Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 14)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 14)"

Transcrição

1 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 14) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (3. o Parte) Conteúdo da parte 14 7 Método de Coulomb 8 Introdução à drenagem em muros de contenção 9 Lista de bibliografias para cálculo dos empuxos 10 Cálculo da capacidade de carga dos solos

2 7 Método de Coulomb 7.1 Introdução O método de Coulomb para o cálculo de empuxos de terra foi enunciado em O método de Coulomb enquadra-se na filosofia do Teorema (ou proposição) da Região Superior (TRS) da Teoria da Plasticidade. 7. Características básicas do Teorema da Região Superior (TRS) As características básicas do Teorema (ou proposição) da Região Superior da Teoria da Plasticidade são as seguintes: a) Para um dado deslocamento da massa de solo, tem-se que o Teorema da Região Superior considera o trabalho realizado pelas forças de solicitação externas à massa de solo, e considera o trabalho realizado pelas forças de resistência internas da massa de solo; b) Se o trabalho das forças de solicitação externas à massa de solo for menor do que o trabalho realizado pelas forças de resistência internas da massa de solo; Então, a massa de solo estará em equilíbrio; e c) Se o trabalho das forças de solicitação externas à massa de solo for maior do que o trabalho realizado pelas forças de resistência internas da massa de solo; Então, a massa de solo estará em plastificação ou em condição instável. OBS. Fisicamente, sabe-se que o trabalho realizado por uma força sobre uma massa é dado pela seguinte equação: T F.d em que: T = trabalho devido a uma força F; F = força atuante em uma massa; e d = deslocamento da massa na mesma direção da força. (7.1) 7.3 Características do método de Coulomb Hipóteses básicas do método de Coulomb para cálculo de empuxos do solo O método de Coulomb admite as seguintes hipóteses básicas: a) A superfície de deslizamento da massa de solo é plana e passa pela base ou pé da estrutura de contenção do solo (ou muro de contenção ou de arrimo); e

3 b) A estrutura de contenção do solo tem liberdade de movimentação, de forma que o atrito () entre a estrutura de contenção e o solo pode ocorrer ao longo de toda a estrutura de contenção do solo Características do cálculo do empuxo pelo método de Coulomb por processo gráfico i) Características do cálculo do empuxo ativo por processo gráfico O cálculo do empuxo ativo pelo método de Coulomb por processo gráfico apresenta as seguintes características: a) O cálculo do empuxo ativo é realizado estabelecendo-se as equações de equilíbrio das forças atuantes sobre uma cunha de deslizamento hipotética. Na condição equilíbrio das forças atuantes na cunha, tem-se que o somatório das forças é 0 (zero). b) O empuxo ativo será o máximo valor entre os vários valores de empuxos determinados a partir de várias cunhas de solo hipotéticas, que estão na condição ativa (ou condição de ruptura por expansão do solo); e c) Quando se analisa o equilíbrio de uma cunha hipotética, supõe-se que a cunha atingiu o limite de ruptura ou de plastificação do solo, ou seja, a cunha hipotética alcançou a ativação. OBS. A ativação é o fim do processo de expansão do solo, o qual estava antes em repouso. Na ativação o solo está no limite para ruptura ou para plastificação. ii) Características do cálculo do empuxo passivo por processo gráfico O cálculo do empuxo passivo pelo método de Coulomb por processo gráfico apresenta as seguintes características: a) O cálculo do empuxo passivo é realizado estabelecendo-se as equações de equilíbrio das forças, que atuam sobre uma cunha de deslizamento hipotética; Na condição de equilíbrio das forças atuantes na cunha, tem-se que o somatório das forças é 0 (zero); e b) O empuxo passivo será o menor valor entre os vários valores de empuxos passivos determinados a partir de várias cunhas hipotéticas, que estão na condição passiva. OBS(s). -> Bueno e Vilar (00) cita como processos gráficos baseados no método de Coulomb: o processo gráfico direto e o processo de Cullman; e -> Bueno e Vilar (00) mostra um exemplo de cálculo do empuxo ativo pelo processo gráfico direto para um solo com coesão, atrito e superfície inclinada.

4 4 7.4 Solução analítica (ou matemática) para o cálculo dos empuxos ativos e passivos pelo método de Coulomb É possível calcular os empuxos ativos e passivos de solos granulares de forma analítica (ou matemática) pelo método de Coulomb. O grande problema da solução analítica (ou matemática) para o cálculo de empuxos ativos e passivos pelo método de Coulomb é que o método de Coulomb não apresenta o ponto em que o empuxo é aplicado. OBS. O método de Coulomb também não faz nenhuma referência à distribuição das tensões horizontais ao longo da profundidade do maciço de solo em estudo. Diante do exposto, os empuxos calculados pelo método analítico (ou matemático) de Coulomb podem ser úteis do seguinte modo: i) Calcula-se o empuxo pelo método analítico de Coulomb; e em seguida calcula-se o empuxo pelo método de Rankine; ii) Compara-se os empuxos calculados pelos métodos de Coulomb e Rankine; Então, o empuxo que estiver mais a favor da segurança será o empuxo adotado no projeto; e iii) Adota-se no projeto como sendo o ponto de aplicação do empuxo a altura Y obtida a partir do método de Rankine Cálculo do empuxo ativo pelo método de Coulomb para solos granulares (ou arenosos) A Figura 7.1 ilustra os elementos para o cálculo, pelo método de Coulomb, do empuxo ativo atuante no elemento (ou muro) de contenção do maciço de solo arenoso. OBS. Os símbolos,, e, na Figura 7.1, são as letras gregas fi, gama, beta e delta respectivamente.

5 5 Figura Elementos para o cálculo, pelo método de Coulomb, do empuxo ativo atuante no elemento (ou muro) de contenção do maciço de solo arenoso O empuxo ativo para solo granular (ou arenoso), que atua no elemento de contenção do maciço de solo (ou muro de arrimo) da Figura 7.1, é dado pela seguinte equação: e sendo: E A K A..H (7.1) K A sen( ) sen( ) sen( ) sen( ).sen( i) sen( i) em que: E A = empuxo ativo atuante no elemento de contenção (ou muro), que é calculado pelo método de Coulomb; H = altura do elemento de contenção ou do corte vertical; = peso específico do solo; = ângulo de atrito do solo; i = ângulo de inclinação do maciço de solo em relação à horizontal; = ângulo entre a face do elemento de contenção e a horizontal que passa pela base do elemento de contenção (ou muro); = ângulo de atrito entre o solo e o muro; e K A = coeficiente de empuxo ativo.

