteúdo Postado

8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre. Turma 81. Filosofia Data Atividade Conteúdo Postado. Língua Inglesa Data Atividade Conteúdo Postado 8ª Série Datas de Provas e Trabalhos 3º Trimestre Turma 81 Filosofia 24/09 Elaboração do Conclusão da Entrevista (mais informações na área Vídeo no Laboratório de Informática. de Estudos Curta Justiça

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 6º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Ciências Geografia Português Filosofia Inglês Redação Arte

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS. A Droga do Amor

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS. A Droga do Amor INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 8º ANO A/B DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Interpretação textual; Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta,

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 7º ANO / 3º TRIMESTRE 2015

MANUAL DO ALUNO 7º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 MANUAL DO ALUNO 7º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCILINAR BLOCO I - DATA: 18/09/2015 PORTUGUÊS, HISTÓRIA, INGLÊS E FILOSOFIA Leitura e interpretação de texto. Sujeito

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 2º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Aspectos morfológicos e

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço Geográfico; Dimensão

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Médio. Professor: Aline Risso Sousa Rodrigues

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Médio. Professor: Aline Risso Sousa Rodrigues PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: História II Curso: Técnico do Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 2ª série Carga Horária: 2 a/s - 80h/a 67h/r

Leia mais

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO PROCESSO SELETIVO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA 2017 O processo seletivo do Colégio Vital Brazil tem por objetivo conhecer a atuação do aluno no processo

Leia mais

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes.

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes. DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar textos e músicas Identificar os elementos presentes numa composição musical. Identificar a classificação vocal e dos instrumentos musicais Diferenciar os

Leia mais

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD

Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD Curso de Especialização Lato Sensu - Ensino de Ciências - EaD CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 Carga horária total: 210 Introdução ao Estudo a Distância Introdução à Pesquisa em Ensino de

Leia mais

Gênero carta aberta: - organização do texto escrito; - organização de ideias; - leitura e interpretação dos textos e da proposta de produção;

Gênero carta aberta: - organização do texto escrito; - organização de ideias; - leitura e interpretação dos textos e da proposta de produção; LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de gêneros textuais diversos. Gramática: Análise sintática do período simples: - Sujeito e predicado. - Transitividade. - Complementos verbais. - Adjuntos adverbiais.

Leia mais

Critérios de Avaliação 9 Ano

Critérios de Avaliação 9 Ano Critérios de 9 Ano Caro educando, Segue a agenda do 1 trimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos e as datas das avaliações. Leia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Plano de Ensino Biologia II Ano: 2015 120 horas/aula Curso: Instrumentação, Informática, eletrônica (203,204,205) Regime: Anual (anual/semestral/outro) Série: 2 série Observação:

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2015 TURMA 311. Professora Ana Paula

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2015 TURMA 311. Professora Ana Paula TURMA 311 Professora Ana Paula 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 14 Dias da semana/ meses/ datas festivas 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 TURMA 312 Professora Bruna 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 14 Dias

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Mairiporã Etec: Mairiporã Código: 27 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007 Homologa o Parecer nº 034/07-CEG, que aprova o Projeto Político

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Prof.ª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Componente

Leia mais

2013 Fundamental II --- Provas Substitutivas ª Etapa. Disciplina Data Conteúdo 6º A / B - 6 C - 7 A - 7 C 8 A/B. Filosofia 8 C 9 A 9 C

2013 Fundamental II --- Provas Substitutivas ª Etapa. Disciplina Data Conteúdo 6º A / B - 6 C - 7 A - 7 C 8 A/B. Filosofia 8 C 9 A 9 C 2013 Fundamental II --- Provas Substitutivas ---- 1ª Etapa Disciplina Data Conteúdo Filosofia 6º A / B - 6 C - 7 A - 7 C 8 A/B 8 C 9 A 9 C Mitologia e o mundo em si O papel do questionamento A atitude

Leia mais

7º ano Ensino Fundamental II

7º ano Ensino Fundamental II 7º ano Ensino Fundamental II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª ETAPA/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2ª TRIMESTRE DISCIPLINA: ARTE PROFESSOR: DENISE VIANNA DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSOR: HENRIQUE ALBINI 7 ANO

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA: No dia a dia das pessoas, observa-se cada vez mais uma maior

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Estrangeira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFESSORA NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias Componente

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 8º ano

Conteúdos para Reorientação - 8º ano Conteúdos para Reorientação - 8º ano Língua Portuguesa Rosa 05/12/2016 1. Leitura e interpretação de textos. 2. Transitividade verbal. 3. Objeto direto e indireto. 4. Aposto e Vocativo. 5. Orações Subordinadas

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO E.E.ESTERINA PLACCO Código: 091-01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor:Leandro Lima Gomes e Janice Gomes Componente Curricular: L. Portuguesa e Redação

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor:Leandro Lima Gomes e Janice Gomes Componente Curricular: L. Portuguesa e Redação 2º trimestre -2016 Professor:Leandro Lima Gomes e Janice Gomes Componente Curricular: L. Portuguesa e Redação Ano: 8 EF Turma:18B Leitura e interpretação de textos variados (instrucionais, letras de música,

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Português Instrumental Código: Fisio 304 Pré-requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais