Avaliação Financeira dos Leilões de Transmissão: 2003 a 2005.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação Financeira dos Leilões de Transmissão: 2003 a 2005."

Transcrição

1 Avaliação Financeira dos Leilões de Transmissão: 2003 a Roberto Brandão e Nivalde J. de Castro GESEL Grupo de Estudos do Setor Elétrico- IE/ UFRJ

2 Índice Estrutura do Setor Elétrico Brasileiro Fases do SEB Evolução dos Leilões de Transmissão Análise Financeira dos Leilões de Transmissão Negócio de Transmissão Os Leilões de Transmissão Hipóteses Resultados Papel do padrão de endividamento Conclusões

3 Fases (Modelos) do SEB Modelo Investimento Público: Modelo Privatização Pura : Modelo Parceria Pública-Privada:

4 Modelo de Privatização Pura Características Origem e motivação Econômica- Fiscal Forte influência do Ministério da Fazenda Monopólio Natural Regulação

5 Modelo de Privatização Pura Distribuição: privatização do estoque de empresas Privatização por Unidade Produtiva: Geração: maior ágio Transmissão: maior deságio

6 Crise do Modelo de Privatização Causas Centrais Planejamento Marco regulatório inconsistente Não formatação de padrão de financiamento

7 Fases dos Leilões de LT Fase 1- Baixa competição Fase 2- Alta competição: Fase 3-???: 2006

8 Evidencias Empíricas das 3 Fases Tabelas e Gráficos

9 Nossa proposta: explicar os altos deságios A partir de 2003 os deságios verificados nos leilões foram crescentes. Construímos modelo para explicar os deságios dos leilões da Fase 2 ( ) com base nas expectativas sobre o investimento e o custo de capital à época de cada leilão.

10 O negócio de transmissão A avaliação dos agentes econômicos é que o marco regulatório da transmissão está consolidado. Ao contrário dos leilões de energia nova, não houve mudança substancial de regras com o novo marco do SEB de A única alteração foi a troca de indexador do IGP-M para o IPCA. A percepção dos agentes: risco do negócio reduzindo-se gradativamente.

11 Empresas de transmissão: características O investimento para construir LT é alto: capital intensivo. Receita é estável e indexada: contrato de longo prazo. O custo de operação e manutenção é muito baixo: A margem EBITDA* é alta: Terna 88%, CTEEP/ISA 54% (com objetivo de chegar a 84%). A qualidade dos recebíveis é excelente. Empresas têm boa capacidade para captar financiamentos devido ao forte fluxo de caixa e à qualidade das garantias. * (Receita líquida Despesas não financeiros ou fiscais) / Receita Líquida

12 Os leilões de transmissão de energia A Aneel publica em edital as especificações técnicas das LTs e subestações a serem leiloadas. É fixado um valor teto para a Receita Anual Permitida (RAP). O leilão é vencido pela empresa que oferece o maior deságio para a RAP. A RAP proposta pelo vencedor do leilão é auferida por quinze anos. Após este prazo a RAP cai à metade. A RAP é reajustada anualmente pelo IPCA. O único desconto é por indisponibilidade da linha.

13 Os leilões de transmissão (cont.) O prazo para construir varia de 16 a 28 meses. O vencedor do leilão é responsável pelo processo de licenciamento ambiental. O BNDES financia até 70% do investimento. O BNDES pode utilizar o modelo de project finance em financiamentos de linhas de transmissão.

14 Deságios em leilões recentes Os deságios em relação ao valor teto da RAP, que chama mais atenção da mídia, têm pouco valor explicativo. O principal indicador para avaliar os preços nos leilões é a razão entre a RAP vencedora do leilão e os Investimentos necessários para construir a linha (definidos pelo orçamento de investimentos da vencedora do leilão). Nos primeiros leilões a RAP/Investimentos, girava em torno de 20%. Já o leilão de novembro de 2005 um lote chegou a RAP/Investimentos = 9,7%. Os resultados parecem surpreendentes. Mesmo que o vencedor do leilão não tivesse custo algum após construir a linha e sem contar o custo do capital estes números representam um pay-back de mais de 10 anos!

15 Hipóteses Hipótese central: Os deságios crescentes refletem a diminuição do custo de capital no Brasil. Hipótese secundária: em que medida as restrições fiscais ao endividamento das estatais afeta a competitividade destas nos leilões.

16 RAP/Investimento e Risco Brasil 15% 700 Receita Anual / Investimento 14% 13% 12% 11% 10% 9% Risco Brasil (EMBI-BR) em pontos 8% /03 09/04 11/04 11/05 11/06* 12/06* Data do leilão RAP/Investimento (lance mais agressivo)* Risco Brasil (EMBI-BR véspera do leilão) Fontes: Aneel e JP Morgan. A Receita Anual é a RAP (Receita Anual Permitida). Os investimentos foram orçados pelas vencedoras dos leilões. * Nos leilóes de 2006, usamos investimento previstos pela Aneel. A RAP/Investimento é a média de todos os lotes.

17 Risco Brasil e RAP/Investimento Como o gráfico indica, há forte correlação entre a queda do Risco Brasil e a melhora na relação entre RAP/Investimento obtidos nos leilões recentes. Como trata-se de uma atividade capital-intensiva, a queda do custo de capital certamente explica boa parte da redução dos custos dos novos empreendimentos. Resta saber se a queda no custo de capital tanto no custo de capital de terceiros quanto no custo de capital próprio explica toda a diminuição da RAP/Investimento. Para testar esta hipótese simulamos a formação de preços em cada leilão.

18 Testando a hipótese básica: premissas Empresa eficiente Estrutura de custos da Terna. Investidor otimista Calcula custo do capital próprio por padrões internacionais. Espera manter ao longo tempo uma estrutura de financiamento favorável: 65% Empréstimos e 35% Capital Próprio. 70% dos empréstimos captados (TJLP + 3,5%) 30% debêntures (NTN-C + 1%) Sem endividamento em moeda estrangeira. Expectativas de juros e inflação são da época do leilão.

19 Testando a hipótese básica: premissas O modelo foi rodado com os parâmetros para a data de cada leilão. Anotamos a menor receita que um investidor eficiente e otimista poderia aceitar no leilão, com relação ao investimento necessário para construir a linha (RAP/Investimento) Anotamos também o custo médio de capital real (sem inflação).

20 Resultado esperado O resultado esperado do modelo é obter para a data de cada leilão uma RAP/Investimento inferior à média do leilão e no máximo igual ao lance mais agressivo. O modelo pretende traçar o piso para os resultados dos leilões. Os resultados obtidos pelo modelo estão apresentados no gráfico a seguir:

21 Resultados: RAP/Investimento 20% 18% RAP/Investimento 16% 14% 12% 10% 8% Data do Leilão RAP/Inv Mínimo no leilão RAP/Inv Modelo RAP/Inv Médio

22 Resultados obtidos Observa-se que o resultado nos leilões se aproximaram progressivamente do piso representado pelo modelo. Assim, a queda do Risco Brasil não explica toda a melhora no resultado dos leilões. Isto mostra que os investidores se tornaram progressivamente mais otimistas. Também usamos empresa-modelo como bechmark para calcular o custo médio de capital implícito, tanto na média dos lances de cada leilão, como nos lances mais agressivos. O resultado está no gráfico que se segue:

23 Resultados: Custo Médio de Capital Real 14% 13% 12% Custo Médio de Capital Real 11% 10% 9% 8% 7% 6% 5% 4% Data do Leilão CMC mais agressivo CMC modelo CMC média dos lances

24 Resultados: Custo médio de capital O gráfico mostra o Custo Médio de Capital implícito nos lances vencedores caiu mais que o custo de nosso modelo. Investidores mais otimistas quanto: Padrão de financiamento Regulação Macroeconomia Custo de capital Vamos testar agora o efeito da variação nível de endividamento previsto no menor lance que um investidor poderia dar. Como as empresas estatais encontram dificuldades para financiarem-se via BNDES, simulamos também a influência da disponibilidade destes recursos.

25 RAP/Invest. em função do endividamento Div/K* 70% BNDES** 0% BNDES 65/35 100,0% 50/50 107,9% 117,0% 35/65 115,6% 121,9% * Dívida sobre capital próprio ** Financiamento restante pagando NTN-B + 1% Custo de Capital Próprio de 8% real Reflete expectativas de Dez 2006 Empresa otimista

26 Importância do financiamento A tabela demonstra que somente empresas que projetam para o futuro uma alavancagem adequada podem fazer lances realmente agressivos. A importância do financiamento do BNDES fica evidente e patente.

27 Conclusões A maior parte da melhora nos preços dos leilões se deve à diminuição do Risco Brasil. Parte da melhora deve ser creditada a um maior otimismo, sobretudo quanto às perspectivas de financiamento futuro via BNDES e mercado de capitais. A falta de competitividade das Empresas Estatais é explicada, pelo menos em parte, por seu padrão de financiamento. Restrições ao endividamento (superávit primário). Restrições no acesso ao recursos do BNDES.

28 Conclusões Esta limitação das Estatais cria uma barreira à entrada nos leilões, abrindo o mercado para outras empresas nacionais e estrangeiras. As Empresas Estatais desempenham papel de acirrar a competição e garantir a modicidade tarifária. As Empresas de engenharia (EPCs) nacionais e estrangeiras têm um diferencial competitivo: elas eliminam um (custo) intermediário, gerando uma eficiência econômica e fiscal.

29 Conclusões Investidores estrangeiros tendem a aceitar com maior naturalidade retornos menores, considerados baixos para níveis históricos brasileiros. Investidores estrangeiros têm acesso a financiamento de longo prazo barato em moeda estrangeira (que pode ser um diferencial, se usado com moderação). A Espanha tem linhas de financiamento para a internacionalização de suas empresas via ICO.

30 Obrigado! Roberto Brandão Nivalde J. de Castro Gesel Grupo de Estudos do Setor Elétrico. Instituto de Economia- UFRJ Tel:

Os leilões de linhas de transmissão e o Risco Brasil

Os leilões de linhas de transmissão e o Risco Brasil Os leilões de linhas de transmissão e o Risco Brasil Nivalde J. de Castro * Roberto Brandão** No dia 15 de dezembro, a Aneel realizou com sucesso o leilão de linhas de transmissão. Somando-se com os resultados

Leia mais

Competitividade nos Leilões de Linhas de Transmissão

Competitividade nos Leilões de Linhas de Transmissão Competitividade nos Leilões de Linhas de Transmissão Roberto Brandão Nivalde Castro Gesel IE UFRJ 1 Programação 1. Introdução 2. Análise dos leilões 3. O mistério dos preços nos leilões 4. Modelos de negócios

Leia mais

Apontamentos Basilares da Reestruturação e Regulação do

Apontamentos Basilares da Reestruturação e Regulação do Conferência RELOP Regulação de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa Apontamentos Basilares da Reestruturação e Regulação do Setor Elétrico Brasileiro. Prof. Nivalde José de Castro (UFRJ) nivalde@ufrj.br

Leia mais

Inovação e Desenvolvimento do Setor Elétrico Brasileiro

Inovação e Desenvolvimento do Setor Elétrico Brasileiro Inovação e Desenvolvimento do Setor Elétrico Brasileiro i Prof. Nivalde J. de Castro Roberto Brandão 1 Sumário Características teóricas-econômicas do SE Fases do Desenvolvimento do SEB Modelo de Privatização

Leia mais

Características e Dinâmica do Setor Elétrico Brasileiro. Nivalde de Castro Coordenador do GESEL Professor do Instituto de Economia UFRJ

Características e Dinâmica do Setor Elétrico Brasileiro. Nivalde de Castro Coordenador do GESEL Professor do Instituto de Economia UFRJ Características e Dinâmica do Setor Elétrico Brasileiro Nivalde de Castro Coordenador do GESEL Professor do Instituto de Economia UFRJ 24 de Agosto de 2018 GESEL EM NÚMEROS 119 Colaboradores CORPO TÉCNICO

Leia mais

Investment Grade: Impactos na Economia Brasileira e no Setor Elétrico Brasileiro 1

Investment Grade: Impactos na Economia Brasileira e no Setor Elétrico Brasileiro 1 Investment Grade: Impactos na Economia Brasileira e no Setor Elétrico Brasileiro 1 Nivalde José de Castro 2 Roberto Brandão 3 A obtenção do Investiment Grade, em um cenário de crise financeira internacional,

Leia mais

A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro

A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Cabo Verde 8 de julho de 2009 Rubens Rosental GESEL-IE-UFRJ rubens@nuca.ie.ufrj.br Sumário 1. Características do SE 2. Evolução Física

Leia mais

Destaques 1T17. Vitória no Lote 1 do Leilão 005/2016: Investimento de R$ 850 MM em 600 Km de linhas e em 3 subestações. Foto de Rafael Mendes Queiroz

Destaques 1T17. Vitória no Lote 1 do Leilão 005/2016: Investimento de R$ 850 MM em 600 Km de linhas e em 3 subestações. Foto de Rafael Mendes Queiroz Resultados 1T17 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Seminário Internacional de Integração Elétrica da América do Sul

Seminário Internacional de Integração Elétrica da América do Sul Seminário Internacional de Integração Elétrica da América do Sul Prof. Nivalde J. de Castro Sumário Crise Mundial de Energia Papel Estratégico da Energia Elétrica na A 2 Crise Mundial de Energia Demanda

Leia mais

EDP Energias do Brasil Resultado do Leilão para Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 05/2016

EDP Energias do Brasil Resultado do Leilão para Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 05/2016 EDP Energias do Brasil Resultado do Leilão para Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 05/2016 1 Disclaimer - Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas

Leia mais

O Financiamento do Setor Elétrico Brasileiro: o papel do BNDES e as novas tendências 1.

O Financiamento do Setor Elétrico Brasileiro: o papel do BNDES e as novas tendências 1. O Financiamento do Setor Elétrico Brasileiro: o papel do BNDES e as novas tendências 1. Nivalde de Castro 2 André Alves 3 Carlos Oliveira 4 Os setores de infraestrutura são considerados estratégicos para

Leia mais

1. Destaques 2. Informações Financeiras. Agenda

1. Destaques 2. Informações Financeiras. Agenda Resultados 1. Destaques 2. Informações Financeiras Agenda 2 Destaques 3 Acontecimentos do Período - Dividendos Em 25 de abril, foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária a: Distribuição

Leia mais

Apresentação APIMEC SP

Apresentação APIMEC SP Apresentação APIMEC SP 25 de novembro de 2016 1. Visão Geral 2. Portfólio de Ativos 3. Informações Financeiras 4. Estratégia de Crescimento Agenda 2 Visão Geral 3 Visão Geral da Alupar A Alupar é a maior

Leia mais

Crescimento de 18,1%, atingindo R$ 540 Milhões

Crescimento de 18,1%, atingindo R$ 540 Milhões Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional. Essas declarações

Leia mais

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Venceu 4 Lotes do leilão 013/2015 parte 2. Pagamento Dividendos Resultado 2015

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Venceu 4 Lotes do leilão 013/2015 parte 2. Pagamento Dividendos Resultado 2015 Resultados 2016 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Conselho de Consumidores de Energia Elétrica Eletropaulo

Conselho de Consumidores de Energia Elétrica Eletropaulo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica Eletropaulo RELATÓRIO DA PARTICIPAÇÃO DO CONSELPA ANEEL BRASÍLIA/DF São Paulo, 05 de setembro de 2018 Página 1 de 15 INTRODUÇÃO. Representante do CONSELPA:

Leia mais

Causas e consequências do Terceiro Ciclo de Revisão Tarifária das Distribuidoras Brasileiras 1.

Causas e consequências do Terceiro Ciclo de Revisão Tarifária das Distribuidoras Brasileiras 1. Causas e consequências do Terceiro Ciclo de Revisão Tarifária das Distribuidoras Brasileiras 1. Nivalde J. de Castro 2 Roberto Brandão 3 As mudanças do setor elétrico dos países em desenvolvimento, incluso

Leia mais

Destaques 9M16 e Eventos Subsequentes

Destaques 9M16 e Eventos Subsequentes Resultados 3T16 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Resultados 3T18. Rio de Janeiro 7 de novembro de 2018

Resultados 3T18. Rio de Janeiro 7 de novembro de 2018 Resultados 3T18 Rio de Janeiro 7 de novembro de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

O Processo de Integração Energética e a Internacionalização da Eletrobras

O Processo de Integração Energética e a Internacionalização da Eletrobras O Processo de Integração Energética e a Internacionalização da Eletrobras Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL UFRJ 5 º SISEE Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica: Integração

Leia mais

Resultados 3T17. Rio de Janeiro 9 de novembro de 2017

Resultados 3T17. Rio de Janeiro 9 de novembro de 2017 Resultados 3T17 Rio de Janeiro 9 de novembro de 2017 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

Resultados 1T18. Rio de Janeiro 10 de maio de 2018

Resultados 1T18. Rio de Janeiro 10 de maio de 2018 Resultados Rio de Janeiro 10 de maio de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem

Leia mais

Resultados 2T18. Rio de Janeiro 7 de agosto de 2018

Resultados 2T18. Rio de Janeiro 7 de agosto de 2018 Resultados 2T18 Rio de Janeiro 7 de agosto de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

Resultado Consolidado Resultados refletem Eficiência Operacional e Estratégia de Sucesso

Resultado Consolidado Resultados refletem Eficiência Operacional e Estratégia de Sucesso Resultado Consolidado 2010 Resultados refletem Eficiência Operacional e Estratégia de Sucesso Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas

Leia mais

TAESA. A Transmissora Aliança de Energia Elétricas (Taesa) um dos maiores. grupos privados do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil.

TAESA. A Transmissora Aliança de Energia Elétricas (Taesa) um dos maiores. grupos privados do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil. DADOS Código: DE TAEE11 MERCADO / VALUATION PERSPECTIVA: POSITIVA Preço: R$18,85 Data: 01/06/16 DADOS DE MERCADO / VALUATION Valor de Mercado: 6,455 bilhões Número de Ações: 344,5 milhões Mín-Máx (1 Ano):

Leia mais

Destaques 1S16 e Eventos Subsequentes

Destaques 1S16 e Eventos Subsequentes Resultados 2T16 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Expansão para o mercado livre: oportunidades para consumidores e investidores

Expansão para o mercado livre: oportunidades para consumidores e investidores Expansão para o mercado livre: oportunidades para consumidores e investidores Painel 4: Novas propostas para a participação do mercado livre na expansão do setor elétrico.patricia Arce, Abrace.Paulo Pedrosa,

Leia mais

ABINEE TEC Tecnologia e Financiamento do Setor Elétrico. Painel - Financiamento e Perspectivas do Setor Elétrico. Luiz Fernando Leone Vianna

ABINEE TEC Tecnologia e Financiamento do Setor Elétrico. Painel - Financiamento e Perspectivas do Setor Elétrico. Luiz Fernando Leone Vianna Tecnologia e Financiamento do Setor Elétrico Painel - Financiamento e Perspectivas do Setor Elétrico Luiz Fernando Leone Vianna Presidente do Conselho de Administração APINE - Associação Brasileira dos

Leia mais

Divulgação de Resultados 1T17 28 DE ABRIL DE 2017

Divulgação de Resultados 1T17 28 DE ABRIL DE 2017 Divulgação de Resultados 1T17 28 DE ABRIL DE 2017 ÍNDICE Resultados Financeiros 1T17 RBSE Leilão de Transmissão ANEEL nº 05/2016 Destaques 1T17 Financeiro IFRS Aumento de 96,9% na Receita Líquida, em relação

Leia mais

Resultados 2T17. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017

Resultados 2T17. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 Resultados 2T17 Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

8 01 tre 2 Trimes o gund Se S E T NT ADO AFLUE RESULT

8 01 tre 2 Trimes o gund Se S E T NT ADO AFLUE RESULT AFLUENTE T RESULTADOS Segundo Trimestre 2018 ÍNDICE DESTAQUES...1 1. A AFLUENTE T...2 2. DESEMPENHO OPERACIONAL...2 3. INVESTIMENTOS...3 4. DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO...3 4.1. Resultado do Trimestre...3

Leia mais

Concessão de Serviço Público de Transmissão. Propostas de Medidas para destravar a Transmissão. Apresentação FIESP São Paulo, 29 de setembro de 2016

Concessão de Serviço Público de Transmissão. Propostas de Medidas para destravar a Transmissão. Apresentação FIESP São Paulo, 29 de setembro de 2016 Concessão de Serviço Público de Transmissão Propostas de Medidas para destravar a Transmissão Apresentação FIESP São Paulo, 29 de setembro de 2016 1 DESAFIO: INVESTIMENTO EM TRANSMISSÃO Plano Decenal de

Leia mais

1. Destaques 2. Informações Financeiras. Agenda

1. Destaques 2. Informações Financeiras. Agenda Resultados 3T15 1. Destaques 2. Informações Financeiras Agenda 2 Destaques 3 Comunicado ao Mercado, 03 de setembro de 2015 TNE Rescisão amigável do Contrato de Concessão 003/2012 ANEEL A ALUPAR INVESTIMENTO

Leia mais

ENASE Transmissão de Energia Elétrica. Desafios e Perspectivas

ENASE Transmissão de Energia Elétrica. Desafios e Perspectivas ENASE 2018 Transmissão de Energia Elétrica Desafios e Perspectivas Rio de Janeiro, 24 de maio de 2018. 1 2 Associadas ABRATE Desafios da Transmissão de Energia Elétrica 1. Leilões de Concessão de Serviços

Leia mais

1. Destaques. 2. Informações Financeiras. Agenda. Acontecimentos do Período Acompanhamento dos Ativos em Implantação

1. Destaques. 2. Informações Financeiras. Agenda. Acontecimentos do Período Acompanhamento dos Ativos em Implantação Resultados 2T17 1. Destaques Acontecimentos do Período Acompanhamento dos Ativos em Implantação 2. Informações Financeiras Agenda 2 Destaques 3 Acontecimentos do Período - 2T17 Dividendos Pagamento, em

Leia mais

XXXI ENCONSEL Perspectivas para o Setor Elétrico Brasileiro

XXXI ENCONSEL Perspectivas para o Setor Elétrico Brasileiro XXXI ENCONSEL Perspectivas para o Setor Elétrico Brasileiro Prof. Nivalde de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ Uberlândia, 23 de Novembro de 2015 Sumário 1. Características da Crise do SEB: i. Lado Real

Leia mais

2º Encontro dos Altos Executivos do Setor Elétrico

2º Encontro dos Altos Executivos do Setor Elétrico 2º Encontro dos Altos Executivos do Setor Elétrico Temas determinantes para o Aperfeiçoamento do Setor Elétrico Brasileiro Perspectiva das Transmissoras Reynaldo Passanezi 1º de dezembro de 2016 1. MP

Leia mais

Apresentação de Resultados 3T de Outubro de 2018

Apresentação de Resultados 3T de Outubro de 2018 Apresentação de Resultados 3T18 30 de Outubro de 2018 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), às projeções

Leia mais

ALUPAR INVESTIMENTOS S/A

ALUPAR INVESTIMENTOS S/A ALUPAR INVESTIMENTOS S/A Empresa: A Alupar é um uma holding que atua no setor de energia mais especificamente nos segmentos de geração e transmissão. No segmento de transmissão a empresa possui a concessão

Leia mais

Material Informativo Confidencial 1/75

Material Informativo Confidencial 1/75 1 1 1 Disclaimer Esta apresentação pode conter considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros, e às perspectivas de crescimento da Sanepar.

Leia mais

Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a adoção do IFRS.

Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a adoção do IFRS. Algumas declarações e estimativas contidas neste material podem representar expectativas sobre eventos ou resultados futuros que estão sujeitas a riscos e incertezas ambos conhecidos e desconhecidos. Não

Leia mais

Material Informativo Confidencial 1/75

Material Informativo Confidencial 1/75 1 Disclaimer Esta apresentação pode conter considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros, e às perspectivas de crescimento da Sanepar.

Leia mais

1. Destaques. 2. Informações Financeiras. Agenda. Acontecimentos do Período Acompanhamento dos Ativos em Implantação

1. Destaques. 2. Informações Financeiras. Agenda. Acontecimentos do Período Acompanhamento dos Ativos em Implantação Resultados 3T17 1. Destaques Acontecimentos do Período Acompanhamento dos Ativos em Implantação 2. Informações Financeiras Agenda 2 Destaques 3 Acontecimentos do Período - 3T17 Aquisição de Participação

Leia mais

Resultados 4T18 e Rio de Janeiro 29 de março de 2018

Resultados 4T18 e Rio de Janeiro 29 de março de 2018 Resultados 4T18 e 2018 Rio de Janeiro 29 de março de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as

Leia mais

Gestão da Dívida da CEMIG

Gestão da Dívida da CEMIG 1 Gestão da Dívida da CEMIG Cristiano Corrêa de Barros Superintendência de Gestão de Finanças Corporativas 13 de maio de 2005 2 Conteúdo Condições Atuais de Mercado Diretrizes para a Captação de Recursos

Leia mais

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Estrutura Societária Simplificada. Otimização da Estrutura de Capital

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Estrutura Societária Simplificada. Otimização da Estrutura de Capital Resultados 2013 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Leilão nº 005/16. abril 2017

Leilão nº 005/16. abril 2017 Leilão nº 005/16 abril 2017 Aviso Legal Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários

Leia mais

A Extinção da TJLP: Um salto no escuro. Ernani T. Torres Filho (*)

A Extinção da TJLP: Um salto no escuro. Ernani T. Torres Filho (*) A Extinção da TJLP: Um salto no escuro Ernani T. Torres Filho (*) No dia 31/03/2017, o Presidente do Banco Central anunciou a edição de uma Medida Provisória prevendo a extinção da TJLP, taxa de juros

Leia mais

Apresentação de Resultados do 1T Maio 2017

Apresentação de Resultados do 1T Maio 2017 Apresentação de Resultados do 1T17 11 Maio 2017 Aviso Importante Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação

Leia mais

Destaques 1S15 e Eventos Subsequentes

Destaques 1S15 e Eventos Subsequentes Resultados 2T15 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Mercados de Confiabilidade: Implicações para o Caso Brasileiro. Roberto Brandão Vanessa Reich de Oliveira Paola Dorado Pedro Vardiero

Mercados de Confiabilidade: Implicações para o Caso Brasileiro. Roberto Brandão Vanessa Reich de Oliveira Paola Dorado Pedro Vardiero Mercados de Confiabilidade: Implicações para o Caso Brasileiro Autor(es): Nivalde de Castro Roberto Brandão Vanessa Reich de Oliveira Paola Dorado Pedro Vardiero Sumário 1. Contextualização 2. Limitações

Leia mais

Principais acontecimentos até o 1º trimestre de 2017 e eventos subsequentes

Principais acontecimentos até o 1º trimestre de 2017 e eventos subsequentes COMENTÁRIO DO DESEMPENHO EM 31 DE MARÇO DE 2017 (Valores expressos em milhares de Reais, exceto se indicado de outra forma) Principais acontecimentos até o 1º trimestre de 2017 e eventos subsequentes Assinatura

Leia mais

Divulgação de Resultados 2017

Divulgação de Resultados 2017 Divulgação de Resultados 2017 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), as projeções e seu potencial de crescimento

Leia mais

Pesquisa de Opinião Sobre Perspectivas do Setor Elétrico. 3º ENASE Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico. Promotor: Grupo CanalEnergia

Pesquisa de Opinião Sobre Perspectivas do Setor Elétrico. 3º ENASE Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico. Promotor: Grupo CanalEnergia Pesquisa de Opinião Sobre Perspectivas do Setor Elétrico 3º ENASE Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico Promotor: Grupo CanalEnergia Realização: Gesel - Grupo de Estudo do Setor de Energia Elétrica

Leia mais

Resultados 4T18/2018. CPFL Energia Todos os direitos reservados.

Resultados 4T18/2018. CPFL Energia Todos os direitos reservados. Resultados 4T18/2018 CPFL Energia 2019. Todos os direitos reservados. Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com

Leia mais

Conference Call de Resultado 3T16

Conference Call de Resultado 3T16 Conference Call de Resultado 3T16 Agenda Destaques do 3T16 Eventos Relevantes Projetos em Andamento Resultados Expectativas e Guidance para 2016 Destaques do 3T16 As Vendas Totais atingiram R$ 2,9 bilhões

Leia mais

Aviso importante. Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a

Aviso importante. Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a 2T18 Resultado Aviso importante 2 Algumas declarações e estimativas contidas neste material podem representar expectativas sobre eventos ou resultados futuros que estão sujeitas a riscos e incertezas ambos

Leia mais

Apresentação de Resultados 1T18. Maio, 2018

Apresentação de Resultados 1T18. Maio, 2018 Apresentação de Resultados Maio, 2018 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), as projeções e seu potencial

Leia mais

XVI Encontro Cemig APIMEC. Resultados confirmam solidez do negócio e maior eficiência operacional

XVI Encontro Cemig APIMEC. Resultados confirmam solidez do negócio e maior eficiência operacional XVI Encontro Cemig APIMEC Resultados confirmam solidez do negócio e maior eficiência operacional Conhecendo a TAESA Destaques Resultados do primeiro trimestre de 2011 Migrando para o IFRS 3 /17 Transmissora

Leia mais

Causas e Consequências da MP 579 para o SEB

Causas e Consequências da MP 579 para o SEB 35º Fórum de Debates Brasilianas.Org A Energia Elétrica no Brasil Causas e Consequências da MP 579 para o SEB Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ São Paulo, 10 de dezembro de 2012. 1 Hipóteses

Leia mais

Destaques 9M14 e eventos subsequentes

Destaques 9M14 e eventos subsequentes Resultados 3T14 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Novos Investimentos no Setor Elétrico. Contribuição dos Comercializadores na Expansão da Oferta. Paulo Pedrosa

Novos Investimentos no Setor Elétrico. Contribuição dos Comercializadores na Expansão da Oferta. Paulo Pedrosa Novos Investimentos no Setor Elétrico Contribuição dos Comercializadores na Expansão da Oferta Paulo Pedrosa Abraceel Abraceel Empr esa Comer ci al i zador a E C E de En er gi a El ét r i ca Lt da Abraceel

Leia mais

91,4% de evolução física

91,4% de evolução física Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional. Essas declarações

Leia mais

INTRODUÇÃO Revisão teórica do sistema financeiro

INTRODUÇÃO Revisão teórica do sistema financeiro O FINANCIAMENTO DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRAS Caroline Miaguti Késia Braga Gesel/UFRJ Roberto Brandão Ernani T. Torres Filho Rafael de Oliveira Gomes CPFL Rafael Moya Rodrigues Pereira

Leia mais

PROGRAMA DE PRODUTIVIDADE. R$ 27 milhões Redução das despesas operacionais 2 GESTÃO DE RISCOS

PROGRAMA DE PRODUTIVIDADE. R$ 27 milhões Redução das despesas operacionais 2 GESTÃO DE RISCOS Resultados Destaques PLANO DE INVESTIMENTOS R$ 266 milhões 1 +23% vs PROGRAMA DE PRODUTIVIDADE R$ 27 milhões Redução das despesas operacionais 2 CLIENTES Redução de 54% nas reclamações dos clientes OPERAÇÃO

Leia mais

Material Informativo Confidencial 1/75

Material Informativo Confidencial 1/75 1 1 Disclaimer Esta apresentação pode conter considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros, e às perspectivas de crescimento da Sanepar.

Leia mais

ORDEM DOS ECONOMISTAS DO BRASIL ALGUNS ASPECTOS DO FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL

ORDEM DOS ECONOMISTAS DO BRASIL ALGUNS ASPECTOS DO FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL ORDEM DOS ECONOMISTAS DO BRASIL ALGUNS ASPECTOS DO FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL São Paulo 04/04/2014 Carlos A. Rocca CRC Consultores Associados CEMEC Centro de Estudos do IBMEC INDICE 1. Investimento

Leia mais

Project Finance Aula 2

Project Finance Aula 2 Project Finance Aula 2 Prof. Dr. Eduardo Luzio (11-2362-7074 / 98115-6932 / eduardo@gerovalor.com.br) Blog: http:/eduardoluzio.wordpress.com Linked In: Eduardo Luzio São Paulo, 2015 Caso Saramago: Inputs

Leia mais

Conference Call de Resultado 2T17

Conference Call de Resultado 2T17 Conference Call de Resultado 2T17 Agenda Destaques do 2T17 Projetos em Andamento Resultados Expectativas e Guidance para 2017 Destaques do 2T17 As Vendas Totais atingiram R$ 3,2 bilhões no 2T17, crescimento

Leia mais

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre Anexo VI A Apresentação do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira da Concessão Anexo VI A Demonstração do estudo de viabilidade da Concessão O PODER CONCEDENTE

Leia mais

Divulgação de Resultados 1T de Abril de 2016

Divulgação de Resultados 1T de Abril de 2016 Divulgação de Resultados 29 de Abril de 2016 Destaques Financeiro IFRS Aumento de 6,3% na Receita Líquida, em relação ao,registrando R$ 269,5 MM Custos e despesas abaixo da inflação do período Ebitda de

Leia mais

Material Informativo Confidencial 1/75

Material Informativo Confidencial 1/75 1 1 Disclaimer Esta apresentação pode conter considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros, e às perspectivas de crescimento da Sanepar.

Leia mais

Alternativas de Financiamento

Alternativas de Financiamento Alternativas de Financiamento Alternativas de financiamentos para projetos de parques eólicos. Carlos Mellis Virtus BR Alguns exemplos de países vizinhos Projeto San Juan Celeo Tacna y Panamericana Eolica

Leia mais

Fórum 2018: SMART GRID Investimento em Modernização, Incentivos, Financiamentos e Garantias. 17 de Setembro de 2018

Fórum 2018: SMART GRID Investimento em Modernização, Incentivos, Financiamentos e Garantias. 17 de Setembro de 2018 Fórum 2018: SMART GRID Investimento em Modernização, Incentivos, Financiamentos e Garantias 17 de Setembro de 2018 MACRO ATIVIDADES GESEL Projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de P&D da ANEEL PROJETOS

Leia mais

Resultados Aegea 1ºT 2017

Resultados Aegea 1ºT 2017 Resultados Aegea 1ºT 2017 23/05/2017 Apresentadores Hamilton Amadeo Diretor Presidente Flávio Crivellari Diretor Financeiro e Relações com Investidores Yaroslav Memrava Relações com Investidores Agenda

Leia mais

A Dinâmica da Oferta e Demanda de Energia Elétrica no Brasil em

A Dinâmica da Oferta e Demanda de Energia Elétrica no Brasil em A Dinâmica da Oferta e Demanda de Energia Elétrica no Brasil em 2005-2006. 1 - Introdução Nivalde J. de Castro * Pedro Paulo Ballarin Bruni** O Setor de Energia Elétrica SEE - em 2005 apresentou evolução

Leia mais

EDP Energias de Portugal. Free Float. Energias do Brasil 51,21% 48,78%*

EDP Energias de Portugal. Free Float. Energias do Brasil 51,21% 48,78%* Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional.

Leia mais

Conference Call de Resultado 1T17

Conference Call de Resultado 1T17 Conference Call de Resultado 1T17 Agenda Destaques do 1T17 Projetos em Andamento Resultados Expectativas e Guidance para 2017 Destaques do 1T17 As Vendas Totais atingiram R$ 2,9 bilhões no 1T17, crescimento

Leia mais

Apresentação de Resultados 2T18. Agosto, 2018

Apresentação de Resultados 2T18. Agosto, 2018 Apresentação de Resultados 2T18 Agosto, 2018 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), às projeções e ao seu

Leia mais

RESULTADOS4T18 ABRIL, 2019

RESULTADOS4T18 ABRIL, 2019 RESULTADOS4T18 ABRIL, 2019 Disclaimer As informações estão apresentadas na forma consolidada e de acordo com os critérios da legislação societária brasileira, a partir de informações financeiras revisadas.

Leia mais

Divulgação de Resultados 2T17 02 DE AGOSTO DE 2017

Divulgação de Resultados 2T17 02 DE AGOSTO DE 2017 Divulgação de Resultados 2T17 02 DE AGOSTO DE 2017 Destaques 2T17 Financeiro Regulatório RAP O&M e NI : ciclo 2017/2018 - R$ 1.126,5 MM, conforme RH nº2.258 RAP RBSE (CAAE): ciclo 2017/2018 - R$ 1.552,4

Leia mais

Resultado em IFRS O conceito por trás da movimentação no Ativo Financeiro

Resultado em IFRS O conceito por trás da movimentação no Ativo Financeiro Resultado em IFRS O conceito por trás da movimentação no Ativo Financeiro Métodos de contabilização do setor de transmissão No setor de transmissão de energia elétrica, o concessionário obtém o direito

Leia mais

RESULTADOS 1T19 MAIO, 2019

RESULTADOS 1T19 MAIO, 2019 RESULTADOS MAIO, 2019 Disclaimer As informações estão apresentadas na forma consolidada e de acordo com os critérios da legislação societária brasileira, a partir de informações financeiras revisadas.

Leia mais

Valor Econômico SP 18/03/2009 A25

Valor Econômico SP 18/03/2009 A25 Valor Econômico SP 18/03/2009 A25 Canal Energia Online SP 18/03/2009 Plantão Canal Energia Online Nivalde de Castro, do Gesel-UFRJ: evento marca os cinco anos do modelo (Fábio Couto) Após meia década

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

EDP Energias de Portugal. Free Float

EDP Energias de Portugal. Free Float Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional. Essas declarações

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS de Março de 2016

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS de Março de 2016 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 01 de Março de 2016 1 Destaques Financeiro Regulatório Aumento de 12,8% na Receita Líquida e 19,1% no Ebitda, com margem de 48,1% Pagamento de R$ 365,9MM de dividendos Recebimento

Leia mais

Apresentação Corporativa. Setembro, 2012

Apresentação Corporativa. Setembro, 2012 Apresentação Corporativa Setembro, 2012 1 Visão Geral Por que a TAESA? Uma companhia Pure-Play de Transmissão Concessões inseridas no melhor modelo regulatório do Brasil com mais de 9.425 km de linhas

Leia mais

BNDES em uma Encruzilhada

BNDES em uma Encruzilhada BNDES em uma Encruzilhada Prof. Ernani T. Torres Filho Instituto de Economia da UFRJ Apresentação no Seminário da AFBNDES 03/2017 1 Sumário 1. Crédito Direcionado e BNDES 2. Mudanças em perspectiva: encolhimento

Leia mais

Apresentação para investidores

Apresentação para investidores Apresentação para investidores Janeiro de 2012 Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores

Leia mais

Resultados 4T/2017. Março, 2018

Resultados 4T/2017. Março, 2018 Resultados 4T/2017 Março, 2018 Entrega consistente dos Compromissos assumidos para 2017 GOVERNANÇA CORPORATIVA Conclusão da Migração para o Novo Mercado em novembro de 2017 Criação de 3 comitês estatutários:

Leia mais

PROJECT FINANCE PARTE 1. Prof. Dr. Eduardo Luzio Blog: Linked In: Eduardo Luzio

PROJECT FINANCE PARTE 1. Prof. Dr. Eduardo Luzio Blog:   Linked In: Eduardo Luzio PROJECT FINANCE PARTE 1 Prof. Dr. Eduardo Luzio Blog: http:/eduardoluzio.wordpress.com Linked In: Eduardo Luzio REVISÃO CONCEITOS & ESSÊNCIA 2 Essência: Um projeto sem Alavancagem Exemplo: investindo R$

Leia mais

PROJECT FINANCE 2/2. Prof. Dr. Eduardo Luzio Blog: Linked In: Eduardo Luzio

PROJECT FINANCE 2/2. Prof. Dr. Eduardo Luzio Blog:  Linked In: Eduardo Luzio PROJECT FINANCE 2/2 Prof. Dr. Eduardo Luzio Blog: http:/eduardoluzio.wordpress.com Linked In: Eduardo Luzio Caso Saramago: Inputs x Outputs O&M (Cen. Base: R$ 5 M por ano) TIR Desalavancada ou do Projeto

Leia mais

Teleconferência e Webcast de Resultados 1S11

Teleconferência e Webcast de Resultados 1S11 Teleconferência e Webcast de Resultados 1S11 Sexta-feira, 05 de agosto de 2011 Horário: 14:00 (horário de Brasília) 13:00 (horário US EDT) Webcast: http://ri.lasa.com.br/webcast2t11 Tel: +55 (11) 4688-63616361

Leia mais

Apresentação de Resultados 1T13

Apresentação de Resultados 1T13 Apresentação de Resultados 1T13 São Paulo, 16 de Maio 2013 1 A CTEEP Resultados 1T13 Desempenho no Mercado de Capitais 2 Perfil da Companhia Uma das principais empresas de transmissão de energia elétrica

Leia mais

Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013

Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013 1 Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013 2 Setor Elétrico Brasileiro Números do Setor Elétrico Brasileiro Geração Instalada: 124.386 MW Linhas de

Leia mais

Teleconferência. Resultados do 2T de Agosto de 2011

Teleconferência. Resultados do 2T de Agosto de 2011 Teleconferência Resultados do 2T11 1 12 de Agosto de 2011 AVISO LEGAL Esta apresentação poderá conter considerações referentes as perspectivas futuras do negócio, estimativas de resultados operacionais

Leia mais

Apresentação APIMEC Agosto de 2011

Apresentação APIMEC Agosto de 2011 Apresentação APIMEC Agosto de 2011 Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários

Leia mais

Dedicação sem limites ao povo do Paraná. Material Informativo Confidencial 1/75

Dedicação sem limites ao povo do Paraná. Material Informativo Confidencial 1/75 1111 1111 Dedicação sem limites ao povo do Paraná 1 1 Disclaimer Esta apresentação pode conter considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros,

Leia mais

A POSIÇÃO ESTRATÉGICA DO COMPLEXO HIDRELÉTRICA DO RIO MADEIRA PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Felipe Botelho Tavares

A POSIÇÃO ESTRATÉGICA DO COMPLEXO HIDRELÉTRICA DO RIO MADEIRA PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Felipe Botelho Tavares A POSIÇÃO ESTRATÉGICA DO COMPLEXO HIDRELÉTRICA DO RIO MADEIRA PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Felipe Botelho Tavares 1 A energia elétrica é fundamental na caminhada para o desenvolvimento econômico de

Leia mais