CAPACIDADE DE SUPORTE: VOCÊ SABE CALCULAR?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPACIDADE DE SUPORTE: VOCÊ SABE CALCULAR?"

Transcrição

1 CAPACIDADE DE SUPORTE: VOCÊ SABE CALCULAR? Rogério Marchiori Coan 1 Ricardo Andrade Reis 2 A taxa de lotação é definida como o número de animais pastejando uma unidade de área por um determinado tempo. Essa definição, obviamente, é muito geral, e o tipo de animal deveria ser definido (ovinos, bovinos, etc.) e, mais precisamente, a classe do animal (vacas em lactação, novilhas, bezerros, etc.). Para facilitar comparações, a unidade animal (U.A. = 450 kg de peso vivo) tem sido definida para os principais tipos de animais domésticos: ovinos e bovinos. Associado a esse conceito, pode-se definir ainda a pressão de pastejo como sendo a relação entre o peso animal (kg) e a quantidade de forragem disponível (kg animal/kg MS/dia). Tem-se ainda a definição de forragem disponível, que é a quantidade de matéria seca (kg de MS) disponível para cada 100 kg de peso vivo (P.V.) do animal por dia. A forragem disponível poderá ser estimada mediante o uso da técnica do quadrado, sendo utilizado o quadrado com 0,25 m 2 (0,5m x 0,5m) para os capins de crescimento prostrado (Braquiárias, Tifton, Coast Cross, etc.), e de 1,0 m 2 para os capins de crescimento cespitoso (Colonião, Tanzânia, Mombaça, Elefante, etc.). A técnica consiste em jogar o quadrado, aleatoriamente, na área em que se deseja estimar a produção ou disponibilidade de forragem, quantas vezes forem necessárias, de forma a se ter uma representação de todas as subáreas da pastagem. Vale ressaltar que um maior número de quadrados irá permitir uma estimativa mais confiável e precisa, em razão da grande variabilidade existente entre pontos em uma pastagem. Além disso, sugere-se, ainda, a medida prévia da altura da forragem, de forma a se identificar áreas mais uniformes. Uma vez feito isso, corta-se a forragem, conforme a altura de manejo recomendada para a espécie em questão (Tabela 1), e pesa-se a amostra, obtendo assim o peso de forragem para um número determinado de amostragens. Como exemplo, se for considerada uma pastagem de capim Tanzânia que, após a amostragem de dez pontos, apresentou peso total de 17,0 kg, ou seja, peso médio por quadrado de 1,7 kg, será obtido 1,70 kg/m 2 e, se esse dado for extrapolado para um hectare, chegar-se-á a uma disponibilidade de 17,0 toneladas de biomassa/hectare ou 3,4 toneladas de matéria seca (MS), se for considerada a matéria seca do capim como sendo de 20%. 1 Zootecnista Doutor em Produção Animal Diretor da COAN Consultoria. coanconsultoria@coanconsultoria.com.br 2 Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia FCAV/UNESP Campus de Jaboticabal. rareis@fcav.unesp.br

2 Em relação à capacidade de suporte de uma pastagem, esta é conceituada como sendo a taxa de lotação em uma pressão de pastejo ótima, durante um período de tempo definido, no qual se obtém máximo ganho por área, sem causar a degradação da pastagem. A capacidade de suporte das pastagens é bastante variável em função do solo, clima, estação do ano e espécie ou cultivar forrageira, fatores esses que irão determinar a oferta de forragem ao longo do ano. Além disso, o desempenho animal necessário ou desejado e o sistema de produção adotado têm efeito marcante na capacidade de suporte da pastagem. Tabela 1. Altura de manejo de algumas gramíneas forrageiras tropicais. Altura (cm) do capim quando os animais Espécies de Capim Entram no pasto Saem do pasto Cultivares de Capim-elefante Capins Colonião, Tobiatã, Tanzânia, Mombaça Brachiaria ruziziensis e outros de porte semelhante Capins Gordura, Jaraguá, B. decumbens, B. brizantha, Setária e outros de porte semelhante Capim Pangola, Coast Cross, Tifton É importante salientar que, na maioria dos sistemas de exploração de pastagens, é praticamente impossível manter constante a oferta de forragem de alta qualidade durante o ano todo, por causa da sazonalidade da produção e estádio fisiológico da planta forrageira. Assim, é preciso ajustar a disponibilidade de forragem, por meio da alteração do número de animais na área (taxa de lotação) ou através da oferta de alimento suplementar. Em qualquer área sendo pastejada, quer seja em uma pastagem melhorada ou natural, a produção animal por unidade de área é uma função da produção por animal e da taxa de lotação, ou seja: Produção animal / ha = produção por animal x número de animais / ha O número de animais por hectare que a pastagem pode suportar por unidade de tempo é basicamente função da produção de forragem, que será condicionada pelos fatores edafoclimáticos e da planta forrageira. É claro que há uma interação entre qualidade e produção, e mudanças nesses parâmetros são fortemente afetadas pela taxa de lotação. Entretanto podem ser modificados de alguma forma pelo manejo da pastagem.

3 Assim, o ajuste na pressão de pastejo deve ser realizado ajustando-se a quantidade de forragem disponível ao longo do ano, sendo esse o mais importante fator de manejo e o principal determinante da produção animal e composição botânica da pastagem. O consumo de forragem é fortemente determinado pela qualidade e oferta ou disponibilidade (kg de MS/100 kg PV) que, para uma mesma pastagem em determinado momento, varia inversamente com a taxa de lotação. Enquanto o rendimento forrageiro da pastagem fixa sua capacidade de suporte para uma determinada espécie, categoria e número de animais, a taxa de lotação influencia a disponibilidade de pasto (kg de MS/animal/dia), isto é, a pressão de pastejo a que a pastagem é submetida. Para cada situação e momento, estabelece-se uma relação inversa entre taxa de lotação e disponibilidade de forragem, pois deve-se assumir que a produção de forragem varia ao longo do tempo em função das condições climáticas. Além desse aspecto, deve-se ter em mente que o consumo de forragem, o pisoteio, a deposição de fezes e de urina e os locais onde os animais se deitam podem alterar as relações entre forragem disponível e a taxa de lotação. Pode-se assumir, basicamente, três possibilidades para pressão de pastejo: pastejo ótimo, subpastejo e superpastejo, que são de grande importância, pois determinam a produção animal e a condição da pastagem em termos de produção, área com espécies desejáveis, invasoras e área descoberta, permitindo, assim, a avaliação da sustentabilidade do sistema (Figura 1). Enquanto o pastejo ótimo representa o uso de taxa de lotação compatível com a capacidade de suporte, o subpastejo caracteriza uma situação em que a taxa de lotação é baixa em relação à capacidade de suporte da pastagem, havendo subutilização da forragem disponível. Nessa condição, a oferta de forragem é alta, e o animal efetua o pastejo seletivamente, podendo atingir máxima ingestão de forragem, conforme seu valor nutritivo e as características do relvado.

4 Figura 1. Relações entre pressão de pastejo, ganho de peso por animal e ganho de peso por unidade de área. Fonte: Mott (1960) Quando ocorre subpastejo, a produção por animal reflete a qualidade do pasto, caso este seja exercido por animais de alto potencial genético; entretanto, a produção por hectare é comprometida em decorrência da subutilização da área, em função do aumento das perdas no pastejo e do pequeno número de animais na referida área. Deve-se ter em mente que a utilização da pastagem nesta condição ao longo da estação, notadamente nos capins de crescimento ereto, resulta no acúmulo de forragem com alta proporção de caule, que afetará o negativamente o consumo e conseqüentemente a produção animal. O superpastejo caracteriza a situação inversa. A taxa de lotação é alta, em relação à capacidade de suporte da pastagem. Assim, o elevado número de animais por unidade de área implica em menor oferta de forragem por animal, não permitindo pastejo seletivo, implicando, dessa forma, em dieta de menor qualidade e comprometimento da produção animal. Na situação de superpastejo, tem-se a relação inadequada entre a quantidade de forragem disponível e o número de animais mantidos no pasto, limitando o desempenho animal e a sustentabilidade do sistema. O uso de alta taxa de lotação em relação à forragem disponível, em um ponto em que há alimento suficiente para atender a demanda dos animais, pode maximizar a produção por unidade de área. O aumento nas taxas de lotação em relação à forragem disponível resulta em diminuição da produção por área, por não compensar a acentuada redução no ganho por animal, além de permitir o início do processo de degradação (Figura 1). O modelo proposto foi desenvolvido para descrever a relação entre a pressão de pastejo e a produção por animal e por área. O modelo assume que, sob condições relativamente uniformes da pastagem, o consumo de forragem permaneceria constante sob uma grande variação na pressão de pastejo, notadamente em condição de subpastejo (Figura 1).

5 À medida que a pressão de pastejo aumenta, é alcançado o ponto na qual quantidade de forragem disponível se iguala aos requerimentos dos animais; e, em taxas de lotação acima desse ponto, o consumo por animal é limitado, e a produção por animal declina (Figura 1). Esse modelo apresenta uma pressão de pastejo ótima na qual obtém-se ganho menor por animal do que aquele registrado na condição de subpastejo, mas pode-se atingir máximo rendimento por área, sem, contudo, comprometer a sustentabilidade do sistema (Figura 1). Dessa forma, tem-se uma taxa de lotação mais baixa para maximizar a produção por animal, enquanto se observa uma taxa de lotação levemente mais alta para maximizar ganho por área. Em taxas de lotação abaixo da ótima, o modelo prediz pequenas mudanças na produção por animal com alterações na taxa de lotação, enquanto que, acima da taxa de lotação ótima, a produção declina rapidamente com aumentos na taxa de lotação. Na condição de superpastejo observa-se acentuado decréscimo na produção por animal e por área, levando a uma condição que propiciará a degradação da pastagem e prejuízo ao sistema de produção como um todo. E isso na verdade não é desejável nos sistemas de produção estáveis.

MEDICINA VETERINÁRIA SISTEMAS DE PASTEJO. Prof. Dra. Fabiola Grecco

MEDICINA VETERINÁRIA SISTEMAS DE PASTEJO. Prof. Dra. Fabiola Grecco MEDICINA VETERINÁRIA SISTEMAS DE PASTEJO Prof. Dra. Fabiola Grecco TERMINOLOGIA CIENTÍFICA TAXA DE LOTAÇÃO (stocking rate) Relação entre o número de animais ou de unidades animais por unidade de área,

Leia mais

09/11/2017 MÉTODOS DE PASTEJO I FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS FORRAGEIRAS. Sob corte: Capineira Forragem conservada. Sob pastejo: Contínuo Rotacionado

09/11/2017 MÉTODOS DE PASTEJO I FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS FORRAGEIRAS. Sob corte: Capineira Forragem conservada. Sob pastejo: Contínuo Rotacionado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MANEJO DE REBANHOS EM PASTEJO INTRODUÇÃO FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS FORRAGEIRAS Sob corte: Capineira Forragem

Leia mais

Manejo do pastejo 16/06/2016. Pesquisas com plantas forrageiras. Prof. Leandro C. Araujo (DBZ) Zootecnista

Manejo do pastejo 16/06/2016. Pesquisas com plantas forrageiras. Prof. Leandro C. Araujo (DBZ) Zootecnista Taxa do Processo 16/06/2016 Pesquisas com plantas forrageiras Campus de Ilha Solteira MS total MS verde Prof. Leandro C. Araujo (DBZ) Zootecnista Tempo Senescência IAF ótimo = Ocorre quando a relação respiração/fotossíntese

Leia mais

de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Modulo I

de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Modulo I ϙ" ϙ>curso ➐ 頴眖頴蘟眜眜眜 de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Modulo I MANEJO DE PASTAGENS: Bases e ajuste da taxa de lotação (carga animal) Gelci

Leia mais

Intensificação da bovinocultura de corte

Intensificação da bovinocultura de corte Intensificação da bovinocultura de corte Manejo de pastagens e uso de suplementos Dr. Rodrigo Amorim Barbosa 28º Curso Geneplus Campo Grande - MS Julho de 2016 assegurar o uso racional dos recursos bióticos

Leia mais

Disciplina Forragicultura

Disciplina Forragicultura Histórico Disciplina Forragicultura Professora: Ana Cláudia Ruggieri Chegada do gado no Brasil Cabo verde Força de trabalho Região sul Animais europeus Histórico Aspectos Gerais Chegada do gado zebuino

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS CÂMPUS DE JABOTICABAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS CÂMPUS DE JABOTICABAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS CÂMPUS DE JABOTICABAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Leia mais

Manejo de Pastagem na Seca

Manejo de Pastagem na Seca Manejo de Pastagem na Seca O ajuste da lotação de acordo com a quantidade de forragem disponível é uma das grandes dificuldades de manejo dos pecuaristas. Isso ocorre pela oscilação da produção de forragem

Leia mais

OBJETIVOS PASTAGENS NA RECRIA DE TERNEIROS REDUÇÃO NA IDADE DE ABATE. Luís Fernando G. de Menezes

OBJETIVOS PASTAGENS NA RECRIA DE TERNEIROS REDUÇÃO NA IDADE DE ABATE. Luís Fernando G. de Menezes OBJETIVOS PASTAGENS NA RECRIA DE TERNEIROS IDADE DE ABATE IDADE DE ENTOURE Luís Fernando G. de Menezes Zootecnista, Dr. UTFPR luismenezes@utfpr.edu.br REDUÇÃO NA IDADE DE ABATE OBJETIVOS: Aumentar a taxa

Leia mais

Gestão de pastagens Planejamento e manejo da teoria à prática

Gestão de pastagens Planejamento e manejo da teoria à prática Multidisciplinar 1/1 Gestão de pastagens Planejamento e manejo da teoria à prática Josmar Almeida Junior 2/1 Etapa ACT - Quem é responsável? DIRETORIA + EQUIPE TÉCNICA + EQUIPE DE CAMPO Analisar e agir

Leia mais

Plantas forrageiras possuem padrões estacionais de crescimento. Variam com a espécie, práticas agronômicas (adubação e irrigação), local e entre anos

Plantas forrageiras possuem padrões estacionais de crescimento. Variam com a espécie, práticas agronômicas (adubação e irrigação), local e entre anos Recapitulando... Águas Seca Águas Plantas forrageiras possuem padrões estacionais de crescimento Variam com a espécie, práticas agronômicas (adubação e irrigação), local e entre anos Planejamento de ações

Leia mais

Manejo Intensivo de Pastagens para Produção de Carne Bovina. Curso Teórico Prático Embrapa Pecuária Sudeste 22 a 25 de abril de 2003

Manejo Intensivo de Pastagens para Produção de Carne Bovina. Curso Teórico Prático Embrapa Pecuária Sudeste 22 a 25 de abril de 2003 Manejo Intensivo de Pastagens para Produção de Carne Bovina Curso Teórico Prático Embrapa Pecuária Sudeste 22 a 25 de abril de 2003 Situação atual: Baixa produtividade: 100 kg de PV/ha/ano Produtividade

Leia mais

SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO

SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO Por que pasto? Menor investimento inicial Instalações Rebanho Não confinar vacas no período chuvoso do ano

Leia mais

Manejo do pastejo como ferramenta para aumentar a produção animal em pastagens. Sila Carneiro da Silva Departamento de Zootecnia ESALQ/USP

Manejo do pastejo como ferramenta para aumentar a produção animal em pastagens. Sila Carneiro da Silva Departamento de Zootecnia ESALQ/USP Manejo do pastejo como ferramenta para aumentar a produção animal em pastagens Sila Carneiro da Silva Departamento de Zootecnia ESALQ/USP Introdução * Em sistemas intensivos de produção animal em pasto

Leia mais

Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA Adubação de pastagens HAMILTON SERON PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA Sistema de produção animal em pastagem Produção de forrageira por hectare Quantidade de alimento/ha Composição química Digestibilidade

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS A PASTO. Dr. Antonio Ferriani Branco Prof. Associado/DZO-UEM

ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS A PASTO. Dr. Antonio Ferriani Branco Prof. Associado/DZO-UEM ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS A PASTO Dr. Antonio Ferriani Branco Prof. Associado/DZO-UEM afbranco@uem.br CARACTERÍSTICAS DO RELVADO -Valor nutritivo - Estrutura MANEJO DA PASTAGEM INGESTÃO

Leia mais

DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA.

DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA. DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA. Isabela Carvalho Costa 1 ; Valdir Botega Tavares 2 ; Fernando Ramos

Leia mais

DIFERIMENTO DE PASTAGENS

DIFERIMENTO DE PASTAGENS DIFERIMENTO DE PASTAGENS PRODUÇÃO ANIMAL EM PASTAGENS Nas pastagens, a produção de forragem não é constante durante o ano. Época das águas Período quente e chuvoso Época da seca Período frio e sem chuvas

Leia mais

Pastagens para Caprinos

Pastagens para Caprinos IX Encontro de Caprinocultores do Sul de Minas e Média Mogiana Pastagens para Caprinos Silvio Doria de Almeida Ribeiro 1/78 Espírito Santo do Pinhal, 19 de maio de 2007 2/78 1 7/78 O que plantar? Gramíneas

Leia mais

Manejo de pastagens. Sistemas intensivos GENEPLUS Rodrigo Amorim Barbosa (Guga) Embrapa Gado de Corte

Manejo de pastagens. Sistemas intensivos GENEPLUS Rodrigo Amorim Barbosa (Guga) Embrapa Gado de Corte Manejo de pastagens Sistemas intensivos GENEPLUS 2018 Rodrigo Amorim Barbosa (Guga) Embrapa Gado de Corte Intensivo: - Agricultura: Cultura intensiva, sistema de cultura que consiste em conseguir, num

Leia mais

VII Jornada NESPRO/UFRGS Bovinocultura de corte: Intensificação com equilíbrio

VII Jornada NESPRO/UFRGS Bovinocultura de corte: Intensificação com equilíbrio UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS CÂMPUS DE JABOTICABAL VII Jornada NESPRO/UFRGS Bovinocultura de corte: Intensificação com equilíbrio

Leia mais

Buscar o equilíbrio no sistema Campus de Ilha Solteira Estimativa da disponibilidade da Oferta Demanda pastagem Prof. Leandro C.

Buscar o equilíbrio no sistema Campus de Ilha Solteira Estimativa da disponibilidade da Oferta Demanda pastagem Prof. Leandro C. Buscar o equilíbrio no sistema Campus de Ilha Solteira Estimativa da disponibilidade da pastagem Oferta Demanda Prof. Leandro C. Araujo (DBZ) Zootecnista 2 Previsão da demanda de forragem Consumo animal

Leia mais

EXECUÇÃO DO PLANEJADO. Edmar Pauliqui Peluso Zootecnista MSc em Pastagens e Forragicultura - UEM

EXECUÇÃO DO PLANEJADO. Edmar Pauliqui Peluso Zootecnista MSc em Pastagens e Forragicultura - UEM EXECUÇÃO DO PLANEJADO Edmar Pauliqui Peluso Zootecnista MSc em Pastagens e Forragicultura - UEM FERRAMENTA PDCA 2 EXECUÇÃO DO PROJETO - TREINAMENTO DE RECURSOS HUMANOS. - PROPOSTA DE MÉTODOS DE EXECUÇÃO

Leia mais

Etbl Estabelecimento t de Pastagens para Bubalinos bli

Etbl Estabelecimento t de Pastagens para Bubalinos bli Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Etbl Estabelecimento t de Pastagens para Bubalinos bli Prof. Prof. Dr. André Dr. André Mendes Mendes

Leia mais

Circular Técnica. Métodos de amostragem para avaliação quantitativa de pastagens. Introdução. Autores

Circular Técnica. Métodos de amostragem para avaliação quantitativa de pastagens. Introdução. Autores ISSN 0103-9334 Métodos de amostragem para avaliação quantitativa de pastagens 84 Circular Técnica Porto Velho, RO Agosto, 2006 Autores Ana Karina Dias Salman Zootecnista, D.Sc., Embrapa Rondônia, Caixa

Leia mais

Suplementação estratégica: recria e terminação em pastagem Ricardo Andrade Reis UNESP-Jaboticabal

Suplementação estratégica: recria e terminação em pastagem Ricardo Andrade Reis UNESP-Jaboticabal Suplementação estratégica: recria e terminação em pastagem Ricardo Andrade Reis UNESP-Jaboticabal Introdução Manejo Suplementação nas águas Suplementação na seca Considerações finais DESAFIOS DESAFIOS

Leia mais

PRODUÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

PRODUÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB PRODUÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB Ubieli Alves Araújo Vasconcelos 1 ; Rosilene Agra da Silva 2 ; Paulo Henrique Galvão Sobrinho 1 ; Anderson Barbosa de Mederios 1 ; Marcela Nobre Oliveira

Leia mais

Vaqueiro Foi desenvolvido exclusivamente para a produção de forragem, melhorou em clima tropicais onde gramíneas de estação quente são adaptadas.

Vaqueiro Foi desenvolvido exclusivamente para a produção de forragem, melhorou em clima tropicais onde gramíneas de estação quente são adaptadas. Brasil e em Capim Vaqueiro proporciona melhor qualidade forrageira, tonelagem e persistência em comparação com outras cultivarem.vaqueiro é menos dispendioso à planta dos híbridos estéreis como Ozarka,

Leia mais

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Reunião Anual de Projetos do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais 2017 Projeto temático: Estratégias de manejo para redução de impactos ambientais em sistemas de produção de bovinos

Leia mais

Autor/s. : Patricia Perondi Oliveira; Ana Cândida Primavesi; Artur Chinelato de Camargo; Walter Miguel Ribeiro; Eduardo Telles Marques da Silva

Autor/s. : Patricia Perondi Oliveira; Ana Cândida Primavesi; Artur Chinelato de Camargo; Walter Miguel Ribeiro; Eduardo Telles Marques da Silva Engormix / Pecuária de corte / Artigos técnicos / Forragem aveia forrageira pastagens tropicais Recomendação da sobressemeadura de aveia forrageira em pastagens tropicais ou subtropicais irrigadas Publicado

Leia mais

Multidisciplinar. Gestão de Pastagens. Planejamento e manejo da teoria à prática. Josmar Almeida Junior

Multidisciplinar. Gestão de Pastagens. Planejamento e manejo da teoria à prática. Josmar Almeida Junior Multidisciplinar Gestão de Pastagens Planejamento e manejo da teoria à prática Josmar Almeida Junior C A P Í T U L O 4 4. Planejamento operacional 4.1 Análise e recomendação de lotação animal nas áreas

Leia mais

20/02/2017 MÉTODOS DE PASTEJO II

20/02/2017 MÉTODOS DE PASTEJO II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA: Manejo de Rebanhos em Pastejo MÉTODOS DE PASTEJO II Lotação rotacionada método que utiliza subdivisão

Leia mais

Premissa básica para produção animal em pasto é a existência de pasto

Premissa básica para produção animal em pasto é a existência de pasto Estabelecimento de pastagens: escolha da planta forrageira, preparo do solo e semeadura/plantio Introdução Premissa básica para produção animal em pasto é a existência de pasto Necessidade d deassociação

Leia mais

INSTITUTO DE ZOOTECNIA - IZ

INSTITUTO DE ZOOTECNIA - IZ MAVUNO INSTITUTO DE ZOOTECNIA - IZ Localizado na cidade de Nova Odessa SP Teste DHE e VCU 2007 a 2012 Plantio 26/02/10 INSTITUTO DE ZOOTECNIA - ÁREA DE VCU DE PASTEJO Fogo acabou com piquete dia 16 de

Leia mais

Volumosos. Bom planejamento e escolha das opções corretas contribuem para a nutrição adequada do rebanho. Leite

Volumosos. Bom planejamento e escolha das opções corretas contribuem para a nutrição adequada do rebanho. Leite Volumosos Bom planejamento e escolha das opções corretas contribuem para a nutrição adequada do rebanho Leite gerenciamento USP / Esalq Departamento de Zootecnia Tel. : 19 3429 4134 e-mail: zootecnia@esalq.usp.br

Leia mais

Qual utilizar? PECUÁRIA LEITEIRA E AS PASTAGENS TROPICAIS

Qual utilizar? PECUÁRIA LEITEIRA E AS PASTAGENS TROPICAIS tema pastagens PECUÁRIA LEITEIRA E AS PASTAGENS TROPICAIS Qual utilizar? Para ter sucesso na exploração pecuária, é necessária uma adequada formação da pastagem, iniciando com a escolha do cultivar a ser

Leia mais

PASTEJO ROTACIONADO. Edgard Matos

PASTEJO ROTACIONADO. Edgard Matos PASTEJO ROTACIONADO Edgard Matos O pastejo rotacionado não consiste simplesmente na divisão da pastagem em piquetes e na utilização do pasto pelo gado em sistema de rotação. O sistema de pastejo rotacionado

Leia mais

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

Gestão de pastagens Planejamento e manejo da teoria à prática

Gestão de pastagens Planejamento e manejo da teoria à prática Multidisciplinar 1/8 Gestão de pastagens Planejamento e manejo da teoria à prática Josmar Almeida Junior Planejamento forrajeiro - Parte Treinamento da mão-de-obra /8 Planejamento forrajeiro - Parte 3/8

Leia mais

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH PELOTAS, 16 DE JUNHO DE 2011 BOVINOS DE LEITE IMPORTÂNCIA - Reduzir custo do alimento

Leia mais

Manejo de Pastagens. Terminologia em Forragicultura

Manejo de Pastagens. Terminologia em Forragicultura Manejo de Pastagens Terminologia em Forragicultura Forragem: Partes aéreas de uma população de plantas herbáceas, que podem servir na alimentação dos animais em pastejo, ou colhidas e fornecidas. Relvado:

Leia mais

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS ANOS ÍNDICE Pág. 2 Sementes Presidente HISTÓRICO Desde 1978, a Sementes Presidente vem introduzindo produtos de qualidade no mercado - com atuação no Brasil e também em toda a América

Leia mais

Principais problemas da pecuária na Amazônia

Principais problemas da pecuária na Amazônia 4ª ed. reimpresso em maio/2015, 215 páginas Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br www.diasfilho.com.br Principais problemas da pecuária na Amazônia 15,2 13,0 Baixo

Leia mais

Coleção SENAR PASTAGENS. Manejo de pastagens tropicais

Coleção SENAR PASTAGENS. Manejo de pastagens tropicais Coleção SENAR 157 PASTAGENS Manejo de pastagens tropicais Presidente do Conselho Deliberativo João Martins da Silva Junior Entidades Integrantes do Conselho Deliberativo Confederação da Agricultura e Pecuária

Leia mais

Composição botânica em pastagens de capim-buffel sob três ofertas de biomassa

Composição botânica em pastagens de capim-buffel sob três ofertas de biomassa 273 Composição botânica em pastagens de capim-buffel sob três ofertas de biomassa Botanical composition in pastures of buffel grass in three biomass offers Iranildo Generino dos Santos 1 ; Rogério Gonçalves

Leia mais

Manejo de pastagens Consumo de forragem

Manejo de pastagens Consumo de forragem Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Manejo de pastagens Consumo de forragem Magno José Duarte Cândido magno@ufc.br Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Módulo I PRODUÇÃO DE BOVINOS EM PASTAGENS NO BRASIL Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini Zootecnia UNESP/Dracena

Leia mais

MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS. CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu

MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS. CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu Áreas de pastagens nativas (N) e plantadas (P) nas diferentes

Leia mais

CULTIVO DE FORRAGEIRAS SOBRE EFEITO DE SOMBREAMENTO

CULTIVO DE FORRAGEIRAS SOBRE EFEITO DE SOMBREAMENTO CULTIVO DE FORRAGEIRAS SOBRE EFEITO DE SOMBREAMENTO Rodrigo de Paula CRISÓSTOMO 1 ; Antonio Augusto Rocha ATHAYDE 2 ; Ana Paula Cardoso FERREIRA-FILHA 3 ; Paulino da Cunha LEITE 4 ; Cláudio Henrique Viana

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Jaboticabal. Departamento de Zootecnia

Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Jaboticabal. Departamento de Zootecnia Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Jaboticabal Departamento de Zootecnia Laboratório de Forragicultura e Pastagens Professores: Ricardo Andrade Reis e Ana Cláudia

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS Fatores que determinam o sistema de produção de leite Terra área/limitações Capital investimento/tecnologia Mão de obra capacitação/tecnologia

Leia mais

DESEMPENHO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIARIA: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ESTRUTURAL

DESEMPENHO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIARIA: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ESTRUTURAL DESEMPENHO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIARIA: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ESTRUTURAL André Augusto Marinho Silva 1, Emerson Alexandrino 2 1 Aluno de graduação do Curso de Zootecnia; Campus de Araguaína-TO;

Leia mais

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE CATEGORIA:

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS

ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS PARA BUBALINOS Prof. Dr. André Mendes Jorge Pesquisador do CNPq Prof. Dr. André Mendes Jorge FMVZ-Unesp-Botucatu NECESSIDADE DE INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA Manejo intensivo

Leia mais

Orçamento Forrageiro: Planejamento alimentar visando garantir a sustentabilidade da produção animal no semiárido nordestino

Orçamento Forrageiro: Planejamento alimentar visando garantir a sustentabilidade da produção animal no semiárido nordestino Orçamento Forrageiro: Planejamento alimentar visando garantir a sustentabilidade da produção animal no semiárido nordestino ANA CLARA R. CAVALCANTE PESQUISADORA ORÇAMENTO FORRAGEIRO DEFINIÇÃO O orçamento

Leia mais

Escolha da Espécie Forrageira

Escolha da Espécie Forrageira Escolha da Espécie Forrageira Nos últimos 32 anos, a área de pastagens aumentou 17% e a produção de carne 114%. O mérito deve-se à adoção de novas tecnologias pelos pecuaristas, como vacinação, mineralização,

Leia mais

MANEJO DE REBANHOS EM PASTEJO AVALIAÇÃO DE PASTAGENS 10/10/2017. Massa de forragem estoque imediato. Acúmulo Crescimento da pastagem

MANEJO DE REBANHOS EM PASTEJO AVALIAÇÃO DE PASTAGENS 10/10/2017. Massa de forragem estoque imediato. Acúmulo Crescimento da pastagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA COMO PLANEJAR? MANEJO DE REBANHOS EM PASTEJO Quanto pasto eu tenho? Quantos animais eu alimento? CONDUÇÃO

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS

CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DE PASTAGENS PERENES DE VERÃO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE PALMITINHO - RS Josimar dos Santos 1 Patrícia Diniz Ebling 2 e Douglas Antônio Rogeri 3 Palavras chaves: forrageiras,

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção,

Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Curso de Pós-Graduação em Estratégias Integradas para Pecuária de Corte: Produção, Eficiência e Gestão Módulo I ESTABELECIMENTO/FORMAÇÃO DE PASTAGENS Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini UNESP UNESP Campus

Leia mais

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto A produção de leite no Brasil está baseada principalmente em sistemas que exploram pastagens tropicais ao longo da maior parte do ano. Quando essas

Leia mais

Restrição dos solos brasileiros em relação à fertilidade

Restrição dos solos brasileiros em relação à fertilidade Restrição dos solos brasileiros em relação à fertilidade MO Lopes & Fox (1977): SB - 518 amostras de terra - Disponibilidade de P: 0,1 e 16,5 ppm P - 92% das amostras com P < 2 ppm CTC Fonte: Sparovek

Leia mais

Pastagem para ovinos e caprinos

Pastagem para ovinos e caprinos Pastagem para ovinos e caprinos Hábitos alimentares Classes Ruminante Não ruminante Selecionadores de concentrado, frutos e folhas Brotos e folhas de árvores e arbustos (baixa fibra) Consumidores intermediários

Leia mais

& POR FÁBIO MOITINHO. mais econômico de se alimentar o anho brota da terra e, se manejadas

& POR FÁBIO MOITINHO. mais econômico de se alimentar o anho brota da terra e, se manejadas & POR FÁBIO MOITINHO mais econômico de se alimentar o anho brota da terra e, se manejadas :on~etclm(~nt~~, as pastagens podem render média de ganho de peso vivo, no das águas (novembro ajaneiro),. a 0,8

Leia mais

Métodos de pastejo: conceitos básicos, uso e implicações

Métodos de pastejo: conceitos básicos, uso e implicações Métodos de pastejo: conceitos básicos, uso e implicações Conceitos básicos Sistemas de produção correspondem a uma estrutura composta por diferentes níveis interativos, arranjados segundo uma ordem hierárquica

Leia mais

Comunicado Técnico. Recomendação da sobressemeadura de aveia forrageira em pastagens tropicais ou subtropicais irrigadas

Comunicado Técnico. Recomendação da sobressemeadura de aveia forrageira em pastagens tropicais ou subtropicais irrigadas Comunicado Técnico Dezembro, 61 ISSN 1517-1116 São Carlos, SP 2005 Recomendação da sobressemeadura de aveia forrageira em pastagens tropicais ou subtropicais irrigadas Patricia Perondi Anchão Oliveira

Leia mais

Manejo intensivo da pastagem para altas lotações Lilian Elgalise Techio Pereira

Manejo intensivo da pastagem para altas lotações Lilian Elgalise Techio Pereira Manejo intensivo da pastagem para altas lotações Lilian Elgalise Techio Pereira Departamento de Zootecnia Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) Pirassununga, SP Intensificação Intensificação

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Ajuste na taxa de lotação Magno José Duarte Cândido Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura- NEEF/DZ/CCA/UFC magno@ufc.br

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho

Moacyr Bernardino Dias-Filho Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br 1 Evolução da pecuária bovina no Brasil Passado No início dos anos 1900, a pecuária bovina era obsoleta, incapaz de abastecer,

Leia mais

A importância do manejo do pastejo rotativo

A importância do manejo do pastejo rotativo A importância do manejo do pastejo rotativo Apesar de ser comum ouvirmos a afirmação de que capim mais alto é sinônimo de maior produção e qualidade, estudos indicam que quando a taxa de senescência se

Leia mais

PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA

PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA Lílian Anqueli Cordeiro da Silva (1), Paulo Roberto de Lima Meirelles(2) 1 Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-UNESP,Botucatu,São Paulo.Brasil.lilicordeiro@live.com.

Leia mais

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 1) Assinale V para alternativas verdadeiras ou F para alternativas falsas A frequência de desfolhação é definida

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200

INTEGRAÇÃO LAVOURA- Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini. UNESP Campus Experimental de Dracena 8200 INTEGRAÇÃO LAVOURA- PECUÁRIA Prof. Dr. Gelci Carlos Lupatini UNESP Campus Experimental de Dracena (18) 3821-8200 8200 lupatini@dracena.unesp.br 1 INTRODUÇÃO Monocultivo de culturas e pastagens; Problemas

Leia mais

FATORES A CONSIDERAR SOBRE A PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO FACTORS TO CONSIDER ABOUT MILK PRODUCTION ON PASTURE

FATORES A CONSIDERAR SOBRE A PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO FACTORS TO CONSIDER ABOUT MILK PRODUCTION ON PASTURE 73 FATORES A CONSIDERAR SOBRE A PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO Haroldo Wilson da Silva 1 RESUMO Nessa revisão, abordamos discussões que permeiam questões relacionadas há alguns fatores a considerar sobre a

Leia mais

PASTAGENS PARA EQUÍDEOS

PASTAGENS PARA EQUÍDEOS PASTAGENS PARA EQUÍDEOS A criação de equídeos em pastagens de qualidade continua sendo a forma mais barata e eficiente de criação. Por serem herbívoros natos, equídeos gostam de passar a maior parte do

Leia mais

Caracterização das gramíneas do Gênero Panicum

Caracterização das gramíneas do Gênero Panicum UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS CÂMPUS DE JABOTICABAL Caracterização das gramíneas do Gênero Panicum Setembro/2012 Nome científico: Panicum maximum Jacq. cv.

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATÉRIA VERDE E SECA DO

PRODUÇÃO DE MATÉRIA VERDE E SECA DO PRODUÇÃO DE MATÉRIA VERDE E SECA DO Panicum maximum cv. COLONIÃO COM DIFERENTES DOSES DE URÉIA Pinê, R.E.L.¹*; Rochetti, R.C. 2 ; Oliveira, P.M.C. 2 ; Fávero, F.C. 3 ; Santana, D.B. 2 ; Pinheiro, R.S.B.

Leia mais

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO EM PASTAGENS

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO EM PASTAGENS EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO EM PASTAGENS Prof. Paulo Sergio Pavinato Departamento de Ciência do Solo - ESALQ/USP 1 2 Conteúdo Espécies responsivas e mercado Uso de fertilizantes Calagem e gessagem Adubação

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO

Leia mais

PUBVET, V. 1, N, 5, Nov 1, 155N , Parnaíba,

PUBVET, V. 1, N, 5, Nov 1, 155N , Parnaíba, PUBVET, V. 1, N, 5, Nov 1, 155N 1982-1263, 2007. PUBVET~ ViW\', Ilubvet.com,br Desempenho agronômico sob pastejo de Panicum maximum cv. Tanzânia em Rondônia Texto de PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária

Leia mais

AVALIAÇÕES CHAMADA E FREQUÊNCIA LIVROS. Importância do estudo de plantas forrageiras DISCIPLINA DE FORRAGICULTURA 06/09/2016

AVALIAÇÕES CHAMADA E FREQUÊNCIA LIVROS. Importância do estudo de plantas forrageiras DISCIPLINA DE FORRAGICULTURA 06/09/2016 06/09/2016 FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA DE FORRAGICULTURA AVALIAÇÕES CHAMADA E FREQUÊNCIA LIVROS Professor: Eng. Agr. Dr. Otoniel G. L. Ferreira Importância

Leia mais

ÉPOCAS E DOSES DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO SOBRE COMPONENTES DO RENDIMENTO DE SEMENTES DO CAPIM- BRAQUIÁRIA

ÉPOCAS E DOSES DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO SOBRE COMPONENTES DO RENDIMENTO DE SEMENTES DO CAPIM- BRAQUIÁRIA ÉPOCAS E DOSES DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO SOBRE COMPONENTES DO RENDIMENTO DE SEMENTES DO CAPIM- BRAQUIÁRIA Marco dos Santos Martinez, Marcos Weber do Canto, e-mail: marquo110@hotmail.com;mwcanto@uem.br.

Leia mais

Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras. Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras

Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras. Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras Caráter extrativista dos sistemas de produção - Historicamente, o pecuarista

Leia mais

MANEJO DO PASTEJO: AVALIAÇÃO AGRONOMICA E ESTRUTURAL

MANEJO DO PASTEJO: AVALIAÇÃO AGRONOMICA E ESTRUTURAL MANEJO DO PASTEJO: AVALIAÇÃO AGRONOMICA E ESTRUTURAL Danilo Iurko Martins¹, Emerson Alexandrino² ¹Aluno do curso de Zootecnia da UFT, Campus de Araguaína, e-mail: danilodatao@hotmail.com ²Professor Adjunto

Leia mais

Aspectos de Forma em Plantas Forrageiras

Aspectos de Forma em Plantas Forrageiras LZT 520 Plantas Forrageiras e Pastagens Aspectos de Forma em Plantas Forrageiras MORFOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL RELACIONADOS COM A PRODUÇÃO E O MANEJO DE PASTAGENS Duas famílias Poaceae (Gramineae)

Leia mais

TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS

TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS TÍTULO: ACÚMULO DE BIOMASSA E COMPRIMENTO DE RAIZ DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DUAS DISPONIBILIDADES HÍDRICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Leia mais

USO DA IRRIGAÇÃO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE

USO DA IRRIGAÇÃO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE USO DA IRRIGAÇÃO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE Prof. Dr. Luís César Dias Drumond Prof. Adjunto da UFV - Campus Rio Paranaíba irriga@ufv.br - (34) 9194-7326 GAPPI MANEJO ESTRATÉGICO DE PASTAGENS

Leia mais

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno.

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno. PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE José Tiago Rambo Hoffmann 1 ; Leandro Werlang 1 ; Rogério Klein 1 ; Marcos Paulo Zambiazi 1 ; Fabiana Raquel Mühl 2 ; Neuri Antônio Feldman

Leia mais

CONDUÇÃO DOS ANIMAIS NA PASTAGEM

CONDUÇÃO DOS ANIMAIS NA PASTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MANEJO DE REBANHOS EM PASTEJO AVALIAÇÃO DE PASTAGENS COMO PLANEJAR? QUANTO PASTO EU TENHO? Quanto pasto eu

Leia mais

Documentos 46. Manejo de pastagens tropicais. 8) Literatura consultada

Documentos 46. Manejo de pastagens tropicais. 8) Literatura consultada 28 8) Literatura consultada CORSI, M. Pastagens de alta produtividade. In: SIMPÓSIO SOBRE MANEJO DE PASTAGENS, 8., 1986, Piracicaba, SP. Anais... Piracicaba: FEALQ, 1986. p.499-512. HILLESHEIM, A. Manejo

Leia mais

MANEJO INTENSIVO DE PASTAGENS E PRODUTIVIDADE LEITEIRA

MANEJO INTENSIVO DE PASTAGENS E PRODUTIVIDADE LEITEIRA MANEJO INTENSIVO DE PASTAGENS E PRODUTIVIDADE LEITEIRA André de Faria Pedroso(l) Introdução Diversos fatores contribuem para a baixa rentabilidade, nonnalmente observada, para a atividade leiteira no Brasil,

Leia mais

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Multidisciplinar 1/22 Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Antonio Ferriani Branco 2/22»» O conhecimento das concentrações dos diferentes minerais na forragem e no solo

Leia mais

EmpresaBrasileiradePesquisaAgropecuária EmbTapa Pecuária Sudeste. CEP: São Car/os, SP

EmpresaBrasileiradePesquisaAgropecuária EmbTapa Pecuária Sudeste. CEP: São Car/os, SP Ministério da Agricultura e do Abastecimento EmpresaBrasileiradePesquisaAgropecuária EmbTapa Pecuária Sudeste Ministério daagricultura e do Abastecimento CEP: 13560-970 São Car/os, SP Rod. Washington Luiz,

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATÉRIA VERDE NO PERÍODO DA SECA EM SISTEMA DE PASTEJO DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO*

PRODUÇÃO DE MATÉRIA VERDE NO PERÍODO DA SECA EM SISTEMA DE PASTEJO DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO* PRODUÇÃO DE MATÉRIA VERDE NO PERÍODO DA SECA EM SISTEMA DE PASTEJO DE TIFTON 85 SOB MANEJO DE IRRIGAÇÃO E SEQUEIRO* JÚNIOR, A.J.S. 1 ; JAYME, D.G.²; BARRETO, A.C. 2 ; FERNANDES, L.O. 3 ; OLIVEIRA, A.I.

Leia mais

010 - Altura do dossel como parâmetro para estimativa da disponibilidade de massa seca de três capins estoloníferos no período seco

010 - Altura do dossel como parâmetro para estimativa da disponibilidade de massa seca de três capins estoloníferos no período seco 010 - Altura do dossel como parâmetro para estimativa da disponibilidade de massa seca de três capins estoloníferos no período seco Canopy height as a model to estimate the availability of dry mass of

Leia mais

Uso e manejo intensivo de pastagens no Semiárido (parte 1) As forrageiras

Uso e manejo intensivo de pastagens no Semiárido (parte 1) As forrageiras Coluna da Uso e manejo intensivo de pastagens no Semiárido (parte 1) As forrageiras Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu; Magno José Duarte Cândido; Henrique Antunes de Souza; Rafael Gonçalves Tonucci.

Leia mais

GRAU DE PUREZA DE SEMENTES FORRAGEIRAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE POMBAL-PB 1

GRAU DE PUREZA DE SEMENTES FORRAGEIRAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE POMBAL-PB 1 GRAU DE PUREZA DE SEMENTES FORRAGEIRAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE POMBAL-PB 1 1 Hugo Fernandes dos Santos; 1 Lamartine Eduardo de Assis ; 2 Rosilene Agra da Silva] 1 Graduandos em Agronomia CCTA/UFCG

Leia mais

Nutrição na produção de bovinos de corte. Prof. Giovani Fiorentini

Nutrição na produção de bovinos de corte. Prof. Giovani Fiorentini Nutrição na produção de bovinos de corte Prof. Giovani Fiorentini email: fiorentini.giovani@gmail.com Engorda dos bovinos para o abate As pastagens ocupam dois terços da área agricultável do mundo; Brasil

Leia mais

Manejo de pastagens 24/03/2015. Diagnóstico das pastagens no Brasil Doc 402 Embrapa. Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Curitibanos

Manejo de pastagens 24/03/2015. Diagnóstico das pastagens no Brasil Doc 402 Embrapa. Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Curitibanos 24/03/2015 Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Curitibanos Manejo de pastagens Profa. Kelen Cristina Basso Março de 2015 Cronograma geral Segunda (02/03): Apresentação e definição de horários

Leia mais

Degradação de Pastagens: processos e causas

Degradação de Pastagens: processos e causas Cursos de capacitação de multiplicadores do Plano ABC Degradação de Pastagens: processos e causas Bruno Carneiro e Pedreira Pesquisador em Forragicultura e Pastagens 29/11/2011 Estatísticas Brasil maior

Leia mais