Projeto Técnico Fragmentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto Técnico Fragmentos"

Transcrição

1 Projeto Técnico Fragmentos Proponente: Tiago Barbiero Saad a) Conceito do Curta Metragem de Ficção (Animação) Esse curta mostra uma vida inteira de uma pessoa, desde seu nascimento até sua morte. O grande diferencial desse curta é que a alma dessa pessoa, que evolui durante a sua vida, não é encapsulada em um corpo, mas é o próprio corpo em si. Todos os ensinamentos de seus pais, das pessoas à sua volta e do meio são visualmente incorporados ao personagem. O filme é recheado de conceitos de psicologia, desde o desenvolvimento motor da criança até a rigidez de pensamento de uma pessoa madura, passando pelos conflitos da adolescência, paixão, entre outros aspectos tão importantes e significativos na vida do ser humano. A proposta se encaixa perfeitamente em um curta com uma narrativa poética e reflexiva, mas com um passo coerente e temporização linear, facilitando a compreensão de todos os valores abstratos que serão apresentados.

2 B) Personagens Personagem principal: Podemos dizer que ele é a representação de uma vida inteira durante o filme, passando pela infância, adolescência, fase adulta e maturidade. Não há a necessidade de dar um nome, nem mesmo definir o sexo do personagem principal (inclusive nem haverão vozes no filme), o que aumenta a abrangência de identificação do público. Ele é uma pessoa entre tantas outras, que vive a sua vida pelo mesmo conjunto de ações e reações de um ser humano qualquer. Ele age e reage às pessoas e ao meio de forma espontânea, se alegrando, se aborrecendo e se reconstruindo a cada experiência. Seu visual mudará durante todo o curta mas mantendo uma estrutura que o identifique. Cada pequena experiência que nos modifica um pouco, no caso do nosso personagem será exteriorizada por mudanças em seu próprio corpo. Elementos: Não são personagens em si, mas desempenham um papel importantíssimo, pois são o que mais interagem com o personagem principal. Esses elementos são todas as nossas experiências, desenhadas de forma abstrata, e que estarão disponíveis para o personagem absorver, ajudando o personagem a se construir ao longo do filme. Esses elementos serão formas luminosas, muitas vezes acompanhadas de um formato abstrato que o emite, ou simplesmente estão viajando pelo mundo. Há também um grande conjunto de elementos no mundo dele, como se fossem nuvens pairando no ar, de onde os elementos também emanam.

3 C) Roteiro Seq 1) Bebê Câmera abre, mostrando uma forma simples que começa a se desenvolver. Inicia somente boca e olhos. Braços se formam e depois as pernas, tudo bem geométrico, sem nuancias de dedos. Pais (só vemos pernas deles) enviam muitos elementos e o bebê absorve praticamente tudo. Muitos elementos são absorvidos e muitos são descartados. Quando o personagem principal absorve um elemento/objeto de outro personagem ou lugar, o objeto é duplicado e os 2 ficam com o elemento/objeto. Seq 2) O Mundo Câmera abre, revelando o mundo à sua volta, que ele para pra observar um pouco. O cenário é bem clean com algumas texturas de papel. Poucas linhas distinguem chão de céu. No céu, há uma grande nuvem de elementos/objetos pairando sobre ele. Ele olha e absorve alguns. Outros personagens passam e ele absorve elementos deles também. Seq 3) Criança Ele começa a andar, inicialmente trôpego, mas aos poucos conseguindo. Seu corpo continua mudando bastante. Pega muitos elementos e descarta muitos também. Já podemos distinguir dedos. Ele passa ao lado de um bebê que absorve um elemento dele. Ele observa esse momento com curiosidade. Chegam notas musicais, ele admira esses elementos e absorve sua essência. Se depara com uma TV, que emite elementos demais, ele até fica zonzo com o excesso de informações, mas absorve bastante coisa e fica bastante agitado. Ele passa por um personagem velho (estático, quase não muda), mas ele está tão maravilhado com tudo à sua volta que nem percebe sua presença. Livros dançam à sua volta, ele absorve elementos desses livros e cresce cada vez mais. Sequência de vários elementos diferentes sendo absorvidos (close na mão pegando 1 elemento, nos olhos, no ouvido, etc.) Seq 4) Adolescente Nosso personagem já está adolescente, fazendo um caminhar descontraído. Ele continua absorvendo e descartando muita coisa, mas não tanto quanto antes. Ele encontra uma peça divertida (molas com estrelas na ponta), que absorve e que ficam expostas no alto de sua cabeça como 2 antenas. Ele acha isso divertido e caminha bem alegre. Ele passa por 2 outros personagens que olham, apontam pras antenas e riem. Ele fica aborrecido, bravo, triste e arranca as antenas da cabeça saem 2 ou 3 elementos juntos com as antenas. Ele volta a caminhar, mas mais cabisbaixo.

4 Seq 5) Conflito interno Ele encontra um elemento que analisa e tenta absorver. Quando ele absorve este elemento outro cai dele. Ele analisa esse elemento que caiu e tenta absorver de volta e o que ele havia absorvido antes cai. Ele tenta forçar com as mãos os 2 elementos nele simultaneamente, mas todos seus elementos começam a pulsar e se tornarem instáveis. Ele fica irritado e dá um grito! Boa parte, mais da metade de seus elementos se desprendem, caindo ao chão. Ele se acalma, respira pausadamente. Ele olha os elementos caídos ao chão e escolhe alguns para se recompor. Seq 6) Adulto/Paixão Nosso personagem volta a caminhar, agora mais leve, mais confiante. Elementos vêm e vão, mas ele vai absorvendo com critério cada um, já não muda tanto. Ele avista outra personagem bem diferente dele - e fica admirado. A outra personagem se aproxima e também demonstra admiração. Eles se completam, dançam e trocam muitos elementos entre si. Eles acabam ficando parecidos um com o outro. Seq 7) Paternidade/Maternidade Entre os 2 surge uma nova estrutura, o filho deles, que vai ganhando forma aos poucos, assim como aconteceu com o nosso personagem quando era bebê. Nosso personagem tenta transmitir o máximo de elementos que ele tem para o filho, que absorve quase tudo e também cresce. O filho (já uma criança) vem brincando e chuta algum elemento na direção do nosso personagem, que acaba absorvendo esse elemento à força, expulsando 2 ou 3 que ele tinha, deixando-o um pouco atordoado. Seq 8) Maturidade Ele vê a criança crescendo e se afastando dele. Ele se volta para um jornal. Ele já não absorve elementos do meio, nem descarta. Do jornal vem um elemento na direção dele. Pensativo ele olha, analisa, e recusa. Lendo o jornal vem outro elemento que ele olha com ar mais feliz, analisa um pouco e absorve.

5 Seq 9) Velhice Ele vira uma página do jornal, vários personagens passam como que em câmera acelerada, enquanto ele continua folheando o jornal. Ele vira a última página e sua fisionomia já está bem envelhecida (usaremos óculos e outros elementos que ajudem e deixar isso claro). Som de várias pessoas falando, passando. Elementos novos são ignorados. Ele não absorve mais nada. Outros personagens (crianças brincando) passam à sua volta e ele tenta oferecer um elemento próprio pra eles (esse é um elemento chave, é o que define o personagem pode ser um coração estilizado ou algo menos óbvio). Os outros personagens mal notam a presença do nosso personagem e seguem sem absorver seu elemento. Outros personagens passam, ele tenta oferecer o elemento dele, mas ninguém pega. Câmera afasta. Nosso personagem está afastado dos outros personagens/elementos. O som de várias pessoas falando fica baixo, ao longe. Seq 10) Morte Ele olha à sua volta, para o mundo, para as pessoas, já bem distante (talvez no alto de uma colina), já nem ouve mais as vozes das pessoas. Há um momento calmo, de observação do mundo. Uma leve brisa bate em seu rosto. Ele fecha os olhos e sente novamente a brisa, agora um pouco mais forte.(começa uma música bem suave). Seus elementos começam a sacudir suavemente com a brisa. Aos poucos, seus elementos começam a se desprender, subindo no ar. Ele vai se transformando numa grande revoada de elementos que vai subindo para o céu (mostrar isso de alguns ângulos diferentes), onde se encontra a grande nuvem de elementos. Câmera foca por alguns instantes nessa cena. (música termina). Fade para preto Seq 11) Epílogo Abre a cena. Câmera subjetiva. Uma mão folheia um álbum de fotos. Numa virada de página aparece uma foto de nosso personagem com o seu elemento (aquele que ele tentou transmitir no fim da vida) à mostra (mas não dando a entender que ele queria transmitir aquilo naquele momento). A mão calmamente toca a foto e o elemento é absorvido. Fade para preto (FIM)

6 D) Proposta de Direção: Esta é uma história que usa como grande diferencial um visual singular guiado por um roteiro poético. Ele é uma síntese da vida de uma pessoa, sua alma, suas vontades e desejos, traduzidos em elementos visuais que ela absorve e incorpora ao seu corpo/fisionomia. Cada objeto que o personagem carrega representa um desejo, valor ou pensamento que faz parte de si e o constrói como é por dentro. A alma do personagem é aquilo expressada pela composição de seu corpo, uma coleção dos objetos que ele resolveu incorporar em si mesmo. O personagem principal - e também os secundários - trarão um visual evolutivo, fruto de suas experiências com o meio e com os demais à sua volta. Essa construção de elementos se dará de forma esteticamente única, inspirada em estilos e obras de grandes nomes da pintura do sec XX como Pablo Picasso, Salvador Dali, Fernand Leger, Miró, Matisse, Tarcila do Amaral, Anita Malfatti entre outros artistas nacionais e internacionais. O objetivo visual do filme é que cada quadro do filme seja digno de uma galeria de arte. Cada composição de cena, cada personagem, cada elemento, seja único e esteticamente poético. Fragmentos - Arte conceitual

7 Fragmentos - Envelhecimento - Arte conceitual Fragmentos - Personagens Secundários - Arte conceitual

Tulio Frigeri estudo de pré-produção para animação

Tulio Frigeri estudo de pré-produção para animação estudo de pré-produção para animação ROTEIRO Cena 01 A - Padeiro no Altar - Int./Noite Corta. Close na mão do padeiro rezando. Cena 01 B - Padeiro no Altar - Int./Noite Padeiro rezando de costas: "O pão

Leia mais

SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO

SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO O HOMEM QUE DORME Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento de Rubio Campos, inspirado muito livremente no conto O Caminho do Sbruch de Isaac Babel. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA Por uma janela,

Leia mais

Bible Animacao Professor Eliseu Aluno: Rodrigo Gallucci Naufal RA

Bible Animacao Professor Eliseu Aluno: Rodrigo Gallucci Naufal RA Bible Animacao Professor Eliseu Aluno: Rodrigo Gallucci Naufal RA 00147614 Efeitos sonoros: https://www.youtube.com/watch?v=iryixkv8_sm A musica, um instrumental, iria tocar do inicio ate aproximadamente

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ÍTALO VICTOR MATSUTANI INOUE LIMA TRABALHO DE TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA BIBLE DA ANIMAÇÃO SÃO PAULO 2015 O vento me trouxe você

Leia mais

A Viagem. por. Ton Freitas

A Viagem. por. Ton Freitas A Viagem por Ton Freitas Registro F.B.N.: 647388 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. CASA DE /QUARTO - DIA 1., moreno, 21 anos, dorme ao lado de sua esposa,, 20 anos, morena, linda.o telefone TOCA. Thiago

Leia mais

Duas bactérias redondas, ligeiramente azuladas, nadam calmamente em um líquido. C1T1 ESTÚDIO

Duas bactérias redondas, ligeiramente azuladas, nadam calmamente em um líquido. C1T1 ESTÚDIO Cena/Tom. Descrição da Cena Locação C1T1 Duas bactérias redondas, ligeiramente azuladas, nadam calmamente em um líquido. C1T2 Uma delas se divide, e nasce mais uma! Agora são três! Esta tabela serve de

Leia mais

CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE

CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE Fernando Caetano Tavolaro. RA 00147628 SÃO PAULO ABRIL

Leia mais

CONTRA CORRUPÇÃO. Roteiro para curta-metragem de Carlos Jean Ferreira Sardinha Lopes

CONTRA CORRUPÇÃO. Roteiro para curta-metragem de Carlos Jean Ferreira Sardinha Lopes CONTRA CORRUPÇÃO Roteiro para curta-metragem de Carlos Jean Ferreira Sardinha Lopes 26/04/2012 CENA 1 / CASA DE UMA CIDADÃ / INTERNA / NOITE Legenda mostra a data: [03/10/10]. Mulher anda lentamente até

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

A UNIVERSITÁRIA. BETO E qual é a boa pra esse final de semana, Marcelo? MARCELO Só em casa mesmo, terminando os trabalhos. E você?

A UNIVERSITÁRIA. BETO E qual é a boa pra esse final de semana, Marcelo? MARCELO Só em casa mesmo, terminando os trabalhos. E você? 1 A UNIVERSITÁRIA FADE IN: SÉRIE DE PLANOS A) Diversas imagens de uma universidade, à noite. B) Alunos percorrendo corredores, na saída das aulas. C) e caminhando juntos, saindo da sala, conversando. 1.

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes

Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes ROTEIRO CENA 1 Ext. Pátio da Escola: narrador caminha pelo pátio narrando algumas histórias do bairro. Nosso bairro era muito diferente do que é hoje. Antes eram várias vilas que dividiam espaços. (fotos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Teoria da Imagem Expandida

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Teoria da Imagem Expandida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Teoria da Imagem Expandida Geraldo Jose da Silva Neto RA00207774 Prof: Eliseu Lopes Filho CENA 01 Escritório recheado de papeis com desenhos nas paredes e

Leia mais

O Jogo de Azar. Versão 1. Argumento de Luis Gustavo de Oliveira Ramp. Roteiro de Jean Carlo Bris da Rosa

O Jogo de Azar. Versão 1. Argumento de Luis Gustavo de Oliveira Ramp. Roteiro de Jean Carlo Bris da Rosa O Jogo de Azar Versão 1 Argumento de Luis Gustavo de Oliveira Ramp Roteiro de Jean Carlo Bris da Rosa Curitiba, 09 de setembro de 2010 Um despertador toca. FADE IN: O despertador rapidamente é silenciado

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bible. Teoria da Imagem Expandida prof. Eliseu Lopes. Allan Eduardo de Paiva RA

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bible. Teoria da Imagem Expandida prof. Eliseu Lopes. Allan Eduardo de Paiva RA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Bible Teoria da Imagem Expandida prof. Eliseu Lopes Allan Eduardo de Paiva RA00156710 São Paulo 2015 ROTEIRO Int.Casa_GAROTO.Manha GAROTO acorda e já sentado

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

Roteiro. Fade out CENA 1 INTERIOR /DIA /QUARTO DA MENINA

Roteiro. Fade out CENA 1 INTERIOR /DIA /QUARTO DA MENINA Roteiro Fade in (escrito e off)... de todas as histórias que meu pai me contava a que nunca esqueci foi a história do Rei que levava no coraçãouma princesa... A menina Fade out CENA 1 INTERIOR /DIA /QUARTO

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA De 5 meses e 0 dia até 6 meses e 30 dias Questionário para 6 Meses Por favor, preencha o formulário abaixo. Use caneta preta ou azul e escreva em letra de forma. Data do preenchimento: D D M M A A A A

Leia mais

"FÉRIAS NA PRAIA" Roteiro de. Deborah Zaniolli

FÉRIAS NA PRAIA Roteiro de. Deborah Zaniolli "FÉRIAS NA PRAIA" Roteiro de Deborah Zaniolli Copyright 2016 by Deborah Zaniolli Deborah Zaniolli Todos os direitos reservados contato@deborahzaniolli.com BN: 704.710 Roteiro 2011 Piedade- SP 1. "FÉRIAS

Leia mais

1X10 PONTO FRACO CENA1/CASA DE NÉLIO/QUARTO DE MURILO/INT./DIA

1X10 PONTO FRACO CENA1/CASA DE NÉLIO/QUARTO DE MURILO/INT./DIA 1X10 PONTO FRACO CENA1/CASA DE NÉLIO/QUARTO DE MURILO/INT./DIA Murilo continua abraçado com sua filha Iara. Nélio, na porta do quarto emocionado com a cena. Ouve-se uma discussão de Fabiana e Beatriz na

Leia mais

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Pensando as Diferenças PIBID/UFMS/História O QUE É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? Uma História em quadrinhos, ou HQ, é uma forma de arte chamada de arte sequencial. (XIX)

Leia mais

ajudar Profissionais do Berçário educacional assistencialista Estimulação Psicomotora carreira propósito grandes realizações

ajudar Profissionais do Berçário educacional assistencialista Estimulação Psicomotora carreira propósito grandes realizações Minha missão é ajudar Profissionais do Berçário a desenvolver todo o potencial dos bebês trabalhando a função educacional e assistencialista, por meio da Estimulação Psicomotora com conhecimento e técnicas

Leia mais

ROTEIRO VIDEOCLIPE Música: Casa Banda: Baleia CENA MÚSICA TEMPO OBSERVAÇÕES CH NARRATIVA 1 - CHICO NARRATIVA 2 - CLARICE OBSERVAÇÕES CL

ROTEIRO VIDEOCLIPE Música: Casa Banda: Baleia CENA MÚSICA TEMPO OBSERVAÇÕES CH NARRATIVA 1 - CHICO NARRATIVA 2 - CLARICE OBSERVAÇÕES CL ROTEIRO VIDEOCLIPE Música: Casa Banda: Baleia CENA MÚSICA TEMPO OBSERVAÇÕES CH NARRATIVA 1 - CHICO NARRATIVA 2 - CLARICE OBSERVAÇÕES CL INT SALA DA CASA MANHÃ Chico termina de arrumar sua mochila. INT

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS LINGUAGEM AUDIO VISUAL Profº Eliseu de Souza NOME: Nicholas Norio Garcez

Leia mais

Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo.

Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo. Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo. SINOPSE: Kelson s : O Lugar onde Vivo Relato de quatro meninos de uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, falando a um entrevistador, do lugar onde vivem.

Leia mais

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra Conceitos Story line - Semente da história, ideia primária - Síntese da história - clara, direta e curta - Resumo resumido - Apresentação, desenvolvimento e solução do conflito-matriz PERSONAGEM + DESEJO

Leia mais

Fogo (Capital Inicial) 1. Adriane de Oliveira PIRES 2 Simone Caetano 3 Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, GO

Fogo (Capital Inicial) 1. Adriane de Oliveira PIRES 2 Simone Caetano 3 Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, GO Fogo (Capital Inicial) 1 Adriane de Oliveira PIRES 2 Simone Caetano 3 Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, GO Resumo O videoclipe da música "Fogo - Capital Inicial" é uma produção diferente e inovadora,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA UNIDADE CURRICULAR DE PROJECTO DE PRODUÇÃO MEDIATIZADA L U S I M É D I A 2 0 1 3 GUIÃO LITERÁRIO CENA SEQUÊNCIA 1:EXT/MUNDO

Leia mais

79 Dias. por. Ton Freitas

79 Dias. por. Ton Freitas 79 Dias por Ton Freitas Registro F.B.N.: 684988 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. HOSPITAL/QUARTO - DIA Letreiro: 3 de março de 1987. HELENA, branca, 28 anos, está grávida e deitada em uma cama em

Leia mais

O Plano dos Gatos Magos

O Plano dos Gatos Magos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho Conceitual e Storyboard David de Oliveira Lemes O Plano

Leia mais

"DESEJOS SUICIDAS" Roteiro de. Deborah Zaniolli

DESEJOS SUICIDAS Roteiro de. Deborah Zaniolli "DESEJOS SUICIDAS" Roteiro de Deborah Zaniolli Copyright 2016 by Deborah Zaniolli Deborah Zaniolli Todos os direitos reservados contato@deborahzaniolli.com BN: 710351 Roteiro 2011 Piedade- SP 1. "DESEJOS

Leia mais

Adeus, transeunte. por. danilo crespo

Adeus, transeunte. por. danilo crespo Adeus, transeunte por danilo crespo Copyright 2017 by danilo crespo danilosantoscrespo@gmail.com Niterói - RJ 1. 1 Duas pessoas se olham paradas. A cena começa do mesmo modo várias vezes mas para obter

Leia mais

Antes da morte. Por. Juliano Figueiredo da Silva

Antes da morte. Por. Juliano Figueiredo da Silva Antes da morte Por Juliano Figueiredo da Silva Rua: Alameda Pedro II n 718 Venda da Cruz São Gonçalo Rio de Janeiro E-mail: jfigueiredo759@gmail.com Tel: (21) 92303033 EXT.ALAMEDA.DIA FADE IN Lucas usando

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp Disciplina: Linguagem Audiovisual e Games Professor: Eliseu de Souza Lopes Filho Nome: Jamison Duarte da Silva RA00148531 Hero Sinopse: Hero conta a

Leia mais

DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário

DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário DOCUMENTÁRIO Prof. André Galvan Bill Nichols Introdução ao Documentário DOCUMENTÁRIO Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa

Leia mais

Caetano João Henrique 2016

Caetano João Henrique 2016 Caetano João Henrique 2016 Sinopse Caetano é formado em Psicologia, tem um escritório próprio e mora sozinho em um apartamento onde sua mania de organização se manifesta nos mínimos detalhes. Ele vive

Leia mais

0 0:00:02. suave para a divisão das bactérias. suave para a divisão das bactérias. suave para a divisão das bactérias.

0 0:00:02. suave para a divisão das bactérias. suave para a divisão das bactérias. suave para a divisão das bactérias. Cena/Tom. Descrição da Cena Trilha Sonora SOM AMBIENTE Tempo C1T1 Duas bactérias redondas, ligeiramente azuladas, nadam calmamente em um líquido. 0 Esta tabela serve de auxílio à edição de sons e trilhas

Leia mais

Perdido no Jurassic Park

Perdido no Jurassic Park Trabalho de Storyboard LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES Professor: Eliseu de Souza Dreiky Fraga RA00117735 Perdido no Jurassic Park Introdução A história que segue no trabalho é de um pescador que acaba parando

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Teoria da Imagem Expandida Prof. Eliseu Lopes. Bible

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Teoria da Imagem Expandida Prof. Eliseu Lopes. Bible Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP Teoria da Imagem Expandida Prof. Eliseu Lopes Bible Rafael Magalhães Ussuy e Souza RA 00156709 Logline O Tiro Dois cavalheiros entram em uma disputa

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA De 1 mês e 0 dia até 2 meses e 30 dias Questionário para 2 Meses Por favor, preencha o formulário abaixo. Use caneta preta ou azul e escreva em letra de forma. Data do preenchimento: D D M M A A A A Dados

Leia mais

NADA É POR ACASO. um roteiro. Fábio da Silva. 02/09/2008 até 22/09/2008

NADA É POR ACASO. um roteiro. Fábio da Silva. 02/09/2008 até 22/09/2008 NADA É POR ACASO um roteiro de Fábio da Silva 02/09/2008 até 22/09/2008 Copyright 2008 by Fábio da Silva Todos os direitos reservados silver_mota@yahoo.com.br 2. NADA É POR ACASO FADE IN: INT. APARTAMENTO

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

ANONIMATO. 1. EXT. RUA - FIM DE TARDE Um CARRO se aproxima. Dá sinal à direita e embica na calçada, frente ao PORTÃO.

ANONIMATO. 1. EXT. RUA - FIM DE TARDE Um CARRO se aproxima. Dá sinal à direita e embica na calçada, frente ao PORTÃO. FADE IN ANONIMATO 1. EXT. RUA - FIM DE TARDE Um CARRO se aproxima. Dá sinal à direita e embica na calçada, frente ao PORTÃO. P.O.V MOTORISTA Vê-se o painel e o portão através do pára-brisa. Mão que aciona

Leia mais

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados:

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados: Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Lista de louvores a serem cantados: 1a Aula: Período de Louvor de Crianças e Intermediários 1- Perdoa-me, Senhor (06) 2- Deus criou os céus (177) 3-

Leia mais

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática.

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Ângulos e Planos Escrito por Francine de Mattos Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Matemática e fotografia,

Leia mais

Contrabaixo Minimalista

Contrabaixo Minimalista Contrabaixo Minimalista Valorizando as coisas que realmente são importantes e jogando o resto fora. Olá Baixista, Tudo bem? Antes de abordarmos o tema principal deste ebook, gostaria de falar um pouco

Leia mais

PORTA ABERTA. Por RODRIGO MESSIAS CORDEIRO. Baseado no Conto Porta Aberta de RODRIGO MESSIAS CORDEIRO

PORTA ABERTA. Por RODRIGO MESSIAS CORDEIRO. Baseado no Conto Porta Aberta de RODRIGO MESSIAS CORDEIRO PORTA ABERTA Por RODRIGO MESSIAS CORDEIRO Baseado no Conto Porta Aberta de RODRIGO MESSIAS CORDEIRO 1 - INT. NOITE HALL DE ENTRADA André, trinta e poucos anos, alto, usa óculos, segura em uma das mãos

Leia mais

Os Quatro Pilares de um Casamento Feliz. por. Lisandro Gaertner

Os Quatro Pilares de um Casamento Feliz. por. Lisandro Gaertner Os Quatro Pilares de um Casamento Feliz por Lisandro Gaertner Creative Commons lgaertner@gmail.com Atribuição-Uso lisandrogaertner.net Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License INT. NOITE

Leia mais

Ela não merecia. Por. Stoff Vieira

Ela não merecia. Por. Stoff Vieira Ela não merecia Por Stoff Vieira (63)9211-3384 CENA 01. INT. QUARTO DE ANDRÉ. DIA Uma garrafa de vodka e um copo no chão. André deitado em uma cama velha bagunçada, ele acorda se espreguiça, coloca a mão

Leia mais

Sísifo. Por. Lisandro Gaertner

Sísifo. Por. Lisandro Gaertner Sísifo Por Lisandro Gaertner Creative Commons lgaertner@gmail.com Atribuição-Uso lisandrogaertner.net Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License INT. SAGUÃO - DIA (SEQUÊNCIA DE SONHO) CHEFE,

Leia mais

O Espírito do Pesar. Por. Ricardo Terto

O Espírito do Pesar. Por. Ricardo Terto O Espírito do Pesar Por Ricardo Terto 11 966165696 CENA 01 - EXT. BOSQUE A BEIRA DO LAGO. DIA Um círculo de pedras no chão. No centro, a GAROTA com um longo vestido FLORIDO curvada ao chão, enquanto ergue

Leia mais

Um dia normal no consultório dentista. Por. Matheus de Carvalho

Um dia normal no consultório dentista. Por. Matheus de Carvalho Um dia normal no consultório dentista Por Matheus de Carvalho 1 - INT. - CONSULTÓRIO DENTISTA - DIA A dentista Silvia, loira, sensual em sua roupa de trabalho, ajeita o cabelo, passa um batom básico olhando-se

Leia mais

Análises de blogs e home pages

Análises de blogs e home pages Análises de blogs e home pages Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em home pages de sites/blogs educacionais. Prezados alunos, Vamos dar continuidade aos estudos sobre multimodalidade

Leia mais

MODELO DE ROTEIRO CURTA-METRAGEM: Existem muitos modelos de formato de roteiro. Este é o que utilizamos em nossas produções.

MODELO DE ROTEIRO CURTA-METRAGEM: Existem muitos modelos de formato de roteiro. Este é o que utilizamos em nossas produções. MODELO DE ROTEIRO CURTA-METRAGEM: Existem muitos modelos de formato de roteiro. Este é o que utilizamos em nossas produções. Um roteiro tem sempre que apresentar algumas características básicas, dentre

Leia mais

A LUZ DE MAIOR BRILHO É O AMOR!

A LUZ DE MAIOR BRILHO É O AMOR! A LUZ DE MAIOR BRILHO É O AMOR! O universo está na sua dimensão cortado ao meio, de um lado a luz de outro a escuridão, e ele é infinito, além do alcance dos olhos e da imaginação do homem, mas uma luz

Leia mais

HERÓI OU BANDIDO. RITA (O.S.) Pai é do orfanato. DAVI Estou indo, filha.

HERÓI OU BANDIDO. RITA (O.S.) Pai é do orfanato. DAVI Estou indo, filha. 1 HERÓI OU BANDIDO FADE IN: INT. QUARTO DIA A imagem refletida no espelho é de um homem maduro, cabelos grisalhos, rugas profundas no rosto e de um olhar tranqüilo. Ele passa o pente nos cabelos e em seguida

Leia mais

Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra...

Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra... Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra... Saber se a criança está falando na idade certa, se está atrasada em relação

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

2 meses. Social e Emocional Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais.

2 meses. Social e Emocional Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais. 2 meses Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais. Faz barulhos com a boca murmúrios e sons. Vira a cabeça em direção a sons. Presta

Leia mais

Livros para brincar. Livros Sonoros Quebra-cabeças 24 Pop-ups 25 Circuitos 26

Livros para brincar. Livros Sonoros Quebra-cabeças 24 Pop-ups 25 Circuitos 26 Livros para brincar Livros Sonoros 20-23 Quebra-cabeças 24 Pop-ups 25 Circuitos 26 19 Livros para brincar Livros sonoros Com muitos barulhinhos, surpresas sonoras e melodias que dão vida às histórias.

Leia mais

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA A DO CEMITÉRIO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RUA: ALAMEDA PEDRO II N 718 VENDA DA CRUZ SÃO GONÇALO E-MAIL: jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.PRAÇA.DIA Praça

Leia mais

TÉCNICO/A CONTABILIDADE E FISCALIDADE

TÉCNICO/A CONTABILIDADE E FISCALIDADE TÉCNICO/A CONTABILIDADE E FISCALIDADE CLC7 - Fundamentos de cultura, língua e comunicação Tão alto quanto os olhos alcançam Uma noção de Trabalho: Susana Almeida Tão alto quanto os olhos alcançam Uma noção

Leia mais

ROTEIRO 1º Tratamento (Planos/Movimento/Posição de CAM) Capitulo 1 CONCUSO DOS ANJOS

ROTEIRO 1º Tratamento (Planos/Movimento/Posição de CAM) Capitulo 1 CONCUSO DOS ANJOS ROTEIRO 1º Tratamento (Planos/Movimento/Posição de CAM) Capitulo 1 CONCUSO DOS ANJOS SEQ 01 PALCO DO TEATRO Int/Dia [PLANO CONJUNTO] MIGUEL apresenta sua opera para os anjos. CAM ALTURA DOS OLHOS/FIXA

Leia mais

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS O ângulo de onde olhamos os personagens em um filme pode ter significado narrativo, desde que ajude a descrever esse mesmo personagem, as suas relações com outros na mesma

Leia mais

YouTubers fazem a cabeça dos jovens

YouTubers fazem a cabeça dos jovens YouTubers fazem a cabeça dos jovens Publicado Março 2016 Um novo perfil de ídolo desponta como o preferido entre os jovens brasileiros. Não é preciso gostar das mesmas coisas ou ter ideias parecidas para

Leia mais

O Mito da Caverna de Platão

O Mito da Caverna de Platão O Mito da Caverna de Platão Imagine uma caverna grande, úmida e escura. Nessa caverna vivem algumas milhares de pessoas. Essas pessoas desde que nasceram, vivem com correntes nos braços, pescoço e pés,

Leia mais

Como se Fosse Ontem. Augusto Ferreira. Todos direitos reservados a Augusto Ferreira

Como se Fosse Ontem. Augusto Ferreira. Todos direitos reservados a Augusto Ferreira Como se Fosse Ontem De Augusto Ferreira Todos direitos reservados a Augusto Ferreira Email: augusto.g.ferreira@live.com 1. CB. PG do céu escuro, alguém disca números em um celular, o celular chama e cai

Leia mais

CARLOS MOURÃO (TEXTO) KILMA COUTINHO (ILUSTRAÇÕES E ARGUMENTO)

CARLOS MOURÃO (TEXTO) KILMA COUTINHO (ILUSTRAÇÕES E ARGUMENTO) CYNDI E EU CARLOS MOURÃO (TEXTO) KILMA COUTINHO (ILUSTRAÇÕES E ARGUMENTO) Essa história retrata um capítulo da vida da artista plástica surda Kilma Coutinho, mais especificamente, a relação de amizade

Leia mais

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ A primeira coisa que você deve se lembrar é que um roteiro vai ser lido por alguém. Para ser mais exato, o seu roteiro será lido por um desenhista. E, creia-me, os desenhistas

Leia mais

Descartando Descartes

Descartando Descartes Descartando Descartes Este livro foi criado com o proposito de ser independente e de ser, pessoalmente, o meu primeiro trabalho como escritor. Isaac Jansen - 2015 Quem foi René Descartes? Dono da razão,

Leia mais

STORYBOARD. A Espada de Xangai. Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá. Tecnologia em Jogos Digitais

STORYBOARD. A Espada de Xangai. Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá. Tecnologia em Jogos Digitais Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá Tecnologia em Jogos Digitais STORYBOARD (Prof. Eliseu Lopes/Prof. David de Oliveira) A Espada de Xangai Leticia Figueiredo da Silva RA00184205

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PSICOLOGIA DOCENTE: MCs. Profª ANA BRAZ FATORES QUE INTERFEREM NO CRESCIMENTO FÍSICO Nutrição Saúde Hereditariedade Equilíbrios Hormonais Estados

Leia mais

"Caixa de Saída" Roteiro de. Jean Carlo Bris da Rosa

Caixa de Saída Roteiro de. Jean Carlo Bris da Rosa "Caixa de Saída" Roteiro de Jean Carlo Bris da Rosa Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir. executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

Luísa Azevedo. uma explicação de ternura

Luísa Azevedo. uma explicação de ternura pin Luísa Azevedo uma explicação de ternura Foto de: Cristina Azevedo Oiro sobre azul bebe da cor da felicidade Não sei! Não sei que (te) diga... ou que (te) escreva. O meu coração treme, os meus olhos

Leia mais

Questionário. No ano lectivo 2008/09 está a coordenar? Grupo de. Anos de Experiência na Creche: Anos de Experiência como Educador:

Questionário. No ano lectivo 2008/09 está a coordenar? Grupo de. Anos de Experiência na Creche: Anos de Experiência como Educador: Questionário Solicitamos a sua breve colaboração no preenchimento de um questionário para um trabalho de investigação. O tempo de preenchimento é cerca de 15 minutos e os dados são absolutamente confidenciais.

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

Atitude e o Poder de Escolha

Atitude e o Poder de Escolha Atitude e o Poder de Escolha Eu sou Lord Kuthumi, e venho nos Raios da Luz e da Sabedoria para manter cada um de vocês na essência do amor e da verdade e na supremacia da verdadeira beleza. Saudações.

Leia mais

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...)

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) Professor (a):sandra Regina Menti NOME DA ATIVIDADE: JOGO O QUE É? O QUE É? Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivos Introduzir palavras

Leia mais

Croquis e sketches de arquitetura

Croquis e sketches de arquitetura Croquis e sketches de arquitetura a mão livre g u i a p r á t i c o e-book por ana baronceli APRESENTAÇÃO ANA BARONCELI Meu nome é Ana Baronceli. Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade da Grande

Leia mais

Godofredo e Geralda sentados na mesa no centro do palco.

Godofredo e Geralda sentados na mesa no centro do palco. Cena 1 Cenário Cena Musica Som e luz Restaurante: Duas mesas, cada uma com duas cadeiras. Uma no centro e outra no inicio do palco, castiçais com velas no centro das mesas. Godofredo e Geralda sentados

Leia mais

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Quando o Sol se apaixonou pela Lua Letícia Cruz RA00178896 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho

Leia mais

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue.

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue. 1. A Mulher-Sem-Cabeça onde está ela? A mãe avança sozinha, já sem cabeça, e procura os seus três filhos. Está no quintal, a cabeça foi cortada e o sangue que vai saindo traça um percurso, um itinerário

Leia mais

Ensaio Sobre a Alegria. Por. Rafael Sylos

Ensaio Sobre a Alegria. Por. Rafael Sylos Ensaio Sobre a Alegria Por Rafael Sylos EXT. TRILHO DO TREM - DIA, 38, vestindo chapéu e sobretudo, carrega uma mala de viagem consideravelmente grande e caminha sobre os trilhos do trem. Ele acaba de

Leia mais

Mapa de Frames: FINAL 1 FINAL 2

Mapa de Frames: FINAL 1 FINAL 2 Storyboard Resumo: A operação se passa em uma área pouco movimentada de Tokyo no ano de 3054, as 2AM, onde o encarregado da missão, Cyborg Z (Soldado 12), o décimo segundo melhor Soldado da Corporação

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Verbo ser Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome?

Leia mais

TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo. PROF. ALEMAR S. A. RENA

TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo. PROF. ALEMAR S. A. RENA TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo PROF. ALEMAR S. A. RENA www.fluxos.org SUJEITOS FICCIONAIS ENUNCIAÇÃO/ENUNCIADO CONCEITO INSEPARÁVEIS SUJEITO DA ENUNCIAÇÃO/ENUNCIADO EX. Maria escreveu um

Leia mais

URTIGAS. Um roteiro. Adolfo Henrique Wernke

URTIGAS. Um roteiro. Adolfo Henrique Wernke URTIGAS Um roteiro de Adolfo Henrique Wernke Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons por Adolfo Henrique Wernke. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas,

Leia mais

Mesmo assim o vento irá soprar

Mesmo assim o vento irá soprar Mesmo assim o vento irá soprar Trilha Sonora Bohemian Rhapsody Queen Personagens Silas Mãe Amigo Namorada Diabo Morte Anjos (4) Recepcionista Resumo: Jovem (Silas) mata um rapaz com um tiro, arrependido

Leia mais

O corte, o contínuo e o simultâneo Carlos Vogt... 9

O corte, o contínuo e o simultâneo Carlos Vogt... 9 sumário O corte, o contínuo e o simultâneo Carlos Vogt.... 9 vestígios O gosto áspero na boca... 17 Não é mais madrugada... 19 E se ele se depara... 21 O corte no braço... 23 A mulher lhe veio aos braços...

Leia mais

O Fim do Mundo: Parte I - O fim da esperança Sexto Tratamento: 17/03/2010. Por. Gerson Boaventura. Baseado no conto homônimo do mesmo autor.

O Fim do Mundo: Parte I - O fim da esperança Sexto Tratamento: 17/03/2010. Por. Gerson Boaventura. Baseado no conto homônimo do mesmo autor. O Fim do Mundo: Parte I - O fim da esperança Sexto Tratamento: 17/03/2010 Por Gerson Boaventura Baseado no conto homônimo do mesmo autor. gerson.boaventura@gmail.com 00. CARTELAS SOM: Bebês chorando em

Leia mais

O que mais me lembro da minha infância era o grande espelho que havia na sala da casa da minha avó paterna. Estava sempre coberto por um grande

O que mais me lembro da minha infância era o grande espelho que havia na sala da casa da minha avó paterna. Estava sempre coberto por um grande historia de terror O que mais me lembro da minha infância era o grande espelho que havia na sala da casa da minha avó paterna. Estava sempre coberto por um grande lençol negro, o que despertava a minha

Leia mais

ÚLTIMA LINHA de Martha Ribeiro

ÚLTIMA LINHA de Martha Ribeiro ÚLTIMA LINHA de Martha Ribeiro 1 FADE IN: INT ESTAÇÃO METRÔ DIA DUARTE, um homem branco de 40 anos aproximadamente, com cabelos curtíssimos, está parado a poucos centímetros da faixa amarela de segurança

Leia mais

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL Tatiana Moraes Tayla Mascarenhas Giovanna Fernandes Franciele Sousa RESUMO Faz-se uma abordagem acerca da importância da contação de história dentro do espaço escolar, visando

Leia mais

Cidade de Deus. Bráulio Mantovani. Baseado no romance de Paulo Lins. 12º tratamento

Cidade de Deus. Bráulio Mantovani. Baseado no romance de Paulo Lins. 12º tratamento Cidade de Deus Bráulio Mantovani Baseado no romance de Paulo Lins 1º tratamento Dezembro 001 1 EXT. CASA DE ALMEIDINHA - DIA 1 Abrimos com a imagem de um FACÃO sendo afiado. CARACTERES em superposição:

Leia mais

REPLAY. Um Roteiro. Ale Silva

REPLAY. Um Roteiro. Ale Silva 1 REPLAY Um Roteiro De Ale Silva Copyright 2007 by Ale Silva Todos os direitos reservados 2 FADE IN: 01. EXT. PRAÇA DIA está sentado em um dos bancos, demonstrando, com as mãos inquietas, certa ansiedade

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer Período sensório motor Desde o nascimento até os 2 anos de idade Ocorre uma grande evolução neste período Ações

Leia mais