METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO"

Transcrição

1 METODOLOGIA ITIL: GUIA DE PROCESSOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

2 03 Introdução 05 Suporte técnico com base na ITIL 14 Fluxo de trabalho 18 O atendimento ao cliente 21 Conclusão 23 Sobre a Amancay

3 INTRODUÇÃO

4 INTRODUÇÃO 4 Criada pelo governo britânico nos anos 1980 para documentar toda a literatura, cases e melhores práticas dos processos de gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa ou de agências do governo, a ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de livros que se tornou uma metodologia. Bem sucedido, o método virou referência mundial em excelência para quem atua com processos de TI, pois orienta as organizações a desenvolvêlos dando destaque ao fornecimento de serviços. E sempre com o objetivo de garantir que eles atendam aos interesses da organização. Entre as vantagens da metodologia ITIL estão a melhora na qualidade da comunicação, no compartilhamento e na disponibilidade das informações, que vêm com a segurança e a flexibilidade proporcionadas às empresas pela metodologia. Além disso, há uma melhora na satisfação dos clientes com os serviços de TI oferecidos. Por esse motivo, a ITIL é especialmente útil em centrais de atendimento que oferecem suporte a usuários. Descubra neste e-book como ela pode ser usada nesse contexto.

5 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL

6 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL Para implantar a metodologia ITIL, é fundamental fazer inicialmente um levantamento da situação. A equipe deve entender como os processos da central de atendimento estão (ou não) estruturados e qual é o sentimento dos usuários em relação ao suporte recebido. A partir desses dados, deve-se avaliar como a ITIL pode ser usada para ajudar a sanar a situação. Isso porque a ITIL não é uma regra fixa, mas sim um guia que deve ser adaptado de acordo com a realidade da companhia. 6 Quando for fazer a mudança, o ideal é criar um cronograma de implantação, pois mudar tudo de uma vez pode assustar os clientes internos que ficarão insatisfeitos e se colocarão contra a transição. No cronograma, defina metas e inclua treinamento aos usuários se necessário.

7 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL 7 É essencial lembrar que a razão da existência da central de atendimento é ser o ponto de contato entre os usuários dos serviços e a equipe de TI. A ITIL recomenda que os usuários não tenham acesso a níveis de atendimento acima do 1º nível e que conversem sempre com o mesmo atendente. A missão da central inclui: registrar e classificar as requisições, considerando seu impacto e sua urgência para que nenhuma seja perdida; restabelecer os serviços o mais rápido possível, com impacto mínimo para que sejam cumpridos os acordos de nível de serviço (Service Level Agreements - SLAs); manter os usuários informados sobre o andamento de suas solicitações; enviar incidentes difíceis ou demorados de resolver para o próximo nível; fechar incidentes na ITIL, a recomendação é que cada incidente seja finalizado por quem o abriu. Pode-se começar o processo, por exemplo, adotando uma ferramenta de gerenciamento de chamados, paga ou não, para registrar e gerenciar tudo. Além disso, é importante estabelecer um padrão que deve ser seguido em todos os atendimentos.

8 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL Com tudo devidamente registrado, é possível criar relatórios para analisar os incidentes abertos. Essa avaliação ajuda a descobrir se os usuários precisam de treinamento, se equipamentos precisam ser trocados ou se é necessário reforçar a equipe para que consiga atender o volume de requisições. A equipe deve ser formada por pessoas com conhecimento técnico, consciência do negócio e habilidades interpessoais. Quando se adota a ITIL na central de serviços, é essencial ter em mente que os problemas não serão resolvidos imediatamente. Em pouco tempo, porém, os primeiros resultados certamente vão aparecer. 8

9 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL Em resumo, a ITIL guia a central de atendimento no sentido de atuar como único ponto de contato para oferecer orientação, diretrizes e tratamento de incidentes, da detecção à resolução. Assim, a equipe deve: ser o único ponto de contato com o cliente; solucionar os incidentes de forma rápida sempre que possível; manter a base de conhecimento sempre atualizada para facilitar a solução das requisições; conhecer os serviços prestados e como interferem no negócio para fornecer suporte de qualidade; monitorar os incidentes, bem como verificar o cumprimento dos SLAs; comunicar mudanças aos usuários; aumentar a satisfação do cliente, buscando resolver incidentes rapidamente e com qualidade. 9

10 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL 10 COMO FAZER Como devem ser estruturados os pontos fundamentais da metodologia ITIL? Venha descobrir! SINGLE POINT OF CONTACT (SPOC) PONTO DE CONTATO ÚNICO Entrar em contato com uma central de atendimento e ser transferido para diferentes atendentes, sem que nenhum resolva o problema, infelizmente ainda é comum. Na ITIL, o atendimento é feito por apenas uma pessoa, que se torna responsável por acompanhar o processo até sua solução. Assim, o usuário não fica frustrado sempre que entrar em contato com a central: seu problema será relatado apenas uma vez e o atendente fará os contatos necessários para encontrar a solução para ele. Essa técnica melhora a imagem do help desk de forma simples.

11 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL 11 NÍVEIS DE SUPORTE A equipe de atendimento é dividida em grupos (ou níveis) diferentes, de acordo com seu grau de conhecimento. Ou seja, os profissionais do 1º nível têm o mínimo de instrução técnica para fazer a interface entre os clientes e o 2º nível. Os especialistas do 2º nível, por sua vez, têm mais preparo que os de 1º nível, mas menos que os de 3º nível, e assim por diante. A ideia é otimizar o investimento: normalmente concentram-se mais funcionários no 1º nível, já que são eles que fazem a triagem dos chamados e resolvem ou oferecem soluções alternativas para os incidentes que já conhecem ou que estão na base de conhecimento. Com isso, o número de chamados que chegam ao 2º nível é bem menor. Esses especialistas, que são mais caros, podem, então, se dedicar a solucionar as requisições mais complexas. Caso não saibam resolvê-las, podem passá-las adiante para os próximos níveis. Esse sistema de triagem permite um atendimento rápido para todo tipo de incidente. Ou seja, os mais simples serão respondidos rapidamente no 1º nível e os mais complexos receberão mais atenção dos especialistas nos níveis superiores.

12 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL 12 SLAS Os SLAs são os acordos entre a área de atendimento e seus clientes sobre a disponibilidade dos serviços de TI e o tempo de atendimento da central de suporte. Com o estabelecimento de prazos, o relacionamento com os clientes melhora. Para ser implementado, esse conceito requer o uso de um software que controle os responsáveis pelos chamados e os prazos de SLA. Sem isso, o cliente perde a confiança no serviço. BASE DE CONHECIMENTO Trata-se de uma ferramenta que ajuda a reduzir o tempo de atendimento da central. Ela consiste em um conjunto de informações sobre os erros conhecidos e suas respectivas soluções, registrados de forma que todos possam buscar respostas para problemas que não conhecem. Sempre que incidentes mais complexos são resolvidos, suas soluções devem ser documentadas lá para que, na próxima ocorrência, a resposta seja mais rápida. É possível inclusive oferecer acesso à base de conhecimento aos usuários para que eles busquem soluções antes de acionar o suporte.

13 SUPORTE TÉCNICO COM BASE NA ITIL MELHORIA CONTÍNUA Para manter os processos sempre atualizados, é importante usar um método. O mais comum inclui as seguintes etapas: planejar: o planejamento dos processos deve ser feito de acordo com os objetivos da empresa; executar: os processos devem ser executados conforme planejado; 13 verificar: os resultados devem ser analisados para saber se os objetivos foram atingidos; agir: é essencial descobrir processos que podem ser aprimorados e trabalhar para melhorá-los. Essa metodologia é uma maneira de analisar constantemente a eficácia do departamento e de seus procedimentos para saber se a área atende melhor hoje do que atendia no mês ou no ano passado.

14 FLUXO DE TRABALHO

15 FLUXO DE TRABALHO 15 Quando a metodologia ITIL é adotada, há mudanças e impactos no fluxo de trabalho. No caso da central de atendimento, a ideia é registrar e controlar todos os incidentes em TI. Para isso, todos os chamados são direcionados ao 1º nível. Os atores desse processo são: usuário: é quem solicita o serviço de TI; 1º nível: nível básico e simples de soluções, que tem contato direto com o usuário; 2º nível: nível especializado em TI que soluciona casos mais complexos e deve manter a base de conhecimento atualizada para que seja consultada pelo 1º nível. No 1º nível busca-se encontrar a solução para o chamado diretamente na base de conhecimentos (e experiências acumuladas). Se a solicitação não puder ser resolvida, o chamado é direcionado para o 2º nível e um especialista se encarrega de encontrar a solução. Em seguida, o 1º nível volta a receber o chamado e deve validar o procedimento adotado pelo 2º nível. O chamado é encerrado quando o usuário dá sua validação para a solução. A ideia é que, com o passar do tempo, cada vez menos requisições sejam enviadas ao 2º nível.

16 FLUXO DE TRABALHO Isso ocorre porque, ao desenvolver soluções mais complexas, o analista de 2º nível envia o conhecimento ao 1º nível e ele é registrado na base de conhecimento para fácil consulta. Assim, elimina-se o envio da solicitação ao 2º nível isso, além de trazer agilidade, capacita os técnicos de 1º nível, que têm contato direto com o usuário. 16

17 FLUXO DE TRABALHO Em resumo, o processo da central de atendimento que usa ITIL inclui as etapas a seguir: o usuário reporta um problema e fornece as informações necessárias; a solução é incluída na base de conhecimento para que possa ser consultada pelo 1º nível; o atendente do 1º nível confirma com o usuário se o problema foi resolvido com essa solução; o técnico de 1º nível analisa o caso e pesquisa a base de conhecimento em busca da solução para o problema; se não conseguir solucionar a questão, pede ajuda ao analista de 2º nível; o usuário testa a solução para verificar se ela funciona; se não funcionar, o cliente reporta a situação para o 1º nível; o 1º nível retoma o processo e retorna ao analista do 2º nível; 17 o especialista de 2º nível estuda o pedido e encontra a solução; quando o cliente confirmar que a solução funciona, o processo chega ao fim.

18 O ATENDIMENTO AO CLIENTE

19 O ATENDIMENTO AO CLIENTE O processo da ITIL em si é relativamente simples, mas oferece uma estrutura robusta que permite identificar, planejar, entregar e oferecer suporte de serviços de TI e pode ser adaptada e aplicada a diferentes ambientes empresariais e organizacionais. A metodologia traz vantagens para as empresas que a adotam em centrais de atendimento ao cliente. Conheça algumas delas: 19

20 O ATENDIMENTO AO CLIENTE 20 BENEFÍCIOS OPERACIONAIS Quando a ITIL é adotada, as requisições dos clientes passam a ser atendidas com mais rapidez e os incidentes diminuem. Além disso, o conhecimento passa a ser mais bem-gerido e, com isso, há melhorias na proatividade e a dependência de especialistas diminui. BENEFÍCIOS FINANCEIROS Com as boas práticas da ITIL, o uso dos recursos humanos mais caros é otimizado. Paralelamente, a empresa é capaz de visualizar e reduzir os custos mais facilmente, além de poder identificar falhas nos serviços que podem causar prejuízos no futuro. As mudanças são, então, feitas com mais precisão e os serviços são projetados para atingir metas de qualidade e obter melhor gestão de capacidade. Isso dá aos gestores mais controle sobre as despesas ao mesmo tempo em que ajuda a justificar custos com infraestrutura e serviços de TI. BENEFÍCIOS PARA OS PROFISSIONAIS Com a ITIL, fica mais fácil definir as regras e as responsabilidades da equipe, bem como ampliar e melhorar a comunicação. Isso favorece a produtividade, aumenta a motivação e a satisfação dos colaboradores e, de quebra, aprimora a gestão das expectativas e amplia a boa reputação da equipe.

21 CONCLUSÃO

22 CONCLUSÃO Todos os benefícios proporcionados pela ITIL requerem um período de adaptação, já que representam uma quebra de paradigmas que traz mudanças para a cultura organizacional. É preciso conseguir o entendimento e o engajamento de todos os envolvidos na operação. Para que a ITIL seja eficaz, é essencial que a equipe seja capacitada e que seja desenvolvido um conjunto de procedimentos a serem aplicados a cada falha. Assim, é possível identificar rapidamente a causa e a origem do problema, o que diminui o tempo necessário para aplicar as medidas corretivas. 22 O relacionamento com o usuário deve ser apropriado para que o cliente fique satisfeito. Ou seja, as requisições devem ser atendidas de forma rápida e eficiente, passando pelos níveis necessários até que o problema seja solucionado completamente.

23 rockcontent.com A Amancay está há mais de 20 anos no mercado de TI e dispõe de uma Central de Suporte 24x7 suportando todos os níveis de atendimento para controle e direcionamento da infraestrutura de seus clientes e atua em projetos de infraestrutura, soluções de segurança, suporte, cloud e outsourcing gerenciados, além de outros projetos especiais. Conta com um portfólio de projetos e serviços fundamentados em soluções sob medida, desde as mais simples às mais complexas, todas baseadas nas melhores práticas do mercado Itil, Cobit, PMI. Conheça nossos serviços!

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL *

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * Alex SILVA 1 ; Marcelo Stehling de CASTRO 2 1 Dicente do curso de pós-graduação lato sensu EMC/UFG alexf16@hotmail.com; 2 Docente do curso de Especialização

Leia mais

PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 5 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA... 6 4. PROCESSO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 O Desenho de Serviço vem após a Estratégia de Serviço, após levantar tudo o que foi necessário como as políticas, estratégia, recursos e restrições. O pessoal envolvido

Leia mais

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES...

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Por: Thiago Wilvert. Orientador: Oscar Dalfovo

Por: Thiago Wilvert. Orientador: Oscar Dalfovo Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo Sequênciada Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos Requisitos Implementação Operacionalidade Resultados

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 O que é governança Corporativa? Questão 01 - Resposta O que é governança Corporativa? É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

MANUAL DE USO DO SUPORTE

MANUAL DE USO DO SUPORTE MANUAL DE USO DO SUPORTE Buscando melhorar o nível dos nossos serviços, investimos na aquisição de um sistema especialista em atendimento (Qualitor), onde implementaremos as práticas de ITIL¹ e SLA² no

Leia mais

ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES

ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES UNA AS EQUIPES DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DURANTE TODO O CICLO DE VIDA ANALISTA DE NEGÓCIOS E CLIENTE: DOIS PÚBLICOS-ALVO, O MESMO RESULTADO Os analistas de negócios e os

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO, no uso de suas atribuições regimentais,

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO, no uso de suas atribuições regimentais, PORTARIA TRT/GP/DGCA Nº 38/2016 Define a Política de Gerenciamento da Central de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Central IT Tecnologia em Negócios061 3030-4000 Versão 1.1 Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Contrato 274/2013 Relatório mensal referente ao período de 01 a 31 de Agosto de

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário 1. Processo de atendimento...2 1.1. Porque abrir um chamado...2 1.2. Entendendo o processo de atendimento...2 1.3. Acessando o sistema...3

Leia mais

Gerenciamento de Incidente

Gerenciamento de Incidente Gerenciamento de Incidente Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Incidente, mostrando como pode ser tratado as requisições dos usuários Durante este módulo iremos: Apresentar o

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Documentos pessoais e assinatura do cliente. (Ao assinar abaixo, o cliente concorda com todos os termos e as condições definidas no presente acordo.

Documentos pessoais e assinatura do cliente. (Ao assinar abaixo, o cliente concorda com todos os termos e as condições definidas no presente acordo. Contrato de Serviço (SLA) Para Cliente Por E-commerce Serviços de Software Ltda. Alunos Responsáveis pela criação do documento Maria Das Graças de Jesus Martins João Vieira Machado Gerente de negociação

Leia mais

Qualidade e Auditoria de SW. Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA

Qualidade e Auditoria de SW. Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA Qualidade e Auditoria de SW Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Auditoria de TI Parte 3 - ITIL Relacionamento 4 Serviços de TI 6 7 ITIL 9 ITIL Biblioteca composta das melhores

Leia mais

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 A Transição de Serviço é composto por um conjunto de processos e atividades para a transição de serviços no ambiente de produção. Aqui, deve-se encarar como um projeto

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Cumprimento de Requisição

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Cumprimento de Requisição Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário Processo de Cumprimento de Requisição Maio 2016 HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Data Responsável Observações 20/06/2016

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Guia de Relacionamento com o Suporte Técnico - Escalation List

Guia de Relacionamento com o Suporte Técnico - Escalation List Guia de Relacionamento com o Suporte Técnico - Escalation List Missão, Visão e Contatos Escalation da Linx Microvix Assunto LINX - VISÃO GERAL Melhor Solução A Linx é hoje a maior software house da América

Leia mais

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de As empresas estão buscando cada vez mais visibilidade e controle de sua operação através de tecnologias que demonstrem resultados e desburocratizem processos internos. A Cabtec atua na oferta e gestão

Leia mais

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Central IT Tecnologia em Negócios 061 3030-4000 Versão 1.1 Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Contrato 274/2013 Relatório semanal referente ao período de 02 a 31 de março de

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade?

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade? O Gerente do Nível de Serviço estabeleceu um acordo de Nível de Serviço (SLA) com o cliente. O departamento de TI foi incapaz de cumprir as exigências documentadas no SLA. A principal razão para isso é

Leia mais

Glossário Treinamento OTRS Help Desk

Glossário Treinamento OTRS Help Desk Glossário Treinamento OTRS Help Desk Sumário Glossário Help Desk... 3 Chamado ou Ticket...3 Artigos...3 Estado do chamado, estado ou status...3 Novo...3 Aberto...3 Agrupado (merged)...3 Fechado com solução

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT Simone S. Souza ICMC/USP Introdução O que é serviço de TI? Serviço de TI É um meio de entregar valor (benefício) ao

Leia mais

Em caso de dúvidas sobre a utilização do sistema ou situações críticas, entre em contato com o suporte da Ágape Consultoria.

Em caso de dúvidas sobre a utilização do sistema ou situações críticas, entre em contato com o suporte da Ágape Consultoria. 2 Em caso de dúvidas sobre a utilização do sistema ou situações críticas, entre em contato com o suporte da Ágape Consultoria. Segunda a sexta-feira das 08h00min às 17h00min: 27 3345-0818 ou no e-mail

Leia mais

Palavras-chave: Gerenciamento de serviços de ti, ITIL, Tecnologia da Informação.

Palavras-chave: Gerenciamento de serviços de ti, ITIL, Tecnologia da Informação. ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MELHORAMENTO DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AOS MEMBROS DO CAMPUS COLINAS DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS 1 Paulo Ricardo da Silva Pontes

Leia mais

Modernização da Gestão de Compras. Um guia para a Transformação Digital em 7 passos

Modernização da Gestão de Compras. Um guia para a Transformação Digital em 7 passos Modernização da Gestão de Compras Um guia para a Transformação Digital em 7 passos Gestão de Compras e Tecnologias É possível conectar tudo isso! A função de compras em empresas de todos os portes está

Leia mais

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process PSP- Personal Software Process Maria Cláudia F. P. Emer PSP: Personal Software Process z Já foram vistas ISO/IEC 9126 foco no produto ISO 9001 e CMM foco no processo de desenvolvimento z Critica a essas

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO. Processo de implantação e atendimento do Suporte Técnico

SUPORTE TÉCNICO. Processo de implantação e atendimento do Suporte Técnico 1 SUPORTE TÉCNICO Processo de implantação e atendimento do Suporte Técnico Histórico de Alterações Revisão Data Autor Principais Alterações 1 08/09/15 Rafael Anselmo Criação do documento 2 05/12/16 Rafael

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Mini currículo. Sérgio Augusto de Carvalho Júnior

Mini currículo. Sérgio Augusto de Carvalho Júnior Gestão da Informação na Cooperativa Mini currículo Sérgio Augusto de Carvalho Júnior Gestor da TI Sicoob Cofal, formado em Redes de Computadores e especializando em Gestão Estratégica de Negócios, com

Leia mais

TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO

TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO Guia de orientação para organizar e submeter as evidências para a categoria da premiação de Melhor Equipe de Suporte Este Documento tem por objetivo lhe auxiliar

Leia mais

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria 2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria Introdução 2.1. Todo o serviço de auditoria deve ser adequadamente planejado, supervisionado e gerenciado para assegurar que o serviço seja eficaz, eficiente e

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI... 5 4. PROCESSO

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

COPC INC COPC Inc. Todos los derechos reservados. Información confidencial y propietaria de COPC Inc.

COPC INC COPC Inc. Todos los derechos reservados. Información confidencial y propietaria de COPC Inc. MAIO, 2017 www.kenwin.net Família de Normas COPC Guia Suporte Técnico VERSÃO 6.0a REVISÃO 1.0 Tabela de Conteúdos Introdução... 4 Suporte Técnico e a Norma COPC CX... 5 Como implementar Suporte Técnico

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

Fundamentos de Gestão de TI

Fundamentos de Gestão de TI Fundamentos de Gestão de TI Tópico IV Desenho de Serviço (ITIL V3) José Teixeira de Carvalho Neto desenho de serviço desenho de serviço Objetivo: desenhar e especificar serviços novos ou alterados para

Leia mais

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Coordenação de Modernização e Informática SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Manual do Usuário SERVICE DESK Realiza o gerenciamento do serviço de forma corporativa, promove a gestão, identificação

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Introdução O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente Descrição dos Serviços IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente 1. Escopo dos Serviços O IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente (denominado

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L MARCELO CLÁUDIO DANTAS SALLES RIBEIRO JUNIOR MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OBJETIVO Avaliar processos

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy Gerenciamento e Administração de Redes Prof. Marcos Argachoy Conteúdo Programático: 1. Elementos de Controle e Avaliação: Falhas; Contabilização; Configuração; Desempenho; Segurança; 2. Metodologias de

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA 2018 SUMÁRIO 1 QUEM SOMOS 2 A MARCA DA SEGURANÇA 2 MISSÃO 2 VISÃO 2 VALORES 2 O PROGRAMA 3 OBJETIVO 3 VAGAS 3 REQUISITOS 3 CONHECIMENTOS 3 HABILIDADES 4 ATITUDES

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Sejam bem-vindos a Secure Service IT.

Sejam bem-vindos a Secure Service IT. Sejam bem-vindos a Secure Service IT. Somos o setor de TI desta empresa, onde atuaremos em conjunto com você para construirmos um ambiente tecnológico eficaz, lhes fornecendo alto desempenho em suas atribuições

Leia mais

Reunião Comitê de TI. Acompanhamento do PDTI

Reunião Comitê de TI. Acompanhamento do PDTI Reunião Comitê de TI Acompanhamento do PDTI Agenda Aprovação da Ata Apresentação PDTI: Metas já planejadas Como acompanhar a execução das metas Direcionamentos para execução do PDTI Deliberações: Padronização

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Descreva as recomendações para melhoria no desempenho das atividades do servidor (As recomendações da chefia imediata

Leia mais

Exponencial Concursos. Todos os direitos reservados. Siga no

Exponencial Concursos. Todos os direitos reservados. Siga no Antes de começar!!! @exponencial_concursos @profecoach_ramonsouza 10% Aula 00 Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados Pode ter qualquer tamanho e complexidade Pode ser manual ou computadorizado Representa

Leia mais

Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012.

Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012. A todos, Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012. O projeto Atendimento prevê um fluxo diferente para cada tipo

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Memorex Itil v.3. Paulo Marcelo 27/01/2011

Memorex Itil v.3. Paulo Marcelo 27/01/2011 2011 Memorex Itil v.3 Paulo Marcelo 27/01/2011 2 MEMOREX ITIL V3 Sétimo memorex voltado aos profissionais de TI. Em seu conteúdo o concurseiro encontrará um compilado sobre o framework Itil versão 3 e

Leia mais

Módulo 5. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3

Módulo 5. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3 Módulo 5 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3 Estrutura da norma Sistema de Gestão da Qualidade 4 C L I E N R E Q U I S 5 Responsabilidade

Leia mais

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br Processos de Validação e Verificação do MPS-Br O Processo Validação "O propósito do processo Validação é confirmar que um produto ou componente do produto atenderá a seu uso pretendido quando colocado

Leia mais

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento Sumário Introdução... 03 Afinal, o que é Omni-Channel?... 06 Quais são as suas vantagens?... 09 Como entregar uma

Leia mais

Análise de Sistemas Aula 4

Análise de Sistemas Aula 4 Análise de Sistemas Aula 4 Prof. Emerson Klisiewicz Contextualização Aula 4 Gerenciamento de Requisitos Refinamento de Requisitos Aprovação de Requisitos Matriz de Rastreabilidade O Sucesso Clientes satisfeitos

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

ADVANCED CUSTOMER SERVICES PARA SUN ORACLE EXADATA

ADVANCED CUSTOMER SERVICES PARA SUN ORACLE EXADATA ADVANCED CUSTOMER SERVICES PARA SUN ORACLE EXADATA O Oracle Advanced Customer Services (ACS) oferece serviços flexíveis relacionados ao Sun Oracle Database Machine e ao Sun Oracle Exadata Storage Server

Leia mais

Manual do Usuário. Portal da Solução: Gestão Proativa de TI

Manual do Usuário. Portal da Solução: Gestão Proativa de TI Referência: Março de 2017 Versão Oficial Manual do Usuário Portal da Solução: Gestão Proativa de TI Gestor de Contratos: André Mengarda 1. ÍNDICE 1. Índice... 2 2. Acordo de Confidencialidade... 3 3. Histórico

Leia mais

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 22 Sumário 1. DIRETRIZ DE COMUNICAÇÃO... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Público Alvo... 3 2. Modelos de Notificações das Informações... 3 2.1. AVALIAR A VIABILIDADE DO PROJETO... 3 2.1.1. Notificação

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil autoatendimento 2017 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk Apex-Brasil?... 3 O que é o perfil de autoatendimento?... 3 Como acessar o sistema

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Analista de 3.0 Análise Corporativa: Analise Corporativa Esta a área de conhecimento descreve as atividades de análise de negócio necessárias para identificar uma necessidade do negócio, problema ou oportunidade.

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO O das partes interessadas inclui os processos exigidos para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Gestão de Níveis de Serviços

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Gestão de Níveis de Serviços Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário Processo de Gestão de Níveis de Serviços Agosto 2017 HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Data Responsável Observações

Leia mais

Governança de TI e a gestão de demandas

Governança de TI e a gestão de demandas Governança de TI e a gestão de demandas Glória M. P.O. Damasceno 1, Núbia S. R. S. Santos 1, Vivian L. N. Araujo 1 1 Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói,

Leia mais

APRESENTAÇÃO OFICIAL 1

APRESENTAÇÃO OFICIAL 1 APRESENTAÇÃO OFICIAL 1 PROBLEMAS DE TI TOMAM O SEU TEMPO? Muitas empresas tem perdido tempo e dinheiro tentando resolver problemas de informática que não fazem parte do seu conhecimento. Assim acabam utilizando

Leia mais

Workshop Paraense de Tecnologia de Software PROCESSO DE MEDIÇÃO. Fabrício Medeiros Alho

Workshop Paraense de Tecnologia de Software PROCESSO DE MEDIÇÃO. Fabrício Medeiros Alho Workshop Paraense de Tecnologia de Software 1 PROCESSO DE MEDIÇÃO Fabrício Medeiros Alho E-mail: fabricioalho@unama.br Empresa: UNAMA Workshop Paraense de Tecnologia de Software 2 Roteiro Introdução; Por

Leia mais

Abertura e Acompanhamento de Chamados

Abertura e Acompanhamento de Chamados Abertura e Acompanhamento de Chamados Embrapa Cerrados Chefia Geral Núcleo de Tecnologia da Informação Planaltina/DF, 25 e 27 de setembro de 2012 Projeto Corporativo Implantar a Central de Serviços baseada

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 REGRAS GERAIS... 3 5 RESPONSABILIDADES... 7 6 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

WEBINAR: Guia Prático de Gerenciamento de requisitos do PMI

WEBINAR: Guia Prático de Gerenciamento de requisitos do PMI alavancar 25 de Setembro de 2018 WEBINAR: Guia Prático de Gerenciamento de requisitos do PMI FATTO Consultoria e Sistemas www.fattocs.com 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS De preferência ao uso de uma conexão de

Leia mais

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Coordenação de Modernização e Informática SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Manual do Usuário SERVICE DESK Realiza o gerenciamento do serviço de forma corporativa, promove a gestão, identificação

Leia mais