UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS DELINEAMENTO EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS Experimentos em faixas ( Split Block ) Monografia ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Prof. Dr. Carlos Tadeu dos Santos Dias Kelte Resende Arantes Ralini Ferreira de Mélo Rodrigo Otávio Camara Monteiro Tales Miler Soares Piracicaba Estado de São Paulo Brasil Dezembro de 004

2 1 INTRODUÇÃO 1 A palavra estatística provém do latim status, que significa estado. A primitiva utilização da estatística envolvia compilações de dados e gráficos que descreviam vários aspectos de um estado ou país. Em 166, John Graunt publicou informe estatístico sobre nascimentos e mortes. O trabalho de Graunt foi secundado por estudos de mortalidade e taxas de morbidade, tamanho de populações, rendas e taxas de desemprego. As famílias, os governos e as empresas se apóiam largamente em dados estatísticos. Assim é que as taxas de desemprego, de inflação, os índices do consumidor, as taxas de natalidade e mortalidade são calculadas cuidadosamente a intervalos regulares, e seus resultados são utilizados por empresários para tomarem decisões que afetam a futura contratação de empregados, níveis de produção e expansão para novos mercados. As aplicações da estatística se desenvolveram de tal forma que, hoje, praticamente todo campo de estudo se beneficia da utilização de métodos estatísticos. Os fabricantes fornecem melhores produtos a custos menores através de técnicas de controle de qualidade. Controlam-se doenças com auxílio de análises que antecipam epidemias. Espécies ameaçadas são protegidas por regulamentos e leis que reagem a estimativas estatísticas de modificação do tamanho das populações. Visando reduzir as taxas de casos fatais, os legisladores têm melhor justificativa para leis como as que regem a poluição atmosférica, inspeções de automóveis, utilização do cinto de segurança e da bolsa de ar, e dirigir em estado de embriaguez. Desta forma a estatística se define como uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões. Quando se deseja realizar um experimento são formuladas hipóteses as quais são testadas. Através do experimento obtém-se um conjunto de dados resposta, o que permite fazer a comparação entre os diferentes tratamentos empregados. Para isto utiliza-se como ferramenta as mais diversas análises estatísticas.

3 A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, não realçando, no entanto, aspectos importantes. É objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam. Estas são necessárias devido à presença de fatores não controlados que causam variação nos resultados, como por exemplo, pequenas variações na fertilidade do solo, ligeiras variações de espaçamentos, diferenças na profundidade de semeadura, variações na constituição genética das plantas etc. Estes efeitos que sempre ocorrem tendem a mascarar o efeito dos tratamentos. O conjunto de efeitos do acaso se chama variação do acaso. Para tornálo mínimo o experimento deve ser planejado de modo a minimizá-lo, e se isto não for possível, esses fatores devem ser isolados. Há vários tipos de delineamentos experimentais os quais podem ser utilizados de acordo com o problema a ser eliminado, como experimentos inteiramente ao acaso, blocos ao acaso, quadrado latino, etc. Ao analisarmos um conjunto de dados, devemos determinar em primeiro lugar se trata de uma amostra ou de uma população completa. Essa determinação afetará não somente os métodos utilizados, mas também as conclusões obtidas. Utilizamos métodos de estatística descritiva para resumir ou descrever as características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais, e recorremos a métodos de inferência estatística quando utilizamos dados amostrais para fazer inferências (ou generalizações) sobre uma população. Com os recursos da estatística descritiva, podemos entender melhor um conjunto de dados através de suas características. As características citadas abaixo são extremamente importantes e proporcionam uma visão bastante satisfatória: a. A natureza ou forma da distribuição dos dados, como forma de sino, uniforme ou assimétrica. b. Um valor representativo, como uma média. c. Uma medida de dispersão ou variação.

4 3 Desta forma a estatística descritiva é utilizada para avaliar quanto o efeito do acaso teve influência no resultado final. Para isto calcula-se a média, os desvios da média, a variância, o coeficiente de variação etc. Normalmente se exige que o coeficiente de variação não seja grande para considerar os dados amostrais como aceitáveis. A partir do cálculo da variância pode-se comparar as médias dos tratamentos e ver se realmente as diferenças são devidas ao efeito dos tratamentos ou dos fatores ambientais. Para isto vários testes são utilizados como o teste t, teste F, teste de Tukey, teste de Duncan, teste de Scheffé etc. Quando se deseja verificar a dependência dos tratamentos para com o resultado obtido em cada tratamento utilizam-se as análises de regressão. Assim acontece quando os tratamentos são quantitativos (doses crescentes de fertilizantes, datas de semeadura, etc) com mais de dois níveis, e se justifica pela correspondência que liga os valores dos tratamentos aos dados analisados. A partir do cálculo da variância pode-se comparar as médias dos tratamentos e ver se realmente as diferenças são devidas ao efeito dos tratamentos ou dos fatores ambientais. Para isto vários testes são utilizados como o teste t, teste F, teste de Tukey, teste de Duncan, teste de Scheffé etc. EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS Os experimentos em parcelas subdivididas são utilizados na pesquisa agronômica quando, geralmente, se deseja estudar simultaneamente dois grupos de tratamentos, em condições experimentais um pouco diferentes das utilizadas nos experimentos fatoriais. São usados em pesquisa envolvendo: doses de adubação mineral e níveis de calagem; sistemas de irrigação e densidades de plantio; cultivares e espaçamentos; época de plantio e cultivares; épocas de fenação e técnicas de secagem; raças e doses de vermífugo; tipos de rações e raças, etc (Ferreira, 000). Nestes experimentos, as parcelas são divididas em partes iguais, denominadas de subparcelas e podem ser distribuídas em qualquer delineamento estatístico, sendo mais utilizados os delineamentos inteiramente aleatorizado (DIA) e, em aleatorizado em blocos (DAB) (Ferreira, 000).

5 4 De acordo com a estruturação das subparcelas, pode-se distinguir dois tipos de experimentos em parcelas subdivididas (Ferreira, 000): a) Parcelas subdivididas no espaço: quando em cada parcela há uma subdivisão da sua área em subáreas, constituindo, cada uma delas, uma subparcela. Pode-se ter, por exemplo, nas parcelas, cultivares de milho e, a sua área poderá ser subdividida em subáreas, cada uma delas com espaçamentos diferentes, constituindo as subparcelas. Em outro caso, poder-se-ia ter, nas parcelas, tipos de rações e, nas subparcelas, raças de suínos. b) Parcelas subdivididas no tempo: quando as parcelas não se subdividem em subáreas, mas, periodicamente, são tomados dados em cada uma delas, sendo estas tomadas as subparcelas. Quando as tomadas de dados forem anuais, estas não deverão ultrapassar mais de quatro anos sucessivos. Poder-se-ia, por exemplo, ter nas parcelas diferentes cultivares de manga, e a cada ano avaliar a produção de frutos sempre nas mesmas parcelas. Cada ano constituiria uma subparcela do experimento. A principal característica dos experimentos em parcelas subdivididas está na forma como é feita a aleatorização dos dois grupos de tratamentos ou fatores. Enquanto que nos experimentos fatoriais, a aleatorização de todas as combinações possíveis entre os dois grupos de tratamentos é feita de acordo com os princípios do delineamento estatístico utilizado, nos experimentos em parcelas subdivididas, há aleatorização dos fatores é feita em duas etapas, de acordo com os princípios do delineamento estatístico utilizado. Na segunda etapa, aleatorizam-se, dentro de cada parcela, os níveis do fator que será avaliado nas subparcelas (Ferreira, 000). Em função das aleatorizações efetuadas nestes experimentos, têm-se dois resíduos distintos: o resíduo (a), que é a base de comparações dos níveis do fator que será avaliado nas parcelas; o resíduo (b), que é a base de comparação dos níveis do fator que será avaliado nas subparcelas (Ferreira, 000).

6 5 Os experimentos em parcelas subdivididas contêm todas as vantagens que os experimentos fatoriais apresentam em relação aos experimentos simples. Apresenta ainda a vantagem de serem mais práticos de instalar que os fatoriais, o que os tornam muitas vezes preferidos pelos pesquisadores (Ferreira, 000). Considerando uma pesquisa que tenha por objetivo avaliar o efeito de diferentes espaçamentos em cultivares de milho e, supondo, que foram utilizados três espaçamentos (E1, E, E3) e três cultivares (C1, C, C3), então a constituição de um bloco seria a seguinte, para os experimentos fatoriais e em parcelas subdivididas: Fatorial E E3 E1 E1 E3 E3 E1 E E C1 C C3 C1 C3 C1 C C3 C E E1 E3 Parcelas C1 C3 C C3 C C1 C3 C1 C subdivididas Ou C3 C1 C Parcelas subdivididas E E1 E3 E3 E1 E E1 E3 E Observa-se que, no experimento fatorial, todas as combinações foram distribuídas aleatoriamente nas parcelas, sem qualquer critério prático que possibilite maiores facilidades na implantação do experimento. Em função disso, o pesquisador deverá ter maior atenção e mais trabalho na sua instalação, pois cada parcela terá um espaçamento e uma cultivar específicos. Mas, no outro experimento, em parcelas subdivididas, isto não acontece, tendo em vista que a aleatorização dos fatores é feita em duas etapas, fazendo com que em cada parcela, que é formada por três subparcelas, teremos as três cultivares para um espaçamento específico e vice-versa (Ferreira, 000). Os experimentos em parcelas subdivididas contêm todas as desvantagens que os experimentos fatoriais apresentam em relação aos

7 6 experimentos simples. Apresentam ainda, a desvantagem de serem menos eficientes, estatisticamente, que os fatoriais, uma vez que, enquanto nos experimentos fatoriais se tem um só resíduo para avaliar todo os efeitos, nos experimentos em parcelas subdivididas há dois resíduos: um para avaliar o efeito do fator que será colocado nas parcelas e outro para avaliar o efeito do fator que será colocado nas subparcelas, além do efeito da interação. Levando a uma diminuição no número de graus de liberdade (Ferreira, 000)..1 O EXPERIMENTO EM FAIXAS OU SPLIT BLOCK Este tipo de experimento se distingue dos experimentos em parcelas subdivididas porque nele os tratamentos das subparcelas não são distribuídos inteiramente aleatorizado, mas, ao contrário são distribuídos de modo a formar faixas (Pimentel-Gomes & Garcia, 00; Ferreira, 000; Banzatto & Kronka, 1989), como mostrado na Figura 1 a seguir, onde está representado um bloco com quatro tratamentos A (A1, A, A3, A4) e três tratamentos B (B1, B, B3) (Ferreira, 000). Figura 1 Croqui da distribuição dos níveis dos fatores A e B, por subparcela em faixas ou Split Block. Tais experimentos, apesar de serem menos preciosos do que os ensaios em parcelas subdivididas, são usados em alguns casos por serem mais práticos. Tal acontece, por exemplo, em alguns experimentos de épocas de colheita,

8 7 quando esta é feita por meios mecânicos. Convêm, então, que estejam numa só faixa todos os tratamentos a serem colhidos na mesma época, a fim de facilitar o trabalho das máquinas. Este esquema pode ser conveniente para facilitar operações físicas em experimentos de campo, onde é necessário testar ambos os fatores em áreas relativamente amplas (Ferreira, 000). Este delineamento sacrifica a precisão dos efeitos principais de A e B para propiciar maior precisão na interação, que será melhor determinada do que num ensaio em blocos aleatorizados ou em parcelas subdivididas comum. Considerando que os números de graus de liberdade para estimar os resíduos para A e B são, geralmente, pequenos, o delineamento não é recomendado ao menos que considerações práticas indiquem seu uso, ou que a interação seja o principal objetivo do estudo (Banzatto & Kronka, 1989). A análise de variância destes experimentos é bastante semelhante aos experimentos em parcelas subdivididas, cujo esquema é dado por (Ferreira, 000) (Tabela 1). Tabela 1 Análise de variância do experimento FONTE DE GL SQ QM F VARIAÇÃO Blocos r-1 SQ Blocos - - Tratamento A ta-1 SQ Trat. A QM Trat. A QM Trat. A/QM Res. (a) Resíduo (a) (ta-1) (r-1) SQ Res. (a) QM Res. (a) Parcelas ta*r-1 SQ Parcelas - - Tratamento B tb-1 SQ Trat B QM Trat. B Resíduo (b) (tb-1) (r-1) SQ Res. (b) QM Res. (b) ( X ) SQTotal X N QM Trat. B / QM Res. (b) Interação (A x B) (ta-1) (tb-1) SQ Interação (A x B) QM Interação (A x B) QM Interação (A x B) / QM Res. (c) Resíduo (c) (ta-1) (tb-1) SQ Res. (c) QM Res. (c) (r-1) Total ta tb r-1 SQ Total

9 onde: 8 GL= número de graus de liberdade; SQ= soma de quadrados; QM= quadrado médio; F= Valor calculado do teste F; r= número de repetições do experimento; ta= número de tratamentos A; tb= número de tratamentos B; SQTotal ( x) X N onde: X= Valor de cada observação; N= número de observações, que corresponde ao número de tratamentos A (ta) multiplicado pelo número de tratamentos B (tb) multiplicado pelo número de repetições do experimento (r); B SQBlo cos ta tb ( X ) N onde: B=total de cada bloco: SQParcelas PA tb ( X ) N onde: PA=total de cada parcela;

10 SQTratamen tosa TA r tb ( X ) N 9 onde: TA=total de cada tratamento A; SQ Resíduo (a)=sq Parcelas (SQ Tratamento A + SQ Blocos); SQTratamen tosb onde: TB r ta ( X ) N TB=total de cada tratamento B; SQSubparcelas onde: SP ta ( X ) N SP= total de cada subparcela; SQ Resíduo(b)=SQ Subparcela (SQ Tratamentos B + SQ Blocos); SQInteração ( AxB) onde: T( AB) r ( X ) N ( SQTratamentosA SQTratamentosB ) T(AB)=total de cada combinação (AB); SQ Resíduo(c)= SQ Total - SQ Parcelas + SQ Tratamentos B + SQ Resíduo (b) + SQ Interação (A x B);

11 SQTratamentosA QM Tratamentos A ; GLTratamentosA 10 SQResíduo( a) QM Resíduo(a) ; GL Resíduo( a) SQTratamentosB QM Tratamentos B ; GLTratamentosB SQResíduo( b) QM Resíduo(b) ; GL Resíduo( b) QM Interação(AxB) SQInteração ( AxB) ; GLInateração( AxB) SQResíduo( c) QM Resíduo(c). GL Resíduo( c) A interpretação do teste F é feita do mesmo modo como nos experimentos em parcelas subdivididas.. EXEMPLO DE UM EXPERIMENTO EM FAIXAS OU Split block Considerando dados de pol % de cana, obtidos na Usina Éster, em Campos RJ, divulgados por Piedade (1987), citado por Banzatto & Kronka (1989)...1 O experimento foi instalado em 4 blocos casualizados, distribuídos em faixas e os fatores estudados foram: A- Sulcos e espaçamento de plantio; B- Densidade de plantio.

12 11 Foram estudados os seguintes tratamentos A: A1=sulco simples e espaçamento de 1,40m A=sulco duplo e espaçamento de 1,40m A3=sulco de base larga e espaçamento de 1,70m A4=sulco de base larga e espaçamento de 1,90m. Os tratamentos B foram os seguintes: B1= 4 toneladas de mudas por hectare B=6 toneladas de mudas por hectare B3= 8 toneladas de mudas por hectare. A seguir encontra-se o croqui, com uma possível distribuição dos tratamentos A e B por bloco (Quadro 1), com os resultados obtidos para pol % de cana, por parcela. Observa-se que cada bloco foi dividido em 4 parcelas, às quais foram aleatorizados os tratamentos A. Cada parcela foi dividida em 3 unidades para aleatorização dos tratamentos B. Em cada bloco, o sorteio dos 3 tratamentos B vale para todos os tratamentos A. Quadro 1 Croqui da distribuição dos sulcos e espaçamentos de plantio (A) e densidades de plantio (B), dentro de cada faixa, e resultados em pol % de cana BLOCO 1: B B3 B1 A 16,71 16,70 16,01 A3 16,69 17,7 16,43 A1 16,69 16,48 15,54 A4 16,5 16,39 16,48

13 1 BLOCO : B B1 B3 A3 16,87 17,40 17,0 A 17,3 16,94 16,5 A4 17,00 16,77 17,1 A1 17,30 17,5 16,96 BLOCO 3: B B1 B3 A4 16,18 16,61 15,49 A1 16,16 16,19 16,47 A3 15,90 16,64 16,07 A 16,75 15,8 16,33 BLOCO 4: B1 B3 B A 15,4 16,65 16,70 A1 15,9 16,8 16,01 A4 16,93 16,97 16,40 A3 16,89 16,49 17,15 Para a análise de variância, inicialmente organizou-se os dados obtidos para pol % de cana, da maneira disposta no quadro

14 13 Quadro. Dados de pol % de cana Sulcos e espaçamentos A1 Densidades Blocos de plantio Totais B1 15,54 17,5 16,19 15,9 64,90 B 16,69 17,30 16,47 16,01 66,47 B3 16,48 16,96 16,16 16,8 66,4 A B1 16,01 16,94 15,8 15,4 64,19 B 16,71 17,3 16,33 16,70 66,97 B3 16,70 16,5 16,75 16,65 66,4 A3 B1 16,43 17,40 16,64 16,89 67,36 B 16,69 16,87 16,07 17,15 66,78 B3 17,7 17,0 15,90 16,49 66,86 A4 B1 16,48 16,77 16,61 16,93 66,79 B 16,5 17,00 15,49 16,40 65,41 B3 16,39 17,1 16,18 16,97 66,75 Totais 197,91 04,65 194,61 198,35 795,5 A partir dos dados do quadro, podemos calcular: C= (795,5) /48=13.184,4181 S. Q. Total = 15,54 +17, ,97 -C=11, S.Q. Blocos (197, ,35)- C= 4, Para o cálculo da soma de quadrados para Tratamentos A e para o Resíduo (a), devemos organizar um quadro auxiliar que relaciona os níveis de A com Blocos (Quadro 3).

15 14 Quadro 3 Cálculo da soma dos quadrados para tratamentos A e para o resíduo (a), relacionando os níveis de A com blocos Bloco 1 Bloco Bloco 3 Bloco 4 Totais A1 48,71 51,51 48,8 48,75 197,79 A 49,4 50,69 48,90 48,77 197,78 A3 50,39 51,47 48,61 50,53 01,00 A4 49,39 50,98 48,8 50,30 198,95 Totais 197,91 04,65 194,61 198,35 795,5 Deste quadro, calculamos: S. Q. A 1 (197, ,95 ) - C=0, S.Q. A, Blocos (48,71 51, ,30 ) C 6,090 3 S.Q.A x Blocos S. Q. Resíduo(a) =S.Q.A, Blocos S. Q.A S. Q. Blocos = 6,090 0,5748 4,3956 = 1,0586 O número de graus de liberdade para o resíduo (a) é dado pelo produto: G.L. A x G. L. Blocos.

16 15 Para o cálculo da soma de quadrados para tratamentos B e para o resíduo (b), devemos organizar um quadro auxiliar que relaciona os níveis de B, com Blocos (Quadro 4). Quadro 4 Cálculo da soma dos quadrados para tratamentos B e para o resíduo (b), relacionando os níveis de B com blocos Bloco 1 Bloco Bloco 3 Bloco 4 Totais B1 64,46 68,36 65,6 65,16 63,4 B 66,61 68,40 64,36 66,6 65,63 B3 66,84 67,89 64,99 66,93 66,65 Totais 197,91 04,65 194,61 198,35 795,5 Calculamos: S. Q. B 1 16 (63,4 65,63 66,65 ) - C 0,389 S.Q. B, Blocos 1 (64,46 68, ,93 ) C 4 5,8035 S.Q.B X Blocos= S. Q. Resíduo (b) = 5,8035-0,389-4,3956=1,050 O número de graus de liberdade para o resíduo (b) é dado pelo produto: G. L. B x G. L. Blocos. Para o cálculo da soma de quadrados da interação A x B, devemos, inicialmente, calcular a soma de quadrados do efeito conjunto entre A e B, o que pode ser calculado a partir do Quadro 3, da seguinte maneira: A soma de quadrados para o resíduo (c) é obtida por diferença:

17 16 S.Q.Res.(c)= S. Q. Total S. Q. Blocos S. Q.A S. Q. Res. (a) S. Q. B S. Q. Res. (b) S. Q. AxB = 11,4397 4,3956 0,5748 1,0586 0,389 1,050 1,5194 =,4834 A análise de variância é apresentada no Quadro 5. Quadro 5 Análise de variância do experimento F.V G.L S.Q Q.M F Blocos 3 4,3956 1,465 1,46** Tratamento 3 0,5748 0,1916 1,63 NS Resíduo (a) 9 1,0586 0, Tratamento (B) 0,389 0,1915 1,1 NS Resíduo (b) 6 1,050 0, Interação AxB 6 1,5194 0,53 1,83 NS Resíduo 18,4834 0, Total 47 11, Valores de F da tabela: Tratamentos (A) 5% = 3,86 1% = 6,99 3x9 G.L Tratamentos (B) 5% = 5,14 x6 G.L 1% = 10,9 Interação (AxB) 5% =,66 6x18 G.L 1% = 4,01 Verificamos, portanto, que houve efeito significativo dos fatores estudados sobre os resultados de pol % de cana.

18 17 Comparações de médias Compararemos as médias, pelo teste de Tukey, para: A= número de tratamentos A=4 B=número de tratamentos B=3 R= número de repetições (ou blocos) = 4 S a Q. M.Res.( a) 0,1176 0,34 Sb Q. M.Res.( b) 0,1708 0,41 S c Q. M.Res.( c) 0,1380 0,37 a) Comparações de tratamentos A (Sulcos e espaçamento de plantio) TA 197,79 A ,48 br 3x4 TA 197,78 A 16,48 br 3x4 Yˆ A1 A 16,48 16,48 0, 00NS q Sa br q => 4 tratamentos A e 9 G. L Res. (a) = 4,4 4,4x0,34 1 0,43

19 b)comparações de tratamentos B (Densidade de plantio) 18 TB1 63,4 B 1 16,45 ar 4x4 TB 65,63 B 16,60 ar 4x4 Y B1 B 16,45 16,60 0, 15NS q Sb ar 0,43 q=> 3 tratamentos B e 6 G.L Res. (b) = 4,34 c)comparações de tratamentos A em cada nível de B (Sulcos em cada densidade de plantio) TA1 B1 64,90 A 1B 1 16,3 r 4 TAB 1 64,19 A B1 16,05 r 4 Y A1 B1 AB1 16,3 16,05 0, 18NS S' q 1 r S' 1 Q. M.Res.( a) ( b 1) Q. M.Res.( c) b

20 19 S' 1 0,1176 ()0, ,36 G.L. associado a s 1 =n 1 n' 1 Q. M.Res.( a) ( b 1) Q. M.Res.( a) Q. M.Res.( a) ( b 1) Q. M.Res.( c) G. L.Res.( a) G. L.Res.( c) 0,1176 ()0,1380 n ' 1 7G. L 0,1176 ()0, q=> 4 tratamentos A e 7 G.L de S 1 =3,88 3,88 x0,36 4 0,70 d)comparações de tratamentos B em cada nível de A (Densidades de plantio em cada sulco) A 1B 1 16,3 TA1 B 66,47 A 1B 16,6 r 4 Y A1 B1 A1B 16,3 16,6 0, 39NS

21 S q ' r 0 S' Q. M.Res.( b) ( a 1) Q. M.Res.( c) a S' 0,1708 (3)0, ,38 n' Q. M.Res.( b) ( a 1) Q. M.Res.( c) Q. M.Res.( b) ( a 1) Q. M.Res.( c) G. L.Res.( b) G. L.Res.( c) 0,1708 (3)0,1380 n ' 4G. L 0,1708 (3)0, q=> 3 tratamentos B e 4 G. L de S =3,53 3,53 x0,38 4 0,67 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Split Block sacrifica a precisão dos efeitos principais de A e B para propiciar maior precisão na interação, que será melhor determinada do que num ensaio aleatorizado em blocos ou em parcelas subdivididas comum. Considerando que os números de graus de liberdade para estimar os resíduos para A e B são, geralmente, pequenos, o delineamento não é

22 1 recomendado a não ser que considerações práticas indiquem seu uso, ou que a interação seja o principal objetivo do estudo. 4 BIBLIOGRAFIA BANZATTO, D. A.; KRONKA, S. N. Experimentação agrícola. São Paulo. Jaboticabal: FUNEP, p. DIAS, C. T. S. ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Apostila da disciplina LCE p FERREIRA, P. V. Estatística experimental aplicada à agronomia. Maceió : EDUFAL, Maceió, AL. 4p PIMENTEL-GOMES, F.; GARCIA, C. H. Estatística aplicada a experimentos agronômicos e florestais: exposição com exemplos e orientações para uso e aplicativos. Piracicaba: FEALQ, 00. Vol p. TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística. Sétima edição. Tradução: FARIAS, A.A., SOARES, E.F., FLORES, V.R.L.F. Belo-Horizonte, MG. 410p

23 ANEXO Exemplo 1 - Split Block: PROC GLM; CLASS VAR FERT BLOCK; MODEL YIELD = BLOCK VAR VAR*BLOCK FERT FERT*BLOCK VAR*FERT; TEST H=VAR E=VAR*BLOCK; TEST H=FERT E=FERT*BLOCK; MEANS VAR / LSD LINES E=VAR*BLOCK; MEANS FERT / LSD LINES E=FERT*BLOCK; MEANS VAR*FERT; NOTES: In this last example the number of error terms has been increased one Site: more level due to an additional restriction on the randomization and both the TEST and MEANS statements reflect this. OCK. Acesso em 10/1/004.

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores.

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR DISCIPLINA: ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3 a AVALIAÇÃO PROFESSOR: ROBERTO QUEIROGA Questão 1: Faça um croqui (disposição

Leia mais

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS MINISTERIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS URUTAÍ Estatística Experimental Prof. Anderson Rodrigo da Silva

Leia mais

Esquema de distribuição dos tratamentos: Fatorial; Parcelas subdivididas.

Esquema de distribuição dos tratamentos: Fatorial; Parcelas subdivididas. Esquema de distribuição dos tratamentos: Fatorial; Parcelas subdivididas. 1 Experimento em esquema de parcelas subdivididas Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar Experimentos em

Leia mais

Experimentos em Parcelas Subdivididas

Experimentos em Parcelas Subdivididas Experimentos em Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 08 de novembro de 2018 Londrina Tal como no caso de fatorial, o termo parcelas subdivididas não se refere a um tipo de delineamento

Leia mais

Planejamento de instalação de experimentos no campo

Planejamento de instalação de experimentos no campo Planejamento de instalação de experimentos no campo Antonio Williams Moita Embrapa Hortaliças Goiânia, 28 de novembro de 2012 Experimentação Agrícola Histórico John Bennet Lawes - após prolongadas experimentações

Leia mais

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 29 de julho de 2017 Parcelas Subdivididas Tal

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Experimentação Agrícola Código da Disciplina: AGR 283 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 4 P Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a partir

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 176 JANEIRO UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus

CIRCULAR TÉCNICA N o 176 JANEIRO UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus ISSN -45 CIRCULAR TÉCNICA N o 76 JANEIRO 99 UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus Introdução Frederico Pimentel Gomes * Carlos Henrique Garcia ** Os ensaios fatoriais apresentam, em

Leia mais

25 a 30 de novembro de 2013

25 a 30 de novembro de 2013 nderson R nálise de Introdução à nderson R Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação gronômica ESLQ/USP 25 a 30 de novembro de 2013 nderson R nálise de 1 2 3 nálise de Parte 4 - Conteúdo

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Introdução o Os ensaios em quadrados latinos levam em conta o controle local, aplicado em dois destinos:

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Delineamento experimental. Aula 04

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Delineamento experimental. Aula 04 ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Delineamento experimental. Aula 04 Conceito Delineamento experimental É o plano utilizado para realizar o experimento. Esse plano implica na maneira como os diferentes tratamentos

Leia mais

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 06 de julho de 2016 Nos experimentos fatoriais, todas

Leia mais

Instituto Federal Goiano

Instituto Federal Goiano Instituto Federal Goiano Conteúdo 1 2 3 Exemplo 1 Descrição do experimento: Fator 1: variedades de cana (A, B, C) Fator 2: doses de vinhaça (0, 500, 1000, 1500 L/ha) Delineamento: blocos aleatorizados,

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) Eng. Agrônomo: Francisco Bruno Ferreira de Sousa Bruno.uno2011@hotmail.com/ fbfsagro@gmail.com Contato: (99) 99199460 Objetivos: Estudar

Leia mais

Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira

Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira Página do curso: http://www.leg.ufpr.br/ragronomia Vamos a um exemplo... Um experimento foi realizado para avaliar de que forma se distribuía uma

Leia mais

Experimentos em parcelas subdivididas e procedimentos para a aplicação dos testes de comparação de médias

Experimentos em parcelas subdivididas e procedimentos para a aplicação dos testes de comparação de médias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Experimentos em parcelas subdivididas e procedimentos para a aplicação

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br CARACTERIZAÇÃO o Em alguns experimentos pode-se ter fatores que estão interferindo na variável resposta,

Leia mais

COMPARAÇÕES MÚLTIPLAS

COMPARAÇÕES MÚLTIPLAS ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ COMPARAÇÕES MÚLTIPLAS Josiane Rodrigues Lilian Emerick Fernandes 2009 INTRODUÇÃO Comparação entre médias de tratamentos ou dos níveis de um fator de tratamentos;

Leia mais

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes Questão 01 Os dados, a seguir, são referentes às notas de cinco alunos de uma turma para as provas P 1 e P 2. P 1 = {2, 3, 4, 5, 6} P 2 = {2, 2, 4, 5, 7} Analisando os resultados, é possível afirmar que:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE V

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE V MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE V DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC) Profª Railene Hérica Carlos Rocha 1. Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: Estatística Experimental CURSO: Mestrado ( X ) Doutorado ( X ) DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL:

Leia mais

Experimentos Fatoriais

Experimentos Fatoriais Experimentos Fatoriais Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 14 de março de 2019 Londrina Nos experimentos mais simples comparamos níveis (tratamentos) de apenas um fator; Nos experimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPATAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS GABARITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPATAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS GABARITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPATAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária Prova do Processo Seletivo para Mestrado 16- GABARITO N o de inscrição

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br TESTES PARA COMPARAÇÃO DE MÉDIAS O teste F permite tirar conclusões muito gerais relacionadas com os

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 7. Anderson Castro Soares de Oliveira

Delineamento e Análise Experimental Aula 7. Anderson Castro Soares de Oliveira Aula 7 Castro Soares de Oliveira Experimentos Fatoriais Nos experimentos mais simples comparamos tratamentos de apenas um tipo ou fator. Em algumas situações existem vários fatores envolvidos em um experimento,

Leia mais

DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO

DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO Sempre que não houver condições experimentais homogêneas, devemos utilizar o principio do controle local, instalando Blocos, casualizando os tratamentos, igualmente repetidos.

Leia mais

ESQUEMA FATORIAL. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística

ESQUEMA FATORIAL. Lucas Santana da Cunha   Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística ESQUEMA FATORIAL Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 22 de julho de 2017 Esquema Fatorial Nos experimentos mais simples

Leia mais

DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL)

DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) DQL DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 08 de julho de 2017 DQL Na Seção anterior

Leia mais

Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira

Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira Conteúdo abordado: Revisão de Estatística Experimental Princípios básicos de experimentação Delineamento inteiramente casualizado (DIC) Delineamento

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Delineamento Casualizado em Blocos

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Delineamento Casualizado em Blocos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Delineamento Casualizado em Blocos Estatística Experimental 5 de Outubro de 2016 1 / 20 DBC: Introdução Parcelas similares Delineamento

Leia mais

Roteiro de Aula Delineamentos Fatoriais 05/06/2018

Roteiro de Aula Delineamentos Fatoriais 05/06/2018 Roteiro de Aula Delineamentos Fatoriais 05/06/2018 Hipóteses: As seguintes hipóteses podem ser testadas nos experimentos fatoriais 2x2: Fator A: { [ ] Fator B: { [ ] Interação A x B: { ( ) [ ] [ ] ( )

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br CARACTERIZAÇÃO o Em alguns experimentos pode-se ter fatores que estão interferindo na variável resposta,

Leia mais

Esquema Fatorial. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina

Esquema Fatorial. Lucas Santana da Cunha    Universidade Estadual de Londrina Esquema Fatorial Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 22 de junho de 2016 Muitos experimentos envolvem o estudo dos efeitos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL CURSO: Mestrado ( x ) Doutorado ( x ) DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Produção

Leia mais

DELINEAMENTO FATORIAL. Profª. Sheila Regina Oro

DELINEAMENTO FATORIAL. Profª. Sheila Regina Oro DELINEAMENTO FATORIAL Profª. Sheila Regina Oro Existem casos em que vários fatores devem ser estudados simultaneamente para que possam nos conduzir a resultados de interesse. Experimentos fatoriais: são

Leia mais

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO 1 TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br/wordpress os direitos autorais. ANÁLISE DA VARIÂNCIA Desdobramento da variância total em seus componentes

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 5

Delineamento e Análise Experimental Aula 5 Aula 5 Castro Soares de Oliveira Delineamentos Experimentais Delineamento experimental ou desenhos experimentais é o plano utilizado para realizar o experimento. Esse plano implica na maneira como os diferentes

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTUDO DE VARIABILIDADE DOS DADOS EXPERIMENTAIS Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola (Dr.) INTRODUÇÃO Realizamos experimentos para compararmos os efeitos de tratamentos

Leia mais

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Experimentos (testes) são realizados por pesquisadores em todos os campos de investigação, usualmente para descobrir

Leia mais

Esquema Fatorial. Esquema Fatorial. Lucas Santana da Cunha 06 de outubro de 2018 Londrina

Esquema Fatorial. Esquema Fatorial. Lucas Santana da Cunha   06 de outubro de 2018 Londrina Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 06 de outubro de 2018 Londrina Nos experimentos mais simples comparamos níveis (tratamentos) de apenas um fator; Nos experimentos mais simples comparamos

Leia mais

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO e CASUALIZADOS

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO e CASUALIZADOS DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO e DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br 1. Objetivos Estudar o procedimento de instalação e análise de

Leia mais

TEAZ Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia PLANO DE ENSINO

TEAZ Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia PLANO DE ENSINO TEAZ Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia PLANO DE ENSINO II EMENTA Principais delineamentos experimentais usados em pesquisas zootécnicas. Condução de pesquisas e análises estatísticas mais utilizadas.

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina e Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 17 de outubro de 2018 Londrina 1 / 31 Obtenção de uma amostra Há basicamente duas formas de se obter dados para uma pesquisa

Leia mais

Técnicas Experimentais Aplicadas

Técnicas Experimentais Aplicadas Técnicas Experimentais Aplicadas em Ciência do Solo Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br/wordpress 7/4/010 1 Principais delineamentos Inteiramente casualizado Segundo mais comum Blocos completos Normalmente

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina e Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 22 de outubro de 2018 Londrina 1 / 24 Obtenção de uma amostra Princípios básicos da experimentação Há basicamente duas

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br TESTE DE TUKEY O teste de Tukey também pode ser usado como um complemento do Teste F da análise de variância.

Leia mais

Delineamento em Quadrado Latino (DQL)

Delineamento em Quadrado Latino (DQL) Delineamento em Quadrado Latino () Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 14 de março de 2019 Londrina Na Seção anterior introduziu-se o delineamento em blocos ao acaso como um delineamento

Leia mais

LGN 313 Melhoramento Genético

LGN 313 Melhoramento Genético LGN 313 Melhoramento Genético Professores: Antonio Augusto Franco Garcia José Baldin Pinheiro Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Genética - ESALQ/USP Segundo semestre - 010

Leia mais

9 a 14 de Setembro Pós-Graduação em Produção Vegetal UFPR. Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira

9 a 14 de Setembro Pós-Graduação em Produção Vegetal UFPR. Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira 9 a 14 de Setembro Pós-Graduação em Produção Vegetal UFPR Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira Conteúdo abordado: Revisão de Estatística básica Princípios básicos de experimentação Delineamento

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br INTRODUÇÃO Muitas vezes, embora se tenha cuidado no planejamento e Ao planejar um experimento, o pesquisador

Leia mais

UNIDADE V EXPERIMENTOS FATORIAIS (RC)

UNIDADE V EXPERIMENTOS FATORIAIS (RC) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE V EXPERIMENTOS FATORIAIS (RC) Profª Railene Hérica Carlos Rocha Pombal, PB. 1. Conceitos

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br UNIDADE EXPERIMENTAL OU PARCELA Unidade Experimental (ou Parcela) são os indivíduos (plantas ou animais)

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EXPERIMENTAÇÃO. Profª. Sheila Regina Oro

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EXPERIMENTAÇÃO. Profª. Sheila Regina Oro PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EXPERIMENTAÇÃO Livro: Curso de estatística experimental Autor: Frederico PIMENTEL-GOMES Capítulo: 2 Livro: Estatística experimental Autor: Sonia VIEIRA Capítulo: 1 Profª. Sheila Regina

Leia mais

Esquema de distribuição dos tratamentos: Fatorial; Parcelas subdivididas.

Esquema de distribuição dos tratamentos: Fatorial; Parcelas subdivididas. Esquema de distribuição dos tratamentos: Fatorial; Parcelas subdivididas. 1 Experimentos em esquema Fatorial Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 2 Experimentos em esquema fatorial

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Delineamento Inteiramente Casualizado - DIC Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. INTRODUÇÃO No DIC a distribuição dos tratamentos às unidades experimentais é feita inteiramente ao

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: Análise de Experimentos em Fitotecnia CURSO: Mestrado (X) Doutorado (X) DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL:

Leia mais

PLANEJAMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EXPERIMENTOS AGRONÔMICOS

PLANEJAMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EXPERIMENTOS AGRONÔMICOS PLANEJAMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EXPERIMENTOS AGRONÔMICOS DÉCIO BARBIN PLANEJAMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA DE EXPERIMENTOS AGRONÔMICOS EDITORA MECENAS LTDA. LONDRINA - PARANÁ - BRASIL 2013 Planejamento

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Caracterização o O delineamento inteiramente casualizado (DIC) é o mais simples de todos os delineamentos

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL DQL Delineamento em Quadrado Latino Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. INTRODUÇÃO [1] Além dos princípios da casualização e repetição, é utilizado duas vezes o princípio de controle

Leia mais

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 01 de julho de 2017 Planejamento de Experimentos A experimentação

Leia mais

Tópicos Extras 1ª parte. Testes Não Paramétricos, Análise Multivariada, Outras Técnicas

Tópicos Extras 1ª parte. Testes Não Paramétricos, Análise Multivariada, Outras Técnicas Tópicos Extras 1ª parte Testes Não Paramétricos, Análise Multivariada, Outras Técnicas 1 2 Técnicas de dependência 3 4 Situações Comparar 3 tipos de rede de computadores, C1, C2 e C3, em termos do tempo

Leia mais

Lucas Santana da Cunha 27 de novembro de 2017

Lucas Santana da Cunha  27 de novembro de 2017 EXPERIMENTAÇÃO E ANÁLISE DE VARIÂNCIA Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 27 de novembro de 2017 Experimentação A experimentação se difundiu como

Leia mais

H 0 : m 1 = m 2 =... = m I = 0 H a : pelo menos m u m k, para algum u k (u,k=1,2,...,i)

H 0 : m 1 = m 2 =... = m I = 0 H a : pelo menos m u m k, para algum u k (u,k=1,2,...,i) Em um experimento ao se comparar as médias de tratamentos ou dos níveis de um fator de tratamentos, inicialmente, formula-se a seguintes hipóteses: H 0 : m = m =... = m = 0 H a : pelo menos m u m k, para

Leia mais

ANÁLISE DE VARIÂNCIA - ANOVA. Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM

ANÁLISE DE VARIÂNCIA - ANOVA. Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM ANÁLISE DE VARIÂNCIA - ANOVA Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM UM EXEMPLO DE APLICAÇÃO Digamos que temos 6 métodos de ensino aplicados a 30 crianças

Leia mais

Estatística Descritiva e Inferencial CE081. Prof. Dr. Jomar Camarinha

Estatística Descritiva e Inferencial CE081. Prof. Dr. Jomar Camarinha Estatística Descritiva e Inferencial CE081 Prof. Dr. Jomar Camarinha CONTEÚDO Estatística Descritiva e Exploratória Teoria dos Conjuntos Análise Combinatória Noções de Probabilidade Noções de Amostragem

Leia mais

Planejamento da experimentação em áreas de produção de biocombustíveis e alimentos

Planejamento da experimentação em áreas de produção de biocombustíveis e alimentos 534 Capítulo 7 Planejamento da experimentação em áreas de produção de biocombustíveis e alimentos Décio Barbin José Ruy Porto de Carvalho Rubens Leite do Canto Braga Júnior Sônia Maria De Stefano Piedade

Leia mais

ANOVA - parte I Conceitos Básicos

ANOVA - parte I Conceitos Básicos ANOVA - parte I Conceitos Básicos Erica Castilho Rodrigues 9 de Agosto de 2011 Referências: Noções de Probabilidade e Estatística - Pedroso e Lima (Capítulo 11). Textos avulsos. Introdução 3 Introdução

Leia mais

DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC)

DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC) DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC) Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 08 de julho de 2017 DBC O delineamento em

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 3

Delineamento e Análise Experimental Aula 3 Aula 3 Castro Soares de Oliveira Teste de hipótese Teste de hipótese é uma metodologia estatística que permite tomar decisões sobre uma ou mais populações baseando-se no conhecimento de informações da

Leia mais

Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística. Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas

Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística. Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas Pesquisa em laboratórios na Embrapa Anos 70 Anos 80 Anos 90 Século 21 Precisão em Laboratórios:

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 4

Delineamento e Análise Experimental Aula 4 Aula 4 Castro Soares de Oliveira ANOVA Significativa Quando a aplicação da análise de variância conduz à rejeição da hipótese nula, temos evidência de que existem diferenças entre as médias populacionais.

Leia mais

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB DISCIPLINA BIOEXPERIMENTAÇÃO Exercício de experimento fatorial resolução passo-à-passo Os dados apresentados abaixo são uma adaptação do exemplo apresentado por Banzato e Kronka (199) Os dados são valores

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Planejamento de Experimentos

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Planejamento de Experimentos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Planejamento de Experimentos Piracicaba Agosto 2016 Estatística Experimental 11 de Agosto de 2016 1 / 24 Definições importante Planejamento

Leia mais

Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) Delineamento Casualizado em Blocos (DBC) Delineamento em Quadrado Latino (DQL)

Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) Delineamento Casualizado em Blocos (DBC) Delineamento em Quadrado Latino (DQL) Principais delineamentos: Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) Delineamento Casualizado em Blocos (DBC) Delineamento em Quadrado Latino (DQL) Os delineamentos podem ser: Balanceados Não balanceados

Leia mais

Capacitação de Alunos do IFSULDEMINAS Campus Machado Para Realização de Planejamento e Análise Estatística

Capacitação de Alunos do IFSULDEMINAS Campus Machado Para Realização de Planejamento e Análise Estatística 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Capacitação de Alunos do IFSULDEMINAS Campus Machado Para Realização de

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br INTRODUÇÃO Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população,

Leia mais

MINISTE RIO DA EDUCAÇA O UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIE NCIAS EXATAS

MINISTE RIO DA EDUCAÇA O UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIE NCIAS EXATAS MINISTE RIO DA EDUCAÇA O UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIE NCIAS EXATAS Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária Prova do Processo Seletivo para o Doutorado

Leia mais

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita mecanizada

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita mecanizada Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita mecanizada Fernanda Martins Simões 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Letícia Barão Medeiros

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br INTRODUÇÃO Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população,

Leia mais

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita manual

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita manual Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita manual Letícia Barão Medeiros 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Fernanda Martins Simões

Leia mais

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL - 2011 Pedro Luiz Scheeren 1, Antônio Faganello 1, João Leonardo Fernandes Pires 1, Vanderlei da Rosa Caetano 2, Ricardo Lima de Castro 1, Eduardo Caierão

Leia mais

Métodos Quantitativos em Biotecnologia (220124)

Métodos Quantitativos em Biotecnologia (220124) Plano de aulas: Métodos Quantitativos em Biotecnologia (220124) Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Curso: Biotecnologia(4. perfil) - 2017 Professora responsável: Simone Daniela

Leia mais

Aula 7: Delineamento em blocos ao acaso

Aula 7: Delineamento em blocos ao acaso Aula 7: Delineamento em blocos ao acaso Uma possível distribuição de parcelas é a esquematicamente mostrada na figura a seguir: Também denominado por delineamento em blocos casualizados é com certeza o

Leia mais

Análise Conjunta de Experimentos

Análise Conjunta de Experimentos Análise Conjunta de Experimentos Na experimentação agrícola é frequênte á instalação de grupos de ensaios, todos com a mesma estrutura, porém em anos e/ou locais distintos, visando a obtenção de conclusões

Leia mais

BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL

BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL Adeliano Cargnin 1, João Augusto Müller 1, Fernando Daminelli Araújo Mello 1, Cláudia Martellet Fogaça 1 ( 1 Embrapa

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Regressão Polinomial e Análise da Variância Piracicaba Setembro 2014 Estatística Experimental 18 de Setembro de 2014 1 / 20 Vimos

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 07 EFEITO DA SEMEADUR DIFERENTES ÉPOCAS E PLANTAS EM LUCAS DO RI Objetivo Avaliar o desempenho e atributos agronômicos da cultivar P98Y30 RR em três épocas de semeadura e populações de plantas em Lucas

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br TESTE DE DUNCAN TESTE DE DUNCAN O teste de Duncan também pode ser usado como um complemento do Teste

Leia mais

Planejamento Experimental

Planejamento Experimental Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 22 de setembro de 2018 Londrina Um pesquisador científico resolve problemas de interesse da sociedade de forma direta ou indireta, pela aplicação

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO. Ciências Vegetais EMENTA

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO. Ciências Vegetais EMENTA PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA 15/01/2007 COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA Km 47 da BR 110 Bairro Presidente Costa e Silva CEP: 59625-900 C postal 137 Telefone (084)33151796 Telefax

Leia mais

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 1 Allan Hemerson de Moura; 1 Cláudio José Soriano Cordeiro; 1 Guilherme

Leia mais

Delineamentos Experimentais

Delineamentos Experimentais elineamentos Experimentais ada forma de aleatorizar dá em uma análise, ou seja, cada forma de distribuir ao acaso os tratamentos é que define a metodologia de análise. essa forma, essas disposições serão

Leia mais

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Projetos de Experimento e Confiabilidade de Sistemas da Produção Prof. Claudio Luis C. Frankenberg 1ª parte Introdução PPE - Parte da

Leia mais

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio.

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio. Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio.. SODRÉ M. C. R. F ¹, CARBALIAL M. R. ², DIOG M. F.

Leia mais

ESQUEMA FATORIAL: DESDOBRAMENTO

ESQUEMA FATORIAL: DESDOBRAMENTO ESQUEMA FATORIAL: DESDOBRAMENTO Lucas Santana da Cunha http://wwwuelbr/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 22 de julho de 2017 Interação Significativa Quando a

Leia mais

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Projetos de Experimento e Confiabilidade de Sistemas da Produção Prof. Claudio Luis C. Frankenberg 2ª parte Experimentos inteiramente

Leia mais

ANÁLISE CONJUNTA DE EXPERIMENTOS

ANÁLISE CONJUNTA DE EXPERIMENTOS . NRODUÇÃO ANÁLSE CONJUNA DE EXPERMENOS Solo e condições climáticas têm uma influência muito grande sobre o comportamento dos seres vivos (vegetais com animais essa influência é muito menor (rações controladas

Leia mais

Introdução à Experimentação

Introdução à Experimentação Introdução à Experimentação Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Experimentação A experimentação tem por objetivo o estudo dos experimentos, isto é, seu planejamento, execução,

Leia mais

Procedimento de comparações múltiplas baseado na distribuição F e sua implementação no pacote Experimental Designs

Procedimento de comparações múltiplas baseado na distribuição F e sua implementação no pacote Experimental Designs Procedimento de comparações múltiplas baseado na distribuição F e sua implementação no pacote Experimental Designs Mariani Tabarim Vieira 1 2 Patrícia de Siqueira Ramos 3 Eric Batista Ferreira 4 1 Introdução

Leia mais

Delineamento inteiramente casualizado. Mario A. Lira Junior Estatística Aplicada à Agricultura UFRPE

Delineamento inteiramente casualizado. Mario A. Lira Junior Estatística Aplicada à Agricultura UFRPE Delineamento inteiramente casualizado Mario A. Lira Junior Estatística Aplicada à Agricultura UFRPE Características especiais Ambiente é homogêneo Ou na ausência de informação sobre heterogeneidade Delineamento

Leia mais