PROCESSOS ANAFÓRICOS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSOS ANAFÓRICOS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 PROCESSOS ANAFÓRICOS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Lutiane Schramm Cugik (FURB-Universiade Regional de Blumenau) Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB Universidade Regional de Blumenau) RESUMO: A produção escrita é uma atividade de interação que coloca em prática os conhecimentos dos mecanismos linguísticos. Dentre os vários mecanismos existentes, utilizase o processo chamado anafórico que é determinante para que haja coesão e progressão em um texto. Este artigo busca refletir e analisar os processos anafóricos nos textos de alunos do ensino fundamental. Para tanto, neste estudo, serão analisadas algumas narrativas produzidas pelos alunos de uma das 6ª séries do ensino fundamental. O presente artigo é parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Regional de Blumenau (FURB), cujo subprojeto de Letras inserido neste programa tem como finalidade estudar os princípios de organização dos sistemas de escrita a fim de possibilitar ao licenciando a compreensão da base teórica, buscando uma ação mais sólida de docência através da elaboração da proposta de produção de textos. Das três escolas que participam do projeto, foram feitas as coletas de dados em apenas uma das escolas. Para fazer essas análises foi entregue aos estudantes uma sequência de figuras solicitando que produzissem uma narrativa, totalizando 173 produções escritas. A partir dessas produções textuais foram feitas as análises indicando as principais dificuldades por eles apresentados, na escrita no que se refere aos processos anafóricos. Nas primeiras conclusões, pode-se observar que as ações como as do PIBID propiciam uma reflexão sobre o trabalho em sala de aula, nesse caso, sobre a utilização dos mecanismos de referenciação como mostram as análises, despertando a importância deste artigo quanto ao conhecimento teórico para refletir, não as falhas das narrativas produzidas pelos alunos, mas sim, como eles produzem um texto, analisar os problemas e o quanto é preciso construir conhecimentos no que diz respeito à construção de sentidos para melhorar a produção textual dos estudantes do ensino fundamental. Palavras-chave: Anafóricos. Produção Escrita. Narrativas. Ensino Fundamental.

2 1 INTRODUÇÃO O desenvolvimento das teorias linguísticas tem contribuído muito para a reorganização e reflexão das práticas docentes da língua portuguesa, em particular nas teorias da escrita. Conforme Bortoni-Ricardo (2004) existe uma preocupação com o ato de ensinar e aprender a escrever. Professores buscam aprimorar e inovar as aulas de português visando aos conhecimentos da língua na produção textual, em lugar do ensino tradicional da norma padrão. O ato de escrever não se limita em empregar as palavras corretamente seguindo as normas da gramática normativa, ou transcrever a teoria de outros, mas sim, de forma a interagir com os leitores. Esta compreensão de escrita, na atualidade, é discutida na formação de professores. O presente artigo é parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, da Universidade Regional de Blumenau FURB, cujo objetivo geral é incentivar e qualificar a formação de docentes na área da educação básica. O subprojeto de Letras inserido neste Programa tem como finalidade estudar os princípios básicos de organização do sistema de escrita. Dentro deste subprojeto foi feito um estudo sobre narrativas como base para fazer as análises propostas. Este artigo busca refletir e analisar os processos anafóricos nos textos de alunos do ensino fundamental. Para tanto, neste estudo, serão analisadas algumas narrativas produzidas pelos alunos de uma das 6ª séries do ensino fundamental. Das três escolas que participam do projeto, foram feitas as coletas de dados em apenas uma das escolas. Para fazer essas análises foi entregue aos estudantes uma sequência de figuras solicitando que produzissem uma narrativa, totalizando 173 produções escritas. A partir dos textos foram analisadas as seguintes categorias: título, forma inicial, introdução de cenário, personagem, anafóricos, conectores e articuladores, relação de causa e efeito, número de episódios e final. Considerando os limites para este artigo, optou-se pela análise de anafóricos sendo escolhidos aleatoriamente quatro textos, digitados exatamente da mesma forma que foram escritos pelos alunos para a análise proposta neste artigo. O objetivo deste artigo é refletir e analisar a produção escrita desses alunos, atendo-se ao aspecto da construção de sentidos no que se refere aos processos anafóricos. A proposta é explorar o ato de escrever, partindo de um estudo sobre sua definição, caracterização e análise dos textos diagnosticando as aprendizagens e dificuldades dos alunos em relação à referenciação das narrativas produzidas.

3 O artigo inicia com um estudo sobre produção escrita, procurando explicar como é construído esse conhecimento no processo cognitivo do estudante, seguido de teorias sobre os processos anafóricos dentro de uma produção textual como base para as análises. Em seguida, o leitor terá contato com os textos produzidos pelos alunos e suas respectivas análises e conclusões. 2 RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ESCRITA, LEITURA E INTERPRETAÇÃO A língua, conforme Bagno (2007) é um sistema vivo que se transforma, que se destrói e se reconstrói com o passar do tempo e com a influência da sociedade que a fala. Dentro da língua existem as chamadas variações linguísticas que decorrem entre interlocutores, conforme o contexto e os fatores extralinguísticos como regiões geográficas, faixa etária, sexo, classe social, grau de escolaridade, entre outros. Esses fatores contribuem para que a língua esteja em movimento atingindo os falantes e sendo atingida por eles. Isso significa, conforme Bortoni-Ricardo (2004), que não se fala exatamente como se escreve, mas de fato, existe uma cobrança por parte da sociedade em que vivemos, para que a fala chegue o mais perto possível da escrita, como se a fala e a escrita fossem uma o espelho da outra. As pessoas que vivem em sociedades com uma longa tradição escrita, com uma história literária de muitos séculos e um sistema educacional organizado se acostumaram a ter uma idéia de língua muito influenciada por todas essas instituições. Para elas, só merece o nome de língua um conjunto muito particular de pronúncias, de palavras e de regras gramaticais que foram cuidadosamente selecionadas para compor o que vamos chamar nesse livro aqui de norma-padrão, isto é, o modelo de língua certa, de bem falar que, nessas sociedades, constitui uma espécie de tesouro nacional, de patrimônio cultural que, assim como as florestas, os rios, a flora, a fauna e os monumentos arquitetônicos, precisaria ser preservado da ruína e da extinção... (BAGNO, 2007, p. 35) A principal função da escola é desenvolver o processo cognitivo da criança inserindo-a no mundo da escrita, inserindo os sujeitos em novos eventos de letramento, tornando-o capaz de utilizar a linguagem escrita de forma a atender às exigências de comunicação prestigiada na sociedade. Por isso a necessidade do professor em entender como acontece esse processo. Por isso cabe à escola levar os alunos a se apoderar também das regras lingüísticas que gozam de prestígio, a enriquecer o seu repertório lingüístico, de modo a permitir a eles o acesso pleno à maior gama possível de recursos para que possam adquirir uma competência comunicativa cada vez mais ampla e diversificada sem que nada disso implique a desvalorização de sua própria variedade lingüística, adquirida nas relações sociais dentro de sua comunidade. (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 9)

4 Podemos compreender que, cada pessoa tem uma forma de ler, escrever e interpretar. Kato (1995) não acredita que a escrita se caracteriza de forma única e invariável, dadas às modificações a que ela está sujeita, assim como na leitura. O aluno chega à escola falando de acordo com os falantes da sua cultura e variação, mas tendo que aprender a escrita. Entretanto quando se passa para o texto escrito, a variação não existe mais. A partir do momento em que a criança aprende a ler, ela desenvolve capacidades cognitivas, capacidades de análises, conhecimento de mundo, criatividade entre outras. A literatura, além de ser uma arte, ajuda a educar o leitor desenvolvendo sua percepção do mundo e aguçando sua inteligência, criatividade e gosto pela leitura, é uma forma de aprendizagem. Com isso, o ensino tradicional mais voltado para a gramática, está perdendo lugar, porque é visível a necessidade de leitura dos alunos. Conforme Bortoni- Ricardo (2004), essas dificuldades, entre outras, estão ligadas à falta de leitura e à ausência de um trabalho pedagógico específico que estimule o aluno, tornando o aprendizado mais eficaz. 3 PROCESSOS ANAFÓRICOS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A produção de um texto é uma atividade motivada pela interação, é utilizar e produzir linguagem. Para que isto ocorra, é preciso colocar em prática conhecimentos referentes à língua, a textos, a situações de comunicação, e conhecimento de mundo, pois o texto é um diálogo entre interlocutores, um lugar em que acontece a interação verbal. Entende-se, pois, a produção de linguagem como uma atividade interativa altamente complexa, em que a construção de sentidos se realiza, evidentemente, com base nos elementos lingüísticos selecionados pelos enunciadores e na sua forma de organização, mas que requer, por parte destes, não apenas a mobilização de um vasto conjunto de saberes de ordem sociocognitiva, cultural, histórica, de todo o contexto, enfim, como também e sobretudo a sua reconstrução no momento da interação. (KOCH; ELIAS, 2011, p. 10) Para escrever um texto, o autor precisa construir e reconstruir sentido, usando os conhecimentos de forma coerente para que haja diálogo e interação entre os interlocutores. Logo, com todas as teorias já mencionadas, observa-se que para produzir um texto, é primordial conhecimento de mundo que adquirimos com a experiência direta em relação a algo ou fatos existentes no mundo real, e conhecimentos lingüísticos, adquiridos também, com a prática da leitura. Contudo, nota-se uma necessidade de motivação para que o aluno se interesse em escrever, pois ele transfere todo seu conhecimento para seu texto, esperando uma resposta. Costa e Rocha posicionam-se da seguinte forma:

5 Um olhar sobre o que acontece em determinadas práticas de sala de aula revela que, na escola, inverte-se essa lógica: o aluno não escreve para ser lido, mas para ser corrigido. A lógica escolar elimina, desse modo, a atitude responsiva ativa, pois o aluno sabe de antemão que nada ou muito pouco pode esperar como resposta efetiva ao que produz. O resultado é o entendimento ou a introjeção de que o texto escrito é sempre um produto fechado, com fim para si mesmo. (COSTA; ROCHA, 2008, p. 55) Observa-se uma necessidade de entender que o estudante produz um texto com marcas de sua própria cultura, histórico e social em que vive e que, por consequência, influencia o seu entendimento das situações do mundo. Ler o texto do aluno com um olhar compreensível a esses fatores possibilita analisar a construção de sentido e o diálogo pretendido no texto pelo sujeito que o escreve. Esse é o olhar que se pretende fazer na análise dos textos dos alunos da 6ª série do ensino fundamental. A autora Irandé Antunes (2009) em sua obra Lutar com Palavras discute o fato de que muito se fala sobre produzir um texto com coerência, mas pouco se explica sobre o assunto. É o que acontece no ensino fundamental, por exemplo, que se atém à gramática e muito pouco se aprende sobre a coerência de um texto. Para produzir um texto, além da ortografia correta, é preciso coerência e ativação de conhecimentos para que haja diálogo entre os interlocutores. Um dos conhecimentos necessários é sobre progressão referencial, um aspecto importante para que o texto não fique repetitivo. Quando se produz um texto, constantemente faz-se referência a algo, alguém, fatos, eventos, etc., isso ocorre por meio da operação de retomada que pode ser feita retrospectivamente ou anaforicamente. O processo que diz respeito às diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes é chamado de referenciação. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial. (KOCH; ELIAS, 2011, p. 132) As formas de referenciação são escolhas do próprio autor, de como ele irá realizá-las na narrativa que, por sua vez, são sempre construídas e reconstruídas ao longo do texto constituindo-se como uma atividade discursiva. Para a introdução de referentes textuais pode-se usar as anáforas diretas, que retomam objetos, personagens e fatos já introduzidos nos textos, ou anáforas indiretas, quando são utilizadas para a retomada de expressões que se relacionam com o referente já

6 introduzido no texto. Conforme Koch e Elias (2011, p. 137), as anáforas indiretas também podem ser constituídas com base em esquemas cognitivos ou modelos mentais. Existem algumas formas de progressão referencial, uma delas são formas de valor pronominal. Sua característica é a utilização de pronomes pessoais de 3ª pessoa, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Existem os numerais, a característica é a utilização de numerais cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Alguns advérbios locativos (aqui, lá, ali, etc.) também são utilizados como uma das formas de progressão referencial. A elipse é uma das formas muito utilizada no processo de progressão referencial. Conforme Cunha e Cintra (2008 p. 633 e 634) Elipse é a omissão de um termo que o contexto ou a situação permitem facilmente suprir. Os autores afirmam ainda que, A Elipse é responsável por numerosos casos de derivação imprópria, nos quais o termo expresso absorve o conteúdo significativo do termo omitido. Outras formas de progressão referencial são as formas nominais reiteradas, as formas nominais sinônimas ou quase sinônimas, as formas nominais hiperonímicas e nomes genéricos. Quando remetemos seguidamente a um mesmo referente ou a elementos estreitamente ligados a ele, formamos, no texto, cadeias anafóricas ou referenciais. Esse movimento de retroação a elementos já presentes no texto ou passíveis de serem ativados a partir deles constitui um princípio de construção textual, praticamente todos os textos possuem uma ou mais cadeias referenciais. (KOCH; ELIAS, 2011, p. 144) As construções de textos possuem uma ou mais cadeias referenciais que são as retomadas do referente, também chamadas de cadeias anafóricas. Conforme Koch e Elias (2011, p. 145), em sequências narrativas, haverá várias cadeias, uma relacionada ao protagonista, outra ao antagonista e, provavelmente, outras que se referem aos demais personagens, espaço ou objetos da história. Nas cadeias expositivas a principal cadeia anafórica será do personagem ou ideia central do texto, podendo haver outras aos demais referentes. Uma das formas mais ricas de progressão é aquela que podemos realizar por meio de expressões nominais, isto é, aquelas expressões que constam de um núcleo nominal (substantivo), acompanhado ou não de determinantes (artigos, pronomes adjetivos, numerais) e modificadores (adjetivos, locuções adjetivas, orações adjetivas). (KOCH; ELIAS, 2011, p. 147) Estas expressões nominais utilizadas na progressão textual são funções importantes para a construção de sentidos no texto. Visto os pontos principais na construção

7 de sentidos dentro de um texto e os principais pontos de referenciação nos processos anafóricos, segue à observação das análises dos textos dos alunos do ensino fundamental. 4 ANÁLISE DE TEXTOS DOS ALUNOS DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL A análise proposta, conforme o objetivo deste artigo que é apresentar e compreender os processos anafóricos nos textos de alunos do ensino fundamental inicia com a exposição de quatro textos digitados exatamente da mesma forma que os alunos escreveram seguido das análises dos processos anafóricos utilizados nas narrativas. As partes em negrito servem para demonstrar a utilização desses processos no texto. Texto 1: Um dia muito legal Era um dia muito ensolarado Joãozinho pegou uma planta e foi planta no terreno da casa dele e no dia seguinte cuidava e cuidava da quela arvore até que o dia seguinte ele resolveu a planta outra do lado daquela e ele cuidava da quela planta e se passo 2 semana a planta já tinha crescido e ele colocava a red para ele dormir. Texto 2: Alegria de renacer Em um dia ensolarado um menino foi plantar uma árvore, ele demorou algum tempo para plantar quando ele acabou de plantar, ele foi molhar a sua árvore, no outro dia quando ele olhou as arvores já estavam grande daí ele ficou muito alegre, quando ele começou apensar ele teve uma ideia de botar uma rede entre as arvores daí ele deitou na rede e começou a dormir. Texto 3: O menino carpinteiro Era uma vez um menino que queria dormi na rede mais não dava porque não tina arvores para ele colocar a rede ai ele foi numa floricultura e comprol duas arvores, quando

8 chegou as arvores e ele plantol uma e depois outra e regou as arvores es perol um semana para elas crescerem e colocol a rede e tirol uma soneca feliz. Texto 4 Preservar para ter Em um dia muito bonito, Maicon resolveu ir até o jardim plantar duas árvores que ele tinha ganhado de seu pai, ele foi e pegou um regador, uma pá e plantou uma árvore. Depois ele mediu a distancia e plantou uma outra árvore, ele então encheu de água o regan dor e regou as duas árvores, e esperou elas crescerem e então Maicon fez uma rede, deitou-se nela e descansou olhando o sol brilhante no céu azul até o anoitecer quando foi pro quarto dormir. Analisando o personagem principal, o texto 1 apresenta a seguinte introdução do referente: Joãozinho. Logo depois é possível observar uma anáfora indireta: cuidava e cuidava da quela arvore. O verbo cuidava não indica diretamente o personagem do texto Joãozinho, mas constitui uma expressão que se refere a ele. Em seguida, o texto apresenta uma anáfora direta: ele resolveu; ele cuidava, ele colocava, que retoma diretamente o personagem. Apesar de ter usado muito a forma de retomada direta ele, na forma de valor pronominal, a forma de anáfora indireta usada anteriormente fez com que o personagem não ficasse tão repetitivo no começo do texto, apenas no final. Com relação à planta, ele fez uma retomada anafórica na forma nominal sinônima com a palavra árvore. Assim acontece com os textos 3 e 4, que apresentam as mesmas características anafóricas. Podemos observar uma maior necessidade de trabalhar os conhecimentos em relação ao uso de processos anafóricos, um dos conhecimentos da língua fundamental para a atividade de escrever. Observa-se nos textos, que há uma demasiada utilização de cadeias anafóricas que se restringem apenas aos pronomes como ele, ela, nela, etc.. No caso da utilização de pronomes como retomada é preciso ter cuidado ao utilizar retomadas formadas por pronomes pessoais de 3ª pessoa, retos ou oblíquos, pois se houver mais de um referente para essa forma pronominal, a referência pode se tornar ambígua, no caso das narrativas não houve ambiguidade por não haver muitos personagens para fazer referência. Os textos apresentam o processo de retomada direta, com apenas algumas retomadas em forma de anáfora indireta deixando o texto muito repetitivo. Não estabelecem

9 um equilíbrio entre a repetição e a progressão para a continuidade dos textos que constituem os referentes introduzidos e apresentados anteriormente, já memorizado pelo interlocutor. Existe a necessidade de mostrar aos alunos as diversas maneiras de se produzir um texto e os efeitos de sentido que cada uma das formas de retomadas causa no diálogo entre os interlocutores. 5 PRIMEIRAS CONCLUSÕES Dentro de uma perspectiva interacionalista de linguagem, a aprendizagem dos recursos linguísticos se dá tanto pela leitura quanto pela análise linguística. A partir das análises feitas percebemos que o ato de escrever tem uma enorme complexidade, e que é preciso mais que o ensino da gramática propriamente dita. É necessário que os educadores tenham conhecimentos linguísticos e da utilização de seu uso para poderem assim, ensinar o aluno a escrever. A forma tradicional de ensinar a língua portuguesa vem sendo discutida há muito tempo, é fato que apenas o ensino da norma-padrão, sem leitura e conhecimento dos usos da língua, ou seja, de como utilizá-la, de nada adiantará. Pois escrever é dialogar com o leitor e, para obter esse diálogo entre interlocutores em um texto, é preciso construir sentidos. Para construir sentidos é preciso usar mecanismos linguísticos. Logo, é preciso conhecê-los para saber usá-los. A referenciação é um dos mecanismos que faz parte da construção de sentido em uma produção textual, um aspecto importantíssimo para a coerência do texto e para que não se torne cansativo. Nas análises feitas neste artigo, pode-se observar que os estudantes ainda não possuem conhecimento suficiente das normas ortográficas da língua portuguesa para a atividade de escrever, necessitam entender as diversas formas de utilizar os mecanismos linguísticos e sua importância em um texto. Outro ponto a ser observado é a motivação. Quando foi entregue o comando para os alunos produzirem uma narrativa, foi informado que seria para avaliar a produção escrita deles. Com isso, os alunos preocuparam-se em fazer um texto, e não em dialogar com o leitor, não se preocupando com a coerência. Produzir um texto apenas para ganhar nota não é motivação, o aluno não se dá conta para quem e por que escreve. É preciso interagir e dialogar com o interlocutor, pois, quando

10 se escreve, espera-se uma resposta ao que colocamos no papel. Esse é mais um aspecto para refletir ao ensinar a escrever. As dificuldades que os alunos encontram em produzir textos e interpretá-los estão, entre outros problemas, ligadas à ausência de um trabalho pedagógico específico que estimule o aluno, tornando o aprendizado mais estimulante. Essas dificuldades também estão relacionadas a pouca competência que os estudantes têm para a leitura. Por fim, fica evidente a importância de refletir sobre a prática de leitura e compreensão de textos, visando ensinar os vários mecanismos linguísticos existentes para a produção de um texto. Diante de todo esse cenário, a importância desse artigo para o professor, destaca-se quanto ao conhecimento teórico para avaliar e observar as dificuldades percebidas a partir das narrativas produzidas pelos alunos e o quanto é preciso construir conhecimentos no que diz respeito à construção de sentidos para melhorar a produção textual dos estudantes do ensino fundamental. 6 REFERÊNCIAS BAGNO, M. Nada na lingua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. Sao Paulo: Parábola, 2007 BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004 COSTA, M. G.; ROCHA, V. G. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horinzonte - MG, Autêntica, 2008 CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro, Ed. 5, Lexikon, 2008 KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo, Ed. 5, Editora Ática, 1995 KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção de texto. São Paulo: Editora Contexto, 2011

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Ana Paula de Souza Fernandes Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com Beatriz Viera de

Leia mais

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO

TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO TRABALHO COM OS GÊNEROS / ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO META Problematizar o trabalho com gêneros nas aulas de língua materna, diante do desafi o de apresentar aos alunos a variante padrão, conforme descrita

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL GONÇALVES, Raquel Pereira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá raquelpg.letras@gmail.com MOURA,

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA RESUMO Neste trabalho, temos por tema o estudo do planejamento de escrita e estabelecemos

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Contos poemas Narração. Fábula Dicionário Receita Trabalhar conceitos, estruturas e produções

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF 1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF até 125 pontos As habilidades presentes neste Padrão de Desempenho são muito elementares e relacionam-se, essencialmente, à apropriação

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

O USO DE CONECTORES EM NARRATIVAS: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DE CONECTORES EM NARRATIVAS: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DE CONECTORES EM NARRATIVAS: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cinara da Silveira Machado RESUMO Partindo do princípio que o uso de conectores na produção

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ 2009 Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica Objectivos de aprendizagem Competências comunicativas Conteúdos

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

Letras Língua Francesa

Letras Língua Francesa Letras Língua Francesa 1º Semestre de Língua Francesa I Disciplina: Estudos Linguísticos I Ementa: Estudos e análises da diversidade textual, das correntes da linguística teórica e aplicada com ênfase

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 Prezados formadores locais Na quarta atividade de formação em serviço do PNAIC 2017/2018 iremos abordar a Produção

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 1º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Estudos de Fonética e Fonologia

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova B (14B1BS) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova B (14B1BS) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova B (14B1BS) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I Escreve as informações,

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2017/ Espanhol (iniciação) 11º ano. 1. Objeto de avaliação

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2017/ Espanhol (iniciação) 11º ano. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2017/2018 375 Espanhol (iniciação) 11º ano 1. Objeto de avaliação Prova Escrita A prova a que esta informação se refere incide

Leia mais

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 Ailton Resende de Paula Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEGO 2011 para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS Ana Paula de Souza Fernandes Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com RESUMO: Diante do fracasso educacional que estamos vivenciando

Leia mais

MINHA VIDA E A REVISTA AO PÉ DA LETRA

MINHA VIDA E A REVISTA AO PÉ DA LETRA MINHA VIDA E A REVISTA AO PÉ DA LETRA Cinthya Torres Melo 1 Universidade Federal de Pernambuco 1. Uma Breve Retrospectiva ao Fim dos Anos 90... Tudo começou em 1998 com uma bolsa de Aperfeiçoamento Científico

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS

A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS Autora: Maria Karolina Regis da Silva Universidade Federal da Paraíba UFPB karolina0715@hotmail.com Resumo: A ideia de apresentar diversos

Leia mais

PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA EM INTERAÇÃO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DO PIBID 1. Mariane Moser Bach 2, Maristela Righi Lang 3.

PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA EM INTERAÇÃO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DO PIBID 1. Mariane Moser Bach 2, Maristela Righi Lang 3. PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA EM INTERAÇÃO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DO PIBID 1 Mariane Moser Bach 2, Maristela Righi Lang 3. 1 Relato de experiência produzido a partir das vivências

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (14C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (14C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (14C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I 6. : V ou F, de acordo com

Leia mais

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Pollyanna Karollynne Barbosa da Silva; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, karollynne18@hotmail.com Resumo: O presente

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Título Contextualização Ementa Objetivos gerais CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A língua portuguesa,

Leia mais

Cronograma de Avaliações 2º ano P1 3º Bimestre / 2017

Cronograma de Avaliações 2º ano P1 3º Bimestre / 2017 Cronograma de Avaliações 2º ano P1 3º Bimestre / 2017 Português 21/08 28/08 Leitura e interpretação. Ortografia: Letra J Escreva corretamente - pp. 65 a 67; Letra F/V Livro de português - pp. 140. Gramática:

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova A (13B1AE) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova A (13B1AE) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova A (1B1AE) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I 4 Escreve as informações,

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Maria de Fátima de Souza Aquino (UEPB) 1. Introdução Nas últimas décadas os estudos sobre a oralidade têm avançado significativamente,

Leia mais

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos itens

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos itens MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/07, DE 29 DE OUTUBRO ESPANHOL NÍVEL DE INICIAÇÃO 12.º ANO (Cursos Científicos- Humanísticos Decreto Lei nº 74/04, de 26 de Março)

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

Palavras-chave: Crônicas. Escrita. Leitura. Olimpíada de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Crônicas. Escrita. Leitura. Olimpíada de Língua Portuguesa. A ESCRITA DE GÊNERO CRÔNICA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA* Francisca Cleidiana da Costa Barros Aluna Graduando do Curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Bolsista

Leia mais

PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP. BACHARELANDO EM DIREITO Uninove

PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP. BACHARELANDO EM DIREITO Uninove PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove DIRETOR DE ESCOLA PMSP/SP PROFESSOR DE CUSRO PREPARATÓRIO ESCRITOR A principal

Leia mais

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL. Diogo da Costa Pereira. Maria das Dores Justo

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL. Diogo da Costa Pereira. Maria das Dores Justo O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL Diogo da Costa Pereira Universidade Estadual da Paraíba diogopresbi07@gmail.com Maria das Dores Justo Supervisora PIBID/ CH/ UEPB dora.justo@hotmail.com

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Competências de Interpretação CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano Departamento de Línguas Disciplina: Inglês Domínios Objeto de avaliação Domínios/ Metas de aprendizagem Instrumentos

Leia mais

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO Ana Rita Sabadin Bruna Bernardon Caroline Gasparini Franci Lucia Favero Universidade de Passo Fundo RS Iniciação à docência no contexto das relações

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Português Instrumental Código: Fisio 304 Pré-requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1: No mundo da imaginaão Capitulo 1: O sonho é possível Hora

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AE) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AE) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (1C1AE) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I 6 6. : V ou F, de acordo com

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos Domínios de referência: Unidades temáticas

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos Domínios de referência: Unidades temáticas MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/07, DE 29 DE OUTUBRO ESPANHOL NÍVEL DE INICIAÇÃO 10º ANO (Cursos Científicos- Humanísticos Decreto Lei nº 74/04, de 26 de Março)

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO Plano de Aula INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO EVANGE GUALBERTO PLANO DE AULA: ALFABETIZANDO E LETRANDO ATRAVÉS DE CONTOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Metas Curriculares: Domínios/Objetivos 6º Ano Disciplina: Português Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Oralidade

Leia mais

COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA. no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA. no Ensino Fundamental - Anos Iniciais COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA no Ensino Fundamental - Anos Iniciais Seguem algumas perguntas e respostas para que as famílias possam entender e acompanhar as aprendizagens de seus(suas) filhos(as)

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL SÉRIE: PROFESSORAS: Anna Cláudia

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova B (14B1BA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova B (14B1BA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B1 Prova B (14B1BA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I Escreve as informações,

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2017/ Espanhol (continuação) 11º Ano. 1. Objeto de avaliação

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2017/ Espanhol (continuação) 11º Ano. 1. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2017/2018 368 Espanhol (continuação) 11º Ano 1. Objeto de avaliação Prova Escrita A prova a que esta informação se refere incide

Leia mais

O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE Francinete Alves Diniz da Silva; Valmires Gomes Barbosa; Nariany Darly Pereira de Sousa Universidade

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência 9º Ano

Informação Prova de Equivalência à Frequência 9º Ano Informação Prova de Equivalência à Frequência 9º Ano Prova Final de 3º Ciclo DISCIPLINA ESPANHOL PROVA 15 2017 O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: Objeto de avaliação;

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I 6. : V ou F, de acordo com

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Profª Ms. Marina Miotto Negrão Introdução O ser humano compreendeu que a comunicação é essencial para a vida e, para que ela ocorra de forma completa,

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Unidade Golfe Olímpico

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Unidade Golfe Olímpico Processo de seleção para alunos novos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2015 Unidade Golfe Olímpico I ORIENTAÇÕE GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

AULA DE LITERATURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM DESAFIO A SER SUPERADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

AULA DE LITERATURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM DESAFIO A SER SUPERADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA AULA DE LITERATURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM DESAFIO A SER SUPERADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Jobson Soares da Silva (UEPB) jobsonsoares@live.com Auricélia Fernandes de Brito (UEPB) auriceliafernandes@outlook.com

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

Unidade 1 O que é o Celpe-Bras?

Unidade 1 O que é o Celpe-Bras? Unidade 1 O que é o Celpe-Bras? UNIDADE 1 1. O que é o Celpe-Bras? O Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (1B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais

Língua Portuguesa 8º ano

Língua Portuguesa 8º ano Escutar para Aprender e Construir Conhecimento Tipologia textual: texto conversacional. Variação e normalização linguística. Língua padrão (traços específicos). Língua Portuguesa 8º ano Conteúdos 1º Período

Leia mais

SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL

SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL Silvana Maria Mamani 1 1 Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Letras/ Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/

Leia mais

O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávia Campos Cardozo (UFRRJ) Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ) Thatiana do Santos Nascimento Imenes (UFRRJ) RESUMO

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Sueilton Junior Braz de Lima Graduando da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Josefa Lidianne de Paiva

Leia mais

ESPANHOL (Iniciação) Código 375

ESPANHOL (Iniciação) Código 375 Informação (1.ª e 2.ª fase) 2015 Prova de Equivalência à Frequência de ESPANHOL (Iniciação) Código 375 Cursos Científico-Humanísticos 11.º Ano de Escolaridade 1. Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 FRANCÊS CEF TIPO 2 - TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO EMPREGADO DE RESTAURANTE / BAR 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es):

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 4º Ano Oralidade O4 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Utilizar técnicas para registar

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Disciplina: Gramática, interpretação e redação jornalística Código da Disciplina:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DOS 2º E 3º CICLOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DOS 2º E 3º CICLOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS DOS 2º E 3º CICLOS 2º CICLO DOMÍNIO COGNITIVO DOMÍNIO SOCIOAFETIVO Componentes Específicas da Disciplina Formação para a Cidadania

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Repensando o Ensino do Português nas Universidades. Prof. Oscar Tadeu de Assunção

Repensando o Ensino do Português nas Universidades. Prof. Oscar Tadeu de Assunção Repensando o Ensino do Português nas Universidades Prof. Oscar Tadeu de Assunção Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso de textos literários e não literários, na universidade, no ensino-aprendizagem

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova 06 2015 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 2º Ciclo

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa. CEF Serviço de Bar

2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa. CEF Serviço de Bar 2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa CEF Serviço de Bar CONTEÚDOS 1º PERÍODO AULAS PREVISTAS 46 TEXTOS DE TEATRO - AUTO DA BARCA DO INFERNO,

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 5º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Iniciação ao estudo de problemas

Leia mais

1. Introdução. Objeto de avaliação; Caracterização da prova; Material; Duração; Critérios gerais de classificação. 2. Objeto de avaliação

1. Introdução. Objeto de avaliação; Caracterização da prova; Material; Duração; Critérios gerais de classificação. 2. Objeto de avaliação Informação 2017 Exame a Nível de Escola ESPANHOL - NE Código 721 Cursos Científico-Humanísticos 11.º Ano de Escolaridade 1. Introdução O presente documento divulga informação relativa ao exame a nível

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais