Conversão de Energia II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conversão de Energia II"

Transcrição

1 Departamento de Engenharia Elétrica Aula 1.2 Circuitos Magnéticos Prof. João Américo Vilela

2 Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica De Potência. 7ª Edição, AMGH Editora LTDA, Capítulo 1 Circuitos magnéticos e materiais magnéticos CHAPMAN, S. J. Fundamentos de Máquinas Elétricas. 5º Edição, AMGH Editora LTDA, Capítulo 1 Introdução aos princípios de máquinas TORO, V. Del, MARTINS, O. A. Fundamentos de Máquinas Elétricas. LTC, Capítulo 1 Teoria e circuitos magnéticos Pag. 1-33

3 Circuito magnético Entreferro: Um espaço com ar entre as faces polares do material magnético. Nessa região o ar passa a ser o meio para o fluxo com permeabilidadeµ 0. Não há motivos para o fluxo ficar concentrada na área do entreferro, já que não existe um meio de alta permeabilidade. Dessa forma, ocorre o espraiamento do fluxo, sendo esse efeito modelado pelo aumento da área efetiva de entreferro. g ( a + l ) ( b l ) A = + Para um núcleo circular g 2 A g = π ( r + lg) g

4 Exercício No circuito magnético mostrado abaixo, os matérias possuem permeabilidadeµ C = µ 0 eµ g =µ 0 na faixa de fluxo escolhido para a sua operação. Sendo l C = 99 [cm], l g = 1 [cm], A C = 100 [cm 2 ] e A g = 10 x 10 cm. Para uma corrente de 1 [A] circulando na bobina de 100 espiras, determine o fluxo magnético.

5 Densidade de fluxo Produção do campo magnético Analogia entre circuitos magnéticos e elétricos B φ F H l = = mm = = µ H A A R A l / Onde: H = B µ B = densidade de fluxo [Wb/m 2 ]; Φ = fluxo magnético [Wb]; ( µ A) A = superfície plana na qual passa o fluxo [m 2 ]; Fmm = Força magnetomotriz [Ae]; H = intensidade do campo magnético [A/m]; µ = permeabilidade magnética do material [Wb/(A.m)]; Densidade de corrente J I V E l = = = A A R A ρ = Onde: E = ρ J = densidade de corrente [A/ m 2 ]; I = Corrente elétrica [A]; J E ( l A) ρ A = superfície plana na qual passa a corrente [m 2 ]; V = força eletromotriz do circuito elétrico [V]. E = campo elétrico [V/m]; ρ = resistividade do material [Ω/m];

6 Tipos de materiais magnéticos No vácuo a densidade de fluxo magnético aumenta de forma linear com o aumento da intensidade do campo magnético B = µ 0 H Entretanto, percebemos que a permeabilidade é baixa, resultando num baixo fluxo magnético. Para obter uma elevada densidade de fluxo magnético é necessário um material com elevada permeabilidade magnética, materiais que apresentam essa características são chamados de materiais ferromagnéticos.

7 Tipos de materiais magnéticos Os materiais são classificados em função do valor da sua permeabilidade relativa (µ r ). B = µ C H = µ r µ 0 H Os materiais podem ser classificados em três categorias: Diamagnéticos => São os materiais que ao serem submetidos ao campo magnético repelem as linhas de campo (B<0), esses materiais são repelidos por imãs. A permeabilidade relativa desses materiais e ligeiramente inferior a 1. Exemplos: cobre, bismuto, carbono, prata, ouro, mercúrio, chumbo e zinco.

8 Tipos de materiais magnéticos Paramagnéticos => São os materiais que apresentam permeabilidade relativa ligeiramente superior a 1. Como essa permeabilidade é praticamente igual a 1, eles são conhecidos como materiais não magnéticos. Exemplos: alumínio, cromo, potássio, manganês, sódio e zircônio. Ferromagnéticos => São os materiais que apresentam elevada permeabilidade relativa com valores na faixa 10 2 < µ r <10 6. A permeabilidade relativa desses materiais depende da temperatura e da intensidade do campo magnético. Exemplos: ferro, níquel, cobalto, gadolínio, disprósio e ligas de óxido.

9 Tipos de materiais magnéticos Os materiais ferromagnéticos apresenta uma permeabilidade relativa alta devido aos domínios magnéticos do material. Os domínios magnéticos são regiões microscópicas nas quais os seus átomos estão polarizados em uma dada direção, formando assim pequenos imãs. A figura representa o fenômeno de magnetização de um material magnético policristalino devido a um campo externo (H).

10 Tipos de materiais magnéticos Característica de magnetização BH de aços siliciosos GO e GNO na frequência de 60 Hz. Percebemos que a relação entre B e H não é linear nos materiais ferromagnéticos B µ r µ = 0 H Para valores elevados da intensidade de campo (H) a densidade de fluxo começa a chegar num limite que chamamos de saturação.

11 Tipos de materiais magnéticos Para cada valor de H existe uma permeabilidade relativa do material diferente. O gráfico abaixo mostra a permeabilidade relativa em função da intensidade do campo. B µ r µ = 0 H

12 Histerese e curva de magnetização normal Quando o campo magnético é retirado os domínios magnéticos não se desfazem totalmente ficando uma magnetização residual. Dessa forma a linha de coordenadas BH para valores crescentes de H não é coincidente com aquela obtida para os valores decrescentes. A curva de magnetização normal ocorre quando o material está totalmente desmagnetizado e é submetido a um campo magnético.

13 Histerese e curva de magnetização normal Quando H atinge zero a densidade de fluxo magnética não é nula, sendo denominada de densidade de fluxo residual. Quando o material foi completamente saturado a densidade de fluxo residual é denominada de retentividade.

14 Histerese e curva de magnetização normal A intensidade do campo magnético necessário para para reduzir a densidade de fluxo magnético a zero é chamada de força coerciva. O valor máximo da força coerciva é chamado de coersividade.

15 Perdas de potência no núcleo ferromagnético As perdas totais no núcleo magnético, também chamadas perdas-ferro, são divididas em duas perdas histerese P h e perdas por corrente parasiras P P. Perdas por histerese P = P + h fe h A área interna do laço de histerese representa as perdas por unidade de volume do material por ciclo de magnetização. Esse energia é convertida em calor. Onde: P h = Perdas por histerese [W]; v = volume total do material [m 3 ]; P f = frequência de variação do fluxo [Hz]; = v K h = constante que depende do material; f K P h P B n m B m = Valor máximo da densidade de fluxo; n = depende do material empregado, situa-se na faixa de 1,5 < n < 2,5;

16 Perdas por histerese Perdas de potência no núcleo ferromagnético A área interna ao laço da histerese representa as perdas por unidade de volume do material por ciclo de magnetização.

17 Perdas de potência no núcleo ferromagnético Perdas por correntes parasitas Perdas de potência associada com as correntes circulantes que existem em percursos fechados dentro do corpo de um material ferromagnético e causam uma perda indesejável por aquecimento. P P 2 = v τ K P f 2 B 2 m Onde: P P = Perdas por corrente parasitas [W]; v = volume total do material [m 3 ]; t = espessura de laminação f = frequência de variação do fluxo [Hz]; K h = constante que depende do material; B m = Valor máximo da densidade de fluxo; Uma das formas de reduzir as perdas por corrente parasitas e construir o núcleo com chapas laminadas e isoladas eletricamente entre si.

18 Fluxo concatenado e indutância O fluxo concatenado é o fluxo que circula por dentro de um enrolamento de N espiras. λ = N φ [Wb] Para um circuito magnético no qual existe uma relação linear entre B e H, devido à permeabilidade constante do material ou à predominância do entreferro, podemos definir a relação fluxo (Φ) por corrente (i) por meio da indutância (L). L = λ [ H ] i A unidade da inutância é o henry [H] ou Weber por ampere [Wb/A].

19 Fluxo concatenado e indutância Manipulando a equação de indutância obtemos: L = λ i = N φ i = N i N i R Total = N R 2 Total Considerando a indutância do núcleo desprezivel em comparação com a do entreferro, a indutância pode ser calculada por: L = N R 2 Total = N 2 µ l g 0 A g

20 Exercício Na figura abaixo a bobina é enroladas com N=1000 espiras. As dimensões do circuito magnético são: Profundidade do material magnético em todo o circuito magnético = 2 cm; Área das seções retas dos percursos A 1 e A 2 = 4 cm 2 ; Área das seções retas dos percursos A 3 = 6 cm 2 ; Comprimento dos caminhos l 1 e l 2 =16-0,05=15,95 cm; Comprimento do caminho l 3 = 6 cm; O material é do tipo chapas de aço silício (silicon sheet steel). Considerando o espraiamento e a dispersão magnética. Com base nessas informações responda: a) Quantos ampères são necessários na bobina para produzir uma densidade de fluxo de 1,0 T no material ferromagnético do caminho 1?

21 Exercício A curva BxH do aço fundido e apresentada.

22 Exercício No circuito magnético mostrado abaixo, temos as seguintes informações: l C = 99 [cm], l g = 1 [cm], A C = 100 [cm 2 ] e A g = 10 x 10 cm. Para uma densidade de fluxo na material magnético de B = 1 [Wb/m 2 ], determine a corrente i circulando na bobina de 100 espiras, necessária para produzir essa densidade de fluxo.(desprezar espraiamento do fluxo) (Resp. I = 81,16 [A]) Curva normal de magnetização do material utilizado no circuito magnético do exercício.

