Extrato de Alcachofra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Extrato de Alcachofra"

Transcrição

1 Atualização em Nutracêuticos 1 Extrato de Alcachofra Opção fitoterápica eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável 1. O extrato de alcachofra reduz os sintomas da dispepsia e apresenta benefícios nos pacientes com síndrome do intestino irritável 2. Além dos benefícios na dispepsia, o extrato de alcachofra atua no tratamento de desordens hepáticas 5 e no aumento do peristaltismo 4.

2 % 2 Estudo avalia o efeito da terapia com extrato de alcachofra sobre os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII) associada à dispepsia 1. Neste estudo, 28 pacientes diagnosticados com dispepsia e sintomas de SII foram divididos em dois grupos: Grupo 1 Extrato de alcachofra 32mg ao dia. Grupo 2 Extrato de alcachofra 64mg ao dia. O tratamento teve duração de dois meses. Foram avaliados parâmetros como: incidência de pacientes com SII, padrão intestinal, além de índice específico (Nepean Dyspepsia Index - NDI) e índice NDI relacionado à qualidade de vida. Os resultados foram comparados antes e ao final dos dois meses. O tratamento com extrato de alcachofra em ambos os grupos diminuiu a incidência de SII em 24,6% dos pacientes (ρ<,1); No início do estudo, mais da metade dos pacientes relatou padrão intestinal alternando diarreia/constipação, mas após tratamento houve mudança significativa para normal (ρ<,1); Houve diminuição significativa nas pontuações obtidas através no teste NDI, com uma redução total na pontuação em 41% (ρ<,1); No teste de NDI relacionado à qualidade de vida, houve melhora significativa nas pontuações finais em relação às pontuações iniciais, demonstrando que o tratamento com extrato de alcachofra é eficaz também na melhora das condições de vida desses pacientes; Não houve diferenças significativas entre os dois grupos; Durante os dois meses de tratamento não foram observados efeitos adversos significativos Redução da incidência da síndrome do intestino irritável em ambos os grupos tratados 1. 24,6 O extrato de alcachofra é eficaz no tratamento dos sintomas da síndrome do intestino irritável em pacientes com dispepsia associada, apresentando ainda efeito sobre a qualidade de vida desses pacientes 1. Cápsulas de extrato de alcachofra 1 Extrato de alcachofra...32mg Administrar uma ou duas cápsulas ½ hora antes do almoço ou ½ hora antes do jantar. Gomas de alcachofra 1 Extrato fluido de alcachofra*...1,6g Goma de gelatina sabor abacaxi qsp...6,5g Comer uma unidade antes do almoço e antes do jantar. *1,6g de extrato fluido de alcachofra equivalem a 32mg de Extrato Seco. Propostas Terapêuticas O extrato de alcachofra aumenta o peristaltismo e a motilidade intestinal, melhorando o padrão intestinal dos pacientes que apresentam dispepsia e/ou síndrome do intestino irritável 1.

3 Grau de intensidade 3 Estudo demonstra eficácia do extrato de alcachofra em pacientes diagnosticados com síndrome do intestino irritável e dispepsia 2. Neste estudo, 279 pacientes diagnosticados com síndrome do intestino irritável e com sintomas de dispepsia receberam o seguinte tratamento: Tratamento Extrato de alcachofra 32mg Uma cápsula uma vez ao dia por seis semanas. Antes e depois do tratamento os pacientes responderam a um questionário para definir o grau de intensidade dos sintomas. O tratamento com extrato de alcachofra, durante seis semanas, foi eficaz na redução dos sintomas típicos de dispepsia e da síndrome do intestino irritável; 85,7% dos pacientes reportaram que o tratamento com extrato de alcachofra foi mais eficaz que tratamentos prévios feitos com fármacos tradicionais. Intensidade dos sintomas apresentados na baseline e ao final de seis semanas de estudo 2. Baseline 2,5 2 1,5 1,5 1,75 1,8,4,4 2,2 Tão bom quanto 1.8%,75,7 1,8 Levemente pior 3.4% 1,75,6 Após seis semanas Muito melhor 37,4% Dor abdominal Cólicas abdominais Inchaço abdominal Flatulência Constipação O extrato de alcachofra é eficaz na redução dos sintomas da dispepsia e da síndrome do intestino irritável, sendo uma opção com boa aceitabilidade e tolerância entre os pacientes, além de não causar efeitos adversos significativos 2. Comparação do resultado do tratamento com extrato de alcachofra X tratamentos anteriores 2. 4% 11% 48% 37% Muito melhor Melhor Tão bom quanto Levemente pior Propostas Terapêuticas Chocolates com alcachofra 2 Extrato de alcachofra...32mg Base para chocolate qsp...6,5g Administrar uma unidade duas vezes ao dia. Picolés de alcachofra 2 Extrato fluido de alcachofra*...1,6g Picolé sabor abacaxi qsp...1un Comer uma unidade antes do almoço e antes do jantar. Estudo aberto com 516 pacientes diagnosticados com dispepsia leve mostrou que o tratamento com extrato de alcachofra 32mg e 64mg por dois meses reduziu significativamente (4%) os sintomas da dispepsia. Além disso, houve melhora significativa na qualidade de vida desses pacientes. Não houve diferenças significativas entre as duas dosagens administradas 3. *1,6g de extrato fluido de alcachofra equivalem a 32mg de extrato seco.

4 Contração (1%=efeito inicial de 1µM de serotonina) 4 Estudo pré-clínico investiga a ação do extrato de alcachofra na motilidade intestinal em modelo animal 4. Neste estudo, foi utilizado modelo animal de íleo isolado de ratos para testar os efeitos do extrato de alcachofra na motilidade intestinal. Sabe-se que a serotonina atua na transdução do reflexo peristáltico e por isso este agonista foi escolhido para atuar como controle positivo no experimento. A administração de extrato de alcachofra nestes animais induziu à contração do íleo, aumentando consideravelmente o efeito da serotonina na contração; Houve aumento significativo do peristaltismo intestinal Concentração de serotonina nas formulações estudadas Serotonina (controle) 13 Serotonina + alcachofra 41 Alcachofra O extrato de alcachofra induziu um efeito agonista tanto na contração quanto no peristaltismo do íleo isolado de ratos. Estes efeitos farmacológicos são de extrema utilidade clínica, visto que a constipação é um dos principais sintomas da síndrome do intestino irritável e dispepsia 4. Revisão avaliou as propriedades farmacológicas e o perfil terapêutico do extrato de alcachofra, demonstrando sua eficácia e segurança no tratamento de desordens hepatobiliares e digestivas, como perda do apetite, náusea e dor abdominal. Além disso, o extrato de alcachofra promove melhora no perfil lipídico e apresenta propriedade hepatoprotetora. Acredita-se que os flavonoides e ácidos cafeoilquínicos presentes no extrato de alcachofra sejam os responsáveis por tais propriedades 5. Propostas Terapêuticas Cápsulas de policarbofila cálcica 6 Policarbofila cálcica...625mg Administrar uma cápsula antes do almoço e jantar, juntamente com um copo d água. Cápsulas de policarbofila cálcica + lactobacillus 6 Policarbofila cálcica...35mg Lactobacillus acidophilus...2..ufc Lactobacillus rhamnosus...2..ufc Administrar uma cápsula antes do almoço e jantar, juntamente com um copo d água. A policarbofila cálcica melhora o trânsito colônico, os movimentos intestinais, a forma das fezes, bem como reduz as dores abdominais, sendo eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável e na melhora dos sintomas da dispepsia 6.

5 Mudança geral nos sintomas dispépticos 5 Estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado, placebo controlado, avalia a eficácia do extrato de alcachofra no tratamento de pacientes com dispepsia 7. Neste estudo, 247 pacientes com dispepsia funcional foram divididos em dois grupos: Grupo 1 Extrato de alcachofra 32mg ao dia. Uma cápsula duas vezes ao dia. Grupo 2 Placebo O tratamento teve duração de seis semanas. Foram avaliados parâmetros como: pontuação em escala específica (four-point-scale), avaliando a condição de melhora semanal sobre os sintomas dispépticos e pontuação utilizando índice NDI e NDI em relação à qualidade de vida. O grupo tratado com extrato de alcachofra apresentou melhora significativa nos sintomas dispépticos, quando comparado ao tratamento com placebo (ρ<,1); Houve também melhora nas pontuações dos testes four-point-scale, NDI e NDI relacionado à qualidade de vida ρ<,1). 2,5 Melhora dos sintomas dispépticos nos pacientes tratados com extrato de alcachofra após seis meses de tratamento ,5 1,5 Placebo Extrato de alcachofra O tratamento com extrato de alcachofra apresentou melhora significativamente superior no alívio dos sintomas de dispepsia em relação ao placebo (ρ<.5). Além disso, foi observado aumento na qualidade de vida desses pacientes 7. Proposta Terapêutica Fiber Shake 8 Polidextrose...6g Fibra de trigo...1g Glucomanan...5mg Goma guar...5mg Psyllium...1g Shake sabor chocolate qsp...15g Tomar um sachê antes do almoço, diluído em 1 copo cheio de água. As fibras solúveis têm a capacidade de absorver a água, aumentar o poder de saciedade, diminuir a absorção de glicose no intestino delgado, diminuir os níveis de glicose após a alimentação e reduzir o LDL colesterol do sangue 8.

6 Propriedades e Mecanismo de Ação 6 Extrato de Alcachofra: A alcachofra (Cynara scolymus) é utilizada desde os tempos Romanos como alimento e fitoterápico; A parte utilizada hoje em dia para produzir o extrato de alcachofra são as folhas; A propriedade terapêutica do extrato de alcachofra é reflexo de sua composição: é rico em flavonoides e ácido hidroxicinâmicos; Por seu efeito antioxidante, ainda reduz a oxidação do colesterol LDL, controlando um fator importante para doenças ateroscleróticas; Acredita-se que o provável mecanismo de ação pelo qual o extrato de alcachofra atua seja amenizar os sintomas de pacientes dispépticos através do agonismo de receptores serotonérgicos e colinérgicos no intestino. O extrato de alcachofra atua como agonista dos receptores serotonérgicos e colinérgicos, presentes no intestino, responsáveis pelo peristaltismo e motilidade intestinal. Melhora a constipação, a dispepsia e sintomas da síndrome do intestino irritável. Dose Usual e Propostas Terapêuticas Extrato de Alcachofra 32mg, duas vezes ao dia 1. Literatura Consultada 1. Bundy R, Walker AF, Middleton RW, Marakis G, Booth JC. Artichoke leaf extract reduces symptoms of irritable bowel syndrome an d improves quality of life in otherwise healthy volunteers suffering from concomitant dyspepsia: a subset analysis. J Altern Complement Med. 24 Aug;1(4): Walker AF, Middleton RW, Petrowicz O. Artichoke leaf extract reduces symptoms of irritable bowel syndrome in a post-marketing surveillance study. Phytother Res. 21 Feb;15(1): Marakis G, Walker AF, Middleton RW, Booth JC, Wright J, Pike DJ. Artichoke leaf extract reduces mild dyspepsia in an open study. Phytomedicine. 22 Dec;9(8): Verspohl EJ, Ploch M, Windeck T, Klaes M, Schmidt T, Bauer K. Effect of two artichoke extracts (36_U and 36_EB) on rat ileum (with respect to bowel syndrome) and the peristaltic threshold. Phytomedicine. 28 Apr Wegener T, Fintelmann V. Pharmacological properties and therapeutic profile of artichoke (Cynara scolymus L.). Wien Med Wochenschr. 1999;149(8-1): Chiba T, Kudara N, Sato M, Chishima R, Abiko Y, Inomata M, Orii S, Suzuki K. Colonic transit, bowel movements, stool form, and abdominal pain in irritable bowel syndrome by treatments with calcium polycarbophil. Hepatogastroenterology. 25 Sep-Oct;52(65): Holtmann G, Adam B, Haag S, Collet W, Grünewald E, Windeck T. Efficacy of artichoke leaf extract in the treatment of patients with functional dyspepsia: a six-week placebo-controlled, double-blind, multicentre trial. Aliment Pharmacol Ther. 23 Dec;18(11-12): Azuma H, Mishima S, Oda J, Homma H, Sasaki H, Hisamura M, Ohta S, Yukioka T. Enteral supplementation enriched with glutamine, fiber, and oligosaccharide prevents gut translocation in a bacterial overgrowth model. J Trauma. 29 Jan;66(1):11-4.

Extrato de Alcachofra. Opção fitoterápica no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável e melhoria dos sintomas em pacientes com dispepsia.

Extrato de Alcachofra. Opção fitoterápica no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável e melhoria dos sintomas em pacientes com dispepsia. Extrato de Alcachofra Opção fitoterápica no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável e melhoria dos sintomas em pacientes com dispepsia. Extrato de Alcachofra Opção fitoterápica no tratamento da Síndrome

Leia mais

POLICARBOFILA CÁLCICA. Polímero Pluripotencial com diversos benefícios em doenças gastrointestinais, incluindo SII

POLICARBOFILA CÁLCICA. Polímero Pluripotencial com diversos benefícios em doenças gastrointestinais, incluindo SII POLICARBOFILA CÁLCICA Polímero Pluripotencial com diversos benefícios em doenças gastrointestinais, incluindo SII POLICARBOFILA CÁLCICA Polímero Pluripotencial com diversos benefícios em doenças gastrointestinais,

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Tripla Associação Nutracêutica Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Déficit de Nutrientes na Migrânea Suplementação de Riboflavina, Magnésio e CoQ10 A migrânea é uma desordem funcional do cérebro,

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Aumenta a Capacidade Antioxidante Total Eficácia Cientificamente Comprovada. MSM e Exercício Físico Diminuição dos Danos

Leia mais

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Cynara scolymus L. Nomenclatura popular: Alcachofra Família: Asteraceae Parte da planta utilizada: Folhas FORMA FARMACÊUTICA Cápsula

Leia mais

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Potente antioxidante Combate da gordura corporal Aumento da taxa metabólica Auxílio na absorção de glicose via intestinal em dietas hipercalóricas

Leia mais

Fabuless TM. Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1.

Fabuless TM. Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1. . Atualização em Nutracêuticos 1 Fabuless TM Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1. Fabuless TM retarda o trânsito orofecal 2 e controla o apetite, auxiliando

Leia mais

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Lactobacillus Benefícios na Dermatite Atópica A Qualidade de Vida na Dermatite Atópica O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite

Leia mais

EXTRATO PROTEICO VEGANO BLOQUEADOR DE CARBOIDRATOS TRATAMENTO DE OBESIDADE

EXTRATO PROTEICO VEGANO BLOQUEADOR DE CARBOIDRATOS TRATAMENTO DE OBESIDADE WHITE KIDNEY BEANS EXTRATO PROTEICO VEGANO BLOQUEADOR DE CARBOIDRATOS TRATAMENTO DE OBESIDADE O feijão branco (Phaseolus vulgaris) é uma planta herbácea, nativa da Europa, Índia e Peru. Pertencente à família

Leia mais

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment.

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Petraglia F; et al. Arch Gynecol Obstet (2012) 285:167 173 Apresentação: Bioméd. Celina Sena da Silveira Endometriose:

Leia mais

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Suplementação Promove Efeitos Positivos Sobre Índice Glicêmico, Marcadores Inflamatórios e Capacidade NO Diabetes Tipo 2 e DAC Importância

Leia mais

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Novos Estudos Comprovam Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Lorcaserina Eficaz no Estímulo da Perda de Peso e no Controle do Índice

Leia mais

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Controle Glicêmico Auxílio para Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II O diabetes mellitus tipo II (DM2) é frequentemente

Leia mais

Suplementos e Fitoterápicos obesidade e diabetes

Suplementos e Fitoterápicos obesidade e diabetes Suplementos e Fitoterápicos obesidade e diabetes Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Suplementos para DIABETES Cromo

Leia mais

PERILLA FRUTESCENS. Informações técnicas

PERILLA FRUTESCENS. Informações técnicas PERILLA FRUTESCENS Sua barriga em boa forma Informações técnicas Nome científico: Perilla frutescens Sinonímia científica: Perilla frutescens var.acuta; Perilla frutescens var. crispa Nome Popular: Perilla

Leia mais

Bromocriptina mesilato

Bromocriptina mesilato Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 32 H 40 BrN 5 O 5.CH 4 O 3 S Peso molecular: 750.72 DCB/ DCI: 01466 - mesilato de bromocriptina / 3365 CAS: 22260-51-1 INCI: não aplicável Sinonímia:

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Quais os sintomas da SII?

Quais os sintomas da SII? INTRODUÇÃO A síndrome do intestino irritável é uma doença gastrointestinal funcional comum caracterizada por dor/desconforto abdominal recorrente. Pode afetar qualquer pessoa, mas principalmente mulheres,

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

Atualização em Nutracêuticos

Atualização em Nutracêuticos Atualização em Nutracêuticos 1 Gengibre Review Alternativa terapêutica segura e eficaz na melhora das náuseas e dos vômitos na gestação, não apresentando efeitos colaterais 1. O consumo diário de gengibre

Leia mais

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase BEANBLOCK BEANBLOCK é um fitoativo patenteado utilizado no tratamento do diabetes, da obesidade relacionada à compulsão alimentar e da síndrome metabólica, obtido a partir de processos tecnológicos avançados

Leia mais

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Probióticos na Obesidade Benefícios Comprovados Devido à Relação entre Microbiota e Sistema Nervoso Central Estudos experimentais e clínicos

Leia mais

Disfunção intestinal

Disfunção intestinal Atualização em Farmacoterapia 1 Disfunção intestinal Opções terapêuticas para o tratamento da diarreia 1 e da constipação intestinal infantil 6,8. O S. boulardii é um tratamento complementar na diarreia

Leia mais

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil Atualização em Nutracêuticos 1 na diarreia infantil O tratamento com S. Boulardii proporciona redução do tempo de duração da diarreia aguda em crianças 1. Formulações contendo S. boulardii diminuem significativamente

Leia mais

Novos Estudos Confirmam: Curcumina, Silimarina e Pomegranate Apresentam Eficácia no Controle do Peso, Dislipidemia e Diabetes

Novos Estudos Confirmam: Curcumina, Silimarina e Pomegranate Apresentam Eficácia no Controle do Peso, Dislipidemia e Diabetes Novos Estudos Confirmam: Curcumina, Silimarina e Pomegranate Apresentam Eficácia no Controle do Peso, Dislipidemia e Diabetes Síndrome Metabólica Definição e Fisiopatologia A Síndrome Metabólica (SM) tem

Leia mais

Benestare (policarbofila cálcica)

Benestare (policarbofila cálcica) Benestare (policarbofila cálcica) Medley Farmacêutica Ltda. comprimido revestido 625 mg Benestare policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 625 mg: embalagens com 14 e 30. USO ORAL

Leia mais

Colágeno + Psyllium. Terapia auxiliar na flacidez e melhora do trânsito intestinal.

Colágeno + Psyllium. Terapia auxiliar na flacidez e melhora do trânsito intestinal. Colágeno + Psyllium Terapia auxiliar na flacidez e melhora do trânsito intestinal. Colágeno + Psyllium Terapia auxiliar na flacidez e melhora do trânsito intestinal. Introdução O tempo passa, a idade passa

Leia mais

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policabofila cálcica Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 625 mg: embalagens com 14 e 30 comprimidos.

Leia mais

maleato de trimebutina

maleato de trimebutina maleato de trimebutina Bula para paciente Cápsula mole 200 mg maleato de trimebutina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 30 ou 60 cápsulas

Leia mais

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável.

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável. Material Técnico Acetato de zinco Identificação Fórmula Molecular: CH3CO2)2Zn,2H2O Peso molecular: 219,5 DCB / DCI: Não aplicável. CAS: 5970-45-6 INCI: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável.

Leia mais

FENO GREGO EXTRATO SECO

FENO GREGO EXTRATO SECO FENO GREGO EXTRATO SECO Fenugreek DESCRIÇÃO Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais

Leia mais

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Atualização em Nutracêuticos 1 Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Qual a melhor opção para redução da gordura visceral e subcutânea? A suplementação com Proteínas do Leite é mais eficaz em reduzir

Leia mais

Solução completa para o bem estar intestinal

Solução completa para o bem estar intestinal CLAUSII PRO Solução completa para o bem estar intestinal Clausii Pro é um probiótico bacilo gram positivo indicado para reestabelecer e manter o equilíbrio da flora intestinal. Ele possui a capacidade

Leia mais

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade

Leia mais

ALCACHOFRA MULTILAB. (Cynara scolymus L.) Multilab Ind. e Com. de Produtos Farmacêuticos Ltda. Comprimido 200 mg

ALCACHOFRA MULTILAB. (Cynara scolymus L.) Multilab Ind. e Com. de Produtos Farmacêuticos Ltda. Comprimido 200 mg ALCACHOFRA MULTILAB (Cynara scolymus L.) Multilab Ind. e Com. de Produtos Farmacêuticos Ltda. Comprimido 200 mg ALCACHOFRA MULTILAB Cynara scolymus L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

PEG Tratamento da constipação intestinal infantil

PEG Tratamento da constipação intestinal infantil PEG 335 Tratamento da constipação intestinal infantil PEG 335 Tratamento da constipação intestinal infantil Introdução A constipação intestinal é um problema freqüente na população pediátrica que causa

Leia mais

Irritratil maleato de trimebutina I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA"

Irritratil maleato de trimebutina I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Irritratil maleato de trimebutina I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA" APRESENTAÇÕES: Cápsulas gelatinosas moles para uso oral de 200 mg, embalagem

Leia mais

PSYLLIUM PÓ. Laxante natural rico em fibras

PSYLLIUM PÓ. Laxante natural rico em fibras PSYLLIUM PÓ Laxante natural rico em fibras Introdução O psyllium é uma erva que mede menos de 50 cm e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Cresce espontaneamente nos

Leia mais

APRESENTAÇÕES Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 e 100 frascos PET âmbar com 100mL de xarope, acompanhados com 50 e 100 copos-medidas graduados.

APRESENTAÇÕES Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 e 100 frascos PET âmbar com 100mL de xarope, acompanhados com 50 e 100 copos-medidas graduados. ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix L. - Araliaceae - Hera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha

Leia mais

MUVINOR (policarbofila cálcica) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 500 mg

MUVINOR (policarbofila cálcica) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 500 mg MUVINOR (policarbofila cálcica) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 500 mg MUVINOR policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com

Leia mais

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas Informações Técnicas CAFÉ VERDE Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico NOME CIENTÍFICO: Coffea robusta L. PARTE UTILIZADA: grão verde FAMÍLIA: Rubiaceae INTRODUÇÃO O café contém centenas de

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CARDOMARIN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Silybum marinum (L.) Gaertner Nomenclatura popular: Cardo mariano Família: Asteraceae

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol Atualização em Farmacoterapia 1 Clotrimazol Terapia associada intravaginal e tópica apresenta eficácia e alternativa bem tolerada no tratamento de micoses vulvovaginais 1. Associação de Metronidazol +

Leia mais

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade:

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina     Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade: Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Doutor, O objetivo desse informe científico é apresentar o estudo que avaliou o efeito termogênico do Citrus aurantium como equivalente ao

Leia mais

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg Glicolive Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glicolive sulfato de glicosamina

Leia mais

Venetron é um novo ingrediente dietético para a melhora do sono e do humor com grande potencial para melhoria da saúde quando comparado aos

Venetron é um novo ingrediente dietético para a melhora do sono e do humor com grande potencial para melhoria da saúde quando comparado aos Introdução Depressão e ansiedade são bastante comuns na população em geral devido a causas genéticas e à fatores externos associados a vida moderna. Em resposta, os medicamentos terapêuticos produzidos

Leia mais

GLUTALYTIC. Reduza o Desconforto Digestivo Causado por Sensibilidade ao Glúten. Informações Técnicas DESCRIÇÃO

GLUTALYTIC. Reduza o Desconforto Digestivo Causado por Sensibilidade ao Glúten. Informações Técnicas DESCRIÇÃO Informações Técnicas GLUTALYTIC Reduza o Desconforto Digestivo Causado por Sensibilidade ao Glúten DESCRIÇÃO Glutalytic é exclusivamente projetado para quebrar proteínas do glúten mais rápido e mais eficientemente

Leia mais

Suplementação Nutracêutica Redutora da Hipercolesterolemia

Suplementação Nutracêutica Redutora da Hipercolesterolemia Suplementação Nutracêutica Redutora da Hipercolesterolemia Alternativa Eficaz aos Fármacos e Sem Efeitos Colaterais Graves Nutracêutico e Colesterol Ação Coadjuvante na Redução Hipercolesterolemia O metabolismo

Leia mais

UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas

UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas UC-II Colágeno Tipo II Não Desnaturado Aliado na Ortopedia e Reumatologia UC-II na Melhora da Dor nas Articulações O colágeno

Leia mais

Produto: cotovelol Protocolo: XYZ123 Data: 10 de agosto de 2015 Página 1 de 5

Produto: cotovelol Protocolo: XYZ123 Data: 10 de agosto de 2015 Página 1 de 5 Data: 10 de agosto de 2015 Página 1 de 5 Sinopse do Protocolo Título: Estudo Randomizado, Duplo-cego, Controlado por Placebo para Avaliar a Eficácia e Segurança do Uso de Cotovelol no Tratamento da Dor

Leia mais

Trigo, centeio, cevada, aveia, cereais, chocolate, leite e derivados e álcool em alguns pacientes;

Trigo, centeio, cevada, aveia, cereais, chocolate, leite e derivados e álcool em alguns pacientes; INTRODUÇÃO A síndrome do intestino irritável é uma doença gastrointestinal funcional comum caracterizada por dor/desconforto abdominal recorrente. Pode afetar qualquer pessoa, mas principalmente mulheres,

Leia mais

Suplementação de Fósforo. Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos

Suplementação de Fósforo. Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos Suplementação de Fósforo Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos Deficiência de Fósforo Relação com a Obesidade A industrialização de alimentos e a globalização destes mercados

Leia mais

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase BEANBLOCK BEANBLOCK é um toativo patenteado utilizado no tratamento do diabetes, da obesidade relacionada à compulsão alimentar e da síndrome metabólica, obtido a partir de processos tecnológicos avançados

Leia mais

GASTROSIL. Maytenus ilicifolia Espinheira-Santa

GASTROSIL. Maytenus ilicifolia Espinheira-Santa GASTROSIL Maytenus ilicifolia Espinheira-Santa MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Forma Farmacêutica: Emulsão oral Cápsulas Gelatinosas Via de Administração: oral Apresentação: Frasco PET âmbar contendo 150,0 ml

Leia mais

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e Glucosamina Promove a Reposição de Colágeno das Articulações

Leia mais

maleato de trimebutina

maleato de trimebutina maleato de trimebutina Althaia S.A. Indústria Farmacêutica Cápsulas Gelatinosas Mole 200 mg maleato de trimebutina Medicamento genérico Lei n o 9.787, de 1999. I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Artigo Técnico Ginecologia Dezembro / 2006 Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Estudo dividido em grupos: placebo, metformina,

Leia mais

Quetiapina na Esquizofrenia

Quetiapina na Esquizofrenia Atualização em Farmacoterapia 1 Quetiapina na Esquizofrenia Dose de 1200mg não apresenta benefícios em relação à dose tradicional de 600mg/dia 1. Quetiapina é eficaz em pacientes com desordens bipolares

Leia mais

Descobre tudo sobre um...

Descobre tudo sobre um... Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um... PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas

Leia mais

Estudos.

Estudos. Estudos http://aformulabr.com.br/qrcode/fmenzimasafv01.pdf FORMULAÇÕES MAGISTRAIS ENZIMAS DIGESTIVAS DESCRIÇÃO As enzimas digestivas são secretadas pela boca, estômago e intestino, digerindo gorduras,

Leia mais

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio MUVINLAX macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio APRESENTAÇÕES Pó para preparação extemporânea sabor limão. Embalagens contendo 20 sachês com 14 g cada. USO ORAL USO

Leia mais

Novas Descobertas da Associação de Sinvastatina + Ezetimiba Reduzem os Marcadores Inflamatórios e Melhoram a Função Endotelial

Novas Descobertas da Associação de Sinvastatina + Ezetimiba Reduzem os Marcadores Inflamatórios e Melhoram a Função Endotelial Novas Descobertas da Associação de Sinvastatina + Ezetimiba Reduzem os Marcadores Inflamatórios e Melhoram a Função Endotelial Novo Estudo Demonstra Sinvastatina + Ezetimiba Exercem Efeitos Adicionais

Leia mais

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica Parte utilizada: Raíz Uso: Interno A osteoartrite (OA), artrose ou osteoartrose,

Leia mais

Entrevista com Especialista Benefícios do Lactobacillus reuteri DSM nos Distúrbios Gastrointestinais Funcionais da Infância

Entrevista com Especialista Benefícios do Lactobacillus reuteri DSM nos Distúrbios Gastrointestinais Funcionais da Infância Entrevista com Especialista Benefícios do Lactobacillus reuteri DSM 17938 nos Distúrbios Gastrointestinais Funcionais da Infância Dra. Flavia Indrio Consultora Sênior em Gastroenterologia Pediátrica do

Leia mais

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha)

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (Bioibérica/Espanha) Viva o movimento. Nome científico: Hyaluronic acid (60-75%), Hydrolized proteins (especially collagen), Polysaccharides. A prática esportiva

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO DCI palmitato de paliperidona N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem Titular de AIM PVP 5683974

Leia mais

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO EPALIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Peumus boldus Molina Nomenclatura popular: Boldo, Boldo do Chile Família: Monimiaceae Parte da planta utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Creatina na fibromialgia

Creatina na fibromialgia Atualização em Farmacoterapia Disponibilizado por: na fibromialgia Adjuvante eficaz na melhora da função muscular em pacientes com fibromialgia 1. A suplementação com creatina em adição à farmacoterapia

Leia mais

Tratamento da. o á e

Tratamento da. o á e Tratamento da o á e R s c a 1 Pacientes com rosácea apresentam um desafio para os dermatologistas, pois como possuem uma pele tipicamente sensível, necessitam de controle da colonização bacteriana, exibem

Leia mais

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017 A endoscopia terapêutica tem se tornado cada vez mais invasiva, realizando procedimentos que muito se assemelham a cirurgias, por sua complexidade, dificuldade técnica, tempo de execução e possibilidade

Leia mais

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg NATURETTI Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg Espécie vegetal e parte da planta utilizada Espécie vegetal: Senna alexandrina Miller (sene), Cassia fistula (cássia). Partes utilizadas:

Leia mais

Dinaflex. Pó Oral 1,5 G

Dinaflex. Pó Oral 1,5 G Dinaflex Pó Oral 1,5 G DINAFLEX sulfato de glicosamina APRESENTAÇÕES Pó granulado de 1,5 g em embalagem com 15 ou 30 sachês USO ORAL. USO ADULTO. COMPOSIÇÃO DINAFLEX 1,5g: Cada sachê contém 1,5 g de sulfato

Leia mais

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda.

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. MUVINLAX (macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. pó para preparação extemporânea (13,125 g de macrogol 3350; 0,1775 g de bicarbonato de

Leia mais

Nutracêutico conjugado tem propriedades antiobesidade, sendo capaz de reduzir a gordura e peso corporal em homens e mulheres 1-4.

Nutracêutico conjugado tem propriedades antiobesidade, sendo capaz de reduzir a gordura e peso corporal em homens e mulheres 1-4. Atualização em Nutracêuticos Disponibilizado por: Bio CG (quitosana + betaglucana) Nutracêutico conjugado tem propriedades antiobesidade, sendo capaz de reduzir a gordura e peso corporal em homens e mulheres

Leia mais

Cada 25 gotas de LUFBEM (equivalente a 1 ml) contém 75 mg de simeticona.

Cada 25 gotas de LUFBEM (equivalente a 1 ml) contém 75 mg de simeticona. LUFBEM Simeticona 75 mg/ml APRESENTAÇÕES Linha Hospitalar: Caixa com 200 frascos de 10 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada 25 gotas de LUFBEM (equivalente a 1 ml) contém 75 mg de simeticona.

Leia mais

Morosil (Bionap/Itália)

Morosil (Bionap/Itália) Morosil (Bionap/Itália) Morosil (Bionap/Itália) A alternativa natural do mediterrâneo no gerenciamento do peso Nome Científico: Citrus sinensis (L.) Osbeck A dieta mediterrânea é extremamente conhecida

Leia mais

Usos e Benefícios da Bromelina

Usos e Benefícios da Bromelina i Atualização em Nutracêuticos Disponibilizado por: Usos e Benefícios da Extraída do talo do abacaxi esta enzima é capaz de degradar materiais albuminoides em proteases ou peptonas, dissolver gorduras,

Leia mais

Vitafiber Plus. Ação terapêutica:

Vitafiber Plus. Ação terapêutica: Vitafiber Plus O vitafiber plus é uma fibra natural extraído da beterraba açucareira, é rico em fibra solúvel e insolúvel, contendo em sua proporção a quantidade exata que o organismo humano necessita

Leia mais

Dor abdominal e flatulência

Dor abdominal e flatulência Dor abdominal e flatulência PATRÍCIA SANTOS, CILÉNIA BALDAIA 2º CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GASTRENTEROLOGIA SERVIÇO DE GASTRENTEROLOGIA E HEPATOLOGIA DO HOSPITAL DE SANTA MARIA Dor abdominal e flatulência

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO

RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO 1 2 RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO 3 CARNITINA OUTROS RECUROS UTILIZADOS Cadeia curta do ácido carboxílico, contém N 2 É um composto semelhante as vitaminas hidrossolúveis

Leia mais

Ansiless Informações técnicas Nome científico: Nome popular: Parte utilizada: Padronização:

Ansiless Informações técnicas Nome científico: Nome popular: Parte utilizada: Padronização: Ansiless Informações técnicas Nome científico: Scutellaria lateriflora L. Nome popular: Skullcap, helmet flower, hoodwort, Mad-dog Skullcap Parte utilizada: raiz Padronização: 5% de escutellarina Tradicionalmente,

Leia mais

racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg

racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO racecadotrila Medicamento genérico Lei

Leia mais

DIACEREINA. Anti-inflamatório

DIACEREINA. Anti-inflamatório DIACEREINA Anti-inflamatório Descrição A Diacereína é um derivado da antraquinona que inibe a síntese da interleucina 1, a síntese de proteases e a produção de radicais livres de oxigênio, todos implicados

Leia mais

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos JORNADA DE NUTRIÇÃO DO NIDEN / 2017 Profa. Dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Introdução Compostos Bioativos Compostos fenólicos

Leia mais

Reduza o Desconforto Digestivo Causado por Sensibilidade ao Glúten

Reduza o Desconforto Digestivo Causado por Sensibilidade ao Glúten Reduza o Desconforto Digestivo Causado por Sensibilidade ao Glúten INTRODUÇÃO Glutalytic é exclusivamente projetado para quebrar proteínas do glúten mais rápido e mais eficientemente quebrando as ligações

Leia mais

ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ESPINHEIRA SANTA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek Nomenclatura popular: Espinheira santa, cancerosa, cancorosa-de-sete-espinhos, cancrosa,

Leia mais

Actigym. O seu personal trainer secreto

Actigym. O seu personal trainer secreto Actigym O seu personal trainer secreto Potencializa os resultados da academia Promove redução das medidas do abdômen, braços e glúteos Define a silhueta Aumenta a tonicidade muscular, melhorando a firmeza

Leia mais

Sulglic sulfato de glicosamina

Sulglic sulfato de glicosamina Sulglic sulfato de glicosamina EMS S/A. pó oral 1,5 g Sulglic sulfato de glicosamina I - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome comercial: Sulglic Nome genérico: sulfato de glicosamina APRESENTAÇÕES Sulglic pó

Leia mais

GLICOLIVE Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Pó para solução oral 1500 mg

GLICOLIVE Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Pó para solução oral 1500 mg GLICOLIVE Pó para solução oral 1500 mg MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glicolive sulfato de glicosamina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE

Leia mais

Antioxidante & Neuropatia Diabética

Antioxidante & Neuropatia Diabética Atualização em Farmacoterapia Disponibilizado por: Antioxidante & Neuropatia Diabética A vitamina E demonstrou ser terapia adjuvante eficaz na neuropatia diabética, afetando positivamente a qualidade de

Leia mais

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Uso: Interno Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Conhecendo o Colágeno O colágeno é uma proteína estrutural

Leia mais