Controle de Produtividade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Controle de Produtividade"

Transcrição

1 Controle de Produtividade 1.- Introdução A idéia de se produzir um programa que pudesse ser uma ferramenta para medição de produtividade surgiu em uma reunião do Subgrupo Revestimentos da Comunidade da Construção em Brasília. Em meio a uma discussão sobre índices de produtividade em revestimento, percebeu-se a dificuldade de se medir índices de forma padronizada. Estabeleceu-se então o desafio: criar um programa que pudesse funcionar como ferramenta com o intuito de facilitar cálculos, bem como criar padronizações na obtenção de dados. O desafio foi encarado por um grupo de quatro engenheiros, e durante meses de análises e desenvolvimento, o programa foi tomando forma, e para surpresa do grupo, com configuração um pouco diferente do inicialmente planejado. O programa que inicialmente se prestaria a medir produtividade em revestimentos, tornou-se uma ferramenta de medição de diversos serviços de engenharia, inclusive com uma importante função no auxílio de planejamento de obras. E apesar de o sistema ainda estar em fase de desenvolvimento, podese afirmar que ele já constitui uma poderosa ferramenta para o controle da produtividade. 2.- Requisitos do Sistema (Configuração mínima) Processador Pentium 300 MHz; 64 MB de memória RAM; sistema Operacional Windows 98 / ME / XP; monitor super VGA que suporte resolução mínima 800x600 pontos; Microsoft Access instalado e, Mouse.

2 3.- Operação do Sistema Tela Inicial A tela inicial é composta, basicamente, de duas caixas de seleção e um menu suspenso. A primeira caixa contém as obras cadastradas no sistema e a segunda apresenta os serviços cadastrados na obra selecionada. O menu suspenso contém três opções: Cadastrar, Relatórios e Planejamento. Suas funções serão descritas a seguir.

3 Cadastrar > Empresa Nesta tela, cadastra-se todos os dados da empresa que utiliza o sistema. Esses dados serão utilizados na impressão de relatórios, a qual será descrita com mais detalhes posteriormente. Para inserir o logotipo, copie-o de algum lugar e cole no campo específico. Para abrir este formulário não é necessária a seleção de nenhum item nas caixas de seleção na Tela Inicial.

4 Cadastrar > Obras Nesta tela, cadastram-se todas as obras de interesse. Preencha os campos e utilize os botões inferiores para navegar, incluir e excluir dados. O botão Sair fecha o formulário. O campo Descrição Resumida foi criado para que se possa colocar descrições importantes do empreendimentos tal qual número de pavimentos, área total, tipo de estrutura, tipo de fundações, etc. Para abrir este formulário não é necessária a seleção de nenhum item nas caixas de seleção na Tela Inicial.

5 Cadastrar > Funções Nesta tela, cadastram-se as funções e o valor da hora de cada profissional envolvido. O campo Código é numerado automaticamente. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário. O botão Sair fecha o formulário. Para abrir este formulário não é necessária a seleção de nenhum item nas caixas de seleção na Tela Inicial.

6 Cadastrar > Funcionários Nesta tela, cadastram-se o nome do funcionário e sua função na obra, que foi previamente definida no formulário Cadastro de Funções. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário. O botão Sair fecha o formulário. Para abrir este formulário é necessária a seleção de uma obra na caixa de seleção Obras na Tela Inicial.

7 Cadastrar > Serviços Nesta tela, cadastram-se os serviços e unidades de medição. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário. O botão Sair fecha o formulário. Para abrir este formulário é necessária a seleção de uma obra na caixa de seleção Obras na Tela Inicial.

8 Cadastrar > Períodos Nesta tela, cadastra-se o período no qual o serviço será executado. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário. O botão Sair fecha o formulário. Para abrir este formulário é necessária a seleção de uma obra na caixa de seleção Obras e um serviço na caixa de seleção Serviços na Tela Inicial.

9 Cadastrar > Materiais Nesta tela, cadastram-se os materiais e unidades de medição. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário. O botão Sair fecha o formulário. Para abrir este formulário não é necessária a seleção de nenhum item nas caixas de seleção na Tela Inicial.

10 Cadastrar > Dados da Produtividade Esta tela é o coração do programa. Nela, o usuário relaciona todos os dados inseridos anteriormente, podendo, dessa maneira, chegar a índices produtividade. Para abrir este formulário é necessária a seleção de uma obra na caixa de seleção Obras e um serviço na caixa de seleção Serviços na Tela Inicial. Antes de entrar com dados neste formulário, é necessária a seleção de um período no campo Período. O campo Indexador e Tarefa são de preenchimento opcional, tendo aplicabilidade apenas no subformulário Cadastrar Mão de Obra. O campo Comentários também é opcional e deve ser preenchido com ocorrências no período que possam afetar os índices medidos. O botão Sair fecha o formulário. Esse formulário também possui quatro guias, que serem selecionadas dão acesso a quatro subformulários.

11 Cadastrar > Dados da Produtividade > Cadastrar Locais/Etapas (figura página anterior) Neste subformulário são cadastrados os Locais/Etapas do serviço bem como seus quantitativos. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário. O Total Global dos quantitativos é calculado automaticamente pelo programa. Cadastrar > Dados da Produtividade > Cadastrar Mão de Obra

12 Neste subformulário são cadastrados todos os dados da mão de obra relacionadas à produtividade do serviço. Campos do subformulário: Botão com seta e X vermelhos: exclui o item na mesma linha. Opção IP: é a opção Impacto na Produtividade. Caso selecionada, o executado do funcionário e suas horas trabalhadas entram no cálculo de produtividade. Utilizou-se essa solução como forma de se excluir, por exemplo, serventes e betoneiros do índice de produtividade, facilitando para os engenheiros o dimensionamento das equipes. Para índices de produtividades dos funcionários não selecionados, acessar Relatórios > Composição Completa. Opção T: é a opção para o cálculo de custo total por tarefa e não por hora. Caso esteja selecionada, o campo Total será igual a Tarefa x Execut. + Encarg. + Extras. Nome: selecione um, em uma lista com o nome dos funcionários cadastrados anteriormente. Após a sua escolha, o campo função e V. Hora serão preenchidos automaticamente. Função: campo meramente informativo. Não é editável. Execut.: é o total de serviço executado pelo profissional no período. Recomenda-se que para serventes e profissionais que não participem diretamente do serviço, seja sempre igual a zero. T.Horas: é o total de horas efetivamente trabalhadas no período pelo funcionário. V.Horas: é o valor da hora do profissional. Ao se selecionar o funcionário, o campo é preenchido automaticamente com o valor da hora cadastrada anteriormente no formulário Cadastro de Funções. Esse campo, porém pode sofrer edições após a seleção. Encarg.: é o valor total de encargos para o funcionário no período. Extras: é o valor total de extras para o funcionário no período. Total: é um campo calculado resultado da soma de T.Horas x V.Horas + Encarg. + Extras ou Tarefa x Execut. + Encarg. + Extras, caso a opção T esteja selecionada. O subrelatório apresenta também itens calculados que se dividem em dois grupos. O grupo à esquerda da tela representa os totais e índices referentes

13 ao período selecionado, enquanto aqueles à direita os totais e índices acumulados. Os itens calculados são: Executado: é o total de serviço executado no período ou acumulado. Somente entra no cálculo os quantitativos de funcionários com campo IP selecionado. Total Horas: é o total de horas trabalhadas por profissionais no serviço no período ou acumulado. Somente entra no cálculo os quantitativos de funcionários com campo IP selecionado. Valor Total: é o total gasto em mão de obra no serviço no período ou acumulado. Produtividade: é o índice obtido pelo quociente entre Executado e Total Horas no período ou acumulado. Custo: é o índice obtido pelo quociente entre Valor Total e Executado no período. Para o acumulado, divide-se o custo acumulado por unidade de serviço por Indexador. Dessa maneira, se preenchermos o campo indexador com o valor da hora do profissional, teremos o índice Custo medido por horas.homem / unidade do serviço.

14 Cadastrar > Dados da Produtividade > Cadastrar Produção Período Neste subformulário, relacionam-se Locais/Etapas do serviço e a produção mensal. Pode-se dividir quanto foi feito de um serviço no período em dois pavimentos diferentes, por exemplo. Esses dados servirão para a função de planejamento do sistema. Ao se informar total de quantitativos diferente do total executado, informado anteriormente no subformulário Cadastrar Mão de Obra, aparecerá um aviso Dados Incompatíveis. Caso esse total seja igual, aparecerá Dados Compatíveis. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário. O Total Executado no período é calculado automaticamente pelo programa.

15 Cadastrar > Dados da Produtividade > Cadastrar Materiais Neste subformulário, preenchem-se os materiais e quantitativos utilizados no serviço para o período. Esses dados serão utilizados para o relatório Composição Completa. O botão com uma seta e X vermelhos exclui o item na mesma linha. A navegação entre os itens é feita através do mouse e da barra de rolagem vertical à direita do formulário.

16 Relatórios Após a entrada dos dados nos formulários, conforme descrito anteriormente, o sistema é capaz de emitir diversos relatórios em papel timbrado da empresa cadastrada e logo da Comunidade da Construção como o apresentado acima. O programa apresenta cinco relatórios: Relatórios > Composição Mão de Obra: relatório resumo da produtividade no serviço período a período.

17 Relatórios > Composição Completa: relatório que apresenta a composição de custos completa com todos os insumos. Relatórios > Custo Serviço: relatório resumo do custo do serviço período a período. Relatórios > Quantitativo de Insumos: relaciona todos os insumos da obra em ordem decrescente quanto ao quantitativo. Relatórios > Cronograma Físico: gráfico tipo pizza com a porcentagem de serviço executado em cada período. Planejamento Planejamento > Previsão de Fim de Obra

18 Esse formulário auxilia na previsão de fim de obra. No lado esquerdo da tela aparece um resumo da situação do serviço por Local / Etapa, apresentando os quantitativos Total, Executado e Déficit pra conclusão do serviço. Na direita, encontram-se campos preenchidos para cálculo: Quantidade: representa a quantidade restante para conclusão do serviço. O valor padrão é o déficit calculado pelo próprio programa. Pode ser alterado pelo usuário. Média mensal de horas: é a média de horas trabalhadas pelos funcionários no período. O valor padrão é a média acumulada trabalhada pelos funcionários, calculada pelo próprio programa. Pode ser alterado pelo usuário. Pode ser alterado pelo usuário. Número de Profissionais: é a quantidade de funcionários trabalhando no serviço. O valor padrão é a quantidade de funcionários trabalhando no serviço no último período. Pode ser alterado pelo usuário. Listas de opções de produtividade: o usuário pode selecionar a forma de cálculo por produtividade média, produtividade do último mês ou customizada, onde se escolhe o valor do índice. O quadro abaixo da lista de opções apresenta os valores da produtividade adotada e quantos períodos são necessários para a conclusão do serviço.

19 Este software foi desenvolvido com apoio: Engenheiros Responsáveis: Sérgio Tepedino Martins CREA 5385/D-DF Lander Moreira Cabral CREA 10013/D-DF Eduardo Aroeira Almeida CREA 10689/D-DF Sílvio Eduardo Alves Carvalho CREA 11112/D-DF Humberto Ferreira Antonio Navarro CREA 73579/D-MG Empresas participantes:

Financeiro - Cadastro de Contas a Receber no Cartão

Financeiro - Cadastro de Contas a Receber no Cartão Financeiro - Cadastro de Contas a Receber no Cartão Objetivo Cadastrar o Recebimento das Vendas em Cartão, ou seja, valor que a operadora do cartão irá repassar ao estabelecimento. Cadastro de Contas a

Leia mais

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE Manual do Módulo Municipal do aplicativo com os Resultados finais 2013, 2014, 2015 e 2016 e Resultados

Leia mais

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta:

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta: BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0 Sistema desenvolvido pela Peris Consultoria Empresarial Todos os direitos reservados Instruções de uso do Caixa Beta: O sistema foi desenvolvido para ter uma utilização bem

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco O sistema Fortes RH possibilita a divulgação das vagas internas e externas através da ferramenta Trabalhe Conosco,

Leia mais

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha.

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha. ABA: VENDAS BOTÃO: ORÇAMENTO O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Fazer orçamento para clientes cadastrados ou sem cliente definido Incluir produtos cadastrados e/ou avulsos Selecionar entregadores

Leia mais

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva.

Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Configuração para calcular Rescisão Complementar - tipo de complemento Convenção Coletiva. Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para calcular Rescisão Complementar com o tipo de

Leia mais

Manual: Tela de Recebimento de Compra

Manual: Tela de Recebimento de Compra GESTÃO COMERCIAL Manual: Tela de Recebimento de Compra HorusSoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br 1. Funcionalidades da tela a) Permite o recebimento de compra, de itens para revenda e consumo,

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2...

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... CICLO O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... Menu principal do sistema Empresa Responsável por cadastrar as empresas no qual fara parte as estratégias. Cliente Responsável por cadastrar os

Leia mais

Como configurar Gratificação de Férias?

Como configurar Gratificação de Férias? Como configurar Gratificação de Férias? Através dessa solução, será possível configurar a Gratificação de Férias no cadastro do Sindicato. 1 CADASTRO GRATTIFICAÇÃO DE FÉRIAS 1.1 Acesse menu ARQUIVO, opção

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Página 2 Iniciando Conexão Na barra de atalhos,

Leia mais

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK.

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK. Contratos Antes de iniciar o cadastro dos contratos de venda, recomendamos cadastrar os textos padrões que farão parte deles. O texto padrão deverá selecionado no ato do cadastro do contrato (procedimento

Leia mais

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis?

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis? Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência];

Leia mais

Como simular cálculo de rescisão e férias?

Como simular cálculo de rescisão e férias? Como simular cálculo de rescisão e férias? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para simular cálculos de rescisão e férias. Essa opção é válida para empregados e estagiários, exceto

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site Área Restrita Portal de Pedidos

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site  Área Restrita Portal de Pedidos Manual Portal 1 ACESSO AO PORTAL 2 Para acessar o Portal entre no site www.latinex.com.br Área Restrita Portal de Pedidos Insira Usuário e Senha, selecione LATINEX no quadro abaixo e clique em ACESSAR

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos

RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos Manual do Usuário RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos equipe-documentacao@procergs.rs.gov.br Data: 10/2012 Versão do sistema: 1.0 Este documento foi produzido por Av. Voluntários

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Pública-Cotação VERSÃO de 9

Pública-Cotação VERSÃO de 9 Pública-Cotação VERSÃO 2.0.1 1 de 9 1 1 Introdução Bem-vindo ao Pública-Cotação. Esta ferramenta irá auxiliá-lo a montar a sua proposta de preços, bem como dar uma maior agilidade a abertura dos envelopes

Leia mais

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema Sistema In Access Manual do Sistema Versão 1.0 Setembro/2013 Sumário 1. Iniciando o Software InAccess... 2 1.1. Cadastro de Médico... 2 1.2. Cadastro de Local de Atendimento... 3 2. Prescrição Médica...

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

Título: DF - Como informar dados do cálculo do ICMS ST sobre os estoques dentro da vigência no cadastro dos produtos?

Título: DF - Como informar dados do cálculo do ICMS ST sobre os estoques dentro da vigência no cadastro dos produtos? Título: DF - Como informar dados do cálculo do ICMS ST sobre os estoques dentro da vigência no cadastro dos produtos? Esta solução é exclusiva para empresas situadas no Distrito Federal. 1 PARÂMETROS EMPRESA

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Configuração do Pedido de Matrícula

QUALIDATA Soluções em Informática. Configuração do Pedido de Matrícula FM-0 1/7 Procedimentos de início de período comuns a cursos por crédito 1. CONFIGURAR PEDIDOS DE MATRÍCULA O pedido de matrícula permite que os próprios alunos renovem sua matrícula de um período letivo

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 MANUTENÇÃO DE DESPESAS O módulo de despesas permite total controle das despesas associadas a uma determinada conta ou ainda de uma oportunidade. Controle o ressarcimento

Leia mais

D igitação de Eventos

D igitação de Eventos Digitação de Eventos Índice 1. PLATAFORMA SAGE... 3 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Primeiro Acesso... 4 Conhecendo a Plataforma... 5 Seleção da Empresa de Trabalho... 6 Sair do Sistema/ Minhas configurações...

Leia mais

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista?

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha professor. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique

Leia mais

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos

Leia mais

1 Versão 2017 Versão 2017

1 Versão 2017 Versão 2017 1 Versão 2017 Versão 2017 Sistema de solicitação de exames via internet para Laboratórios Conveniados URL para acesso: www.hermespardini.com.br/mysevi/ 2 Tela Inicial: funcionalidades do MySevi 3 Registro

Leia mais

Manual do Informe Receita do Simples Nacional

Manual do Informe Receita do Simples Nacional Manual do Informe Receita do Simples Nacional INTRODUÇÃO... 2 1. ACESSO COM CADASTRO DE CONTADOR... 3 1.1 INFORME RECEITA SN... 3 1.2 INFORMAR RECEITA... 3 2. ACESSO EMPRESA SEM CONTADOR... 5 2.1 INFORME

Leia mais

FIXO (11) Vivo (11) Tim (11) Claro (11) OI (11) Sistema Descomplicado CNPJ

FIXO (11) Vivo (11) Tim (11) Claro (11) OI (11) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta o processo de Plano de Trabalho Docente no SIGA.

CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta o processo de Plano de Trabalho Docente no SIGA. Manual de Usuário PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Professor Ensino Médio) Modelo 2017 Categoria Pedagógico Processo Plano de Trabalho Docente Data de Revisão 29/01/2017 CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta

Leia mais

MANUAL MÓDULO VENDAS

MANUAL MÓDULO VENDAS MANUAL MÓDULO VENDAS 1- ACESSO AO PROGRAMA DE VENDAS. Através do PROGRAMA 6000 podem-se efetuar os processos desde a abertura do caixa até o seu fechamento. Cada usuário que entrar no sistema deverá informar

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

CIMED. Sistema de Solicitação de Medicamentos Excepcionais LME. Manual do Usuário

CIMED. Sistema de Solicitação de Medicamentos Excepcionais LME. Manual do Usuário UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA CIMED Sistema de Solicitação de Medicamentos Excepcionais LME Manual do Usuário Julho/2010 STI-CIMED (0xx)

Leia mais

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AVALIAÇÕES AMBIENTE VIRTUAL - TESTE DE APRENDIZAGEM Criação de Testes Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Testes 2. Disponibilização do Teste na Área de Conteúdo 3. Como

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Sumário 1 Introdução... 2 2 Administrativo... 2 2.1 Inclusão de Usuários... 2 2.2 Manutenção de Usuários... 3 3 Dados Cadastrais... 3 3.1 Dados do Serviço...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

ivisão de companhamento e valiação

ivisão de companhamento e valiação MANUAL DE DIMENSIONAMENTO DAS UNIDADES 2017 PASSO 01 CADASTRAR ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE Após entrar no sistema clique em: Na próxima tela, passe o ponteiro do mouse em CHEFIA DE UNIDADE, depois em DIMENSIONAMENTO

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas.

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. Guia Rápido Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. A Impressora térmica de Etiquetas Elgin L42-DT foi desenvolvida para reduzir custos, aumentar a eficiência e oferecer um design compacto. www.bztech.com.br

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente.

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Introdução Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Para o completo funcionamento do Localizador, existem dois itens

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TW Viewer Versão 1.0 Compatível com toda linha TW Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

Manual do Usuário. Módulo Auditoria

Manual do Usuário. Módulo Auditoria Manual do Usuário Módulo Auditoria Maio - 2006 Sumário Introdução 3 Sobre este Documento 3 Requisitos de Hardware 3 Apresentação Geral do Group Shopping Módulo Auditoria 4 Capítulo 1 Padrão das telas 5

Leia mais

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula)

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula) SUMÁRIO Objetivo... 02 Como Acessar a Intranet/Seduc... 02 Autenticação de Usuários... 02 Como Acessar o Cadastro de Vagas... 03 Cadastro de Vagas... 04 Como Cadastrar Oferta... 05 Como Inserir Nova Oferta...

Leia mais

PRODESC Projetos Descentralizados Manual do Usuário Manual do Usuário Perfil Escola.Pedagógico. Versão 1.0

PRODESC Projetos Descentralizados Manual do Usuário Manual do Usuário Perfil Escola.Pedagógico. Versão 1.0 PRODESC Projetos Descentralizados Manual do Usuário Manual do Usuário Perfil Escola.Pedagógico Versão 1.0 Manual do Usuário fl. 2 de 24 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 21/03/2014 1.0

Leia mais

Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias

Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias Como emitir dias de licença remunerada nos relatórios de férias Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração que será possível visualizar os dias de licença remunerada nos relatórios

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

Movimentação de beneficiário online Sistema DataSys

Movimentação de beneficiário online Sistema DataSys Movimentação de beneficiário online Sistema DataSys ÍNDICE 1. REQUISITOS...1 2. ACESSO AO SISTEMA...2 3. CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS NA BASE DE DADOS...3 3.1. INCLUSÃO E EXCLUSÃO...3 3.1.1. INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS...5

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Guia do Usuário Menu Atendimento

Guia do Usuário Menu Atendimento Guia do Usuário Menu Atendimento Através do menu Atendimento, é possível acessar seu cadastro ou realizar um cadastro novo. Para realizar seu cadastro, selecione a opção Faça Seu Cadastro Faça seu Cadastro

Leia mais

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Julho/2019 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios,

Leia mais

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na DIRF 2017 para Contribuição à Previdência Privada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB 1. Apresentação... 1 2. Login no Sistema... 1 3. Tela Principal... 2 4. Dados de Alunos... 2 4.1. Cadastro de alunos... 3 4.2. Cursos Contratados... 3 5.

Leia mais

S N FI SPED PIS/CO 0

S N FI SPED PIS/CO 0 0SPED PIS/COFINS Versão Observação Data Modificação Responsável 1 Criação do Manual 31/03/2011 Edilson J. Martins 2 Natureza de operação, CST PIS Cofins por empresa 30/05/2011 Edilson J. Martins Página

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável?

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável? Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha professor. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE,

Leia mais

Manual Professor Internet

Manual Professor Internet Sumário 1. Acesso ao Sistema Aula. 2. Da Identificação do Módulo Professores e respectivos programas. 3. Conteúdo Lecionado. 4. Emissão do Conteúdo Lecionado. 5. Alterar Senha. 6. Dados Cadastrais 7. Definição

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SIMULADOR DA COBRANÇA DO USO DA ÁGUA

MANUAL DO SISTEMA SIMULADOR DA COBRANÇA DO USO DA ÁGUA MANUAL DO SISTEMA SIMULADOR DA COBRANÇA DO USO DA ÁGUA LOGIN: Leia o Manual. Para entrar no sistema é preciso cadastrar o usuário e senha. Para se cadastrar é só clicar em cadastre-se e preencher os dados

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual SevenShop Promoção Quantidade

Manual SevenShop Promoção Quantidade Manual SevenShop Promoção Quantidade Versão SevenShop 3.0 São Paulo, Novembro 2015 Apresentação Esse material foi desenvolvido para servir como orientação, sobre os procedimentos necessários para realizar

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto?

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na guia

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Título: Como configurar no módulo Folha as empresas do Simples Nacional com atividades concomitantes?

Título: Como configurar no módulo Folha as empresas do Simples Nacional com atividades concomitantes? Título: Como configurar no módulo Folha as empresas do Simples Nacional com atividades concomitantes? Os dados a seguir foram elaborados para a configuração para empresas do Simples Nacional com atividades

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual Operacional do Módulo Pleno Web

Manual Operacional do Módulo Pleno Web Manual Operacional do Módulo Pleno Web 1 Primeiro Acesso...2 1.1 Tela acesso usuário...3 1.2 Tela Inicial...3 1.3 Menus...4 2 Menu Vendas...5 2.1 Cadastro Pessoa Física...5 2.2 Cadastro Pessoa Jurídica...6

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

Como Cadastrar Novos Produtos

Como Cadastrar Novos Produtos Cadastrar Produto Como Cadastrar Novos Produtos O sistema já traz alguns dos produtos mais comuns pré cadastrados como exemplo e para finalidades de testes do usuário. Para adicionar outros produtos, clique

Leia mais

Assistente de Configuração de URA

Assistente de Configuração de URA Assistente de Configuração de URA DGConfigURA Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2015 Del Grande Informática e Telecomunicações, Indústria e Comércio Ltda. DGConfigURA é marca registrada

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 1.0 Cuiabá MT 2010 1 Sumário Usuários do SISCOFRE... 3

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS Após ter acessado o portal do Congresso Científico (http://sistemas.unifai.com.br/cic/) ACESSE A ÁREA DE AUTOR: Pelo link http://sistemas.unifai.com.br/cic2017/index.php?conteudo=autor_login

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais