Aula 01. Isso se deu por meio de uma atualização feita pela Emenda Constitucional 45 em 2004:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 01. Isso se deu por meio de uma atualização feita pela Emenda Constitucional 45 em 2004:"

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 01 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 01 Indicações Bibliográfica: Direito Constitucional Esquematizado Pedro Lenza Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Melhor para iniciantes!) Ordenamento Jurídico: Está estigmatizado na forma de Pirâmide (Pirâmide de Kelsen), onde no ápice está o Bloco de Constitucionalidade, e não mais apenas a Constituição (segundo STF). Isso se deu por meio de uma atualização feita pela Emenda Constitucional 45 em 2004: Art. 5º, 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. Este tratado estaria sendo equiparada a emenda constitucional e, que por sua vez, uma emenda constitucional é uma norma constitucional derivada, é uma norma que atualiza a constituição, passando a integrá-la. Na Constituição Federal só temos normas constitucionais (originais [criadas junto com a constituição] ou derivadas [EC]), mas não temos leis, tratados... As leis estão abaixo da constituição e os tratados se equiparam as emendas e não passam a fazer parte do texto constitucional. Bloco de Constitucionalidade é formado pela Constituição Federal, pelos Tratados internacionais sobre Direitos Humanos, pelos Princípios positivados e os não positivados. O Princípio é a base de tudo. Podendo está expresso, como norma, ou subentendido. Ex: Princípio positivado (expresso): Contraditório e Ampla Defesa. Princípio não positivado (implícito): Proporcionalidade e Razoabilidade.

2 Página2 As normas abaixo no Bloco de Constitucionalidade devem respeito a elas. Existe uma relação de compatibilidade vertical ou Hierarquia das Fontes. Bloco de Constitucionalidade Consiste no conjunto de normas que funcionam como parâmetro para a realização do controle de constitucionalidade. No conceito de bloco de constitucionalidade inserem-se normas que não estão necessariamente expressas no texto constitucional. Trata-se de um conceito que permite ao intérprete ampliar o conceito de normas constitucionais para além daquelas previstas expressamente na Constituição, não se restringindo mais àquelas prescritas no ordenamento jurídico. Se uma norma violar o Bloco de Constitucionalidade haverá uma inconstitucionalidade. Estrutura da Constituição Federal: A Constituição é dividida/estruturada em 3 partes: Preâmbulo, Corpo Constitucional ou Parte Dogmática e ADCT 1) Preâmbulo: Como se fosse um prefácio da Constituição. Não serve como parâmetro de controle, apenas para interpretação de norma. Não se encontra na relação de norma constitucional propriamente dita. Não tem força normativa cogente, é só uma carta de intenções. Obs: Uma corrente minoritária entende que o preâmbulo é uma norma constitucional. Já a corrente majoritária entende que não é norma constitucional, é apenas uma carta de apresentação e que por isso não é obrigatória a sua reprodução nas Constituições Estaduais.

3 Página3 Preâmbulo Pórtico da Constituição (Caráter enunciativo e não dispositivo) Síntese do pensamento do legislador constituinte Situa-se no domínio da política Vetor interpretativo das normas constitucionais Não é parâmetro para o controle de constitucionalidade STF (ADI 2076, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em , Plenário, DJ de ) PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Questão de Prova: O preâmbulo da CF é uma norma de reprodução obrigatória nas constituições estaduais? Não, STF ADI 2076 AC 2) Corpo Constitucional ou Parte Dogmática: possui 250 artigos 3) ADCT: Atos das Disposições Constitucionais Transitórias Traz regras de transição da constituição anterior com a atual. Atualmente com 100 artigos. Integra a ordem jurídica antiga à nova, garante a segurança jurídica, Impede o colapso entre um ordenamento jurídico e outros. Às vezes a regra de transição não é pela constituição anterior e sim pela falta de uma lei. Ex: Aposentadoria Compulsória é com 70 anos, porém para alguns cargos (Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União), nos termos de uma lei complementar, será de 75 anos. Mas antes de ocorrer essa reforma pela EC 88/2015, essa lei complementar poderia demorar a ser criada, veio o ADCT no seu art. 100 e destacou: Art Até que entre em vigor a lei complementar de que trata o inciso II do 1º do art. 40 da Constituição Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União aposentar-se-ão, compulsoriamente, aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, nas condições do art. 52 da Constituição Federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 88, de 2015) Art. 40, 1º, II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar; Para outros cargos depende de lei complementar que estipule o mesmo.

4 Página4 Obs: Tanto a Parte Dogmática quanto o ADCT são normas constitucionais. Análise interna da Constituição Federal A Constituição Federal possui uma estrutura polifacética, ou seja, diversidade de conteúdo, origem dos dispositivos de forma diferenciada e os dispositivos trazem finalidades diferentes. A Constituição é dividida em títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos ( ), incisos (algarismos romanos), alíneas (letras). da Constituição Agrupamento da norma conforme a finalidade Orgânicos Limitativos Socioideológicos de Estabilização Constitucional formais de aplicabilidade Classificação elaborada pelo Professor José Afonso da Silva Orgânicos: Normas que regulamentam a estrutura do Estado e do Poder; Ex: Segurança Pública, Forças Armadas. Limitativos: Envolvem direitos fundamentais, com exceção dos sociais. Socioideológicos: Envolvem direitos sociais e outras normas. de estabilização constitucional: as intervenções; protege a constituição. formais de aplicabilidade: Preâmbulo, ADCT... Orgânicos Normas que regulam a estrutura do Estado e do Poder. Ex: a) Título III (Da Organização do Estado); b) Título IV (Da Organização dos Poderes e do Sistema de Governo); c) Capítulos II e III do Título V (Das Forças

5 Página5 Armadas e da Segurança Pública; d) Título VI (Da Tributação e do Orçamento); Limitativos Socioideológicos de Estabilização constitucional Normas que compõem o elenco dos direitos e garantias fundamentais, limitando a atuação dos poderes estatais. Ex: Título II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais), excetuando o capítulo II do referido Título II (Dos Direitos Sociais), estes últimos definidos como elementos socioideológicos. Compromisso das Constituições com o bem estar social; Estado social, intervencionista, prestacionista. Ex: a)capítulo II do Título II (Dos Direitos Sociais); b)título VII (Da Ordem Econômica e Financeira); c) Título VIII (Da Ordem Social); Asseguram: 1) Solução de conflitos constitucionais; 2) Defesa: Da Constituição, do Estado e das Instituições democráticas. Ex: a) art. 102, I, a (Ação de Inconstitucionalidade); b) arts. 34 a 36 (Da intervenção nos Estados e Municípios); c) art. 59, I e 60 (Processos de emendas à Constituição); d) art. 102 e 103 (Jurisdição Constitucional); e) Título V (Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, especialmente o Capítulo I, que trata do estado de defesa e do estado de sítio, já que os Capítulos II e III do Título V caracterizam-se como elementos orgânicos); Formais de Aplicabilidade Questões de prova: 1)(CESPE-PC/PB) O dispositivo constitucional que determina a competência do STJ para julgar crimes cometidos por governador de estado insere-se no chamado elemento formal de aplicabilidade. Resposta: Errado. Normas que regulamentam a estrutura de Estado e Poder, logo, é Elemento Orgânico 2)(CESPE-TRF 5ªRegião) São denominados elementos limitativos da Constituição aqueles que visam assegurar a defesa da Constituição e do estado democrático de direito.

6 Página6 Resposta: Errado. Seriam os elementos de estabilização constitucional que visam defender a Constituição e o Estado Democrático.

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil -1988 Prof. Alexandre Demidoff Estrutura da Constituição: Preâmbulo Corpo ADCT (possui natureza

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto Direito Constitucional Esquematizado Autor: Pedro Lenza Editora: Saraiva 20ª edição, 2016, SP Direito Constitucional Descomplicado

Leia mais

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed.

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed. Turma e Ano: Direito Constitucional Objetivo (2016) Matéria / Aula: Direito Constitucional 01 Professor: Luis Alberto Monitor: Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Bibliografia indicada 1 : Direito

Leia mais

Noções de Direito Constitucional - Conhecendo a Constituição Federal de Parte 1 -

Noções de Direito Constitucional - Conhecendo a Constituição Federal de Parte 1 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Noções de Direito Constitucional - Conhecendo a Constituição Federal de 1988 - Parte 1 - Objetivo: - Conhecer a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88);

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Organização do Estado - Noções Gerais - Territórios Federais - Município e Estado / Aula 27 Professor: Luis Alberto Monitora: Kelly Silva

Leia mais

Aula nº. 01. Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Editora Método.

Aula nº. 01. Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Editora Método. Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Introdução ao bloco de constitucionalidade, neoconstitucionalismo, Positivismo-Normativista, Neopositivismo, jus naturalismo. Professor(a): Luiz

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Aula 01 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE SEGURANÇA PÚBLICA Página1 Curso/Disciplina: Segurança Pública Aula: Introdução ao Estudo de Segurança Pública 01 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 01 INTRODUÇÃO AO ESTUDO

Leia mais

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula 01 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 01. 1. Estrutura

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

É o de constituição liberal, também denominada constituição garantia ou defensiva ou clássica. É o modelo que surgiu com as

É o de constituição liberal, também denominada constituição garantia ou defensiva ou clássica. É o modelo que surgiu com as CONSTITUCIONALISMO Sentidos de Constitucionalismo 1º sentido: o termo é usado para designar o movimento político e cultural desenvolvido nos séculos XVII e XVIII na Europa ocidental e na América do Norte

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 36 Controle de Constitucionalidade O controle de Constitucionalidade é um

Leia mais

II. Conceito de Direito Constitucional

II. Conceito de Direito Constitucional DIREITO CONSTITUCIONAL I II. Conceito de Direito Constitucional José Afonso da Silva: É o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. 1. Conteúdo

Leia mais

MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA Manual Caseiro

MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA Manual Caseiro MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA - 2019 Manual Caseiro ATENÇÃO: este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2016/1 CURSO DE DIREITO 3º PERÍODO. Questão 1

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2016/1 CURSO DE DIREITO 3º PERÍODO. Questão 1 Questão Ana e Paulo, servidores públicos federais, foram surpreendidos com o advento de uma Emenda Constitucional que alterou o sistema previdenciário dos servidores, aumentando a idade mínima para aposentadoria

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Teoria Geral do Direito Constitucional

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Teoria Geral do Direito Constitucional Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA Teoria Geral do Direito Constitucional 1 Direito Constitucional Temas: 2 1. Introdução 2. Regimes democráticos 3. Conceitos de Constituição

Leia mais

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Controle de Constitucionalidade - 2 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS

DIREITO CONSTITUCIONAL. a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS a 1 SUMÁRIO I. Constituição e Constitucionalismo... 003 II. Poder Constituinte... 008 III. Princípios Fundamentais... 011 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 013 V. Da Organização do Estado...

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

https://www.facebook.com/portaldosaprovados & https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial

https://www.facebook.com/portaldosaprovados & https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial Conteúdo Programático Direito Constitucional Esquematizado Autor: Pedro Lenza Editora: Saraiva 0ª edição, 06, SP Direito Constitucional Descomplicado Autores: Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo Editora:

Leia mais

https://www.facebook.com/portaldosaprovados & https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial

https://www.facebook.com/portaldosaprovados & https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial Direito Constitucional Esquematizado Autor: Pedro Lenza Editora: Saraiva 0ª edição, 06, SP Direito Constitucional Descomplicado Autores: Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo Editora: Método 5ª edição, 06

Leia mais

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições SEMINÁRIO : Reforma da Previdência: Desafios e Ação Sindical São Paulo /SP, 07 de fevereiro de 2017 2 SUMÁRIO 1. Direitos Sociais 2. A Seguridade

Leia mais

ASSUNTO: Preâmbulo Constitucional e Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (Texto 3)

ASSUNTO: Preâmbulo Constitucional e Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (Texto 3) ASSUNTO: Preâmbulo Constitucional e Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (Texto 3) OBJETIVOS: Entender o significado do Preâmbulo Constitucional; Estudar o Ato Das Disposições Constitucionais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Profª. Tatiana Constancio -Previsão Constitucional: PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2013 AGU Procurador Federal) Considerando o entendimento prevalecente na doutrina e na jurisprudência do STF sobre o preâmbulo constitucional e as disposições

Leia mais

Aula nº 06 (Introdução ao Estudo do Direito Constitucional) TRATADOS INTERNACIONAIS

Aula nº 06 (Introdução ao Estudo do Direito Constitucional) TRATADOS INTERNACIONAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Introdução ao Estudo do Direito Constitucional Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 06 (Introdução

Leia mais

Aula 02. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Polícia Rodoviária Federal) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA

Aula 02. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Polícia Rodoviária Federal) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA Curso/Disciplina: Direitos Humanos Aula: 02 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Beatriz Assef Aula 02 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Polícia Rodoviária Federal) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA GABARITO: CERTO.

Leia mais

TEORIA GERAL DO ESTADO ELEMENTOS DO ESTADO. Prof. Thiago Gomes. Teoria Geral do Estado 1. CONTEXTUALIZAÇÃO. O que é necessário para formar um Estado?

TEORIA GERAL DO ESTADO ELEMENTOS DO ESTADO. Prof. Thiago Gomes. Teoria Geral do Estado 1. CONTEXTUALIZAÇÃO. O que é necessário para formar um Estado? TEORIA GERAL DO ESTADO Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO O que é necessário para formar um Estado? 1 1. A IDEIA DE ESTADO Primeira definição apresentada Estado é uma forma específica de sociedade

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS. Profª. Teodolina B. S. C. Vitório

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS. Profª. Teodolina B. S. C. Vitório Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2018 1 2 Sem respeito à pessoa humana não há justiça e sem justiça não há direito. (Afonso Arinos

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Profa Me Larissa Castro Elementos das constituições Elementos orgânicos : estão nas normas que regulam a estrutura do Estado e do poder Na atual Constituição, estão dispostos no: Título III (Da Organização

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

RAIO-X DAS QUESTÕES JURISPRUDÊNCIA DOUTRINA LEGISLAÇÃO TOTAL. % sobre o total. n o de questões. % sobre o assunto. % sobre o total.

RAIO-X DAS QUESTÕES JURISPRUDÊNCIA DOUTRINA LEGISLAÇÃO TOTAL. % sobre o total. n o de questões. % sobre o assunto. % sobre o total. RAIO-X DAS QUSTÕS Número de questões e respectiva percentagem de distribuição pelos capítulos da onstituição Federal e do tópico Teoria onstitucional JURISPRUDÊNIA DOUTRINA LGISLAÇÃO TOTAL ASSUNTOS questões

Leia mais

Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade

Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade ALESSIO COSTA LIMA Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime Preâmbulo da Constituição Federal Nós,

Leia mais

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional HERMENÊUTICA Barroso sugere três planos ou prismas: PLANO JURÍDICO OU DOGMÁTICO Regras de hermenêutica Elementos de interpretação tradicionais Princípios de interpretação constitucional PLANO TEÓRICO OU

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Características dos Direitos Humanos BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE (ADI 514/PI)*** Normas Constitucionais Originárias Normas Constitucionais Derivadas (E.C.) Tratados

Leia mais

EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ-CRFB/88

EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ-CRFB/88 ROTEIRO/APOIO 1 PALESTRA : EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ-CRFB/88 PROF.DR. CESAR LUIZ PASOLD Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP; Pós Doutor em Direito

Leia mais

Direito Constitucional Aspectos Gerais

Direito Constitucional Aspectos Gerais Direito Constitucional Aspectos Gerais Constituição: Conceito, Classificação. Histórico das Constituições Brasileiras. Disciplina: Instituições de Direito Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Essa é classificação da nossa Constituição Federal conferida pela doutrina.

Essa é classificação da nossa Constituição Federal conferida pela doutrina. Cargo: R01 - PRAÇA DA POLÍCIA MILITAR MASCULINO Disciplina: NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Questão Gabarito por extenso Justificativa Essa é classificação da nossa Constituição Federal conferida pela

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

(...) SEÇÃO II DOS SERVIDORES PÚBLICOS

(...) SEÇÃO II DOS SERVIDORES PÚBLICOS Caro aluno. Na apostila gratuita, na parte de Noções de Direito Direito Constitucional e Ministério Público, página nº 08, lê-se: Art. 40. SEÇÃO II DOS SERVIDORES PÚBLICOS II - compulsoriamente, aos setenta

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

Verifique se cada caderno das disciplinas específicas contém 8 questões que você deve resolver, sem rasuras ou falhas.

Verifique se cada caderno das disciplinas específicas contém 8 questões que você deve resolver, sem rasuras ou falhas. Você está recebendo do fiscal três cadernos de prova (2 de disciplinas específicas correspondentes ao curso escolhido por você no ato da inscrição e 1 de redação). Verifique se cada caderno das disciplinas

Leia mais

PONTO 1: EVOLUÇÃO CONSTITUCIONAL PONTO 2: a) Antigas constituições PONTO 3: b) Estrutura constitucional atual

PONTO 1: EVOLUÇÃO CONSTITUCIONAL PONTO 2: a) Antigas constituições PONTO 3: b) Estrutura constitucional atual 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: EVOLUÇÃO CONSTITUCIONAL PONTO 2: a) Antigas constituições PONTO 3: b) Estrutura constitucional atual Sempre houve uma organização constitucional. Mas é preciso um conceito

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 01 Teoria da Constituição e Poder Constituinte I. CONCEITO DE CONSTITUIÇÃO Sentido Sociológico (Ferdinand Lassale) A Constituição

Leia mais

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Histórico das Constituições Brasileiras Constituições Período Tempo de Vigência 1824 25.03.1824 65 1891 24.02.1891 39 1934 16.07.1934 03 1937 10.11.1937 08 1946 18.09.1946 20 1967 24.01.1967 02 EC. nº

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Poder Constituinte e Teoria da Constituição Magistratura Federal Período 2006 2016 1) COMISSÃO EXAMINADORA - JUIZ FEDERAL - TRF 3 (2008) Desde a Constituição de 1891 o

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO Aula 06 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I. Direito Constitucional e Constituição... 002 II. Poder Constituinte... 006 III. Princípios e Normas Constitucionais... 008 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 010 V. Da

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 112, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 112, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 112, DE 2010 Define percentual mínimo de participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias

Leia mais

TEMAS INTRODUTÓRIOS Vídeo: Prisão Parte I do início até 1:29:58

TEMAS INTRODUTÓRIOS Vídeo: Prisão Parte I do início até 1:29:58 AULA AO VIVO TEMAS INTRODUTÓRIOS Vídeo: Prisão Parte I do início até 1:29:58 Prisão: é a privação da liberdade de locomoção. Pode ser praticado por particular, pode ser provocada por vontade própria e

Leia mais

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado.

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Resumo Aula 1 Profª Bruna Vieira Direito Constitucional 08.05 Teoria da Constituição - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Constituição Federal Leis, Decretos, Regulamentos - Compatibilidade

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

TEMA 1: PODER EXECUTIVO

TEMA 1: PODER EXECUTIVO TEMA 1: PODER EXECUTIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Poder Executivo: sistema de governo; funções típicas e atípicas; posse e atribuições do Presidente da República: ; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de.

Leia mais

A FUNÇÃO SOCIAL DO ADVOGADO

A FUNÇÃO SOCIAL DO ADVOGADO A FUNÇÃO SOCIAL DO ADVOGADO Reis, Camila Oliveira. R375a A função social do advogado / Camila Oliveira Reis. Varginha, 2015. 13 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Sociológico Político Jurídico

Sociológico Político Jurídico A CONSTITUIÇÃO Sociológico Político Jurídico Ferdinand Lassalle; Soma dos fatores reais de poder; A Essência da Constituição / O Que é Constituição? Constituição escrita é uma simples folha de papel. Carl

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 6 Prof.ª Liz Rodrigues - Art. 5º, 3º, CF/88: os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TRE/TO

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TRE/TO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TRE/TO Prof. Jean Pitter O CONCURSO Data prevista: A definir Vagas: 9 vagas + Cadastro de reserva Lotações: Tocantins Remuneração inicial: Nível Médio: R$ 7.044,75

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO... 23

EDITAL SISTEMATIZADO... 23 EDITAL SISTEMATIZADO... 23 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 27 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27... 27 1.2. Constituição política... 27 1.3.

Leia mais

Conceitos Ab-rogação: é a revogação total de uma lei por outra parte Derrogação: é a revogação parcial de uma lei.

Conceitos Ab-rogação: é a revogação total de uma lei por outra parte Derrogação: é a revogação parcial de uma lei. Conceitos Ab-rogação: é a revogação total de uma lei por outra parte Derrogação: é a revogação parcial de uma lei. Retroatividade pro réu A regra da irretroatividade da lei penal mais gravosa também deve

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I. Constituição e Constitucionalismo... 002 II. Poder Constituinte... 011 III. Princípios Fundamentais... 012 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 015 V. Da Organização do

Leia mais

Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade

Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade ALESSIO COSTA LIMA Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime Preâmbulo da Constituição Federal Nós,

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA

DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA DIREITOS SOCIAIS, JUSTIÇA E DEMOCRACIA Bruna dos Santos Silva Benaglia 1 Paola Flores Serpa 2 Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os direitos sociais como princípio basilar para a justiça

Leia mais

Direito Internacional Privado Joyce Lira

Direito Internacional Privado Joyce Lira Direito Internacional Privado Joyce Lira www.masterjuris.com.br 3) Aspectos constitucionais sobre os indivíduos e o Direito Internacional Privado. Aula 9 Nacionalidade. NACIONALIDADE 1) CONCEITO Vínculo

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, CF/88: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

Tribunal de Justiça! CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO 8/24/11

Tribunal de Justiça! CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO 8/24/11 Tribunal de Justiça! 1) Constituição: conceito. 2) A Constituição Federal de 1988: princípios fundamentais. 3) Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos. 4)

Leia mais

1) INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: Quando se promulga a Constituição, a soberania popular se converte em supremacia da Constituição.

1) INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: Quando se promulga a Constituição, a soberania popular se converte em supremacia da Constituição. 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Interpretação das normas constitucionais. PONTO 2: Tipologia das normas constitucionais. PONTO 3: Teoria geral dos direitos e garantias fundamentais. 1) INTERPRETAÇÃO

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL. Tratados Internacionais

DIREITO INTERNACIONAL. Tratados Internacionais DIREITO INTERNACIONAL Tratados Internacionais Conceito e nomenclatura Validade no Brasil Estrutura Profª Luciana Romano Morilas 1 Constituição Federal Na CF, há vários dispositivos que remetem aos Tratados

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27

Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27 ... 23 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 27 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27... 27 1.2. Constituição política... 27 1.3. Constituição jurídica... 28 1.4. Constituição culturalista...

Leia mais

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 09 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 09

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 09 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 09 Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 09 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 09 Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais (Parte II) Art. 5,

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais