A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE NRC (2001) NA AVALIAÇÃO DO MANEJO DA ALIMENTAÇÃO DO GADO LEITEIRO EM PEQUENAS PROPRIEDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE NRC (2001) NA AVALIAÇÃO DO MANEJO DA ALIMENTAÇÃO DO GADO LEITEIRO EM PEQUENAS PROPRIEDADES"

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE NRC (2001) NA AVALIAÇÃO DO MANEJO DA ALIMENTAÇÃO DO GADO LEITEIRO EM PEQUENAS PROPRIEDADES Autores : Samuel de Matos CARVALHO 1, Julian da Silva LIMA 2, Rita de Albernaz GONÇALVES 3. Identificação autores: Aluno do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio/Bolsista Edital Interno nº 30/2015; Orientador IFC-Campus Santa Rosa do Sul 2, Orientador IFC-Campus Santa Rosa do Sul 3. Introdução A produção de leite é uma das maiores atividades da agricultura familiar no Brasil. O complexo agroindustrial leiteiro está presente na maior parte das regiões do país, constituindo um importante gerador de renda, emprego e tributos para os municípios brasileiros. A pecuária leiteira é desenvolvida em aproximadamente 40% das propriedades rurais, sendo explorada predominantemente por pequenos e médios produtores (NOGUEIRA NETTO et. al. 2003). O aprimoramento do manejo do gado leiteiro, principalmente nas pequenas propriedades, pode propiciar economia dos recursos utilizados na atividade e aumentar a rentabilidade do produtor. Nesse trabalho apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa que estamos realizando, em que utilizamos o software NRC (2001), com o intuito de analisar o processo de alimentação de vacas leiteiras em pequenas propriedades, afim de determinar quantidades mínimas de alimentos a serem fornecidas aos animais, identificando possibilidades no que diz respeito a redução de custos. O objetivo concentra-se na descrição do estudo realizado em torno do modelo matemático descrito pela National Research Council (2001), representado por meio de um software computacional, no que diz respeito aos alimentos utilizados para produção leiteira nas propriedades estudadas. Material e Métodos O Nutrient requeriments of dairy cattle model (2001) é um software de fácil aplicação tendo como entradas (dados a serem inseridos): descrição do animal, produção, ambiente e alimentos. Dentre os resultados determinados, o principal é a quantidade de matéria seca (MS) fornecida ao animal pelo produtor e quantidade ideal então calculada e sugerida pelo programa.

2 Os dados da pesquisa que estamos realizando foram coletados em duas pequenas propriedades que utilizam o sistema de manejo semiextensivo. Esse sistema é baseado em pastagens com suplementação. As vacas em lactação recebem suplementação logo após a ordenha, a base de silagem e de ração. Após a ordenha os animais são encaminhados para a pastagem, onde no verão é utilizado a pastagem de tifton 85 e no inverno aveia e azevém, sobressemeado na pastagem de tifton 85. Figura 1- Entradas dos alimentos fornecidos aos animais. O azevém, pastagem de inverno, é uma gramínea anual de ciclo hibernal, cespitosa, que possui folhas finas e tenras, podendo atingir 1,2 metros de altura. Planta rústica e agressiva que perfilha abundantemente, devido esta característica, é umas das gramíneas hibernais mais utilizadas no Rio Grande do Sul, caracteriza-se pelo ciclo longo, que varia de 120 a 150 dias (VASCONCELLOS, 1977). A aveia, também espécie forrageira de inverno, tem produção de matéria seca que pode chegar a 15 t.ha -1 (KLUTHCOUSKI et al, 2004), com picos principalmente quando as temperaturas começam a se elevar (início da primavera), entre 20 C e 25 C, possuindo alto valor de proteína bruta na matéria seca, que pode variar 20 a 22%. O tifton, segundo Bergolli (2013), é originário dos Estados Unidos, gramínea perene de verão, com boa palatabilidade, tolera geada e fogo. Tem alta tolerância a seca e ao frio e bom valor nutricional, apresentando alto teor de proteína bruta (em torno de 16%). A produção média é em torno de 20 toneladas de matéria seca por ano em seis

3 cortes anuais, porém exige alta fertilidade do solo. Esta pastagem desempenha um grande papel no inverno, permitindo a sobre semeadura de pastagens de inverno, aumentando o rendimento da área de pastagem. A suplementação com ração e silagem vem fazendo que produtores tenham resultados significativos na lucratividade da pecuária leiteira. A qualidade da forragem, em relação a sua composição química-bromatológica, usada na alimentação de vacas leiteiras tem grande importância para a produção e qualidade do leite, (FONSECA et. al.,1998). A qualidade da forragem, em relação a sua composição químicabromatológica, usada na alimentação de vacas leiteiras tem grande importância para a produção e qualidade do leite. Segundo Fredeen (1996), cerca de 50% da variação no conteúdo de proteína e de gordura do leite pode ser creditado ao manejo nutricional (apud, CARVALHO, 2010). A baixa qualidade dos volumosos implica em maior utilização de concentrados e, consequentemente, pode onerar os custos de produção, além de ocasionar desordens metabólicas aos animais. Resultados e discussão Coletados os dados junto as propriedades nos deparamos com uma diversidade grande em relação as características dos animais, mas que não nos impediria de realizar um delineamento. Porém, o que saltou aos olhos foi que, qualquer que fosse a característica individual dos animais, os resultados obtidos após a aplicação do software foram semelhantes em termos das quantidades de matéria seca sugerida. Na tabela 1, demonstramos as condições de cada animal dos quais apresentamos os resultados obtidos. Tabela 1 Características dos animais utilizados no trabalho. Características Propriedade A Propriedade B Animais Idade em meses Peso Nº de Lactações Dias em Lactação Escore corporal Produção em kg/dia

4 Optamos por utilizar esses animais descritos na tabela acima, em que não há um padrão na maioria das variáveis, no intuito de salientar o fato de que mesmo nessas condições, o software sugeriu uma quantidade menor de alimentos em matéria seca para todos eles, como podemos observar na tabela 2. Tabela 2 - Comparação das quantidades de alimentos em matéria seca fornecidas pelos produtores e preditas pelo software NRC (2001). Quantidades Propriedade A Propriedade B Animais Fornecida 34,0 34,0 34,0 34,0 37,0 38,0 37,0 42,0 Predita 18,5 18,4 13,4 20,2 16,4 21, ,0 Variação (%) 45,58 45,88 60,58 40,58 55,67 42,36 32,43 28,57 Podemos verificar na tabela 2 que a quantidade de alimentos em matéria seca predita pelo software foi em média cerca de 48% menor para a propriedade A e, em média cerca de 39% para a propriedade B. Pode-se perceber também que um dos produtores alimenta os animais com a mesma quantidade sem fazer distinção entre os mesmos. O fato de as quantidades preditas serem menores que as fornecidas, pode estar relacionado ao potencial genético dos animais, de maneira que, realmente os produtores fornecem alimentos em quantidades superiores do que os animais necessitam para suas respectivas produções. Por outro lado, esse fato pode ocorrer em virtude da qualidade dos alimentos fornecidos, sendo esses de baixa qualidade, de forma que são necessárias quantidades maiores para atender as demandas nutricionais para cada nível de produção. Conclusão Buscamos nesse trabalho apresentar o estudo que realizamos em torno de alimentos utilizados para produção leiteira em pequenas propriedades, a partir do software NRC (2001), que tem por base a quantidade de matéria seca de cada alimento. A partir dos resultados que obtivemos, diante dos dados que coletamos em duas pequenas propriedades produtoras de leite, concluímos que as quantidades de alimentos fornecidos aos animais em ambas, pode ser superior ao necessário para que se obtenha a máxima produção. Nesse sentido, a utilização do software mostra-se pertinente no manejo do gado leiteiro em pequenas propriedades, podendo propiciar a economia de recursos na medida em que se pode determinar as quantidades ideais a serem fornecidas.

5 Entretanto, o estudo realizado no que diz respeito aos alimentos fornecidos aos animais, considerando as variáveis utilizadas no software NRC (2001), que considera o índice de matéria seca de cada alimento, nos leva a questionar a influência da qualidade dos alimentos nos resultados. Assim, na sequência da pesquisa, realizaremos a análise dos alimentos e a partir dessa, iremos propor que os produtores forneçam quantidades menores de alimentos aos animais considerando as predições obtidas, analisando o impacto em termos de economia de recursos que se poderá obter. Referências BERGOLI, L. M. G. Desempenho de forrageiras tropicais sob irrigação TCC( Engenharia Agronômica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí CARVALHO, P. C. D. F., DEWULF, A. K. M. Y., MORAES, A. D., Bremm, C., TRINDADE, J. K. D., & LANG, C. R. (2010). Potencial do capim-quicuio em manter a produção e a qualidade do leite de vacas recebendo níveis decrescentes de suplementação. Revista brasileira de zootecnia Brazilian journal of animal science. Viçosa, MG. Vol. 39, n. 9, p FONSECA, D. D., SALGADO, L. T., QUEIROZ, D. S., CÓSER, A. C., MARTINS, C. E., & BONJOUR, S. D. M. Produção de leite em pastagem de capim-elefante sob diferentes períodos de ocupação dos piquetes. Revista Brasileira de Zootecnia,1998. Viçosa v.27, n.5, p , KLUTHCOUSKI, J., AIDAR, H., STONE, L. F., & COBUCCI, T. (2004). Integração lavoura-pecuária e o manejo de plantas daninhas. Informações agronômicas. 106p. NATIONAL RESEARCH COUNCIL NRC. NRC Model Application (dairy setupzip 6.8 mbl). Disponível em: < Acesso em: 02 out NATIONAL RESEARCH COUNCIL - NRC. Nutrient requirements of dairy cattle. 7.ed. Washington, D.C.: p. Disponível em: < Acesso em: 02 out NOGUEIRA, M.P. Pontos para o bom gerenciamento de uma fazenda leiteira. IS.LI: Scott Consultoria, p.5-7. (A Nata do Leite, 76). VASCONCELLOS, P. M. B. (1977). Guia prático para o fazendeiro. Sao Paulo : Nobel, p.

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto A produção de leite no Brasil está baseada principalmente em sistemas que exploram pastagens tropicais ao longo da maior parte do ano. Quando essas

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Módulo I PRODUÇÃO DE BOVINOS EM PASTAGENS NO BRASIL Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini Zootecnia UNESP/Dracena

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS Josimar dos Santos 1 Patrícia Diniz Ebling 2 e Douglas Antônio Rogeri 3 Palavras chaves: forrageiras,

Leia mais

Vaqueiro Foi desenvolvido exclusivamente para a produção de forragem, melhorou em clima tropicais onde gramíneas de estação quente são adaptadas.

Vaqueiro Foi desenvolvido exclusivamente para a produção de forragem, melhorou em clima tropicais onde gramíneas de estação quente são adaptadas. Brasil e em Capim Vaqueiro proporciona melhor qualidade forrageira, tonelagem e persistência em comparação com outras cultivarem.vaqueiro é menos dispendioso à planta dos híbridos estéreis como Ozarka,

Leia mais

Manejo de pastagens Consumo de forragem

Manejo de pastagens Consumo de forragem Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Manejo de pastagens Consumo de forragem Magno José Duarte Cândido magno@ufc.br Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-

Leia mais

CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO

CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO Embrapa Gado de Leite, 2015. Sumário Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. ACESSO AO SISTEMA... 3 4. ESCOLHA DOS ALIMENTOS... 4 4.1.CADASTRO DE NOVOS

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo. Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo. Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL.? Característica da palma Cactácea

Leia mais

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro setembro/2014 UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DAS PROPRIEDADES LEITEIRAS VISANDO À

Leia mais

Manejo Intensivo de Pastagens para Produção de Carne Bovina. Curso Teórico Prático Embrapa Pecuária Sudeste 22 a 25 de abril de 2003

Manejo Intensivo de Pastagens para Produção de Carne Bovina. Curso Teórico Prático Embrapa Pecuária Sudeste 22 a 25 de abril de 2003 Manejo Intensivo de Pastagens para Produção de Carne Bovina Curso Teórico Prático Embrapa Pecuária Sudeste 22 a 25 de abril de 2003 Situação atual: Baixa produtividade: 100 kg de PV/ha/ano Produtividade

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS Fatores que determinam o sistema de produção de leite Terra área/limitações Capital investimento/tecnologia Mão de obra capacitação/tecnologia

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Manejo de Pastagens Código da Disciplina: AGR 279 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 6 Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a partir

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir Texto Complementar 5b Resultados econômicos de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos na Cooperativa Agropecuária Castrolanda, Castro, PR. Hernani Alves da Silva; Huibert Peter

Leia mais

ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS

ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS Clarice Bechara Meurer (1), José Reinaldo Mendes Ruas (2) (1) Bolsista PIBIC FAPEMIG/EPAMIG, claricebechara@yahoo.com.br;

Leia mais

CONTEXTUALIZAÇÃO DO MANEJO DE NUTRIÇÃO E PASTAGENS PARA BOVINOS LEITEIROS EM CONCÓRDIA SC

CONTEXTUALIZAÇÃO DO MANEJO DE NUTRIÇÃO E PASTAGENS PARA BOVINOS LEITEIROS EM CONCÓRDIA SC CONTEXTUALIZAÇÃO DO MANEJO DE NUTRIÇÃO E PASTAGENS PARA BOVINOS LEITEIROS EM CONCÓRDIA SC Débora MIGLIORANZA¹, Sérgio Fernandes FERREIRA², Gabriela de Souza HASSMER¹, Iara Emanuela LIMA¹, Rodrigo Nogueira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: ZOOTECNIA IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) ZOT 1050 BOVINOCULTURA DE LEITE (2-1) OBJETIVOS - ao término da disciplina

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200 INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini UNESP Campus Experimental de Dracena (18) 3821-8200 8200 lupatini@dracena.unesp.br 1 INTRODUÇÃO Monocultivo de culturas e pastagens; Problemas

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE DE VACAS DAS RAÇAS JERSEY E HOLANDESA 1

QUALIDADE DO LEITE DE VACAS DAS RAÇAS JERSEY E HOLANDESA 1 QUALIDADE DO LEITE DE VACAS DAS RAÇAS JERSEY E HOLANDESA 1 Samuel Zulianello Grazziotin 2, Eliana Burtet Parmeggiani 3, Denize Da Rosa Fraga 4, Jonas Itilo Baroni 5, Patricia Carvalho Gindri 6, Ana Paula

Leia mais

de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Modulo I

de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Modulo I ϙ" ϙ>curso ➐ 頴眖頴蘟眜眜眜 de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Modulo I MANEJO DE PASTAGENS: Bases e ajuste da taxa de lotação (carga animal) Gelci

Leia mais

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno.

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno. PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE José Tiago Rambo Hoffmann 1 ; Leandro Werlang 1 ; Rogério Klein 1 ; Marcos Paulo Zambiazi 1 ; Fabiana Raquel Mühl 2 ; Neuri Antônio Feldman

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO

Leia mais

CAPACIDADE DE SUPORTE: VOCÊ SABE CALCULAR?

CAPACIDADE DE SUPORTE: VOCÊ SABE CALCULAR? CAPACIDADE DE SUPORTE: VOCÊ SABE CALCULAR? Rogério Marchiori Coan 1 Ricardo Andrade Reis 2 A taxa de lotação é definida como o número de animais pastejando uma unidade de área por um determinado tempo.

Leia mais

SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO

SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO Por que pasto? Menor investimento inicial Instalações Rebanho Não confinar vacas no período chuvoso do ano

Leia mais

Uma das maneiras de reduzir os efeitos da

Uma das maneiras de reduzir os efeitos da Uma das maneiras de reduzir os efeitos da baixa disponibilidade de forragem sobre o desempenho dos animais é conservar a forragem de uma estação de crescimento para períodos de escassez de alimentos. A

Leia mais

Anexo V. TERMINO 31/10/ meses 2. LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO: Fazenda Belo Horizonte Amajari, RR

Anexo V. TERMINO 31/10/ meses 2. LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO: Fazenda Belo Horizonte Amajari, RR RELATÓRIO FINAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO - PBAEX REGISTRO PROEX N /2015 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO CÂMPUS: Amajari Anexo V TÍTULO PROJETO: Potencial de uso do capim elefante na alimentação animal na região

Leia mais

ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS EM MANEJO DE PASTAGENS

ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS EM MANEJO DE PASTAGENS ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS EM MANEJO DE PASTAGENS II SIMPÓSIO DE ADUBAÇÃO E MANEJO DE PASTAGENS. UNESP/DRACENA, 18 DE MAIO DE 2013. JOÃO MANETTI FILHO (FEIS/UNESP). a) PRODUÇÃO DE FORRAGEM b) AQUISIÇÃO DE

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DIETAS PARA VACAS LEITEIRAS EM PROPRIEDADE SITUADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JORGE D OESTE UTILIZANDO O SISTEMA NRC (2001)

AVALIAÇÃO DE DIETAS PARA VACAS LEITEIRAS EM PROPRIEDADE SITUADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JORGE D OESTE UTILIZANDO O SISTEMA NRC (2001) AVALIAÇÃO DE DIETAS PARA VACAS LEITEIRAS EM PROPRIEDADE SITUADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JORGE D OESTE UTILIZANDO O SISTEMA NRC (21) 1 Cassiano Albino Lorensetti 1, Douglas Sampaio Henrique 2*, Silvonei Tiago

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LINEAR APLICADA AO BALANCEAMENTO DE DIETAS DE BOVINOS LEITEIROS

PROGRAMAÇÃO LINEAR APLICADA AO BALANCEAMENTO DE DIETAS DE BOVINOS LEITEIROS 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PROGRAMAÇÃO LINEAR APLICADA AO BALANCEAMENTO DE DIETAS DE BOVINOS LEITEIROS

Leia mais

BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO

BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO Ítalo Bazzo de Oliveira 1 ;João Batista Leite Jr. 2 1 Acadêmico do curso de agronomia da UEMS, Unidade

Leia mais

Pastagem para ovinos e caprinos

Pastagem para ovinos e caprinos Pastagem para ovinos e caprinos Hábitos alimentares Classes Ruminante Não ruminante Selecionadores de concentrado, frutos e folhas Brotos e folhas de árvores e arbustos (baixa fibra) Consumidores intermediários

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA DE CONCENTRADOS EM PASTAGEM DE CAPIM- ELEFANTE MANEJADO EM PASTEJO ROTATIVO

SUPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA DE CONCENTRADOS EM PASTAGEM DE CAPIM- ELEFANTE MANEJADO EM PASTEJO ROTATIVO SUPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA DE CONCENTRADOS EM PASTAGEM DE CAPIM- ELEFANTE MANEJADO EM PASTEJO ROTATIVO Fermino Deresz; Antônio Carlos Cóser : ; Carlos Eugênio Martins Embrapa Gado de Leite Rua Eugênio do

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira O papel da suplementação na Pecuária Leiteira Nutrição e Suplementação... São a mesma coisa? Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição É o processo biológico pelo qual

Leia mais

AVEIA BRANCA FORRAGEIRA IPR SUPREMA

AVEIA BRANCA FORRAGEIRA IPR SUPREMA RELAÇÃO FOLHA/COLMO Proporção 1,5:1 2,7:1 4,4:1 15,0:1 SUGESTÃO DE SEMEADURA Para produção de forragem Épocas de semeadura: abril e maio para as regiões Norte e Oeste do Paraná; de março a maio para a

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS ECONÔMICOS E DE MANEJO NA CRIAÇÃO DE NOVILHAS LEITEIRAS

ALGUNS ASPECTOS ECONÔMICOS E DE MANEJO NA CRIAÇÃO DE NOVILHAS LEITEIRAS Artigo publicada na Revista Balde Branco em Maio de 2001, p.56-60. ALGUNS ASPECTOS ECONÔMICOS E DE MANEJO NA CRIAÇÃO DE NOVILHAS LEITEIRAS Geraldo Tadeu dos Santos 1, Fábio Luiz Bim Cavalieri 2, Ely Mitie

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE Acir Felipe Grolli Carvalho 1* [orientador], Ediane Zanin 2*, Sabrina Kluska 2, Jucemara

Leia mais

Cultivo e utilização da alfafa em pastejo para alimentação de vacas leiteiras

Cultivo e utilização da alfafa em pastejo para alimentação de vacas leiteiras Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cultivo e utilização da alfafa em pastejo para alimentação de vacas leiteiras Reinaldo de Paula Ferreira

Leia mais

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute Instituto Babcock para Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Internacional University of Wisconsin-Madison Essenciais em Gado de Leite CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE

Leia mais

Silagem de capim e de sorgo na alimentação animal

Silagem de capim e de sorgo na alimentação animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA Silagem de capim e de sorgo na alimentação animal Odilon Gomes Pereira Introdução Pecuária brasileira Pasto forma mais

Leia mais

PLANEJAMENTO DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA

PLANEJAMENTO DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA PLANEJAMENTO DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA EDSON GONÇALVES ANDRÉ LUIZ MONTEIRO NOVO ARTUR CHINELATO DE CAMARGO WALTER MIGUEL RIBEIRO 1. INTRODUÇÃO O planejamento de uma propriedade leiteira é fundamental

Leia mais

CONTROLE ZOOTÉCNICO - TÉCNICA EFICIENTE E NECESSÁRIA

CONTROLE ZOOTÉCNICO - TÉCNICA EFICIENTE E NECESSÁRIA 1 CONTROLE ZOOTÉCNICO - TÉCNICA EFICIENTE E NECESSÁRIA O mercado de leite no Brasil é historicamente conhecido por apresentar tendências instáveis e impondo, principalmente, estreitas margens ao produtor.

Leia mais

COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA E DIGESTIBILIDADE IN VITRO

COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA E DIGESTIBILIDADE IN VITRO COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA E DIGESTIBILIDADE IN VITRO DA MATÉRIA SECA DE SILAGENS DE CAPIM-ELEFANTE (PENNISETUM PURPUREUM SCHUM.) PRODUZIDAS COM FARELO DE BATATA DIVERSA Ronaldo Francisco de Lima (1), Adauto

Leia mais

Pastagens para Caprinos

Pastagens para Caprinos IX Encontro de Caprinocultores do Sul de Minas e Média Mogiana Pastagens para Caprinos Silvio Doria de Almeida Ribeiro 1/78 Espírito Santo do Pinhal, 19 de maio de 2007 2/78 1 7/78 O que plantar? Gramíneas

Leia mais

Produção de leite de vacas Holandês x Zebu em pastagens de gramíneas tropicais manejadas sob pastejo rotativo

Produção de leite de vacas Holandês x Zebu em pastagens de gramíneas tropicais manejadas sob pastejo rotativo ISSN 1517-4816 Produção de leite de vacas Holandês x Zebu em pastagens de gramíneas tropicais manejadas sob pastejo rotativo 90 Apresentação Juiz de Fora, MG Dezembro, 2006 Autor Fermino Deresz Zootecnista,

Leia mais

Formação e manejo de bancos de proteína em Rondônia

Formação e manejo de bancos de proteína em Rondônia --.. --- FOL 4820 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia Ministério da Agricultura e do Abastecimento Nº 03, dez./97, p.1-4 Formação e manejo de bancos

Leia mais

Forragicultura e Pastagens

Forragicultura e Pastagens Setor de Forragicultura Pastagens, 19,5 ha de Brachiaria brizantha cv. Marandu; Forragicultura e Pastagens Curral de confinamento semi coberto. Ricardo A. Reis Dep. Zootecnia Setor de Forragicultura Setor

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA PECUÁRIA LEITEIRA NA REGIÃO DO CAPARAÓ ESPÍRITO- SANTENSE

DIAGNÓSTICO DA PECUÁRIA LEITEIRA NA REGIÃO DO CAPARAÓ ESPÍRITO- SANTENSE DIAGNÓSTICO DA PECUÁRIA LEITEIRA NA REGIÃO DO CAPARAÓ ESPÍRITO- SANTENSE Tarcísio Feleti de Castro 1, Felipe Scheiber Pittelkow 2, Rafael Altoé Dansi 3, Maria Izabel Vieira de Almeida 4 1 UFES/Departamento

Leia mais

Manejo de Pastagem na Seca

Manejo de Pastagem na Seca Manejo de Pastagem na Seca O ajuste da lotação de acordo com a quantidade de forragem disponível é uma das grandes dificuldades de manejo dos pecuaristas. Isso ocorre pela oscilação da produção de forragem

Leia mais

AVALIAÇÕES CHAMADA E FREQUÊNCIA LIVROS. Importância do estudo de plantas forrageiras DISCIPLINA DE FORRAGICULTURA 06/09/2016

AVALIAÇÕES CHAMADA E FREQUÊNCIA LIVROS. Importância do estudo de plantas forrageiras DISCIPLINA DE FORRAGICULTURA 06/09/2016 06/09/2016 FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA DE FORRAGICULTURA AVALIAÇÕES CHAMADA E FREQUÊNCIA LIVROS Professor: Eng. Agr. Dr. Otoniel G. L. Ferreira Importância

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: (X) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área:

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DE PROPRIEDADE LEITEIRA NO SUDOESTE DO PARANÁ (CRUZEIRO DO IGUAÇÚ)

ACOMPANHAMENTO DE PROPRIEDADE LEITEIRA NO SUDOESTE DO PARANÁ (CRUZEIRO DO IGUAÇÚ) ACOMPANHAMENTO DE PROPRIEDADE LEITEIRA NO SUDOESTE DO PARANÁ (CRUZEIRO DO IGUAÇÚ) Oelyton Nunes de Oliveira¹, Wagner Paris², Clederson Martinello³, Andreia Fioreli³ ¹ Acadêmico do curso de Zootecnia, bolsista

Leia mais

Palavras-Chave: atividade leiteira; consórcios forrageiros; fósforo; matéria orgânica; Rede Leite

Palavras-Chave: atividade leiteira; consórcios forrageiros; fósforo; matéria orgânica; Rede Leite PASTAGEM DE TIFTON 85 CONSORCIADO COM FORRAGEIRAS DE INVERNO PASTEJADAS E SUBMETIDAS À0 FENAÇÃO NO PERÍODO ESTIVAL: ÍNDICE DE FERTILIDADE E RECOMENDAÇÕES DE CALAGEM E ADUBAÇÃO 1 Leonir Terezinha Uhde 2,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO FERREIRA, F.O.B. 1 ; BARBOSA, K.A. 1 ; SENE, G.A. 1 ; JAYME, D.G.

Leia mais

Dentre as técnicas utilizadas no Projeto Gerenciamento de Propriedades Leiteiras podem ser agrupadas e citadas as seguintes:

Dentre as técnicas utilizadas no Projeto Gerenciamento de Propriedades Leiteiras podem ser agrupadas e citadas as seguintes: Um levantamento realizado no Estado do Rio de Janeiro, mostrou que apenas 2,65 % dos entrevistados produziam leite por ser um negócio lucrativo. Os outros 97,35 % produziam leite por este possibilitar

Leia mais

Disciplina Forragicultura

Disciplina Forragicultura Histórico Disciplina Forragicultura Professora: Ana Cláudia Ruggieri Chegada do gado no Brasil Cabo verde Força de trabalho Região sul Animais europeus Histórico Aspectos Gerais Chegada do gado zebuino

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/1/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 12/1/2011 Agência Minas 12/1/2011 www.agenciaminas.mg.gov.br Programa Minas Leite terá

Leia mais

Formação e manejo de capineiras

Formação e manejo de capineiras Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Formação e manejo de capineiras Magno José Duarte Cândido magno@ufc.br Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC

Leia mais

20/02/2017 MÉTODOS DE PASTEJO II

20/02/2017 MÉTODOS DE PASTEJO II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA: Manejo de Rebanhos em Pastejo MÉTODOS DE PASTEJO II Lotação rotacionada método que utiliza subdivisão

Leia mais

Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( )

Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( ) Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

Grade Curricular do Curso Zootecnia A partir de 2008

Grade Curricular do Curso Zootecnia A partir de 2008 Grade Curricular do Curso Zootecnia A partir de 2008 1º PERÍODO Domésticos I Obrigatória 4 60 Biologia Celular Obrigatória 4 60 Informática Básica Obrigatória 2 30 Introdução à Zootecnia Obrigatória 2

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Influência de Diferentes Épocas de Corte e Densidade de Plantas no Desempenho Agronômico de Duas Cultivares de Sorgo

Leia mais

ROTAÇÃO DE CULTURAS - PRÁTICA AGRÍCOLA BUSCA ALTERNAR MESMA ÁREA, DFRENTES CULTURAS SEQUÊMCIAS, CONFORME PLANO PRÉVIO DEFINIDO.

ROTAÇÃO DE CULTURAS - PRÁTICA AGRÍCOLA BUSCA ALTERNAR MESMA ÁREA, DFRENTES CULTURAS SEQUÊMCIAS, CONFORME PLANO PRÉVIO DEFINIDO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPT. FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO DISCIPLINA AGRICULTURA GERAL (AF001) PROFS. OSWALDO TERUYO IDO E RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA MONITORA ANA SELENA

Leia mais

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO Fabio César Bratti 1, Laércio Sartor 1* [orientador], Priscila Wielewski 1, Julio Cezar Machado

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DA CULTURA DA SERINGUEIRA NO MUNICÍPIO DE POLONI/SP

ANÁLISE ECONÔMICA DA CULTURA DA SERINGUEIRA NO MUNICÍPIO DE POLONI/SP ANÁLISE ECONÔMICA DA CULTURA DA SERINGUEIRA NO MUNICÍPIO DE POLONI/SP Fischer Filho, J. A. 1* ; Rapassi, R. M. A. 1 ; Poloni, N. M. 1 ; Candil, T. F. P. 1 ; Gomes, G. G. C. 1 1 Universidade Estadual Paulista

Leia mais

TERMINAÇÃO. Sistemas de produção de carne no Brasil Sistema de 2010 (x 1000) 2010 (%) Sistemas de Produção 11/03/2015

TERMINAÇÃO. Sistemas de produção de carne no Brasil Sistema de 2010 (x 1000) 2010 (%) Sistemas de Produção 11/03/2015 TERMINAÇÃO Sistemas de produção de carne no Brasil Sistema de 2010 (x 1000) 2010 (%) produção Confinamento 3.047 7,39 Semiconfinamento Pastagens inverno 2.583 6,27 822 1,99 Pastagem sem 34.748 84,35 definição

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E MATÉRIA NATURAL DE DOIS CULTIVARES DE BRACHIARIA BRIZANTHA NA MICRORREGIÃO DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E MATÉRIA NATURAL DE DOIS CULTIVARES DE BRACHIARIA BRIZANTHA NA MICRORREGIÃO DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E MATÉRIA NATURAL DE DOIS CULTIVARES DE BRACHIARIA BRIZANTHA NA MICRORREGIÃO DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS Valdomiro Espindola Mota Neto 1,5, Reinaldo Cunha de Oliveira

Leia mais

Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras. Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras

Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras. Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras Caráter extrativista dos sistemas de produção - Historicamente, o pecuarista

Leia mais

Fazendas leiteiras rentáveis nas Microrregiões de Araxá, Governador Valadares e Viçosa: estudo de caso

Fazendas leiteiras rentáveis nas Microrregiões de Araxá, Governador Valadares e Viçosa: estudo de caso Fazendas leiteiras rentáveis nas Microrregiões de Araxá, Governador Valadares e Viçosa: estudo de caso INTRODUÇÃO Evandro Vasconcelos Holanda Júnior 1 Fernando Enrique Madalena 1 Para o estudo da rentabilidade

Leia mais

Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária

Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Avaliação econômica do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária Rafael França Fonseca (1), Maria Celuta Machado Viana (2), José Joaquim

Leia mais

Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho

Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR Vitalle Nutrição Animal Pecuária é um bom negócio,mas...

Leia mais

SOBRESSEMEADURA DE AVEIA PRETA (AVENA STRIGOSA SCHREB.) SOBRE TIFTON 85 (CYNODON SSP. CV. TIFTON 85)

SOBRESSEMEADURA DE AVEIA PRETA (AVENA STRIGOSA SCHREB.) SOBRE TIFTON 85 (CYNODON SSP. CV. TIFTON 85) SOBRESSEMEADURA DE AVEIA PRETA (AVENA STRIGOSA SCHREB.) SOBRE TIFTON 85 (CYNODON SSP. CV. TIFTON 85) Autores : Mariele Duarte Anástacio 1, Tuan Henrique Smielevski de Souza 1, Mauricio Duarte Anástacio

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E MERCADOLÓGICA DA PRODUÇÃO DE SUÍNOS NOS MOLDES DO IFC CÂMPUS ARAQUARI

VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E MERCADOLÓGICA DA PRODUÇÃO DE SUÍNOS NOS MOLDES DO IFC CÂMPUS ARAQUARI VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E MERCADOLÓGICA DA PRODUÇÃO DE SUÍNOS NOS MOLDES DO IFC CÂMPUS ARAQUARI Autores : Marcus Vinícius de SOUZA 1 ; Luan Vidal PETERS 2 ; Sérgio Gomes DELITSCH 3 ; Ana Claudia

Leia mais

Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi

Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi A P R O D U Ç Ã O A N I M A L Gherman

Leia mais

Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Felixlândia, MG

Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Felixlândia, MG Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2012, Belo Horizonte Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Felixlândia, MG José Ricardo Silva (1), Leonardo de Oliveira Fernandes

Leia mais

1 de 6 16/11/ :54

1 de 6 16/11/ :54 1 de 6 16/11/2016 09:54 a Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 16/11/2016 Palavra-chave Busca Avançada 05/11/2016 V Silvania Weekend - Gir Leiteiro Caçapava - SP 08/11/2016 IV Congresso Brasileiro de Recursos

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA)

CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA) RELATÓRIO DE PESQUISA CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA) Execução: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada CEPEA/ESALQ/USP Coordenação: Geraldo Sant Ana

Leia mais

Variação de peso no pós-parto de vacas F1 Holandês x Zebu de diferentes ordens de parto*

Variação de peso no pós-parto de vacas F1 Holandês x Zebu de diferentes ordens de parto* 227 Variação de peso no pós-parto de vacas F1 Holandês x Zebu de diferentes ordens de parto* Weight variation in post calving F1 Holstein x Zebu cows of different calving orders José Reinaldo Mendes Ruas,**,***

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHETO NA INTERFACE CHUVA/SECA

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHETO NA INTERFACE CHUVA/SECA AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHETO NA INTERFACE CHUVA/SECA Tássio Bonomo Murça (1), Domingos Sávio Queiroz (2), Luiz Tarcisio Salgado (3), Sabrina Saraiva Santana (4), Sérgio Dutra de Resende (5) (1) Bolsista

Leia mais

Influências da primiparidade no tamanho ao nascimento, crescimento, eixo somatotrófico e fertilidade em novilhas leiteiras.

Influências da primiparidade no tamanho ao nascimento, crescimento, eixo somatotrófico e fertilidade em novilhas leiteiras. Influências da primiparidade no tamanho ao nascimento, crescimento, eixo somatotrófico e fertilidade em novilhas leiteiras. Apresentadores: Guilherme Nunes Bolzan Igor Santa Bárbara Araújo Orientação:

Leia mais

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403 SISTEMAS DE PRODUÇÃO 1. SISTEMA EXTENSIVO: Quando os animais são criados extensivamente, no pasto, só são trazidos para o centro de manejo para a práticas zootécnicas (vacinações, castrações, brincagem).

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 1 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA: COMPREENDENDO OS RISCOS DO ESTRESSE HÍDRICO NA

Leia mais

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA Walter Miguel Ribeiro Engenheiro Agrônomo GERAR RENDA??? Como gerar renda Renda Resultado = Quantidade de leite + Quantidade de animais x preço do leite x preço dos animais

Leia mais

Alternativas ao Uso do Fogo

Alternativas ao Uso do Fogo Alternativas ao Uso do Fogo Desenho: Antônio de Pádua Nilo Salgado Jardim Zootecnista, M.Sc. Desenho: Antônio de Pádua Plano de Ação Mosaico Mantiqueira redução da área queimada Objetivo: Indicadores:

Leia mais

7,2% SISTEMAS DE ENGORDA SUPLEMENTAÇÃO PARA BOVINOS DE CORTE. Valor nutritivo. Luis Fernando G. de Menezes Tiago Venturini. engorda.

7,2% SISTEMAS DE ENGORDA SUPLEMENTAÇÃO PARA BOVINOS DE CORTE. Valor nutritivo. Luis Fernando G. de Menezes Tiago Venturini. engorda. SUPLEMENTAÇÃO PARA BOVINOS DE CORTE SISTEMAS DE ENGORDA Sistema de engorda Confinamento 27 2.397. 28 2.757. Luis Fernando G. de Menezes Tiago Venturini Semiconfinamento Pastagem de inverno Demais sistemas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Melhoramento Animal Código: VET224 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 4 Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir de: Créditos:

Leia mais

QUALIDADE DA PASTAGEM NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE

QUALIDADE DA PASTAGEM NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE QUALIDADE DA PASTAGEM NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE Flávia Fernanda Simili Dr., PqC do Polo Regional Centro Leste/APTA flaviasimili@apta.sp.gov.br Introdução As estimativas de produções de leite provenientes

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

Produção de leite a pasto

Produção de leite a pasto Produção de leite a pasto Arquimedes C. Celeri 1 Jorge Luis P. Rocha 2 Na impossibilidade, parcial ou total, de controlar o preço recebido pela matéria-prima, a alternativa do produtor para encontrar melhores

Leia mais

RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO A PENETRAÇÃO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SOB DISTINTAS PLANTAS DE COBERTURA E DOSES DE NITROGÊNIO

RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO A PENETRAÇÃO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SOB DISTINTAS PLANTAS DE COBERTURA E DOSES DE NITROGÊNIO RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO A PENETRAÇÃO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SOB DISTINTAS PLANTAS DE COBERTURA E DOSES DE NITROGÊNIO Herberto José Lopes 1 ; Francieli Steffler Weber 2 ; Guilherme Vitória

Leia mais

NECESSIDADE ENERGÉTICA DAS MATRIZES SUÍNAS NA FASE DE GESTAÇÃO

NECESSIDADE ENERGÉTICA DAS MATRIZES SUÍNAS NA FASE DE GESTAÇÃO NECESSIDADE ENERGÉTICA DAS MATRIZES SUÍNAS NA FASE DE GESTAÇÃO Autores : Oliveira, Aline Tomasia 1 ; Onofre, Ana Paula, Bianchi, Ivan 2 ; Bako, Érica Marson 2 ; Twardowski, Cristiano 3 Oliveira Jr, Juahil

Leia mais

Gerenciamento da Ovinocultura

Gerenciamento da Ovinocultura Gerenciamento da Ovinocultura Base da apresentação... 6 anos de coleta de dados a campo sobre sistemas de produção no LAPOC; Produção de uma dissert. Mestrado sobre análise do resultado econômico dos sistemas;

Leia mais

Melhoramento Genético da Alfafa

Melhoramento Genético da Alfafa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Melhoramento Genético da Alfafa Editores Técnicos Reinaldo de Paula Ferreira Daniel Horacio Basigalup Jorge

Leia mais

Gramíneas Perenes de Inverno

Gramíneas Perenes de Inverno Capítulo 9 Gramíneas Perenes de Inverno Renato Serena Fontaneli, Roberto Serena Fontaneli e Henrique Pereira dos Santos Festuca (Festuca arundinacea Schreb.) Descrição morfológica A festuca é uma gramínea

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS

ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS Prof. Dr. André Mendes Jorge Pesquisador do CNPq Prof. Dr. André Mendes Jorge FMVZ-Unesp-Botucatu NECESSIDADE DE INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA Manejo intensivo

Leia mais

BENEFÍCIOS E recomendações nutricionais

BENEFÍCIOS E recomendações nutricionais BENEFÍCIOS E recomendações nutricionais Alimentando Vacas Leiteiras com hidropônico verde de forragem (FVH). Deve fornecer de 12 a 18 kg de forragem hidropônica Verde (FVH), divididos em duas partes, geralmente

Leia mais

Produtividade da grama tifton-85 e do capim mombaça em sistema rotativo irrigado. Moreira 1

Produtividade da grama tifton-85 e do capim mombaça em sistema rotativo irrigado. Moreira 1 33 Produtividade da grama tifton-85 e do capim mombaça em sistema rotativo irrigado 1 Diego Fernando Piske, Fellipe Braga Ribeiro da Silva 1, Vivian Gai 1, Gláucia Cristina Moreira 1 1 Faculdade Assis

Leia mais

Formação e manejo de pastagem

Formação e manejo de pastagem Formação e manejo de pastagem Formação de pastagens Pastagens: áreas cobertas por vegetação nativa ou plantas introduzidas e adaptadas, que são utilizadas para o pastoreio dos animais Pastagem artificial

Leia mais

Relação bezerro boi.

Relação bezerro boi. Relação troca @ bezerro X @ boi. MODELOS DE PRODUÇÃO MAIS COMUNS NO BRASIL Peso Corporal (kg) 550 500 450 400 350 300 250 200 150-4 meses de terminação em Confinamento; - 8 meses do nascimento ao desmame.

Leia mais

Alimentos e Alimentação Para Bovinos. Sistemas de Recria e Terminação. Ricardo Zambarda Vaz

Alimentos e Alimentação Para Bovinos. Sistemas de Recria e Terminação. Ricardo Zambarda Vaz Alimentos e Alimentação Para Bovinos Sistemas de Recria e Terminação Ricardo Zambarda Vaz Desempenho de novilhos em pastagem cultivada e natural de verão e inverno com a utilização de suplementação Adaptado

Leia mais

ESTUDO DO PDPL RV CONSEGUE MELHORAR A SILAGEM DE CANA E REDUZIR OS CUSTOS COM ALIMENTAÇÃO

ESTUDO DO PDPL RV CONSEGUE MELHORAR A SILAGEM DE CANA E REDUZIR OS CUSTOS COM ALIMENTAÇÃO 1 ESTUDO DO PDPL RV CONSEGUE MELHORAR A SILAGEM DE CANA E REDUZIR OS CUSTOS COM ALIMENTAÇÃO Christiano Nascif*, Mauro Wagner de Oliveira**, Thiago Camacho Rodrigues* * Programa de Desenvolvimento da Pecuária

Leia mais