6 Cálculo do empuxo passivo pelo método de Coulomb para solos granulares (ou arenosos) A Figura 7. ilustra os elementos para o cálculo, pelo método de Coulomb, do empuxo passivo atuante (no sentido de resistência à compressão) no elemento (ou muro) de contenção do maciço de solo arenoso. Figura 7. - Elementos para o cálculo, pelo método de Coulomb, do empuxo passivo atuante (no sentido de resistência à compressão) no elemento (ou muro) de contenção do maciço de solo arenoso O empuxo passivo para solo granular (ou arenoso), que atua (no sentido de resistência à compressão) no elemento de contenção do maciço de solo (ou muro de arrimo) da Figura 7., é dado pela seguinte equação: e sendo: E P KP..H (7.) K P sen( ) sen( ) sen( ).sen( i) sen( ) sen( i)

7 em que: E P = empuxo passivo atuante (no sentido de resistência à compressão) no elemento de contenção (ou muro), que é calculado pelo método de Coulomb; H = altura do elemento de contenção ou do corte vertical; = peso específico do solo; = ângulo de atrito do solo; i = ângulo de inclinação do maciço de solo em relação à horizontal; = ângulo entre a face do elemento de contenção e a horizontal que passa pela base do elemento de contenção (ou muro); = ângulo de atrito entre o solo e o muro; e K P = coeficiente de empuxo passivo. OBS(s). a) Não foi encontrado na literatura solução analítica (ou matemática) para o cálculo de empuxos para solos coesivos usando o método de Coulomb; b) Na falta de um valor específico para o ângulo de atrito entre o muro e o solo Bueno e Vilar (00) recomendam adotar um valor, entre os seguintes valores: 7 '. ' 3 3 em que: = ângulo de atrito efetivo do solo. c) De acordo com Caputo (1976) podem ser atribuídos valores para o ângulo de atrito entre o muro e o solo,, entre os seguintes valores:. 3 em que: = ângulo de atrito do solo. 8 Introdução à drenagem em muros de contenção A saturação do solo causada pela água aumenta consideravelmente os esforços atuantes sobre o muro de contenção ou muro de arrimo (apoio). Terzaghi lembra que mesmo sistemas de drenagem rústicos já proporcionam uma boa proteção contra os efeitos nocivos (ou danosos) da água. A Figura 8.1 ilustra exemplos de filtros usados em muros de contenção (ou de arrimo). OBS. Como referência do solo usado como filtro, pode-se tomar os solos cujos limites granulométricos sejam semelhantes aos filtros usados em barragens, os quais foram apresentados em Mecânica dos Solos I.

8 8 Figura Exemplos de filtros usados em muros de contenção (ou de arrimo) 9 Lista de bibliografias para cálculo dos empuxos Maiores detalhes sobre o cálculo de empuxos ativos e passivos recomendase consultar: a) Caputo (1976) Mecânica dos solos e suas aplicações, vol. ; b) Lambe e Whitman (1979) Soil mechanics, Si version ; c) Bueno e Vilar (00) Mecânica dos solos, vol. ; e d) Craig (007) Mecânica dos solos. 10 Determinação da capacidade de carga dos solos 10.1 Introdução A norma de fundações NBR 61/010, no item 7.3, preconiza (ou recomenda) que o cálculo da capacidade de carga do solo seja feito por um dos seguintes critérios: a) Por métodos teóricos da Mecânica dos Solos, que são as teorias da capacidade de carga; b) Por provas de carga sobre a placa; e c) Por métodos semi-impíricos, que fornecem a resistência do solo com base em relações feitas com os resultados de ensaios do tipo SPT, ou CPT, ou etc. Embora, o cálculo da capacidade de carga dos solos não dependa apenas da força de empuxo, sabe-se que a força de empuxo passivo é uma importante componente de força que influência na capacidade de carga do solo; Assim sendo, neste tópico, será apresentada a metodologia de cálculo da capacidade de carga do solo proposta por Terzaghi (1943). Nesta aula será deduzida, apenas, a fórmula do método de Terzaghi (1943), pelo fato desta fórmula ser a primeira apresentada no meio científico, ainda ser utilizada, e também porque outras fórmulas (Skempton, 1951; Hansen, 1961; Balla, 196; Brown e Mayerhof, 1969; Vesic,1970; De Beer, 1970) têm semelhança com ela.

9 10. Cálculo da capacidade de carga dos solos pelos métodos teóricos da Mecânica do Solos 9 Como exemplo de métodos teóricos da Mecânica do Solos para cálculo da capacidade de carga, pode-se citar: Terzaghi (1943), Skempton (1951), Hansen (1961), Balla (196), Brown e Mayerhof (1969), Vesic (1970) e De Beer (1970). Para realizar o cálculo da capacidade de carga do solo, através dos métodos teóricos da Mecânica dos Solos, é necessário possuir os parâmetros de resistência do solo (coesão, ângulo de atrito), e outros parâmetros, eventualmente, requisitados pela equação do método de cálculo da capacidade de carga do solo, que é utilizado pelo engenheiro. Os métodos teóricos da mecânica dos solos para o cálculo da capacidade de carga, são classificados como métodos analíticos (item 7.3. da NBR 61); Assim sendo, sempre deve-se adotar Fs 3 (fator de segurança maior ou igual a 3), quando tensão de ruptura calculada por estes métodos for utilizada para calcular a tensão admissível do solo Método de cálculo da capacidade de carga de Terzaghi (1943) i) Aplicabilidade inicial do método Inicialmente, o método de Terzaghi foi proposto: Apenas para sapatas corridas (L>>B), ou seja, sapatas em que o comprimento é muito maior que a largura; e Apenas para solos que apresentam ruptura generalizada (tal ruptura ocorre em solos compactados, ou rígidos ou pouco compressíveis). OBS. Uma placa retangular uniformemente carregada será considerada placa retangular de comprimento infinito, ou sapata corrida, se: L 3.B (10.1) L = comprimento ou maior dimensão da placa; e B = largura ou menor dimensão da placa. ii) Hipóteses do método de Terzaghi a) O solo é homogêneo, ou seja, o solo é formado por um único tipo de material. b) O solo é isotrópico, ou seja, o solo apresenta as mesmas propriedades físicas em todos seus planos. c) O solo é rígido-plástico perfeito, ou seja, o solo absorve os carregamentos sem se deformar ou comprimir, até alcançar o carregamento que causa a sua ruptura.

10 10 d) O contato solo-estrutura é rugoso; Assim sendo, os valores dos ângulos envolvidos na definição da superfície de ruptura do solo, considerada neste método (Figura 1.13), são obtidos como se segue: (10.) 45 o (10.3) = ângulo de atrito do solo; = ângulo de inclinação da cunha (ou zona I), em relação a base da fundação; e = ângulo de inclinação da zona III, em relação a superfície do solo. e) A cunha (zona I), ilustrada na Figura 10.1, desloca-se juntamente com o elemento de fundação, que comprime o solo; Além disso, a cunha (ou zona I) empurra lateralmente zona II, e finalmente, e a zona II empurra lateralmente a zona III. f) A movimentação das zonas causa um efeito resistente de atrito e coesão no solo, o qual se desenvolve ao longo da superfície de ruptura. OBS. A superfície de ruptura, na verdade, ocorre para os dois lados da sapata; assim sendo, tem-se que a superfície de ruptura é formada por uma cunha de ruptura (zona I), duas zonas (ou cunhas) de cisalhamento radiais (duas zona II) e duas zonas passivas de Rankine (duas zona III). Pois, a Figura 10.1 mostra, apenas, a parte da superfície de ruptura existente de um lado da sapata. g) Os trechos AC e DE da linha da superfície de ruptura, Figura 10.1, são retos e o trecho CD é uma espiral logarítmica. h) Os trechos AC e DE da linha de ruptura, apresentada na Figura 10.1, são retos; e o trecho CD da linha de ruptura é uma espiral logarítmica com centro em B, e raio inicial r O = BC; ainda, a eq.(10.4) é a equação da espiral logarítmica do trecho CD. θ.tg r r o.e (10.4) r = raio da espiral; r o = raio inicial da espiral; e =,7188; = ângulo de atrito do solo; e = ângulo de avanço do raio da espiral em relação ao raio inicial r o. i) O carregamento na sapata (P) é vertical e centrado.

11 j) O peso do solo é aplicado a partir da base da fundação, e é considerado nos cálculos como sedo um carregamento superficial devido ao peso do solo ( ), definido pela seguinte equação: 11 q.d (10.5) = peso específico natural do solo; D = profundidade de embutimento da sapata, ou distância da superfície do solo a cota de apoio da fundação; e L) Não existem tensões cisalhantes na interface fundação-solo, ou seja, ao longo das linhas ad e ab, na Figura A análise plana do método de cálculo da capacidade de carga de Terzaghi (1943) é apresentada na Figura OBS. Na Figura 10.1, tem-se: c = coesão do solo; = ângulo de atrito do solo; = peso específico natural do solo; P = carregamento aplicado na sapata; L = comprimento da sapata; B = largura da sapata; D = profundidade de embutimento da sapata; e = carregamento superficial devido ao peso do solo. Figura Elementos da análise plana do método de cálculo da capacidade de carga de Terzaghi (1943)

12 1 A seguir, em forma de passo a passo, descreve-se a dedução da fórmula da capacidade de carga de Terzaghi (1943). 1. o (primeiro passo): Detalhamento dos carregamentos atuantes na cunha situada abaixo da fundação, no instante de ruptura, a cunha é a zona I do método de Terzaghi e é formada pelo triângulo ABC. A Figura 10. mostra o detalhamento dos carregamentos atuantes na cunha (ou zona I) no instante de ruptura. Ep = força de empuxo passivo, que atua na face CB, tal força surge devido a compressão das zonas II e III ao longo da superfície de ruptura ACDE do lado direito da sapata. Esta força também surge na face CA do lado esquerdo da sapata devido à compressão das zonas II e III, que também existem na superfície de ruptura lado esquerdo da sapata; c = coesão do solo, que se desenvolve nas faces CA e CB da cunha; W = peso próprio da cunha; s R = tensão de ruptura do solo, ou tensão que causa a ruptura do solo; e B = largura da sapata. Figura Detalhamento dos carregamentos atuantes na cunha (ou zona I) no instante de ruptura.. o (segundo passo): Determinação do comprimento L da faceta BC, à direita da cunha, onde atua a coesão da cunha, e que dará origem a força de coesão a direita da cunha. A Figura 10.3 mostra a determinação de L para a cunha de ruptura.

13 13 Figura Determinação de L para a cunha de ruptura do método de Terzaghi (1943) 3. o (terceiro passo): Determinação da força de coesão (C), que atua a direita da cunha de ruptura. A força de coesão mobilizada à direita da cunha na faceta CB, no instante da ruptura, é dada pela eq.(10.6). C c.l (10.6) C = força de coesão do solo atuante à direita da cunha na faceta CB; c = coesão do solo; e L = comprimento L da faceta BC, à direita da cunha. então: B Como: L (10.7).cos B C c..cos (10.8) 4. o (quarto passo): Detalhamento do sistema plano de forças atuantes na cunha de ruptura (ou na zona I) do método de Terzaghi (1943); contudo, desprezando-se o peso próprio da cunha. A Figura 10.4 mostra o detalhamento, no plano XY, do sistema de forças atuantes na cunha de ruptura (ou na zona I); contudo, desprezando-se o peso próprio da cunha.

14 14 Figura Detalhamento, no plano XY, do sistema de forças atuantes na cunha de ruptura (ou na zona I); contudo, desprezando-se o peso próprio da cunha 5. o (quito passo): Dedução da tensão de ruptura, a partir do somatório do equilíbrio de forças na cunha de ruptura (ou zona I). Efetuando-se o somatório do equilíbrio de forças na direção Y, do sistema apresentado na Figura 10.4, tem-se:. B Ep Ep C. sen C. sen R (10.9) Logo: 1 R (. Ep C. sen) B Aliás, deve-se considerar a eq.(10.11): B C c..cos Então, substituindo-se a eq.(10.11) na eq.(10.10) resulta que: 1 R (. Ep c. B. tg) B (10.10) (10.11) (10.1) Finalmente, o problema para determinar a capacidade de carga consiste em determinar a força de empuxo passivo do solo (E P ) presente na eq.(10.1).

15 Para determinar a foça de empuxo passivo do solo (Ep); então, Terzaghi (1943) decompôs a força de empuxo passivo (Ep) em três forças, da seguinte forma: 15 Ep Epc Epq Epy (10.13) Epc = componente do empuxo Ep devido à coesão, que se desenvolve ao longo da superfície de ruptura; Ep = componente do empuxo Ep devido à sobrecarga do solo ( = g.d), que atua na superfície BE; e Ep = componente do empuxo Ep devido aos efeitos de atrito e dos esforços normais ao longo da superfície de ruptura, os quais são causados pelas cunhas II e III. Diante do exposto, a eq.(10.1) pode ser escrita da seguinte forma: 1 R (. Epc Epq Ep c. B. tg) B Então, se colocar em evidência, na eq.(10.14), tem-se: 1 R ( Epc Epq Ep. c. B. tg) B Ainda, a eq.(10.15) pode ser escrita da seguinte forma: R (. Epc c. tg) (. Epq) (. Ep ) B B B (10.14) (10.15) (10.16) Para concluir o desenvolvimento da formulação, Terzaghi (1943) considerou os elementos da eq.(10.16) do seguinte modo: a) Terzaghi chamou a parte inicial da eq.(10.16) de: c.nc; então, ele obteve:. Epc c. tg c. Nc B b) Terzaghi chamou a parte central da eq.(10.16) de:.nq; então, ele obteve:. Epq q. Nq B c) Terzaghi chamou a parte final da eq.(10.16) de:..b.n; então, ele obteve: 1. Ep.. B. N B (10.17) (10.18) (10.19) Sendo que é possível calcular Nc, Nq e N, que são designados de fatores de capacidade de carga, através das seguintes expressões matemáticas: a e 3.. tg( ) 4 a = variável definidora dos fatores de capacidade de carga; = ângulo de atrito do solo; e =,7188; e = 3, (10.0)

16 16 e sendo: OBS(s). a) cos () = cos(). cos(). b) cotg() = 1/tg(). e também: a Nc cot g( ). 1.cos (45 ) a Nq.cos (45 ) Kp = coeficiente de empuxo passivo do solo; e tg () = tg().tg(). tg ( ) Kp N. 1 cos (10.1) (10.) (10.3) OBS. As deduções das eq.(10.1) e eq.(1.) podem ser obtidas nos trabalhos de Prandtl (190) e Reissner (194); Contudo, a dedução da eq.(10.3) pode ser obtida em Velloso e Lopes (004). E, finalmente, levando-se em conta, todos elementos anteriores da dedução: eq.(10.17), eq.(10.18) e eq.(10.19), e substituindo estes elementos na eq.(10.16), tem-se a equação final proposta por Terzaghi (1943): 1 R c. Nc q. Nq. B.. N (10.4) R = tensão de ruptura do solo, ou capacidade de carga do solo; c = coesão do solo; =.D; = carregamento superficial devido ao peso do solo; = peso específico natural do solo; D = profundidade de embutimento da sapata, ou distância da superfície do solo a cota de apoio da fundação; B = largura da sapata, ou menor dimensão da sapata corrida em planta; e Nc, Nq e N = fatores de capacidade de carga. A Tabela 10.1 mostra os valores dos fatores de capacidade de carga para diferentes ângulos de atrito do solo.

17 Tabela Valores dos fatores de capacidade de carga para diferentes ângulos de atrito do solo 17 Nc Nq N 0 5,7 1,0 0,0 5 7,3 1,6 0,5 10 9,6,7 1, 15 1,9 4,4,5 0 17,7 7,4 5,0 5 5,1 1,7 9, ,,5 19,7 34 5,6 36,5 35, ,8 41,4 4, ,7 81,3 100, ,3 173,3 97, ,3 87,9 780, ,5 415,1 1153, Os fatores de capacidade de carga para diferentes ângulos de atrito do solo, também podem ser obtidos de forma gráfica como mostra a Figura Figura Variação dos fatores de capacidade de carga para diferentes ângulos de atrito do solo A Figura 10.6 mostra a foto de um experimento, e a nítida formação de uma superfície de ruptura, que é formada a partir de uma sapata carregada sobre barras empilhadas, tal superfície é similar à descrita no método de capacidade de carga de Terzaghi (Lambe e Whitman,1979).

18 18 Figura Foto de um experimento com uma fundação superficial (Lambe e Whitman,1979) 10.4 Extensão do método de cálculo da capacidade de carga de Terzaghi (1943) para difrentes formas de sapata Para determinação da capacidade de carga de sapatas quadradas e circulares Terzaghi propôs a seguinte equação: 1 R c. Nc. Sc q. Nq. Sq. B.. N. S (10.5) R = tensão de ruptura do solo, ou capacidade de carga do solo; c = coesão do solo; =.D; = carregamento superficial devido ao peso do solo; = peso específico natural do solo; D = profundidade de embutimento da sapata, ou distância da superfície do solo a cota de apoio da fundação; B = largura da sapata, ou menor dimensão da sapata em planta; no caso de sapata circular B é o diâmetro; e Nc, Nq e N = fatores de capacidade de carga; Sc, Sq e S = fatores de forma da sapata. A Tabela 10. apresenta os valores dos fatores de forma para os diferentes tipos de sapata.

19 19 Tabela Valores dos fatores de forma para os diferentes tipos de sapata Tipo de Sapata Sc Sq S Corrida 1,0 1,0 1,0 Quadrada 1,3 1,0 0,8 Circular 1,3 1,0 0, Extensão do método de Terzaghi (1943) para solos compressíveis Terzaghi propôs a utilização da mesma formulação de capacidade de carga para ser utilizada em os solos compressíveis; contudo, ele recomendou que o ângulo de atrito do solo () e a coesão do solo (c) do solo compressível fossem reduzidos do seguinte modo: tg. tg 3 (10.6) e ainda: c.c 3 (10.7) Diante do exposto, a fórmula de Terzaghi (1943), para solos compressíveis, corresponde a seguinte equação: 1 R' c '. Nc'. Sc q. Nq'. Sq. B.. N '. S (10.8) R = tensão de ruptura do solo para solo compressível, ou capacidade de carga do solo para solo compressível; c = coesão do solo corrigida; =.D; = carregamento superficial devido ao peso do solo; = peso específico natural do solo; D = profundidade de embutimento da sapata, ou distância da superfície do solo a cota de apoio da fundação; B = largura da sapata, ou menor dimensão da sapata em planta; no caso de sapata circular B é o diâmetro; e Nc, Nq e N = fatores de capacidade de carga para solos compressíveis; Sc, Sq e S = fatores de forma da sapata. A Tabela 10.3 apresenta, para os solos compressíveis, os valores dos fatores de capacidade de carga para diferentes ângulos de atrito do solo. Os fatores de capacidade de carga para solos compressíveis, considerandose diferentes ângulos de atrito do solo, também podem ser obtidos de forma gráfica como mostra a Figura 10.7.

20 0 Tabela Valores dos fatores de capacidade de carga para diferentes ângulos de atrito do solo (para os solos compressíveis) ' Nc' Nq' N' 0 0 5,7 1,0 0,0 3,34 5 6,7 1,4 0, 6, ,0 1,9 0,5 10, ,7,7 0,9 13, ,8 3,9 1,7 17,7 5 14,8 5,6 3, 1, ,0 8,3 5,7 4,1 34 3,7 11,7 9,0 5,0 35 5, 1,6 10,1 9, 40 34,9 0,5 18,8 33, , 35,1 37,7 36, ,8 50,5 60,4 38, ,3 65,6 87,1 Figura Variação dos fatores de capacidade de carga para solos compressíveis, considerando-se diferentes ângulos de atrito do solo

21 Proposta de De Beer (1970) para cálculo da capacidade de carga A proposta De Beer (1970) é uma extensão do método de Terzaghi (1943). No ano de 1970, De Beer deu uma importante contribuição ao método de Terzaghi (1943); pois ele propôs fórmulas para obter os fatores de forma, inclusive para sapatas retangulares. A Tabela 10.4 mostra os fatores de forma, que foram propostos por De Beer (1970), inclusive para sapatas retangulares. Tabela Fatores de forma (De Beer, 1970) Tipo de Sapata Sc Sq S Corrida 1,0 1,0 1,0 Retangular B Nq B B ,4 1. tg L Nc L L Nq Circular ou quadrada 1 0,6 1 tg Nc L = comprimento da sapata; B = largura, ou menor dimensão da sapata; = ângulo de atrito do solo; e Nc, Nq e N são os fatores de capacidade carga. Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 61. Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 010. BUENO, B. S.; VILAR, O. M. Mecânica dos solos. Apostila 69. Viçosa - MG: Universidade Federal de Viçosa, p. BUENO, B. S.; LIMA, D. C.; RÖHM, S. A. Capacidade de carga de fundações rasas. Apostila 04. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, p. BUENO, B. S.; VILAR, O. M. Mecânica dos solos. Vol.. São Carlos - SP: Escola de Engenharia de São Carlos - USP, p. (Bibliografia Principal) CAPUTO, H. P. Mecânica dos solos e suas aplicações. Vol.. Rio de Janeiro - RJ: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., p. CRAIG, R. F. Mecânica dos solos. 7. ed., Rio de Janeiro - RJ: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., p. DE BEER, E. E. Esperimental determination of shape factors and the bearin capacity factors of sand. London, Geotechnique, Vol. 0. Pag

22 LAMBE, T. W.; WITMAN, R. V. Soil mechanics, SI version. New York: John Wiley & Sons, p. HACHIC, W.; FALCONI F. F.; SAES, J. L. FROTA, G. Q. F.; CARVALHO, C. S.; NIYAMA, S. Fundações teórica e prática. São Paulo - SP: PINI, p. PRANDTL, L. Uber die härteplasticher körper. Nachr. Kgl. Ges. Wiss. Gottigen. Math. Phys. Klasse (apud Terzaghi, 1943). REISSNER, H. Zum erddruckproblem. In: INTERNATINAL CONGRESS OF APPLIED MECHANICS, 1., 194. Delft. Proceeding... Delft: Internatinal Congress of Applied Mechanics, 194. p TERZAGHI, K. Theoretical soil mechanics. New York, John Wiley and Sons, p. VELOSO, D. A.; LOPES F. R. Fundações. Volume 1. São Paulo - SP: Oficina de Textos, p.

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (. o arte) Conteúdo da parte 13 6 Método de Rankine 6 Método de Rankine 6.1 Introdução Os métodos

Leia mais

Fundações. Prof.(a): Débora Felten

Fundações. Prof.(a): Débora Felten Capacidade de carga em Fundação superficial rasa: A capacidade de carga é a tensão limite que o terreno pode suportar sem escoar (sem romper). Teoria de Terzaghi TERZAGHI (1943) desenvolveu uma teoria

Leia mais

Capacidade de Carga Geotécnica de Fundações

Capacidade de Carga Geotécnica de Fundações Capacidade de Carga Geotécnica de Fundações Fundações Rasas FUNDAÇÕES SLIDES 07 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Introdução Capacidade de carga Geotécnica Carga máxima

Leia mais

CAMPUS BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Tópico: EMPUXO PASSIVO E ATIVO

CAMPUS BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Tópico: EMPUXO PASSIVO E ATIVO CAMPUS BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MEC. SOLOS E ROCHAS Tópico: EMPUXO PASSIVO E ATIVO 1 3 4 5 Asa Sul 70 Brasília/DF Canova Engenharia 6 7 EMPUXO DE TERRA O empuxo de terra é a força resultante

Leia mais

Capacidade de Carga Geotécnica de Fundações

Capacidade de Carga Geotécnica de Fundações Capacidade de Carga Geotécnica de Fundações Fundações Rasas FUNDAÇÕES SLIDES 06 / AULA 07 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Introdução Capacidade de carga Geotécnica Carga

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA DEFINIÇÃO Ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato. A determinação do valor do empuxo de terra é fundamental na análise e projeto de

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Princípio das tensões efetivas; E tensões geostáticas Conteúdo da parte 1 1 Princípio das tensões efetivas 2 Evidências

Leia mais

17/03/2017 FUNDAÇÕES PROFESSORA: ARIEL ALI BENTO MAGALHÃES / CAPÍTULO 2 FUNDAÇÕES RASAS

17/03/2017 FUNDAÇÕES PROFESSORA: ARIEL ALI BENTO MAGALHÃES / CAPÍTULO 2 FUNDAÇÕES RASAS FUNDAÇÕES PROFESSORA: ARIEL ALI BENTO MAGALHÃES / ARIELALI@GMAIL.COM CAPÍTULO 2 FUNDAÇÕES RASAS 1 Critérios Fundação direta, rasa ou superficial é aquela em que as cargas da edificação (superestrutura)

Leia mais

FUNDAÇÕES RASAS DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA

FUNDAÇÕES RASAS DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 114 FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA FUNDAÇÕES RASAS DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 12)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 12) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 12) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (1. o Parte) Conteúdo da parte 12 1 Introdução 2 Diretrizes do estudo dos empuxos de terra 3 Coeficientes

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 14)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 14) Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 4) Hélio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Método gráfico direto de Coulomb de determinação de empuxos ativos. . o ) Determinar empuxo

Leia mais

Plano de Ensino de GEOTECNIA II TURMA A01 (2017/2)

Plano de Ensino de GEOTECNIA II TURMA A01 (2017/2) Plano de Ensino de GEOTECNIA II TURMA A01 (2017/2) 1. Ementa Noções de compressibilidade. Teoria do adensamento unidimensional. Resistência ao cisalhamento. Teoria do equilíbrio plástico ativo e passivo

Leia mais

FUNDAÇÕES RASAS INTRODUÇÃO

FUNDAÇÕES RASAS INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 114 FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA FUNDAÇÕES RASAS INTRODUÇÃO ana.paula.moura@live.com

Leia mais

Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016

Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016 Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016 PROBLEMAS Parte 1 1. O elemento A do solo arenoso da Figura 1 está sujeito a uma tensão

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 8)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 8) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 8) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Resistência ao cisalhamento dos solos (1. o Parte) Conteúdo da parte 8 1 Introdução Estado plano de tensões e ciclo

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Compressibilidade e adensamento (2. o Parte) Conteúdo da parte 6 7 Determinação do coeficiente de adensamento (C V

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10) Helio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Exercício relacionado à análise, com base na envoltória de resistência de Mohr- Coulomb

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 8)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 8) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 8) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Considerações sobre a curva de distribuição granulométrica Conteúdo da aula prática 1 Introdução 2 iâmetro efetivo

Leia mais

Capacidade de Carga - Sapatas

Capacidade de Carga - Sapatas Capacidade de Carga - Sapatas O cálculo da capacidade de carga, que no caso de fundações superficiais é a tensão de ruptura, depende das características do maciço de solo, da geometria do elemento de fundação

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT822

Leia mais

Aula 03 Tensão Admissível Prof:

Aula 03 Tensão Admissível Prof: 1 Aula 03 Tensão Admissível Prof: João Henrique Sumário Fundações Rasas... 2 Definições... 2 Forma das Sapatas... 3 Segurança nas Fundações Rasas ou Diretas (NBR 6122 de 2010)... 3 Itens da Norma NBR 6122

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser

Leia mais

Princípios da Mecânica Força

Princípios da Mecânica Força Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 5 a Aula Conceitos de Tensões total, neutra e efetiva Capilaridade Transmissão de tensões no solo Prof. Fernando A. M. Marinho Princípios da Mecânica Força Equilíbrio

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 4)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 4) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos I (parte 4) Helio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Exercícios relacionados à determinação da profundidade de sondagem e aos procedimentos da

Leia mais

Estruturas de Contenção Parte 1. Marcio Varela

Estruturas de Contenção Parte 1. Marcio Varela Estruturas de Contenção Parte 1 Marcio Varela Estruturas de Contenção Obras com estruturas de contenção Para a escolha da obra de contenção mais adequada de ser executada em uma determinada situação é

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 11)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 11) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 11) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Resistência ao cisalhamento dos solos (4. o Parte) Conteúdo da parte 11 6 Resistência ao cisalhamento das argilas

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Método UFRGS (2009) Utiliza os princípios básicos de conservação de energia para calcular

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2018 FUNDAÇÕES ESPECIAIS 1 Fundações especiais Estapata; Estaca T; Radier Estaqueados; Estacas

Leia mais

6 Análise Método Clássico

6 Análise Método Clássico 159 6 Análise Método Clássico No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise (por equilíbrio limite) do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5. Nos itens a seguir estão descritos

Leia mais

AULA 11: TENSÕES VERTICAIS DEVIDAS A CARGAS APLICADAS NA SUERFÍCIE DO TERRENO (SOBRECARGAS) Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 11: TENSÕES VERTICAIS DEVIDAS A CARGAS APLICADAS NA SUERFÍCIE DO TERRENO (SOBRECARGAS) Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 11: TENSÕES VERTICAIS DEVIDAS A CARGAS APLICADAS NA SUERFÍCIE DO TERRENO (SOBRECARGAS) Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 7.1 DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES Ao se aplicar uma carga na superfície do

Leia mais

Mecânica dos Solos e Fundações PEF a Aula. Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água

Mecânica dos Solos e Fundações PEF a Aula. Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 11 a Aula Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água Prof. Fernando A. M. Marinho Tipos de Muros de Contenção: Muros de Gravidade Muros

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Considerações Sobre Resistência de Ponta e Resistência Lateral Comparativo entre metodologias

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 9)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 9) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 9) Hélio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Exercício relacionado à análise dos resultados do ensaio de cisalhamento direto com base

Leia mais

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada de suportar tensões de tração e de cisalhamento. Geralmente

Leia mais

Sabesp. Profº Douglas Couri Jr. MUROS DE ARRIMO. Construção Pesada

Sabesp. Profº Douglas Couri Jr. MUROS DE ARRIMO. Construção Pesada Sabesp MUROS DE ARRIMO Construção Pesada Profº Douglas Couri Jr. Fonte / Material de Apoio: Material didático para aulas do Prof. Roberto Dias Leme Universidade Presbiteriana Mackenzie FESP /SP Definições:

Leia mais

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios Lista de Exercicios 1. QUESTÕES TEÓRICAS 1) No que consiste a tecnica de equilíbrio limite para analise de estabilidade de massas de solo? Quais as hipóteses mais importantes assumidas? 2) Descreva suscintamente

Leia mais

Notas de aulas de Estradas (parte 8)

Notas de aulas de Estradas (parte 8) 1 Notas de aulas de Estradas (parte 8) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Superelevação Conteúdo da parte 8 1 Introdução Cálculo da superelevação 3 Distribuição da superelevação 1 Introdução A superelevação

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 8)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 8) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 8) Helio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Exercício relacionado ao traçado do ciclo de Mohr para um elemento (ou pequena parte) de

Leia mais

Estados de Tensão e Critérios de ruptura

Estados de Tensão e Critérios de ruptura Estados de Tensão e Critérios de ruptura GEOTECNIA II SLIDES 09 / AULAS 17 e 18 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Tópicos abordados Coeficiente de empuxo em repouso Tensões

Leia mais

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b).

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b). 9 ESTADO PLANO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES As tensões e deformações em um ponto, no interior de um corpo no espaço tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de três componentes

Leia mais

Empuxos de Terra. Teoria de Coulomb Teoria de Rankine. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA II SLIDES 12.

Empuxos de Terra. Teoria de Coulomb Teoria de Rankine. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA II SLIDES 12. Empuxos de Terra Teoria de Coulomb Teoria de Rankine GEOTECNIA II SLIDES 1 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com EMPUXOS DE TERRA Força que uma massa de solo exerce sobre alguma

Leia mais

Empuxos de Terra. Teoria de Coulomb Teoria de Rankine. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA II SLIDES 15.

Empuxos de Terra. Teoria de Coulomb Teoria de Rankine. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA II SLIDES 15. Empuxos de Terra Teoria de Coulomb Teoria de Rankine GEOTECNIA II SLIDES 15 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com EMPUXOS DE TERRA Força que uma massa de solo exerce sobre alguma

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS II. Acréscimos de Tensão no Solo

MECÂNICA DOS SOLOS II. Acréscimos de Tensão no Solo MECÂNICA DOS SOLOS II Acréscimos de Tensão no Solo Aula 3 - Notas de aula Distribuição de Tensão no Solo Muitos problemas em obras de engenharia são causados por recalques, empuxos de terras, e capacidade

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 2)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 2) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 2) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Propagação de tensões induzidas no solo Conteúdo da parte 2 1 Introdução 2 Solução de Boussinesq para carga concentrada

Leia mais

Princípios da Mecânica Força

Princípios da Mecânica Força Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 Conceitos de Tensões total, neutra e efetiva Capilaridade Propagação de tensões no solo Princípios da Mecânica Força Equilíbrio Tensão Tensão normal Tensão tangencial

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 14)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 14) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 14) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Percolação e fluxo bidimensional Conteúdo da parte 14 1 Equação geral do fluxo bidimensional 2 Resolução da equação

Leia mais

EQUILÍBRIO LIMITE. Lista de Exercícios

EQUILÍBRIO LIMITE. Lista de Exercícios EQUILÍBRIO LIMITE Lista de Exercícios 1) Pretende-se ampliar um trecho de uma rodovia. As novas pistas irão margear um canal, conforme apresentado no desenho abaixo. Para determinar as propriedades do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Fundações e Obras de Terra UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de Engenharia Civil CÓDIGO: GCI031 PERÍODO/SÉRIE: 5º período TURMA: U CARGA HORÁRIA NATUREZA

Leia mais

Empuxos de Terra. Teoria de Coulomb Teoria de Rankine. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA II SLIDES 11 / AULA 22

Empuxos de Terra. Teoria de Coulomb Teoria de Rankine. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA II SLIDES 11 / AULA 22 Empuxos de Terra Teoria de Coulomb Teoria de Rankine GEOTECNIA II SLIDES 11 / AULA Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com EMPUXOS DE TERRA Força que uma massa de solo exerce

Leia mais

PEF3305 Mecânica dos Solos e das Rochas I Coleção 6 Geomecânica e a Teoria da Elasticidade

PEF3305 Mecânica dos Solos e das Rochas I Coleção 6 Geomecânica e a Teoria da Elasticidade 1) Um dos ensaios de campo usados para projetar fundações é a prova de carga sobre placa. Trata-se de uma placa circular metálica de 80 cm de diâmetro carregada por um macaco que reage contra uma viga.

Leia mais

Faculdade Novos Horizontes. Mecânica dos Solos 1 Curso de Engenharia Civil CAPÍTULO 1. Introdução à Mecânica dos Solos Histórico

Faculdade Novos Horizontes. Mecânica dos Solos 1 Curso de Engenharia Civil CAPÍTULO 1. Introdução à Mecânica dos Solos Histórico CAPÍTULO 1 Introdução à Mecânica dos Solos Histórico 1) MECÂNICA DOS SOLOS Estuda o comportamento do solo sob o aspecto da Engenharia Civil, segundo formulações teóricas de embasamento científico; Ciência

Leia mais

Exercícios para resolução fora do âmbito das aulas teórico-práticas - n os 7 e 8

Exercícios para resolução fora do âmbito das aulas teórico-práticas - n os 7 e 8 Licenciatura em Engenharia Civil 4º Ano 2º Semestre MECÂNICA DOS SOLOS 2 Ano lectivo 2003/2004 OLHA DE EXERCÍCIOS Nº1 IMPULSOS DE TERRAS Exercícios para resolução fora do âmbito das aulas teórico-práticas

Leia mais

Estruturas em Solo Reforçado e os Métodos de Dimensionamento por Equilíbrio Limite

Estruturas em Solo Reforçado e os Métodos de Dimensionamento por Equilíbrio Limite Estruturas em Solo Reforçado e os Métodos de Dimensionamento por Equilíbrio Limite André Estevão Ferreira da Silva Huesker Ltda, S. José dos Campos, SP Delma Vidal Instituto Tecnológico de Aeronáutica,

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS. Márcio Marangon. Professor Titular - UFJF

MECÂNICA DOS SOLOS. Márcio Marangon. Professor Titular - UFJF UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF Faculdade de Engenharia Departamento de Transportes e Geotecnia MECÂNICA DOS SOLOS Márcio Marangon Professor Titular - UFJF Versão: Dez/2018 Apresentação Os

Leia mais

UNINOVE Universidade Nove de Julho. Aula 05 Correlações e Solos Estratificados Prof: João Henrique

UNINOVE Universidade Nove de Julho. Aula 05 Correlações e Solos Estratificados Prof: João Henrique 1 Aula 05 Correlações e Solos Estratificados Prof: João Henrique Sumário Solo Estratificado... 1 Bulbo de Tensões... 1 2 Camadas... 2 Obtenção do Peso Específico natural (γnat)... 4 Obtenção de parâmetros

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina MECÂNICA DOS SOLOS II Código Docente Helio Marcos Fernandes Viana Semestre 2013.1 Carga horária 60h 1 EMENTA Princípio das tensões efetivas. Tensões

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 5) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Compressibilidade e adensamento (1. o Parte) Conteúdo da parte 5 1 Introdução 2 Principais passos que ocorrem no processo

Leia mais

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP PL OT 19, ,4 Competências

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP PL OT 19, ,4 Competências Unidade Curricular: Mecânica dos Solos II Área Científica: Engenharia Civil Curso / Ciclo: Licenciatura em Engenharia Civil - 1º Ciclo Docente Responsável: João Manuel Pinto Marado Ano Regime Tipo 2º Semestral

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Resistência ao cisalhamento das areias e argilas Solicitações drenadas - Areias 1 Solicitações

Leia mais

Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN

Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN Freitas Neto, O. Departamento de Geotecnia, Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo. Costa, F. A. A., Lima,

Leia mais

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 9 INTRODUÇÃO Os solos, como vários outros materiais, resistem bem a compressão, mas tem resistência limitada aos

Leia mais

OBRAS DE TERRA MUROS DE ARRIMO OU DE CONTENÇÃO

OBRAS DE TERRA MUROS DE ARRIMO OU DE CONTENÇÃO OBRAS DE TERRA Dimensionamento MUROS DE ARRIMO OU DE CONTENÇÃO CURSO: Engenharia Civil SÉRIE: 10º Semestre DISCIPLINA: Obras de Terra CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 aulas-hora CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 aulas-hora

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO Rômulo Castello H. Ribeiro SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT - CORREÇÕES Energia no Brasil: 70% da energia

Leia mais

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados 52 3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados Neste capítulo apresenta-se a metodologia utilizada para a determinação das propriedades mecânicas dos conglomerados, utilizando a interpretação

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 13)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 13) Ntas de aula prática de Mecânica ds Sls II (parte ) Héli Marcs Fernandes Viana Cnteúd da aula prática xercíci relacinad a cálcul d empux ativ pel métd de Rankine, qual é causad pr um sl granular (u arens)

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 13)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 13) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos I (parte 13) Helio Marcos Fernandes Viana Tema: Permeabilidade dos solos e fluxo unidimensional (2. o Parte) Conteúdo da parte 13 1 Classificação do solo de acordo

Leia mais

Notas de aulas de Estradas (parte 9)

Notas de aulas de Estradas (parte 9) 1 Notas de aulas de Estradas (parte 9) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Superlargura Conteúdo da parte 9 1 Introdução 2 Cálculo da superlargura 3 Distribuição da superlargura 2 1 Introdução Superlargura

Leia mais

4 Estabilidade estática do aterro reforçado

4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4.1. Introdução Neste capítulo apresenta-se a avaliação da estabilidade estática de um aterro de rejeitos de mineração reforçado com geossintéticos. A obra está

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 114 FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA RECALQUES ana.paula.moura@live.com PROGRAMAÇÃO

Leia mais

5 Análise Probabilística de um Muro de Contenção

5 Análise Probabilística de um Muro de Contenção Análise Probabilística de um Muro de Contenção. Introdução O segundo estudo de caso é o da análise probabilística da estabilidade de um muro de arrimo. Foram verificadas as probabilidades do tombamento,

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental. Análise de estabilidade de taludes

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental. Análise de estabilidade de taludes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental Análise de estabilidade de taludes Introdução Abordagem estática dos problemas de estabilidade Hipótese de equilíbrio numa massa

Leia mais

Introdução. Empuxo de terra é a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato.

Introdução. Empuxo de terra é a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato. Empuxos de Terra Introdução Empuxo de terra é a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato. A determinação do valor do empuxo de terra é fundamental na análise e projeto de obras

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS Aula 4. Prof: Leonardo Guimarães

Departamento de Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS Aula 4. Prof: Leonardo Guimarães Departamento de Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ESTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS Aula 4 Prof: Leonardo Guimarães Método das Fatias das Análises de Estabilidade Método das Fatias das

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1 Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 Prof: Diego R. Alba 1. O macaco AB é usado para corrigir a viga defletida DE conforme a figura. Se a força compressiva

Leia mais

Tensões no Solo Exercícios

Tensões no Solo Exercícios Tensões no Solo Exercícios 1. Dado o perfil geotécnico abaixo, calcule: a) as tensões devidas ao peso próprio do solo σ e σ e as pressões neutras; ( ) V V b) adotando o valor de k 0 = 0,5 para todas as

Leia mais

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS Nome: nº turma INTRODUÇÃO Um escoamento em canal aberto é caracterizado pela existência de uma superfície livre. Esta superfície é na realidade uma interface entre dois

Leia mais

Recalques em Estacas. Teoria da Elasticidade

Recalques em Estacas. Teoria da Elasticidade Recalques em Estacas Teoria da Elasticidade A estimativa de tensões e recalques em um ponto no interior do solo, induzido por uma estaca sob carregamento vertical é um problema altamente complexo que envolve

Leia mais

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO 1) Determinar a tensão normal média de compressão da figura abaixo entre: a) o bloco de madeira de seção 100mm x 120mm e a base de concreto. b) a base de concreto

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV332 Mecânica dos Solos I

Programa Analítico de Disciplina CIV332 Mecânica dos Solos I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Tópicos Especiais de Mecânica dos Solos

Tópicos Especiais de Mecânica dos Solos Tópicos Especiais de Mecânica dos Solos Estruturas de Contenção de Solo Reforçado PROFESSOR: BRUNO TEIXEIRA DANTAS Objetivo Geral Desenvolver habilidades, competências e atitudes necessárias à compreensão

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV431 Laboratório de Mecânica dos Solos

Programa Analítico de Disciplina CIV431 Laboratório de Mecânica dos Solos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2

Leia mais

O que é Resistência dos Materiais?

O que é Resistência dos Materiais? Roteiro de aula O que é Resistência dos Materiais? Definições Resistência x Rigidez Análise x Projeto Áreas de Aplicação Forças externas Esforços internos Elementos estruturais Hipóteses básicas Unidades

Leia mais

Estruturas de Aço e Madeira Aula 17 Peças de Madeira Ligadas por Parafusos e Pregos

Estruturas de Aço e Madeira Aula 17 Peças de Madeira Ligadas por Parafusos e Pregos Estruturas de Aço e Madeira Aula 17 Peças de Madeira Ligadas por Parafusos e Pregos - Generalidades sobre Ligações em Madeira; - Ligações com Pinos Metálicos; Prof. Juliano J. Scremin 1 Aula 17 - Seção

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CONCEITO A capacidade de carga de uma fundação

Leia mais

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal.

Lista de Exercício 3 Elastoplasticidade e Análise Liimite 18/05/2017. A flexão na barra BC ocorre no plano de maior inércia da seção transversal. Exercício 1 Para o sistema estrutural da figura 1a, para o qual os diagramas de momento fletor em AB e força normal em BC da solução elástica são indicados na figura 1b, estudar pelo método passo-a-passo

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE MUROS DE SUPORTE (2003/04)

EXERCÍCIOS SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE MUROS DE SUPORTE (2003/04) TEORIA DAS FUNDAÇÕES EXERCÍCIOS SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE MUROS DE SUPORTE (2003/04) DEC FCTUC 1 Utilizando a teoria de Rankine, determine as acções externas que actuam sobre o muro de suporte, nas seguintes

Leia mais

UFABC- Universidade Federal do ABC- PROEXT 2011/2012. Gestão de Riscos Geológicos em Ambiente Urbano: Escorregamentos e Processos Correlatos

UFABC- Universidade Federal do ABC- PROEXT 2011/2012. Gestão de Riscos Geológicos em Ambiente Urbano: Escorregamentos e Processos Correlatos UFABC- Universidade Federal do ABC- PROEXT 2011/2012 Gestão de Riscos Geológicos em Ambiente Urbano: Escorregamentos e Processos Correlatos 2º OFICINA: SOLUÇÕES DE ESTABILIZAÇÃO CLÁUDIA PAIVA FATORES CONDICIONANTES

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenaria Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Roberta Bomfim Boszczowski roberta.bomfim@ufpr.br Setembro 2016 Carregamento Lateral em Estacas 1 Carregamento

Leia mais

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS PROBLEMAS ENVOLVENDO DIAGRAMA DE ESFORÇO NORMAL

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS PROBLEMAS ENVOLVENDO DIAGRAMA DE ESFORÇO NORMAL Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Construção e Estruturas Professor: Armando Sá Ribeiro Jr. Disciplina: ENG285 - Resistência dos Materiais I-A www.resmat.ufba.br 3ª LISTA

Leia mais

Muro de arrimo de concreto armado. Generalidades Terminologia Detalhes de execução Drenagem Juntas de dilatação Cargas solicitantes Dimensionamento

Muro de arrimo de concreto armado. Generalidades Terminologia Detalhes de execução Drenagem Juntas de dilatação Cargas solicitantes Dimensionamento Muro de arrimo de concreto armado Generalidades Terminologia Detalhes de execução Drenagem Juntas de dilatação Cargas solicitantes Dimensionamento Muros de arrimo de concreto armado Nos muros de arrimo

Leia mais

Compactação Exercícios

Compactação Exercícios Compactação Exercícios 1. Num ensaio de compactação foram obtidos os dados listados na tabela abaixo Identificação 1 2 3 4 5 Teor de umidade, w (%) 5,2 6,8 8,7 11,0 13,0 Massa do cilindro + solo (g) 9810

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 07 Tensões no solo: Tensões em uma massa de solo Augusto Romanini

Leia mais

38. Adesão solo-metal (Ca) versus teor de água no solo (kg.kg -1 ), Argissolo Vermelho (valores médios de três repetições) 94 39. Ângulo de atrito solo-metal (8), versus teor de água no solo (kgkg ), Argissolo

Leia mais

2 Critérios de Resistência

2 Critérios de Resistência 2 Critérios de Resistência O critério de resistência de solos sempre foi um foco de interesse na engenharia geotécnica, porque ele é responsável pela determinação do fator de segurança ao colapso. Como

Leia mais

Mecânica Geral 1 Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

Mecânica Geral 1 Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori. Bibliografia Básica: BEER, F. P.; JOHNSTON JUNIOR, E. R. Mecânica vetorial para engenheiros: cinemática e dinâmica 5ª ed. 2v. São Paulo: Makron, 1994. HIBBELER, R. C. Dinâmica: Mecânica para Engenharia.

Leia mais

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE 3 ESFORÇO NORMAL SIMPLES O esforço normal simples ocorre quando na seção transversal do prisma atua uma força normal a ela (resultante) e aplicada em seu centro de gravidade (CG). 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

Leia mais