Microsoft PowerPoint

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microsoft PowerPoint"

Transcrição

1 Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides agrupados em um arquivo. Slides - São as páginas individuais da apresentação e podem ter títulos, textos, elementos gráficos, clipart (desenhos) entre outros. Aplicar Layout: Existem vários layouts disponíveis (com espaços reservados para título, texto, gráfico e clip-arts) Menu Formatar > Layout do slide escolhemos o slide título e texto. Para inserir texto nos campos: 1. Clique com o botão esquerdo no campo desejado; 2. Digite o texto.

2

3 Aplicar Design: Utilizada para acrescentar à apresentação uma textura de fundo e uma distribuição de campos padrão. Você poderá utilizar um conjunto de modelos pré-existentes. Menu Formatar > Design do layout Observe que conforme você for selecionando o padrão, na caixa à direita é apresentada a visualização do slide padrão. 1. Selecione o modelo desejado com um clique. 2. Para aplicar o modelo para apenas um slide, posicione o mouse sobre o modelo escolhido, 3. clique na seta que é exibida ao lado do modelo e 4. selecionar a opção Aplicar aos slides selecionados Para inserir um novo slide: Menu Inserir > Novo Slide ou clique no ícone Tecla de atalho:ctrl+m Para excluir um slide: Menu Editar > Excluir Slide

4 Recuo do Texto: Em uma área de texto, inserir marcadores com numeração ou imagens. O número máximo permitido de recuos é de 5 níveis: Para fazer um recuo, pressione a tecla TAB no teclado ou os ícones Diminuir e Aumentar Recuo na barra de ferramentas. Para utilizar uma imagem ou ícone como um marcador, clique em Formatar>Marcadores e numeração. Clique no botão Imagem, selecione a imagem desejada ou clique no botão Importar para utilizar outra imagem a de um arquivo armazenado na sua máquina. DICA: Para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, utilize as teclas de atalho Ctrl+Shif+> ou Crtl+Shif+< Trabalhando com Gráficos: Acesse o menu Inserir > Gráfico Ao acessar está opção abre-se uma planilha de dados para que você digite os valores nos quais seu gráfico se baseará. Inicialmente, o tipo de gráfico é o de colunas 3D. Depois de informar os dados, dê um duplo clique no gráfico. Agora, clique nele com o botão direito e acione Tipo de Gráfico. Na nova tela, escolha pizza, linha, área, barra etc. Ferramentas de Desenho: Para criar efeitos especiais de texto use a ferramenta WordArt Para criar formas especiais, clique em AutoFormas, aponte para uma categoria e clique na forma desejada

5 AutoFormas: Uma grande variedade de figuras predefinidas que podem ser desenhadas em seus slides. Essas formas estão divididas em categorias: linhas, conectores, Formas básicas, etc, e podem ser livremente dimensionadas com o mouse e podem ser configuradas em suas propriedades de cor, sombra, contorno e 3D. Para desenhar essas figuras, basta escolher o tipo desejado e clicar e arrastar com o mouse em seu slide. Círculos e elipses Esta ferramenta possibilita o desenho de círculos e elipses. Para desenhá-los, clicar no botão da ferramenta e com o mouse, clicar e arrastar em seus slides. Dica:Para desenhar um círculo perfeitamente, tecle o SHIFT enquanto você o desenha. Assim o raio será mantido. Caixas de texto Com esta ferramenta você cria áreas de inserção de texto em seus slides. Para desenhá-las, clicar e arrastar com o mouse sobre os seus slides. Depois, basta digitar o texto desejado. Dica: Para desenhar um quadrado perfeitamente (com todos os lados iguais), tecle o SHIFT enquanto você o desenha. Assim os lados serão mantidos iguais. Inserir uma figura Menu Inserir > Figura Inserir uma figura de outro arquivo: 1. No menu Inserir, aponte para Figura e, em seguida, clique em Do arquivo. 2. Localize a figura que você deseja inserir. 3. Clique duas vezes na figura a ser inserida. Inserir uma figura do Clipart: 1. No menu Inserir, aponte para Figura e, em seguida, clique em Clipart.

6 Inserir uma imagem capturada de uma tela Procedimentos para capturar uma tela conforme demonstrado em aula. Com a imagem que deseja capturar visível na tela do monitor, tecle [PrtScr] (print screen) para capturar toda a tela, ou [Alt][PrtScr] se quiser capturar somente a "janela ativa" (aquela na qualquer você está trabalhando); Tendo a imagem capturada, agora você pode optar por fazer de duas maneiras: A Primeira e mais simples é colar a imagem que foi capturada direto na sua apresentação. Com o slide desejado na tela tecle Ctrl+V ou clique em Editar>Colar. Desta forma não é possível selecionar apenas uma parte da tela capturada. A segunda maneira é: 1) Após capturar a imagem com [PrtScr], execute o programa Paint (Iniciar/Programas/ Acessórios/ Paint) e de imediato clique em "Editar/Colar". A imagem capturada deve aparecer dentro da janela do Paint. 2) Se ao mandar "Colar", esta opção não estiver disponível no menu "Editar" (Colar está escrito com letra acinzentada), é porque o Paint não encontrou informações na chamada "área de transferência", onde a tela capturada deveria ter sido depositada temporariamente. Será preciso rever o passo (1) acima. 3) Se a imagem que você queria capturar apareceu, surgem agora duas possibilidades. A mais simples é salvar toda a imagem capturada em um único arquivo. Para isso, clique "Editar/Copiar para" e, no quadro que será exibido, indique o local onde o arquivo será gravado e um nome para o arquivo (Ex.:"minhatela". O Paint acrescentará automaticamente a extensão.bmp, ficando então "minhatela.bmp" ). 4) Se sua intenção é salvar um "recorte" da imagem, na barra de ferramentas do Paint (que fica à esquerda da imagem) a. clique no primeiro botão da segunda coluna (retângulo tracejado). Clique sobre a imagem capturada e arraste o mouse de modo a desenhar um retângulo ao redor da área que deseja recortar. b. Repita a operação de "Editar/Copiar para" descrita acima.

7 Definindo a cor de fundo Menu Formatar > Plano de Fundo Ao selecionar a opção Efeitos de preenchimento uma nova janela se abrirá com mais opções, uma opção interessante é a aba Figura para inserir uma imagem no fundo do slide. Formatando objetos de desenho Você pode alterar todas as configurações dos objetos de desenho que você criou: cor de preenchimento e de linha, espessura e tipo de linha, etc. Para isso, primeiramente, não podemos esquecer de selecionar com o mouse o objeto a ser configurado. Depois, clicar na ferramenta desejada para alterar o que deseja. Preenchimento de objetos Com esta ferramenta você consegue alterar o preenchimento dos objetos selecionados. É possível escolher preenchimentos com cores sólidas, matizadas, com traços ou com texturas. Cor da Linha Esta ferramenta permite que você altere a cor da linha das retas ou das setas selecionadas. Se você selecionar uma forma geométrica, você alterará a cor do seu contorno. Estilo da linha Através dessas ferramentas pode-se alterar a espessura e o tipo do traço das retas e das setas selecionadas. Se uma forma geométrica estiver selecionada, com isso você alterará o contorno da mesma. Estilo do tracejado da linha O tipo do traço pode ser pontilhado, tracejado ou contínuo. Escolher o tipo desejado no menu disponível ao clicar da ferramenta.

8 Trabalhando com hiperlink Selecione a palavra ou frase que deseja transformar em um hyperlink, para isso utilize a tecla de atalho Ctrl + K ou clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Hiperlink. Nesta tela temos várias opções de hiperlink, as mais utilizadas são os hiperlinks para arquivos externos e para URLs. Endereço: digite o endereço da página ex: bvsfiocruz.fiocruz.br Ao digitar uma URL que inicie com WWW ou o power point criar automaticamente o link para a URL digitada. Alterando a cor do hiperlink Menu Formatar > Design do Layout, do lado direito aparecerá a janela de design do slide, selecione a opção Esquema de cores, selecionar a opção Editar esquema de cores que aparecerá em destaque no final da janela. Será exibida uma nova janela, selecione as opções Destaque e hiperlink e Destaque e hiperlink visitado e posteriormente clique no botão alterar cor e selecione as cores desejadas.

9 Personalizando animações Para inserir um efeito de composição em um objeto, selecione uma figura e clique com o botão direito do mouse sobre ele. No menu que se abrirá, selecione a opção Personalizar animação. A tela a seguir será exibida: Para personalize a animação, primeiro selecione o objeto que deseja animar, pode ser uma figura ou texto. A seguir clique no botão adicionar efeito e escolha uma das opções exibidas

10 Desenhando uma trajetória de animação para um objeto Selecione uma imagem ou figura que deseja que descreva uma trajetória. Com a figura selecionada, ainda no menu de Personalizar animação, clique em Adicionar efeito>trajetórias de animação>desenhar trajetória de animação>curva; Agora clique para começar a desenhar a trajetória, no primeiro ponto procure clicar mais ou menos no centro da imagem que deseja animar e em seguida escola os demais pontos por onde a imagem vai caminhar pela tela. Para finalizar o caminho, dê um duplo clique no último ponto, onde será encerrado o caminho descrito pela imagem. Para corrigir ou alterar o caminho desenhado, clique com o botão direito do mouse sob a linha da trajetória e escolha a opção Editar pontos. Para excluir um ponto, clique com o botão direito do mouse sob o ponto e selecione Excluir. Você também acrescentar pontos na trajetória, ou muda-la de direção e etc.

11 Transição de slides Utilizada para definição da passagem de um slide para outro. Clique no menu Apresentações > Transição de Slides Selecionar o efeito desejado; Clicar no botão Aplicar a todos se desejar que a definição seja aplicada para toda apresentação e Aplicar. Inserindo som e vídeo Sons Clique no menu Inserir, escolher Filmes e Sons, selecione Som do arquivo. * O ícone será acrescentado ao Slide. Também é possível reproduzir o som a partir de um objeto. Para isso devemos: 1. Clique com o botão direito sobre o objeto, 2. clique na opção configurar ação, marque a opção Tocar som, 3. selecione a opção outro som l 4. Localize o arquivo de som no seu computador e clique em OK. Filmes Clicar no menu Inserir, escolher Filmes e Sons, selecionar Filmes do arquivo. A primeira cena do filme aparecerá no slide e seu tamanho pode ser dimensionado conforme desejado.

12 Inserindo animações em Flash Clique no menu Exibir>Barras de Ferramentas>Caixa de ferramentas de controle. A caixa vai aparecer em sua área de trabalho do Power Point. Clique no último ícone Mais Objetos, uma chave e um martelo cruzados. Vai aparecer uma lista de objetos, escolha Shockwave Flash Object. O cursor irá se modificar de forma que você possa fazer uma box no slide. Após criada a caixa do objeto, clique sobre ela com o botão direito do mouse e vá em Propriedades. Na caixa que aparecerá escolha a aba Alfabético Na opção Embed Movie, mude para True para que o filme fique agregado ao arquivo da apresentação. Em Movie URL, coloque o caminho do arquivo Flash (.swf). Por exemplo, C:\Meus Documentos\Meiobit\nomedoarquivo.swf Dica: se o arquivo estiver na mesma pasta em que a apresentação, basta escrever: nomedoarquivo.swf.

13 Modos de exibição de slides (Barra de ícones no canto inferior à esquerda) Ir para o modo normal : onde os slides são criados. Modo de classificação dos slides: Podemos ver a apresentação inteira, sendo fácil adicionar, excluir e mover slides. Modo de apresentação dos slides: utilizada para visualizar a apresentação dos slides individualmente e em tela cheia. Reorganizando os slides Para reorganizar os slides basta selecioná-lo (clicar sobre o desejado).você poderá mover e arrastá-lo para o novo local, excluir, recortar e colar em um novo local. Impressão Menu Arquivo > opção Imprimir Você pode imprimir suas apresentações de várias formas: slides, notas do apresentador, folhetos e estrutura de tópicos. Para imprimir clicar, na barra de menus, no item Arquivo.

14 Slides: Neste modo de impressão, o resultado obtido será o slide ocupando toda a área da folha impressa. Folhetos: Os resultados obtidos com esta opção são pequenos slides impressos em uma folha. Você pode imprimir 2, 3 ou 6 slides por página. Anotações: Esta opção permite que se imprima o modo de visualização Notas do apresentador. O resultado obtido é um pequeno slide impresso na parte superior da folha e as anotações logo abaixo deste slide. Estrutura de tópicos: Neste modo é impresso o modo de visualização Estrutura de tópicos, onde somente o texto dos slides é exibido.

15 Salvando a apresentação 1. No menu Arquivo, clique em Salvar como. 2. Em Salvar como tipo escolha Apresentação PPT ou Apresentação de PPS, que são os dois tipos mais comuns para salvar uma apresentação. O arquivo é o mesmo, na verdade só muda a extensão. Antes de redistribuir ou encaminhar apresentações, convém renomeá-las para a extensão.pps, para que já sejam abertas em tela cheia. Incorporando fontes na apresentação 1. No menu Arquivo, clique em Salvar como. 2. Na barra de ferramentas (barra de ferramentas: uma barra com botões e opções que podem ser usadas para executar comandos. Para exibir uma barra de ferramentas, clique em Personalizar no menu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Barras de Ferramentas.), clique em Ferramentas, em Opções de salvamento, marque a caixa de seleção Incorporar fontes TrueType e siga os seguintes procedimentos: Para incorporar somente os caracteres usados na apresentação, selecione Incorporar somente caracteres em uso (indicado para redução do tamanho de arquivo). Para incorporar todos os caracteres no conjunto de fontes, selecione Incorporar todos os caracteres (indicado para edição por outras pessoas). Observação: Se outras pessoas forem revisar e editar seu arquivo, o melhor é incorporar o conjunto de fontes inteiro, embora isso crie um arquivo maior. Extraindo imagens e sons de uma apresentação 1. Abra o arquivo o PPS ou PPT salvo pelo programa. No menu clique em Arquivo>Abrir, localize e selecione o arquivo desejado. 2. Agora clique em Arquivo>Salvar como> e na opção Salvar como tipo escolha o tipo Página da web (ATENÇÃO: Existem duas maneiras NÃO escolha salvar como página da web de arquivo único ). 3. Localize a pasta onde os arquivos foram salvos, e veja que foi criada uma nova pasta com todos os arquivos daquela apresentação: músicas, filmes e imagens.

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint Para seguir corretamente esta vídeo-aula, assista ao vídeo e execute a ação sugerida no documento que você criou. Pause o vídeo e volte a demonstração quantas vezes forem necessária. Ao final da vídeo-aula

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5.

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5. GABARITO AULA 01 Exercício Nº 1 Tipo avaliação Alternativa certa. Questão O Microsoft Publisher tem a função de: Alternativas a) criar slides. b) editar apresentações. c) desenvolver publicações com aparência

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Plano de Aula - PowerPoint 2010 - cód. 4227 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

APOSTILA MICROSOFT POWERPOINT 2000

APOSTILA MICROSOFT POWERPOINT 2000 APOSTILA MICROSOFT POWERPOINT 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INICIANDO O POWERPOINT 2000 III. ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO IV. MODELO DE ESTRUTURA V. INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA VI. ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 ICSF Formação apresenta: Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Bem-vindo Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Identificação da UFCD UFCD nº

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 03 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar uma apresentação no formato slides; Microsoft Office Power Point 2007 O Microsoft

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Plano de Aula - PowerPoint 2013 - cód. 5462 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11 Interface gráfica do LibreOffice Impress Aula 11 Sumário Acessando o LibreOffice Impress Janela do LibreOffice Impress Barras de ferramentas padrão, apresentação e desenho Acessando o LibreOffice Impress

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Plano de Aula - PowerPoint 2016 - cód. 6289 16 Horas/Aula 1. Introdução ao PowerPoint

Leia mais

Apostila Power Point 2010 Curso básico Apresentação de Slides

Apostila Power Point 2010 Curso básico Apresentação de Slides 20 Apostila Power Point 200 Curso básico Apresentação de Slides Curso básico de Power Point 200 CRAS BUMBA MEU BOI Tutorial online Microsoft Office - por Elvio Rogério Scaravelli 08/08/20 Sumário Introdução

Leia mais

Nossa Caixa Desenvolvimento. A2 sitebox. Manual do Usuário. www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.a2/sis/gr

Nossa Caixa Desenvolvimento. A2 sitebox. Manual do Usuário. www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.a2/sis/gr Nossa Caixa Desenvolvimento www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.a2/sis/gr A2 sitebox Manual do Usuário Dezembro 2010 1 Índice Apresentação... 3 A2 sitebox... 4 Painel de Controle... 4 Homepage... Erro!

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães.

Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. Desenvolvida exclusivamente para a DÍGITU S INFORMÁTICA & COMÉRCIO, por James Ribeiro Guimarães. MS WORD 2013 O Word faz parte da suíte de aplicativos Office, e é considerado um dos principais produtos

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

PowePoint Office 2010

PowePoint Office 2010 Interface Relação de slides Menu Conteúdo do menu PowePoint Office 2010 Prof. Reginaldo Brito Área de edição Zoom DOIS PRINCÍPIOS IMPORTANTES Agrupamento Diz respeito à possibilidade de reunir e soldar

Leia mais

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA MÓDULO V MICROSOFT ACCESS 97 -MATERIAL DO ALUNO- Profa. Maria

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Educação Tutorial PET PETAMB/Conexões dos Saberes APOSTILA POWERPOINT PET AMB UTFPR-MD

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Educação Tutorial PET PETAMB/Conexões dos Saberes APOSTILA POWERPOINT PET AMB UTFPR-MD Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Educação Tutorial PET PETAMB/Conexões dos Saberes APOSTILA POWERPOINT PET AMB UTFPR-MD MEDIANEIRA 2016 Power Point Básico 1 Sumário POWER POINT...

Leia mais

Este arquivo é parte integrante do CD MEGA CURSOS Acesse -

Este arquivo é parte integrante do CD MEGA CURSOS Acesse - Índice Microsoft...3 Iniciando o Microsoft...4 Iniciando o Documento...4 Salvando o Documento...9 Fechando o Documento...10 Abrindo o Documento...11 Configurando a página...12 Imprimindo o Documento...13

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Histórico e Origem Similares Modo de Trabalho Iniciando o PowerPoint Salvando Documento Iniciando PowerPoint a partir de um Documento

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP

POWER POINT XP. Autor: Hélio Dos Santos Duarte. PowerPoint 2002 XP POWER POINT XP Autor: Hélio Dos Santos Duarte 1 POWER POINT XP Índice Microsoft... 3 Iniciando o Microsoft... 4 Iniciando o Documento... 4 Salvando o Documento... 9 Fechando o Documento... 10 Abrindo o

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Softwares de Apresentação Power Point

Softwares de Apresentação Power Point Softwares de Apresentação Power Point Ameliara Freire (ameliara.ufrpe@gmail.com) André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) 1 Apresentação do Power Point: Elementos

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Ferramentas de desenho

Ferramentas de desenho É na barra de desenho que estão localizadas as principais ferramentas de construção de figuras. Geralmente esta barra localiza-se na parte inferior do ambiente de trabalho. Se essa barra não estiver sendo

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS / POWER POINT 2003 INICIANDO O POWERPOINT

NOÇÕES BÁSICAS / POWER POINT 2003 INICIANDO O POWERPOINT NOÇÕES BÁSICAS / POWER POINT 2003 O PowerPoint é um programa de criação de apresentações, contendo texto, imagem e animação. O programa faz parte do pacote de aplicativos para escritórios Microsoft Office

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha Gráficos Excel 2007 Para criar um gráfico básico no Excel, o qual você possa modificar e formatar posteriormente comece inserindo os dados do gráfico em uma planilha. Em seguida, basta selecionar esses

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

1 PowerPoint 2002 XP

1 PowerPoint 2002 XP 1 Índice Microsoft... 3 Iniciando o Microsoft... 4 Iniciando o Documento... 4 Salvando o Documento... 9 Fechando o Documento... 10 Abrindo o Documento... 11 Configurando a página... 12 Imprimindo o Documento...

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O E-mail do Google Professor: Charles Leite Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube,

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais