Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I /08 FORÇA GRAVÍTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I /08 FORÇA GRAVÍTICA"

Transcrição

1 Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T2 FÍSICA EXPERIMENTAL I /08 1. Objectivo FORÇA GRAVÍTICA Comparar a precisão de diferentes processos de medida; Linearizar uma expressão; Determinar a aceleração da gravidade. 2. Introdução O pêndulo simples é um sistema constituído por uma massa pontual m, suspensa de um ponto por um fio inextensível e de massa desprezável quando comparada com m, e que oscila em torno desse ponto. Durante a oscilação, a massa descreve um percurso circular determinado pelo comprimento do pêndulo, mas que não é um movimento uniforme porque o módulo da velocidade não é a mesma em todos os pontos do seu percurso. Na figura está representado um pêndulo simples e as força a que fica sujeito, o seu peso e a força de tensão do fio. Figura 1: Pêndulo simples de comprimento l numa posição que faz um ângulo θ com a posição de equilíbrio; estão representadas as forças que actuam a massa suspensa m: força de tensão do fio e o peso, a tracejado é representada a decomposição da força peso segundo as direcções tangencial, mgsenθ, e normal ao movimento, mgcosθ. O movimento do pêndulo é um movimento curvilíneo, cujo raio da trajectória é o comprimento l do pêndulo.

2 A equação vectorial do movimento do corpo é (1) onde é a força resultante, a aceleração do movimento, e são as componentes, tangencial e normal, da aceleração. Notemos que a componente tangencial do peso e, consequentemente, a aceleração tangencial, estão sempre dirigidas no sentido do ponto de equilíbrio do pêndulo, este é também o sentido da diminuição do ângulo θ, sendo θ o ângulo definido pela posição do pêndulo num dado instante e a sua direcção de equilíbrio. Segundo as direcções normal e tangencial a equação (1) vem: (1a) (1b) g é a aceleração da gravidade. A componente da aceleração segundo a direcção tangencial é obtida da variação do módulo da velocidade com o tempo l θ l (2) Da presença de uma força tangencial resulta a variação do módulo da velocidade do pêndulo. A força normal faz variar a direcção da velocidade mas não altera o seu módulo. ou, Substituindo em (1b) a expressão de obtida em (2), vem: l (3) Para pequenos ângulos, 0 vem: l 0 (4) l 0 (5) Uma solução desta equação é do tipo sen onde θ 0 e φ são obtidos das condições iniciais; θ 0 é a amplitude angular do movimento, φ a fase quando t = 0 e ω a frequência angular do movimento. Substituindo em (5) vem: 0 (6) l donde, 2(6)

3 l (7) Usando ω = 2π/T, sendo T o período do movimento, vem 2 l (8) Se não tivéssemos usado a aproximação dos pequenos ângulos, em vez de (8), teríamos obtido a relação 2 l 1 sen (9) 3. Para resolver antes da aula de realização do trabalho 1) Parta das expressões (8) e (9). Despreze os termos de ordem superior a sen 2 (θ/2) e determine o afastamento angular máximo que o pêndulo pode ter em relação à posição de equilíbrio para que seja válida a expressão (8) com um erro inferior a: a) 0.1%; b) 1%. 2) 1 Se a grandeza t 10 = 10 T for medido com uma incerteza Δt 10 qual é a incerteza ΔT associada a T? 3) Admita como conhecido o valor de ln e de ΔB. Determine g e Δg. Substitua agora ln por log 10 e resolva a mesma questão. 4. Realização experimental 4.1. Medição do período de um pêndulo. Precisão do processo de medida Monte o pêndulo que lhe é fornecido, utilizando um comprimento aproximado de 45 cm. Coloque o sistema em oscilação, largando o corpo de uma posição correspondente a um pequeno desvio angular. Tomaremos como medida de precisão o limite superior do erro, calculado a partir dos maiores desvios em relação à média. A Utilização de um cronómetro comandado manualmente 1. Meça o tempo t 10 que o pêndulo leva a efectuar 10 oscilações completas. Não é necessário voltar a colocar o pêndulo a oscilar quando muda o elemento do grupo de trabalho que faz as medições. 1 Com as questões 2) e 3) pretende-se que faça algumas aplicações da Propagação de incertezas. 3(6)

4 2. Cada aluno repete a medição feita em 1. de modo que o grupo de trabalho obtenha 5 valores do tempo de 10 oscilações completas. 3. Construa uma tabela com os 5 valores obtidos para t 10 por todos os elementos do grupo. Obtenha o valor médio e o maior desvio relativamente à média. 4. Compare a incerteza resultante da dispersão de valores (maior desvio relativamente à média) com a incerteza de cada medição associada à resolução experimental do cronómetro (erro de leitura). Apresente o resultado na forma t 10 + Δt 10 onde t 10 é o valor médio das 5 medições e Δt 10 é o maior valor entre a incerteza resultante da dispersão de valores e a incerteza de cada medição associada à resolução experimental do cronómetro. 5. Discuta as fontes de erro que neste caso conduzem à dispersão de resultados. Qual considera ser a principal razão para a dispersão de valores obtidos? 6. Obtenha, a partir do resultado t 10 + Δt 10 obtido com este método manual, o valor do período do pêndulo T + ΔT. B Utilização de um cronómetro com sistema automático de aquisição O sistema automático de registo do período, com aquisição pelo computador recorrendo ao programa DataStudio, inclui um sensor óptico de passagem que deve ser colocado na posição de equilíbrio do oscilador. Use o sistema automático de registo do período e, a partir do registo de 50 valores, obtenha o período do pêndulo e a incerteza associada, T + ΔT. Para facilitar o seu trabalho configure o programa de aquisição de forma a mostrar as seguintes estatísticas: valor médio, desvio padrão 2 e nº de contagens. Discuta qual dos dois processos de medida, manual ou automático, lhe permite ter mais precisão na determinação do período. Observação: Preste atenção aos dados registados no computador. Para além do registo do período o sistema regista a velocidade do movimento do pêndulo na posição de equilíbrio do pêndulo. Como é calculada? Use o DataStudio para visualizar os dados que acabou de adquirir. Como varia no tempo o período do movimento? E a velocidade num dado ponto? Será este sistema conservativo? O que se passa entretanto com a amplitude do movimento? 2 Uma característica habitual do conjunto de resultados obtidos é a sua distribuição em torno da média segundo uma curva gaussiana onde os valores mais afastados da média são pouco prováveis. A largura da distribuição das medidas experimentais pode ser parametrizada pelo desvio padrão da amostra,, sendo n o número de medições. O desvio padrão da amostra é um desvio quadrático médio - raiz quadrado da soma do quadrado dos desvios das medidas relativamente ao valor médio, dividido pelo número de medições menos uma. Ao dividimos por (n-1) e não por n estamos a corrigir o facto de a nossa amostra não ser infinita. Numa distribuição gaussiana ou normal esperamos que 68% dos valores experimentais se encontrem no intervalo, e 95% no intervalo 2, 2. Estes conceitos são apresentados nas notas Medições Experimentais. 4(6)

5 4.2. Determinação de g e linearização de uma expressão Para comprimentos do pêndulo entre cerca de 30 cm e 130 cm, com intervalos de 10 cm, efectue medições do período do pêndulo. Note que o comprimento do pêndulo é a distância entre o ponto de suspensão e o centro de gravidade da massa suspensa. 1. Parta de um comprimento de fio próximo de 30 cm. Use a craveira para medir a altura da massa suspensa e registe o resultado na forma h + Δh. 2. Meça com todo o cuidado o comprimento do fio L + ΔL de modo a obter o comprimento l do pêndulo com a menor incerteza possível. Registe o comprimento do pêndulo na forma l + Δl. Faça um esboço do pêndulo e represente as grandezas h, L e l. 3. Coloque o sistema em oscilação, largando o corpo de uma posição que verifique as condições de validade da relação (8) com um erro inferior a 0.1%, e faça as medições do período do pêndulo com o sistema automático de medida. Registe o valor médio e o desvio padrão do período (utilizando pelo menos 10 oscilações completas) e apresente o resultado na forma T + ΔT. Note que o desvio padrão, se tiver um valor baixo, serve essencialmente para confirmar que as medições correram bem. A estimativa da incerteza será obtida directamente a partir do ajuste de uma linha recta aos dados experimentais. 4. Repita as operações 2. e 3. para os outros valores do comprimento do pêndulo. 5. Represente graficamente T = f(l). Observe atentamente o comportamento da variação de T com l. Note que a relação entre estas duas grandezas só numa observação descuidada pode ser tomada como linear, ela apresenta um desvio sistemático a essa mesma linearidade. 6. Na relação (8) comece por associar os factores constantes e aplique logaritmos. Obtém uma relação do tipo Y = AX + B. Identifique as variáveis X e Y e os parâmetros A e B. 7. Na tabela, tome os logaritmos de T e de l e, em seguida, faça a representação gráfica de lnt = f(lnl). Compare a representação logarítmica com a representação em escala linear obtida anteriormente. O que pode concluir desses resultados? 8. Ajuste uma recta aos pontos experimentais lnt = f(lnl). Obtenha os parâmetros do ajuste e as correspondentes incertezas. No Excel, ao adicionar a linha tendência com a equação no gráfico apenas obtém os valores de A e B. Para obter o valor de ΔA e ΔB deverá escolher o menu Tools, Data analysis e Regression. 9. A partir dos valores dos parâmetros ajustados determine a aceleração da gravidade, g + Δg. Compare o valor determinado com o valor adoptado para aceleração da gravidade padrão: g = m/s². Qual terá sido a principal fonte de erro? Note que um pequeno afastamento entre g medido e g tabelado indica grande rigor na determinação. 5(6)

6 10. Compare também o valor do parâmetro A com o valor esperado de acordo com a identificação feita em 6. 6(6)

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431 400-07 Porto. Tel. 8

Leia mais

MOMENTO DE INÉRCIA DE UM CORPO RÍGIDO

MOMENTO DE INÉRCIA DE UM CORPO RÍGIDO Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T4 FÍSICA EXPERIMENTAL I - 007/08 MOMENTO DE INÉRCIA DE UM CORPO RÍGIDO 1. Objectivo Estudo do movimento de rotação de um corpo

Leia mais

Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples

Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples 1. INTRODUÇÃO Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora

Leia mais

EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES

EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES UFSC - CFM DEPTO. DE FÍSICA FÍSICA EXPERIMENTAL I - FSC 5122 1 - OBJETIVOS EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES a) Medir a aceleração da gravidade local. b) Identificar o equipamento e entender seu funcionamento.

Leia mais

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho:

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: EXPERIÊNCIA 1: Pesa-espíritos EXEMPLO DE RESOLUÇÃO: Esquema da montagem: H 0 h 0 M As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: M = massa do tubo + massa adicionada

Leia mais

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo.

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física Fone: (016) 3.3718/3693 Fax: (016) 3 949 USP EXPERIÊNCIA PÊNDULO Objetivos Entender o funcionamento

Leia mais

Pêndulo Físico. Cientistas e Engenheiros, Vol. 2, Tradução da 8ª edição norte-americana, Cengage Learning, 2011) 1. Introdução

Pêndulo Físico. Cientistas e Engenheiros, Vol. 2, Tradução da 8ª edição norte-americana, Cengage Learning, 2011) 1. Introdução Pêndulo Físico 1. Introdução Nesta experiência estudaremos o movimento periódico executado por um corpo rígido que oscila em torno de um eixo que passa pelo corpo, o que é denominado de pêndulo físico,

Leia mais

Experiência 3 - Pêndulo

Experiência 3 - Pêndulo Roteiro de Física Experimental II 13 Experiência 3 - Pêndulo 1 - OBJEIVO O objetivo desta aula é discutir o movimento harmônico de um pêndulo físico e realizar um experimento sobre o mesmo Através de medidas

Leia mais

Física I Protocolos das Aulas Práticas 2012 DF - Universidade do Algarve PÊNDULO GRAVÍTICO

Física I Protocolos das Aulas Práticas 2012 DF - Universidade do Algarve PÊNDULO GRAVÍTICO Física I Protocolos das ulas Práticas 0 DF - Universidade do lgarve PÊNDULO GRVÍTIO Resumo Um pêndulo gravítico, constituído por uma pequena esfera suspensa por um fio leve e inextensível é largado de

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II 1 Objetivos Gerais: Movimento Harmônico Amortecido Determinar o período de oscilação do pêndulo T ; Determinar a constante de amortecimento. *Anote a incerteza dos instrumentos de medida utilizados: ap

Leia mais

12. o ano - Física

12. o ano - Física 12. o ano - Física - 2002 Ponto 115-2. a chamada I Versão 1 Versão 2 1. (B) (D) 2. (C) (C) 3. (A) (B) 4. (B) (A) 5 (A) (E) 6. (B) (C) II 1. 1.1 Figura 1: Legenda: N - reacção normal (força aplicada pela

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Pêndulos

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Pêndulos Pêndulos Pêndulo 1 Pêndulo Simples e Pêndulo Físico 1 Objetivos Gerais: Determinar experimentalmente o período de oscilação de um pêndulo físico e de um pêndulo simples; Determinar experimentalmente o

Leia mais

Experimento científico para a determinação da aceleração da gravidade local empregando materiais de baixo custo

Experimento científico para a determinação da aceleração da gravidade local empregando materiais de baixo custo Experimento científico para a determinação da aceleração da gravidade local empregando materiais de baixo custo Marcos Aurélio da Silva 1 1 Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto

Leia mais

Técnicas Laboratoriais de Física Ano Lectivo 2010/11. DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Experiência 1

Técnicas Laboratoriais de Física Ano Lectivo 2010/11. DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Experiência 1 Técnicas Laboratoriais de Física Ano Lectivo 010/11 TRABALHO PRÁTICO Nº 1 DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Experiência 1 Objectivo - Determinação do valor local da aceleração da gravidade utilizando

Leia mais

Verificar as equações para a constante de mola efetiva em um sistema com molas em série e outro com molas em paralelo.

Verificar as equações para a constante de mola efetiva em um sistema com molas em série e outro com molas em paralelo. 74 9.4 Experiência 4: Deformações Elásticas e Pêndulo Simples 9.4.1 Objetivos Interpretar o gráfico força x elongação; Enunciar e verificar a validade da lei de Hooke; Verificar as equações para a constante

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

TRABALHO Nº 1 DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE UMA RADIAÇÃO DUPLA FENDA DE YOUNG

TRABALHO Nº 1 DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE UMA RADIAÇÃO DUPLA FENDA DE YOUNG TRABALHO Nº 1 DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE UMA RADIAÇÃO DUPLA FENDA DE YOUNG Pretende-se realizar a experiência clássica de Thomas Young e utilizar o padrão de interferência de duas fontes pontuais

Leia mais

3º Trabalho de Laboratório Óptica geométrica

3º Trabalho de Laboratório Óptica geométrica 3º Trabalho de Laboratório Óptica geométrica NOTA: Os valores esperados devem ser calculados antes da realização experimental deste trabalho. Experiência 1: Determinação do índice de refracção de um vidro

Leia mais

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824

Introdução às Medidas em Física a Aula. Nemitala Added Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Introdução às Medidas em Física 4300152 3 a Aula Nemitala Added nemitala@dfn.if.usp.br Prédio novo do Linac, sala 204, r. 6824 Experiência I: Medidas de Tempo e o Pêndulo Simples Objetivos: Realizar medidas

Leia mais

Aula IV. Representação gráfica e regressão linear. Prof. Paulo Vitor de Morais

Aula IV. Representação gráfica e regressão linear. Prof. Paulo Vitor de Morais Aula IV Representação gráfica e regressão linear Prof. Paulo Vitor de Morais Representação gráfica A representação gráfica é uma forma de representar um conjunto de dados de medidas que permite o estudo

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 2 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 2 a Aula * Introdução às Medidas em Física 2 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap0152_2010/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 Objetivos! Medidas de tempo Tempo

Leia mais

Estudo Experimental da Força Centrípeta

Estudo Experimental da Força Centrípeta Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra Departamento de Física Estudo Experimental da Força Centrípeta Mestrado Integrado em Engenharia Física Laboratórios de Física TP1 2013/2014

Leia mais

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 1. Uma mola de constante k = 100 Nm -1 está ligada a uma massa m = 0.6 kg. A massa m pode deslizar sem atrito sobre uma mesa horizontal. Comprime-se

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 08: Pêndulo Simples Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4: 5: 1/12

Leia mais

ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE TRABALHO PRÁTICO ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Objectivo Pretende-se estudar o movimento rectilíneo e uniformemente acelerado medindo o tempo gasto

Leia mais

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan.

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan. Determinação da resistividade elétrica do Constantan Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba Departamento Acadêmico de Física Física Experimental Eletricidade Prof. Ricardo Canute Kamikawachi

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Diâmetro de um fio com laser Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida,

Leia mais

ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE TRABALHO PRÁTICO ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Objectivo Pretende-se estudar o movimento rectilíneo e uniformemente acelerado medindo o tempo gasto

Leia mais

Experimento 3 Rolamento

Experimento 3 Rolamento Experimento 3 Rolamento Determinar os tempos de queda de objetos cilíndricos rolando sem escorregamento em um plano inclinado e relacioná-los com a distribuição de massa dos objetos. Introdução Considere

Leia mais

. Medição de tensões contínuas (DC) : Volt [V]. Medição de tensões alternas (AC)

. Medição de tensões contínuas (DC) : Volt [V]. Medição de tensões alternas (AC) Medição de Tensões e de Correntes Eléctricas. Leis de Ohm e de Kirchoff 1. Objectivo: Aprender a medir tensões e correntes eléctricas com um osci1oscópio e um multímetro digital. Conceito de resistência

Leia mais

Mecânica e Ondas. Trabalho de Laboratório. Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell

Mecânica e Ondas. Trabalho de Laboratório. Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell Mecânica e Ondas Trabalho de Laboratório Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell Objectivo Determinação do momento de inércia da roda de Maxwell. Estudo da transferência de energia potencial

Leia mais

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental A

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental A SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA Olimpíadas de Física 2015 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental A 16/maio/2015 Olimpíadas de Física 2015 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental

Leia mais

Lista de revisão para a prova

Lista de revisão para a prova Turma: Licenciatura em Física Período: 1º Disciplina: Introdução à Física Experimental Profª Marcia Saito Lista de revisão para a prova I) Leitura de equipamentos 1) Fazer a leitura dos seguintes instrumentos:

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco CCEN Departamento de Física Física Experimental 1-1 o SEMESTRE 2011

Universidade Federal de Pernambuco CCEN Departamento de Física Física Experimental 1-1 o SEMESTRE 2011 Universidade Federal de Pernambuco CCEN Departamento de Física Física Experimental 1-1 o SEMESTRE 2011 Nome: Turma: Nome: Turma: Nome: Turma: Data: / / Roteiro do Experimento 2 Medidas e Incertezas II

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Difracção de ultra-sons Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I ( ) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I ( ) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I (2016-2007) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO Analisar a 2ª lei de Newton, aplicada a um sistema de 2 massas ligadas por um fio que

Leia mais

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA Olimpíadas de Física 015 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental B 16/maio/015 Olimpíadas de Física 015 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental

Leia mais

2.2 Segunda Lei de Newton

2.2 Segunda Lei de Newton 50 CAPÍTULO 2. SÉRIE A 2.2 Segunda Lei de Newton 2.2.1 Material Necessário 01 trilho de ar 120 cm com polia no fim do curso; 01 carrinho para trilho de ar; 01 pino para carrinho para interrupção de sensor;

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 FÍSICA EXPERIMENTAL 3 EXPERIÊNCIA CIRCUITO RC EM CORRENTE CONTÍNUA. OBJETIVOS.. Objetivo Geral Apresentar aos acadêmicos um circuito no qual se observa o carregamento de um capacitor e sua posterior descarga

Leia mais

Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas)

Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas) Mecânica e Ondas, 0 Semestre 006-007, LEIC Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas) 1. O momento angular duma partícula em relação à origem é dado por: L = r p a) Uma vez que no movimento uniforme

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) [0000]-p1/7 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) ando necessário, use π = 3, 14, g=10 m/s. (1) [1,0] Um móvel executa MHS e obedece à função horária x=cos(0,5πt+π), no SI. O tempo necessário para que este

Leia mais

1. Movimento Harmônico Simples

1. Movimento Harmônico Simples Física Oscilações 1. Movimento Harmônico Simples Vamos analisar inicialmente a situação em que há um corpo de massa m, preso a uma mola de constante elástica K que realiza oscilações em torno de seu ponto

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Movimentos Periódicos 1 Objetivos Gerais: Verificar experimentalmente o comportamento da força exercida por uma mola em função do alongamento da mola; Determinar a constante de rigidez k da mola; Determinar

Leia mais

EXPERIÊNCIA M018-TE CONSTANTE ELÁSTICA DA MOLA

EXPERIÊNCIA M018-TE CONSTANTE ELÁSTICA DA MOLA UFSC CFM DEPARTAMENTO DE FÍSICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA, ACÚSTICA E TERMODINÂMICA EXPERIÊNCIA M018-TE CONSTANTE ELÁSTICA DA MOLA 1 OBJETIVOS Determinar experimentalmente o valor da constante elástica k

Leia mais

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula Aula 3 010 Movimento Harmônico Simples: Exemplos O protótipo físico do movimento harmônico simples (MHS) visto nas aulas passadas um corpo de massa m preso a uma mola executando vibrações de pequenas amplitudes

Leia mais

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS Introdução Na leitura de uma medida física deve-se registrar apenas os algarismos significativos, ou seja, todos aqueles que a escala do instrumento permite ler mais um único

Leia mais

Prova Experimental. (em português)

Prova Experimental. (em português) E-2 INTRODUÇÃO: As oscilações dos sólidos (pêndulos, molas, acoplamentos entre pêndulos e molas) permitem analizar as diversas propriedades destes sólidos: massa, momentos de inércia, frequências próprias,

Leia mais

APL 2.1 ENERGIA CINÉTICA AO LONGO DE UM PLANO INCLINADO

APL 2.1 ENERGIA CINÉTICA AO LONGO DE UM PLANO INCLINADO APL 2.1 ENERGIA CINÉTICA AO LONGO DE UM PLANO INCLINADO Questão Problema: Um carro encontra-se parado no cimo de uma rampa. Acidentalmente, é destravado e começa a descer a rampa. Como se relaciona a energia

Leia mais

1º trabalho de Laboratório Óptica geométrica

1º trabalho de Laboratório Óptica geométrica 1º trabalho de Laboratório Óptica geométrica Experiência 1: Determinação do índice de refracção de um vidro acrílico A direcção de propagação da luz altera-se quando a luz atravessa uma superfície de separação

Leia mais

LANÇAMENTO DE PROJETEIS

LANÇAMENTO DE PROJETEIS LANÇAMENTO DE PROJETEIS 1- INTRODUÇÃO O movimento de um projétil lançado de forma oblíqua é bidimensional. Este movimento pode ser analisado nas direções x e y separadamente, ou seja, dois movimentos unidimensionais

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS T1 -Teste teórico-prático de FQA 09. dezembro. 2014 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

Física Experimental II. Exercícios

Física Experimental II. Exercícios Física Experimental II Lista de exercícios e problema preparatório para a Prova P2 Exercícios 1) Foi realizado um experimento para determinar o tipo de movimento de um corpo. Mediu-se a posição deste corpo

Leia mais

11º Ano novembro de Selecione a única alternativa que refere o intervalo de tempo em que terá ocorrido o embate do corpo P com o solo.

11º Ano novembro de Selecione a única alternativa que refere o intervalo de tempo em que terá ocorrido o embate do corpo P com o solo. AGRUPAMENO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA DISCIPLINA Física e Química A Ficha de trabalho da componente Laboratorial de Física: AL 1.1, AL1. e AL1.3 e outras 11º Ano novembro de 015 1. Para investigar

Leia mais

EAC-082: Geodésia Física. Aula 3: Introdução à Teoria do Potencial Gravidade e Gravimetria

EAC-082: Geodésia Física. Aula 3: Introdução à Teoria do Potencial Gravidade e Gravimetria EAC-082: Geodésia Física Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges Aula 3: Introdução à Teoria do Potencial Gravidade e Gravimetria 1 https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1/31 Força da Gravidade

Leia mais

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações:

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: 6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: a) em relação ao eixo que passa pelo centro e é perpendicular ao plano da régua; b) em relação

Leia mais

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física em Ensino de Física Mestrado GUIAS DE LABORATÓRIO: MECÂNICA INTRODUTÓRIA Fernanda Marques

Leia mais

Noções Básicas de Física Arquitectura Paisagística LEI DE HOOKE (1)

Noções Básicas de Física Arquitectura Paisagística LEI DE HOOKE (1) LEI DE HOOKE INTRODUÇÃO A Figura 1 mostra uma mola de comprimento l 0, suspensa por uma das suas extremidades. Quando penduramos na outra extremidade da mola um corpo de massa m, a mola passa a ter um

Leia mais

Resposta: (A) o traço é positivo (B) o determinante é negativo (C) o determinante é nulo (D) o traço é negativo (E) o traço é nulo.

Resposta: (A) o traço é positivo (B) o determinante é negativo (C) o determinante é nulo (D) o traço é negativo (E) o traço é nulo. MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 201/2018 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, 2º SEMESTRE 12 de junho de 2018 Nome: Duração 2 horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário

Leia mais

Problemas sobre osciladores simples

Problemas sobre osciladores simples Universidade de Coimbra mecânica Clássica II 2009.2010 Problemas sobre osciladores simples 1. Um objecto com 1 kg de massa está suspenso por uma mola e é posto a oscilar. Quando a aceleração do objecto

Leia mais

Difracção de electrões

Difracção de electrões Difracção de electrões Objectivos: i) Verificar que electrões com energias da ordem de -0 kev são difractados por um filme de grafite, exibindo o seu carácter ondulatório; ii) verificar a relação de de

Leia mais

Electromagnetismo e Física Moderna. Conhecer um método para a determinação da capacidade eléctrica

Electromagnetismo e Física Moderna. Conhecer um método para a determinação da capacidade eléctrica Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Física 1 Compreender o que é um condensador eléctrico Electromagnetismo e Física Moderna Capacidade e condensadores Conhecer

Leia mais

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro BC 0208 - Fenômenos Mecânicos Experimento 1 - Roteiro Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Professor: Turma: Data: / /2015 Introdução e Objetivos Na disciplina de Fenômenos Mecânicos estamos interessados

Leia mais

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio?

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio? 1 II.5. Corpo rígido (versão: 20 de Maio, com respostas) 1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações : (a) em relação ao eixo que passa

Leia mais

4 Seja um circuito composto por um resistor R e um capacitor C, associados em série, alimentado por um gerador cuja voltagem gerada é dada por V g

4 Seja um circuito composto por um resistor R e um capacitor C, associados em série, alimentado por um gerador cuja voltagem gerada é dada por V g PRÉ-RELATÓRIO 7 Nome: turma: Leia atentamente o texto da Aula 8, Experimento 7 Circuitos RC em corrente alternada, e responda às questões que seguem. 1 Qual é o significado de reatância capacitiva X C?

Leia mais

Lista de revisão para a prova

Lista de revisão para a prova Turma: Licenciatura em Física Período: 1º Disciplina: Introdução à Física Experimental Profª Marcia Saito Lista de revisão para a prova I) Leitura de equipamentos 1) Fazer a leitura dos seguintes instrumentos:

Leia mais

1ª Ficha de Laboratório Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

1ª Ficha de Laboratório Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 1ª Ficha de Laboratório Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 10 de janeiro 2017 Ano Letivo: 2016/2017 90 min 1. Para investigar se o módulo da aceleração da gravidade

Leia mais

Ficha Prática Componente Física 2ºPeríodo Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

Ficha Prática Componente Física 2ºPeríodo Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno Ficha Prática Componente Física 2ºPeríodo Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 11 de março 2016 Ano Letivo: 2015/2016 90 min 1. Para investigar se o módulo da aceleração

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE TRABALHO PRÁTICO Nº 1 - QUÍMICA E QUÍMICA INDUSTRIAL DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE Objectivo - Neste trabalho pretende-se determinar o valor local da aceleração da ravidade. Para o efeito realizam-se

Leia mais

Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo.

Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo. 84 10.3 Experimento 3: Segunda Lei de Newton 10.3.1 Objetivo Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo.

Leia mais

Óptica Ondulatória. 1. Introdução Ondas Electromagnéticas

Óptica Ondulatória. 1. Introdução Ondas Electromagnéticas Óptica Ondulatória 1. Introdução 1.1. Ondas Electromagnéticas As ondas estão presentes por todo o lado na Natureza: luz, som, ondas de rádio, raios-x, etc. No caso da luz visível temos ondas electromagnéticas,

Leia mais

Cinemática do ponto material (PM)

Cinemática do ponto material (PM) Cinemática do ponto material (PM) 1- Determine a velocidade média de um PM nos instantes t=5 s e t=10 s, sendo o seu movimento dado pelo gráfico mostrado a seguir 2- Uma partícula move-se numa dada direcção,

Leia mais

Oscilações, Coerência e Ressonância

Oscilações, Coerência e Ressonância , Coerência e Ressonância 1. Por que alguns sistemas físicos oscilam e outros não?. O que caracteriza um sistema oscilatório? 3. Como se mede o período de um pêndulo? parâmetros internos Oscilaç A determinação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS FOZ DO IGUAÇU LICENCIATURA EM FÍSICA. Pêndulo Simples. Brunna Arrussul. Deborah Rezende.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS FOZ DO IGUAÇU LICENCIATURA EM FÍSICA. Pêndulo Simples. Brunna Arrussul. Deborah Rezende. INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS FOZ DO IGUAÇU LICENCIATURA EM FÍSICA Pêndulo Simples Brunna Arrussul Deborah Rezende Foz do Iguaçu, PR SUMÁRIO SUMÁRIO...2 INTRODUÇÃO...3 Objetivos...4 MATERIAL E MÉTODOS...5

Leia mais

Movimento Retilíneo Uniforme Variado M08

Movimento Retilíneo Uniforme Variado M08 FSC5122 2017/1 Movimento Retilíneo Uniforme Variado M08 Ø Introdução e teoria básica Nesta experiência estudaremos o movimento retilíneo uniformemente variado (vulgo MRUV) observando o movimento de um

Leia mais

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre Introdução às medidas físicas (43005) Aulas 6 e 7 Queda livre Grupo: Nome: Nome: Nome: Introdução: Qual é o objetivo do experimento? Qual é o método que usará para atingir seu objetivo? Medidas Experimentais:

Leia mais

- desvio padrão, caracteriza a dispersão dos resultados

- desvio padrão, caracteriza a dispersão dos resultados O resultado da experiência, então, pode ser expresso na forma < x > ± x n (veja a explicação mais adiante) - desvio padrão, caracteriza a dispersão dos resultados Histograma de frequências Histograma

Leia mais

Estudo do movimento de queda de um balão

Estudo do movimento de queda de um balão ACÇÃO DE FORMAÇÃO ACTIVIDADES LABORATORIAIS PARA OS 10.º E 11.º ANOS DO ENSINO SECUNDÁRIO Estudo do movimento de queda de um balão Actividade Prática de Sala de Aula Maria da Conceição da Mata Morais Maria

Leia mais

DE INCERTEZA. UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 1

DE INCERTEZA. UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 1 INCERTEZA DE MEDIÇÃO E PROPAGAÇÃO DE INCERTEZA UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 1 0.1. Introdução Ao se atribuir um valor numérico a uma grandeza temos associado ao mesmo uma incerteza.

Leia mais

Movimento Harmônico Simples e Amortecido

Movimento Harmônico Simples e Amortecido Movimento Harmônico Simples e Amortecido INTRODUÇÃO Ana Arruda, Caio Monteiro, Lineu Parra, Vitor Rocha Professor: Marcelo Reyes, CMCC Campus Santo André Resumo O estudo dos Movimentos Harmônicos permite

Leia mais

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES UNIDADE 15 OSCILAÇÕES 557 AULA 40 OSCILAÇÕES OBJETIVOS: - DEFINIR O CONCEITO DE OSCILAÇÃO; - CONHECER AS GRANDEZAS QUE DESCREVEM O MOVIMENTO. 40.1 Introdução: Há, na Natureza, um tipo de movimento muito

Leia mais

RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL FIS Física Experimental II OS PÊNDULOS SIMPLES E FÍSICO

RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL FIS Física Experimental II OS PÊNDULOS SIMPLES E FÍSICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL FIS01260 - Física Experimental II OS PÊNDULOS SIMPLES E FÍSICO Porto Alegre, 09 de Abril de 2015. Nome: Vítor

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO PROVA 5 Págs. 2.O Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.o 28689, de 29 de Agosto) Cursos Gerais e Cursos Tecnológicos Duração da prova: 20 minutos 2002 2." FASE VERSÃO

Leia mais

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal 3 3.1 Material resistores de 1 kω e 100 Ω. 3.2 Introdução Nas aulas anteriores estudamos o comportamento de circuitos resistivos com tensão constante.

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016 MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 015/016 EIC0010 FÍSICA I 1o ANO, o SEMESTRE 1 de junho de 016 Nome: Duração horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário

Leia mais

Theory Portuguese (Portugal) Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope.

Theory Portuguese (Portugal) Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope. Q1-1 Dois Problemas de Mecânica Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope. Parte A. O Disco Escondido (3,5 pontos) Considere um cilindro

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I ( ) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I ( ) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA UC Física I (2015-2006) FICHA DE TRABALHO PRÁTICO Nº 5 Máquina de Atwood OBJECTIVO Analisar a 2ª lei de Newton, aplicada a um sistema de 2 massas ligadas por um fio que

Leia mais

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho:

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: EXPERIÊNCIA : Pesa-espíritos EXEPO DE RESOUÇÃO: Esquema da montagem: H 0 h 0 As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: = massa do tubo + massa adicionada necessária

Leia mais

Aula 4: Gráficos lineares

Aula 4: Gráficos lineares Aula 4: Gráficos lineares 1 Introdução Um gráfico é uma curva que mostra a relação entre duas variáveis medidas. Quando, em um fenômeno físico, duas grandezas estão relacionadas entre si o gráfico dá uma

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

1. Estudo do pêndulo

1. Estudo do pêndulo Objectivos odelizar um pêndulo invertido rígido de comprimento e massa, supondo uma entrada de binário. Simular em computador. entar estabilizar o pêndulo em ciclo aberto por manipulação directa do binário.

Leia mais

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3. de maneira que o sistema se comporta como um oscilador harmônico simples.

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3. de maneira que o sistema se comporta como um oscilador harmônico simples. 591036 Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 O Pêndulo Simples O protótipo físico do movimento harmônico simples (MHS) visto nas aulas passadas um corpo de massa m preso a uma mola

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Cursos Gerais e Cursos Tecnológicos PROVA 115/12 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2006 1.ª FASE

Leia mais

Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II

Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II Aula 1 Revisão e princípios básicos: O objetivo desta aula é recapitular conceitos básicos utilizados em Dinâmica e Vibrações. MCU Movimento circular uniforme 1.

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/ minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/ minutos * Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 1- Física e Química A 11º ANO 04/10/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação TABELA DE CONSTANTES Velocidade de propagação da

Leia mais

Exercícios de programação

Exercícios de programação Exercícios de programação Estes exercícios serão propostos durante as aulas sobre o Mathematica. Caso você use outra linguagem para os exercícios e problemas do curso de estatística, resolva estes problemas,

Leia mais

Experimento 4 Forças Centrais

Experimento 4 Forças Centrais Experimento 4 Forças Centrais Neste experimento, mediremos a energia mecânica e o momento angular de um corpo em movimento, no qual age uma força central elástica. O objetivo do experimento é interpretar

Leia mais

PROVA ESCRITA DE FÍSICA

PROVA ESCRITA DE FÍSICA ENSINO SECUNDÁRIO 12.' ANO DE ESCOLARIDADE - VIA DE ENSINO (1.O e 5.O CURSOS) PONTO 17/2 Págs. Duração da prova: lh e 30m 1990 1." FASE 1.' CHAMADA PROVA ESCRITA DE FÍSICA 1. De um ponto P, situado a 20

Leia mais

Mecânica e Ondas. Trabalho de Laboratório. Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell

Mecânica e Ondas. Trabalho de Laboratório. Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell Mecânica e Ondas Trabalho de Laboratório Conservação da Energia Mecânica da Roda de Maxwell Objectivo Determinação do momento de inércia da roda de Maxwell. Estudo da transferência de energia potencial

Leia mais

Capítulo III. Apresentação de dados em gráficos e tabelas

Capítulo III. Apresentação de dados em gráficos e tabelas Capítulo III Apresentação de dados em gráficos e tabelas 3.1. Organização de dados em tabelas. 33 3.2. Representação gráfica de grandezas físicas 34 3.2.1. Eixos, símbolos, título, legendas e incertezas

Leia mais