DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE)"

Transcrição

1 DISCIPLINA SIG OFICINA: MODELO NUMÉRICO DE TERRENO (MNT) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO KATIA CRISTINA BORTOLETTO EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE) A imagem utilizada nessa oficina assim como as demais imagens do Brasil estão disponíveis no site da EMBRAPA através da página: (Dados para Download: a imagem é georeferenciada) Abrir o ARCGIS: a new empty map Habilitar todas as ferramentas do ArcMap (caso ainda não estejam habilitadas no computador) Carregar a imagem SRTM denominada SF-23-Y-A que esta no subdiretorio da pasta da Aula 8 denominado SRTM Para isso selecionar em CUSTOMIZE EXTENSIONS Em seguida habilitar todas as opções

2 Abrir o ArcCatalog window No caso específico das imagens de Radar SRTM, todas são geradas no Sistema de Coordenadas Geográficas (lat/long). Como os mapas com os quais desenvolvemos nossos projetos usualmente estão no Sistema UTM (no caso das Folhas Rio Claro o Datum é Corrego Alegre), há necessidade de se fazer uma conversão de coordenadas. CONVERSÃO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS PARA UTM Para Transformar a projeção e datum de um dado Vetorial ou raster no ArcMap 10, utilize a Ferramenta Project localizada no ArcToolBox Windows (ArcCatalog Toolboxes System Toolboxes) Clicar na ferramenta DATA MANAGEMENT TOOLS PROJECTIONS AND TRANSFORMATION RASTER PROJECT RASTER.

3 Na janela Project Clicar em Input Raster e selecionar SF-23-Y-A.tif clicar em ADD em Output Raster nomear a imagem no diretório adequado da pasta: aula_8_mnt\project_sf-23. Clicar em Output Coordinate System, selecionar Select - Projected Coordinate Systems UTM - South America - Datum Corrego Alegre UTM Zone 23S, clicar em add, clicar em Aplicar e OK.

4 O arquivo recém transformado será inserido no layer do ArcMap. Observe que as coordenadas do layer deverão estar no sistema UTM (canto inferior direito da tela) Agora a imagem SRTM já está pronta para ser trabalhada com o MNT e no sistema de coordenadas adequado.

5 ********************************************************************** EXERCÍCIO 2: EXTRAINDO CURVAS DE NÍVEL DE IMAGEM SRTM Selecione a ferramenta Arctoolbox window Spatial Analyst Tools Surface Contour. Na janela Contour, em Input raster insira a imagem SRTM: Project_SF-23. Em Output polylines features escolha a pasta para salvar o arquivo e digite o nome do arquivo de saída: Contour_Project. Em Contour interval digite o intervalo das curvas de nível, neste caso 100. Clique em OK. De acordo com a EMBRAPA, as informações SRTM disponíveis estão na escala 1:250000, cuja escala apresenta espaçamento de curvas de nível de 100m, daí a escolha deste valor de eqüidistância. Obs. Para visualizar os valores das curvas de nível clique com o botão direito do mouse no arquivo das curvas de nível que acabou de gerar. Clique no layer Contour_Project e com o botão direito do mouse em Properties. Na janela Layer Properties, selecione a paleta Symbology, em Show selecione Categories e, depois um clique em Unique values. Em Value Field selecione CONTOUR e clique em Add All Values. Em Color Ramp selecione uma paleta de cores (das cores frias às quentes), clique em Aplicar e Ok. Desligue o layer da imagem para visualizar as curvas de nível.

6 Esse procedimento mostrará as curvas de nível em diferentes tonalidades de cor, as cores mais próximas do verde são as áreas com altitude mais baixa, enquanto as cores com tonalidade mais próximas do vermelho correspondem a áreas de maior altitude. ******************************************************************************** Gerando TIN a partir de curvas de nível oriundas da Imagem SRTM - Utilize o mapa de curvas de nível gerado a partir da imagem SRTM: Diretório da Aula 8_Aluno, subdiretório shape TIN sf23, arquivo shape Curvas. - Selecione a Ferramenta ArcToolbox window 3D Analyst Tools TIN Management Create TIN.

7 - Na janela TIN, em OUTPUT TIN selecione a pasta de destino onde o projeto será armazenado Aula8 Aluno e nomeie o arquivo como TIN. - Em SPATIAL REFERENCE selecione o DATUM CORREGO ALEGRE UTM 23S. - Em INPUT FEATURE CLASS selecione Contour_Project, clique em OK.

8 Para retirar a visualização das curvas de nível e visualizar apenas o TIN criado abra as propriedades do layer (clicando com o botão direito do mouse no layer TIN) e na Guia Symbology desabilite a opção Edge types e clique em Add All Values. Agora o TIN será visualizado sem a sobreposição das curvas de nível. A partir da criação do TIN é possível realizar visualizações da área de estudo em 3D bem como a produção de mapas derivados, como por exemplo, declividade e exposição de vertentes. ******************************************************************************************************* GERANDO MAPA DE DECLIVIDADE A PARTIR DE IMAGEM SRTM É possível gerar mapa de declividade a partir de uma imagem SRTM (arquivo raster) com facilidade, já que se trata de um documento original com valores altimétricos atribuídos a cada célula. O procedimento é o que segue: - Adicione no ArcMap o arquivo Project_SF-23 gerado anteriormente e já transformado para o Datum Córrego Alegre que consta na pasta da aula. - Abra a ArcToolbox e selecione a opção 3D ANALYST TOOLS RASTER SURFACE SLOPE.

9 - Essa opção irá exibir na tela a janela SLOPE. Alguns parâmetros deverão ser definidos para que a mapa de declividade seja gerada. - Em INPUT RASTER selecione o arquivo da imagem SRTM tratada com o título Project_SF-23, localizada na pasta Aula 8 Aluno. - Em OUTPUT RASTER selecione o local e o nome que será dado a mapa de declividade gerado. Podemos nomeá-lo como decliv e escolher como pasta de destino a pasta Aula 8 Aluno. - Em OUTPUT MEASUREMENT (OPTIONAL) podemos selecionar a unidade dos dados que serão apresentados no mapa de declividade, como por exemplo DEGREES (em graus) ou PECENT_RISE (em porcentagens). No caso desta prática faremos a mapa em porcentagens. - Em Z FACTOR deixaremos o valor default de 1. - Em seguida selecione a opção OK para que o mapa de declividade seja criado.

10 - Criado a mapa de declividade agora devemos alterar os parâmetros de classificação dos valores da mapa. - Para isso clique com o botão direito no layer DECLIV, depois em PROPERTIES para editar as classes de declividade, tendo como base o Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso (1983). Os intervalos apresentados neste Manual estão descritos em: CLASSES INTERVALOS DE DECLIVIDADE A dn <2% B 2 dn <5% C 5 dn <10% D 10 dn <15% E 15 dn <45% F 45 dn <70%

11 G 70% dn Em LAYER PROPERTIES selecione a paleta SYMBOLOGY clique em CLASSES selecione o número 7 e depois clique em CLASSIFY - MANUAL e edite os valores com os números: 100, 70, 45, 15, 10, 5, 2 e clique em OK. Ainda em LAYER PROPERTIES clique em LABEL FORMAT LABELS Observe que as classes estão com 10 casas decimais, o que não faz sentido já que estamos tratando de classes de declividade em %. Vamos proceder uma etapa de arredondamento desses valores: Na janela NUMBER FORMAT em ROUNDING selecione o número 1 (local indicado pela seta na figura abaixo) Clique em OK APLICAR OK.

12 - Em continuidade, vamos elaborar a mapa de exposição de vertentes a partir da imagem PROJECT_SF-23. ********************************************************************* GERANDO MAPA DE EXPOSIÇÃO DE VERTENTES DO TIN IMAGEM SRTM - PROJECT_SF-23 (RASTER) Nessa etapa iremos gerar o Mapa de Exposição de Vertentes a partir da imagem SRTM (arquivo raster) utilizada anteriormente. O procedimento é o seguinte: - A partir do arquivo PROJECT_SF-23 gerado anteriormente e transformado para o Datum Córrego Alegre que consta na pasta da aula - Abra a ArcToolbox e selecione a opção 3D ANALYST TOOLS RASTER SURFACE ASPECT.

13 - Em INPUT RASTER selecione o arquivo da imagem SRTM PROJECT_SF-23, localizado na pasta Aula 8 Aluno. - Em OUTPUT RASTER selecione o local e o nome que será dado a mapa de orientação de vertentes. Podemos nomeá-la como aspecto e salvar na pasta de destino Aula 8 Aluno clique OK.

SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY. Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO

SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY. Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO ************************************************************

Leia mais

Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas em ArcView

Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas em ArcView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) Oficina - Overlay e Obtenção do Mapa de Suscetibilidade à Erosão

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) Oficina - Overlay e Obtenção do Mapa de Suscetibilidade à Erosão SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Oficina - Overlay e Obtenção do Mapa de Suscetibilidade à Erosão O objetivo desta oficina é oferecer aporte à geração de mapa

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INTERPOLAR VALORES NULOS E NEGATIVOS DAS IMAGENS SRTM NO ArcGis v10 EXTENSÃO 3D Analyst

PROCEDIMENTO PARA INTERPOLAR VALORES NULOS E NEGATIVOS DAS IMAGENS SRTM NO ArcGis v10 EXTENSÃO 3D Analyst CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO-CEDES PROCEDIMENTO PARA INTERPOLAR VALORES NULOS E NEGATIVOS DAS IMAGENS SRTM NO ArcGis v10 EXTENSÃO 3D Analyst José Francisco Ladeira Neto Data 11/2010 1 Introdução:

Leia mais

3.3 ADD DATA. Criciúma, Outubro de 2010. 3.4 BARRA DE FERRAMENTAS

3.3 ADD DATA. Criciúma, Outubro de 2010. 3.4 BARRA DE FERRAMENTAS UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC MINICURSO DE GEOPROCESAMENTO 1. CRIAÇÃO DE UM PROJETO E VISÃO GERAL DO PROGRAMA ARCGIS (10 ) 1. Abra o ArcGis No Menu INICIAR, escolha PROGRAMAS, depois ArcGIS

Leia mais

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Comunicado Técnico Agosto, 52 ISSN 1517-5685 Rio de Janeiro, RJ 2009 Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Mário Luiz Diamante Áglio 1 Elaine Cristina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (ESTÁGIO DOCÊNCIA - PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (ESTÁGIO DOCÊNCIA - PPGECAM) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (ESTÁGIO DOCÊNCIA - PPGECAM) Mestranda: Isabella Carvalho de Medeiros Orientador: Richarde Marques da Silva TUTORIAL

Leia mais

APLICAÇÕES EM ARC VIEW

APLICAÇÕES EM ARC VIEW Universidade Federal de Minas Gerais Instituto Geociências Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) Área de Concentração: Análise Ambiental APLICAÇÕES EM ARC VIEW PRODUÇÃO: CARLA ARÁUJO SIMÕES

Leia mais

Aula de ArcGIS Criando uma planta de um

Aula de ArcGIS Criando uma planta de um Aula de ArcGIS Criando uma planta de um topográfico Prof. Frederico D. Bortoloti Introdução No menu Iniciar, vá no grupo de programas ArcGIS e clique em ArcMap No ArcMap, feche a janela inicial. Passo

Leia mais

PREPARAÇÃO DE BASES EM SIG

PREPARAÇÃO DE BASES EM SIG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Geociências Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) GE 804 Sistema de Informações Georreferenciadas Prof. Carlos Roberto de Souza Filho PREPARAÇÃO

Leia mais

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView. Profa. Ana Clara Mourão Moura

Leia mais

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades.

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades. Tutorial 2 Introdução Para determinar a distância entre duas localidades, basta simplesmente selecionar um recurso de medida de distância (Measure tool) e clicar sobre cada uma das localidades. Entretanto,

Leia mais

Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS

Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS Grazielle Anjos Carvalho Paulo

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/55 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Prática Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/55 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos

Leia mais

SocialMap - Como unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? - Parte III de III (opcional)

SocialMap - Como unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? - Parte III de III (opcional) SocialMap - Como unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? - Parte III de III (opcional) Na primeira parte desse Tutorial aprendemos a exibir dinamicamente os nossos Check-ins do Fousquare no ArcGIS

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP 1. Abrir o Arcmap, clicar no ícone Arcmap (seta preta na figura abaixo), que pode

Leia mais

Transformação entre o SAD 69 e o SIRGAS2000 no ArcGIS

Transformação entre o SAD 69 e o SIRGAS2000 no ArcGIS Transformação entre o SAD 69 e o SIRGAS2000 no ArcGIS Relatório de pesquisa Como projetar dados em SAD69 para SIRGAS 2000 no ArcGIS. Conteúdo Introdução... 2 Quando usar NTV2 ou GEOCENTRIC TRANSLATION...

Leia mais

Operações de Vizinhança Proximidade Buffer zone

Operações de Vizinhança Proximidade Buffer zone Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira Proximidade é uma medida de distância entre elementos existente em um mapa. Essa distância pode ser medida em outras unidades, que não em comprimento.

Leia mais

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM 1. Introdução Em ambientes GIS as imagens SRTM podem ser usadas para gerar curvas de nível, mapas hipsométricos, mapas de relevo sombreado,

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a importar um arquivo DWG no programa ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras,

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

O processo de extração de drenagem pelo arc gis pode ser realizado por meio de uma imagem que possua um modelo de elevação digital (dem).

O processo de extração de drenagem pelo arc gis pode ser realizado por meio de uma imagem que possua um modelo de elevação digital (dem). O processo de extração de drenagem pelo arc gis pode ser realizado por meio de uma imagem que possua um modelo de elevação digital (dem). o site onde se pode obter uma imagem dem é http://www2.jpl.nasa.gov/srtm/

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS. PT-TM06-ETRS89 para Datum Lisboa IGeoE

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS. PT-TM06-ETRS89 para Datum Lisboa IGeoE TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS PT-TM06-ETRS89 para Datum Lisboa IGeoE João Martins - Mário Pereira da Costa joao.martins@afn.min-agricultura.pt - mario.costa@afn.min-agricultura.pt 1. Abrir o ArcMap. Fazer

Leia mais

DISCIPLINA: SIG. GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital)

DISCIPLINA: SIG. GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital) DISCIPLINA: SIG GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO O primeiro passo para iniciar o georreferenciamento

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da Shuttle Radar Topography Mission realizada pela NASA.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da Shuttle Radar Topography Mission realizada pela NASA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Minicurso de SPRING 5.2 https://sites.google.com/site/arletemeneguettepdf/spring Profa. Adj. Arlete Meneguette

Leia mais

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1. Exercício 1 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.qgs Para Adicionar camadas Shape File no QGIS Basta clicar

Leia mais

Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti

Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti Georreferenciamento da Carta Topográfica Digitalizada de Rio Claro (Imagem Escaneada ) ArcGIS 10.0 Iniciar

Leia mais

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP 1. Abrir o Arcmap, clicar no ícone Arcmap (seta preta na figura abaixo), que pode

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

PRATICA 5A. Criação de Formatos (Layout) de Mapas

PRATICA 5A. Criação de Formatos (Layout) de Mapas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Geociências Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) GE 804 Sistema de Informações Georreferenciadas Prof. Carlos Roberto de Souza Filho PRATICA

Leia mais

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS Grazielle Anjos Carvalho Paulo

Leia mais

Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 1. Frederico Damasceno Bortoloti

Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 1. Frederico Damasceno Bortoloti Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 1 Frederico Damasceno Bortoloti Agenda Revisão das funcionalidades do ArcGIS Criação de documentos de mapa Classificação de camadas

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Mapeamento de APP de declividade e topos de morro

Mapeamento de APP de declividade e topos de morro 1/61 Mapeamento de APP de declividade e topos de morro Técnicas de mapeamento: exercícios práticos Eng. Allan Saddi Arnesen Mestre em Sensoriamento Remoto - INPE 2/61 Conteúdo programático: Capitulo 1:

Leia mais

1 - Crie um novo documento no ArcMap. Com o programa aberto, selecione o Dataframe Layers

1 - Crie um novo documento no ArcMap. Com o programa aberto, selecione o Dataframe Layers Conversão de Raster para Polígono usando o ArcMap Nos posts anteriores, conhecemos uma situação onde uma empresa solicita, além do produto esperado, imagens no canal alfa para geração de polígonos envolventes

Leia mais

Consultas a banco de dados no ArcView

Consultas a banco de dados no ArcView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Belo Horizonte, 2007 A consulta ao banco de dados no Arcview

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP 1. Abrir o Arcmap, clicar no ícone Arcmap (seta preta na figura abaixo), que pode

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

Conhecendo o Delphi 2010

Conhecendo o Delphi 2010 2ª Aula 11 de fevereiro de 2011 Conhecendo o Delphi 2010 Inicie o Delphi clicando no ícone Delphi 2010 que se encontra no menu Iniciar / Todos os Programas / Embarcadero RAD Studio 2010 / Delphi 2010.

Leia mais

Selecione a opção "Novo" -> "Atalho"

Selecione a opção Novo -> Atalho O Programa PHARMACOS Digital deverá ser instalado em um computador escolhido como Principal (ou Servidor) e utilizado nas Estações (ou Terminais) através de um atalho criado para o mesmo. Os computadores

Leia mais

Sistema Indústria. Projeto Custos e Resultados. Fase 4 - Implantação Manual para Gerador de Planilha de Apontamento de Direcionadores de 2º Grau

Sistema Indústria. Projeto Custos e Resultados. Fase 4 - Implantação Manual para Gerador de Planilha de Apontamento de Direcionadores de 2º Grau ADVISORY Sistema Indústria Projeto Custos e Resultados Fase 4 - Implantação Manual para Gerador de Planilha de Apontamento de Direcionadores de 2º Grau Índice 1. Objetivo... 1 2. Acessando o gerador para

Leia mais

Rotina para elaboração de MDE com o uso do SPRING/INPE.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do SPRING/INPE. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Rotina para elaboração de MDE com o uso do SPRING/INPE. Profa. Ana Clara Mourão

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

TUTORIAL. Imagens ASTER 15 m: Leitura de Arquivos HDF no ENVI 5 ASTER.

TUTORIAL. Imagens ASTER 15 m: Leitura de Arquivos HDF no ENVI 5 ASTER. TUTORIAL Imagens ASTER 15 m: Leitura de Arquivos HDF no ENVI 5 ASTER www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras,

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map:

ArcMAP (parte 2) Rodar o ArcMap teclar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap. Sobre a janela selecionar o item An existing map: ArcMAP (parte 2) Nesta parte do tutorial, você irá mapear cada tipo de uso da terra dentro do noise contour. Você adicionará dados ao seu mapa, desenhará feições baseadas em atributos, selecionará feições

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA ECOLOGIA DE PAISAGENS

INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA ECOLOGIA DE PAISAGENS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP Instituto de Biociências Departamento de Ecologia Laboratório de Ecologia da Paisagem e Conservação (LEPaC) CURSO DE DIFUSÃO APOSTILA INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Tutorial - 6. Introdução. Objetivos. Conteúdo

Tutorial - 6. Introdução. Objetivos. Conteúdo Tutorial - 6 Introdução Objetivos Com este tutorial, temos por objetivo produzir um mapa que represente as Américas do Norte e do Sul na projeção Vertical Perspective, que é semelhante a projeção ortográfica,

Leia mais

Centro Digital Aula 3

Centro Digital Aula 3 Centro Digital Aula 3 Dê um duplo clique na Aula 01 no Menu, irá abrir a pagina modelo, faça as alterações a seguir: Utilize alinhamento Justificado, tamanho de fonte 16. 2 Clique em Editar Conteúdo abaixo:

Leia mais

José Francisco Ladeira Neto

José Francisco Ladeira Neto Procedimentos Para Criação de Feature Class e Inserção de Entidades Gráficas Georeferenciadas e seus Atributos, Utilizando o Software ArcCatalog / ArcMap / ArcEditor José Francisco Ladeira Neto 10/2006

Leia mais

Tutorial 3 Dataframe layers Dataframe

Tutorial 3 Dataframe layers Dataframe Tutorial 3 Inserir malha geográfica Inserir uma linha conectando as duas localidades Copiar a imagem produzida Definir uma projeção cartográfica Mudar o nome do Dataframe Exportar os layers do Dataframe

Leia mais

Técnica. Circular. Sistema de informação geográfica das áreas amostrais do projeto GeoDegrade. Introdução. Autores ISSN

Técnica. Circular. Sistema de informação geográfica das áreas amostrais do projeto GeoDegrade. Introdução. Autores ISSN Circular Técnica ISSN 1414-4182 17 Campinas, SP Setembro, 2012 Autores Gustavo Bayma S. da Silva Geógrafo, Mestre em Sensoriamento Remoto, analista da Embrapa Monitoramento por Satélite, Campinas, SP bayma@cnpm.embrapa.br

Leia mais

Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks

Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks Wagner Bersani Frazillio & Ferroni Apresentação de um caso de uso do Autodesk Infraworks no estudo de alternativas de traçado

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá

Universidade Federal de Itajubá TUTORIAL DE USO DO SOFTWARE WRPLOT Vanessa Cristina Oliveira de Souza O WRPLOT é um programa gratuito que permite a construção de rosa dos ventos para dados meteorológicos. A rosa dos ventos permite uma

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes. Utilizando a ferramenta JMix

Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes. Utilizando a ferramenta JMix Projeto de Extensão Capacitação dos professores laboratoristas das escolas municipais da cidade de Uberlândia Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes Utilizando a ferramenta

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Exportando mapas para KML Versão 1.0 16/01/2009 Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para exportar os mapas gerados

Leia mais

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de Mapa-Temático Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de como gerar Mapas-Temáticos. Como exemplo abaixo, ensinar o usuário a gerar um mapa-temático dos

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

ArcGIS 10: Parcel Editor: Divisão de Shapefile em Partes Iguais

ArcGIS 10: Parcel Editor: Divisão de Shapefile em Partes Iguais ArcGIS 10: Parcel Editor: Divisão de Shapefile em Partes Iguais A Edição de Parcelas de Fábrica é um poderoso recurso de edição do ArcGIS 10. Essa ferramenta é fundamental para divisão de arquivos shapefile

Leia mais

Tutorial Produzindo mapas

Tutorial Produzindo mapas www.gismaps.com.br Tutorial Produzindo mapas Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani 1. Introdução Este tutorial apresenta uma metodologia para a produção de mapas digitais (raster e vetorial),

Leia mais

Manual Para Peticionamento Online

Manual Para Peticionamento Online Manual Para Peticionamento Online 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv). 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA

MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA - 1 - MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA Nesse passo a passo, abordaremos apenas os usos básicos do sistema, a saber:

Leia mais

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário:

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário: MS-Word 2010 Guia Referências Este exercício vai mostrar como montar sumários, escrever legendas para figuras, padronizar bibliografias, incluir notas de rodapé e índice remissivo. Siga com atenção o passo

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

No Libre-Office Base, um Formulário (Form) é uma tela para manipulação de registros de uma tabela. Alternativa mais elegante a esta tela feia :

No Libre-Office Base, um Formulário (Form) é uma tela para manipulação de registros de uma tabela. Alternativa mais elegante a esta tela feia : No Libre-Office Base, um Formulário (Form) é uma tela para manipulação de registros de uma tabela. Alternativa mais elegante a esta tela feia : Formulários podem ser facilmente criados com o assistente

Leia mais

Rotinas do MULTITERM 95.

Rotinas do MULTITERM 95. Rotinas do MULTITERM 95 http://www.trados.com I. Para iniciar o programa (já instalado) e criar uma Base de Dados Teminológica: 1) vá em Programas; 2) procure Multiterm; 3) clique no ícone Multiterm 95.

Leia mais

SOMBREAMENTO E RELEVO A PARTIR DE IMAGENS SRTM

SOMBREAMENTO E RELEVO A PARTIR DE IMAGENS SRTM SOMBREAMENTO E RELEVO A PARTIR DE IMAGENS SRTM 1. Introdução Em ambientes GIS as imagens SRTM podem ser usadas para gerar curvas de nível, mapas hipsométricos, mapas de relevo sombreado, mapas de declividade,

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGEM DE SATÉLITE

PROCESSAMENTO DE IMAGEM DE SATÉLITE PROCESSAMENTO DE IMAGEM DE SATÉLITE MAPEAMENTO DE USO ATUAL DO SOLO UTILIZANDO O PROGRAMA ARCGIS. Professor Fabiano Luiz Neris (fabiano@unesc.net) Criciúma, Março de 2011. 1. Desenvolvimento de um SIG

Leia mais

Tutorial Secador de Cabelo

Tutorial Secador de Cabelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica Computação Gráfica I PLES Aluna Marianne Gaspary Tutorial Secador de Cabelo Este tutorial tem

Leia mais

Manual de Utilização Medical Empresas

Manual de Utilização Medical Empresas Manual de Utilização Medical Empresas Acesso Passo a Passo... Acesso ao Portal Empresa... Alteração de senha... Relatório de Faturamento... Relatório de Detalhes do Faturamento:... Relatório de Cobrança

Leia mais

Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows

Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows Atividade adicional 2 Criação de formulários e controles gráficos Abra o Visual Studio e acesse o menu File > New > Project Selecione o WPF Application dentro de Templates > Visual C# > Windows Quando

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

Programa CIEE de Educação a Distância

Programa CIEE de Educação a Distância AULA 7 - Outras funções do Access Programa CIEE de Educação a Distância Nessa aula estudaremos macros e como criar páginas para Internet, suas funções, aspectos relacionados à apresentação da tela e seus

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Sumário. Lista de Figuras

Sumário. Lista de Figuras Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. PRÉ-REQUISITOS...3 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...3 4.1 SRTM Shuttle Radar Topography Mission...3 4.1.1 Obtenção dos dados SRTM...5 5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS...5

Leia mais

PTR 2355/2389 Princípios de Geoprocessamento. Atividade Prática: Laboratório SIG

PTR 2355/2389 Princípios de Geoprocessamento. Atividade Prática: Laboratório SIG PTR 2355/2389 Princípios de Geoprocessamento Atividade Prática: Laboratório SIG Docentes: Prof. Dr Claudio Luiz Marte Prof. Dr. José Alberto Quintanilha Elaboração Roteiro: Mariana Abrantes Giannotti Colaboração:

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

CÁLCULO DE VOLUME, MAPA DE DECLIVIDADE E ÁREA DE INUNDAÇÃO

CÁLCULO DE VOLUME, MAPA DE DECLIVIDADE E ÁREA DE INUNDAÇÃO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 CÁLCULO DE VOLUME, MAPA DE DECLIVIDADE E ÁREA DE INUNDAÇÃO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis

Leia mais

Gerenciando o projeto multidisciplinar no Revit MEP

Gerenciando o projeto multidisciplinar no Revit MEP Marcos Luiz Del Carlo MHA Engenharia Guilherme Brito Neves MHA Engenharia Orientar os profissionais a trabalhar com um template multidisciplinar controlando visibilidades especificas de cada disciplina.em

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série).

Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série). Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série). www.greatek.com.br Imagens meramente ilustrativas 1- Para realizar o procedimento de atualização de firmware

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais