Quetiapina na Esquizofrenia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quetiapina na Esquizofrenia"

Transcrição

1 Atualização em Farmacoterapia 1 Quetiapina na Esquizofrenia Dose de 1200mg não apresenta benefícios em relação à dose tradicional de 600mg/dia 1. Quetiapina é eficaz em pacientes com desordens bipolares com superioridade à paroxetina e/ou placebo 3. Quetiapina pode ser utilizada com eficácia e segurança em crianças e adolescentes com distúrbios bipolares 5.

2 2 Estudo avalia a segurança, tolerabilidade e eficácia da alta dose de quetiapina (1200mg/dia), comparada à dose padrão (600mg/dia) em pacientes diagnosticados com esquizofrenia ou desordem esquizoafetivas 1. Neste estudo prospectivo, duplo cego, grupo paralelo, 60 pacientes foram randomizados em dois grupos de tratamento e receberam a administração de: Grupo 1: Quetiapina 1200mg/dia Grupo 2: Quetiapina 600mg/dia A dose foi escalonada em ambos os grupos, iniciando-se a terapêutica com 100mg no primeiro dia e sendo progressivamente aumentada em 100mg a cada dois dias, até alcançar a dose preconizada. Os sintomas extrapiramidais permaneceram sem modificações em ambos os grupos. O grupo tratado com 600mg apresentou uma pequena e não significativa redução de 0,7 pontos; Os sinais vitais em ambos os grupos permaneceram sem mudanças significativas, comparando o final do estudo aos valores obtidos no início do estudo; Os resultados do BARS (Behavioral Activity Rating Scale) tiveram significativo aumento em ambos os grupos, refletindo possibilidade diminuída de sedação com o tratamento; Em relação às avaliações psicopatológicas, o grupo tratado com 600mg de quetiapina diariamente apresentou melhores resultados positivos sobre a emoção, cuja magnitude, porém, foi muito modesta; O regime de alta dose apresentou-se tão bem tolerado quando a dose padrão, sem diferenças de efeitos adversos entre ambos os grupos com exceção do aumento dos valores de Creatina Fosfoquinase mais freqüente no grupo tratado com a dose padrão; Os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença na eficácia entre as duas doses, entretanto o grupo tratado com a dose mais baixa, resposta global, avaliada pelo critério de pelo menos 20% de redução do PANSS (Positive and Negative Syndrome Scale), foi observada com melhora modestamente maior no grupo tratado com a baixa dose. O estudo demonstra que não há vantagem relevante clinicamente para a utilização da quetiapina na dose de 1200mg/dia. A dose de 1200mg não apresenta maiores efeitos adversos, assim como não demonstra vantagens terapêuticas. Os pesquisadores não recomendam a utilização desta dosagem como rotina de tratamento para esta patologia e sugerem que a dose de 600mg diários de quetiapina seja mantida 1. Cápsulas de quetiapina Dose inicial 1 Mande 10 cápsulas cada dois dias, administrando uma dose pela manhã e outra à noite. Cápsulas de quetiapina 1 Administrar duas cápsulas diariamente, preferencialmente após o café da manhã e após o jantar. Pesquisas demonstram que não há diferenças entre a concentração plasmática e ocupação do receptor D2 nas formulações com quetiapina em liberação imediata (administrada duas vezes ao dia) ou com quetiapina em liberação prolongada 2.

3 3 Estudo avalia a eficácia e a tolerabilidade da monoterapia com quetiapina ou paroxetina para o tratamento da depressão maior em pacientes com desordem bipolar 3. Neste estudo, 740 pacientes (478 bipolar I, 262 bipolar II) com episódios de depressão maior foram randomizados a receber, por 8 semanas, um dos tratamentos a seguir: Quetiapina 300mg/dia (n=245) Quetiapina 600mg/dia (n=247) Paroxetina 20mg/dia (n=122) Placebo (n=126) A avaliação dos resultados foi mensurada pelas modificações do escore total do MADRS (Montgomery-Arberg Depression Scale). Este estudo foi conduzido entre maio de 2005 e maio de A variação média da escala MADRS a partir da baseline, avaliada na 8ª semana foi de -16,19 para quetiapina 300mg, -16,31 para quetiapina 600mg, -13,76 para paroxetina e -12,60 para o placebo (p<0,001 para ambas as doses de quetiapina e p=0,313 para a paroxetina, versus Placebo); Os pacientes tratados com quetiapina (mas não a paroxetina) apresentaram significativa melhora na maioria dos parâmetros avaliados (p 0,05) quando comparado ao placebo; A paroxetina melhorou significativamente os parâmetros avaliados pela escala Hamilton Anxiety Rating Scale, quando comparado ao placebo, mas não proporcionou melhora nos parâmetros analisados pela escada de MADRS; Ambas as doses de quetiapina foram associadas com maiores benefícios em relação à paroxetina, tanto para os escores MADRS, quanto para os escores HDRS. A quetiapina, mas não a paroxetina, é mais eficaz que o placebo para o tratamento de episódios depressivos em pacientes com desordem bipolar I e II, apresentando-se como tratamento bem tolerado em ambas as doses utilizadas 3. Em outro estudo, os pesquisadores compararam a utilização da quetiapina (300 e 600mg/dia), lítio ( mg/dia) ou placebo em pacientes com depressão bipolar de fase aguda e apenas a quetiapina demonstrou eficácia na melhora dos parâmetros de MADRS, com superioridade ao placebo. O lítio, por sua vez, não diferiu do placebo nos parâmetros analisados Cápsulas de Quetiapina Dose inicial 3,4 Mande 10 cápsulas. cada dois dias, administrando uma dose pela manhã e outra à noite. 2a) Cápsulas de Quetiapina 3,4 Administrar uma cápsula diariamente, preferencialmente após o jantar. 2b) Cápsulas de Quetiapina 3,4 Administrar duas cápsulas diariamente, preferencialmente após o café da manhã e após o jantar.

4 4 Estudo avalia a eficácia e a tolerabilidade da quetiapina liberação imediata em jovens diagnosticados com desordem bipolar pediátrica (DBP) 5. Neste estudo, 75 crianças bipolares (6-16 anos) apresentando mania aguda ou episódios hipomaníacos foram envolvidas no estudo e receberam a administração de: Quetiapina 100mg/dia (dia 1) A dose foi aumentada em 100mg/dia, até alcançar 400mg no dia 5. Escala de avaliação da mania juvenil (YMRS) 5 Na 8ª semana, 94% dos pacientes apresentaram o escore CGI-I 2 e 70% obtiveram remissão nos 6 meses; A sedação foi relatada em 50% dos indivíduos, entretanto, ao final do 6º mês apresentava-se em 5,6% dos pacientes. A escala de avaliação média de mania juvenil (YMRS) apresentou resultados mais favoráveis na medida em que o tempo de tratamento aumentava. Os achados indicam que a administração de quetiapina em liberação imediata é geralmente bem tolerada e eficaz em jovens com desordem bipolar 5. Em pacientes com sintomas psicológicos de demência ou distúrbios de comportamento, a melhor taxa de melhora clínica foi evidenciada com a quetiapina, risperidona e olanzapina, sem diferenças entre os três fármacos 6. Em pacientes com desordens de desenvolvimento e distúrbios de comportamento em crianças e adolescentes, quando comparados, a risperidona e a quetiapina apresentam melhores resultados em relação ao aripripazol, olanzapina e placebo Cápsulas de Quetiapina 5 cada um dia, administrando uma dose pela manhã e outra à noite, até alcançar a dose diária de 400mg (200mg pela manhã e 200mg à noite). 2. Cápsulas de Quetiapina 5 Quetiapina...200mg Administrar uma cápsula pela manhã e outra à noite. Cápsulas de Quetiapina Distúrbio obsessivo compulsivo 7 Quetiapina...150mg Administrar uma cápsula diariamente.

5 Propriedades e Mecanismo de Ação 5 A quetiapina é um antipsicótico atípico que foi introduzido em As doses máximas publicadas em estudos não devem exceder 800mg/dia, incluindo aqueles estudos que investigaram pacientes com histórico de resposta subótima aos principais tratamentos antipsicóticos. Entretanto, os clínicos freqüentemente utilizam estratégias farmacológicas em alta dose para pacientes com respostas antipsicóticas parciais através do aumento da dose além do máximo recomendado e regulamentado para o fármaco 1. O exato mecanismo de ação nos distúrbios bipolares ainda é desconhecido, entretanto a sua eficácia na depressão bipolar pode ser parcialmente explicada pela alta afinidade e potentes efeitos inibitórios que a norquetiapina (o metabólito ativo da quetiapina) exibe para o transportador de noraepidefrina. A quetiapina tem alta afinidade pelos receptores 5-HT 2 a e receptores de dopamina tipo D 2, bloqueando-os e o bloqueio a estes receptores, inclusive, justifica seus efeitos adversos: Antagonismo para os receptores de histamina (H 1 ) pode explicar a sonolência; Antagonismo para os receptores adrenérgicos (α 1 b) pode explicar a hipotensão ortostática; Antagonismo aos receptores muscarínicos (M 1 ) Dose Posológica Proposta Quetiapina mg/dia. A dose deve ser gradualmente aumentada, em 100mg/dia, até se alcançar a dose diária desejada. Os efeitos adversos mais comuns são: boca seca, sonolência, sedação e tonturas com o uso de quetiapina, e boca seca, sedação, dor de cabeça, insônia e náusea com a paroxetina 3. Estudos recentes demonstram que a quetiapina pode levar ao aumento do peso e triglicerídeos em pacientes psiquiátricos. Interessantemente, a quetiapina induz à elevação de LDL e colesterol total apenas em pacientes esquizofrênicos 7. Literatura Consultada 1. Lindenmayer JP, Citrome L, Khan A, Kaushik S, Kaushik S. A randomized, double-blind, parallel-group, fixed-dose, clinical trial of quetiapine at 600 versus 1200 mg/d for patients with treatment-resistant schizophrenia or schizoaffective disorder. J Clin Psychopharmacol Apr;31(2): Nord M, Nyberg S, Brogren J, Jucaite A, Halldin C, Farde L. Comparison of D2 dopamine receptor occupancy after oral administration of quetiapine fumarate immediate-release and extended-release formulations in healthy subjects. Int J Neuropsychopharmacol Apr 11: McElroy SL, Weisler RH, Chang W, Olausson B, Paulsson B, Brecher M, Agambaram V, Merideth C, Nordenhem A, Young AH; EMBOLDEN II (Trial D1447C00134) Investigators. A double-blind, placebo-controlled study of quetiapine and paroxetine as monotherapy in adults with bipolar depression (EMBOLDEN II). J Clin Psychiatry Feb;71(2): Young AH, McElroy SL, Bauer M, Philips N, Chang W, Olausson B, Paulsson B, Brecher M; EMBOLDEN I (Trial 001) Investigators. A double-blind, placebo-controlled study of quetiapine and lithium monotherapy in adults in the acute phase of bipolar depression (EMBOLDEN I). J Clin Psychiatry Feb;71(2): Epub 2010 Jan Scheffer RE, Tripathi A, Kirkpatrick FG, Schultz T. Rapid quetiapine loading in youths with bipolar disorder. J Child Adolesc Psychopharmacol Oct;20(5): Editors McDonagh M, Peterson K, Carson S, Fu R, Thakurta S. Source Portland (OR): Oregon Health & Science University; 2010 Jul. Drug Class Reviews. Drug Class Review: Atypical Antipsychotic Drugs: Final Update 3 Report [Internet]. 7. Zhornitsky S, Potvin S, Moteshafi H, Dubreucq S, Rompré PP, Stip E. Dose-response and comparative efficacy and tolerability of quetiapine across psychiatric disorders: a systematic review of the placebo-controlled monotherapy and add-on trials. Int Clin Psychopharmacol Mar 2.

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO DCI palmitato de paliperidona N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem Titular de AIM PVP 5683974

Leia mais

Combinação de Venlafaxina e Mirtazapina se Associa com Atividade Antidepressiva Eficaz e Precoce

Combinação de Venlafaxina e Mirtazapina se Associa com Atividade Antidepressiva Eficaz e Precoce Combinação de Venlafaxina e Mirtazapina se Associa com Atividade Antidepressiva Eficaz e Precoce Cortesia Material Destinado à Classe Médica Combinação de Venlafaxina e Mirtazapina se Associa com Atividade

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

Bromocriptina mesilato

Bromocriptina mesilato Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 32 H 40 BrN 5 O 5.CH 4 O 3 S Peso molecular: 750.72 DCB/ DCI: 01466 - mesilato de bromocriptina / 3365 CAS: 22260-51-1 INCI: não aplicável Sinonímia:

Leia mais

ABORDAGEM FARMACOLÓGICA DO EPISÓDIO MANÍACO AGUDO NO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR TIPO I

ABORDAGEM FARMACOLÓGICA DO EPISÓDIO MANÍACO AGUDO NO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR TIPO I ABORDAGEM FARMACOLÓGICA DO EPISÓDIO MANÍACO AGUDO NO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR TIPO I José Bernardo Ramos Boeira Júnior Mariana Paim Santos Pedro Henrique Manfro Lucas Spanemberg UNITERMOS MANIA BIPOLAR,

Leia mais

ABORDAGEM FARMACOLÓGICA DO EPISÓDIO DEPRESSIVO AGUDO NO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR TIPO I EM ADULTOS

ABORDAGEM FARMACOLÓGICA DO EPISÓDIO DEPRESSIVO AGUDO NO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR TIPO I EM ADULTOS ABORDAGEM FARMACOLÓGICA DO EPISÓDIO DEPRESSIVO AGUDO NO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR TIPO I EM ADULTOS Mariana Paim Santos José Bernardo R. Boeira Jr. Marina Cardoso Lucas Spanemberg UNITERMOS TRANSTORNO

Leia mais

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos os problemas de saúde (Murray e Lopez, 1996) e a quarta

Leia mais

Antipsicóticos 02/02/2016. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais

Antipsicóticos 02/02/2016. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais Psicofarmacologia Psicose Variedade de transtornos mentais Delírios (crenças falsas) Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Vários tipos de alucinações Esquizofrenia: tipo de psicose

Leia mais

Antipsicóticos 27/05/2017. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais

Antipsicóticos 27/05/2017. Tratamento farmacológico. Redução da internação. Convivio na sociedade. Variedade de transtornos mentais Psicofarmacologia Antipsicóticos Psicose Variedade de transtornos mentais Delírios (crenças falsas) Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Vários tipos de alucinações Esquizofrenia:

Leia mais

Quetiapina Associada ao Citalopram no Tratamento da Depressão Maior Aumenta as Taxas de Remissão

Quetiapina Associada ao Citalopram no Tratamento da Depressão Maior Aumenta as Taxas de Remissão Quetiapina Associada ao Citalopram no Tratamento da Depressão Maior Aumenta as Taxas de Remissão Baixo Risco de Efeitos Adversos Anticolinérgicos Eficácia Comprovada por Estudos Clínicos Maiores Taxas

Leia mais

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Tripla Associação Nutracêutica Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Déficit de Nutrientes na Migrânea Suplementação de Riboflavina, Magnésio e CoQ10 A migrânea é uma desordem funcional do cérebro,

Leia mais

TRANSTORNO BIPOLAR: EFICÁCIA DO DIVALPROATO NA MANIA AGUDA

TRANSTORNO BIPOLAR: EFICÁCIA DO DIVALPROATO NA MANIA AGUDA TRANSTORNO BIPOLAR: EFICÁCIA DO DIVALPROATO NA MANIA AGUDA 2 O transtorno bipolar pode comprometer a qualidade de vida de indivíduos de todas as idades e configura um quadro de diagnóstico e tratamento

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

Anexo II. Conclusões científicas

Anexo II. Conclusões científicas Anexo II Conclusões científicas 15 Conclusões científicas Haldol, que contém a substância ativa haloperidol, é um antipsicótico do grupo das butirofenonas. É um potente antagonista dos recetores de dopamina

Leia mais

RESUMO DA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA DE MEDICAMENTOS CONTENDO ÁCIDO VALPRÓICO/VALPROATO (ver Anexo I)

RESUMO DA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA DE MEDICAMENTOS CONTENDO ÁCIDO VALPRÓICO/VALPROATO (ver Anexo I) ANEXO II CONCLUSÕES CIENTÍFICAS E FUNDAMENTOS PARA A ALTERAÇÃO DOS RESUMOS DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E DOS FOLHETOS INFORMATIVOS APRESENTADOS PELA AGÊNCIA EUROPEIA DE MEDICAMENTOS 108 CONCLUSÕES

Leia mais

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Lactobacillus Benefícios na Dermatite Atópica A Qualidade de Vida na Dermatite Atópica O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite

Leia mais

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Suplementação Promove Efeitos Positivos Sobre Índice Glicêmico, Marcadores Inflamatórios e Capacidade NO Diabetes Tipo 2 e DAC Importância

Leia mais

Modernos Antidepressivos. Profa.Vilma Aparecida da Silva Fonseca

Modernos Antidepressivos. Profa.Vilma Aparecida da Silva Fonseca Modernos Antidepressivos Profa.Vilma Aparecida da Silva Fonseca Contexto Antidepressivos Triciclicos: efeitos colaterais perigosos: alteração da condução cardiaca Efeitos desagradaveis: anticolinérgicos

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol Atualização em Farmacoterapia 1 Clotrimazol Terapia associada intravaginal e tópica apresenta eficácia e alternativa bem tolerada no tratamento de micoses vulvovaginais 1. Associação de Metronidazol +

Leia mais

Quetiapina SR Zentiva

Quetiapina SR Zentiva Quetiapina SR Zentiva Minimização e gestão de riscos importantes Material educacional para profissionais de saúde Conteúdo O que é Quetiapina SR Zentiva?... 2 Quais os riscos importantes associados a Quetiapina

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 414/2014 Síndrome de La Tourette

RESPOSTA RÁPIDA 414/2014 Síndrome de La Tourette RESPOSTA RÁPIDA 414/2014 Síndrome de La Tourette SOLICITANTE Dr. Andre Ladeira da Rocha Leão. Juiz de Direito/Titular do Juizado Especial da Comarca de Muriaé/MG. NÚMERO DO PROCESSO 0439 14 009135-6 DATA

Leia mais

Vitória Chaves de Souza Dantas de Barros; Valderi Luiz Pereira Neto; Roberta Duarte Pinheiro;Carla Novaes Carvalho

Vitória Chaves de Souza Dantas de Barros; Valderi Luiz Pereira Neto; Roberta Duarte Pinheiro;Carla Novaes Carvalho MANEJO DE PACIENTE PORTADORA DE TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR E HIPERPROLACTINEMIA: COMO MEDICAR QUANDO O USO DE ANTIPSICÓTICO ATÍPICO É LIMITADO DEVIDO A COMORBIDADE DE MICROADENOMA HIPOFISÁRIO Vitória

Leia mais

18/03/2015 Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Cochrane

18/03/2015 Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Cochrane Cochrane Evidências confiáveis. Decisões bem informadas. Melhor saúde. Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Introdução e objetivos

Leia mais

16/08/2013. Antipsicóticos. Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia. Sintomas Positivos. Sintomas negativos

16/08/2013. Antipsicóticos. Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia. Sintomas Positivos. Sintomas negativos Psicofarmacologia Antipsicóticos Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Tratamento das psicoses Esquizofrenia mais prevalente 1% da população H : 15 a 25 anos M: dois picos-20 a

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 203/2014 Informações sobre Venlafaxina e Olanzapina no tratamento da depressão

RESPOSTA RÁPIDA 203/2014 Informações sobre Venlafaxina e Olanzapina no tratamento da depressão RESPOSTA RÁPIDA 203/2014 Informações sobre Venlafaxina e Olanzapina no tratamento da depressão SOLICITANTE Dr Rafael Murad Brumana Juiz de Direito Comarca de Lajinha/MG NÚMERO DO PROCESSO Nº º 0377.14.000269-4

Leia mais

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória Compartilhe conhecimento: Qual a melhor opção para manejo da dor pós-operatória: morfina ou ibuprofeno? Estudo analisa redução da dor e efeitos adversos em crianças. Para a revisão de artigo desta semana,

Leia mais

Prof. Msc. Carlos Renato Nogueira Mestre em Neurofarmacologia (UFC)

Prof. Msc. Carlos Renato Nogueira Mestre em Neurofarmacologia (UFC) Prof. Msc. Carlos Renato Nogueira Mestre em Neurofarmacologia (UFC) O termo psicose define um grande número de distúrbios mentais. A esquizofrenia é um tipo de psicose, caracterizado por uma percepção

Leia mais

ANTIPSICÓTICOS ATÍPICOS COMO TERAPÊUTICA ADJUVANTE NA DEPRESSÃO MAJOR RESISTENTE

ANTIPSICÓTICOS ATÍPICOS COMO TERAPÊUTICA ADJUVANTE NA DEPRESSÃO MAJOR RESISTENTE FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA TRABALHO FINAL DO 6º ANO MÉDICO COM VISTA À ATRIBUIÇÃO DO GRAU DE MESTRE NO ÂMBITO DO CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA CARLA PATRÍCIA

Leia mais

Caso clínico Parkinson

Caso clínico Parkinson Caso clínico Parkinson Caso clínico M.S., 62 anos, Masculino, Branco, Casado, Aposentado. O paciente procurou atendimento devido a dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar

Leia mais

hemifumarato de quetiapina Eurofarma Laboratórios S.A. comprimido revestido de liberação prolongada 50 mg

hemifumarato de quetiapina Eurofarma Laboratórios S.A. comprimido revestido de liberação prolongada 50 mg hemifumarato de quetiapina Eurofarma Laboratórios S.A. comprimido revestido de liberação prolongada 50 mg hemifumarato de quetiapina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 Comprimido revestido de liberação

Leia mais

Geodon cloridrato de ziprasidona monoidratado

Geodon cloridrato de ziprasidona monoidratado Geodon cloridrato de ziprasidona monoidratado I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Geodon Nome genérico: cloridrato de ziprasidona monoidratado APRESENTAÇÕES Geodon 40 mg em embalagens contendo

Leia mais

Modelo de Bula AstraZeneca

Modelo de Bula AstraZeneca Modelo de Bula AstraZeneca I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SEROQUEL XRO fumarato de quetiapina 50 mg, 200 mg e 300 mg FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÕES COMERCIALIZADAS Comprimidos

Leia mais

hemifumarato de quetiapina

hemifumarato de quetiapina hemifumarato de quetiapina Bula para profissional de saúde Comprimido revestido de liberação prolongada 50 mg Comprimido revestido de liberação prolongada FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO USO ORAL USO

Leia mais

ATUALIZAÇÕES DO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

ATUALIZAÇÕES DO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA DE ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÕES DO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA AN UPDATE ON THE PHARMACOLOGICAL TREATMENT OF GENERALIZED ANXIETY DISORDER Resumo O transtorno de ansiedade

Leia mais

COMO EU TRATO ESQUIZOFRENIA PORTO ALEGRE-2016

COMO EU TRATO ESQUIZOFRENIA PORTO ALEGRE-2016 COMO EU TRATO ESQUIZOFRENIA PORTO ALEGRE-2016 Prof. Dr. Itiro Shirakawa Professor Titular de Psiquiatria pela UNIFESP-EPM Vice-presidente da ABP (2013-2016) Introdução dos Antipsicóticos e Redução da Internações

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia Doxepina

Atualização em Farmacoterapia Doxepina Atualização em Farmacoterapia 1 Doxepina Utilização eficaz e segura para o manejo da insônia crônica primária 1. A administração de doxepina 1mg ou 3mg à noite mostrou-se segura e eficaz no tratamento

Leia mais

QUETIBUX. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 25mg, 100mg e 200mg

QUETIBUX. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 25mg, 100mg e 200mg QUETIBUX Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 25mg, 100mg e 200mg MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes

Leia mais

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Atualização em: Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Leia mais

Tratamento Combinado: TCC e Psicofarmacologia

Tratamento Combinado: TCC e Psicofarmacologia Tratamento Combinado: TCC e Psicofarmacologia Guilherme Fracasso Médico Psiquiatra - Especialista em Dependência Química Psicoterapeuta Individual e Família Gratidão Conflitos de Interesse Não recebo qualquer

Leia mais

Electroconvulsivoterapia de Continuação e Manutenção

Electroconvulsivoterapia de Continuação e Manutenção Electroconvulsivoterapia de Continuação e Manutenção Ricardo Coentre Assistente Hospitalar de Psiquiatria Curso Teórico-Prático de Electroconvulsivoterapia Hospital Beatriz Ângelo, Loures, Portugal 10

Leia mais

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Controle Glicêmico Auxílio para Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II O diabetes mellitus tipo II (DM2) é frequentemente

Leia mais

Alexandre Pereira, Msc. Antipsicóticos

Alexandre Pereira, Msc. Antipsicóticos Alexandre Pereira, Msc Antipsicóticos Antipsicóticos Indicações Psicose como característica definidora Esquizofrenia Transtorno psicótico induzido por substância Transtorno delirante Transtorno psicótico

Leia mais

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Novos Estudos Comprovam Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Lorcaserina Eficaz no Estímulo da Perda de Peso e no Controle do Índice

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Alopurinol

Atualização em Farmacoterapia. Alopurinol Atualização em Farmacoterapia 1 Alopurinol Uso acima da dose com base no clearance de creatinina é eficaz e seguro em pacientes com gota crônica, incluindo aqueles com insuficiência renal 1. Altas doses

Leia mais

ZISID. (cloridrato de ziprasidona monoidratado) EMS SIGMA PHARMA LTDA. Cápsula dura. 40 mg e 80 mg

ZISID. (cloridrato de ziprasidona monoidratado) EMS SIGMA PHARMA LTDA. Cápsula dura. 40 mg e 80 mg ZISID (cloridrato de ziprasidona monoidratado) EMS SIGMA PHARMA LTDA Cápsula dura 40 mg e 80 mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Forma farmacêutica e apresentações: O ZISID (cloridrato de ziprasidona monoidratado)

Leia mais

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017 A endoscopia terapêutica tem se tornado cada vez mais invasiva, realizando procedimentos que muito se assemelham a cirurgias, por sua complexidade, dificuldade técnica, tempo de execução e possibilidade

Leia mais

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DEPRESSÃO UNIPOLAR

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DEPRESSÃO UNIPOLAR TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DEPRESSÃO UNIPOLAR Júlia Frozi Rafael Mondrzak Betina Lejderman Lucas Spanemberg UNITERMOS ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO; DEPRESSÃO; DEPRESSÃO UNIPOLAR; TRATAMENTO. KEYWORDS PSYCHIATRIC

Leia mais

REVISÃO SISTEMÁTICA PARA AVALIAR A EFICÁCIA DO USO

REVISÃO SISTEMÁTICA PARA AVALIAR A EFICÁCIA DO USO REVISÃO SISTEMÁTICA PARA AVALIAR A EFICÁCIA DO USO DA RISPERIDONA NO TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO DA ESQUIZOFRENIA ISSN: 1984-7688 A SYSTEMATIC REVIEW TO EVALUATE THE EFFICACY OF RISPERIDONE IN THE MAINTENANCE

Leia mais

SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina

SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de liberação prolongada de 50 mg em embalagens com 10

Leia mais

O tratamento farmacológico do transtorno bipolar na infância e adolescência Pharmacological Treatment of Juvenile Bipolar Disorder

O tratamento farmacológico do transtorno bipolar na infância e adolescência Pharmacological Treatment of Juvenile Bipolar Disorder Artigo Original O tratamento farmacológico do transtorno bipolar na infância e adolescência Pharmacological Treatment of Juvenile Bipolar Disorder LUIS AUGUSTO ROHDE 1 SILZÁ TRAMONTINA 2 Resumo O reconhecimento

Leia mais

KITAPEN 100 mg Cada comprimido revestido contém 115,12 mg de hemifumarato de quetiapina (equivalente a 100 mg de quetiapina).

KITAPEN 100 mg Cada comprimido revestido contém 115,12 mg de hemifumarato de quetiapina (equivalente a 100 mg de quetiapina). I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO KITAPEN hemifumarato de quetiapina APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 25 mg em embalagens com 15 e 30 comprimidos. Comprimidos revestidos de 100 mg em embalagens com

Leia mais

UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas

UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas UC-II Colágeno Tipo II Não Desnaturado Aliado na Ortopedia e Reumatologia UC-II na Melhora da Dor nas Articulações O colágeno

Leia mais

APRESENTAÇÕES risperidona comprimido revestido 2 mg. Embalagem contendo 30 ou 60 comprimidos revestidos.

APRESENTAÇÕES risperidona comprimido revestido 2 mg. Embalagem contendo 30 ou 60 comprimidos revestidos. I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO risperidona Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES risperidona comprimido revestido 1 mg. Embalagem contendo 3 ou 6 comprimidos revestidos. risperidona

Leia mais

Anexo II. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos da Autorização de Introdução no Mercado

Anexo II. Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos da Autorização de Introdução no Mercado Anexo II Conclusões científicas e fundamentos para a alteração dos termos da Autorização de Introdução no Mercado 37 Conclusões científicas Resumo da avaliação científica do Seroquel/Seroquel XR e nomes

Leia mais

MAXAPRAN BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido revestido 20 mg

MAXAPRAN BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido revestido 20 mg MAXAPRAN BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido revestido 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: MAXAPRAN citalopram MEDICAMENTO SIMILAR

Leia mais

Tratamento da. o á e

Tratamento da. o á e Tratamento da o á e R s c a 1 Pacientes com rosácea apresentam um desafio para os dermatologistas, pois como possuem uma pele tipicamente sensível, necessitam de controle da colonização bacteriana, exibem

Leia mais

Opioides: conceitos básicos. Dra Angela M Sousa CMTD-ICESP

Opioides: conceitos básicos. Dra Angela M Sousa CMTD-ICESP Opioides: conceitos básicos Dra Angela M Sousa CMTD-ICESP OPIOIDES OPIOIDES Classificação receptores opióides Receptor opióide clássico MECANISMO DE AÇÃO Conceitos da farmacologia opióide Receptores μ

Leia mais

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos,

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos, Diretrizes Gerais de Abordagem das Somatizações, Síndromes ansiosas e depressivas Alexandre de Araújo Pereira Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Somatizações Transtornos Depressivos

Leia mais

Atualidades no Tratamento Medicamentoso da Bexiga Hiperativa. Márcio Augusto Averbeck, MD, M.Sc.

Atualidades no Tratamento Medicamentoso da Bexiga Hiperativa. Márcio Augusto Averbeck, MD, M.Sc. Atualidades no Tratamento Medicamentoso da Bexiga Hiperativa Márcio Augusto Averbeck, MD, M.Sc. Márcio Augusto Averbeck, MD Membro Titular da SBU Coordenador do Departamento de Uro-Neurologia da SBU EAU

Leia mais

QUEROPAX EMS SIGMA PHARMA LTDA. Comprimido revestido. 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg

QUEROPAX EMS SIGMA PHARMA LTDA. Comprimido revestido. 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg QUEROPAX EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido revestido 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO QUEROPAX hemifumarato de quetiapina APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 25 mg em embalagens

Leia mais

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Profa. Norma Moreira Salgado Franco Auxiliar: André Mendonça CLASSIFICAÇÃO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE Ataque de Pânico Início súbito de intensa

Leia mais

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Probióticos na Obesidade Benefícios Comprovados Devido à Relação entre Microbiota e Sistema Nervoso Central Estudos experimentais e clínicos

Leia mais

SEROQUEL hemifumarato de quetiapina

SEROQUEL hemifumarato de quetiapina SEROQUEL hemifumarato de quetiapina I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SEROQUEL hemifumarato de quetiapina APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 25 mg em embalagens com 14 comprimidos. Comprimidos revestidos

Leia mais

O tratamento farmacológico do transtorno bipolar: uma revisão sistemática e crítica dos aspectos metodológicos dos estudos clínicos modernos

O tratamento farmacológico do transtorno bipolar: uma revisão sistemática e crítica dos aspectos metodológicos dos estudos clínicos modernos revisão O tratamento farmacológico do transtorno bipolar: uma revisão sistemática e crítica dos aspectos metodológicos dos estudos clínicos modernos The pharmacological treatment of bipolar disorder: a

Leia mais

Anexo III. Resumo das características do medicamento, Rotulagem e folheto informativo

Anexo III. Resumo das características do medicamento, Rotulagem e folheto informativo Anexo III Resumo das características do medicamento, Rotulagem e folheto informativo Nota: Este resumo das Características do Medicamento, rotulagem e folheto informativo é o resultado do procedimento

Leia mais

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico IMIPRAMINA HCL Antidepressivo Tricíclico Descrição Trata-se de um pó branco a bege claro inodoro e cristalino. Livremente solúvel em água e em álcool solúvel em acetona insolúvel em éter e em benzeno.

Leia mais

Atip (hemifumarato de quetiapina)

Atip (hemifumarato de quetiapina) Atip (hemifumarato de quetiapina) Supera Farma Laboratórios S.A Comprimidos 25 mg, 100 mg e 200 mg ATIP Hemifumarato de quetiapina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica.

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica. Anastrozol Antineoplásico câncer da mama DCB: 00755 CAS: 120511-73-1 Fórmula molecular: C 17 H 19 N 5 Nome químico: 2-[3-(1-cyano-1-metil-etil)- 5-(1H-1,2,4-triazol-1-ylmethyl)fenil]- 2-metilpropanenitrile

Leia mais

Quetros. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimidos revestidos 25 mg, 100 mg e 200 mg

Quetros. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimidos revestidos 25 mg, 100 mg e 200 mg Quetros Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimidos revestidos 25 mg, 100 mg e 200 mg BULA PARA PROFISSIONAL DA SAÚDE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

CASO 1. Qual é a melhor terapia? Quais são os efeitos colaterais da terapia proposta?

CASO 1. Qual é a melhor terapia? Quais são os efeitos colaterais da terapia proposta? CASO 1 Um homem de 42 anos chega ao consultório de seu psiquiatra com queixa de humor deprimido, que afirma ser idêntico às depressões que teve anteriormente. Foi diagnosticado com depressão maior pela

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

Ansiless Informações técnicas Nome científico: Nome popular: Parte utilizada: Padronização:

Ansiless Informações técnicas Nome científico: Nome popular: Parte utilizada: Padronização: Ansiless Informações técnicas Nome científico: Scutellaria lateriflora L. Nome popular: Skullcap, helmet flower, hoodwort, Mad-dog Skullcap Parte utilizada: raiz Padronização: 5% de escutellarina Tradicionalmente,

Leia mais

Da Administração Oral. Ao Efeito Terapêutico

Da Administração Oral. Ao Efeito Terapêutico Medicamento Da Administração Oral Administração Ao Efeito Terapêutico Desintegração Desagregação Dissolução ETAPA BIOFARMACÊUTICA Fármaco em solução Absorção Distribuição Eliminação FARMACOCINÉTICA Fármaco

Leia mais

QUEROPAX EMS SIGMA PHARMA LTDA. Comprimido revestido. 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg

QUEROPAX EMS SIGMA PHARMA LTDA. Comprimido revestido. 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg QUEROPAX EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido revestido 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg QUEROPAX hemifumarato de quetiapina I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO QUEROPAX hemifumarato de quetiapina APRESENTAÇÕES

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 150/2014 Informações sobre Depressão: Sertralina

RESPOSTA RÁPIDA 150/2014 Informações sobre Depressão: Sertralina RESPOSTA RÁPIDA 150/2014 Informações sobre Depressão: Sertralina SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO Dra. Renata Abranches Perdigão Juíza de Direito do JESP da Fazenda Pública de Campo Belo Autos nº 112.14.001897-2

Leia mais

Queopine GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Comprimidos Revestidos 25 mg, 100 mg e 200mg

Queopine GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Comprimidos Revestidos 25 mg, 100 mg e 200mg Queopine GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Comprimidos Revestidos 25 mg, 100 mg e 200mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO QUEOPINE hemifumarato de quetiapina 25 mg, 100 mg e 200 mg FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE

Leia mais

SAPHRIS. (maleato de asenapina) Schering Plough Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimidos sublinguais. 5 mg 10 mg

SAPHRIS. (maleato de asenapina) Schering Plough Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimidos sublinguais. 5 mg 10 mg SAPHRIS (maleato de ) Schering Plough Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimidos sublinguais 5 mg 10 mg SAPHRIS maleato de APRESENTAÇÕES Comprimidos sublinguais de - 5 mg em embalagem com 20 ou 60 comprimidos

Leia mais

Medicina Evidências. Federação Rio

Medicina Evidências. Federação Rio Medicina Evidências Federação Rio! "#! $% $% & # ' (') ($ * +% # &( * # % ' $ + $#, *#, *$& - )*(.#, ' */ (') $% *) *' * ).#, "- ' ' $ */* * **#, $& *** 0! 1' % #- 2'%* % $% # *, * %% ()* %#, (# $* + #

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia

Atualização em Farmacoterapia Atualização em Farmacoterapia Associação de Antihipertensivos e Diuréticos A combinação de candesartana e anlodipino é benéfica na redução de eventos adversos cardiovasculares em pacientes hipertensos

Leia mais

Novas Descobertas da Associação de Sinvastatina + Ezetimiba Reduzem os Marcadores Inflamatórios e Melhoram a Função Endotelial

Novas Descobertas da Associação de Sinvastatina + Ezetimiba Reduzem os Marcadores Inflamatórios e Melhoram a Função Endotelial Novas Descobertas da Associação de Sinvastatina + Ezetimiba Reduzem os Marcadores Inflamatórios e Melhoram a Função Endotelial Novo Estudo Demonstra Sinvastatina + Ezetimiba Exercem Efeitos Adicionais

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 375/2013 Informações sobre Desvenlafaxina e Lamotrigina

RESPOSTA RÁPIDA 375/2013 Informações sobre Desvenlafaxina e Lamotrigina RESPOSTA RÁPIDA 375/2013 Informações sobre Desvenlafaxina e Lamotrigina SOLICITANTE Sra LÚCIA HELENA FERREIRA ESCRIVÃ JUDICIAL Juizado Especial da Comarca de Pará de Minas - MG NÚMERO DO PROCESSO Nº 0471-13-017860-4.

Leia mais

hemifumarato de quetiapina Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimidos revestidos 25 mg, 100 mg e 200 mg

hemifumarato de quetiapina Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimidos revestidos 25 mg, 100 mg e 200 mg hemifumarato de quetiapina Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimidos revestidos 25 mg, 100 mg e 200 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

CLORIDRATO DE ZIPRASIDONA

CLORIDRATO DE ZIPRASIDONA CLORIDRATO DE ZIPRASIDONA FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR - FURP 40 mg e 80 mg Cápsula cloridrato de ziprasidona 40 mg Cápsula cloridrato de ziprasidona 80 mg Cápsula Medicamento Genérico, Lei nº. 9.787,

Leia mais

Rispalum I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. risperidona MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Rispalum I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. risperidona MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Rispalum risperidona MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Rispalum (risperidona) comprimido revestido 1 mg. Embalagem contendo 20,

Leia mais

SAPHRIS. (maleato de asenapina) Schering Plough Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimidos sublinguais. 5 mg 10 mg

SAPHRIS. (maleato de asenapina) Schering Plough Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimidos sublinguais. 5 mg 10 mg SAPHRIS (maleato de asenapina) Schering Plough Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimidos sublinguais 5 mg 10 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: SAPHRIS maleato de asenapina APRESENTAÇÕES Comprimidos sublinguais

Leia mais

GEODON CÁPSULAS 40MG e 80MG

GEODON CÁPSULAS 40MG e 80MG GEODON CÁPSULAS 40MG e 80MG I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Geodon cloridrato de ziprasidona monoidratado Nome comercial: Geodon Nome genérico: cloridrato de ziprasidona monoidratado APRESENTAÇÕES: Geodon,

Leia mais

fumarato de quetiapina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999

fumarato de quetiapina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO fumarato de quetiapina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES fumarato de quetiapina comprimido revestido 25 mg. Embalagem contendo 14 comprimidos revestidos.

Leia mais

Modelo de Bula AstraZeneca

Modelo de Bula AstraZeneca Modelo de Bula AstraZeneca I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SEROQUEL fumarato de quetiapina 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÕES COMERCIALIZADAS Comprimidos

Leia mais

SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina. Comprimidos revestidos de liberação prolongada de 300 mg em embalagens com 10 e 30 comprimidos.

SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina. Comprimidos revestidos de liberação prolongada de 300 mg em embalagens com 10 e 30 comprimidos. SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SEROQUEL XRO hemifumarato de quetiapina APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de liberação prolongada de 50 mg em embalagens com 10

Leia mais

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA ANOREXIA NERVOSA E DA BULIMIA NERVOSA

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA ANOREXIA NERVOSA E DA BULIMIA NERVOSA TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA ANOREXIA NERVOSA E DA BULIMIA NERVOSA Marcelo Papelbaum Médico pesquisador GOTA IEDE Doutor em psiquiatria pelo IPUB/UFRJ marcelo@papelbaum.com O MEDICAMENTO IDEAL EFICAZ BEM

Leia mais

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e Glucosamina Promove a Reposição de Colágeno das Articulações

Leia mais

HEMIFUMARATO DE QUETIAPINA. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 25mg, 100mg e 200mg

HEMIFUMARATO DE QUETIAPINA. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 25mg, 100mg e 200mg HEMIFUMARATO DE QUETIAPINA Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido Revestido 25mg, 100mg e 200mg MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a

Leia mais