Manual Prático da Contabilidade. Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Prático da Contabilidade. Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas"

Transcrição

1

2 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas

3 Valdir de Oliveira Amorim Mestre em Ciências Sociais aplicadas à área de concentração de Administração de Empresas. Bacharel em Ciências Contábeis. Professor MS. de graduação e pós-graduação. Atuou como gerente de Controladoria e Auditoria. Redator para revistas e jornais especializados. Consultor Tributário de empresas.

4 Prefácio O Manual Prático de Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meio de Subcontas, a partir de 2015, é criativo e inovador. Criativo pela coragem do autor em interpretar a legislação fiscal pertinente e apresentar, por meio de exemplos práticos, ilustrações sobre o procedimento de adoção inicial e da pós-adoção da Lei nº /2014 e da Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014. Inovador pelo desafio em discorrer sobre um tema novo e provocante. Todo o trabalho está assentado na Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014, inclusive o Sumário e alguns dos exemplos práticos que foram extraídos desta IN, com ajustes do autor, para facilitar a compreensão do tema, cujo conteúdo, depois de alterações e de complementos, será apresentado de forma didática e prática, com ilustrações por quadros, tabelas, lançamentos contábeis e razonetes. Para facilitar a identificação dos assuntos abordados pela IN, adotamos como regra anotar os artigos correspondentes à IN ao lado de cada tópico apresentado no Sumário.

5 8 Valdir de Oliveira Amorim Este Manual tem por finalidade auxiliar os colegas contabilistas, além dos advogados, economistas, administradores e demais pessoas focadas no assunto, a compreender a importância da aplicação dos ajustes fiscais e contábeis por meio das subcontas, antes e depois da adoção inicial da Lei nº /2014, como forma de minimizar possíveis ônus à organização. O diferencial desta obra está: na inovação do Sumário. Ao lado de cada tópico, são apontados os artigos relativos ao assunto correspondente na Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014; na praticidade de como os leitores localizam, interpretam e aplicam os novos procedimentos e conceitos contábeis e fiscais por meio das subcontas; no conhecimento dos diferentes tipos de subcontas aplicadas na adoção inicial e posteriormente à adoção; na apresentação de exemplos e ilustrações práticas da correta aplicação das subcontas no universo da contabilidade tributária; na evidenciação do cadastro e das operações com as subcontas do Plano de Contas Referencial na Escrituração Contábil Digital (ECD) e na Escrituração Contábil Fiscal (ECF); na aplicação das subcontas e seus impactos na Contabilidade Societária e na Contabilidade Fiscal como na apuração do IRPJ e da CSLL, a partir do ano-calendário de 2014 e 2015; e, finalmente, na aplicação de exemplos práticos no preenchimento do Demonstrativo das Diferenças da Adoção Inicial e do livro Razão Auxiliar das Subcontas (RAS). A aplicação dos procedimentos legais e contábeis recomendados pela Receita Federal do Brasil possibilitará às empresas não incorrer em ônus tributários imediatos, evitando, assim, custos e penalidades desnecessárias pelo não cumprimento exequível da norma.

6 Introdução A partir de 2015, por meio da Lei nº /2014, a Receita Federal do Brasil (RFB) estabeleceu ajustes fiscais e contábeis na contabilidade das empresas que irão garantir a neutralidade tributária decorrente da diferença existente entre os critérios de reconhecimento de receitas e despesas oriundas das Leis n os /2007 e /2009 (Normas Internacionais de Contabilidade e o RTT). Com isso, baixou uma instrução de procedimentos fiscais e contábeis, a Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014 e alterações, apresentando como fazer os ajustes instituídos pela Lei nº /2014. Assim, faz-se necessária a evidenciação de tais ajustes na contabilidade societária, sem alterar o valor patrimonial, mediante a inclusão de subcontas, sob o risco de verem tais diferenças tributadas imediatamente pelo Fisco. Portanto, desde 1º , por opção do contribuinte, ou a partir de 1º , obrigatoriamente, todas as pessoas jurídicas, devem aplicar na contabilidade os ajustes fiscais de adoção inicial.

7 10 Valdir de Oliveira Amorim Neste caso, faz-se necessário adotar: controle por subcontas; contas referenciais específicas na adoção inicial e/ou depois da sua adoção; controle de contas na Parte B do e-lalur e do e-lacs; ajustes na ECF; demonstrativo das diferenças de adoção inicial (Registro Y665 da ECF); livro Razão Auxiliar por Subcontas (RAS); regras especiais para as transações de adições e exclusões na apuração do lucro real; regras especiais para acompanhar a transição dos efeitos das diferenças de adoção inicial e da pós adoção; demais exigências previstas na Lei e na IN. Diante disso, as empresas terão até o dia para desenvolver e implantar todos os controles na sua contabilidade e atender aos ajustes requeridos pelo Fisco.

8 Sumário 1 tributação das pessoas JurídICaS 1.1. Receita Bruta (art. 3º) Definição Apuração e Registro Contábil Cálculo dos Tributos (IRPJ, CSL, PIS/Pasep e Cofins) Receita Líquida Exemplo Prático Demonstração do Lucro Real Lucro Real (art. 22 a 31) Considerações Preliminares Pessoas Jurídicas Obrigadas ao Lucro Real (art. 22) Receita Total Perdas e Recebimento de Crédito (art. 24) Dedução como Despesas Contratos Inadimplidos a Partir de Registro Contábil das Perdas Encargos Financeiros de Créditos Vencidos Tratamento dos Créditos Recuperados... 51

9 12 Valdir de Oliveira Amorim Juros sobre o Capital Próprio (art. 25) Exemplo Prático Retiradas dos Administradores (art. 29) Gratificação a Empregados (art. 32) Multas por Rescisão de Contratos (art. 30) Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) (art. 31) Pagamento por Estimativa (art. 4º a 21) Base de Cálculo Acréscimos à Base de Cálculo (art. 5º e 6º) Não Integram a Base de Cálculo Avaliação a Valor Justo (art. 7º) Ganho de Capital Determinação do Valor Devido (art. 8º e 9º) Alíquota do IRPJ Alíquota Adicional Exemplo Prático Deduções do Imposto Devido Imposto Pago a Maior Incentivos Fiscais Suspensão ou Redução do Pagamento Mensal (art. 10 a 13) Diferença Paga a Maior nos Balanços de Suspensão/Redução Dedução de Benefícios Fiscais do Balanço de Suspensão/Redução Pagamento Mensal de Janeiro Imposto Devido no Período em Curso Avaliação de Estoques Transcrição no Livro Diário Transcrição no e-lalur Pagamento do Imposto de Renda (art. 14 a 21) Apuração Trimestral (art. 19) Apuração por Estimativa (art. 20) Saldo Anual do Imposto a Pagar (art. 21) Falta ou Insuficiência de Pagamento Multa e Juros de Mora Exemplo Prático... 77

10 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) (art. 142) Aplicabilidade Lucro Presumido (art. 121 a 129) PJ Autorizadas a Optar (art. 121) Formas de Opção (art. 122) Opção Definitiva Início de Atividade Resultante de Incorporação ou Fusão Determinação do Lucro Presumido (art. 122) Ajustes a Valor Presente Concessão de Serviços Públicos Regime de Caixa ou de Competência (art. 122, 6º e 129) Limite de R$ ,00 (art. 122, 7º) Excesso do Limite de R$ ,00 (art. 122, 8º a 10) Ganho de Capital (art. 122, 11 a 19) Definição Encargos Associados a Empréstimos Neutralidade Tributária Reavaliação do Ativo Ativo Intangível Dedução pela Concessionária Alienação de Bens a Prazo Exemplo Prático Receitas Financeiras (art. 122, 21 a 23) Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) (art. 122, 24) Rendimentos de Aplicação Financeira (Regime de Caixa) (art. 123) Avaliação a Valor Justo (AVJ) (art. 124) Arrendamento Mercantil - Arrendadora (art. 125) Mudança do Lucro Real para Lucro Presumido (art. 126) Mudança do Lucro Presumido para Lucro Real (art. 127) Cálculo do Imposto (art. 128) Alíquota de 15% Adicional de 10% Deduções do Imposto (art. 128)

11 14 Valdir de Oliveira Amorim Lucro Presumido - Regime de Caixa (art. 129) Obrigações Acessórias Incorporação, Fusão ou Cisão Distribuição de Lucros e Dividendos Isenção do IRRF em Relação ao Limite Fiscal Isenção do IRRF em Relação ao Lucro Contábil Tributação de Outros Rendimentos Pagos Regime Tributário de Transição (RTT) Obrigatoriedade do RTT Revogação do RTT a partir de 1º Exemplo Prático Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) (Art. 122, 160 e 161) Introdução Base de Cálculo Prestadoras de Serviços - Base de Cálculo desde 1º Receita de Exportação Alíquotas Deduções e Compensações Preenchimento do Darf Bônus de Adimplência Fiscal Pessoas Jurídicas que não Farão Jus ao Bônus Regime Tributário de Transição (RTT) Adoção em 2014 da Lei nº / Operações Anteriores à Data da Adoção Inicial Lucro Arbitrado (art. 130 a 140) Definições Período de Apuração Arbitramento de Lucro Forma de Opção Hipóteses de Arbitramento (art. 130) Receita Bruta Conhecida (art. 131)

12 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas Determinação do Lucro Arbitrado (art. 132) Avaliação a Valor Justo (AVJ) (art. 133) Arrendamento Mercantil - Arrendadora (art. 134) Mudança do Lucro Real para Lucro Arbitrado (art. 135) Receita Bruta Desconhecida (art. 136) Cálculo do Imposto (art. 137 a 140) Exemplo Prático Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) Regra Geral para Empresas Comerciais, Industriais e Serviços Prestadoras de Serviços (Base de Cálculo desde 1º ) Instituições Financeiras, Empresas de Seguro e Entidades Equiparadas Alíquotas Participações em Coligadas e Controladas (art. 92) Desdobramento do Custo de Aquisição com Base em Laudo Reconhecimento em Subcontas Laudo de Avaliação Sumário do Laudo Desatendimento das Formalidades Avaliação pelo Valor do Patrimônio Líquido Ganho de Compra Vantajosa Registro no e-lalur Avaliação do Investimento (art. 93 a 96) Ajuste do Valor Contábil do Investimento Lucros ou Dividendos Distribuídos pela Investida Contrapartida do Ajuste do Valor do Patrimônio Líquido Investimentos em Sociedades Estrangeiras que não Funcionem no Brasil Redução da Mais-valia ou Menos-valia e do Goodwill

13 16 Valdir de Oliveira Amorim Aquisição de Participação Societária em Estágios (art Evidenciação em Subcontas Resultado da Alienação do Investimento - Ganho de Capital Exemplo Prático Aquisição de Participação Societária em Estágios (art. 97) Controle por Subcontas - Adoção Inicial 2.1. Data da Adoção Inicial (art. 160) Neutralidade Tributária (art. 161) Escrituração Contábil para Fins Societários e do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont) Contabilidade Societária Contabilidade Fiscal (FCont) Opção em Aplicação da Lei em Subcontas de Adoção Inicial Subcontas Analíticas Efeito Tributário das Subcontas Subcontas do Ativo Diferença POSITIVA do Ativo (art. 164) Adição da Diferença Registro em Subconta Baixa da Subconta Ativo Representado por mais de uma Conta Realização do Ativo Utilização de Subconta Auxiliar Aspectos Técnicos e Práticos Exemplo Prático Diferença NEGATIVA do Ativo (art. 167) Exclusão da Diferença

14 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas Registro em Subconta Baixa da Subconta Ativo Representado por mais de uma Conta Realização do Ativo Subconta Auxiliar Utilização Prática Exemplo Prático Subcontas do Passivo Diferença POSITIVA do Passivo (art. 168) Exclusão da Diferença Registro em Subconta Baixa da Subconta Diferença NEGATIVA do Passivo (art. 165) Adição da Diferença Registro em Subconta Baixa da Subconta Lucro Presumido na Adoção Inicial Lucro Presumido antes da Data da Adoção Inicial Lucro Presumido antes e depois da Data da Adoção Inicial Lucro Presumido antes e Lucro Real depois da Data da Adoção Inicial Venda a Prazo ou em Prestações de Unidades Imobiliárias (art. 170) Venda a Prazo ou em Prestações Tratamento na Adoção Inicial Ativo Diferido - Diferença Negativa Exclusão no e-lalur Ativo Diferido só Reconhecido no FCont Realização do Ativo Diferido no e-lalur Arrendamento Mercantil (art. 172) Arrendadora Operações Sujeitas ao Tratamento Tributário da Lei nº 6.099/ Operações Não Sujeitas ao Tratamento Tributário da Lei nº 6.099/

15 18 Valdir de Oliveira Amorim Arrendatária Operações Sujeitas ao Tratamento Tributário da Lei nº 6.099/ Operações Não Sujeitas ao Tratamento Tributário da Lei nº 6.099/ Ganho de Capital (Arrendamento Mercantil) Contratos em Curso na Data da Adoção Inicial Exemplo Prático Contratos de Concessão de Serviços Públicos (art. 174) Na Data da Adoção Inicial Na Pós-adoção Conclusão Final Exemplo Prático Demonstrativo das Diferenças na Adoção Inicial (art. 175 e 176) Obrigação para Optantes em Obrigatório a partir de Reserva de Reavaliação (art. 177 e 178) Controle na Parte B do e-lalur Controle por Subcontas - Pós-adoçao 3.1. Controle por Subcontas (art. 33) Ajuste a Valor Presente (AVP) (art. 34) AVP de Ativo Vendas a Prazo Demais Operações Exemplo Prático AVP de Passivo AVP na Determinação do Lucro Real Situações em que o AVP não é Considerado na Determinação do Lucro Real Controle em Subcontas Baixa da Subconta Bens Revendidos Bens Utilizados como Insumo na Produção de Bens ou Serviços

16 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas Demais Casos Bem ou Serviço Contabilizado Diretamente em Despesa Bem ou Serviço Contabilizado Diretamente em Custo de Produção de Bens ou Serviços Demais Operações Sujeitas ao AVP de Elementos do Passivo Não Circulante Ativo Depreciável, Amortizável ou Exaurível AVP Relacionado à Despesa Dedutível AVP Relacionado ao Custo de Produção de Bens ou Serviços Variação Cambial - Juros a Apropriar Exemplo Prático AVP Depreciação Dedutível AVP Despesa Indedutível Ganho na Avaliação a Valor Justo (AVJ) (art. 41 a 45) Definição de Valor Justo Ganho na AVJ de Ativo (art. 42) Evidenciação por Subcontas Operações de Permuta que Envolva Troca de Ativo ou Passivo Diferimento da Subconta Registro Contábil em Subconta Dedutibilidade da Subconta Ganho na AVJ (Permuta de Ativos) Diferimento do Ganho Registro Contábil em Subconta Exclusão no e-lalur Baixa da Subconta Dedutibilidade da Subconta Baixada Exemplo Prático Ganho na AVJ de Ativo (Depreciação Dedutível) Ganho na AVJ de Ativo (Depreciação Indedutível)

17 20 Valdir de Oliveira Amorim Ganho na AVJ de Passivo (art. 44) Registro Contábil em Subconta Avaliação a Valor Justo Registrado como Receita Baixa da Subconta Ganho na AVJ (Permuta de Passivos) Evidenciação em Subconta Realização da Subconta Perda na Avaliação a Valor Justo (AVJ) (art. 46 a 48) Definição de Valor Justo Perda na AVJ de Ativo e Passivo Perda na AVJ de Ativo (art. 47) Perda na AVJ de Passivo (art. 48) Exemplo prático Perda na AVJ de Ativo (Depreciação Dedutível) Perda na AVJ de Ativo (Depreciação Indedutível) Perda na AVJ de Ativo (Investimentos Temporários) Avaliação a Valor Justo de Títulos e Valores Mobiliários - Ganho e Perda (art. 49 a 53) Evidenciação por Subconta Mercados de Liquidação Futura Sujeitos a Ajustes de Posições Títulos e Valores Mobiliários Adquiridos por Instituições Financeiras Parcela Não Dedutível Operações Realizadas para Fins de Hedge Dedutibilidade das Perdas em Operações de Hedge Variações no Valor Justo do Instrumento de Hedge Resultados Líquidos Obtidos em Operações de Hedge Ganho na Avaliação a Valor Justo na Subscrição de Ações (art. 54 e 55) Evidenciação em Subconta Realização do Ganho por Subconta Subconta Não Evidenciada

18 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas Subscrição do Capital Social Diferimento do Ganho Registro Contábil em Subconta Exclusão do e-lalur Baixa da Subconta Perda na Avaliação a Valor Justo na Subscrição de Ações (art. 56 e 57) Evidenciação em Subconta Subconta não Evidenciada Subscrição de capital por meio de participação societária Ganhos e Perdas no Ajuste Decorrente de AVJ na Coligada/ Controlada (art. 58 a 61) Ganho no Ajuste Decorrente de AVJ na Coligada/Controlada Evidenciação por Subconta Baixa da Subconta Tributação da Subconta Diferimento do Ganho Registro em Subconta Baixa da Subconta Exemplo Prático Perda no Ajuste Decorrente de AVJ na Coligada/Controlada Evidenciação em Subconta Evidenciação no Caso de Bens Diferentes Baixa da Subconta Subconta Não Evidenciada Determinação no Lucro Real Incorporação, Fusão e Cisão - Avaliação a Valor Justo Transferido para a Sucessora (art. 62) Avaliação a Valor Justo - Mudança do Lucro Presumido para o Lucro Real (art. 63) Ganho de AVJ no Lucro Presumido Perdas de AVJ no Lucro Presumido Passivos Relacionados a Ativos ainda não Totalmente Realizados na Transição Custo do Ativo Imobilizado (art. 64) Limite Fiscal Limite Contábil

19 22 Valdir de Oliveira Amorim 4 Depreciação e Amortização 4.1. Depreciação (art. 65 a 68) Custo ou Encargo Bens Imprestáveis ou Obsoletos Dedutibilidade da Depreciação Não Aproveitamento no Ano Bens Depreciados (art. 66) Bens Não Depreciados (art. 66, único) Quota de Depreciação Dedutível (art. 68 e ) Prazo Inferior a 12 Meses Apropriação Mensal Minas, Jazidas e Florestas Taxa Anual de Depreciação (art. 68 e ) Prazo de Vida Útil Conjunto de Bens Prazo de Vida Útil Menor que a do Fisco Amortização do Intangível (art. 70 e 71) Gastos com Desenvolvimento e Pesquisa Demais Disposições Relativas à Legislação Tributária 5.1. Despesas Pré-Operacionais ou Pré-Industriais (art. 72) Conceito Societário Conceito Fiscal Despesas Pré-operacionais Tratamento Tributário Amortização Exemplo Prático Teste de Recuperabilidade (art. 74) Definição Objetivo e Finalidade Obrigatoriedade Comprovação do Teste

20 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas Aspecto Tributário Ganho ou Perda de Capital Reversão das Perdas por Desvalorização Custos de Empréstimos (art. 73) Contratos de Longo Prazo (art. 79) Receita Bruta Subvenções para Investimento (art. 112) Utilização da Reserva de Subvenções Apuração de Prejuízo Contábil Apuração Trimestral do Imposto Controle no e-lalur Doação Recebida do Poder Público Exemplo Prático Prêmio na Emissão de Debêntures (art. 113) Tributação do Prêmio Apuração de Prejuízo Contábil Apuração Trimestral do Imposto Controle no e-lalur Ganhos ou Perdas de Capital (art. 114) Apuração do Ganho de Capital Valor Contábil Recebimento depois do Término do Exercício Social Tributação do Ganho de Capital Compensação de Prejuízos Fiscais (art. 115 a 120) Limite Fiscal de 30% Prejuízos Fiscais Não Operacionais (art. 116 e 117) Definição Resultados Não Operacionais Separação dos Prejuízos Fiscais Não Operacionais das Demais Atividades Controle na Parte B do e-lalur Compensação dos Prejuízos Fiscais Neutralidade Tributária Saldo Existente na Adoção Inicial Mudança de Controle Societário e de Ramo da Sociedade (art. 118)

21 24 Valdir de Oliveira Amorim Sucessora por Incorporação, Fusão ou Cisão (art. 119) Cisão Parcial Sociedade em Conta de Participação (SCP) (art. 120) Exemplo Prático Ex Separação dos Prejuízos na Parte B do e-lalur Ex Compensação de Prejuízo Fiscal Lucros e Dividendos Distribuídos (art. 141) Lucro Presumido ou Arbitrado Período-base Não Encerrado Inexistência de Lucros Acumulados Pro Labore Conceito Entendimento Fiscal Aspecto Societário Exemplo Prático Adoção de Novos Métodos e Critérios Contábeis por Meio de Atos Administrativos Emitidos depois do Ano-Calendário de 2013 (art. 152) Resultados Não Realizados nas Operações Intercompanhias (art. 154) Tratamento Fiscal Moeda Funcional (art. 155 a 157) Definição Reconhecimento e Mensuração Moeda Funcional Diferente da Nacional Ajustes de Adições, Exclusões e Compensações Apuração de PIS/Pasep e Cofins Transmissão ao Sped Contábil Exemplo Prático Contribuição para o Pis/Pasep e Cofins 6.1 Disposições Gerais Modalidades de Tributação Regime Cumulativo Contribuintes Base de Cálculo Alíquotas

22 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas Regime Não Cumulativo Contribuintes Fato Gerador Base de Cálculo Alíquotas Créditos Permitidos Receitas Financeiras Definição Tributação e Alíquotas Regime Cumulativo Regime Não Cumulativo Prazo de Pagamento Arrendamento Mercantil (art. 146 e 147) PJ Arrendadora Créditos de PIS/Pasep e Cofins Contratos Não Tipificados PJ Arrendatária Ativo Circulante Mantido para Venda (art. 146 e 147) Contratos de Concessão de Serviços Públicos (art. 149 a 151) Plano de Contas 7.1. Introdução Plano de Contas das Empresas Técnica para a Elaboração do Plano de Contas das Empresas Codificação das Contas Denominação das Contas Modelo de Plano de Contas Obrigações da Pessoa Jurídica Relativas ao Ano-calendário de Escrituração da ECF (Lalur Digital) (art. 180 a 182) Obrigatoriedade

23 26 Valdir de Oliveira Amorim Arquivo da ECF Plano de Contas e Mapeamento O que Informar no e-lalur Partes do e-lalur Parte A do e-lalur Parte B do e-lalur Livro e-lacs Registros do e-lalur/e-lacs na ECF Demonstrativo das Diferenças na Adoção Inicial Entidades Imunes e Isentas Subcontas Vinculada e Auxiliar Leiaute do Registro Y Exemplo Prático Livro Razão Auxiliar das Subcontas (RAS) Exemplo Prático Multas Punitivas 9.1. Entrega em Atraso do e-lalur (art. 183 e 184) Multa Máxima Redução da Multa Retificação do e-lalur Ausência de Lucro Líquido Arbitramento Bibliografia

24 Glossário (Termos Técnicos Contábeis) Ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) é um ativo que representa benefícios econômicos futuros resultantes de outros ativos adquiridos em uma combinação de negócios, os quais não são individualmente identificados e separadamente reconhecidos. Amortização é a alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil. Arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por um período de tempo acordado. Arrendamento mercantil financeiro é aquele em que há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo. O título de propriedade pode ou não vir a ser transferido. Arrendamento mercantil operacional é um arrendamento mercantil diferente de um arrendamento mercantil financeiro. Assistência governamental é a ação de um governo destinada a fornecer benefício econômico específico a uma entidade ou a um grupo de entidades que atendam a critérios estabelecidos. Não inclui os benefícios proporcionados única e indiretamente por meio de ações que afetam as condições comerciais gerais, tais como o fornecimento de infraestruturas em áreas em desenvolvimento ou a imposição de restrições comerciais sobre concorrentes.

25 28 Valdir de Oliveira Amorim Ativo é um recurso: (a) controlado pela entidade como resultado de eventos passados; e (b) do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade. Ativo circulante é o ativo que satisfaz a qualquer um dos seguintes critérios: (a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no curso normal do ciclo operacional da entidade; (b) é mantido essencialmente com o propósito de ser negociado; (c) espera-se que seja realizado no período de até doze meses depois da data do balanço; ou (d) é caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou seu uso tenha limitações para a liquidação de passivo durante, pelo menos, doze meses depois da data do balanço. Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade. Ativo financeiro disponível para venda é aquele ativo financeiro não derivativo que é designado como disponível para venda ou que não é classificado como (a) empréstimos e contas a receber, (b) investimentos mantidos até o vencimento; ou (c) ativos financeiros pelo valor justo por meio do resultado. Ativo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro recuperável em período futuro relacionado a: (a) diferenças temporárias dedutíveis; (b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados; e (c) compensação futura de créditos fiscais não utilizados. Ativo imobilizado é o item tangível que: (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e (b) se espera utilizar por mais de um período. Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física. Ativo monetário é aquele representado por dinheiro ou por direitos a serem recebidos em uma quantia fixa ou determinável de dinheiro. Ativo não circulante é um ativo que não satisfaz à definição de ativo circulante. Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos. Ativos corporativos são ativos, exceto ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), que contribuem, mesmo que indiretamente, para os fluxos de caixa futuros tanto da unidade geradora de caixa sob revisão quanto de outras unidades geradoras de caixa. Atualização monetária é o reconhecimento de ajuste no valor de ativo e passivo da entidade com base em índice de inflação. Base fiscal de ativo ou passivo é o valor atribuído àquele ativo ou passivo para fins fiscais.

26 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas 29 Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa. Combinação de negócios é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação. Neste Pronunciamento, o termo abrange também as fusões que se dão entre partes independentes (inclusive as conhecidas por true mergers ou merger of equals). Contrato de construção é um contrato especificamente negociado para a construção de um ativo ou de uma combinação de ativos que estejam diretamente inter-relacionados ou interdependentes em função da sua concepção, tecnologia e função ou do seu propósito ou uso final. Contrato oneroso é um contrato em que os custos inevitáveis de satisfazer as obrigações do contrato excedem os benefícios econômicos que se esperam sejam recebidos ao longo do mesmo contrato. Controle conjunto é o compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle. Custo é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outra contraprestação dada para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção ou, ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outro Pronunciamento como o Pronunciamento Técnico CPC 10 - Pagamento Baseado em Ações. Custos de empréstimos são juros e outros custos que a entidade incorre em conexão com o empréstimo de recursos. Demonstração contábil intermediária significa uma demonstração contábil contendo um conjunto completo de demonstrações contábeis (assim como descrito no Pronunciamento Técnico CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis) ou um conjunto de demonstrações contábeis condensadas (assim como descrito neste Pronunciamento) de período intermediário. Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um grupo econômico, em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica. Depreciação, amortização e exaustão é a alocação sistemática do valor depreciável, amortizável e exaurível de ativos durante sua vida útil. Desenvolvimento é a aplicação dos resultados da pesquisa ou de outros conhecimentos em um plano ou projeto visando à produção de materiais, dispositivos, produtos, processos, sistemas ou serviços novos ou substancialmente aprimorados, antes do início da sua produção comercial ou do seu uso.

27 30 Valdir de Oliveira Amorim Despesas de venda ou de baixa são despesas incrementais diretamente atribuíveis à venda ou à baixa de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa, excluindo as despesas financeiras e de impostos sobre o resultado gerado. Despesas financeiras são os custos ou as despesas que representam o ônus pago ou a pagar como remuneração direta do recurso tomado emprestado do financiador derivado dos fatores tempo, risco, inflação, câmbio, índice específico de variação de preços e assemelhados; incluem, portanto, os juros, a atualização monetária, a variação cambial etc., mas não incluem taxas, descontos, prêmios, despesas administrativas, honorários, etc. Despesa tributária (receita tributária) é o valor total incluído na determinação do lucro ou prejuízo para o período relacionado com o tributo sobre o lucro corrente ou diferido. Diferença temporária é a diferença entre o valor contábil de ativo ou passivo no balanço e sua base fiscal. As diferenças temporárias podem ser tanto: (a) diferença temporária tributável, a qual é a diferença temporária que resulta em valores tributáveis para determinar o lucro tributável (prejuízo fiscal) de períodos futuros quando o valor contábil de ativo ou passivo é recuperado ou liquidado; ou (b) diferença temporária dedutível, a qual é a diferença temporária que resulta em valores que são dedutíveis para determinar o lucro tributável (prejuízo fiscal) de futuros períodos quando o valor contábil do ativo ou passivo é recuperado ou liquidado. Empreendimento controlado em conjunto (joint venture) é um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detêm o controle em conjunto do acordo contratual, têm direitos sobre os ativos líquidos desse acordo. Encargos financeiros são a soma das despesas financeiras, dos custos de transação, prêmios, descontos, ágios, deságios e assemelhados, a qual representa a diferença entre os valores recebidos e os valores pagos (ou a pagar) a terceiros. Entidade no exterior é uma entidade que pode ser controlada, coligada, empreendimento controlado em conjunto ou filial, sucursal ou agência de uma entidade que reporta informação, por meio da qual são desenvolvidas atividades que estão baseadas ou são conduzidas em um país ou em moeda diferente daquelas da entidade que reporta a informação. Estoques são ativos: (a) mantidos para venda no curso normal dos negócios; (b) em processo de produção para venda; ou (c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços. Governo refere-se a Governo federal, estadual ou municipal, agências governamentais e órgãos semelhantes, sejam locais, nacionais ou internacionais. Grupo econômico é uma entidade controladora e todas as suas controladas. Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas

28 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas 31 financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas. Investidor conjunto (joint venture) é uma parte de um empreendimento controlado em conjunto (joint venture) que tem o controle conjunto desse empreendimento. Isenção tributária é a dispensa legal do pagamento de tributo sob quaisquer formas jurídicas (isenção, imunidade, etc.). Redução, por sua vez, exclui somente parte do passivo tributário, restando, ainda, parcela de imposto a pagar. A redução ou a isenção pode se processar, eventualmente, por meio de devolução do imposto recolhido mediante determinadas condições. Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda. Joint venture (empreendimento controlado em conjunto) é um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detêm o controle em conjunto do acordo contratual, têm direitos sobre os ativos líquidos desse acordo. Juro é a remuneração auferida ou incorrida por recurso aplicado ou captado pela entidade. Lucro tributável (prejuízo fiscal) é o lucro (prejuízo) para um período, determinado de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades tributárias, sobre o qual os tributos sobre o lucro são devidos (recuperáveis). Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida. Moeda de apresentação é a moeda na qual as demonstrações contábeis são apresentadas. Moeda estrangeira é qualquer moeda diferente da moeda funcional da entidade. Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera. Negócio em conjunto é um negócio do qual duas ou mais partes têm controle conjunto. Obrigação legal é uma obrigação que deriva de: (a) contrato (por meio de termos explícitos ou implícitos); (b) legislação; ou (c) outra ação da lei. Participação de não controladores é a parte do patrimônio líquido de controlada não atribuível direta ou indiretamente à controladora (anteriormente denominados minoritários ). Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da

29 32 Valdir de Oliveira Amorim entidade capazes de gerar benefícios econômicos. Passivo contingente é: (a) uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou (b) uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque: (i) não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou (ii) o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade. Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis. Perda por desvalorização é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável. Pesquisa é a investigação original e planejada realizada com a expectativa de adquirir novo conhecimento e entendimento científico ou técnico. Políticas contábeis são os princípios, as bases, as convenções, as regras e as práticas específicas aplicados pela entidade na elaboração e na apresentação de demonstrações contábeis. Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício - ou parte de edifício - ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para: (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou (b) venda no curso ordinário do negócio. Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos. Receita é o ingresso bruto de benefícios econômicos durante o período observado no curso das atividades ordinárias da entidade que resultam no aumento do seu patrimônio líquido, exceto os aumentos de patrimônio líquido relacionados às contribuições dos proprietários. Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários. Resultado contábil é o lucro ou prejuízo para um período antes da dedução dos tributos sobre o lucro. Resultado do período é o total das receitas deduzido das despesas, exceto os itens reconhecidos como outros resultados abrangentes no patrimônio líquido. Subvenção governamental é uma assistência governamental geralmente na forma de contribuição de natureza pecuniária, mas não só restrita a ela, concedida a uma entidade normalmente em troca do cumprimento passado ou futuro de certas condições relacionadas às atividades operacionais da entidade. Não são subvenções governamentais aquelas que não po-

30 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas 33 dem ser razoavelmente quantificadas em dinheiro e as transações com o governo que não podem ser distinguidas das transações comerciais normais da entidade. Subvenções relacionadas a resultado são as outras subvenções governamentais que não aquelas relacionadas a ativos. Taxa de câmbio é a relação de troca entre duas moedas. Taxa de câmbio à vista é a taxa de câmbio normalmente utilizada para liquidação imediata das operações de câmbio; no Brasil, a taxa a ser utilizada é a divulgada pelo Banco Central do Brasil. Unidade geradora de caixa é o menor grupo identificável de ativos que gera entradas de caixa, entradas essas que são em grande parte independentes das entradas de caixa de outros ativos ou outros grupos de ativos. Valor amortizável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. Valor contábil é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas. Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. Valor depreciável, amortizável e exaurível é o custo de um ativo, ou outra base que substitua o custo nas demonstrações contábeis, menos seu valor residual. Valor de uso é o valor presente dos fluxos de caixa futuros estimados que se espera que surjam do uso contínuo de um ativo e da sua disposição ao final da sua vida útil. Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa. Valor específico para a entidade é o valor presente dos fluxos de caixa que uma entidade espera (i) obter com o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou (ii) incorrer para a liquidação de um passivo. Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração. Valor presente (present value) - é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade. Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda. Valor recuperável é o maior valor entre o valor justo menos os custos de venda de um ativo e seu valor em uso. Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

31 34 Valdir de Oliveira Amorim Valor residual de um ativo intangível é o valor estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, depois de deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil. Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades em uma moeda para outra moeda, a diferentes taxas cambiais. Vida econômica é (a) o período durante o qual se espera que um ativo seja economicamente utilizável por um ou mais usuários; ou (b) o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que um ou mais usuários esperam obter do ativo. Vida útil é (a) o período de tempo durante o qual a entidade espera utilizar um ativo; ou (b) o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter do ativo.

32 1 Tributação das Pessoas Jurídicas O Imposto sobre a Renda das empresas será devido à medida que os rendimentos, ganhos e lucros forem sendo auferidos. As receitas e despesas são auferidas segundo o regime de competência. As formalidades da escrituração contábil (livros Diário e Razão, escrituração contábil de filiais, documentação contábil, contas de compensação e a retificação de lançamentos contábeis) estão dispostas na Resolução CFC nº 1.330/2011, que aprovou a ITG 2000, que dispõe sobre a Escrituração Contábil. Segundo Fabretti (2005), a escrituração dos livros deve indicar os documentos hábeis que lhe servem de suporte legal. Esses documentos devem comprovar o fato econômico registrado na escrituração. A escrituração contábil consiste numa técnica contábil. Para Ribeiro (2010, p. 78): Escrituração é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa etc.) todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial.

33 36 Valdir de Oliveira Amorim Os apontamentos dos registros de apuração dos tributos (impostos, taxas e contribuições sociais) são feitos pela contabilidade tributária. Segundo Fabretti (1998, p. 25), a contabilidade tributária é o ramo da contabilidade que tem por objetivo aplicar na prática conceitos, princípios e normas básicas da contabilidade e da legislação tributária, de forma simultânea e adequada. A legislação de regência é que define a base de cálculo, alíquota, apuração e recolhimento do imposto e contribuições, seja ele federal, estadual ou municipal. Em relação ao Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), a base de cálculo será determinada com fundamento no lucro real, presumido ou arbitrado, por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12 de cada ano-calendário, de acordo com as regras previstas na legislação de regência. A alíquota do IRPJ é de 15% (quinze por cento), mais um adicional de 10%, sobre a parcela do lucro real, presumido ou arbitrado que exceder o valor resultante da multiplicação de R$ ,00 (vinte mil reais) pelo número de meses do respectivo período de apuração. A pessoa jurídica pode optar em apurar o Imposto sobre a Renda pelo período anual. Neste caso, obrigatoriamente, terá que antecipar o pagamento do imposto por estimativa e apurar o lucro real em 31/12 de cada ano. Atenção: O valor do adicional do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica será recolhido integralmente, não sendo permitidas quaisquer deduções RECEITA BRUTA Definição O conceito de receita bruta está definido pelo art. 2º da Lei nº /2014 e art. 3º da Instrução Normativa (IN) RFB nº 1.515/2014,

34 Manual Prático da Contabilidade Fisco-Tributária e Ajustes Contábeis e Fiscais por Meios de Subcontas 37 que alterou a redação do art. 12 do Decreto-lei nº 1.598/1977. Trata- -se, portanto, de uma das inovações trazidas por estas normas fiscais. A receita bruta compreende: I - o produto da venda de bens nas operações de conta própria; II - o preço da prestação de serviços em geral; III - o resultado auferido nas operações de conta alheia; e IV - as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos incisos I a III. Na receita bruta, incluem-se os tributos sobre ela incidentes e os valores decorrentes do Ajuste a Valor Presente (AVP), de que trata o inciso VIII do caput do art. 183 da Lei nº 6.404/1976. Na receita bruta, não se incluem os tributos não cumulativos cobrados, destacadamente, do comprador ou contratante pelo vendedor dos bens ou pelo prestador dos serviços na condição de mero depositário. A seguir, algumas definições: - valor presente (AVP) e valor justo (AVJ) não são sinônimos; - valor justo (fair value) é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória (NBC TG 12); - valor presente (present value) é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade (NBC TG 12). Assim, enquanto o AVP tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro, o AVJ tem como primeiro objetivo demonstrar o valor de mercado de determinado ativo ou passivo.

LFG MAPS. 2 - ( Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia Federal / Contabilidade Geral / Contabilidade -

LFG MAPS. 2 - ( Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia Federal / Contabilidade Geral / Contabilidade - Escrituração Contábil 05 questões Noções Gerais; Escrituração Contábil ) Considere os eventos de I a V listados abaixo. I aquisição de veículo à vista para uso na atividade operacional II baixa de bem

Leia mais

Unidade II. No ativo, a disposição das contas obedece ao grau decrescente de liquidez dos elementos nelas registrados.

Unidade II. No ativo, a disposição das contas obedece ao grau decrescente de liquidez dos elementos nelas registrados. Unidade II 8 ATIVO Ativo compreende, como já vimos, os bens e direitos da empresa, classificados de acordo com sua destinação específica, que varia segundo os fins da empresa. No ativo, a disposição das

Leia mais

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - O que são os FUNDOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? São recursos públicos mantidos em contas bancárias específicas. Essas contas têm a finalidade de receber repasses orçamentários e depósitos

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 254 - Data 15 de setembro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA - IRPJ LUCRO PRESUMIDO.

Leia mais

Adoção das normas internacionais de contabilidade Diretoria de Finanças, Relações com Investidores e Controle Financeiro de Participações - DFN Superintendência de Controladoria CR 1 Convergência A convergência

Leia mais

6 C ; > OE O ƐƚĂƚƵƐ 6 > 8 2/ 72 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Renda Fixa Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI O produto O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao

Leia mais

DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº 24 EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS 1. OBJECTIVO 1 2. DEFINIÇÕES 2 3. TIPOS DE EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS 2

DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº 24 EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS 1. OBJECTIVO 1 2. DEFINIÇÕES 2 3. TIPOS DE EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS 2 DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº 24 EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS INDICE 1. OBJECTIVO 1 2. DEFINIÇÕES 2 3. TIPOS DE EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS 2 3.1. Operações conjuntamente controladas 3 3.2. Activos conjuntamente

Leia mais

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis OUTUBRO 2012. Elaborado por: Elias da Silveira Cerqueira

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis OUTUBRO 2012. Elaborado por: Elias da Silveira Cerqueira Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Painel Escrituração Contábil Fiscal 2015 (Ano-Calendário 2014) Junho de 2015

Painel Escrituração Contábil Fiscal 2015 (Ano-Calendário 2014) Junho de 2015 Painel Escrituração Contábil Fiscal 2015 (Ano-Calendário 2014) Junho de 2015 Agenda 1 Quem está com você hoje 2 Informações Gerais sobre a ECF 3 Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Blocos e Registros 1

Leia mais

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 Altera a legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, e dá outras providências. Faço saber que o presidente da República adotou a Medida Provisória

Leia mais

EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL

EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários

Leia mais

TELEFÓNICA, S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E RELATÓRIO DE GESTÃO CORRESPONDENTES AO EXERCÍCIO DE 2008

TELEFÓNICA, S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E RELATÓRIO DE GESTÃO CORRESPONDENTES AO EXERCÍCIO DE 2008 RELATÓRIO DE AUDITORÍA, DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E RELATÓRIO DE GESTÃO DA TELEFÓNICA, S.A. CORRESPONDENTES AO EXERCÍCIO DE 2008 TELEFÓNICA, S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E RELATÓRIO DE GESTÃO CORRESPONDENTES

Leia mais

Escrituração Contábil Digital (ECD) Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

Escrituração Contábil Digital (ECD) Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Escrituração Contábil Digital (ECD) Escrituração Contábil Fiscal (ECF) José Jayme Moraes Junior Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECD e da ECF Escrituração Contábil Digital

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.397, de 16 de setembro de 2013

Instrução Normativa RFB nº 1.397, de 16 de setembro de 2013 Instrução Normativa RFB nº 1.397, de 16 de setembro de 2013 DOU de 17.9.2013 Dispõe sobre o Regime Tributário de Transição (RTT) instituído pelo art. 15 da Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009. O SECRETÁRIO

Leia mais

02. (FCC MPE-RN/2012). A receita extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era: (A) 50.000,00 (B) 60.000,00 (C) 100.000,00

02. (FCC MPE-RN/2012). A receita extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era: (A) 50.000,00 (B) 60.000,00 (C) 100.000,00 SEMANA 10 - Despesa Pública: Dispêndios orçamentários (Despesa orçamentária) e Extra- Orçamentários; 01. (ESTILO-ESAF/2012) Os dispêndios públicos podem ser de natureza orçamentária ou extraorçamentária.

Leia mais

RELATÓRIO DE REVISÃO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas e Administradores da IESA Projetos, Equipamentos e Montagens S.A. Araraquara - SP Introdução Revisamos as informações contábeis intermediárias,

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL LEGISLAÇÃO Diante da mais nova modernização das obrigações que o Brasil está passando, um dos mais importantes impostos do país não poderia ficar de fora. Com a publicação

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 32. Tributos sobre o Lucro

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 32. Tributos sobre o Lucro Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 32 Tributos sobre o Lucro Observação: Este Sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado apenas para identificação dos principais pontos tratados,

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 8 Accounting Policies, Changes in Accounting Estimates and Errors

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 8 Accounting Policies, Changes in Accounting Estimates and Errors Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 8 Accounting Policies, Changes in Accounting Estimates and Errors Situação: PARCIALMENTE DIVERGENTE 1. Introdução deve ser aplicado: O IAS 8 Accounting

Leia mais

Mesa de Debates CRC/RJ Lei 12.973/2014 e o novo regime tributário pós RTT. Claudio Yano 20 de maio de 2014

Mesa de Debates CRC/RJ Lei 12.973/2014 e o novo regime tributário pós RTT. Claudio Yano 20 de maio de 2014 Mesa de Debates CRC/RJ Lei 12.973/2014 e o novo regime tributário pós RTT Claudio Yano 20 de maio de 2014 DIPJ 2014 Prazo de entrega Programa Gerador aprovado pela IN RFB 1.463/14; Prazo para entrega:

Leia mais

SPED Contábil - Versão 3.1.9

SPED Contábil - Versão 3.1.9 SPED Contábil - Versão 3.1.9 A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo,

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.127, de 7 de fevereiro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.127, de 7 de fevereiro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.127, de 7 de fevereiro de 2011 DOU de 8.2.2011 Dispõe sobre a apuração e tributação de rendimentos recebidos acumuladamente de que trata o art. 12-A da Lei nº 7.713, de 22

Leia mais

Contrato de Câmbio na Exportação.

Contrato de Câmbio na Exportação. Contrato de Câmbio na Exportação. A Momento da Contratação B Liquidação do contrato de câmbio C Alteração D Cancelamento E Baixa do Contrato de Câmbio F Posição de Câmbio: nivelada, comprada e vendida.

Leia mais

Regulamento básico: finanças e controladoria

Regulamento básico: finanças e controladoria Regulamento básico: finanças e controladoria Diretoria de Administração e Planejamento Abril de 2002 Este regulamento estabelece as diretrizes a serem adotadas pela RNP na gestão de seus recursos financeiros,

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php Page 1 of 5 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA CONSÓRCIO DE EMPRESAS Considerações Gerais 1. INTRODUÇÃO 2. PROIBIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS 3. PERSONALIDADE JURÍDICA E RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA

Leia mais

Em setembro de 2011, ocorreu a cisão parcial de 99,99% de seu patrimônio líquido.

Em setembro de 2011, ocorreu a cisão parcial de 99,99% de seu patrimônio líquido. NUMERAL 80 PARTICIPAÇÕES S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 E DE 2011 (Valores expressos em milhares de reais - R$) 1. CONTEXTO OPERACIONAL

Leia mais

Projeto de Lei Alterações Imposto de Renda. 06 de maio de 2016

Projeto de Lei Alterações Imposto de Renda. 06 de maio de 2016 1 Projeto de Lei Alterações Imposto de Renda 06 de maio de 2016 Correção na tabela do IRPF 2 Alteração em 5% da tabela progressiva mensal, nas deduções e limites de isenção Validade a partir de janeiro

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE DE BAYU-UNDAN

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE DE BAYU-UNDAN REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL LEI N. o 3 /2003 de 1 de Julho SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS CONTRATANTES DE BAYU-UNDAN O Tratado do Mar de Timor, assinado entre Timor-Leste e a Austrália

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 28. Propriedade para Investimento

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 28. Propriedade para Investimento COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 28 Propriedade para Investimento Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 40 Índice OBJETIVO 1 Item ALCANCE 2 4 DEFINIÇÕES

Leia mais

CENTRAL GERADORA EÓLICA ICARAÍ II S.A.

CENTRAL GERADORA EÓLICA ICARAÍ II S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2011 Conteúdo Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras Balanço Patrimonial

Leia mais

CENTRAL GERADORA EÓLICA ICARAÍ I S.A.

CENTRAL GERADORA EÓLICA ICARAÍ I S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2011 Conteúdo Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras Balanço Patrimonial

Leia mais

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp Page 1 of 7 Instrução Normativa SRF nº 213, de 7 de outubro de 2002 DOU de 8.10.2002 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas

Leia mais

Lumina Resíduos Industriais S.A. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2010

Lumina Resíduos Industriais S.A. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2010 Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras em de 2010 Balanços patrimoniais Em milhares de reais Ativo Nota explicativa 31 de dezembro de 2010 31 de dezembro 1º de janeiro

Leia mais

13/05/2015. Lei n 12.973/2014 e seus impactos na ECF

13/05/2015. Lei n 12.973/2014 e seus impactos na ECF Lei n 12.973/2014 e seus impactos na ECF PROFESSOR: FELLIPE GUERRA PALESTRANTE: FELLIPE GUERRA Contador, Consultor Empresarial e Especialista em SPED. Coordenador da Comissão Técnica SPED do CRC/CE. Professor

Leia mais

Princípio da competência O princípio da competência determina que todas as vendas, os custos e as despesas devem ser considerados na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, independentemente

Leia mais

Adotada Total / Parcial. Fundamento da não adoção. Recomendação. Não adotada. 1. Princípios Gerais

Adotada Total / Parcial. Fundamento da não adoção. Recomendação. Não adotada. 1. Princípios Gerais / 1. Princípios Gerais As instituições devem adotar uma política de remuneração consistente com uma gestão e controlo de riscos eficaz que evite uma excessiva exposição ao risco, que evite potenciais conflitos

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014

Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014 1 Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014 Alterações na Legislação do IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e Extinção do RTT Junho/2015 2 1. Introdução à IN RFB nº 1.515/2014 Dispõe sobre a determinação e o pagamento

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 1 FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA - FUNEPU CNPJ 20.054.326/0001-09 BALANÇO PATRIMONIAL PARA

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN/PR CADERNO DE PROVA CONTADOR

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN/PR CADERNO DE PROVA CONTADOR CADERNO DE PROVA CONTADOR Nº. DE INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Domingo, 03 de junho de 2012. N.º DE INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Leia mais

ALTERAÇÕES DA LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES MARCELO CAVALCANTI ALMEIDA

ALTERAÇÕES DA LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES MARCELO CAVALCANTI ALMEIDA ALTERAÇÕES DA LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES MARCELO CAVALCANTI ALMEIDA Sócio da Deloitte e autor de livros da Editora Atlas 1 EVOLUÇÃO Instrução CVM n 457/07 Demonstrações financeiras consolidadas a partir

Leia mais

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas. Novo Mercado de. Renda Fixa

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas. Novo Mercado de. Renda Fixa Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas Novo Mercado de Renda Fixa CAPÍTULO I PROPÓSITO E ABRANGÊNCIA Art. 1º - O objetivo deste Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Novo Mercado

Leia mais

Prof. Eugênio Carlos Stieler

Prof. Eugênio Carlos Stieler CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA CAPITALIZAÇÁO COMPOSTA: MONTANTE E VALOR ATUAL PARA PAGAMENTO ÚNICO Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial, acrescido dos juros acumulados

Leia mais

NBC T 19.4 - Subvenção e Assistência Governamentais Pronunciamento Técnico CPC 07

NBC T 19.4 - Subvenção e Assistência Governamentais Pronunciamento Técnico CPC 07 NBC T 19.4 - Subvenção e Assistência Governamentais Pronunciamento Técnico CPC 07 José Félix de Souza Júnior Objetivo e Alcance Deve ser aplicado na contabilização e na divulgação de subvenção governamental

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 60 - Data 30 de dezembro de 2013 Processo Interessado CNPJ/CPF 0 ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA - IRPJ LUCRO PRESUMIDO.

Leia mais

3450-C0160-1 2013-05-20 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO. De 2012-01-01 a 2012-12-31 2012 ÁREA DA SEDE, DIREÇÃO EFETIVA OU ESTAB.

3450-C0160-1 2013-05-20 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO. De 2012-01-01 a 2012-12-31 2012 ÁREA DA SEDE, DIREÇÃO EFETIVA OU ESTAB. MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 0 DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS IRC MODELO Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração Modelo Via Internet Elementos para validação

Leia mais

CURSOS CREDENCIADOS 2014

CURSOS CREDENCIADOS 2014 Auditoria para Seniores Nível I SC-00297 24 24 24 24 0 Auditoria para Seniores Nível II SC-00298 24 24 24 24 0 Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Financeiras e Normas Profissionais de Auditor

Leia mais

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011 ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011 Pagamento do Imposto 001 Como e quando deve ser pago o imposto apurado pela pessoa jurídica? 1) Para as pessoas jurídicas que optarem pela apuração trimestral do imposto

Leia mais

Fiscal - ECF. Me. Fábio Luiz de Carvalho. Varginha-MG, 31.julho.2015

Fiscal - ECF. Me. Fábio Luiz de Carvalho. Varginha-MG, 31.julho.2015 Escrituração Contábil Fiscal - ECF Me. Fábio Luiz de Carvalho Varginha-MG, 31.julho.2015 Causa & Efeito A Lei n. 11.638/07 combinada com os Pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Leia mais

A LEI 12973 E OS NOVOS AJUSTES NA APURAÇÃO DO LUCRO REAL 16/08/2015 17:57 BLUMENAU/SC

A LEI 12973 E OS NOVOS AJUSTES NA APURAÇÃO DO LUCRO REAL 16/08/2015 17:57 BLUMENAU/SC CURRÍCULO DO PALESTRANTE Me. Marcos B. Rebello Mestre em Contabilidade/UFSC, Pós Graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria/FGV, Graduado em Ciências Contábeis. Atua como consultor na adequação às

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) Grant Thornton - Brasil Junho de 2015 Agenda Considerações Iniciais; Obrigatoriedade de Transmissão; Penalidades (Multas); Informações a serem Transmitidas; Recuperação

Leia mais

ANO XXIV - 2013-4ª SEMANA DE MAIO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 21/2013

ANO XXIV - 2013-4ª SEMANA DE MAIO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 21/2013 ANO XXIV - 2013-4ª SEMANA DE MAIO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 21/2013 ASSUNTOS CONTÁBEIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS APÓS AS LEIS NºS 11.638/2007 E 11.941/2009... Pág. 341 IMPOSTO DE RENDA PESSOA

Leia mais

Demonstrações Financeiras Consolidadas

Demonstrações Financeiras Consolidadas Demonstrações Financeiras Consolidadas 31 de dezembro de 2010. 1 Página Índice Relatório dos auditores independentes...3 Balanço Patrimonial Consolidado...5 Ouvidoria Demonstrações Financeiras Consolidadas

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 732, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 732, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 732, DE 2011 Altera o 2º do art. 4º da Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, que dispõe sobre o cadastro informativo dos créditos não quitados de órgãos e entidades

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 108, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012

CONVÊNIO ICMS 108, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012 CONVÊNIO ICMS 108, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012 Autoriza o Estado de São Paulo a dispensar ou reduzir multas e demais acréscimos legais mediante parcelamento de débitos fiscais relacionados com o ICM e o

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1 Plano de ontas Aplicado ao Setor Público 1 Legenda dos níveis de desdobramento: 1 Nível lasse 2º Nível Grupo 3º Nível Subgrupo 4º Nível Título 5º Nível Subtítulo 6º Nível Item 7º Nível - Subitem As contas

Leia mais

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem:

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem: 2 1 3 4 2 PGBL ou VGBL? O plano PGBL, dentre outras, tem a vantagem do benefício fiscal, que é dado a quem tem renda tributável, contribui para INSS (ou regime próprio ou já aposentado) e declara no modelo

Leia mais

INSTITUTO COMUNITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS - ICOM

INSTITUTO COMUNITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS - ICOM INSTITUTO COMUNITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS - ICOM DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES A BDO International é uma rede mundial

Leia mais

I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a

I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a parcelamentos ordinários ou especiais e a tributos exigidos em lançamentos de ofício; ou II Contribuição

Leia mais

13. Derivativos 1/3/2009 1

13. Derivativos 1/3/2009 1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Exemplo ilustrativo venda a descoberto 13.5 Mercado de opções 13.6 Opção de compra e de

Leia mais

FUNDO DE POUPANÇA EM AÇÕES PPA VALORIS NOTAS À DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012

FUNDO DE POUPANÇA EM AÇÕES PPA VALORIS NOTAS À DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 FUNDO DE POUPANÇA EM AÇÕES PPA VALORIS NOTAS À DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 (Valores expressos em euros) INTRODUÇÃO O Fundo de Poupança em

Leia mais

SPED GESTÃO E TREINAMENTO LTDA Av. Guilherme Cotching, 1948, Conj. 20 V. Maria - 02113-014 São Paulo SP (11) 2386-8850 / 2386-8851

SPED GESTÃO E TREINAMENTO LTDA Av. Guilherme Cotching, 1948, Conj. 20 V. Maria - 02113-014 São Paulo SP (11) 2386-8850 / 2386-8851 www.gefisc.com.br SPED GESTÃO E TREINAMENTO LTDA Av. Guilherme Cotching, 1948, Conj. 20 V. Maria - 02113-014 São Paulo SP (11) 2386-8850 / 2386-8851 UNIDADE SOROCABA/SP Rua Elisa Bramante Francisco, 15

Leia mais

ORIENTAÇÕES (2014/647/UE)

ORIENTAÇÕES (2014/647/UE) 6.9.2014 L 267/9 ORIENTAÇÕES ORIENTAÇÃO DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 3 de junho de 2014 que altera a Orientação BCE/2013/23 relativa às estatísticas das finanças públicas (BCE/2014/21) (2014/647/UE) A COMISSÃO

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 SP Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 4º andar Itaim Bibi São Paulo SP CEP: 04542000 Tel: (11) 30737400 Fax: (11) 30737404

Leia mais

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 40 (R1) Instrumentos Financeiros: Evidenciação

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 40 (R1) Instrumentos Financeiros: Evidenciação COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 40 (R1) Instrumentos Financeiros: Evidenciação Índice Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 7 (IASB - BV 2011) Item OBJETIVO

Leia mais

www.pwc.com Lei 12.973/2014 Junho, 2014 São Paulo Maio de 2014

www.pwc.com Lei 12.973/2014 Junho, 2014 São Paulo Maio de 2014 www.pwc.com Lei 12.973/2014 Junho, 2014 São Paulo Maio de 2014 Contexto Atual Contexto atual Fiscal X societário 1 2 3 4 Institui o balanço fiscal Tributa dividendos distribuídos em excesso em relação

Leia mais

MUDANÇAS NA TRIBUTAÇÃO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS MP 206/04

MUDANÇAS NA TRIBUTAÇÃO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS MP 206/04 MUDANÇAS NA TRIBUTAÇÃO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS MP 206/04 RENDA VARIÁVEL IR GANHO DE CAPITAL OS GANHOS LÍQUIDOS AUFERIDOS EM OPERAÇÕES REALIZADAS EM BOLSAS DE VALORES, DE MERCADORIAS E ASSEMELHADAS,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Moeda funcional novos registros introduzidos na ECD.

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Moeda funcional novos registros introduzidos na ECD. Moeda funcional novos registros introduzidos na ECD. 21/03/2016 Sumário Título do documento 1. Questão...3 2. Normas apresentadas pelo cliente...3 3. Análise da Legislação...3 3.1 Conversão das demonstrações

Leia mais

Em atendimento à Audiência Pública supra citada, vimos pela presente apresentar nossas considerações sobre a minuta disponibilizada.

Em atendimento à Audiência Pública supra citada, vimos pela presente apresentar nossas considerações sobre a minuta disponibilizada. Curitiba, 15 de janeiro de 2008 Sr. José Augusto da Silva Superintendente de Mediação Administrativa Setorial Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL SGAN - Quadra 603 - Módulo I 70830-030 Brasília

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

Contabilidade - Conceitos e Objetivos

Contabilidade - Conceitos e Objetivos Contabilidade - Conceitos e Objetivos Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira,

Leia mais

Fundo de Investimento em Ações - FIA

Fundo de Investimento em Ações - FIA Renda Variável Fundo de Investimento em Ações - FIA Fundo de Investimento em Ações O produto O Fundo de Investimento em Ações (FIA) é um investimento em renda variável que tem como principal fator de risco

Leia mais

Principais Aspectos da Regulação da Lei 12.973/14

Principais Aspectos da Regulação da Lei 12.973/14 Principais Aspectos da Regulação da Lei 12.973/14 pela IN 1.515/14 Julio Chamarelli Sócio de Consultoria Tributária da KPMG jcepeda@kpmg.com.br Sergio André Rocha Professor Adjunto de Direito Financeiro

Leia mais

SPED 2016 Um Ano de Mudanças. SPED ECD e SPED ECF: Um projeto de pressão!

SPED 2016 Um Ano de Mudanças. SPED ECD e SPED ECF: Um projeto de pressão! SPED 2016 Um Ano de Mudanças SPED ECD e SPED ECF: Um projeto de pressão! Objetivo do Treinamento Atualização sobre as alterações do Leiaute 4 do SPED ECD para 2016. Leiaute 4 Item 3.4 do Manual - utilizado

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA, Estado do Piauí, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Orgânica do Município, e

O PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA, Estado do Piauí, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Orgânica do Município, e DECRETO Nº 9.540, DE 17 DE AGOSTO DE 2009. Disciplina a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e e dá outras providências, nos termos que especifica. O PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA, Estado

Leia mais

TAG GR IV Fundo de Investimento Imobiliário - FII (Administrado pela Pentágono S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários)

TAG GR IV Fundo de Investimento Imobiliário - FII (Administrado pela Pentágono S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) 1 Contexto operacional O TAG GR IV Fundo de Investimento Imobiliário - FII, cadastrado junto a Comissão de Valores Mobiliários sob o código (107-4) é um Fundo de Investimento Imobiliário, regido pelo seu

Leia mais

ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL

ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL Investimento Estrangeiro no Brasil ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL Lisboa Junho 2016 Investimento Estrangeiro no Brasil ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL MAÍRA

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco. IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO

Leia mais

TIPOS DE INVESTIMENTOS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA- PARTE ll

TIPOS DE INVESTIMENTOS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA- PARTE ll TIPOS DE INVESTIMENTOS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA- PARTE ll! Investimento pré-operacional! Investimento em giro! Liberação do investimento em giro! Sunk Cost Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

NavegadorContábil. Sim. Não. Sim. Não. Número 13-20 de agosto de 2010. Contabilização de operações de duplicata descontada e vendor

NavegadorContábil. Sim. Não. Sim. Não. Número 13-20 de agosto de 2010. Contabilização de operações de duplicata descontada e vendor NavegadorContábil Número 13-20 de agosto de 2010 Contabilização de operações de duplicata descontada e vendor Introdução Muitas empresas no Brasil, na administração de seu capital de giro, fazem uso de

Leia mais

SISTEMA ISS - CURITIBA LIVRO ELETRÔNICO

SISTEMA ISS - CURITIBA LIVRO ELETRÔNICO PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS DEPARTAMENTO DE RENDAS MOBILIÁRIAS SISTEMA ISS - CURITIBA LIVRO ELETRÔNICO EMPRESAS Curitiba 2008 2 1 - CONCEITO O Sistema ISS Curitiba

Leia mais

Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas

Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP Aplicável aos Órgãos, Entidades e Consórcios Públicos Municipais regidos pela Lei Federal nº

Leia mais

Demonstrações Contábeis Consolidadas de 2011 em IFRS

Demonstrações Contábeis Consolidadas de 2011 em IFRS Demonstrações Contábeis Consolidadas de 2011 em IFRS BANESTES S.A. - Banco do Estado do Espírito Santo 1 ÍNDICE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS EM IFRS 1. BALANÇO PATRIMONIAL CONSOLIDADO 2. DEMONSTRAÇÃO

Leia mais

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.2 (26/08/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao

Leia mais

IN RFB 1.515/14. Controle em subcontas distintas de que trata a Lei 12.973/14

IN RFB 1.515/14. Controle em subcontas distintas de que trata a Lei 12.973/14 IN RFB 1.515/14 Controle em subcontas distintas de que trata a Lei 12.973/14 Consultor: Márcio Tonelli tt.consultoria.sped@gmail.com 1 ADOÇÃO INICIAL Opção pelo fim do RTT em 2014 (ir)retratável => 1499/14

Leia mais

Treinamento Setor Público

Treinamento Setor Público Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF Treinamento Setor Público Abril/2015 Conteúdo Princípio da competência, créditos tributários

Leia mais

CONTABILIDADE EM TEMPO REAL

CONTABILIDADE EM TEMPO REAL CONTABILIDADE EM TEMPO REAL A EMPRESA A SINC CONTABILIDADE é uma organização especialista em assessoria nas áreas: CONTÁBIL, FISCAL, SOCIETÁRIA e TRABALHISTA. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados

Leia mais

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011 ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011 001 Quais as modalidades de prejuízos que podem ser apurados pelas pessoas jurídicas? Os prejuízos que podem ser apurados pela pessoa jurídica são de duas modalidades:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 6.233, DE 11 DE OUTUBRO DE 2007. Estabelece critérios para efeito de habilitação ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento

Leia mais

Restrições de Investimento: -.

Restrições de Investimento: -. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O TOKYO-MITSUBISHI UFJ LEADER FI REF DI 00.875.318/0001-16 Informações referentes a 05/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TOKYO-MITSUBISHI

Leia mais

ANEXO DE RISCOS FISCAIS ENFOQUE NOS RISCOS ORÇAMENTÁRIOS

ANEXO DE RISCOS FISCAIS ENFOQUE NOS RISCOS ORÇAMENTÁRIOS ANEXO DE RISCOS FISCAIS ENFOQUE NOS RISCOS ORÇAMENTÁRIOS ANEXO DE RISCOS FISCAIS-PREVISÃO LEGAL O Anexo de Riscos Fiscais está previsto na LRF, em seu art. 4º, 3º, conforme transcrito a seguir: Art. 4º...

Leia mais

CCA BERNARDON DESTAQUES DA SEMANA: CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 22/2014 1ª SEMANA JUNHO DE 2014

CCA BERNARDON DESTAQUES DA SEMANA: CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 22/2014 1ª SEMANA JUNHO DE 2014 News Consultoria, treinamento para gestão administrativa e atuação em processos e negócios. CCA BERNARDON CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 22/2014 1ª SEMANA JUNHO DE 2014 DESTAQUES DA SEMANA: TRIBUTOS

Leia mais

Alterações na legislação tributária brasileira Lei 12.973 Maio de 2014

Alterações na legislação tributária brasileira Lei 12.973 Maio de 2014 Alterações na legislação tributária brasileira Lei 12.973 Maio de 2014 Agenda 1 Agenda 2 Histórico 3 Lei 12.973/14 Regras transitórias 4 Lei 12.973/14 Alguns temas selecionados 1 2. Histórico 2. Histórico

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE

NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE Prof. Wanderson S. Paris, M.Eng. prof@cronosquality.com.br NOÇÕES DE CONTABILIDADE DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO BALANÇO PATRIMONIAL DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS X ATIVIDADES

Leia mais

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011 ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2011 001 Quais são as pessoas jurídicas contribuintes da CSLL? Todas as pessoas jurídicas domiciliadas no País e as que lhes são equiparadas pela legislação do imposto sobre

Leia mais

IFRS 13 Mensuração do valor justo

IFRS 13 Mensuração do valor justo www.pwc.com/br IFRS 13 Mensuração do valor justo Equivalente ao CPC 46 Tadeu Cendón Introdução IFRS 13 emitido em maio de 2011 Vigência a partir de 1/1/2013 aplicação prospectiva Objetivos Proporciona

Leia mais