CURSO DE COMUNICAÇÃO E VENDAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE COMUNICAÇÃO E VENDAS. www.viveresaber.com.br"

Transcrição

1 CURSO DE COMUNICAÇÃO E VENDAS

2 OFERECIDO POR:

3 Desenvolvido por: ADELINO CRUZ Consultor, Palestrante e Diretor da Viver e Saber; Bacharel em Comunicação Social e; Foi Professor da FAMECOS PUC/RS e da UFSM; Atuou nas empresas: Grupo APLUB Conselheiro e Diretor, Grupo RBS, Gazeta mercantil, Jornal do Comércio.

4 Competência desenvolvida neste curso Competência: Desenvolver a capacidade de se comunicar bem, para se relacionar melhor com o mercado e obter resultados significativos em vendas.

5 Metodologia do curso Utilizaremos a metodologia SOLUÇÃO DE PROBLEMA, onde você aprenderá, através da resolução de problemas. Você terá que buscar alternativas para solucioná-lo, apresentando uma resposta baseado em suas convicções e conhecimentos. No módulo seguinte, você encontrará a solução ideal para cada problema. Dessa forma aprenderá de maneira fácil o que precisa saber para atuar em atendimento.

6 Veremos neste curso... CONCEITOS E TIPOS DE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO E VENDAS TÉCNICAS DE VENDAS EFICAZES EXERCÍCIOS PRÁTICOS

7 Módulo UM Usando a comunicação para gerar entendimento e resultados em vendas Para que haja comunicação é necessário que tenha: Um emissor que transmite uma mensagem; Um receptor que a receberá; Um canal que a conduza; Uma mensagem.

8 Módulo UM Usando a comunicação para gerar entendimento e resultados em vendas A Comunicação acontecerá quando o receptor responde a mensagem recebida do emissor, demonstrando que entendeu a mensagem e a devolveu através de algum tipo de resposta (feedback). Isso corresponde à decodificação da mensagem.

9 FLUXO DA INFORMAÇÃO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Emissor Codificação Mensagem Mídia Decodificação Receptor Feedback Ruído Resposta

10 Vamos a um exercício de simulação SOLUÇÃO PROBLEMA (1): Criamos uma situação envolvem dois vendedores: Um é extrovertido, tem facilidade para cativar pessoas, apesar de ser prolixo, isto é, fala demais e muitas vezes sem muito sentido. O outro, tímido, se constrange perto de pessoas, principalmente quando não as conhece, mas é muito objetivo na apresentação de um produto. Demonstra habilidade para tratar com pessoas e passa a ideia de uma pessoa séria e competente.

11 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): Assuma o papel de cada um dos vendedores citados no exercício. Você fará o papel do bem falante e depois do tímido. Reúna sua família ou grupo de amigos para você praticar. Demonstre como você agiria para falar da empresa que você trabalha para um grupo de pessoas que estarão presentes a um evento, de interesse da empresa que você trabalha, visando criar uma boa imagem para vender os produtos que você está encarregado de comercializar.

12 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA. Argumentos importantes para sua apresentação. Você trabalha em uma empresa que produz produtos cosméticos naturais. A empresa tem 10 anos de vida, e conquistou mercado vendendo principalmente os produtos naturais, uma vez que está inserida na política de SUSTENTABILIDADE.

13 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA. Tem uma linha de produtos com mais de 100 produtos e avança na direção de exportar seus produtos para os países de língua Portuguesa e espanhola. A empresa tem uma imagem de seriedade no mercado, aliado ao forte empenho, incluído em sua publicidade, no sentido de preservação do meio ambiente, razão pela qual só vende produtos naturais.

14 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA. Apresenta-se para a sociedade como empresa que, além de cuidar de seus produtos, participa do reflorestamento de extensa Área da Mata Atlântica. O único ponto negativo que houve nesta empresa, foi uma disputa entre os três sócios, que acabou vazando para a imprensa, dando destaque para o desentendimento que acabou com a saída de dois sócios da sociedade. Hoje ela possui um único dono, que a tornou conhecida no País e agora partirá para a conquista Internacional.

15 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA. A empresa é líder absoluta em produtos cosméticos naturais no mercado Brasileiro. Observação: Após realizar o exercício prático, escreva como você desenvolveu o assunto que aprendeu e suas conclusões.

16 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): RESPOSTA CERTA Pontos importantes da comunicação Para que a comunicação se estabeleça é necessário que haja feedback. Isto é, a mensagem foi passada e o receptor demonstrou que entendeu e lhe devolveu algum tipo de resposta demonstrando que assimilou o que foi dito. É importante desenvolver a habilidade de ser claro, objetivo e focado no assunto a ser apresentado. Esta habilidade é uma necessidade e uma obrigação para quem atua junto a uma empresa ou mesmo qualquer profissional independente.

17 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): RESPOSTA CERTA Pontos importantes da comunicação Cada pessoa tem as suas características e, uma é diferente da outra. Isto não quer dizer que um tipo é melhor do que o outro. Vamos analisar os dois tipos de vendedores citados no exercício:

18 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): RESPOSTA CERTA Pontos importantes da comunicação O extrovertido, em geral fala muito, é simpático, e sabe agradar, pois desenvolve boas argumentações. Mas isto não é credencial para o sucesso em vendas. Pode ajudar, mas o que realmente importa é saber as características e os benefícios do produto e estar focado no fechamento da venda. Não quer dizer que o profissional extrovertido será melhor do que o tímido.

19 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): RESPOSTA CERTA Pontos importantes da comunicação O que fala demais pode muitas vezes perder o foco e divagar, perdendo a oportunidade de fechar a venda, por continuar falando e não percebe as dicas dadas pelo comprador, como um gesto afirmativo ou mesmo uma palavra que demonstre que quer comprar. O tímido ou introvertido utiliza estas características pessoais para ir direto ao foco da questão. Em geral é objetivo e não rouba tempo de ninguém com assuntos paralelos que se dispersam e fogem do foco.

20 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): RESPOSTA CERTA Pontos importantes da comunicação Sua explicação, por ser objetiva e direta o leva a conseguir bons resultados. O que é necessário é que cada profissional tenha condições de desenvolver bem o seu trabalho, usando as ferramentas que dispõe para conquistar pessoas, abrindo relacionamentos e buscando resultados.

21 SOLUÇÃO PROBLEMA (1): O que é importante, tanto para um como para outro, é observar os seguintes aspectos: Deve dominar o assunto; Falar com energia e vitalidade usando tom de voz adequado; Demonstrar paixão pelo que faz, mesmo sendo alguém reservado; Falar da Empresa como se ela fosse a mais importante; Não menosprezar os concorrentes; Valorizar os colegas de trabalho; Mostrar que a empresa se preocupa com sustentabilidade; Falar com entusiasmo sobre a qualidade dos produtos; Deixar uma boa imagem pessoal.

22 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO O termo comunicação vem do latim COMMUNICATIO, do qual distinguimos TRÊS elementos: Prefixo CO = simultaneidade, reunião atividade realizada em conjunto; Uma raiz MUNIS = estar encarregado de; Terminação TIO = reforça a idéia de atividade. Foi este o significado de comunicação, que apareceu pela primeira vez, no vocabulário religioso.

23 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO O Cristianismo antigo contemplava o isolamento condições para conhecer a Deus. Duas tendências interpretavam este isolamento de maneira diferente. Os ANACORETAS - Cultivavam a solidão de forma mais radical. Viviam de forma completamente individual. Os CENOBITAS Optaram por uma vida em comunidade em conventos. O termo Cenóbios do grego Koenóbion - representa lugar onde se vive em comum.

24 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO No mosteiro aparecerá uma prática que recebeu o nome de communicatio, que era o ato de tomar a refeição da noite em comum. O nome foi criado pelo fato de fazer a refeição junto com os outros e não apenas pela banalidade de jantar. A ideia era romper com o isolamento.

25 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO Alguns sentidos importantes se encontram implicados no sentido original: O termo comunicação não designa todo e qualquer tipo de relação, mas aquela onde haja elementos que se destacam de um fundo de isolamento; A intenção de romper o isolamento; A ideia de uma realização em comum.

26 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO Portanto em sua definição mais fundamental o termo: COMUNICAÇÃO refere-se ao PROCESSO DE COMPARTILHAR UM MESMO OBJETO DE CONSCIÊNCIA; ELE EXPRIME A RELAÇÃO ENTRE CONSCIÊNCIAS. INFORMAÇÃO parte fundamental da comunicação

27 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO É uma comunicação que pode ser ativada a qualquer momento, desde que outra consciência, ou aquela mesma que codificou a mensagem, venha resgatar, quer dizer, ler, ouvir, assistir, enfim, decodificar ou interpretar aqueles traços materiais de forma a reconstituir e assimilar a mensagem.

28 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO Toda Informação pressupõe um suporte, certos traços materiais (tintas, ondas sonoras, pontos luminosos) e um código com o qual é elaborada a informação. CÓDIGO É a organização desses traços materiais, justamente o princípio a partir do qual os traços materiais serão dispostos, arranjados sobre o suporte tornando-se uma informação.

29 O Ser Humano é um Ser da Comunicação. Toda a comunicação pressupõe um Emissor, que emite ou codifica uma mensagem, através de um canal. Esta é recebida por um receptor que processa esta mensagem ou decodifica e a devolve ao emissor completando o ciclo, através do feedback.

30 O Ser Humano é um Ser da Comunicação. Um dos primeiros exemplos de comunicação que existe é o choro de um recém-nascido. Quando a criança nasce ela se desvincula do corpo da mãe, que lhe garantia a sobrevivência. Ao sentir o mundo externo ela chora, pois é sua primeira manifestação de que está separada e independente. Muitos dos problemas que enfrentamos estão ligados ao uso inadequado da comunicação. À medida que uma criança se desenvolve ela aprende a se comunicar de diferentes formas. Demonstra com choro ou com o silêncio quando é atendida ou não.

31 O Ser Humano é um Ser da Comunicação. Assim acontece com os adultos. Quando são entendidos ficam calmos e conseguem dialogar com naturalidade. Quando não são, criam atritos e dificultam os relacionamentos. É comum vivermos situações em que a mensagem que emitimos é entendida de forma diferente daquilo que pretendíamos transmitir. Isso ocorre quando a codificação foi truncada ou faltou atenção do interlocutor que fez com que a mensagem fosse recebida alterada.

32 O Ser Humano é um Ser da Comunicação. Independente de sermos bons profissionais naquilo que nos especializamos, temos que elaborar muito bem nossas mensagens, pois as palavras tem muita força. O bom profissional é aquele que aprende a ouvir em primeiro lugar. Quem ouve bem tem maior facilidade para se comunicar e manter o ambiente de trabalho mais agradável.

33 O Ser Humano é um Ser da Comunicação. Aquele profissional que só fala e acha que sabe tudo dificulta a ação dos colaboradores, impede a interatividade e principalmente anula as atitudes que poderiam ser tomadas. No ambiente profissional é também função dos gerentes e lideres proporcionar a socialização de experiências e o diálogo permanente, pois isso contribuirá para a criatividade e a conquista de resultados.

34 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL A comunicação não verbal é outra forma de comunicação, tão importante quanto a verbal. O nosso corpo fala. Por isso, é importante ficar atento aos gestos corporais dos interlocutores e aprender a interpretá-los. Muitas vezes, suas contrações faciais, seus gestos, seu olhar disperso, suas mãos contraídas, seus movimentos revelam o que ele está pensando.

35 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL Este tipo de comunicação tem uma importância significativa quando vamos visitar um cliente pela primeira vez. Como ele, ainda não nos conhece, nos deixa falar, mas fica também observando nossas reações. Atente aos seus gestos, muitas vezes, eles revelam o que esta pensando ou sentindo.

36 PÚBLICOS E GRUPOS EM COMUNICAÇÃO Toda a comunicação é direcionada a um receptor, ou a um grupo de receptores. Existe a Comunicação de massa e aquela que se processo de forma dirigida a públicos e grupos específicos. Por exemplo, quando falo em ESTUDANTES estou falando de um público, mas quando falo em alunos do ensino médio, estou falando de um grupo, que faz parte do público estudante.

37 PÚBLICOS E GRUPOS EM COMUNICAÇÃO Sempre que dirigir a mensagem, para um público ou grupo, as chances de bons resultados aumentam, porque ela vai direto as pessoas que interessam que recebam a mensagem. Por isso, independente dos produtos que a empresa venda, sempre busque atingir os públicos específicos, pois os resultados acontecerão mais rapidamente.

38 MÓDULO DOIS - Técnicas de vendas Um pouco da História da Comercialização de produtos. O ato de permutar ou vender se atribui aos Fenícios, povo de origem semita, que se estabeleceu em anos A.C, no local onde hoje é o Líbano, numa faixa de terra que ia até o Mar Mediterrâneo, com aproximadamente 40 km de largura. Como não dispunham de grandes extensões de terras férteis para a agricultura e atividades pastoris, mas sim de um extenso litoral, razão pela qual desenvolveram o comércio marítimo, sendo considerados os grandes navegadores da antiguidade. Com isso, ampliaram o comércio de mercadorias, que eram exportadas e importadas, desenvolvendo a arte de vender e comprar.

39 MÓDULO DOIS - Técnicas de vendas Com o passar do tempo esta prática foi sendo aprimorada e, hoje o comércio mundial entre países se tornou vital para a economia. Por essa razão existem hoje técnicas de vendas que traçam um caminho para conseguir vender os produtos, assim como os navegadores faziam na antiguidade, facilitando os contatos comerciais. As técnicas são como sinais na estrada indicando aonde chegar. A postura pessoal do vendedor é o grande diferencial, que marcará o vendedor de sucesso, que deve ter conhecimento, foco, disciplina, garra e principalmente capacidade de se relacionar bem.

40 MÓDULO DOIS - Técnicas de vendas A seguir os passos para a realização de uma venda bem sucedida. Você deverá seguir esta ordem, tendo a certeza de que cada etapa foi realizada plenamente para que possa ir adiante. Você precisará entender o que cada um desses passos quer dizer. Com o conhecimento que você tem, resolva a solução problema apresentada a seguir.

41 MÓDULO DOIS - Técnicas de vendas Para fazer o exercício escreva como você agiu em cada uma das etapas e após compare com o modelo de resposta correta. Desta forma você aprenderá participando e descobrindo o caminho interessante e rentável das vendas.

42 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA A Atenção = Neste primeiro passo você terá que conseguir a atenção do cliente para o que desejar expor. Como fazer isso?

43 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA I Interesse = Se você conseguiu fazer o cliente lhe ouvir, dependendo da maneira como você abordar e apresentar o produto, o cliente se interessará ou não pela compra. Neste momento é importante dominar as informações relacionadas às CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, ou seja, tudo aquilo que é físico e, que mostra como o produto é feito e como funciona.

44 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA D Desejo = Se o cliente ficou bem impressionado com o que você demonstrou é porque entendeu que o produto tem qualidade. Você só precisa mostrar os benefícios que o produto lhe proporcionará, desta forma ele terá o desejo em adquirir este produto. Isso é o que chamamos de desejo de compra.

45 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA A Ação = É o ato em que o cliente diz que deseja adquirir o produto. É o fechamento que caracteriza o quarto passo: a ação ou ato de compra. Preencha o pedido e peça a ele para assinar. A venda está realizada.

46 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: A venda eficaz é aquela realizada com um foco definido, ou seja, voltada para um público ou um grupo de pessoas selecionados de acordo com o interesse que tem pelo produto a ser vendido. + =

47 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Vendas em massa atingem todo o mercado. Em geral são produtos populares ou de largo consumo. Normalmente estas vendas se realizam através de distribuidores que têm alcance em inúmeras praças. Mesmo assim os distribuidores são públicos que precisam ser bem tratados para que tenham motivação para colocar o produto no mercado.

48 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Existem ainda as redes de supermercados que pelas suas características também vendem produtos para o mercado em geral. Este módulo pretende informar sobre vendas individuais. Para isso explicaremos através do método AIDA o que deve ser feito para fechar uma venda.

49 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Obter a atenção do cliente. Muitas são as maneiras para se conseguir despertar a atenção de uma pessoa. Veremos a seguir algumas abordagens: Meu nome é... sou vendedor ou representante da empresa... Peço licença para lhe apresentar o produto que vendo, pois tenho a certeza de que ele atende as suas necessidades;

50 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Estou aqui por indicação do seu amigo..., pois ele adquiriu o produto que vendo e sugeriu apresentar ao senhor. O senhor é uma pessoa conhecida no mercado e eu gostaria de ter a sua atenção por alguns minutos, pois assim também o conheço e ao mesmo tempo lhe apresento um produto inovador, que vai lhe ajudar muito no seu dia-a-dia.

51 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Ao entrar no ambiente do cliente observe todos os detalhes enquanto espera. Se houver predominância de alguma coisa que chame a atenção é porque o cliente gosta muito daquilo. Este pode ser o motivo para o início de conversa, pois inevitavelmente o vendedor elogiando algo que é visível que o cliente gosta, vai demonstrar que tem sensibilidade e, isto vai despertar a atenção do cliente. A partir dai é só encaminhar o assunto para a apresentação do produto.

52 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA A melhor maneira para chamar a atenção do cliente é o vendedor ser autêntico, bom observador, ser muito educado, simpático e ter condições de iniciar um bom diálogo.

53 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Despertar o interesse pelo produto que está vendendo. O vendedor já conseguiu a atenção do cliente e pode passar ao passo seguinte, que é despertar o interesse do cliente em adquirir o produto. Para isso, precisa demonstrar com eficiência as características do produto, que é tudo que é físico e que compõe o produto. Nesta fase precisa demonstrar que conhece profundamente como o produto é feito e como funciona. Isto mostrará que o produto tem qualidade. Esta etapa bem realizada leva o vendedor à fase seguinte.

54 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Desejo de comprar Para que isto aconteça o vendedor precisa realçar todos os benefícios que o produto vai trazer para o cliente. Dar ênfase as principais vantagens que o produto tem, mostrando o quanto vai favorecer o cliente. Terminada esta apresentação, convide o cliente a adquirir o produto. Nesta fase o cliente vai colocar algumas objeções, que são normais em qualquer venda.

55 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA O vendedor precisa ter sensibilidade para perceber se o cliente está interessado ou não. Aqui entra a postura pessoal de cada vendedor. Se insistir o cliente pode desistir. O melhor neste momento é dar um pequeno tempo para ele refletir e responder as dúvidas que o cliente apresentar. Quando ele voltar a falar aproveite o que ele disser e feche a venda.

56 Técnica de vendas - MÉTODO AIDA Ação Nada mais resta a fazer a não ser preencher os formulários necessários e pedir para ele assinar. A venda está concretizada. Observação: A venda se efetivou, mas a conquista de um cliente depende da atenção que irá receber no futuro. Qualquer vendedor precisa fidelizar seus clientes. Para isso, não basta fechar uma venda. Será preciso acompanhá-lo, cultivando o relacionamento que começou, pois o grande objetivo é conquistar o cliente para sempre.

57 Exercício Prático Com estes elementos você já pode buscar a solução para o problema apresentado a seguir: SOLUÇÃO PROBLEMA (1): Com o conhecimento que você adquiriu, resolva a solução problema apresentada a seguir. Para fazer o exercício escreva como você agiria em cada uma das etapas e, após terminar compare com o modelo de resposta correta. Desta forma você aprenderá participando e descobrindo o caminho interessante e rentável das vendas.

58 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (1) O Vendedor vai até o escritório do cliente. Ao chegar se dirige a secretária e pede para ser atendido pelo cliente. A secretária pergunta se ele marcou hora para ser recebido. Ele responde que não e, usando o jeitinho brasileiro, pede que ela quebre o seu galho, encaixando-o na agenda. Ela responde que não pode fazer nada, pois os horários estão todos ocupados. Ele insiste e se torna inconveniente.

59 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (1) Ela demonstra a sua impaciência e repete que ele precisa marcar horário e voltar em outro dia, porque todos os atendimentos são feitos com hora marcada. Diante disso ele pede que ela marque um horário para ele. Ela marca para quinze dias depois, pois não está com boa vontade para com ele.

60 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (1) Atividade: Escreva o que você entende que está certo ou errado na atitude do vendedor. Ele conseguiu a atenção que é necessária para realizar uma venda, mesmo antes de chegar ao cliente? A secretária ficou com uma boa imagem dele? O que precisa ser feito para modificar a primeira impressão causada?

61 SOLUÇÃO PROBLEMA (1) RESPOSTA CORRETA O primeiro passo da venda que é ATENÇÃO não foi realizado corretamente, causando uma antipatia inicial, prejudicial para o processo de vendas. É fator indispensável para iniciar a venda que o vendedor conquiste a simpatia das secretárias, caso contrário terá dificuldade para ser recebido. A insistência do vendedor perturbou o trabalho da secretária e isso, ela dificilmente esquecerá.

62 SOLUÇÃO PROBLEMA (1) RESPOSTA CORRETA É importante que o vendedor encontre uma maneira de pedir desculpas a ela, para que consiga manter um diálogo e obtenha o que deseja deste cliente. Ele precisa modificar a primeira impressão causada. Para isso, terá que ser muito profissional. A sugestão é enviar um pedindo desculpas e reconhecendo que errou, tentando sensibilizar a secretária para uma relação profissional no futuro com uma melhor condução.

63 SOLUÇÃO PROBLEMA (1) RESPOSTA CORRETA Para conseguir a atenção de um cliente é preciso ser profissional, usar simpatia pessoal com boa educação e pedir ajuda para poder realizar o seu trabalho. Todos gostam de pessoas educadas que demonstrem humildade e principalmente respeito para quem não conhecem. A aproximação com alguma liberdade surgirá com o tempo.

64 SOLUÇÃO PROBLEMA (1) RESPOSTA CORRETA No caso acima a abordagem correta seria: Por favor, eu trabalho na empresa X e gostaria de ter a oportunidade de um encontro com o Senhor(a) (Dizer o nome do cliente). A senhora pode me ajudar, pois preciso atingir as minhas metas de vendas e este encontro é muito importante para mim. Dificilmente uma secretária ficaria indiferente a uma abordagem como esta.

65 Exercício Prático SOLUÇÃO PROBLEMA (2): Neste exercício você deve identificar se as TRÊS fases seguintes foram cumpridas. São elas: Despertar o interesse do cliente; Fazer com que ele tenha o desejo de comprar; Realizar o fechamento da venda.

66 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (2) O vendedor é recebido pelo cliente que lhe concedeu dez minutos. Ele começa a falar de futebol tentando agradar o cliente e quebrar o gelo inicial de qualquer contato. Não se dá conta e gasta três minutos sem dizer o motivo do encontro. O cliente o interrompe e pergunta: Você veio aqui para falar de futebol comigo?

67 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (2) Ele se dá conta e diz que tem o melhor produto do mercado para oferecer ao cliente. Novamente, divaga e começa a tirar várias folhas de sua pasta para mostrar ao cliente. Este dá uma olhada por cima, vê muitas tabelas que ele não entende. Novamente pergunta: Mas o que você deseja vender? Ele responde: Quero que o senhor se torne nosso cliente e compre o produto X, que é hoje considerado o melhor produto do mercado, com o melhor preço e reconhecido até mesmo pela concorrência como o melhor produto de sua especialidade.

68 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (2) Sim, mas o que faz este produto? Qual o benefício que eu terei comprando? A resposta novamente, não é direta. Ele volta a falar do preço e da economia que o cliente fará comprando o produto. É visível a contrariedade do cliente, o que dificilmente fará com que ele compre o produto que ainda nem foi mostrado. Quando falta um minuto para acabar o tempo o cliente diz a ele que o tempo está acabando.

69 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (2) Ele afobado fala todas as informações sobre o produto de uma vez só, misturando as etapas. Quando conclui o cliente agradece a visita, mas não tem interesse na compra. Ele tenta insistir, pois se dá conta de que perdeu uma oportunidade. O cliente já está de pé e se dirigindo até a porta.

70 Exercício Prático - SOLUÇÃO PROBLEMA (2) Analise esta situação e mostre como você agiria numa situação semelhante, após compare com o modelo de resposta correta. Desta forma você aprenderá participando e descobrindo o caminho interessante e rentável das vendas.

71 SOLUÇÃO PROBLEMA (2) RESPOSTA CORRETA No exemplo apresentado, houve uma sequência de erros, motivada pelo despreparo do vendedor. Nestas condições, nenhum vendedor deve abordar clientes, pois marca negativamente sua presença, bem como compromete a imagem da empresa. Um vendedor só conseguirá efetuar uma venda, se seguir os passos apresentados anteriormente, que se bem realizados, levam o cliente a fechar negócio. Esta sequência vai gradativamente levando o cliente a compreender o que está sendo oferecido e criando o desejo de comprar.

72 SOLUÇÃO PROBLEMA (2) RESPOSTA CORRETA A Técnica existe para isso, para fazer a demonstração correta do produto. A primeira fase que é a Atenção tem um valor enorme para o sucesso do trabalho. Se o cliente gostou do vendedor e se dispõe a ouvi-lo ele deve apresentar cada fase, demonstrando o seu conhecimento e dialogando com o cliente para fazê-lo participar e se interessar pela compra.

73 SOLUÇÃO PROBLEMA (2) RESPOSTA CORRETA Isto sendo bem absorvido pelo cliente é hora dele saber quais os benefícios que a compra vai lhe trazer. Nesta hora o vendedor deve enaltecer as vantagens que o cliente terá ao realizar esta compra. Isto feito é só assinar o pedido. O fechamento da venda foi realizado.

74 SOLUÇÃO PROBLEMA (2) RESPOSTA CORRETA Independente de seguir os passos estabelecidos, o vendedor precisa ser uma pessoa bem educada, com capacidade de argumentar e se relacionar. Precisa, ainda, passar ao cliente a ideia de honestidade e seriedade com que trabalha, pois isto gera confiança. No momento da venda o vendedor representa a empresa, por isso deve se apresentar bem vestido, limpo e preparado para conversar com pessoas de alta qualificação profissional.

75 Conclusão: Com base nas informações recebidas coloque em prática o que aprendeu conforme segue: Convide um ou mais amigos, um parente ou mesmo solicite uma visita para verificar na prática o que aprendeu. Explique que é apenas um exercício para aprender e praticar.

76 Conclusão: Estabeleça contatos usando os princípios da comunicação, visando obter a atenção do cliente, despertando o interesse para comprar o seu produto, fazendo com que ele tenha o desejo de comprar e finalmente observe se ele aceita e compra o produto. Descreva sua experiência e aprimore com o tempo.

77 Conclusão: Anote as sugestões, elogios ou mesmo críticas ao seu trabalho. Não tenha medo das críticas, pois elas poderão ajudar a melhorar seu desempenho. Nunca esqueça que é bom ouvir o que estamos errando, pois só assim, conseguiremos corrigir os erros e defeitos. É preciso ser humilde para aprender e aceitar e corrigir o que precisar melhorado.

78 Conclusão: A empresa Viver e Saber espera que este curso contribua para o seu desenvolvimento profissional e lhe traga ótimos resultados. Indique este curso para seus colegas ou equipe de vendas. Caso tenha dúvidas ou deseje mais esclarecimentos, entre em contato pelo site: Fale conosco atendimento@viveresaber.com.br

79 ESTE CURSO FOI OFERECIDO POR:

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

ATENDENDO COM QUALIDADE. www.viveresaber.com.br

ATENDENDO COM QUALIDADE. www.viveresaber.com.br ATENDENDO COM QUALIDADE OFERECIDO POR: Desenvolvido por: ADELINO CRUZ Consultor, Palestrante e Diretor da Viver e aber; Bacharel em Comunicação ocial; Foi Professor da FAMECO PUC/R e da UFM; Atuou nas

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL

CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL INTRODUÇÃO Não importa qual o tamanho da empresa: ela precisa saber aonde quer chegar. Para isso é preciso traçar um caminho e a melhor

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Objectivos PLANEAR 2/90. O que se pretende comunicar ou expor. Queremos:

Objectivos PLANEAR 2/90. O que se pretende comunicar ou expor. Queremos: Objectivos O que se pretende comunicar ou expor Queremos: De todos os passos deste e-book, começamos pelo maior desafio: ter boas ideias. Estas estão só à espera que alguém as tenha, e até há técnicas

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga 2014 A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. 3 A palestra em questão aborda a busca da excelência e o paradigma

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

O que é um Analista Profiler?

O que é um Analista Profiler? O que é um Analista Profiler? Profissional Preparado e Capacitado que tem em mãos um vasto conhecimento sobre os perfis comportamentais. Apaixonado pelo Desenvolvimento Humano e preocupado com o Desenvolvimento

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

"O SEGREDO DA PRÁTICA REVELADO PARA VOCÊ."

O SEGREDO DA PRÁTICA REVELADO PARA VOCÊ. "O SEGREDO DA PRÁTICA REVELADO PARA VOCÊ." Cenário Sair de 77% para 82%(retenção) Reduzir XXXX Sair de Não podemos mais repetir esses erros! Hoje em dia, os produtos são muito parecidos e o que mais diferencia

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Manual de Atendimento do MP-PR

Manual de Atendimento do MP-PR MANUAL DE ATENDIMENTO (PRESENCIAL E TELEFÔNICO) I - Objetivos gerais A presente Cartilha tem por finalidade orientar os servidores da Recepção e Telefonistas do Ministério Público do Estado do Paraná,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

VOCÊ EM CONEXÃO COM O MERCADO DE TRABALHO. Claudia Veras Jordana Feltrin

VOCÊ EM CONEXÃO COM O MERCADO DE TRABALHO. Claudia Veras Jordana Feltrin VOCÊ EM CONEXÃO COM O MERCADO DE TRABALHO Claudia Veras Jordana Feltrin Nossa busca é construir uma empresa onde trabalho e qualidade de vida andem juntos. HISTÓRICO Fundada em setembro de 1993 Matriz:

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho.

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. DDS DICAS PARA UM BOM DIALAGO DE SEGURANÇA APRESENTAÇÃO Palestrante: RAFAELA LOPES LOBO Técnica de Segurança do Trabalho Bombeiro

Leia mais

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe O guia do profissional de Recursos Humanos Como melhorar o desenvolvimento da equipe 1 Introdução 03 Conhecendo as dores do seu time 05 Investir nos colaboradores! 08 Estabelecendo metas 11 A meditação

Leia mais

Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Comunicação Não-Violenta Setembro 2014, São Paulo Palestrante: Sven Fröhlich Archangelo XII Congresso Latino-Americano de PNL Julgamentos Egoista, incompetente, dono da verdade, mentirosa, grosseiro,

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente GUIA PRÁTICO DA RECOMPENSA DIGITAL i Marcelo Vicente RECOMPENSA DIGITAL >> Atraindo Tráfego para Conversão...4 >> Moeda de Troca...6 >> Tipos de Recompensa Digital...8 >> Solucionando Problemas da Audiência...10

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

O Marketing e suas áreas...

O Marketing e suas áreas... O Marketing e suas áreas... Business-To-Business (B2B) refere-se a mkt de produtos e serviços p/ organização, De Consumo produtos e serviços p/ uso pessoal ou doméstico, De Relacionamento conceito recente

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Metamorfose Transformação de vidas Lição 1 Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Conceito Chave Versículo Bíblico Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

LANXESS AG. Werner Breuers Membro da Diretoria. Inovações e Borracha. Discurso Série de Apresentações. LANXESS Rubber Day São Paulo

LANXESS AG. Werner Breuers Membro da Diretoria. Inovações e Borracha. Discurso Série de Apresentações. LANXESS Rubber Day São Paulo LANXESS AG Werner Breuers Membro da Diretoria Inovações e Borracha Discurso Série de Apresentações LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23 de setembro de 2010 São Paulo,

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no Estudo Liderança de equipes Damáris Vieira Novo Psicóloga organizacional, mestre em administração, professora da FGVe consultora em gestão de pessoas dvn.coach@hotmail.com A indústria do petróleo e seus

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

ÍNDICE PRIMEIRA PARTE A ARTE DA COMUNICAÇÃO

ÍNDICE PRIMEIRA PARTE A ARTE DA COMUNICAÇÃO ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 13 PRIMEIRA PARTE A ARTE DA COMUNICAÇÃO 1. ESCUTAR OS FILHOS... 17 1.1 Dar tempo... 18 1.2 Prestar atenção... 19 1.3 Interpretar bem a mensagem... 19 1.4 Manifestar compreensão...

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo 20

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais