UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA"

Transcrição

1 1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA ARMAZENAGEM DE MATÉRIA PRIMA FARMACÊUTICA Por: Rodrigo Pitaro Arenas Orientador Prof. Jorge Tadeu Vieira Lourenço Rio de Janeiro 2012

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA ARMAZENAGEM DE MATÉRIA PRIMA FARMACÊUTICA Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Logística Empresarial. Por: Rodrigo Pitaro Arenas

3 3 AGRADECIMENTOS Ao corpo docente desta renomada faculdade, aos funcionários e aos colegas.

4 4 DEDICATÓRIA Aos meus pais e irmã, que nunca mediram esforços em me ajudar para que eu alcançasse o êxito merecido. À minha esposa e filhos, que me deram o apoio necessário abrindo mão do nosso tempo juntos para que eu pudesse concluir o trabalho.

5 5 RESUMO Este trabalho, inicialmente, descreve as atividades realizadas atualmente na estocagem e distribuição de matéria-prima farmacêutica e o objetivo deste estudo é demonstrar a importância do armazenamento de matéria-prima farmacêutica adequadamente. A logística tem como princípio o planejamento, organização e controle das atividades de armazenagem e estocagem e o endereçamento que facilita essas operações, pois criteriza locais específicos para armazenar e estocar os materiais. A armazenagem é um processo que tem normas internas referentes a distribuição física como sistemas, padronização, giro, fluxo de movimentação de mercadorias dentro do armazém. O armazenamento farmacêutico é agilizado através de informações que proporcionam rapidez e segurança que determinam condições que levam a qualidade do produto através de técnicas destinadas à armazenagem, que visualizam sempre locais limpos e periodicamente higienizados. O resultado deste estudo é saber a adequação de matérias-primas na armazenagem com instalações e equipamentos para as boas práticas de matéria prima do produto farmacêutico.

6 6 METODOLOGIA A pesquisa descritiva foi utilizada como metodologia, pois se torna uma ferramenta que facilita um levantamento de métodos de armazenagem bem como, equipamentos adequados. Dentre os instrumentos que foram usados para este estudo a internet, livros e revistas que abordaram o tema.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I LOGÍSTICA 09 CAPÍTULO II - CONTROLE E ARMAZENAGEM DE MATÉRIA PRIMA FARMACEUTICA 20 CONCLUSÃO 35 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36 BIBLIOGRAFIA CITADA 38 ÍNDICE 39

8 8 INTRODUÇÃO O armazenamento de matérias-primas pode ser conceituado como um conjunto de atividades relacionadas com o medicamento, com o objetivo de apoiar as ações demandadas por uma empresa. Problematizando que o armazenamento têm ações relacionadas com o abastecimento das matérias-primas em todas e em cada uma das etapas constitutivas, como a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e difusão de informações sobre as matériasprimas como também a educação permanente dos profissionais para assegurar o uso racional das matérias-primas. Para tal afirmação, a estocagem de matérias-primas visa orientar como princípio básico e norteador do sistema formado entre peças bem como etapas de seleção, programação, aquisição, distribuição e dispensação com suas interfaces nas ações da atenção à estocagem. Marin afirma que: As atividades de armazenamento e aquisição, mesmo que envolvam algum investimento inicial, representam uma relação de custo/benefício e custo/efetividade muito favorável em função da redução de perdas da garantia de integridade e da qualidade dos medicamentos. (MARIN, 2003, p.334):

9 9 CAPÍTULO I LOGÍSTICA A nomenclatura logística foi utilizada pelo exército americano há um longo tempo. Foi criada pelos militares como forma de organização na guerra afim agilização de abastecimento. Logistique é um termo francês e tem como um dos seus conceitos: A parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto de desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos. (FERREIRA, 2000). A armazenagem é uma arte que foi construída para se ter um menor custo possível para se comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto. Esta logística tem três funções que a compõem: o planejamento, organização e controle. O espaço físico se torna fundamental devido a sua manutenção dentro do local onde é armazenado o material. As atividades logísticas são compreendidas em: transporte, estocagem, estocagem do material de consumo e manutenção, embalagem, movimentação de materiais, atendimento ao pedido, previsão de estoques, planejamento da produção, suprimentos, serviço ao cliente, localização, controle de estoque incluindo inventários, produção, controle de qualidade, distribuição física e segurança. O controle dos custos aparece na logística para diminuir ou controlar grandes custos com a finalidade de não ter estoque desnecessário.

10 10 Segundo Ballou (2006): [...] comecemos então a desenvolver a metodologia de controle de estoques como uma forma de definir a disponibilidade de produtos e uma identificação dos custos relevantes ao gerenciamento dos níveis de estoques. 1.1 Armazenagem A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor. (Dias, 2005, p. 189) A armazenagem tem como função receber, arrumar e conservar, sendo assim armazenagem devera ser sempre racional e deve atender sempre às necessidades ao longo dos processos que a organização necessita, para que isso aconteça algumas exigências são essenciais. Quantidade: a suficiente para a produção planejada; Qualidade: a recomendada ou pré-definida como conveniente no momento da sua utilização; Oportunidade: a disponibilidade no local e momento desejado; Preço: o mais econômico possível dentro dos parâmetros mencionados Uma armazenagem bem organizada ira atuar diretamente na redução de custos em razão de: Redução de acidentes. Colaboradores satisfeitos e aumento da produtividade. Melhor aproveitamento dos espaços e reduzindo os custos na movimentação. Utilização de tecnologia e controle nos processos diminuindo perdas e inutilidades dos materiais. Consequentemente algumas desvantagens poderão acontecer nos seguintes casos: Custos com manutenção do espaço físico ou aluguel.

11 11 Serviços administrativos. Matérias-primas tem prazo de validade. Armazém de grandes proporções requer maior tempo em sua movimentação. Há uma confusão constante entre armazenagem e estocagem e por isso é que Moura afirma que : Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição, etc.) e estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais. Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem. A estocagem é uma parte da armazenagem. (MOURA, 2005) A logística trata dos materiais desde sua construção como produção até o produto final que vai aparecer na mão do consumidor. O trajeto até o consumidor deve ser visualizado desde a sua embalagem até sua armazenagem. A qualidade de armazenagem é baseada em planejamento que atualmente visa a eficácia de uma organização que tem como objetivo o cumprimento de qualidade com menores custos levando em conta a agilidade. A armazenagem para ser bem sucedida deve ser apresentada de forma otimizada para que dela derive uma boa administração do espaço. Com isso essa otimização acabou criando uma armazenagem em função das prioridades para que o processo torne se mais eficiente são elas: Armazenagem por agrupamento: facilita a busca e arrumação de materiais. Armazenagem por tamanho, peso e característica do material: permite um melhor aproveitamento do espaço. Armazenagem por frequência: o controle é feito por fichas técnicas onde se permite determinar o local onde o material deverá ser acondicionado.

12 12 Armazenagem com separação entre lote de reserva e lote diário: é constituída por um segundo armazém com pequenos lotes, com objetivo de atender a demanda diária. Armazenagem por setores de produção: Neste tipo de armazenagem as matérias-primas são englobadas num só grupo, de forma a constituir uma base de uma produção por família de matérias-primas. È necessário salientar a distinção de armazenagem e de armazém. A distinção pode ser explanada em relação ao espaço físico caracterizado em armazém, que é o local aonde se deposita os produtos. Estes locais podem ser divididos em. Almoxarifado: que é o setor responsável pela guarda, armazenamento, controle de distribuição de matérias-primas utilizadas diariamente no processo da organização. Depósito: que é um almoxarifado que guarda grandes volumes de matérias-primas com baixa rotatividade. De acordo com os objetivos do processo, observamos seis etapas para a armazenagem: Máximo aproveitamento do espaço; Utilização efetiva de mão de obra e equipamento; Acesso fácil a todos os itens; Movimentação eficiente dos itens; Máxima proteção dos itens; Boa qualidade de armazenagem. Moura ainda diz que o propósito de qualquer armazém é fornecer o material certo, na quantidade certa, no lugar certo e no momento certo. Segundo o autor, as quatro funções vitais no armazém para uma boa armazenagem são: receber, estocar, separar e expedir. A armazenagem serve para minimizar os custos operativos com soluções mais lógicas ao fluxo de materiais e ao armazém de estocagem de curto tempo.

13 13 São dez as funções conceituadas por Moura (2005): 1- Recebimento: todas as atividades inclusas na aceitação de materiais para serem estocados; 2- Identificação e endereçamento para estoque: identifica o que é recebido e decide onde deve ser estocado; 3- Envio para o estoque: movimentação de itens para estoque ou inspeção; 4- Localização no estoque: onde os itens estão fisicamente localizados e estocados conforme características do material. Planejando um layout apropriado, os materiais podem estar estocados no chão, empilhados ou colocados em estruturas porta paletes; 5- Separação de pedidos: função mais importante que também exige um planejamento quanto à separação de itens de pequeno e médio porte; 6- Acumulação dos itens dos pedidos: todos os itens de um pedido devem ser mantidos juntos para a conferência final; 7- Embalagem e expedição: embalar os pedidos para proteção dos materiais; 8- Carregamento: consiste em colocar o pedido em uma área de espera para o carregamento; 9- Expedição: embarque e entrega dos produtos no ponto onde será utilizado;. 10- Registro das operações: com a finalidade de alimentar o sistema de informações que deve ser feito no início e no final das funções de armazenagem; 1.2 Armazenamento e procedimentos técnicos/administrativos: Vecina Neto e Reinhard Filho (1998) nos falam que o ato do armazenamento constitui-se como um grupo de procedimentos técnicos e administrativos que tem diversas atividades, a saber: Recebimento de matérias-primas: Ato de examinar e conferir as matérias-primas de forma detalhada, observando de acordo com as características de cada produto. Estocagem ou guarda:

14 14 Ato de arrumar as matérias-primas em certa área definida conforme suas características físico-químicas de acordo com os requisitos fornecidos pelo laudo técnico do fornecedor de forma organizada, para o maior aproveitamento possível de espaço e dentro de parâmetros que permitam segurança e rapidez. Segurança: Capacidade de manter o material de forma que estejam protegidos contra danos físicos, furtos e roubos. Conservação: Tendo locais com capacidade de manter as características físico-químicas das matérias-primas durante o período de estocagem. Controle de estoque: Tem como seu principal objetivo controlar a entrada e saída de materiais minimizando custos com a falta de matérias-primas que consequentemente afetara áreas produtivas, como também um elevado investimento na compra de matérias primas elevando os custos de manutenção do estoque. Entrega: As matérias-primas devem ser entregues de acordo com a necessidade do solicitante, garantindo adequadas condições de transporte, rastreabilidade do produto, mantendo as características físico-químicas e a preservação da identificação até o consumidor final Estocagem Armazéns são sempre usados para aglomerar produtos caracterizados como estoque, que consistem em um espaço para que matérias-primas futuras possam ser acondicionadas nesses ambientes ou as que não serão mais usadas em determinados momentos.

15 15 Ballou (2006) afirma que: estoques são acumulações de matérias primas, suprimentos, componentes, materiais em processo e produtos acabados que surgem em numerosos pontos do canal de produção e logística das empresas. Sobre o mesmo tema, o estoque, Dias observa que: O estoque é necessário para que o processo de produção e vendas da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido. (DIAS, 2006) Segundo Dias (2006): sem estoque é impossível uma empresa trabalhar, pois ele funciona como amortecedor entre os vários estágios da produção até a venda final do produto. Segundo o autor, os principais objetivos do setor de controle de estoques são determinadas em: permanecer, reabastecer, receber, armazenar, controlar, identificar e retirar materiais estocados. Os custos da organização nas quais as matérias-primas estão estocadas são momentos importantes do processo para que se mantenha lucro. A política e critérios de estocagem de acordo com Ballou são: planejamento, organização e controle de estoques que servem como estratégia para uma agilidade de atendimento ao cliente. A logística empresarial consiste em ter sempre o produto a disposição para a empresa sendo assim, Ballou (2006) cita que: o capital da empresa deve disponibilizar de 20% a 40% para a manutenção da estocagem. As funções como melhorar de nível de serviço, incentivar economias de produção, permitir economias de escala nas compras e no transporte, agir como proteção contra aumentos de preços, proteger a empresa de incertezas na demanda e no tempo para reabastecimento, servir como segurança contra contingências fazem parte do planejamento de estoques, pois oferecem diversos benefícios cujo seus custos são altos e a função da organização, gestão da logística é diminuir os gastos da empresa.

16 Controle de Estoque O aparecimento do controle de estoque serviu para organizar e agilizar melhor o material. Porém, no passado o estoque era algo feito manualmente sem otimização e sem tecnologias que hoje em dia se baseiam em informações através da tecnologia avançada, substituindo antigos métodos. Somente a tecnologia utilizada não é suficiente para que se tenha um bom controle de estoque, sendo assim algumas perguntas são essenciais: Qual o saldo disponível (em quantidade e valor) dos diversos itens de estoque? Qual o montante de entrada, saída e devolução de cada item? Qual o consumo dos diversos itens de estoques? Viana (2002) diz que: o método utilizado pode ser qualquer um, mas todos devem ser observados a fim de evitar problemas no inventário para que não ocorram prejuízos para a empresa. Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar, gerir a entrada/saída de mercadorias e produtos seja numa indústria ou no comércio. O controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas. A organização do estoque é uma ferramenta primordial para auxiliar o controle. 1.5 Função do controle de estoque O controle do estoque fica ao encargo do gestor que classifica por tipo de matéria-prima seguindo os seguintes critérios: registrar no controle de estoque as quantidades; custo unitário e custo total das matérias-primas adquiridas, calcular no controle de estoque o saldo em quantidades; custo unitário e custo total das matérias-primas que ficaram em estoque periodicamente confirmando se o saldo apurado no controle de estoque confere com o estoque físico existente na empresa. Dias (2006) nos fala que as funções iniciais são: a determinação do material que deve permanecer no estoque; o reabastecimento do estoque em períodos;

17 17 quantidade de estoque por um período pré-determinado; Contactar o departamento de compras para adquirir o estoque; controlar e fornecer quantidade e informações sobre o estoque; manter inventários identificar e retirar do estoque materiais danificados e fora da validade. Para Messias (1978): o controle do estoque visa uma melhor administração de capital para se investir em outras aquisições através da redução de custos. O objetivo do controle do estoque é lidar com as interrupções esperadas ou não e financeiro, pois, influencia diretamente no capital gerido. Porém, uma organização não pode trabalhar sem estoque. Para saber responder o questionamento como: quais as vantagens de estocar materiais? É preciso sempre ter a preocupação do prazo de entrega do fornecedor, perecibilidade, procura entre outros fatores. Esse levantamento irá determinar o que, e quanto deverá permanecer em estoque, a periodicidade da reposição e o grau de prioridade de cada item. Também irá determinar as necessidades físicas para a estocagem dos produtos, sendo assim torna-se função do controle de estoque: Determinar o que deve permanecer em estoque; Determinar quando se deve reabastecer o estoque; Determinar a quantidade de estoque que será necessário para um período pré-determinado; Acionar o departamento de compras para executar a aquisição de itens de materiais (reposição); Receber, armazenar e suprir com os materiais estocados de acordo com as necessidades; Efetuar o controle da quantidade e respectivos valores, gerando informações sobre o estoque existente; Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados das matérias-primas estocados; Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

18 Política de estoque O controle do departamento de estoque será definido pela administração. São dois os principais controles do estoque: Giro do material: materiais com elevado giro absorvem uma parcela menor dos custos fixos de armazenagem, comparativamente aos materiais de giro mais baixo. Lead-time de resposta: tempo de resposta desde a colocação do pedido até o atendimento. Estas políticas norteiam as metas da organização, quantidade de depósitos que serão estocados materiais, níveis de estoque para atender as demandas em alta ou baixa de consumo são as formas políticas de suma importância para um bom funcionamento do estoque, para que a demanda das matérias-primas atenda as necessidades da produção é necessário que a política de estoque esteja bem definida em relação a: Ressuprimento: é o momento de fazer o pedido ao fornecedor, esse momento depende diretamente do consumo médio das matérias-primas e o lead-time de resposta. Estoques de segurança: geralmente o estoque de segurança é feito sobre a variabilidade da demanda, a disponibilidade da matéria-prima no mercado e os custos associados em sua falta ou a um elevado estoque. 1.7 Espaço físico para estocagem O espaço físico de matérias-primas se faz através de planejamento devido a necessidade de um depósito ou almoxarifado. Local, projeto de construção, localização de equipamentos, movimentação, estocagem são fatores essenciais que determinam à topografia e locai de estocagem. A estrutura física ou arranjo físico consiste no quantitativo de pessoas, materiais, localização de equipamentos de forma adequada para que se haja uma coerência no processo produtivo com o acesso material. Quando se cita arranjo físico, fala-se da eficiência de segurança e mão de obra devido ao fato da

19 19 identificação das matérias-primas que nas empresas de médio e grande porte está sendo feito a fim de saber sempre sobre o espaço a ser utilizado. Para Ching: O esboço ao qual é mostrado a distribuição física juntamente com o tamanhos de elementos são formas de garantir a agilidade para a entrada e saída de produtos, respeitando a produção de forma mais econômica desde as despesas de equipamentos até mão de obra com a finalidade do almoxarifado ser sempre organizado. (Ching, 2008): 1.8 Critérios de armazenagem Tamanho, origem do estoque, tamanho e valor são questões para que a empresa faça o esquema de armazenagem. Equipamentos de combate a incêndios, ambiente climatizado, equipamentos específicos, temperatura controlada e nível de umidade do ar são subsídios para ter uma excelente infraestrutura de armazenamento com equipamentos individuais.

20 20 CAPÍTULO II CONTROLE E ARMAZENAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA FARMACÊUTICA As matérias-primas representam o inicio da cadeia produtiva da Indústria Farmacêutica, para que seja assegurada a qualidade dos medicamentos, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável pelo funcionamento das Indústrias Farmacêuticas, através de inspeções sanitárias e elaboração de normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), essas normas são aplicadas pela RDC Nº17. A RDC 17 é uma instrução normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que tem como objetivo regulamentar os processos de controle de matéria-prima farmacêutica, desde o recebimento destas matérias, passando pelo controle de manuseio, controle químico, pesagem, layout do espaço, locais de armazenagem e equipamentos utilizados no almoxarifado. Qualquer construção destinada à estocagem de matérias primas farmacêutica deve possuir área e localização adequadas para facilitar sua manutenção, limpeza e operação, com espaço suficiente para estocagem racional. Toda área alocada para estocagem deve destinar-se somente a esse propósito, além de oferecer condições de flexibilidade que permitam eventuais modificações futuras (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1989). 2.1 Layout do almoxarifado O almoxarifado é estruturado em instalações menores, organizadas levandose em consideração as normas exigidas pela ANVISA, pela Policia Federal e pela especificação técnica dos fornecedores. A iluminação, a ventilação e a umidade devem ser sempre verificadas a fim de serem controladas, para que não ocorram perdas devido às alterações físicoquímicas das matérias-primas estocadas.

21 21 Segundo Marin, (2003) Deve-se se levar em conta o volume, a dimensão de estocagem e de produtos porque o espaço disponível deverá ser apropriado para as condições de conservação adequada. O empilhamento do medicamento deve obedecer às recomendações do fabricante quanto ao limite de peso e número de volumes, para evitar desabamentos e alterações nas embalagens, por compressões. As pilhas devem ser feitas em sistema de amarração, deve-se manter distância entre elas e entre as paredes, garantindo uma boa circulação de ar (MARIN, 2003). Esses locais são monitorados com equipamentos que tem a função de controlar a temperatura e umidade ambiente, com alarmes e registrador gráfico, câmera de segurança e cercas. Todo esse controle e registrado para facilitar um rastreamento do histórico da matéria-prima para uma possível análise química ou inventário do estoque. Esses controles caso necessitem tem como segurança, geradores de energia, para que as utilidades não sejam desligadas e a integridade física das matérias-primas não seja comprometida. Segue abaixo algumas características especificas do almoxarifado. Piso, paredes e teto: rachaduras nos pisos que possam ter acumulo de sujeiras, paredes descascadas ou com unidade e vazamentos com goteiras no teto, prejudicam a limpeza e higiene do local, por isso o bom estado de conservação é importante. Sistemas e equipamentos de segurança: monitoramento de circuito interno de TV, controle do fluxo de entrada e saída de pessoas e instalação de equipamentos contra incêndio, para que não haja furto e que seja garantido o estado físico das matérias-primas. As refeições: devem ser preparadas e consumidas em um local específico fora da área de armazenagem e escritório. Higiene pessoal: vestiário e sanitário devem estar devidamente limpos e devem ser localizados próximo ao almoxarifado. Locais de armazenamento: áreas especificas respeitando as especificações de acondicionamento físico-química exigidas pelas matérias-primas, áreas determinadas pela ANVISA, e condições em que é encontrada na Empresa( quarenta ou rejeitada).

22 Locais de Armazenamento. O almoxarifado geral é dividido em: Quarentena: Armazém com temperatura e umidade controlada; Armazém de inflamáveis; Armazém de corrosivos; Armazém de correlatos; Armazém de matéria-prima rejeitada; Armazém de matéria-prima controlada pela Policia Federal, Civil e Exército. Todo o local de armazenamento citado acima tem em seus armazéns, as seguintes condições: Refrigerador, com temperatura variando entre 4ºC e 8ºC. Câmera Fria, com temperatura variando entre 8ºC e 15ºC. Freezer, com temperatura não superior -10ºC. Segundo Rojas, (1994) para que o armazenamento tenha eficácia, os medicamentos devem estar dispostos de forma adequada para facilitar o acesso, a identificação, o manuseio, o controle, a distribuição e as operações de inventário e balanços. 2.3 Sistema de gerenciamento de armazém O sistema do tipo chamado Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, otimiza toda a movimentação dentro do armazém desenvolvendo funções de recebimento, endereçamento, estocagem, status, emissão de documentos e inventário. Com o sistema WMS em utilização a Empresa terá agilidade em suas movimentações e redução de custos. O endereçamento dos locais de armazenagem e a identificação das matérias-primas com etiquetas de código de barras, armazéns com ruas prateleiras identificadas e a utilização de coletores com leitores de código

23 23 de barras, facilita a localização e pagamento e evitando os erros de separação nos pedidos feitos pelas áreas produtivas. 2.4 Endereçamento As estantes e os porta-paletes poderão ser identificados por letras ou números, conforme o layout se houver mais de uma área de estocagem, deverão ser identificados com a indicação do respectivo subalmoxarifado. Com isso o endereçamento fica baseado nessas informações agilizando a movimentação das matérias-primas com segurança e mantendo sua rastreabilidade. Para que o processo de endereçamento corretamente algumas informações são essências como, por exemplo: - tipo de produtos estocados; - instalações necessárias; - tipos de processamento; - tamanho dos pedidos; - facilitar localização; - otimizar tempo do separador; - facilitar o controle de validade; - indicar endereçamento no recebimento do produto; - manter correto o endereçamento do produto; - modificações de endereço repassar para o responsável do setor; - tirar periodicamente relatórios de auditoria para verificação. Segundo Moura: Para se receber e expedir é preciso almejar e atingir objetivos através da determinação de docas de recebimento e necessidade de espaço para movimentação de materiais, como também planejar o espaço para estocagem que inclui definir materiais e quantidades que serão estocados e determinar o tipo de localização que poderá ser fixa ou aleatória. (MOURA, 2005)

24 Localização de materiais A localização de materiais tem como objetivo formar meios de identificação. Para Dias (2006): é utilizada uma simbologia alfanumérica que tem a função de mostrar o item armazenado precisamente e, desta forma organizar melhor facilitando assim a operação de estocagem. De acordo com o autor, há dois fatores de endereçamento de materiais são: o sistema de endereçamento fixo e o sistema de endereçamento variável. O sistema de endereçamento fixo tem como objetivo a localização específica da matéria-prima caso não haja vários materiais armazenados a renovação do seu estoque será sempre no mesmo local. Já o sistema de endereçamento variável consiste na não existência de locais fixos as matérias primas são acondicionadas em espaços livres ou criadas temporariamente, sempre obedecendo as características da matéria-prima e exigências da ANVISA. 2.6 Separação de matéria-prima Para Arnold (1999), a separação de matérias primas tem a função de organização do almoxarifado. Para que aconteça tal fato é necessário classificar em setores que são divididos em: aprovados, reprovados, quarentena, devolução e destruição. As separações de aprovados, reprovados, devolução e destruição das matérias-primas poderão ocorre tanto no ato do recebimento, quarentena ou no próprio armazém através da re-análise química, embalagem (danificada, violada ou esteja em local não apropriado para acondicionamento) ou validade vencida. Essas separações podem ocorrer da seguinte maneira: Piso, faixas adesivas e parede: identifica os locais por cores.

25 25 Áreas restritas: áreas separadas por grades ou depósitos com entrada restrita por funcionários. Rótulos e cartazes: informações que são colocadas diretamente nas embalagens das matérias-primas. Com um sistema informatizado utilizando o WMS a movimentação torna se mais segura devido as informações dos status da matéria-prima estarem armazenadas em um banco dedados que é acionado imediatamente após a leitura do código de barra identificando a matéria-prima. 2.7 Processos de movimentação de matérias-primas Todos os processos de movimentação das matérias-primas são automatizados utilizando coletores de radio freqüência, sistema WMS, códigos de barra. Com isso, se facilita o rastreamento das matérias-primas, o controle de armazenamento e a redução do estoque, Conforme SOUZA (2009). um sistema de classificação e codificação de materiais é fundamental para que existam procedimentos de armazenagem adequados, um controle eficiente dos estoques e uma operacionalização correta do almoxarifado. As informações que cada matéria-prima recebe em seu código de barra é único não havendo duplicidade de informações, mesmo que tenham vários volumes de recipientes do mesmo lote do fornecedor, cada volume recebera informação única: código, referência, volume, quantidade, data de validade, tipo de acondicionamento, fornecedor e status (aprovada ou reprovada). As informações da data de validade tornam se indispensável devido ao controle do FEFO que serve para gerenciar o arranjo e expedição das matériasprimas, levando em consideração o seu prazo de validade. O FEFO siguinifica que o primeiro material que entra é o primeiro material que saí com isso evita a rejeição das matérias-primas por data de validade vencida.

26 Coletores de dados; A utilização coletores de dados que contêm dispositivos para leitura de códigos de barras, teclados e transmissor de rádio. Tem uma grande vantagem que é a mobilidade, visto que os dados podem ser coletados no local onde o material se encontra, sem ligação por fios e cabos, além de todas as informações serem realizadas em tempo real (on line), com o computador. Vantagens da coleta de dados por radiofreqüência - Elimina fios e cabos; - Permite acesso instantâneo aos dados coletados; - Minimiza riscos de perda de informações; - Aumenta a produtividade; - Possibilita a elaboração imediata de relatórios referentes aos resultados obtidos; - Reduz custos operacionais. Algumas aplicações dos coletores de dados na gestão dos estoques - Inventários de materiais; - Controle do fluxo da produção; - Retirada de pedidos; - Recepção de mercadorias Recebimento de matéria prima O processo de recebimento tem várias etapas, mas a primeira etapa consiste no recebimento. No ato do recebimento da matéria-prima devem ser descarregadas em docas cobertas com locais apropriados para que haja a conferência, estas conferências são feitas de duas formas:

27 27 - Conferência qualitativa: verifica as condições em que a matéria-prima foi transportada levando em considerarão as informações fornecidas pelo fornecedor para que a integridade físico-quimica da matéria-prima não seja alterada, a verificação da integridade física da embalagem que também se torna importante não somente pela perda da matéria-prima, mas com o estado físico-quimico que poderá ser alterado caso entre em contato com a luz, calor, ou umidade, o maior risco de uma embalagem danificada e a contaminação podendo afetar o meio-ambiente, colaboradores e contaminação a outros materiais. - Conferência quantitativa: verifica se a quantidade que está na nota fiscal de recebimento e a mesma que a quantidade física recebida. Essa conferência é realizada seguindo a curva ABC. Todos os itens considerados categoria A e B serão repesados para que o peso correto seja verificado levando em consideração a tara fornecida pelo fornecedor, os itens considerados categoria C apenas 10% do seu total recebido é repesado. Somente após a liberação da matéria-prima pelo o controle de qualidade é feita a transferência do material para os endereços que serão alocados no armazém especifico. A Curva ABC classifica os itens por grau de importância e o custo unitário elevado, sendo matérias-primas essenciais e necessárias para o funcionamento da Empresa são classificadas como A, os estoque e itens que são necessários, mas não atrapalham o funcionamento caso faltem por um determinado período é considerado como B e as matérias-primas com baixa importância e baixo custo unitário são considerados como C Amostragem Esse procedimento é realizado na área do controle da qualidade com cabines apropriadas para a abertura das matérias-primas, essas cabines são compostas por balanças, fluxo laminar e exaustão. Os funcionários que realizam esse tipo de procedimento são funcionários treinados e qualificados para atuarem no controle da qualidade Distribuição Somente após a liberação da matéria-prima pelo controle da qualidade (conferencia qualitativa) e fiscal (conferencia quantitativa), as matérias-primas serão

28 28 distribuídas pelo o recebimento, transferindo do local de quarentena para os locais de armazenagem, essas transferências são realizadas através do sistema WMS Utilização do espaço vertical Saber utilizar o espaço físico é cada vez mais difícil diante a meta da organização. Na maioria das vezes, o espaço é contextualizado como o problema nos almoxarifados não como causa, mas devido ao fato que há na maioria das vezes um quantitativo baixo ou alto de materiais dentro do estoque poderá gerar custos sejam eles por ociosidade de espaço ou por perdas de matérias-primas devido ao acondicionamento inadequado. A utilização de estantes é muito utilizada para o aproveitamento do espaço vertical dentro dos armazéns. Porem as características do produto isto é o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes, devese também observar as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se em atenção as condições operacionais, como por exemplo, a demanda da matéria-prima e a quantidade de itens a armazenar Armazenagem de produtos pesados Estante convencional para paletes: Sistema utilizado principalmente para a armazenagem de cargas paletizadas. Sendo uma estrutura pesada, que permite uma elevada rotatividade. Este sistema tem uma série de vantagens, como por exemplo: 1. Possibilita a localização e a movimentação de qualquer palete sem que seja necessário mover as outras; 2. Permite a arrumação de uma grande variedade de produtos; 3. Faculta planos de apoio de diversas alturas; 4. Ajusta-se a cargas de rotação relativamente elevada; 5. Pode ser facilmente montado e desmontado; 6. É compatível com a maior parte dos equipamentos de movimentação e com a maioria dos tipos de pisos industriais. 7. Protege a mercadoria contra estragos; 8. Permite um melhor aproveitamento do pé-direito;

29 29 O sistema, no entanto também algumas desvantagens, tais como: 1. Para um pé-direito superior a 8 metros há necessidade de se utilizar equipamentos especiais; 2. Baixa densidade de stock devido à necessidade de corredores para a circulação das empilhadoras; 3. Obriga a um layout bem definido; 2.14 Armazenagem de produtos leves A armazenagem de produtos leves ocorre de duas maneiras: - Estantes de grande comprimento: são utilizadas basicamente para o armazenamento de matérias-primas leves, porém suas embalagens são relativamente grande. - Estantes em dois andares: estantes convencionais que tem uma grande altura, quando posicionadas em conjuntos formão corredores, sendo o acesso à parte superior feito através de uma escada Paletes De acordo com os objetivos para manter os custos dentro dos limites da empresa, os paletes são utilizados em larga escala devido ao seu baixo custo na movimentação de materiais. O objetivo dos paletes é sempre dar uma boa mobilidade para uma quantidade maior de produtos transportados por empilhadeiras e paleteiras obtendo com isso vantagens como: Redução do custo homem/hora; Menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo; Rapidez na estocagem e movimentação das cargas. Racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem; Diminuição das operações de movimentação; Redução de acidentes pessoais; Diminuição de danos aos produtos;

30 30 Melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação; Uniformização do local de estocagem. Entre as desvantagens dos paletes, estão: Espaços perdidos dentro da unidade de carga; Investimentos na aquisição de páletes, acessórios para a fixação da mercadoria à plataforma e equipamentos para a movimentação das unidades de carga; O peso do palete e o seu volume podem aumentar o valor do frete; Os paletes se apresentam em duas classificações, a saber - face simples e face dupla. A face simples se apresenta com duas entradas ou com quatro entradas e o de face dupla com duas entradas ou com quatro entradas. Para escolher a classificação certa dos paletes é necessário levar em conta o custo, capacidade de empilhamento, material empregado na construção, seu tamanho e resistência. Existem três tipos usados na Indústria Farmacêutica são eles: plástico, madeira ou aluminio. Vantagens dos diferentes tipos de paletes: Paletes de plásticos - resistência a umidade, agentes químicos, odores, baixo custo e superfícies lisas, sem pregos ou parafusos, fácil de serem higienizados e com uma vida útil maior. É muito utilizado em câmera fria,refrigerador e freezer. Paletes de alumínio - Melhor higienização, evita absorção de umidade e elimina a presença de fontes de proliferação de fungos e bactérias.ideal para atender às necessidades de armazenagem de indústrias químicas e farmacêuticas. Geralmente são utilizados na Indústria Farmacêutica em locais classificados como áreas limpas. Paletes de madeira: o mais comum na utilização dos armazéns, porem torna se um problema por falta de padronização com isso alguns armazéns tem dificuldade em sua arrumação nas prateleiras.

31 Equipamentos. Instrumentação O monitoramento da temperatura e umidade é considerado o fator mais importante para que as condições físico-quimica das matérias-primas sejam asseguradas. Mecanismos utilizados para o controle de temperatura como: termômetros de álcool ou mercúrio, sensores químicos, sensores de infravermelho, sistemas de termopares acoplados e integrados tempo e temperatura e mecanismos de controle de umidade como: higrômetros e psicômetros, são integrados a gráficos e alarmes sonoros. Todos esses equipamentos que registram temperatura e umidade devem ser calibrados regularmente Empilhadeiras Equipamento utilizado na movimentação das matérias-primas no almoxarifado. Existem diversos tipos e modelos, tais como: elétricas, manuais, combustão. Abaixo segue uma descrição detalhada dos modelos: Elétricas: versáteis, são próprios para serem operados em lugares fechados, tais como: depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas, compactas, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, normalmente possuem uma elevação com grande altura aumentando a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras. Possuem alto grau de giro possibilitando manobras em seu próprio eixo. Manuais: o grande diferencial deste equipamento é em relação ao operador que pode operá-lo em pé sobre o equipamento ou caminhando segurando o timão. Combustão: as empilhadeiras a combustão a gás, disel ou gasolina são utilizadas mais comumente em pátios Distribuição dos equipamentos no layout A melhor utilização dos espaços, da automação e dos equipamentos em geral utilizados na movimentação de materiais-primas, como, por exemplo, empilhadeiras,

32 32 transpaleteiras, em uma Indústria Farmacêutica não podem visar somente à otimização dos processos, mas antes deve priorizar a segurança e as instruções constantes na RDC 17. Segue abaixo um quadro ilustrativo1 com a descrição das unidades de armazenagem, dos equipamentos utilizados nestes locais e suas respectivas justificativas. Local Equipamento Justificativa Armazém com temperatura e umidade controlada Armazém de correlatos. Armazém de matéria-prima rejeitada. Armazém de matéria-prima controlada Empilhadeira elétrica retrátil Utilizada para estocar em posições elevadas das estruturas metálicas Transpaleteira elétrica com plataforma Otimização de transferências de palletes Drive-in dinâmico (estrutura Otimizar o espaço disponível metálica ) Palet de Madeira Menor custo para elevação do piso e arrumação do armazém Coletor de radio freqüência (sistema de automação) Registrar no sistema às movimentações das matérias-primas Refrigerador Câmera Fria Freezer Prateleira de aço Otimizar o espaço disponível Estrado de plástico Elevação do piso ( nesse caso palletes de madeira não são aconselháveis devido a umidade Coletor de radio freqüência (sistema de automação) Escada plataforma em alumínio Registrar no sistema às movimentações das matérias-primas Utilizada para ter acesso as matérias-primas na parte 1 Fonte Método adotado na Indústria Química Farmacêutica Mantecorp Unidade Rio de Janeiro.

33 33 superior das prateleiras Armazém de inflamáveis. Armazém de corrosivos. Paleteira manual Evitar explosões Drive-in dinâmico (estrutura Otimizar o espaço disponível metálica ) Palet de Madeira Menor custo para elevação do piso e arrumação do armazém Coletor de radio freqüência (com componentes à prova de explosão ) Registrar no sistema às movimentações das matérias-primas sem risco de explosão 1 Fonte Método adotado na Indústria Química Farmacêutica Mantecorp Unidade Rio de Janeiro Garantia de qualidade A Garantia da Qualidade tem em sua políticas definidas e registradas em manuais e em padrões pré- estabelecidos que podem ser relacionados com o controle de matérias primas, controle de processos, controle de desvios de resultados, revisão de documentação analítica, liberação, controle de reclamações e recolimentos Qualificação dos fornecedores Os fornecedores são classificados em duas categorias: Aprovados: avaliados à partir da análise de amostra enviada Certificados: avaliados mediante o histórico de 24 meses de fornecimento Desvios de qualidade Quando ocorrer algum desvio no processo de armazenagem e aberto um Registro de Não Conformidade (RNC). Uma investigação aberta pela Garantia da Qualidade para verificar se houve algum desvio de procedimento após a

34 34 investigação ser concluída toda a documentação será arquivada juntamente com o histórico referente ao lote Manutenção O departamento de Engenharia Industrial é responsável pela manutenção preventiva de todos os equipamentos utilizados no almoxarifado, a manutenção preventiva pode também ser executada por contratados externos. Toda manutenção preventiva ou corretiva efetuada deverá ser registrada sendo assim, todo o controle de temperatura do almoxarifado é feito por sistema informatizado. Ao final de cada expediente, verifica os valores das temperaturas registrados com data e hora. A utilização sistema de alarme para o caso de variações significativas serve para avisar o serviço de manutenção para que as ações necessárias sejam tomadas Treinamento A RDC nº 17 descrita pela ANVISA e as Boas Praticas de Fabricação ( BPF ) é repassada para os funcionários da Industria Farmacêutica através de treinamentos descritos por Procedimento Operacional Padrão ( POP ). Esses treinamentos são passados para que haja padronização dos processos. A avaliação escritas ou pratica, são exigidas para que os funcionários estejam preparados para auditorias internas, externas e tenham um bom desenvolvimento em seus processos.

35 35 CONCLUSÃO O tema proposto armazenamento de matéria-prima farmacêutica tem como objetivo saber da importância, da necessidade dos cuidados da matéria-prima utilizada na produção de medicamento bem como as formas empregadas para que a qualidade deste processo influa na resultante no produto final. O cuidado deste processo tem como pilar obter sempre a qualidade, mas, é também importante salientar como o produto é tratado desde o lugar que é estocado até o seu destino final. Este estudo demonstra como o processo de armazenagem de produtos da indústria farmacêutica, a movimentação do fluxo e sua armazenagem da matéria prima no setor operacional. Os dados estudados nos faz ter a ideia como uma empresa busca sempre melhorias no armazenamento para que seus produtos estejam sempre em boa qualidade para o seu uso. É lógico que o presente trabalho falou da forma que deve ser o armazenamento, porém, sabe-se que a logística é muito mais que isso. Fica claro que o processo precisa de cuidado devido ao fato de se tratar de material químico que envolve a produção do medicamento, e os cuidados no processo de armazenamento garantem sua integridade para a produção. A armazenagem também envolve profissionais técnicos e a empresa que são os principais responsáveis pela qualidade do produto que estão ali armazenados. A importância deste processo é garantir que os medicamentos que estão sendo produzidos com esta matéria prima possam surtir o efeito previsto no seu processo final e garantam a saúde e a manutenção da vida e do bem estar de seus consumidores.

36 36 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais: uma introdução. São Paulo, Ed Atlas S/A, BRASIL, Ministério da Saúde. Boas práticas para estocagem de medicamentos. Brasília, DF; BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada-Supply Chain. São Paulo, Atlas S/A, COSTA, A. F.B.; EPPRECHT, E.K.; CAPINETTI, J.C.R. Controle estatístico da qualidade. São Paulo, Atlas, DIAS, M.A.P. Administração de materiais uma abordagem logística. São Paulo, Atlas,1993. FERREIRA, L. A. Administração de transporte: o grande diferencial logístico. São Paulo: Atlas, FILHO, J. V. Sistema de transporte e logística: conceitos básicos e modelagem matemática. São Paulo: Pioneira, MARIN, N. et al. (Org.). Assistência farmacêutica para gerentes municipais. Rio de Janeiro: OPAS, 2003, 334 p. MOURA, Reinaldo A; Armazenagem e Distribuição Física. Volume 2, São Paulo IMAM RIMOLI, C. Administração de Materiais. São Paulo, Atlas, ROJAS, C. M.; JARAMILLO, G.I. Armazenamento e distribuição de medicamentos essenciais. Brasília, DF: Escola de Saúde Pública do Ceará, 1994.

37 37 SANTOS; K, R,; GUERREIRO, E. D. R. Estudo de um sistema público de armazenagem e movimentação de medicamentos. Tékhne e Lógos, Botucatu, SP, v.1, n.2, fev SEGUNDO, O. G. Condições de armazenamento dos medicamentos da central de abastecimento farmacêutico e das unidades básicas de saúde do município de Jaguaretama. Escola de Saúde Pública do Ceará, Jaguaretama /CE, VIANA, João José. Administração de materiais. São Paulo: Atlas S. A VECINA NETO, B & REINHARDT FILHO, W. Gestão de Recursos materiais e de Medicamentos. São Paulo: IDS/USP/Banco Itaú, SLACK Nigel, CHAMBERS Stuart e JOHNSTON Robert. Administração da Produção. São Paulo. Atlas S/A STONER, J. A. F; FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1999.

38 38 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS CITADAS 1 - BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, DIAS, Marco A. P. Administração de Materiais Uma abordagem Logística. São Paulo, Ed. Atlas S/A, DORNIER, P. P. et al. Logística e Operações Globais: textos e casos. São Paulo: Atlas, MOURA, R. A. Armazenagem e Distribuição Física. Volume 2, São Paulo IMAM, 2005

39 39 ÍNDICE FOLHA DE ROSTO 02 AGRADECIMENTOS 03 DEDICATÓRIA 04 RESUMO 05 METODOLOGIA 06 SUMÁRIO 07 INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I - LOGÍSTICA Armazenagem Armazenamento e procedimentos técnico/administrativos Estocagem Controle de Estoque Função do controle de estoque Política de estoque Espaço físico para estocagem Critérios de armazenagem 19 CAPÍTULO II 20 CONTROLE E ARMAZENAMENTO DA MATÉRIA PRIMA FARMACÊUTICA 2.1- Layout do almoxarifado Locais de armazenamento Sistema de gerenciamento de armazenagem Endereçamento Localização de materiais Separação de matérias-primas Processos de movimentação de matérias primas Coletores de dados Recebimento de matérias primas Amostragem Distribuição 27

40 Utilização do espaço vertical Armazenagem de produtos pesados Armazenagem de produtos leves Paletes Equipamentos Empilhadeiras Distribuição dos equipamentos no layout Garantia de qualidade Qualificação dos fornecedores Desvio de qualidade Manutenção Treinamento 35 CONCLUSÃO 35 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36 BIBLIOGRAFIA CITADA 38 ÍNDICE 39

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht Administração Logística e Administração de. Profª. Patricia Brecht Definição - Logística O termo LOGÍSTICA conforme o dicionário Aurélio vem do francês Logistique e significa parte da arte da guerra que

Leia mais

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA EMPRESARIAL FORNECEDORES Erros de compras são dispendiosos Canais de distribuição * Compra direta - Vendedores em tempo integral - Representantes dos fabricantes Compras em distribuidores Localização

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Armazenagem e Movimentação de Materiais II

Armazenagem e Movimentação de Materiais II Tendências da armazenagem de materiais Embalagem: classificação, arranjos de embalagens em paletes, formação de carga paletizada, contêineres Controle e operação do armazém Equipamentos de movimentação

Leia mais

DECISÃO TÉCNICA DT-124/2007 R-00

DECISÃO TÉCNICA DT-124/2007 R-00 /27 R- RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO, EXPEDIÇÃO E CONTROLE DE MATERIAIS DE ESTOQUE NAS DOCUMENTO NORMATIVO I MAR/27 Í N D I C E 1 OBJETIVO...1 2 DISPOSIÇÕES GERAIS...1 2.1 APLICAÇÃO...1 2.2 RESPONSABILIDADE...1

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade II MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade II MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Prof. Jean Cavaleiro Unidade II MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Introdução Vamos abordar aqui meios de armazenagem para melhor aproveitar o Pé direito, equipamentos que facilite movimentação em armazenagem

Leia mais

UNIVERSIDADE GAMA FILHO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO NO SETOR PÚBLICO ELINE COÊLHO DA ROCHA

UNIVERSIDADE GAMA FILHO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO NO SETOR PÚBLICO ELINE COÊLHO DA ROCHA UNIVERSIDADE GAMA FILHO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO NO SETOR PÚBLICO ELINE COÊLHO DA ROCHA ORGANIZAÇÃO DO ALMOXARIFADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

Leia mais

Armazenamento e TI: sistema de controle e operação

Armazenamento e TI: sistema de controle e operação Armazenamento e TI: sistema de controle e operação Pós-Graduação Latu-Sensu em Gestão Integrada da Logística Disciplina: TI aplicado à Logística Professor: Mauricio Pimentel Alunos: RA Guilherme Fargnolli

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza Aula Anterior: Cadastramento de Materiais CADASTRAMENTO DE MATERIAIS O QUE É??? O CADASTRAMENTO DE MATERIAIS

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler GESTÃO DE ESTOQUES Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler Sumário Gestão de estoque Conceito de estoque Funções do estoque Estoque de segurança

Leia mais

PROJETO GESTÃO DE ESTOQUES. Frente Almoxarifado

PROJETO GESTÃO DE ESTOQUES. Frente Almoxarifado PROJETO GESTÃO DE ESTOQUES Frente Almoxarifado Belo Horizonte, setembro de 2011 Agenda Projeto Gestão de Estoques Cartilhas Agendamento de Recebimentos e de Expedições Recebimento Armazenagem Carregamento

Leia mais

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Celso Ferreira Alves Júnior eng.alvesjr@gmail.com 1. INVENTÁRIO DO ESTOQUE DE MERCADORIAS Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

Armazenagem. Por que armazenar?

Armazenagem. Por que armazenar? Armazenagem Introdução Funções da armazenagem Atividades na armazenagem Objetivos do planejamento de operações de armazenagem Políticas da armazenagem Pilares da atividade de armazenamento Armazenagem

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC DEFINIÇÕES GERENCIAR Ato ou efeito de manter a integridade física e funcional para algo proposta

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM. Uma abordagem multidisciplinar. Prof. Fernando Dal Zot

Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM. Uma abordagem multidisciplinar. Prof. Fernando Dal Zot Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM Uma abordagem multidisciplinar Prof. Fernando Dal Zot 1 Visão geral das atividades do Almoxarifado / Depósito / Armazém Início RECEBER

Leia mais

Prof. Gustavo Boudoux

Prof. Gustavo Boudoux ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Recursos à disposição das Empresas Recursos Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos Martins, (2005.p.4) O que é Administração de Materiais?

Leia mais

Movimentação de materiais O setor de movimentação de materiais

Movimentação de materiais O setor de movimentação de materiais Movimentação de materiais O setor de movimentação de materiais A movimentação de materiais não necessita exatamente ser um setor dentro da organização, na maioria dos casos, é uma tarefa atrelada ao almoxarifado

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e controle da produção O PCP é o setor responsável por: Definir quanto e quando comprar Como fabricar ou montar cada

Leia mais

Em Distribuidora de Medicamentos, Correlatos, Cosméticos e Saneantes Domissanitários.

Em Distribuidora de Medicamentos, Correlatos, Cosméticos e Saneantes Domissanitários. Em Distribuidora de Medicamentos, Correlatos, Cosméticos e Saneantes Domissanitários. Nº PROCESSO REQUERIMENTO RAZÃO SOCIAL IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO NOME DE FANTASIA NÚMERO DO CNPJ NÚMERO ÚLTIMO

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

CHECKLIST DA RDC 16/2013

CHECKLIST DA RDC 16/2013 CHECKLIST DA RDC 16/2013 Checklist para a RDC 16 de 2013 Página 2 de 10 Checklist 1. 2.1 Disposições gerais Existe um manual da qualidade na empresa? 2. Existe uma política da qualidade na empresa? 3.

Leia mais

Verticalização dos Estoques

Verticalização dos Estoques Verticalização dos Estoques Considerações Iniciais A principal prioridade dos operadores é reduzir o tempo de ciclo dos pedidos e não economizar espaço. As soluções que permitem economizar espaço não permitem

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

Logistica e Distribuição. Manuseio de Materiais. Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993

Logistica e Distribuição. Manuseio de Materiais. Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Logística e Distribuição Manuseio de Materiais / Gestão de Informações Primárias Apoio 1 2 Manuseio de Materiais Refere-se aos deslocamentos de materiais

Leia mais

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA I AULA 05: LOGÍSTICA INTEGRADA E OUTRAS QUESTÕES TÓPICO 05: MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS O manuseio de materiais representa atividade de maior custo logístico, além de consumir

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Curso Intensivo. Logística Farmacêutica

Curso Intensivo. Logística Farmacêutica Curso Intensivo Logística Farmacêutica O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual de aprendizagem que visa a capacitação profissional objetivando

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM WMS WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉM/DEP M/DEPÓSITO WMS Software de gerenciamento de depósito que auxilia as empresas na busca de melhorias nos

Leia mais

WMS Warehouse Management System

WMS Warehouse Management System WMS Warehouse Management System [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais

Leia mais

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos 1 1 2 A gestão do armazém está directamente relacionada com o processo de transferência de produtos para os clientes finais, e têm em conta aspectos como a mão-de-obra, o espaço, as condições do armazém

Leia mais

Logística: o endereçamento como ferramenta fundamental na armazenagem e estocagem

Logística: o endereçamento como ferramenta fundamental na armazenagem e estocagem Logística: o endereçamento como ferramenta fundamental na armazenagem e estocagem Juliano Jacinto Luciano Heil Márcio Fernandes de Souza Sidnei Rodrigues RESUMO Este artigo apresenta a importância da logística

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS GESTÃO DE ESTOQUE Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Higino José Pereira Neto Graduando em Administração Faculdades Integradas de Três

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação do produto Impacto no negócios Telas do sistemamódulos do sistema Mobilize Stock Mobilize Store A Handcom Contato

ÍNDICE. Apresentação do produto Impacto no negócios Telas do sistemamódulos do sistema Mobilize Stock Mobilize Store A Handcom Contato ÍNDICE Apresentação do produto Impacto no negócios Telas do sistemamódulos do sistema Mobilize Stock Mobilize Store A Handcom Contato Apresentação do produto O Mobilize é uma solução mobile modular para

Leia mais

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - ESTOQUES

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - ESTOQUES GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - ESTOQUES T É C N I C O E M A D M I N I S T R A Ç Ã O P R O F. D I E G O B O L S I M A R T I N S 2015 ESTOQUES São acumulações de matérias-primas, suprimentos, componentes,

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora à vencer as barreiras internacionais.

Leia mais

Logística Integrada. Esse termo refere-se ao papel da Logística como elemento de ligação entre todos os processos, desde o Fornecedor até o Cliente.

Logística Integrada. Esse termo refere-se ao papel da Logística como elemento de ligação entre todos os processos, desde o Fornecedor até o Cliente. Logística Integrada Esse termo refere-se ao papel da Logística como elemento de ligação entre todos os processos, desde o Fornecedor até o Cliente. Ballou (1993) Fonte: BALLOU, R. H. Logística Empresarial.

Leia mais

25/02/2009. Tipos de Estoques. Estoque de Materiais. Estoque de Produtos Acabados. Estoque em transito. Estoque em consignação

25/02/2009. Tipos de Estoques. Estoque de Materiais. Estoque de Produtos Acabados. Estoque em transito. Estoque em consignação MSc. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br Mestre em Engenharia de Produção Posicionamento em relação à Produção e Interação com outras áreas CQ FO ORNECEDORES Matéria Prima Material de Consumo

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler

NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler Sumário Introdução O Almoxarifado conceito Organização do Almoxarifado: Recebimento Armazenagem

Leia mais

Controle de Estoques

Controle de Estoques Controle de Estoques Valores em torno de um Negócio Forma Produção Marketing Posse Negócio Tempo Lugar Logística Atividades Primárias da Logística Transportes Estoques Processamento dos pedidos. Sumário

Leia mais

ARMAZENAGEM E T.I. Prof.: Disciplina Integrantes

ARMAZENAGEM E T.I. Prof.: Disciplina Integrantes ARMAZENAGEM E T.I. Pós-Graduação em Gestão Integrada da Logística Turma: GIL131M - 2013 Universidade São Judas Tadeu Prof.: Ms. Maurício Pimentel Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada a Logística

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Profa. Marinalva Barboza. Unidade IV RECURSOS MATERIAIS E

Profa. Marinalva Barboza. Unidade IV RECURSOS MATERIAIS E Profa. Marinalva Barboza Unidade IV RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Custos dos estoques Para manter estoque, é necessário: quantificar; identificar. Quanto custa manter estoque? Quais os custos envolvidos

Leia mais

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Robson Guilherme Ferreira (II) Jackson Duarte Coelho (III) Julio César Agrícola Costa da Silveira (I) Resumo O trabalho a ser apresentado tem como objetivo

Leia mais

Estudo da linha de produção de uma fábrica de ração

Estudo da linha de produção de uma fábrica de ração Estudo da linha de produção de uma fábrica de ração Laureilton José Almeida BORGES¹; Warley Alves Coutinho CHAVES¹; Júlio César Benfenatti FERREIRA 2 ; Adriana Giarolla VILAMAIOR 2 ¹ Estudante de Engenharia

Leia mais

Administração de estoques. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia

Administração de estoques. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Administração de estoques Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Administração de estoques Cabe a este setor o controle das disponibilidades e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

Tem por objetivo garantir a existência contínua de um estoque organizado, de modo a não faltar nenhum dos itens necessários à produção.

Tem por objetivo garantir a existência contínua de um estoque organizado, de modo a não faltar nenhum dos itens necessários à produção. Resumo aula 3 Introdução à gestão de materiais A gestão de materiais é um conjunto de ações destinadas a suprir a unidade com materiais necessários ao desenvolvimento das suas atribuições. Abrange: previsão

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

Administrando Estoques e Processos Adequadamente

Administrando Estoques e Processos Adequadamente Administrando Estoques e Processos Adequadamente Estoque é Dinheiro Planeje e Controle seus Estoques Rev - 1105 Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 Serviço de Apoio às Micro e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos (SP) Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar

Leia mais

WMS. Agenda. Warehouse Management Systems (WMS) Warehouse Management Systems Sistema de Gerenciamento de Armazéns

WMS. Agenda. Warehouse Management Systems (WMS) Warehouse Management Systems Sistema de Gerenciamento de Armazéns WMS Warehouse Management Systems Sistema de Gerenciamento de Armazéns Breno Amorim brenoamorim@hotmail.com Informática Aplicada a Logística Profº Breno Amorimsexta-feira, 11 de setembro de 2009 Agenda

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem Introdução histórica a Administração de Materiais Prof. Vianir André Behnem Origem - A origem da logística surge cerca de 10.000 AC; - Cerca de 6.000 anos, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito já

Leia mais

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo. É todo custo gerado por operações logística em uma empresa, visando atender as necessidades dos clientes de qualidade custo e principalmente prazo. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007.

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. Operações Terminais Armazéns AULA 3 PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. A Gestão de Estoques Definição» Os estoques são acúmulos de matériasprimas,

Leia mais

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Módulo I Conhecimentos Básicos do Setor de Transporte de Cargas O Transporte Rodoviário

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Módulo 3 Custo e nível dos Estoques

Módulo 3 Custo e nível dos Estoques Módulo 3 Custo e nível dos Estoques O armazenamento de produtos produz basicamente quatro tipos de custos. 1. Custos de capital (juros, depreciação) 2. Custos com pessoal (salários, encargos sociais) 3.

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 26 de julho de 1999

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 26 de julho de 1999 *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 26 de julho de 1999 Resolução Nº 329, de 22 de julho de 1999 Institui o Roteiro de Inspeção para transportadoras

Leia mais

Logistica e Distribuição

Logistica e Distribuição Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Logística e Distribuição Armazenagem e Movimentação Primárias Apoio 1 2 A armazenagem corresponde a atividades de estocagem ordenada e a distribuição

Leia mais

Controle de estoques. Capítulo 6. André Jun Nishizawa

Controle de estoques. Capítulo 6. André Jun Nishizawa Controle de estoques Capítulo 6 Sumário Conceito de estoque Tipos Sistemas de controle de estoques Fichas de estoque Classificação de estoque Dimensionamento de estoque Logística e Cadeia de suprimentos

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

Administração. Profa. Patricia Brecht. Compras. Compras. Armazenamento, Movimentação e Administração de Compras

Administração. Profa. Patricia Brecht. Compras. Compras. Armazenamento, Movimentação e Administração de Compras Administração Profa. Patricia Brecht Armazenamento, Movimentação e Administração de Compras Compras Envolve todo o processo de localização de fornecedores e fonte de suprimento, aquisição de materiais

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 11

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 11 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 11 Questões sobre o tópico Administração de Materiais. Olá Pessoal, Hoje veremos um tema muito solicitado para esse concurso do MPU! Administração de Materiais.

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS

GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Unidade III GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel Conteúdo da aula de hoje 1. Custos dos estoques 2. Custos diretamente proporcionais 3. Custos inversamente proporcionais 4.

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

1/5 NORMA INTERNA Nº: DATA DA VIGÊNCIA: 26/2010 ASSUNTO: SISTEMA OPERACIONAL DO ALMOXARIFADO CENTRAL

1/5 NORMA INTERNA Nº: DATA DA VIGÊNCIA: 26/2010 ASSUNTO: SISTEMA OPERACIONAL DO ALMOXARIFADO CENTRAL 1/5 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Normatizar os procedimentos de entrada e saída de materiais adquiridos pelo Município; 1.2) Garantir recebimento dos materiais no que se refere a quantidade, qualidade e prazo

Leia mais

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a Conhecer a evolução do Transporte no mundo, relacionando as características econômicas, sociais e culturais. Compreender a função social do transporte e o papel da circulação de bens e pessoas. Conhecer

Leia mais

Sistemas de Armazenagem de Materiais

Sistemas de Armazenagem de Materiais Sistemas de Armazenagem de Materiais Características e conceitos para utilização de Sistemas de armazenagem de materiais Objetivos Destacar a importância dos equipamentos de armazenagem de materiais na

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA Em qualquer empresa que atua na comercialização de produtos, o estoque apresenta-se como elemento fundamental. No ramo farmacêutico, não é diferente, sendo o controle

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Planejamento de Manutenção e Fiscalização de Obras Industriais, Gestão de Materiais, Inventário de Estoques e Bens Patrimoniais.

Planejamento de Manutenção e Fiscalização de Obras Industriais, Gestão de Materiais, Inventário de Estoques e Bens Patrimoniais. Planejamento de Manutenção e Fiscalização de Obras Industriais, Gestão de Materiais, Inventário de Estoques e Bens Patrimoniais. Quem Somos A MDS soluções é uma prestadora de serviços que procura apoiar

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 21º Encontro - 07/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - LAYOUTS DE EMPRESAS INDIVIDUAIS 02 ABERTURA

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 2 INTRODUÇÃO A cada dia que passa, cresce a pressão pela liberação para uso de novas tecnologias disponibilizadas pela área de TI, sob o argumento

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

Armazenagem, Controle e Distribuição. Aula 3. Contextualização. Principais Atribuições. Controles de Estoque. Plano de Ação. Instrumentalização

Armazenagem, Controle e Distribuição. Aula 3. Contextualização. Principais Atribuições. Controles de Estoque. Plano de Ação. Instrumentalização Armazenagem, Controle e Distribuição Aula 3 Contextualização Prof. Walmar Rodrigues da Silva Controles de Estoque Principais Atribuições Planejamento Controle Gestão de estoques PDCA Sistema de administração

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

A Base para a Qualidade Total

A Base para a Qualidade Total A Base para a Qualidade Total 1 HISTÓRIA Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra; Surgiu com a necessidade de por ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Suprimentos. WMS Gerenciamento de Armazém

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Suprimentos. WMS Gerenciamento de Armazém Bloco Suprimentos WMS Gerenciamento de Armazém Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo WMS, que se encontra no Bloco Suprimentos. Todas informações aqui disponibilizadas foram

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM ARMAZENAGEM

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM ARMAZENAGEM DISTRIBUIÇÃO E DEFINIÇÃO DE Gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado à disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com

Leia mais

Logistica e Distribuição

Logistica e Distribuição Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Logística e Distribuição A Atividade de Gestão de Estoque Primárias Apoio 1 2 3 4 Conceitulizando Estoque ESTOQUES são grandes volumes de matérias

Leia mais

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção)

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Engenharia de Produção Custos Industriais Aplicação de Custos Diretos e Indiretos Luizete Fabris Introdução tema. Assista à videoaula do professor

Leia mais

A OPERAÇÃO DE CROSS-DOCKING

A OPERAÇÃO DE CROSS-DOCKING A OPERAÇÃO DE CROSS-DOCKING Fábio Barroso Introdução O atual ambiente de negócios exige operações logísticas mais rápidas e de menor custo, capazes de suportar estratégias de marketing, gerenciar redes

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO

ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Pós Graduação em Engenharia de Produção Ênfase na Produção Enxuta de Bens e Serviços (LEAN MANUFACTURING) ESTRUTURANDO O FLUXO PUXADO Exercícios de Consolidação Gabarito 1 º Exercício Defina os diferentes

Leia mais