1. CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO A SUA EFICÁCIA. Traz a classificação das normas do direito norte-americano.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO A SUA EFICÁCIA. Traz a classificação das normas do direito norte-americano."

Transcrição

1 1 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Classificação das Normas Constitucionais quanto a sua eficácia PONTO 2: Interpretação da Constituição PONTO 3: Tipologia das Normas Constitucionais 1. CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO A SUA EFICÁCIA 1.1 RUI BARBOSA Traz a classificação das normas do direito norte-americano. Divide as normas em duas espécies: a) AUTO-APLICÁVEIS OU AUTO-EXECUTÁVEIS: produzem eficácia plena, imediata. b) NÃO AUTO-APLICÁVEIS OU NÃO BASTANTES EM SI (Pontes de Miranda): necessitam de legislação complementar. Art. 37, VII da CF: dispositivo que exige lei regulamentadora - lei de greve. Diante da ausência da lei, o dispositivo não produz eficácia plena, assim é uma norma não auto-aplicável. Em 1950, na Itália, surge uma nova proposta classificatória. 1.2 JOSÉ AFONSO DA SILVA José Afonso da Silva, sob a influência italiana, publicou a obra Aplicabilidade das normas constitucionais. Divide as normas em três espécies: a) APLICABILIDADE PLENA Produzem a sua eficácia de forma direta, imediata e plena. São as denominadas auto-executáveis por Rui Barbosa, independem de qualquer norma regulamentar. Ex: art. 5º, XX, XXXVII, LII, LVI, LVII, LXV, da CF. b) APLICABILIDADE CONTIDA Eficácia direta, imediata e cuja eficácia pode ser reduzida (contida). Quem pode restringir a eficácia desta norma? A lei, princípio da reserva legal (somente a lei pode restringir esse direito fundamental). É a constituição quem admite essa restrição.

2 O dispositivo não espera a norma restritiva para produzir efeitos, produz eficácia imediata. Se não houver lei regulamentando a eficácia será plena. Ex1: art. 93, IX da CF (consagra garantias fundamentais do cidadão: princípio da publicidade): aduz que todos os julgamentos serão públicos, mas ressalva que a lei pode restringir. Ainda, o artigo refere que é mais importante o direito público à informação. Esse artigo recepcionou normas inferiores, como por exemplo as normas do CPC. Ex2: art. 5º, XII da CF. Admite liberdade de trabalho, mas exige qualificações profissionais para determinadas profissões. Ex: exame de ordem exigida pela OAB (discussão sobre a proporcionalidade deste exame). A exigência não pode advir de resolução, somente de lei (complementar, medida provisória). Ex3: art. 5º, XV da CF. Admite a exigência de visto ao estrangeiro. ENTENDIMENTO DO STF art. 5º, XII da CF: consagra a inviolabilidade do sigilo das comunicações telefônicas, mas permite a restrição para investigação criminal ou instrução processual penal. Lei 9.296/96. O STF invalida decisões baseadas em provas de escuta telefônica antes de 1996, pois é prova ilícita. Nenhuma escuta telefônica é válida antes da edição da lei, mesmo que autorizada por um juiz. c) APLICABILIDADE LIMITADA São as que Rui Barbosa chamava de não auto-aplicáveis, para produzir eficácia plena necessitam de outras normas. Subdividem-se em: c.1) DE PRINCÍPIO INSTITUTIVO Instituem alguma coisa. Ex: Art. 98, I da CF é preciso que a lei diga o procedimento nos Juizados Especiais. Ex: Estatuto do Ministério Público, da Magistratura. Ex: art. 102, 1º da CF ADPF apreciada pelo STF após editada lei regulamentadora. Art. 5º, 1º da CF normas definidoras de direito e garantias fundamentais tem aplicação imediata. c.2) DE PRINCÍPIO PROGRAMÁTICO OU NORMAS PROGRAMÁTICAS 2 públicas. Impõem programas governamentais, metas estatais a serem atingidas, políticas As atividades legislativa e administrativa estarão ligadas a estas normas programáticas. Ex: art. 196 da CF.

3 Mesmo nas normas de conteúdo programático há eficácia direta e imediata, mesmo que mínima, senão não seriam normas. Três manifestações da eficácia: a) Eficácia Negativa: mesmo que as políticas públicas ainda não tenham sido regulamentadas, não se admite norma que recuse estas políticas públicas, pois seria inconstitucional. Art. 170 da CF. b) Eficácia Interpretativa: exigem que toda legislação infraconstitucional seja interpretada de acordo com as normas programáticas. Releitura dos dispositivos infraconstitucionais. c) Eficácia Revogadora: quando dispositivo anterior for incompatível com o dispositivo constitucional. Nesse caso, será declarado a sua revogação, em face da incompatibilidade. 3 reduzida. Sarlet. Assim, as normas programáticas possuem eficácia direta e imediata, embora Art. 5º, 1º da CF: O próprio 1º é uma norma programática, conforme Ingo Inciso LXXI MI não havia lei regulamentadora, STF mandou aplicar a lei do MS até que seja editada a lei própria. Assim, as normas programáticas estão na CF não como uma faculdade do legislador, mas como uma obrigação. Inconstitucionalidade por Omissão: o não legislar sobre essas normas é agredir a constituição, é inconstitucional. Para a omissão legislativa há o MI e a ADI por Omissão. Para a omissão do poder público (atuação estatal) utiliza-se principalmente o mandado de segurança. 2.1 PRINCÍPIOS 2. INTERPRETAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO A) UNIDADE DA CONSTITUIÇÃO Constituição é uma unidade normativa, é um sistema, um conjunto de normas (um sistema constitucional). B) EFEITO INTEGRADOR Da própria unidade da constituição há o efeito integrador. Significa que se dará primazia para critérios que favoreçam a integração política e social.

4 4 DIREITO CONSTITUCIONAL C) MÁXIMA EFETIVIDADE Busca uma interpretação que dê a máxima efetividade social, aquela que melhor cumpre a CF. Visa a mais ampla efetividade social. D) JUSTEZA OU CONFORMIDADE FUNCIONAL CF. Não se pode subverter a repartição de funções ou competências estabelecidas na E) CONCORDÂNCIA PRÁTICA OU HARMONIZAÇÃO Decorre da unidade da CF. Na CF interpretam-se as normas de forma harmônica, há uma convivência harmônica entre as normas constitucionais, todas têm a mesma hierarquia. Normas são relativizadas até o ponto de conviverem harmonicamente com as outras normas. F) FORÇA NORMATIVA SUPREMACIA A CF é um conjunto de normas, todos dispositivos possuem conteúdo normativo e, por isso todos devem produzir eficácia. G) INTERPRETAÇÃO CONFORME A CF Método de Interpretação. Toda legislação existente deve ser interpretada de forma a compatibilizar-se com a CF e buscando sempre a máxima efetividade constitucional. Nenhuma interpretação será válida se contrariar dispositivos constitucionais. H) PRIMAZIA DA NORMA MAIS FAVORÁVEL À PESSOA HUMANA Acolhe-se a norma que se mostrar mais favorável à pessoa humana, seja norma oriunda do direito internacional, seja do direito interno. I) PRESUNÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE PRINCÍPIO DOS PODERES IMPLÍCITOS: O CNJ editou resolução disciplinando o nepotismo, a Associação dos Magistrados Brasileiros ingressou com Ação Declaratória de Constitucionalidade deste dispositivo que não vinha sendo aplicado, e, observando os poderes implícitos, STF entendeu que, se a constituição prevê os fins, permite os meios. 3. TIPOLOGIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Conjunto de princípios e normas : expressão dá a entender que princípios e normas são coisas diversas. Mas princípios são normas, possuem força normativa.

