PESQUISA A GRANDES PROFUNDIDADES SONDAGENS A PERCUSSÃO, ROTATIVA E GALERIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PESQUISA A GRANDES PROFUNDIDADES SONDAGENS A PERCUSSÃO, ROTATIVA E GALERIAS"

Transcrição

1 PESQUISA A GRANDES PROFUNDIDADES SONDAGENS A PERCUSSÃO, ROTATIVA E GALERIAS Introdução As investigações de subsuperficie constituem uma etapa sucessiva ao mapaeamento geologico regional objetivam complementar as informações adquiridas durante o mapeamento geologico de detalhe. Em diversos casos, este procedimento é algo indispensável devido a extensa cobertura de solo e concomitante escasses de afloramentos rochosos, além de coberturas recentes como coluviões e aluviões, que podem recobrir e mascarar zonas que possam conter mineralizações. Os principais procedimentos consistem na abertura de poços, trincheiras e sondagem manuais ou mecânicas. Este expediente permite verificar a espessura de solo, reconhecimento de litotipos, investigação de variações estruturais, estratigraficas e litilogicas, além da amostragem de solo e rocha para análises químicas. O detalhamento posterior requer trabalhos mais complexos e envolve custos comparativamente maiores, frequentemente com o objetivo de investigações a grandes profundidades. Os principais procedimentos adotados neste caso são galerias, sondagens a percussão e rotativas. Galerias Galerias ou acessos verticais denominados shafts ou planos inclinados são procedimentos adotados para a prospecção de minérios com formato irregular e com distribuição errática dos minerais de minério. Em contraste com a lavra subterrânea, a pesquisa por galerias ou shafts deve ser efetuada com rapidez e frequentemente não ultrapassa 200m de profundidade. O acesso direto por meio de galerias é adequado para áreas com topografia acentuada, com intervalo entre galerias determinado pela regularidade do corpo (Figura 1). É recomendada a abertura de galerias com ângulos entre 0,5 e 1, para que haja escoamento de águas de meteóricas ou subterrâneas por gravidade.

2 Figura 1 Perfil esquemático de acesso a um corpo de minério por galerias O sistema de acesso por meio de shaft é recomendado apenas para locais onde o minério seja relativamente profundo ou sob terrenos com topografia plana, algo que inviabiliza a abertura de galerias. A abertura de um shaft não constitui uma atividade de pesquisa mineral devido ao fato de incorporar informações basicamente acerca do rocha encaixante. Informações quanto ao minério são obtidas por galerias ou planos inclinados abertos e acessados por meio do shaft (Figura 2). Neste sentido, corpos de minério com mergulho acentuado ou com grande irregularidade devem ser acessados preferencialmente por planos inclinados, abertos preferencialmente ao longo do intervalo mineralizado (Figura 3). Figura 2 Esquema de acesso a corpo mineralizado por meio de shaft Quando planejadas também com este objetivo, as informações obtidas neste tipo de sistema de prospecção podem servir de base para a montagem de plantas piloto de beneficiamento ou pré-lavra, devido ao volume relativamente elevado de material extraído, principalmente para o caso de planos inclinados.

3 Figura 3 Sistema de prospecção em plano inclinado Este procedimento é usual para casos em que o minério apresente distribuição errática dentro de uma faixa mineralizada, situação que requer amostragens em grandes volumes para definição adequada de teores. Este elevado volume de material pode ser concentrado em plantas de pequeno porte e posterior envio do concentrado para análises químicas. Investigações deste tipo são relativamente demoradas e caras num projeto de prospecção mineral. Desta forma, devem ser efetuados com equipes simultâneas de trabalho e planejadas de forma a serem úteis durante as atividades de lavra, como faces livres para detonação ou dutos de ventilação. A seleção de galerias, shaft ou plano inclinado deve obedecer ao ângulo de mergulho do minério (Figura 4). Regiões com topografia adversa e mergulho do minério abaixo de 15 ou entre 75 e 90, acesso é recomendado por meio de shaft e galeria. Corpo de minério com mergulho entre 30 e 75 deve ser acessado preferencialmente por plano inclinado, com base assentada no contato inferior entre minério e rocha encaixante. Entre 15 e 30 é recomendado o uso combinado de shaft e plano inclinado. Figura 4 Forma indicadas de acesso a depósitos com mergulho variável

4 Sondagem a Percussão Perfuratrizes a percussão empregam o principio do peso em queda livre para desferir golpes ritmados para avanço na perfuração. Os fragmentos produzidos são recuperados por meio de bombas de areia caçambas de limpeza, amostradores de solo ou pela circulação de fluidos de perfuração. São recomendadas para rochas inconsolidadas, saprolito ou rocha muito fraturada Este tipo de perfuração pode ser realizada de forma manual ou mecanizada. A sondagem manual utiliza um tripé com uma roldana ou polia na extremidade superior, que movimenta uma corda ligada a um peso de bater e uma haste guia. Na extremidade inferior do conjunto é fixado um amostrador que pode ser de tubo sólido ou bipartido (Figura 5). Figura 5 Ferramental de sondagem a percussão, com haste de percussão e amostrador de tubo sólido. A operação deste tipo de sonda consista na fixação do amostrador na extremidade inferior da haste de percussão, posicionada no solo e golpeada de forma rítmica até o comprimento máximo do amostrador. A medida que penetra no terreno, a material amostrado é retiro e permanece no amostrador por meio de um dispositivo de retenção.

5 Posteriormente o amostrador é retirado do furo para limpeza e coleta do material amostrado, usualmente a cada metro perfurado. Em locais onde ocorrem desmoronamentos é necessário o revestimento do furo, realizado de forma concomitante a perfuração. Sondagens a percussão mecânicas utilizam cabos de aço que sustentam a coluna de percussão e são movimentadas por uma junta excêntrica, acoplada ao motor, que possibilita movimentos rítmicos de subida e descida da coluna. A força produzida pelo motor permite ainda a injeção de fluido de limpeza e colocação de revestimento no furo. Em semelhança a coroa de perfuração em sondagens rotativas, o trepano é responsável pela operação de perfuração, constituído por uma aresta cortante na parte inferior (Figura 6). A coleta de material triturado é feita com auxilio de caçambas de limpeza ou bombas de areia, que são introduzidas no furo após a retirada do ferramental de percussão. Figura 6 Esquema de funcionamento de uma sonda a percussão, com o trepano na extremidade inferior do conjunto. A perfuração a percussão mecânica em terrenos pouco consolidadas é iniciada a partir da abertura de um furo com aproximadamente 1m de profundidade, com auxilio de trado ou cavadeira manual, para introdução das ferramentas de percussão e posicionamento do trepano na base do furo.

6 Em trabalhos sobre rocha litificada ou cristalina, é aberto um furo com aproximadamente 15cm de profundidade com auxílio do trepano, o qual é posteriormente integrado ao conjunto de perfuração. Em ambos os casos, a perfuração é iniciada em baixa velocidade para os primeiros metros perfurados, posteriormente acelerada a medida que o furo adquira capacidade de servir como guia ao ferramental de perfuração. Sondagens Rotativas Em sondagens rotativas mecânicas, as rochas são perfuradas pela rotação de um elemento cortante posicionado em contato direto com a rocha, representado por coroa diamantada, broca ou trépano. São recomendadas para perfuração de rochas cristalinas pouco fraturadas ou litificadas, em furos verticais ou inclinados. São baseadas na pressão exercida por força hidráulica ou manual e do peso do ferramental de perfuração, exercidos na ferramenta de perfuração, que pode ser diamantado para rochas cristalinas ou bastante litificadas, ou constituída por wídia, carbeto ou tungstênio para perfuração de materiais de dureza média, como rochas sedimentares. O material cortado e recuperado e enviado até a superfície por meio do fluido de perfuração, que pode ser constituído por água, lama ou ar, injetado no furo sob elevada pressão. Outro procedimento de recuperação do material perfurado é a partir de barriletes, que são hastes especiais que armazenam cilindros de rocha ou testemunhos de sondagem. Sondagem Diamantada Empregada em furos de diâmetro inferior a 80mm, onde o principal objetivo é a recuperação de testemunhos contínuos do material perfurado para definição estrututral, textural, análises químicas, dentre outros. Não recomendada para terrenos inconsolidados com fragmentos duros ou rochas muito fraturadas. Usualmente utiliza coroa de perfuração em formato anelar cravejado com diamantes, para cortes de material em alta rotação, sob a forma de

7 cilindro. Este tipo de perfuração permite a furos verticais ou inclinados, em profundidades superiores a 1000m, com equipamentos montados em caminhões ou sobre plataforma móvel, algo que facilita o acesso do equipamento em áreas acidentadas (Figura 7). Figura 7 Sondas rotativas estáticas e móveis. Este equipamento é constituído por elementos básicos como: motor, bomba para injeção de fluido no furo, tripé ou torre, além da coluna de perfuração com hastes, barrilete, calibrador e coroa diamantada, acoplados ao mandril e cabeçote responsável pelo movimento rotativo (Figura 8). Existe ainda um tornel de içamento para recuperação de testemunhos. Os diâmetros das sondagens diamantadas são padronizados e expressos nas bitolas X ou W (Figura 9). As hastes W apresentam diâmetro externo sensivelmente maior, que reduz o espaço entre o diâmetro do furo e a haste, o que permite elevada velocidade de circulação do fluido de perfuração e rápida limpeza do furo.

8 Figura 8 Diâmetros de sondagem diamantada X e W Figura 9 Esquema simplificado de sonda rotativa. Os testemunhos de sondagem apresenta diâmetro variável entre 18mm e 76mm, com diâmetros maiores utilizados no inicio da perfuração, ou seja, ao longo do manto de intemperismo. Ao atingir rocha cristalina ou litificada rasa, são adotados diâmetros intermediários.

9 Pequenos diâmetros são adotados em sondagens de pequena profundidade em galerias ou no interior de furos revestidos. O uso de revestimento é freqüente em camadas intemperizadas ou rochas incolsolidadas, usualmente cravada por percussão. As hastes de perfuração são responsáveis pela transmissão de movimento rotativo a coroa e pelo avanço da perfuração, constituídos de tubos de aço para circulação interna de fluido (Figura 10). Figura 10 Hastes de perfuração O barrilete está situado entre a coroa de perfuração e as hastes, constituído de tubo oco e preenchido por testemunhos de sondagem durante a perfuração. O material armazenado pode ser extraído pela retirada de toda coluna de perfuração ou através das hastes de perfuração em sondagens do tipo wire line. Este último é o tipo mais utilizado atualmente, pois permite a recuperação de testemunhos de forma contínua e rápida. Existem três tipos básicos de barriletes: simples, duplo rígido e duplo giratório. O tipo simples é formado apenas por um tubo que armazena em seu interior o testemunho (Figura 11). Neste caso o fluido de perfuração circula entre o testemunho e a barrilete, algo que pode causar o desgaste do material caso seja pouco consolidado ou friável. O barrilete duplo rígido é composto de um tubo interno e outro externo, que permite a circulação de fluido de perfuração entre os tubos. O testemunho de sondagem ocupa o espaço do tubo interno, algo que proporciona sua preservação do fluxo de fluido, embora este tubo gire com a composição e provoque o desgaste de materiais friáveis por abrasão (Figura 12). O barrilete duplo móvel é semelhante ao do tipo duplo rígido, com a diferença de o tubo interno não girar com o ferramental de perfuração e, portanto, proporciona a maior preservação do testemunho (Figura 13).

10 Figura 11 Barrilete simples Figura 12 - Barrilete duplo rígido Figura 13 - Barrilete duplo móvel

11 O calibrador é um dispositivo posicionado entre a coroa de perfuração e o barrilete, com a finalidade de preservar o calibre do furo e proteger o barrilete de desgaste, a medida que ocorre o desgaste lateral da coroa de perfuração. As coroas de perfuração são constituídas por uma extremidade roscável e outra cravejada de diamantes, além do revestimento lateral também cravejado (Figura 14). Representa o acessório de maior influencia no custo da perfuração. Podem ser classificadas quando ao tipo, tamanho e qualidade dos diamantes; numero de saídas de água ou características da matriz. Figura 14 Coroas de perfuração diamantadas Coroas com pedras de diamante grandes permitem maior rendimento em perfurações de rochas alteradas e arenitos, enquanto que coroas com pedras pequenas são aplicadas em rochas cristalinas e compactas. Quanto maior a qualidade dos diamantes, maior a duralibilidade da coroa e possibilidade de perfuração de materiais de maior dureza. Coroas com 6 a 8 saídas de água são recomendadas para perfuração de rochas sedimentares ou alteradas, enquanto que coroas com 2 a 4 saídas são indicadas para rochas cristalinas. A recuperação é um termo aplicado a quantidade de testemunho recuperado por metro de avanço na perfuração, que devem preferencialmente em condições normais acima de 90%, ou seja, 0,90m de testemunho por metro perfurado. Sondagem Rotary O processo de perfuração neste tipo de sondagem é realizado com auxilio de trépano ou broca, que provoca a fragmentação do material por

12 penetração de giro em alta velocidade. O fluido de perfuração pode ser injetado por fora ou por dentro das hastes, cuja circulação possibilita a limpeza do furo. Este fluido é conduzido a um tanque de decantação e peneirado, para recuperação e armazenagem de fragmentos do material perfurado. O maquinário utilizado para perfuração consiste em motor, torre, bomba de lama, mesa giratória e tanque de decantação. É empregado desde a perfuração de poços rasos para captação de água quanto para perfuração de poços para exploração de óleo e gás, que podem atingir 7000m de profundidade (Figura 15). Figura 15 Esquema de perfuratriz Rotary As brocas de perfuração são bastante variáveis e podem ser classificadas em 3 tipos básicos: trépano de arrasto, tipo tricônico e tipo rodilho. O trépano de arrasto é composto por arestas que são superficialmente enriquecidas em carboneto de tungstênio ou diamantes sintéticos, para proporcionar uma ação, propriedade indicada par perfuração de rochas sedimentares e matérias inconsolidados (Figura 16).

13 Brocas tipo triconica ou rodilho possuem uma gradação ampla em relação ao tamanho dos dentes e separação entre rodilhos. Brocas com dentes curtos e pequena separação entre rodilhos são empregadas na perfuração de rochas cristalinas, enquanto que para sedimentos e materiais inconsolidados são utilizados brocas com dentes longos e distancia ampla entre rodilhos (Figura 17). Figura 16 Trépano de arrasto com diamantes sintéticos. Figura 17 Broca tipo tricônica e tipo rodilho. Pescaria É comum a retenção ou aprisionamento do ferramental num furo durante a atividade de perfuração, em geral atribuído a fatores como: quebra de ferramenta ou conexões, rompimento do cabo de percussão, desmoronamento do poço, aprisionamento de ferramentas em zonas de fratura.

14 O termo pescaria é aplicado ao procedimento de resgate do ferramental retido, por meio de operações delicadas e em muitos casos demoradas. Os pescadores são ferramentas desenvolvidas para a recuperação de ferramentas, embora não existam instruções rígidas para execução deste procedimento, havendo casos a necessidade de confecção de dispositivos no próprio local de perfuração em atendimento a necessidades específicas (Figura 18 e 19). Figura 18 Ferramental utilizado para pescaria em sondagem a percussão Figura 19 Ferramental utilizado para pescaria em sondagem rotativa

15 Desvio de Furos É bastante comum a ocorrência de desvio do trajeto durante atividades de perfuração, principalmente com profundidades superiores a 100m. Alguns procedimentos devem ser adotados para evitar grandes desvios, como: uso de hastes aprumadas, barriletes corretos, pressão no ferramental e rotações adequadas ao conjunto. Os furos devem ainda ser locados com um ângulo mínimo de 30 entre a direção de perfuração e o plano principal de acamamento ou foliação do material a ser perfurado em furos com até 100m e a 45 para furos em profundidades superiores. Contudo, em casos onde é desejado que haja desvios no sentido de perfuração, é possível o uso de desviadores, que são fixados na parede do poço ou entre dois tubos de revestimento quando revestido o poço (Figura 20). Figura 20 Esquema de deflexão de furo de sonda por meio de cunha desviadora O desvio de furos pode ser medido por sensores eletrônicos ou magnéticos capazes de medir a direção e o sentido de mergulho, em sistemas de funcionamento que integram uma bússola e um clinômetro (Figura 21), havendo limitações de uso em rochas magnéticas como basaltos, ultramáficas e cabonatitos.

16 Figura 21 Medidor magnético de inclinação de furos Sondagem Banka Este tipo de perfuração é indicado para terrenos aluvionares ou com nível freático raso, realizada inicialmente por meio da introdução de uma tubulação rotação no terreno, com plataforma de circulação de operários posicionada na extremidade superior. São introduzidos o trado de perfuração e hastes por dentro da tubulação, alavancado de forma rotacional por operários posicionados na plataforma da extremidade da tubulação (Figura 22). Em condições normais de trabalho, a tubulação é continuamente cravada simplesmente devido ao peso próprio e dos operários sobre a plataforma, somado a abertura proporcionada pelo avanço da perfuração. Entretanto, sobre terrenos consistentes e com maior dificuldade de penetração, a perfuração é auxiliada por percussão manual sobre uma luva adaptada na tubulação. Ao atingir matações impenetráveis ao trado convencional ou pela tubulação em avanço percussivo, um trépano é adaptado na extremidade de uma haste e utilizado até a transposição do obstáculo. A cada 30cm a 60cm de perfuração ocorre a retirada do material atravessado e retido no interior da tubulação, por meio de trados helicoidais para o caso de terrenos argilosos, ou a partir de bombeamento no caso de terrenos arenosos ou cascalho A perfuração usualmente é feita com diâmetro de 4 polegadas, com água no interior da tubulação em áreas com nível freático raso ou com adição de água em áreas com nível freático profundo, sempre com perfurações verticais.

17 Figura 22 Esquema de operação de sonda Banka Referencias MARANHÃO, R. J. L. Introdução a Pesquisa Mineral. Banco do Nordeste do Brasil, Fortaleza, 2 Ed., 796p., MOON, C. J.; WHATELEY, M. E. G.; EVANS. A. Introduction to Mineral Exploration. Blackwell Publishing, Malden, 2 o ed., 499p., PEREIRA, R. M. Fundamentos de Prospecção Mineral. Editora Interciência, 167p., PETERS, O. A. B. Exploration and Mining Geology. John Wiley & Sons, New York, 372 p

Investigações Geotécnicas!" " #$"""

Investigações Geotécnicas!  #$ Investigações Geotécnicas!" " #$""" Investigações Geotécnicas Investigação geotécnica de campo: levantamento de superfície, sondagens, ensaios; coleta de amostras. Investigação geotécnica de Laboratório

Leia mais

Relatório de Sondagens

Relatório de Sondagens Cód. Interno: RT-CBT-GET-14077-01-1 Rev.: 0 Cód.: Data de Emissão: 01/09/2014 Emitente: ACCIONA ENGENHARIA LTDA Localização: Ponte Ferroviária sobre o Rio Pirapama Recife/PE. Documentos de Referência:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE ÁGUA & MINÉRIO SONDAGENS DE SOLO LTDA SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO - SPT NBR 6484 e NBR 8036 da ABNT INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS VIDEIRA Rodovia SC 135, km 125 Campo Experimental Furos

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES AULA 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU Código Rev. Folha SD.KLA.PA.RE.001 2 1/ Código do cliente Rev. 0 KLABIN S. A. PARANAGUA PR TERRENO ROCHA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GEOTÉCNICA FUROS DE SONDAGENS Cliente : KLABIN S. A. Obra : LEVANTAMENTO

Leia mais

Investigações Geotécnicas

Investigações Geotécnicas Investigações Geotécnicas FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação das

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho SONDAGEM ROTATIVA RESUMO Neste breve artigo apresentamos os procedimentos executivos da sondagem rotativa. São abordadas as recomendações da ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia), para

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM ROTATIVA/MISTA

RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM ROTATIVA/MISTA Belo Horizonte, 07 de dezembro de 2017. RL 058 RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM ROTATIVA/MISTA (Segundo as Normas Brasileiras NBR 6502, NBR 6484 e NBR 7250) Responsável Técnico: À Email: Aos cuidados de: Tel.:

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM À PERCUSSÃO

RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM À PERCUSSÃO Belo Horizonte, de novembro de 1 RL 04 RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM À PERCUSSÃO (Segundo as Normas Brasileiras NBR 44 e NBR ) Responsável Técnico: À Endereço: CNPJ: Tel.: OBRA: Rua Praia Formosa, 21 Bairro

Leia mais

SELECÇÃO DO MÉTODO DE FURAÇÃO

SELECÇÃO DO MÉTODO DE FURAÇÃO SELECÇÃO DO MÉTODO DE FURAÇÃO Principal premissa: a furação é um método para colher amostra Permite atingir o maciço em profundidade Necessário definir os objectivos Implica produção de detritos ou de

Leia mais

Sondagem. Introdução. Solos

Sondagem. Introdução. Solos Sondagem Introdução O reconhecimento do solo sobre o qual uma obra estará apoiada é de suma importância para a escolha e o correto dimensionamento das fundações. Sendo assim é necessária a investigação

Leia mais

Observando a imagem acima, cite dentro de cada grupo abaixo os equipamentos que fazem parte do mesmo.

Observando a imagem acima, cite dentro de cada grupo abaixo os equipamentos que fazem parte do mesmo. Nome: Data: 22/04/2013 Disciplina: Perfuração e Completação Professor: Delmárcio Gomes Curso: Técnico Petróleo e Gás Turma: Noite 3 Módulo: II ( X )01 ( )02 ( )03 ( )04 AVALIAÇÃO: Valor: 10 pontos Nota:

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA EXECUÇÃO DE SONDAGENS

INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA EXECUÇÃO DE SONDAGENS REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA INFRA-ESTRUTURA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRA-ESTRUTURA INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA EXECUÇÃO DE SONDAGENS IN-07/94 Instrução

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESTACAS TIPO FRANKI Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-09/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a utilização de

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS

RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Página 1 de 8 Belo Horizonte, 07 de dezembro de 2017. RL 058 RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS SONDAGEM MISTA Responsável Técnico: Engenheiro (CREA: ) À NOME DA EMPRESA Endereço: Email: Aos

Leia mais

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação?

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação? DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - Tecnologia da Construção de Edifícios I FUNDAÇÕES Profs. Luiz Sergio Franco, Fernando Henrique Sabbatini, Mercia M. B. Barros e Vitor Levi C. Aly

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM À PERCUSSÃO

RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM À PERCUSSÃO Belo Horizonte, de março de 07. RL 06 RELATÓRIO TÉCNICO: SONDAGEM À PERCUSSÃO (Segundo as Normas Brasileiras NBR 68 e NBR 750) Responsável Técnico: Engenheiro Rogério Avelar Marinho Fillho (CREA:08.86/D)

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS

RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Página 1 de Belo Horizonte, de novembro de 1 RL 04 RELATÓRIO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS SONDAGEM À PERCUSSÃO Responsável Técnico: Engenheiro (CREA: ) À NOME DA EMPRESA Endereço: Email: Aos cuidados

Leia mais

RELATÓRIO DE SONDAGEM GEOTÉCNICA

RELATÓRIO DE SONDAGEM GEOTÉCNICA Cliente: CESAN COMPANHIA ESPIRITO SANTENSE DE SANEAMENTO Codificação ÍCONE: Codificação CESAN: Revisão: Data de Emissão: RL-078/234/2012 A-064-000-92-4-SD-0002 FEVEREIRO/16 SERVIÇOS DE SONDAGEM GEOLÓGICA

Leia mais

C R I T É R I O S D E M E D I Ç Ã O E E S T R U T U R A D E P R E Ç O S

C R I T É R I O S D E M E D I Ç Ã O E E S T R U T U R A D E P R E Ç O S CM: CM24/01 SUBGRUPO: 240100 MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO FOLHA: 1/1 240101 DESLOCAMENTO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS km Será feita pelo produto da distância de transporte, em quilômetro (km), pela quantidade

Leia mais

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda APRESENTAÇÃO A Nailsondas Perfurações de Solo Ltda. é uma empresa que vem atuando no mercado desde 2002, prestando serviços em todo território nacional. Executando com excelência vários projetos por ano,

Leia mais

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Tipos de fundações Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.com Tipos de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL RUA VISCONDE DE PELOTAS, 227 CAXIAS DO SUL/RS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL RUA VISCONDE DE PELOTAS, 227 CAXIAS DO SUL/RS RELATÓRIO DE SONDAGEM E MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL RUA VISCONDE DE PELOTAS, CAXIAS DO SUL/RS Responsáveis técnicos Eng. Norton Quites Eng. Civil - Crea-RS

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

Perfuração de Rochas Perfuratrizes. TRP 1002 Materiais para Infra-Estrutura de Transportes Prof. Deividi Pereira

Perfuração de Rochas Perfuratrizes. TRP 1002 Materiais para Infra-Estrutura de Transportes Prof. Deividi Pereira Perfuração de Rochas Perfuratrizes TRP 1002 Materiais para Infra-Estrutura de Transportes Prof. Deividi Pereira Histórico Perfuração de Rocha Fricção de rochas duras sobre rochas brandas Advento dos metais

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

3 Modelo de Torque e Arraste

3 Modelo de Torque e Arraste 3 Modelo de Torque e Arraste Os modelos de torque e arraste são utilizados para dar suporte ao planejamento de poços e ajudar na previsão e prevenção de problemas operacionais durante a perfuração. Estes

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Mecânica dos Solos Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Sondagem A investigação

Leia mais

Vanir Tiscoski Junior CURITIBA / PR RELATÓRIO DE SONDAGENS A PERCUSSÃO

Vanir Tiscoski Junior CURITIBA / PR RELATÓRIO DE SONDAGENS A PERCUSSÃO Vanir Tiscoski Junior CURITIBA / PR RELATÓRIO DE SONDAGENS A PERCUSSÃO ELABORAÇÃO Dezembro / 2013 Sumário 1 Introdução... 3 2- ABORDAGEM TEÓRICA - SISTEMA DEPOSICIONAL FLUVIAL MEANDRANTE... 3 3 TRABALH

Leia mais

Sondagem rotativa. Elementos de prospecção geotécnica. Apresentação dos resultados. Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.

Sondagem rotativa. Elementos de prospecção geotécnica. Apresentação dos resultados. Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail. Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos de prospecção geotécnica Elementos de prospecção geotécnica Profa.

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho ENSAIO DE PERMEABILIDADE IN SITU RESUMO Neste breve artigo apresentamos a metodologia executiva, do ensaio de permeabilidade in situ em furo de sondagem (Lefranc). São abordadas as recomendações da ABGE

Leia mais

LAUDO BOULEVARD CASTILHO FRANÇA_SESC

LAUDO BOULEVARD CASTILHO FRANÇA_SESC 0011.2017 LAUDO BOULEVARD CASTILHO FRANÇA_SESC Saré Neto Serviços e Fundações LTDA. Cientificamente 05/04/2017 LAUDO DE SONDAGEM PARA : ESCALA TRÊS ARQUITETOS ASSOCIADOS Prezado Senhor, Apresentamos a

Leia mais

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS ES-F01 FUNDAÇÕES RASAS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. OBJETO E OBJETIVO... 3 2. S... 3 3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 4. MATERIAIS... 4 5. EXECUÇÃO DA

Leia mais

SOLUÇÕES COMPLETAS PARA PERFURAÇÃO

SOLUÇÕES COMPLETAS PARA PERFURAÇÃO SOLUÇÕES COMPLETAS PARA PERFURAÇÃO Parceiros Hard & Wear Technologies A Empresa Desde 1991 a SIDRASUL atua no mercado de perfuração e bombeamento, é especializada na distribuição de produtos para fundação,

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PESQUISA MINERAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PESQUISA MINERAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PESQUISA MINERAL 1 PESQUISA MINERAL PRELIMINARES 2 Alvará de Pesquisa Mineral O título para a pesquisa mineral é a autorização, denominada no Brasil de Alvará de Pesquisa, concedida

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE ÁGUA & MINÉRIO SONDAGENS DE SOLO LTDA SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO - SPT NBR 6484 e NBR 8036 da ABNT INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS ARAQUARI BR 280, km 27,

Leia mais

EDIFICAÇÕES. Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES

EDIFICAÇÕES. Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES Professora Carolina Barros EDIFICAÇÕES Técnicas construtivas Memória de aula 04 FUNDAÇÕES 1. INTRODUÇÃO Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura. Devem

Leia mais

SONDAGENS. Sondagens. Furação: Trado, Rotação, Percussão

SONDAGENS. Sondagens. Furação: Trado, Rotação, Percussão TIPOS DE SONDAGENS SONDAGENS Sondagens Furos de pequeno diâmetro, com várias orientações e inclinações Importante a colheita de amostras Profundidade depende de tipo e dimensão da obra e natureza do maciço

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 2

Investigações Geotécnicas Parte 2 Investigações Geotécnicas Parte 2 FUNDAÇÕES AULA 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sondagens Rotativas e mistas Uso de conjunto motomecanizado Penetração e rotação Obtenção

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ - SANEPAR

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ - SANEPAR COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ - SANEPAR PRESCRIÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SONDAGEM MISTA E PROJETO - ESPECIFICAÇÕES GERAIS n.º 1 2 4 5 6 7 Data 18/0/11 Responsável Heber INDICE 1. OBJETIVO...

Leia mais

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO PMI 3101 - Introdução à Engenharia para a Indústria Mineral Prof. Eduardo

Leia mais

Prospecção Geotécnica

Prospecção Geotécnica Prospecção Geotécnica Define-se como o conjunto de operações que visam a determinação da natureza e características do terreno, sua disposição e acidentes com interesse para a obra/projecto a realizar.

Leia mais

RELATÓRIO DE SONDAGEM SPT

RELATÓRIO DE SONDAGEM SPT RELATÓRIO DE SONDAGEM RELATÓRIO Nº / CLIENT FUTURA ARQUITETOS ASSOCIADOS S/S OBRA/LOL: ROD. BA 0, EST. DA CETREL, MAÇARI-BA R. Democrata, N.º, de Julho, Salvador, Ba. / Telefax: 1** / E-mail: hbengenharia@hbengenharia.com

Leia mais

SOLUÇÕES COMPLETAS PARA PERFURAÇÃO

SOLUÇÕES COMPLETAS PARA PERFURAÇÃO SOLUÇÕES COMPLETAS PARA PERFURAÇÃO Parceiros Hard &Wear Technologies A Empresa Desde 1991 a SIDRASUL atua no mercado de perfuração e bombeamento, é especializada na distribuição de produtos para fundação,

Leia mais

ACTIVIDADES HUMANAS AMBIENTE GEOLÓGICO IMPACTO NOS PROJECTOS DE ENGENHARIA

ACTIVIDADES HUMANAS AMBIENTE GEOLÓGICO IMPACTO NOS PROJECTOS DE ENGENHARIA ACTIVIDADES HUMANAS AMBIENTE GEOLÓGICO IMPACTO NOS PROJECTOS DE ENGENHARIA SCET- Geológica e de Minas IST 2007 ANTES DE INVESTIGAR A VIABILIDADE DE UM PROJECTO, EM PARTICULAR QUANDO EXISTE UM SISTEMA DE

Leia mais

06/03/2017. Sondagem. A investigação das propriedades dos solos é fundamental para que sobre ele seja feita uma edificação com segurança.

06/03/2017. Sondagem. A investigação das propriedades dos solos é fundamental para que sobre ele seja feita uma edificação com segurança. FUNDAÇÕES e escolha do tipo de fundação Engenharia Civil Prof. Luiz Antonio do Nascimento Investigação para saber o tipo de solo em um terreno, sua resistência, espessura das camadas, profundidade, nível

Leia mais

CAPÍTULO 2 - INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS E DE CAMPO

CAPÍTULO 2 - INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS E DE CAMPO CAPÍTULO 2 - INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS E DE CAMPO 2.1. INTRODUÇÃO O conhecimento das condições de subsolo em um determinado local é uma condição fundamental para a elaboração de projetos de fundações e

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC00259) Investigações Geotécnicas. Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng.Civil, DSc

MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC00259) Investigações Geotécnicas. Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng.Civil, DSc MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC00259) Investigações Geotécnicas Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng.Civil, DSc Todo PROJETO GEOTÉCNICO envolve, de algum modo, a INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA (NBR8044 - Projeto

Leia mais

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental EXPOSIÇÃO ÁGUA BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental Prospecção de águas subterrâneas com o uso de métodos geofísicos Vagner

Leia mais

5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS

5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS 5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTO 5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS As medidas de deslocamentos internos em obras geotécnicas são em geral realizadas com os instrumentos citados no Capítulo

Leia mais

HDD BOAS PRÁTICAS DE LIÇÕES APRENDIDAS EM OBRAS DA PETROBRAS. Melina Almeida Petrobras Engenheira Civil/Dutos

HDD BOAS PRÁTICAS DE LIÇÕES APRENDIDAS EM OBRAS DA PETROBRAS. Melina Almeida Petrobras Engenheira Civil/Dutos HDD BOAS PRÁTICAS DE LIÇÕES APRENDIDAS EM OBRAS DA PETROBRAS Melina Almeida Petrobras Engenheira Civil/Dutos melina-almeida@petrobras.com.br INTRODUÇÃO Ao longo dos últimos 12 anos, a Petrobras adquiriu

Leia mais

2. SERVIÇOS EXECUTADOS

2. SERVIÇOS EXECUTADOS Curitiba, 03 de Agosto de 2009. R E L A T Ó R I O 1. INTRODUÇÃO em referência. Estamos apresentando o relatório referente aos serviços de investigação geotécnica 2. SERVIÇOS EXECUTADOS Os serviços consistiram

Leia mais

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS Construção Civil 7 semestre Prof. Me. Jorge S. Lyra 2017 Fundações Introdução Fundações Diretas NBR 6122/10 Esta Norma fixa o procedimento, projeto e execução

Leia mais

APRESENTAÇÃO... IN MEMORIAM...

APRESENTAÇÃO... IN MEMORIAM... APRESENTAÇÃO.... IN MEMORIAM.... XI XIII Capítulo 1 NOÇÕES SOBRE GEOLOGIA... 1 1.1 Conceito e Escopo... 1 1.2 A Terra e Suas Camadas... 2 1.2.1 Aspectos gerais... 2 1.2.2 Divisão das camadas... 2 1.3 A

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS PRELIMINARES TERRAPLANAGEM

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS PRELIMINARES TERRAPLANAGEM TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I SERVIÇOS PRELIMINARES TERRAPLANAGEM UNIDADE 01 [2019/1] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: TECON I IFBA FEIRA DE SANTANA MATERIAL DE APOIO AZEREDO, HÉLIO ALVES DE. O EDIFÍCIO

Leia mais

Associado à. Associação Brasileira de Mecânica do Solos 38 ANOS

Associado à. Associação Brasileira de Mecânica do Solos 38 ANOS Associado à Associação Brasileira de Mecânica do Solos 38 ANOS 38 ANOS MEMORIAL DESCRITIVO CLIENTE: SR. LUCIANO OLIVEIRA OBRA PRÉDIO RESIDENCIAL DATA 15/09/2011 Belém, 15 de setembro de 2011 AO SR. LUCIANO

Leia mais

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES

3. COMPILAÇÃO DE DADOS EXISTENTES DAER-RS INSTRUÇÕES DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS GEOTÉCNICOS IS-101/94 1. OBJETIVO Os Estudos Geotécnicos tem como objetivo a obtenção dos dados geotécnicos do subleito da rodovia projetada, empréstimos

Leia mais

Considerações sobre amostragem de rochas

Considerações sobre amostragem de rochas Escolha do Tipo de Amostragem Considerações sobre amostragem de rochas Geoquímica de Rochas 2007 No geral, a seleção do tipo de amostragem e a definição de parâmetros para tanto se faz por: Forma e tamanho

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 12 Exploração do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1 AULAS

Leia mais

CAPÍTULO 2 ÁREA DE ESTUDOS A proposta do Sítio Controlado de Geofísica Rasa - SCGR

CAPÍTULO 2 ÁREA DE ESTUDOS A proposta do Sítio Controlado de Geofísica Rasa - SCGR 16 CAPÍTULO 2 ÁREA DE ESTUDOS O SCGR 2.1. A proposta do Sítio Controlado de Geofísica Rasa - SCGR Comumente, os levantamentos geofísicos são realizados em áreas onde pouca ou quase nenhuma informação sobre

Leia mais

Eng C. arlos Carlos F ugazzola Fugazzola Pimenta INTECH Engenharia

Eng C. arlos Carlos F ugazzola Fugazzola Pimenta INTECH Engenharia Eng Carlos Fugazzola Pimenta Eng. Carlos Fugazzola Pimenta INTECH Engenharia COMO PROJETAR, CONTRATAR E EXECUTAR TRAVESSIAS E CRUZAMENTOS NA CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE DUTOS. DIFICULDADES ENCONTRADAS E SOLUÇÕES

Leia mais

AULA 1: SONDAGENS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 2 1. INTRODUÇÃO 2 2. POÇOS 2 3. TRINCHEIRAS 3 4. SONDAGEM A TRADO 3 5. SONDAGEM A PERCUSSÃO SPT 5

AULA 1: SONDAGENS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 2 1. INTRODUÇÃO 2 2. POÇOS 2 3. TRINCHEIRAS 3 4. SONDAGEM A TRADO 3 5. SONDAGEM A PERCUSSÃO SPT 5 AULA 1: SONDAGENS SUMÁRIO PÁGINA CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 2 1. INTRODUÇÃO 2 2. POÇOS 2 3. TRINCHEIRAS 3 4. SONDAGEM A TRADO 3 5. SONDAGEM A PERCUSSÃO SPT 5 6. SONDAGEM ROTATIVA 16 7. SONDAGEM MISTA 21

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO SPT (Santard Penetration Test)

ENSAIOS DE CAMPO SPT (Santard Penetration Test) ENSAIOS DE CAMPO SPT (Santard Penetration Test) NORMAS - NBR 8036: Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos; - NBR 7250: Identificação e descrição de amostras de solo obtidas em sondagens

Leia mais

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco

Departamento de Construção Civil. Fundações indiretas profundas. 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco FUNDAÇÕES INDIRETAS MOLDADAS IN LOCO (PARTE 1) Fundações indiretas profundas 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco Broca Trado mecânico Strauss Franki Hélice contínua Escavada ou estacão Barrete Estacas

Leia mais

17:39. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS

17:39. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS FUNDAÇÕES INTRODUÇÃO FUNDAÇÕES DIRETAS Prof. Dr. Marcelo Medeiros Grupo de Materiais de Construção Versão 2013 1 Fundações: O que são? São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO RESUMO Orientando (Giovan Caciatori Jacinto), Orientador (Adailton Antonio dos Santos) UNESC Universidade

Leia mais

PROJETO DE PERFURAÇÃO DE UM POÇO DE PETRÓLEO: ESTUDO DE CASO DE UM POÇO MARÍTIMO VERTICAL COM QUATRO FASES E COMPLETAÇÃO MOLHADA

PROJETO DE PERFURAÇÃO DE UM POÇO DE PETRÓLEO: ESTUDO DE CASO DE UM POÇO MARÍTIMO VERTICAL COM QUATRO FASES E COMPLETAÇÃO MOLHADA PROJETO DE PERFURAÇÃO DE UM POÇO DE PETRÓLEO: ESTUDO DE CASO DE UM POÇO MARÍTIMO VERTICAL COM QUATRO FASES E COMPLETAÇÃO MOLHADA Letícia Carvalho Machado 1 ; Milson dos Santos Barbosa 1 ; Aline Resende

Leia mais

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer 1) DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO A plataforma elevatória por cremalheira está baseada no princípio de transmissão através de

Leia mais

À PROCALC Engenheiros Associados Ltda. Rua Grã Nicco, 113 CJ 504 Curitiba - Paraná

À PROCALC Engenheiros Associados Ltda. Rua Grã Nicco, 113 CJ 504 Curitiba - Paraná SONDAGENS E FUNDAÇÕES Maringá Pr. de Fevereiro de 8 À PROCALC Engenheiros Associados Ltda. Rua Grã Nicco, CJ 5 Curitiba - Paraná. Ref.: Sondagem de Reconhecimento do subsolo Ass.: Prezados (as) Senhores

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho SONDAGEM A TRADO

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho SONDAGEM A TRADO SONDAGEM A TRADO RESUMO Neste breve artigo apresentamos os procedimentos executivos da sondagem a trado. São abordadas as condições exigíveis normativas para a sondagem a trado em investigações geológico-geotécnica,

Leia mais

Fundações I. UNIVERSIDADE: Curso: Métodos de investigação do subsolo. Aluno: RA: Professor Douglas Constancio. Data: Americana, julho de 2005.

Fundações I. UNIVERSIDADE: Curso: Métodos de investigação do subsolo. Aluno: RA: Professor Douglas Constancio. Data: Americana, julho de 2005. UNIVERSIDADE: Curso: Fundações: Métodos de investigação do subsolo Aluno: RA: Professor: Disciplina: Professor Douglas Constancio Fundações I Data: Americana, julho de 2005. 0 CONTEÚDO INTRODUTÓRIO REVISÃO

Leia mais

Execução de Estacas Escavadas de Grande Diâmetro

Execução de Estacas Escavadas de Grande Diâmetro Execução de Estacas Escavadas de Grande Diâmetro Araquari Campo Experimental SEFE 8 Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia Autor: Marcio Antonio Costanzi INTRODUÇÃO Estacas Escavadas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES Aula 02 Investigação do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2018/1 AULAS

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. bíblicos de escavações para obtenção de água potável.

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. bíblicos de escavações para obtenção de água potável. POÇOS TUBULARES PROFUNDOS ARTESIANOS PERFURAÇÃO ROTO-PNEUMÁTICA RESUMO Neste breve artigo apresentamos a metodologia executiva roto pneumática para execução de poços tubulares profundos também conhecido

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Fundações Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Função dos elementos estruturais

Leia mais

SUMÁRIO HDD para Redes de Água HDD para Redes de Esgoto Sanitário...4

SUMÁRIO HDD para Redes de Água HDD para Redes de Esgoto Sanitário...4 SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 HDD...3 5.2 Túnel Linner...3

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.7. REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO Quando as escavações atingem o nível das águas subterrâneas e há o afloramento das mesmas, torna-se necessária a drenagem ou o rebaixamento do lençol freático com o

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 0U POÇOS PEGÕES PEGÕES CAP. XI. Processos de Construção Licenciatura em Engenharia Civil

1. INTRODUÇÃO 0U POÇOS PEGÕES PEGÕES CAP. XI. Processos de Construção Licenciatura em Engenharia Civil CAP. XI 0U POÇOS OS 1/47 1. INTRODUÇÃO 2/47 1 1. INTRODUÇÃO POÇOS ou elementos de fundação semi-directa (estrato resistente a entre 6 e 10 m de profundidade) elevada secção transversal (normalmente > 1

Leia mais

Perfuração Horizontal Dirigida (HDD Horizontal Directional Drilling )

Perfuração Horizontal Dirigida (HDD Horizontal Directional Drilling ) Perfuração Horizontal Dirigida (HDD Horizontal Directional Drilling ) 1. Introdução Desenvolvimento e utilização Originalmente utilizada nos anos 70, as travessias horizontais dirigidas são um casamento

Leia mais

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E IDENTIFICAÇÃO DOS SOLOS MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Augusto Montor ÍNDICES FÍSICOS UMIDADE (w) - % w = M água M seca. 100 w = M natural M s.estufa M s.estufa.

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 6 PRESCRIÇÕES DE PROJETO BÁSICO DE DESMONTE DE ROCHA E SONDAGEM MISTA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO PPBDSM

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 6 PRESCRIÇÕES DE PROJETO BÁSICO DE DESMONTE DE ROCHA E SONDAGEM MISTA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO PPBDSM MÓDULO ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO PPBDSM VERSÃO 2018 Coordenadores da revisão 2018: Heber Augusto Cotarelli de Andrade Jeruza Cristina Scheibe Jorge Luiz Braga Fortes Jr agosto de 2018 Alteração realizada:

Leia mais

Construção de um "silo secador

Construção de um silo secador Construção de um "silo secador Ao decidir por finalizar a secagem durante o armazenamento ou secagem em silo e que a construção seja realizada na fazenda, um passo muito importante é a escolha do local.

Leia mais

Introdução ao Ciclo hidrológico

Introdução ao Ciclo hidrológico Introdução ao Ciclo hidrológico Água Uma realidade com várias dimensões Ciclo hidrológico Movimento permanente Sol evaporação + Gravidade precipitação escoamento superficial escoamento subterrâneo O conceito

Leia mais

SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO SANITÁRIO

SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO SANITÁRIO Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Hidráulica e Saneamento Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: TH053 Saneamento Urbano II SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Processos Mecânicos de Fabricação Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais DEPS Departamento de Engenharia

Leia mais

RELATÓRIO N.º /16 SONDAGEM À PERCUSSÃO. 22 de Setembro de 2016.

RELATÓRIO N.º /16 SONDAGEM À PERCUSSÃO. 22 de Setembro de 2016. RELATÓRIO N.º 7.916-08/16 SONDAGEM À PERCUSSÃO 22 de Setembro de 2016. RELATÓRIO N.º 7.916-08/16 Em 22 de Setembro de 2016. ASSUNTO : SONDAGEM DE SOLO CLIENTE : CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA

Leia mais

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA BASES MAGNÉTICAS BROCAS ANULARES 1 2 Você conhece as brocas A n u l a r e s? 3 Também chamadas de brocas copo ou brocas fresa, possuem enorme capacidade de corte! Devido ao

Leia mais

PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAÇÕES

PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAÇÕES PRINCIPAIS TIPOS DE FUNDAÇÕES CLASSIFICAÇÃO DAS FUNDAÇÕES -fundações superficiais (diretas, rasas); e - fundações profundas. D D 2B ou D 3m - fundação superficial D>2B e D >3m - fundação profunda B FUNDAÇÕES

Leia mais

Projeto e Execução de Contenções e Fundações nas Torres Corporativas EZTowers São Paulo.

Projeto e Execução de Contenções e Fundações nas Torres Corporativas EZTowers São Paulo. Seminário Tecnologia de contenções e fundações com foco em desempenho e produtividade Porto Alegre, 6 de abril de 2017 Palestra: Projeto e Execução de Contenções e Fundações nas Torres Corporativas EZTowers

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 002/94 Procedimento Página 1 de 12

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 002/94 Procedimento Página 1 de 12 Procedimento Página 1 de 12 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, estabelece o procedimento a ser adotado na coleta de amostras indeformadas de solos. Define amostra e bloco indeformados, amostrador

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho SONDAGEM A PERCUSSÃO METODOLOGIA EXECUTIVA RESUMO Neste breve artigo apresentamos a metodologia executiva das sondagens a percussão com ensaio de penetração SPT. São abordadas as recomendações normativas

Leia mais

Introdução. Aspectos geológicos. Área de Bom Lugar

Introdução. Aspectos geológicos. Área de Bom Lugar Aviso importante Área de Bom Lugar A utilização desses dados e informações é de responsabilidade exclusiva de cada usuário, não podendo ser imputada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRANGA-SC

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRANGA-SC PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRANGA-SC RELATÓRIO TÉCNICO SONDAGEM DE PIRFIS DE SOLO NA ÁREA DA FUTURA INSTALAÇÃO DA ETE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO MUNICIPIO DE ITAPIRANGA -SC. MARÇO / 2012 OBJETIVOS

Leia mais

SUGESTÃO DE UM POSSÍVEL MECANISMO DE RUPTURA DO VIADUTO GENERAL OLYMPIO MOURÃO FILHO

SUGESTÃO DE UM POSSÍVEL MECANISMO DE RUPTURA DO VIADUTO GENERAL OLYMPIO MOURÃO FILHO 1 /23 SUGESTÃO DE UM POSSÍVEL MECANISMO DE RUPTURA DO VIADUTO GENERAL OLYMPIO MOURÃO FILHO Objetivo Nosso único objetivo é colaborar com os colegas engenheiros que, muito oportunamente, estão participando

Leia mais

TRATAMENTO DE FUNDAÇÃO DE GALERIAS DE DRENAGEM PARA PASSAGEM DE SHIELD METRO SÃO PAULO LINHA 5

TRATAMENTO DE FUNDAÇÃO DE GALERIAS DE DRENAGEM PARA PASSAGEM DE SHIELD METRO SÃO PAULO LINHA 5 TRATAMENTO DE FUNDAÇÃO DE GALERIAS DE DRENAGEM PARA PASSAGEM DE SHIELD METRO SÃO PAULO LINHA 5 ( POSSIBILTANDO A ESCAVAÇÃO DE UM TÚNEL EM SHIELD EPB DE 10.6m COM COBERTURA EM TURFA PASSANDO A 4,3m ABAIXO

Leia mais