Curso de AutoCAD 2015Básico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de AutoCAD 2015Básico"

Transcrição

1 Curso de AutoCAD 2015Básico Autor: Rafael Colucci

2 Sumário Por que criamos esse curso:...4 Por que devo fazer esse curso...4 Público Alvo:...5 Objetivo deste curso:...5 Nível do curso:...5 Texto da Página de Vendas...5 Texto do Youtube Opções avançadas de fórmulas e funções... Erro! Indicador não definido. 1.1 A importância do AutoCAD Conhecendo e interagindo com o AutoCAD Criando, abrindo e salvando arquivos de desenho no AutoCAD Formas de iniciar comandos no AutoCAD Formas de seleção de objetos no AutoCAD Comandos de visualização do AutoCAD Funções de data e hora... Erro! Indicador não definido. 2.1 Entendendo o funcionamento de datas no Excel... Erro! Indicador não definido. 2.2 Funções para obtenção de datas... Erro! Indicador não definido. 2.3 Funções para obtenção de tempo... Erro! Indicador não definido. 2.4 Função Datadif... Erro! Indicador não definido. 2.5 Comparando as funções Datadif e Dias Erro! Indicador não definido. 3 Ferramentas para criação de desenhos com precisão Criando linhas com precisão Criando círculos com precisão Criando arcos com precisão Criando retângulos e polígonos com precisão Criando e editando Polylines Ferramentas para edição e modificação de desenhos Os comandos Copy e Move Os comandos Trim e Extend Os comandos Mirror e Offset O comando Array Comandos para criação de cantos Conhecendo e criando blocos... 14

3 5 Ferramenta para solução de Problemas Solução de problemas utilizando a ferramenta Atingir Metas... Erro! Indicador não definido. 5.2 Instalação do Solver... Erro! Indicador não definido. 5.3 Solução de problemas utilizando o Solver... Erro! Indicador não definido. 5.4 Agrupar... Erro! Indicador não definido. 5.5 Subtotal... Erro! Indicador não definido. 6 Elementos gráficos... Erro! Indicador não definido. 6.1 Power Pivot... Erro! Indicador não definido. 6.2 Power View... Erro! Indicador não definido. 6.3 Gráfico de Ganhos e Perdas... Erro! Indicador não definido. 6.4 Gráfico de Superfícies... Erro! Indicador não definido.

4 AutoCAD 2015 Básico Mais uma vez a Autodesk inova e oferece a seus usuários uma nova versão do software mais famoso de CAD do mundo, o AutoCAD. E nós da Cursos Guru não poderíamos deixar de preparar um curso online que atualize nossos usuários em relação a esta nova versão do software, assim como prepare um usuário que nunca teve contato algum com esta ferramenta. Para isso desenvolvemos o Curso AutoCAD 2015 Básico, onde serão apresentadas as principais mudanças da mais avançada versão do AutoCAD, assim como ensinará as ferramentas necessárias para que qualquer usuário seja capaz de utilizar este software para a criação de desenhos relacionados aos mais diversos projetos de engenharia. Desta forma, dividimos o curso em 5 Módulos, onde inicialmente será apresentada a interface do AutoCAD 2015, que oferece algumas mudanças significativas em relação a versão 2014, assim como as ferramentas necessárias para configurar este software para obter uma melhor interação com seus comandos de desenho. Em seguida, serão apresentadas as ferramentas para configuração iniciais de desenhos, como Layers, Pontos de Precisão e Unidades, assim como ferramentas de desenho, edição e modificação, e detalhamento de projetos, a partir de linhas, polylines, comandos especiais de cópias, preparação de plotagem, uso de blocos, hachuras entre outras ferramentas fundamentais do AutoCAD Assim, se você busca uma forma de conhecer o AutoCAD 2015, mas não sabe por onde começar, este curso será a ferramenta fundamental para que possa futuramente obter novos conhecimentos que o destacarão no competitivo, porém vantajoso, mercado de desenhistas projetistas em AutoCAD. Caso o que esteja buscando é uma atualização para as novas versões do AutoCAD, este curso apresentará, de forma didática, as principais mudanças em relação às versões anteriores. Por que criamos esse curso: Este curso foi criado de forma a atender uma demanda por cursos de qualidade referentes a versão 2015 do AutoCAD. Além disso, este curso foi criado como forma de atualizar nossos usuários, que já utilizam as versões anteriores deste software, mas que necessitam se atualizar em relação as novidades apresentadas pela versão 2015, considerada por muitos, como a melhor já criada pela Autodesk. Por que devo fazer esse curso Se você busca melhor se capacitar em relação as ferramentas do AutoCAD, este curso irá oferecer um espaço de aprendizado voltado para a melhoria na sua qualificação profissional. Nele você conhecerá as principais ferramentas de criação, modificação e plotagem de desenhos relacionados a projetos de engenharia. Caso você já conheça o AutoCAD, porém deseja se atualizar em relação a versão 2015 este curso também oferecerá as ferramentas necessárias.

5 Público Alvo: Todos os ramos da Engenharia. Profissionais da área financeira. Estudantes de Engenharia, Administração, Contabilidade. Técnicos nas mais diversas áreas de atuação Objetivo deste curso: Este curso tem por objetivo atualizar nossos usuários em relação a versão 2015 do software mais utilizado no mundo para a criação de projetos de engenharia o AutoCAD. Nele vocês conhecerão as principais novidades da versão 2015 e aprenderão a utilizar as ferramentas de criação de desenho, modificação de objetos, e ferramentas para detalhamento de projetos e preparação de arquivos de desenho para plotagem. Nível do curso: Este curso possui um nível que pode ser considerado entre o Básico até o Intermediário, sendo assim, não exige que o usuário possua conhecimentos anteriores em relação ao uso do AutoCAD. No entanto, conhecimentos básicos em informática e uso do sistema operacional Windows facilitarão o entendimento das ferramentas que serão apresentadas durante o curso. Texto da Página de Vendas Este curso tem por objetivo, apresentar as novidades e ferramentas da versão mais avançada do AutoCAD, o AutoCAD Além disso, este curso serve como forma de atualização para os usuários que já utilizam o AutoCAD em versão 2015, e assim poderem desfrutar das facilidades que esta versão disponibiliza. Assim, ao final deste curso, esperamos que nossos usuários sejam capazes de interagir com a interface do AutoCAD 2015, e a partir de ferramentas de desenho, como polylines, arcos e círculos, ferramentas de edição e modificação de desenhos, como copy, copyclip, mirror, array, e as ferramentas de detalhamento de projetos, hatch, cotas e preparação para plotagem, sejam capazes de atuar com precisão e eficácia neste importante mercado, que cresce a cada dia e que cada vez mais se torna vantajoso para quem atua. Texto do Youtube Este curso tem por objetivo atualizar nossos usuários em relação a versão 2015 do software mais utilizado no mundo para a criação de projetos de engenharia o AutoCAD. Nele vocês conhecerão as principais novidades da versão 2015 e aprenderão a utilizar as ferramentas de criação de desenho, modificação de objetos, e ferramentas para detalhamento de projetos e preparação de arquivos de desenho para plotagem. Para isso, o curso foi dividido em 5 módulos, de forma a facilitar o aprendizado do aluno em relação aos conhecimentos necessários para se tornar um desenhista projetista

6 utilizando o AutoCAD Sendo assim, o primeiro módulo apresentará a nova interface do AutoCAD 2015, que conta com algumas novidades que facilitarão a criação de desenhos, em seguida apresentaremos as ferramentas necessárias para realizar configurações iniciais de um desenho, e assim partiremos para as ferramentas de criação de desenhos, como line, polyline, arc e circle, para as ferramentas de edição e modificação de desenhos, copy, move, mirror, array, e para ferramentas de detalhamento de projetos, hatch, cotas, e preparação da plotagem, onde utilizaremos templatesl. Sendo assim não deixe de iniciar este curso agora mesmo e obter os conhecimentos necessários para atuar no mercado de trabalho com eficiência e precisão sendo assim, e torne-se um profissional extremamente preparado para atuar neste vantajoso mercado de trabalho a partir das ferramentas apresentadas, de forma extremamente didática, por nossos autores. Módulos 1 Conhecendo o AutoCAD 2015 No primeiro módulo do Curso de AutoCAD 2015 Básico, você conhecerá, de forma mais aprofundada, a interface deste software e aprenderá a utilizar suas facilidades para criar desenhos relacionados a projetos de engenharia com facilidade. Para isso, iniciaremos este módulo entendendo a importância do AutoCAD no mercado, e o porquê deste software ter se tornado o principal para a criação de desenhos de engenharia. Além disso, aprenderemos também a trabalhar com a interface do AutoCAD 2015, que por ser muito diferente das demais, pode assustar usuários que já conheçam o software e que estejam interessados em migrar para esta nova versão. Por fim, aprenderemos a criar novos arquivos de desenho, salvar e abrir arquivos existentes, aprenderemos as diferentes formas de iniciar comandos neste software, o que facilitará o aprendizado durante o curso, já que existem inúmeras formas de iniciar uma mesma ferramenta no AutoCAD Para finalizar este primeiro módulo aprenderemos a selecionar objetos a partir de seleção individual e utilizando as caixas de seleção assim como a utilizar os importantes comandos de visualização de desenhos, onde aprenderemos a interagir com Zoom e Pan. Assim, esperamos que ao final deste primeiro módulo você esteja totalmente familiarizado ao funcionamento do AutoCAD A importância do AutoCAD Nesta aula apresentaremos um pouco da história do AutoCAD para que possamos, melhor entender, a importância deste software no dia a dia dos profissionais envolvidos em projetos de engenharia. Além disso apresentaremos algumas novidades do AutoCAD Entendendo o AutoCAD. 2. Entendendo a importância do AutoCAD.

7 3. Algumas novidades da versão O que é o AutoCAD? Qual a importância do AutoCAD? Quais as novidades do AutoCAD 2015? 1.2 Conhecendo e interagindo com o AutoCAD 2015 Nesta aula conheceremos, de forma mais detalhada, a interface do AutoCAD Para isso iremos interagir com a Faixa de Opções, ou Ribbon, conhecer e interagir com a área de desenho e por fim visualizar as novidades da Barra de Status. 1. A Ribbon do AutoCAD A área de desenho do AutoCAD A Barra de Status do AutoCAD O que é a Ribbon do AutoCAD 2015? O que é a área de desenho do AutoCAD 2015? O que é a Barra de Status do AutoCAD 2015? 1.3 Criando, abrindo e salvando arquivos de desenho no AutoCAD 2015 Nesta aula aprenderemos a interagir com o Arquivo do AutoCAD 2015, e assim, aprender a criar novos arquivos de desenhos, assim como abrir desenhos existentes e salvá-los com facilidade. 1. A guia Arquivo. 2. Criando novos desenhos. 3. Abrindo desenhos existentes. 4. Salvando desenhos existentes. O que é a guia Arquivo do AutoCAD 2015? Como criar novos arquivos de desenho no AutoCAD 2015? Como abrir e salvar arquivos de desenho no AutoCAD 2015? 1.4 Formas de iniciar comandos no AutoCAD Nesta aula conheceremos diferentes formas de iniciar comandos no AutoCAD Para isso utilizaremos a Linha de Comando do AutoCAD 2015, e aprenderemos a iniciar os comandos a partir de seu nome completo e também pelas suas teclas de atalho. 1. Conhecendo a Linha de Comando. 2. Iniciando comandos. 3. Os comandos Erase, Zoom Scroll e Pan Scroll. O que é a Linha de Comando? Como iniciar comandos a partir da Linha de Comando?

8 Existem comandos que podem ser facilmente iniciados no AutoCAD 2015? 1.5 Formas de seleção de objetos no AutoCAD 2015 Nesta aula apresentaremos as diferentes formas de seleção de objetos no AutoCAD Além disso, apresentaremos algumas ferramentas do AutoCAD 2015 que nos facilitam o trabalho durante a interação com desenhos. 1. Facilidades do AutoCAD Seleção individual de objetos. 3. Seleção de objetos em grupos. Como selecionar objetos no AutoCAD 2015? Como selecionar objetos individualmente no AutoCAD 2015? Como selecionar grupos de objetos no AutoCAD 2015? 1.6 Comandos de visualização do AutoCAD 2015 Nesta aula conheceremos importantes comandos de visualização do AutoCAD Sendo assim, utilizaremos os comandos Zoom Scroll e Pan Scroll para interagir com um desenho existente e conheceremos também o comandos Zoom Window e Zoom Extents. 1. Zoom e Pan Scroll. 2. Guia View. 3. Opções de Zoom. O que é o Zoom Scroll? O que é o Pan Scroll? Como centralizar um desenho na tela do AutoCAD? 2 Configurações iniciais de um desenho No segundo módulo do curso de AutoCAD 2015 Básico, você conhecerá as ferramentas necessárias para ajustar as configurações iniciais de um desenho. Para isso, conheceremos o conceito de trabalho em camadas do AutoCAD, que é uma forma muito interessante de criar e interagir com projetos de engenharia, já que a partir desta ferramenta, é possível utilizar diferentes camadas para representar diferentes partes de um desenho, e assim visualizar cada uma separadamente, caso seja necessário. Além disso, aprenderemos a utilizar uma importante ferramenta de criação do AutoCAD 2015, os Pontos de Precisão, que permitem ao usuário escolher determinados pontos em segmentos de retas, arcos e círculos. Com isso, você será capaz de criar linhas que sejam tangentes a circunferências, que iniciem exatamente em pontos finais de segmentos de reta, ou então a partir do centro de um arco. Por fim, neste segundo módulo ensinaremos aos usuários como ajustar as unidades e a grade do desenho, e como forçar o cursor de desenho a só se deslocar de acordo com as unidades definidas, o que com certeza garante precisão durante a criação do mesmo. Assim, esperamos que ao final deste módulo você

9 seja capaz de ajustar o AutoCAD 2015 para criar, com precisão, qualquer desenho referente a algum projeto de engenharia. 2.1 Trabalhando com camadas no AutoCAD 2015 (Layers) Nesta aula conheceremos o importante conceito de trabalho em camadas do AutoCAD Sendo assim, aprenderemos a utilizar camadas, interagindo com suas ferramentas, e utilizaremos o Gerenciador de Layers para criar uma camada de acordo com nossas necessidades. 1. Entendendo o conceito de camada. 2. Interagindo com camadas. 3. Iniciando a criação de uma camada. 4. Finalizando a criação e adotando a camada em um objeto de desenho. O que é o conceito de camadas do AutoCAD 2015? Como criar um Layer no AutoCAD 2015? Como interagir com Layers no AutoCAD 2015? 2.2 Pontos de precisão Nesta aula você aprenderá a configurar, e utilizar, os Pontos de precisão do AutoCAD A partir deles somos capazes de criar desenhos, com grande facilidade, garantindo a precisão na escolha de pontos iniciais, médios, quadrantes de círculos, entre outros. 1. Entendendo o funcionamento dos Pontos de precisão. 2. Acessando as opções de Pontos de precisão. 3. Selecionando os Pontos de precisão do desenho. 4. Criando desenhos a partir dos Pontos de precisão. O que são Pontos de precisão? Como criar desenhos utilizando Pontos de Precisão? Como selecionar os Pontos de precisão de um desenho? 2.3 Ajuste de unidades e grade Nesta aula aprenderemos a ajustar as unidades do desenho e, a partir delas, seremos capazes de melhor interpretar os ajustes da Grade do desenho, que nos permitirá criar desenhos com precisão, a partir de alguns ajustes simples. 1. Alterando as unidades do desenho. 2. Finalizando os ajustes de unidades. 3. Ajustando a grade e visualizando as modificações. Como escolher as unidades do desenho? Como alterar as dimensões da grade do desenho? Como fazer com que o cursos de desenho se mova de acordo com as dimensões da grade?

10 3 Ferramentas para criação de desenhos com precisão No terceiro módulo do Curso de AutoCAD 2015 Básico você conhecerá as importantes ferramentas de criação de desenhos, com precisão, do AutoCAD Sendo assim, vocês aprenderão a iniciar comandos que permitem criar, linhas com precisão, assim como outros objetos que são extremamente importantes em um projeto de engenharia, como círculos, arcos e retângulos. Além disso, todos estes comandos serão ensinados de forma que o usuário saiba como cria-los fornecendo valores precisos, a partir do teclado, assim como dimensionando cada objeto a partir do mouse. Por fim, neste módulo, será ensinado o procedimento para criação e edição de polilinhas, as famosas Polylines, que são consideradas as linhas mais versáteis do AutoCAD 2015 e que permitem ao usuário uma infinidade de possibilidades durante a criação de desenhos. Sendo assim, esperamos que ao final deste módulo você seja capaz de criar os principais objetos de desenho do AutoCAD Criando linhas com precisão Nesta aula aprenderemos a criar, com precisão, linhas no AutoCAD 2015 a partir do comando Line. Além disso veremos como utilizar Pontos de Precisão e também a criar linhas ortogonais utilizando a ferramenta Ortho. 1. O comando Line. 2. Entrada dinâmica de parâmetros. 3. Utilizando pontos de precisão e Ortho. Como criar linhas no AutoCAD 2015? Como utilizar o comando Line? Como criar linhas retas no AutoCAD 2015? 3.2 Criando círculos com precisão. Nesta aula conheceremos as opções do AutoCAD 2015 para criar círculos com precisão. Para isso conheceremos a forma mais simples de criação de círculos, onde definiremos centro e raio, e em seguida veremos como criar círculos que sejam tangentes entre si. 1. O comando Circle. 2. Criando círculos no AutoCAD Tangenciando círculos. Como criar círculos no AutoCAD 2015? Como criar círculos a partir de seu centro e raio? Como criar círculos que se tangenciem no AutoCAD 2015?

11 3.3 Criando arcos com precisão Nesta aula aprenderemos a criar, com precisão, arcos no AutoCAD Para isso conheceremos a forma mais simples de criação de arcos, aquela onde definimos 3 pontos e em seguida veremos outras opções, inclusive uma que cria arcos como continuidade de um arco existente. 1. O comando Arc. 2. Outras opções para criação de arcos. 3. Arcos contínuos. Como criar arcos no AutoCAD 2015? Como utilizar o comando Arc? Como criar arcos contínuos no AutoCAD 2015? 3.4 Criando retângulos e polígonos com precisão Nesta aula aprenderemos a criar retânculos e polígonos, com precisão no AutoCAD Além disso conheceremos opções que nos permitem criar retângulos com cantos em chanfros ou arredondados e também a criar polígonos escolhendo seu número de lados e se serão inscritos ou circunscritos em uma circunferência. 1. O comando Rectangle. 2. Criando polígonos. 3. Polígonos inscritos e circunscritos. Como criar retângulos no AutoCAD 2015? Como criar polígonos no AutoCAD 2015? Como criar retângulos com os cantos em chanfros ou arredondados no AutoCAD 2015? 3.5 Criando e editando Polylines Nesta aula conheceremos o objeto de desenho mais dinâmico do AutoCAD 2015, a Polyline. Esta linha, amplamente utilizada em desenhos, nos permite criar diversos segmentos de reta e ao mesmo tempo utilizar ferramentas de edição que mudam suas características, se adaptando às necessidades do desenho. 1. O comando Polyline. 2. Criando áreas fechadas com o comando Polyline. 3. O comando Pedit. O que é a Polyline? Como criar Polylines no AutoCAD 2015? O que é o comando Pedit?

12 4 Ferramentas para edição e modificação de desenhos No quarto módulo do Curso de AutoCAD 2015 Básico, você aprenderá a trabalhar com as principais ferramentas de edição e modificação de desenhos do AutoCAD Sendo assim, você aprenderá a complementar seus projetos a partir de cópias e deslocamentos de objetos no desenho, a partir dos comandos Copy, Move e Copyclip, aprenderão a cortar e estender segmentos de retas utilizando os comandos Trim e Extend, assim como descobrir como estes dois importantes comandos do AutoCAD interagem entre si, aprenderá a criar cópias especiais, a partir do comando Mirror, que cria cópias espelhos e o Offset, que cria cópias paralelas ao objeto existente. Por fim aprenderão também a utilizar o comando Array, que permite criar cópias de um mesmo objeto de várias formas diferentes e os comandos Chamfer e Fillet que permitem transformar cantos retos em cantos arredondados. Além disso, aprenderão a trabalhar com uma importante ferramenta do AutoCAD, o bloco, e assim aprenderá a criar sua própria biblioteca de blocos e utilizá-la sempre que for necessário para criar, com facilidade, seus projetos de engenharia. Assim, esperamos que ao final deste curso, você seja capaz de utilizar todas estas ferramentas para aumentar sua produtividade durante a criação de desenhos no AutoCAD Os comandos Copy e Move Nesta aula aprenderemos a trabalhar com dois importantes comandos, ou ferramentas, do AutoCAD 2015, o Copy e o Move. A partir deles seremos capazes de copiar objetos dentro e fora de um desenho e movê-los a qualquer momento alterando sua posição. 1. Iniciando o comando Copy. 2. O comando Copyclip. 3. O comando Move. Como utilizar o comando Copy? Como utilizar o comando Copyclip? Como utilizar o comando Move? 4.2 Os comandos Trim e Extend Nesta aula aprenderemos a trabalhar com dois comandos muito interessante do AutoCAD 2015, os comandos Trim e Extend. Veremos que a partir dele podemos cortar pedaços de linhas assim como estender outros segmentos de forma a complementar desenhos existentes. 1. O comando Trim. 2. O comando Extend. 3. A relação entre Trim e Extend. Como utilizar o comando Trim? Como utilizar o comando Extend?

13 Como utilizar, ao mesmo tempo, os comandos Trim e Extend? 4.3 Os comandos Mirror e Offset Nesta aula aprenderemos a trabalhar com dois comandos especiais de cópia, os comandos Mirror e Offset. A partir deles poderemos criar cópias espelhadas de objetos, assim como cópias paralelas. 1. O comando Mirror. 2. Influência do ponto base no uso do comando Mirror. 3. Realizando cópias paralelas utilizando o comando Offset. O que é o comando Mirror? Como o ponto base altera o resultado do comando Mirror? O que é o comando Offset? 4.4 O comando Array Nesta aula conheceremos um importante comando do AutoCAD 2015, que nos permite criar, cópias a partir do fornecimento de número de colunas e linhas assim como cópias polares, envolvendo um ângulo de rotação. Esta ferramenta se chama Array. 1. Entendendo a ferramenta. 2. Array Retangular. 3. Array Polar. O que é a ferramenta Array? Como utilizar o Array retangular? Como utilizar o Array Polar? 4.5 Comandos para criação de cantos Nesta aula conheceremos os comandos Chamfer e Fillet. Estes comandos permitem criar cantos em chanfros ou então cantos arredondados em segmentos de linhas unidos. Além disso veremos uma forma de unir segmentos de retas separados a partir destas ferramentas. 1. O comando Chamfer. 2. O comando Fillet. 3. Criando cantos retos. O que é o comando Chamfer? O que é o comando Fillet? Como criar cantos no AutoCAD 2015?

14 4.6 Conhecendo e criando blocos Nesta aula conheceremos um importante comando do AutoCAD 2015, o Block. Este comando permite ao usuário transformar um desenho em um bloco e utilizá-lo sempre uqe necessário em outros desenhos. 1. Conhecendo blocos. 2. Criando blocos. 3. Inserindo blocos no desenho. O que são blocos? Como inserir blocos em um desenho? Como criar blocos? 5 Ferramenta para detalhamento de projetoshttp://cad.cursosguru.com.br/cursos/autocad/cursoautocad-2015-basico/ferramentas-para-detalhamento-deprojetos/ No quinto módulo do Curso de AutoCAD 2015 Básico você conhecerá formas de detalhar um projeto criado no AutoCAD Sendo assim, iniciaremos este módulo aprendendo a preencher regiões fechadas de um desenho, para isso utilizaremos uma ferramenta chamada Hatch, que nos permitirá aplicar hachuras em diversos padrões, cores e escalas, de forma a melhor detalhar um desenho. Além disso, aprenderemos também a detalhar um projeto inserindo informações textuais, e para isso, utilizaremos dois comandos do AutoCAD 2015, primeiramente o comando Text, que permite criar textos individualmente e o comando MText, que permite criar textos em multilinhas. Ainda neste módulo, será ensinado o procedimento para obter as dimensões de um desenho, utilizando cotas, para isso aprenderemos a utilizar ferramentas de dimensão lineares, alinhadas e circulares, o que nos permitirá obter diversos tipos de medidas em um desenho criado no AutoCAD Por fim, aprenderemos a preparar um desenho para plotagem, iniciando esta preparação a partir da criação de um novo Layout que utilize como base uma template A3, em seguida criaremos a Viewport, que será a responsável por mostrar o desenho no Layout e por fim acessaremos o comando Plot, que deve ser utilizado para configurar a impressão antes dela ir para a Plotter. A partir destas ferramentas esperamos, que ao final desde módulo, você seja capaz de detalhar um desenho criado no AutoCAD 2015 com extrema facilidade. 5.1 Preenchendo regiões utilizando hachuras Nesta aula aprenderemos a melhor detalhar um desenho, a partir do uso de uma ferramenta chamada Hatch, que permite ao usuário inserir hachuras em áreas fechadas. Além disso, aprenderemos também a editar os parâmetros desta ferramenta para que ela se adeque às nossas necessidades.

15 1. Entendendo a ferramenta. 2. Aplicando a hachura em um desenho. 3. Alterando as características da hachura. O que é a ferramenta hatch? Como inserir hachuras em um desenho? Como preencher regiões fechadas no AutoCAD 2015? 5.2 Detalhando o projeto a partir de textos Nesta aula ensinaremos os comandos do AutoCAD 2015 para detalhamento de projetos utilizando textos. Sendo assim, apresentaremos os comandos Text e MText, que fornecem formas diferentes de inserir informações em um desenho. 1. O comando Text. 2. O comando MText. 3. Alterando um texto. Como criar textos individualmente no AutoCAD 2015? Como criar um texto de várias linhas no AutoCAD 2015? Como alterar textos existentes no AutoCAD 2015? 5.3 Detalhando um desenho a partir de ferramentas de dimensionamento Nesta aula aprenderemos a detalhar um desenho a partir de ferramentas de dimensionamento. Para isso aprenderemos utilizar ferramentas para dimensionamento linear, alinhando e também para objetos circulares. 1. Dimensões lineares. 2. Dimensões alinhadas. 3. Dimensões circulares. Como dimensionar um desenho? Como utilizar dimensões lineares no AutoCAD 2015? Como utilizar dimensões alinhadas no AutoCAD 2015? 5.4 Preparando o desenho para plotagem Nesta aula aprenderemos a preparar um desenho no AutoCAD 2015 para a plotagem. Para isso aprenderemos a carregar uma template, que servirá de base para a plotagem e em seguida aprenderemos a criar e interagir com uma Viewport. 1. Escolhendo uma Template. 2. Visualizando o Layout. 3. Interagindo com o Layout. Como carregar uma Template?

16 Como criar uma Viewport na Template? Como interagir com uma Template no AutoCAD 2015?

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS 1. Desenhando com a Barra - DRAW 1.1. LINE - LINHAS - Indique um ponto para iniciar sua linha (clique). - Indique o ponto final - a tecla força a linhas ortogonais, neste momento podese colocar as

Leia mais

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS Saiba como modelar a peça passo-a-passo (por Paulo Malheiros) 0 modelo escolhido para esta edição foi uma bancada de banheiro. O modelamento é bastante simples,

Leia mais

Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial

Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial Eng. Paulo José De Fazzio Junior NOME As marcas citadas são de seus respectivos proprietários. Sumário Conceitos do OpenProj... 3 Iniciando um projeto...

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Aprendendo AutoCAD 2011

Aprendendo AutoCAD 2011 Samuel João da Silveira Aprendendo AutoCAD 2011 Simples e Rápido Visual Books Sumário Prefácio...15 Introdução...17 Capítulo 1 - Inicializando o AutoCAD...19 1.1 Criar um Novo Desenho... 22 1.2 Definindo

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino DK105 GROVE Temperatura e Umidade Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de umidade e temperatura Grove juntamente ao nó sensor para

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS! Criando cenários a partir do Solver! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Como alterar rapidamente

Leia mais

Apostila de AutoCAD Módulo Básico

Apostila de AutoCAD Módulo Básico UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Apostila de AutoCAD Módulo Básico Nicholas Appes Mota Raphael Martins do Valle Bolsistas do Grupo PET Civil da UFJF Juiz de Fora 2011 Introdução

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc.

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc. Apresentação MANUAL DO USUÁRIO O FAÇACALC é um software que realiza cálculos hidráulicos, tais como: Motor Hidráulico, Trocador de Calor, Acumulador Hidráulico e Cilindro Hidráulico. Na sessão Funcionalidades

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 17/01/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares.

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares. START - WORD Respostas dos Exercícios CAPÍ TULO 1 1. Complete as frases usando as palavras do quadro: JANELA TEXTOS TÍTULO ZOOM a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

PLANILHA DE NIVELAMENTO

PLANILHA DE NIVELAMENTO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 PLANILHA DE NIVELAMENTO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. CRIANDO PLANILHA DE NIVELAMENTO Para criar uma Planilha de

Leia mais

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa 1 Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e-mail e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar

Leia mais

Minicurso de FTOOL. Lívia Braga Sydrião de Alencar

Minicurso de FTOOL. Lívia Braga Sydrião de Alencar Minicurso de FTOOL Lívia Braga Sydrião de Alencar 1 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS... 3 3 CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DA ESTRUTURA... 4 3.1 Menu de Edição... 4 3.1.1. Modo Seleção... 4 3.1.2.

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Alteração Feita Responsável Data Atualização do

Leia mais

Sistema de Gestão Avícola SYSAVES. O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos

Sistema de Gestão Avícola SYSAVES. O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos Sistema de Gestão Avícola SYSAVES O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos galpões dos fornecedores (granjeiros) de aves até a emissão de relatórios das saídas dos galpões para os

Leia mais

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL 1º Passo: Baixar o arquivo http://www.sinaisistemaimobiliario.com.br/instalar/instalador_aluguel.rar. 2º Passo: No SERVIDOR ao qual o sistema deverá ser instalado: a) Criar uma pasta, preferencialmente

Leia mais

Tutorial Relógio Rhinoceros

Tutorial Relógio Rhinoceros Tutorial Relógio Rhinoceros Bruna Message Migliavacca 172777 CG I - PLES UFRGS FEV/2011 Abrir o programa Rhinoceros com a configuração Small Objects - Centimeters Começaremos o desenho pelo círculo central

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Administração Portal Controle Público

Administração Portal Controle Público Administração Portal Controle Público Manual do usuário www.controlepublico.org.br 2015 Sumário 1. Workflow da publicação... 3 1.1. Perfis de publicação... 3 1.2. Perfis de controle no Administrador...

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

epucc.com.br SAIBA COMO INCLUIR INFORMAÇÕES DE COLABORADORES, CENTROS DE CUSTO E RATEIO DE DESPESAS

epucc.com.br SAIBA COMO INCLUIR INFORMAÇÕES DE COLABORADORES, CENTROS DE CUSTO E RATEIO DE DESPESAS epucc.com.br SAIBA COMO INCLUIR INFORMAÇÕES DE COLABORADORES, CENTROS DE CUSTO E RATEIO DE DESPESAS O PUCC permite que uma tabela com o nome dos Colaboradores e seus respectivos Departamentos e/ou Centros

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

Emissão: SUDEPE /SUDEB 02/06/2014

Emissão: SUDEPE /SUDEB 02/06/2014 SEC Sistema de Padronização PROCESSO Criação de Contrato para Servidores Oficineiros Código: Responsável: Emissão: Revisão: Validade: PRO 18.3.01.00 SUDEPE /SUDEB 00 02/06/2015 1. Objetivo Orientar as

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

Autocad 2006 Outras ferramentas 3D

Autocad 2006 Outras ferramentas 3D Autocad 2006 Outras ferramentas 3D 1 Múltiplas janelas Ou digite vports. Ou, vá à opção View viewports... Polilinhas em 3D Digite 3dpoly. Ou vá à Draw 3D polyline. Para desenhá-la no espaço, eixo Z, digite

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA MÓDULO V MICROSOFT ACCESS 97 -MATERIAL DO ALUNO- Profa. Maria

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 1 ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 Introdução O material abaixo foi elaborado para orientar de forma objetiva

Leia mais

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5.

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5. GABARITO AULA 01 Exercício Nº 1 Tipo avaliação Alternativa certa. Questão O Microsoft Publisher tem a função de: Alternativas a) criar slides. b) editar apresentações. c) desenvolver publicações com aparência

Leia mais

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

MDS II Aula 04. Concepção Requisitos Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)

MDS II Aula 04. Concepção Requisitos Diagrama de Casos de Uso (Use Cases) MDS II Aula 04 Concepção Requisitos Diagrama de Casos de Uso (Use Cases) 55 DIAGRAMA DE CASOS DE USO BENEFÍCIOS DOS CASOS DE USO ILUSTRAR POR QUE O SISTEMA É NECESSÁRIO OS REQUISITOS DO SISTEMA SÃO COLOCADOS

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

MicroWork TOUCH CHECKLIST

MicroWork TOUCH CHECKLIST Considerações Gerais O possibilita a execução diferenciada do CheckList de serviços do Veículo, com mobilidade e segurança através da captura de fotos, integradas automaticamente para o sistema MicroWork

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL Página1 ÍNDICE 1. Integração de Movimentos (Folha, Férias, Adiantamento de Folha, Adiantamento de 13º, 13º Salário e Rescisão) Passo 1.1... pág. 3 Passo

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI GUIA DO USUÁRIO COMUNICADOR SPARK INÍCIO O comunicador SPARK

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

WEBFLEET 2.20. Índice remissivo. Notas de lançamento - Março de 2015

WEBFLEET 2.20. Índice remissivo. Notas de lançamento - Março de 2015 WEBFLEET 2.20 Notas de lançamento - Março de 2015 Índice remissivo OptiDrive 360 2 Especificação do veículo 6 Copiar definições de veículo 8 Relatório de resumo de tempos de trabalho 9 Melhor apresentação

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Conhecendo o Delphi 2010

Conhecendo o Delphi 2010 2ª Aula 11 de fevereiro de 2011 Conhecendo o Delphi 2010 Inicie o Delphi clicando no ícone Delphi 2010 que se encontra no menu Iniciar / Todos os Programas / Embarcadero RAD Studio 2010 / Delphi 2010.

Leia mais

Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner. Projeto AIPRA (Processo CNPq 559912/2010-2)

Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner. Projeto AIPRA (Processo CNPq 559912/2010-2) Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner 1 ÍNDICE Uma palavra inicial... 2 Instruções iniciais... 3 Retângulo... 5 Quadrado... 6 Triângulo...

Leia mais

Disponibilizada a rotina Vale Presente (LOJA830) no módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), assim como já é utilizada no módulo Front Loja (SIGAFRT).

Disponibilizada a rotina Vale Presente (LOJA830) no módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), assim como já é utilizada no módulo Front Loja (SIGAFRT). Vale Presente para Controle de Lojas Produto : Microsiga Protheus - Controle de Lojas - Versão 10 Chamado : TFDI16 Data da publicação : 12/07/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório.

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório. 1 Introdução A escolha racional dos sistemas estruturais em projetos de galpões industriais é um fator de grande importância para o desenvolvimento de soluções padronizadas e competitivas. No mercado brasileiro

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt Deswik.Sched Sequenciamento por Gráfico de Gantt SOLUÇÕES EM SEQUENCIAMENTO DE LAVRA QUE NOS DIFERENCIAM Uma abordagem dinâmica e moderna para o sequenciamento de lavra Desde gráficos de Gantt interativos

Leia mais

Métricas de Software

Métricas de Software Métricas de Software Plácido Antônio de Souza Neto 1 1 Gerência Educacional de Tecnologia da Informação Centro Federal de Educação Tecnologia do Rio Grande do Norte 2006.1 - Planejamento e Gerência de

Leia mais

Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem

Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem A conversão dos dados do TMS 4.01 para o SIGAGFE Gestão de Frete Embarcador utiliza uma conexão de dados ODBC. Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem 1. Configurar a base de dados

Leia mais

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Conheça algumas tecnologias que podem melhorar a sua central de atendimento. URA: Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Leia mais

Soluções Inovadoras. FlyFlex. Fly Solution

Soluções Inovadoras. FlyFlex. Fly Solution Soluções Inovadoras FlyFlex Versão 1.00 Fly Solution O Software FlyFlex 1.00 FlyFlex é um software desenvolvido pela empresa Fly Solution para atender a necessidade de gestão de negócios de pequenas e

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira.

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira. Acordo Financeiro Produto : RM - Totvs Gestão Financeira 12.1.1 Processo : Acordo Financeiro Subprocesso : Template de Acordo Controle de Alçada Negociação Online Data da publicação : 29 / 10 / 2012 Os

Leia mais

Gabarito. Desenho Arquitetônico

Gabarito. Desenho Arquitetônico Aula Questão Resposta - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start Drawing. - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start. -

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/07/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período: Encontro 09 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade III: Modelagem Lógico de Dados Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 5º. SIG - ADM 6. Introdução ao MS Access O Microsoft

Leia mais

Principais comandos do AutoCad

Principais comandos do AutoCad Principais comandos do AutoCad A, ARC -> Desenha arcos. Deve-se sempre considerar o sentido anti-horário para o desenho dos arcos. ADC, ADCENTER -> O AutoCAD DesignCenter (ADC), semelhante ao Explorador

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

Composição do Layout no MicroStation

Composição do Layout no MicroStation UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Composição do Layout no MicroStation Grazielle Anjos Carvalho Belo Horizonte, 2007

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Guião do Trabalho Laboratorial Nº 1 Criação do Modelo do Mundo no ABB RobotStudio 5.15.01

Guião do Trabalho Laboratorial Nº 1 Criação do Modelo do Mundo no ABB RobotStudio 5.15.01 ROBIN Robótica Industrial Guião do Trabalho Laboratorial Nº 1 Criação do Modelo do Mundo no ABB RobotStudio 5.15.01 Homepage: http://www.dee.isep.ipp.pt/~mss Email: mss@isep.ipp.pt Ano Letivo: 2013/2014

Leia mais

O que é um banco de dados? Banco de Dados. Banco de dados

O que é um banco de dados? Banco de Dados. Banco de dados COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Banco de Dados O que é um banco de dados? Um conjunto de informações

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009)

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009) Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2009/2010 Sites dinâmicos Com Expression Web TI2009/10 EWD_1 .ASPX vs.html HTML: HTML é uma linguagem para descrever páginas web HTML significa Hyper Text

Leia mais

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE)

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE) DISCIPLINA SIG OFICINA: MODELO NUMÉRICO DE TERRENO (MNT) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO KATIA CRISTINA BORTOLETTO EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS

Leia mais

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos)

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Manual do Usuário Versão 1.0 Fevereiro, 2014 Índice

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais. O Ambiente Moodle ferramentas e funcionalidades

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais. O Ambiente Moodle ferramentas e funcionalidades Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Pró-Reitoria de Graduação Núcleo de Educação a Distância Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais O Ambiente Moodle ferramentas

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS MODELO RELACIONAL

AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS MODELO RELACIONAL BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações) organizadas de forma lógica, e que

Leia mais

Treinamento de e-commerce

Treinamento de e-commerce Treinamento de e-commerce Bem vindo ao treinamento de e commerce mais rápido e direto de todos! Utilize este documento para se orientar sempre que necessário e não se preocupe, em caso de necessidade,

Leia mais

ANÁLISE DE RECURSOS NA PRODUÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Como analisar recursos na produção para auxiliar na busca de novos mercados RESUMO

ANÁLISE DE RECURSOS NA PRODUÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Como analisar recursos na produção para auxiliar na busca de novos mercados RESUMO ANÁLISE DE RECURSOS NA PRODUÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Como analisar recursos na produção para auxiliar na busca de novos mercados RESUMO Carlos Eduardo Macieski dos Santos * Isaque dos Santos Amorim

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

ACCESS-2007. 1) Introdução. 2) Abrindo um banco de dados. 3) A Janela do Access-2007

ACCESS-2007. 1) Introdução. 2) Abrindo um banco de dados. 3) A Janela do Access-2007 ACCESS-2007 1) Introdução O Access é um gerenciador de banco de dados relacionais. O Access começa perguntando se o usuário deseja começar um banco de dados novo ou se deseja abrir um já existente. A extensão

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Métodos de seleção dos comandos de modificação; Criação de arrays retangulares - AR ; Criação de arrays polares - AR ; Entender

Leia mais

Programação WEB. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br www3.ifrn.edu.br/~andrealmeida. Aula II jquery UI

Programação WEB. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br www3.ifrn.edu.br/~andrealmeida. Aula II jquery UI Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br www3.ifrn.edu.br/~andrealmeida Aula II jquery UI Introdução O que é jquery UI? Biblioteca que fornece maior nível de abstração para interação

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS (SIREF) REFERÊNCIAS, DADOS DE PRODUÇÃO e GERAÇÃO DE EXTRATOS.

MANUAL DO SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS (SIREF) REFERÊNCIAS, DADOS DE PRODUÇÃO e GERAÇÃO DE EXTRATOS. MANUAL DO SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS (SIREF) REFERÊNCIAS, DADOS DE PRODUÇÃO e GERAÇÃO DE EXTRATOS. 1 Sumário 1 - Introdução:... 3 2 - Objetivo:... 4 3 - Como utilizar as referências de

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores:

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores: MANUAL DO PROFESSOR - Inscrições Colégios Colégios Participantes de Temporadas anteriores: O Professor deverá acessar o link Inscrições Colégios no menu esquerdo da página inicial do site da LE2 e com

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Introdução à Linguagem C Conteúdo programático Introdução à Linguagem C Estrutura de Programas Variáveis, Constantes Operadores, Entrada e Saída de Dados Estruturas de Desvio Estrutura de Múltipla Escolha

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. SOBRE O PAINT... 3 2. USANDO O PAINT... 3 2.1.

Leia mais

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint Para seguir corretamente esta vídeo-aula, assista ao vídeo e execute a ação sugerida no documento que você criou. Pause o vídeo e volte a demonstração quantas vezes forem necessária. Ao final da vídeo-aula

Leia mais

EGEA ESAPL - IPVC. Resolução de Problemas de Programação Linear, com recurso ao Excel

EGEA ESAPL - IPVC. Resolução de Problemas de Programação Linear, com recurso ao Excel EGEA ESAPL - IPVC Resolução de Problemas de Programação Linear, com recurso ao Excel Os Suplementos do Excel Em primeiro lugar deverá certificar-se que tem o Excel preparado para resolver problemas de

Leia mais