9 EF2 Disciplina Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor 1ª semana de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9 EF2 Disciplina Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor 1ª semana de"

Transcrição

1 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 9 EF2 Disciplina Professores Natureza Trimestre/Ano Data da entrega Valor 1ª semana de Química Regina Ap de revisão/férias 2º/2016 2,5 aula Introdução: Querido(a) aluno(a), Este material foi elaborado para que você tenha a oportunidade de revisar os assuntos que serão avaliados na prova trimestral de agosto. Siga as orientações de estudo e refaça as questões trabalhadas em sala de aula e no material didático. As questões complementares presentes nesse documento serão vistadas no primeiro dia de retorno às aulas e farão parte da sua nota de 2º trim. Conteúdos/Temas Orientações para estudo Densidade Apostilas teóricas 1, 3, 4, 5, 6 e 8 Matéria e seus estados físicos PowerPoints de cada apostila (mudanças de estado físico). publicadas no site Misturas azeotrópicas e eutéticas Apostilas de laboratório 2,7 e 9 Composição da matéria (pura/ mistura, Anotações e exercícios das apostilas simples / composta). Mistura homo, heterogêneas e fases Avaliações A3, A4 e T1 do semestre Alotropia Fenômenos físicos e químicos Separação de misturas Estabeleça um local agradável e adequado para estudar. Uma mesa e cadeira, com boa iluminação e longe de interferências externas. Estude a quantidade de horas necessárias para o entendimento da matéria. Reúna e analise as avaliações que tivemos neste 1º semestre. Após isso, faça o seguinte: Observando seus acertos e erros, identifique os exercícios que você apresentou maiores dificuldades. Busque, em seu material, anotações, exemplos, exercícios ou problemas referentes ao que você destacou como dúvida ou dificuldade. Revise os capítulos de seu livro. Refaça exercícios comparando a sua resolução com o que já foi corrigido no seu livro ou caderno. Resolva os exercícios complementares de revisão, com atenção e seriedade, procurando sempre esclarecer todas as suas dúvidas. Participe efetivamente das aulas de revisão de agosto, aproveitando a presença do professor para sanar suas dúvidas. Apenas a visualização da resolução nos dá uma falsa ideia de entendimento. Portanto, não apenas acompanhe os exemplos e exercícios, copie-os, tente resolvê-los em seguida, faça a correção. Não utilize calculadora durante a resolução dos exercícios propostos. É importante ressaltar que o aprendizado de um assunto matemático exige o domínio de outros, pois o conhecimento do básico é imprescindível para compreender o complexo. Portanto, se necessário, faça uma revisão de conteúdos anteriores.

2 Exercícios complementares de revisão: 1ª parte: Densidade. 2ª parte: Matéria e seus estados físicos (mudanças de estado físico). 3ª parte: Composição da matéria (pura/ mistura, simples / composta). 4ª parte: Tipos de misturas (homogênea / heterogênea e fases). 5ª parte: Alotropia 6ª parte: Transformações da matéria (fenômenos físicos e químicos) 7ª parte: Processos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas.

3 Nome Nº Ano Ensino Turma Nota 9 EM Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Química Regina Apost de revisão Ap / I 2 /2016 Tema Valor Densidade, estados físicos, alotropia, separação de misturas, fenômenos FS e QM 2,5 Atenção alunos, # Algumas questões demandarão uma resposta justificada ou cálculos. # Esta apostila será vistada na primeira semana de retorno as aulas. FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS Um fenômeno físico ocorre sem que a substância transforme-se em outra substância, ou seja, não ocorre modificação na estrutura da matéria, já um fenômeno químico é aquele que ocorre com a transformação de substância numa nova substância (ocorre modificação na estrutura da matéria). Portanto, em um fenômeno físico, as substâncias existentes antes e depois da transformação são as mesmas. Em um fenômeno químico, as substâncias existentes antes são diferentes das existentes depois da transformação. A evaporação do álcool é um fenômeno físico: o álcool líquido passa para a forma de vapor. O azedamento do vinho é um fenômeno químico: o vinho é transformado em vinagre. O álcool existente no vinho é transformado em ácido acético, principal constituinte do vinagre. Exercícios 1. Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico. Nesse sentido, considere as seguintes transformações: - derretimento das geleiras; - degradação dos alimentos no organismo; - ação de um medicamento no organismo; - produção de energia solar. Com relação a essas transformações, é correto afirmar: a) Todas são fenômenos químicos. b) Todas são fenômenos físicos. c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos. d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos. e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos. 2. Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos. Qual das situações abaixo corresponde a um fenômeno químico? a) Decomposição da matéria orgânica. b) Evaporação das águas de um lago. c) Chuva. d) Orvalho. e) Erosão. 3. A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

4 (I) a evaporação de um ou mais de seus componentes; (II) a decomposição e conseqüente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo; (III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde. A cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como: a) física, física e química. b) física, química e química. c) química, física e física. d) química, física e química. e) química, química e física. 4. Observe com atenção os recipientes adiante. Os círculos apresentam átomos. Átomos de diferentes elementos são representados por cores diferentes. É INCORRETO afirmar: a) A passagem de I para II representa uma transformação química. b) A passagem de I para III representa uma mudança de estado. c) Os recipientes II e III contêm compostos diferentes. d) Os recipientes I e II contêm o mesmo compostos 5. NÃO representa um fenômeno químico: a) fermentação da massa na fabricação de pães. b) dissolução de um comprimido efervescente em água. c) precipitação da chuva. d) destruição da camada de ozônio. 6. Em quais das passagens destacadas a seguir está ocorrendo transformação química? 1) "O REFLEXO DA LUZ NAS ÁGUAS onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado". 2) "A CHAMA DA VELA confundia-se com o brilho nos seus olhos". 3) "Desolado, observava O GELO DERRETENDO em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração". 4) "Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha TESOURA ENFERRUJANDO no fundo da gaveta". Estão corretas apenas: a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 2 e 4 e) 1 e 3

5 7. A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é: a) a queima de um fósforo. b) o derretimento do gelo. c) a transformação do leite em coalhada. d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água. e) o escurecimento de um objeto de cobre. 8. Das alternativas abaixo, aquela que NÃO representa um fenômeno químico é: a) queima de uma folha de papel. b) dissolução de um comprimido efervescente em água. c) evaporação da água dos oceanos. d) destruição da camada de ozônio. e) digestão dos alimentos no organismo humano 9. Em qual dos eventos mencionados abaixo, não ocorre transformação química? a) emissão de luz por um vaga-lume. b) fabricação de vinho a partir da uva. c) crescimento da massa de pão. d) explosão de uma panela de pressão. e) produção de iogurte a partir do leite. 10. Tem-se um fenômeno químico quando: a) uma amostra rochosa é pulverizada por meio de pressão. b) a água é aquecida até a ebulição. c) o açúcar é dissolvido em água. d) um pedaço de chumbo é fundido. e) um palito de fósforo é aceso. 11. Dentre as transformações a seguir, aquela que NÃO representa um exemplo de fenômeno químico é: a) efervescência do sal de fruta em água. b) ação do fermento na massa do pão. c) eletrólise da água. d) escurecimento de um anel de prata. e) obtenção do nitrogênio a partir da destilação fracionada do ar. 12. Considere os fenômenos seguintes: I. Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre liberação de gás. II. Ao se colocar água oxigenada sobre uma ferida, ocorre efervescência. III. Através de um canudinho para refrigerante, ao soprar sobre água de cal, ocorre turvação. IV. Ao se colocar fermento na massa de pão, observa-se, pouco tempo depois, a expansão da massa. V. Quando se deixa cair, sobre a língua, gotas de limão, tem-se uma forte sensação de sabor azedo.

6 São fenômenos físicos: a) I e II b) II e III c) I e IV d) III e V e) I e V 13. Todos os fenômenos a seguir são químicos, EXCETO: a) ação do fermento sobre a massa de pão. b) combustão do magnésio. c) comprimido efervescente dissolvido na água. d) formação de azinhavre em objetos de cobre. e) destilação da água. 14. Comparando as situações INICIAL e FINAL nos sistemas I, II e III, observa-se a) a ocorrência de um fenômeno químico no sistema I. b) a formação de uma mistura no sistema II. c) uma mudança de estado no sistema III. d) a formação de uma mistura no sistema I. e) a ocorrência de um fenômeno químico no sistema II. 15. Ao dissolvermos "sal de frutas" em água, percebemos imediatamente uma efervescência. A efervescência se dá, devido a reação do bicarbonato de sódio com a água, sendo um dos produtos da reação o ácido carbônico que se decompõe liberando gás carbônico. O fenômeno descrito é químico ou físico? 16. Você já reparou que quando se coloca "bolinhas" de naftalina nos guarda-roupas (para evitar ataque de insetos), estas vão diminuindo de tamanho com o tempo, até desaparecerem totalmente sem deixar nenhum resíduo? Este fenômeno é conhecido como "sublimação", que é a passagem do estado sólido ao estado gasoso, sem passar pelo estado líquido, daí o fato de não haver nenhum resíduo no guarda-roupas. A sublimação é um fenômeno químico ou físico? 17. No verão, o calor do sol evapora a água do mar que se mistura ao ar na forma de vapor d'água. Quando a concentração de vapores de água, nas nuvens, aumenta muito, a água volta ao estado líquido, provocando as chuvas. O fenômeno descrito, é chamado de "destilação natural da água do mar". Este fenômeno é físico ou químico?

7 18. Se abrirmos uma garrafa de vinho e a deixarmos aberta por certo tempo, o vinho transformar-seá em vinagre. Como poderemos classificar a transformação descrita? 19. Classifique em fenômenos físicos ou químicos. a) Combustão de um fósforo. b) Formação de novas substâncias. c) Enferrujamento. d) Obtenção de NaCl (sal de cozinha) a partir da água do mar. e) Queima do álcool. f) Evaporação da água g) caramelização do açúcar. h) combustão da lenha. i) dissolução em água de um comprimido efervescente. j) explosão da dinamite. k) precipitação da chuva. ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA: Os estados físicos também são chamados de estados de agregação. A matéria pode fundamentalmente ser encontrada em 3 estados físicos interconversíveis: sólido, líquido e gasoso. Ela é constituída de pequenas partículas e o estado físico irá depender do maior ou menor espaço existente entre elas e da maior ou menor agregação dessas partículas. Quando uma substância muda de estado físico, sofre alteração nas suas características macroscópicas, (volume, forma) e microscópicas (arranjo das partículas) MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO: Características Macroscópicas Características Microscópicas Estado Físico Sólido Líquido Gasoso Características Macroscópicas forma e volume constantes. forma variável e volume constante. forma e volume variáveis. TRANSFORMAÇÃO DE ESTADO FÍSICO Características Microscópicas partículas com arranjo característico; formam estruturas geométricas; estão fixas. partículas sem ordenação e com algum movimento. grandes espaços entre as partículas que possuem movimento permanente e desordenado.

8 O estado de agregação da matéria pode ser alterado, bastando para isto submetê-la a variações de temperatura e pressão. Transformações de estado são alterações que a matéria sofre no seu estado de agregação, causadas por variações de temperatura e pressão. Da análise do esquema anterior, verificamos que: -fusão é a passagem do estado sólido para o líquido; -vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso; -liquefação ou condensação é a passagem do estado gasoso para o líquido; -solidificação é a passagem do estado líquido para o sólido; -sublimação é a passagem do estado sólido diretamente para o estado gasoso e vice-versa. Simples Composta Pura Mistura TIPOS DE SUBSTÂNCIAS - A substância que é formada por átomos de um único elemento químico é denominada substância simples. Exemplos: Fe (ferro) ; Na (sódio) ; H (hidrogênio) ; N2 ; todos os alótropos ; F2. - Uma substância composta por mais de um elemento químico, numa proporção determinada de átomos, é denominada substância composta. Exemplos:H2O (água) ; NaHCO3 ( bicarbonato de sódio) - Substâncias puras: Diferentemente do que o nome possa sugerir, as substâncias puras não são aquelas formadas nem por um único átomo (monoatômicas), nem por um único elemento químico (simples). Substâncias são consideradas puras quando em uma amostra só encontramos moléculas daquela substância, sem nenhuma outra presente. Ela pode apresentar fases dependendo do estado físico que se encontrar. As substâncias puras apresentam a temperatura de fusão e ebulição bem definidas e ela se mantém inalterada desde o início até o fim de toda a sua mudança de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.). - Mistura: É qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Pode ser homogênea (monofásico) ou heterogênea (polifásico), conforme apresente ou não as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinada. Uma mistura comum não apresenta patamar no ponto de ebulição (PE) e nem no ponto de fusão (PF). - Mistura eutética: É uma mistura sólida que apresenta patamar no PF mas não tem patamar no PE. Um exemplo de mistura eutética é o bronze.

9 - Mistura azeotrópica: É uma mistura líquida que apresenta patamar no PE mas não tem patamar no PF. Exemplo: mistura de água e álcool. Exercícios 1. Responder à questão numerando corretamente a coluna que contém exemplos de sistemas, de acordo com a que apresenta a classificação dos mesmos. 1- elemento químico 2- substância simples 3- substância composta 4- mistura homogênea 5- mistura heterogênea a) Sal de cozinha (NaCl) b) Tinta verde de uma caneta c) Gás oxigênio (O2) d) Gás oxigênio + gás nitrogênio e) 1 litro de água + 1 colher de chá de açúcar f) Fósforo (P) g) Gás carbônico (CO2) h) Água gaseificada i) Cálcio (Ca) j) Vinho branco k) Água + Álcool l) Monóxido de carbono (CO) m) Ar atmosférico n) Gasolina + água o) Gás Ozônio (O3) p) Cloro (Cl) q) Sal + óleo r) bicarbonato de sódio (NaHCO3) s) Enxofre (S8) t) Gasolina + álcool u) Hidrogênio (H) v) Sódio (Na) x) Bromo (Br2) 2. Esta questão apresenta três afirmativas, que podem estar corretas ou incorretas. Responda-a, obedecendo ao seguinte código: a) somente a afirmativa I é correta. b) somente a afirmativa II é correta. c) somente a afirmativa III é correta. d) somente as afirmativas I e II são corretas. e) as afirmativas I, II e III são corretas. I) Fe, AI. C, Na = Conjunto de elementos químicos. II) H2, O2, F2, Cl2 = Conjunto de substâncias simples. III) N2, N2O, OF2, CH4 = Conjunto de substâncias compostas.

10 TIPOS DE MISTURAS Mistura homogênea, material homogêneo ou matéria homogênea é aquele que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. Mistura heterogênea, material heterogêneo ou matéria heterogênea é aquele que não apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. Fases são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo. Os sistemas homogêneos são monofásicos ou unifásicos. Os sistemas heterogêneos são polifásicos, podendo ser bifásicos, trifásicos, etc. Sistemas com misturas de gases sempre têm uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases. Um sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico (água líquida + gelo). Um sistema homogêneo ou é uma mistura (homogênea) ou é uma substância pura num único estado físico. Gráficos de substância pura e mistura. Exercícios 1. Quantas fases e quantos componentes existem nas misturas abaixo? a) Mistura de 10 g de sal de cozinha, 30 g de areia fina, 20 ml de óleo e 100 ml de água. b) Mistura de 2,0 L de CO2, 3,0 L de N2 e 1,5 L de O2. c) Café passado d) Areia, terra, pedra, água e gelo em recipiente fechado. 2. Dada a tabela abaixo, diga em que estado físico se encontram;

11 a) o éter etílico a -10 C. b) o fenol a 70 C. c) a água a 120 C. d) o clorofórmio a -30 C. e) o éter etílico a 40 C. f) o álcool etílico a -70 C. g) o fenol a 215 C. h) o clorofórmio a 10 C. i) o álcool etílico a 90 C. j) o éter etílico a 15 C 3. Considere o sistema: um frasco com água líquida + gelo + óleo. Sobre esse sistema é correto afirmar que ele: a) é homogêneo, apresenta três fases e três componentes. b) é heterogêneo, apresenta três fases e três componentes. c) é heterogêneo, apresenta três fases e dois componentes d) é homogêneo, apresenta duas fases e dois componentes 4. A figura representa a curva de aquecimento de uma amostra, em que S, L e G significam, respectivamente, sólido, líquido e gasoso. Com base nas informações da figura é CORRETO afirmar que a amostra consiste em uma: a) substância pura. b) mistura heterogênea azeotrópica. c) mistura heterogênea eutética. d) mistura homogênea azeotrópica. e) mistura homogênea eutética. MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS Catação É um método de separação bastante rudimentar, usado para separação de sistemas sólidosólido. Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação dos mesmos separando-os manualmente. É o método utilizado na limpeza do feijão antes do cozimento. Peneiração ou tamisação É um método de separação baseado na diferença de tamanho entre dois ou mais sólidos e que são separados com a ajuda de uma peneira. Imantação ou atração magnética É o método utilizado para separar um componente da mistura que tenha propriedades magnéticas ou seja, que possa ser atraído por um ímã.

12 Flotação É o método utilizado para separar, com a ajuda de um líquido, dois sólidos de densidades diferentes. Levigação Processo utilizado para separar misturas do tipo sólido-sólido onde os componentes menos densos são facilmente arrastados por um líquido enquanto o componente mais denso não é arrastado. Centrifugação Utilizada para separar misturas do tipo sólido-líquido submetidos a uma rotação acelerada. Decantação Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal. Sifonação Pode-se aproveitar a pressão atmosférica e a gravidade para auxiliar no processo de decantação. Um dos líquidos pode ser retirado por sifonação, que é a transferência, através de uma mangueira, de um líquido em um posição mais elevada para outra, num nível mais baixo. Filtração Este é um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulado fica retido. A preparação do café é um exemplo de filtração. No cotidiano, o aspirador de pó é o melhor exemplo do processo de filtração. Separa partículas sólidas suspensas no ar aspirado. Dissolução fracionada Utilizada para separar uma mistura de sólido-sólido onde existe uma diferença de solubilidade entre os componentes. Com a ajuda de um solvente (água, por exemplo) um dos componentes se dissolve e o outro não. A dissolução fracionada deve ser seguida de uma filtração para separar o componente que não dissolveu, seguida de uma destilação simples para separar o solvente (água) do componenete que se dissolveu. MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS Evaporação Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando o sólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através deste processo. Destilação simples Indicado para separar uma mistura homogênea de sólido + líquido. Muito utilizado para fazer a destilação do álcool para obtenção de cachaça e outras bebidas destiladas. Destilação fracionada Método utilizado para separar uma mistura homogênea de dois líquidos. Esse método é muito utilizado para separar os componentes do petróleo.

13 Cromatografia Utilizado para separar misturas homogêneas com a ajuda de uma solvente (vide aula de laboratório). Exercícios 1. (UFES) Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se à pressão, o petróleo bruto pára de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente: a) decantação e destilação fracionada b) filtração e destilação fracionada c) decantação e filtração d) filtração e decantação e) destilação fracionada e decantação 2. É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA? Qual e como seria o processo de separação? 3. (UFSE) Considere amostras de: I. petróleo III. ar liquefeito II. água potável IV. latão Destilação fracionada é o processo apropriado para separar os componentes de: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. 4. (UFMG-1997) Durante a preparação do popular cafezinho brasileiro, são utilizados alguns procedimentos de separação de misturas.a alternativa que apresenta corretamente a seqüência de operações utilizadas é: a) destilação e decantação. b) destilação e filtração. c) extração e decantação. d) extração e filtração. 5. (UFMG-2002) Certas misturas podem ser separadas, usando-se o método de destilação simples. Suponha que a mistura é constituída de água e cloreto de sódio (sal de cozinha) dissolvido nela. Ao final da destilação simples dessa mistura, obtém-se, no erlenmeyer: a) água. b) cloreto de sódio. c) água + cloreto de sódio. d) mais água do que cloreto de sódio.

14 6. (PUC-RS-adapt) INSTRUÇÃO: Responder a questão relacionando as misturas apresentadas na coluna da esquerda com os processos de separação apresentados na coluna da direita. 1 poeira e ar ( ) dissolução fracionada 2 areia e sal ( ) destilação fracionada 3 água e azeite ( ) centrifugação 4 petróleo ( ) decantação 5 sangue ( ) filtração 7. (Mack-2004) Um documentário transmitido pela TV mostrou como nativos africanos purificam água retirada de poças quase secas e imundas, para matar a sede. Molhando, nas poças, feixes de gramíneas muito enraizadas e colocando-os em posição vertical, a água escorre limpa. Esse procedimento pode ser comparado com o processo de separação chamado de: a) ventilação. b) destilação. c) catação. d) filtração. e) sifonação 8. (Mack) A aparelhagem mais apropriada para separar dois líquidos imiscíveis é: 9. (FEI-adapt) A mistura líquida homogênea constituída por benzeno e tolueno pode ser separada por: a) decantação b) destilação fracionada c) centrifugação d) levigação e) sifonação 10. Qual seria a seqüência mais adequada para separar todos os componentes das mistura abaixo? a) areia, água e sal. b) água e carvão. c) azeite e vinagre. d) gasolina e álcool. e) sal de cozinha e areia. f) Ar e pó. g) Água, óleo e areia. h) água salgada + serragem i) ouro + areia

15 11. (UFMG) O sal de cozinha pode ser obtido da água do mar, através de qual processo de separação? 12. Qual o processo mais adequado para separar a mistura de água e gasolina? DENSIDADE 1. O quadro abaixo mostra a densidade de alguns metais: Com base na tabela anterior, indique a opcao que possui o metal adequado para se confeccionar uma esfera de 210 g que ocupa 0,02 litros. a) Aluminio b) Zinco c) Prata d) Ouro 2. Determine a massa de ouro necessária para um volume de 100 litros, sabendo que a sua densidade é 19,3g/cm Calcule a densidade de um material que apresenta 144Kg e um volume de 0,008 litros. Expresse o resultado em g/cm (Puccamp) Para verificar se um objeto é de chumbo puro, um estudante realiza a seguinte experiência: a) determina a sua massa (175,90 g); b) imerge-o totalmente em 50,0 ml de água contida numa proveta; c) lê o volume da mistura água e metal (65,5 ml). Com os dados obtidos, calcula a densidade do metal, compara-a com o valor registrado numa tabela de propriedades específicas de substâncias e conclui que se trata de chumbo puro. Qual o valor calculado para a densidade, em g/ml, à temperatura da experiência? ALOTROPIA 1. Qual elemento químico apresenta formas alotrópicas devido à atomicidade? Quais são esses alótropos? 2. Quais são os alótropos do carbono? No que eles se diferem? 3. Quais são as formas alotrópicas do enxofre? 4. Quais são as formas alotrópicas do fósforo? Cite uma aplicação para as duas principais formas alotrópicas do fósforo.

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS Também conhecidas como REAÇÕES QUÍMICAS, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS ATOMICIDADE - ALOTROPIA 1. (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química? (1) O reflexo

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental QUÍMICA Densidade É uma propriedade específica da matéria que mede a relação entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema

Leia mais

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2 QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES Estudo da matéria: substâncias, misturas, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Métodos de separação de misturas: O método empregado vai depender da mistura, já que esta

Leia mais

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Exercícios Métodos de Separação Nome: nº: Ano: 1º E.M. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Questões Objetivas 1- Para a separação das misturas: gasolina-água e

Leia mais

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu)

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu) SUBSTÂNCIAS E MISTURAS FENÔMENO FÍSICO: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos: rasgar papel; derreter gelo (qualquer mudança de estado Físico); passagem de corrente elétrica por um Fio de cobre;

Leia mais

SIMPLES SUBSTÂNCIA PURA COMPOSTA HOMOGÊNEO MISTURA HOMOGÊNEA SISTEMA SUBSTÂNCIA PURA HETEROGÊNEO MISTURA HETEROGÊNEA

SIMPLES SUBSTÂNCIA PURA COMPOSTA HOMOGÊNEO MISTURA HOMOGÊNEA SISTEMA SUBSTÂNCIA PURA HETEROGÊNEO MISTURA HETEROGÊNEA Sistemas materiais HOMOGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA? SIMPLES MISTURA HOMOGÊNEA? COMPOSTA SISTEMA? HETEROGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA HETEROGÊNEA Sistema É parte do universo físico que contenha ou não matéria,

Leia mais

Separação de misturas

Separação de misturas Separação de misturas Filtração: A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa.

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

Apostila de Química 12 A Matéria

Apostila de Química 12 A Matéria Apostila de Química 12 A Matéria 1.0 Átomo x Elemento Átomo é uma partícula fundamental que compõe toda a matéria. Elemento químico é um conjunto de átomos quimicamente iguais (com o mesmo número atômico).

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Métodos de separação de misturas HETEROGÊNEAS SÓLIDO SÓLIDO: Catação Ventilação Levigação Separação magnética Dissolução fracionada Peneiração Flotação SÓLIDO LÍQUIDO: Decantação

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Jeosafá Lima Misturas homogêneas e heterogêneas Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. https://www.youtube.com/watch?v=6jcxdhovkcm

Leia mais

LOUCOS POR QUÍMICA. PROF. Neif Nagib

LOUCOS POR QUÍMICA. PROF. Neif Nagib LOUCOS POR QUÍMICA PROF. Neif Nagib SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. Neif Nagib CATAÇÃO É um método rudimentar baseado na diferença de tamanho e aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados.

Leia mais

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar

Leia mais

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO 6 anos ETAPA Rec Final 2017 RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA PROFESSOR CONTEÚDOS QUÍMICA Claudia Figueiredo Apostila 5 Substâncias puras e misturas. Apostila 6,7 e 8 Separação

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Professor Cassio Pacheco SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido

Leia mais

LISTA B QUÍMICA TONI ATITUDE

LISTA B QUÍMICA TONI ATITUDE LISTA B QUÍMICA TONI ATITUDE Site: www.sosprofessor.xpg.com.br Lei da conservação (lei de Lavoisier)= em um sistema fechado a massa total não varia Lei da proporção constante (lei de Proust)= os elementos

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido

Leia mais

Tarefa 22 Professor Gustavo

Tarefa 22 Professor Gustavo 6º ano Química Tarefa 22 Professor Gustavo 01. Uma amostra de água do mar contaminada com óleo foi coletada em alto mar. Sobre os procedimentos aplicados para a separação eficiente dos componentes dessa

Leia mais

Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Método Científico OBSERVAÇÕES PROBLEMA HIPÓTESE(S) EXPERIMENTOS CONCLUSÕES CIÊNCIA:

Leia mais

O Que é Química? Pra que serve a Química?²

O Que é Química? Pra que serve a Química?² O Que é Química? Ciência que estuda as propriedades das substâncias e as leis que regem as suas combinações e decomposições ¹ Pra que serve a Química?² 1 Dicionário Michaelis 2 Figuras retiradas da Web

Leia mais

SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS.

SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS. SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS. CAPÍTULOS 6 E 7 Prof.ª Tatiana Lima Substâncias Puras * Conceito Toda matéria cuja fusão e ebulição ocorrem a uma temperatura constante. SIMPLES * Tipos

Leia mais

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 9º ano Separações de Misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Podem ser para separar

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1 Separação de misturas heterogêneas: LEVIGAÇÃO É usada para componentes de misturas de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastado pelo líquido. Separação do ouro das areias auríferas Separação

Leia mais

Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota:

Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Rodrigo Xavier Querido (a) aluno

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas Separação de Misturas Letícia Silva 1 Linguagem Científica Na ciência se faz necessário o uso de uma linguagem onde o significado das palavras não deixa margem de dúvidas ou interpretações diferentes.

Leia mais

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES As mudanças de estado físico da água. Diagrama de mudanças de estado físico. 01. Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido,

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

Processos físicos de separação de misturas

Processos físicos de separação de misturas Processos físicos de separação de misturas Misturas heterogêneas sólido-sólido Catação Peneiração Flutuação Separação Magnética Dissolução Fracionada Sublimação CATAÇÃO Baseia-se na identificação visual

Leia mais

Segunda aula de química

Segunda aula de química Segunda aula de química Nome: Laísa 17/04/2017 Relembrando... Questão 3: Relembrando... (UNESP 2015) Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático. Empédocles a Teoria dos Quatro elementos.

Leia mais

Substâncias e Transformações

Substâncias e Transformações Substâncias e Transformações PAESPE 2018 Aula: Mariany Fernandes O QUE É UM SISTEMA? É uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo. Homogêneo Heterogêneo Homogêneo:

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar Não apresenta muita utilidade H 2 O NaCl Apresentam inúmeras aplicações

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS Conteúdos abordados na aula de hoje: 1. Matéria, corpo e objeto; 2. Energias; 3. Fenômenos; 4. Classificação da matéria. Matéria e suas transformações

Leia mais

Lista de exercícios 1- Dos processos abaixo, qual pode ser caracterizado como fenômeno físico?

Lista de exercícios 1- Dos processos abaixo, qual pode ser caracterizado como fenômeno físico? Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Química - 1º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. Marcos Miranda N.: / /17 Pensamento cientifico Laboratório químico Estados físicos e as transformações

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Estados de agregação da matéria. Mudanças de estado. Fenômenos

Estados de agregação da matéria. Mudanças de estado. Fenômenos Estados de agregação da matéria sólido líquido gasoso Mudanças de estado Fenômenos físicos químicos Sistemas Interação Aspecto Composição aberto isolado substância mistura fechado homogêneo heterogêneo

Leia mais

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas:

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: 01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: a) I é correta. d) I e II são corretas. b) II é correta. e) II e III são corretas. c) III é correta. 05) (UFPE-PE)

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias.

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Cassio Pacheco Turma: 1 Ano

Disciplina: Química Professor: Cassio Pacheco Turma: 1 Ano Disciplina: Química Professor: Cassio Pacheco Turma: 1 Ano Roteiro de Estudos 1- A queima da gasolina; a sublimação da naftalina; o enferrujamento do prego e o derretimento de um bloco de gelo são respectivamente,

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: Aguarde a ORDEM do fiscal para abrir este caderno de provas. Não será permitida a saída do candidato antes de esgotado o prazo mínimo de 60 minutos. Este caderno

Leia mais

09) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

09) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 01) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: Um elemento químico é representado pelo seu..., é identificado pelo número de... e pode apresentar diferentes números

Leia mais

Início. Substância pura simples. É formado por apenas um tipo de elemento químico. Exemplo: gás oxigênio (O 2), gás nitrogênio (N 2), ferro (Fe)

Início. Substância pura simples. É formado por apenas um tipo de elemento químico. Exemplo: gás oxigênio (O 2), gás nitrogênio (N 2), ferro (Fe) Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Exercícios Substâncias puras e misturas Material que apresenta TF e TE constantes a uma dada pressão e densidade característica em determinada

Leia mais

QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA PROF. NEIF NAGIB

QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA PROF. NEIF NAGIB QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA PROF. NEIF NAGIB JONH DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos são indivisíveis. 3- O número

Leia mais

Curso Pré-ENEM. Química. Profª M.ª Juliana Silva Leite

Curso Pré-ENEM. Química. Profª M.ª Juliana Silva Leite Curso Pré-ENEM Química Profª M.ª Juliana Silva Leite O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Método Científico OBSERVAÇÕES

Leia mais

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sistemas materiais Estados de agregação Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sólido forma e volume constantes. partículas com arranjo característico; formam estruturas

Leia mais

Métodos de Separação de Misturas

Métodos de Separação de Misturas Métodos de Separação de Misturas O que é uma mistura? Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes

Leia mais

Exercícios. Exercícios QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ANO. Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química. Capítulo 2 Estados Físicos da Matéria

Exercícios. Exercícios QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ANO. Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química. Capítulo 2 Estados Físicos da Matéria Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química : 01 São substâncias puras: a) Um copo de água destilada, refrigerante aberto, granito. b) Barra de ouro, refrigerante sem agitar, ar atmosférico puro. c) Água

Leia mais

Química B Intensivo V. 1

Química B Intensivo V. 1 1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 1º ano Nome Nº Turma Data 15/12 Nota 08 Disciplina QUÍMICA TRABALHO Prof. ORLANDO Valor 30 ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 01) Na química temos

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima. Exercícios sobre separação de misturas

9 o EF. Jeosafá de P. Lima. Exercícios sobre separação de misturas 9 o EF QUÍMICA Exercícios Jeosafá de P. Lima Exercícios sobre separação de misturas 1) (VUNESP-2006) A preparação de um chá utilizando os já tradicionais saquinhos envolve, em ordem de acontecimento, os

Leia mais

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema?

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema? Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1 Ano Data de entrega: 07/04/2016 Lista de Exercício 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada

Leia mais

1. Estados físicos da matéria Mudanças de estado Substâncias puras Misturas 4 Exercícios Densidade 6 1.

1. Estados físicos da matéria Mudanças de estado Substâncias puras Misturas 4 Exercícios Densidade 6 1. 1. Estados físicos da matéria 3 1.1 Mudanças de estado 3 1.2 Substâncias puras 4 1.3 Misturas 4 Exercícios 5 1.4 Densidade 6 1.5 Transformação da matéria 6 1.6 Alotropia 6 1.7 Diagramas de fases 6 1.8

Leia mais

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo

Leia mais

MATÉRIA CORPO OBJETO

MATÉRIA CORPO OBJETO A ciência QUÍMICA está voltada para o estudo da matéria, qualquer que seja sua origem. Observando a composição da matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos MATÉRIA CORPO OBJETO

Leia mais

QUÍMICA PROF. AMANDA THOMÉ

QUÍMICA PROF. AMANDA THOMÉ QUÍMICA PROF. AMANDA THOMÉ // QUESTÃO 01 A natureza apresenta grande diversidade de materiais. É preciso analisar a composição e as propriedades desses materiais para que eles possam ser utilizados ou

Leia mais

Processos de separação de misturas

Processos de separação de misturas Disciplina: Química Prof.: Ivo Turma: IU 23/03/2017 Tema da aula: Métodos de separação de misturas Processos de separação de misturas 1) Separação de misturas heterogêneas Misturas sólido sólido Catação

Leia mais

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Química A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Matéria (p.23) É tudo aquilo que tem massa, volume e, por isso, ocupa um lugar no espaço. Não é possível compartilhar o espaço com outra porção

Leia mais

A MATÉRIA. O que é matéria? MATÉRIA: tudo que tem massa e ocupa espaço, isto é, volume.

A MATÉRIA. O que é matéria? MATÉRIA: tudo que tem massa e ocupa espaço, isto é, volume. Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 16/ 03/2017 Tema da aula: A Matéria e suas Propriedades A MATÉRIA O que é matéria? MATÉRIA: tudo que tem massa e ocupa espaço, isto é, volume. - Massa e volume

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano 1- Um sistema formado por três cubos de gelo, solução aquosa de sal de cozinha e areia apresenta quantas fases e quantos componentes? 3 componentes (água, areia e sal)

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: SÉRIE:1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 1º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: / / Aluno(a):

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 1º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: / / Aluno(a): QUÍMICA Lista de Exercícios / 1º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: / / 2017. Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): 1. (UESC BA) Uma análise da curva de aquecimento dessa amostra de material

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº14 Separação dos componentes de uma mistura

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº14 Separação dos componentes de uma mistura Para separar os constituintes de uma mistura pode-se recorrer a diferentes processos de separação. Os processos de separação permitem separar diferentes substâncias que inicialmente foram juntas, mantendo

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Tiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Tiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Tiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF Professor: Tiago Albuquerque Slides: Alinne Borges alinne.borges@gmail.com Exercícios Substâncias puras e misturas

Leia mais

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados: LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão

Leia mais

Exercícios de Revisão Ensino Médio 2º Bimestre Química: Setor A 1ª Série Professor Diego

Exercícios de Revisão Ensino Médio 2º Bimestre Química: Setor A 1ª Série Professor Diego Exercícios de Revisão Ensino Médio 2º Bimestre Química: Setor A 1ª Série Professor Diego 1. (UFES) Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao

Leia mais

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã.

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã. 8. PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A natureza comporta uma imensa mistura de substancias. A maioria dos materiais que utilizamos no cotidiano é composta de misturas. Na maioria das vezes o que interessa,

Leia mais

Conceitos importantes: a) Matéria : Tudo o que possui massa e ocupa lugar no espaço.

Conceitos importantes: a) Matéria : Tudo o que possui massa e ocupa lugar no espaço. SISTEMAS QUÍMICOS E SUAS TRANSFORMAÇÕES Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu) QUÍMICA: A química estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria. Ela está em nosso cotidiano e, ao

Leia mais

Aluno (a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Química Data da prova: 28/03/2015

Aluno (a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Química Data da prova: 28/03/2015 Lista de Exercícios P2 Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno (a): Nº. Professor: Série: 1 Ano. Disciplina: Química Data da prova: 28/03/2015 1. É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA? Qual

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA

QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA 1. (1,0) Estime a ordem de grandeza do numero de passos que um atleta dá durante uma prova de maratona, sabendo que seu deslocamento é cerca de 42km e que um passo de um atleta

Leia mais

Transformações da matéria: qualquer modificação que ocorra com a matéria é considerada uma fenômeno. Ex: H 2 O (l) H 2 O (g)

Transformações da matéria: qualquer modificação que ocorra com a matéria é considerada uma fenômeno. Ex: H 2 O (l) H 2 O (g) Aula 04 1/abr Marcelo Conteúdo EXTRA-classe: Transformações da matéria: qualquer modificação que ocorra com a matéria é considerada uma fenômeno. Ex: H 2 O (l) H 2 O (g) Fenômeno físico: não altera a natureza

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 02 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 14/04/2018 DISCIPLINA : Química ANO/SÉRIE: 1º ANO

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 5

Ficha de Avaliação Sumativa 5 Ficha de Avaliação Sumativa 5 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 3º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: /02/2017. Aluno(a):

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 3º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: /02/2017. Aluno(a): QUÍMICA Lista de Exercícios / 3º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: /02/2017. Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): 1. (UESC BA) Uma análise da curva de aquecimento dessa amostra de material

Leia mais

PROF: KELTON WADSON OLIMPIADA / 8º SÉRIE ASSUNTO: PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA

PROF: KELTON WADSON OLIMPIADA / 8º SÉRIE ASSUNTO: PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PROF: KELTON WADSON OLIMPIADA / 8º SÉRIE ASSUNTO: PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS Um fenômeno físico ocorre sem que a substância transforme-se em outra substância, ou

Leia mais

Tarefa 11 Professor Negri. 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de:

Tarefa 11 Professor Negri. 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de: Tarefa 11 Professor Negri 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de: a) um sistema homogêneo líquido/líquido. b) qualquer sistema heterogêneo. c) uma mistura

Leia mais

Propriedades da Matéria Capítulo 2

Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades que definem a matéria Físicas: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, solubilidade e densidade. Químicas: relacionadas com as transformações que

Leia mais

Composição Densidade (g/mol) Carvão 0,3 0,6 Ossos 1,7 2,0 Areia 2,0 2,4 Solo 2,6 2,8 Pedras 2,6 5,0

Composição Densidade (g/mol) Carvão 0,3 0,6 Ossos 1,7 2,0 Areia 2,0 2,4 Solo 2,6 2,8 Pedras 2,6 5,0 QUÍMICA Arqueologistas usam diferenças de densidade para separar as misturas que eles obtêm por escavação. Indique a opção correta para uma mostra que contém a seguinte composição: Composição Densidade

Leia mais

LOGO. Classificação da matéria. Profa. Samara Garcia

LOGO. Classificação da matéria. Profa. Samara Garcia LOGO Classificação da matéria Profa. Samara Garcia Classificação da matéria Substância pura: matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos ou moléculas, e assim apresentam propriedades químicas

Leia mais

2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo à:

2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo à: 1. Observe as figuras a seguir, onde os átomos são representados por esferas e cada tamanho representa um átomo diferente. Depois, assinale a alternativa VERDADEIRA: ( A ) Nas figuras 1 e 2 encontramos

Leia mais

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: 2 1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: a) decantação e liquefação. b) sedimentação e destilação. c) filtração e sublimação.

Leia mais

4) O íon de 11²³Na + contém: (Assinale a alternativa verdadeira)

4) O íon de 11²³Na + contém: (Assinale a alternativa verdadeira) Componente Curricular: Química Professora: Adriana Aluno(a) Nº: Atividade: Lista de exercícios conceitos fundamentais da química, atomística, tabela periódica, ligações químicas e radioatividade. Menção:

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A tabela

Leia mais