MF-459.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO AGUDO LETAL CAUSADO POR EFLUENTES LÍQUIDOS EM CRUSTÁCEOS DA ESPÉCIE ARTEMIA SALINA MÉTODO ESTÁTICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MF-459.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO AGUDO LETAL CAUSADO POR EFLUENTES LÍQUIDOS EM CRUSTÁCEOS DA ESPÉCIE ARTEMIA SALINA MÉTODO ESTÁTICO"

Transcrição

1 MF-459.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO AGUDO LETAL CAUSADO POR EFLUENTES LÍQUIDOS EM CRUSTÁCEOS DA ESPÉCIE ARTEMIA SALINA MÉTODO ESTÁTICO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3.480, de 25 de abril de Publicada no DOERJ de 10 de maio de OBJETIVO Estabelecer o método de determinação do efeito agudo letal causado por efluentes líquidos em nauplius do crustáceo marinho da espécie Artemia Salina. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA NT-202 Critérios e Padrões para Lançamento de Efluentes Líquidos. NT-213 Critérios e Padrões para Controle de Toxicidade em Efluentes Líquidos Industriais. JN-214 Justificativa Técnica da NT-213 Critérios e Padrões para Controle de Toxicidade em Efluentes Líquidos Industriais. MF-402 Método de Coleta de Amostras de Efluentes Líquidos Industriais. MF-454 Método de Determinação do Efeito Agudo Letal Causado por Agentes Tóxicos em Crustáceos da Espécie Artemia Salina Método Estático. DZ-942 Diretriz do Programa de Autocontrole de Efluentes Líquidos PROCON ÁGUA. 3. DEFINIÇÕES Para efeito deste documento são consideradas as definições: 3.1 Efluentes líquidos despejos, provenientes de atividades poluidoras ou potencialmente poluidoras, de origem industrial, doméstica, comercial, agrícola e outras lançados diretamente em corpos d água. 3.2 Toxicidade capacidade de um efluente líquido provocar um efeito observável em um organismo aquático vivo. 3.3 Toxicidade aguda toxicidade em que os efeitos nos organismos testes são observados em curto período de tempo de, no máximo, 96 horas.

2 3.4 Teste de toxicidade teste padronizado no qual organismos aquáticos vivos são utilizados para detectar a toxicidade de um efluente líquido. 3.5 Concentração de Efeito Não Observado CENO maior concentração de um efluente líquido que não causa efeito letal em nauplius de Artemia salina num período de 24 horas. É expressa em porcentagem de efluente líquido na solução-teste. 3.6 Número de Unidades de Toxicidade ou Fator de Diluição-UT definido pela fórmula: UT = 100 / CENO. 3.7 UT A número de unidades de toxicidade tendo como referência os testes em nauplius de Artemia salina. 3.8 Nauplius forma larval do desenvolvimento de alguns crustáceos, quando recém-eclodidos do cisto (ovo). 4. PRINCÍPIO DO MÉTODO A sensibilidade de organismos às propriedades tóxicas das substâncias químicas pode variar consideravelmente de uma espécie para outra, devido às diferenças em seus metabolismos e à natureza de seus habitats. A Artemia salina é um pequeno crustáceo marinho característico de poços e pequenos lagos de água salgada, apresentando uma grande adaptação às variações de salinidade. Os nauplius da Artemia salina são utilizados internacionalmente em testes de toxicidade, por apresentarem as seguintes características: - os organismos adultos têm um grande potencial reprodutivo; - são de fácil aquisição e manutenção em laboratório; - os cistos (ovos) são de fácil eclosão; - os testes apresentam uma boa reprodutibilidade. O método se baseia na propriedade de efluentes líquidos causarem efeito letal em nauplius da espécie Artemia salina. 5. RESUMO DA TÉCNICA O método consiste na exposição de nauplius de Artemia salina (com 24 horas de vida após a eclosão) às várias concentrações de efluentes líquidos por um período de 24 horas. Tal procedimento permite determinar a maior concentração que não causa efeito letal aos organismos testados (CENO). O efeito tóxico é expresso em Número de Unidades de Toxicidade ou Fator de Diluição do Efluente Líquido (UT A ).

3 6. APLICABILIDADE Este método se aplica a efluentes líquidos industriais com salinidade igual ou maior que 5 g/kg. 7. INTERFERÊNCIAS Efluentes líquidos com alto teor de sólidos em suspensão, alto consumo de oxigênio dissolvido, ph menor que 5,0 e maior que 9,0, óleos e graxas provocam variações nos resultados que serão incluídas na avaliação da toxicidade. 8. APARELHAGEM E MATERIAIS 8.1 Os aparelhos, vidrarias e materiais necessários são: - balança analítica com precisão de 0,1 mg; - agitador magnético; - barras magnéticas revestidas de teflon; - sala com temperatura controlada a 24 ºC 1 ºC; - câmara de DBO com temperatura controlada (24 ºC 1º C); - condutivímetro/salinômetro; - medidor de oxigênio dissolvido; - medidor de ph; - lupa estereoscópica; - balões volumétricos de 100 ml, 200 ml, 500 ml, 1000 ml e 2000 ml; - kit para filtração a vácuo; - pipetas Pasteur; - pipetas volumétricas de 10 ml, 20 ml e 50 ml; - pipetas tipo Mohr de 1ml, 5 ml e 10 ml; - béqueres de 250 ml, 500 ml, 1000 ml; - recipientes para teste: béqueres de 25 ml; - kitazato de 2000 ml; - depósitos de água em vidro de 1 L a 10 L; - béquer para hidratação e separação dos nauplius (Figura 1). 8.2 Todo o material que entre em contato com a amostra do efluente líquido deve ser quimicamente inerte. 8.3 A vidraria, antes de ser utilizada nos testes, deve ser lavada na seguinte seqüência: detergente, água de torneira, acetona pura, água de torneira, ácido nítrico a 5%, água de torneira e água destilada.

4 9. PRODUTOS QUÍMICOS E SOLUÇÕES 9.1 PRODUTOS QUÍMICOS a) Ácido Bórico (H 3 BO 3 ) PA b) Sal Tetra Sódico do Ácido Etileno Diamino Tetracético (Na 4 EDTA) PA c) Bicarbonato de Sódio (NaHCO 3 ) PA d) Brometo de Potássio (KBr) PA e) Cloreto de Estrôncio (SrCl 2.6H 2 O) PA f) Cloreto de Cálcio (CaCl 2. H 2 O) PA g) Cloreto de Potássio (KCl) PA h) Cloreto de Magnésio (MgCl 2.6H 2 O) PA i) Cloreto de Sódio (NaCl) PA j) Fluoreto de Sódio (NaF) PA l) Silicato de Sódio (NaSiO 3.9H 2 O) PA m) Sulfato de Sódio (Na 2 SO 4 ) PA 9.2 SOLUÇÕES a) Solução 1N de Ácido Clorídrico (HCl) PA b) Solução 1N de Hidróxido de Sódio (NaOH) PA 10. ÁGUA DE DILUIÇÃO DO EFLUENTE LÍQUIDO ÁGUA DO MAR SINTÉTICA A água utilizada para diluição do efluente líquido é a mesma água usada para incubar os cistos (ovos) para eclosão dos nauplius. Para o preparo da água do mar sintética deve-se utilizar água desionizada com condutividade menor que 5 us/cm. Reagentes Concentrações (g/l) Solução A: NaF 0,03 SrCl 2.6H 2 O 0,20 H 3 BO 3 0,30 KBr 1,00 KCl 7,00 Solução B: CaCl 2.2H 2 O 5,57 Solução C: Na 2 SO 4 20,0

5 Solução D: MgCl 2.6H 2 O 107,8 Solução E: NaCl 117,5 Solução F: NaSiO 3.9H 2 O 0,20 Na 4 EDTA 0,010 NaHCO 3 2,00 OBSERVAÇÃO: Se houver suspeita de que o efluente ou a substância contenha metais pesados, deverá ser suprimido o ETDA do preparo da solução e mantidas as concentrações indicadas nas demais soluções. Para cada litro de água do mar sintética misturar os reagentes inicialmente nos seguintes volumes de água desionizada: Reagentes Água desionizada (ml) Solução A 100 Solução B 200 Solução C 200 Solução D 100 Solução E 200 Solução F 100 Juntar os volumes de acordo com a ordem especificada anteriormente em um balão volumétrico de 1000 ml ou outro recipiente aferido. Rinsar os recipientes com água desionizada transferindo para o recipiente aferido e completar o volume para 1000 ml. Para volumes maiores utilizar proporcionalmente as quantidades e os procedimentos descritos. Os volumes a serem preparados dependerão da programação de testes. Para maior homogeneização dos reagentes, misturar em agitador magnético pelo menos 24 horas, obtendo-se os seguintes valores de parâmetros: ph entre 8,0 e 9,0 e salinidade entre 34,0% e 35,0%.

6 Se necessário, corrigir o ph utilizando NaOH 1N ou HCl 1N. Em seguida filtrar a água do mar sintética por membrana com porosidade de 0,45 u. Alterar, fracamente, apenas o volume que será utilizado no teste ou eclosão dos nauplius, uma hora antes da utilização. O restante deve ser estocado em recipiente protegido da luz por um período de, 2 semanas a 24 ºC 1 ºC. 11. AMOSTRA DO EFLUENTE LÍQUIDO 11.1 A amostra do efluente líquido deve ser mantida em temperatura na faixa de 0 a 4 ºC para sua utilização em, no máximo, 48 horas ou à temperatura menor que -12 ºC no período de 7 dias, após o qual a amostra perde a validade O volume da amostra necessário dependerá da toxicidade do efluente e da necessidade de repetição do teste, coletando-se normalmente 1 litro Os frascos utilizados para coleta de amostras devem ser de material quimicamente inerte É necessário que alguns parâmetros e características do efluente sejam medidos e observados no momento da coleta, tais como: salinidade, ph, temperatura, oxigênio dissolvido, sólidos, cor, presença de óleo e vazão. Anotar esses dados na Ficha de Coleta As mesmas determinações e observações devem ser feitas em laboratório, à temperatura do teste, imediatamente antes do preparo das soluções-teste e os resultados anotados na Ficha de Controle (Anexo 2) 12. ORGANISMO TESTE Nauplius de Artemia salina (Leach, 1812) Crustácea, Branchiopoda, Anostraca OBTENÇÃO DE ORGANISMOS PARA TESTE Os organismos utilizados são provenientes de cistos (ovos) comprados no mercado. É extremamente importante que a proveniência destes seja conhecida e que possuam uma alta taxa de eclosão, pois do contrário não será possível obter uma população homogênea de nauplius nos estágios II e III, após 24 horas de eclosão. Os cistos devem ser guardados protegidos da umidade e da luz. Os nauplius para o teste são obtidos de acordo com as instruções constantes no Anexo 1.

7 12.2 AFERIÇÃO DA SENSIBILIDADE DOS ORGANISMOS Cada lote de nauplius deve ser avaliado quanto à sua sensibilidade, utilizando-se uma substância de referência. Dentre os compostos indicados, o Dodecil Sulfato de Sódio (DSS) ou Lauril Sulfato de Sódio (LSS), com grau de pureza de 98% a 102%, é o mais usado por ser solúvel em água e servir como detergente na dispersão de óleos em ambientes marinhos. Os nauplius são expostos a várias concentrações do DSS por 24 horas. Utiliza-se um controle e uma série de 5 a 6 concentrações com intervalos iguais na escala logarítmica, preferencialmente na faixa entre 9 mg/l a 36 mg/l de DSS. Utilizam-se duas a três réplicas para cada concentração e para o controle, sendo que para cada réplica devem ser usados 10 nauplius. Ao final do teste o valor da CL 50 deve estar entre 16 mg/l e 28 mg/l de Dodecil Sulfato de Sódio (DSS), para que o lote seja aprovado. 13. PROCEDIMENTOS 13.1 LOCAL DO TESTE O local do teste deve ser independente dos locais de lavagem de material e estocagem dos organismos, isento de gases tóxicos, poeiras e com temperatura controlada para que as soluções-teste se mantenham na faixa de 24 ºC 1 ºC PREPARO DAS SOLUÇÕES-TESTE As soluções-teste devem ser preparadas em local apropriado e para diluição das amostras deve ser usada água do mar sintética, preparada de acordo com as instruções constantes no item Medir o ph, OD, temperatura e salinidade do efluente e anotar na Ficha de Controle (Anexo 2). Outras determinações e observações efetuadas por ocasião da coleta devem ser também repetidas e anotadas Preparar uma série de concentrações com volumes de 100 ml em balões volumétricos, de acordo coma série geométrica apresentada na Tabela:

8 SÉRIE DE DILUIÇÕES PARA TESTE COM EFLUENTES LÍQUIDOS PARTES DA ÁGUA DE DILUIÇÃO PARTES DE EFLUENTES FATOR DE DILUIÇÃO (UT) CONCENTRAÇÃO % , , , , , , , ,78 O número de soluções-teste e a faixa de concentração a ser utilizada dependerá da toxicidade do efluente. Normalmente utilizam-se 4 a 6 concentrações e um controle com água de diluição Medir o ph, OD, temperatura e salinidade de cada solução-teste e da água de diluição que será usada como controle e anotar na Ficha de Controle (Anexo 2) 13.3 DESENVOLVIMENTO DO TESTE Preparar 2 a 3 béqueres de 25 ml com um volume de 100 ml para cada réplica e para o controle Transferir 10 nauplius para cada béquer contendo soluções-teste, usando uma pipeta Pasteur, iniciando pelo controle até a maior concentração Incubar um câmara de DBO por 24 horas a 24 ºC 1 ºC Ao final de 24 horas medir o ph, OD, temperatura e salinidade e como auxílio de uma lupa estereoscópica, contar o número de organismos mortos em cada réplica e concentração. Anotar esses dados na Ficha de Controle. 14. RESULTADOS 14.1 DETERMINAÇÃO DA CENO E UT A A CENO é determinada diretamente dos dados de mortes observadas no teste e, a UT A, pelo fator de diluição correspondente, em número inteiro. Ex.: CENO = 12,5% UT A = 8

9 14.2 VALIDADE DOS RESULTADOS O teste será considerado válido se obedecer aos seguintes critérios: - a porcentagem de mortalidade ao final do teste, nos recipientes controle não exceder a 10%; - a LC 50 (24h) do Dodecil Sulfato de Sódio situada entre 16 mg/l e 28 mg/l; - a concentração de oxigênio dissolvido no final do teste deve ser maior que 2 mg/l na menor concentração com 100% de mortalidade dos nauplius RELATÓRIO Devem constar no relatório de teste as seguintes informações: a) método utilizado; b) identificação da amostra testada; c) data da realização do teste; d) água de diluição da amostra; e) origem e número do lote de Artemia salina; f) condições físico-químicas do teste e da amostra; g) a faixa crítica (0% - 100% mortalidade); h) os dados confirmando a validade dos resultados:. CL 50 (24 horas) do DSS;. porcentagem de mortalidade no controle;. conteúdo de oxigênio dissolvido na menor concentração com 100% de mortalidade. qualquer modificação durante o teste 15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15.1 VANHAECKE, P & PERSOONE, G. The Arc-Test: a standardized short-term routine toxicity test with Artemia Nauplius. Methodology and evaluation. Ecotoxicological testing for the marine environment. Brendene, v Report on a intercalibration exercise on a short-term standard toxicity teste with Artemia Nauplii (arc-test); INSERM acute aquatic ecotoxicological tests, 1981.v.106.

10 ANEXO 1 INCUBAÇÃO DOS CISTOS E OBTENÇÃO DOS NAUPLIUS DE Artemia salina. Colocar 0,1 g de cistos em um béquer especial (figura 1), próprio para hidratação e separação dos nauplius, com 1 litro de água do mar sintética (item 10) previamente aerada. Incubar, sem aeração em uma câmara de DBO com temperatura controlada a 24 ºC 1 ºC, por um período de 24 horas, na ausência de luz, para que os ovos sofram um processo de hidratação e eclosão. Retirar o béquer da câmara e separar os nauplius recém eclodidos dos cistos (ovos) não eclodidos e das cascas vazias, com o auxílio de uma caixa de separação (figura 2) e uma lâmpada. Transferir estes nauplius para um béquer comum de 500 ml com mais ou menos 200 ml de água do mar sintética, abrindo rápida e gentilmente a torneira do béquer de separação, em intervalos de mais ou menos 10 min. Dessa forma os nauplius, respondendo ao comportamento de fototactismo positivo, se aproximam do ponto de luz, próximo da torneira de vidro (figuras 1 e 2). Os nauplius separados no béquer de 500 ml devem retornar à câmara de DBO, por mais 24 horas na ausência de luz. Depois deste período estarão prontos para o teste. Para a realização de cerca de 20 testes, 100 mg de cistos (ovos) de boa qualidade e com alta tava de eclosão, fornecem uma quantidade de nauplius suficiente.

11 ANEXO 2 ANVERSO

12 ANEXO 2 VERSO

13

14

MF-456.R-0 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO AGUDO LETAL CAUSADO POR EFLUENTES LÍQUIDOS EM PEIXES DA ESPÉCIE BRACHYDANIO RERIO - MÉTODO ESTÁTICO.

MF-456.R-0 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO AGUDO LETAL CAUSADO POR EFLUENTES LÍQUIDOS EM PEIXES DA ESPÉCIE BRACHYDANIO RERIO - MÉTODO ESTÁTICO. MF-456.R-0 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO AGUDO LETAL CAUSADO POR EFLUENTES LÍQUIDOS EM PEIXES DA ESPÉCIE BRACHYDANIO RERIO - MÉTODO ESTÁTICO. Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 3 077, de 25

Leia mais

MF-431.R-1 - MÉTODO TURBIDIMÉTRICO PARA DETERMINAÇÃO DE SULFATO

MF-431.R-1 - MÉTODO TURBIDIMÉTRICO PARA DETERMINAÇÃO DE SULFATO MF-431.R-1 - MÉTODO TURBIDIMÉTRICO PARA DETERMINAÇÃO DE SULFATO Notas: Revisão aprovada pela Deliberação CECA nº 0102, de 04 de setembro de 1980. Publicada no DOERJ de 18 de setembro de 1980. 1. OBJETIVO

Leia mais

MF-0419.R-1 - MÉTODO COLORIMÉTRICO DE DETERMINAÇÃO DE CIANETO TOTAL

MF-0419.R-1 - MÉTODO COLORIMÉTRICO DE DETERMINAÇÃO DE CIANETO TOTAL MF-0419.R-1 - MÉTODO COLORIMÉTRICO DE DETERMINAÇÃO DE CIANETO TOTAL Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 0042 de 04 de janeiro de 19. Publicado no DOERJ de 16 de março de 1979. 1. OBJETIVO O objetivo

Leia mais

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções;

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções; AULA 5 Preparo e diluição de soluções OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D

RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D QUESTÃO 27 O técnico do laboratório pesou uma pequena barra de alumínio em uma balança cuja incerteza é ± 0,1 g e o valor obtido

Leia mais

Protocolo experimental

Protocolo experimental Protocolo experimental As Artémias também precisam de higiene diária? Enquadramento Teórico Ao longo dos tempos, a contaminação química de origem antropogénica tem vindo sucessivamente a aumentar nos ecossistemas

Leia mais

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS AULA 3 Soluções: preparo e diluição OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL).

MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL). MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL). Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 686, de 25 de julho de 1985. Publicada no DOERJ de 14 de julho de 1985. 1. OBJETIVO O objetivo

Leia mais

MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA "POUR PLATE"

MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA POUR PLATE MF-0407.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE COLÔNIAS DE BACTÉRIAS QUE PRECIPITAM O FERRO (FERROBACTÉRIAS), PELA TÉCNICA "POUR PLATE" Notas: Aprovado pela Deliberação CECA n 3.966, de 16 de janeiro de 2001

Leia mais

Efeito da Concentração do Cloreto de Sódio na Eclosão de Dáfnias

Efeito da Concentração do Cloreto de Sódio na Eclosão de Dáfnias Efeito da Concentração do Cloreto de Sódio na Eclosão de Dáfnias Nuno Lapa e Rui Barbosa Universidade Nova de Lisboa (UNL) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) Unidade de Biotecnologia Ambiental (UBiA)

Leia mais

1. PREPARO DE SOLUÇÕES E TITULAÇÃO

1. PREPARO DE SOLUÇÕES E TITULAÇÃO 1. PREPARO DE SOLUÇÕES E TITULAÇÃO I. INTRODUÇÃO Solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias. A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na

Leia mais

MF-612.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM SUSPENSÃO NO AR POR COLORIMETRIA

MF-612.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM SUSPENSÃO NO AR POR COLORIMETRIA MF-612.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM SUSPENSÃO NO AR POR COLORIMETRIA 1. OBJETIVO Definir o método de determinação de nitratos em suspensão no ar, por colorimetria, utilizando 2,4 dimetilfenol

Leia mais

Concentração de soluções e diluição

Concentração de soluções e diluição Concentração de soluções e diluição 1. Introdução Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais espécies de substâncias moleculares ou iônicas. É um tipo especial de mistura, em que as partículas

Leia mais

MF-0418.R-1 - MÉTODO TITULOMÉTRICO DE DETERMINAÇÃO DE CIANETO TOTAL

MF-0418.R-1 - MÉTODO TITULOMÉTRICO DE DETERMINAÇÃO DE CIANETO TOTAL MF-0418.R-1 - MÉTODO TITULOMÉTRICO DE DETERMINAÇÃO DE CIANETO TOTAL Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 042 de 04 de janeiro de 1979 Publicado no DOERJ de 16 de março de 1979 1. OBJETIVO O objetivo

Leia mais

M-0445.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA SALINIDADE PELO MÉTODO DE MOHR-KNUDSEN

M-0445.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA SALINIDADE PELO MÉTODO DE MOHR-KNUDSEN M-0445.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA SALINIDADE PELO MÉTODO DE MOHR-KNUDSEN Notas: Aprovado pela Deliberação CECA n 0424, de 24 de fevereiro de 1983 Publicado no DOERJ de 13 de maio de 1983 1. OBJETIVO

Leia mais

MF-0428.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE FENÓIS (AMINO ANTIPIRINA)

MF-0428.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE FENÓIS (AMINO ANTIPIRINA) MF-0428.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE FENÓIS (AMINO ANTIPIRINA) Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 0045, de 01 de fevereiro de 1979. Publicado no DOERJ de 25 de abril de 1979. 1. OBJETIVO O objetivo

Leia mais

MF-439.R-1 - MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DBO.

MF-439.R-1 - MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DBO. MF-439.R-1 - MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DBO. Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 0192, de 28 de maio de 1981. Publicada no DOERJ de 08 de agosto de 1981. 1. OBJETIVO

Leia mais

MF-1050.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DERIVADOS DA CUMARINA, POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE)

MF-1050.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DERIVADOS DA CUMARINA, POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) MF-1050.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DERIVADOS DA CUMARINA, POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 1249, de 01 fevereiro de 1988 Publicado no DOERJ

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 05 SOLUÇÕES: MISTURAS - PARTE 1

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 05 SOLUÇÕES: MISTURAS - PARTE 1 QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 05 SOLUÇÕES: MISTURAS - PARTE 1 1 2 80 100 ml 40 + 100 ml 80 40 100 ml 80 40 C 1 V 1 + C 2V 2 = C 3 V3 M V + M V = M V 1 1 2 2 3 3 1 2 80 100 ml 40 + 100 ml 80 40 100 ml 80 40

Leia mais

Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações.

Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações. EXPERIMENTO 2 Preparação e Padronização de Soluções OBJETIVOS Rever os conceitos de concentração de soluções. Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações. Exercitar

Leia mais

E SE UM BLOOM DE CIANOBACTÉRIAS TE BATESSE À PORTA?

E SE UM BLOOM DE CIANOBACTÉRIAS TE BATESSE À PORTA? E SE UM BLOOM DE CIANOBACTÉRIAS TE BATESSE À PORTA? Com a colaboração de: Piedade Barros Maria do Rosário Martins Escola Superior Tecnologias da Saúde do Porto - Porto TRABALHOS Efectuar uma cultura laboratorial

Leia mais

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Mol Medidas em química analítica É a quantidade de uma espécie química que contém 6,02x10 23 partículas

Leia mais

MF-0451.R-0 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO CAUSADO POR AGENTES TÓXICOS SOBRE A RESPIRAÇÃO DE BACTÉRIAS DA ESPÉCIE Pseudomonas putida

MF-0451.R-0 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO CAUSADO POR AGENTES TÓXICOS SOBRE A RESPIRAÇÃO DE BACTÉRIAS DA ESPÉCIE Pseudomonas putida MF-0451.R-0 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO EFEITO CAUSADO POR AGENTES TÓXICOS SOBRE A RESPIRAÇÃO DE BACTÉRIAS DA ESPÉCIE Pseudomonas putida Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 3110, de 01 de março de

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 16 CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES 1.

Leia mais

AULA PRÁTICA 4 Série de sólidos

AULA PRÁTICA 4 Série de sólidos SANEAMENTO AMBIENTAL EXPERIMENTAL TH 758 DHS PPGERHA - UFPR AULA PRÁTICA 4 Série de sólidos 1. Série de sólidos Resíduos ou sólidos são todas as matérias suspensas ou dissolvidas na água, provenientes

Leia mais

PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO PADRÃO POP

PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO PADRÃO POP 1 Objetivo Determinar a concentração de íons s através das técnicas de íon seletivo 2 Aplicação Página 1 de 6 Este Método é aplicável a água potável,águas (superficiais e subterrâneas), e efluentes(domésticos

Leia mais

EFEITO DA POLUIÇÃO NA ECLOSÃO DE QUISTOS DE ARTÉMIA

EFEITO DA POLUIÇÃO NA ECLOSÃO DE QUISTOS DE ARTÉMIA EFEITO D POLUIÇÃO N ECLOSÃO DE QUISTOS DE RTÉMI PÚBLICO Este protocolo enquadra- -se nas Áreas Curriculares de Ciências Naturais do º Ciclo do Ensino Básico e de Biologia (12º ano) do Ensino Secundário.

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS (FOLIN-CIOCALTEU) - ESPECTROFOTOMETRIA

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS (FOLIN-CIOCALTEU) - ESPECTROFOTOMETRIA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS (FOLIN-CIOCALTEU) - ESPECTROFOTOMETRIA MATERIAIS Reagentes Carbonato de sódio P.A. (PM= 106) Reagente Folin Ciocalteu Padrão de ácido gálico anidro (PM= 170,2)

Leia mais

MF-613.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE METAIS EM PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO NO AR POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA

MF-613.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE METAIS EM PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO NO AR POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA MF-613.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE METAIS EM PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO NO AR POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA 1 - OBJETIVO Definir o método de determinação de metais contidos em partículas

Leia mais

Titulação de cálcio e magnésio no leite com EDTA. Ilustrar: Titulação por retorno Titulação complexométrica, com EDTA

Titulação de cálcio e magnésio no leite com EDTA. Ilustrar: Titulação por retorno Titulação complexométrica, com EDTA TRABALHO PRÁTICO Titulação de cálcio e magnésio no leite com Ilustrar: Titulação por retorno Titulação complexométrica, com PARTE EXPERIMENTAL Procedimento para determinação do teor de cálcio mais magnésio

Leia mais

I) Comparação da precisão em medidas volumétricas

I) Comparação da precisão em medidas volumétricas EXPERIMENTO 1 PROCEDIMENTOS DE LABORATÓRIO MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA I) Comparação da precisão em medidas volumétricas Procedimento Experimental Materiais necessários: bureta de 50 ml (1);

Leia mais

MF-441.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE (MÉTODO TITULOMÉTRICO COM INDICADOR)

MF-441.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE (MÉTODO TITULOMÉTRICO COM INDICADOR) MF-441.R-1 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA (MÉTODO TITULOMÉTRICO COM INDICADOR) Notas: Aprovado pela Deliberação CECA n 0313, de 01 de julho de 1982 Publicado no DOERJ de 25 de agosto de 1982 1. OBJETIVO Determinação

Leia mais

Lista de Exercício. Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 2 Ano Data de entrega: 04/03/2016. Concentração Comum

Lista de Exercício. Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 2 Ano Data de entrega: 04/03/2016. Concentração Comum Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 2 Ano Data de entrega: 04/03/2016 Lista de Exercício Concentração Comum 1- Num balão volumétrico de 250 ml adicionam-se 2,0g de sulfato de amônio sólido; o

Leia mais

CERTIFICADO DE ANÁLISE Nº SÉRIE AG

CERTIFICADO DE ANÁLISE Nº SÉRIE AG CERTIFICADO DE ANÁLISE Nº. 5454 SÉRIE AG AVALIAÇÃO DA BIODEGRADABILIDADE IMEDIATA DO PRODUTO DETERGENTE Solicitante: Waldenir B. Lichtenthaler/Limp Brilho Rodovia Celso Garcia CID, 2710 Jardim Silvino

Leia mais

SOLICITANTE: EXECUTADO POR:

SOLICITANTE: EXECUTADO POR: 1 ENSAIO ECOTOXICOLÓGICO COM O EXTRATO AQUOSO DO PRODUTO EGS MOP ABSORVENT UTILIZANDO Mysidopsis juniae (CRUSTACEA-MYSIDA) SOLICITANTE: ENVIROGLOBAL SOLUTIONS LLC 457 West 57 th St. Suite 1509 New York,

Leia mais

mol / kg de água do mar NaCl 0,4186 MgCl 2 0,0596 Na 2 SO 4 0,02856

mol / kg de água do mar NaCl 0,4186 MgCl 2 0,0596 Na 2 SO 4 0,02856 QUESTÕES DE EXAME 5 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Preparação e padronização de soluções

Preparação e padronização de soluções INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano 1º Semestre) Trabalho Prático nº 2 Preparação e padronização de soluções

Leia mais

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo Realização experimental a microescala (baseado no protocolo de Williamson 1 ) A reacção entre o butan-1-ol e o ácido acético glacial (ou ácido etanoico)

Leia mais

1 Extração Líquido-Líquido

1 Extração Líquido-Líquido Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Curitiba Departamento de Química _ Extração Líquido-Líquido Disciplina: Práticas de Química Orgânica Materiais e Reagentes Mesa

Leia mais

Aula prática 1: Materiais de laboratório, exatidão e precisão. 1. Material de laboratório

Aula prática 1: Materiais de laboratório, exatidão e precisão. 1. Material de laboratório Aula prática 1: Materiais de laboratório, exatidão e precisão 1. Material de laboratório 1.1.Material de vidro o Tubo de ensaio utilizado para efetuar reações químicas em pequena escala. o Béquer recipiente

Leia mais

RESINA FENÓLICA PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENOL LIVRE

RESINA FENÓLICA PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENOL LIVRE SUMÁRIO Método de Ensaio Folha : 1 de 5 1_ Objetivo 2_ Princípio do método 3_ Definição 4_ Aparelhagem / reagentes 5_ Execução do ensaio 6_ Resultados 7_ Anexo A 1_ OBJETIVO 1.1_ Esta recomendação prescreve

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: SÉRIE:3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

MÉTODO DE ANÁLISE LL-WM 80 L NOVO PROCESSO PARA ANODIZAÇÃO DO ALUMÍNIO. Procedimento para a padronização da solução de Sulfato Cérico 0,1N

MÉTODO DE ANÁLISE LL-WM 80 L NOVO PROCESSO PARA ANODIZAÇÃO DO ALUMÍNIO. Procedimento para a padronização da solução de Sulfato Cérico 0,1N Reagentes Necessários Solução de Ácido Sulfúrico 50% Solução de Sulfato Cérico 0,1 N Solução de Ácido Oxálico 0,1 N Solução de Sulfato Ferroso de Amônia (F.A.S.), 0,1 N Solução Ferroin como indicador Modo

Leia mais

Padronizar uma solução aquosa de hidróxido de sódio 0,1mol/L para posteriormente determinar a acidez de amostras.

Padronizar uma solução aquosa de hidróxido de sódio 0,1mol/L para posteriormente determinar a acidez de amostras. Pág. 1 de 6 I - OBJETIVOS Padronizar uma solução de ácido clorídrico 0,1mol/L para posterior determinação de pureza de amostras alcalinas. Padronizar uma solução aquosa de hidróxido de sódio 0,1mol/L para

Leia mais

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA 1. Objetivos Após a realização desta aula experimental, espera-se que o graduando do curso de Química

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Química Química Analítica Experimental Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Alunos:

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Química Química Analítica Experimental Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Alunos: Alunos: DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ TOTAL EM BEBIDAS 1. Padronizar a solução de NaOH 0,1 mol.l -1 com biftalato de potássio (P.M. KHC8H4O4 = 204). Lembre-se de calcular a massa de biftalato de potássio para

Leia mais

SÍNTESE DO 1-BROMOBUTANO Procedimento experimental a microescala (adaptado de Williamson, Minard & Masters 1 )

SÍNTESE DO 1-BROMOBUTANO Procedimento experimental a microescala (adaptado de Williamson, Minard & Masters 1 ) SÍNTESE DO 1-BROMOBUTANO Procedimento experimental a microescala (adaptado de Williamson, Minard & Masters 1 ) Introdução O 1-bromobutano é um halogeneto alquílico primário (alquilo primário) e, por isso,

Leia mais

AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta

AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta 3 AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta REAGENTES: Solução de permanganato de potássio 0,02 mol L -1,

Leia mais

MATERIAIS PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO FATOR DA SOLUÇÃO DE AZUL DE METILENO POR TITULAÇÃO COM SOLUÇÃO DE CLORETO TITANOSO (TiCl 3 )

MATERIAIS PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO FATOR DA SOLUÇÃO DE AZUL DE METILENO POR TITULAÇÃO COM SOLUÇÃO DE CLORETO TITANOSO (TiCl 3 ) Padronização Folha : 1 de 6 SUMÁRIO 1_ Objetivo 2_ Princípio do método 3_ Aparelhagem 4_ Procedimento 1_ OBJETIVO 1.1_ Esta recomendação prescreve o método de fatoração da solução de azul de metileno utilizada

Leia mais

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo:

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: ASSISTENTE DE LABORATÓRIO 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: a) Acelerar a

Leia mais

AULA PRÁTICA Nº / Maio / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE CARBOIDRATOS

AULA PRÁTICA Nº / Maio / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE CARBOIDRATOS AULA PRÁTICA Nº - 08 05 / Maio / 2016 Profª Solange Brazaca FUNDAMENTO: DETERMINAÇÃO DE CARBOIDRATOS Este método baseia-se na propriedade que alguns açúcares apresentam em reduzir o Cu+2 (Íon Cúprico)

Leia mais

PORCENTAGEM DE CIMENTO POR TITULAÇÃO QUÍMICA

PORCENTAGEM DE CIMENTO POR TITULAÇÃO QUÍMICA PORCENTAGEM DE CIMENTO POR TITULAÇÃO QUÍMICA C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 008 09/2014 T 008 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico ARTERIS

Leia mais

TB DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2ºTRIMESTRE DE 2016 PROF: LUCIA SÉRIE: 2º EM TURMA: A-B-C LEVE ESTA FOLHA PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO- 29/08/2016

TB DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2ºTRIMESTRE DE 2016 PROF: LUCIA SÉRIE: 2º EM TURMA: A-B-C LEVE ESTA FOLHA PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO- 29/08/2016 TB DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2ºTRIMESTRE DE 2016 PROF: LUCIA SÉRIE: 2º EM TURMA: A-B-C LEVE ESTA FOLHA PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO- 29/08/2016 OBS: a) O trabalho deverá ser entregue no dia da prova de recuperação(8/09/2016)

Leia mais

Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

Prof a. Dr a. Luciana M. Saran HCl 0,1N FCAV/UNESP CURSO: Agronomia DISCIPLINA: Química Analítica Fundamentos da Análise Titrimétrica (Volumétrica) NaOH 0,1N Prof a. Dr a. Luciana M. Saran Fenolftaleína 1 ANÁLISE TITRIMÉTRICA O QUE

Leia mais

VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO: DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO

VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO: DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO: DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO A volumetria de precipitação envolve a reação na qual forma-se um produto de baixa solubilidade. Sua principal aplicação

Leia mais

SOLUÇÕES Folha 1.14 João Roberto Fortes Mazzei

SOLUÇÕES Folha 1.14 João Roberto Fortes Mazzei 1) Solução salina normal é uma solução aquosa de cloreto de sódio, usada em medicina porque a sua composição coincide com aquela dos fluídos do organismo. Sabendo-se que foi preparada pela dissolução de

Leia mais

Protocolo experimental

Protocolo experimental Protocolo experimental E se a salinidade se alterar? Enquadramento Teórico Todos os animais necessitam de condições ambientais favoráveis à sua sobrevivência e manutenção. Parâmetros como por exemplo a

Leia mais

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa 4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa A cepa de Rhodococcus ruber empregada nos experimentos, como biossorvente, foi fornecida pela Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia André Toselo (São

Leia mais

MF-0427.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE FÓSFORO TOTAL (DIGESTÃO COM HNO 3 + HClO 4 E REAÇÃO COM MOLIBDATO DE AMÔNIO E ÁCIDO ASCÓRBICO)

MF-0427.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE FÓSFORO TOTAL (DIGESTÃO COM HNO 3 + HClO 4 E REAÇÃO COM MOLIBDATO DE AMÔNIO E ÁCIDO ASCÓRBICO) MF-0427.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE FÓSFORO TOTAL (DIGESTÃO COM HNO 3 + HClO 4 E REAÇÃO COM MOLIBDATO DE AMÔNIO E ÁCIDO ASCÓRBICO) Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 0424, de 24 de fevereiro

Leia mais

IT-045.R-2 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS FEEMA (MF)

IT-045.R-2 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS FEEMA (MF) IT-045.R-2 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS FEEMA (MF) Notas: Aprovada pela Deliberação CECA/CN nº 3.962, de 16 de janeiro de 2001. Publicada no DOERJ de 23 de janeiro de 2001. 1 OBJETIVO

Leia mais

Classificação das Soluções Aquosas e Coeficiente de Solubilidade

Classificação das Soluções Aquosas e Coeficiente de Solubilidade Classificação das Soluções Aquosas e Coeficiente de Solubilidade 1. (UERJ) O gráfico a seguir, que mostra a variação da solubilidade do dicromato de potássio na água em função da temperatura, foi apresentado

Leia mais

QUÍMICA FARMACÊUTICA II

QUÍMICA FARMACÊUTICA II 2016-2017 QUÍMICA FARMACÊUTICA II MÓDULO DE QUÍMICA FARMACÊUTICA INORGÂNICA SÉRIE LABORATORIAL Aulas 2 e 3 Monografia KBr (Farmacopeia Portuguesa 9) PLANO DAS AULAS LABORATORIAIS 2 e 3 (Q.F. Inorgânica):

Leia mais

Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3 964, de 16 de janeiro de 2001 Publicada no DOERJ de 23 de janeiro de 2001

Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3 964, de 16 de janeiro de 2001 Publicada no DOERJ de 23 de janeiro de 2001 MF-404.R-4 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP) DE COLIFORMES TOTAIS EM AMOSTRAS DE ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO, PELA TÉCNICA DOS TUBOS MÚLTIPLOS Notas: Aprovada pela Deliberação

Leia mais

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Actividade nº 2 Protocolo Experimental Data: 9/10/2008 Duração: 135 min Actividade laboratorial: Preparação

Leia mais

QUI-110 LABORATÓRIO DE ELETROQUÍMICA II / 2011 ROTEIRO DE LABORATÓRIO

QUI-110 LABORATÓRIO DE ELETROQUÍMICA II / 2011 ROTEIRO DE LABORATÓRIO Apostila de QUI 110 1 QUI-110 LABORATÓRIO DE ELETROQUÍMICA II / 2011 ROTEIRO DE LABORATÓRIO FUNDAMENTOS DA ELETROQUÍMICA PRÁTICA 1: Construção de eletrodos e células eletroquímicas a) Montar eletrodos

Leia mais

REAGENTES H 2 C N CH 2 CH 2 N CH 2

REAGENTES H 2 C N CH 2 CH 2 N CH 2 PRÁTICA 2 DETERMINAÇÃ DE CÁLCI EM LEITE Metodologia de análise: Volumetria de Complexação MATERIAIS Bureta de 25 ml Béquer 100 e 250 ml Erlenmeyer de 250 ml Proveta de 50 ml Balão volumétrico 100 ml Pipetas

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento ANEXO II DESCRIÇÕES E QUANTITATIVOS MODELO DE PROPOSTA 01 Álcool etílico 95% PA Frasco com 1000 ml UN 08 02 Álcool etílico absoluto PA 99,5% mín. FRASCO COM 1000 ML 03 Barrilete em plástico PVC, com torneira.

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE TITRIMÉTRICA (Volumétrica)

TÍTULO: ANÁLISE TITRIMÉTRICA (Volumétrica) Componente Curricular: Química dos Alimentos Prof. Barbosa e Prof. Daniel 4º Módulo de Química Procedimento de Prática Experimental Competências: Identificar as propriedades dos alimentos. Identificar

Leia mais

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Soluções básicas servem para a dissolução de gorduras sólidas que obstruem tubulações das cozinhas. O hidróxido de sódio é um exemplo, pois reage com gorduras e gera produtos solúveis. Qual a massa

Leia mais

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA Tópicos de Química Experimental Débora Alvim/ Willian Miguel BÉQUER OU BECHER É de uso geral em laboratório: Serve para fazer reações entre soluções Dissolver

Leia mais

Aula 4 PREPARO DE SOLUÇÕES. META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções.

Aula 4 PREPARO DE SOLUÇÕES. META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções. PREPARO DE SOLUÇÕES META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: Fornecer conhecimento necessário para o preparo de soluções. Calcular a concentração

Leia mais

Por que escrever um relatório ou um resumo científico?

Por que escrever um relatório ou um resumo científico? Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 2 Elaboração de Relatório Científico Prof. Isac G. Rosset Por que escrever um relatório ou um resumo científico? Prof. Isac G.

Leia mais

INCERTEZA DE MEDIÇÃO EM ENSAIOS DE ECOTOXICIDADE COM Artemia sp.

INCERTEZA DE MEDIÇÃO EM ENSAIOS DE ECOTOXICIDADE COM Artemia sp. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Química INCERTEZA DE MEDIÇÃO EM ENSAIOS DE ECOTOXICIDADE COM Artemia sp. Roberta L. Santos Neves Joseneide M. da S. Antonio Roberta L.

Leia mais

Práticas de Química Geral QB71J

Práticas de Química Geral QB71J PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA BACHARELADO EM QUÍMICA / LICENCIATURA

Leia mais

conhecida como molaridade é redefinida como concentração em quantidade de matéria. A quantidade de matéria do soluto (nsoluto anteriormente chamada nu

conhecida como molaridade é redefinida como concentração em quantidade de matéria. A quantidade de matéria do soluto (nsoluto anteriormente chamada nu SEGURANÇA E TÉCNICA DE LABORATÓRIO AULA 03: CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES TÓPICO 02: UNIDADES DE CONCENTRAÇÃO Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias. Uma destas substâncias é chamada

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE ATIVIDADE EXPERIMENTAL N o 1 DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE Materiais: 01 balão volumétrico

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS INTRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS: Na 2 CO 3 SODA CÁUSTICA NaOH CLORO Essas substâncias estão entre as mais importantes das indústrias

Leia mais

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Inicialmente foram realizadas algumas determinações para avaliar o efeito da concentração de KCl na mobilidade eletroforética das partículas de hidróxido de cromo para a determinação

Leia mais

PORCENTAGEM DE ÓXIDO DE CÁLCIO (CaO) EM CAL HIDRATADA

PORCENTAGEM DE ÓXIDO DE CÁLCIO (CaO) EM CAL HIDRATADA PORCENTAGEM DE ÓXIDO DE CÁLCIO (CaO) EM CAL HIDRATADA C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 001-13 09/2014 T 001-13 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS

SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS QFL0230 2014 SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS CLASSIFICAÇÃO! reagent-grade, grau de pureza analítico, p.a. de acordo com o comitê de reagents da ACS (American Chemical Society);

Leia mais

4) Balão Volumétrico: Recipiente calibrado de precisão, utilizado no preparo de soluções de concentrações definidas. PROVETA OU CILINDRO GRADUADO 5) P

4) Balão Volumétrico: Recipiente calibrado de precisão, utilizado no preparo de soluções de concentrações definidas. PROVETA OU CILINDRO GRADUADO 5) P QUÍMICA I AULA 03: MATÉRIA E MEDIDAS TÓPICO 01: MEDIDAS EM QUÍMICA: MASSA E VOLUME 1.1 MEDIDAS EM QUÍMICA: MASSA E VOLUME OBJETIVOS: 1. Identificar os principais equipamentos e recipientes volumétricos;

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina. Soluções e cálculos de soluções

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina. Soluções e cálculos de soluções Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula Soluções e cálculos de soluções Prof. Isac G. Rosset Isac G. Rosset -UFPR Mistura vs Composto Mistura Os componentes podem ser

Leia mais

LCE QUÍMICA INORGÂNICA E ANALÍTICA AULAS PRÁTICAS

LCE QUÍMICA INORGÂNICA E ANALÍTICA AULAS PRÁTICAS LCE 108 - QUÍMICA INORGÂNICA E ANALÍTICA AULAS PRÁTICAS OBJETIVO DA DISCIPLINA Introdução aos métodos clássicos e instrumentais de análise química, aplicados a ciências agrárias, abordando aspectos teóricos

Leia mais

4. Reagentes e Metodologia Analítica

4. Reagentes e Metodologia Analítica 4. Reagentes e Metodologia Analítica 4.1. Reagente para os testes de oxidação Os reagentes P.A empregados durante os testes de oxidação foram: KCN (Merck) NaOH (Vetec) H 2 SO 4 (Vetec) H 2 O 2 (Peróxidos

Leia mais

Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar?

Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar? 20 Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar? E20-1 o que necessitas cloreto de sódio sólido com grau de pureza analítico cromato de potássio sólido um balão de diluição de 100 ml dois

Leia mais

MATERIAIS PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO ÓXIDO DE FERRO

MATERIAIS PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO ÓXIDO DE FERRO Folha : 1 de 5 SUMÁRIO 1_ Objetivo 2_ Princípio do método 3_ Definição 4_ Aparelhagem / reagentes 5_ Execução do ensaio 6_ Padronização da solução de dicromato de potássio 0,05 N 7_ Resultados 1_ OBJETIVO

Leia mais

Classificação Solução Colóide Suspensão Exemplo: açúcar na água, sal de cozinha na água, álcool hidratado.

Classificação Solução Colóide Suspensão Exemplo: açúcar na água, sal de cozinha na água, álcool hidratado. Química - Unidade 5 de 12: GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Conteúdo 10: Dispersões (definição,classificação, e características) Habilidade e competência: Identificar a diferença entre dispersões,

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 24 DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 24 DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 24 DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES solvente m c v m c v Como pode cair no enem (UERJ) Uma suspensão de células animais em um meio isotônico adequado apresenta volume igual a 1 L e concentração

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 03 SOLUÇÕES: INTRODUÇÃO - PARTE 3

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 03 SOLUÇÕES: INTRODUÇÃO - PARTE 3 QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 03 SOLUÇÕES: INTRODUÇÃO - PARTE 3 Fixação 1) (PUC) No preparo de solução alvejante de tinturaria, 521,5g de hipoclorito de sódio são dissolvidos em água suficiente para 10,0 litros

Leia mais

PROVA FINAL DE QUÍMICA ANALÍTICA 1 /2015 Departamento de Química - Setor de Química Analítica

PROVA FINAL DE QUÍMICA ANALÍTICA 1 /2015 Departamento de Química - Setor de Química Analítica PROVA FINAL DE QUÍMICA ANALÍTICA 1 /2015 Departamento de Química - Setor de Química Analítica *Obs: Esta prova vale 23 pontos, pois tem um bônus de 3 pontos em uma questão extra.* Boa Prova!!! Nome do

Leia mais

AULA PRÁTICA Nº / Março / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE TANINOS

AULA PRÁTICA Nº / Março / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE TANINOS AULA PRÁTICA Nº - 02 03 / Março / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE TANINOS FUNDAMENTO: Os taninos são determinados segundo metodologia descrita por Price, Hagerman e Buther (1980), que utiliza

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Departamento de Físico-Química SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli edsont@iqsc.usp.br Monitor: Dr. Wanderson Oliveira

Leia mais

INTRODUÇÃO A TITULAÇÃO

INTRODUÇÃO A TITULAÇÃO Introdução a Analise Química I sem/2018 Profa Ma Auxiliadora - 1 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

E S T U D O D E U M E L É C T R O D O S E L E T I V O D E I Ã O N I T R A T O

E S T U D O D E U M E L É C T R O D O S E L E T I V O D E I Ã O N I T R A T O E S T U D O D E U M E L É C T R O D O S E L E T I V O D E I Ã O N I T R A T O OBJETIVO Pretende-se com este trabalho experimental que os alunos avaliem as características de um eléctrodo sensível a ião

Leia mais

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa Semana 19 Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa EXERCÍCIOS DE AULA 1. Para determinar a pureza de uma amostra de ácido sulfúrico (H2SO 4), uma analista dissolveu 14,0 g do ácido

Leia mais

QUIO95 - Análises Volumétricas II semestre 2018

QUIO95 - Análises Volumétricas II semestre 2018 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO95 - Análises Volumétricas II semestre 2018 Preparo e padronização da solução de NaOH Profa. Maria

Leia mais

AULA PRÁTICA Nº / Fevereiro / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C

AULA PRÁTICA Nº / Fevereiro / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C AULA PRÁTICA Nº - 01 25 / Fevereiro / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C FUNDAMENTO: O teor de ácido Ascórbico pode ser determinado pelo método de Tillmans que é um método titulométrico.

Leia mais

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Síntese I ( p-red) Nitrobenzeno Anilina Acetanilida p-nitro Acetanilida p-nitro Anilina p-red 1- OBTENÇÃO DA ANILINA -Estanho -Àcido clorídrico

Leia mais

BIOENSAIOS COM ORGANISMOS AQUÁTICOS... Ecotoxicologia Ana Morbey - 16/06/04 Instituto do Ambiente

BIOENSAIOS COM ORGANISMOS AQUÁTICOS... Ecotoxicologia Ana Morbey - 16/06/04 Instituto do Ambiente Bioensaios COM ORGANISMOS AQUÁTICOS... 2 ORGANISMOS-TESTE Vibrio fischeri (bactéria) Daphnia magna (microcrustáceo) Thamnocephalus platyurus (microcrustáceo) Artemia franciscana (no caso de amostras salinas)

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 23 UNIDADES DE CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 23 UNIDADES DE CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 23 UNIDADES DE CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES Como pode cair no enem (ENEM) Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase, prepara-se uma solução. O mesmo

Leia mais