1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido"

Transcrição

1 Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa produtos do Excel e atualiza preços. Exporta pedidos para o Microsoft Word. Aumente seu lucro economizando na conta telefônica. O Gold Pedido 2.5 foi feito para representantes que atuam em qualquer área de vendas. 2 Instalação e Primeira Utilização 2.1 Instalação Quando inserir o CD no drive o software de instalação do Gold Pedido será iniciado, então a seguinte janela será apresentada, clique em avançar e siga corretamente os passos da instalação. Na ultima janela apresentada clique em instalar, esse procedimento irá instalar o Gold Pedido em seu computador. Após a instalação serão criados dois ícones na sua área de trabalho: Gold Pedido e Backup do Gold Pedido. Figura 1 Instalação Gold Pedido 2.2 Apresentação

2 Para entrar no sistema clique no ícone Gold Pedido na sua área de trabalho, logo quando iniciado o sistema é apresentada a seguinte tela, onde se tem duas opções, próxima ou entrar no sistema, se quiser ver outras Dicas/Mensagens basta escolher a opção próxima. PRÓXIMA ENTRAR Figura 2 Apresentação Dicas/Mensagens 2.3 Primeira Utilização O cadastramento das informações é o primeiro passo para iniciar o trabalho com a aplicação. Todos os cadastros, que se agrupam no menu CADASTRO, encontram-se ordenados pela seqüência recomendada para a entrada de informações. Isto quer dizer que, para iniciar a operação, primeiramente devem ser informados os dados na ordem em que eles se encontram no menu. Isto se faz necessário porque alguns cadastros dependem de dados de outros. Seguindo-se a ordem recomendada, não será necessário interromper um cadastramento para iniciar outro. Para todos os cadastros é utilizada a janela padrão abaixo (nesta parte as opções confirma e cancela ficam desabilitados, sendo utilizados apenas na inclusão, na alteração e na exclusão):

3 PRIMEIRO REGISTRO REGISTRO ANTERIOR PRÓXIMO REGISTRO ULTIMO REGISTRO AVANÇA Nº. REGISTRO VOLTA Nº. REGISTRO INCLUI REGISTRO SAIR ALTERA REGISTRO EXCLUI REGISTRO PESQUISA REGISTRO CANCELAR IMPRIMIR Figura 3 Janela Padrão. 3 Cadastros 3.1 Cadastro de Representada È o cadastro da Empresa ou Fornecedor que o vendedor representa, onde deverão ser informados todos os dados da Representada ou Fornecedor juntamente com as pessoas de contatos, ao final do cadastro clique na opção confirma para salvar os dados ou cancela para optar por não salvar, conforme a janela abaixo:

4 CANCELAR Figura 4 Cadastro de Representada Esta é a primeira parte do cadastro da Representada ou Fornecedor, o campo comissão e onde se cadastra a porcentagem que é repassada pela Representada ou Fornecedor. Para o cadastro dos contatos clique em Contatos ao lado de Dados Gerais, com isso surgirá à parte onde se pode cadastrar o nome das pessoas de contato, quando cadastrar todos os contatos clique em confirmar para salvar todos os dados cadastrados, logo abaixo a tela de cadastro de contatos: CANCELAR Figura 5 Cadastro dos Contatos da Representada

5 3.2 Cadastro de Regiões No cadastro de regiões são cadastradas as regiões pelos quais as cidades pertencem, como por exemplo: Cidade Maringá pertence à Região do Norte do Paraná. Esse item ajuda no controle de clientes, pois assim quando se tiver a necessidade de imprimir um relatório de clientes por região, este relatório terá todos os clientes pertencentes a está determinada região. Para cadastrar uma região basta clicar na opção "incluir registro" da janela padrão (Figura 3) com isso surgirá à janela abaixo com dois itens a serem cadastrados: o Código e a Descrição. No caso do código pode-se aceitar o gerado pelo sistema ou digitar outro se preferir, depois digite a descrição da região e clique em confirmar para salvar os dados. CANCELAR Figura 6 Cadastro de Região 3.3 Cadastro de Clientes Os clientes da aplicação não são diferenciados para cada representada. O objetivo desta filosofia é permitir uma melhor integração dos clientes de todas as representadas, tendo em vista, centralizar e facilitar o cadastramento de pedidos. Para cadastrar clientes clique na opção inserir da janela padrão (Figura 3) que é apresentada em todos os cadastros, será apresentada então uma janela para o cadastro dos dados do cliente. Logo abaixo a janela de cadastro de cliente:

6 CANCELAR Figura 7 Cadastro de Clientes Cadastrando os dados do cliente clique em confirmar para gravar os dados no sistema, assim quando for tirar um pedido será solicitado o código do cliente, ao informar este código alguns dados deste cliente serão preenchidos automaticamente. No cadastro de cliente tem o campo Cód. Região que é utilizado para que se possa saber a que região este cliente pertence. Para selecionar uma região já cadastrada clique nos três pontinhos, assim aparecerá uma janela, clique na região correspondente, depois o sistema voltará para o cadastro. 3.4 Cadastro de Contatos Comerciais (Fornecedores) É o cadastro dos Contatos Comerciais do cliente do representante, onde vão estar cadastrados os dados dos outros fornecedores que o cliente do representante tem. Isso ocorre por que no cadastro de clientes há uma guia de cadastro das referencias comercias do cliente, daí esses dados cadastrados nesta parte do sistema, serão utilizados para evitar que o representante tenha que digitar todos os dados dos Contatos Comerciais facilitando assim o Cadastro de Clientes. (Conforme Figuras 8 e 9).

7 CANCELAR Figura 8 Cadastro de Fornecedores do Cliente CANCELAR INCLUI REFERENCIA COMERCIAL ALTERA REFERENCIA COMERCIAL EXCLUI REFERENCIA COMERCIAL Figura 9 Referências Comerciais

8 Na figura 8 é mostrado o local dentro do cadastro de clientes onde são cadastradas as referências comerciais utilizando-se os dados cadastrados dos outros fornecedores do cliente do representante. Para incluir uma referencia comercial clique em "incluir referencia comercial" (Figura 9) e escolha as referências comerciais que desejar. Ao final clique em confirmar (Figura 8) para salvar os dados no cadastro do cliente. 3.5 Cadastro de Cores Esse cadastro foi feito para representantes que trabalham com produtos que tem código de cores fornecido pela representada. O cadastro é feito informando o código da representada e em seguida o código da cor (fornecido pela representada) e finalmente a descrição da cor (azul, vermelho, amarelo...) para salvar clique em confirmar. CANCELAR Figura 10 Cadastro de Cores 3.6 Cadastro de Produtos Os produtos da aplicação são diferenciados para cada representada. Informa-se primeiramente o código da representada (clique nos três pontinhos), logo em seguida a aplicação irá sugerir o código do produto, é recomendável aceitá-lo, pois esse será o código utilizado no cadastro de pedidos. Segue uma breve explicação sobre as demais informações de produtos e uma figura que mostra como é o cadastro:

9 Código da fábrica: código do produto que a representada utiliza para identificar cada produto (esse código é fornecido pela representada). Descrição do produto: qual o produto a ser cadastrado. Código da cor: código cadastrado anteriormente, separado por representada, essa informação é opcional, se não utilizar cores em produto deixe essa informação em branco. Unidade: determina a unidade de medida do produto, especifica se o produto é peça (PC) ou em metros (MT), etc. Preço bruto: preço de venda do produto, repassado pela representada. Desconto máximo: desconto máximo que a representada permite dar no produto Preço liquido: a aplicação calculará o preço líquido do produto, será o preço bruto menos desconto especificado acima, se não tiver desconto então o preço líquido será igual ao preço bruto. IPI: percentual sobre o preço do produto, este valor será apresentado no depois nos pedidos. Quantidade de peças: determina a quantidade de produtos por embalagem, pois em uma embalagem pode conter varias unidades do produto. Para salvar os dados cadastrados clique em confirmar. CANCELAR 3.7 Cadastro de Vendedores Figura 11 Cadastro de Produtos Este cadastro é para no caso do representante ser uma empresa de representações, onde se tem mais de um vendedor. Para cadastrar um vendedor clique em incluir da janela padrão (Figura 3), então surgira à janela conforme figura abaixo:

10 CANCELAR Figura 12 Cadastro de Vendedores Para este cadastro o sistema sugere um código para o vendedor, se optar pode digitar um valor de sua preferência. Neste cadastro tem-se o campo "% Comissão" que é o valor da comissão do vendedor. Outro campo para comissão é o "Subcomissão" que se marcar SIM e a comissão da Representada estiver preenchida então a comissão do vendedor no Pedido será considerada como SUBCOMISSÃO senão a comissão do vendedor no Pedido apenas irá considerar a comissão do VENDEDOR. Depois quando encerrar o cadastro clique em confirmar para salvar os dados cadastrados. 3.8 Cadastro das Transportadoras Este cadastro é utilizado para o caso da necessidade do produto ser entregue por uma transportadora. Estes dados serão utilizados no cadastro de pedidos. Ao final quando cadastrar todos os dados do cliente clique em confirmar para salvar os dados. Segue abaixo a janela de cadastro da Transportadora.

11 CANCELAR Figura 13 Cadastro das Transportadoras 3.9 Cadastro de Pedidos Nesta parte do sistema é onde se faz o cadastro dos pedidos do cliente do representante, estes cadastros de pedidos são separados por representada, o cadastro é divido em quatro etapas, se for gerar duplicatas apenas salve os dados na ultima etapa, se não salve na penúltima, pois se salvar antes não será gravado os dados do produto: Dados Gerais: informações essenciais para o cadastro do pedido, código da representada, código do cliente e número do pedido. Abaixo a janela de cadastro desses dados:

12 Figura 14 Dados Gerais Dados do Pedido: informações adicionais do pedido informe o número da nota fiscal, se o pedido for faturado, as outras informações são opcionais. Figura 15 Dados do Pedido

13 Produtos: Para incluir produtos clique em incluir, aparecerá uma janela (Figura 16) onde se pode selecionar os produtos a serem cadastrados no pedido. INCLUI PRODUTO ALTERA PRODUTO EXCLUI PRODUTO Figura 16 Dados dos Produtos CANCELAR Figura 17 Inclusão de Produtos

14 Na inclusão de produtos tem as opções Quantidade de Pedido, que é a quantidade do produto que esta sendo vendido, e Quantidade Faturada que é a quantidade que vai ser entregue, pois em alguns casos os produtos entregues não correspondem à quantidade total do pedido, então somente os produtos entregues são faturados, depois quando for entregar o restante dos produtos estes também serão faturados. Duplicatas: ao faturar o pedido serão geradas duplicatas que poderão ser informadas nesse cadastro. Para incluir uma duplicata clique em "incluir" na guia Duplicatas, logo abaixo o exemplo de cadastro de Duplicatas: INCLUI DUPLICATA ALTERA DUPLICATA EXCLUI DUPLICATA Figura 18 Dados das Duplicatas CANCELAR Figura 19 Inclusão de Duplicatas

15 4 Relatórios 4.1 Relação de Clientes Neste relatório há três opções, Alfabética, Por Cidade, Por Região. Na Alfabética sairá uma relação de todos os clientes em forma alfabética. Na Por Cidade se tem a opção de digitar a cidade que preferir para que o sistema mostre a relação de clientes dessa cidade, ou deixar em branco para que esta relação seja de todos os clientes cadastrados. Na Por Região clique nos três pontinhos para escolher o código da Região Inicial e o código da Região Final. Em qualquer uma das opções que escolher clique em "confirma" para que o relatório seja gerado, para sair dessa janela clique em "Saída". Abaixo a janela de Relatório de Clientes: CONFIRMA Figura 20 Relatório de Clientes 4.2 Relatório de Ficha Cadastral Para o Relatório de Ficha Cadastral é necessário informar o Código da Representa e o Código do Cliente, para escolher a representada e o cliente clique nos três pontinhos, com isso aparecera todas as representadas e todos os clientes, escolha a representa e o cliente que preferir e clique em "confirma" para que seja gerada a Ficha Cadastral do Cliente, ou em "saída" para sair dessa janela.

16 CONFIRMA Figura 21 Relatório de Ficha Cadastral 4.3 Relatório de Contatos Comerciais/Fornecedores Esta opção de relatório mostra tos os Contatos Comerciais/Fornecedores cadastrados no sistema, não sendo necessário digitar dados para que este relatório seja gerado. 4.4 Relatório de Cores Relação de todas as cores cadastradas no sistema, sendo possível imprimir todas as cores ou selecionar cores de uma representada específica. Para a opção de relatório por Representada, clique nos três pontinhos e escolha a Representada, depois para gerar o Relatório clique em "confirma". CONFIRMA Figura 22 Relatório de Cores

17 4.5 Relatório de Produtos Relação de todos os produtos cadastrados na aplicação, sendo possível imprimir todos os produtos ou selecionar produtos de uma representada específica. Para gerar o relatório de produtos por Representada, clique nos três pontinhos e escolha a representada que desejar, depois clique em "confirma" para que o relatório seja gerado. CONFIRMA Figura 23 Relatório de Produtos 4.5 Relatório de Pedidos É necessário informar a representada e escolher o pedido, para escolher a representada e o pedido clique nos três pontinhos, então será aberto o pedido no Microsoft Word, pode-se imprimir o pedido, em retrato ou paisagem, ou até mesmo enviá-lo por fax. Para gerar o relatório do pedido clique em "confirma". CONFIRMA Figura 24 Relatório de Pedidos

18 4.6 Relatório de Duplicatas No relatório de duplicatas pode-se escolher as opções Por Cliente e Por Representada, logo abaixo uma explicação mais detalhada sobre estas opções e a janela de relatório de duplicatas: Por Cliente: será impresso as duplicatas de um determinado cliente, para isso será necessário selecionar um intervalo de clientes, se desejar apenas o cliente cujo código é 00025, então digita-se esse código em Cód. Cliente Inicial e Cód. Cliente Final e então o relatório de duplicatas será gerado apenas do cliente 00025respeitando também o período digitado. Se desejar um relatório de todos os clientes o código inicial permanece e o código final permanece 99999, não esqueça de escolher o período. Para gerar o relatório clique em "confirma". Por Representada: será impresso as duplicatas de uma determinada representada, para isso será necessário selecionar um intervalo de representadas, se desejar apenas a representada cujo código é 0002, então se digita esse código em Cód. Representada Inicial e Cód. Representada Final e então o relatório de duplicatas será gerado apenas da representada 0002 respeitando também o período digitado. Se desejar um relatório de todas as representadas o código inicial permanece 0001 e o código final permanece 9999, não esqueça de escolher o período. Para gerar o relatório clique em "confirma". CONFIRMA Figura 25 Relatório de Duplicatas 4.7 Relatório de Venda por Período Todos os Pedidos Este relatório mostra os pedidos feitos durante um determinado período, há cinco opções de como este relatório será gerado, não se esqueça de escolher o período:

19 Por Cliente: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determina do período, assim como em duplicatas também será possível escolher o cliente. Será impresso tanto os pedidos faturados como os não faturados. Por Representada: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determinado período, assim como em duplicatas também será possível escolher a representada. Será impresso tanto os pedidos faturados como os não faturados. Ambos: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determinado período, nessa opção é possível selecionar um intervalo tanto de clientes como de representadas. Será impresso tanto os pedidos faturados como os não faturados. Cliente e Produto: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determinado período, assim como em duplicatas também será possível escolher o cliente. Será impresso tanto os pedidos faturados como os não faturados. Representada e Produto: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determinado período, assim como em duplicatas também será possível escolher a representada. Será impresso tanto os pedidos faturados como os não faturados. CONFIRMA Figura 26 Todos os Pedidos 4.8 Relatório de Vendas por Período Pedidos Faturados Por Cliente: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determina do período, assim como em duplicatas também será possível escolher o cliente. Serão impressos somente os pedidos faturados. Por Representada: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determinado período, assim como em duplicatas também será possível escolher a representada. Serão impressos somente os pedidos faturados. Ambos: serão impressos pedidos (ou vendas) feitos em um determinado período, nessa opção é possível selecionar um intervalo tanto de clientes como de representadas. Serão impressos somente os pedidos faturados.

20 CONFIRMA Figura 27 Pedidos Faturados 4.9 Relatório de Comissão por Período Pedidos Faturados Por Vendedor: serão impressas as comissões das vendas (ou pedidos) feitas em um determinado período, com os nomes do vendedor, da representada, e do cliente. Para gerar o relatório escolha o Cód. Vendedor Inicial e o Cód. Vendedor Final, o Cód. Repres. Inicial e o Cód. Repres. Final, e por ultimo não se esqueça de escolher o período tanto inicial como final. Serão impressos somente os pedidos faturados. Por Representada: serão impressas as comissões das vendas (ou pedidos) feitas em um determinado período, com os nomes do cliente e da representada. Para gerar o relatório escolha o Cód. Repres. Inicial e o Cód. Repres. Final, e por ultimo não se esqueça de escolher o período, tanto inicial como final. Serão impressos somente os pedidos faturados.

21 CONFIRMA Figura 28 Pedidos Faturados 4.10 Relatório de Comissão por Período Pedidos Faturados e não Faturados Por Vendedor: serão impressas as comissões das vendas (ou pedidos) feitas em um determinado período, com os nomes do vendedor, da representada, e do cliente. Para gerar o relatório escolha o Cód. Vendedor Inicial e o Cód. Vendedor Final, o Cód. Repres. Inicial e o Cód. Repres. Final, e por ultimo não se esqueça de escolher o período tanto inicial como final. Serão impressos todos os pedidos, faturados e não faturados. Por Representada: serão impressas as comissões das vendas (ou pedidos) feitas em um determinado período, com os nomes do cliente e da representada. Para gerar o relatório escolha o Cód. Repres. Inicial e o Cód. Repres. Final, e por ultimo não se esqueça de escolher o período, tanto inicial como final. Serão impressos todos os pedidos, faturados e não faturados. CONFIRMA Figura 29 Pedidos Faturados e não Faturados

22 4.11 Relatório de Previsão de Comissão por Período Pedidos não Faturados Por Vendedor: serão impressas as comissões das vendas (ou pedidos) feitas em um determinado período que possuem produtos que foram não entregues e nem faturados. Para gerar o relatório escolha o Cód. Vendedor Inicial e o Cód. Vendedor Final, o Cód. Repres. Inicial e o Cód. Repres. Final, e por ultimo não se esqueça de escolher o período tanto inicial como final. Por Representada: serão impressas as comissões das vendas (ou pedidos) feitas em um determinado período que possuem produtos que foram não entregues e nem faturados. Para gerar o relatório escolha o Cód. Repres. Inicial e o Cód. Repres. Final, e por ultimo não se esqueça de escolher o período, tanto inicial como final. CONFIRMA Figura 30 Pedidos não Faturados 5 Utilitários 5.1 Envio de (Pedidos): Digite o código (ou clique nos três pontinhos para selecionar) da representada que será enviado os pedidos e logo abaixo digite o número dos pedidos que serão enviados, estes pedidos já devem ter sido cadastrados anteriormente e o número máximo de pedidos por é 6 (seis), em seguida clique em confirmar. Será aberta outra tela (Figura 32) onde deverá ser digitado o da representada que receberá essa remessa de pedidos. Se no cadastro de representadas já foi cadastrado o então a aplicação irá sugerir o , caso contrário deverá ser digitado pelo usuário. Assim que terminar de preencher as informações necessárias clique no botão ENVIAR , se todos os dados estiverem corretos aparecerá a seguinte mensagem: ENVIADO COM SUCESSO! Todos os s enviados ficam armazenados nos Itens Enviados do Outlook Express. Segue um exemplo abaixo:

23 CONFIRMA Figura 31 Seleção de Pedidos ENVIAR SAIR Figura 32 Envio de Pedido pela Internet

24 5.2 Envio de (Ficha Cadastral) Digite o código da representada que será enviado as fichas cadastrais (conforme Figura33), e logo abaixo digite o código dos clientes que serão enviados, estes clientes já devem ter sido cadastrados anteriormente e o número máximo de clientes por é 6(seis), em seguida clique em confirmar. Será aberta outra tela (Figura 34), onde deverá ser digitado o da representada que receberá essa remessa de fichas cadastrais. Se no cadastro de representadas já foi cadastrado o então a aplicação irá sugerir o , caso contrário deverá ser digitado pelo usuário. Assim que terminar de preencher as informações necessárias clique no botão ENVIAR , se todos os dados estiverem corretos aparecerá a seguinte mensagem: ENVIADO COM SUCESSO! Todos os s enviados ficam armazenados nos Itens Enviados do Outlook Express. Segue um exemplo abaixo: Figura 33 Seleção de Fichas Cadastrais

25 ENVIAR SAIR Figura 34 Envio de Ficha pela Internet 5.3 Barra de Ferramentas Ao clicar nessa opção se a barra de ferramentas da aplicação estiver visível ela desaparecerá, clicando de novo ela ficará visível novamente. 5.4 Importação de Produtos do Microsoft Excel Inclui novos produtos na aplicação e atualiza preços de produtos já cadastrados. Segue uma breve explicação sobre as demais informações que devem ser preenchidas nessa tela: Código da representada: selecione o código da representada que está sendo importado os produtos (geralmente a lista de preços das representadas são fornecidas em arquivos do Microsoft Excel para os representantes). Arquivo do Excel que será importado: selecione o nome do arquivo que será importado, é necessário saber em qual diretório foi salvo o arquivo. Coluna correspondente a: essa opção é muito importante, é necessário saber em qual coluna do Microsoft Excel estão os dados correspondentes aos produtos, por exemplo, se a descrição do produto está na coluna A e o preço do produto está na coluna B, então selecione as colunas de acordo com o campo: descrição do produto Coluna A e preço bruto Coluna B e se tiver mais algum campo da lista,selecione de acordo com o exemplo acima.

26 Linha Inicial: Corresponde a linha que contém o primeiro produto. Nunca se esqueça que linhas em branco não podem ser selecionadas e as linhas de título também não podem. Linhas de título são aquelas aonde geralmente vem escrito à descrição de cada coluna, por exemplo, Código, Descrição do Produto, Preço, etc.essas linhas nunca podem ser selecionadas. Linha Final: Corresponde a linha onde acaba a relação de produtos. Nunca se esqueça que linhas em branco não podem ser selecionadas e as linhas de título também não podem. Linhas de título são aquelas aonde geralmente vem escrito à descrição de cada coluna, por exemplo, Código, Descrição do Produto, Preço, etc. Essas linhas nunca podem ser selecionadas. Planilha/Guia: Um arquivo do Microsoft Excel pode ter várias planilhas, digite o número da planilha que deseja importação, se for à planilha 3 (Plan 3), digite o número 3. Incluir produtos: ao importar os produtos a aplicação identifica os produtos que estão cadastrados e se realmente o produto já estiver cadastrado então atualizará o preço do produto de acordo com a planilha selecionada. Se essa opção estiver desmarcada então novos produtos que ainda não estão cadastrados na aplicação não serão incluídos, por isso se desejar que seja importado produtos novos marque essa opção. ESCOLHA O ARQUIVO MARQUE ESSA OPÇÃO Figura 35 Importação de Produtos

27 5.5 Importação de Clientes do Microsoft Excel Inclui novos clientes na aplicação, segue uma breve explicação sobre as demais informações que devem ser preenchidas nessa tela: Arquivo do Excel que será importado: selecione o nome do arquivo que será importado, é necessário saber em qual diretório foi salvo o arquivo. Coluna correspondente a: essa opção é muito importante, é necessário saber em qual coluna do Microsoft Excel estão os dados correspondentes aos clientes, por exemplo, se a razão social está na coluna A e o nome fantasia está na coluna B,então selecione as colunas de acordo com o campo: razão social Coluna A e nome fantasia Coluna B e se tiver mais algum campo da lista, selecione de acordo com o exemplo acima. Linha Inicial: Corresponde a linha que contém o primeiro produto. Nunca se esqueça que linhas em branco não podem ser selecionadas e as linhas de título também não podem. Linhas de título são aquelas aonde geralmente vem escrita à descrição de cada coluna, por exemplo, Código, Descrição do Produto, Preço, etc.essas linhas nunca podem ser selecionadas. Linha Final: Corresponde a linha onde acaba a relação de produtos. Nunca se esqueça que linhas em branco não podem ser selecionadas e as linhas de título também não podem. Linhas de título são aquelas aonde geralmente vem escrita à descrição de cada coluna, por exemplo, Código, Descrição do Produto, Preço, etc.essas linhas nunca podem ser selecionadas. Planilha/Guia: Um arquivo do Microsoft Excel pode ter várias planilhas, digite o número da planilha que deseja importação, se for à planilha 3 (Plan 3), digite o número 3. ESCOLHA O ARQUIVO Figura 36 Importação de Clientes

28 5.6 Modifica dados da Representação Esta parte dos utilitários tem como função modificar os dados do representante, e também modificar como os dados do representante no cabeçalho dos relatórios e também o um modelo padrão para os relatórios: retrato e paisagem. Quando terminar de cadastrar os dados clique em "GRAVA". Abaixo um modelo da janela que modifica os dados da representação. Figura 37 Modifica Dados da Representação 6 Suporte ao Cliente Gold Software Informática Ltda. Maringá, PR - Brasil. Fone: (44)

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal?

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal? Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório

Leia mais

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF?

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório

Leia mais

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento Bruna Almeida 1.0 05/12/10 1 / 11 Bruna Almeida 1.0 05/12/10 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 4 Bruna Almeida 1.0 05/12/10

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

Boletim de Administração Pública Municipal

Boletim de Administração Pública Municipal Atualização: Junho 2005 Página: 3 SIAWeb Introdução: O SiaWeb é composto de três módulos Imobiliário, Mobiliário e Água e Esgoto. O uso do sistema pela Internet facilita e agiliza a troca de informações

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia Módulo Odontologia Sumário Odontologia Este módulo contêm as informações referentes como lançar os dados do atendimento odontológico dos pacientes, bem como a(s) receita(s) a ele fornecidas e o(s) exame(s)

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

TCI Sistemas Integrados

TCI Sistemas Integrados TCI Sistemas Integrados Manual Gera arquivo Prefeitura 1 Índice 1 - Cadastros obrigatórios para Gerar Arquivo para Prefeitura...3 2 Gerar Arquivo...8 3 Retorno Arquivo Prefeitura...19 2 1 Cadastros obrigatórios

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente;

1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente; 1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente; 2.1. Preencher os dados da empresa no formulário de cadastro: OBS.: Após clicar no botão Salvar, a empresa

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br CADASTRO GERAL CADASTRO PESSOA FÅSICA E PESSOA JURÅDICA CADASTROS > CADASTRO GERAL 1. PARA INCLUSÇO UM NOVO CADASTRO: a) LIMPAR TELA; b) Selecionar uma ou mais Classificações; c) Selecionar Situação ATIVADO;

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Faturamento)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Faturamento) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Faturamento) 1 O Objetivo do módulo Faturamento é cadastrar pedidos de venda, fazer orçamentos, emitir notas fiscais, faturar e controlar pedidos de clientes, enfim toda a

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL As informações contidas neste manual têm caráter técnico/informativo e são de propriedade da CHIPTRONIC Eletrônica do Brasil LTDA. não podendo

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

EMISSÃO DO BLOCO K PCEMFOBBH. 1 Explicações Gerais...2

EMISSÃO DO BLOCO K PCEMFOBBH. 1 Explicações Gerais...2 EMISSÃO DO BLOCO K PCEMFOBBH Conteúdo Explicações Gerais... Cadastros e Inclusões. Produtos...3. Locais... 4.3 Processos... 5.4 Receitas... 6.5 Importação de produtos...7-9.6 Importação de receitas...0

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL Página1 ÍNDICE 1. Integração de Movimentos (Folha, Férias, Adiantamento de Folha, Adiantamento de 13º, 13º Salário e Rescisão) Passo 1.1... pág. 3 Passo

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS

BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS BEMATECH LOJA PRACTICO ENTRADA MANUAL DE NOTAS FISCAIS Realizar a entrada de notas fiscais é importante para manter o estoque da loja atualizado. Acesso o menu Movimento>Entrada de notas fiscais e selecione

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados...

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... 1. CLIENTE 2 1.1. Cadastrar Cliente. 2 2. ESTOQUE 4 2.1. Cadastrar Produto / Serviço. 4 3. FORNECEDOR 6 3.1. Cadastrar

Leia mais

Suprimento >> Pedido >> Compra automática (Robô) >> Configurações >> Parâmetros de compra), representada pela Figura 1.

Suprimento >> Pedido >> Compra automática (Robô) >> Configurações >> Parâmetros de compra), representada pela Figura 1. Como configurar os parâmetros de compra? Número do documento: 165 Classificação: 5/5 de 1 votos Última atualização: Thu, Dec 15, 2016 4:30 PM O que é? A configuração dos Parâmetros de Compra tem o intuito

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015 sábado, 11 de setembro de 2015 ÍNDICE Desbloquear PopUps SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial anônimos Acesso Restrito Direcionado a Empresas

Leia mais

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda.

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Consultar um Orçamento de Venda 1.1 Selecione o menu

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Os dados da empresa são obrigatórios para a emissão da nota fiscal. Esse é o primeiro passo a ser cadastrado. (1) Clique na engrenagem

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DEVOLUÇÃO COM REFERENCIA NFE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DEVOLUÇÃO COM REFERENCIA NFE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DEVOLUÇÃO COM REFERENCIA NFE Este manual tem como finalidade instruir a utilização da tela de Devolução com Referência NFE. OBS.: AS CORES DESTACADAS CORRESPONDEM AS CORES DESTACAS

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Utilizando o Word para criar Relatórios

Utilizando o Word para criar Relatórios Utilizando o Word para criar Relatórios É possível criar documentos no Microsoft Word e salvá-los no banco de dados do sistema através do Gerenciador de Relatórios. Por meio do uso de variáveis disponibilizadas

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

CASH SALES Automação da Força de Vendas MANUAL DO USUÁRIO 1.0

CASH SALES Automação da Força de Vendas MANUAL DO USUÁRIO 1.0 CASH SALES Automação da Força de Vendas MANUAL DO USUÁRIO 1.0 www.essystem.com.br contato@essystem.com.br (19) 3408-0161 / 3408-0160 www.twitter.com/essystem_br www.facebook.com/essystemautomacao O Cash

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Como lançar / transmitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e) Cadastros obrigatórios... 2 Cadastro da Empresa (menu Cadastros > Empresas)... 2 Naturezas de Operação (menu Cadastros

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

Alpha - Secretaria de Igrejas www.digitop.inf.br Fone: (34) 3223-6348 / 9674-8895 Uberlândia MG

Alpha - Secretaria de Igrejas www.digitop.inf.br Fone: (34) 3223-6348 / 9674-8895 Uberlândia MG 1 INSTALAÇÃO 1. Coloque o CD no drive 2. Encontre a Pasta: X:\Alpha-??? ( X representa a unidade) 3. De dois cliques no arquivo SETUP.EXE (ícone de um computador) 4. Confirme cada tela clicando sobre o

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

1 Dados Cadastrais... 3. 1.1.1 Cadastro de Produto Acabado... 3. 1.1.2 Cadastro de Matéria Prima... 4. 1.1.3 Níveis de Estoque... 5. 2 Processos...

1 Dados Cadastrais... 3. 1.1.1 Cadastro de Produto Acabado... 3. 1.1.2 Cadastro de Matéria Prima... 4. 1.1.3 Níveis de Estoque... 5. 2 Processos... Conteúdo 1 Dados Cadastrais... 3 1.1.1 Cadastro de Produto Acabado... 3 1.1.2 Cadastro de Matéria Prima... 4 1.1.3 Níveis de Estoque... 5 2 Processos... 10 2.1 Inventário de Estoques... 10 2.2 Entradas...

Leia mais

CONTROLE DE ORÇAMENTOS

CONTROLE DE ORÇAMENTOS CONTROLE DE ORÇAMENTOS MÓDULO DE AQUISIÇÕES 1 1. ORÇAMENTO Para iniciar o processo de orçamento, clique em orçamento.. Serão apresentadas as funcionalidades do 1.1 Novo orçamento Para incluir um novo orçamento,

Leia mais

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos)

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Manual do Usuário Versão 1.0 Fevereiro, 2014 Índice

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Nº Nome Telefone

Nº Nome Telefone PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1511.0016 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) COMERCIAL/VENDAS MÓDULO/MENU COMERCIAL Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 19/05/2016

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

Manual de Sistema AFV

Manual de Sistema AFV Manual de Sistema AFV Indice 1. Introdução... 3 2. Telas do Sistema para digitação de pedidos... 3 Intermídia Comunicação Interativa Ltda Página 2 1. Introdução O sistema de Automação de Força de vendas

Leia mais

Manual. - Sic Control -

Manual. - Sic Control - Manual Instruções básicas de uso - Sic Control - - 2016 - Introdução O Manual a seguir visa orientar o usuário do Sistema de Gestão Empresarial Sic Control, de forma detalhada; no que se refere a operação

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

Treinamento Hospital

Treinamento Hospital Treinamento Hospital O que é o Projeto SGU? É o projeto de implantação do sistema de gestão de planos de saúde - SGU (Sistema de Gestão Unimed) que irá substituir o Top Saúde. O Módulo SGU-Card é um sistema

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação MANUAL SUAP (MÓDULO ALMOXARIFADO) Manual de utilização do módulo Almoxarifado do Sistema Unificado

Leia mais

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26 Manual de operação PDV Índice Página 1 de 26 Capitulo I ElloTech Gerenciador PDV. 1. Executando o ElloTech Gerenciador PDV... 03 2. Cadastros... 04 Capitulo II ElloTech PDV. 1. Executando o ElloTech PDV...

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Material...4 2.1 Cadastrar Requisição...4 2.1.1

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

SISTEMA CAÇA-TALENTOS MANUAL DE OPERAÇÃO PERFIL SECRETARIA

SISTEMA CAÇA-TALENTOS MANUAL DE OPERAÇÃO PERFIL SECRETARIA SISTEMA CAÇA-TALENTOS MANUAL DE OPERAÇÃO PERFIL SECRETARIA O Sistema Caça-Talentos tem o objetivo de aprimorar o negócio e fornecer um controle informatizado dos processos de captação dos alunos. Ele possui

Leia mais

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM.

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Orçamento de Entrada Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Inserir um Orçamento

Leia mais

Nota Fiscal Consumidor

Nota Fiscal Consumidor Nota Fiscal Consumidor Com o VHSYS a emissão de NFC-e ficou muito mais simples, rápida e integrada. Você pode enviar as NFC-e diretamente para o e-mail de seus clientes, imprimir o documento e acessar

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Entrega Delivery Através de Entregador. Entrega Delivery Através de Entregador

Entrega Delivery Através de Entregador. Entrega Delivery Através de Entregador Entrega Delivery Através de Entregador Entrega Delivery Através de Entregador Clique em Delivery para abrir o controle das entregas. No Controle de Entregas (1) clique no pedido que deseja entregar. Clique

Leia mais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Estoque Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Cadastro de Produto Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Os campos destacados acima

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Realizar Devolução de Cliente... 3 2.1 Geração Nota Fiscal Própria.... 3 2.2 Utilizando uma Nota de Devolução Enviada pelo Cliente.... 4 2.3

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo)

Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo) Manual Cobrança Caixa Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo) Selecionar Cedente Para utilizar o sistema, selecione o Cedente (CADASTROS > SELECIONAR CEDENTE > ACESSAR).

Leia mais

Tutorial de Preenchimento de ARTs. Contrato com a CAIXA

Tutorial de Preenchimento de ARTs. Contrato com a CAIXA Pág. 1 1) Estrutura de Preenchimento das ARTs: A ART Principal deve conter as informações do contrato com a Caixa. As ARTs Múltiplas devem conter as ordens de serviço do mês e estarem vinculadas à ART

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: MANUAL CORRETORA Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: Administradoras; Clientes/ Seguradoras; Entidades; Produtores/ Vendedores; Matriz/ Filiais; Produtos; Regiões; Usuários;

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr 1º Passo: Acesso ao CAGr. 1. Acesse o CAGr por meio da página do Campus Araranguá em estudante.ufsc.br >graduação>

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Ordem de Compra. Índice. 1.Criando uma ordem de compra. 1. Criando uma Ordem de Compra. 2. Gerenciando suas Ordens de Compra

Ordem de Compra. Índice. 1.Criando uma ordem de compra. 1. Criando uma Ordem de Compra. 2. Gerenciando suas Ordens de Compra Ordem de Compra Índice 1. Criando uma Ordem de Compra 2. Gerenciando suas Ordens de Compra 1.Criando uma ordem de compra Para cadastrar ou gerenciar uma Ordem de Compra acesse o menu: Compras > Ordem de

Leia mais

Prestadores Operadora NotreDame Intermédica Saúde S.A.

Prestadores Operadora NotreDame Intermédica Saúde S.A. Prestadores Operadora NotreDame Intermédica Saúde S.A. NOVO PROCESSO DE ENVIO DE FATURAMENTO ELETRÔNICO GUIA RÁPIDO Visão Geral O processo de faturamento consiste na realização de todos os passos abaixo:

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06 1 2 Patrimônio ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples 04 1.1- Implantação Automática 06 1.2- Implantação via Nota de Compra 07 2- Transferência de Bens 08 3- Transferência

Leia mais

Cadastro de Clientes e Fornecedores

Cadastro de Clientes e Fornecedores Cadastro de Clientes e Fornecedores O VHSYS oferece um sistema muito simples para você gerenciar seus cadastros de Clientes e Fornecedores. Através de uma gestão unificada e de fácil acesso você controla

Leia mais

Manual de utilização do. SOC Software Integrado de Gestão Ocupacional

Manual de utilização do. SOC Software Integrado de Gestão Ocupacional Manual de utilização do SOC Software Integrado de Gestão Ocupacional Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACESSO AO SOC...4 3. AGENDAMENTO...5 4. VISUALIZAR HIERAQUIA...9 5. REMARCANDO O FUNCIONÁRIO... 10 6. CADASTRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Escrito por: Bruno Geronimo da Silva. Integrando XML usando o Icarus

Escrito por: Bruno Geronimo da Silva. Integrando XML usando o Icarus Escrito por: Bruno Geronimo da Silva Integrando XML usando o Icarus Sumário Enviando o XML para Leitura s e Alertas durante a Integração s Não foi selecionado nenhum arquivo Só são permitidos arquivos

Leia mais

mail/cash? - FCSH10.4

mail/cash? - FCSH10.4 Como Enviar XML por mail/cash? - FCSH10.4 E- Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Fiscal>Envio de XML por e-mail Referência: FCSH10.4 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Está tela é utilizada para enviar

Leia mais

Manual SisCurso Sistema para Gerenciamento de Cursos

Manual SisCurso Sistema para Gerenciamento de Cursos Manual SisCurso Sistema para Gerenciamento de Cursos Bem vindo ao manual do SISCURSO. SisCurso é um sistema completo para gerenciamento de cursos e escolas de informática, que conta com as seguintes opções:

Leia mais

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site Área Restrita Portal de Pedidos

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site  Área Restrita Portal de Pedidos Manual Portal 1 ACESSO AO PORTAL 2 Para acessar o Portal entre no site www.latinex.com.br Área Restrita Portal de Pedidos Insira Usuário e Senha, selecione LATINEX no quadro abaixo e clique em ACESSAR

Leia mais