5 Assim, normas se dividem em princípios e regras, mas ambas com conteúdo normativo. DISTINÇÃO ENTRE PRINCÍPIOS E REGRAS: Os princípios possuem maior abstração. Regras são dotadas de maior grau de concretude subsunção (fato enquadra-se perfeitamente à norma). O trabalho do intérprete consiste em examinar se a subsunção ocorreu ou não (se o fato se encaixou na previsão normativa). Aplicação de uma única regra é um juízo de validade (tudo ou nada), para cada caso incide uma única regra. Ordenamento jurídico não é perfeito ao estabelecer as regras, está eivado de lacunas. Nesta seara, os princípios possuem relevante importância. Princípios não são trabalhados como tudo ou nada, quanto aos princípios não há juízo de que um vale e o outro não, todos os princípios valem, assim no caso concreto pode haver a incidência de vários princípios. Qual a intensidade de eficácia jurídica produzida pelos princípios produzidos no caso concreto? Trabalho do intérprete constitucional. Somente diante do caso concreto pode-se afirmar a intensidade de eficácia de cada princípio. A constituição apresenta aparentes antinomias. Ex: art. 5º, IV (livre a manifestação de pensamento, vedado o anonimato), art. 5º, IX (liberdade de expressão, sem censura) com o art. 5º, X (inviolabilidade da vida privada proteção da intimidade), ou seja, de um lado a constituição protege a intimidade e do outro permite a manifestação de pensamento, a publicidade. A partir do caso concreto se verifica a medida de eficácia dos princípios. PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE: Será o instrumento para auferir a eficácia dos princípios. É um princípio implícito. Possue três elementos: a) Adequação: atinge a finalidade desejada. b) Necessidade: no sentido de se verificar se há meio menos gravoso para atingir a finalidade almejada. c) Proporcionalidade em Sentido Estrito: ponderação do caso concreto sobre o que deve preponderar. Prepondera um determinado direito, mas restringe-se o outro no mínimo possível. Admite-se a restrição aos direitos fundamentais desde que adequados, necessários e proporcionais em sentido estrito. Nenhum direito é absoluto, ele poderá sofrer restrições com base na proporcionalidade. 5 admitida. Ex: revista íntima em presídios de segurança máxima é constitucionalmente Argumentação jurídica: juiz hoje não deve apenas motivar e fundamentar, mas deve argumentar o porquê prepondera um princípio em detrimento de outro.

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS - DPU 1. APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS - APLICABILIDADE LIMITADA

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS - DPU 1. APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS - APLICABILIDADE LIMITADA CONSTITUIÇÃO AULA II Professora: Dra. Vânia Hack de Almeida Data: 20.01.1020 PONTO 1: Aplicabilidade (Continuação) PONTO 2: Interpretação Da Contituição PONTO 3: Tipologia Das Normas Constitucionais PONTO

Leia mais

1) INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: Quando se promulga a Constituição, a soberania popular se converte em supremacia da Constituição.

1) INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: Quando se promulga a Constituição, a soberania popular se converte em supremacia da Constituição. 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Interpretação das normas constitucionais. PONTO 2: Tipologia das normas constitucionais. PONTO 3: Teoria geral dos direitos e garantias fundamentais. 1) INTERPRETAÇÃO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Princípios de Interpretação Constitucional Profª. Liz Rodrigues - A interpretação constitucional tem algumas peculiaridades e, além dos métodos, costumam ser

Leia mais

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário.

Leia mais

Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos.

Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos. DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos. A interpretação busca revelar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 5 Prof.ª Liz Rodrigues - Distinção entre direitos e garantias: a discussão remonta ao séc. XIX. - Ruy Barbosa distinguiu as disposições

Leia mais

TIPOLOGIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

TIPOLOGIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Tipologia das normas constitucionais. PONTO 2: Distinção entre Direitos Humanos e Direitos e Garantias Fundamentais. PONTO 3: Classificação dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

Aula nº. 43 EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Aula nº. 43 EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Eficácia das Normas Constitucionais Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 43 EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO SUB JURÍDICA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Protocolado n. 120.170/2017 EMENTA: CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. AÇÃO DIRETA

Leia mais

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar:

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: I. No sistema brasileiro é abstrato

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 2 Olá pessoal, hoje daremos prosseguimento Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO À EFICÁCIA. Prof. Murillo Gutier

CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO À EFICÁCIA. Prof. Murillo Gutier CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO À EFICÁCIA Prof. Murillo Gutier murillo@gutier.com.br SUMÁRIO 1. Classificação Tradicional José Afonso da Silva... 1 1.1. Normas constitucionais de eficácia

Leia mais

Conforme nos ensina o constitucionalista J. J. Gomes Canotilho,

Conforme nos ensina o constitucionalista J. J. Gomes Canotilho, Interpretação da Constituição Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com (19) 8130-5005 Interpretação da Constituição. Interpretar as normas constitucionais

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Thinkr: Faculdade Legale

Thinkr: Faculdade Legale Thinkr: Faculdade Legale Curso: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019.1) Disciplina: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019-1) Aula: 03 - AULA 03-01/03/2019 - PARTE 01/01

Leia mais

MODIFICAÇÃO CONSTITUCIONAL: INTERPRETAÇÃO E MUTAÇÃO 249. Capítulo ii

MODIFICAÇÃO CONSTITUCIONAL: INTERPRETAÇÃO E MUTAÇÃO 249. Capítulo ii MODIFICAÇÃO : INTERPRETAÇÃO E MUTAÇÃO 249 Capítulo ii MODIFICAÇÃO : INTERPRETAÇÃO E MUTAÇÃO 1. Noções A Constituição pode ser modificada através de procedimentos formais, a exemplo das emendas constitucionais,

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Profª. Liz Rodrigues - Liberdade: pode ser entendida como a possibilidade de escolher entre fazer ou não fazer algo, podendo-se escolher entre duas ou mais opções.

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE AULA 6. Prof. Eduardo Casassanta

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE AULA 6. Prof. Eduardo Casassanta CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE AULA 6 Prof. Eduardo Casassanta ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Previsão constitucional e infraconstitucional A ADPF está prevista no art. 102, 1º da

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica ADI ou ADIN Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Controle Concentrado: realizado apenas pelo STF, é feito

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado.

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Resumo Aula 1 Profª Bruna Vieira Direito Constitucional 08.05 Teoria da Constituição - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Constituição Federal Leis, Decretos, Regulamentos - Compatibilidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, VI, CF/88: é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO. ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE CONCENTRADO. ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE CONCENTRADO ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO INCONSTITUCIONALIDADE POR AÇÃO é aquela realizada através

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 113/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Características dos Direitos Humanos Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Interpretação pro homine: normas que garantem direitos humanos não podem

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS

DIREITO CONSTITUCIONAL. a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS a 1 SUMÁRIO I. Constituição e Constitucionalismo... 003 II. Poder Constituinte... 008 III. Princípios Fundamentais... 011 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 013 V. Da Organização do Estado...

Leia mais

Tema DC - 05 CONSTITUIÇÃO: EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Tema DC - 05 CONSTITUIÇÃO: EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Tema DC - 05 CONSTITUIÇÃO: EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 A sistemática de Eficácia e Aplicabilidade das Normas Constitucionais havia passado de forma despercebida no Direito brasileiro

Leia mais

1) LIMITES E RESTRIÇÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS:

1) LIMITES E RESTRIÇÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Limites e Restrições dos Direitos Fundamentais PONTO 2: Controle de Constitucionalidade - introdução 1) LIMITES E RESTRIÇÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: Os direitos fundamentais

Leia mais

O caso clássico de inconstitucionalidade formal é a usurpação de competência exclusiva do presidente da república para apresentar projeto de lei.

O caso clássico de inconstitucionalidade formal é a usurpação de competência exclusiva do presidente da república para apresentar projeto de lei. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 08 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza 1. Tipos de inconstitucionalidade 1.1. Formal: Vício

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Além dos direitos fundamentais, a CF/88 prevê uma série de garantias,

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Conceito O é um conjunto de atos utilizados para aferir a compatibilidade vertical dos atos normativos com o fundamento de validade à Constituição Federal; O Direito é formado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1) (CESPE - 2013 - TRE-MS) A CF garante aos estrangeiros em trânsito pelo território

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Métodos de interpretação clássicos Interpretação Teleológica Por esse método, tenta-se interpretar a norma tendo em vista a finalidade para que foi

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Material Extra

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Material Extra INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. LEO VAN HOLTHE Material Extra Considerações doutrinárias sobre aplicabilidade das normas constitucionais As normas jurídicas

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Sumário TEORIA DA CONSTITUIÇÃO TEORIA DA NORMA CONSTITUCIONAL Capítulo I

Sumário TEORIA DA CONSTITUIÇÃO TEORIA DA NORMA CONSTITUCIONAL Capítulo I Sumário Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 17 1. Origem e conceito de Constituição... 17 2. Concepções sobre a Constituição... 17 2.1. A concepção sociológica... 18 2.2. A concepção política... 18 2.3.

Leia mais

AULA 21. Quando falamos em destinatários da prova, a doutrina apresenta dois destinatários da prova. O destinatário direto e o destinatário indireto.

AULA 21. Quando falamos em destinatários da prova, a doutrina apresenta dois destinatários da prova. O destinatário direto e o destinatário indireto. Turma e Ano: Master A (2015) 29/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 21 CONTEÚDO DA AULA: Teoria Geral das provas. Destinatário

Leia mais

A PROIBIÇÃO TOTAL DA PUBLICIDADE DE PRODUTOS DE TABACO É CONSTITUCIONAL

A PROIBIÇÃO TOTAL DA PUBLICIDADE DE PRODUTOS DE TABACO É CONSTITUCIONAL A PROIBIÇÃO TOTAL DA PUBLICIDADE DE PRODUTOS DE TABACO É CONSTITUCIONAL Apesar de restrita aos pontos de venda, a publicidade de produtos derivados do tabaco continua forte nesses meios e tem o público

Leia mais

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA Conceito Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: a) impedir a subsistência da eficácia de norma contrária à Constituição (incompatibilidade

Leia mais

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2013 AGU Procurador Federal) Considerando o entendimento prevalecente na doutrina e na jurisprudência do STF sobre o preâmbulo constitucional e as disposições

Leia mais

CURSO PRF 2017 DIREITO CONSTITUCIONAL. diferencialensino.com.br AULA 003 DIREITO CONSTITUCIONAL 1

CURSO PRF 2017 DIREITO CONSTITUCIONAL. diferencialensino.com.br AULA 003 DIREITO CONSTITUCIONAL 1 AULA 003 DIREITO CONSTITUCIONAL 1 PROFESSOR MÁRCIO TADEU 2 AULA 03 - EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 3.1. NORMAS DE EFICÁCIA PLENA São as normas que têm aplicação imediata, independentemente de regulamentação

Leia mais

PROCESSO CONSTITUCIONAL PROF. RENATO BERNARDI

PROCESSO CONSTITUCIONAL PROF. RENATO BERNARDI CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Conceito: assegurar a supremacia da Constituição Federal. supremacia formal da Constituição Federal rigidez constitucional. Controlar a constitucionalidade consiste em examinar

Leia mais

19/08/2012 PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL II

19/08/2012 PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL II I 4ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II 2 1 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS: b) limitação da descoberta inevitável, pela qual a prova seria admissível se a acusação provasse que ela seria inevitavelmente

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Restrições legais ao exercício de direitos fundamentais: Teoria dos limites: a limitação de direitos não pode afetar o seu núcleo essencial. Reserva

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Profa Me Larissa Castro EFEITOS DE NOVA CONSTITUIÇÃO E DE REFORMAS CONSTITUCIONAIS Revogação: A obra do Constituinte originário opera a completa revogação da Constituição anterior, pois não pode haver

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, X, CF/88: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte Decorrente PONTO 2: Normas Constitucionais. 1) PODER CONSTITUINTE DECORRENTE:

PONTO 1: Poder Constituinte Decorrente PONTO 2: Normas Constitucionais. 1) PODER CONSTITUINTE DECORRENTE: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte Decorrente PONTO 2: Normas Constitucionais. 1) PODER CONSTITUINTE DECORRENTE: O Poder constituinte decorrente é também poder constituinte derivado porque

Leia mais

Fábio Konder Comparato... 15

Fábio Konder Comparato... 15 Fábio Konder Comparato... 15 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.5.1 1.5.2 1.5.3 1.5.4 1.5.5 1.5.5.1 1.5.5.2 1.5.5.3 1.5.5.4 1.5.5.5 1.5.5.6 1.5.6 E 23 Princípio (em geral)... 23 Princípio jurídico (ou Princípio do

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 1 O controle de constitucionalidade no Brasil 1.1 Considerações iniciais: conceito, pressupostos e objetivos do

Leia mais

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva.

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva. Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 04 Na primeira fase, vista anteriormente, foi dado o conceito

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL 3 COLEÇÃO ROTEIROS DE PROVA ORAL Coordenadores Mila Gouveia William Akerman MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL Autores Bruno Gaspar de Oliveira Coêa Fernando Feeira Abreu Glaucia Rodrigues Toes de Oliveira Mello

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 1. Introdução... 13 2. Características... 17 2.1. Inalienabilidade... 18 2.2. Irrenunciabilidade... 18 2.3. Indisponibilidade... 19 2.4.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Controle de Constitucionalidade - 2 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE

Leia mais

1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir.

1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir. Direito Constitucional- prof. Priscila Pivatto 1. Acerca dos direitos fundamentais e do conceito e da classificação das constituições, julgue os itens a seguir. Os direitos fundamentais têm o condão de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XII, CF/88: é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira. Professor: José Henrique Cesário Pereira PARTE III O SISTEMA DE CONTROLE CONCENTRADO (VIA DE AÇÃO) B) ADI POR OMISSÃO (LEI 9.868/1999 E 12.063/2009) O art. 103, 2., da CF/88 estabelece que declarada a

Leia mais

Capítulo I CONSTITUIÇÃO E SUPREMACIA CONSTITUCIONAL Capítulo II CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: A GARANTIA DA SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO...

Capítulo I CONSTITUIÇÃO E SUPREMACIA CONSTITUCIONAL Capítulo II CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: A GARANTIA DA SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO... SUMÁRIO Capítulo I CONSTITUIÇÃO E SUPREMACIA CONSTITUCIONAL... 25 1. Constituição e constitucionalismo... 25 2. A supremacia da Constituição e o caráter vinculante e imperativo das normas constitucionais...

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A aplicabilidade da norma jurídica frente o problema da revogação e o controle da constitucionalidade Rafael Damaceno de Assis SUMÁRIO: 1. Teoria da Norma Jurídica 2. Poder Constituinte

Leia mais

1- PODER CONSTITUiNTE HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 27

1- PODER CONSTITUiNTE HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 27 SUMÁRIO 1- PODER CONSTITUiNTE 13 2 - CONCEITO DE CONSTITUIÇÃO 21 3 - HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 27 3.1 1824 27 3.2 J 891 27 3.3 1934 28 3.4 J937 29 3.5 1946 30 3.6 1967 30 3.7 1969 31 3.8 1988

Leia mais

AULA 07. Conteúdo da aula: Hermenêutica (cont.). Eficácia das normas Constitucionais. Controle de Constitucionalidade (início).

AULA 07. Conteúdo da aula: Hermenêutica (cont.). Eficácia das normas Constitucionais. Controle de Constitucionalidade (início). Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 07 Conteúdo da aula: Hermenêutica (cont.). Eficácia

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO 1) CESGRANRIO BACEN Analista - Área 1-2009 Determinado município aprovou uma lei estabelecendo horário de funcionamento do comércio

Leia mais

Prof. Murillo Sapia Gutier

Prof. Murillo Sapia Gutier Prof. Murillo Sapia Gutier www.murillogutier.com.br Objetivo: É o meio considerado idôneo pelo ordenamento jurídico para demonstrar a existência ou inexistência de um fato jurídico. A prova é vista como

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Ações afirmativas: são políticas públicas ou programas privados de proteção ou favorecimento de grupos que

Leia mais

Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira

Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira E-mail: r.l.oliveira@bol.com.br Direito Público (regula a relação do Estado com os particulares) X Direito Privado (regula a relação entre os particulares).

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

INTRODUÇÃO Os 30 anos da Constituição e uma ode à jurisdição constitucional: elementos pré- -compreensivos

INTRODUÇÃO Os 30 anos da Constituição e uma ode à jurisdição constitucional: elementos pré- -compreensivos Sumário INTRODUÇÃO Os 30 anos da Constituição e uma ode à jurisdição constitucional: elementos pré- -compreensivos CAPÍTULO 1 CASO ELLWANGER E OS RISCOS DA PONDERAÇÃO: MESMA METODOLOGIA INTERPRETATIVA,

Leia mais

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Posicionamento de Canotilho. Eficácia dos Princípios (Luis Roberto Barroso). Classificação Material dos Princípios Constitucionais 08 Professor

Leia mais

PROCESSO PENAL I 3ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior

PROCESSO PENAL I 3ª - Part r e Pro r f o e f ss s o s r o : r :Ru R b u ens s Co C r o r r e r ia a Jun u ior I 3ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 I Princípios 2 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS: Os Princípios são considerados a base interpretativa das normas. Traça as diretrizes constitucionais que devem

Leia mais

1. Noções gerais Conceito de Direito Público

1. Noções gerais Conceito de Direito Público 1. Noções gerais Todo o Direito objetivo, também conhecido como Direito positivado quando no aspecto exclusivamente normativo (Kelsen), é dividido em dois grandes ramos, quais sejam: o Direito Público

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO aula 4 Tema: 1) Direito Material x Direito Processual Denis Domingues Hermida I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL DIREITO MATERIAL: conjunto de normas que disciplinam as relações

Leia mais

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 17 INTRODUÇÃO... 19 1. Jurisdição constitucional... 19 2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional... 20 3. Sistema de controle de

Leia mais

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010 Aula 3 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n. 4.657/42 Lei n. 12.376/2010 Lei de introdução ao Direito Civil X Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Principais

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 36 Controle de Constitucionalidade O controle de Constitucionalidade é um

Leia mais

II. Conceito de Direito Constitucional

II. Conceito de Direito Constitucional DIREITO CONSTITUCIONAL I II. Conceito de Direito Constitucional José Afonso da Silva: É o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. 1. Conteúdo

Leia mais

Direito Constitucional PARA CONCURSO DE. Juiz do Trabalho

Direito Constitucional PARA CONCURSO DE. Juiz do Trabalho Direito Constitucional PARA CONCURSO DE Juiz do Trabalho Direito Constitucional PARA CONCURSO DE Juiz do Trabalho Janice Helena Ferreri Morbidelli con cursos Direito Constitucional para concurso de Juiz

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS - DPU

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS - DPU CONSTITUIÇÃO AULA I Professora: Dra. Vânia Hack de Almeida Data: 19.01.2010 PONTO 1: Conceito e Evolução PONTO 2: Classificação das Constituições PONTO 3: Aplicabilidade das Normas Constitucionais Leituras

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:. I - processar e julgar, originariamente:a)

Leia mais