QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2"

Transcrição

1 QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES Estudo da matéria: substâncias, misturas, Parte 2 Prof a. Giselle Blois

2 Métodos de separação de misturas: O método empregado vai depender da mistura, já que esta pode ser homogênea ou heterogênea, e, além disso, pode estar em diferentes estados físicos da matéria.

3 MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS (Principais) - Destilação simples; - Destilação Fracionada; - Fusão Fracionada; - Cristalização e Evaporação; - Extração por Solventes; - Cromatografia.

4 - Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Fonte: Info Escola.

5 - Destilação fracionada: método usado para separar misturas homogêneas com diferentes líquidos. - Fusão fracionada: método usado para separar mistura homogênea composta por vários sólidos, se baseando no ponto de fusão de cada um dos componentes da mistura.

6 - Cristalização e evaporação: método empregado na separação de misturas homogêneas compostas por sólidos-líquido. Esse processo é muito utilizado para separar o sal da água do mar. Pois ao se evaporar a água, o cloreto de sódio (sal de cozinha) é o último a ser obtido. * O aspecto negativo desse processo é a perda de um dos componentes. No exemplo acima, perde-se a água.

7 - Extração por solventes: adiciona-se a água a fim de se obter um dos líquidos que está misturado ao outro. Por exemplo, uma mistura com gasolina e álcool pode ser separada ao se adicionar água, pois o álcool se solubiliza na água e a gasolina não. Assim, separa-se inicialmente a gasolina. Depois, se quiser separar a água do álcool é só fazer a destilação fracionada.

8 - Análise Cromatográfica ou Cromatografia: é usada para se separar os componentes de uma mistura de sólidos em solução. Eles são identificados pela cor. Fonte: Mundo e Educação.

9 MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Principais) - Decantação; - Filtração; - Ventilação; - Sublimação; - Separação Magnética; - Levigação; - Peneiração; - Flotação.

10 - Decantação: as misturas heterogêneas de líquidos, quando deixadas em repouso, por determinado tempo, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente separando-se da fase líquida. Isso acontece porque o sólido, sendo mais denso, sedimenta-se. Fonte: Brasil Escola.

11 OU: separa líquidos imiscíveis com a utilização de um funil de decantação. Após a decantação, abre-se a torneira, deixando passar o líquido mais denso. Fonte: Educação Globo.

12 - Filtração: a mistura sólido-líquido é despejada sobre um filtro, no qual o sólido não dissolvido fica retido e a fase líquida passa livremente. O filtro contém uma superfície porosa que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida. Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc.

13 - Ventilação: esse método utiliza corrente de ar para separar um sólido mais leve de outro menos leve. - Sublimação: as substâncias participantes desse processo podem ser separadas das impurezas através da sublimação e posterior cristalização.

14 - Separação Magnética (imantação): é o método que utiliza a força de atração dos ímãs para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais. - Levigação: quando os sólidos, componentes da mistura, têm densidades diferentes, usa-se uma corrente de água, que arrasta o componente menos denso. Este processo é utilizado na extração do ouro.

15 - Peneiração (tamisação): processo utilizado na separação de sólidos de tamanhos diferentes, através do auxílio de uma peneira. - Flotação: consiste em separar sólidos de densidades diferentes através de um líquido com densidade intermediária. Quando temos uma mistura de terra e serragem, adicionamos água. A terra fica no fundo e a serragem flutua na água.

16 Exercícios

17 1. (Uerj/2000) São preparadas três misturas binárias em um laboratório, descritas da seguinte maneira: 1ª mistura: heterogênea, formada por um sólido e um líquido 2ª mistura: heterogênea, formada por dois líquidos 3ª mistura: homogênea, formada por um sólido e um líquido

18 Os que melhor permitem recuperar as substâncias originais são, respectivamente: a) filtração, decantação, destilação simples b) decantação, filtração, destilação simples c) destilação simples, filtração, decantação d) decantação, destilação simples, filtração

19 Filtração, decantação, destilação simples 1ª mistura: heterogênea, formada por um sólido e um líquido Filtração 2ª mistura: heterogênea, formada por dois líquidos Decantação 3ª mistura: homogênea, formada por um sólido e um líquido Destilação simples

20 Explicação: Estudo da matéria: substâncias, misturas, Na 1 mistura, que é heterogênea e formada por um sólido e um líquido, há possibilidade de filtração. Na 2 mistura, que é heterogênea e formada por dois líquidos, deve-se usar a decantação para líquidos imiscíveis, que serão separados pela diferença de densidades. Na 3 mistura, que é homogênea e formada por um sólido e um líquido, temos uma substância solubilizada em outra, logo a destilação simples é um método a ser utilizado.

21 Os que melhor permitem recuperar as substâncias originais são, respectivamente: a) filtração, decantação, destilação simples b) decantação, filtração, destilação simples c) destilação simples, filtração, decantação d) decantação, destilação simples, filtração

22 2. (Cefet-PR) Para um químico, ao desenvolver uma análise, é importante verificar se o sistema com o qual está trabalhando é uma substância pura ou uma mistura. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos. Assinale a alternativa que apresenta o método correto de separação de uma mistura.

23 a) Uma mistura homogênea pode ser separada através de decantação. b) A mistura álcool e água pode ser separada por filtração simples. c) A mistura heterogênea entre gases pode ser separada por decantação.

24 d) Podemos afirmar que, ao separarmos as fases sólidas e líquida de uma mistura heterogênea, elas serão formadas por substâncias puras. e) O método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido é a destilação.

25 a) Uma mistura homogênea pode ser separada através de decantação. Errada: a decantação é uma técnica empregada para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido.

26 b) A mistura álcool e água pode ser separada por filtração simples. Errada: o álcool e a água são líquidos miscíveis que não se separam por técnicas físicas como a filtração simples. Nesse caso, são necessárias técnicas químicas como a destilação fracionada.

27 c) A mistura heterogênea entre gases pode ser separada por decantação. Errada: a decantação é uma técnica empregada para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido.

28 d) Podemos afirmar que, ao separarmos as fases sólidas e líquida de uma mistura heterogênea, elas serão formadas por substâncias puras. Errada: não podemos afirmar que as fases serão formadas por substâncias puras, porque, por exemplo, o líquido pode ser uma mistura homogênea, como álcool e água, e não um líquido puro.

29 e) O método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido é a destilação. Certa: a destilação simples é o método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido.

30 3. Faça a associação correta entre as colunas, relacionando a(s) técnica(s) que deve(m) ser empregada(s) para separar os componentes de cada mistura a fim de obter todos os componentes:

31 Coluna I: (1) Óleo + água (2) Álcool + éter (3) Sal + água (4) Limalhas de ferro + areia (5) Areia + cascalho (6) Ar atmosférico (7) Sal de cozinha + iodeto de chumbo (insolúvel em água) + água (8) Óleo + água + sal (9) Tinta preta

32 Coluna II: a) Evaporação b) Filtração c) Destilação simples d) Decantação e) Destilação fracionada f) Levigação g) Decantação e destilação h) Liquefação i) Separação magnética j) Análise cromatográfica ou cromatografia k) Peneiração ou tamisação

33 (1) Óleo + água (2) Álcool + éter (3) Sal + água (4) Limalhas de ferro + areia (5) Areia + cascalho (6) Ar atmosférico (7) Sal de cozinha + iodeto de chumbo (insolúvel em água) + água (8) Óleo + água + sal (9) Tinta preta Estudo da matéria: substâncias, misturas, 1-d a) Evaporação b) Filtração c) Destilação simples d) Decantação e) Destilação fracionada f) Levigação g) Decantação e destilação h) Liquefação i) Separação magnética j) cromatografia k) Peneiração ou tamisação 2-e 3-c 4-i 5-k 6-h 7-g 8-g 9-j

34 4. Uma das etapas do funcionamento do aspirador de pó, utilizado na limpeza doméstica, é a: a) filtração. b) decantação. c) sedimentação. d) centrifugação. e) sifonação. O aspirador de pó contém um filtro que retém a sujeira, separando-a do ar aspirado.