Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos."

Transcrição

1 DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos. A interpretação busca revelar o sentido e o alcance da norma. Já a Hermenêutica é a ciência que fornece os instrumentos para a interpretação. 2. Métodos de interpretação constitucional: 2.1. Método jurídico ou hermenêutico clássico (Ernest Forsthoff): utiliza os elementos tradicionais clássicos de interpretação. São elementos desenvolvidos por Savigny: gramatical; histórico; lógico e sistemático Método científico espiritual, valorativo, integrativo ou sociológico (Rudolf Smend): busca-se o espírito da norma Método do Tópico Problemático (Theodor Viehweg): Baseia-se nos topos (topoi). Topos é o esquema de pensamento, uma forma de recíproca, um argumento. Os topóis são extraídos da doutrina, da jurisprudência, dos princípios gerais do direito Método hermenêutico-concretizador (Konrad Hesse): A interpretação da norma parte de pressuposições do intérprete. Cria-se m círculo hermenêutico indo do fato à norma e novamente da norma ao fato Método normativo estruturante ou concretista (Friedaich Muller): procura estabelecer uma estrutura de concretização da norma. Entende que o que está descrito na norma não corresponde ao seu todo, a qual como um iceberg, mantém grande parte de sua interpretação oculta à primeira vista.

2 2.6. Método concretista da Constituição Aberta (Peter Haberle):Trata-se da democratização da interpretação. São todos os cidadãos legitimados a interpretar a Constituição. 3. Princípios interpretativos 3.1. Princípio da Supremacia: a Constituição é obra do Poder Constituinte Originário, é o poder supremo. Assim, é considerada a norma suprema do ordenamento jurídico, nela espelhando-se todas as demais Princípio da Presunção de constitucionalidade das leis: este princípio é decorrente do princípio da supremacia.uma vez que a norma foi editada sob a égide da Constituição, será presumivelmente constitucional Princípio da Interpretação conforme a Constituição: Na dúvida, deve-se interpretar a lei conforme a constituição. Limites ao princípio: - clareza do texto legal (quando o texto da lei é clara, a norma é unívoca, logo, não considerada polissêmica. - fim pretendido pelo legislador: o juiz não pode dar outra interpretação para a norma, além daquela prevista na Constituição Declaração de nulidade sem redução de texto ou parcial e interpretação conforme a Constituição: a declaração de nulidade sem redução de texto, ocorre sem a alteração da norma em si. O texto legal não é declarado inconstitucional, mas sim a sua interpretação Princípio da Simetria: segundo este princípio, a Constituições Estaduais e as Leis Orgânicas Municipais devem seguir o modelo dado pela Constituição Federal. 4. Postulados da Constituição propriamente dita: a) Princípio da Unidade da Constituição: cabe ao intérprete harmonizar as tensões e conflitos entre as normas constitucionais, conferindo à Constituição um caráter unitário. b) Princípio do efeito integrador: Por ser a Constituição um elemento do processo de integração comunitária, na interpretação

3 de suas normas deve-se optar por soluções que favoreçam a unidade política e social. c) Princípio da concordância prática ou Princípio da Harmonização: diante da colisão de direitos constitucionais o intérprete deverá fazer uma redução proporcional do âmbito de aplicação de cada um deles, evitando o sacrificio total de um para a aplicação do outro.. d) Princípio da Relatividade ou da Convivência das liberdades públicas: parte do pressuposto de que não existem direitos absolutos, todos são relativos. e) Princípio da Força Normativa: na interpretação das normas constitucionais, deve ser atribuído o sentido que as tornem mais eficazes e permanentes. f) Princípio da Máxima Efetividade (Muller e Konrad Hesse): Toda norma da Constituição, sem qualquer exceção, possui eficácia jurídica, ou seja, possui aptidão para lhe produzir efeitos que lhe são próprios. g) Princípio da Conformidade funcional ou da Justeza: o significado deste princípio é que a norma deve agir conforme à função que lhe foi atribuída. h) Princípio da Proporcionalidade (Muller e Hesse): - origem do princípio: Magna Carta de 1215, do Rei João Sem Terra. - atuação: serve como critério de aferição da legitimidade de todo e qualquer ato - consagração do princípio da proporcionalidade: não se encontra previsto expressamente no texto constitucional. Trata-se de um princípio implícito, e assim ele deverá ser abstraído da norma. - densificação do Princípio da Proporcionalidade ou da Razoabilidade: tem a ver com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana (artigo 1º, III da CF). O princípio da proporcionalidade é dividido em 3 máximas, de acordo com o russo Robert Alexy: a) adequação: consiste numa relação entre o meio utilizado, que seja apto a alcançar o fim almejado.

4 b) necessidade, exigibilidade ou Princípio da Menor Ingerência Possível. c) proporcionalidade em sentido estrito: analisa-se a relação do custo e benefício trazidos pela medida. BIBLIOGRAFIA: 1. MORAES, Alexandre de, Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, LENZA, Pedro, Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo:Saraiva, ARAÚJO, Luiz Alberto David. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, CANOTILHO, J.J. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, SILVA, José Afonso da, Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, Este é apenas um roteiro. Consulte os livros indicados. Questões de concursos/oab VUNESP Câmara de São Paulo - Procurador Legislativo Leia o seguinte texto: "[A constituição] não é uma escritura imobiliária que determina precisamente os limites de seu objeto; ao contrário, é um documento que anuncia os princípios fundamentais fazendo uso de valores e deixando para as pessoas encarregadas de interpretá-la e aplicá-la um espaço amplo para o exercício de julgamentos normativos." (Laurence Tribe; Michael Dorf. Hermenêutica Constitucional, 2007) Assinale a alternativa que corresponde à correta interpretação do texto. a) O texto se refere à interpretação constitucional, consa grando o princípio da unidade constitucional, demonstrando que os dispositivos constitucionais são par te de um sistema maior e formam um todo lógico e teleológico, impedindo que haja interpretação isolada de dispositivos.

5 b) Trata-se de texto que se refere à importância da interpretação constitucional, já que os textos das constituições apresentam uma ampla margem interpretativa, pois as constituições possuem em seu texto termos polissêmicos, fundados em valores e princípios, necessitando, portanto, da atividade interpretativa. c) Mais do que tratar de princípios de interpretação dos dispositivos constitucionais em si, o texto trata do princípio da supremacia constitucional, pelo qual os atos normativos estatais infraconstitucionais devem estar sempre em conformidade com as previsões constitucionais, sob pena de inconstitucionalidade. d) O texto enuncia o princípio da máxima efetividade, princípio da eficiência ou ainda da interpretação efetiva, o qual impõe ao intérprete constitucional que busque, ainda que nos limites do texto, sem alterá-lo, a interpretação que maior eficácia dê ao dispositivo, já que a Constituição não possui termos ou locuções inúteis. e) É clara a alusão no texto ao princípio da interpretação conforme a Constituição. Este princípio interpretativo, normalmente inserido no âmbito de atuação das Cortes Constitucionais, define a possibilidade e o âmbito de aplicação das normas, na medida em que estas sejam ou não compatíveis com o texto constitucional, pautandose pela aplicação dos dispositivos infraconstitucionais sempre que seja possível a compatibilização destes com a Constituição Federal. (FCC/TCE-MG/2007) No entendimento de doutrinadores, NÃO é considerado, dentre outros, como princípio e regra interpretativa das normas constitucionais, a) a unidade da constituição -interpretação de maneira a evitar contradições entre as normas constitucionais. b) o efeito integrador -primazia aos critérios favorecedores da integração política e social. c) a concordância prática ou a harmonização -coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito. d) a força normativa da constituição -adoção de interpretação que garanta maior eficácia e permanência das normas constitucionais. e) a adoção da contradição dos princípios -os preceitos exigem uma interpretação explícita, excluindo-se a implícita. (TRT 24ª Juiz do trabalho substituto 2007) Dados os seguintes enunciados: I.A interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradições entre suas normas.

6 II. Os órgãos encarregados da interpretação da norma constitucional não poderão chegar a uma posição que subverta, altere ou perturbe o esquema organizatório-funcional estabelecido pelo legislador constituinte originário. III. Os bens jurídicos em conflito deverão estar coordenados e combinados de forma a evitar o sacrifício total de um (uns) em relação a outro(s). IV. Entre as interpretações possíveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficácia, aplicabilidade e permanência das normas constitucionais. V. A uma norma constitucional deve ser atribuído o sentido que maior eficácia se lhe conceda. VI. Na resolução dos problemas jurídico-constitucionais, deverá ser dada maior primazia aos critérios favorecedores da integração política e social, bem como ao reforço da unidade política. Relacione-os com o princípio/regra interpretativa de norma constitucional: Assinale a alternativa CORRETA: a) Unidade da Constituição; Efeito Integrador; Máxima Efetividade ou Eficiência; Justeza ou Conformidade Funcional; Concordância Prática ou Harmonização; Força Normativa da Constituição. b) Força Normativa da Constituição; Unidade da Constituição; Concordância Prática ou Harmonização; Justeza ou Conformidade Funcional; Máxima Efetividade ou Eficiência; Efeito Integrador. c) Unidade da Constituição; Justeza ou Conformidade Funcional; Concordância Prática ou Harmonização; Força Normativa da Constituição; Máxima Efetividade ou Eficiência; Efeito Integrador. d) Concordância Prática ou Harmonização; Justeza ou Conformidade Funcional; Máxima Efetividade ou Eficiência; Unidade da Constituição; Força Normativa da Constituição; Efeito Integrador. e) Justeza ou Conformidade Funcional; Efeito Integrador; Força Normativa da Constituição; Concordância Prática ou Harmonização; Unidade da Constituição; Máxima Efetividade ou Eficiência.

Conforme nos ensina o constitucionalista J. J. Gomes Canotilho,

Conforme nos ensina o constitucionalista J. J. Gomes Canotilho, Interpretação da Constituição Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com (19) 8130-5005 Interpretação da Constituição. Interpretar as normas constitucionais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Princípios de Interpretação Constitucional Profª. Liz Rodrigues - A interpretação constitucional tem algumas peculiaridades e, além dos métodos, costumam ser

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professora:Ms. Marilu Pohlenz marilupohlenz@hotmail.com Período/Fase: 2º Semestre: 1º Ano: 2014

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Métodos de interpretação clássicos Interpretação Teleológica Por esse método, tenta-se interpretar a norma tendo em vista a finalidade para que foi

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS

DIREITO CONSTITUCIONAL. a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS a 1 SUMÁRIO I. Constituição e Constitucionalismo... 003 II. Poder Constituinte... 008 III. Princípios Fundamentais... 011 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 013 V. Da Organização do Estado...

Leia mais

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL EM TABELAS GABARITANDO A PROVA OBJETIVA COM 10 QUESTÕES OBJETIVAS COMENTADAS Por Carolina Abreu Silva (Aprovada na PGEMA procuradora, TJ/PA Analista, TRF5 Analista) e Kaio Silva

Leia mais

VI. Hermenêutica e Interpretação Constitucional

VI. Hermenêutica e Interpretação Constitucional VI. Hermenêutica e Interpretação Constitucional A expressão "hermenêutica constitucional" é objeto de divergência doutrinária. Sentido amplo: abrange não só o fenômeno da interpretação constitucional,

Leia mais

1. CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO A SUA EFICÁCIA. Traz a classificação das normas do direito norte-americano.

1. CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO A SUA EFICÁCIA. Traz a classificação das normas do direito norte-americano. 1 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Classificação das Normas Constitucionais quanto a sua eficácia PONTO 2: Interpretação da Constituição PONTO 3: Tipologia das Normas Constitucionais

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO Normas Constitucionais: classificação, aplicabilidade e interpretação Objetivos da aula Apresentar a classificação das normas

Leia mais

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva.

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva. Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 04 Na primeira fase, vista anteriormente, foi dado o conceito

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 1ª avaliação (30 pontos); 2ª avaliação (30 pontos); 3ª avaliação (40 pontos).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 1ª avaliação (30 pontos); 2ª avaliação (30 pontos); 3ª avaliação (40 pontos). Facu Disciplina: Teoria da Constituição Curso: Direito Carga Horária: 60 Departamento: Direito Público Área: Direito Público PLANO DE ENSINO EMENTA: A disciplina Teoria da Constituição ; constitucionalismo;

Leia mais

Controle da Constitucionalidade. Teoria e Evolução. Curitiba. Juruá Editora (81) H474c

Controle da Constitucionalidade. Teoria e Evolução. Curitiba. Juruá Editora (81) H474c JOÃO PAULO CASTIGLIONI HELAL Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela UGF/RJ; Pós-graduado pela Escola na Magistratura do Estado do Espírito Santo - EMES; Pós-graduado lato sensu em Direito do Estado

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Aula nº. 04 PRINCÍPIOS INSTRUMENTAIS DE INTERPRETAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Aula nº. 04 PRINCÍPIOS INSTRUMENTAIS DE INTERPRETAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Princípios Constitucionais - 04 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 04 PRINCÍPIOS INSTRUMENTAIS DE INTERPRETAÇÃO

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Profa Me Larissa Castro EFEITOS DE NOVA CONSTITUIÇÃO E DE REFORMAS CONSTITUCIONAIS Revogação: A obra do Constituinte originário opera a completa revogação da Constituição anterior, pois não pode haver

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL.

Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL. Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL. Ensaios Constitucionais de Direitos Fundamentais Servanda Editora 2006 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca

Leia mais

UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo)

UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo) 1 UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL OBS: 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo) 1) Por que a hermenêutica clássica não é mais

Leia mais

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VÍTOR CRUZ

CURSO ON-LINE - D. CONST. NAS 5 FONTES PROFESSOR: VÍTOR CRUZ Aula 3: Fala pessoal, tudo certo? Hoje teremos a menor aula de nosso curso... Mas não comemorem ainda não, pois este tema foi isolado em uma única aula pela sua complexidade (embora aparente, pois complexidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Métodos de Interpretação Constitucional Profª. Liz Rodrigues - A principal função dos métodos de interpretação é limitar a discricionariedade de quem está

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL I. Marcelo Leonardo Tavares

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL I. Marcelo Leonardo Tavares HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL I Marcelo Leonardo Tavares NORMAS CONSTITUCIONAIS Classificação (JAS) Orgânicas Limitativas de Estabilização Constitucional de Aplicabilidade da Constituição Peculiaridades

Leia mais

Conceito de Interpretação (ou hermenêutica) Constitucional[1]

Conceito de Interpretação (ou hermenêutica) Constitucional[1] Conceito de Interpretação (ou hermenêutica) Constitucional[1] O que é Hermenêutica? Técnica de interpretar que com origem para mitologia grega (Deus Hermes que uma espécie de tradutor entre a linguagem

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 36 Controle de Constitucionalidade O controle de Constitucionalidade é um

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

Noções de Direito Administrativo e Constitucional

Noções de Direito Administrativo e Constitucional Considerações iniciais Considera-se Direito como um sistema normativo do qual são extraídos imperativos de conduta. Embora seja único e indivisível, a subdivisão se torna uma prática importante para o

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional HERMENÊUTICA Barroso sugere três planos ou prismas: PLANO JURÍDICO OU DOGMÁTICO Regras de hermenêutica Elementos de interpretação tradicionais Princípios de interpretação constitucional PLANO TEÓRICO OU

Leia mais

Thinkr: Faculdade Legale

Thinkr: Faculdade Legale Thinkr: Faculdade Legale Curso: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019.1) Disciplina: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019-1) Aula: 03 - AULA 03-01/03/2019 - PARTE 01/01

Leia mais

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado.

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Resumo Aula 1 Profª Bruna Vieira Direito Constitucional 08.05 Teoria da Constituição - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Constituição Federal Leis, Decretos, Regulamentos - Compatibilidade

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL 3 COLEÇÃO ROTEIROS DE PROVA ORAL Coordenadores Mila Gouveia William Akerman MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL Autores Bruno Gaspar de Oliveira Coêa Fernando Feeira Abreu Glaucia Rodrigues Toes de Oliveira Mello

Leia mais

CONSTITUCIONAL. Direito. 4.ª edição PAULO LÉPORE. Para os concursos de Analista e Técnico de Tribunais e MPU. Coleção TRIBUNAIS e MPU

CONSTITUCIONAL. Direito. 4.ª edição PAULO LÉPORE. Para os concursos de Analista e Técnico de Tribunais e MPU. Coleção TRIBUNAIS e MPU PAULO LÉPORE Coleção TRIBUNAIS e MPU Coordenador HENRIQUE CORREIA Direito CONSTITUCIONAL Para os concursos de Analista e Técnico de Tribunais e MPU 4.ª edição revista, atualizada e ampliada 2016 (Para

Leia mais

HERMENÊUTICA E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

HERMENÊUTICA E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS HERMENÊUTICA E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DIREITO CONSTITUCIONAL Pedro Lenza + Marcelo Novelino + Gilmar Mendes + Revisaço DPU + Questões de Concursos (QC) MÉTODO JURÍDICO OU HERMENÊUTICO CLÁSSICO (ERNEST

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Poder Constituinte e Teoria da Constituição Magistratura Federal Período 2006 2016 1) COMISSÃO EXAMINADORA - JUIZ FEDERAL - TRF 3 (2008) Desde a Constituição de 1891 o

Leia mais

MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA Manual Caseiro

MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA Manual Caseiro MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA - 2019 Manual Caseiro ATENÇÃO: este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida

Leia mais

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Posicionamento de Canotilho. Eficácia dos Princípios (Luis Roberto Barroso). Classificação Material dos Princípios Constitucionais 08 Professor

Leia mais

Fábio Konder Comparato... 15

Fábio Konder Comparato... 15 Fábio Konder Comparato... 15 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.5.1 1.5.2 1.5.3 1.5.4 1.5.5 1.5.5.1 1.5.5.2 1.5.5.3 1.5.5.4 1.5.5.5 1.5.5.6 1.5.6 E 23 Princípio (em geral)... 23 Princípio jurídico (ou Princípio do

Leia mais

Thinkr: Faculdade Legale

Thinkr: Faculdade Legale Thinkr: Faculdade Legale Curso: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019.1) Disciplina: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019-1) Aula: 01 - AULA 01-15/02/2019 - PARTE 01/01

Leia mais

0,1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D.11 PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2.

0,1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D.11 PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. 0,1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D.11 PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

Leia mais

Aula 07. HERMENÊUTICA (continuação)

Aula 07. HERMENÊUTICA (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Hermenêutica: princípios materiais e princípios instrumentais 07 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Ponto 06 HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. O direito ao voto era concedido somente aos homens livres e proprietários,

Ponto 06 HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. O direito ao voto era concedido somente aos homens livres e proprietários, DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano Ponto 06 HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 1ª - Constituição de 1824 (Brasil Império) Outorgada Quatripartição dos poderes

Leia mais

Interpretação constitucional: apanhado doutrinário sobre os princípios de interpretação constitucional

Interpretação constitucional: apanhado doutrinário sobre os princípios de interpretação constitucional Interpretação constitucional: apanhado doutrinário sobre os princípios de interpretação constitucional Resumo: Este trabalho acadêmico surge como parte de um estudo referente à interpretação constitucional.

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

1) INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: Quando se promulga a Constituição, a soberania popular se converte em supremacia da Constituição.

1) INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: Quando se promulga a Constituição, a soberania popular se converte em supremacia da Constituição. 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Interpretação das normas constitucionais. PONTO 2: Tipologia das normas constitucionais. PONTO 3: Teoria geral dos direitos e garantias fundamentais. 1) INTERPRETAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I CÓDIGO: DCONSTI - CARGA HORÁRIA: 80 h.a. - N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2013 AGU Procurador Federal) Considerando o entendimento prevalecente na doutrina e na jurisprudência do STF sobre o preâmbulo constitucional e as disposições

Leia mais

Interpretação das Normas Constitucionais. Profª. Adeneele G. Carneiro

Interpretação das Normas Constitucionais. Profª. Adeneele G. Carneiro Interpretação das Normas Constitucionais Profª. Adeneele G. Carneiro Interpretação Interpretação da Constituição consiste na interpretação de seu próprio texto em relação aos seus princípios e regras,

Leia mais

Aula 01. Isso se deu por meio de uma atualização feita pela Emenda Constitucional 45 em 2004:

Aula 01. Isso se deu por meio de uma atualização feita pela Emenda Constitucional 45 em 2004: Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 01 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 01 Indicações Bibliográfica: Direito Constitucional Esquematizado Pedro

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO FONTES DO : As fontes do Direito Administrativo podem ser consideradas quatro: A Lei, os costumes a Doutrina e a Jurisprudência. São divididas em fontes Primárias e Secundárias, sendo a fonte primária

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A aplicabilidade da norma jurídica frente o problema da revogação e o controle da constitucionalidade Rafael Damaceno de Assis SUMÁRIO: 1. Teoria da Norma Jurídica 2. Poder Constituinte

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I. Direito Constitucional e Constituição... 002 II. Poder Constituinte... 006 III. Princípios e Normas Constitucionais... 008 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 010 V. Da

Leia mais

AULA EFICÁCIA DA CONSTITUIÇÃO

AULA EFICÁCIA DA CONSTITUIÇÃO AULA 05-2017. 2 EFICÁCIA DA CONSTITUIÇÃO 1)Conceito: considerada a lei fundamental de uma Nação, seria, então, a organização dos seus elementos essenciais: um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras,

Leia mais

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MG. Polícia Civil do Estado de MG. Edital n º 1/ 2018 Revisão Ponto a Ponto COORDENAÇÃO AUTORES

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MG. Polícia Civil do Estado de MG. Edital n º 1/ 2018 Revisão Ponto a Ponto COORDENAÇÃO AUTORES REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MG Edital n º 1/ 2018 Revisão Ponto a Ponto Polícia Civil do Estado de MG COORDENAÇÃO Leandro Bortoleto Paulo Lépore Rogério Sanches Cunha AUTORES Bruno Del Preti,

Leia mais

Tema DC - 05 CONSTITUIÇÃO: EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Tema DC - 05 CONSTITUIÇÃO: EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Tema DC - 05 CONSTITUIÇÃO: EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 A sistemática de Eficácia e Aplicabilidade das Normas Constitucionais havia passado de forma despercebida no Direito brasileiro

Leia mais

Profª Ms. Nuria Micheline Meneses Cabral D.Const.1 - B Página 1

Profª Ms. Nuria Micheline Meneses Cabral D.Const.1 - B Página 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR3201 - DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar:

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: I. No sistema brasileiro é abstrato

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2.

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. 0,1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Direito Público: noções e

Leia mais

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Controle de Constitucionalidade - 2 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE

Leia mais

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1 AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Movimento teórico de revalorização do direito constitucional, de uma nova abordagem do papel da constituição no sistema jurídico 2 Surgiu a partir da segunda metade do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Controle Preventivo: Comissões de Constituição e Justiça e Veto Jurídico. Profª. Liz Rodrigues - Noções gerais: o controle de constitucionalidade

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Interpretação pro homine: normas que garantem direitos humanos não podem

Leia mais

Turma e Ano: Matéria / Aula: Professor: Monitora: Aula 02

Turma e Ano: Matéria / Aula: Professor: Monitora: Aula 02 Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / A Visão Positivista da Hermenêutica (cont.); Neoconstitucionalismo Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 02 As normas para

Leia mais

HERMENÊUTICA JURÍDICA: Alguns aspectos relevantes da hermenêutica constitucional.

HERMENÊUTICA JURÍDICA: Alguns aspectos relevantes da hermenêutica constitucional. 23 HERMENÊUTICA JURÍDICA: Alguns aspectos relevantes da hermenêutica constitucional. Renata Coelho Padilha Gera Juíza Federal Substituta no Espírito Santo; Mestre em Direito Constitucional; Especialista

Leia mais

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: atos legislativos; fases de elaboração; iniciativa; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo.

Leia mais

Aula 2 - Teoria Geral do Direito Constitucional Parte 2

Aula 2 - Teoria Geral do Direito Constitucional Parte 2 Aula 2 - Teoria Geral do Direito Constitucional Parte 2 Continuaremos, hoje, com o exame de outros dois importantes tópicos da chamada teoria geral do Direito Constitucional: eficácia e aplicabilidade

Leia mais

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Teoria da Constituição - 01 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1. Conceito de Constituição Sob um aspecto

Leia mais

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO CONSTITUCIONAL II 072 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

A TENDÊNCIA À ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO NO DIREITO BRASILEIRO

A TENDÊNCIA À ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO NO DIREITO BRASILEIRO 1 A TENDÊNCIA À ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO NO DIREITO BRASILEIRO GUIDO NAZARETH JÚNIOR 1 THIAGO VIEIRA BARBOSA 2 Resumo: O presente trabalho visa expor o instituto do controle

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

1- PODER CONSTITUiNTE HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 27

1- PODER CONSTITUiNTE HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 27 SUMÁRIO 1- PODER CONSTITUiNTE 13 2 - CONCEITO DE CONSTITUIÇÃO 21 3 - HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 27 3.1 1824 27 3.2 J 891 27 3.3 1934 28 3.4 J937 29 3.5 1946 30 3.6 1967 30 3.7 1969 31 3.8 1988

Leia mais

REVISÃO FINAL TJ/PE. Edital n º 1/2017 Revisão ponto a ponto. Analista Judiciário Área Judiciária Oficial de Justiça COORDENAÇÃO AUTORES

REVISÃO FINAL TJ/PE. Edital n º 1/2017 Revisão ponto a ponto. Analista Judiciário Área Judiciária Oficial de Justiça COORDENAÇÃO AUTORES REVISÃO FINAL TJ/PE Edital n º 1/2017 Revisão ponto a ponto Analista Judiciário Área Judiciária Oficial de Justiça COORDENAÇÃO Henrique Correia AUTORES Alan Martins, Danilo da Cunha Sousa, Dimas Yamada

Leia mais

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012 Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano lectivo de 2011/2012 Regente: Jorge Reis Novais 1- Apresentação da disciplina: programa, bibliografia, aulas e método de avaliação. O objectivo da disciplina:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS - DPU 1. APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS - APLICABILIDADE LIMITADA

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS - DPU 1. APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS - APLICABILIDADE LIMITADA CONSTITUIÇÃO AULA II Professora: Dra. Vânia Hack de Almeida Data: 20.01.1020 PONTO 1: Aplicabilidade (Continuação) PONTO 2: Interpretação Da Contituição PONTO 3: Tipologia Das Normas Constitucionais PONTO

Leia mais

Sumário. Introdução... 31

Sumário. Introdução... 31 Sumário Introdução..................................................................... 31 Parte I. Teoria e significado da igualdade jurídica............................ 33 Capítulo I. Teorias fundamentais

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha

Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 A Teoria da Constituição, segundo José Joaquim Gomes Canotilho: é uma ciência que estuda a teoria política e científica da Constituição.

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: Direito Período: 3 o DEPARTAMENTO: Ano: 2016 DISCIPLINA: Direito Constitucional (Teoria Geral da Constituição) CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana wanda.karine.santana@gmail.com Eduardo Faria Silva Doutor em Direito pelo PPGD/UFPR, Mestre em Direito

Leia mais

Pós-Graduação On-Line Tema: Validade, vigência, eficácia e interpretação no Direito Tributário

Pós-Graduação On-Line Tema: Validade, vigência, eficácia e interpretação no Direito Tributário Pós-Graduação On-Line Tema: Validade, vigência, eficácia e interpretação no Direito Tributário 1 Profa. Cecilia Priscila de Souza Mestre PUC/SP e Coordenadora IBET Roteiro Interpretativo 1. Bases metodológicas

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

Aula 00 Simulados Inéditos de Direito Constitucional - Questões de Múltipla Escolha

Aula 00 Simulados Inéditos de Direito Constitucional - Questões de Múltipla Escolha Aula 00 Simulados Inéditos de Direito Constitucional - Questões de Múltipla Escolha Professores: Nádia Carolina, Ricardo Vale # %& () +,.() / 0 1/.( 2(,).. 3 (,&% 41(56 78 & 2&1(%,& 9 41(5: ; 3&1 (

Leia mais

Direito Constitucional Marcelo Leonardo Tavares

Direito Constitucional Marcelo Leonardo Tavares Direito Constitucional Marcelo Leonardo Tavares 1 O que se entende por princípio da supremacia da Constituição e quais as formas de inconstitucionalidade reconhecidas pela Carta Federal vigente? 2 - O

Leia mais

DECISÃO STF SOBRE A ADPF 54: ABORTO DE FETO ANENCÉFALO

DECISÃO STF SOBRE A ADPF 54: ABORTO DE FETO ANENCÉFALO DECISÃO STF SOBRE A ADPF 54: ABORTO DE FETO ANENCÉFALO FUNDAMENTOS JURÍDICOS E HERMENÊUTICOS CLAUDIO ALVES JUNIOR 1 CLÉA CONCEIÇÃO DE S. SANTOS 2 EDILENE SANTOS CERQUEIRA SOUZA 3 EDNEY BRANDÃO 4 MARIA

Leia mais

) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto.

) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto. ) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto. ADI de normas constitucionais originárias; lei ou ato normativo anterior à Constituição;

Leia mais

QUAL IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL?

QUAL IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL? QUAL IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL? JHONNY SOARES DE SOUSA LAYS FERNANDA LOPES DA SILVA Trata-se de tema cujo aprendizado é constante. Sua importância é cada vez mais suscitada,

Leia mais

INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES

INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano Inquérito Civil e Termo de Ajustamento de Conduta Inquérito Civil: 1. Generalidades: A previsão legal : art. 129, III da

Leia mais

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS: A RELEVÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO FRENTE À COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS Fernanda Vivacqua Vieira (UEFN) fernandavivacqua@hotmail.com

Leia mais