23 Exercício proposto Um circuito magnético com um único entreferro está mostrado na figura abaixo. As dimensões do núcleo são: Área da seção reta A c = 1,8x10-3 [m 2 ] (lados 1x10-2 [m] por 1,8x10-1 [m]); Comprimento médio do núcleo l c = 0,6 [m]; Comprimento do entreferro g = 2,3x10-3 [m]; N = 83 espiras. Supondo que o núcleo tenha permeabilidade de µ=2500µ 0, não desprezar o espraiamento no entreferro. a) Calcule a relutância do núcleo R c e a do entreferro R g ; (Resp. R c = 1, [A/Wb]; R g = 8, [A/Wb]) b) Para uma corrente de i = 1,5A,Calcule o fluxo total; (Resp.Φ=1, [Wb]) c) Fluxo concatenado da bobina; (Resp.λ=1, [Wb]) d) Indutância L da bobina. (Resp. L =7,47 [mh])

Conversão de Energia I Circuitos Magnéticos Aula I.3

Conversão de Energia I Circuitos Magnéticos Aula I.3 Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Circuitos Magnéticos Aula I.3 Prof. Clodomiro Unsihuay Vila Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas:

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Exercícios Lista 2 Prof. João Américo Vilela Exercício 1 O desenho apresentado abaixo representa um esquema primitivo de um relé. A bobina tem 500 espiras e o caminho

Leia mais

Conversão de Energia I. Capitulo 2 Circuito Magnético

Conversão de Energia I. Capitulo 2 Circuito Magnético Conversão de Energia I Capitulo 2 Circuito Magnético 2 1. Introdução Nos dispositivos eletromecânicos geradores, motores, contactores, relés, etc. a utilização de enrolamentos e núcleos objetiva o estabelecimento

Leia mais

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 02 Circuitos Magnéticos

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 02 Circuitos Magnéticos SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Aula 02 Circuitos Magnéticos Revisão Aula Passada Aplicação da Lei Circuital de Ampère Exemplo 1 l r N núcleo toroidal de material ferromagnético I H.dl NI H

Leia mais

Conversão de Energia I Circuitos Magnéticos Aula I.4

Conversão de Energia I Circuitos Magnéticos Aula I.4 Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Circuitos Magnéticos Aula I.4 Prof. Clodomiro Unsihuay Vila Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas:

Leia mais

MÁQUINAS ELÉTRICAS I

MÁQUINAS ELÉTRICAS I MÁQUINAS ELÉTRICAS I [CIRCUITOS MAGNÉTICOS E TRANSFORMADORES] Joaquim Eloir Rocha 1 Bibliografia FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY, Charles; UMANS, Stephen D. Máquinas elétricas: com introdução à eletrônica

Leia mais

Conversão de Energia I (TE-046) - Lista I

Conversão de Energia I (TE-046) - Lista I Conversão de Energia I (TE-046) - Lista I Prof.: MATEUS Duarte Teixeira Monitor: Wesley THIAGO Egea Tiem 2017/1 1 Circuitos Magnéticos - Exercícios 1. Defina, se possível incluindo simbologia e unidade

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica onversão de Energia II ula. ircuitos Magnéticos Prof. João mérico Vilela Bibliografia FITZGERLD,. E., KINGSLEY Jr.. E UMNS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução

Leia mais

Conversão de Energia I

Conversão de Energia I Departamento de Engenharia Elétrica Aula 2.3 Transformadores Prof. Clodomiro Unsihuay Vila CARACTERISTICAS ELÉTRICAS Lembrete: https://www.youtube.com/watch?v=culltweexu Potência Nominal: NBR 5356:2006

Leia mais

Força Magnetizante, Histerese. e Perdas Magnéticas

Força Magnetizante, Histerese. e Perdas Magnéticas INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Força_Magnetizante_Histerese-e-Perdas-Magnéticas -1-40. 18 Curso Técnico em Eletrotécnica Força Magnetizante, Histerese

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores Força Magnetizante, Histerese e Perdas Magnéticas Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, setembro de

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 2.2 Máquinas Rotativas Prof. João Américo Vilela Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica

Leia mais

Projeto de Indutores para Alta Frequência

Projeto de Indutores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Projeto de Indutores para Alta Frequência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Magnetismo e Eletromagnetismo. Odailson Cavalcante de Oliveira

Magnetismo e Eletromagnetismo. Odailson Cavalcante de Oliveira Magnetismo e Eletromagnetismo Odailson Cavalcante de Oliveira Ímãs Naturais O imã é capaz de atrair substâncias magnéticas como certos metais. Imãs Naturais são encontrados na natureza, compostos por minério

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 2. Máquinas Rotativas Prof. João Américo Vilela Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica De

Leia mais

Conversores CC-CC Não-Isolados Projeto de Indutores em Alta Freqüência

Conversores CC-CC Não-Isolados Projeto de Indutores em Alta Freqüência Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Conversores Estáticos Conversores CC-CC Não-Isolados Projeto de Indutores em Alta Freqüência Prof. Clóvis Antônio

Leia mais

Revisão de Eletromagnetismo

Revisão de Eletromagnetismo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Revisão de Eletromagnetismo Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Aula 05 Materiais Magnéticos

Aula 05 Materiais Magnéticos Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica Materiais Elétricos - Teoria Aula 05 Materiais Magnéticos Clóvis Antônio Petry, professor. Florianópolis, outubro de 2006. Bibliografia

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos

Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos Faculdade de Tecnologia de Bauru Sistemas Biomédicos Física Aplicada à Sistemas Biomédicos II Aula 5 Propriedades Magnéticas de Materiais Profª. Me Wangner Barbosa da Costa MAGNETISMO NA MATÉRIA - μ orb

Leia mais

Projeto de Elementos Magnéticos Revisão de Eletromagnetismo

Projeto de Elementos Magnéticos Revisão de Eletromagnetismo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Eletrônica de Potência! Projeto de Elementos Magnéticos Revisão de Eletromagnetismo Prof. Clovis

Leia mais

ELETROTÉCNICA -1 / 34. Dipolos magnéticos:

ELETROTÉCNICA -1 / 34. Dipolos magnéticos: ELETROTÉCNICA -1 / 34. Dipolos magnéticos Dipolos magnéticos: - Determinam o comportamento dos materiais num campo magnético; - Tem origem no momentum angular dos elétrons nos íons ou átomos que formam

Leia mais

Máquinas Elétricas 1. Capítulo 1 Circuitos Magnéticos

Máquinas Elétricas 1. Capítulo 1 Circuitos Magnéticos Máquinas Elétricas 1 Capítulo 1 Circuitos Magnéticos Prof. Alvaro Augusto W. de Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica alvaroaugusto@utfpr.edu.br 2 do

Leia mais

r r r F = v Q B m ou r r df = I ( ds B ) 1

r r r F = v Q B m ou r r df = I ( ds B ) 1 r F m ou r df = = r r Qv B r I( ds B) db µ = 4 π r 0 Idl rˆ 2 2 Permeabilidade Magnética Todos os materiais têm um valor particular de condutividade eléctrica e, portanto têm também um valor específico

Leia mais

Curvas de Magnetização e Histerese Perdas Magnéticas Materiais Magnéticos

Curvas de Magnetização e Histerese Perdas Magnéticas Materiais Magnéticos Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores Curvas de Magnetização e Histerese Perdas Magnéticas Materiais Magnéticos Clóvis Antônio Petry, professor.

Leia mais

Curso Técnico em Mecatrônica. Exemplos de Máquinas Elétricas. Introdução à Máquinas Elétricas. Magnetismo. Máquinas Elétricas Plano de Ensino

Curso Técnico em Mecatrônica. Exemplos de Máquinas Elétricas. Introdução à Máquinas Elétricas. Magnetismo. Máquinas Elétricas Plano de Ensino Curso Técnico em Mecatrônica Máquinas Elétricas Plano de Ensino 4º Módulo 2017/2 Professor: Thiago Mombach thiago.mombach@ifsc.edu.br Introdução à Máquinas Elétricas Máquinas Elétricas são equipamentos

Leia mais

Princípios de Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti

Princípios de Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Princípios de Circuitos Elétricos Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti INDUTORES: CONCEITOS E DEFINIÇÕES CAMPO MAGNÉTICO Campo Magnético Nem só os imãs possuem campo magnético, mas a corrente

Leia mais

Materiais Elétricos - Teoria. Aula 04 Materiais Magnéticos

Materiais Elétricos - Teoria. Aula 04 Materiais Magnéticos Materiais Elétricos - Teoria Aula 04 Materiais Magnéticos Bibliografia Nesta aula Cronograma: 1. Propriedades gerais dos materiais; 2. ; 3. Materiais condutores; 4. Materiais semicondutores; 5. Materiais

Leia mais

CAPÍTULO 1 - ELETROMAGNETISMO

CAPÍTULO 1 - ELETROMAGNETISMO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEP. DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELE 0941 - ELETROTÉCNICA CAPÍTULO 1 - ELETROMAGNETISMO 1.0 Magnetismo 1.1 Domínio Magnético

Leia mais

Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada.

Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada. Problema 1.21 a) O esboço da forma de onda da tensão quadrada com frequência de 60 Hz e amplitude E é exposto na Figura 1. Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada. E T = 1/60 s -E Para determinar a

Leia mais

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 05

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 05 SEL 39 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Aula 05 Revisão da Aula 04 Excitação em corrente alternada: E E πfn max rms φmax 4,44 fnφmax 4,44 fna n max e φ E t Φ Revisão da Aula 04 Indutância: L N l µ A

Leia mais

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Circuitos magnéticos INTRODUÇÃO A eletricidade é a única forma de energia cujo controle, utilização e conversão em outras formas de energia são relativamente fáceis.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA. Excitação CA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA. Excitação CA Os circuitos magnéticos dos transformadores e das máquinas CA são excitados por fontes CA. Com excitação CA, a indutância influi no comportamento do regime permanente. Joaquim Eloir Rocha 1 Com excitação

Leia mais

Materiais Magnéticos

Materiais Magnéticos MATERIAIS ELÉTRICOS - MEL Materiais Magnéticos Prof. Fabiano F. Andrade 2010 Roteiro da Aula Imãs Naturais e Imãs Artificiais Classificação dos Materiais Magnéticos Características Relevantes Curva de

Leia mais

Revisão de Eletromagnetismo

Revisão de Eletromagnetismo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos! Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Revisão

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia EXPERIÊNCIA - TORÓIDE FLUXÔMETRO A FLUXÔMETRO Instrumento por meio do qual pode ser executada a exploração de um campo magnético, podendo ser determinada a intensidade dos fluxos locais de indução magnética.

Leia mais

1.7 RESUMO 1.8 PROBLEMAS 56 MÁQUINAS ELÉTRICAS

1.7 RESUMO 1.8 PROBLEMAS 56 MÁQUINAS ELÉTRICAS 56 MÁQUINAS ELÉTRICAS Freqüentemente, é conveniente supor que a curva de magnetização CC desses materiais é linear, dentro do seu intervalo útil de operação, com uma inclinação igual à permeabilidade de

Leia mais

HISTERESE FERROMAGNÉTICA

HISTERESE FERROMAGNÉTICA HISTERESE FERROMAGNÉTICA Introdução Um material magnetizado é descrito pelo seu vetor de magnetização M definido como o momento de dipolo magnético por unidade de volume. M = dm dv (1) De acordo com o

Leia mais

EELi08 Circuitos Elétricos II

EELi08 Circuitos Elétricos II Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira Curso de Engenharia Elétrica EELi08 Circuitos Elétricos II 2º Semestre - 2017 Materiais e Circuitos Magnéticos Prof. Dr. Aurélio Luiz Magalhães Coelho duas

Leia mais

5ª Lista de exercícios Eletromegnetismo 1 Newton Mansur (01/18)

5ª Lista de exercícios Eletromegnetismo 1 Newton Mansur (01/18) 5ª Lista de exercícios Eletromegnetismo 1 Newton Mansur (01/18) 1) Existe no vácuo um vetor campo magnético dado por H = H 0 cos ( πx ) sen (πy ) â a a z. Uma espira quadrada de lado a, inteiramente contida

Leia mais

Experimento 6 Laço de histerese

Experimento 6 Laço de histerese Experimento 6 Laço de histerese 1. OBJETIVO Obter a curva BH do material magnético de um transformador monofásico por meio do ensaio experimental. A partir da curva BH, identificar o tipo do material (mole,

Leia mais

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Teoria dos Dispositivos Semicondutores Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti gustavooc@poli.br https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Origem histórica Pedras denominadas de magnetitas que atraiam

Leia mais

UNIDADE 18 Propriedades Magnéticas dos Materiais

UNIDADE 18 Propriedades Magnéticas dos Materiais UNIDADE 18 Propriedades Magnéticas dos Materiais 1. O que são domínios magnéticos? 2. Defina os seguintes termos: Magnetização de saturação Permeabilidade magnética inicial Remanência Coercividade 3. Preencha

Leia mais

Máquinas Elétricas. Odailson Cavalcante de Oliveira

Máquinas Elétricas. Odailson Cavalcante de Oliveira Máquinas Elétricas Odailson Cavalcante de Oliveira Campo Magnético Fluxo magnético Permeabilidade Magnética Relutância Experiência de Oersted Densidade do Campo Magnético Solenoide Vetor Força Magnetizante

Leia mais

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 03 Circuitos Magnéticos

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 03 Circuitos Magnéticos SEL 39 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Aula 03 Circuitos Magnéticos Exemplo (E1. P. C. Sen) Para o relé mostrado na figura, determine a densidade de fluxo magnético para um corrente de 4 A. No exemplo

Leia mais

Conversão de Energia I

Conversão de Energia I Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Aula 2.1 Transformadores Prof. Clodomiro Unsihuay Vila Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com

Leia mais

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 1. Prof.ª Letícia chaves Fonseca

Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos. Aula 1. Prof.ª Letícia chaves Fonseca Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos Aula 1 Prof.ª Letícia chaves Fonseca Capítulo 1 PROPRIEDADES DOS MATERIAIS USADOS EM ENGENHARIA 2 1.1 Introdução Distinguir e recomendar os materiais Correlacionar:

Leia mais

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Campos Magnéticos_Densidade-de-Fluxo-Permeabilidade-Relutância - 1-29. 17 Curso Técnico em Eletrotécnica Campos Magnéticos,

Leia mais

Aulas de Eletromagnetismo

Aulas de Eletromagnetismo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Gerência Educacional de Eletrônica Fundamentos de Eletricidade Aulas de Clóvis Antônio Petry, professor. Florianópolis, novembro de 2006. Bibliografia

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 6.1 Máquinas Síncronas Prof. João Américo Vilela Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica

Leia mais

ELETROMAGNETISMO INTRODUÇÃO. Magnetismo

ELETROMAGNETISMO INTRODUÇÃO. Magnetismo 1 ELETROMAGNETISMO INTRODUÇÃO Magnetismo O Magnetismo é a propriedade associada aos materiais que atraem ao ferro e as ligas de ferro. Menos familiar, mas de grande importância, é a inter-relação existente

Leia mais

Campos Magnéticos, Densidade de Fluxo, Permeabilidade e Relutância

Campos Magnéticos, Densidade de Fluxo, Permeabilidade e Relutância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores Campos Magnéticos, Densidade de Fluxo, Permeabilidade e Relutância Prof. Clóvis

Leia mais

Propriedades dos materiais magnéticos

Propriedades dos materiais magnéticos Com o uso de materiais magnéticos, obtém-se densidades elevadas de fluxo magnético com níveis baixos de força magnetomotriz. F = N i = φ R Joaquim Eloir Rocha 1 A densidade de energia eleva-se com o aumento

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia A OBJETIVO Obtenção prática, utilizando o Fluxômetro, dos

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Lista 1

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Lista 1 Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Lista 1 Ex.1) Um circuito magnético como mostrado na figura abaixo, tem dimensões A C = 9 [cm 2 ]; A g = 9 [cm 2 ]; l g = 0,050 [cm]; l C = 30

Leia mais

Conversão de Energia I. Capitulo 1 Revisão Eletromagnetismo e Materiais Magnéticos

Conversão de Energia I. Capitulo 1 Revisão Eletromagnetismo e Materiais Magnéticos Conversão de Energia I Capitulo 1 Revisão Eletromagnetismo e Materiais Magnéticos 1. O principio do Imã 2 3 As propriedades magnéticas dos materiais têm sua Domínios origem na estrutura Magnéticos eletrônica

Leia mais

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II Módulo V CIRCUITOS ACOPLADOS MAGNETICAMENTE INTRODUÇÃO AOS TRANSFORMADORES UFBA Curso de Engenharia Elétrica Prof. Eugênio Correia Teixeira Campo Magnético Linhas de fluxo

Leia mais

4) Quais são os elementos químicos que apresentam efeito ferromagnético? 5) Explique detalhadamente o processo de magnetização.

4) Quais são os elementos químicos que apresentam efeito ferromagnético? 5) Explique detalhadamente o processo de magnetização. 1) Como são chamados os pequenos volumes magnéticos formados em materiais ferromagnéticos? 2) Em um átomo de elemento ferromagnético de onde provém o campo magnético? Represente um modelo simplificado

Leia mais

Materiais e Equipamentos Elétricos. Aula 6 Materiais magnéticos

Materiais e Equipamentos Elétricos. Aula 6 Materiais magnéticos Materiais e Equipamentos Elétricos Aula 6 Os primeiros fenômenos magnéticos observados foram aqueles associados aos chamados ímãs naturais (magnetos) que eram fragmentos grosseiros de ferro encontrados

Leia mais

Cap. 8 - Campo Magnético

Cap. 8 - Campo Magnético Cap. 8 - Campo Magnético 1 8.1. Introdução A região do espaço em torno de uma carga em movimento ou em torno de uma substância magnética, apresenta um campo que chamaremos de Campo Magnético (B). 2 3 4

Leia mais

NOTAS DE AULA DE ELETROMAGNETISMO

NOTAS DE AULA DE ELETROMAGNETISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA NOTAS DE AULA DE ELETROMAGNETISMO Prof. Dr. Helder Alves Pereira Abril, 08 - CONTEÚDO DAS AULAS NAS TRANSPARÊNCIAS -.

Leia mais

No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m.

No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m. No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m. N espiras Comprimento médio l= 0,2 m Variação de µ com a força magnetizante A densidade de fluxo e a força magnetizante estão

Leia mais

MÁQUINAS ELÉTRICAS. Aula 01 - ELETROMAGNETISMO

MÁQUINAS ELÉTRICAS. Aula 01 - ELETROMAGNETISMO MÁQUINAS ELÉTRICAS Aula 01 - ELETROMAGNETISMO Introdução Magnetismo: Origina-se da estrutura física da matéria, no átomo; Spin eletrônico e Rotação orbital é que definem o efeito magnético do átomo; Na

Leia mais

Tecnologia de Materiais Elétricos

Tecnologia de Materiais Elétricos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica Tecnologia de Materiais Elétricos Aula 7 Materiais magnéticos Material compilado e

Leia mais

Magnetismo e Eletromagnetismo. Adrielle de Carvalho Santana

Magnetismo e Eletromagnetismo. Adrielle de Carvalho Santana Magnetismo e Eletromagnetismo Adrielle de Carvalho Santana Denomina-se imã, um corpo que possui a propriedade de atrair materiais ferromagnéticos. Magnetismo: Propriedade em virtude da qual esta atração

Leia mais

TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS. Dorival Brito

TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS. Dorival Brito TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS Dorival Brito TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS GRANDEZAS MAGNÉTICAS FUNDAMENTAIS MAGNETISMO O magnetismo é uma forma de energia apresentada apenas por alguns materiais, tais

Leia mais

Projeto de Indutores para Alta Frequência

Projeto de Indutores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Projeto de Indutores para Alta Frequência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 72 Agulhas magnéticas ao redor de um condutor perpendicular à folha (cuja corrente sai da folha) se posicionam da maneira mostrada abaixo

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3 Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3 Exercícios extraídos do livro: FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica De Potência.

Leia mais

SEL 404 ELETRICIDADE II. Aula 08 Circuitos Magnéticos Parte III

SEL 404 ELETRICIDADE II. Aula 08 Circuitos Magnéticos Parte III SEL 404 ELETRICIDADE II Aula 08 Circuitos Magnéticos Parte III Exemplo (E1. P. C. Sen) Para o relé mostrado na figura, determine a densidade de fluxo magnético para um corrente de 4 A. No exemplo prévio,

Leia mais

ANÁLISE DE HISTERESE MAGNÉTICA EM TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

ANÁLISE DE HISTERESE MAGNÉTICA EM TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS ANÁLISE DE HISTERESE MAGNÉTICA EM TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS Jordana Alves Barbosa 1 Marcelo Henrique Ribeiro Bernardo 2 Rodrigo Barbosa de Oliveira 3 Rodrigo de Sousa e Silva 4 Ítalo Arthur João Wilson

Leia mais

Experimento 6 Laço de histerese

Experimento 6 Laço de histerese Experimento 6 aço de histerese. OBJETIVO Obter a curva BH do materiaagnético de um transformador monofásico por meio do ensaio experimental. A partir da curva BH, identificar o tipo do material (mole,

Leia mais

CIRCUITOS ELÉTRICOS. Aula 02 INDUTORES EM CORRENTE ALTERNADA

CIRCUITOS ELÉTRICOS. Aula 02 INDUTORES EM CORRENTE ALTERNADA CIRCUITOS ELÉTRICOS Aula 02 INDUTORES EM CORRENTE ALTERNADA Mas antes, revisão... V RMS = V p 2 Valor de uma tensão ou corrente contínua que produz os mesmos efeitos caloríficos Valor de pico Vp O valor

Leia mais

O magnetismo é um fenômeno pelo qual alguns materiais impõem uma força ou influência de atração ou de repulsão sobre outros materiais.

O magnetismo é um fenômeno pelo qual alguns materiais impõem uma força ou influência de atração ou de repulsão sobre outros materiais. Materiais magnéticos FUNDAMENTOS O magnetismo é um fenômeno pelo qual alguns materiais impõem uma força ou influência de atração ou de repulsão sobre outros materiais. As aplicações de materiais magnéticos

Leia mais

Motores Elétricos de Indução Trifásicos. Prof. Sebastião Lauro Nau, Dr. Eng. Set17

Motores Elétricos de Indução Trifásicos. Prof. Sebastião Lauro Nau, Dr. Eng. Set17 Motores Elétricos de Indução Trifásicos Prof. Sebastião Lauro Nau, Dr. Eng. Set17 SUMÁRIO (aproximado): Transdutores elétricos, mecânicos e eletromecânicos; Circuitos Magnéticos; Introdução aos Motores

Leia mais

Circuitos magnéticos e materiais magnéticos

Circuitos magnéticos e materiais magnéticos CAPÍTULO 1 Circuitos magnéticos e materiais magnéticos O objetivo deste livro é o estudo dos dispositivos usados na interconversão de energias elétrica e mecânica. É dada ênfase às máquinas rotativas eletromagnéticas,

Leia mais

HISTERESE FERROMAGNÉTICA

HISTERESE FERROMAGNÉTICA HISTERESE FERROMAGNÉTICA Introdução Um material magnetizado é descrito pelo seu vetor de magnetização M definido como o momento de dipolo magnético por unidade de volume. M = dm dv (1) De acordo com o

Leia mais

SEL 404 ELETRICIDADE II. Aula 05

SEL 404 ELETRICIDADE II. Aula 05 SL 404 LTRICIDAD II Aula 05 Revisão xcitação em corrente alternada: rms max fn max 4,44 fn max 4,44 fna n B max e f t Revisão Indutância: L N l A N Indutância na presença de entreferro: L 0N g A N g A

Leia mais

1ª. LISTA DE EXERCICIOS 2016 PEA 2306 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

1ª. LISTA DE EXERCICIOS 2016 PEA 2306 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA 1ª. LISTA DE EXERCICIOS 2016 PEA 2306 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Prof. José Roberto Cardoso Circuitos Magnéticos 1. Um núcleo toroidal de seção transversal 1 cm 2 e comprimento médio 15 cm é envolvido

Leia mais

Máquinas elétricas CC / CA

Máquinas elétricas CC / CA Máquinas elétricas CC / CA Endereço com material http://sites.google.com/site/disciplinasrgvm/ Ementa Fundamentos das máquinas de corrente contínua, geradores e motores de corrente contínua em regime permanente.

Leia mais

Materiais Magnéticos Utilizaveis: Ferromagnéticos e Ferrimagnéticos

Materiais Magnéticos Utilizaveis: Ferromagnéticos e Ferrimagnéticos Materiais Magnéticos Utilizaveis: Ferromagnéticos e Ferrimagnéticos INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO COMPORTAMENTO MAGNÉTICO Campo Molecular Dominante Estado ferromagnético M S magnetização de saturação T

Leia mais

Aula 1 - Circuitos Magnéticos

Aula 1 - Circuitos Magnéticos Aula 1 - Circuitos Magnéticos Tópicos 1. Introdução 2. Circuito Magnético 3. Indutância 4. Alimentação em Corrente Contínua 5. Alimentação em Corrente Alternada 6. Fluxo de Dispersão e Fluxo Mútuo 7. Indutância

Leia mais

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo 01) Para o eletroimã da figura abaixo, determine: a) Calcule a densidade de fluxo no núcleo; b) Faça um esboço das linhas de campo e

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ENERGIA E AUTOMAÇÃO ELÉTRICAS PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ENERGIA E AUTOMAÇÃO ELÉTRICAS PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO PEA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ENERGIA E AUTOMAÇÃO ELÉTRICAS PEA-11: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO Produção de Forças 1 Introdução à Eletromecânica e à Automação PEA11 Produção de Forças

Leia mais

CIRCUITOS MAGNÉTICOS LINEARES E NÃO LINEARES

CIRCUITOS MAGNÉTICOS LINEARES E NÃO LINEARES 7 9 CIRCUITOS MAGÉTICOS LIEARES E ÃO LIEARES Circuitos magnéticos são usados para concentrar o efeito magnético de uma corrente em uma região particuar do espaço. Em paavras mais simpes, o circuito direciona

Leia mais

LABORATÓRIO INTEGRADO III

LABORATÓRIO INTEGRADO III FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO INTEGRADO III Experiência 03: Ensaio de Vazio e Curto em Transformadores Trifásicos Prof. Norberto Augusto Júnior USJT

Leia mais

Conversão de Energia I

Conversão de Energia I Departamento de Engenharia Elétrica Aula 3.4 Máquinas de Corrente Contínua Prof. Clodomiro Unsihuay Vila Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução

Leia mais

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Circuitos Elétricos Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Circuitos Magnéticos Os circuitos magnéticos são empregados com o intuito de concentrar o efeito magnético em uma dada região do espaço.

Leia mais

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes Cap. 29 Campos Magnéticos Produzidos por Correntes Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 1 Campos Magnéticos Produzidos por Correntes Campos

Leia mais

Características Básicas dos Transformadores

Características Básicas dos Transformadores Características Básicas dos Transformadores (Roteiro No 2) Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Energia Elétrica Juiz de Fora, MG 36036-900 Brasil 2018 (UFJF) Lab Maq I 2018 1 / 35 Introdução

Leia mais

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA - CEE

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA - CEE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA - CEE Na engenharia existe um conjunto vasto de sistemas que promovem uma transformação de energia, convertendo energia elétrica em mecânica e vice-versa. Esta disciplina

Leia mais

Projeto Físico de Indutores e Transformadores em Alta Freqüência

Projeto Físico de Indutores e Transformadores em Alta Freqüência Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica e Transformadores em Alta Freqüência Eletrônica de Potência II - Laboratório Instituto de Eletrônica de Potência Introdução Projeto

Leia mais

TRANSFORMADOR MONOFÁSICO. Prof. Nelson M. Kanashiro 1. N0ÇÕES DE ELETROMAGNETISMO I I. Densidade de Fluxo Magnético ou simplesmente Campo Magnético,

TRANSFORMADOR MONOFÁSICO. Prof. Nelson M. Kanashiro 1. N0ÇÕES DE ELETROMAGNETISMO I I. Densidade de Fluxo Magnético ou simplesmente Campo Magnético, TRASFORMADOR MOOFÁSCO 1 0ÇÕES DE ELETROMAGETSMO Os materiais magnéticos, denominados como Magnetitas ou Ímãs Permanentes já eram conhecidos pelos gregos a mais de 2500 anos Certas pedras da região da Magnésia

Leia mais

Conversão de Energia I

Conversão de Energia I Departamento de Engenharia Elétrica Aula 3.3 Transformadores Prof. Clodomiro Unsihuay Vila Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica

Leia mais

Conversão de Energia I

Conversão de Energia I Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Aula 4.2 Máquinas de Corrente Contínua Prof. Clodomiro Unsihuay Vila Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas:

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 4.1 Motores Monofásicos Prof. João Américo Vilela Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica

Leia mais

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais.

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais. Conceitos Básicos Eletromagnetismo Na região conhecida como Magnésia descobriu-se que alguns tipos de rocha atraíam umas ás outras e podiam também atrair objetos de ferro. Essas pedras, denominadas magnetitas,

Leia mais

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 07

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 07 SEL 39 COVERSÃO ELETROMECÂCA DE EERGA Aula 07 Revisão Corrente de excitação: circuito elétrico equivalente do eletroímã, desprezando a histerese i φ E i φ Corrente de excitação: circuito elétrico equivalente

Leia mais

Propriedades Magnéticas II

Propriedades Magnéticas II Propriedades Magnéticas II INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO COMPORTAMENTO MAGNÉTICO Ferromagnéticos e ferrimagnéticos Agitação Térmica: Enfraquece as forças de acoplamento entre dipolos, mesmo na presença

Leia mais

MODELIZAÇÃO DE UM ALTIFALANTE

MODELIZAÇÃO DE UM ALTIFALANTE Temática Máquinas Eléctricas Capítulo Conversão Electromagnética Secção MODELIZAÇÃO DE UM ALTIFALANTE INTRODUÇÃO Este problema foca a modelização de um altifalante. pré-requisito: nível : duração estimada

Leia mais