Plano de Ensino de GEOTECNIA II TURMA A01 (2017/2)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Ensino de GEOTECNIA II TURMA A01 (2017/2)"

Transcrição

1 Plano de Ensino de GEOTECNIA II TURMA A01 (2017/2) 1. Ementa Noções de compressibilidade. Teoria do adensamento unidimensional. Resistência ao cisalhamento. Teoria do equilíbrio plástico ativo e passivo em maciços. Métodos de cálculo em empuxos. Projetos de muros de arrimo. Noções de estabilidade de taludes. 2. Objetivos 2.1. Objetivos Gerais Desenvolver o conhecimento dos solos como material de construção e como estrutura. Inserir o conceito de contenções Objetivos Específicos 1. Estudar as causas, os efeitos e como se processa a percolação de água através do solo. 2. Dominar os conceitos de resistência ao cisalhamento e compressibilidade dos solos. 3. Conceituar empuxos ativos, passivos e no repouso. 4. Capacitar para aplicação dos métodos de cálculo e conceitos no projeto de muros de arrimo. 5. Conhecer os procedimentos técnicos para a análise da estabilidade de taludes. 3. Conteúdo Programático 1. Fluxo Unidimensional 1.1 Conceito de carga 1.2 Força de percolação 1.3 Gradiente hidráulico crítico 1.4 Critério de filtros 2. Fluxo Bidimensional 2.1 Conceito de rede de fluxo 3. Compressibilidade 3.1 Conceito de compressibilidade e expansibilidade dos solos 3.2 Ensaio de adensamento Pressão de pré-adensamento Adensamento secundário 3.3 Teoria do adensamento unidimensional Grau de adensamento 3.4 Determinação do coeficiente de adensamento 3.5 Correção do recalque para o período de construção 4. Resistência ao cisalhamento 4.1 Teoria de ruptura de Mohr-Coulomb

2 4.2 Estado plano de tensões círculo de Mohr 4.3 Princípio da pressão efetiva em termos de resistência ao cisalhamento. 4.4 Ensaio de resistência ao cisalhamento 4.5 Trajetória de pressões 4.6 Pressões neutras provenientes das deformações por cisalhamento 5. Empuxos de terra 5.1 Empuxos ativos, passivos e em repouso Equilíbrio plástico ativo e passivo em maciços Condições de deformação necessárias para desenvolvimento do equilíbrio plástico. 5.2 Teoria de Rankine Empuxos ativos Empuxos passivos 5.3 Influência do atrito solo-muro 5.4 Teoria de Coulomb Empuxos ativos Empuxos passivos 5.5 Método da espiral logarítmica para empuxo passivo 5.6 Empuxos de terras em muros indeslocáveis e muros que possuem deformações limitadas. 6. Muros de arrimo 6.1 Tipos de muros de arrimo 6.2 Estabilidade dos muros de arrimo Tombamento Deslizamento Capacidade de carga 7. Estabilidade de taludes de terra 7.1 Métodos de cálculo de estabilidade de taludes. 4. Metodologia A estratégia de ensino consiste em: Aulas expositivas e dialogadas com interação direta com os alunos. Desenvolvimento do conteúdo utilizando apresentações de slides em power point e quadro convencional. Atendimento a alunos de forma individual e em grupos no PROA (Programa de Orientação Acadêmica ao Aluno) em horários agendados. Utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI): o Site dos docentes da PUC-GO: o o Grupos de diálogo via whattsapp.

3 5. Avaliação Por meio de provas individuais e sem consulta. Sistematização: Frequência: Para a aprovação exige-se uma frequência mínima de 75% da carga horária total de 80 horas-aula. Assim, para a aprovação, é preciso que aluno tenha pelo menos 60 horas-aula de frequência, incluindo as AED. De acordo com o Artigo 76, parágrafo 1, do Regimento Interno da PUC-GO não existe abono de faltas. Primeiro Bimestre N1: Prova 1: 31 de agosto e 50% da N1 (Aula 01 até 07). Conteúdo: Fluxo Unidimensional e Fluxo Bidimensional. Prova 2: 28 de setembro e 50% da N1 (Aula 09 até 14). Conteúdo: Deformações devidas a carregamentos externos, Compressibilidade, Adensamento. Segundo Bimestre N2: Avaliação Interdisciplinar: 09 de novembro. 10% da N2. Prova 3: 23 de novembro e 50% da RN2 (Aula 16 até 27). Conteúdo: Estados de tensão e critérios de ruptura, Resistência ao cisalhamento, Estruturas de contenção, Empuxos de terra. Prova 4: 14 de dezembro e 50% da RN2 (Aula 29 até 33). Conteúdo: Muros de gravidade, Estabilidade de taludes. Prova substitutiva: Será feita fora do horário de aula, pois será geral a todas as turmas do professor. Para ter direito a fazer a prova substitutiva o discente deverá observar as seguintes premissas: Não ter feito uma das Provas regulares; Estar reprovado com as notas P1 a P4; Será avaliado todo conteúdo do curso de Geotecnia II; A nota da Prova Substitutiva (PS) substituirá a nota de apenas uma das provas regulares. Todas as provas terão valor de 10 pontos. Média Final (MF): dever ser maior ou igual a 5,0. N1 = (P1 + P2) / 2 RN2 = (P3 + P4) / 2 N2 = 0,9 x RN2 + AI MF = (0,4 x N1) + (0,6 x N2) Apreciação de atitudes ilícitas: Se, durante as avaliações, o(a) aluno(a) for pego(a) com material de consulta não autorizado ("cola") ou equipamento eletrônico não autorizado (celular, tablet, calculadora com armazenamento de textos e de imagens), o(a) mesmo(a) terá atribuída nota zero à avaliação e será aberto um processo administrativo. Observação importante: Não é permitido o uso de calculadora HP ou calculadora que armazene textos e/ou imagens.

4 6. Bibliografia Básica CAPUTO, M.P. Mecânica dos solos e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, HACHICH, W. et al. Fundações: teoria e prática. São Paulo: PINI, PINTO, C.S. Curso básico de mecânica dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, Bibliografia Complementar LAMBE, T.W.; WHITMAN, R.V. Soil mechanics: SI version b. New York: John Wiley and Sons,1969. TERZAGHI, K.; PECK, R.B.; MESRI, G. Soil mechanics in engineering practice. 3. ed. New York: John Wiley and Sons,1996. TSHEBARTORIOFF, G. P. Fundações, estruturas de arrimo e obras de terra. São Paulo: Mc Graw Hill do Brasil, MASSAD, F. Obras de Terra: curso básico de geotecnia. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, CRAIG, R.F. Mecânica dos solos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, Atividades Externas da Disciplina (AED) Resolução de Listas de Exercícios. A orientação das atividades se dará ao longo do curso. Consistirá em quatro atividades com 2 horas-aula cada e totalizando 8 horasaula. A entrega de cada atividade corresponde aos dias de provas definidos no Cronograma. 9. Cronograma Aula Data Conteúdo 1 7/8 Apresentação do Plano de Curso e diretrizes da disciplina. Revisão de cálculo de tensões verticais. 2 10/8 3 14/8 4 17/8 5 21/8 6 24/8 7 28/8 Definição de Permeabilidade. Metodologias para determinação do coeficiente de permeabilidade do solo. Fatores intervenientes no valor do coeficiente de permeabilidade. Permeabilidade em terrenos estratificados. Cargas hidráulicas. Fluxo Unidimensional. Força de Percolação.Tensões no solo submetido à percolação. Gradiente Crítico. Redução do gradiente de saída. Critérios de Filtro. Exemplo. Dois exemplos: análise de tensões e de cargas em permeâmetros com fluxo ascendente e descendente. Fluxo Bidimensional. Redes de Fluxo: definições e conceitos. Percolação sob pranchada. Exemplo de cálculo de vazão. Fluxo confinado e não-confinado. Métodos para o traçado da rede de fluxo. Interpretação de redes de fluxo. Exemplo. Exercício de interpretação de fluxo sob barragem utilizando rede de fluxo: cálculo de tensões efetivas. Esclarecimento de dúvidas para prova. 8 31/8 Prova 1 (Primeira avaliação de N1) 9 4/9 Deformações devidas a carregamentos externos. Ensaios para determinação da compressibilidade do solo. Ensaios de compressão axial, triaxial e edométrica. Métodos de cálculo de recalques. Cálculo pela Teoria da Elasticidade e pela compressibilidade edométrica. Curva de compressibilidade de argilas. Tensão de pré-adensamento. Métodos de Casagrande e de Pacheco Silva. Cálculo de recalques de solo pré-adensado - exemplo.

5 7/9 Independência do Brasil/Feriado/Recesso 10 11/9 Teoria do Adensamento: evolução dos recalques com o tempo. Analogia Mecânica de Terzaghi. Teoria do adensamento unidimensional de Terzaghi. Grau de adensamento. Coeficiente de compressibilidade. Equação Diferencial do Adensamento. Solução da equação de adensamento. Porcentagem de recalque. Equações aproximadas para U. Exemplo de aplicação /9 Teoria do Adensamento: tópicos complementares. Ensaio de compressão edométrica. Determinação do coeficiente de adensamento por Casagrande e por Taylor. Adensamento Secundário, exemplo. Processos para acelerar recalques. Recalques durante o período construtivo /9 Resolução de exemplo /9 Resolução de exemplo /9 Esclarecimento de dúvidas e resolução de exercícios /9 Prova 2 (Segunda avaliação de N1) 16 2/10 Estados de Tensão. Coeficiente de empuxo no repouso. Círculo de Mohr. Determinação do Polo. Tensões principais. Exemplo. Estado de tensões efetivas. 17 5/10 Resistência ao cisalhamento. Critérios de ruptura. Ensaios de resistência ao cisalhamento em solos. 18 9/10 Resolução de exemplos. 12/10 Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil/Feriado/Recesso 19 16/10 Resistência de argilas e areias /10 III Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. Revisão de Estruturas de Contenção. Fator de fluxo. 23/10 Aniversário de Goiânia/Recesso/Feriado 21 26/10 Empuxos de Terra: Teorias de Coulomb e de Rankine /10 Exemplos de cálculos de empuxos de terra. 2/11 Finados/Feriado/Recesso 23 6/11 Exemplos de cálculos de empuxos de terra. 24 9/11 Avaliação Interdisciplinar - AI 25 13/11 Esclarecimento de dúvidas e resolução de exercícios /11 Prova 3 (Primeira avaliação de N2) 27 20/11 Muros de gravidade exemplo início /11 Muros de gravidade - exemplo /11 Estabilidade de Taludes - Definições /11 Método de Fellenius - Exemplo. 31 4/12 CONENGE 32 7/12 CONENGE 33 11/12 Esclarecimento de dúvidas /12 Prova 4 (Segunda avaliação de N2) 35 18/12 Entrega de notas finais /12 Lançamento de Notas. Finalização do Curso e do Semestre. Observações: A devolução e os comentários das avaliações se darão em até 15 dias após a realização das provas; O presente Cronograma poderá sofrer alterações durante o desenvolvimento do curso; Alterações prévias no Cronograma deverão ser acordadas por pelo menos 70% dos discentes e frequentes da turma e com anuência do professor.

6 10. Material de Apoio Notas de aula e textos disponibilizados no Site dos docentes da PUC-GO: o

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Plano de Ensino de GEOTECNIA I TURMAS A02 e C01 PRELEÇÃO

Plano de Ensino de GEOTECNIA I TURMAS A02 e C01 PRELEÇÃO Plano de Ensino de GEOTECNIA I TURMAS A02 e C01 PRELEÇÃO 1. Ementa Fundamentos de geologia de engenharia. Estudo das propriedades físicas e classificação dos solos. Compactação. Pressões geostáticas e

Leia mais

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMA A03 (2017/2)

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMA A03 (2017/2) Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMA A03 (2017/2) 1. Ementa Tipos de fundações. Capacidade de carga na ruptura e estimativa de recalques de fundações superficiais e profundas: métodos teóricos e semi-empíricos.

Leia mais

Plano de Ensino de GEOTECNIA I - TURMAS B01 e B02

Plano de Ensino de GEOTECNIA I - TURMAS B01 e B02 Plano de Ensino de GEOTECNIA I - TURMAS B01 e B02 1. Ementa Fundamentos de geologia de engenharia. Estudo das propriedades físicas e classificação dos solos. Compactação. Pressões geostáticas e pressões

Leia mais

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMAS A03 e B02

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMAS A03 e B02 Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMAS A03 e B02 1. Ementa Tipos de fundações. Capacidade de carga na ruptura e estimativa de recalques de fundações superficiais e profundas: métodos teóricos e semi-empíricos.

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

P L A N O D E C U R S O. Objetivos Gerais: Estudar o solo como material de construção e como material para estruturas.

P L A N O D E C U R S O. Objetivos Gerais: Estudar o solo como material de construção e como material para estruturas. D E PA RTA M E N T O D E E N G E N H A R I A E N G 1 0 8 1 - G E O T E C N I A I T U R M A C 0 1 3 Ementa: P L A N O D E C U R S O Fundamentos de geologia de engenharia. Estudo das propriedades físicas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSOS QUE ATENDE DEPARTAMENTO ENGENHARIA CIVIL

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS. Márcio Marangon. Professor Titular - UFJF

MECÂNICA DOS SOLOS. Márcio Marangon. Professor Titular - UFJF UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF Faculdade de Engenharia Departamento de Transportes e Geotecnia MECÂNICA DOS SOLOS Márcio Marangon Professor Titular - UFJF Versão: Dez/2018 Apresentação Os

Leia mais

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT822

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV431 Laboratório de Mecânica dos Solos

Programa Analítico de Disciplina CIV431 Laboratório de Mecânica dos Solos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Fundações e Obras de Terra UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de Engenharia Civil CÓDIGO: GCI031 PERÍODO/SÉRIE: 5º período TURMA: U CARGA HORÁRIA NATUREZA

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC-00259)

MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC-00259) MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC-00259) Apresentação Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng. Civil, DSc (Teoria, Aplicações e Laboratório) ENGENHARIA GEOTÉCNICA A boa engenharia pressupõe economia e segurança

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV332 Mecânica dos Solos I

Programa Analítico de Disciplina CIV332 Mecânica dos Solos I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade ALEONES JOSÉ DA CRUZ JUNIOR Técnico Integrado em Edificações Mecânica

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6118; NBR 6120; NBR 7191; NBR 8681; NBR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6118; NBR 6120; NBR 7191; NBR 8681; NBR DISCIPLINA: Estrutura de Concreto Armado II Ementa: Introdução às fundações superficiais: Alicerce corrido; Sapatas quadradas; Sapatas retangulares; Sapatas conjugadas. Introdução às fundações profundas:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS CURSO: Técnico

Leia mais

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 9 INTRODUÇÃO Os solos, como vários outros materiais, resistem bem a compressão, mas tem resistência limitada aos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 00 Apresentação da Disciplina Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1

Leia mais

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia.

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia. ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ENG 4281 FENÔMENOS DE TRANSPORTE Professor: D.Sc. Felipe Corrêa Veloso dos Santos Plano da disciplina 2017.1 Turma A02 EMENTA Hidrostática: equação fundamental;

Leia mais

ANEXO I. Programa da Prova

ANEXO I. Programa da Prova CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR ADJUNTO 40h/DE ÁREA GEOTECNIA MATÉRIAS Mecânica dos Solos, Fundações, Obras de Terra, Pavimentação ANEXO I Programa da Prova Mecânica dos Solos: Noções de Geologia

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PLANO DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina MECÂNICA DOS SOLOS II Código Docente Helio Marcos Fernandes Viana Semestre 2013.1 Carga horária 60h 1 EMENTA Princípio das tensões efetivas. Tensões

Leia mais

Estruturas de Contenção Parte 1. Marcio Varela

Estruturas de Contenção Parte 1. Marcio Varela Estruturas de Contenção Parte 1 Marcio Varela Estruturas de Contenção Obras com estruturas de contenção Para a escolha da obra de contenção mais adequada de ser executada em uma determinada situação é

Leia mais

Estados de Tensão e Critérios de ruptura

Estados de Tensão e Critérios de ruptura Estados de Tensão e Critérios de ruptura GEOTECNIA II SLIDES 09 / AULAS 17 e 18 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Tópicos abordados Coeficiente de empuxo em repouso Tensões

Leia mais

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017 Laboratório de Mecânica dos Solos Primeiro Semestre de 2017 Aula 8 Permeabilidade 1. A água no solo Problemas práticos envolvendo percolação: Barragens: Vazões infiltradas, piping, dimensionamento de filtros

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01

MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01 CAMPUS BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01 REDE DE FLUXO 1 Conteúdo da Aula Apresentação da Disciplina (ementa, programa, regras...) Fluxo unidimensional (revisão)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 01 Fluxo no Solo Introdução Eng. Civil Augusto Romanini (FACET

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV336 Elementos da Geotecnia Ambiental

Programa Analítico de Disciplina CIV336 Elementos da Geotecnia Ambiental Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 1

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 6) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Compressibilidade e adensamento (2. o Parte) Conteúdo da parte 6 7 Determinação do coeficiente de adensamento (C V

Leia mais

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP PL OT 19, ,4 Competências

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP PL OT 19, ,4 Competências Unidade Curricular: Mecânica dos Solos II Área Científica: Engenharia Civil Curso / Ciclo: Licenciatura em Engenharia Civil - 1º Ciclo Docente Responsável: João Manuel Pinto Marado Ano Regime Tipo 2º Semestral

Leia mais

Teoria do Adensamento

Teoria do Adensamento Teoria do Adensamento Tópicos complementares GEOTECNIA II SLIDES 08 / AULA 13 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Ensaio de Adensamento Ensaio de compressão edométrica Compressão

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2017 Areias Solos muito permeáveis Comportamento controlado pelas forças de gravidade, logo pelo tamanho

Leia mais

Teoria do Adensamento

Teoria do Adensamento Teoria do Adensamento Tópicos complementares GEOTECNIA II SLIDES 09 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Ensaio de compressão edométrica Compressão de uma amostra de solo contida

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Resistência ao cisalhamento das areias e argilas Solicitações drenadas - Areias 1 Solicitações

Leia mais

Faculdade Novos Horizontes. Mecânica dos Solos 1 Curso de Engenharia Civil CAPÍTULO 1. Introdução à Mecânica dos Solos Histórico

Faculdade Novos Horizontes. Mecânica dos Solos 1 Curso de Engenharia Civil CAPÍTULO 1. Introdução à Mecânica dos Solos Histórico CAPÍTULO 1 Introdução à Mecânica dos Solos Histórico 1) MECÂNICA DOS SOLOS Estuda o comportamento do solo sob o aspecto da Engenharia Civil, segundo formulações teóricas de embasamento científico; Ciência

Leia mais

Mecânica dos Solos e Fundações PEF a Aula. Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água

Mecânica dos Solos e Fundações PEF a Aula. Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 11 a Aula Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água Prof. Fernando A. M. Marinho Tipos de Muros de Contenção: Muros de Gravidade Muros

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 01 Fluxo no Solo Introdução Eng. Civil Augusto Romanini (FACET

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 13) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (. o arte) Conteúdo da parte 13 6 Método de Rankine 6 Método de Rankine 6.1 Introdução Os métodos

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia Civil

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia Civil Disciplina: Geotecnia II C.H. Teórica: 40 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia Civil Período Letivo: Série: Periodo: 2 sem/2014 5ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de Ingresso: 2º

Leia mais

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada de suportar tensões de tração e de cisalhamento. Geralmente

Leia mais

Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento

Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento GEOTECNIA II SLIDES 12 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Resistência dos solos A resistência ao cisalhamento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 1) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Princípio das tensões efetivas; E tensões geostáticas Conteúdo da parte 1 1 Princípio das tensões efetivas 2 Evidências

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser

Leia mais

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico ALUNO REGULAR

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico ALUNO REGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA, ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico Edital Nº 003/2016 de seleção do PPG-GECON ALUNO REGULAR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 77/2017 PROFESSOR SUBSTITUTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 77/2017 PROFESSOR SUBSTITUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br

Leia mais

GEO-45. Engenharia Geotécnica II. Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula

GEO-45. Engenharia Geotécnica II. Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula GEO-45 Engenharia Geotécnica II Adensamento de Argilas Moles Slides das Figuras Complementares às Notas da Teoria tomadas em Sala de Aula Paulo Hemsi 2010 Adensamento de Solos Argilosos Moles Obras Portuárias

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 10 Barragens Analise de Estabilidade Eng. Civil Augusto Romanini

Leia mais

EDITAL ATAc-2/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL ATAc-2/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL ATAc-2/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Vice-Diretor em exercício da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados

Leia mais

Profa. Dra. Lizandra Nogami

Profa. Dra. Lizandra Nogami Universidade de Cuiabá Campus Barão Curso de Engenharia Civil Profa. Dra. Lizandra Nogami Agradecimentos: Prof. Dr. Jefferson Lins Profa. Msc. Rafaela Faciola Teoria do Livro: PINTO, Carlos de Sousa. Curso

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV432 Introdução à Mecânica das Rochas

Programa Analítico de Disciplina CIV432 Introdução à Mecânica das Rochas 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DA DISCIPLINA ECV 5104 MECÂNICA DOS SOLOS I (72 horas/aula) Créditos: 4 Professor: Rafael Reis Higashi (rrhigashi@gmail.com)

Leia mais

Teoria do adensamento: Evolução dos recalques com o tempo

Teoria do adensamento: Evolução dos recalques com o tempo Teoria do adensamento: Evolução dos recalques com o tempo Mec. Solos II - Aula 05 Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira FEIS/UNESP Departamento de Engenharia Civil Geotecnia Capítulo 10 Tópicos abordados

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO CONCURSOS PÚBLICOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 010/2008 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES Conforme Ato

Leia mais

PLANO DE CURSO. Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental. Disciplina Ofertada Para os Cursos:

PLANO DE CURSO. Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental. Disciplina Ofertada Para os Cursos: Universidade Federal de Campina Grande UFCG Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar CCTA Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental UACTA Campus: Pombal PLANO DE CURSO 1.0 - DETALHES DA

Leia mais

Lista de Exercícios de Adensamento

Lista de Exercícios de Adensamento UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil Setor de Geotecnia CIV 333 - Mecânica dos Solos II Prof. Paulo Sérgio de Almeida Barbosa Lista de

Leia mais

Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico.

Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico. Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico. 95.(FUB/CEPE/2016) As curvas de nível, método utilizado para representar o relevo terrestre, nunca se cruzam, apenas se tocam quando representam

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Barragens (ENG 2120) Ricardo Ferreira C01/ :30h-22:00h (seg e qui)/ Área 3 sala E401

Barragens (ENG 2120) Ricardo Ferreira C01/ :30h-22:00h (seg e qui)/ Área 3 sala E401 Barragens (ENG 10) C01/ 017-1 0:30h-:00h (seg e qui)/ Área 3 sala E01 FEVEREIRO Aulas previstas (horas-aula): 10 Aulas previstas acumuladas (horas-aula): 10 Aulas dadas (horas-aula): 10 Aulas dadas acumuladas

Leia mais

Compressibilidade e Teoria do adensamento. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin

Compressibilidade e Teoria do adensamento. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compressibilidade e Teoria do adensamento Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compressibilidade É a diminuição do volume sob a ação de cargas aplicadas. É uma característica que todos os materiais possuem

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2015 Relações Tensão x Deformação e s Relações Tensão x Deformação Elástico linear s Elástico não

Leia mais

ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Gustavo Reis Campos ( PLANO DE ENSINO 2016/2

ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Gustavo Reis Campos (  PLANO DE ENSINO 2016/2 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Gustavo Reis Campos (e-mail: gustavoreiscampos@hotmail.com)

Leia mais

Apresentação do Plano de Curso e diretrizes da disciplina. Capítulo 1: Definições, Histórico e Aplicações

Apresentação do Plano de Curso e diretrizes da disciplina. Capítulo 1: Definições, Histórico e Aplicações Apresentação do Plano de Curso e diretrizes da disciplina Capítulo 1: Definições, Histórico e Aplicações Resistência dos materiais I SLIDES 01 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com

Leia mais

Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás

Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás Detalhes da Disciplina Código ENG1640 Nome da Disciplina ESTRUTURAS METÁLICAS Carga Horária

Leia mais

Horizontes do solo. Em geral nos solos tropicais tem-se: a)colúvio b) solo residual maduro c)solo residual jovem d)alteração de rocha

Horizontes do solo. Em geral nos solos tropicais tem-se: a)colúvio b) solo residual maduro c)solo residual jovem d)alteração de rocha MECÂNICA DOS SOLOS A Mecânica dos Solos é uma disciplina da Engenharia Civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de

Leia mais

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Profª Aline Cristina Souza dos Santos (alinecris16@hotmail.com) ESTRUTURA SOLO GEOLOGIA GEOTECNIA MECÂNICA DAS ROCHAS MECÂNICA DOS SOLOS

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3 Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP Análises da Estabilidade de Taludes de Barragens Escolha das Seções Críticas seção de altura

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Teoria do Adensamento

Teoria do Adensamento Teoria do Adensamento Eolução dos Recalques com o Tempo GEOTECNIA II SLIDES 08 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com O processo de adensamento Adensamento Aaliação dos recalques

Leia mais

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 14)

Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 14) 1 Notas de aulas de Mecânica dos Solos II (parte 14) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Empuxos de terras (3. o Parte) Conteúdo da parte 14 7 Método de Coulomb 8 Introdução à drenagem em muros de contenção

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 8.1 RECALQUES DEVIDOS A CARREGAMENTOS NA SUPERFÍCIE As deformações ocorridas na

Leia mais

EDITAL nº 64/2018 FEG/STDARH

EDITAL nº 64/2018 FEG/STDARH EDITAL nº 64/2018 FEG/STDARH Acham-se abertas, nos termos do Despacho 43/2018-PROPEG, publicado no DOE de 07/03/2018, e com base na Resolução UNESP nº 29/2015, alterada pela Resolução UNESP nº 81/2017,

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Tensões no solo Em qualquer ponto da massa do solo existem três planos ortogonais onde as

Leia mais

FUNDAÇÕES. Apresentação do Plano de Curso e diretrizes da disciplina. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt. Fundações SLIDES 01

FUNDAÇÕES. Apresentação do Plano de Curso e diretrizes da disciplina. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt. Fundações SLIDES 01 Apresentação do Plano de Curso e diretrizes da disciplina FUNDAÇÕES Fundações SLIDES 01 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Prof. Douglas Magalhães A. Bittencourt, M.Sc. a)

Leia mais

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia.

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia. 2 Ementa Hidrostática: equação fundamental; equilíbrio absoluto e relativo; variação de pressões no interior de um fluído em equilíbrio; esforços sobre superfícies imersas nos fluídos; princípio de Arquimedes.

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Tensões totais, efetivas e neutras 1 Resistência ao cisalhamento Define-se como resistência

Leia mais

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS:

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PEF-2405 FUNDAÇÕES Escavações Escoradas CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: - CONDICIONANTES / CRITÉRIOS DE ESCOLHA -DISCUSSÃO DE CÁLCULOS PARA PROJETO - TIPOS Jaime Domingos Marzionna

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental. Análise de estabilidade de taludes

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental. Análise de estabilidade de taludes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF 2409 Geotecnia Ambiental Análise de estabilidade de taludes Introdução Abordagem estática dos problemas de estabilidade Hipótese de equilíbrio numa massa

Leia mais

OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO

OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO OBRAS DE TERRA BARRAGENS DE REJEITO OTIMIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO Barragens de Rejeitos Método de Montante Barragens de Rejeito Método de Jusante Barragens de Rejeito Método da Linha

Leia mais

ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Gustavo Reis Campos ( PLANO DE ENSINO 2015/2

ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Gustavo Reis Campos (  PLANO DE ENSINO 2015/2 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Gustavo Reis Campos (e-mail: gustavoreiscampos@hotmail.com)

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

NOTAS DE AULA - 02 / MACIÇOS E OBRAS DE TERRA PROF. SERGIO ANTONIO BORTOLOTI

NOTAS DE AULA - 02 / MACIÇOS E OBRAS DE TERRA PROF. SERGIO ANTONIO BORTOLOTI NOTAS DE AULA - 02 / MACIÇOS E OBRAS DE TERRA PROF. SERGIO ANTONIO BORTOLOTI Medidas da Resistência ao Cisalhamento Definição da Envoltória de Ruptura entre Ϭ e. Métodos: a)- Cisalhamento Direto: serve

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Mauro César de Brito e Silva maurocesarbsilva@gmail.com

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Mauro César de Brito e Silva maurocesarbsilva@gmail.com

Leia mais

PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo. Valas escoradas (2a. Aula)

PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo. Valas escoradas (2a. Aula) PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo Valas escoradas (2a. Aula) Prof. Carlos Eduardo M. Maffei Profa. Heloísa Helena S. Gonçalves Prof. Pedro Wellington G. N. Teixeira Lesson 1 Ações

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Mauro César de Brito e Silva maurocesarbsilva@gmail.com

Leia mais

Estruturas de Contenção

Estruturas de Contenção Estruturas de Contenção GEOTECNIA II SLIDES 11 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Estruturas de Contenção Definições e tipos de estruturas de contenção Empuxos de Terra Teorias

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 12 Estruturas de contenção Augusto Romanini Sinop - MT 2015/2

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EMPUXO DE TERRA DEFINIÇÃO Ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato. A determinação do valor do empuxo de terra é fundamental na análise e projeto de

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais