Agency Theory: An Assessment and Review. Teoria da Agência: Uma Avaliação e Revisão. (Eisenhardt, K. M., 1989)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agency Theory: An Assessment and Review. Teoria da Agência: Uma Avaliação e Revisão. (Eisenhardt, K. M., 1989)"

Transcrição

1 1 Agency Theory: An Assessment and Review Teoria da Agência: Uma Avaliação e Revisão (Eisenhardt, K. M., 1989) Resumo: revisão da Teoria da Agência, suas contribuições à teoria organizacional e trabalho empírico, apresentando proposições testáveis. Conclusões: a) a teoria oferece insights para sistemas de informação, incerteza nos resultados, incentivos e risco; b) perspectiva empírica válida, principalmente quando complementada por outras perspectivas. A principal recomendação é incorporar a perspectiva da agência nos estudos de muitos problemas de estruturas cooperativas. A teoria da agência proporciona uma perspectiva única, realista e testável empiricamente sobre os problemas de esforços de cooperação. Introdução A teoria da agência traz opiniões controversas. Uns dizem que ela é uma poderosa teoria das organizações (Jensen, 1983), enquanto outros argumentam que ela é trivial, desumanizadora e até perigosa (Perrow, 1986). Assim, o objetivo do artigo é descrever a Teoria da Agência e indicar maneira como os pesquisadores podem usar os seus insights. Quatro perguntas-chaves serão respondidas: 1) O que é Teoria da Agência?; 2) Como a Teoria da Agência contribui para a teoria organizacional?; c) A Teoria da Agência é empiricamente válida?; d) Que tópicos e contextos são frutíferos para os pesquisadores organizacionais? Origens da Teoria da Agência Emerge num contexto do compartilhamento de riscos numa relação de cooperação entre organizações, em que há diferenças de objetivos e uma parte (a principal) delega trabalho à outra (o agente). A Teoria da Agência descreve esse relacionamento usando a metáfora dos contratos (Jensen e Meckling, 1976). Teoria da Agência foca em resolver dois problemas: 1) Problema de agência a) quando há divergências entre os objetivos do principal e dos agentes; b) quando há dificuldade ou é custoso para a parte principal verificar o que o agente está de fato fazendo, se está se comportando de forma adequada; 2) Problema do compartilhamento de risco quando o principal e o agente tem diferentes atitudes perante o risco. A unidade de análise é o contrato que rege esta relação e o foco da teoria é determinar qual o mais eficiente para lidar com pessoas, organizações e informação. O contrato que orienta comportamentos (salários, hierarquias e etc.) é mais eficiente que o que orienta para resultados (comissões, transferência de direitos de propriedade, mercado e etc.)?

2 2 Teoria da Agência Desenvolvida em duas linhas: positivista e principal-agente. Foca na relação entre parte principal e agente, a unidade de análise é o contrato entre as partes e apresenta três assunções: pessoas, organizações e informação. Teoria Positivista da Agência Foca na identificação de situações em que as partes principais e o agente apresentam objetivos conflitantes e em descrever os mecanismos de governança que restringem o comportamento oportunista do agente, ou seja, resolver o problema de agência. Na abordagem positivista, aparecem duas proposições que se referem aos mecanismos de governança: Proposição 1: quando o contrato entre a parte principal e o agente é baseado em resultados, é mais provável que o agente se comporte de acordo com os interesses da parte principal. O argumento é que contratos por resultados inibem o oportunismo dos agentes, pois as recompensas para ambos dependem das mesmas ações e os conflitos por interesses individuais são reduzidos. Proposição 2: quando a parte principal tem informação para verificar o comportamento do agente, é mais provável que o agente se comporte de acordo com os interesses da parte principal. Sistemas de informação são fundamentais para inibir o oportunismo dos agentes, pois a parte principal tem conhecimento do que os agentes estão fazendo, e estes se sentem limitados a enganar a parte principal.

3 3 Pesquisa Principal-Agente Foco na relação entre principal e agente empregador e empregado, advogado e cliente, comprador e fornecedor, entre outros regido por uma forma contratual ótima (comportamento versus resultado, parte principal versus agente). A Teoria Positivista da Agência e a Principal-Agente são complementares, porquanto a primeira identifica várias alternativas contratuais e a segunda indica qual contrato é mais eficiente sob variados níveis de incerteza de resultados, riscos, informação e etc. Quando a parte principal sabe o que o agente faz, é melhor um contrato baseado no comportamento. Quando a parte principal não tem conhecimento, o melhor a se fazer é investir em sistemas de informação (relatorias, conselhos gestores e etc.), o que se refere à proposição 3, ou elaborar contratos baseados no comportamento do agente, gerando a proposição 4. Proposição 3: sistemas de informação estão positivamente relacionados aos contratos baseados no comportamento e negativamente aos contratos baseados em resultados. Proposição 4: incerteza de resultados é positivamente relacionada aos contratos baseados no comportamento e negativamente aos contratos baseados em resultados. O centro da teoria principal-agente está nas trocas entre a) custos de mensurar o comportamento e b) custos de mensurar resultados e transferir riscos ao agente. Proposição 5: o risco de aversão do agente está positivamente relacionado aos contratos baseados no comportamento e negativamente aos contratos baseados em resultados. Considerando que quando o agente se torna menos avesso ao risco, é melhor passar o risco para ele por meio de contratos de resultados. Proposição 6: o risco de aversão da parte principal está negativamente relacionado aos contratos baseados no comportamento e positivamente aos contratos baseados em resultados. Pois é melhor transferir o risco aos agentes. Sob outro prisma, quando não há conflitos nos objetivos entre a parte principal e o agente, entende-se que este irá se comportar independente de ser monitorado ou não conforme os interesses daquele. Desse modo: Proposição 7: o conflito de objetivos entre a parte principal e o agente está negativamente relacionado aos contratos baseados no comportamento e positivamente aos contratos baseados em resultados. Proposição 8: a previsibilidade 1 de tarefas está positivamente relacionado aos contratos baseados no comportamento e negativamente aos contratos baseados em resultados. Pois os comportamentos programados dos agentes podem ser mais facilmente observados e avaliados. Quanto mais programadas as tarefas, melhor os 1 Grau em que o comportamento adequado do agente pode ser previamente especificado.

4 4 contratos por comportamento porque a informação sobre o comportamento do agente está mais prontamente determinada. Quando se fala da mensurabilidade dos resultados (facilmente mensurados), contratos por resultados são mais atraentes. Proposição 9: a mensurabilidade do resultado está negativamente relacionado aos contratos baseados no comportamento e positivamente aos contratos baseados em resultados. Quando a parte principal e os agente estão em relações a longo prazo, é mais provável que a parte principal aprenda sobre o agente e possa avaliar mais rapidamente o seu comportamento. Assim: Proposição 10: a duração do relacionamento com o agente é positivamente relacionada aos contratos baseados no comportamento e negativamente aos contratos baseados em resultados. Teoria da agência e Literatura Organizacional (comparações e similaridades entre a teoria da agência e outras teorias) Nos trabalhos clássicos (teoria organizacional) de Barnard (1938), March e Simon (1958), o ponto-chave da Teoria da Agência se relaciona ao conflito de objetivos inerentes quando indivíduos com preferências distintas se engajam de forma cooperativa. Comparando com modelos políticos de organização, a agência também perseguem interesses pessoais no nível individual e conflitos no nível organizacional. Diferença: resolução de conflitos no modelo político se baseia em barganha, negociação e coalisões, enquanto na agência na junção de incentivos. Na comparação com a teoria contingencial, ambas se baseiam na informação, assumindo que indivíduos são limitadamente racionais e a informação é distribuída de forma assimétrica pela organização. A diferença reside no foco de cada uma: Contingencial preocupação com a estruturação ótima de relacionamentos e tomada de decisão. Agência estruturação ótima de mecanismos de controle de relacionamentos. Teoria dos custos de transação e Teoria da Agência dividem assunções de interesses oportunistas e racionalidade limitada. Focam também que hierarquias correspondem a contratos baseados em comportamentos e mercados contratos baseados em resultados. Diferença: Custos de Transação preocupação com as fronteiras organizacionais; Agência contratos entre partes cooperativas, em vez de fronteiras. Contribuições da Teoria da Agência Restabelece a importância de incentivos e interesses pessoais no pensamento organizacional (Perrow, 1986). A vida organizacional é baseada no interesse das partes envolvidas e tem que lidar com o oportunismo.

5 5 Duas contribuições principais: tratamento da informação (existe um custo para obter informação e ela pode ser adquirida). As organizações podem investir em sistemas de informação para controlar o oportunismo dos agentes. Implicações do risco pois o futuro é parcialmente controlado pelas organizações. Resultados da Perspectiva Positivista Resultados empíricos Esta perspectiva estabelece as bases (os problemas de agência existem e várias alternativas de contratos estão disponíveis). Tratam das divergências de interesses entre acionistas e gestores, dando exemplo da fusão de conglomerados que constituem interesses diferenciados entre esses públicos, pois acionistas já apresentam um portfólio definido, pensam em quais negócios investir e a fusão não seria algo desejado. Entretanto, gestores podem buscar essas fusões, pois amplia as suas possibilidades de atuação, diversificando seu próprio risco. Assim, fusões tem variações de comportamento se a organização for controlada pelos acionistas ou pelo gestor. Em suma, existem divergências entre acionistas e executivos de topo no que tange a variadas situações investimentos em aquisição, desinvestimentos e etc. por meio de formas contratuais diferentes baseadas em resultados ou por investimentos em sistemas de informação. Resultados da Perspectiva Principal-Agente Foca mais diretamente no contrato entre as duas partes e qual a opção mais eficiente numa dada situação. Assim, considera-se um conjunto de variáveis programabilidade da tarefa, sistemas de informação e incerteza de resultados para definir se o contrato é com base em resultados ou comportamento. Um exemplo dado por Eisenhardt (1985, 1988) trata da escolha entre comissão (contrato baseado em resultados) ou salário (resultado baseado em comportamento) para vendedores de uma loja de varejo. Em suma, defende-se a perspectiva de que as formas contratuais estão ligadas a: a) sistemas de informação; b) incerteza de resultados; c) medição de resultados; d) tempo; e) programabilidade das tarefas. Mais ainda, recomenda-se pesquisas usando métodos variados como questionários, fontes secundárias, experimentos laboratoriais e entrevistas. Recomendações para pesquisa na Teoria da Agência (cinco recomendações para usar a teoria da agência na pesquisa organizacional) a) Foco nos sistemas de informação, incerteza de resultados e risco: deve-se focar nessas três variáveis para avançar e propiciar novos conceitos no estudo de questões como inovação, integração vertical, compensação e alianças estratégicas. b) Chave para contextos teóricos relevantes: teoria da agência é mais relevante em situações em que problemas contratuais são difíceis.

6 6 c) Expandir para contextos mais ricos: teoria da agência deve ser aplicada a novas situações, como quando ocorrem assimetrias de informação em relações de cooperação, para entender melhor quando comportamentos oportunistas serão mais prováveis e quando serão eficazes. d) Usando múltiplas teorias: a teoria da agência apresenta uma visão parcial das organizações, mas ignora uma boa parte da complexidade organizacional. Assim, a combinação de outras teorias pode ser frutífera para entender a complexidade das organizações. e) Enxergar além da economia: a recomendação final é que os pesquisadores organizacionais olhem além da literatura econômica. Focando também em estudos empíricos. Conclusão Este artigo começa com duas posições extremas da teoria da agência uma argumentando que a Teoria da Agência é revolucionária e uma fundação poderosa (Jensen, 1983), e outra argumenta que a teoria não defende nenhum problema claramente, é restrita, não apresenta implicações testáveis e é perigosa (Perrow, 1986). Uma perspectiva mais válida reside no meio disso. A Teoria da Agência proporciona uma perspectiva única, realística e empiricamente testável sobre os problemas dos esforços cooperativos. O intento deste artigo foi o de clarear algumas confusões que cercam a Teoria da Agência, bem como o de conduzir os estudiosos organizacionais a usarem a Teoria da Agência em seus estudos que envolvem a relação principal-agente. Referência completa EISENHARDT, K. Agency theory: An assessment and review. Academy of Management Review. Vol. 14, N (pp ).

RGC, São Paulo, v. 2, n.1, art. esp, pp. 1-36, abr ISSN X. Teoria da Agência: Uma Avaliação e Revisão

RGC, São Paulo, v. 2, n.1, art. esp, pp. 1-36, abr ISSN X. Teoria da Agência: Uma Avaliação e Revisão RGC, São Paulo, v. 2, n.1, art. esp, pp. 1-36, abr 2015. ISSN 2359-313X Teoria da Agência: Uma Avaliação e Revisão Kathleen M. Eisenhardt Universidade de Stanford Republicação de artigo originalmente publicado

Leia mais

On Strategic Networks. Em Redes estratégicas. (Jarillo, 1988)

On Strategic Networks. Em Redes estratégicas. (Jarillo, 1988) 1 On Strategic Networks Em Redes estratégicas (Jarillo, 1988) Resumo: em paralelo à aceitação teórica da importância das leis da competição para a formulação estratégica, fortalece-se a ideia de que o

Leia mais

Sumário. Prefácio, xv

Sumário. Prefácio, xv Sumário Prefácio, xv 1 Introdução, 1 1.1 Significado de Administração, 1 1.2 Caráter científico da Administração, 2 1.3 O papel da teoria na ciência, 4 1.4 Teorias da Administração, 7 1.5 Classificação

Leia mais

A Economia das Organizações Híbridas

A Economia das Organizações Híbridas A Economia das Organizações Híbridas MENARD, Claude Aluno: Murilo S. de Carvalho Formas Híbridas MERCADO HÍBRIDAS HIERÁRQUICA TRANSAÇÕES regidas pelos contratos. Redes como formas híbridas Ciências sociais

Leia mais

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração EAD376 - Economia da Estratégia Teoria da Agência e Desempenho Incentivos nas Empresas Ref:Besanko et al. A Economia

Leia mais

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos.

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos. CESPE 2013 A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir. 01. No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante

Leia mais

Tomada de decisão na organização

Tomada de decisão na organização Tomada de decisão na organização Importância da tomada de decisão (POLC...) Tipos de problemas e de decisões Incerteza, risco e ambiguidade Elementos do processo de decisão Processo de decisão racional

Leia mais

Microeconomia. 1. Mercados, Organizações, Procura e Oferta. Francisco Lima

Microeconomia. 1. Mercados, Organizações, Procura e Oferta. Francisco Lima Microeconomia 1. Mercados, Organizações, Procura e Oferta Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Modelo da Procura e Oferta Objetivo: determinar os preços

Leia mais

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Brickley, Smith e Zimmerman DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Pode uma simples alteração dos direitos de decisão realmente ter um impacto na produtividade

Leia mais

Coordenação e Governança da Cadeia Produtiva do Café em Ambiente Cooperativo no município de Barra do Choça Bahia

Coordenação e Governança da Cadeia Produtiva do Café em Ambiente Cooperativo no município de Barra do Choça Bahia Coordenação e Governança da Cadeia Produtiva do Café em Ambiente Cooperativo no município de Barra do Choça Bahia José Antonio Gonçalves dos Santos Valdemiro Conceição Júnior Sandra Elizabeth de Souza

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

7.1 Contribuições para a teoria de administração de empresas

7.1 Contribuições para a teoria de administração de empresas 7 Conclusões Esta tese teve por objetivo propor e testar um modelo analítico que identificasse como os mecanismos de controle e as dimensões da confiança em relacionamentos interorganizacionais influenciam

Leia mais

Glossário Acordo entre sócios/acionistas Administração Agenda de reunião

Glossário Acordo entre sócios/acionistas Administração Agenda de reunião Glossário Acordo entre sócios/acionistas Regula os direitos e obrigações entre sócios/acionistas, as condições que regem as transferências de ações de emissão da organização, o exercício dos direitos políticos,

Leia mais

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Incentivos por compensações

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Incentivos por compensações Economia de Empresas (RAD 1610) Incentivos por compensações Onde estamos? Introdução; O comportamento segundo economistas; Mercados, organizações e o papel do conhecimento; Demanda; Estrutura de mercado;

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 08/Novembro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 08/Novembro/2017 FEA USP Ética e EAD 791 Prof. 08/Novembro/2017 FEA USP Ética Aula 08/11/2017 Ética e : Visão Normativa e Economia Referências Zylbersztajn, Décio. Organização Ética: um ensaio Sobre comportamento e Estrutura das.

Leia mais

Microeconomia. 1. Procura, Oferta, Mercados e Organizações. Francisco Lima

Microeconomia. 1. Procura, Oferta, Mercados e Organizações. Francisco Lima Microeconomia 1 Procura, Oferta, Mercados e Organizações Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Modelo da Procura e Oferta Objetivo: determinar os preços

Leia mais

Compensação por incentivos B R I C K L E Y, S M I T H E Z I M M E R M A N

Compensação por incentivos B R I C K L E Y, S M I T H E Z I M M E R M A N Compensação por incentivos B R I C K L E Y, S M I T H E Z I M M E R M A N Incentivos O problema de incentivos nas empresas Como os proprietários podem resolver alguns dos problemas de agency por meio fornecimento

Leia mais

Teoria da Contabilidade

Teoria da Contabilidade UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Teoria da Contabilidade II Profa. Dra.Luciana

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 03. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 03. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 03 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Poder, Racionalidade e Tomada de Decisões A RACIONALIDADE E A TOMADA DE DECISÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS Controvérsia da literatura sobre tomada

Leia mais

Redefining the Concept of Strategy and the Strategy Formation Process. Redefinindo o Conceito de Estratégia e o Processo de Formação da Estratégia

Redefining the Concept of Strategy and the Strategy Formation Process. Redefinindo o Conceito de Estratégia e o Processo de Formação da Estratégia 1 Redefining the Concept of Strategy and the Strategy Formation Process Redefinindo o Conceito de Estratégia e o Processo de Formação da Estratégia (HAX, Arnoldo C., 1990) A imersão das estratégias constituem

Leia mais

Aula 4 Custos de transação e Informação: teoria da agência e contratos

Aula 4 Custos de transação e Informação: teoria da agência e contratos Aula 4 Custos de transação e Informação: teoria da agência e contratos A- Teoria da agência A.1- A relação principal e agente A.2- Informação assimétrica e custos de transacção: A.2.1- Risco moral e selecção

Leia mais

ECONOMA DA EMPRESA UNIVERSIDADE PORTUCALENSE. - Teoria da Empresa -

ECONOMA DA EMPRESA UNIVERSIDADE PORTUCALENSE. - Teoria da Empresa - ECONOMA DA EMPRESA UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D.HENRIQUE Departamento de Economia - Teoria da Empresa - 1 Índice 1. Motivações para uma teoria da empresa 2. Contributos iniciais para a análise da

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos

4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série

Leia mais

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari Processos Decisórios Prof. Marco Ferrari @profmarcoferrari Cronograma Processo Decisório Decidir consiste em escolher uma linha de ação que possibilite o resultado esperado. Tomar uma decisão significa,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 4. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 4. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 4 Prof. Fábio Arruda A Organização como Sistema Social Cooperativo Antecipando-se

Leia mais

CAROLINE CORDOVA BICUDO DA COSTA

CAROLINE CORDOVA BICUDO DA COSTA Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas Departamento de Administração CAROLINE CORDOVA BICUDO DA COSTA A TEORIA DA AGÊNCIA NA PRÁTICA:

Leia mais

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Slides criados com base no livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Leia mais

Tomada de decisão na organização

Tomada de decisão na organização Tomada de decisão na organização Importância da tomada de decisão (POLC...) Tipos de problemas e de decisões Incerteza, risco e ambiguidade Elementos do processo de decisão Processo de decisão racional

Leia mais

Humanismo e a Nova Administração Pública

Humanismo e a Nova Administração Pública Universidade do Estado de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento Governo Eletrônico Humanismo e a Nova Administração Pública (Capítulo 5) Professores: Aires Rover

Leia mais

Fundamental Issues in Strategy. Questões Fundamentais sobre a Estratégia. (Rumelt, Schendel e Teece, 1990) História da Administração Estratégica

Fundamental Issues in Strategy. Questões Fundamentais sobre a Estratégia. (Rumelt, Schendel e Teece, 1990) História da Administração Estratégica 1 Fundamental Issues in Strategy Questões Fundamentais sobre a Estratégia (Rumelt, Schendel e Teece, 1990) História da Administração Estratégica Todas as empresas, senão todas as organizações competem,

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa FACULDADES DE CAMPINAS Administração Gestão de Responsabilidade Social II Governança Corporativa Testes para revisão Prof. Luciel H. de Oliveira luciel@uol.com.br INSTRUÇÕES Avalie o seu aprendizado na

Leia mais

Da Burocracia a ISO 9.000

Da Burocracia a ISO 9.000 Da Burocracia a ISO 9.000 Aula 5 EAD-610 2017 1 BUROCRACIA Teoria Clássica Administração Científica Taylor e outros Processo Administrativo Fayol Burocracia Weber 2 SUMÁRIO Conceitos sobre autoridade O

Leia mais

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva Material para avaliação Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 5 Forças de Porter DPS Gestão Negócios ADM 2016.2 2 Condições de fatores de produção De acordo com Porter, as condições dos

Leia mais

Governança APRESENTAÇÃO. Jowâner Araujo

Governança APRESENTAÇÃO. Jowâner Araujo Governança APRESENTAÇÃO Jowâner Araujo Governança de T.I. Definição Governança Especificação dos Direitos Decisórios e do Framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na Utilização

Leia mais

Revisão bibliográfica

Revisão bibliográfica 2. Revisão bibliográfica Neste capítulo será descrito o conceito de compras, seu desenvolvimento e papel nas organizações. 2.1. Compras: Desenvolvimento e evolução De acordo com Axelsson, Rozemeijer e

Leia mais

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at Ementa O Gestor Organizacional: novos desafios. Tecnologias de Gestão. Ferramentas de Gestão. Novas demandas. 31/01/2009 1 5 Conteúdo Programático. Ciências Contábeis 1. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM ADM Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 1 A constituição do talento humano Conhecimento SABER Aprender a aprender Aprender continuadamente Aumentar o conhecimento Habilidade SABER FAZER

Leia mais

Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza

Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza Gestão efetiva de mercado em tempos de incerteza Data e Local Turma 1: 07 e 08/10/2016 FDC, Campus RJ Turma 2: 2017 FDC, Campus SP Carga horária 16 horas Investimento R$ 3.500,00 Público-alvo Executivos

Leia mais

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural Roberto Fava Scare Leonardo Silva Antolini A produção agropecuária, sendo uma atividade econômica que visa o processamento de insumos e não

Leia mais

Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil

Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil Estratégias de coordenação da cadeia produtiva para superar os desafios da ovinocultura e da caprinocultura no Brasil Juan Diego Ferelli de Souza Pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos Desafios da Ovinocultura

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W.

A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W. Powell Apresentação por Gislaine Aparecida Gomes da Silva Mestranda

Leia mais

Consultor: Caio Polizel

Consultor: Caio Polizel Consultor: Caio Polizel Tópicos principais Reestruturação Societária; Processos Sucessórios; Readequação e Profissionalização da Estrutura Organizacional; Conflitos de Relacionamento; Modelos de Governança

Leia mais

TOC - Mestrado em Finanças e Economia Empresarial - aula 9 Humberto Moreira

TOC - Mestrado em Finanças e Economia Empresarial - aula 9 Humberto Moreira TOC - Mestrado em Finanças e Economia Empresarial - aula 9 Humberto Moreira 1 Contratos e a Teoria da Firma Referências: MR, cap. 9 e Hart, cap. 2. 1.1 Contratos Completos versus Contratos Incompletos

Leia mais

S.I. nas Organizações

S.I. nas Organizações S.I. nas Organizações A inserção de SI nas organizações obriga a definir: as actividades da organização contempladas pelo sistema. o grupo de pessoas envolvidas. Deste modo e por ordem crescente de envolvimento

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Agosto/2011 Tema da aula Visões do ciclo de política: clássica; processo simples e linear; Implementação como formulação

Leia mais

Dossiê DPI, custos de transação e governança. Alain Herscovici, out I) The problem of social cost: Coase versus Stigler? 1) A problemática geral

Dossiê DPI, custos de transação e governança. Alain Herscovici, out I) The problem of social cost: Coase versus Stigler? 1) A problemática geral 1 Dossiê DPI, custos de transação e governança Alain Herscovici, out. 201 I) The problem of social cost: Coase versus Stigler? 1) A problemática geral Por outro lado, a nova economia institucional considera

Leia mais

Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 16 de maio de 2006 Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Depto. Política Científica e Tecnológica da UNICAMP Grupo de Estudos sobre Organização

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Comentários sobre texto de Friedman (Hands) Grande difusão entre economistas Friedman não está tão preocupado com fundamentos

Leia mais

Teoria da Contabilidade (aula 4) Prof. Dr. Felipe Ramos

Teoria da Contabilidade (aula 4) Prof. Dr. Felipe Ramos Teoria da Contabilidade (aula 4) Prof. Dr. Felipe Ramos Com base na aula 2 e na situação problema... O propósito inicial da contabilidade foi a de atender as necessidade do gestor/proprietário de tomar

Leia mais

ri.embraer.com.br Embraer RI

ri.embraer.com.br Embraer RI ri.embraer.com.br investor.relations@embraer.com.br Embraer RI +55 11 3040 6518 EMBRAER E BOEING PARCERIA PROPOSTA JULHO 2018 DECLARAÇÃO DE PROJEÇÕES Certas declarações nesta apresentação podem ser projeções

Leia mais

EAE Economia do Trabalho II (Instituições do Mercado de Trabalho)

EAE Economia do Trabalho II (Instituições do Mercado de Trabalho) EAE 543 - Economia do Trabalho II (Instituições do Mercado de Trabalho) Aula 07: Avaliação de Desempenho e Pagamento por Desempenho Livro texto: Lazear/Gibbs Capítulos 9 e 10 Primeira parte desta aula:

Leia mais

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DECISÓRIO PROCESSO DECISÓRIO - CONCEITO Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que pareça mais adequada. PROCESSO

Leia mais

Assim, a presente dissertação partiu das seguintes indagações:

Assim, a presente dissertação partiu das seguintes indagações: 1 Introdução Numa economia globalizada, as organizações são chamadas a responder a um mercado disputado, onde a concorrência que impera traz consigo a necessidade de se adequar o negócio à cultura da qualidade.

Leia mais

Comercialização de Produtos Agroindustriais. Breve Revisão

Comercialização de Produtos Agroindustriais. Breve Revisão Comercialização de Produtos Agroindustriais Breve Revisão Mecanismos de comercialização Contratos de suprimento regular Integração Vertical Mercado Spot Contratos de longo prazo Diminuição da incerteza

Leia mais

Figura 5 Ciclo de vantagem competitiva sustentável no mercado de saúde

Figura 5 Ciclo de vantagem competitiva sustentável no mercado de saúde 5 Conclusão A análise realizada ao longo deste estudo foi voltada para responder a pergunta problema proposta pelo autor: no atual contexto, que práticas de gestão levam as empresas de serviço em Saúde

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE 2017. Institui a Política de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

O TEMA MEIO AMBIENTE NAS COLEÇÕES DE CIÊNCIAS RESUMO

O TEMA MEIO AMBIENTE NAS COLEÇÕES DE CIÊNCIAS RESUMO O TEMA MEIO AMBIENTE NAS COLEÇÕES DE CIÊNCIAS Camylla Alves do Nascimento Mestranda em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Raquel Crosara Maia Leite Professora do programa de pós graduação

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 03 Tema:

Leia mais

(Ética Empresarial) Ética Empresarial: quando

(Ética Empresarial) Ética Empresarial: quando (Ética Empresarial) Ética Empresarial: quando Primeiras pesquisas: década de 70 multinacionais Década de 90 livros, revistas, ONGS. Ampliação da atividade econômica, aumento no rendimento das empresa e

Leia mais

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A Administração Científica Teoria Clássica ABORDAGEM HUMANÍSTICA Teoria das Relações Humanas ABORDAGEM NEOCLÁSSICA Teoria Neoclássica ABORDAGEM

Leia mais

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI

Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI - DSI Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas Informação Estudo da viabilidade Engenharia de requisitos Desenho (Modelagem) Codificação Testes e Implantação Estudo da viabilidade Estudo preliminar

Leia mais

POWER AND INTERDEPENDENCE. Keohane & Nye Caps. 1 e 2

POWER AND INTERDEPENDENCE. Keohane & Nye Caps. 1 e 2 POWER AND INTERDEPENDENCE Keohane & Nye Caps. 1 e 2 Interdependence in World Politics Como é o mundo hoje? Como ele era no século XIX? Segundo Keohane&Nye: Era da Interdependência; Estado territorial =>

Leia mais

Os 7 Passos da Negociação

Os 7 Passos da Negociação Os 7 Passos da Negociação Como preparar-se para suas negociações do dia-dia Por Alfredo Bravo, D.Sc. A necessidade de preparar-se para as negociações mais importantes da vida é fator crítico, porém, nem

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Planejamento Estratégico

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Planejamento Estratégico ADM Planejamento estratégico Professor Douglas Pereira da Silva 1 Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós

Leia mais

Estruturas mecanicistas e organicistas

Estruturas mecanicistas e organicistas Estruturas mecanicistas e organicistas Formas mecanicistas e organicistas (matéria viva) Perspectiva contingencial Os factores contingenciais Perspectiva de escolha da gestão Temas (aspectos) da mudança:

Leia mais

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT

ANÁLISE ESTRATÉGICA. Análise SWOT ANÁLISE ESTRATÉGICA Análise SWOT 1 SWOT Integra o planejamento estratégico. Ferramenta utilizada pós definição da visão, missão e valores da organização. Pode ser feita por indivíduos ou por equipes. Inicia-se

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

O comprador decide alterar as especificações, os preços, os prazoz de entrega ou outros termos referentes ao produto.

O comprador decide alterar as especificações, os preços, os prazoz de entrega ou outros termos referentes ao produto. Marketing 4 Análise dos Mercados Organizacionais 4.1 O que são compras organizacionais? 4.1.1 Mercado organizacional versus mercado consumidor Menos compradores, porém de maior porte Relacionamento estreito

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula Continuando: Mudanças de paradigma e novas teorias (Julien, Tigre) O

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

3. análise e negociação de requisitos

3. análise e negociação de requisitos 3. documento de requisitos identificação, descoberta de requisitos análise e negociação de requisitos documentação de requisitos problemas, necessidades, oportunidades,... validação dos requisitos 2 objectivos

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos

MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos Março de 2018 SUMÁRIO INTRODUÇÃO I. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DIRETORIA DE RISCO... 4. II. TIPOLOGIA DOS RISCO... 6. II.1 RISCO DE MERCADO... 6. II.2 RISCO

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO Gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A

Leia mais

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação Métodos de Pesquisa Ciência da Computação Sistemas de Informação Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória

Leia mais

TCE-RS TEORIA ECONÔMICA AULA Nº 1. Conceitos Fundamentais de Economia. Professor Amanda Aires PDF PDF VÍDEO.

TCE-RS TEORIA ECONÔMICA AULA Nº 1. Conceitos Fundamentais de Economia. Professor Amanda Aires PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 Conceitos Fundamentais de Economia Professor Amanda Aires PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br 1. (FCC - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2014/Conceitos básicos [Microeconomia]) De acordo com a teoria da

Leia mais

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA

PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PROGRAMA DE SUCESSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA Vânia Hernandes Pós-graduada em Psicologia Positiva, em Gestão da Aprendizagem e graduada em Administração de empresas. Atuou por mais

Leia mais

1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa

1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa 1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa A competitividade crescente dos diversos setores da economia, o processo de globalização e o estabelecimento de foco no cliente são fatores que impulsionam a organização

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS DAS SÉRIES ANTERIORES ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE GESTÃO ESTRATEGICA GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA LOGISTICA

Leia mais

TOC- Mestrado em Finanças e Economia Empresarial- aula 1 Humberto Moreira

TOC- Mestrado em Finanças e Economia Empresarial- aula 1 Humberto Moreira TOC- Mestrado em Finanças e Economia Empresarial- aula 1 Humberto Moreira 1 Introdução 2 1.1 Breve histórico Economia: campo que pretende entender o processo pelo qual recursos escassos são alocados de

Leia mais

Análise da Concorrência e Estratégia Direcionada a Compradores e Fornecedores

Análise da Concorrência e Estratégia Direcionada a Compradores e Fornecedores Análise da Concorrência e Estratégia Direcionada a Compradores e Fornecedores Docente: Prof. Dr. Roberto Fava Scare. Discentes: Juliana Souza; Maria Luiza Gianotto; Mariana Ângelo Ferreira. 1 Componentes

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC MELHORIA DE PROCESSO

Instruções para elaboração de TCC MELHORIA DE PROCESSO INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC MELHORIA DE PROCESSO Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Melhoria de Processo possuem três tópicos:

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL. Brickley, Smith e Zimmerman

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL. Brickley, Smith e Zimmerman ARQUITETURA ORGANIZACIONAL Brickley, Smith e Zimmerman Arquitetura Organizacional Três aspectos mais importantes na organização: as linhas de decisão na firma os métodos de remunerar indivíduos a estrutura

Leia mais

Gestão de Negócios (2)

Gestão de Negócios (2) Gestão de Negócios (2) A abordagem política e a cultura das organizações Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Conteúdo: 1. Abordagem política das organizações 2. Estratégia do poder em Croizer 3. Estrutura

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 11/09/2017 Thiago

Leia mais

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Jacques Wainer Gabriel de Barros Paranhos da Costa Gabriel Dias Cantareira Metodologia de pesquisa científica em Ciências da Computação

Leia mais

The internationalization process of the firm a model of knowledge development and increasing foreign market commitments

The internationalization process of the firm a model of knowledge development and increasing foreign market commitments 1 The internationalization process of the firm a model of knowledge development and increasing foreign market commitments O processo de Internacionalização da firma um modelo de desenvolvimento de conhecimento

Leia mais

Assessoria Estratégica em Estruturação de Dívida

Assessoria Estratégica em Estruturação de Dívida Assessoria Estratégica em Estruturação de Dívida ESTRUTURAÇÃO DE DÍVIDA www.imeri.com A Imeri Capital é uma companhia independente com atuação nacional e internacional especializada em assessoria financeira,

Leia mais

Economia de Empresas (RAD 1610)

Economia de Empresas (RAD 1610) Economia de Empresas (RAD 1610) Poder de decisões: empacotando tarefas nos cargos. Onde estamos? Introdução; O comportamento segundo economistas; Mercados, organizações e o papel do conhecimento; Demanda;

Leia mais

INBOUND MARKETING. Inbound Marketing. Seu Lead. Vale Ouro. Resultados em 6 meses ou 6 meses grátis.

INBOUND MARKETING. Inbound Marketing. Seu Lead. Vale Ouro. Resultados em 6 meses ou 6 meses grátis. 1 Inbound Marketing Seu Lead. Vale Ouro. Resultados em 6 meses ou 6 meses grátis. 2 INBOUND MARKETING BEM-VINDO A NAVE DO FUTURO! Olá humano! Vou explicar O que é Inbound Marketing e na sequência a lógica

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa

TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa TEORIA DA CONTABILIDADE Michael Dias Corrêa Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade Aprovado em 2008 pelo CPC, apresenta os aspectos básicos para a preparação e apresentação das demonstrações para

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais