VERSÃO PARA IMPRESSÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VERSÃO PARA IMPRESSÃO"

Transcrição

1 VERSÃO PARA IMPRESSÃO FUNDAÇÕES UIA 2 INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS

2 2 Este material é destinado exclusivamente aos alunos e professores do Centro Universitário IESB, contém informações e conteúdos protegidos e cuja divulgação é proibida por lei. O uso e/ou reprodução total ou parcial não autorizado deste conteúdo é proibido e está sujeito às penalidades cabíveis, civil e criminalmente.

3 3 SUMÁRIO Aula 5 Conhecendo as Investigações Geotécnicas Métodos de Amostragem... 4! Poços... 4! Trincheiras... 5! Sondagens a Trado, Definida Pela NBR ! Sondagens a Percussão do Tipo SPT (Standard Penetration Test)... 5! Sondagens Rotativas... 6! Sondagens Mistas... 6! 5.2. Programa de Investigação... 6! 5.3. Coeficientes de Segurança... 7! Aula 6 Ensaio de Penetração Dinâmica (Standard Penetration Test SPT)... 9! 6.1. Metodologia do Ensaio... 9! 6.2. Medida de Torque no Ensaio SPT... 12! 6.3. Correções de Medidas de N SPT... 12! 6.4. Aplicações dos Resultados... 13! Aula 7 Ensaio de Cone (CPT) e Piezonoce (CPTU)... 14! 7.1. Resultados De Ensaio... 15! 7.2. Relação Entre CPT e SPT... 16! 7.3. Aplicações dos Resultados... 17! 7.4. Novos Equipamentos... 17! Aula 8 Outros Ensaios de Campo... 18! 8.1. Ensaio de Palheta Princípios do Ensaio... 18! Fatores Que Influenciam no Resultado... 19! Interpretação dos Resultados... 19! 8.2. Ensaio Dilatométrico... 20! Procedimento de Ensaio... 20! Parâmetros Fornecidos no Ensaio... 21! 8.3. Ensaio Pressiométrico... 22! Variações do Ensaio... 22! Procedimento de Ensaio... 22! Interpretação dos Ensaios... 22! 8.4. Provas de Carga... 23! Carregamento de Placa... 23! Estática... 23!

4 4 Aula 5! CONHECENDO AS INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Acesse o material de estudo, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e assista à videoaula.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Olá, estudante, bem-vindo(a) à segunda Unidade de Interação e Aprendizagem (UIA). Nesta aula, faremos uma introdução ao assunto predominante da unidade, ou seja, as investigações geotécnicas! Fique atento e boa aula! 5.1.!MÉTODOS DE AMOSTRAGEM Quando vamos iniciar uma obra, é importante estudar o solo que irá receber a fundação do empreendimento, para isso, a Engenharia dispõe de alguns métodos capazes de analisar o subsolo. Os métodos de sondagem podem ser indiretos ou diretos. Nos métodos indiretos, nós temos a medida das propriedades das camadas do subsolo, que é feita indiretamente pela sua resistividade elétrica ou pela velocidade de propagação de ondas elásticas. Os índices medidos correlacionam-se com a natureza geológica das diversas camadas, podendo-se conhecer suas profundidades e espessuras. Incluem-se nessa categoria os métodos geofísicos. Já os métodos diretos consistem em operações destinadas a observar diretamente o solo ou obter amostras ao longo de uma perfuração. Nessa categoria, temos os poços, trincheiras, trados manuais, sondagens à percussão, sondagens rotativas etc. A seguir, vamos aprender um pouco mais sobre os métodos diretos !POÇOS Os poços são escavados com pá, picareta, balde e sarilho. Destinam-se ao exame das camadas do subsolo ao longo de suas paredes, possibilitando a coleta de amostras deformadas ou indeformadas. Apesar de ter a vantagem de se obter amostras indeformadas com maior facilidade, o seu emprego encontra limitação no seu elevado custo, pois exige onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d água quando a prospecção descer até o lençol freático.

5 !TRINCHEIRAS A escavação de trincheiras permite obter uma exposição contínua do subsolo ao longo de uma encosta natural, áreas de empréstimo, locais de pedreiras etc. As trincheiras facilitam a caracterização dos perfis geológicos em função dos solos encontrados nas diferentes profundidades, assim como também permitem obter amostras indeformadas mais facilmente !SONDAGENS A TRADO, DEFINIDA PELA NBR 9603 Um importante método utilizado para analisar o solo é a sondagem a trado que é realizada com a utilização do trado cavadeira ou do trado helicoidal (ABNT, 2015). Trata-se de processo mais simples, rápido e econômico para as investigações preliminares das condições geológicas superficiais. A finalidade dessa sondagem é a coleta de amostras deformadas (amostras amolgadas), determinação da profundidade do nível d água, identificação dos horizontes do terreno, além de ser adotado na etapa inicial da perfuração para o ensaio de penetração (SPT). A sondagem deve ser iniciada com o trado cavadeira, utilizando-se ponteira para desagregação de terrenos duros ou compactos, quando necessário. Quando o avanço se tornar difícil, deve-se utilizar o trado helicoidal. A sondagem a trato precisa de limites para sua execução, para isso, existem alguns critérios para a sondagem a trado ser dada por terminada. Os casos são os seguintes: quando atingir a profundidade especificada; quando ocorrerem desmoronamentos sucessivos da parede do furo; quando o avanço do trado ou ponteira for inferior a 50 mm em 10 minutos de operação contínua de perfuração. Embora a sondagem a trato seja viável para várias situações ela apresenta como limitações: camadas de pedregulho; pedras e matacões; solos abaixo do nível d água; areias muito compacta ! SONDAGENS A PERCUSSÃO DO TIPO SPT (STANDARD PENETRATION TEST) O mais famoso dos testes utilizados no Brasil é a sondagem a percussão, um procedimento geotécnico de campo capaz de amostrar o subsolo. Quando associada ao ensaio de penetração dinâmica (Standard Penetration Test SPT), mede a resistência do solo ao longo da profundidade perfurada. As sondagens de simples reconhecimento de solos, com SPT, de acordo com a NBR 6484 (ABNT, 2001) têm por objetivo: a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência;

6 6 a posição do nível d água; os índices de resistência à penetração (N) a cada metro. Em resumo, o ensaio SPT consiste na cravação de um amostrador padrão no solo, através da queda livre de um peso de 65 kg (martelo), caindo de uma altura determinada (75 cm) !SONDAGENS ROTATIVAS Quando utilizamos a sondagem rotativa, usamos uma perfuratriz (sonda rotativa) com coroa diamantada quando o furo de sondagem atinge uma camada de rocha, solo de alta resistência, blocos ou matacões. O objetivo desse ensaio é obter testemunhos (amostras cilíndricas de rochas) que permitam a identificação das descontinuidades do maciço rochoso, assim como realizar ensaios in situ no interior da perfuração, tal como o ensaio de perda d água, que mede a permeabilidade da rocha ou localização de fendas e falhas !SONDAGENS MISTAS Entendemos por sondagem mista aquela que é executada à percussão nas camadas penetráveis por esse processo e executada por sondagem rotativa nos materiais impenetráveis à percussão. Os dois métodos são alternados de acordo com a natureza das camadas até que se atinja o limite de sondagem necessário. Recomenda-se a sondagem mista em terrenos com presença de blocos de rocha, matacões, lascas etc. 5.2.!PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO O projetista de fundações deve se envolver com o processo de investigação do subsolo desde seu início. Infelizmente, na prática, isso frequentemente não acontece, e ao projetista é entregue, junto com informações sobre a estrutura para a qual deve projetar fundações, um conjunto de sondagens. Segundo Velloso e Lopes (2010), nesse caso e havendo dúvidas que impeçam o desenvolvimento do projeto, essas sondagens devem ser consideradas uma investigação preliminar, e uma investigação complementar deve ser solicitada.

7 7 O primeiro passo para uma investigação adequada do subsolo é a definição de um programa, que irá definir as etapas da investigação e os objetivos a serem alcançados. As etapas são: 1.! investigação preliminar; 2.! investigação complementar ou de projeto; 3.! investigação para a fase de execução. Com isso, a investigação preliminar objetiva conhecer as principais características do subsolo. Nessa fase, em geral, são executadas apenas sondagens à percussão, salvo nos casos em que se sabe a priori da ocorrência de blocos de rocha que precisam ser ultrapassados na investigação, quando, então, solicitamse sondagens mistas. O espaçamento ou a malha de sondagens é geralmente regular (por exemplo, um furo a cada 15 ou 20 m), e a profundidade das sondagens deve procurar caracterizar o embasamento rochoso. Já a investigação complementar procura esclarecer as feições relevantes do subsolo e caracterizar as propriedades dos solos mais Fonte: importantes do ponto de vista do comportamento das fundações. Se antes dessa fase já se tiver escolhido o tipo de fundação a ser adotado, outras questões também podem ser esclarecidas. Nessa fase, são executadas mais algumas sondagens, fazendo com que o total atenda às exigências de normas e, eventualmente, realizando-se sondagens mistas ou especiais para a retirada de amostras indeformadas, se forem necessárias. Nessa etapa, são realizados alguns ensaios in situ além do ensaio de penetração dinâmica (SPT), que é executado nas sondagens a percussão, como ensaios de cone (CPT), de placa etc. As amostras indeformadas podem ser utilizadas em ensaios em laboratório, os quais devem ser especificados e acompanhados pelo projetista. A investigação para a fase de execução deve ser indicada também pelo projetista e poderá ser ampliada pelo responsável pela execução da obra. Ela visa confirmar as condições de projeto em áreas criticas da obra, assim consideradas pela responsabilidade das fundações. 5.3.!COEFICIENTES DE SEGURANÇA Quando se pensa em projetar não é simples a escolha do adequado coeficiente de segurança nos cálculos de Mecânica dos Solos! Na literatura técnica, encontramos numerosas regras particulares à natureza de cada obra. Tendo em vista que os dados básicos necessários para o projeto e execução de uma fundação provêm de fontes mais diversas. O Quadro 1 resume os principais fatores a considerar, e o Quadro 2 apresenta valores sugeridos de fatores de segurança a considerar. Veja!

8 8 Fatores que influenciam na escolha do fator de segurança PEQUENO COEFICIENTE DE SEGURANÇA GRANDE Propriedades dos materiais Influências exteriores tais como: água, tremores de terra, etc Precisão do modelo de cálculo Solo homogêneo Investigações geotécnicas amplas Grande número de informações, medidas e observações disponíveis. Modelo bem representativo das condições gerais Solo não-homogêneo Investigações geotécnicas escassas Poucas informações disponíveis Modelo grosseiramente representativo das condições gerais Consequências em caso de acidentes Consequências financeiras limitadas e sem perda de vidas humanas Consequências financeiras consideráveis e risco de perda de vidas humanas Consequências financeiras desastrosas e elevadas perdas de vidas humanas Quadro 1. Principais fatores a considerar para o coeficiente de segurança. Fonte: Maragon (2009). A determinação da capacidade de carga pode ser feita tanto teoricamente, empregando fórmulas teóricas ou semiempíricas existentes, ou experimentalmente, através da execução de provas de carga. Categoria Estruturas Típicas Características de Categoria Prospecção Completa Limitada A Pontes Ferroviárias, Alto-Forno, Armazéns, Estruturas Hidráulicas, Muros de Arrimo e Silos. Provavelmente ocorrem as máximas cargas de projeto, consequência de ruptura é desastrosa. 3,0 4,0 B Pontes Rodoviárias, Edifícios Públicos e Indústrias Leves. As máximas cargas de projeto apenas eventualmente podem ocorrer, consequências de ruptura são sérias. 2,5 3,5 C Prédios de Escritórios e/ou de Apartamentos Dificilmente ocorrem as máximas cargas de projeto 2,0 3,0 Quadro 2. Valores sugerido para o coeficiente de segurança.fonte: Maragon (2009).

9 9 Vamos aprender mais? Para assistir a um vídeo sobre aula sobre sondagem à percussão (SPT) ou sondagem de simples reconhecimento, acesse o link a seguir. No link seguinte, temos uma descrição/identificação de horizontes. Assista! Termina aqui nossa primeira aula desta unidade. Introduzimos conceitos que serão importantes ao longo da disciplina. Continue os estudos desta disciplina e até breve! Aula 6!ENSAIO DE PENETRAÇÃO DINÂMICA (STANDARD PENETRATION TEST SPT)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Acesse o material de estudo, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e assista à videoaula.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estudantes, esta aula será dedicada ao estudo do ensaio de penetração dinâmica, ou Standard Penetration Test (SPT). Os conceitos apreendidos aqui têm grande valia para a formação nessa área. Continue estudando! 6.1.!METODOLOGIA DO ENSAIO Para se iniciar uma sondagem, monta-se sobre o terreno, na posição de cada perfuração, um cavalete de quatro pernas denominado torre. No topo da torre, é montado um conjunto de roldanas por onde passa uma corda, usualmente de sisal. A sondagem deve ser iniciada com emprego do trado concha (TC) ou cavadeira manual até a profundidade de 1 m, seguindo-se a instalação até essa profundidade, do primeiro segmento do tubo de revestimento dotado de sapata cortante. Deve ser coletada, para exame posterior, uma parte representativa do solo colhido pelo trado-concha durante a perfuração (amostra zero), até 1 m de profundidade. Na profundidade de 1 m, realiza-se o primeiro ensaio de penetração SPT, acoplando-se, na extremidade de um conjunto de haste de 1, o amostrador padrão. Este é apoiado no fundo do furo aberto com trado-concha ou cavadeira. Após o posicionamento do amostrador padrão conectado à composição de cravação, coloca-se a cabeça de bater e, utilizando-se o tubo de revestimento como referência, marca-se na haste, com giz, um

10 10 segmento de 45 cm dividido em três trechos iguais de 15 cm. Em seguida, o martelo deve ser apoiado suavemente sobre a cabeça de bater, anotandose eventual penetração do amostrador no solo. A penetração obtida dessa forma corresponde a zero golpe. Não tendo ocorrido pene tração igual ou maior do que 45 cm, prossegue-se a cravação do amostrador padrão até completar os 45 cm de penetração por meio de impactos sucessivos do martelo padronizado caindo livremente de uma altura de 75 cm, anotandose, separadamente, o número de golpes necessários à cravação de cada segmento de 15 cm do amostrador padrão. A soma do número de golpes necessários à penetração dos últimos 30 cm do amostrador é designada por N. Frequentemente, não ocorre a penetração exata dos 45 cm, bem como de cada um dos segmentos de 15 cm do amostrador padrão, com certo número de golpes. Na prática, é registrado o número de golpes empregados para uma penetração imediatamente superior a 15 cm, registrando-se o comprimento penetrado (por exemplo, três golpes para a penetração de 17 cm 3/17). A seguir, conta-se o número adicional de golpes até a penetração total ultrapassar 30 cm e, em seguida, o número de golpes adicionais para a cravação atingir 45 cm ou, com o último golpe, ultrapassar este valor. Exemplo: 3/17-4/14-5/15. Quando, com a aplicação do primeiro golpe do martelo, a penetração for superior a 45 cm, o resultado da cravação do amostrador deve ser expresso pela relação deste golpe com a respectiva penetração. Exemplo: 1/58. Quando retirado o amostrador do furo, é recolhida e acondicionada a amostra contida em seu bico. As amostras colhidas devem ser imediatamente acondicionadas em recipientes herméticos e de dimensões tais que permitam receber pelo menos um cilindro de solo colhido do bico do amostrador padrão. Nas operações subsequentes de perfuração, intercaladas às de ensaio (SPT, descrito anteriormente) e amostragem, deve ser utilizado trado helicoidal (TH) até se atingir o nível d água freático Quando observadas Fonte: mudanças de tipo de solo no material do corpo do amostrador, a parte que as caracteriza deve também ser armazenada e identificada. Fonte: Durante a operação de perfuração, devem ser anotadas as profundidades das transições de camadas detectadas por exame

11 11 tátil-visual e da mudança de coloração de materiais trazidos à boca do furo pelo trado helicoidal ou pela água de circulação. Quando o avanço da perfuração com emprego do trado helicoidal for inferior a 50 mm após 10 min de operação ou no caso de solo não aderente ao trado, passa-se ao método de perfuração por circulação de água (CA), também chamado de lavagem. A cada metro de perfuração, a partir de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras dos solos por meio do amostrador padrão, com execução de SPT. A circulação de água é realizada com emprego de uma motobomba, uma caixa-d'água com divisória para decantação e um trépano. Figura 1. Equipamento de ensaio SPT Fonte: Lima (1979)

12 !MEDIDA DE TORQUE NO ENSAIO SPT Esse ensaio consiste na execução do ensaio SPT, normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6484 ABNT, 2001) e, logo após terminada a cravação do amostrador, é aplicada uma rotação ao conjunto haste-amostrador com o auxílio de um torquímetro, Figura 2. Durante a rotação, toma-se a leitura do torque máximo necessário para romper a adesão entre o solo e o amostrador, permitindo a obtenção do atrito lateral amostrador-solo. Figura 2. Equipamento para ensaio SPT-T Fonte: Utilizamos a medida do torque porque possui a vantagem de não ser afetada pelas conhecidas fontes de erros do valor tradicional do SPT (contagem do número de golpes, altura de queda, peso da massa cadente, drapeamento e atrito das hastes, mau estado da sapata cortante, roldana, corda etc.). Outra vantagem desse procedimento é a possibilidade de se obter um valor mais confiável da tensão lateral através do SPT por um custo adicional muito pequeno. Outra medida que também pode ser obtida é a do torque residual, que consiste em continuar girando o amostrador até que a leitura se mantenha constante, quando, então, faz-se uma segunda medida. Basicamente, na prática atual, existem duas correntes de aplicação para o SPT-T: a primeira diz respeito ao estudo da relação T/N para obtenção de parâmetros geotécnicos e correção do valor N do SPT; e a segunda se refere à obtenção do atrito lateral de estacas através da obtenção da adesão-atrito solo-amostrador. 6.3.!CORREÇÕES DE MEDIDAS DE NSPT Como vimos no item anterior, o SPT tem uma probabilidade alta de ocorrer erros. Conhecidas as limitações envolvidas no ensaio, é possível, por meio da interveniência de fatores que influenciam os resultados e não estão relacionados às características do solo, avaliar criticamente as metodologias empregadas na aplicação de valores de N spt em problemas geotécnicos. Para tanto, as abordagens modernas recomendam a correção do valor medido de N spt, levando-se em conta o efeito da energia de cravação e do nível de tensões.

13 !APLICAÇÕES DOS RESULTADOS O ensaio SPT tem uma primeira utilidade na indicação da compacidade de solos granulares (areias e siltes arenosos) e da consistência de solos argilosos (argilas e siltes argilosos). A NBR 6484 (ABNT, 2001), Sondagem de simples reconhecimento de com SPT método de ensaio, prevê que o boletim de sondagem forneça, junto com a classificação do solo, sua compacidade ou consistência de acordo com a tabela abaixo. Solo N Compacidade/Consistência < 4 Fofa(o) Areia e siltes arenosos 5-8 Pouco compacta(o) 9-18 Mediamente compacta(o) Compacta(o) > 40 Muito compacta(o) < 2 Muito mole Argila e siltes argilosos 3-5 Mole 6-10 Média(o) Rija(o) > 19 Dura(o) Quadro 1. Relação dos tipos de solos com o número de golpes do ensaio SPT e sua compacidade/consistência. Fonte: ABNT (2001) O ensaio de SPT tem sido usado para inúmeras aplicações, desde amostragem para identificação de ocorrência dos diferentes horizontes, previsão da tensão admissível de fundações diretas, previsão da capacidade de carga de fundações profundas, até correlações com outras propriedades geotécnicas. Para saber mais, acesse o vídeo disponível no link a seguir, no qual é brevemente explicado o processo de como interpretar um laudo de sondagem do tipo SPT. Veja, no vídeo do link a seguir, uma coleta de amostra de solo para ensaios em laboratório. Finalizamos aqui nossa sexta aula. Ficou com alguma dúvida? Retorne ao conteúdo ou busque esclarecimentos no Fórum de Dúvidas. Senão, passe para nossa aula seguinte. Até lá.!!

14 14 Aula 7!ENSAIO DE CONE (CPT) E PIEZONOCE (CPTU) Nesta aula, falaremos sobre outros ensaios, o ensaio de cone (CPT) e piezonoce (CPTU). Continue os estudos desta disciplina e boa aula! Segundo Velloso e Lopes (2010), originalmente desenvolvido na Holanda na década de 1930 para investigar solos moles (e também estratos arenosos onde se apoiariam estacas), o ensaio de cone (CPT) se difundiu no mundo todo graças à qualidade de suas informações. Esse ensaio recebeu várias denominações, como ensaio de penetração estática (devido à sua forma de cravação), ensaio de penetração contínua (devido ao fato de fornecer informações quase contínuas nos cones mecânicos e realmente contínuas nos cones elétricos), ou diepsondering (termo dado a esse tipo de ensaio na Holanda). O ensaio consiste basicamente na cravação a velocidade lenta e constante (dita estática ou quase estática) de uma haste com ponta cônica, medindo-se a resistência encontrada na ponta e a resistência por atrito lateral. No primeiro sistema desenvolvido, o atrito era medido em toda a haste, tendo esse cone hoje em desuso foi conhecido como cone de Delft ou de Plantema. Posteriormente, desenvolveu-se um cone com uma luva de atrito conhecido como cone "de Vermeiden" ou "de Begemann" figura a seguir, que avança primeiramente à ponta e, depois, à luva, para medição alternada da resistência de ponta, q, e do atrito lateral local, f s. Figura 3. Ponteiras de cone mecânico desenvolvida por Begemann A partir da década de 1970, desenvolveu-se um sistema de medição da resistência de ponta e do atrito lateral local através de células de carga elétricas (locais), passando esses tipos de cones a serem conhecidos como cones elétricos. Em seguida, introduziu-se um transdutor (medidor) de pressão da água (associado a um elemento poroso), colocado geralmente próximo a ponta do cone para medição de poro-pressões durante o

15 15 ensaio. Este último tipo de cone passou a ser chamado piezocone (figura a seguir), e a sigla do ensaio que o emprega passou para CPTu. Figura 4. Componentes do piezocone Desde os cones mecânicos, tem-se procurado normalizar a velocidade de cravação (inicialmente 1 cm/s e atualmente 2 cm/s), a área da ponta do cone em 10 cm 2 e o ângulo da ponta em 600. Um resultado típico desse ensaio é mostrado na Figura 5. No primeiro gráfico, é apresentado um perfil de resistência de ponta e de atrito lateral local. O segundo gráfico apresenta a razão entre o atrito lateral local e a resistência de ponta, R = f s /q, que dá uma indicação do tipo de solo atravessado. O terceiro gráfico apresenta poro-pressões medidas no ensaio o que é possível quando se utiliza um piezocone, podendo-se observar que nas areias a poro-pressão é próxima da hidrostática, enquanto nas argilas ha um excesso de poro-pressão gerado na cravação do cone. Quando se está atravessando uma camada de argila, pode-se parar a cravação e observar a velocidade de dissipação do excesso de poro-pressão, operação conhecida como ensaio de dissipação; e sua interpretação fornece o coeficiente de adensamento horizontal, c. Nesse ensaio, não são retiradas amostras dos solos atravessados e, por isso, é recomendável que esse tipo de investigação seja associado a sondagens à percussão (com retirada de amostras para classificação tátil-visual). 7.1.!RESULTADOS DE ENSAIO A maneira tradicional de apresentação de resultados dos ensaios CPT e/ou CPTu é a plotagem dos valores de resistência de ponta q c, atrito lateral, poro-pressão e demais parâmetros do solo, em função da profundidade de sondagem. O primeiro parâmetro é a razão de atrito, ou seja, a divisão entre o atrito lateral f s e a resistência de ponta q c, resultando em R f.

16 16 Figura 5. Resultado de um ensaio CPT Fonte: Cunha (2016) 7.2.!RELAÇÃO ENTRE CPT E SPT De acordo com Cunha (2016), na atualidade, é muito utilizado por engenheiros geotécnico a correlação entre os ensaios SPT-CPT. Isso se baseia na disseminação do ensaio SPT no Brasil, pois quase todos os ensaios realizados no país com a finalidade de fundações é do tipo SPT. Assim, vamos explicitar algumas relações existentes entre os dois ensaios, entre elas, algumas assimiladas pelos métodos de dimensionamento de fundações profundas. Mesmo sendo poucos os trabalhos estatísticos que explicitam a correlação entre os ensaios, em alguns dos trabalhos, é possível que os valores calculados tenham sido alcançados a partir de médias de índice de resistência à penetração e resistência de ponta. As correlações mais comumente utilizadas entre os ensaios são aquelas fundamentadas na média aritmética e desenvolvidas a partir de funções lineares. Onde a e k são constantes. q c = KN SPT q c = a + kn SPT Quando foram feitas várias correlações, foi pensado em comparar os valores encontrados com vários diâmetros de grãos (Figura 6).

17 17 Figura 6. Relação entre qc/nspt com aumento do diâmetro Fonte: Cunha (2016) 7.3.!APLICAÇÕES DOS RESULTADOS O ensaio CPT ou CPT U é indicado principalmente para solos moles e pouco resistentes. Devido à cravação de forma estática, o equipamento apresenta uma considerável dificuldade para ultrapassar solos mais resistentes. 7.4.!NOVOS EQUIPAMENTOS O CPT e o CPT U são equipamentos modernos para situações que exigem um nível de detalhamento maior do que o SPT. Nos dias atuais, já existem o cone e o piezocone com a presença de um sensor sísmico que emite uma onda eletromagnética capaz de mapear o solo.! No link a seguir, você assiste a um vídeo sobre o ensaio CPT. Neste outro, temos ensaios do tipo CPTU sendo realizados no centro de São Paulo. Acesse! Termina aqui mais uma de nossas aulas! Após vermos sobre os ensaios CPT e CPTU, vamos seguir estudando! Na aula seguinte, veremos outros ensaios de campo.!!

18 18 Aula 8!OUTROS ENSAIOS DE CAMPO Nesta aula, última da nossa Unidade de Interação e Aprendizagem (UIA), falaremos de outros ensaios de campo, além dos que já tratamos nas aulas anteriores. Continue estudando para desenvolver as competências e habilidades necessárias a essa área de atuação e do conhecimento. 8.1.!ENSAIO DE PALHETA !PRINCÍPIOS DO ENSAIO O Vane Test foi desenvolvido na Suécia, com o objetivo de medir a resistência ao cisalhamento não drenada de solos coesivos moles saturados. Hoje, o ensaio é normalizado no Brasil pela NBR da Associação Brasileira de Normas Técnicas.. (ABNT, 1989) O equipamento de realização do ensaio possui uma palheta de aço, formada por quatro aletas finas retangulares, hastes, tubos de revestimentos, mesa, dispositivo de aplicação do momento torsor e acessórios para medida do momento e das deformações (Figura 7). O diâmetro e a altura da palheta devem conservar uma relação 1:2 com diâmetros que variam entre 55, 65, e 88 mm. A medida do momento é feita por anéis dinamométricos e vários instrumentos com molas, que registram o momento máximo aplicado. O ensaio consiste em cravar a palheta e em medir o torque necessário para cisalhar o solo, segundo uma superfície cilíndrica de ruptura, que se desenvolve no entorno da palheta, quando se aplica ao aparelho um movimento de rotação. A instalação da palheta na cota de ensaio pode ser feita, ou por cravação estática, ou utilizando furos abertos a trado e/ou por circulação de água. No caso de cravação estática, é necessário que não haja camadas resistentes sobrejacentes à argila a ser ensaiada e que a palheta seja munida de uma sapata de proteção durante a cravação. Tanto o processo de cravação da sapata quanto o de perfuração, devem ser paralisados a 50 cm acima da cota de ensaio, a fim de evitar o amolgamento do terreno a ser ensaiado. A partir daí, desce apenas a palheta de realização do ensaio. Com a palheta na posição desejada, deve-se girar a manivela a uma velocidade constante de 6º/min, fazendo-se as leituras da deformação no anel dinamométrico de meio em meio minuto, até rapidamente, com um mínimo de 10 rotações, a fim de amolgar a argila e, com isso, determinar a sensibilidade da argila (resistência da argila indeformada/resistência da argila amolgada).

19 19 Figura 7. Equipamento para ensaio de palheta Fonte: !FATORES QUE INFLUENCIAM NO RESULTADO Para o cálculo da resistência não drenada da argila, devem-se adotar as seguintes hipóteses: Drenagem impedida: ensaio rápido. Ausência de amolgamento do solo, em virtude do processo de cravação da palheta. Coincidência de superfície de ruptura com a geratriz do cilindro, formado pela rotação da palheta. Uniformidade da distribuição de tensões, ao longo de toda a superfície de ruptura, quando o torque atingir o seu valor máximo. Solo isotrópico !INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS No instante da ruptura, o torque máximo (T) aplicado se iguala à resistência ao cisalhamento da argila, representadas pelos momentos resistentes do topo e da base do cilindro de ruptura e pelo momento resistente desenvolvido, ao longo de sua superfície lateral, dado pela expressão: T = M L + 2M B! Onde: T = torque máximo aplicado à palheta; M L= momento resistente desenvolvido ao longo da superfície lateral de ruptura; M B = momento resistente desenvolvido no topo e na base do cilindro de ruptura, dados por:! " # $ % &'( ) *) +,

20 20! - # & $% '. +, Onde: D = diâmetro do cilindro de ruptura; H = altura do cilindro de ruptura; C u = resistência não drenada da argila. Substituindo as duas últimas equações na anterior e fazendo-se H = 2D, tem-se o valor da coesão não drenada da argila, expresso pela fórmula: +, # / 0 ) 1 &'. 8.2.!ENSAIO DILATOMÉTRICO !PROCEDIMENTO DE ENSAIO O ensaio dilatométrico (DMT) foi padronizado em 1986 pela American Society for Testing and Materials (ASTM), assim, o ensaio ficou semelhante em todo o mundo. Para o ensaio, primeiramente, devemos montar o conjunto lâmina-cabos-unidade de controle. O cabo deve ser passado através das hastes metálicas e conectado a lâmina. Devemos atentar para a correta posição que o fio de nylon deve ficar durante a ligação do cabo à lâmina. Isso implica no fechamento do circuito elétrico, esse procedimento é de total importância ao ensaio. Após o cabo passado pelas hastes, ele deve ser conectado à unidade de controle. Nesse momento, já é possível testar o funcionamento do ensaio, ligando-se o fio terra e pressionando levemente com os dedos a membrana. Deve ser ouvido o sinal de áudio. Posteriormente, deve-se conectar o Fonte: cilindro de gás à unidade de controle através de mangueira de ar com o conector adequado ao ensaio DMT. O regulador de pressão do cilindro já deve ser previamente instalado. A continuidade do circuito deve ser verificada. A lâmina é conectada à primeira haste de cravação e o ensaio já está pronto para ser executado. A calibração da membrana pode ser feita em algum momento antes do ensaio e será tratada a seguir. O ensaio tem basicamente quatro passos. O primeiro consiste na inserção vertical da lâmina no solo, até a profundidade onde será feito a primeira leitura de pressões. Depois de finalizada a penetração, o segundo passo é abrir gradualmente a válvula de controle de fluxo. Durante esse tempo, ouve-se um sinal de áudio vindo da unidade de controle. O sinal é interrompido quando a membrana é levantada de seu assento e justamente inicia seu movimento horizontal, ou seja,

21 21 empurrando o solo. Nesse momento, toma-se a primeira leitura Pressão A (que após correção fornece a medida po). Essa leitura A deve ser obtida de 15 a 30 segundos depois do início do ensaio. O terceiro passo continua com a expansão da membrana, pois a válvula de controle de pressão continua aberta injetando gás no sistema. Durante a expansão, o sinal de áudio permanece desligado e somente retorna quando a lâmina atingir o deslocamento horizontal de 1,1 mm, que sinaliza o operador para a leitura da Pressão B (após correção fornece a medida p1). A leitura B deve ser feita de 15 a 30 segundos após a leitura A. Após, usam-se as válvulas de ventilação e de relaxamento de fluxo para produzir um relaxamento de pressão até que a membrana retorne a sua posição inicial assentada. Opcionalmente, pode-se fazer a leitura C, ventilando-se a pressão após a leitura B rapidamente, até que o sinal da pressão B seja interrompido e, em seguida, despressurizando lentamente até que o sinal seja reativado. Nesse momento, registra-se a pressão C (após correção fornece a medida p2). Acredita-se que, no momento em que a membrana inicia o retorno à sua posição inicial, pela relaxação da pressão do sistema, a água no interior dos grãos imprima na membrana uma pressão similar a poro-pressão. Isso completa a sequência do teste, e a lâmina é avançada com uma velocidade de 2 a 4 cm/s até a próxima profundidade (SILVA, 2008) !PARÂMETROS FORNECIDOS NO ENSAIO A seguir, serão apresentados os quatro principais parâmetros obtidos com o ensaio DMT. Os parâmetros intermediários são resultados de formulações baseadas nos valores de pressões corrigidas p 0, p 1 e p 2. Índice de material, I D: Argilas: 0,1 I D 0,6. Silte: 0,6 I D 1,8. Areia: 1,8 I D. Índice de tensão horizontal, K D: u 0 = poro-pressão;! vo = tensão vertical efetiva; 2 3 # # :8 7 ; <= K D = 2 e constantes com a profundidade - depósitos normalmente adensados; K D = 3 4 e constantes com a profundidade, argila NC, envelhecida ou cimentada; K D 2 valores que não decrescem com a profundidade argilas pré-adensadas; Módulo dilatométrico, E D: E D = 34,7 (P 1 P 0) Índice de poro-pressão da água, U D:

22 22 4 ( 6 A # >?@ A ; BC # : ; BC 6 A !ENSAIO PRESSIOMÉTRICO VARIAÇÕES DO ENSAIO Segundo Marangon (2009), são diversos os tipos de ensaios de laboratório que buscam, com maior grau de sofisticação, representar as condições, com fidelidade e exatidão, possíveis de ocorrências. Entre os principais, temos: ensaio de compressão simples; ensaio de cisalhamento direto; ensaio de compressão triaxial. Dependendo da importância da obra a realizar, das características dos solos e das condições de ocorrência justifica a realização de ensaios com a finalidade específica de obter os parâmetros de resistência ao cisalhamento (c e!) !PROCEDIMENTO DE ENSAIO! Ensaio de compressão simples: Esse ensaio consiste em se ensaiar os corpos de provas em uma prensa aberta em que só se tem condição de aplicar a pressão axial! 1, uma vez que, sendo a prensa aberta, não há condição de aplicar pressões laterais, isto é,! 3 = 0. Tem-se assim um só círculo e! =0. Logo, só é aplicável a solos puramente coesivos. Ensaio de cisalhamento direto: Esse ensaio direto é o mais antigo procedimento para a determinação da resistência ao cisalhamento e se baseia diretamente no critério de Mohr-Coulomb. Aplica-se uma tensão normal num plano e verifica-se a tensão cisalhante que provoca a ruptura. Ensaios de compressão triaxial: Nesse sentido do deslocamento da parte superior do corpo de prova, pode se inverter até que a tensão cisalhante se estabilize num valor aproximadamente constante (residual). Nesse ensaio, consegue-se provocar um deslocamento relativo de uma parte do solo sobre a outra muito maior do que se pode atingir em ensaios de compressão triaxial ! INTERPRETAÇÃO DOS ENSAIOS As curvas de ruptura (tensão x deformação) obtidas nos ensaios de resistência, mostra a ruptura frágil depois de atingir a τ R, a resistência cai acentuadamente ao se aumentar a deformação. Na ruptura plástica, o esforço máximo é mantido com a continuidade da deformação. Pode-se obter assim a chamada resistência residual.

23 23 Figura 8. Curvas de ruptura (tensão x deformação) 8.4.!PROVAS DE CARGA !CARREGAMENTO DE PLACA Ensaio realizado de acordo com a NBR 6489 (ABNT, 1984), cujos resultados devem ser interpretados de modo a levar em conta as relações de comportamento entre a placa e a fundação real, bem como as características das camadas de solo influenciadas pela placa e pela fundação. O ensaio de placa é um processo que visa fornecer, por via direta, as resistências e características de deformação do terreno a uma determinada profundidade. Ele é realizado pelo carregamento de uma placa contra o terreno, através de macacos reagindo contra cargueiras ou conjunto de tirantes. No ensaio, são registradas as cargas aplicadas x deformações do solo !ESTÁTICA Esse ensaio é realizado pelo carregamento de uma estaca até duas vezes a carga de trabalho, através de macacos, reagindo contra cargueiras ou conjunto de tirantes. No ensaio, são registradas as cargas aplicadas x deformações do solo. Vamos aprender mais sobre resistência ao cisalhamento por círculo de Mohr? Acesse o link a seguir! Veja agora, pelo link a seguir, um vídeo que contém um ensaio de carga em placa circular para uma areia seca sem reforço de biofibras.

24 24 Você terminou o estudo desta unidade. Chegou o momento de verificar sua aprendizagem. Ficou com alguma dúvida? Retome a leitura. Quando se sentir preparado, acesse a Verificação de Aprendizagem da unidade no menu lateral das aulas ou na sala de aula da disciplina. Fique atento, essas questões valem nota! Você terá uma única tentativa antes de receber o feedback das suas respostas, com comentários das questões que você acertou e errou. Vamos lá?!

25 25 REFERÊNCIAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9603: Sondagem a trado Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6484: Solo Sondagens de simples reconhecimento com SPT Método de ensaio Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10905: Ensaio de palheta in situ Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6489: Prova de carga direta sobre terreno de fundação. Rio de Janeiro: ABNT, CUNHA, E. E. S. da. Correlações entre resultados de ensaios SPT e CPT para solo arenoso sedimentar. Dissertação (Mestrado) Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, LIMA, M. J. C. P. A. Prospecção geotécnica do subsolo. Rio de JaneiroRJ: Livros Técnicos e Científicos, MARANGON, M. Apostila de Mecânica dos Solos II da Universidade Federal de Juiz de Fora, Disponível em: < Acesso em: 25 jun SILVA, F. K. da. Ensaios dilatométricos - DMT em solos de Santa Catarina: estudo comparativo com CPT e SPT. Dissertação (Mestrado) Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Disponível em: < Acesso em: 25 jun VELLOSO, D. A.; LOPES, F. R. Fundações. São Paulo: Oficina de Textos, GLOSSÁRIO Amolgamento: Amolgamento do solo é o fenômeno da perda de resistência de um solo por efeito da destruição de sua estrutura. É o fenômeno responsável pela formação de lama nos solos argilosos. O amolgamento tende a destruir a estrutura original do solo, isto é, elimina as ligações existentes desde a sua formação, e provoca uma redução da resistência.

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES AULA 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU Código Rev. Folha SD.KLA.PA.RE.001 2 1/ Código do cliente Rev. 0 KLABIN S. A. PARANAGUA PR TERRENO ROCHA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GEOTÉCNICA FUROS DE SONDAGENS Cliente : KLABIN S. A. Obra : LEVANTAMENTO

Leia mais

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda APRESENTAÇÃO A Nailsondas Perfurações de Solo Ltda. é uma empresa que vem atuando no mercado desde 2002, prestando serviços em todo território nacional. Executando com excelência vários projetos por ano,

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 2

Investigações Geotécnicas Parte 2 Investigações Geotécnicas Parte 2 FUNDAÇÕES AULA 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sondagens Rotativas e mistas Uso de conjunto motomecanizado Penetração e rotação Obtenção

Leia mais

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES 24/09/2013 Complementação torres MF SA 0A 03/05/2013 Emissão Inicial MF SA Rev. Data Descrição Por Aprovação Nome da Obra Título do Documento Projeto MARCOS F. 24/09/2013 Nº Rev Folha 1/13 Aprovação SÉRGIO

Leia mais

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza.

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza. A UU L AL A Dureza Rockwell No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza. Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra Limpeza do terreno Dependendo do porte da obra e da declividade do terreno serão necessários a utilização de equipamentos de grande

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Mecânica dos Solos Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Sondagem A investigação

Leia mais

tecfix ONE quartzolit

tecfix ONE quartzolit Pág. 1 de 8 Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi-acrilato 1. Descrição: Produto bicomponente disposto numa bisnaga com câmaras independentes, projetada para realizar a mistura adequada dos constituintes

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO SPT (Santard Penetration Test)

ENSAIOS DE CAMPO SPT (Santard Penetration Test) ENSAIOS DE CAMPO SPT (Santard Penetration Test) NORMAS - NBR 8036: Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos; - NBR 7250: Identificação e descrição de amostras de solo obtidas em sondagens

Leia mais

Faculdade de Engenharia NuGeo/Núcleo de Geotecnia Mecânica dos Solos II RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS

Faculdade de Engenharia NuGeo/Núcleo de Geotecnia Mecânica dos Solos II RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS Unidade 5 Como visto na unidade 04, um carregamento externo aplicado na superfície, ou a própria geometria da superfície da massa de solo, contribui para o desenvolvimento de tensões tangenciais ou de

Leia mais

Sondagem rotativa. Elementos de prospecção geotécnica. Apresentação dos resultados. Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.

Sondagem rotativa. Elementos de prospecção geotécnica. Apresentação dos resultados. Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail. Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos de prospecção geotécnica Elementos de prospecção geotécnica Profa.

Leia mais

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS Prof. Arq. Aline Fernandes 2013 PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES Fases que os problemas podem ocorrer ou ser originados: - Caracterização do comportamento do solo; - Análise e projeto

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO.

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. Silveira, Priscila Silva; Valner Brusamarello. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Av. Osvaldo Aranha, 103 - CEP: 90035-190 Porto

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas Elementos estruturais Notas de aula da disciplina AU405 Concreto Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Agosto/2006

Leia mais

CAPÍTULO 2 - INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS E DE CAMPO

CAPÍTULO 2 - INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS E DE CAMPO CAPÍTULO 2 - INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS E DE CAMPO 2.1. INTRODUÇÃO O conhecimento das condições de subsolo em um determinado local é uma condição fundamental para a elaboração de projetos de fundações e

Leia mais

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m.

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO OBRAS / LOCALIZAÇÃO 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. 01 BUEIRO triplo na RS 715 com 3,00m X 2,00m X 19m,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO

CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO Rede de água 1-DETERMINAÇÕES CONSTRUTIVAS A Empresa responsável pela execução das redes

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

1 Circuitos Pneumáticos

1 Circuitos Pneumáticos 1 Circuitos Pneumáticos Os circuitos pneumáticos são divididos em várias partes distintas e, em cada uma destas divisões, elementos pneumáticos específicos estão posicionados. Estes elementos estão agrupados

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ

Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ Rubenei Novais Souza Petróleo Brasileiro S.A., Rio de Janeiro, Brasil, rubenei@petrobras.com.br Tales

Leia mais

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS ES-F01 FUNDAÇÕES RASAS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. OBJETO E OBJETIVO... 3 2. S... 3 3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 4. MATERIAIS... 4 5. EXECUÇÃO DA

Leia mais

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES DAER-RS INSTRUÇÕES DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS GEOTÉCNICOS IS-101/94 1. OBJETIVO Os Estudos Geotécnicos tem como objetivo a obtenção dos dados geotécnicos do subleito da rodovia projetada, empréstimos

Leia mais

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia.

7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. 7. A importância do aterramento na Qualidade da Energia. Em primeiro lugar é preciso esclarecer o que significa e para que serve o aterramento do sistema elétrico. Ao contrário do que é usual considerar,

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos constitutivos de um projeto interpretação, exame e análise Projeto

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BUEIROS CELULARES DE CONCRETO Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-010/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de bueiros

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE ADEQUAÇÃO

Leia mais

Vanir Tiscoski Junior CURITIBA / PR RELATÓRIO DE SONDAGENS A PERCUSSÃO

Vanir Tiscoski Junior CURITIBA / PR RELATÓRIO DE SONDAGENS A PERCUSSÃO Vanir Tiscoski Junior CURITIBA / PR RELATÓRIO DE SONDAGENS A PERCUSSÃO ELABORAÇÃO Dezembro / 2013 Sumário 1 Introdução... 3 2- ABORDAGEM TEÓRICA - SISTEMA DEPOSICIONAL FLUVIAL MEANDRANTE... 3 3 TRABALH

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO RESUMO Orientando (Giovan Caciatori Jacinto), Orientador (Adailton Antonio dos Santos) UNESC Universidade

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MILIOHMÍMETRO MODELO MO-1200

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MILIOHMÍMETRO MODELO MO-1200 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MILIOHMÍMETRO MODELO MO-1200 julho 2009 Leia cuidadosamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do medidor ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

ÓRGÃOS ACESSÓRIOS DA REDE DE ESGOTO

ÓRGÃOS ACESSÓRIOS DA REDE DE ESGOTO SANEAMENTO II AULA 06 8 semestre - Engenharia Civil ÓRGÃOS ACESSÓRIOS DA REDE DE ESGOTO Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br POÇOS DE VISITA (PV) São utilizados para permitir o acesso de homens

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03)

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) 1.0 O CAPACÍMETRO É o instrumento usado para medir o valor dos capacitores comuns e eletrolíticos. Há dois tipos de capacímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital

Leia mais

Física Experimental III

Física Experimental III Física Experimental III Unidade 4: Circuitos simples em corrente alternada: Generalidades e circuitos resistivos http://www.if.ufrj.br/~fisexp3 agosto/26 Na Unidade anterior estudamos o comportamento de

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

3 - Bacias Hidrográficas

3 - Bacias Hidrográficas 3 - Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica é uma região definida topograficamente, drenada por um curso d água ou um sistema interconectado por cursos d água tal qual toda vazão efluente seja descarregada

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESTACAS TIPO FRANKI Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-09/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a utilização de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL E. F. S. PEREIRA e L. M. N de Gois Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia

Leia mais

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA

ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA QUESTÃO 1) Utilize as informações do texto abaixo para responder às questões que o seguem. Uma máquina simples para bombear água: A RODA D ÁGUA

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica 385 AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DO CONCRETO QUANDO SUBMETIDO A CARREGAMENTO PERMANENTE DE LONGA DURAÇÃO (Dt = 9 dias) Wilson Ferreira Cândido 1,5 ;Reynaldo Machado

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL RUA VISCONDE DE PELOTAS, 227 CAXIAS DO SUL/RS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL RUA VISCONDE DE PELOTAS, 227 CAXIAS DO SUL/RS RELATÓRIO DE SONDAGEM E MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL RUA VISCONDE DE PELOTAS, CAXIAS DO SUL/RS Responsáveis técnicos Eng. Norton Quites Eng. Civil - Crea-RS

Leia mais

RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM - SEARQ

RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM - SEARQ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA Secretaria de Administração e Orçamento Seção de Engenharia e Arquitetura / COSEG RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM

Leia mais

* variável em função do 145 ' ~$.O. Fundações - 1" sem 2012. Padm(kN) - estrutural Com rimento (m) 100 a 300 3 a 15 150

* variável em função do 145 ' ~$.O. Fundações - 1 sem 2012. Padm(kN) - estrutural Com rimento (m) 100 a 300 3 a 15 150 Fundações - 1" sem 2012 Paulo Albuquerque oníveis no mercado Padm(kN) - estrutural Com rimento (m) 100 a 300 3 a 15 150 Pré-moldada (concreto) secção quadrada 200 350 450 700 200 350 emenda Pré-moldada

Leia mais

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações 1. MÉTODOS DIRETOS Os métodos diretos englobam todas as investigações que possibilitam a visualização do perfil e retirada de amostra. Os procedimentos de investigação são bem definidos nas normas ABNT

Leia mais

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FÍSICA 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Provas contém seis questões, constituídas de itens e subitens,

Leia mais

2.0 O PROJETO DE LAJES PROTENDIDAS - SÍNTESE

2.0 O PROJETO DE LAJES PROTENDIDAS - SÍNTESE LAJES PLANAS PROTENDIDAS: DETERMINAÇÃO DA FORÇA DE PROTENSÃO E PRÉ-DIMENSIONAMENTO DOS CABOS UM PROCESSO PRÁTICO 1.0 - INTRODUÇÃO Nos projetos de lajes protendidas, as armaduras a serem determinadas resultam

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

Capítulo1 Tensão Normal

Capítulo1 Tensão Normal - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Referências Bibliográficas:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA BARREIRAS RIGIDAS EM CONCRETO ARMADO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA BARREIRAS RIGIDAS EM CONCRETO ARMADO 1 de 6 1. OBJETIVO 1.1. A presente especificação tem por objetivo fixar as características técnicas e condições mínimas para aceitação dos serviços na execução de barreiras rígidas, em concreto armado,

Leia mais

0.1 Introdução Conceitos básicos

0.1 Introdução Conceitos básicos Laboratório de Eletricidade S.J.Troise Exp. 0 - Laboratório de eletricidade 0.1 Introdução Conceitos básicos O modelo aceito modernamente para o átomo apresenta o aspecto de uma esfera central chamada

Leia mais

6 Análise Numérica. 6.1. Geometria do Problema

6 Análise Numérica. 6.1. Geometria do Problema 6 Análise Numérica Este capítulo tem como objetivo apresentar os dados de entrada e as simulações numéricas realizadas com o auxílio do programa Vadose/W e GeoSlope/W, ambos contidos no pacote GEOSTUDIO

Leia mais

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Sumário Executivo Esta Nota Técnica tem por finalidade comprovar a existência de sustentação técnica e motivação econômica para estabelecer

Leia mais

Unidade 1: O Computador

Unidade 1: O Computador Unidade : O Computador.3 Arquitetura básica de um computador O computador é uma máquina que processa informações. É formado por um conjunto de componentes físicos (dispositivos mecânicos, magnéticos, elétricos

Leia mais

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA.

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. ENERGIA EM SUA CASA Recon BT/2013 Regulamentação para o Fornecimento de Energia Elétrica a Consumidores em Baixa Tensão CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. Regulamentação para

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

Transplante capilar Introdução

Transplante capilar Introdução Transplante Capilar Perda de cabelo e calvície são, muitas vezes, uma parte inesperada e indesejada da vida. Felizmente, com os recentes avanços na tecnologia, a perda de cabelo pode ser diminuída ou interrompida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Equações básicas Uma análise de qualquer problema em Mecânica dos Fluidos, necessariamente se inicia, quer diretamente ou indiretamente, com a definição das leis básicas que governam o movimento do fluido.

Leia mais

PESQUISA A GRANDES PROFUNDIDADES SONDAGENS A PERCUSSÃO, ROTATIVA E GALERIAS

PESQUISA A GRANDES PROFUNDIDADES SONDAGENS A PERCUSSÃO, ROTATIVA E GALERIAS PESQUISA A GRANDES PROFUNDIDADES SONDAGENS A PERCUSSÃO, ROTATIVA E GALERIAS Introdução As investigações de subsuperficie constituem uma etapa sucessiva ao mapaeamento geologico regional objetivam complementar

Leia mais

Estribos verticais: 2 Largura X: 45.0 cm Ø10 CA-50-A P9, P10, P11, Largura Y: 45.0 cm

Estribos verticais: 2 Largura X: 45.0 cm Ø10 CA-50-A P9, P10, P11, Largura Y: 45.0 cm 1 MEMÓRIA DE CÁLCULO - ESTRUTURAL 4.1 MEMÓRIA DE CÁLCULO FUNDAÇÕES 4.1.1 DESCRIÇÃO Referências Estacas Material Geometria Armadura P1, P2, P3, P4, Tipo: 18x18 Concreto: C25, Bloco de 1 estaca Estribos

Leia mais

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues.

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. Lista 12: Equilíbrio do Corpo Rígido NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.

Leia mais

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 31 de agosto de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

- Artigo - HELIX ENGENHARIA E GEOTECNIA LTDA

- Artigo - HELIX ENGENHARIA E GEOTECNIA LTDA - Artigo - Itens anexos: A Texto 01: Fundação a base de tudo (Prof. Douglas); B Texto 02: Frases que podem significar o início dos seus problemas na construção ; C Notas de aula sobre: Sondagem a percussão

Leia mais

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo:

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo: Aula 5 5. Funções O conceito de função será o principal assunto tratado neste curso. Neste capítulo daremos algumas definições elementares, e consideraremos algumas das funções mais usadas na prática,

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte Dr. Cristiano Kenji Iwai Belo Horizonte Março/2013 Introdução Condições da disposição de resíduos no Brasil

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.6. OBRAS DE CONTENÇÃO Sempre que a movimentação de terra implicar em riscos de perda de estabilidade do solo, há a necessidade da execução de estruturas ou obras de contenção para segurança da própria

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES 1 1. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Muitas situações cotidianas podem ser usadas como experimento que dão resultados correspondentes a algum valor, e tais situações

Leia mais

Teoria dos erros em medições

Teoria dos erros em medições Teoria dos erros em medições Medições Podemos obter medidas diretamente e indiretamente. Diretas - quando o aparelho ( instrumento ) pode ser aplicado no terreno. Indireta - quando se obtêm a medição após

Leia mais

Especi cação Técnica Cabo OPGW

Especi cação Técnica Cabo OPGW Especi cação Técnica Cabo OPGW No Especificação.: ZTT 15-48656 Revisão: DS_V.00-15/02/2016 Escrito por: Fabricante: ZTT Cable - Jiangsu Zhongtian Technology Co.,td. Gerencia Técnica Escritório Comercial

Leia mais

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA Leitura e Análise de Texto O π e a agulha de Buffon O estudo da probabilidade, aparentemente, não tem uma ligação direta com a Geometria. A probabilidade

Leia mais

Módulo 8 Entradas Digitais 24 Vdc Monitorado. Os seguintes produtos devem ser adquiridos separadamente para possibilitar a utilização do produto:

Módulo 8 Entradas Digitais 24 Vdc Monitorado. Os seguintes produtos devem ser adquiridos separadamente para possibilitar a utilização do produto: Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 8 pontos de entrada digital +24 Vdc isolada e monitorada, é indicado para aplicações onde a situação de linha rompida necessita ser detectada

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA EXECUÇÃO DE SONDAGENS

INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA EXECUÇÃO DE SONDAGENS REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA INFRA-ESTRUTURA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRA-ESTRUTURA INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA EXECUÇÃO DE SONDAGENS IN-07/94 Instrução

Leia mais

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial Materiais / Materiais I Guia para Trabalho Laboratorial ENSAIO DE DUREZA 1. Introdução A dureza de um material é uma propriedade mecânica que mede a resistência à deformação plástica (permanente). A dureza

Leia mais

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 1 - INTRODUÇÃO

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 1 - INTRODUÇÃO UD 1 - INTRODUÇÃO POSICIONAMENTO PLANIMÉTRICO Conjunto de operações que obtém as coordenadas bidimensionais de determinado conjunto de objetos em um sistema pré-estabelecido. P y P (x,y) x POSICIONAMENTO

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 1 ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 Introdução O material abaixo foi elaborado para orientar de forma objetiva

Leia mais

M =C J, fórmula do montante

M =C J, fórmula do montante 1 Ciências Contábeis 8ª. Fase Profa. Dra. Cristiane Fernandes Matemática Financeira 1º Sem/2009 Unidade I Fundamentos A Matemática Financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo, nas aplicações e

Leia mais

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Anexo B Especificações do simulador Eduardo Lopes Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Objetivos Apresentar o simulador de pista com

Leia mais

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Warthog Robotics USP São Carlos www.warthog.sc.usp.br warthog@sc.usp.br Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Por Gustavo C. Oliveira, Membro da Divisão de Controle (2014) 1 Introdução Motores são máquinas

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

TORNIQUETE ITS-MC 28-100

TORNIQUETE ITS-MC 28-100 TORNIQUETE ITS-MC 28-100 Fabricante ITS Material Cirúrgico Ltda. Rua Dr. João Daniel Hillebrand, 837 93.415-520 Novo Hamburgo RS Res Técnico: João Batista da Luz Nascimento - COREN 164361 Registro ANVISA

Leia mais

EDIFICAÇÕES. Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES

EDIFICAÇÕES. Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES Professora Carolina Barros EDIFICAÇÕES Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES 1. INTRODUÇÃO Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura. Devem

Leia mais

Investigação geotécnica

Investigação geotécnica Investigação geotécnica Técnicas atuais de ensaios de campo Eng. Antônio Sérgio Damasco Penna RESUMO Sondagem a percussão SPT Dilatômetro de Marchetti DMT Ensaio de penetração de cone estático com medidas

Leia mais

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 11 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Os itens referentes a

Leia mais

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 1 Introdução Na primeira metade da década de 90 começaram a ser desenvolvidas as primeiras

Leia mais

Laje de concreto com esferas plásticas

Laje de concreto com esferas plásticas Laje de concreto com esferas plásticas Augusto Freire, engenheiro civil, diretor técnico da BubbleDeck Brasil BubbleDeck é um sistema construtivo formado por esferas plásticas contidas entre uma pré-laje

Leia mais

Probabilidade. Luiz Carlos Terra

Probabilidade. Luiz Carlos Terra Luiz Carlos Terra Nesta aula, você conhecerá os conceitos básicos de probabilidade que é a base de toda inferência estatística, ou seja, a estimativa de parâmetros populacionais com base em dados amostrais.

Leia mais

1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO

1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO 1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO Estrutura de concreto armado é a denominação de estruturas compostas de concreto, cimento + água + agregados (e às vezes + aditivos) com barras de aço no

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Cálculo de Lajes Prof. Ederaldo Azevedo Aula 3 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 3.1. Conceitos preliminares: Estrutura é a parte ou o conjunto das partes de uma construção que se destina a

Leia mais

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório.

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório. 1 Introdução A escolha racional dos sistemas estruturais em projetos de galpões industriais é um fator de grande importância para o desenvolvimento de soluções padronizadas e competitivas. No mercado brasileiro

Leia mais

Experiência 01: CONECTORIZAÇÃO DO CABEAMENTO METÁLICO

Experiência 01: CONECTORIZAÇÃO DO CABEAMENTO METÁLICO ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais