Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice"

Transcrição

1 Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a passo 1) Primeiramente, é necessário certificar-se de estar com a versão (ou posterior) do BrOffice/LibreOffice instalada. Para isso, acesse Ajuda Sobre o BrOffice. 2) Agora, precisamos ter uma base de dados para fazer as etiquetas. Há uma base de exemplo na rede, na pasta \\paleno\modelos ou no mapeamento O:\. Vamos, então, copiar a pasta maladireta que está nesse diretório, para o Desktop. 3) A planilha está com as fórmulas de CEPNET e código de triagem dos correios configurados apenas na primeira célula da coluna de cada um desses campos. Vamos, então, configurar essas fórmulas para toda a coluna. Se a planilha tem poucas linhas, isso é fácil de fazer apenas estendendo a célula, da seguinte forma: Na figura, a primeira célula do campo CEPNET contém a fórmula para calcular o CEPNET (um pedaço dela encontra-se na linha acima da tabela na figura). Quando selecionamos a célula, um pequeno quadrado preto aparece no canto inferior direito do retângulo de seleção (preto). Clicando nesse pequeno quadrado e segurando o botão do mouse, basta arrastar para baixo até a célula desejada (uma seleção em vermelho começa a aparecer na tela, envolvendo a área selecionada até o momento). A fórmula, então, será estendida até essa célula. No caso de planilhas maiores, com 30 mil linhas, por exemplo, utilizar seleção de células com extensão pode ser um problema. Seria gasto muito tempo apenas selecionando a área desejada. Então, essa extensão de fórmula tem que ser feita de um jeito diferente. Primeiramente, selecionar a célula que contém a fórmula, no caso, a primeira, segurar ctrl e apertar a tecla C, para copiar a célula. Isso não copiará exatamente a célula, mas sim a sua fórmula em definição. Agora, precisamos aplicá-la a todas as células da coluna. O modo mais fácil é selecionar qualquer célula de uma coluna próxima que esteja completa (vide figura), segurar o botão ctrl, e apertar o botão (seta para baixo) no teclado. O marcador será colocado na última célula da coluna. Assim, você descobrirá quantas linhas possui a sua base de dados. No caso da base de dados de exemplo, a última linha é a 245.

2 De posse desse dado e lembrando que a coluna que contém o CEPNET é a coluna M, definiremos uma seleção na caixa de texto indicada pela seta preta na figura ao lado. A forma de definir uma seleção é indicando um intervalo. No BrOffice Calc, ela é montada assim: <coluna><linha>:<coluna><linha>. Então, como queremos selecionar as células desde a linha 3 até a linha 245 da coluna M, essa seleção fica M3:M245, como mostra a figura. Escrito isso, aperte Enter no teclado. Você notará que a área requisitada foi selecionada. Agora basta segurar ctrl e apertar a tecla V no teclado para colar a fórmula que foi copiada anteriormente. Pronto. Agora é só repetir esses passos para a coluna do código de triagem dos correios, que, na planilha, é COD CENTRALIZADOR. Ajustada a planilha, clique em Arquivo Salvar, para salvar as alterações. NÃO PROSSIGA SEM SALVAR A PLANILHA!! 4) Agora é necessário configurar a planilha como fonte de dados para gerar as etiquetas no BrOffice/LibreOffice. Para isso, certifique-se de que as alterações realmente foram salvas, pois, se não foram, a base de dados configurada vai ser a antiga, que está sem as modificações importantes que foram feitas. Para tal, utilizaremos o Assistente de Fonte de dados de endereço. Você pode acessá-lo em Arquivo Assistentes Fontes de dados de endereço. Você também pode fazer isso da própria planilha ou do arquivo no qual se quer gerar as etiquetas, pois os dados configurados passam a ser uma fonte de dados para todo pacote BrOffice/LibreOffice. No primeiro passo, você deve selecionar a última opção, que é Outra fonte de dados externa e clicar em Próximo >>. No segundo passo, você deverá configurar o tipo de fonte de dados que será utilizada. Para isso, clique no botão Configurações.

3 No campo Tipo de banco de dados:, você deverá selecionar a opção Planilha, e clicar em Próximo >>. Agora, você deve clicar em procurar, para indicar o caminho da planilha de dados que será utilizada. Após indicá-lo, você pode clicar em Testar conexão, para verificar se a referência está correta. Feito isso, clique em Concluir. No terceiro passo, você deve selecionar a planilha principal do arquivo de base. Lembre-se que o arquivo de base contém 2 planilhas, uma dos contatos e outra dos códigos de triagem dos correios, os quais são consultados para montar o código centralizador. Feito isso, clique em Próximo >>.

4 No quarto passo não será feita atribuição de campos para dados de endereço padrão do BrOffice. Utilizaremos os próprios campos da planilha para fazer as etiquetas. Apenas clique em Próximo >>. No quinto passo, será criado um arquivo novo, que vai ser o banco de dados representante da planilha de dados que vamos utilizar. O assistente sugere um local para guardar esse arquivo. Como queremos centralizar tudo na pasta maladireta que está no Desktop, clique em procurar e indique o caminho. Após, marque a caixa Disponibilizar este catálogo de endereços para todos os módulos no BrOffice. e clique em Concluir para finalizar. Agora você tem a base de dados configurada, e pronta para ser encontrada pelo BrOffice na hora de gerar as etiquetas. 5) É a hora de gerar o modelo de impressão de etiquetas, utilizando os campos da base de dados. Para isso, vá em Arquivo Novo Etiquetas.

5 No campo Banco de dados, selecione a base de dados que foi configurada nos passos anteriores, que é Endereços. Após, no campo Tabela, selecione a planilha principal dessa base, que é a Planilha1. Não se esqueça de selecionar, no campo Fabricante, o item Avery A4, e no campo Tipo, o item L7162 Address, que é o tipo de etiquetas padrão fornecida pela Assembleia Legislativa. Marque, também, a opção Folha avulsa, no campo Formato. A partir daí, você já pode começar a definir a estrutura da Etiqueta, que é feita no campo de texto com o título de Texto da etiqueta. Nesse campo, além de adicionar as referências dos campos da base de dados, você ainda pode adicionar símbolos, espaços, palavras, etc., a fim de organizar os dados na etiqueta. Por exemplo, colocar título para os dados (Ex: CEP: <numero>), vírgula entre os números dos endereços, etc. Para adicionar a referência aos campos da tabela, clique no campo Campo do banco de dados, selecione o campo desejado, e clique na seta preta, dirigida para a esquerda. Isso vai fazer a referência ser adicionada ao texto da etiqueta. Por exemplo, para citar o campo Estado, a referência fica deste modo: <Endereços.Planilha1.0.Estado>. Um exemplo de texto para etiqueta é: <Endereços.Planilha1.0.Tratamento>. <Endereços.Planilha1.0.Primeiro nome> <Endereços.Planilha1.0.Segundo nome> <Endereços.Planilha1.0.Sobrenome> <Endereços.Planilha1.0.Endereco>, <Endereços.Planilha1.0.Numero/Lote>/<Endereços.Planilha1.0.Complemento> <Endereços.Planilha1.0.Bairro> - <Endereços.Planilha1.0.Cidade> - <Endereços.Planilha1.0.Estado> CEP: <Endereços.Planilha1.0.CEP> Observação Importante: só há quebra de linha no exemplo acima após Sobrenome, após Complemento e após Estado. O editor de texto da etiqueta não possui limite de tamanho de linha, já este documento possui. Isso vai gerar a seguinte etiqueta, para um usuário de exemplo João Alves Lima, residente na Rua de Exemplo, no bairro Bairro Exemplo, CEP , em Porto alegre, RS: Sr João Alves Lima Rua de Exemplo, 1000/204 Bairro Exemplo Porto Alegre RS CEP: Definida a estrutura textual da etiqueta, clique em Novo Documento. Você acaba de gerar o documento modelo das suas etiquetas. É a partir dele que você vai imprimir/mesclar as etiquetas de seus contatos. 6) O modelo de etiquetas está pronto. Entretanto, os campos estão configurados para uma fonte comum do editor de texto, por exemplo Times New Roman ou Arial. Você pode manter essa fonte para os campos, exceto para o campo CEPNET. Esse campo precisa estar formatado com a fonte ECTpostnet. Observe a imagem a seguir.

6 Se o seu LibreOffice mostra um botão Sincronizar etiquetas (provavelmente isso vá acontecer para os usuários de Windows 7), basta marcar o campo CEPNET da primeira etiqueta, trocar a fonte para ECTpostnet e apertar o botão Sincronizar etiquetas. A ação será replicada para as demais etiquetas. Se o seu LibreOffice não se comporta da forma acima, o procedimento é diferente. Sendo assim, segure a tecla ctrl do teclado vá marcando todos os campos <CEPNET> da página. Você não precisa segurar ctrl durante toda essa fase, apenas certifique-se de segurar toda hora que for de fato MARCAR alguma coisa. Por que isso? Porque provavelmente você terá que descer a página para marcar os campos que estão mais abaixo, e se for usar o Scroll ( a rodinha do mouse ) com a tecla ctrl pressionada, você acabará executando um comando de Zoom Out, que vai distanciar o texto, tornando-o pequeno e de difícil leitura. Você não terá esse problema se utilizar a barra de rolagem lateral da página. Com tudo já marcado, vá no campo de fonte do editor de texto e selecione a fonte ECTpostnet, como mostra a figura abaixo.

7 Se você não conseguir fazer isso selecionando todos os campos ao mesmo tempo, você pode marcar um deles, alterar a fonte, marcar outro, alterar a fonte, e assim por diante. Apenas vai ser mais demorado. Com essa definição de fonte, os campos <CEPNET> ficarão invisíveis, mas esse é o resultado esperado. Concluída essa operação, vá em Arquivo Salvar como, e salve o seu modelo de etiquetas na pasta central do exemplo ( maladireta ) com o nome que desejar. Agora você já tem o seu modelo de etiquetas, e já pode utilizá-lo para gerar as suas etiquetas para todos os contatos da base de dados. 7) É a hora de gerar o arquivo com as etiquetas, que serão, finalmente, impressas. Com o seu modelo de etiquetas aberto, vá em Arquivo Imprimir. Uma mensagem aparecerá na sua tela: Você deverá selecionar a opção Sim, caso contrário, o arquivo impresso será o modelo, e não as etiquetas reais. Ao clicar Sim, uma janela abrirá. Nela você vai ter que selecionar algumas opções e fazer algumas operações para poder gerar suas etiquetas da forma correta. As primeiras opções que você deverá selecionar serão Arquivo, na parte Saída, e Salvar como documento único, na parte Salvar o documento mesclado. A saída Arquivo significa que você vai imprimir em um arquivo primeiro, o que funciona como um salvar, a fim de verificar se as etiquetas estão corretas, e já guardar o arquivo de etiquetas no caso de querer imprimir novamente. Depois, a partir desse arquivo, você vai mandar imprimir na impressora de fato, e quantas vezes quiser. Se você decidir imprimir na impressora direto, toda vez que quiser imprimir novamente essas etiquetas, você terá que trabalhar nessa tela e configurar os intervalos de páginas, se não quiser imprimir todas as etiquetas.

8 Agora, você terá que configurar os filtros de ordenação. Mesmo podendo ordenar os contatos por qualquer um dos campos da sua base de dados, é interessante configurá-los para ordenar os contatos pelo código de triagem dos correios, visando a triagem posterior. Para fazer a classificação, clique no botão indicado abaixo pelo quadrado vermelho. Ao clicar, uma janela de Ordem de classificação abrirá. Nessa janela, você deverá selecionar, no primeiro campo da parte Nome do Campo o campo COD CENTRALIZADOR, que vem da base de dados. No campo ao lado, você deve selecionar ordem crescente (ou decrescente, dependendo da sua necessidade). Após, clique em Ok.

9 Após isso, seus contatos já estão ordenados pelo código de triagem dos correios. Se você selecionou o campo errado para ordenar, ou quer mudar o campo base de ordenação, basta clicar no botão indicado pelo quadrado vermelho na figura ao lado. Isso vai desfazer todas as classificações e filtros estabelecidos, e fará com que os contatos voltem para a ordem original de importação. Assim, você poderá classificar novamente, com o campo certo, ou até deixar como está, sem ordenação. Feito tudo isso, clique em Ok. Uma janela para salvar o arquivo de etiquetas vai abrir. Salve o arquivo com o nome que desejar na pasta central do exemplo ( maladireta ) que está no seu Desktop. Agora abra o arquivo. Verifique se a seguinte caixa de diálogo abrirá (provavelmente isso vá acontecer para os usuários de Windows 7): Se ela abrir, você deve clicar em Não. Pronto! Agora basta verificar se está tudo correto e imprimir na folha de etiquetas. Caso algo não esteja como você deseja, refaça os passos desde o momento da característica que não lhe convém. Por exemplo, se você não gostou da disposição dos textos das etiquetas, você deverá recomeçar pelo passo 5, ou, se não gostou da ordenação feita, você deverá recomeçar pelo passo 7.

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no LibreOffice 3.5.6

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no LibreOffice 3.5.6 Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no LibreOffice 3.5.6 Antes de gerar a planilha modificar

Leia mais

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta Elaborado pela Coordenação de Tecnologia da Informação do IFMT Campus São Vicente Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta Sumário de informações do documento Tipo do documento:

Leia mais

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Impressão

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Impressão Elaborado pela Coordenação de Tecnologia da Informação do IFMT Campus São Vicente Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Impressão Sumário de informações do documento Tipo do documento:

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

Selecione a opção "Novo" -> "Atalho"

Selecione a opção Novo -> Atalho O Programa PHARMACOS Digital deverá ser instalado em um computador escolhido como Principal (ou Servidor) e utilizado nas Estações (ou Terminais) através de um atalho criado para o mesmo. Os computadores

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Elaborado pela Coordenação de Tecnologia da Informação do IFMT Campus São Vicente Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para E-mail Sumário de informações do documento Tipo do documento:

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WRITER. 2. ed. FORMATAÇÃO: WRITER 2017 2. ed. Como formatar o arquivo Sumário Como inserir quebra de página Pré-textual como configurar página Pré-textual como configurar parágrafo Textual e pós-textual como configurar

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPRESSÃO DE ETIQUETAS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 suporte@digisat.com.br

Leia mais

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Sumário 1. Instalação...2 1.1. Instalar o arquivo InstalaSupervisório MMS-03...2 1.2. Identificar e definir a porta serial...2 2. Interface

Leia mais

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas.

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas. INFORMÁTICA 01. Selecione a alternativa correta: I - Nomes de pastas e arquivos podem ser de até 245 caracteres, mas não podem incluir os caracteres *, \ : < >? / II - A extensão do nome do arquivo costuma

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

AULA 5: BrOffice Writer Mala Direta e Etiqueta. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA 5: BrOffice Writer Mala Direta e Etiqueta. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA 5: BrOffice Writer Mala Direta e Etiqueta Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Criar uma mala direta; Imprimir carta de mala direta; Confeccionar e imprimir etiquetas. Para começo

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais AMANDA - TUTORIAL HTML Básico Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

O que é Tabela no Excel

O que é Tabela no Excel Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série O que é Tabela no Excel Uma das melhores definições sobre o que é tabela também é uma das mais simples: Conjunto

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5.

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5. GABARITO AULA 01 Exercício Nº 1 Tipo avaliação Alternativa certa. Questão O Microsoft Publisher tem a função de: Alternativas a) criar slides. b) editar apresentações. c) desenvolver publicações com aparência

Leia mais

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão Introdução Word Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 É um editor de textos... ou processador de textos. Editores de texto X processadores de texto. Editor Notepad Kwrite Textpad

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO ÍNDICE APRESENTAÇÃO THUNDERBIRD:... 2 ABRIR O THUNDERBIRD... 3 CONHECENDO O THUNDERBIRD... 3 DESCRIÇÃO DETALHADA DE CADA ITEM MAPEADO...

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 01 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Sou o professor Marcio e fico muito satisfeito em poder trabalhar com vocês nesta disciplina. Nela você encontrará atividades importantes

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Manual. Efetuando um "Print Screen" no computador CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Efetuando um Print Screen no computador CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Efetuando um "Print Screen" no computador CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents EFETUANDO UM "PRINT

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Autor: Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução Este tutorial tem como objetivo realizar análises de mercado utilizando o software Gismaps Viewer e os Índices de

Leia mais

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE CIV 2155 BIM: Novas Tecnologias e Metodologias na Engenharia ARQ2203 Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção 2º Semestre de 2013 - Profa. Elisa Sotelino REVIT STRUCTURE 2013 COMO FAZER

Leia mais

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1. Exercício 1 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.qgs Para Adicionar camadas Shape File no QGIS Basta clicar

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA MÓDULO V MICROSOFT ACCESS 97 -MATERIAL DO ALUNO- Profa. Maria

Leia mais

LibreOffice. versão 2012.2

LibreOffice. versão 2012.2 versão 2012.2 LibreOffice LibreOffice Para diagramar, vamos utilizar o editor de textos Writer, do pacote de programas LibreOffice. As instruções valem também para outras versões, como BrOffice e OpenOffice.

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL Página1 ÍNDICE 1. Integração de Movimentos (Folha, Férias, Adiantamento de Folha, Adiantamento de 13º, 13º Salário e Rescisão) Passo 1.1... pág. 3 Passo

Leia mais

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando as imagens selecionadas Passo 3: Preparando-se para a criação de seu

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 05 IMPRESSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PAPER SPACE 1. Clique em

Leia mais

Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial

Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial Eng. Paulo José De Fazzio Junior NOME As marcas citadas são de seus respectivos proprietários. Sumário Conceitos do OpenProj... 3 Iniciando um projeto...

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package Producer2

Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Manual do Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando

Leia mais

Gerenciamento de disco; criando nova partição

Gerenciamento de disco; criando nova partição Gerenciamento de disco; criando nova partição A partir de agora vamos aprender a utilizar o Gerenciador de disco (gerenciador de partições), que está disponível no Windows Vista e Windows 7. Como já dito,

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Ajuste de Estoque. Para realizar o ajuste do estoque proceda da seguinte forma:

Ajuste de Estoque. Para realizar o ajuste do estoque proceda da seguinte forma: Ajuste de Estoque O objetivo desse procedimento é corrigir o estoque dos produtos registrados no sistema em comparação ao estoque físico do estabelecimento. Para realizar o ajuste do estoque proceda da

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Escrito por: Ramon Andrade Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Configurando impressora de etiquetas Zebra GC420t Antes de começar a configuração certifique se que a impressora esteja devidamente

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / PUMAII / BOBCAT/ SABLE

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / PUMAII / BOBCAT/ SABLE INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / PUMAII / BOBCAT/ SABLE Para instalar o dirver para a plotter de recorte no Windows 2000, siga os seguintes procedimentos: Clique no botão INICIAR,

Leia mais

Manual da multifuncional HP Officejet Enterprise Color MFP X585

Manual da multifuncional HP Officejet Enterprise Color MFP X585 Manual da multifuncional HP Officejet Enterprise Color MFP X585 Versão 1.0 Fevereiro de 2015 Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação protic.ufob.edu.br

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Boletins Informativos

Boletins Informativos Boletins Informativos Esta documentação irá explicar-lhe, passo a passo, como criar e enviar sua primeira Newsletter. Criar um boletim informativo Entrar no back-end e clique no menu Componentes -> AcyMailing

Leia mais

Tutorial: Entrega de Produtos

Tutorial: Entrega de Produtos Tutorial: Entrega de Produtos Sumário 1. Conceito Básico 2. Aba Entregas Pendentes 2.1. Entregas a Realizar 2.2. Alterar data da Entrega 2.3. Excluir Entrega 2.4. Ordenar e Localizar 2.5. Ordem de Entrega

Leia mais

Composição do Layout no MicroStation

Composição do Layout no MicroStation UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Composição do Layout no MicroStation Grazielle Anjos Carvalho Belo Horizonte, 2007

Leia mais

Instruções para instalação do Palm

Instruções para instalação do Palm Instruções para instalação do Palm Iniciando o Palm 1. Ao ligar o Palm aparecerá a tela do Setup. Clicar no ícone da Casinha. 2. Aparecerá na tela um trevo de quatro folhas. Clicar com a caneta do Palm

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO inutricional

MANUAL DE UTILIZAÇÃO inutricional MANUAL DE UTILIZAÇÃO inutricional ÍNDICE AÇÕES E PRECAUÇÕES NA PLANILHA CADASTRO DE INGREDIENTES CADASTRO DE RECEITAS CADASTRO DE VALORES DIÁRIOS RECOMENDADOS RÓTULO NUTRICIONAL IMPRESSÃO DO RÓTULO NUTRICIONAL

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 13) A barra de ferramentas de acesso rápido do Word 2007 pode ser personalizada. Considere a figura abaixo e indique a ordem (da esquerda para a direita)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas de

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais