WEBINAR. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Tema: A nova visão das necessidades em Tecnologias. Prof. Luiz Gimenez.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WEBINAR. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Tema: A nova visão das necessidades em Tecnologias. Prof. Luiz Gimenez."

Transcrição

1

2 WEBINAR Pós-graduação Gestão de Serviços em TI Tema: A nova visão das necessidades em Tecnologias. Prof. Luiz Gimenez

3 A nova visão das necessidades em Tecnologias Junto com a evolução das Tecnologias da Informação a dificuldade também evoluiu. Passou-se assim, ser necessária uma gestão adequada do ambiente de TI para reconhecer práticas eficientes que mostrem ao gestor o melhor caminho à gestão de TI e dos serviços envolvidos neste processo.

4 Vamos analisar este caso...

5 Entendendo o contexto Recentemente, a Doc Graph, que estava usando serviços em nuvem do Google, teve um incidente de grandes proporções, gerando um impacto negativo ao negócio, devido ao enorme tempo de Downtime, ou seja, indisponibilidade dos serviços; Os serviços ficaram indisponíveis, fazendo com que muitos clientes, procurassem a Central de Serviços, na busca de informações e naquele momento, não havia nenhum diagnóstico do incidente. Felizmente, tudo foi resolvido, mas com algumas lições aprendidas; Sem contar que, no final, o CEO da Doc Graph, tornou-se um dos fãs dos serviços do Google...!

6 Gestão de serviços de TI e as lições aprendidas com a nuvem A computação em nuvem vem recebendo muita atenção, ofuscando a importância fundamental da manutenção de boas práticas em Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM). Com mais e mais empresas, se mobilizando em migrar seus serviços de TI para nuvem, as melhores práticas da ITIL, tornam-se mais críticas do que nunca. Independentemente, se você está indo para uma nuvem pública, privada ou híbrida, as melhores práticas da ITIL, estão aqui e podem ser utilizadas para nortear a gestão. Abordaremos aqui, algumas das principais lições aprendidas com o incidente e como as Fases e Processos ITIL podem ajudar a mitigar ou até mesmo impedir que um desastre aconteça novamente.

7 Na Estratégia de Serviços... No case abordado, trata-se de uma start-up, que já foi concebida, para oferecer software como serviço (SaaS); Uma vez que, não sabemos os drivers para a escolha do provedor de serviços em questão, os aspectos de Utilidade e Garantia, deveriam ter sido, considerados de uma melhor forma, bem como, os inputs para lidar com as demandas em determinados períodos do ano; Não é arriscado dizer que, a escolha do provedor de serviços, foi pelo melhor valor.

8 No Desenho dos Serviços... Provavelmente, os serviços contratados, deveriam estar apoiados em 2 (dois) processos fundamentais: Gestão do Nível de Serviço (GNS) & Gestão de Fornecedores. A fim de garantir que o SLA - Acordo de Nível de Serviço entre as partes, cubra integralmente todos os requisitos de nível de serviço, dentro das necessidades do cliente, bem como, mitigando os riscos e possíveis brechas, pois contratos de serviços em nuvem tendem a ser complexos, devido aos vários fatores e regras. Gestão da Segurança da Informação - O provedor em questão, efetua um ótimo gerenciamento a este respeito, pois conseguiu rapidamente, detectar uma vulnerabilidade em um dos servidores do Cliente, que havia sido montado, indevidamente e que levou ao ataque de DoS, o que causou ao provedor em questão, encerrar a conta inteira do cliente e todos os serviços contratados.

9 No Desenho dos Serviços... Gestão de Continuidade de Serviços de TI Um erro fatal, foi colocar todos os serviços num único provedor. Trata-se de um grande equívoco, pensar que, só porque seu provedor possui clusters de servidores em todo o mundo, você estará coberto. Este incidente ilustra claramente que isso não é verdade, ou seja, poderiam ter contratado um outro provedor de serviços em nuvem, como redundância, atendendo outros aspectos da sua estratégia de BCP/DR.

10 Na Transição dos Serviços... Gestão da Mudança - Futuras mudanças em servidores, devem passar pelas devidas aprovações, antes de serem introduzidas no ambiente de produção. A revisão pós implementação, vai revelar as configurações adequadas e patches de segurança que são mandatórios e que deverão ser priorizados, antes de qualquer sistema/aplicação, novos ou modificados, sejam introduzidos no ambiente. Validação e Teste - Todas as mudanças precisam ser testadas e validadas para satisfazer todas as necessidades de serviço e adicionalmente, para não violar qualquer um dos acordos de serviço que pode causar um outro encerramento do serviço, por iniciativa do provedor.

11 Na Transição dos Serviços... Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço - usando ferramentas como o Chef ou outros sistemas automatizados, poderiam facilitar a gestão do grande número de servidores virtuais, contêineres, aplicações, bancos de dados, etc, de forma integrada e com um relacionamento mínimo entre os IC s.

12 Na Operação dos Serviços... Gerenciamento de Incidentes - Os Canais de registro automatizados do Google parecem não estar recebendo os requisitos de incidentes, de forma adequada. A utilização do Twitter para controlar os registros de incidentes dos clientes, não é a melhor forma de suportar esta demanda, já que o serviço não tem essa característica. Gerenciamento de Problemas - Análise de causa raiz, extensiva sobre este incidente e todas as recomendações para melhorias de processo, bem como, as alterações de configuração e patches que agora têm de ser apresentadas até à Gestão da Mudança e Gerenciamento de Liberação.

13 Na Melhoria Contínua dos Serviços... Incidentes, Problemas, interrupções podem e irão ocorrer, em qualquer serviço de nuvem. Seria necessário monitorar continuamente o desempenho de todos os seus serviços em nuvem, estabelecendo uma matriz de responsabilidade entre a DocGraph e os Gestores de serviço do Google; Manter um olhar atento sobre a experiência de serviço do cliente para o qual as melhores práticas da ITIL podem ajudar; Nesta história, o CEO da DocGraph ficou tão impressionado com os esforços do Google para resolver a falha, que em sua percepção foi positivo, fazendo com que continuasse a ser cliente; Esperamos que, DocGraph e Google estabeleçam algumas metas no sentido de implementar processos que irão melhorar a experiência geral do cliente.

14 Sobre o curso A pós-graduação em Gestão de Serviços em TI, totalmente estruturada nas melhores práticas da biblioteca ITIL e da norma ABNT ISO/IEC 20000, visa capacitar profissionais para lidar com os maiores desafios nas operações de TI e alinhamento com o negócio. Através do desenvolvimento de conhecimentos multidisciplinares que reúnem conhecimentos de gestão de serviços (ITIL e ISO 20000), cloud computing, segurança da informação, normas ISO e gestão de pessoas, abordamos todos os aspectos necessários para a formação de novos gestores de TI e de negócio. 22 certificados ao final do curso* Todo o conteúdo desenvolvido para a pós-graduação é credenciado com base nos requisitos internacionais exigidos pelo Instituto de Gerenciamento de Serviços e Informação - EXIN *o total de certificados para os alunos que realizarem os exames oficiais durante o curso

15 Estrutura e conteúdo Gestão estratégica Gestão financeira Gestão de pessoas Comunicação e oratória Gestão de projetos Duração: 40 horas Ao final deste estágio o candidato estará apto a receber 4 certificados de participação de curso e 1 diploma de pós-graduação. Camada de gestão integrada Gerenciamento através do ciclo de vida com base na ITIL (MALC) Gerenciamento de serviços avançado com base na ISO/IEC (Consultant) Duração: 60 horas Ao final deste estágio o candidato estará apto a receber 3 certificados, sendo 2 de participação e 3 internacionais*. Camada de gestão tática Suporte e análise operacional com base na ITIL (OSA) Liberação, controle e validação com base na ITIL (RCV) Oferta de serviço e acordos com base na ITIL (SOA) Planejamento, proteção e otimização com base na ITIL (PPO) Duração: 100 horas Ao final deste estágio o candidato estará apto a receber 8 certificados, sendo 4 de participação e 4 internacionais*. Camada de gestão operacional Fundamentos de Gerenciamento de Serviços baseado em ITIL Fundamentos de Segurança da Informação (ISO 27002) Fundamentos de computação em nuvem (cloud computing) Integrator Secure Cloud Services Duração: 45 horas Ao final deste estágio o candidato estará apto a receber 7 certificados, sendo 3 de participação e 4 internacionais*. *o total de certificados para os alunos que realizarem os exames oficiais durante o curso Duração: 245 horas

16 Nosso Diferencial

17 BANCA DE ENCERRAMENTO REALITY SHOW

18 NOSSA COMEMORAÇÃO

19 FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM! Venha bater um papo e conheça mais sobre o curso de seu interesse com a coordenadoria geral dos cursos. Próxima turma início: 24/10/2016 2ª Turma de Gestão de Serviços em TI

20

21 OBRIGADO! Luiz Gimenez Contato:

WEBINAR. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Tema: Planejamento, proteção e otimização de serviços. Prof. Anderson Castellanos.

WEBINAR. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Tema: Planejamento, proteção e otimização de serviços. Prof. Anderson Castellanos. WEBINAR Pós-graduação Gestão de Serviços em TI Tema: Planejamento, proteção e otimização de serviços Prof. Anderson Castellanos Visão Geral Percepção de valor na concepção de Serviços de TI Prover valor

Leia mais

OBRIGADO! Planejamento, Proteção e Otimização de Serviços. Como influenciar a demanda dos serviços de TI oferecendo a. Anderson Castellanos

OBRIGADO! Planejamento, Proteção e Otimização de Serviços. Como influenciar a demanda dos serviços de TI oferecendo a. Anderson Castellanos 2017 Planejamento, Proteção e Otimização de Serviços. Como influenciar a demanda dos serviços de TI oferecendo a garantia Nome adequada do Professor à organização. Anderson Castellanos Pós-graduação Gestão

Leia mais

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof.

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof. WEBINAR Pós-graduação Gestão de Serviços em TI Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS Prof. Ademar Albertin Ademar Luccio Albertin Mais de 10 anos de experiência em Governança

Leia mais

MBA Gestão de Segurança da Informação

MBA Gestão de Segurança da Informação WEBINAR Curso: MBA Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação Tema: Uma necessidade básica no Gerenciamento de Riscos. Profa. Silvana Ponce Gestão de Segurança da Informação O despreparo de muitas

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Realização:

GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Realização: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS Realização: Ademar Luccio Albertin Mais de 10 anos de experiência em Governança e Gestão de TI, atuando em projetos nacionais e internacionais

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

Gerenciamento de Incidente

Gerenciamento de Incidente Gerenciamento de Incidente Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Incidente, mostrando como pode ser tratado as requisições dos usuários Durante este módulo iremos: Apresentar o

Leia mais

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT Controle do documento Preparado por: George de Almeida Menezes Alterações Data Versão Descrição Autor / Revisor 31/03/2018 1 Plano de

Leia mais

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada.

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada. WEBINAR Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos Profa. Renata Wada BIOGRAFIA Pós Graduada em Investigação de Fraudes e Forense Computacional.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 A Transição de Serviço é composto por um conjunto de processos e atividades para a transição de serviços no ambiente de produção. Aqui, deve-se encarar como um projeto

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 O Desenho de Serviço vem após a Estratégia de Serviço, após levantar tudo o que foi necessário como as políticas, estratégia, recursos e restrições. O pessoal envolvido

Leia mais

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis A oportunidade Na medida em que a computação em nuvem dá origem a novas e poderosas capacidades, ela oferece o potencial de aumentar a produtividade,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Governança em TI

Gerenciamento de Projetos de Governança em TI Gerenciamento de Projetos de Governança em TI Universidade Veiga de Almeida Luiz Antônio Vivacqua Corrêa Meyer Luiz.vcm@gmail.com http://vivacquabd.webnode.com.br Cobit X ITIL CobiT representa um consenso

Leia mais

ITIL Foundation. Fundamentos no gerenciamento de serviços de TI com base na ITIL Curso credenciado. Preparatório para o exame oficial

ITIL Foundation. Fundamentos no gerenciamento de serviços de TI com base na ITIL Curso credenciado. Preparatório para o exame oficial ITIL Foundation Fundamentos no gerenciamento de serviços de TI com base na ITIL 2011 Preparatório para o exame oficial Curso credenciado Desenho de serviço Estratégia de serviço Operação de serviço Transição

Leia mais

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L MARCELO CLÁUDIO DANTAS SALLES RIBEIRO JUNIOR MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OBJETIVO Avaliar processos

Leia mais

Processo de gerenciamento de capacidade

Processo de gerenciamento de capacidade Processo de gerenciamento de capacidade O fornecimento da capacidade exigida para processamento e armazenamento de dados é tarefa do gerenciamento de capacidade. Isso é feito para que o provimento desta

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA.

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. APRESENTAÇÃO CORPORATIVA www.totalnuvem.com.br EMPRESA A TOTALNUVEM, é uma empresa brasileira, com a união de profissionais que trouxeram a experiência acumulada tanto em arquitetura quanto em desenho

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI

Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI O que é Cloud Computing? Cloud Computing Mas afinal, o que é Cloud? É só uma palavra da moda? ou um conceito Definição revolucionário do NIST

Leia mais

ESTUDO DE CASO: A NODE AFRICA TRANSFORMA A SEGURANÇA. Analise em detalhes os benefícios de uma solução de segurança moderna

ESTUDO DE CASO: A NODE AFRICA TRANSFORMA A SEGURANÇA. Analise em detalhes os benefícios de uma solução de segurança moderna ESTUDO DE CASO: A NODE AFRICA TRANSFORMA A SEGURANÇA Analise em detalhes os benefícios de uma solução de segurança moderna Não é fácil enfrentar os perigos da economia digital A economia digital gerou

Leia mais

PALESTRA. Quebrando Paradigmas e focando em Resultados. Palestrante: Breno Costa Professor do IBGP

PALESTRA. Quebrando Paradigmas e focando em Resultados. Palestrante: Breno Costa Professor do IBGP PALESTRA Quebrando Paradigmas e focando em Resultados Palestrante: Breno Costa Professor do IBGP 1 Computação em Nuvem A Computação em Nuvem representa uma mudança fundamental no modo como a tecnologia

Leia mais

WEBINAR. Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios. Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S.

WEBINAR. Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios. Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S. WEBINAR Curso: Pós-graduação Gestão de Processos de Negócios Tema: Interconexão entre processos e as estratégias. Profa. Maria Veronica S. S. Lessa Biografia Maria Veronica S. S. Lessa => Doutoranda Ciências

Leia mais

RICOH SIM. Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI.

RICOH SIM. Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI. RICOH SIM Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI www.ricoh.com.br Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI. Essa solução engloba uma série

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato:

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato: Tópicos Especiais em Redes - TER Cloud Computing Prof. Dayvidson Bezerra Contato: dayvidsonbezerra@gmail.com O que é Computação na Nuvem? O que é Computação na Nuvem? Segundo o NIST, Cloud Computing é

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

Case de Sucesso DISTRIMED

Case de Sucesso DISTRIMED Case de Sucesso DISTRIMED Monitorando as atividades de negócio e implantando uma cultura de Gestão à Vista De acordo com o Gartner, o Business Activity Monitoring (BAM) descreve os processos e as tecnologias

Leia mais

Acelere sua jornada para a nuvem

Acelere sua jornada para a nuvem Acelere sua jornada para a nuvem Migrar para a nuvem permite transferir cargas de trabalho de sistemas únicos para uma plataforma híbrida. Ela fornece um método estruturado para a migração junto com diversos

Leia mais

Pós-Graduação Perícia Forense Digital

Pós-Graduação Perícia Forense Digital WEBINAR Curso: Pós-graduação em Perícia Forense Digital Tema: Investigação de sistemas. Prof. Luiz Rabelo AGENDA About.me Ciência forense Conceitos básicos Forense Digital O que não é Forense Digital Ferramenta

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack?

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? APOSTILA AULA 4 PERGUNTAS FREQUENTES 1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? O melhor caminho para ter os primeiros contatos e começar a fazer os primeiros testes

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

2º Ciclo MEIC. Tecnologias dos Sistemas Informáticos. José Delgado

2º Ciclo MEIC. Tecnologias dos Sistemas Informáticos. José Delgado 2º Ciclo MEIC Tecnologias dos Sistemas Informáticos José Delgado LEIC está quase: e agora?! LEIC MEIC Acabem o MEIC! Mercado Percursos Especializações ES, SE e TSI (IT): parceiros de negócio Pessoas Equipa

Leia mais

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT Simone S. Souza ICMC/USP Introdução O que é serviço de TI? Serviço de TI É um meio de entregar valor (benefício) ao

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Informações de Controle do Documento

Informações de Controle do Documento Informações de Controle do Documento Dados do Documento Nome do Documento Finalidade do Documento Número de Versão do Documento 4.2 Status do Documento Dono do Documento Preparado por Brazilian Portuguese

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Douglas Rosemann Prof. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto

Douglas Rosemann Prof. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto Protótipo de software para avaliação da segurança da informação de uma empresa conforme a norma NBR ISO/IEC 17799 Douglas Rosemann Prof. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto Roteiro de Apresentação Introdução

Leia mais

Documentos pessoais e assinatura do cliente. (Ao assinar abaixo, o cliente concorda com todos os termos e as condições definidas no presente acordo.

Documentos pessoais e assinatura do cliente. (Ao assinar abaixo, o cliente concorda com todos os termos e as condições definidas no presente acordo. Contrato de Serviço (SLA) Para Cliente Por E-commerce Serviços de Software Ltda. Alunos Responsáveis pela criação do documento Maria Das Graças de Jesus Martins João Vieira Machado Gerente de negociação

Leia mais

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL *

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * Alex SILVA 1 ; Marcelo Stehling de CASTRO 2 1 Dicente do curso de pós-graduação lato sensu EMC/UFG alexf16@hotmail.com; 2 Docente do curso de Especialização

Leia mais

Rhino Get Contact. Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI.

Rhino Get Contact.  Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI. 1 de 21 Excelência de TI pela Gestão de Serviços Rhino Excelência Get Essentials! de serviços de TI Versão 2 de 21 230 3.2 www.rhinoconsulting.com.br Página 1 Apresentações Pier Roberto Riboni Tecnólogo

Leia mais

A importância das Certificações de. para profissionais de TI. Certificação Green IT

A importância das Certificações de. para profissionais de TI. Certificação Green IT A importância das Certificações de para profissionais de TI Especialista: Prof. Me. Davis Alves Certificação ITIL Expert Certificação ITIL Intermediate Certificação ITIL v2 e v3 Foundation Bridge; Certificação

Leia mais

WEBINAR. MBA Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação

WEBINAR. MBA Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação Pós-Graduação WEBINAR MBA Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação Tema: Não invista mais 1 centavo em Segurança da Informação - a segurança integral e a convergência que ninguém quer falar! Prof.

Leia mais

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade?

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade? O Gerente do Nível de Serviço estabeleceu um acordo de Nível de Serviço (SLA) com o cliente. O departamento de TI foi incapaz de cumprir as exigências documentadas no SLA. A principal razão para isso é

Leia mais

Trilha Cloud Computing

Trilha Cloud Computing Trilha Cloud Computing Palestra: Estratégia para adoção de Cloud Computing Viviam Ribeiro Especialista em Gestão de TI Globalcode Open4education Globalcode Open4education Viviam Ribeiro ESPECIALISTA EM

Leia mais

DATA PROTECTION FOR VMWARE

DATA PROTECTION FOR VMWARE DATA PROTECTION FOR VMWARE Proteção de dados simplesmente avançada convergente, na nuvem e além Atualmente a maioria das cargas de trabalho funciona em ambientes virtualizados. A proteção dessas cargas

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 REGRAS GERAIS... 3 5 RESPONSABILIDADES... 7 6 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu

Leia mais

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 1/5 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 0000536 - André Delgado- SEGURANCA Danielle Souza; Oscar Zuccarelli; HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA REV. ALTERAÇÕES Atualização do item 2.2 - Solicitar

Leia mais

Exponencial Concursos. Todos os direitos reservados. Siga no

Exponencial Concursos. Todos os direitos reservados. Siga no Antes de começar!!! @exponencial_concursos @profecoach_ramonsouza 10% Aula 00 Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados Pode ter qualquer tamanho e complexidade Pode ser manual ou computadorizado Representa

Leia mais

Gestão de Ativos de TI. Fabrício Feres

Gestão de Ativos de TI. Fabrício Feres Gestão de Ativos de TI Fabrício Feres Apresentação Mais de 15 anos de experiência com GA de TI; Atualmente Líder de EUC na VLI Logística; Gerente de Operações e de Gestão de ativos na Sonda IT; Mais de

Leia mais

Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização?

Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização? Central de Serviços Compartilhada É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização? Rapidinho... Quem sou eu? Cláudia Marquesani Casada, dois filhos Bela, recatada

Leia mais

Cybersecurity. Virtualização. Antivírus. Análise de conteúdo. Firewall. Proxy. Monitoramento de acesso virtual. Monitoramento de acesso físico

Cybersecurity. Virtualização. Antivírus. Análise de conteúdo. Firewall. Proxy. Monitoramento de acesso virtual. Monitoramento de acesso físico Cybersecurity Virtualização Antivírus Análise de conteúdo Firewall Proxy Monitoramento de acesso virtual Monitoramento de acesso físico Auditoria Defesa em camadas Backup VPN Controle de acesso Criptografia

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante?

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante? Como fazer o gerenciamento em projetos com uma matriz Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque fazer o gerenciamento em um

Leia mais

SIMULADO 01 Governança de TI

SIMULADO 01 Governança de TI SIMULADO 01 Governança de TI 1 - Qual das seguintes é a preocupação mais importante do gerenciamento de TI? a. Manter a TI funcionando b. Fazer com que a tecnologia funcione corretamente c. Manter-se atualizado

Leia mais

CONFIABILIDADE INDUSTRIAL

CONFIABILIDADE INDUSTRIAL CONFIABILIDADE INDUSTRIAL Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno

Leia mais

Liderança Ágil. Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte.

Liderança Ágil. Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte. Liderança Ágil Como conceitos de Agilidade, Lean IT, Design Thinking e Gerenciamento de Serviços de TI podem transformar sua equipe de Suporte. Cláudia Marquesani Gerente Executiva de Serviços e Operações

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/ HORAS DE DURAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/ HORAS DE DURAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/2014 4 HORAS DE DURAÇÃO EMAIL: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO Q1 (0,5) Q2 (0,5) Q3 (1,0) Q4 (1,0) Q5 (2,0) TOTAL (10,0) Q6 (2,0) Q7 (3,0) INSTRUÇÕES Você será

Leia mais

NOME DA AÇÃO EDUCACIONAL. Curso: Gestão de Riscos na Administração Pública - T01/2015-TRF

NOME DA AÇÃO EDUCACIONAL. Curso: Gestão de Riscos na Administração Pública - T01/2015-TRF NOME DA AÇÃO EDUCACIONAL Curso: Gestão de Riscos na Administração Pública - T01/2015-TRF OBJETIVO Apresentar os conceitos, os princípios, a estrutura e o processo para gerenciamento de riscos em organiza

Leia mais

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto e como obter a qualificação para atender esta demanda.

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência

Leia mais

2º Ciclo MEIC. Tecnologias dos Sistemas Informáticos

2º Ciclo MEIC. Tecnologias dos Sistemas Informáticos 2º Ciclo MEIC Tecnologias dos Sistemas Informáticos LEIC está quase: e agora?! LEIC MEIC Acabem o MEIC! Mercado Para já, pré-inscrições de 16 a 20 março! ( 120 ECTS) Especializações Percursos ES, SE e

Leia mais

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção AFINAL O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Aguinaldo Aragon Fernandes Agenda O conceito da fábrica de software A fábrica de software é um negócio Escopos de fábricas de software Requisitos para uma fábrica

Leia mais

Oficina 3: Desmistificando a Adoção de Serviços em Nuvem Contratação de Serviços em Nuvem Computacional. DANIEL TRONCOSO Professor - IBGP

Oficina 3: Desmistificando a Adoção de Serviços em Nuvem Contratação de Serviços em Nuvem Computacional. DANIEL TRONCOSO Professor - IBGP Oficina 3: Desmistificando a Adoção de Serviços em Nuvem Contratação de Serviços em Nuvem Computacional DANIEL TRONCOSO Professor - IBGP Computação em Nuvem National Institute of Standards and Technology

Leia mais

Gerenciamento de Crises e Continuidade do Negócio

Gerenciamento de Crises e Continuidade do Negócio Gerenciamento de Crises e Continuidade do Negócio Palestrante Washington Grimas Arquiteto de Soluções de TI ITIL COBIT PMI TOGAF DOCENTE Objetivos Conceitos e Definições Fatores Críticos de Sucesso Normatizações

Leia mais

Roadmap para Implementação e Certificação ISO Mário Rui Costa

Roadmap para Implementação e Certificação ISO Mário Rui Costa 1 1 Roadmap para Implementação e Certificação ISO 20000-1 Mário Rui Costa TÓPICOS O que é a ISO 20000-1? Porquê implementar? Custos Ponto de partida Papéis e Responsabilidades Implementação Preparação

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes EN3610 Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, abril de 2011 Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para

Leia mais

WEBINAR Resolução 4658 BACEN

WEBINAR Resolução 4658 BACEN Patrocínio WEBINAR Resolução 4658 BACEN Realização Junho / 2018 Palestrantes Fernando Correia 19 anos de experiência nas áreas de Tecnologia, Segurança da Informação, Continuidade de Negócios, Controles

Leia mais

Mini currículo. Sérgio Augusto de Carvalho Júnior

Mini currículo. Sérgio Augusto de Carvalho Júnior Gestão da Informação na Cooperativa Mini currículo Sérgio Augusto de Carvalho Júnior Gestor da TI Sicoob Cofal, formado em Redes de Computadores e especializando em Gestão Estratégica de Negócios, com

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? Houve uma proliferação das ofertas de nuvem pública, e a nuvem privada se popularizou. Agora, a questão é como explorar o potencial

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Introdução

Gerenciamento de Redes. Introdução Gerenciamento de Redes Introdução Motivação As redes estão ficando cada vez mais importantes para as empresas não são mais infraestrutura dispensável: são de missão crítica (não podem parar!) As redes

Leia mais

Oficina de Projetos PMI-PE. Saindo do CAOS para Gerenciar em PAAS

Oficina de Projetos PMI-PE. Saindo do CAOS para Gerenciar em PAAS Oficina de Projetos PMI-PE Saindo do CAOS para Gerenciar em PAAS Você já ouviu falar em um cenário como esse? DESAFIO Com uma base de mais de 2 mil clientes e 80 mil módulos implantados, a empresa percebeu

Leia mais

Implantação do gerenciamento de projetos na UFCA

Implantação do gerenciamento de projetos na UFCA Implantação do gerenciamento de projetos na UFCA Cícero Samuel Clemente Rodrigues 1, Felipe Santana Furtado Soares 1 Diretoria de Tecnologia da Informação Universidade Federal do Cariri (UFCA) 63018 Juazeiro

Leia mais

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos:

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos: Objetivos do módulo Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Mudança que tem como objetivo verificar os métodos para controlar as mudanças na infra-estrutura de TI. Durante este módulo

Leia mais

Bem-vindo ao Circuito de Palestras EXIN 2014 Conheça o novo Portfólio EXIN:

Bem-vindo ao Circuito de Palestras EXIN 2014 Conheça o novo Portfólio EXIN: Bem-vindo ao Circuito de Palestras EXIN 2014 Conheça o novo Portfólio EXIN: Iluminando mentes, capacitando profissionais e protegendo negócios. Segurança da Informação: Práticas de Gestão de Risco da ISO

Leia mais

O conjunto das gestões

O conjunto das gestões O conjunto das gestões Temos: Gestão da integração Gestão do escopo Gestão do tempo Gestão dos recursos Gestão dos custos Gestão da qualidade Gestão ambiental Gestão de pessoas Gestão das comunicações

Leia mais

A importância do ITSM na era da transformação digital. Andrés Mendoza LATAM Technical Head ManageEngine

A importância do ITSM na era da transformação digital. Andrés Mendoza LATAM Technical Head ManageEngine A importância do ITSM na era da transformação digital Andrés Mendoza LATAM Technical Head ManageEngine Gerenciamento de TI Aplicações corporativas, colaboração, & produtividade 90+ produtos 180,000+ clientes

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO CONCEITOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES CORPORATIVAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4

ÍNDICE 1. OBJETIVO CONCEITOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES CORPORATIVAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. CONCEITOS... 2 3. PRINCÍPIOS... 3 4. DIRETRIZES CORPORATIVAS... 3 5. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4 5.1 Gestão de acessos às informações... 4 5.2 Proteção do ambiente... 4 5.3

Leia mais

ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma

ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma ebook: O que é e como funciona o Seis Sigma Sumário Introdução...4 Histórico...5 O que é problema...8 O que é Seis Sigma...11 Como resolver problemas com Seis Sigma...15 Conclusão...25 2 3 Resultados Gerados

Leia mais

SUMÁRIO. Compartilhe este e-book 03. Introdução 04. O que é Disaster Recovery? 05. Quais riscos sua infraestrutura de TI está correndo? 06.

SUMÁRIO. Compartilhe este e-book 03. Introdução 04. O que é Disaster Recovery? 05. Quais riscos sua infraestrutura de TI está correndo? 06. SUMÁRIO 03. 04. 05. 06. 08. 09. Introdução O que é Disaster Recovery? Quais riscos sua infraestrutura de TI está correndo? Quais são os níveis de segurança do Disaster Recovery? Como elaborar e executar

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação

Gestão de Segurança da Informação Gestão de Segurança da Informação Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementa Carga horária Semestre 1 Auditoria de Segurança da Informação Forense Computacional Gerenciamento de Serviços de TI Pelo

Leia mais

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Daniel de Oliveira Orientador: Dr. Eduardo Pagani Julio Juiz de Fora, 06 de junho de 2017 Conteúdo da Apresentação Introdução.

Leia mais

Qualidade e Auditoria de SW. Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA

Qualidade e Auditoria de SW. Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA Qualidade e Auditoria de SW Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Auditoria de TI Parte 3 - ITIL Relacionamento 4 Serviços de TI 6 7 ITIL 9 ITIL Biblioteca composta das melhores

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN SUPORTE ATLASSIAN 2017 1 Se as ferramentas Atlassian são de alto nível de importância dentro da sua organização, considere nosso Suporte Platinum. Mantenha sua equipe focada no que realmente interessa

Leia mais

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa 1 O VALOR DO BACKUP NA NUVEM Fernando Henrique Feitosa fernando.feitosa@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Esse artigo tem como objetivo principal explanar de forma gerencial qual visão devemos adotar ao escolher

Leia mais

Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção. Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente

Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção. Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente Inteligência em Compras Planejamento - Coleta - Análise

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais