PASSO A PASSO. SISFIL e FILIAWEB FILIAÇÕES. Fique por dentro das responsabilidades dos municípios na alimentação de dados nestes sistemas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PASSO A PASSO. SISFIL e FILIAWEB FILIAÇÕES. Fique por dentro das responsabilidades dos municípios na alimentação de dados nestes sistemas."

Transcrição

1 PASSO A PASSO SISFIL e FILIAWEB Fique por dentro das responsabilidades dos municípios na alimentação de dados nestes sistemas. Fonte: Secretaria Estadual de Organização do PT-PR FILIAÇÕES

2 Apresentação Atenção, dirigentes municipais e filiados(as)! Neste material, sistematizado pela Secretaria de Organização (SORG) do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná (PT-PR), com base nas informações do PT Nacional e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você vai encontrar orientações detalhadas sobre as funções dos(as) dirigentes municipais e suas responsabilidades na alimentação de dados nos sistemas de filiações: SISFIL, do Diretório Nacional do PT, e FILIAWEB, da Justiça Eleitoral. Um dos objetivos dessa publicação é facilitar a compreensão dos(as) dirigentes e filiados(as) quanto a esses procedimentos: o passo a passo de como fazer, como gerar documentos e links no site do Partido e como registrar e oficializar filiações junto ao Cartório Eleitoral, entre outras situações. Seguindo essas informações e orientações, vamos contribuir no fortalecimento da organização partidária e na formação das nossas lideranças. SORG PT-PR

3 Função dos(as) secretários(as) municipais dentro do SISFIL

4 O que é SISFIL? É o Sistema de Filiação do PT, implantado em todo o Brasil. Via internet, alimenta-se um banco de dados sobre os(as) filiados(as) do PT no município. Em cada município, três secretários(as) municipais dispõem de SENHA DE ACESSO ao SISFIL. São eles(as): o(a) de FINANÇAS, o(a) de ORGA- NIZAÇÃO e o(a) secretário(a) de FORMAÇÃO. Por meio dessa senha de acesso ao SISFIL, esses(as) três dirigentes podem manusear o sistema de acordo com as normas para filiação partidária. O sistema, aliado às novas regras de filiação, garantem mais agilidade e transparência ao processo todo. O Diretório Nacional, o Diretório Estadual, Municipal e até mesmo os(as) filiados(as) podem acompanhar pela internet toda a tramitação do processo de filiação.

5 Primeiro passo dentro do SISFIL O Diretório Municipal ou a Comissão Provisória precisa chamar uma reunião da Executiva Municipal para fazer a adesão formal ao sistema. Nessa reunião, define-se um(a) responsável pela ABA das plenárias de Formação, Organização e Finanças. Se os responsáveis apontados para alimentar o SISFIL forem os(as) mesmos(as) secretários(as) dessas pastas (Formação, Organização e Finanças), basta o município preencher o TER- MO DE ADESÃO e o TERMO DE RESPONSABILIDADE em nome dos(as) três, com seus dados, assinar e encaminhar essa documentação para a SECRETARIA ESTADUAL DE ORGANIZAÇÃO, a fim de liberar o acesso ao sistema. Se a Executiva Municipal designar outras pessoas para executar esse trabalho, será necessário encaminhar ao Diretório Estadual, além dos termos de Adesão e de Responsabilidade, também cópia da ata da reunião da Executiva que nomeou outras pessoas para alimentarem o banco de dados do SISFIL. Esses três documentos devem ser fotocopiados e encaminhados por para a SECRETARIA ESTADUAL DE ORGANIZAÇÃO, para os endereços: sorg@pt-pr.org.br e joana@pt-pr.org.br. Clique nos termos sublinhados e em cor lilás para acessar os links.

6 Inclusão de dados dos(as) filiados(as) Após efetuar o cadastro do(a) usuário(a) municipal, o próprio sistema gera uma SENHA que será encaminhada diretamente para o indicado. Mas é bom prestar muita atenção ao fato de que o sistema gera senhas para o Brasil inteiro e, muitas vezes, essa senha pode ser reconhecida como spam e ir parar direto na caixa de mensagens de lixo eletrônico. É fundamental procurar a mensagem tanto na caixa de entrada do quanto no lixo eletrônico, após receber a notificação de que a senha já se encontra disponível. A inclusão dos dados de filiados(as) no sistema deverá ser feita pelo(a) responsável pelo SISFIL em cada município, de acordo com a sua área de atuação. Vale lembrar que cada secretário(a) tem acesso a uma parte do sistema, o que impede um(a) secretário(a) de exercer a função do(a) outro(a). É importante manter o sistema SEMPRE ATUALIZADO com os dados das filiações.

7 Responsabilidades de cada secretaria 1. O(a) usuário(a) responsável pelo processo de filiação e atualização cadastral PREFERENCIALMENTE o(a) Secretário(a) de Organização poderá registrar a participação nas atividades partidárias promovidas pelo Diretório Municipal. TODO procedimento dentro do SISFIL deverá ser DOCUMENTADO e devidamente ASSINADO pelo(a) filiado(a) requerente de tal procedimento. TODO processo deverá se dar dentro das NORMAS ES- TATUTÁRIAS, conforme Capítulo III Da Filiação Partidária (clique aqui). São ATRIBUIÇÕES do(a) SECRETÁRIO(A) DE ORGANIZAÇÃO: - Atualizar os endereços e telefones dos diretórios e dos dirigentes municipais; - consultar e atualizar os dados dos(as) filiados(as); - efetuar a transferência de um(a) filiado(a) para outro diretório, quando devidamente solicitada e mediante a comprovação do domicílio eleitoral; - efetuar a desfiliação de um(a) filiado(a), mediante a solicitação por escrito ou após o devido processo disciplinar; - incluir, alterar, aprovar, consultar, divulgar, excluir e impugnar PEDIDOS DE FI- LIAÇÃO, dando ciência à Comissão Executiva ou Provisória correspondente; - consultar relatórios de filiados(as) por Cargo de Confiança, Cargo Partidário, Cargo Eletivo e Filiados(as) por Setorial; - efetuar cadastro das chapas municipais nos Congressos e participação no PED ou PEDEX; - efetuar o cadastro da participação dos(as) filiados(as) nas atividades partidárias.

8 Responsabilidades de cada secretaria 2. O(a) usuário(a) responsável por todo o processo de Registro das Plenárias de Formação PREFERENCIAL- MENTE o(a) Secretário(a) de Formação poderá: - Consultar a participação nas atividades partidárias promovidas pelo Diretório; - consultar os endereços e os telefones dos diretórios e dirigentes; - consultar os dados dos(as) filiados(as); - consultar Pedidos de Filiação; - registrar a participação dos(as) novos(as) filiados(as) nas plenárias de formação, dando ciência à Comissão Executiva ou Provisória correspondente; - consultar relatórios de filiados(as) por Cargo de Confiança, Cargo Partidário, Cargo Eletivo e Filiados(as) por Setorial.

9 Confira o PASSO A PASSO para divulgar ou aprovar filiações no SISFIL

10 PASSO a PASSO SISFIL Passo 1 Para entrar na REDE PT, o(a) usuário(a) deve acessar o endereço eletrônico: (clique aqui)

11 PASSO a PASSO SISFIL Passo 2 Após entrar na REDE PT, deve-se digitar o cadastrado e a SENHA que recebeu da Nacional.

12 PASSO a PASSO SISFIL Passo 3 Após o(a) operador(a) do sistema incluir todos(as) os(as) filiados(as) na aba PEDIDOS DE FILIAÇÃO e, na sequência, INCLUIR PEDIDO DE FILIAÇÃO, ele(a) deverá executar o Passo 4.

13 PASSO a PASSO SISFIL Passo 4 Clicar na aba PEDIDOS DE FILIAÇÃO e, na sequência, PEDIDOS EM ANDAMENTO.

14 PASSO a PASSO SISFIL Passo 5 Se os(as) filiados(as) estiverem parados na aba DIVULGAÇÃO, é necessário clicar na frente de todos os nomes que estiverem retidos no sistema (selecionar) e, na sequência, apertar o botão DIVULGAR. O sistema vai gerar um edital, que deverá ficar publicado por 7 (sete) dias úteis.

15 PASSO a PASSO SISFIL Passo 6 Durante os 7 (sete) dias úteis, os(as) filiados(as) ficarão parados na aba de IMPUGNAÇÃO, cumprindo o prazo estatutário.

16 PASSO a PASSO SISFIL Passo 7 Passados os 7 (sete) dias úteis, os(as) filiados(as) passarão automaticamente para a aba de APROVAÇÃO. Caso algum dos pedidos for impugnado, o(a) operador(a) deverá entrar no sistema e selecionar o nome que deverá ser impugnado. Nesse caso, um novo edital será impresso e o(a) filiado(a) terá mais 7 (sete) dias úteis, APÓS SER NOTIFICADO(A), para apresentar sua defesa. Antes da pessoa responsável por alimentar o sistema entrar para aprovar essas filiações, tem de acontecer uma reunião da Executiva Municipal para aprovar essas filiações. A reunião da Executiva Municipal deverá ser lavrada em ata. Para ter validade o processo, e essa ata deverá ser assinada por 50% + 1 dos(as) membros(as) da Executiva. Veja a tela na próxima página.

17 PASSO a PASSO SISFIL Quando o(a) operador(a) do sistema for aprovar os nomes no SISFIL, ele(a) deverá clicar (selecionar) TODOS OS NOMES que foram aprovados pela reunião da Executiva Municipal. Na sequência, o sistema pedirá a DATA DE APROVAÇÃO dessas filiações, que será a mesma data da reunião da Executiva que aprovou essas novas filiações.

18 PASSO a PASSO SISFIL Passo 8 Uma vez aprovadas as novas filiações, todos os nomes passarão para a aba PLENÁRIA. Veja como ficaram definidas as regras para essa etapa do processo após o 4º Congresso Nacional do PT: O 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores reformou o estatuto do nosso partido. Uma das mais importantes alterações estatutárias aprovadas é o ponto das plenárias de formação. Agora, todo(a) novo(a) filiado(a), depois de ter seu pedido de filiação aprovado pela Comissão Executiva Municipal, terá obrigatoriamente que participar de uma plenária para apresentação da história do PT e sua concepção, além de explicar aos novos filiados seus direitos e deveres partidários. As plenárias terão caráter nacional e conteúdo subsidiado pela Escola Nacional de Formação e serão coordenadas no município pelo(a) Secretário(a) de Formação. Com a data do curso marcada, o(a) Secretário(a) de Formação deverá imprimir a Declaração e a lista de credenciamento e ministrar o curso. Após o curso, ele(a) deverá entrar no sistema novamente e clicar nos nomes que participaram e registrar a presença dos(as) novos(as) filiados(as). Somente a partir dessa etapa é que os(as) filiados(as) estarão realmente filiados(as) ao PT e terão o número de sua CNF disponível. Clique nos termos sublinhados e em cor lilás para acessar os links.

19 PASSO a PASSO SISFIL Passo 8

20 VALE DESTACAR Todo o processo deverá se dar dentro dos prazos estatutários e os(as) dirigentes deverão estar cientes de que o sistema e o(a) filiado(a) sairão prejudicados caso todos os passos não sejam seguidos corretamente. E é importante lembrar ainda, que a DATA DE FILIAÇÃO que valerá será a data de participação na PLENÁRIA DE FILIAÇÃO e não a data em que a ficha foi entregue no diretório ou o dia em que a Executiva Municipal se reuniu para aprovar o nome.

21 Responsabilidades de cada secretaria 3. O(a) usuário(a) responsável por todo o processo de arrecadação financeira através do SACE (Sistema de Arrecadação de Contribuições Estatutárias) PREFEREN- CIALMENTE o(a) Secretário(a) de Finanças poderá: - consultar a participação nas atividades partidárias promovidas pelo Diretório; - consultar os endereços e telefones dos diretórios e dirigentes; - consultar os dados dos(as) filiados(as); - consultar pedidos de filiação; - consultar relatórios de filiados por Cargo de Confiança, Cargo Partidário, Cargo Eletivo e Filiados(as) por Setorial; - consultar a situação financeira dos(as) filiados(as), inclusive valores, e imprimir boletos para pagamento das contribuições através do SACE.

22 Como consultar a situação financeira dos(as) filiados(as)?

23 Ferramentas disponíveis no SISFIL/SACE Atualmente, os diretórios conseguem acessar a situação de seus(as) filiados(as) dentro do SISFIL, na opção SACE.

24 Ferramentas disponíveis no SISFIL/SACE Na opção consultar, o diretório pode acessar por filiado(a) informando CNF ou nome -, que é o uso mais comum. Ou acessar diversos(as) filiados(as) por grupos, ou seja, por tipo de contribuição ou mesmo só os(as) filiados(as) quites etc. É importante saber que existem filtros que podem auxiliar o diretório na verificação da situação de seus(as) filiados(as). Vale a pena clicar em PESQUISA AVANÇADA, pois isso aumenta o número de filtros da pesquisa.

25 Ferramentas disponíveis no SISFIL/SACE Nesta opção, o diretório pode imprimir o boleto de contribuições que ainda estejam para enviar ao(à) filiado(a). É só clicar em cima do número da CNF do(a) filiado(a), que aparecerão todas as suas contribuições. O(a) filiado(a) aparecerá com um X vermelho quando tiver pendências para acerto. E aparecerá com um V verde quando estiver quite.

26 Ferramentas disponíveis no SISFIL/SACE Para acessar o boleto, deve-se clicar em cima da CNF do(a) filiado(a) que não estiver quite. Aparecerá uma tela para você selecionar um período específico. Se quiser visualizar tudo, basta não preencher nada nesta tela e clicar em PESQUISAR. Esta é a tela onde os boletos estarão. Clique no símbolo de código de barras, que o boleto será produzido para impressão.

27 FILIAWEB

28 Procedimentos junto ao Cartório Eleitoral O(a) presidente(a) municipal também deverá requerer a SENHA do FILIAWEB junto ao CARTÓRIO ELEITORAL ao qual pertence o seu município. Somente ele tem autonomia para solicitar esse acesso. E é de sua responsabilidade corrigir junto com o(a) Secretário(a) de Organização as disparidades existentes entre as duas listas (SISFIL e FILIAWEB). VALE LEMBRAR Depois que a Executiva Municipal aprova os(as) novos(as) filiados, é imprescindível que o Diretório Municipal ou a Comissão Provisória Municipal insiram os(as) novos(as) filiados(as) no sistema FILIAWEB da Justiça Eleitoral o mais breve possível, a fim de evitar eventuais prejuízos no tempo de filiação junto à Justiça Eleitoral. Somente pessoas filiadas há pelo menos um ano a um partido político é que podem participar dos processos eleitorais. Preencha corretamente o REQUERIMENTO (CLIQUE AQUI) e entregue ao Cartório Eleitoral de sua Comarca. A SENHA é liberada na hora no Cartório Eleitoral. De POSSE DA SENHA, acesse o Filiaweb (Clique aqui) Clique em ACESSE O SISTEMA. Ou, ainda, acesse diretamente:

29 Primeira tela Veja, a seguir, a imagem da tela que irá aparecer logo que entrar na página do FILIAWEB. Em seguida, o(a) usuário(a) deverá clicar em: PARA OUTROS SERVIÇOS, ACESSO AO SISTEMA.

30 Segunda tela Após acessado o sistema, o(a) usuário(a) deverá inserir sua INS- CRIÇÃO e SENHA que recebeu do Cartório Eleitoral.

31 PRONTO! Após essa etapa, estará apto(a) a manusear o sistema do Cartório Eleitoral, lembrando que esse processo de filiação se dá entre o DIRETÓRIO MUNICIPAL e o CARTÓRIO ELEITORAL, não passando nem pelo Diretório Estadual e nem pelo Diretório Nacional. É IMPORTANTE FRISAR TAMBÉM que são de responsabilidade do Diretório Municipal as duas submissões de listas feitas nos meses de ABRIL e OUTUBRO e, ainda, que a NÃO SUBMISSÃO das listas poderá acarretar problemas, caso algum(a) filiado(a) queira sair CANDIDATO(A) em algum processo eleitoral. Preste muita atenção a essas regras e orientações. Seguindo estes passos, estaremos contribuindo para a organização e o fortalecimento do PT. Faça a sua parte e faça história. Vamos, juntos, transformar por meio da organização partidária a sociedade brasileira. Semear qualidade de vida a todos(as), bem como dignidade, direitos, respeito, inclusão e justiça social. O PT conta com você!

32 PASSO A PASSO EXPEDIENTE PASSO A PASSO SISFIL e FILIAWEB: Fique por dentro das responsabilidades dos municípios na alimentação de dados nestes sistemas. Coordenação: Zuleide Maccari (SORG/PT-PR) Elaboração: Mara de Costa Colaboração: Joana Martins Edição: Thea Tavares Fontes de consulta: Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fevereiro/

PASSO A PASSO Saiba como lançar as informações no SISFIL

PASSO A PASSO Saiba como lançar as informações no SISFIL PASSO A PASSO Saiba como lançar as informações no SISFIL Manual com orientações práticas aos(às) secretários(as) de Organização sobre a inserção de chapas e candidaturas no SISFIL Fonte: Secretaria Estadual

Leia mais

SECRETARIA NACIONAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO

SECRETARIA NACIONAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO CARTILHA DO SACE SECRETARIA NACIONAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO Maio/2016 INDICE SACE 1 Contribuições Partidárias - Resumo 1 Filiado Padrão 2 Filiado Que Ocupa Cargo 3 Ocupantes de Cargo Eletivo 3 Ocupantes

Leia mais

PASSO-A-PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA FILIA WEB TSE

PASSO-A-PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA FILIA WEB TSE PASSO-A-PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA FILIA WEB TSE ACESSANDO O SISTEMA FILIAWEB a) Entre na internet; b) Digite www.tse.gov.br; c) Na barra de menus, clique em Partidos ; d) Aberto o menu, clique em

Leia mais

NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DE COMISSÕES PROVISÓRIAS DO PT NO PARANÁ

NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DE COMISSÕES PROVISÓRIAS DO PT NO PARANÁ NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DE COMISSÕES PROVISÓRIAS DO PT NO PARANÁ Todos os municípios que não fizerem o PED 2017 tiveram as suas Comissões Provisórias ou Diretórios Municipais dissolvidos pelo Diretório

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores Etapa Reforma Estatutária - Regimento Interno

4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores Etapa Reforma Estatutária - Regimento Interno PAUTA E PROGRAMAÇÃO Art. 1º: A etapa Reforma Estatutária do 4º. Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores será realizada nos dias 2 a 4 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Brasil 21, em

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. MARÇO/ 2012

Leia mais

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública A Central Nacional de Indisponibilidade de Bens é um sistema que integra ordens judiciais e administrativas sobre indisponibilidade de bens. Para acessar

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES:

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES: MANUAL DE COMPRA CRÉDITOS PELA INTERNET Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP O MANUAL Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VT WEB, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários,

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE ATENÇÃO: Solicitamos que em caso de ao acessar o Office 2 CRM, encontrar qualquer informação divergente de sua empresa, nos comunique imediatamente, por favor,

Leia mais

Versão 1.0

Versão 1.0 Versão 1.0 http://digifred.com.br/ Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Primeiro Acesso...4 3. Cadastro de Usuário...5 4. Funções do SIC...6

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A.

PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A. Manual de uso Terminal e Agências marítimas PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A. 2ª. EDIÇÃO Versão 1.0 Setembro, 2017 Histórico de Revisões Edição Data Resp. Revisão 1 JUN LCC Versão inicial. 2017 2 SET 2017 LCC

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2017 Versão 01/2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO SENHA

Leia mais

Venda Fácil Agosto, 2014

Venda Fácil Agosto, 2014 x Venda Fácil Agosto, 2014 Todo o conteúdo deste documento é confidencial e de propriedade de PST Eletrônica LTDA. Não deve ser copiado, reproduzido ou apropriado por terceiros, no todo ou em partes, sem

Leia mais

1 ACESSANDO O SPC BRASIL

1 ACESSANDO O SPC BRASIL 1 ACESSANDO O SPC BRASIL Para ter acesso ao sistema de consultas é necessário acessar www.acedv.com.br após isso clique no link: CONSULTA SPC Preencha corretamente os campos abaixo, com os dados fornecidos

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO

Leia mais

Cadastro de usuário Externo e Perfil Gerente de Assinatura Externa.

Cadastro de usuário Externo e Perfil Gerente de Assinatura Externa. Cadastro de usuário Externo e Perfil Gerente de Assinatura Externa. 1. Solicitar Habilitação do perfil Gerente de Assinatura Externa Caso você tenha interesse em utilizar a funcionalidade Assinatura Externa,

Leia mais

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão SIC - Serviço de Informação ao Cidadão Manual do Usuário Versão 4 Índice 1. Introdução 3 2. Primeiro Acesso 4 3. Acesso ao Sistema 10 4. Dicas Para Registrar Um Pedido 11 5. Registre Seu Pedido 12 6. Consultar

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes -

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - Versão 02/10/2017 a Chapecó, outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. CAMPUS

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Procedimentos para obtenção da Certificação CFP pelos profissionais aprovados no 24º Exame de Certificação CFP

Procedimentos para obtenção da Certificação CFP pelos profissionais aprovados no 24º Exame de Certificação CFP Procedimentos para obtenção da Certificação CFP pelos profissionais aprovados no 24º Exame de Certificação CFP A Certificação CFP é uma certificação internacional de distinção, cuja filosofia global baseia-se

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIRAE COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE 70.070-929

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS.::Perguntas Mais Frequentes::..::Help Desk::..::Download::. Licenciado para Prefeitura Municipal

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

GUIA RÁPIDO CONHEÇA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NOVO FATURE EM POUCOS CLIQUES.

GUIA RÁPIDO CONHEÇA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NOVO FATURE EM POUCOS CLIQUES. CONHEÇA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NOVO FATURE EM POUCOS CLIQUES. MAIS SIMPLES. MAIS DIRETO. MAIS FÁCIL. É ENTRAR E FATURAR. Imprimir este guia NOVO FATURE. Este guia foi dividido em cinco capítulos. Para

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

PDE INTERATIVO CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA no módulo do SIMEC chamado de PDE Interativo e precisa

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

ACESSANDO O SPC BRASIL

ACESSANDO O SPC BRASIL ACESSANDO O SPC BRASIL Para ter acesso ao sistema de consultas é necessário acessar http://www.aceslo.com.br após isso clique no link: CONSULTA SPC (sistema nacional) Preencha corretamente os campos abaixo,

Leia mais

Diplomação PG - Stricto Sensu

Diplomação PG - Stricto Sensu Diplomação PG - Stricto Sensu Este tutorial visa auxiliar o Programa de Pós-Graduação, o aluno e a equipe do Setor de Diplomação da PROPG no processo de Diplomação. Itens do Tutorial Fluxograma de Diplomação

Leia mais

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Manual de Cadastro de Cliente

Manual de Cadastro de Cliente Módulo Max Cliente ou Clientes (TS) Menu: Cliente Aplicação: Cliente Manual de Cadastro de Cliente Abaixo será demonstrado como deverá ser feito o cadastro de cliente no Sistema da Consinco. As informações

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 4 2. Como Acessar o Proposta Online 8 3. Visão Geral 11 4. Busca por Empresa 18 5. Nova Simulação 22 6. Preenchimento

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

PDE INTERATIVO 2013 MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO 2013 MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO 2013 MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA, no PDE Interativo e precisa ser feito

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas Material de Apoio Portal de Atendimento Betha Sistemas Sumário 1. Portal de Atendimento Cliente Betha 1.1. Como realizar o acesso ao novo Portal de Atendimento 1.2. Como abrir um chamado pelo Portal de

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

Manual do Corretor. Prezados,

Manual do Corretor. Prezados, Prezados, Conforme falamos, segue o passo a passo para que você possa, a partir de agora, executar a solicitação de suas demandas, promovendo ainda mais agilidade em nosso relacionamento. De qualquer forma,

Leia mais

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1.

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1. STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO MANUAL Versão 1.0 2016 Cuiabá MT SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O SISTEMA...

Leia mais

O PT de Floriano, presidido pelo Celso Vieira (imagem), definiu os prazos para tomar as decisões sobre as Eleições Municipais de 2016.

O PT de Floriano, presidido pelo Celso Vieira (imagem), definiu os prazos para tomar as decisões sobre as Eleições Municipais de 2016. O PT de Floriano, presidido pelo Celso Vieira (imagem), definiu os prazos para tomar as decisões sobre as Eleições Municipais de 2016. Num comunicado enviado ao piauinoticias o presidente Celso informou

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

SisPED Manual de Utilização

SisPED Manual de Utilização SisPED Manual de Utilização Versão I Índice 1. O QUE É O SISPED...2 2. COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO ELEITORAL - COE...3 3. CHAPA...5 INSCREVER CHAPA...5 ALTERAR CHAPA...11 Dados da Chapa...12 Componentes...13

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO INSTITUIÇÕES

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO INSTITUIÇÕES SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO INSTITUIÇÕES DEZEMBRO 2012 ÍNDICE A) INSTRUÇÔES... 5 B) ENQUADRAMENTO... 6 C) ACEITE DA ENTIDADE... 6 D) PREENCHIMENTO DO PLANO

Leia mais

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk 3/7/2010 SHP MANUAL COMPRAS PPEDIDOS v.3.2.5.99 Help Desk Conteúdo Editando permissões de usuário:... 3 A geração de Requisição de compras... 6 Aprovação da Requisição... 9 Gerar o pedido.... 12 Trabalhando

Leia mais

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar.

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site  na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. GUIA DE USO GESTOR ON LINE ACESSAR O GESTOR ON LINE CLIMEBA Através do site www.climeba.com.br, na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. * Caso ainda não tenha seus dados

Leia mais

Recadastramento e solicitação do documento de identidade profissional: dúvidas frequentes

Recadastramento e solicitação do documento de identidade profissional: dúvidas frequentes Recadastramento e solicitação do documento de identidade profissional: dúvidas frequentes Desde dezembro de 2016, as e os assistentes sociais estão sendo convocados a realizar o recadastramento nacional

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SYSCBB ACESSO PARA AS FEDERAÇÕES

MANUAL DO SISTEMA SYSCBB ACESSO PARA AS FEDERAÇÕES 1) COMO ENTRAR NO SYSCBB MANUAL DO SISTEMA SYSCBB ACESSO PARA AS FEDERAÇÕES Para acessar ao sistema SYSCBB, abra o browser (internet Explorer, Firefox e outros). Na barra de endereço digite o endereço

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL 1. ACESSO AO SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS (SGP/MPME) O acesso ao Sistema de Garantias Públicas SGP/MPME é feito através do site da ABGF (www.abgf.gov.br), opção MPME

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

MANUAL. Mão Dupla nextel

MANUAL. Mão Dupla nextel MANUAL Mão Dupla nextel 1 Índice 1) Introdução... 3 2) Envio de mensagem... 3 3) Relatórios... 4 a. Relatório de Mensagens... 4 b. Aparelhos... 5 4) Configurações... 6 a. Grupos... 6 b. Perguntas/Respostas...

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Solicitações Unimed

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Solicitações Unimed MANUAL DE UTILIZAÇÃO Solicitações Unimed SOLICITAÇÕES DO PLANO DE SAÚDE UNIMED 1. Acesse o site do Portal RH através do endereço: http://portalrh.positivo.com.br 2. Insira seu Login e Senha : 2.1 Caso

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA SEEC Eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura CONSEC MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Sistema de Solicitação de Sala

Sistema de Solicitação de Sala Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br). 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02.

Leia mais

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS Revisão 06 / Abril de 2015 Índice I n t r o d u ç ã o.................................................................................................

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GERENCIADOR DE HABILITAÇÃO DE PROFISSIONAIS (GHP)

MANUAL DO SISTEMA GERENCIADOR DE HABILITAÇÃO DE PROFISSIONAIS (GHP) MANUAL DO SISTEMA GERENCIADOR DE HABILITAÇÃO DE PROFISSIONAIS (GHP) 20/04/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1 DEFINIÇÕES... 4 2 CADASTRO DE PROFISSIONAIS... 5 2.1 Vínculo de Profissionais...

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br) 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02 3. Digite seu

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes SMS: Envio rápido. Ao logar no sistema, você irá deparar-se com a tela resumo de sua conta. Observe que no canto direito superior há a opção Envio Rápido de SMS. Essa é uma opção simplificada, criada para

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento Sumário 1. Acessar o Portal RH... 3 2.... 4 3. Solicitar Liberação de Treinamentos... 8 4. Navegar e Realizar um Treinamento... 14 5. A Visão do Gestor... 22 6. Gerar Relatórios... 24 6.1 Relatório de

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais