UMA RETROSPECTIVA DIDÁTICA E LEGAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA RETROSPECTIVA DIDÁTICA E LEGAL"

Transcrição

1 UMA RETROSPECTIVA DIDÁTICA E LEGAL

2 A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos significa afirmar que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é, ela própria, um processo de trabalho.

3 O trabalho pode ser classificado em material e não material. A educação é caracterizada como trabalho não material ao produzir ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades, ou seja, a produção do saber, seja sobre a natureza, sobre a cultura, isto é, o conjunto da produção humana.

4 Segundo SAVIANI, 2013, o objeto da educação diz respeito à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos. É papel da educação a seleção do essencial e do acessório a ser ensinado na escola (clássico, como fundamental, como essencial) à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. trata-se da organização dos meios (conteúdos, espaço, tempo e procedimentos) através dos quais, progressivamente, cada indivíduo singular realize, na forma de segunda natureza, a humanidade produzida historicamente

5 Segundo FARIAS et all, 2011, p. 30, não é demais lembrar que, sendo a educação uma prática social histórica e dinâmica, as tendências pedagógicas não se apresentam de forma estanque e sequenciada por uma cronologia linear. O despontar de uma não significa, necessariamente, o silenciar de outras. A possibilidade da presença de várias orientações em um mesmo período histórico evidencia a contradição, o conflito e o confronto entre diferentes, e até antagônicos, projetos educacionais e sociais.

6 Dermeval Saviani toma a categoria "marginalidade" como referência para compreender a educação como instrumento de sua superação (equalização social) ou de sua redução (discriminação social). teorias não críiticas, crítico-reprodutivistas críticas. José Carlos Libâneo classifica as tendências educacionais em Liberais Progressistas.

7 A perspectiva positivista concebe a sociedade como uma grande máquina, um corpo vivo, em que cada uma de suas peças ou órgãos - os indivíduos - tem um lugar e uma função que lhe é própria.

8 Tendência pedagógica tradicional, herança jesuítica. Tendência pedagógica renovada progressivista, herança do pragmatismo de J. Dewey. Tendência pedagógica renovada não diretiva, legado da psicologização do ensino. Tendênca pedagógica tecnicista, transposição dos princípios fabris para o chão da escola (taylorismo e fordismo).

9 contrapõem-se aos positivistas, porque notam os conflitos sociais (classista: a desigualdade e a exclusão), negam a harmonia e a perfeição do modelo social capitalista; denunciam a natureza degenerativa deste tipo de sociedade. Percebem o movimento, a transformação em todas as coisas, defendem a necessidade e a possibilidade de mudança e de criação de outra ordem social.

10 Para os teóricos crítico-reprodutivistas, a mudança social é necessária e possível, contudo, não realizável nos Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE), dado o seu comprometimento com os interesses da classe social detentora dos meios de produção e, por conseguinte, do poder político. Para estes, a escola - como um dos AIE - é, tão/somente, instrumento que mantém, conserva e reproduz o status quo, um espaço de dominação, alienação e, consequentemente, de morte dos desejos de mudança (SAVIANI, 1985).

11 Teoria da Violência Simbólica, apresentada por Bourdieu e Passeron.

12 Teoria da Escola como aparelho ideológico de Estado, formulada por Althusser. Teoria da Escola Dualista, de autoria de Baudelot e Establet.

13 Os jesuítas foram os principais educadores no Brasil de 1549 a 1759 Indígenas catequese Classe dominante Ler, escreve e aprender a contar Excluídos: Pobres, escravos e mulheres

14 O plano de instrução: Ratio Studiorum formação do homem universal, humanista e cristão. cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida de Colônia. Esses eram os alicerces da Pedagogia Tradicional na vertente religiosa que, de acordo com SAVIANI (1984, p. 12), é marcada por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem constituído por uma essência universal e imutável.

15 Estudo privado, em que o mestre prescrevia o método de estudo, a matéria e o horário; As aulas, ministradas de forma expositiva; a repetição visando repetir, decorar e expor em aula; O desafio, estimulando a competição; A disputa, outro recurso metodológico era visto como uma defesa de tese. Os exames eram orais e escritos, visando avaliar o aproveitamento do aluno.

16 Marques de Pombal expulsa os jesuítas do Brasil. Os Professores leigos começaram a ser admitidos para as aulas-régias. Por volta de 1870, o Brasil vive o seu período de iluminismo - independentes da influencia religiosa. Em 1890 aprovada a reforma de Benjamim Constant sob a influência do positivismo.

17 Inspirou a criação da escola pública, laica, universal e gratuita. Ênfase ao ensino humanístico de cultura geral, centrada no professor, que transmite a todos os alunos indistintamente a verdade universal e enciclopédica; A relação pedagógica que se desenvolve de forma hierarquizada e verticalista, onde o aluno é educado para seguir atentamente a exposição do professor;

18 O método de ensino, calcado nos cinco passos formais de Herbart preparação, apresentação, comparação, assimilação, Generalização aplicação.

19 A Didática, no bojo da Pedagogia Tradicional leiga, está centrada no intelecto, na essência, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos; os métodos são princípios universais e lógicos; o professor se torna o centro do processo de aprendizagem, concebendo o aluno como um ser receptivo e passivo. A disciplina é a forma de garantir a atenção, o silêncio e a ordem.

20 Escolas Normais inicicou em A inclusão da Didática como disciplina em cursos de formação de professores para o então ensino secundário, ocorreu quase um século depois, ou seja, em 1934.

21 Vamos aprender com Gramsci (1978) e Giroux (1983) que a escola, mesmo na condição de AIE, é também um espaço de luta possível, tanto quanto os movimentos sociais e classistas organizados pelos trabalhadores.

22 Para as tendências pedagógicas progressistas o papel da escola é contribuir com a elaboração e consolidação de outro modelo social. Uma sociedade fundada na igualdade de direitos e oportunidades, na cooperação e na justiça social. instrumentalizar as classes trabalhadoras com elementos teóricos e práticos essenciais à transformação da realidade.

23 As tendências pedagógicas progressistas: empenham na defesa de mudanças sociais profundas. As tendências pedagógicas progressivistas: acreditam na possibilidade de empreender reformas que aperfeiçoem o atual modelo social.

24 A tendência pedagógica libertadora Propõe o desafio da promoção de situações educativas que ensejem a capacidade de desvelamento dos véus que encobrem a realidade. Esta atitude visa a fomentar uma consciência política e, por consequência, desalienar os oprimidos e explorados, conforme nos ensina Paulo Freire (1983).

25 A tendência pedagógica libertária Considera a importância da contribuição das experiências coletivas e democráticas de organização grupal e de autogestão pedagógica. Acredita ser este o primeiro passo para a gestão coletiva e democrática da nova sociedade a ser erguida.

26 Para a tendência pedagógica histórico-critica O compromisso fundamental da educação escolar é o de assegurar aos dominados a apropriação crítica do saber científico e universal. Este constitui um instrumento de luta, por excelência, para a elaboração de um novo projeto social.

Processos Pedagógicos em Enfermagem TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Processos Pedagógicos em Enfermagem TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Processos Pedagógicos em Enfermagem TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Aprender é apropriar-se ativamente do conteúdo da experiencia humana, daquilo que seu grupo social conhece. (DAVIS & OLIVEIRA, 1992) Ato de produzir,

Leia mais

CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO. India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA

CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO. India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA TEORIAS CRÍTICAS NA FORMULAÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Concepção Dialética de

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICASRELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICASRELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICASRELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE Pedagogia Liberal TRADICIONAL ESCOLA NOVA (OU ATIVA) RENOVADA, RENOVADORA TECNICISTA PROGRESSIVISTA (OU PROGRESSIVA) NÃO DIRETIVA Hora de cantarolar Na

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade?

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: 1. Educação como redenção

Leia mais

Processos Pedagógicos em Enfermagem. Prof. Dr. Wanderlei Oliveira

Processos Pedagógicos em Enfermagem. Prof. Dr. Wanderlei Oliveira Processos Pedagógicos em Enfermagem Prof. Dr. Wanderlei Oliveira Na última aula: Educação; Aprendizagem; Ensino; Didática; Processos pedagógicos. Como essas concepções se refletem nas atividades educativas?

Leia mais

Revisão Final - Exercícios

Revisão Final - Exercícios Revisão Final - Exercícios Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Prof. Carlinhos Costa PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola Conteúdos Métodos

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação e filosofia CONCEPÇÕES DE MUNDO, HOMEM E EDUCAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho

Leia mais

O que nós entendemos por PEDAGOGIA

O que nós entendemos por PEDAGOGIA O que nós entendemos por PEDAGOGIA paidos=crian =criança; a; agoigen=conduzir, levar Pedagogia: Levar as crianças as (à( escola) Pedagogia: Conjunto de meios, técnicas, t de recursos que auxiliam o professor

Leia mais

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca, de indivíduo para indivíduo, de todos

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Prof. Stephanie Gurgel O que são as Tendências Pedagógicas? Tendências Pedagógicas São teorias que norteiam as práticas pedagógicas,

Leia mais

Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino. Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP

Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino. Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP O que é a educação? Educação Escolar Instrução Ensino Meios e ações Personalidade valores

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA A escola, por ser uma instituição em que são trabalhadas questões sociais, constituir-se-á como direito do cidadão. Nessa perspectiva, é um dever do Estado garantir o acesso à escola,

Leia mais

AVALIAÇÃO. Conteúdos. Métodos AVALIAÇÃO. auto avaliação

AVALIAÇÃO. Conteúdos. Métodos AVALIAÇÃO. auto avaliação Diretrizes de Avaliação Educacional CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL As Diretrizes de Avaliação Educacional 1 estão contidas em um documento oficial da Secretaria

Leia mais

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO POR QUE DEVO OBEDECER AO ESTADO? a) Porque é a vontade de deus... b) Porque o estado e eu fizemos um acordo... c) Porque se eu não obedeço eles me cortam a cabeça... POR QUE DEVO

Leia mais

PROGRAD / COSEAC PEDAGOGIA - Angra dos Reis - Gabarito

PROGRAD / COSEAC PEDAGOGIA - Angra dos Reis - Gabarito Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) A profissão docente, embora pouco prestigiada na sociedade brasileira, é muito importante, pois ser professor significa, entre outros aspectos,

Leia mais

DIDÁTICA Profa Maria do Céu de Araújo Santos

DIDÁTICA Profa Maria do Céu de Araújo Santos DIDÁTICA Profa Maria do Céu de Araújo Santos Entender a importância dos pressupostos teóricos; Refletir textos na perspectiva de reflexões práticas; Dialogar com respaldo teórico; Exercitar a prática de

Leia mais

Sociologia Geral e da Educação

Sociologia Geral e da Educação Sociologia Geral e da Educação Objetivo:Discutir a função social da escola Conteúdos: capítulos 7, 8 e 9 Metodologia: Aula expositiva dialogada Apresentação do vídeo Para que serve a escola Apresentação

Leia mais

DIDÁTICA A DIDÁTICA E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

DIDÁTICA A DIDÁTICA E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DIDÁTICA A DIDÁTICA E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Comenius registra sua ideias na primeira obra clássica, chamada Didática Magna. Os demais pensadores e teóricos como Rousseau, Pestalozzi e Herbart formaram

Leia mais

História das ideias pedagógicas do Brasil

História das ideias pedagógicas do Brasil História das ideias pedagógicas do Brasil (Demerval Saviani) Didática Da Matemática - 12/04/2017 Profª Delci Heinle Klein Compreensão do desenvolvimento das ideias pedagógicas no Brasil - ideias educacionais:

Leia mais

Tendências Pedagógicas Brasileiras

Tendências Pedagógicas Brasileiras Tendências Pedagógicas Brasileiras O professor não deve usar apenas uma tendência pedagógica isoladamente, mas se apropriar de todas para saber qual será a mais eficaz de acordo com cada situação e para

Leia mais

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO PPP

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO PPP Programa Escola de Conselhos PREAE/UFMS Formação continuada de socioeducadores Escola de Conselhos PREAE/UFM S DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO PPP Profa. Maria F. Adimari mfadimari@hotmail.com O QUE É EDUCAÇÃO?

Leia mais

APRENDENDO A PROFISSÃO. Grupo: Aline Chima, Arthur Silva e Francielly Morais

APRENDENDO A PROFISSÃO. Grupo: Aline Chima, Arthur Silva e Francielly Morais DIDÁTICA E DOCÊNCIA APRENDENDO A PROFISSÃO Grupo: Aline Chima, Arthur Silva e Francielly Morais Autoras Isabel Maria Sabino de Farias Josete de Oliveira Castelo Branco Sales Maria Margarete Sampaio de

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

FORMAÇÃO DE DOCENTES

FORMAÇÃO DE DOCENTES ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Edital nº 11/2007 GS/SEED Prova 25/11/2007 FORMAÇÃO DE DOCENTES FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 01 - A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada

Leia mais

O Currículo Escolar O mais antigo e persistente significado que se associa «curriculum»

O Currículo Escolar O mais antigo e persistente significado que se associa «curriculum» O Currículo Escolar O mais antigo e persistente significado que se associa a «curriculum» é o de matérias, geralmente organizadas como disciplinas escolares que foram escolhidas para serem ensinadas a

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos: filosofia, filosofia da educação

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

Teorias Educacionais Brasileiras

Teorias Educacionais Brasileiras Page 1 of 6 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Educador: João Nascimento Borges Filho Teorias

Leia mais

Profa. Pos.doc. Hortência de Abreu Gonçalves

Profa. Pos.doc. Hortência de Abreu Gonçalves Profa. Pos.doc. Hortência de Abreu Gonçalves PRÁTICA PEDAGÓGICA O século XXI trouxe consigo, posturas diferenciadas na educação brasileira, em decorrência das transformações sociais, políticas e econômicas

Leia mais

RESUMO DO LIVRO: PENSAMENTO PEDAGOGICO BRASILEIRO MOACIR GADOTTI

RESUMO DO LIVRO: PENSAMENTO PEDAGOGICO BRASILEIRO MOACIR GADOTTI FACNORTE - FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ INSTITUTO QUALIFIQUE & CONSULTORIA IQC POLO: SÃO LUIS - MA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISINALIZANTE EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.   A Geografia Levada a Sério EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Estudo Errado Gabriel O Pensador - 1995 3 A educação é um elemento

Leia mais

Católicos e protestantes disputam a primazia na organização racional do ensino. o ensino, cria - A Didática Magna - arte de ensinar

Católicos e protestantes disputam a primazia na organização racional do ensino. o ensino, cria - A Didática Magna - arte de ensinar DIDÁTICA sistema virtual.udesc.br DIDÁTICA Arte de instruir, ensinar. Técnica de dirigir e orientar a aprendizagem. Ciência auxiliar da Pedagogia. ORIGEM DA DIDÁTICA França (1231-1256) - surgem os Colégios

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DIDÁTICA PROF DR LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA TRADICIONAL

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DIDÁTICA PROF DR LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA TRADICIONAL 1 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DIDÁTICA PROF DR LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA ESCOLA TRADICIONAL educado A escola tradicional É o transmissor dos conteúdos aos alunos. Um ser passivo que deve assimilar

Leia mais

Aula 2 Dimensões Didáticas e Transformação. Profª. M.e Cláudia Benedetti

Aula 2 Dimensões Didáticas e Transformação. Profª. M.e Cláudia Benedetti Aula 2 Dimensões Didáticas e Transformação Profª. M.e Cláudia Benedetti Profa. M.e Cláudia Benedetti Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Mestre

Leia mais

CARGA HORÁRIA GERAL: 60 h CH TEÓRICA: 80 h CH PRÁTICA: CRÉDITOS: 04 PERÍODO: I ANO/SEMESTRE: 2019/1 PROFESSORA: Marilsa Miranda de Souza 1.

CARGA HORÁRIA GERAL: 60 h CH TEÓRICA: 80 h CH PRÁTICA: CRÉDITOS: 04 PERÍODO: I ANO/SEMESTRE: 2019/1 PROFESSORA: Marilsa Miranda de Souza 1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA:

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Profª Rita de Cássia Geraldi Menegon

Metodologia e Prática do Ensino para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Profª Rita de Cássia Geraldi Menegon Metodologia e Prática do Ensino para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental Profª Rita de Cássia Geraldi Menegon Provas Prova Presencial: 17/06/2010 Prova Substitutiva: 24/06/2010 Fórum do dia 15 de

Leia mais

OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO. In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO. In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. Objetivos e conteúdos de ensino Conteúdos: base objetiva da instrução referidos aos objetivos e viabilizados pelos

Leia mais

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Gisele da Silva Ferreira Graduanda em Pedagogia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Nagila Aparecida Matias da Silva Graduanda em Pedagogia,

Leia mais

tendências educacionais: concepção histórico-cultural e teoria histórico-crítica

tendências educacionais: concepção histórico-cultural e teoria histórico-crítica tendências educacionais: concepção histórico-cultural e teoria histórico-crítica Vera Regina Oliveira Alves 1 RESUMO: Este artigo visa levantar questionamentos referentes às tendências educacionais em

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE: O NEODUALISMO

REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE: O NEODUALISMO REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE: O NEODUALISMO Marcos Luiz Ribeiro Faculdade Sumaré Formação de Docentes para o Ensino Superior marcoslribeiro@msn.com Reflexões sobre a Crise da Universidade: o

Leia mais

Currículo Escolar. Contextualização. Instrumentalização. Teleaula 2. Refletir sobre currículo. Profa. Me. Inge R. F. Suhr

Currículo Escolar. Contextualização. Instrumentalização. Teleaula 2. Refletir sobre currículo. Profa. Me. Inge R. F. Suhr Currículo Escolar Teleaula 2 Contextualização Profa. Me. Inge R. F. Suhr Que realidade se põe? Como isso afeta a questão do currículo? Refletir sobre currículo Expansão industrial X finalidade da educação

Leia mais

Escola Tradicional - Educação 2015/2

Escola Tradicional - Educação 2015/2 Giovane Z. Arus Kellin Veloso Lilian Camargo Lucas Moller 2015/2 INTRODUÇÃO Será abordado, as principais características sobre a escola tradicional a partir dos aspectos: Filosóficos; Espistemológicos;

Leia mais

Tendências Pedagógicas

Tendências Pedagógicas Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação Profª Simone Peres Senador Canedo, 22/08/2009 Pedagogia liberal Tradicional Renovada progressivista Renovada não-diretiva Tecnicista Pedagogia

Leia mais

Os Herdeiros Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron

Os Herdeiros Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron A escola transforma as desigualdades sociais (culturais) em desigualdades escolares. Os estudantes mais favorecidos, não só devem ao meio de origem os hábitos, o

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Hellen de Andrade Lira Márcia Maria de Carvalho

Hellen de Andrade Lira Márcia Maria de Carvalho Hellen de Andrade Lira Márcia Maria de Carvalho Este livro não pretende trazer uma visão ontológica sobre o currículo, tendo em vista que segundo o autor as definições nos revelam o que determinada teoria

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais Apresentação Professor: Edmilson Nazareno Brito Bate-Papo Toda quinta-feira das 18:00 às 18:30 horas A aula de hoje Breve histórico; Objetivos do ensino

Leia mais

Questões Jogo VFA. Tendência Liberal Tradicional

Questões Jogo VFA. Tendência Liberal Tradicional Questões Jogo VFA Tendência Pedagógicas Didática I Professora Jamily Tendência Liberal Tradicional 1A A escola tem o papel de formar os alunos padronizando-os, pois o caminho para o saber é único e será

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE PEDAGOGIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE PEDAGOGIA I IDENTIFICAÇÃO Disciplina: História da Educação Brasileira Carga Horária: 60h Créditos: 04 II APRESENTAÇÃO O conhecimento

Leia mais

TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS AUTOR(ES): SAMANTHA

Leia mais

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY PARA UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY PARA UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA PENSAMENTO PEDAGÓGICO NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA Escola Nova e sua Teoria: - Dewey: aprender fazendo da ed. tradicional à ed. nova; A Pedagogia Tecnicista de Tendência Liberal O pensamento pedagógico antiautoritário

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Retrospectiva Histórica

Leia mais

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PAPEL DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PAPEL DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PAPEL DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PEREIRA, Lucas Monteiro UNESP lucasmontp@gmail.com CAMPOS, Luciana M. Lunardi UNESP camposml@ibb.unesp.br Introdução

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Retrospectiva Histórica

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA Conhecer os principais movimentos reformistas para a disciplina de Matemática 2 UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO

Leia mais

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS DHP DEPARTAMENTO DE MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO

Leia mais

A ESCOLA RECONHECENDO SEU PODER COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Géssica Dal Pont

A ESCOLA RECONHECENDO SEU PODER COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Géssica Dal Pont A ESCOLA RECONHECENDO SEU PODER COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Géssica Dal Pont gessica.edmar@gmail.com RESUMO: O presente artigo se trata de uma pesquisa bibliográfica qualitativa a respeito das

Leia mais

NECESSIDADE TEÓRICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

NECESSIDADE TEÓRICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADE TEÓRICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Introdução Vanessa da Silva da Silveira

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA-EAUFPA. PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Escola. Organização do Trabalho Pedagógico.

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA-EAUFPA. PALAVRAS CHAVE: Educação Física. Escola. Organização do Trabalho Pedagógico. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA-EAUFPA RESUMO: André Luis Ferreira LEPEL/UFPA Escola de Aplicação/UFPA luiscastillho@gmail.com Esta Pesquisa tem como objetivo central compreender a organização

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos sociológicos da Educação PRINCIPAIS CORRENTES DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Prof. Stephanie Gurgel A Sociologia surgiu através da tentativa de Augusto Comte (1798 1857) em

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Apresentação Professor: Edmilson Nazareno Brito Bate-Papo Toda sexta das 18:00 às 18:30 horas A aula de hoje Breve histórico; Objetivos do ensino de

Leia mais

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Pedagógicos Conhecimentos Pedagógicos 01- O currículo tem uma importância tanto de conservação quanto de transformação e construção dos conhecimentos historicamente acumulados. A perspectiva teórica que compreende

Leia mais

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas Formação Continuada Blumenau 2018 Primeiro Encontro QUESTÕES CENTRAIS Escola: lócus da formação humana

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Material Para Concurso Assunto: Tendências Pedagógicas TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas

Leia mais

E nas aulas anteriores... O que é História? Quem produz História? O que são fontes Históricas?

E nas aulas anteriores... O que é História? Quem produz História? O que são fontes Históricas? E nas aulas anteriores... O que é História? Quem produz História? O que são fontes Históricas? História e Pedagogia História: É a interpretação da ação transformadora do homem no tempo; Pedagogia: Teoria

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil)

AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil) CULTURA POPULAR CULTURA ERUDITA E CULTURA INDUSTRIAL AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil) Antonio

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é:

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é: Educação de Jovens e Adultos: materiais didáticos Professoras: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Maria Emilia de Castro Rodrigues me.castro@terra.com.br A questão central de pano de fundo no

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/11/2016 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

As Tendências Pedagógicas. gicas

As Tendências Pedagógicas. gicas 2ª Aula Teórica de Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação A Educação no Século S XX As Tendências Pedagógicas gicas Profª.. Cláudia T. Nascimento A Educação no Século S XX No início

Leia mais

Teorias do Currículo. Teorias Críticas

Teorias do Currículo. Teorias Críticas Teorias do Currículo Teorias Críticas A essência do currículo: o professor como mais do que um técnico de ensino As Teorias Críticas centradas na escola abordam o currículo como resultado de determinada

Leia mais

PROPOSTA TRANSFORMADORA FINALIDADE DA EDUCAÇÃO

PROPOSTA TRANSFORMADORA FINALIDADE DA EDUCAÇÃO FINALIDADE DA EDUCAÇÃO Proporcionar aos homens e as mulheres o desenvolvimento da vivacidade, da invenção e reinvenção, a participação política, a sua condição de sujeito histórico. O saber sistematizado

Leia mais

Introdução à História da Educação Brasileira

Introdução à História da Educação Brasileira Introdução à História da Educação Brasileira Profª Tathiane Milaré Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro : 1500 Obra de Oscar Pereira da Silva, "Desembarque de Cabral em Porto Seguro", mostra

Leia mais

Tendências Pedagógicas

Tendências Pedagógicas Tendências Pedagógicas O professor deve estar ao par das teorias e tendências pedagógicas ao problematizar suas questões do cotidiano e ao pensar sua prática, sem contudo estar firmemente preso a uma delas.

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO AZEVEDO, Prof Dr Antulio José de antuliojose@uol.com.br Docente do Curso de Pedagogia da FAEF/ACEG BELGAMO,

Leia mais

POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA RADICAL

POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA RADICAL POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA RADICAL Vanessa Campos de Lara Jakimiu 1 Resumo: O presente estudo, fundamentado no ideário teórico desenvolvido por Giroux traz em seu conteúdo uma

Leia mais

Documentos de Identidade

Documentos de Identidade ISSN 1981-1225 Dossiê Foucault N. 3 dezembro 2006/março 2007 Organização: Margareth Rago & Adilton L. Martins Osvaldo Mariotto Cerezer Professor Departamento de História UNEMAT Correio eletrônico: omcerezer@hotmail.com

Leia mais

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: Questão 1 A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: O desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas

Leia mais

P á g i n a 1. Caderno de formação #4

P á g i n a 1. Caderno de formação #4 P á g i n a 1 P á g i n a 2 REDEFININDO O ANARQUISMO: Este caderno de formação como os anteriores está baseado teoricamente na dissertação de mestrado do militante anarquista Felipe Corrêa intitulada:

Leia mais

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Alice Baggio Weber 1

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

AS PROSPOSTAS DE AULA DO SÉCULO XX. OBJETIVOS Ao nal desta aula o aluno deverá: conhecer um pouco da trajetória da Didática até o início do século XX.

AS PROSPOSTAS DE AULA DO SÉCULO XX. OBJETIVOS Ao nal desta aula o aluno deverá: conhecer um pouco da trajetória da Didática até o início do século XX. AS PROSPOSTAS DE AULA DO SÉCULO XX META Apresentar brevemente a trajetória da didática no século XX. OBJETIVOS Ao nal desta aula o aluno deverá: conhecer um pouco da trajetória da Didática até o início

Leia mais

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PRÁTICA DE ENSINO: BREVES APROXIMAÇÕES. Edna Furukawa Pimentel 1 Jhenifer Vieira da Silva 2 Raniceli Lima Felix 3

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PRÁTICA DE ENSINO: BREVES APROXIMAÇÕES. Edna Furukawa Pimentel 1 Jhenifer Vieira da Silva 2 Raniceli Lima Felix 3 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PRÁTICA DE ENSINO: BREVES APROXIMAÇÕES Edna Furukawa Pimentel 1 Jhenifer Vieira da Silva 2 Raniceli Lima Felix 3 INTRODUÇÃO Este texto trata-se de uma breve sistematização

Leia mais

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1.

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1. RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. PAULO EDUARDO DIAS TADDEI1; PROFESSORA Drª. CONCEIÇÃO PALUDO2 1Universidade

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA RESUMO Aracéli Girardi da Silva 1 As tendências pedagógicas se constituíram no âmago dos movimentos sociopolíticos

Leia mais

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pedagogia da Autonomia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pressupostos a Educação é libertadora desde que o seu sujeito seja

Leia mais

Faculdade Zumbi dos Palmares RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Faculdade Zumbi dos Palmares RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR Faculdade Zumbi dos Palmares Faculdade de Pedagogia RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA JOYCE MOURÃO RODRIGUES

Leia mais

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria 1. (Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo sociedade separadamente

Leia mais

VERTENTES DA EDUCAÇÃO COMO PODEMOS PENSÁ-LA? RESUMO CRÍTICO DO LIVRO DOCUMENTOS E IDENTIDADE

VERTENTES DA EDUCAÇÃO COMO PODEMOS PENSÁ-LA? RESUMO CRÍTICO DO LIVRO DOCUMENTOS E IDENTIDADE VERTENTES DA EDUCAÇÃO COMO PODEMOS PENSÁ-LA? RESUMO CRÍTICO DO LIVRO DOCUMENTOS E IDENTIDADE Resenha do livro Uma introdução às teorias do currículo. SILVA, Tomas Tadeus, 2ª. ed, 9º. reimp. Belo Horizonte:

Leia mais

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA I Fórum da Educação de Jovens e Adultos Região das Águas Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA Professora: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Itumbiara Agosto de 2010

Leia mais

Aspectos Filosóficos da Educação

Aspectos Filosóficos da Educação Professor Leonardo Malgeri Aspectos Filosóficos da Educação Bibliografia GADOTTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999. GADOTTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São

Leia mais

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - PERÍODO JESUÍTICO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - PERÍODO JESUÍTICO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - PERÍODO JESUÍTICO (1549-1759) 1 Contexto da Colonização do Brasil em 1500 Início do Capitalismo Comercial na Europa Formação dos Estados Nacionais Absolutismo monárquico

Leia mais

PARÂMETRO CURRICULAR E O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: UM SABER NECESSÁRIO AO PROFESSOR

PARÂMETRO CURRICULAR E O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: UM SABER NECESSÁRIO AO PROFESSOR PARÂMETRO CURRICULAR E O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: UM SABER NECESSÁRIO AO PROFESSOR Suzanna Neves Ferreira Universidade Federal de Goiás UFG- Regional Jataí RESUMO O presente artigo apresenta os resultados

Leia mais

Ementa: Educação como objeto da Sociologia. Principais abordagens sociológicas do fenômeno educacional. Trabalho e educação. Temas

Ementa: Educação como objeto da Sociologia. Principais abordagens sociológicas do fenômeno educacional. Trabalho e educação. Temas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA/UDESC CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA DEPTO. DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) Prof. Carmen Susana Tornquist Disciplina: Sociologia e Educação:

Leia mais

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA Gadotti (1996) relata que dentre as mudanças estruturais mais importantes introduzidas nas escolas, destacaramse o restabelecimento dos Conselhos de Escola e os Grêmios Estudantis,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas Profa. Karina de M. Conte 2017 DIDÁTICA II Favorecer a compreensão do processo de elaboração, gestão,

Leia mais

A aula como forma de organização do ensino.

A aula como forma de organização do ensino. 27/abr 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes Método e estratégias de ensino. 04/mai 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes - processo de avaliação da

Leia mais