Teoria da Comunicação. UNISALESIANO Aula 5: A Escola de Frankfurt

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Comunicação. UNISALESIANO Aula 5: A Escola de Frankfurt"

Transcrição

1 Teoria da Comunicação UNISALESIANO Aula 5: A Escola de Frankfurt

2 Origem A Escola de Frankfurt (Instituto de Pesquisa Social afiliado à Universidade de Frankfurt) foi criada em 1923 por Max Horkheimer e outros teóricos e fechada pelo nazismo, o que resultou em uma emigração de pesquisadores para a Universidade de Columbia (Estados Unidos), entre eles Horkheimer, Leo Löwenthal e Theodor Adorno. O instituto foi reaberto em O conceito da indústria cultural, criado por Horkheimer e Adorno, remete a produção de cultura como mercadoria (MATTELARD, 1999) através do uso de tecnologias, com a mesma racionalidade técnica e domínio dos meios de produção da fabricação de automóveis em série, padronizados numa cultura de massa. A importância da Escola de Frankfurt é a de expressar a crítica dialética materialista marxista sobre a produção de bens culturais a partir da compreensão das contradições da sociedade, da economia política e das crises econômicas.

3 Para os teóricos da Escola da Frankfurt, a indústria cultural representa a derrocada da cultura porque transforma o ato cultural em valor e suprime a função crítica, dissolvendo laços de uma experiência autêntica (MATTELARD. 1999, p. 78).

4 Estudar os fenômenos da mídia e da cultura na era da técnica é importante para a investigação do modo de vida contemporâneo (RÜDIGER; IN: HOHLFELDT; MARTINO; FRANÇA, 2001)

5 Indústria cultural é definida como a prática social de produção cultural e intelectual orientada em função das possibilidades de consumo de mídia enquanto máquina de publicidade (RÜDIGER)

6 Dialética do Iluminismo Horkheimer e Adorno criticam o autoritarismo da indústria cultural na obra Dialética do Iluminismo (1944) em um contexto pós-guerra. De acordo com os teóricos, nas sociedades capitalistas a população é mobilizada para manter o sistema econômico e social através do consumo estético massificado. Assim o conteúdo libertador da arte é freado e em vez do conhecimento emancipador, as comunicações reproduzem a ordem social dominante. Os tempos modernos criaram a ideia de que não apenas somos livres como podemos construir uma sociedade capaz de permitir a todos uma vida justa e realização individual. No entanto, as contradições internas deste projeto, transformaram os meios do iluminismo progressista em expressões de barbárie tecnológica. Para Horkheimer e Adorno, a enxurrada de informações, desperta e idiotiza pessoas (HOHLFELDT; MARTINO; FRANÇA).

7 A pesquisa crítica A principal característica das pesquisas conduzidas pela Escola de Frankfurt é a criticidade. Os estudos realizados por integrantes da escola que analisam fenômenos sociais da sociedade americana, nos anos 30 e 40 não revitalizaram o funcionalismo mas são fundamentais para a compreensão da nova sociedade de massa, com o crescimento do rádio, da televisão e do cinema. Todas as meras técnicas de pesquisa, de dados objetivos vedam a si próprias a possibilidade de verdade. É necessário libertar-se deste tipo de pesquisa. (HORKHEIMER;ADORNO, 1956). Para estes pesquisadores, a indústria cultural é um sistema que harmoniza filmes, rádios e semanários entre si.

8 A perda da aura Entusiasta da experiência soviética de cinema, rádio e artes gráficas e simpático à tecnologia como instrumento de democratização da cultura e que acabaria com a alienação do trabalho, tornando os bens acessíveis e o homem livre da espoliação, Walter Benjamin analisa que em uma sociedade capitalista, a tecnologia resulta em experiências padronizadas e empobrecidas pela exploração desses meios pelo capital. Para o teórico, os produtos da indústria cultural não são em si mesmos obras de arte, ao contrário da pintura, peça teatral. Apenas substituem a presença única por uma existência em série, como no cinema de Walt Disney que traz histórias que exaltam o individualismo e valores capitalistas. Benjamin, faz crítica sobre a perda da aura da cultura na era da reprodutividade técnica (1933) dos produtos culturais facilmente reproduzidos, com o risco de padronização para elevar a rentabilidade econômica e o controle social.

9 O que a indústria cultural oferece de novo não é mais que a representação, sob formas diferentes, de algo que é sempre igual (ADORNO, IN: WOLF, 2003). É a indústria dos best sellers, excluindo o que é novo.

10 O indivíduo na era da indústria cultural: Aquilo que outrora os filósofos chamavam vida, reduziu-se à esfera do privado e, posteriormente, a do consumo puro e simples (ADORNO, IN: WOLF, 2003). Esta nova sociedade é sempre vencedora e o indivíduo não passa de um fantoche manipulado pelas normas sociais (falta de pensamento crítico). Divertir-se significa estar de acordo, significa sempre não dever pensar, esquecer a dor mesmo onde essa dor é exibida. Na sua base, está a impotência. É efetivamente fuga; não, como se pretende, fuga da feia realidade, mas da última ideia de resistência que a realidade pode ainda ter deixado (HORKHEIMER; ADORNO).

11 O produto cultural Os teóricos da Escola de Frankfurt analisam que a leitura de livros com enredos secundários traz um jogo narrativo. Mas na cultura do best seller, o leitor e o espectador do filme policial televisivo sabe com absoluta certeza como se chega ao fim da história. Adorno critica a música ligeira porque despoja o ouvinte da espontaneidade e fomenta reflexos condicionados (easy listening). Em seu estudo sobre programas musicais no rádio, o teórico conceitua o rebaixamento da arte ao estado de ornamento da vida cotidiana, direcionando críticas à música americana que reforçava o status quo da sociedade e não uma resistência cultural. Para os expoentes europeus, a televisão é produção de mediocridade, de inércia intelectual. A divisão do conteúdo da tv em gêneros (comédia, drama, notícias) cria formas rígidas e aproxima a audiência de um modelo estabelecido de expectativas.

12 Efeitos: a dimensão única O professor da Universidade da Califórnia, Herbert Marcuse, membro da Escola de Frankfurt, permanece nos EUA com o fim da II Guerra Mundial. É um crítico da cultura burguesa que, sob a aparência de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, manifesta-se em uma irracionalidade que subjuga o indivíduo, em vez de libertá-lo, porque reduz o discurso e o pensamento a uma dimensão única, em uma sociedade unidimensional e sem espaço para o pensamento crítico que poderia ser reconciliado com uma revolução completa da ciência e da técnica. Para o teórico, todo o potencial da ciência está voltado apenas para a reprodução do sistema de dominação e de sujeição (MATTELARD, 1999).

13 A expansão do american way of life e a americanização da cultura brasileira a partir dos anos 40

14 Não tem tradução (Noel Rosa, 1933) O cinema falado é o grande culpado da transformação Dessa gente que sente que um barracão prende mais que o xadrez Lá no morro, seu eu fizer uma falseta A Risoleta desiste logo do francês e do Inglês A gíria que o nosso morro criou Bem cedo a cidade aceitou e usou Mais tarde o malandro deixou de sambar, dando pinote Na gafieira dançar o Fox-Trote Essa gente hoje em dia que tem a mania da exibição Não entende que o samba não tem tradução no idioma francês Tudo aquilo que o malandro pronuncia Com voz macia é brasileiro, já passou de português Amor lá no morro é amor pra chuchu As rimas do samba não são "I love you" E esse negócio de "alô", "alô boy" e "alô Johnny" Só pode ser conversa de telefone..

15 A colonização da esfera pública em Habermas As conquistas e liberdades foram concebidas na esfera pública da sociedade, com indivíduos se reúnem para discutir e decidir sobre interesses comuns. Na sociedade de massa, a esfera pública foi colonizada pelo consumismo promovido pelos interesses mercantis e propaganda manipuladora de partidos políticos e estados liberais (democracias capitalistas). Habermas vê o eclipse da figura do cidadão pela figura do consumidor e contribuinte.

16 Apocalípticos X Integrados O teórico italiano Umberto Eco divide os teóricos americanos em duas vertentes na obra Apocalípticos e Integrados, de 1964, em discussões sobre cultura popular, cultura de massa e indústria cultural. Para os apocalípticos, o novo fenômeno da indústria cultural é uma ameaça para cultura e a democracia, padronizando e pasteurizando manifestações diversas em série. Para os integrados, a produção em série é uma democratização do acesso a milhões a essa nova cultura do lazer, vulgarizada em suas mais diversas formas mas considerada como sinal do progresso. Edward Shils distingue a cultura superior (refinada) com temas sérios e problemas importantes, com uma riqueza de sentimentos; a cultura medíocre é mais imitativa, como a comédia musical; e a cultural brutal, com conteúdo simbólico mais pobre, com pouca criação original.

17 Quanto mais dura e complicada é a vida moderna, mais as pessoas se sentem tentadas a agarrar-se a clichês que parecem conferir uma certa ordem para aquilo que, de outra forma, seria incompreensível (ADORNO, 1954)

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser Sociologia CULTURA E IDEOLOGIA Falseamento da realidade Karl Marx IDEOLOGIA Gramsci Visão de mundo Louis Althusser Aparelhos ideológicos IDEOLOGIA Falseamento da realidade Século XIX Democracia Liberdade

Leia mais

Introdução à Literatura

Introdução à Literatura L.E. Semana 3 Sexta Feira Introdução à Literatura Gênero Lírico Gênero Lírico Lírico vem do latim lyricu e quer dizer lira, um instrumento musical grego. Áudio: Musique de la Gréce Antique Épitaphe de

Leia mais

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 A Escola de Frankfurt Em 1923, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Herbert

Leia mais

Material de AULA AO VIVO. 2. (Enem)

Material de AULA AO VIVO. 2. (Enem) 1. (UFTM) Sobre a tira, analise as afirmativas. I - Pode- se identificar, no último quadrinho, a fala de um nordestino, exemplo de variedade linguística regional. II - É apresentada uma visão estereotipada

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL AULA: 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL AULA: 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL AULA: 02 CULTURA 2 Cultura Do latim cultura, cultivar, cuidar. 3 Cultura - Edward Burnett Tylor São práticas e ações

Leia mais

Cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia

Cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia Cultura e ideologia Vivemos num mundo de comunicações. Vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, contatamos pessoas por e-mail, Whatsapp, Facebook, lemos jornais e revistas, ouvimos rádio. Estamos

Leia mais

A escola de Frankfurt. Profª Karina Oliveira Bezerra

A escola de Frankfurt. Profª Karina Oliveira Bezerra A escola de Frankfurt Profª Karina Oliveira Bezerra Uma teoria crítica contra a opressão social Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt,

Leia mais

6 Cultura e ideologia

6 Cultura e ideologia 6 Cultura e ideologia Unidade Vivemos num mundo de comunicações. Vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, contatamos pessoas por e mail, MSN ou sites de relacionamento, lemos jornais e revistas,

Leia mais

Meios de comunicação de massa

Meios de comunicação de massa Meios de comunicação de massa O que são meios de comunicação de massa? Talvez, hoje, a pergunta deva ser contrária: existe algum meio de comunicação que não seja de massa? Se todos os meios de comunicação

Leia mais

Ciências Humanas e suas Tecnologias Sociologia. Professor Elson Junior

Ciências Humanas e suas Tecnologias Sociologia. Professor Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias Sociologia Professor Elson Junior Santo Antônio de Pádua, junho de 2017 Histórico Teoria Crítica 1923 abertura do Instituto de Pesquisa Social, por Félix Weil, filiado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS I 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do departamento de Filosofia Código: FLF0278 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Luiz Repa Carga horária: 120h

Leia mais

Projeto de Recuperação Semestral 2ª Série EM

Projeto de Recuperação Semestral 2ª Série EM Série/Ano: 2ª série Filosofia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL Nome: Nº 2ª Série Data: / / 2016 Professor: Alexandre Final Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 pontos e você não assimilou

Leia mais

Capítulo 10. Modernidade x Pós - Modernidade. O mal estar científico e o mal estar social

Capítulo 10. Modernidade x Pós - Modernidade. O mal estar científico e o mal estar social Capítulo 10 Modernidade x Pós - Modernidade O mal estar científico e o mal estar social Modernidad e As transformações sociais e políticas tornaram o século XIX um cenário de mudanças. Duas grandes revoluções

Leia mais

Alerta, companheiro!

Alerta, companheiro! Alerta, companheiro! A UU L AL A M Ó D U L O 25 Hilda desligou o telefone com uma das mãos, mas continuou com o fone ao ouvido. A sua cabeça rodava. Tinha quase certeza de que só podia ser engano. Uma

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Teoria das Ciências Humanas II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Luiz Repa CÓDIGO: HF396 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H.

Leia mais

Unidade: Introdução à Sociologia

Unidade: Introdução à Sociologia Unidade: Introdução à Sociologia Construção do conhecimento em sociologia Senso comum: conjunto de opiniões, recomendações, conselhos, práticas e normas fundamentadas na tradição, nos costumes e vivências

Leia mais

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA Caio Felipe Varela Martins 1 Universidade Estadual de Paraíba (UEPB) INTRODUÇÃO O seguinte texto aborda as dificuldades

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO PERSPECTIVAS HISTÓRICAS 2016/1

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO PERSPECTIVAS HISTÓRICAS 2016/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CENTRO DE ARTES - UFES - CAMPUS DE GOIABEIRAS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Disciplina: Semestre: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO PERSPECTIVAS

Leia mais

AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil)

AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil) CULTURA POPULAR CULTURA ERUDITA E CULTURA INDUSTRIAL AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil) Antonio

Leia mais

Aula 22. A Escola de Frankfurt

Aula 22. A Escola de Frankfurt Aula 22 A Escola de Frankfurt O COMEÇO O pensamento alemão, seja qual for a tonalidade ideológica que assumiu, dominou grande parte do cenário intelectual ocidental entre 1850 e 1950; Última representante

Leia mais

Sociabilidade e socialização. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31)

Sociabilidade e socialização. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) Sociabilidade e socialização Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 Sociedade humana O atributo das sociedade humanas não diz respeito tão somente ao fato de que são formadas por pessoas,

Leia mais

ESCOLA DE FRANKFURT E A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE

ESCOLA DE FRANKFURT E A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE 1 DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA SOCIOLOGIA PROFESSOR: ANTÔNIO LIMA DA ANUNCIAÇÃO JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com) ESCOLA DE FRANKFURT E A TEORIA

Leia mais

Disciplina de Sociologia. Prof. Renan Borges

Disciplina de Sociologia. Prof. Renan Borges Disciplina de Sociologia Prof. Renan Borges O que é cultura? Tudo aquilo que o homem cria, consciente ou inconscientemente, para se relacionar com outros homens (idiomas, instituições, normas), com o meio

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL Como pode cair no enem? (UERJ) Geração Coca-Cola Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês nos empurraram

Leia mais

Fábio Konder Comparato

Fábio Konder Comparato Fábio Konder Comparato Contrato: - Forma Social que se funda a partir do relacionamento entre individuos mediado por objeto-mercadoria (material e/ou imaterial) Sujeito Objeto - Sujeito (decorrente da

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

A análise do trecho da canção indica um tipo de interação entre o indivíduo e o espaço. Essa interação explícita na canção expressa um processo de

A análise do trecho da canção indica um tipo de interação entre o indivíduo e o espaço. Essa interação explícita na canção expressa um processo de 1. (Enem) O meu lugar, Tem seus mitos e seres de luz, É bem perto de Oswaldo Cruz, Cascadura, Vaz Lobo, Irajá. O meu lugar, É sorriso, é paz e prazer, O seu nome é doce dizer, Madureira, ia, Iaiá. Madureira,

Leia mais

O que se investigou nesse trabalho foi como a arquitetura contribuiu e tem

O que se investigou nesse trabalho foi como a arquitetura contribuiu e tem 140 CONCLUSÃO O que se investigou nesse trabalho foi como a arquitetura contribuiu e tem contribuído tanto para o estabelecimento quanto para a afirmação da Indústria Cultural, definida e analisada por

Leia mais

Escola de Frankfurt (em alemão: Frankfurter Schule) refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista

Escola de Frankfurt (em alemão: Frankfurter Schule) refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista ESCOLA DE FRANKFURT Escola de Frankfurt (em alemão: Frankfurter Schule) refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista e associada com o Instituto para Pesquisa Social da Universidade

Leia mais

O CINEMA COMO (IM)POSSIBILIDADE FORMATIVA

O CINEMA COMO (IM)POSSIBILIDADE FORMATIVA O CINEMA COMO (IM)POSSIBILIDADE FORMATIVA FRANCO, Renata Rosa (PPGE/FE/UFG) rrosa_f@yahoo.com.br ROURE, Susie Amâncio G. (PPGE/FE/UFG)(orient.) susie@terra.com.br Órgão financiador: bolsa CNPq Palavras-chave:

Leia mais

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DARIO PINHEIRO

SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA 2 ANO PROF. DARIO PINHEIRO SOCIOLOGIA 2 ANO PROF. DARIO PINHEIRO ENSINO MÉDIO PROF. JOSINO MALAGUETA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Cultura e transformações 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1 Conteúdos Cultura de Massa ou Indústria

Leia mais

Teoria da Comunicação. Unisalesiano Aula 6: Estudos Culturais

Teoria da Comunicação. Unisalesiano Aula 6: Estudos Culturais Teoria da Comunicação Unisalesiano Aula 6: Estudos Culturais Efeitos da indústria cultural A corrente de pesquisa Estudos Culturais, desenvolvida a partir dos anos 60 na Inglaterra, tem sua origem nos

Leia mais

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis".

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis. Immanuel Kant Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis". Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - FAFICH DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - COM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - FAFICH DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - COM Disciplina: Teorias da Comunicação Código: COM663 Turma: Carga horária: 60 horas/aula Créditos: 04 (quatro) Classificação: OB Curso: Comunicação Social Pré-requisito: COM027 Período Letivo: 2017/1 Aulas:

Leia mais

Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias. Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali

Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias. Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali Crescimento da Sociedade de Massa e Indústria das Mídias Sociologia da comunicação - Aula 3 Profa. Carol casali Relacionada à produção em larga escala e padronizada de bens de consumo; Metáfora que explica

Leia mais

Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr. Silvio Pinto Ferreira Júnior. Revisão Textual: Profa. Dra. Eliana Pantoja

Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr. Silvio Pinto Ferreira Júnior. Revisão Textual: Profa. Dra. Eliana Pantoja 3 Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr. Silvio Pinto Ferreira Júnior Revisão Textual: Profa. Dra. Eliana Pantoja 5 Escola de Frankfurt Mídia e Comunicação O Que é Ideologia Cultura e Industria Cultural

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E DOS OBJETIVOS Parte I: Questões Centrais em Educação

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E DOS OBJETIVOS Parte I: Questões Centrais em Educação Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e ciências Humanas Departamento de História Disciplina: FLH0423 - A Escola no Mundo Contemporâneo Períodos: 2ª-feiras - Noturno 3ª-feiras - Vespertino

Leia mais

GILDEMAR SOCIOLOGIA CULTURA E IDEOLOGIA PAZ NA ESCOLA

GILDEMAR SOCIOLOGIA CULTURA E IDEOLOGIA PAZ NA ESCOLA GILDEMAR SOCIOLOGIA CULTURA E IDEOLOGIA PAZ NA ESCOLA 2 Vivemos num mundo de comunicações. Vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, contatamos pessoas por e-mail, MSN ou sites de relacionamento,

Leia mais

(TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO / NC-UFPR / 2014) PORTUGUÊS

(TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO / NC-UFPR / 2014) PORTUGUÊS PORTUGUÊS DADOS E OS NOVOS JORNALISMOS A internet não mudou apenas a forma como absorvemos a informação, mudou a própria informação. E continua mudando, neste exato momento, até o que entendemos por jornalismo.

Leia mais

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca, de indivíduo para indivíduo, de todos

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

ESCOLA DE FRANKFURT (E A INDÚSTRIA CULTURAL)

ESCOLA DE FRANKFURT (E A INDÚSTRIA CULTURAL) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. Todo exemplo citado em aula é, meramente,

Leia mais

O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA

O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA Marco Aurélio Rodrigues Freitas. O papel da mulher na publicidade e propaganda no Brasil das primeiras décadas do século XX. Análise das mudanças da

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

O show dos reality shows

O show dos reality shows O show dos reality shows Roberto Elísio dos Santos * CASTRO, Cosette. Por que os reality shows conquistam audiência? São Paulo: Paulus, 2006. (Questões Fundamentais da Comunicação, 7) O escritor inglês

Leia mais

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA 2015 Introdução A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se

Leia mais

UERJ º Exame (Questões 46, 50, 52, 53, 54, 57 e 60)

UERJ º Exame (Questões 46, 50, 52, 53, 54, 57 e 60) 1º Exame (Questões 46, 50, 52, 53, 54, 57 e 60) 1. (Questão 46) Diversas experiências históricas da sociedade brasileira interferiram nas variações dos fluxos imigratórios nos séculos XIX e XX. Para o

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA I Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos Industrialização e Imperialismo Heranças africanas A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa

Leia mais

IX SEMANA ACADÊMICA DE

IX SEMANA ACADÊMICA DE PROBLEMAS FILOSÓF ICOS DA CONTEMPORANEIDADE Theodor Adorno: Uma reflexão crítica sobre a obra de arte Luciana Vieira de Lima - UNICENTRO O artigo abordará a perspectiva adorniana sobre o caráter da obra

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

A História da Psicologia Social

A História da Psicologia Social Então estamos falando de duas Psicologias Sociais? A História da Psicologia PSICOLOGIA SOCIAL I PROFA. DRA. ROSANA CARNEIRO TAVARES Psicologia Tradicional: descreve, nomeia e conceitua os fenômenos psicossociais,

Leia mais

Resenha Especiaria n 19.indd 343 Especiaria n 19.indd 343 6/11/ :13:09 6/11/ :13:09

Resenha Especiaria n 19.indd 343 Especiaria n 19.indd 343 6/11/ :13:09 6/11/ :13:09 Resenha Especiaria n 19.indd 343 6/11/2009 08:13:09 RESENHA Sobre a liberdade da expressão Imaculada Kangussu E-mail: lkangassu@gmail.com Palavras-chave: Adorno. Expressão. Liberdade. Especiaria n 19.indd

Leia mais

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber Prof. Robson Vieira 1º ano Karl Marx Karl Marx Fazia uma critica radical ao capitalismo; Suas teorias foram além das obras e das universidades; Ativista do movimento

Leia mais

4 Poder, política e Estado

4 Poder, política e Estado Unidade 4 Poder, política e Estado Desde o século XVIII, o termo sociedade ou sociedade civil era usado em contraposição a Estado. A ideia de separação entre sociedade e Estado prejudicou a compreensão

Leia mais

16 de julho de 1969 Rádio de Frankfurt. Hellmut Becker Diretor do Instituto de Pesquisas Educacionais da Sociedade Max Planck/Berlim

16 de julho de 1969 Rádio de Frankfurt. Hellmut Becker Diretor do Instituto de Pesquisas Educacionais da Sociedade Max Planck/Berlim 16 de julho de 1969 Rádio de Frankfurt Hellmut Becker Diretor do Instituto de Pesquisas Educacionais da Sociedade Max Planck/Berlim Profa. Ketiuce Ferreira Silva www.ketiuce.com.br EXPLORANDO ALGUNS TÓPICOS

Leia mais

A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO. Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge

A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO. Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge MEDIA ALTERNATIVOS Conceitos: Desafiam formas capitalistas dominantes

Leia mais

Música Popular 1 Contemporânea: industrialização e suas conseqüências para o músico

Música Popular 1 Contemporânea: industrialização e suas conseqüências para o músico Música Popular 1 Contemporânea: industrialização e suas conseqüências para o músico Anderson Lucas Novaes Isadora Caixeta O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo da produção musical popular

Leia mais

Marx, Adorno e o Fetichismo da Mercadoria e da Música

Marx, Adorno e o Fetichismo da Mercadoria e da Música Marx, Adorno e o Fetichismo da Mercadoria e da Música Erisvaldo Souza Jean Isídio dos Santos O consumidor real torna-se consumidor de ilusões. A mercadoria é essa ilusão efetivamente real, e o espetáculo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003301A - Introdução às Ciências Sociais Docente(s) Otavio Barduzzi Rodrigues da Costa Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Artefatos culturais e educação...

Artefatos culturais e educação... Artefatos culturais e educação... USO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFª. JOICE ARAÚJO ESPERANÇA Vídeos: artefatos culturais? Vídeos Filmes Desenhos animados documentários Propagandas Telenovelas

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Sociologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Thais de Freitas Morais EMENTA

Leia mais

Profa. Dra. Carolina Mandaji

Profa. Dra. Carolina Mandaji Profa. Dra. Carolina Mandaji cfernandes@utfpr.edu.br força aglutinadora e estabilizadora dentro de uma determinada linguagem, um certo modo de organizar as ideias, meios e recursos expressivos, suficientemente

Leia mais

Representações sociais de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos da disciplina de História no ensino fundamental brasileiro

Representações sociais de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos da disciplina de História no ensino fundamental brasileiro Representações sociais de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos da disciplina de História no ensino fundamental brasileiro João José Saraiva da Fonseca Objetivo Analisar as representações sociais

Leia mais

O drama da existência

O drama da existência O drama da existência O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões.

Leia mais

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 7007 Sociologia do Racionalismo - 04 créditos Semestre: 2008.2

Leia mais

UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine

UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine UM NOVO PARADIGMA Para compreender o mundo de hoje Autor: Alain Touraine PROFESSOR : Arnoldo Hoyos ALUNA Alessandra Libretti O autor Sumário Introdução Parte I Quando falávamos de nos em termos sociais

Leia mais

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital Teoria da Comunicação Unisalesiano Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital O espaço público em escala planetária A multiplicação das comunicações promovidas por ONGs e associações da sociedade civil

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Maria Helena ABEGÃO Data:11-7-11

Leia mais

Interbits SuperPro Web. Gabarito: Resposta da questão 1: [A]

Interbits SuperPro Web. Gabarito: Resposta da questão 1: [A] Gabarito: Resposta da questão 1: [A] A arte organiza-se pelo sistema capitalista e, consequentemente, funciona como peça através da qual se manipula o interesse do público e se justifica como a reprodução

Leia mais

Janela Indiscreta. Acossado. Cidadão Kane. Um corpo que cai

Janela Indiscreta. Acossado. Cidadão Kane. Um corpo que cai Janela Indiscreta Acossado Um corpo que cai Cidadão Kane Os sonhadores Cinema Paradiso Donnie Darko Veludo Azul Relatos Selvagens Adeus, Lenin! Carga explosiva 007 Busca implacável Os mercenários Velozes

Leia mais

16 Congresso de Iniciação Científica

16 Congresso de Iniciação Científica 16 Congresso de Iniciação Científica CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA DO LAZER A PARTIR DOS AUTORES CLÁSSICOS AS CONTRIBUIÇÕES DE ADORNO, T.W., HORKHEIMER, M., MARCUSE, H., BENJAMIN, WALTER Autor(es) RENATA MORAIS

Leia mais

A construção do conhecimento em Sociologia

A construção do conhecimento em Sociologia A construção do conhecimento em Sociologia Senso Comum o senso comum diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional que se fundamenta na tradição, nos costumes e vivências cotidianas

Leia mais

Diálogos Teóricos sobre Comunicação 1. Noemi Correa BUENO 1 Universidade Estadual Paulista (UNESP/FAAC), Bauru, SP

Diálogos Teóricos sobre Comunicação 1. Noemi Correa BUENO 1 Universidade Estadual Paulista (UNESP/FAAC), Bauru, SP Diálogos Teóricos sobre Comunicação 1 Noemi Correa BUENO 1 Universidade Estadual Paulista (UNESP/FAAC), Bauru, SP RESUMO A comunicação consiste em um importante campo para ciência social, uma vez que impacta

Leia mais

SOCIOLOGIA. Cultura e sociedade

SOCIOLOGIA. Cultura e sociedade SOCIOLOGIA Cultura e sociedade Conceito de cultura A cultura é parte fundamental no processo de socialização do homem, uma vez que o torna um ser social. Para entender como os grupos se organizam na sociedade,

Leia mais

HISTORICIDADE DA IDEOLOGIA: DE CONCEITO CRÍTICO A CONCEITO ADAPTADO

HISTORICIDADE DA IDEOLOGIA: DE CONCEITO CRÍTICO A CONCEITO ADAPTADO HISTORICIDADE DA IDEOLOGIA: DE CONCEITO CRÍTICO A CONCEITO ADAPTADO Ítalo Alessandro Lemes Silva (Mestrando) italo.filosofia@gmail.com, Veralúcia Pinheiro (Orientadora) veraluciapinheiro27@gmail.com Universidade

Leia mais

Carlos Ramos/ Luis Altable

Carlos Ramos/ Luis Altable O MUNICIPALISMO LIBERTÁRIO: UMA ALTERNATIVA AO MUNICIPALISMO CAPITALISTA Carlos Ramos/ Luis Altable 1. O sistema capitalista como gerador da crise de liberdade, de justiça social e económica e da crise

Leia mais

HISTÓRIA E DIREITO. DIREITOS PARA QUEM? Profa. Me. Érica Rios

HISTÓRIA E DIREITO. DIREITOS PARA QUEM? Profa. Me. Érica Rios HISTÓRIA E DIREITO. DIREITOS PARA QUEM? Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE É O HOMEM SER HUMANO? Igualdade entre humanos Dignidade da pessoa humana Reflexividade e racionalidade Capacidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA. Teorias Sociológicas do Século XX

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA. Teorias Sociológicas do Século XX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: 105724 TOPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA 9: Teorias Sociológicas do Século XX Professor: Prof. Dr. Sergio B.

Leia mais

Maria Luiza Costa

Maria Luiza Costa 45 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Maria Luiza Costa m_luiza@pop.com.br Brasília-DF 2008 46 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Resumo Maria Luiza Costa 1 m_luiza@pop.com.br Este trabalho pretende

Leia mais

Período de Inscrições: 09 a 13 de Janeiro de 2012

Período de Inscrições: 09 a 13 de Janeiro de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura Telefone: (16) 3306.6550 E-mail: ppglitufscar@gmail.com Rodovia Washington Luis,

Leia mais

Programa de Formação Sindical

Programa de Formação Sindical Programa de Formação Sindical Caros companheiros do SINASEFE, Apresentamos a seguir uma proposta de formação para ser apreciada pelos (as) companheiros (as). Saudações, Coordenação Nacional do ILAESE Curso:

Leia mais

A estrutura social e as desigualdades

A estrutura social e as desigualdades 3 A estrutura social e as desigualdades O termo classe é empregado de muitas maneiras. Sociologicamente, ele é utilizado na explicação da estrutura da sociedade capitalista, que tem uma configuração histórico-estrutural

Leia mais

Marx e as Relações de Trabalho

Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho 1. Segundo Braverman: O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão

Leia mais

EDUCAÇÃO: OS SENTIDOS DE AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

EDUCAÇÃO: OS SENTIDOS DE AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EDUCAÇÃO: OS SENTIDOS DE AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO Zuzy dos Reis Pereira Juliana de Castro Chaves RESUMO: Este trabalho pretende ressaltar a importância de se realizar a educação moral vinculada

Leia mais

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. Maria Lúcia Santaella Braga (Catanduva, 13 de agosto de 1944). Pesquisadora brasileira e professora titular

Leia mais

1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser

1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser 1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser incapaz de ficar sem ele por mais de um dia é a origem da chamada nomofobia, contração de no

Leia mais

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA Profº Ney Jansen Sociologia Ao problematizar a relação entre indivíduo e sociedade, no final do século XIX a sociologia deu três matrizes de respostas a essa questão: I-A sociedade

Leia mais

Manuel Bandeira, Evocação do Recife (fragmento), publicado em Estrela da vida inteira.

Manuel Bandeira, Evocação do Recife (fragmento), publicado em Estrela da vida inteira. A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na língua errada do povo Língua certa do povo Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil Ao passo que nós O que fazemos

Leia mais

Os Sociólogos Clássicos Pt.2

Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual

Leia mais

Unidade. A estrutura social e as desigualdades

Unidade. A estrutura social e as desigualdades Unidade 3 A estrutura social e as desigualdades O termo classe é empregado de muitas maneiras. Sociologicamente, ele é utilizado na explicação da estrutura da sociedade capitalista, que tem uma configuração

Leia mais

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 9: O Desenvolvimento dos meios de comunicação e seus contextos

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 9: O Desenvolvimento dos meios de comunicação e seus contextos Teoria da Comunicação Unisalesiano Aula 9: O Desenvolvimento dos meios de comunicação e seus contextos Origens: as séries e novelas de TV têm sua origem em novelas radiofônicas que foram criadas a partir

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

O que a mídia não falou sobre o caso Marielle? Ter, 20 de Março de :02

O que a mídia não falou sobre o caso Marielle? Ter, 20 de Março de :02 Para sabermos mais sobre a cobertura dos meios de comunicação diante da execução da vereadora Marielle Franco, do PSOL, e do motorista Anderson Gomes, no centro do Rio de Janeiro, entrevistamos a professora

Leia mais

RÁDIOS COMUNITÁRIAS E CIDADANIA: CONTRAPONTOS À INDÚSTRIA CULTURAL 1

RÁDIOS COMUNITÁRIAS E CIDADANIA: CONTRAPONTOS À INDÚSTRIA CULTURAL 1 RÁDIOS COMUNITÁRIAS E CIDADANIA: CONTRAPONTOS À INDÚSTRIA CULTURAL 1 Maria Ivete Trevisan FOSSÁ 2 Kalliandra Quevedo CONRAD 3 Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS Resumo O presente trabalho

Leia mais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Ref.: Capítulo XXI, vol. 3, de O Capital de Karl Marx e cap. 1 de A finança mundializada de François Chesnais 1 Economia Vulgar É bem conhecida a duplicidade

Leia mais