Ferramentas para suporte telemático a processos de ensino/aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramentas para suporte telemático a processos de ensino/aprendizagem"

Transcrição

1 Ferramentas para suporte telemático a processos de ensino/aprendizagem Eduardo Luís Cardoso Centro de Formação e Informação Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa Resumo Num contexto de crescente potencial para a aplicação das tecnologias em Educação, focamos nas tecnologias de comunicação associadas à rede Internet que permitem perspectivar a generalização de suporte telemático a processos de ensino/aprendizagem. Apresentamos duas ferramentas desenvolvidas com os objectivos de demonstrar funcionalidades educacionais sobre a Internet, de promover a aplicação deste tipo de ferramentas em processos reais de ensino/aprendizagem, e de permitir a realização de estudos de avaliação de contextos de suporte telemático a ensino/aprendizagem. Introdução Três factores desenvolveram-se simultaneamente alterarando o potencial da tecnologia como ferramenta em educação (Awbrey, 1996). Primeiro, a convergência de tecnologias no formato digital que pelas possibilidades de interacção, modelização e feedback expandem as fronteiras da educação.

2 Segundo, as actuais teorias cognitivas da aprendizagem propõe métodos, adaptados à aplicação das novas tecnologias que promovem alunos/formandos mais activos e envolvidos na resolução de problemas. Terceiro, as mudanças sociais que estão a ocorrer e que envolvem alterações na própria natureza do emprego obrigam a alterações na forma como se educam os profissionais de amanhã nomeadamente em termos de competências de abstração, pensamento, experimentação e capacidades de colaboração, de uma forma autónoma e activa. Por outro lado, num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, deve ser dada especial atenção às formas de usar a tecnologia na educação e preparar as pessoas para o seu domínio da vida e no trabalho. (Unesco, 1996). Suporte Telemático via Internet As tecnologias da comunicação, e em particular as tecnologias associadas à rede Internet permitem perspectivar a generealização de soluções de suporte telemático a processos de ensino/aprendizagem. Podem ser considerados três contextos em que a telemática pode contribuir para melhorar estes processos a vários níveis (Trentin, 1996), que para a rede Internet podem ser especificados da seguinte forma: 1. O primeiro contexto, é o da utilização das funções mais características da rede Internet, ou seja como ferramenta poderosa para: - comunicação interpessoal (via serviços como correio electrónico, grupos de discussão, listas de distribuição temáticas, etc.) - navegação e acesso a fontes de informação distribuída (via serviços como World Wide Web - WWW; consulta de Bases de Dados, etc.). Embora de qualidade variável a Internet permite o acesso a fontes de informação em múltiplas áreas (Ferreira, 1996).

3 As implicações pedagógicas deste tipo de aplicações são implícitas ao próprio processo de ensino/aprendizagem, ao retirar as vantagens de um sistema de comunicação potente e flexível. Ao facilitar o acesso de alunos e professores a informações e a outras pessoas, a Web pode contribuir para uma maior aproximação à realidade de qualquer tipo de aprendizagem. A procura de informações e contactos na Web embora exiga competências em pesquisa e manipulação de dados é também uma forma de exercitar a curiosidade intelectual natural e de promover a pesquisa do tipo bibliográfica (Kearsley, 1996). O fomento da comunicação interpessoal associada nomeadamente aos trabalhos escolares escritos, promove uma dimensão de maior realismo e a exposição alargada desses trabalhos com consequências expectáveis a nível da motivação dos alunos e do desenvolvimento de capacidades de apresentação e debate de ideias e propostas. Exemplos de projectos educativos podem começar por trabalhos organizados de pesquisas bibliográficas sobre a rede ou a partilha de materiais de ensino através de servidores dedicados à Educação. 2. Um segundo contexto é o da utilização da rede Internet para suportar projectos educativos que embora podendo ser realizados sem o uso da rede, ganham valor acrescentado em termos pedagógicos, promovendo uma aprendizagem em cooperação, novas perspectivas e novas formas de abordar actividades e conseguindo um maior envolvimento e motivação dos alunos. Ao incluir o trabalho via rede nas actividades educativas, os alunos têm a possibilidade de alargar o seu conhecimento dos assuntos em estudo e ultrapassar uma compreensão baseada apenas em situações e experiências de âmbito local (Jonassen, 1993). Ao oferecer aos alunos a facilidade da publicação na rede dos seus trabalhos a rede promove a motivação e também a competição e a colaboração entre os alunos. Os trabalhos podem conter ligações a outras fontes de informação consultadas e permitir actualizações ou comentários de quem acede aos trabalhos. Podem-se assim estabelecer e dinamizar redes de contactos que facilitem trabalhos colaborativos (Kearsley, 1996).

4 Exemplos de projectos educativos deste tipo podem ser a produção em cooperação de publicações electrónicas como uma revista ou jornal envolvendo várias escolas com um âmbito temático ou regional, organizar trabalhos em grupo com interacções à distância com outras escolas, centros de competência, etc., ou a promoção de correspondência internacional organizada no âmbito das disciplinas de línguas estrangeiras. 3. O terceiro contexto é o da utilização da rede Internet como factor chave na adopção de novos processos de ensino/aprendizagem que exigem e pressupõem a existência da rede. Aqui a ideia fundamental é o ensino na rede, o que pode ser designado por tele-ensino. Na organização actual do sistema educativo, este contexto poderá eventualmente ter mais interesse não para o ensino a alunos mas para a formação contínua de professores e para o apoio à formação de professores no local de trabalho. Para assegurar o seu valor educacional, os projectos educativos envolvendo a Internet têm que ser talvez mais organizados e estruturados do que os projectos não suportados em tecnologias de comunicação (Trentin, 1996). De facto a enorme quantidade e a diferente qualidade de informação existente na rede, bem como a multiplicidade de interacções e contactos facilmente promovidos e a própria velocidade de transmissão de informação podem gerar uma grande dispersão com um valor diminuto ou mesmo prejudicial ao desenvolvimento de projectos educativos. Desenvolvimentos concretizados Apresentamos duas ferramentas desenvolvidas com os objectivos de demonstrar funcionalidades educacionais sobre a Internet, de promover a aplicação deste tipo de ferramentas em processos reais de ensino/aprendizagem, e de permitir a realização de estudos de avaliação de contextos de suporte telemático a ensino/aprendizagem. Trata-se do trabalho iniciado de concepção e desenvolvimento de um protótipo de material educacional multimédia sobre Internet e de uma aplicação de pesquisa bibliográfica em bases de dados comuns nas Bibliotecas nacionais.

5 TQT - Formação em Qualidade Na perspectiva de disponibilizar materiais educacionais em formatos adequados a uma flexibilização da oferta de formação contínua e ao longo da vida, no domínio da Qualidade Total têm-se procurado desenvolver em cooperação europeia uma linha de materiais educacionais multimédia (CD-ROM s e manuais de exploração) com apoios iniciais do programa FORCE e actualmente da iniciativa comunitária ADAPT (Cardoso, 1996), designada TQT-Formação em Qualidade (TQT Europe, 1996). Neste contexto foi também desenvolvida uma versão do TQT - CD I em formato Internet (Html/Java) que mantém as funcionalidades da versão em CD bem como as características multimédia, nomeadamente em termos de som e animações, estando desenvolvida apenas uma parte do conteúdo. Esta versão designada TQT-Online permite perspectivar aplicações de baixo custo e de maior flexibilidade, permitindo ainda de forma facilitada o teste de desenvolvimentos adicionais das características e funcionalidades do sistema. Uma versão protótipo deste material educacional está disponível em constituíndo um exemplo de uma ferramenta para suporte telemático a acções de formação e informação na área. Está em preparação uma avaliação do sistema educacional TQT em termos de usabilidade e de navegação a implementar em contexto de formação real. Pretende-se obter feedback da utilização do sistema recorrendo para além de métodos directos de interrogação aos formandos, a software de monitorização e registo da utilização do sistema. WebBase - pesquisa bibliográfica Também na perspectiva de disponibilização de ferramentas que permitam generalizar e facilitar o acesso a informação técnico-científicas e nomeadamente a bases de dados de

6 registos bibliográficos foi desenvolvido um sistema de software para pesquisa a partir das interfaces da Internet às bases de dados do PorBase. Sendo o PorBase a aplicação mais utilizada para registo bibliográfico, o sistema desenvolvido e designado WebBase, constitui uma ferramenta para suporte telemático aos processos de ensino/aprendizagem em geral. Prepara-se a utilização generalizada da aplicação WebBase em contexto escolar e prevêse também a sua utilização em sistemas integrados de apoio à formação. Referências Bibliográficas AWBREY, S., (1996), Successfully Integrating New Technologies into the Higher Education Curriculum, in Educational Technology Review, pg. 7-9 and 17 CARDOSO, E.L., (1996), Desenvolvimento de Software Educativo, in Actas do I Simposium "Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, UNESCO, (1996), Educação, um tesouro a descobrir, in Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI FERREIRA, E., (1996), A Internet como Fonte de Informação para Engenharia, in Ingenium, 2ª série, nº 8, pg JONASSEN, D. (1993), A manifesto for a constructivist approach to uses of technology in higher education, in T.M. Duffy, et al. (Eds), Designing environments for constructive learning, pp

7 KEARSLEY, G., (1996), The World Wide Web: Global Access to Education, in Educational Technology Review - Applications & Issues, p TQT Europe (1996), TQT CD - Formação em Qualidade, McGraw-Hill TRENTIN, G., (1996), Internet: Does It Really Bring Added Value to Education?, in International Journal of Educational Telecommunications, Volume 2, nº 2/3, pp

Divulgar conteúdos e partilhar experiências usando a World Wide Web

Divulgar conteúdos e partilhar experiências usando a World Wide Web Divulgar conteúdos e partilhar experiências usando a World Wide Web I Seminário sobre o Estado da Sociedade de Informação em Portugal e Espanha, 24-25 Setembro, 2001 Luís Manuel Borges Gouveia lmbg@ufp.pt

Leia mais

O e-learning para suporte ao ensino presencial universitário

O e-learning para suporte ao ensino presencial universitário Aveiro, 20 de Outubro de 2005 O e-learning para suporte ao ensino presencial universitário Luis Borges Gouveia Professor Associado, FCT, UFP lmbg@ufp.pt Sociedade da Informação A Sociedade da Informação

Leia mais

Carlos Vaz de Carvalho

Carlos Vaz de Carvalho Carlos Vaz de Carvalho Profissional Prof. Adjunto Dep. Eng. Informática (ISEP) Director de E-Learning ISEP/IDT Académico Licenciado e Mestre em Eng. Electrotécnica Doutoramento em Sistemas e Tecnologias

Leia mais

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares Colaboração Instituto Nacional de Estatística Rede de Bibliotecas Escolares António Nogueira * No ano em que decorre o 75º Aniversário da criação do Instituto Nacional de Estatística e o 14º ano de existência

Leia mais

Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano

Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano Trabalho realizado no âmbito da disciplina As TIC no Ensino das Ciências e da Matemática. Departamento de Educação da

Leia mais

Ensino Virtual e e-learning a experiência da Univerisidade Fernando Pessoa

Ensino Virtual e e-learning a experiência da Univerisidade Fernando Pessoa Jornadas Prof 2000 Aveiro, 27 de Abril de 2005 Centro Cultural de Congressos Ensino Virtual e e-learning a experiência da Univerisidade Fernando Pessoa Luis Borges Gouveia Professor Associado, FCT, UFP

Leia mais

Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística

Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística Modalidade: Oficina de Formação; Destinatários: Docentes dos grupos 250 e 610 Pretendia-se com esta acção de

Leia mais

O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues

O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues Portfolio - Definição - Pressupostos - Âmbito de Utilização - Objectivos - Características - Vantagens

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 O plano da acção que se apresenta pretende ser um documento orientador das acções a desenvolver pela Biblioteca

Leia mais

Um pouco de história

Um pouco de história Comemorando o décimo ano de funcionamento das páginas na World Wide Web Luis Borges Gouveia 1996 2005 (valores de Fevereiro de 2005) http://www.ufp.pt/~lmbg Universidade Fernando Pessoa Um pouco de história

Leia mais

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória aponta para uma educação escolar em que os alunos constroem e sedimentam uma cultura científica

Leia mais

Perfil do Professor em Tecnologias de Informação e Comunicação

Perfil do Professor em Tecnologias de Informação e Comunicação Perfil do Professor em Tecnologias de Informação e Comunicação ATITUDES Inovação tecnológica Abertura à tecnologia Aceitação da tecnologia Capacidade de adaptação/mudança do papel do professor O professor

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA OBJECTIVOS DA DISCIPLINA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA DISCIPLINA... 2

FICHA DE DISCIPLINA OBJECTIVOS DA DISCIPLINA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA DISCIPLINA... 2 Licenciatura em Engenharia Mecânica Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial Licenciatura em Engenharia Informática e Computação João Falcão e Cunha João Mendes Moreira Sistemas de Informação 3º

Leia mais

O ensino a distância e a utilização de jogos online

O ensino a distância e a utilização de jogos online O ensino a distância e a utilização de jogos online Martinha Piteira mpiteira@gmail.com Agenda Enquadramento Geral: A Mudança. O Ensino a Distancia: introdução à realidade portuguesa. O papel das novas

Leia mais

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas.

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas. Projecto de Cadastro de Infra-Estruturas mario.freitas@anacom.pt Introdução Proponente Vectores Estratégicos Visão Estratégica para o Projecto de Gestão de Cadastro de Infra-Estruturas de Comunicações

Leia mais

Formação Pedagógica de Docentes. 2º Semestre do Ano Lectivo 2005/06

Formação Pedagógica de Docentes. 2º Semestre do Ano Lectivo 2005/06 Formação Pedagógica de Docentes 2º Semestre do Ano Lectivo 2005/06 Curso S2.1 HTML e Concepção de Websites 1 Formadores: Fausto Mourato e Luis Soares. 2 Duração: 24 horas, repartidas por 4 dias. 3 Calendário:

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 5/2010. Plataformas de Gestão de Aprendizagem (LMS) Modalidade: Curso de Formação

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 5/2010. Plataformas de Gestão de Aprendizagem (LMS) Modalidade: Curso de Formação Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Acção n.º 5/2010 Plataformas de Gestão de Aprendizagem (LMS) Modalidade: Curso de Formação

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS Formulário de preenchimento obrigatório,

Leia mais

Produtos e Serviços 4porQuatro. - Net Solutions Quatro. - Soluções de Imagem Quatro. - Soluções de Consultoria Quatro

Produtos e Serviços 4porQuatro. - Net Solutions Quatro. - Soluções de Imagem Quatro. - Soluções de Consultoria Quatro Produtos e Serviços 4porQuatro - Net Solutions Quatro - Soluções de Imagem Quatro - Soluções de Consultoria Quatro - A 4porQuatro O cerne da empresa baseia-se numa sinergia de conhecimentos de diversas

Leia mais

Software de Gestão de Percursos. Manual de Utilização. Versão

Software de Gestão de Percursos. Manual de Utilização. Versão Software de Gestão de Percursos Manual de Utilização Versão 1.0 2007-06-28 1 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Princípios orientadores... 3 Descrição geral... 3 Acolhimento... 4 Etapas do percurso de

Leia mais

Resumo do relatório de auto-avaliação da biblioteca escolar 2009/2010. A. Apoio ao desenvolvimento curricular

Resumo do relatório de auto-avaliação da biblioteca escolar 2009/2010. A. Apoio ao desenvolvimento curricular Resumo do relatório de auto-avaliação da biblioteca escolar 2009/2010 A. Apoio ao desenvolvimento curricular A.1 Articulação curricular da BE com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica

Leia mais

PROJETO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO

PROJETO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO PROJETO DE LEITURA A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E M O U R E DO AGRUPAMENTO PROJETO-PILOTO DE PROMOÇÃO DE LEITURA QUIOSQUE DE LEITURAS P R O P O S T A D A S B I B L I O T E C A S E S C O L

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA. Centro de Audiovisuais e-learning. Projecto e-iscte

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA. Centro de Audiovisuais e-learning. Projecto e-iscte Projecto e-iscte Liliana Silva @@@ João Monteiro @@@ Rui Marinheiro liliana.silva@iscte.pt; joao.monteiro@iscte.pt; rui.marinheiro@iscte.pt 26 de Setembro de 2006 1 1. Campus ISCTE INSTITUTO SUPERIOR DE

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VENDAS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VENDAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VENDAS Planificação anual de: Organizar e Gerir a Actividade - Ano Letivo 2014/2015 11.ºAno Turma, J Professor: Jaime Murta 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A

Leia mais

Plano Estratégico do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Plano Estratégico do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais 1. Introdução O Plano Estratégico é um instrumento de gestão orientado para a produção de decisões e de acções que guiam o que uma organização quer alcançar a partir da formulação do que é. A elaboração

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO SECRETARIA Serviço ou Organismo NIF FICHA DE AVALIAÇÃO PARA OS DIRIGENTES DE NÍVEL INTERMÉDIO A preencher pelo avaliador Avaliador Cargo NIF Avaliado Cargo Unidade orgânica NIF Período em avaliação a 1.

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

FORM COMMERCE FICHA DE CARACTERIZAÇÃO ÍNDICE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM VITRINISMO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO

FORM COMMERCE FICHA DE CARACTERIZAÇÃO ÍNDICE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM VITRINISMO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO FORM COMMERCE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM VITRINISMO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO FICHA DE CARACTERIZAÇÃO ÍNDICE I. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO... 2 Entidade Promotora... 2 Nº Projecto e Designação... 2 Área de

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO. Centros de Documentação Europeia ANEXO III ORIENTAÇÕES PARA O ACORDO DE PARCERIA

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO. Centros de Documentação Europeia ANEXO III ORIENTAÇÕES PARA O ACORDO DE PARCERIA Ref. Ares(2018)2591627-18/05/2018 COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO Representação em Portugal Centros de Documentação Europeia ANEXO III ORIENTAÇÕES PARA O ACORDO DE PARCERIA O objetivo do

Leia mais

MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR - INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE MELHORIA CONTÍNUA

MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR - INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE MELHORIA CONTÍNUA MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR - INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE MELHORIA CONTÍNUA Luísa Correia. Modelos e práticas de Auto-avaliação de Bibliotecas Escolares RBE Outubro/Dezembro 2010 Pressupostos

Leia mais

Escola Superior de Educação de Viseu FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO 1.º CICLO NA ÁREA DE MATEMÁTICA. Proposta

Escola Superior de Educação de Viseu FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO 1.º CICLO NA ÁREA DE MATEMÁTICA. Proposta Escola Superior de Educação de Viseu FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO 1.º CICLO NA ÁREA DE MATEMÁTICA Proposta Preâmbulo A formação contínua de professores, não tem em Portugal, na última década, uma

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO. - Formação Pedagógica Inicial De Formadores. Presencial. (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP)

PROGRAMA DO CURSO. - Formação Pedagógica Inicial De Formadores. Presencial. (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP) PROGRAMA DO CURSO - Formação Pedagógica Inicial De Formadores Presencial (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP) Em parceria com: Índice 1. Destinatários Pág. 3 2. Objetivo Geral Pág. 3 3. Objetivos

Leia mais

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local 12 ª CLAD - 2007 Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIDADE DIGITAL PARA A ADMINISTRAÇÃO LOCAL Joaquim Borges Gouveia, UAveiro, Portugal

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES (ACTIVIDADE VOCACINAL C PROCESSAMENTO DIGITAL MULTIMÉDIA WEB) 3º CICLO PLANIFICAÇÃO BIÉNIO 2015

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Bibliotecas Escolares grupamento de Escolas de Eugénio de Castro ibliotecas Escolares Professoras bibliotecárias: Paula Fidalgo e Maria João Olaio Plano de acção 2009- Página 0 grupamento de Escolas de Eugénio de Castro ibliotecas

Leia mais

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)?

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O Liderança para a Mudança é um programa de aprendizagem activa para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente

Leia mais

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS SUZETE KEINER SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS CIOS Orientador: Prof.. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto ROTEIRO Introdução Objetivos Informática na Educação Etapas de Implantação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio )

Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio ) Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio 2009-2013) Nota explicativa O presente Plano de Acção, visa a gestão integrada das quatro bibliotecas existentes no

Leia mais

e-learning e gestão de conteúdos o conceito EFT WEB

e-learning e gestão de conteúdos o conceito EFT WEB e-learning e gestão de conteúdos o conceito EFT WEB Luís Manuel Borges Gouveia, UFP Joaquim José Borges Gouveia, DEGEI, UA Objectivos do sistema infraestrutura de oferta de conteúdos para acções de educação,

Leia mais

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida;

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida; São nossos objectivos: 1ª fase: Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Alargar e consolidar a rede de parcerias de forma a fomentar e a criar novos recursos, propiciando condições

Leia mais

Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando

Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando Módulo 5: Trabalho de Aplicação Pedagógica (TAP) Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando Índice Guia de Exploração Pedagógica do Módulo - Formando 1. Enquadramento do Módulo 1.1. Introdução

Leia mais

Do i-government ao c-government. O Papel do Governo na Promoção da Inovação Tecnológica e nas Redes de Cooperação. 21 de Fevereiro de 2008

Do i-government ao c-government. O Papel do Governo na Promoção da Inovação Tecnológica e nas Redes de Cooperação. 21 de Fevereiro de 2008 Do i-government ao c-government O Papel do Governo na Promoção da Inovação Tecnológica e nas Redes de Cooperação 21 de Fevereiro de 2008 Resumo da Apresentação Caso Prático: Projecto CERDIGSEG Huelva,

Leia mais

Descrição do Curso de Verão

Descrição do Curso de Verão Descrição do Curso de Verão Portugal - 1 de 7 - Introdução O BEST Board of European Students of Technology é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que reúne estudantes de Engenharia,

Leia mais

Proposta de actividade pedagógica com recurso à plataforma WIZIQ

Proposta de actividade pedagógica com recurso à plataforma WIZIQ UNIVERSIDADE DE LISBOA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO Proposta de actividade pedagógica com recurso à plataforma WIZIQ Autor João Raimundo de Freitas Ferreira MESTRADO EM TIC E EDUCAÇÃO 2010/2011 Notas prévias

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular.

AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular. O MODELO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular. ESRDL/CREM CREM/Carlos Carlos Carvalho 1 Interacção Sociedade-Escola Escola-NTI Vivemos

Leia mais

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da ESEG

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da ESEG Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da ESEG De acordo com o documento orientador de 2005 e o An para o 1º e 2º anos, 2 B elaborados pela Comissão de

Leia mais

TIC e Inovação Curricular História de algumas práticas

TIC e Inovação Curricular História de algumas práticas TIC e Inovação Curricular História de algumas práticas Era uma vez um processo de investigação Agora vão a www.pensamentocritico.com e clicam em Respostas!!! AVALIAÇÃO FORMATIVA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 O plano da acção que se apresenta pretende ser um documento orientador das acções a desenvolver pela Biblioteca

Leia mais

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS Carla Barros Amaral Irene Mari Pereira João José Bignetti Bechara EDM 5053 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências

Leia mais

O que é o BEST? O BEST Board of European Students of Technology é a maior associação europeia de estudantes de Engenharia, Ciências e Tecnologia.

O que é o BEST? O BEST Board of European Students of Technology é a maior associação europeia de estudantes de Engenharia, Ciências e Tecnologia. O que é o BEST? O BEST Board of European Students of Technology é a maior associação europeia de estudantes de Engenharia, Ciências e Tecnologia. Foi criado em 1989 em Berlim, com o objectivo de promover

Leia mais

acesso à informação local e global, para as aprendizagens curriculares e individuais,

acesso à informação local e global, para as aprendizagens curriculares e individuais, Mesa redonda: As bibliotecas escolares: plataforma para o acesso à informação local e global, para as aprendizagens curriculares e individuais, para as literacias e para o conhecimento Intervenção de Manuela

Leia mais

Eng.º Silvio Almada Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI

Eng.º Silvio Almada   Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Eng.º Silvio Almada Email: silvio.almada@aapsi.og.ao Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Junho de 2014 1 AAPSI - Sumário 2 EaD & TIC s - Introdução Declaração Universal dos Direitos

Leia mais

Repositórios na Web. praticar ao Sábado

Repositórios na Web. praticar ao Sábado Universidade do Minho Instituto de Educação e Psicologia Repositórios na Web VIII Oficinas de Formação praticar ao Sábado Organização: Proformar / Educom Delimitação do conceito e do contexto de repositório

Leia mais

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014 ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO - 2013/2014 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Compreender a evolução das tecnologias de informação

Leia mais

Código interno: LIS CAPPV IF T1 2017/2018; LIS CAPPV IF T2 2017/2018; Campus: Lisboa Data de aprovação desta versão: 30/05/2017

Código interno: LIS CAPPV IF T1 2017/2018; LIS CAPPV IF T2 2017/2018; Campus: Lisboa Data de aprovação desta versão: 30/05/2017 DESIGNAÇÃO Nome: Pós-Produção Vídeo Carga horária total: 300 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Estudantes e profissionais vocacionados para

Leia mais

Plano de Actividades 2011

Plano de Actividades 2011 Plano de Actividades 2011 Introdução As actividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Educação têm como referência a sua missão consultiva, instituída no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

A BE e as TIC. Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

A BE e as TIC. Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel A BE e as TIC Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel 2010-2011 Projetos TIC Nome do agrupamento: Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel Distrito: Coimbra Concelho:Coimbra Morada: Ponte de Eiras

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE GAUDIUM SCIENDI

INFORMAÇÕES SOBRE GAUDIUM SCIENDI DIRECTORA: Maria Laura Bettencourt Pires CONTACTOS: Revista Gaudium Sciendi, Palma de Cima 1649-023 Lisboa, Portugal Telefone: +351 217 214 136; e-mail: gsciendi@fch.lisboa.ucp.pt INTERNATIONAL STANDARD

Leia mais

Tutor de Formação a Distância

Tutor de Formação a Distância P ERFIL, D ELTAC ONSULTORES EM CONSÓRCIO Tutor de Formação a Distância Ficha Técnica Autores: Alcino Ferreira da Silva e Gabriela Paleta Título: Programa do Curso de Tutor de Formação a Distância Coordenação

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE GAUDIUM SCIENDI

INFORMAÇÕES SOBRE GAUDIUM SCIENDI DIRECTORA: Maria Laura Bettencourt Pires CONTACTOS: Revista Gaudium Sciendi, Sociedade Científica, Palma de Cima 1649-023 Lisboa, Portugal Telefone: +351 217 214 136; e- mail: gsciendi@fch.lisboa.ucp.pt

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 ÍNDICE 1. 2. 3. 4. Introdução Caracterização do contexto geral de desenvolvimento do plano Caracterização do contexto específico de desenvolvimento do plano Guião operacional

Leia mais

Resultados do Projeto de Melhoria 5ª Edição da Semana Aberta. Um Espaço Aberto à Comunidade

Resultados do Projeto de Melhoria 5ª Edição da Semana Aberta. Um Espaço Aberto à Comunidade Resultados do Projeto de Melhoria 5ª Edição da Semana Aberta Um Espaço Aberto à Comunidade Fevereiro / 2015 INDÍCE Semana Aberta Um Espaço Aberto à Comunidade Relatório Anual I. Introdução II. III. IV.

Leia mais

ANEXO I. Competências do Licenciado em Tecnologias da Informação. Ramo de Tecnologias da Informação e da Comunicação

ANEXO I. Competências do Licenciado em Tecnologias da Informação. Ramo de Tecnologias da Informação e da Comunicação Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área de formação ANEXO Os quadros seguintes ilustram a contribuição das diversas unidades curriculares para o desenvolvimento das competências definidas

Leia mais

Streaming Technologies and e-learning 2.0 Environments

Streaming Technologies and e-learning 2.0 Environments Streaming Technologies and e-learning 2.0 Environments ISEC, 09 de Março o de 2007 Carlos Adão carlos@localweb.pt Sumário Motivação para os projectos Streaming Synchronized Streaming Media e-learning 2.0

Leia mais

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Didáctica das Ciências Humanas e Sociais numa Perspectiva Interdisciplinar Acção 26 / 2009

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Didáctica das Ciências Humanas e Sociais numa Perspectiva Interdisciplinar Acção 26 / 2009 1 DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Didáctica das Ciências Humanas e Sociais numa Perspectiva Interdisciplinar Acção 26 / 2009 N.º Acreditação: CCPFC/ACC-53332/08 Modalidade: Oficina de Formação Total

Leia mais

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação Projecto de Apoio à Literacia Pesquisa e tratamento de informação Se não sabemos para onde vamos, arriscamo-nos a nunca mais lá chegar. Provérbio Tuaregue Introdução A sociedade do século XXI exige que,

Leia mais

Despacho Conjunto n.º 198/99, de 3 de Março

Despacho Conjunto n.º 198/99, de 3 de Março Despacho Conjunto n.º 198/99, de 3 de Março O regime jurídico da formação especializada de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário foi aprovado pelo Decreto Lei n.º 95/97,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Página 1 Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Leia mais

SIBUL. Relato de uma experiência. Ana Cosmelli Maria Leal Vieira Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa

SIBUL. Relato de uma experiência. Ana Cosmelli Maria Leal Vieira Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa SIBUL Relato de uma experiência ontem, hoje, amanhã Ana Cosmelli Maria Leal Vieira Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa 1 Índice Introdução Ontem Implementação e caracterização do SIBUL Dados

Leia mais

APLICAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA AO 2º CICLO DE ESTUDOS

APLICAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA AO 2º CICLO DE ESTUDOS APLICAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA AO 2º CICLO DE ESTUDOS Texto adaptado por Alda Pereira e Lúcia Amante do documento Modelo Pedagógico da Universidade Aberta (documento interno) A Universidade

Leia mais

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 (RE) PENSANDO A ESCOLA COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 (RE) PENSANDO A ESCOLA COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E ÍNDICE GERAL Agradecimentos...IV Resumo... V Abstract...VI Índice das figuras...xi Índice dos Gráficos... XII Índice dos organigramas... XIII Índice das tabelas... XIV INTRODUÇÃO... 17 1. Problema... 18

Leia mais

Resumo. Luis Borges Gouveia

Resumo. Luis Borges Gouveia Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais 2, 3 e 4 de Maio de 2005 Aveiro, Portugal A Sociedade da Informação e do Conhecimento e as novas competências Luis Borges Gouveia Professor

Leia mais

Desafios que se colocam ao Ensino Universitário no século XXI uma reflexão a partir de várias vozes.

Desafios que se colocam ao Ensino Universitário no século XXI uma reflexão a partir de várias vozes. Desafios que se colocam ao Ensino Universitário no século XXI uma reflexão a partir de várias vozes nilzacosta@ua.pt ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO (1) ENSINO SUPERIOR SEC. XXI 1ª 2ª PROPOSTAS ORIENTADORAS

Leia mais

promovam a reflexão sobre temáticas fundamentais relacionadas com a aprendizagem da Matemática.

promovam a reflexão sobre temáticas fundamentais relacionadas com a aprendizagem da Matemática. Áreas prioritárias no apoio ao sistema educativo 1º ciclo área da Matemática Perspectivas sobre o trabalho a ser desenvolvido na área da Matemática Proposta Enquadramento A visão de que o ensino da Matemática,

Leia mais

2010/2011 OBJECTIVOS E MISSÃO DA BE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NELAS

2010/2011 OBJECTIVOS E MISSÃO DA BE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NELAS 2010/2011 OBJECTIVOS E MISSÃO DA BE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NELAS OBJECTIVOS DA BIBLIOTECA ESCOLAR «At the moment that we persude a child, any child, to cross that threshold, that magic threshold into

Leia mais

Jornadas ESEIG Luís Borges Gouveia, 29 de Abril, 2009

Jornadas ESEIG Luís Borges Gouveia, 29 de Abril, 2009 Ensaio sobre algo mais que tecnologia: tempo de gerir a informação e o conhecimento Jornadas da ESEIG 2009 Politécnico do Porto, Vila do Conde Luís Borges Gouveia 29 de Abril de 2009 Agenda Onde estamos

Leia mais

CARTA DE QUALIDADE DA REDE DE CENTROS DE RECURSOS EM CONHECIMENTO (RCRC)

CARTA DE QUALIDADE DA REDE DE CENTROS DE RECURSOS EM CONHECIMENTO (RCRC) CARTA DE QUALIDADE DA REDE DE CENTROS DE RECURSOS EM CONHECIMENTO (RCRC) 1. Missão A RCRC tem por missão facilitar o acesso a informação estratégica, em vários suportes, aproximar e criar interfaces entre

Leia mais

Jornal escolar Soma&Segue

Jornal escolar Soma&Segue Projeto Jornal escolar Soma&Segue Clube de Jornalismo Coordenação do Jornal Escolar Soma&Segue Paula Correia Projeto jornal escolar Soma&Segue /Clube de Jornalismo A prática da cidadania constitui um processo

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 4/2010. Gestão Integrada da Biblioteca Escolar do Agrupamento. Modalidade: Curso de Formação

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 4/2010. Gestão Integrada da Biblioteca Escolar do Agrupamento. Modalidade: Curso de Formação Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Acção n.º 4/2010 Gestão Integrada da Biblioteca Escolar do Agrupamento Modalidade: Curso

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO

PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO A leitura um bem essencial Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar

Leia mais

Workshop Iniciação à Plataforma Moodle

Workshop Iniciação à Plataforma Moodle Workshop Iniciação à Plataforma Moodle E-LEARNING E PLATAFORMAS LMS 2 E-LEARNING NA ULISBOA Conjunto de práticas de ensino mediado por ambientes online e tecnologias digitais e-learning - Electronic learning

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS Preâmbulo 1. Caracterização O Centro de Investigação João de Deus é um serviço da Escola Superior de Educação João de Deus, onde se desenvolverá o apoio e o acompanhamento

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VENDAS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VENDAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VENDAS Turma, J Planificação anual de: VENDER Ano Letivo 2014/2015 Professor: Jaime Murta 11.ºAno 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Vender integra

Leia mais

CONSELHO. (Comunicações) Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital

CONSELHO. (Comunicações) Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital 7.12.2006 C 297/1 I (Comunicações) CONSELHO Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital (2006/C 297/01) O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

Leia mais

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 plano tecnológico da educação objectivo estratégico e metas objectivo estratégico colocar Portugal entre os cinco

Leia mais

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS DESIGNAÇÃO Nome: Produção e Marketing de Eventos Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Estudantes ou profissionais com

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação PROFISSIONALIZAÇÃO EM SERVIÇO ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO As Propostas de Formação O projecto da ESE de Setúbal para o 1º ano da Profissionalização em Serviço tem em conta a legislação em vigor, que data

Leia mais

PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO

PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO No seguimento das propostas apresentadas por esta Direcção Regional de Educação para o Plano de Acompanhamento dos Centros de Recursos TIC (CRTIC) no ano de 2011, com uma linha orientadora

Leia mais

Redes Colaborativas de Inovação Experiência Mota-Engil Engenharia

Redes Colaborativas de Inovação Experiência Mota-Engil Engenharia Redes Colaborativas de Inovação Experiência Mota-Engil Engenharia 8 º Encontro Nacional de Inovação COTEC 28 Junho 2011 Lisboa Rui Campos 1. Plataforma Colaborativa da Gestão de Inovação - InnovCenter

Leia mais

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIAÇÃO DE VIDEOJOGOS

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIAÇÃO DE VIDEOJOGOS DESIGNAÇÃO Nome: Criação de Videojogos Carga horária total: 300 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Interessados na produção de videojogos e em

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

Avaliação de software educativo como estratégia de Formação de Professores

Avaliação de software educativo como estratégia de Formação de Professores Projecto P E D A C T I CE Jornadas pedagógicas, Barcelona Avaliação de software educativo como estratégia de Formação de Professores Outubro, 2000 www.fpce.ul.pt/pedactice 1 Plano da apresentação 1. Antecedentes

Leia mais

ACEF/1314/13957 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1314/13957 Relatório preliminar da CAE ACEF/1314/13957 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a. Outras

Leia mais

Escola Básica Integrada de Apúlia

Escola Básica Integrada de Apúlia 1. Uma melhor integração do aluno na escola. Escola Básica Integrada de Apúlia Projecto Educativo 2009.2013 Princípios/Valores /Objectivos Gerais 2. Elevar o nível de motivação e satisfação dos alunos

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias Ano Lectivo 2007/08 Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias FR: Luísa Chedas Competências De acordo com os princípios do Decreto lei 6/2001, o Ministério da Educação define um conjunto de competências que

Leia mais

A alfandega versus as Tecnologias de Informação. Desenvolvimento e importância no contexto do comércio electrónico

A alfandega versus as Tecnologias de Informação. Desenvolvimento e importância no contexto do comércio electrónico A alfandega versus as Tecnologias de Informação Desenvolvimento e importância no contexto do comércio electrónico Luís Manuel Borges Gouveia Dezembro /99 Adaptado da apresentação de Rafee Yusoff, Junho

Leia mais