AUTORES: Solange Alves Canavieiras Gigliola Marcos Bernardo de Lima; Ednilza Pereira Farias Dias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTORES: Solange Alves Canavieiras Gigliola Marcos Bernardo de Lima; Ednilza Pereira Farias Dias"

Transcrição

1 TÍTULO: COMPARAÇÃO ENTRE OS AGENTES TÓXICOS ENVOLVIDOS NAS INTOXICAÇÕES POR RATICIDAS NOTIFICADOS AO CENTRO DE ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DA PARAÍBA (CEATOX/PB) E A SINTOMATOLOGIA DESENVOLVIDA AUTORES: Solange Alves Canavieiras (solangecanavieiras@ig.com.br); Gigliola Marcos Bernardo de Lima; Ednilza Pereira Farias Dias INSTITUIÇÃO: Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba CEATOX/PB. Andar Térreo do Hospital Universitário Lauro Wanderley Campus I João Pessoa / PB Fone: (83) Fax: (83) ceatox@hulw.ufpb.br Área temática: Saúde INTRODUÇÃO: O estudo toxicológico das substâncias com atividade raticida passou a ter importância na primeira metade do século XX, quando começaram a ser sintetizados produtos para combater ratos e seus semelhantes, responsáveis por prejuízos em lavouras, armazéns de alimentos e pela transmissão de doenças infecto-contagiosas. O raticida ideal é aquele eficaz na eliminação destes animais e com poucos efeitos indesejáveis sobre os homens. No entanto, a maioria desses produtos pode causar intoxicação grave em seres humanos.

2 Inicialmente, foram usados raticidas derivados de plantas como estricnina e o red squill, ou de compostos inorgânicos, como o tálio e o arsênico. Atualmente, os compostos organossintéticos, como os derivados cumarínicos, substituíram os antigos produtos devido a sua menor toxicidade para os homens. Além deles, diversas classes de produtos químicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas) também têm sido utilizados como raticidas de forma ilegal. Alguns dos raticidas utilizado no passado tiveram seu uso proscrito pela alta toxicidade ou pouca especificidade, porém ainda são encontrados clandestinamente como resultado de fabricações ilegais, entre estes produtos à base de compostos inorgânicos, como a estricnina e o aldicarb. O presente estudo avalia 158 ocorrências registradas pelo CEATOX/PB referentes às intoxicações por raticidas em crianças, jovens e adultos até 81 anos, o tipo do produto envolvido e a sintomatologia desenvolvida. OBJETIVO: Reconhecer os agentes tóxicos mais utilizados como raticidas pela população da cidade de João Pessoa/PB e o quadro clínico desenvolvido, comparando com a sintomatologia descrita na literatura consultada, com vistas ao desenvolvimento de uma abordagem preventiva e curativa nessa comunidade. METODOLOGIA: Foi realizada uma análise retrospectiva de 158 ocorrências (telefônicas e hospitalares) registradas no período de janeiro de 1999 a agosto de 2002, analisando-se as classes de raticidas relacionadas às intoxicações registradas e a sintomatologia desenvolvida. RESULTADOS E DISCUSSÕES:

3 Como diversas classes de substâncias estão envolvidas nas intoxicações por raticidas, é importante saber as sintomatologias desenvolvidas para o estabelecimento de uma correta conduta. Os raticidas anticoagulantes, cumarínicos e compostos derivados indênicos, tem como principal manifestação clínica: sangramento gengival e nasal; tosse, urina, vômitos e fezes com sangue; hematomas e equimoses. Como exemplos de compostos cumarínicos podem ser citados a warfarina, o brodifacoum, o bromadiolone, etc. Os indênicos são a difacinona, o pindone, o valone, entre outros. A estricnina tem seu uso proibido como raticida, porém a distribuição clandestina tem levado a casos de intoxicação. A principal manifestação clínica após ingestão dessa substância é a convulsão, seguida de distúrbios respiratórios. O óbito ocorre devido à insuficiência respiratória. O fluoracetato de sódio tem uso como raticida restrito a situações muito especiais e com o uso comercial proibido. Suas manifestações clínicas são variadas, podendo existir desconforto epigástrico e vômitos (raros); apreensão, alucinação auditivas, nistagmo, fasciculações, alterações da sensibilidade na região da face; excitação do sistema nervoso central, progredindo para convulsões generalizadas; severa depressão neurológica; distúrbios de ritmo cardíaco, pulso alternado, longas seqüências de batimentos ectópicos e taquicardia ventricular podem evoluir para fibrilação ventricular e morte. O Aldicarb, um inseticida potente do grupo dos carbamatos e utilizado ilegalmente como raticida, tem sido responsável por um grande número de óbitos no país. As manifestações clínicas principais são derivadas de uma crise colinérgica aguda, como descritas a seguir: 1. Manifestações muscarínicas: broncoespasmo, dificuldade respiratória, amento de secreção brônquica, cianose, edema pulmonar; falta de apetite, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, incontinência fecal, dor ao defecar; lacrimejamento, salivação, suor excessivo; pupilas contraídas, visão turva; incontinência urinária; bradicardia. 2. Manifestações nicotínicas: fasciculações musculares, cãimbas, fraquezas, ausência de reflexos, paralisia muscular; hipertensão, taquicardia, palidez, pupilas dilatadas.

4 3. Manifestações no sistema nervoso central: inquietação, labilidade emocional, cefaléia, tremores, sonolência, confusão, marcha incoordenada, fraqueza generalizada, depressão do centro respiratório, coma. Diversas classes de substâncias foram envolvidas nas notificações registradas, sendo a classe dos compostos cumarínicos e carbamatos (Aldicarb ) os mais comumente utilizados (Gráfico 1). Esses dados nos trazem um perfil preocupante das intoxicações, haja vista que o Aldicarb, puro ou misturado com outros carbamatos e/ou organofosforados vem sendo comercializado ilegalmente como raticida, com o nome vulgar de chumbinho. O produto ilícito, por vezes, contém ainda materiais espúrios, como pólvora, semente (alpiste), areia, entre outros. Observamos também que além do chumbinho, outros compostos ilegais são amplamente utilizados como a estricnina e o fluoracetato de sódio. Gráfico 1 - Compostos mais comuns nas intoxicações por raticidas Difethialone chumbinho Estricnina Nº de casos Raticidas Comostos cumarínicos Desconhecido Fluoracetato de sódio Cianeto Não classificado As substâncias mais utilizadas foram, respectivamente, o carbamato Aldicarb, vulgarmente conhecido como chumbinho, totalizando 33,96% dos casos notificados, seguidos pelos raticidas cumarínicos (23,27%) e estricnina (7,54%). A falta de informação correta sobre o tóxico no que se refere ao nome do produto químico e/ou devido à procedência ilícita deste, dificultaram a classificação dos raticidas e foram responsáveis pela elevada porcentagem de raticidas desconhecidos (32,70%). A sintomatologia desenvolvida foi descrita na tabela 1. Tabela 1 Manifestações clínicas observadas nas intoxicações por raticidas LOCAL AFETADO MANIFESTAÇÕES

5 Sistema Nervoso Central Sonolência (5); Coma (5); Torpor (5); Tremores (3); Convulsões (2); Cianose (1); Inconsciência (1); Agitação (1); Vertigens (1); Cefaléia(1). Olhos Miose (8); Visão turva (1). Aparelho Respiratório Sistema Cardiovascular Aparelho Digestivo Glândulas Sudoríparas Gânglios Simpáticos Manifestações Sistêmicas Distúrbios Hidro- Eletrolíticos Aumento de secreção (5); Broncoespasmo (2); Dispnéia (2); Taquipnéia (1); Cianose (1); Tosse(1). Taquicardia (7); Hipertensão (24); Bradicardia (1); Hipotensão (1); Hemorragia (1); Dor precordial (1); Parada Cárdio-respiratória (1). Êmese (27); Dor epigástrica (9); Diarréia (7); Sialorréia (5); Náuseas (1); Dor abdominal/cólicas (1). Sudorese aumentada (7). Palidez (3); Hipertensão(1). Hipotermia (1). Hemorragia (1); Desidratação (1). Assintomáticos (33). Não relatados (14). * Os valores contidos nos parênteses correspondem à quantidade de registros das manifestações clínicas. As principais sintomatologias descritas foram àquelas relacionadas com os distúrbios muscarínicos (miose, sudorese, sialorréia, etc), o que confirma a maior incidência de intoxicação por raticidas da classe dos carbamatos na população atendida pelo CEATOX/PB no período de janeiro de 1999 a agosto de Foram relatados dois casos de óbitos, um pelo uso do chumbinho e o outro devido à associação do chumbinho com o fluoracetato de sódio.

6 CONCLUSÃO: Através desse estudo observou-se uma correlação da sintomatologia desenvolvida e os raticidas mais comuns nas intoxicações, traçando um perfil de intoxicações por raticidas diferente do restante do Brasil, onde o maior responsável por intoxicações refere-se a compostos cumarínicos. A importância da sintomatologia está na decisão da conduta clínica frente às intoxicações, haja vista que nem sempre os produtos referidos no rótulo refletem a real composição, podendo haver misturas entre compostos (o que dificulta a conduta) e falta de informação sobre o tóxico. É preocupante o crescimento vertiginoso da comercialização ilegal de produtos pela falta de controle pelos órgãos competentes, neste caso as superintendências de vigilância sanitária e a própria polícia. Muitos ambulantes falsificam os produtos, misturando grafite, milho moído, farinha de trigo ou areia. E mais: há casos de misturas cuja composição reúne também organofosforados (pesticidas de alto poder de toxicidade) e cumarínicos (raticidas de fato), o que dificulta o tratamento médico no caso de ingestão acidental. O flagrante de uma negociação ilegal do Aldicarb pode levar à cadeia tanto quem vende como quem compra. O fornecedor e o receptador infringem o artigo 56 da Lei (crimes ambientais), de 1998, podendo ser condenados a penas de um a quatro anos de reclusão. O crime é inafiançável, segundo a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. No caso de estabelecimentos comerciais, o proprietário ainda corre o risco de ter de pagar uma multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 2 milhões. Na reincidência, o estabelecimento pode ser fechado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M.B. Toxicologia na Prática Clínica. Belo Horizonte: Folium, 2001, pp , e CALDAS, LUI QUIRINO DE ARAUJO. Intoxicações Exógenas Agudas por Carbamatos, Organofosforados, Compostos Bipiridílicos e Piretróides. Niterói (RJ): 2000, pp

7 3. CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA/RS. Aldicarb. In: Monografias em Toxicologia de Urgência. Vol 4, Porto Alegre: ATOX, 2000, pp CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA/RS. Brodifacoum. In: Monografias em Toxicologia de Urgência. Vol 1, Porto Alegre: ATOX, 2000, pp CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA/RS. Bromadiolone. In: Monografias em Toxicologia de Urgência. Vol 3, Porto Alegre: ATOX, 2000, pp CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA/RS. Estricnina. In: Monografias em Toxicologia de Urgência. Vol 6, Porto Alegre: ATOX, 2000, pp CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA/RS. Fluoracetato de sódio. In: Monografias em Toxicologia de Urgência. Vol 3, Porto Alegre: ATOX, 2000, pp CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA/RS. Warfarin. In: Monografias em Toxicologia de Urgência. Vol 2, Porto Alegre: ATOX, 2000, pp LARINI, LOURIVAL. Toxicologia. São Paulo: Manole, 1987, pp e SCHVARTSMAN, SAMUEL. Intoxicações Agudas. 4 ed, São Paulo: SARVIER, pp ZENECA. Tratamento de intoxicações por raticidas anticoagulantes. São Paulo: Zeneca, WONG, A.; GIKAS, R.C.; FRUCHTENGARTEN, L. Intoxicações por Inseticidas e Raticidas. São Paulo: Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo.

INSTITUIÇÃO: Área temática: Saúde INTRODUÇÃO

INSTITUIÇÃO: Área temática: Saúde INTRODUÇÃO CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DA PARAÍBA (CEATOX/PB) NO PROCESSO DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES INTOXICADOS POR RATICIDAS: ESTUDO RETROSPECTIVO DOS CASOS OCORRIDOS NO PERÍODO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA INFORMATIVA: NOTIFICAÇÃO DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA POR AGROTÓXICOS NO SINAN O Brasil atualmente é o maior consumidor mundial de agrotóxicos,

Leia mais

INSTITUIÇÃO:UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. ÁREA TEMÁTICA: Saúde OBJETIVOS

INSTITUIÇÃO:UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. ÁREA TEMÁTICA: Saúde OBJETIVOS TÍTULO: CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO DIVULGAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DA PARAÍBA NA PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÃO E ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS AUTORES: Lidiany Menezes

Leia mais

CASOS CLÍNICOS. TOXICOLOGIA CARBAMATOS R1 Renata R2 Maysa Profa Palmira Profa Alessandra

CASOS CLÍNICOS. TOXICOLOGIA CARBAMATOS R1 Renata R2 Maysa Profa Palmira Profa Alessandra CASOS CLÍNICOS TOXICOLOGIA CARBAMATOS R1 Renata R2 Maysa Profa Palmira Profa Alessandra CASO 1 ATENDIMENTO POR TELEFONE Data: 30/03/14 18:00h ID: Paciente, sexo feminino, 63 anos, de Ituverava. HMA: Paciente

Leia mais

A determinação da agressão do sistema nervoso, dependerá da capacidade de penetração hematencefálica ou hematoneural pelos agentes neurotóxicos

A determinação da agressão do sistema nervoso, dependerá da capacidade de penetração hematencefálica ou hematoneural pelos agentes neurotóxicos A determinação da agressão do sistema nervoso, dependerá da capacidade de penetração hematencefálica ou hematoneural pelos agentes neurotóxicos As diferentes respostas a esses agentes são influenciadas

Leia mais

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues INTOXICAÇÕES EXÓGENAS

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues INTOXICAÇÕES EXÓGENAS Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues INTOXICAÇÕES EXÓGENAS 1 CONCEITO Intoxicação é o prejuízo causado em sistemas orgânicos (nervoso, respiratório, cardiovascular, etc.) devido à absorção de alguma

Leia mais

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar tóxico ou veneno Qualquer substância nociva que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em um ou mais sistemas INTOXICAÇÕES E ENVENAMENTOS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fisiológicos

Leia mais

ENVENENAMENTO POR CARBAMATO: RELATO DE CASO Wellison Nóbrega de Oliveira 1 Erick Xavier da Silva 2 Janaina Ribeiro de Sousa 3

ENVENENAMENTO POR CARBAMATO: RELATO DE CASO Wellison Nóbrega de Oliveira 1 Erick Xavier da Silva 2 Janaina Ribeiro de Sousa 3 Derecho y Cambio Social ENVENENAMENTO POR CARBAMATO: RELATO DE CASO Wellison Nóbrega de Oliveira 1 Erick Xavier da Silva 2 Janaina Ribeiro de Sousa 3 Fecha de publicación: 01/04/2014 RESUMO O Carbofurano

Leia mais

Intoxicações Exógenas

Intoxicações Exógenas Intoxicações Exógenas Dr. José Sabino de Oliveira josesabinodeoliveira@gmail.com Definição Intoxicações exógenas agudas podem ser definidas como as consequências clínicas e/ou bioquímicas devido a exposição

Leia mais

Intoxicações Exógenas

Intoxicações Exógenas Curso de Especialização em Emergência e Terapia Intensiva Intoxicações Exógenas Recife, 23 de agosto de 2013 Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc Objetivos da Aula Identificar a Epidemiologia das intoxicações

Leia mais

Cumarínicos. Exposições a Raticidas Legais

Cumarínicos. Exposições a Raticidas Legais Exposições a Raticidas Legais Sony Itho 2016 Introdução Raticida perfeito: Eficaz na eliminação dos ratos Sem efeitos indesejáveis para humanos 1940:derivados cumarínicos Década de 70: superwarfarins Hoje,

