Peroxidases (POD) (EC ) são enzimas que pertencem à classe. das oxidoredutases, cuja função é catalisar a oxidação de componentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Peroxidases (POD) (EC.1.11.1.7) são enzimas que pertencem à classe. das oxidoredutases, cuja função é catalisar a oxidação de componentes"

Transcrição

1 1. INTRODUÇÃO Peroxidases (POD) (EC ) são enzimas que pertencem à classe das oxidoredutases, cuja função é catalisar a oxidação de componentes celulares, tais como peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ) ou peróxidos orgânicos (KVARATSKHELIA et al., 1997). Elas são largamente distribuídas nos reinos animal e vegetal, assim como em microrganismos (BILES & MARTYN, 1993). Os estudos preliminares com as peroxidases deram início em 1809, devido à variação na coloração de tecidos vegetais e leite, na presença de peróxidos; no entanto o nome peroxidase só foi usado um século depois, em pesquisa de enzimas de raiz forte (Armoracia lapathifolia). Estes estudos mostraram uma atividade oxidativa durante o amadurecimento de frutos, que levaram ao descobrimento da presença do guaiacol e peróxido de hidrogênio para determinar a atividade da peroxidase (ROBINSON, 1991). As peroxidases extraídas de plantas têm sido objetos de estudo de muitos pesquisadores, por se tratar de uma enzima com vasta área de aplicação. São amplamente usadas em kits de diagnóstico laboratorial, como teste ELISA e Western-Blot, e na determinação de glicose (MC CLEAR & GLENNIE-HOLMES,1985; CASELLA et al., 1989); também na autenticidade de alimentos (ANGUITA et al., 1997), ensaios de higiene (CHANG & HUANG, 1994) e determinação de componentes de alimentos (ARNAO et al., 1996). A fonte comercial mais utilizada de POD é a raiz forte, que é geralmente cultivada e colhida em países de clima frio. Assim novas fontes de POD precisam ser obtidas para atender a crescente demanda, em países tropicais, como o Brasil.

2 2 Zizyphus joazeiro Martius, espécie vegetal vulgarmente conhecida como juazeiro ou juá, ocorre em todos os Estados do nordeste do Brasil, inclusive no polígono da seca (BARROS et al., 1970). A POD de folhas de Zizyphus joazeiro M., nova fonte dessa enzima é obtida por extração simples do material de origem, juazeiro, amplamente distribuído no nordeste brasileiro como planta nativa, produzindo folhas durante todo o ano.

3 3 2. OBJETIVOS 2.1. Geral Avaliar a presença de oxidoredutases em folhas e frutos do juazeiro (Zizyphus joazeiro Martius) e caracterizar bioquimicamente aquela de maior atividade Específicos Identificar a presença de oxidoredutases, polifenoloxidase e peroxidase, em folhas e frutos do juazeiro. Isolar e semipurificar a oxidoredutase de maior atividade pelo uso de precipitação fracionada com sulfato de amônio. Caracterizar bioquimicamente a oxidoredutase semipurificada, de maior atividade, quanto ao ph e temperatura ótimos, sua inativação e estabilidade térmicas. Avaliar a inibição da oxidoredutase de maior atividade com o uso em várias concentrações de ácido ascórbico, metabissulfito de sódio e hexametafosfato de sódio.

4 4 3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3.1. Peroxidase Considerações gerais A peroxidase (POD) ou peróxido de hidrogênio óxido-redutase (E.C ), pertence às oxidoredutases. É capaz de catalisar a transferência do hidrogênio de um doador para o H 2 O 2 (SIEGEL, 1993) e foi inicialmente observada em raiz forte e no leite há mais de um século pela produção de cor na presença de guaiacol. Os primeiros estudos indicaram uma atividade oxidativa durante o amadurecimento dos frutos, que levaram ao descobrimento da presença do guaiacol e peróxido de hidrogênio para determinar a atividade de peroxidases. As enzimas de raiz forte têm sido estudadas de forma mais intensa por apresentarem notadamente maior atividade (ROBINSON, 1991). A oxidação fenólica mediada pela POD parece estar associada com a deterioração da qualidade nutricional, sabor, cor e textura de alimentos processados (ROBINSON, 1991). A atividade da peroxidase tem sido relacionada com a existência de isoenzimas catiônicas e/ou aniônicas (VAN HUYSTEE, 1987), além do que, uma dada fruta pode ter ambos tipos de isoenzimas (FILS et al., 1985). Os extratos preparados de plantas para verificar a atividade enzimática da peroxidase e polifenoloxidase têm mostrado que essas enzimas podem ocorrer tanto na forma solúvel como também na forma ionicamente ligada à parede celular (CLEMENTE, 1998; CLEMENTE & PASTORE, 1998).

5 5 Por um longo tempo a peroxidase tem atraído atenção por causa do nível de atividade residual depois do branqueamento em processos de conservação de alimentos, sendo usada como um indicador de sua efetividade. Altas correlações entre o desenvolvimento de off-flavour em vegetais congelados durante o armazenamento e a atividade residual da peroxidase têm mostrado proveitosa utilidade da mesma como um índice para a qualidade do branqueamento (SERVANT et al., 1986). As peroxidases têm sido correlacionadas em plantas com: resistência a doenças, lignificação e suberização, proteção contra H 2 O 2 e outros oxidantes, com tolerância à seca, à degradação da clorofila e à senescência. Também têm sido relacionadas com atividades antifúngicas (ABELES & BILES, 1991; PENG & KUC, 1992; REUVENI et al., 1992). Os substratos da peroxidase mais comumente usados são: guaiacol, o- dianisidina, o-toluidina e benzidina. Um dos grandes inconvenientes de alguns destes é sua natureza mutagênica e cancerígena, com conseqüente risco na hora do seu manejo (HERZOG & FAHIMI, 1973) Mecanismo de ação A ação catalítica da POD consiste inicialmente em uma reação com H 2 O 2, transferindo dois elétrons para o grupo prostético de ferro heme. Dolphin et al. (1971) compararam os espectros óticos de absorção da oxidação de dois elétrons de cobalto octaetilporfirina, que resultou em um π-cátion radical estável, com o do composto I de HRP (Horseradish Peroxidase) e concluíram que este último também contém um π-cátion radical no grupo heme,

6 6 explicando, portanto o alto nível de oxidação, estabilidade e espectro ótico do composto I. Convencionalmente é aceito que o composto I reage com um doador de H +, descendo um grau de sua oxidação, transformando-se no composto II, formando radical livre a partir do doador de H +. O composto II, por conseguinte reage com outro doador de H +, retornando ao estado inicial de oxidação de Fe 3+, e produzindo mais um radical livre e uma molécula de água. Os radicais livres formados na oxidação do H 2 O 2 a partir dos doadores de H +, reagirão de acordo com sua natureza química. Reed (1975) definiu peroxidase como uma enzima catalisando a reação geral: ROOH + AH 2 H 2 O + ROH + A Uma versão mais simples foi dada por Dutcher et al. (1951): H 2 O 2 + peroxidase H 2 O + O Reed (1975) declarou que a sua é a reação peroxidásica verdadeira e geralmente a reação considerada de maior importância. Na sua reação, ROOH pode ser HOOH ou algum outro peróxido orgânico. O complexo doador de hidrogênio e dois passos da oxidação estão envolvidos. Na equação seguinte, AH 2 representa o doador de H e A o doador oxidado: POD + H 2 O 2 Composto I (1) Composto I + AH 2 Composto II + AH (2) Composto II + AH POD + A (3) Estudos mostram que o índice de perda de atividade de POD parece seguir cinética de primeira ordem (LU & WHITAKER, 1974). O passo 3 do mecanismo proposto parece ser o limite.

7 7 O doador de hidrogênio para POD não é específico com respeito a compostos orgânicos (REED, 1975). Para algumas peroxidases o número de diferentes doadores de hidrogênio é pequeno. Por exemplo, HRP usa somente peróxido de hidrogênio, peróxido de metil-hidrogênio e peróxido de etilhidrogênio. Peroxidase também oxida iodetos, libertando o iodo (SUMNER & SOMERS, 1947) Importância das peroxidases Em plantas, peroxidases são apresentadas como glicoproteínas envolvidas em muitos processos: crescimento e desenvolvimento de plantas (RIQUELME & CARDEMIL, 1993); biossíntese de lignina (BRUCE & WEST, 1989); enrijecimento de parede (FRY, 1980). A ação da peroxidase em plantas constitui proteção antioxidativa. A atividade desta enzima pode aumentar em plantas submetidas a diversos tipos de estresse. Sob condições de estresse, as plantas tendem a aumentar a atividade da peroxidase e às vezes, é a primeira enzima a ter atividade alterada, independentemente do substrato utilizado ou do estresse aplicado (SIEGEL, 1993). Rossi & Lima (2001) analisaram a POD como indicador de estresse causado pelo cádmio durante a germinação de sementes de feijão. A POD está relacionada a qualidade e processamento de alimentos, particularmente quanto ao flavour de alimentos crus e produtos processados (VAMOS-VIGYÁZÓ, 1981). Robinson (1991) revisou as funções fisiológicas da POD na pós-colheita em frutas e vegetais e atribuiu muitas delas a oxidação fenólica, incluindo biossíntese da lignina. De fato, a oxidação fenólica, mediada

8 8 pela POD pode estar associada com deterioração de flavour, cor e textura e qualidade nutricional de alimentos processados. Clemente & Pastore (1998) relataram que peroxidase e polifenoloxidase nos alimentos vegetais são responsáveis pela alteração de cor e flavour em enlatados ou congelados, cujo controle dessas enzimas mantém a qualidade desses alimentos. Tais enzimas desempenham papel fisiológico, como degradação da clorofila e amadurecimento de frutos (YAMAUCHI & HASHINAGA, 1992). Kahn (1977) mostrou que o sabor amargo e adstringente de algumas bebidas de origem vegetal está relacionado com ação dessas enzimas. A oxidação altera a cor do vinho, conferindo aparência escurecida e turva causada pela deterioração e é responsável pela perda de qualidade e aspecto indesejável (ODEBODE & OSO, 1995). Todos estes processos são de vital importância para produção de alimentos, tanto para o fabricante como para o vendedor e consumidor do produto, principalmente pela perda do valor nutricional. Por isso as peroxidases são de grande importância na qualidade e processamento dos alimentos, podendo ser responsáveis pelo sabor de alimentos crus ou produtos processados (VÁMOS-VIGYÁZÓ, 1981) o que ocorre de forma complexa e não bem conhecida. O Brasil é um grande produtor de frutas tropicais, a maioria delas não é comercializada e estudos destas enzimas nestes frutos tropicais são de grande importância para indústria alimentícia.

9 Aplicação das peroxidases Atualmente tem aumentado o interesse em pesquisas bioquímicas relacionadas à aplicação e função de biomoléculas, em novas fontes de enzimas, bem como métodos de menor custo, como as peroxidases, que têm aplicações em análise de qualidade de alimentos, em diagnósticos clínicos, na medicina (SERGEYEVA et al., 1999), no estudo de processos patológicos e preservação do meio ambiente (PODGORNIK et al., 1999), em análises de formulações farmacêuticas e outros estudos que envolvem a presença ou formação de peróxidos (VIEIRA et al., 1999). Muitas pesquisas relacionadas ao uso da POD na medicina têm sido feitas, no auxílio de diagnósticos indiretos ou em análises diretas do nível de peróxidos formados em processos patológicos inflamatórios e análise em medicina ortomolecular para detectar a atividade de radicais livres (BURTON & INGOLD, 1984; McDOWELL, 1989). Nos alimentos o peróxido é agente determinante de contaminação e largamente utilizado na análise de processo esterilizante, cuja presença pode levar a perda do valor nutricional, aparência indesejável e formação de compostos tóxicos como hidroperóxidos, lipoperóxidos, epóxidos e aldeídos (SIMIC & KAREL, 1979). Fatibello-Filho & Vieira (2000) utilizaram eletrodos com POD como biossensores através de métodos eletroquímicos de análise em formulações farmacêuticas, cosméticos e dosagem de hidroquinona em revelação fotográfica. A aplicação das peroxidases em formulações farmacêuticas é de

10 10 grande importância para controle de qualidade, utilizando o princípio dessas enzimas em oxidar doadores de H + na presença de H 2 O 2. Sergeyeva et al. (1999) mostraram aplicações de peroxidases e dentre elas a capacidade dessas enzimas em determinar peróxidos liberados no meio ambiente, originados de processos industriais. Em análises clínicas as peroxidases podem se ligar a anticorpos ou proteínas específicas (AIDS, câncer), sendo por isso utilizadas em kits de diagnóstico laboratorial com atividade de biossensor ou detector químico para testes de alta sensibilidade como ELISA e Western-blot (McCLEAR & GLENNIE-HOLMES, 1985; CASELLA et al., 1989) Termo-estabilidade e inativação térmica de peroxidase de vegetais Peroxidase é considerada uma enzima estável quando submetida a tratamento térmico. Por isso a redução da sua atividade tem sido usada como medida de avaliação do processo térmico de branqueamento. Contudo, a resistência para o tratamento depende da fonte da enzima. Além disso, em uma dada fonte, esses parâmetros podem variar de uma isoenzima para outra (LEE et al., 1984). Os tratamentos térmicos comercialmente usados para o processamento de extratos de frutas e vegetais, por exemplo: temperatura elevada por curto tempo (HTST), é pouco efetiva para uma inativação irreversível da peroxidase (KHAN & ROBINSON, 1993). Farkas et al. (1956), anunciaram que para inativar peroxidase em ervilhas verdes é preciso 6 minutos a 121 C.

11 11 Segundo Baardseth & Slinde (1980), a inativação térmica da peroxidase de cenoura (Daucus carota), broto sueco (Brassica napus) e couve-de-bruxelas (Brassica oleracea) a 70 C durante 1,5 minuto apresenta uma atividade residual de 45%. A peroxidase do broto sueco mostra ser mais estável termicamente que a peroxidase da couve-de-bruxelas e da cenoura. O tratamento térmico aplicado a um produto alimentício particular por uma duração maior que a usual é preciso para evitar a regeneração da atividade da peroxidase em alimentos (REED, 1975). Alguma regeneração que possa ocorrer é provavelmente devido à enzima não ter sido completamente ou irreversivelmente inativada pelo calor. Alguns fatores contribuem para regeneração da atividade da peroxidase como o rigor do tratamento térmico combinado com o tempo de tratamento e as condições de armazenamento da enzima inativada antes da regeneração. A termo-estabilidade da atividade da peroxidase tem sido investigada em nabos, repolhos, maçãs, pêras, uvas e produtos cítricos. Lourenço et al. (1995) narraram que a inativação térmica das peroxidases purificadas solúvel e ionicamente ligada de mamão (Carica papaia) mostraram comportamento bifásico entre 50 e 80 C. A peroxidase solúvel foi termolábil; o aquecimento a 70 C durante 1 minuto inativou a enzima em 94%. A peroxidase ionicamente ligada reteve 45% de sua atividade inicial após tratamento idêntico. Robinson et al. (1989) examinaram a estabilidade térmica de peroxidase de uva Ohane. A inativação da enzima seguiu padrão não-linear com 90% de inativação de peroxidase após 10 minutos a 80 C.

12 12 As peroxidases da casca de pêra, tanto as solúveis, quanto as ionicamente ligadas, mostraram-se termorresistentes. A recuperação da atividade, após inativação térmica, foi observada para peroxidase da casca e para peroxidase solúvel da polpa. A inativação térmica seguiu padrão nãolinear (MOULDING et al., 1989). Segundo Lourenço & Neves (1997), a inativação térmica da POD de pêssego seguiu padrão não-linear e foi rápida em temperaturas acima dos 70 C, com perda praticamente total da atividade com tratamento a 80 C durante 30 segundos Peroxidase em folhas Sakharov et al. (2001) pesquisaram peroxidase em folhas de palmeira real (Roystonea regia). A nova peroxidase foi caracterizada tendo como atividade específica 6170 U / mg de proteína, peso molecular de 51 kda e ponto isoelétrico (PI) 3,5. A especificidade ao substrato da peroxidase da palmeira real é distinta de outras peroxidases de plantas, tendo como melhores substratos o ácido-ferrúlico e 2,2 -azino-bis-(3-etilbenzotiazolino-6- ácido-sulfônico). Takahama & Egashira (1991) localizaram uma peroxidase básica em vacúolos de células mesófilas de folhas de Vicia faba, a qual foi isolada por precipitação em sulfato de amônio, cromatografia de troca iônica e filtração em gel. A peroxidase obteve ph ótimo 5 e absorção máxima em comprimentos de onda 404, 510 e 635 nm na forma oxidada.

13 13 Uma peroxidase catiônica em folhas de Vitis pseudoreticulata foi purificada usando cromatografia de troca iônica e em coluna zeólita. Características da peroxidase catiônica purificada foram parcialmente analisadas. Os resultados mostraram que a peroxidase tem absorção máxima em 450nm de comprimento de onda e um PI maior que 8. O valor do ph ótimo foi 5,76, quando guaiacol foi utilizado como substrato (LIAO et al., 1999). Lin et al. (1996) pesquisaram POD em folhas de Ipomoea cairica e a purificaram usando precipitação em sulfato de amônio, fracionamento em acetona e filtração em gel. A enzima foi purificada 51 vezes com 84% de recuperação e estável em 60 C e na faixa de ph Pode ser usada como reagente diagnóstico em testes de glicose em lugar de POD de raiz forte disponível comercialmente. Maciel (2002) investigou POD em folhas de Copaifera lansdorffii e verificou que a mesma tem alta atividade, fácil extração, boa estabilidade e alta concentração na forma bruta. As condições ótimas da enzima bruta foram encontradas na faixa de ph 5-7 e temperatura ótima de C e de acordo com a sua estabilidade em relação a ph e temperatura, revelou ser uma enzima muito estável com possível utilização em aplicações diversas para as quais têm sido usadas outras peroxidases. Srinivas et al. (1999) extraíram a peroxidase das folhas de Ipomoea palmetta e verificaram que a mesma apresentou atividade ótima em ph 6,0 e 50 C. A peroxidase foi parcialmente purificada por extração usando sistema aquoso de dupla fase polietilenoglicol / sulfato de amônio, seguido por filtração em gel em coluna Sephadex G-100.

14 14 Trevisan et al. (2003) estudaram a atividade da peroxidase em folhas de Humulus lupulus L., usando como substrato o guaiacol. Infestação das folhas pelas aranhas vermelhas (Tetranychus urticae) mostrou ocasionar um aumento da atividade da POD nas folhas mais altas e mais baixas. Peroxidases foram extraídas de folhas frescas de tamareira (Phoenix dactylifera L.) colhidas de 90 árvores masculinas não-produtoras de frutos e 75 plantas adultas femininas todas crescidas em Marrakech (Marrocos). Duas frações enzimáticas foram obtidas por um método de solubilidade progressivo conduzindo à peroxidases solúveis e peroxidases ionicamente ligadas (MAJOURHAT et al., 2002) Peroxidases em frutas Peroxidase de carambola (Averrhoa carambola) Baldini et al. (1982), pesquisando a carambola, extraíram atividade peroxidásica da fruta usando tampão fosfato de potássio 0,05 M ph 6,2 na proporção de uma parte de polpa para 1,5 partes de tampão, contendo 1 M de cloreto de potássio e 5% de PVP (polivinilpirrolidona). Os autores relataram 34,8 unidades de peroxidase por mg de proteína. A eletroforese nativa do extrato revelou apenas uma banda com atividade de POD. Holschuh (2000), avaliando carambola, concluiu que o melhor tampão para extração da POD e o melhor meio de reação foram respectivamente, tampão fosfato de potássio 0,2 M, ph 8,0 e tampão citrato-fosfato 0,1 M, ph 5,5 e temperatura ótima de 50 C. A localização histoquímica mostrou que a

15 15 peroxidase da carambola está mais concentrada junto aos feixes vasculares, ao talo central e ao gineceu, portanto ligada a tecidos mais fibrosos. Em carambolas sobremaduras houve extravasamento do tetraguaiacol, produto da reação da peroxidase com guaiacol e peróxido de hidrogênio, para o meio reativo, indicando a presença de maior quantidade de peroxidase solúvel Peroxidase de coco (Cocos nucifera) Mujer et al. (1983) extraíram peroxidase do endosperma congelado de coco normal e coco mutante. A peroxidase de coco normal foi purificada 14,6 vezes com 44% de recuperação e a de coco mutante 12,8 vezes com 40% de recuperação após filtração em Sephadex G-200. A atividade da peroxidase foi determinada com o-dianisidina como doador de H + e a absorvância acompanhada a 420 nm. A eletroforese em gel de poliacrilamida dessa proteína resultou em uma única banda com peso molecular (PM) de 55 kda e foi identificada como subunidade do tetrâmero que constitui a enzima nativa com PM de 196 kda Peroxidase de kiwi (Actinidia chinensis) Soda et al. (1991) purificaram peroxidase da polpa de kiwi. A precipitação fracionada foi realizada com sulfato de amônio entre 50 e 85% da saturação. A peroxidase de kiwi foi cerca de vezes purificada com 5,3% da enzima recuperada, apresentando atividade ótima em ph 5,5 e 50 C e tendo alta afinidade com os substratos guaiacol, pirogalol e o-dianisidina, mas

16 16 não com ácido ascórbico, NADH, NADPH e glutationa. A atividade da enzima foi totalmente inibida por KCN 1mM e os autores sugeriram que peroxidase de kiwi tem um grupo proto-heme em seu sítio ativo Peroxidase de manga (Mangifera indica) A peroxidase de manga foi extraída por precipitação com acetona e re - dissolução em tampão fosfato seguida de centrifugação e o sobrenadante foi usado na determinação da atividade peroxidásica. A irradiação de mangas com raios γ resultou em ativação da atividade da peroxidase, a qual aumentou progressivamente durante o amadurecimento. Os autores consideraram o aumento da atividade da peroxidase à produção de peróxidos pela irradiação (FRYLINCK et al., 1987) Peroxidase de morango (Fragaria ananassa) Civello et al. (1995) purificaram parcialmente a peroxidase de morango e determinaram algumas de suas propriedades. A precipitação da enzima foi feita com sulfato de amônio a 85% de saturação. A atividade da peroxidase diminuiu consideravelmente durante o amadurecimento do fruto e foi encontrada principalmente na forma ligada à membrana. Os frutos verdes apresentaram maior atividade de peroxidase. A atividade máxima alcançada pela enzima foi em ph 6,0 e 30 C. A enzima demonstrou baixa estabilidade térmica, mas manteve atividades acima de 50% na faixa de ph 4 a 11. Duas isoenzimas

17 17 foram detectadas, ambas básicas, com PI 9,5 e 10,0 e com peso molecular de 58,1 e 65,5 kda Peroxidase de pêssego (Prunus persica) Abeles & Biles (1991) relataram que peroxidases ácidas de endocarpo de pêssegos em lignificação foram similares àquelas do mesocarpo carnudo. O endocarpo teve alta quantidade e número de peroxidases básicas que o mesocarpo. O ph ótimo situou-se entre 4 e 5. Lourenço & Neves (1997) verificaram em eletroforese em gel de poliacrilamida da enzima 28,9 vezes purificada revelou duas isoenzimas: uma termo-resistente e outra termo-sensível, mas que não foram separadas pela metodologia empregada. A atividade ótima da enzima foi a ph 5,0 e 40 C Juazeiro (Zizyphus joazeiro) Considerações gerais O juazeiro é uma árvore de médio porte (5-14 m de altura por de diâmetro), dotada de tronco curto, geralmente tortuoso e canelado, armado de fortes espinhos, com ramos flexuosos, subdivididos, que freqüentemente se esgalham a partir da base do caule e revestido por casca um tanto áspera de cor cinza-clara (Figura 1). Possui copa baixa, arredondada e densa, muito ramificada, que jamais perde suas folhas. Estas folhas são pecioladas, largo ovais, cordiformes na base, agudas ou meio acuminadas, levemente coriáceas,

18 18 lisas, meio reluzentes, serrilhadas, glabras, mas pubescentes nas nervuras da face dorsal, com cor verde forte, largura de 3 a 5 centímetros e de 5 a 10 centímetros de comprimento (Figura 2). Seus ramos mais finos são dotados de espinhos agudos de até 4 cm de comprimento. As flores são pequenas, de cor amarelada, reunidas em inflorescências cimosas axilares. Os frutos são globosos de cor amarelada de até 2 cm de diâmetro, constituídos de uma massa carnosa adocicada externa contendo em seu interior uma única semente muito dura (Figura 3) (CORRÊA, 1984). É uma árvore originária das caatingas do nordeste brasileiro, desde o Piauí até o norte de Minas Gerais. É particularmente freqüente no Vale do Rio São Francisco, onde se encontram os maiores exemplares. Têm como nomes populares: joá, juá, juá-espinho, juá-fruta e laranjeira-de-vaqueiro. É uma das plantas arbóreas típicas dos sertões nordestinos, prefere os solos aluviais argilosos, mas cresce por toda parte, inclusive nos tabuleiros mais áridos e pedregosos. Conserva-se sempre verde, nunca se despe de toda folhagem, que se renova durante o mês de outubro, mesmo nas mais rigorosas secas, graças ao amplo e profundo sistema radicular. Frutifica a partir de junho, podendo estender-se até agosto. O juazeiro fornece madeira moderadamente pesada, de boa resistência mecânica e moderadamente durável quando exposta ao tempo. É empregado em construções rurais para moirões, estruturas de pontes, confecções de móveis rústicos e como lenha. A sua cinza contém muito potássio, outrora muito usada como lixívia e na produção de sabão. Sua entrecasca é rica em saponina e contém um princípio anticárie, aproveitada atualmente na formulação de dentrifícios. Os frutos, ricos em vitamina C, são comestíveis e muito apreciados pelas populações locais, além

19 19 de muito procurados por animais em geral. É uma planta perenifólia, ou seja, não perde totalmente as folhas durante o ano, adaptada ao crescimento a pleno sol, com nítida preferência por solos férteis de várzeas e beira de rios. O fato de não perder as folhas durante o período de seca não significa que seja tão resistente a falta de água, mas geralmente onde cresce pode-se encontrar água a pequena profundidade (FERREIRA, 2003). Figura 1: Juazeiro (Zizyphus joazeiro) na caatinga nordestina.

20 Uso farmacológico e medicinal Infusões da casca de Zizyphus joazeiro Martius têm sido empregadas no nordeste brasileiro como remédio contra a febre. Um estudo investigou a atividade antipirética de um extrato aquoso da planta em coelhos febris pela injeção intravenosa de endotoxina de Escherichia coli. A febre foi significativamente diminuída pela administração da infusão da casca de Zizyphus joazeiro (NUNES et al., 1987). No estudo químico das cascas do caule de Zizyphus joazeiro foram identificados o lupeol, ácido betulínico, cafeína e estearato de glicerila através de técnicas espectroscópicas usuais (KATO & ALVARENGA, 1997). Em pesquisa brasileira, cientistas validaram o uso do Zizyphus joazeiro para o combate às cáries. Um decocto da casca demonstrou atividade forte contra bactérias comuns que formam placa dentária e cárie. Além disso, o juazeiro conduz a diminuição da inflamação provocada pela cárie. Proporciona o alívio da dor, promove cura e reduz infecções bacterianas secundárias causadas por filárias (maior parasita tecidual que afeta humanos) (FABIYI et al., 1993). Juazeiro é uma boa fonte de ácido betulínico, assim como três novos ésteres derivados deste ácido, os quais têm sido encontrados apenas nesta espécie. Ácido betulínico tem sido longamente documentado com atividade antibiótica moderada, contudo, cientistas descobriram que os três derivados demonstraram extraordinária atividade contra bactérias Gram positivas (SCHÜHLY et al., 1999).

21 21 Figura 2: Folhas e flores de juazeiro (Zyziphus joazeiro). Figura 3: Frutos do juazeiro (Zizyphus joazeiro).

22 22 4. MATERIAL E MÉTODOS 4.1. Material Folhas e frutos do juazeiro (Zizyphus joazeiro) foram utilizados nesta pesquisa como fonte de oxidoredutases (Figuras 2 e 3, respectivamente). As amostras foram colhidas no mês de junho (época da frutificação), à tarde na Fazenda Lagoa do Canto, município de Mulungú, Estado da Paraíba, acondicionadas em sacos plásticos e transportadas ao Laboratório de Análises de Alimentos da UFPB Preparo do material biológico Chegando ao Laboratório de Análises de Alimentos da UFPB, em João Pessoa, as folhas e os frutos foram higienizados por imersão em água destilada, secas ao ar livre em local sem raios solares incidindo diretamente sobre eles e em seguida submetidas à extração, para se obter o extrato bruto enzimático.

23 Métodos Extração de peroxidase A extração de peroxidase de folhas do juazeiro foi realizada em ph 7,2 (MACIEL, 2002) e ph 8,0 (HOLSCHUH, 2000). As folhas do juazeiro foram triturados (separadamente) na presença de tampão fosfato de potássio 0,1 M, nos phs acima, previamente resfriado a 4 C na proporção de 1 g de amostra para 5 ml (p/v), em liquidificador doméstico durante 3 minutos a velocidade máxima. O material triturado foi filtrado em gaze com cinco dobras, sendo recolhido em banho de gelo e centrifugado a 5000 rpm em três períodos de 10 minutos e intervalos de banho de gelo para manter a temperatura baixa (Figura 4). O sobrenadante, denominado extrato bruto, foi submetido à determinação de atividade enzimática e teor de proteína. O ph que resultou em maior atividade foi adotado no restante do trabalho Determinação da atividade da peroxidase (POD) A atividade da POD foi determinada segundo Khan & Robinson (1994) com modificações. A solução reativa foi constituída de 0,1 ml de extrato bruto enzimático, 1,5 ml de solução de guaiacol a 1% em solução alcoólica a 50%, 0,4 ml de solução de H 2 O 2 0,1 M em tampão fosfato de potássio 0,05 M, ph 6,0 e 1 ml do mesmo tampão (total de 3 ml). O aumento da absorvância a 480 nm foi monitorado durante 5 minutos à temperatura ambiente. A atividade da

24 24 peroxidase foi calculada usando os dados relativos à porção linear da curva. Todas as leituras foram feitas em triplicata. Uma unidade (U) de enzima foi definida como a quantidade que provoca aumento de absorvância em 0,001 unidade por minuto e por ml da solução enzimática a 480 nm, tendo guaiacol como doador de H +. A atividade específica da peroxidase foi expressa em unidades de enzima por mg de proteína. 100g de amostra ml de tampão fosfato de potássio 0,1 M, ph 7,2 Trituração com liquidificador doméstico por 3 minutos Filtração com gaze (5 dobras) Centrifugação (5000 rpm) Sobrenadante (extrato enzimático bruto) Precipitado (descartado) Figura 4: Fluxograma de extração da peroxidase de folha ou fruto de juazeiro.

25 Determinação da atividade da polifenoloxidase (PPO) A atividade da polifenoloxidase (PPO) foi determinada usando mistura de reação constituída de: 0,1 ml de extrato bruto, 1,2 ml de solução de catecol 0,015 M em tampão fosfato de potássio 0,05 M (ph 7,0) e 1,7 ml do mesmo tampão fosfato de potássio 0,05 M (ph 7,0), perfazendo um total de 3,0 ml. A atividade da enzima foi calculada pela inclinação da curva no intervalo de pelo menos dois minutos na parte mais linear. Uma unidade de polifenoloxidase foi definida como a quantidade da enzima que ocasiona um aumento na absorvância a 420 nm de 0,001 unidade por minuto e por ml de solução enzimática, usando catecol como substrato (OKTAY et al., 1995) Determinação de proteínas dos extratos enzimáticos Para cada procedimento da extração e da purificação parcial, o teor de proteína de cada fração foi determinado de acordo com o método descrito por Lowry et al. (1951), usando albumina de soro bovino (BSA) como padrão Precipitação fracionada Ao sobrenadante obtido da centrifugação do extrato (item ) foram adicionadas subseqüentemente quantidades tabeladas por Collowick & Kaplan (1951), de sulfato de amônio - (NH 4 ) 2 SO 4 - sólido (previamente macerado em gral com pistilo), perfazendo 20, 40, 60, 80 e 90% da saturação daquele sal em

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA ESTRUTURAL Ministrante: Prof. Dr. Carlos Alberto de Almeida

Leia mais

REDUÇÃO DA ATIVIDADE DE ÁGUA EM MAÇÃS FUJI COMERCIAL E INDUSTRIAL OSMO-DESIDRATADAS

REDUÇÃO DA ATIVIDADE DE ÁGUA EM MAÇÃS FUJI COMERCIAL E INDUSTRIAL OSMO-DESIDRATADAS REDUÇÃO DA ATIVIDADE DE ÁGUA EM MAÇÃS FUJI COMERCIAL E INDUSTRIAL OSMO-DESIDRATADAS Marina Massarollo (UNICENTRO), Vivian Buriol (UNICENTRO), Katielle R. V. Córdova (Orientadora), e-mail: kvcordova@hotmail.com

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas 1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.

Leia mais

Analisar e aplicar os princípios da extração sólido-líquido e líquido-líquido na separação e purificação de produtos.

Analisar e aplicar os princípios da extração sólido-líquido e líquido-líquido na separação e purificação de produtos. 12.1 Objetivo Específico Analisar e aplicar os princípios da extração sólido-líquido e líquido-líquido na separação e purificação de produtos. 12.2 Introdução A extração é uma técnica para purificação

Leia mais

AMOSTRAGEM AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM AMOSTRAGEM Procedimento pré-estabelecido para seleção, retirada, preservação, transporte e preparação das porções a serem removidas do lote como amostras, de uma maneira tal que o tratamento matemático dos testes

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Data: Agosto/2003 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Óleos e gorduras são constituintes naturais dos ingredientes grãos usados nas formulações de rações para animais. Podem

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS: Parte 1: ALDEÍDOS E CETONAS

IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS: Parte 1: ALDEÍDOS E CETONAS PRÁTICA N o. 02 IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS: Parte 1: ALDEÍDOS E CETONAS OBJETIVOS: Esta prática tem como objetivo a identificação e confirmação de grupos funcionais de aldeídos e

Leia mais

DNA Darwin Não Atento?

DNA Darwin Não Atento? DNA Darwin Não Atento? PÁGINA 1 DE 6 CIÊNCIAS BIOLOGIA QUÍMICA Darwin foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Ele percebeu que variações ocorrem nas populações ou seja, diferenças são encontradas

Leia mais

3 METODOLOGIA EXPERIMENTAL

3 METODOLOGIA EXPERIMENTAL 43 3 METODOLOGIA EXPERIMENTAL 3. 1 METODOLOGIAS DE ANÁLISES 3.1.1 Método de Quantificação de Surfactantes (MBAS) em Águas 3.1.2 Princípio e aplicabilidade Os surfactantes aniônicos SLS (Lauril Sulfato

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

APLICAÇÃO DE EXTRATO DE AÇAÍ NO ENSINO DE QUÍMICA.

APLICAÇÃO DE EXTRATO DE AÇAÍ NO ENSINO DE QUÍMICA. APLICAÇÃO DE EXTRATO DE AÇAÍ NO ENSINO DE QUÍMICA. Deangelis Damasceno 1,3 ; Juliana Correa de Oliveira 1;3 ; Pollyana Godoy Pinto 1;3 ; Geralda G. Lemes 2,3 ; Vanessa Carneiro Leite 2,3 1 Voluntário Iniciação

Leia mais

Bioquímica. Purificação de proteínas

Bioquímica. Purificação de proteínas Bioquímica Purificação de proteínas Estratégia geral - Liberação da proteína do material biológico - Podem ser separados por fracionamento celular - Pode-se separar proteínas por características: Solubilidade

Leia mais

MEIOS DE CULTURA DESENVOLVIMENTO OU PRODUÇÃO DE MEIOS DE CULTURA. Necessidade Bactérias Leveduras

MEIOS DE CULTURA DESENVOLVIMENTO OU PRODUÇÃO DE MEIOS DE CULTURA. Necessidade Bactérias Leveduras MEIOS DE CULTURA Associação equilibrada de agentes químicos (nutrientes, ph, etc.) e físicos (temperatura, viscosidade, atmosfera, etc) que permitem o cultivo de microorganismos fora de seu habitat natural.

Leia mais

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA.

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. 1)Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais. Com respeito a estes materiais,

Leia mais

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUTRIÇÃO UNIC Profª Andressa Menegaz Conservação por irradiação A irradiação pode servir para: -destruir os microrganismos; -retardar a germinação de certos legumes; -destruir os

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida

Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida Ficha de trabalho de Biologia - 12º Ano Fermentação e actividade enzimática Nome: N º: Turma: Data: 1. A figura 1 representa um tipo de fermentação. Figura

Leia mais

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL CROMATOGRAFIA 2 1 6 Ed. Cap. 10 268-294 6 Ed. Cap. 6 Pg.209-219 6 Ed. Cap. 28 Pg.756-829 6 Ed. Cap. 21 Pg.483-501 3 Separação Química Princípios de uma separação. Uma mistura

Leia mais

Exercício 3 PCR Reação em Cadeia da Polimerase

Exercício 3 PCR Reação em Cadeia da Polimerase Exercício 3 PCR Reação em Cadeia da Polimerase (Polymerase Chain Reaction - PCR) Uma das dificuldades dos pesquisadores frente à análise baseada no DNA é a escassez deste. Na medicina forense pode-se ter

Leia mais

Extração de DNA. Prof. Silmar Primieri

Extração de DNA. Prof. Silmar Primieri Extração de DNA Prof. Silmar Primieri Conceitos Prévios O que é DNA? Onde se localiza o DNA na célula? Do que são formadas as membranas celulares? Qual a estrutura do DNA? O que é DNA? Unidade básica informacional

Leia mais

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE POLÍMEROS Os polímeros são macromoléculas formada pela união de pequenas unidades que se repetem, os monômeros. Existem basicamente dois tipos de polimerização: adição e condensação. Na polimeirzação por

Leia mais

FOSFATO DISSÓDICO DE DEXAMETASONA

FOSFATO DISSÓDICO DE DEXAMETASONA FSFAT DISSÓDIC DE DEXAMETASNA Dexamethasoni natrii phosphas H H H P Na Na F H C 22 H 28 FNa 2 8 P 516,41 02821 Fosfato dissódico de 9-fluoro-11β,17 diidroxi-16α-metil-3, 20- dioxopregna- 1,4 dieno-21-il

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

FISIOLOGIA ANIMAL II

FISIOLOGIA ANIMAL II DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA FISIOLOGIA ANIMAL II AULAS e 3 DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE GLICOSE E LÍPIDOS NO SANGUE POR COLORIMETRIA CAETANA CARVALHO,

Leia mais

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO Aditivos alimentares são utilizados em dietas para bovinos de corte em confinamento com o objetivo

Leia mais

Escola de Engenharia de Lorena USP - Cinética Química Capítulo 05 Reações Irreversiveis a Volume Varíavel

Escola de Engenharia de Lorena USP - Cinética Química Capítulo 05 Reações Irreversiveis a Volume Varíavel 1 - Calcule a fração de conversão volumétrica (ε A) para as condições apresentadas: Item Reação Condição da Alimentação R: (ε A ) A A 3R 5% molar de inertes 1,5 B (CH 3 ) O CH 4 + H + CO 30% em peso de

Leia mais

3.1 Determinação do Teor de Ácido Ascórbico e de Ácido Cítrico no

3.1 Determinação do Teor de Ácido Ascórbico e de Ácido Cítrico no Capítulo 3 Procedimento Experimental. CAPÍTULO 3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Resíduo 3.1 Determinação do Teor de Ácido Ascórbico e de Ácido Cítrico no O primeiro passo foi à preparação das soluções necessárias

Leia mais

Aspectos ambientais da energia aplicada em reações químicas

Aspectos ambientais da energia aplicada em reações químicas Aspectos ambientais da energia aplicada em reações químicas Sumário As cargas ambientais resultantes da utilização de energias térmicas ou elétricas são particularmente importantes. Freqüentemente, o impacto

Leia mais

QUESTÕES DE CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE AMBIENTAL. O 2(g) O 2(aq)

QUESTÕES DE CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE AMBIENTAL. O 2(g) O 2(aq) QUESTÕES DE CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE AMBIENTAL Questão 01 O agente oxidante mais importante em águas naturais é, sem a menor dúvida, o oxigênio molecular dissolvido, O 2. O equilíbrio entre o oxigênio

Leia mais

Melhorar A Eclodibilidade De Ovos Armazenados

Melhorar A Eclodibilidade De Ovos Armazenados Melhorar A Eclodibilidade MELHORAR A ECLODIBILIDADE USANDO PERÍODOS DE INCUBAÇÃO CURTOS DURANTE A ARMAZENAGEM DE OVOS (SPIDES) 09 Ovos armazenados por longos períodos não eclodem tão bem quanto os ovos

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

PROPRIEDADES DA MATÉRIA Profª Msc.Anna Carolina A. Ribeiro PROPRIEDADES DA MATÉRIA RELEMBRANDO Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria. Corpo- Trata-se de uma porção

Leia mais

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

HIDROPONIA Qualidade da água. Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM

HIDROPONIA Qualidade da água. Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM HIDROPONIA Qualidade da água Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM CURIOSIDADES DA ÁGUA 75% da terra está coberta com água Terra plana: cobertura de 2,5 km de água 0,005% se move por dia no ciclo hidrológico

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

PRODUÇÃO DE AMOSTRAS DE AMIDO CATIÔNICO E REALIZAÇÃO DE TESTES DE FLOCULAÇÃO

PRODUÇÃO DE AMOSTRAS DE AMIDO CATIÔNICO E REALIZAÇÃO DE TESTES DE FLOCULAÇÃO PRODUÇÃO DE AMOSTRAS DE AMIDO CATIÔNICO E REALIZAÇÃO DE TESTES DE FLOCULAÇÃO José Carlos Trindade Filho. IC-Fecilcam, Engenharia de Produção Agroindustrial, Fecilcam, jctf_epa@hotmail.com Me. Nabi Assad

Leia mais

5. Resultados e Análises

5. Resultados e Análises 66 5. Resultados e Análises Neste capítulo é importante ressaltar que as medições foram feitas com uma velocidade constante de 1800 RPM, para uma freqüência de 60 Hz e uma voltagem de 220 V, entre as linhas

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima Profª. Nensmorena Preza ALIMENTO Toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer

Leia mais

SABO ETE LÍQUIDO E RIQUECIDO COM VITAMI A A DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntia ficus indica)

SABO ETE LÍQUIDO E RIQUECIDO COM VITAMI A A DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntia ficus indica) SABO ETE LÍQUIDO E RIQUECIDO COM VITAMI A A DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntia ficus indica) WLADYMYR JEFFERSO BACALHAU DE SOUSA 1 ; KATILAYNE VIEIRA DE ALMEIDA 1 ; MARIA DE FATIMA NASCIMENTO SOUSA 1 Estudantes

Leia mais

Reacções e Estrutura de Sólidos Inorgânicos

Reacções e Estrutura de Sólidos Inorgânicos Unidade Curricular de Química Geral e Inorgânica Relatório do Trabalho Laboratorial n.º 6 Reacções e Estrutura de Sólidos Inorgânicos Elaborado por: Diana Patrícia Reis Cunha Jéssica Lopes Figueiredo Turma

Leia mais

Reacções de precipitação

Reacções de precipitação Precipitados Reacções de precipitação Introdução teórica O interesse das reacções de precipitação manifesta-se em diversos domínios, nomeadamente a nível geológico, biológico e industrial. Já ouviste falar

Leia mais

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos 13. (ENEM 2014) O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila,

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE Profª Sandra Carvalho A carne magra: 75% de água 21 a 22% de proteína 1 a 2% de gordura 1% de minerais menos de 1% de carboidratos A carne magra dos diferentes animais de abate

Leia mais

Exame de Laboratórios de Bioquímica e Biofísica Licenciatura em Bioquímica 1ª Época 27 de Junho de 2006 Por favor responda às questões da 1ª parte e 2ª partes em folhas separadas 1ª Parte 1. Suponha que

Leia mais

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 148 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados e analisados anteriormente, foi possível chegar às conclusões abordadas neste item. A adição tanto de cinza volante, como

Leia mais

Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas

Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas Produção de Mudas - No sistema de raiz nua Produção de mudas de Pinus no sul do BR - No interior de recipientes - Sacos plásticos - Tubetes Fertilização

Leia mais

Universidade Federal do Pampa. Cadeia Produtiva da Laranja

Universidade Federal do Pampa. Cadeia Produtiva da Laranja Universidade Federal do Pampa Cadeia Produtiva da Laranja Acadêmicos: Aline Alóy Clarice Gonçalves Celmar Marques Marcos Acunha Micheli Gonçalves Virginia Gonçalves A laranja é uma fruta cítrica produzida

Leia mais

A) a existência do oceano líquido é uma hipótese possível, pois um sal solúvel só forma uma mistura homogênea com a água, quando ela está líquida.

A) a existência do oceano líquido é uma hipótese possível, pois um sal solúvel só forma uma mistura homogênea com a água, quando ela está líquida. TEXTO PARA A QUESTÃO 1. Sonda espacial detecta sal de cozinha em lua de Saturno A análise da composição química do anel mais externo de Saturno revelou a presença de 98% de água, 1% de cloreto de sódio,

Leia mais

Análise sensorial de diferentes formulações de Smoothie

Análise sensorial de diferentes formulações de Smoothie Análise sensorial de diferentes formulações de Smoothie Maria Alice NASCIMENTO¹; Sabrina VARGAS MONTEIRO¹; Sônia OLIVEIRA DUQUE PACIULLI². 1Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Instituto

Leia mais

Nesse sistema de aquecimento,

Nesse sistema de aquecimento, Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES

DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA FISIOLOGIA ANIMAL II AULA 4 PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES CAETANA CARVALHO, PAULO SANTOS 2006 1 INTRODUÇÃO As

Leia mais

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução MÉTODOS E CRITÉRIOS PARA SUBSTITUIÇÃO DE FONTES LÁCTEAS EM GELADOS COMESTÍVEIS Introdução O leite pode ser considerado a principal matéria-prima para a indústria de gelados comestíveis em função de ter

Leia mais

Armazenamento de energia

Armazenamento de energia Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica 3 º. trimestre, 2015 A energia solar é uma fonte de energia dependente do tempo. As necessidades de energia

Leia mais

Volumetria ácido-base (continuação) Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B

Volumetria ácido-base (continuação) Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B Volumetria ácido-base (continuação) Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica - Farmácia Turmas 02102A e 02102B Curvas de titulação ² A curva de titulação é a representação gráfica de como

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA ANVISA PARA ALTERAÇÕES PÓS-REGISTRO DE MEDICAMENTOS:

RECOMENDAÇÕES DA ANVISA PARA ALTERAÇÕES PÓS-REGISTRO DE MEDICAMENTOS: RECOMENDAÇÕES DA ANVISA PARA ALTERAÇÕES PÓS-REGISTRO DE MEDICAMENTOS: Estas recomendações têm por objetivo orientar o setor regulado e o agente regulador quanto às provas que poderão ser realizadas em

Leia mais

Prova Experimental Física, Química, Biologia

Prova Experimental Física, Química, Biologia Prova Experimental Física, Química, Biologia Complete os espaços: Nomes dos estudantes: Número do Grupo: País: BRAZIL Assinaturas: A proposta deste experimento é extrair DNA de trigo germinado e, posteriormente,

Leia mais

4/8/2007. Análise de vitaminas

4/8/2007. Análise de vitaminas Métodos ensaios biológicos em animais e humanos apenas usados quando não existem métodos alternativos ensaios microbiológicos com protozoários, bactérias e leveduras requerem passos de extracção da vitamina

Leia mais

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada.

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. Produto INCI Definição Propriedades SLIMBUSTER L Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. - Diminui a gordura localizada

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas

Leia mais

Sandra Heidtmann 2010

Sandra Heidtmann 2010 Sandra Heidtmann 2010 Definições: Amostra: Pequena parte ou porção de alguma coisa que se dá para ver, provar ou analisar, a fim de que a qualidade do todo possa ser avaliada ou julgada; Coleta: Ato de

Leia mais

ENZIMAS. Células podem sintetizar enzimas conforme a sua necessidade.

ENZIMAS. Células podem sintetizar enzimas conforme a sua necessidade. ENZIMAS As enzimas são proteínas, catalisadores (aumenta a velocidade de uma determinada reação química) biológicos (proteínas) de alta especificidade. Praticamente todas as reações que caracterizam o

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa:

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: COLÉGIO JOÃO PAULO I QUÍMICA 8ª Série Nome: Turma: Data: Professor (a): Nota Máxima: 6,0 Nota: 1. Assinale a ÚNICA proposição CORRETA que contém o melhor método para separar os três componentes de uma

Leia mais

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno Introdução a Química Analítica Professora Mirian Maya Sakuno Química Analítica ou Química Quantitativa QUÍMICA ANALÍTICA: É a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das análises

Leia mais

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA NUTRIÇÃO QUÍMICA CELULAR PROFESSOR CLERSON CLERSONC@HOTMAIL.COM CIESC MADRE CLÉLIA CONCEITO CONJUNTO DE PROCESSOS INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO SUBSTÂNCIAS ÚTEIS AO ORGANISMO ESPÉCIE HUMANA: DIGESTÃO ONÍVORA

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO DE COQUETÉIS ENZIMÁTICOS APLICADOS NA SACARIFICAÇÃO DA BIOMASSA DE CANA-DE-AÇÚCAR

SUPLEMENTAÇÃO DE COQUETÉIS ENZIMÁTICOS APLICADOS NA SACARIFICAÇÃO DA BIOMASSA DE CANA-DE-AÇÚCAR SUPLEMENTAÇÃO DE COQUETÉIS ENZIMÁTICOS APLICADOS NA SACARIFICAÇÃO DA BIOMASSA DE CANA-DE-AÇÚCAR Victor Hugo Salvador 1 ; Dyoni Matias de Oliveira 2 ; Osvaldo Ferrarese-Filho 3, Wanderley Dantas dos Santos

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. As fotografias

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

Bebida constituída de frutos de açaí e café: Uma alternativa viável

Bebida constituída de frutos de açaí e café: Uma alternativa viável Bebida constituída de frutos de açaí e café: Uma alternativa viável O açaí constitui-se a base da alimentação cotidiana de diversas famílias da região Norte do Brasil e oferece grande disponibilidade de

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010 COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 248 4768 SITE: www.cmidf.com.br VALOR:10 pontos. NOTA: 9ºano 2º PERÍODO Prova de Recuperação Bimestral de Ciências

Leia mais

QUÍMICA TECNOLÓGICA I

QUÍMICA TECNOLÓGICA I Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG QUÍMICA TECNOLÓGICA I Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira flaviana.tavares@ufvjm.edu.br Alquimia

Leia mais

UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES

UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES ESCOLA SECUNDÁRIA CAMILO CASTELO BRANCO V. N. FAMALICÃO ACÇÃO DE FORMAÇÃO UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES Correcção Formador: Professor Vítor Duarte Teodoro Formanda: Maria do Céu da Mota Rocha

Leia mais

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito INCI: hydrolyzed Tomato Skin Contém: Polifenóis Açúcares Naturais Licopeno Aquoso Microdispersível 1. Introdução HYDROPOM é o primeiro produto aquoso que contém licopeno

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Habilidade da Questão Conteúdo Matriz da EJA/FB 01 Fisiologia Vegetal (Transporte e absorção de H34, H40, H41, H63 substâncias); Fotossíntese

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza 1) a-) Calcular a solubilidade do BaSO 4 em uma solução 0,01 M de Na 2 SO 4 Dissolução do Na 2 SO 4 : Dado: BaSO

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

2. Como devo manusear o sêmen durante a sua retirada do botijão?

2. Como devo manusear o sêmen durante a sua retirada do botijão? CUIDADOS NO MANUSEIO DO SÊMEN CONGELADO O manuseio adequado do sêmen congelado é essencial para manter ótimos resultados nos programas de inseminação artificial, tanto no sêmen sexado como no sêmen convencional.

Leia mais

CAPACIDADE TÉRMICA E CALOR ESPECÍFICO 612EE T E O R I A 1 O QUE É TEMPERATURA?

CAPACIDADE TÉRMICA E CALOR ESPECÍFICO 612EE T E O R I A 1 O QUE É TEMPERATURA? 1 T E O R I A 1 O QUE É TEMPERATURA? A temperatura é a grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo. Ela caracteriza, portanto, o estado térmico de um corpo.. Podemos medi la

Leia mais

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise.

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise. QUAL O CRITÉRIO QUE VOCÊ USA PARA TROCAR OS CARTUCHOS? Introdução Parte integrante do respirador que tem como função a retenção de gases e vapores. A retenção é feita através das reações com os contaminantes.

Leia mais

Os constituintes do solo

Os constituintes do solo Os constituintes do solo Os componentes do solo Constituintes minerais Materiais orgânicos Água Ar Fase sólida partículas minerais e materiais orgânicos Vazios ocupados por água e/ou ar Os componentes

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: UNIDADE 2 Os estados físicos da matéria. Estados físicos da matéria e suas

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

EXTRAÇÃO DE DNA (3) A EXTRAÇÃO DE DNA A PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE ENSINO BIBLIOGRAFIA

EXTRAÇÃO DE DNA (3) A EXTRAÇÃO DE DNA A PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE ENSINO BIBLIOGRAFIA EXTRAÇÃO DE DNA (3) A EXTRAÇÃO DE DNA Muitas pesquisas de Biologia Molecular começam com a extração de ácidos nucleicos. A lise celular libera as moléculas em uma fase aquosa que é separada dos restos

Leia mais

B) (até três pontos) Para os pares de espécies apresentados em i, ii e iii, tem-se, respectivamente, Al +, F - e Li.

B) (até três pontos) Para os pares de espécies apresentados em i, ii e iii, tem-se, respectivamente, Al +, F - e Li. Química 1. O raio atômico (ou iônico) é uma propriedade periódica que exerce grande influência na reatividade dos átomos (ou dos íons). A) Explique, em termos de carga nuclear efetiva, a variação apresentada

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

Vida Útil de Baterias Tracionárias

Vida Útil de Baterias Tracionárias Vida Útil de Baterias Tracionárias Seção 1 Introdução. Seção 2 Vida Útil Projetada. ÍNDICE Seção 3 Fatores que Afetam a Vida Útil da Bateria. Seção 3.1 Problemas de Produto. Seção 3.2 Problemas de Manutenção.

Leia mais

APROFUNDAMENTO DE QUIMICA ORGÂNICA LISTA 04 09/10/2014. Assunto: Estudo das Funções Orgânicas

APROFUNDAMENTO DE QUIMICA ORGÂNICA LISTA 04 09/10/2014. Assunto: Estudo das Funções Orgânicas APROFUNDAMENTO DE QUIMICA ORGÂNICA LISTA 04 09/10/2014 Assunto: Estudo das Funções Orgânicas 01-( Medicina Jundiaí 2014 ) Considere as fórmulas estruturais de substâncias utilizadas como antibióticos:

Leia mais

Conservação da Carne Professora: Sandra Carvalho Princípios de Conservação Aplicado a Carne Controle da contaminação por microrganismos. Remoção de microrganismos. Controle do Crescimento e da atividade

Leia mais

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA:

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA: ESTUDO DIRIGIDO COMPONENTE CURRICULAR: Controle de Processos e Instrumentação PROFESSOR: Dorival Rosa Brito ESTUDO DIRIGIDO: Métodos de Determinação de Parâmetros de Processos APRESENTAÇÃO: O rápido desenvolvimento

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Kit para calibração de PCR pht

Kit para calibração de PCR pht Kit para calibração de PCR pht Itens fornecidos: Tampões ( concentrado) Composição ( concentrado) I0 500 mm KCl; 100 mm Tris-HCl ph 8,4; 1% Triton X-100 IB 500 mm KCl; 100 mm Tris-HCl ph 8,4; 1% Triton

Leia mais

Valongo- 24 de abril de 2014. Ana Heitor ana.heitor@arsnorte.min-saude.pt

Valongo- 24 de abril de 2014. Ana Heitor ana.heitor@arsnorte.min-saude.pt Ana Heitor ana.heitor@arsnorte.min-saude.pt Água, o princípio de todas as coisas Tales de Mileto, 625 a.c. Ideias são sementes Há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população actual,

Leia mais

A Matéria Química Geral

A Matéria Química Geral Química Geral A Matéria Tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa. A matéria nem sempre é visível Noções Preliminares Prof. Patrícia Andrade Mestre em Agricultura Tropical Massa, Inércia e Peso Massa:

Leia mais

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A.

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A. Temperatura ambiental A temperatura no armazenamento do produto alimentício está condicionada à exposição deste a diferentes graus de calor ou de frio. Modificações indesejáveis à qualidade do produto:

Leia mais

DURAÇÃO DA PROVA: 03 HORAS

DURAÇÃO DA PROVA: 03 HORAS INSTRUÇÕES: PRCESS SELETIV 2013/2 - CPS PRVA DISCURSIVA DE QUÍMICA CURS DE GRADUAÇÃ EM MEDICINA 1. Só abra a prova quando autorizado. 2. Veja se este caderno contém 5 (cinco) questões discursivas. Caso

Leia mais

16/04/2015. Aldeídos, cetonas, ácidos, alcoóis e peróxidos.

16/04/2015. Aldeídos, cetonas, ácidos, alcoóis e peróxidos. Causas da degradação de lipídeos: oxidação, hidrólise, pirólise e absorção de sabores e odores estranhos. Profa: Nádia Fátima Gibrim A oxidação é a principal causa de deterioração e altera diversas propriedades:

Leia mais

RESINA POLIÉSTER INSATURADO, ISOFTÁLICA, MÉDIA REATIVIDADE

RESINA POLIÉSTER INSATURADO, ISOFTÁLICA, MÉDIA REATIVIDADE BOLETIM TÉCNICO COMMODITIES ARAZYN 11.0 - BOLETIM TECNICO DA FAMILIA ARA QUÍMICA S/A. RUA ARTHUR CÉSAR, 200 18147-000 ARAÇARIGUAMA SP BRASIL TEL: 0 (XX) 11 4136 1900 BTE DOCUMENTO 000136 RESINA POLIÉSTER

Leia mais

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA QUESTÃO 01 Em uma determinada transformação foi constatado que poderia ser representada

Leia mais