COMUNICAÇÃO, HISTÓRIA E LINGUAGEM. CONTEÚDOS Elementos da comunicação Tipos de linguagem História da Língua Portuguesa AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMUNICAÇÃO, HISTÓRIA E LINGUAGEM. CONTEÚDOS Elementos da comunicação Tipos de linguagem História da Língua Portuguesa AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS"

Transcrição

1 COMUNICAÇÃO, HISTÓRIA E LINGUAGEM CONTEÚDOS Elementos da comunicação Tipos de linguagem História da Língua Portuguesa AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Elementos da comunicação Segundo o dicionário Houaiss 1 a comunicação é definida como Processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor, no qual as informações, transmitidas por intermédio de recursos físicos (fala, audição, visão etc.) ou de aparelhos e dispositivos técnicos, são codificadas na fonte e decodificadas no destino com o uso de sistemas convencionados de signos ou símbolos sonoros, escritos, iconográficos, gestuais etc. Observe os exemplos: Figura 1 Conversa Fonte: Pixabay 1 Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

2 Figura 2 - Cartaz Sejam todos bem-vindos. Fonte: Fundação Bradesco, Figura 3 Siga em frente ou à esquerda Fonte: Detran Sergipe Figura 4 Campanha pelo silêncio nos hospitais Fonte: FEMERJ O que é comunicação Comunicar é transmitir uma mensagem, partilhar ideias ou sentimentos, estabelecer uma relação. Na comunicação, são utilizados diversos códigos: danças, odores, cores, contatos físicos. Os seres humanos usam outros elementos além das palavras, como sinais de trânsito, gestos, expressões físicas, símbolos representativos, etc. Para que a comunicação ocorra, no entanto, é necessário que a mensagem faça sentido para quem a recebe. Deve estar inserida em um contexto histórico, social e cultural. Observe: Algumas embalagens trazem, em seu rótulo, símbolos que buscam facilitar a separação e descarte de diferentes materiais para, assim, contribuir com a coleta seletiva. Conheça alguns desses símbolos:

3 Figura 5 Símbolos da reciclagem Fonte: Blog Bioany Com essa forma de comunicação, é possível destinar o lixo de maneira adequada. Outros símbolos também podem aparecer em algumas embalagens e podem ter várias outras situações comunicativas. Uma delas é a que informa que o conteúdo de um produto é tóxico: Figura 6 Tóxico Fonte: Wikimidia Os símbolos substituem as palavras e permitem convencionar uma informação para facilitar o reconhecimento em várias situações de uso. Para melhor manusear um produto ou dar o destino certo para seu material, é significativo conhecer os símbolos impressos nas embalagens. Isso permite estabelecer a comunicação entre os produtos e seus usuários. Um processo de comunicação deve conter os seguintes elementos:

4 EMISSOR / REMETENTE transmite a mensagem MENSAGEM o que se deseja comunicar RECEPTOR / DESTINATÁRIO recebe a mensagem CÓDIGO Figura 7 Elementos da comunicação Fonte: Fundação Bradesco Código Para que a comunicação ocorra, é necessária a utilização de um código, que é o tipo de linguagem utilizada para transmitir a mensagem. Não é possível que a interação seja eficaz sem uma codificação que pertença ao mesmo repertório do emissor e do receptor. Quanto melhor a elaboração do código (codificação) pelo emissor, melhor sua interpretação (decodificação) pelo receptor. Linguagem É a capacidade de expressar pensamentos, ideias, vontades, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada à comunicação; onde há comunicação, há linguagem. É possível usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecer atos de comunicação, tais como: palavras de uma determinada língua, sinais, símbolos, sons, gestos, etc. Língua É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos, que possibilita que seus falantes consigam produzir enunciados para comunicar-se e compreender-se. Para que a comunicação ocorra a linguagem pode ser:

5 VERBAL Língua oral e língua escrita LINGUAGEM NÃO VERBAL desenho, pintura, escultura, artes gráficas, aquitetura, gesto, vestuário, emoticons, etc. Figura 8 Tipos de linguagem Fonte: Fundação Bradesco A linguagem verbal e não verbal é frequente nas histórias em quadrinhos, tirinhas, charges e cartuns, por exemplo. Quando isso ocorre, dá-se o nome de linguagem mista. Observe: Figura 9 Tirinha Armandinho Fonte: Tirasbeck Discurso É o ato de utilizar a língua em uma situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. O discurso também é conhecido como fala.

6 Linguística É o estudo das estruturas da linguagem humana e suas divisões em grupos ou famílias. Tem por objeto a origem, o desenvolvimento, a evolução e a comparação dos signos linguísticos. HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA Você sabe de onde veio a língua portuguesa? No século III, a Península Ibérica foi invadida e conquistada pelo Império Romano. Os romanos, como povo conquistador, impuseram o uso de sua língua o latim aos povos dominados. Quando os árabes invadiram a Península, a partir do século VIII, e lá permaneceram por quatro séculos impondo o uso da língua falada por eles, o latim praticamente deixou de ser usado. Com a expulsão dos árabes e a criação do reino de Portugal no século XII, o latim voltou a ser a língua oficial; porém, já estava bastante modificado devido às influências que recebeu dos povos bárbaros e dos árabes. O idioma, então, foi reformulado, originando o galego-português. Ao longo do tempo, o galego-português foi sofrendo transformações e influências, adquirindo as características do português moderno. Com a expansão marítima portuguesa, essa língua se espalhou pela Ásia, África e América. Aqui no Brasil, o português sofreu influências das línguas indígenas, africanas e europeias, até se tornar a língua falada hoje. Mas essas transformações não param por aí. Com o tempo, a língua sofre mudanças; o que não é aceito pode passar a ser; as influências de outros idiomas continuarão sempre existindo. A língua é um organismo vivo e está em constante transformação. A Gramática da Língua Portuguesa A língua portuguesa é convencionada pela gramática normativa, é ela quem traz as regras para o uso do que é chamado de língua padrão ou variedade de prestígio. É a linguagem encontrada nos livros, nos jornais, nos textos científicos, etc. e mostra como a língua deve ser. Por outro lado, existe também a gramática descritiva, que mostra como a língua é, a linguagem do dia a dia, quando são utilizados diferentes tipos de fala, quando o uso da língua depende da situação em que se encontra o falante, da

7 mensagem que se quer transmitir. Vale lembrar, que não existe erro na língua o que existe é variação linguística, linguagem formal e informal. Figura 10 Gramática da Língua Portuguesa Fonte: Wikimedia A Grammatica da Língua Portuguesa com os Mandamentos da Santa Madre Igreja, de João de Barros, impressa em 1540, foi uma das primeiras obras a normatizar a língua portuguesa. Níveis de Linguagem No dia a dia, pode-se perceber que existem diferentes tipos de fala, cujo uso depende da situação em que se encontra o falante, da mensagem que se quer transmitir e das intenções que cada um possui. São os níveis de linguagem, que podem ser: Linguagem formal, culta ou dialeto padrão: é a variedade que representa o uso ideal, correto, da língua portuguesa. É o português ensinado na escola, a linguagem da cultura, das artes e das ciências. Linguagem regional: é a utilização específica da língua em determinadas regiões. É o falar típico dos gaúchos, paulistas, cearenses, cariocas etc.

8 Linguagem coloquial: é a língua comum, usada no cotidiano, nas situações informais. Linguagem grupal: é a linguagem característica de vários grupos, como a gíria, ou, no caso de um grupo de profissionais, a linguagem técnica (ou jargão profissional). Figura 11 Jargão profissional Fonte: Variação Sociocultural Curiosidade O que faz a sociolinguística? A sociolinguística é o ramo da linguística que estuda as relações entre a língua e a sociedade, coletando, analisando e interpretando o comportamento linguístico dos integrantes de uma comunidade. ATIVIDADES 1. Ao viajar é comum deparar-se com placas que identificam atrativos turísticos. Diante disso, analise as placas a seguir e relacione as descrições verbais às imagens correspondentes, de acordo com a mensagem que o texto não verbal deseja transmitir.

9 ( ) a) Ciclismo ( ) b) Sítio arqueológico ( ) c) Biblioteca ( ) d) Praia ( ) e) Ilha ( ) f) Restaurante ( ) g) Patrimônio Cultural ( ) h) Mergulho

10 2. Leia o texto: Principais diferenças entre o Português Brasileiro e o Português Europeu O tipo de Língua Portuguesa trazida para o Brasil, os contatos linguísticos com índios, africanos e as línguas de migração, a intensa urbanização do país e o avanço da fronteira agrícola, misturando os falares sulistas aos nordestinos, tiveram como grande resultado provavelmente a manutenção do Português Arcaico do séc. XV, com pequenas contribuições dos não-falantes do Português. Era esse o momento histórico da língua praticada pelos portugueses que embarcaram para cá, ao longo do séc. XVI. CASTILHO, Ataliba T. de. A hora e a vez do português brasileiro. Disponível em: < Acesso em: 29 jan h32min. De acordo com o texto e com seus conhecimentos, pode-se afirmar que o que o autor chama de manutenção do Português está relacionado com o(a) a) facilidade com que os portugueses tinham em convencer os nativos do Brasil a mudar sua maneira de falar, impondo novas palavras como: abacaxi, caboclo, gambá, igarapé e muitas outras. b) influência recebida pelos diversos falares que foram surgindo ao longo do tempo: dos próprios portugueses, dos índios, dos africanos e dos falantes de diferentes regiões do Brasil. c) domínio que os portugueses tiveram sobre o povo africano ao trazê-los como escravos para o Brasil, o que acarretou grande mudança no falar do povos que no Brasil habitavam. d) quanto às línguas portuguesa, indígena e africana eram parecidas e sofreram mudanças apenas quando foram misturadas com os falares do sul e do nordeste do país. e) maneira como os portugueses se preocupavam com a fala correta da língua portuguesa, procurando sempre organizar os falares dos povos indígenas, africanos e dos próprios brasileiros.

11 3. Leia a tirinha: NESTI, Fido. Os Lusíadas em quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, p. 5. Luís Vaz de Camões foi um grande poeta português do século XVI. Sua obra épica Os Lusíadas é considerada o maior poema épico da língua portuguesa, que valoriza os acontecimentos, enaltece seus personagens e pretende relatar feitos heroicos e grandiosos. Esse espírito épico pode ser notado já nas primeiras estrofes do poema, quando o poeta enaltece a façanha daqueles ilustres lusitanos que tiveram a coragem de desafiar perigos desconhecidos. Vocabulário Épico: que relata, em versos, uma ação heroica. Taprobana: Ilha de Ceilão, hoje Sri-Lanka. A história em quadrinhos faz uma breve apresentação do autor e utiliza em seus três primeiros quadrinhos o início (Canto I) da ilustre obra do autor. Releia: Canto I As armas e os Barões assinalados Que da Ocidental praia Lusitana Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana,

12 Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; E também as memórias gloriosas Daqueles Reis que foram dilatando A Fé, o Império, e as terras viciosas De África e de Ásia andaram devastando, E aqueles que por obras valorosos Se vão da lei da Morte libertando, Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte. A leitura, deste trecho da obra Os Lusíadas, permite concluir que a linguagem utilizada no discurso do autor é mais ou menos formal? O que permite a você tirar uma conclusão? LEITURA COMPLEMENTAR Leia o trecho do poema Evocação do Recife, de Manuel Bandeira em que o poeta expõe os falares do povo nos tempos de sua infância: (...) A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na língua errada do povo Língua certa do povo Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil Ao passo que nós O que fazemos É macaquear A sintaxe lusíada (...)

13 Sobre o autor Manuel Carneiro de Sousa Bandeira nasceu no Recife em 19 de abril de 1886, na Rua da Ventura, atual Joaquim Nabuco. Em 1917, lança seu primeiro livro, A cinza das horas, seguido dois anos depois, por Carnaval, que desperta o entusiasmo de alguns paulistas precursores do Modernismo. Apesar de não ter participado pessoalmente da Semana de Arte Moderna, de 1922, já que vivia no Rio de Janeiro, Manuel Bandeira foi representado por meio do poema Os Sapos, sendo também, um dos precursores do Modernismo. Suas obras abordam o cotidiano de forma lírica, com temas variados como a morte, a angústia existencial, a infância, o amor e o erotismo. Para saber mais sobre a vida e obra de Manuel Bandeira acesse:

14 Referências BANDEIRA, Manuel. Evocação do Recife, In: Libertinagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 44 BECK, tiras. Armandinho. Disponível em: < Acesso em: 26 jan h46min. BIOANY. Símbolos da reciclagem. Disponível em: < Acesso em: 26 jan h. CASTILHO, Ataliba T. de. A hora e a vez do português brasileiro. Disponível em: < Acesso em: 29 jan h32min. DALEFI, Roberto Gomes. Enciclopédia do estudante: gramática e linguística: história, regras e usos da língua portuguesa. 1. Ed. São Paulo: Moderna, FEMERJ. Campanha Silêncio. Disponível em: < >. Acesso em: 25 jan h40min. FORTAREL, Jô. Enciclopédia do estudante: literatura em língua portuguesa: escritos e obras do Brasil, África e Portugal. 1. Ed. São Paulo: Moderna, HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, NESTI, Fido. Os Lusíadas em quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, PIXABAY. Conversa. Disponível em: < />. Acesso em: 25 jan h. SOCIOCULTURA, Variação. Jargão. Disponível em: < Acesso em: 12 fev h.

15 WIKIMEDIA. Grammatica da Língua Portuguesa com os Mandamentos da Santa Madre Igreja. Disponível em: < 2.jpg>. Acesso em: 21 jan h. WIKIMEDIA. Perigo. Disponível em: < Acesso em: 26 jan GABARITO 1. a) d b) e c) g d) b e) c f) h g) a h) f 2. Alternativa b. 3. A linguagem que aparece no poema de Camões é mais formal. O uso de vocabulário aprimorado, construções gramaticais bem elaboradas como o correto uso das concordâncias nominais e verbais, permitem perceber o quanto o poeta era preocupado com sua linguagem.

Geografia. Professor: Diego Alves de Oliveira

Geografia. Professor: Diego Alves de Oliveira Geografia Professor: Diego Alves de Oliveira Atividade em grupo Pará, 2008 Minas Gerais, 2008 O conhecimento geográfico Qual é o objeto de estudo da Geografia? Como aplicar conhecimentos geográficos no

Leia mais

Quem eram os humanistas? Thomas More

Quem eram os humanistas? Thomas More Quem eram os humanistas? Rabelais Maquiavel Thomas More Erasmo de Roterdão Luís de Camões Eram os intelectuais que iniciaram o Renascimento. Homens cultos, muitos deles professores universitários, oriundos

Leia mais

LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves

LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO Professor Marlos Pires Gonçalves 1 É O TIPO DE CÓDIGO FORMADO POR PALAVRAS E LEIS COMBINATÓRIAS POR MEIO DO QUAL AS PESSOAS SE COMUNICAM E INTERAGEM ENTRE SI. É A REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Os Lusíadas Luís Vaz de Camões /1580

Os Lusíadas Luís Vaz de Camões /1580 Os Lusíadas 1572 Luís Vaz de Camões +- 1524/1580 Influências Grandes navegações: período dos descobrimentos (séc. XV ao XVII): financiadas pela Igreja Católica, que buscava domínio em terras distantes

Leia mais

O Lugar da Filosofia no Currículo Escolar

O Lugar da Filosofia no Currículo Escolar O Lugar da Filosofia no Currículo Escolar UFRGS - NOVEMBRO - 2012 Ronai Pires da Rocha www.didaticadafilosofia.wordpress.com ronairocha@gmail.com Colonia Carlos Pelegrini, Esteros de Iberá, Argentina O

Leia mais

A evolução da língua é dividida em cinco períodos:

A evolução da língua é dividida em cinco períodos: História da Língua Introdução A língua portuguesa é originária do latim vulgar. É adotada por cerca de 230 milhões de pessoas, sendo o oitavo idioma mais falado no planeta. Está presente em quatro continentes.

Leia mais

I - Navegação marítima. II - Áreas de ocorrência da floresta tropical e da taiga. III - Regiões agricultáveis e desérticas.

I - Navegação marítima. II - Áreas de ocorrência da floresta tropical e da taiga. III - Regiões agricultáveis e desérticas. Fuvest 1999 Toda representação da superfície terrestre sobre o plano - mapa - contém distorções. É, pois, necessário escolher adequadamente a projeção cartográfica em função do tema a ser representado.

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

Revisão para o simulado

Revisão para o simulado Revisão para o simulado LÍNGUA PORTUGUESA Patrícia Lopes São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Variedade linguística

Leia mais

Comunicação - Conceito. Comunicação - Conceito continuação

Comunicação - Conceito. Comunicação - Conceito continuação Comunicação - Conceito A palavra comunicar vem do latim communicare, que significa pôr em comum. Depreende-se daí que a essência da palavra comunicar está associada à idéia de convivência, comunidade,

Leia mais

Língua, Linguagem e Variação

Língua, Linguagem e Variação Língua, Linguagem e Variação André Padilha Gramática Normativa O que é Língua? Definição Língua é um sistema de representação constituído po signos linguísticos socialmente construídos que são organizados

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2018 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro Leitura e

Leia mais

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves Teoria da Comunicação Professor Marlos Pires Gonçalves O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : 1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos)

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing/Processos Gerenciais UC: Comunicação e Expressão COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) A comunicação verbal baseia-se na interação

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ).

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ). (...) Eu canto em português errado Acho que o imperfeito não participa do passado Troco as pessoas Troco os pronomes ( ). (Meninos e Meninas Legião Urbana) ALGUMAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS TORNAM O IDIOMA

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Classicismo Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o deus todopoderoso do período medieval.

Leia mais

elementos da comunicação

elementos da comunicação elementos da comunicação Observe o seguinte esquema, criado pelo linguista Jakobson A comunicação está associada à lin guagem e in teração, de form a que representa a transmissão de mensagens entre um

Leia mais

Revisão para o simulado

Revisão para o simulado Revisão para o simulado LÍNGUA PORTUGUESA Patrícia Lopes São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Variedade linguística

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL. Professora Maria Tereza Faria

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL. Professora Maria Tereza Faria LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Professora Maria Tereza Faria Linguagem verbal: língua escrita e oral. O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", provenientede"verbu",que quer dizer palavra. Linguagem

Leia mais

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

FÁBIO LÚCIO GOMES LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

FÁBIO LÚCIO GOMES LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FÁBIO LÚCIO GOMES LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Objetivos da Aula Conhecer os fundamentos conceituais da linguagem; Compreender os tipos de linguagem; Aplicar os conhecimentos adquiridos em sala. Estrutura do

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA

1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA 1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA 2 Variações Geográficas: está relacionada com o local em que é desenvolvida, por exemplo, as variações entre o português

Leia mais

A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Fabiana Gonçalves de Lima Universidade Federal da Paraíba fabianalima1304@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Variação Linguística. Professora Camilla

Variação Linguística. Professora Camilla Variação Linguística Professora Camilla CONCEITUANDO: Não existe um único jeito de falar a língua portuguesa. VARIEDADES LINGUÍSTICAS: são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais,

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

9. A skrita na internet. Estudos linguísticodiscursivos procuram mostrar que internetês não é mera reprodução da fala na escrita, mas, sim, uma forma

9. A skrita na internet. Estudos linguísticodiscursivos procuram mostrar que internetês não é mera reprodução da fala na escrita, mas, sim, uma forma 2 9. A skrita na internet. Estudos linguísticodiscursivos procuram mostrar que internetês não é mera reprodução da fala na escrita, mas, sim, uma forma de aproximação entre os falantes (Fabiana Cristina

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Marcelo (Ensino Fundamental) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 1 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

NÍVEIS DE LINGUAGEM/ GÊNEROS DO DISCURSO. Comunicação e Expressão Análise e Desenvolvimento de Sistemas Profa. Ms. Ana Helena Rufo Fiamengui

NÍVEIS DE LINGUAGEM/ GÊNEROS DO DISCURSO. Comunicação e Expressão Análise e Desenvolvimento de Sistemas Profa. Ms. Ana Helena Rufo Fiamengui NÍVEIS DE LINGUAGEM/ GÊNEROS DO DISCURSO Comunicação e Expressão Análise e Desenvolvimento de Sistemas Profa. Ms. Ana Helena Rufo Fiamengui PALAVRA NÍVEIS DE LINGUAGEM Dizem respeito ao uso da fala e da

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

HISTÓRIA. Questões de 01 a 06

HISTÓRIA. Questões de 01 a 06 HISTÓRIA Questões de 01 a 06 HIS PÁG. 1 01. O século XVII, na Europa, foi marcado por rebeliões e revoluções em praticamente todo o continente. O que é que você sabe sobre as causas desses conflitos? HIS

Leia mais

Língua. Prof. Veríssimo Ferreira

Língua. Prof. Veríssimo Ferreira Língua Prof. Veríssimo Ferreira Língua Sistema ou código de comunicação utilizado por uma determinada comunidade. Língua Meio de comunicação baseado em um conjunto estabelecido de sons que se selecionam

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 11 Variações linguísticas

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 11 Variações linguísticas Bárbara da Silva Literatura Aula 11 Variações linguísticas A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua, e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em

Leia mais

Temas que Mais Caem no ENEM

Temas que Mais Caem no ENEM Temas que Mais Caem no ENEM Temas que Mais Caem no ENEM 1. Ave a raiva desta noite A baita lasca fúria abrupta Louca besta vaca solta Ruiva luz que contra o dia Tanto e tarde madrugada. LEMINSKI, P. Distraídos

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

Escola Básica André de Resende Curso Vocacional Português 2012/2013

Escola Básica André de Resende Curso Vocacional Português 2012/2013 Escola Básica André de Resende Curso Vocacional Português 2012/2013 Ficha de Avaliação do Módulo 2 ( Por mares nunca dantes navegados ) Nome: Nº.: Classificação: Professora: Enc. Educação: Este teste é

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO

FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO AULA 1 e 2 FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena A linguagem (oral e escrita) é um sistema de comunicação

Leia mais

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof.

A Didáctica das Línguas. Síntese do Ponto 1. Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Docente: Prof. A Didáctica das Línguas Síntese do Ponto 1 Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Prof. Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Setúbal, Abril

Leia mais

Língua, Linguagem e Comunicação O homem, ser de linguagem Sentido, significação e signo

Língua, Linguagem e Comunicação O homem, ser de linguagem Sentido, significação e signo Língua, Linguagem e Comunicação O homem, ser de linguagem Sentido, significação e signo Aula 1 Português 1 Faculdade Pitágoras Vale do Aço Jaider Fernandes Reis, Marcélia Marise Vieira dos Santos Martha

Leia mais

NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS CONCEITOS-CHAVE

NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS CONCEITOS-CHAVE NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS CONCEITOS-CHAVE Filomena Lemos / 13 Janeiro 2010 COMPETÊNCIA Competência é o: Conjunto de conhecimentos e das capacidades que permitem a realização de acções, bem como a compreensão

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2015 Professores: Fernando, Roberto Nota: (valor: 1,0) Introdução Caro aluno. 3º bimestre Neste semestre, você obteve média inferior a

Leia mais

Cantigas Medievais. Cantadas pelos trovadores, as can0gas chegaram a. cancioneiros (coleções) de diversos 0pos. Séc. XII a XIV

Cantigas Medievais. Cantadas pelos trovadores, as can0gas chegaram a. cancioneiros (coleções) de diversos 0pos. Séc. XII a XIV Cantigas Medievais Cantadas pelos trovadores, as can0gas chegaram a n ó s p e l o s cancioneiros (coleções) de diversos 0pos. Séc. XII a XIV Anote no caderno suas respostas para as questões propostas ao

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 8 Literatura 9 PORTUGUÊS 1 Português Poesia: Não-coisa O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov)

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov) LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / 2018 1º Ano do ENSINO MÉDIO (Professor: Leandro Cocicov) Critérios do Tarefão : a) O Tarefão é composto de 20 questões que podem ser retiradas do material de

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Unidades 14 a 16; (Páginas 130 a 153). Akpalô: Unidade 3 - capítulo 7 e 8 letra de música e descrição de personagens. (Páginas 173 a 223);

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

P R O G R A M A III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

P R O G R A M A III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VI PERÍODO: 2000.1 a 2003.1 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS-AULA

Leia mais

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Professor Marlos Pires Gonçalves Comunicação: ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando a linguagem. É um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Geral Específicos Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 160 h/a 133 h/r Docente: Anna Giovanna Rocha Bezerra

Leia mais

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor.

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor. Atividade extra Linguagem, cultura e variação linguística Questão 1 Concordo plenamente com o artigo "Revolucione a sala de aula". É preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor.

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 2 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008 Planificação Anual da Área Curricular de História e Geografia de Portugal 5º Ano 1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas

Leia mais

World Wide Web. Sérgio Nunes. Comunicações Digitais e Internet Ciências da Comunicação, U.Porto 2011/12

World Wide Web. Sérgio Nunes. Comunicações Digitais e Internet Ciências da Comunicação, U.Porto 2011/12 World Wide Web Sérgio Nunes Comunicações Digitais e Internet Ciências da Comunicação, U.Porto 2011/12 World Wide Web O que é a World Wide Web? É um serviço de informação que funciona sobre a Internet e

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Camões épico Os Lusíadas

Camões épico Os Lusíadas AULA 03 LITERATURA PROFª Edna Prado Camões épico Os Lusíadas Já vimos que Camões teve uma vida muito atribulada e que viajou bastante, inclusive refazendo a rota de Vasco da Gama na viagem do descobrimento

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Processo fundamental nas organizações; Envolve ambiente interno e externo; Mão-dupla: sucesso depende de

Leia mais

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL Aula 14 Presencial LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL A linguagem é a forma que usamos para nos comunicar uns com os outros. Temos a linguagem oral, escrita e visual, por exemplo, mas todas estas seguem padrões

Leia mais

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Ana Paula de Souza Fernandes Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com Beatriz Viera de

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FUNÇÕES E NÍVEIS DA LINGUAGEM

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FUNÇÕES E NÍVEIS DA LINGUAGEM INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FUNÇÕES E NÍVEIS DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM PARA QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE INTERLOCUTORES OCORRA, É NECESSÁRIO QUE OS SEIS ELEMENTOS ABAIXO ELENCADOS ESTEJAM PRESENTES. EMISSOR:

Leia mais

Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela

Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela Comunicação Todo ato comunicativo envolve seis componentes essenciais: - Emissor(remetente, locutor, codificador, falante); - Receptor(destinatário, interlocutor,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

NÃO EXISTE CERTO E ERRADO EM LÍNGUA

NÃO EXISTE CERTO E ERRADO EM LÍNGUA NÃO EXISTE CERTO E ERRADO EM LÍNGUA Esse é um julgamento social, e não linguístico. VÍDEO DA PROPAGANDA DA RENAULT O QUE É LINGUA? Do ponto de vista material, língua é uma materialização da capacidade

Leia mais

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA OUTUBRO 2016

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 6 EF Leia o texto a seguir, para responder às questões 1 e 2. 1. O texto apresentado é: (A) um formulário.

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM Funções da Linguagem: são o conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua. Enunciado: é tudo aquilo que é dito ou escrito

Leia mais

Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE

Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE OBS: Disciplinas de Grego e Latim migraram para o Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas DEPAC a partir

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Informação-Prova de Equivalência à Frequência ENSINO BÁSICO Prova de Equivalência à Frequência de Espanhol Código 15 (de acordo com o Desp. Norm. Nº 1 G/2016) Ano letivo 2015/2016 1. Objeto de Avaliação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código:088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação: Área

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 1. Temas: Tipos de Textos Níveis de Linguagens

Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 1. Temas: Tipos de Textos Níveis de Linguagens Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 1 Temas: Tipos de Textos Níveis de Linguagens Como você deve recordar, iniciamos o módulo de Redação Oficial comentando sobre o que é o texto, isto é, uma unidade,

Leia mais

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa. Disciplina Data Série Conteúdo

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa. Disciplina Data Série Conteúdo Disciplina Data Série Conteúdo Matemática Português 8ºC 6ºA Sistema romano de numeração. Números naturais. 6ºB Sistema de numeração decimal. Adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais.

Leia mais

Conscientização sociolinguística

Conscientização sociolinguística L.E. Semana 2 Segunda Feira Conscientização sociolinguística Relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística o português não é homogêneo Produção linguística

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

DO TEXTO AO DISCURSO TV Aula 5 : DISCURSO. Prof.ª Me. Angélica Moriconi

DO TEXTO AO DISCURSO TV Aula 5 : DISCURSO. Prof.ª Me. Angélica Moriconi DO TEXTO AO DISCURSO TV Aula 5 : DISCURSO Prof.ª Me. Angélica Moriconi Do texto para o discurso O texto é um elemento concreto da língua. Os discursos materializam-se através dos textos (orais ou escritos).

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

CADASTRO DE DISCIPLINAS

CADASTRO DE DISCIPLINAS CADASTRO DE DISCIPLINAS Disciplina Ementa Área LET601 Teoria Linguística OB Apresentação e discussão do Línguas, Linguagens e Cultura desenvolvimento da teoria linguística. Contemporânea LET664 Seminários

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PORTUGUÊS NO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PORTUGUÊS NO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Página 293 de 315 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PORTUGUÊS NO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Paula Barreto Silva 114 (UESB) Ester Maria de Figueiredo Souza 115 (UESB) RESUMO Este trabalho pretende verificar

Leia mais

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade 1 Construção da Identidade Social 3 Pré-História 5 A importância da História 6 A contagem do tempo 7 Identificando os séculos 8 Fontes históricas 10 Os primeiros habitantes

Leia mais

A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA Tratado de Tordesilhas (1494) 1. A pecuária e a expansão para o interior O gado bovino chegou ao Brasil por volta de 1535, na Bahia. O crescimento da indústria açucareira

Leia mais

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações.

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações. COMPLEMENTO VERBAL CONTEÚDO Complemento verbal Objeto direto Objeto indireto AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis SERIAÇÃO IDEAL

Faculdade de Ciências e Letras de Assis SERIAÇÃO IDEAL SERIAÇÃO IDEAL 15 1º. SEMESTRE: COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR Departamento Temas obrigatórios Disciplinas / temas obrigatórios Teórica Educação Política Educacional Introdução aos Estudos da Educação

Leia mais

ENEM 2012 Questões 108, 109, 110, 111, 112 e 113

ENEM 2012 Questões 108, 109, 110, 111, 112 e 113 Questões 108, 109, 110, 111, 112 e 113 108. Na leitura do fragmento do texto Antigamente constata-se, pelo emprego de palavras obsoletas, que itens lexicais outrora produtivos não mais o são no português

Leia mais

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 Afinal, o que é cultura? 2 A cultura de todos nós Este povo

Leia mais