Leia mais

TOXIDROMES AGUDAS. halogenados

TOXIDROMES AGUDAS. halogenados TOXIDROMES AGUDAS gases irritantes gases asfixiantes colinérgicos corrosivos hidrocarbonetos altamente hidrosolúveis medianamente hidrosolúveis pouco hidrossolúveis simples químicos ou sistêmicos pesticidas

Leia mais

Toxicologia. Armando Meyer NESC/UFRJ

Toxicologia. Armando Meyer NESC/UFRJ Toxicologia Armando Meyer NESC/UFRJ TOXICOLOGIA TODA SUBSTÂNCIA QUÍMICA É TÓXICA! TODA SUBSTÂNCIA QUÍMICA É CAPAZ DE PRODUZIR UM EFEITO ADVERSO TOXICOLOGIA Era do Iluminismo Paracelsus (1493-1541) Considerado

Leia mais

inibe ou altera gravemente as funções do sistema nervoso, provocando uma alteração química ou estrutural

inibe ou altera gravemente as funções do sistema nervoso, provocando uma alteração química ou estrutural Substância neurotóxica? inibe ou altera gravemente as funções do sistema nervoso, provocando uma alteração química ou estrutural Neurotoxicidade? a capacidade de algumas substâncias de induzir efeitos

Leia mais

Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas Oficiais de Informação e Desafios para Realização de Estudos Epidemiológicos

Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas Oficiais de Informação e Desafios para Realização de Estudos Epidemiológicos Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Centro de Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte PARA SALVAR VIDAS 3232-7969 Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM ANIMAIS

INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM ANIMAIS INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM ANIMAIS Dieysson Gonçalves de Souza Graduando em Medicina Veterinária, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Maryane Santos de Oliveira Graduanda em Medicina Veterinária,

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Recursos de estudo na Área do Aluno Site SJT Educação Médica Aula À La Carte Simulados Presenciais e on-line Cursos Extras Antibioticoterapia Prático SJT Diagnóstico por imagem Eletrocardiografia Revisão

Leia mais

Principais Terminologias Utilizadas na Enfermagem

Principais Terminologias Utilizadas na Enfermagem Principais Terminologias Utilizadas na Enfermagem Estado Geral Astenia: debilidade, sensação de fraqueza. Apatia: indiferença, falta de afetividade. Atonia: perda da força motora dos músculos. Atrofia

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas Bebida % de Álcool Cerveja "light" 3,5%

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas licas Bebida % de Álcool Cerveja "light"

Leia mais

Termo Técnico. Prof.ª Mariana

Termo Técnico. Prof.ª Mariana Termo Técnico Prof.ª Mariana QUAL A FINALIDADE DE USAR TERMO TÉCNICO? Padronizar a linguagem formal entre equipe de enfermagem e demais membros que fazem parte da equipe multiprofissional. A equipe de

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

TOXICOLOGIA: histórico. Toxicologia Moderna ( )

TOXICOLOGIA: histórico. Toxicologia Moderna ( ) TOXICOLOGIA: histórico Toxicologia Moderna (1900 - ) Evolução do faturamento líquido da industria química no Brasil (1995-2006) Evolução da produção da industria química no Brasil (1990-2006) Produção

Leia mais

Agrotóxicos liberados para pulverização aérea no Paraná

Agrotóxicos liberados para pulverização aérea no Paraná Agrotóxicos liberados para pulverização aérea no Paraná Agrotóxicos liberados para pulverização aérea para soja, por classe, Paraná, 2015 n=304 120 103 100 93 90 80 60 40 acaricida,fungicida acaricida,inseticida

Leia mais

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO TREINAMENTO A maioria das PCRs intra-hospitalares são evitáveis (~ 85%) Até 70% são secundárias a insuficiência respiratória ou deterioração neurológica. Porque as PCRs não são evitadas? Atraso diagnóstico

Leia mais

Intoxicações por raticidas cumarínicos. Dra. Adriana Mello Barotto

Intoxicações por raticidas cumarínicos. Dra. Adriana Mello Barotto Intoxicações por raticidas cumarínicos Dra. Adriana Mello Barotto cit@hu.ufsc.br Importância epidemiólogica As intoxicações por raticidas, especialmente do grupo do superwarfarin, têm sido as intoxicações

Leia mais

Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Preventiva Disciplina Saúde e Trabalho

Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Preventiva Disciplina Saúde e Trabalho Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Preventiva Disciplina Saúde e Trabalho Neurotoxicologia Local de ação e tipo de lesões causadas nas intoxicações por substâncias

Leia mais

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira Procedimentos de Emergência Obstrução das Vias Aéreas MANOBRA DE HEIMLICH Obstrução das Vias Aéreas Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo

Leia mais

Intoxicações. Nada é veneno, tudo é veneno, a dose é que faz o PARACELSO. Rodrigo Almeida Bombeiro de 1.ª, FTS ENB RA 2011

Intoxicações. Nada é veneno, tudo é veneno, a dose é que faz o PARACELSO. Rodrigo Almeida Bombeiro de 1.ª, FTS ENB RA 2011 Intoxicações Rodrigo Almeida Bombeiro de 1.ª, FTS ENB Nada é veneno, tudo é veneno, a dose é que faz o veneno PARACELSO 1 Via de Exposição Via digestiva; Via respiratória; Via ocular; Via de Exposição

Leia mais

José Barbosa da Silva Júnior, Hemerson Iury Ferreira Magalhães

José Barbosa da Silva Júnior, Hemerson Iury Ferreira Magalhães Perfil Epidemiológico de intoxicação por agrotóxico notificada por um Centro de referência em um hospital universitário na Paraíba José Barbosa da Silva Júnior, Hemerson Iury Ferreira Magalhães Resumo:

Leia mais

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CAUSAS TIPOS DE CHOQUE SINAIS & SINTOMAS GERAIS DO CHOQUE ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CONCEITO FALÊNCIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO INCAPACIDADE

Leia mais

WINTER AP cápsulas Bula - Paciente

WINTER AP cápsulas Bula - Paciente 1 Cápsulas I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Winter AP maleato de dexbronfeniramina e sulfato de pseudoefedrina APRESENTAÇÕES Winter AP (6 mg de maleato de dexbronfeniramina + 120 mg de sulfato de pseudoefedrina):

Leia mais

I MÓDULO Grandes Síndromes Clínicas: Sinais e Sintomas 6 Semanas: 1ª a 6ª semana SEMANA DIA HORÁRIO PROF. SALA CONTEÚDO

I MÓDULO Grandes Síndromes Clínicas: Sinais e Sintomas 6 Semanas: 1ª a 6ª semana SEMANA DIA HORÁRIO PROF. SALA CONTEÚDO Distribuição Esquemática das Atividades Didáticas do Curso de Medicina - UFSJ/SEDE 4º PERÍODO Semana Unidades Curriculares Turno Seg Ter Qua Qui Sex 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Módulo

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS SETOR DE FARMACOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS SETOR DE FARMACOLOGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS SETOR DE FARMACOLOGIA TÍTULO: Envenenamentos sob o ponto de vista Farmacológico Intoxicações exógenas. Prof. Fernando Amarante

Leia mais

1. O que é Transpulmina (Infantil) supositórios e para que é utilizado. 2. O que precisa saber antes de utilizar Transpulmina (Infantil) supositórios

1. O que é Transpulmina (Infantil) supositórios e para que é utilizado. 2. O que precisa saber antes de utilizar Transpulmina (Infantil) supositórios Folheto informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Infantil) Associação Supositório Cânfora Eucaliptol Mentol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Asma Brônquica Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Conceito: Doença caracterizada por ataques agudos e recorrentes de dispnéia, tosse e expectoração tipo mucóide. A falta

Leia mais

DOMISSANITÁRIOS. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Profa.Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus

DOMISSANITÁRIOS. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Profa.Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Estudos de Saúde Coletiva -IESC/UFRJ DOMISSANITÁRIOS Profa.Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus carmenfroes@iesc.ufrj.br DEFINIÇÃO: A substância ou a preparação

Leia mais

Intoxicação Envenenamento

Intoxicação Envenenamento Intoxicação Envenenamento 1 Veneno é toda substância que, se introduzida no organismo em quantidade suficiente, pode causar danos temporários ou permanentes. 2 1 De acordo com o Sistema Nacional de Informações

Leia mais

PÓS-COLHEITA GRAOLIN 500 EC LINHA. Marca Comercial: Registro no MAPA: Ingrediente Ativo (Nome Comum): Ingrediente Ativo (Nome Químico): Nº CAS:

PÓS-COLHEITA GRAOLIN 500 EC LINHA. Marca Comercial: Registro no MAPA: Ingrediente Ativo (Nome Comum): Ingrediente Ativo (Nome Químico): Nº CAS: GRAOLIN 500 EC LINHA PÓS-COLHEITA AGORA SEUS GRÃOS ARMAZENADOS ESTARÃO MAIS PROTEGIDOS Marca Comercial: Graolin 500 EC Registro no MAPA: 0515 Ingrediente Ativo (Nome Comum): Pirimifós-Metílico (Pirimiphos-Methyl)

Leia mais

1. O que é Transpulmina (Adulto) supositórios e para que é utilizado. Se não se sentir melhor ou piorar após 3 dias, tem de consultar um médico.

1. O que é Transpulmina (Adulto) supositórios e para que é utilizado. Se não se sentir melhor ou piorar após 3 dias, tem de consultar um médico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Adulto) Associação Supositório Cânfora Eucaliptol Mentol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 05/07/2007

Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 05/07/2007 Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Trióxido de Arsênio Código do produto : 002.076 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : Metalloys

Leia mais

INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS ( )

INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS ( ) INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS (2011-2014) Mariana Severo Pimenta¹; Karla Simone Maia da Silva¹; Mayrla de Sousa Coutinho¹; NíciaStellita Da

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

ASPECTOS CLÍNICOS NO USO DE REPELENTES

ASPECTOS CLÍNICOS NO USO DE REPELENTES ASPECTOS CLÍNICOS NO USO DE REPELENTES ANTHONY WONG DIRETOR MÉDICO DO CEATOX DO HOSPITAL DAS CLINICAS - FMUSP ASSESSOR DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DE MEDICAMENTOS DA OMS OS REPELENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO

Leia mais

MINOTON. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 24 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A.

MINOTON. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 24 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A. MINOTON Solução Injetável 24 mg/ml MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 MINOTON aminofilina APRESENTAÇÃO Solução Injetável. Embalagem contendo 100 ampolas com 10 ml de solução injetável na concentração de

Leia mais

1) Neurônio Neurônio (SNC) 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor. Receptores muscarínicos. Receptores Muscarínicos. 3) Neurônio pré e pós ganglionar

1) Neurônio Neurônio (SNC) 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor. Receptores muscarínicos. Receptores Muscarínicos. 3) Neurônio pré e pós ganglionar Colinérgicos Sinapses Colinérgicas e Receptores 1) Neurônio Neurônio (SNC) 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Receptores muscarínicos

Leia mais

O que você precisa saber sobre o uso correto e seguro de produtos à base de acefato. Cartilha informativa

O que você precisa saber sobre o uso correto e seguro de produtos à base de acefato. Cartilha informativa O que você precisa saber sobre o uso correto e seguro de produtos à base de acefato Cartilha informativa Colega agricultor Nós, que aplicamos agrotóxicos na lavoura, sabemos quanto cuidado, atenção e responsabilidade

Leia mais

Agentes tóxicos para cães e gatos: produtos químicos

Agentes tóxicos para cães e gatos: produtos químicos Agentes tóxicos para cães e gatos: produtos químicos Volume III Autora: Médica Veterinária Carolina Rocha Sobre a autora Carolina Rocha é médica veterinária formada na Universidade de São Paulo (USP),

Leia mais

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência Urgência e Emergência CHOQUE Choque Um estado de extrema gravidade que coloca em risco a vida do paciente. Dica: Em TODOS os tipos de choques ocorre a queda da pressão arterial e, consequentemente, um

Leia mais

Efeitos do mercúrio à saúde e no ambiente

Efeitos do mercúrio à saúde e no ambiente IV SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS - SHS 2011 São Paulo - 26 e 27 de setembro de 2011 Efeitos do mercúrio à saúde e no ambiente Gilmar da Cunha Trivelato Pesquisador Titular Fundação Jorge Duprat Figueiredo

Leia mais

É indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave

É indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave TRAMADOL HCL (A2) Identificação: Fórmula Molecular: C16H25NO2HCL PM: 299,8 DCB: 08807 ( HCL) CAS: 36282-47-0 Fator de correção: Aplicável Uso: Oral e retal Propriedades: Cloridrato de, é um analgésico

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

Aminofilina. Hipolabor Farmacêutica Ltda. Solução Injetável. 24mg/ml

Aminofilina. Hipolabor Farmacêutica Ltda. Solução Injetável. 24mg/ml Aminofilina Hipolabor Farmacêutica Ltda. Solução Injetável 24mg/ml 1 aminofilina Medicamento genérico Lei 9.787, de 1999 NOME GENÉRICO: aminofilina FORMA FARMACÊUTICA: Solução Injetável APRESENTAÇÕES:

Leia mais

aminofilina Solução injetável 24mg/mL

aminofilina Solução injetável 24mg/mL aminofilina Solução injetável 24mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE aminofilina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Solução injetável 24mg/mL Embalagem contendo 50 ampolas

Leia mais

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão.

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. Sinais e sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia, náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar,

Leia mais

Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal. Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP

Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal. Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP Reconhecimento do ritmo cardíaco sinusal Profa Dra Rita de Cassia Gengo e Silva Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - EEUSP Objetivos da aula Ao final da aula, o estudante deverá ser capaz de Descrever

Leia mais

1) Neurônio Neurônio (SNC) Receptores muscarínicos e nicotínicos. 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor Receptores muscarínicos

1) Neurônio Neurônio (SNC) Receptores muscarínicos e nicotínicos. 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor Receptores muscarínicos Colinérgicos Sinapses Colinérgicas e Receptores 1) Neurônio Neurônio (SNC) Receptores muscarínicos e nicotínicos Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia 2) Neurônio pós ganglionar

Leia mais

NAFTA Sinonimia: Numero CAS: Numero NIOSH: Numero ONU: Composicao: Descricao: Propriedades Fisico-Quimicas:

NAFTA Sinonimia: Numero CAS: Numero NIOSH: Numero ONU: Composicao: Descricao: Propriedades Fisico-Quimicas: NAFTA NAPHTHA Sinonimia: Petróleo Destilado, Álcool de Petróleo, Solvente de Nafta Numero CAS: 8030-30-6 Numero NIOSH: Numero ONU: 1255 Composicao: Enxofre, Naftênicos, Olefinas e Parafinas. Descricao:

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de. Definir:

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de. Definir: Estado de Choque OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de Definir: Estado de Choque; Classificação do Estado de Choque; Sinais e sintomas; Choque compensado / descompensado; Conduta no tratamento

Leia mais

ASMAPEN (aminofilina)

ASMAPEN (aminofilina) ASMAPEN (aminofilina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Injetável 24mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: ASMAPEN aminofilina APRESENTAÇÃO Solução Injetável Embalagem contendo

Leia mais

Agrotóxicos. O que são? Como são classificados? Quais os sintomas de cada grupo químico?

Agrotóxicos. O que são? Como são classificados? Quais os sintomas de cada grupo químico? Dica de Bolso Agrotóxicos O que são? Como são classificados? Quais os sintomas de cada grupo químico? 12 1 O QUE SÃO AGROTÓXICOS? Agrotóxicos, também chamados de pesticidas, praguicidas, biocidas, fitossanitários,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II. Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II. Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II Profª Bárbara Tarouco da Silva Rio Grande 2012/1 semestre Complicações

Leia mais

LESÕES DE CRÂNIO. traumatismos

LESÕES DE CRÂNIO. traumatismos LESÕES DE CRÂNIO traumatismos FRATURAS DE CRÂNIO ABERTAS & FECHADAS LESÕES ENCEFÁLICAS, CONTUSÃO E CONCUSSÃO SINAIS & SINTOMAS DO TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO (TCE) TRAUMATISMOS DE FACE: SINAIS & SINTOMAS LESÃO

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Página 1 de 7 Produto: MOSCAFIN PLUS Data / Atualizada em: 12/12/2002 MOSCAFIN PLUS

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Página 1 de 7 Produto: MOSCAFIN PLUS Data / Atualizada em: 12/12/2002 MOSCAFIN PLUS Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Página 1 de 7 1. Identificação do produto e da empresa MOSCAFIN PLUS Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. Rod.

Leia mais

BIOQUÍMICA E METABOLISMO DOS MICRONUTRIENTES NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL

BIOQUÍMICA E METABOLISMO DOS MICRONUTRIENTES NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL BIOQUÍMICA E METABOLISMO DOS MICRONUTRIENTES NA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL Profa. Dra. Maria Rosimar Teixeira Matos Docente do Curso de Nutrição da UECE TERAPIA NUTRICIONAL Suprir as necessidades

Leia mais

Trioxido de Antimônio Página 1 de 6 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/01/2006

Trioxido de Antimônio Página 1 de 6 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/01/2006 Trioxido de Antimônio Página 1 de 6 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Trióxido de Antimônio Código do produto : 002.064 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 :

Leia mais

Disfunções do Sistema Cardíaco. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Disfunções do Sistema Cardíaco. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Disfunções do Sistema Cardíaco Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho ARRITIMIAS CARDÍACAS Arritimias mais Frequentes Taquicardia > 100 bpm Bradicardia > 60 bpm Fibrilação Flutter Atrial > 300 bpm Assistolia

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Pág. 1/5 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: RI-DO-RATO PLUS Código do Produto: 100.014 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

DOSE EFEITO DO ETANOL

DOSE EFEITO DO ETANOL Alcoolismo Efeitos Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelhamse às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol

Leia mais

TT-EEFEUSP TT-EEFEUSP

TT-EEFEUSP TT-EEFEUSP emergências ambientais Exposição a condições extremas de temperatura Calor EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Frio Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência queimadura solar Eritema e dor na pele que se inicia

Leia mais

XILONIBSA 2% com epinefrina contém lidocaína base 31,14 mg/1,8 ml e epinefrina base 0,0225 mg/1,8 ml.

XILONIBSA 2% com epinefrina contém lidocaína base 31,14 mg/1,8 ml e epinefrina base 0,0225 mg/1,8 ml. XILONIBSA 2% com Epinefrina FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO X I L O N I B S A 2% com EPINEFRINA COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA XILONIBSA 2% com epinefrina contém lidocaína base 31,14

Leia mais

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Dolamin clonixinato de lisina 125 mg Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido revestido contém: clonixinato

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA - DEPENDÊNCIA QUÍMICA Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre

Leia mais

INTOXICAÇÕES E ENVENENAMENTOS. Ângela Cristina Lopes

INTOXICAÇÕES E ENVENENAMENTOS. Ângela Cristina Lopes INTOXICAÇÕES E ENVENENAMENTOS Ângela Cristina Lopes Atualmente, aumentam mundialmente e, em particular no Brasil os números de casos e a gravidade das denominadas "intoxicações e envenenamentos". Segundo

Leia mais

número 09 - agosto/2015 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 09 - agosto/2015 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 09 - agosto/2015 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida

Leia mais

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional 7a. Aula - Modo

Leia mais

PARATION PARATHION. Numero CAS: Numero NIOSH: RTECS TF4550. Numero ONU: Composicao: Descricao: Propriedades Fisico-Quimicas:

PARATION PARATHION. Numero CAS: Numero NIOSH: RTECS TF4550. Numero ONU: Composicao: Descricao: Propriedades Fisico-Quimicas: PARATION PARATHION Sinonimia: 0,0? DIETIL 0? (p? NITROFENIL) FOSFOROTIOATO; ETIL PARATION; ÁCIDO FOSFOROTIÓICO; 0, 0? DIETIL 0? p? NITROFENIL; ÉSTER 0,0? DIETIL 0 (p? NITROFENIL) TIOFOSFATO; DIETIL PARATION;

Leia mais

TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO Prof.ª Leticia Pedroso Anatomia: Crânio e Cérebro Órgãos nobre, de extrema importância na vida do ser humano!! TCE - Principal causa de morte, especialmente em jovem. Brasil

Leia mais

GRAU DE PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO AO RISCO DO USO DE INSETICIDAS DOMÉSTICO.

GRAU DE PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO AO RISCO DO USO DE INSETICIDAS DOMÉSTICO. GRAU DE PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO AO RISCO DO USO DE INSETICIDAS DOMÉSTICO. Natly Lopes Lages Soraya Garcia Audi Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU, São Paulo, S.P., Brasil

Leia mais

CÁLCIO Função: Sintomas de deficiência: Sintomas de excesso: CLORO Função: Sintomas de deficiência: Sintomas de excesso: COBALTO Função:

CÁLCIO Função: Sintomas de deficiência: Sintomas de excesso: CLORO Função: Sintomas de deficiência: Sintomas de excesso: COBALTO Função: CÁLCIO Função: Transforma o tecido mole em tecido ósseo, o processo é chamado ossificação. O tecido ósseo atua como reserva de cálcio. Necessário para manter a permeabilidade normal das células. Sintomas

Leia mais

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio OS PULSOS E AS FUNÇÕES PERTINENTES PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro há inflamação, respiração dificultosa; 1 Pulso macio - pouco perceptível há atonia esgotamento

Leia mais

Farmacoterapia de Distúrbios Cardiovasculares. Profa. Fernanda Datti

Farmacoterapia de Distúrbios Cardiovasculares. Profa. Fernanda Datti Farmacoterapia de Distúrbios Cardiovasculares Profa. Fernanda Datti Circulação Batimentos cardíacos células musculares células neuromusculares Nodo sinoatrial (SA) Nodo atrioventricular (AV) Sistema Purkinje

Leia mais

Ophtcol. Ophthalmos S/A Solução intraocular 0,1 mg/ml

Ophtcol. Ophthalmos S/A Solução intraocular 0,1 mg/ml Ophtcol Ophthalmos S/A Solução intraocular 0,1 mg/ml OPHTCOL cloreto de carbacol Solução Ocular Injetável Estéril APRESENTAÇÃO: Ophtcol é apresentado em embalagem estéril contendo 1 frasco-ampola com 2

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Pág. 1/5 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: RIGON BLOCO Código do Produto: 100.029/100.033/100.034 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Última revisão: 10/01/2014 Revisão: 01 1. Identificação do produto e do fabricante Nome do produto: Amylase Código do produto: 1770020 Identificação

Leia mais

CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA

CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues CONCEITO FALHA CIRCULATÓRIA HIPOPERFUSÃO HIPÓXIA 1 FISIOPATOLOGIA MORTE CELULAR 2 MECANISMOS COMPENSATÓRIOS AUMENTO DA ATIVIDADE SIMPÁTICA 3 COMPENSAÇÃO RESPIRATÓRIA

Leia mais

Fármacos ativadores de colinoceptores e inibidores da acetilcolinesterase

Fármacos ativadores de colinoceptores e inibidores da acetilcolinesterase Projeto: Atualização em Farmacologia Básica e Clínica Curso: Farmacologia Clínica do Sistema Nervoso Autônomo Fármacos ativadores de colinoceptores e inibidores da acetilcolinesterase Prof. Dr. Gildomar

Leia mais

Problemas Endócrinos. Prof.º Enf.º Esp. Diógenes Trevizan

Problemas Endócrinos. Prof.º Enf.º Esp. Diógenes Trevizan Problemas Endócrinos Prof.º Enf.º Esp. Diógenes Trevizan Pâncreas Produz um hormônio chamado insulina que é fundamental para a manutenção da vida. As células alfa são células endócrinas nas ilhotas de

Leia mais

Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG

Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG Gasometria Arterial Profª Allana dos Reis Corrêa Enfermeira SAMU BH Mestranda em Enfermagem UFMG Gasometria arterial Por quê a Gasometria se temos o Oxímetro de pulso e Capnógrafo? Gasometria Arterial

Leia mais

Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Agente tóxico

Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Intoxicações. Agente tóxico Agente tóxico Substância química ou agente físico capaz de promover efeito nocivo no organismo, seja alteração funcional ou óbito M.V. Guilherme Sposito mvguilherme@yahoo.com Xenobiótico Toxinas Substância

Leia mais

DDS Benzeno. Benzeno (C 6 H 6 )

DDS Benzeno. Benzeno (C 6 H 6 ) Benzeno (C 6 H 6 ) O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência.

Leia mais

Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 2. Profª. Leilane Verga

Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 2. Profª. Leilane Verga Traumatologia Parte 2 Profª. Leilane Verga Pressão atmosférica Questões PRESSÃO ATMOSFÉRICA Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Fonte: Alunos Online

Leia mais

MERCÚRIO. José Roberto Teixeira. Outubro/2007. PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional

MERCÚRIO. José Roberto Teixeira. Outubro/2007. PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional MERCÚRIO José Roberto Teixeira Outubro/2007 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional Toxicologia Todas as substâncias são venenos. A dose correta diferencia o veneno de um remédio. Paracelsus

Leia mais

RENACIAT. Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica. Coordenação: ANVISA (Gerência Geral de Toxicologia)

RENACIAT. Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica. Coordenação: ANVISA (Gerência Geral de Toxicologia) RENACIAT Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica Coordenação: ANVISA (Gerência Geral de Toxicologia) Fundação Oswaldo Cruz (SINITOX) Disque Intoxicação 0800-722-6001 RENACIAT

Leia mais

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 Denominações Correspondentes: Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTAs) Doenças Veiculadas por Água e Alimentos Enfermidades Veiculadas por Água e Alimentos

Leia mais

Niquitin. GlaxoSmithKline. Pastilha. nicotina 2mg e 4mg

Niquitin. GlaxoSmithKline. Pastilha. nicotina 2mg e 4mg Niquitin GlaxoSmithKline Pastilha nicotina 2mg e 4mg NiQuitin nicotina APRESENTAÇÕES e 4mg). USO ORAL - USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO: NiQuitin 2mg: Cada pastilha contém 2 mg de nicotina.

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Rivastigmina Generis Phar

2. O que precisa de saber antes de tomar Rivastigmina Generis Phar Folheto informativo: Informação para o doente Rivastigmina Generis Phar 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis Phar 6 mg

Leia mais

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda.

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda. Secretaria de Vigilância em Saúde Espectro clínico O período de incubação intrínseco, que ocorre no ser humano, é em média de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O extrínseco, que ocorre no vetor,

Leia mais