DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário"

Transcrição

1 DOCUMENTÁRIO Prof. André Galvan Bill Nichols Introdução ao Documentário

2 DOCUMENTÁRIO Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Bill Nichols defende que cada documentário tem uma voz própria, ou seja, uma maneira particular de relatar as coisas do mundo. Para ele existem seis estilos principais de documentários: poético, expositivo, participativo, reflexivo e performático.

3 TIPOS DE DOCUMENTÁRIO

4 MODO EXPOSITIVO O modo expositivo preocupa-se mais com a defesa de argumentos do que com a estética e subjetividade. Os documentários com essa característica predominante têm como marca diferencial a objetividade e procuram narrar um fato de maneira a manter a continuidade da argumentação. Para isso, um dos recursos utilizados é o casamento perfeito entre o dito e o mostrado.

5 MODO EXPOSITIVO Agrupa fragmentos do mundo histórico em uma perspectiva retórica e argumentativa. Dirige-se diretamente ao espectador, através de legendas e de narração. Esses filmes adotam o comentário com voz de Deus (voz over) o orador é ouvido, mas jamais visto (objetividade e autoridade do narrador). Os documentários expositivos dependem de uma lógica informativa transmitida oralmente. As imagens desempenham papel secundário (apenas ilustram). Vemos as imagens como comprovação ou demonstração do que é dito. Marco para este tipo de documentário o escocês John Grierson, anos 30, que foi o primeiro a utilizar a palavra documentário. Grierson se interessava pelos problemas concretos dos anos 30 pobreza, desemprego, etc.

6 MODO POÉTICO Ao contrário do modo expositivo, o modo poético evidencia a subjetividade e se preocupa com a estética. Há uma valorização dos planos e das impressões do documentarista a respeito do universo abordado. Em relação à construção do texto, podem-se usar poemas e trechos de obras literárias.

7 MODO POÉTICO Os documentários poéticos retiram do mundo histórico sua matéria-prima, mas a transformam de maneiras diferentes. O modo poético começou juntamente no contexto do modernismo, como uma maneira de representar a realidade em fragmentos, impressões subjetivas, atos incoerentes e ações vagas. Ao documentário poético importa mais a emoção que a razão. Não há uma lógica linear e rígida a ser seguida, permitindo assim maior experimentação. Não há uma complexidade psicológica nos personagens. Chuva (Joris Ivens, 1929) Imagens transmitem sentimentos e não argumentos sobre a realidade. Um cão andaluz (Luis Buñuel e Salvador Dali, 1928) Mudanças abruptas de tempo e espaço/ influência do surrealismo arte como libertação diante da lógica e da razão/ ênfase no mundo do inconsciente e do sonho.

8 MODO OBSERVATIVO No modo observativo, o documentarista busca captar a realidade tal como aconteceu. Para isso, evita qualquer tipo de interferência que caracterize falseamento da realidade. Apenas há um registro dos fatos sem que o documentarista e sua equipe sejam notados. Dessa maneira, há pouca movimentação de câmera, trilha sonora quase inexistente e não há narração, uma vez que as cenas devem falar por si mesmas.

9 MODO OBSERVATIVO Nos documentários observativos olhamos para dentro da vida no momento em que ela é vivida. Os atores sociais interagem uns com os outros, ignorando os cineastas. É como se a câmera não estivesse presente. Tem pretensão de neutralidade e naturalidade. Transmitem a ideia de realidade. Não há narradores nem entrevistas. Muitos chegam a não utilizar nem mesmo legendas ou efeitos sonoros/trilha. Um dos primeiros documentários observativo foi O triunfo da vontade (Leni Riefenstahl, 1935), filmagem de um comício nazista em Leni Riefenstahl tenta passar a impressão de um registro espontâneo e desinteressado do fato. Mas sabe-se que tudo foi cautelosamente pensado e coreografado...a entrada dos líderes em cena, os discursos (repetidos), as tomadas e ângulos de câmera etc. Marco para este estilo de documentário cinema direto norte-americano, encabeçado por Robert Drew e Richard Leacock, foi um dos responsáveis por romper com o estilo clássico criado nos anos 30. A principal característica desse movimento é a defesa da nãointervenção, ou seja, a câmera deve ser a própria extensão do olhar humano.

10 MODO PARTICIPATIVO O modo participativo, como o próprio nome sugere, é marcado por mostrar a participação do documentarista e sua equipe. Dessa forma, torna-se um sujeito ativo no processo de gravação/filmagem, pois aparece em conversa com a equipe e provoca o entrevistado para que este fale.

11 MODO PARTICIPATIVO Ao contrário do estilo observativo, o modelo participativo prevê a intervenção do cineasta em cena, para dar a sensação de como é estar em determinada situação. Este tipo de documentário evidencia que a câmera interfere na realidade dos fatos. Pode-se ver e ouvir o cineasta em ação. Recusa a voz de Deus para privilegiar a interação de pessoas, em carne e osso, no momento e local dos fatos. Reduz, assim, a importância do convencimento do espectador. Marco para este estilo de documentário - Em 1960, filme Crônicas de um verão, de Jean Rouch e Edgar Morin. Este filme lança novas bases para a prática documental, com características completamente opostas ao cinema direto. Rouch foi responsável por criar o cinema-verdade, um movimento marcado pela intervenção/participação do documentarista.

12 MODO REFLEXIVO O modo reflexivo deixa claro para o telespectador quais foram os procedimentos da filmagem, evidenciando a relação estabelecida entre o grupo filmado e o documentarista. Nos filmes em que esse modo de representação prevalece nota-se como é a reação do grupo pesquisado diante da câmera e do seu realizador.

13 MODO REFLEXIVO O modo reflexivo, pode-se dizer, questiona o próprio modo como o documentário atua e intervém na realidade. Negando a premissa da capacidade da câmera de representação fiel da realidade, o modo reflexivo estimula a consciência do espectador a respeito do modo de se fazer documentários. Segundo Nichols, o modo reflexivo é o modo de representação mais consciente de si mesmo e aquele que mais se questiona (NICHOLS, 2007, p. 166). Exemplo: O homem da câmera (Vertov).

14 MODO PERFORMÁTICO O modo performático caracteriza-se pela subjetividade e pelo padrão estético adotado, utilizando as técnicas cinematográficas de maneira livre. Pertencem a esse modo os filmes de vídeo-arte e cinema experimental e vanguarda.

15 MODO PERFORMÁTICO O modo performático é aquele que dá ênfase às características subjetivas das experiências de vida e dos relatos/depoimentos de personagens. Há uma combinação entre acontecimentos reais e imaginários, conduzindo o espectador de maneira emocional, e não por argumentos lógicos ou científicos. Segundo Nichols, o documentário performático nos convida, como fazem todos os grandes documentários, a ver o mundo com novos olhos e a repensar a nossa relação com ele (NICHOLS, 2007, p. 176). Como os primeiros documentários, mistura elementos ficcionais com técnicas da oratória para tratar de questões sociais complexas. Traz consigo algumas características do cinema experimental ou de vanguarda.

16 TRABALHO DOCUMENTÁRIO -CRIAR UM MINI DOCUMENTÁRIO DE 2 MINUTOS -TEMÁTICA SONHOS -VOZ OFF -ENTREVISTAS -IMAGENS PARA COBRIR OS OFFS agsgalvan@gmail.com

O Documentário como Fonte de Informação: uma observação a partir de Tiros em Columbine 1

O Documentário como Fonte de Informação: uma observação a partir de Tiros em Columbine 1 O Documentário como Fonte de Informação: uma observação a partir de Tiros em Columbine 1 Manoela NOGUEIRA 2 Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS RESUMO O presente artigo busca observar o documentário

Leia mais

SALA DE ESPERA¹. Gilberto Train² Priscilla de Oliveira Muckenheim³ Jair Marcos Giacomini 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul,RS

SALA DE ESPERA¹. Gilberto Train² Priscilla de Oliveira Muckenheim³ Jair Marcos Giacomini 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul,RS RESUMO SALA DE ESPERA¹ Gilberto Train² Priscilla de Oliveira Muckenheim³ Jair Marcos Giacomini 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul,RS Vídeo documentário de quinze minutos baseado nos

Leia mais

GT TELEVISÃO. novas dinâmicas para o gênero documentário em telejornalismo

GT TELEVISÃO. novas dinâmicas para o gênero documentário em telejornalismo GT TELEVISÃO MODALIDADE DE TRABALHO: Relato de Experiência novas dinâmicas para o gênero documentário em telejornalismo Duílio Fabbri Jr. 1 Resumo: As técnicas de documentário, freqüentes para atribuir

Leia mais

Estudo dos gêneros literários

Estudo dos gêneros literários Estudo dos gêneros literários Os gêneros literários são um conjunto de obras que apresentam características semelhantes tanto em termos de forma como conteúdo. Existem três categorias básicas de gênero:

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES):

Leia mais

Diretor/Personagem: A Narrativa Subjetiva no Documentário Performático 33 de Kiko Goifman 1

Diretor/Personagem: A Narrativa Subjetiva no Documentário Performático 33 de Kiko Goifman 1 Diretor/Personagem: A Narrativa Subjetiva no Documentário Performático 33 de Kiko Goifman 1 Victorhugo Passabon AMORIM 2 Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES Resumo A partir de uma nova

Leia mais

WEBDOC: AUTORIA, INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE. Heidy Vargas, mestre em Multimeios (UNICAMP), ESPM-SP

WEBDOC: AUTORIA, INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE. Heidy Vargas, mestre em Multimeios (UNICAMP), ESPM-SP WEBDOC: AUTORIA, INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE Heidy Vargas, mestre em Multimeios (UNICAMP), ESPM-SP Propomos apresentar as diferentes definições sobre o que é web documentário e as mudanças nas narrativas

Leia mais

Tema Retórica e Comunicação. Mini Curso Oratória. Responsável. Ana Lúcia Magalhães

Tema Retórica e Comunicação. Mini Curso Oratória. Responsável. Ana Lúcia Magalhães Tema Retórica e Comunicação Mini Curso Oratória Responsável ROTEIRO Retórica e conceitos associados: a oratória Argumentos: persuasão e convencimento Provas Retóricas Orador: marketing pessoal e autoridade

Leia mais

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4 MATRIZ CURRICULAR Disciplinas Obrigatórias Nome da disciplina CrT CrP Total de créditos SEMESTRE I Teorias e estéticas da arte Teorias e estéticas clássicas do cinema e Teorias e estéticas contemporâneas

Leia mais

Capítulo 1 - Entre linguagens e escolhas

Capítulo 1 - Entre linguagens e escolhas 17 Capítulo 1 - Entre linguagens e escolhas Kinopravda, expressão criada em 1922 por Dziga Vertov, ficou conhecida mundialmente depois da tradução para o francês da expressão por Jean-Rouch na década de

Leia mais

Cineastas do Real: o documentário em busca de definições 1 Filmmakers of the real: the documentary in search of definitions

Cineastas do Real: o documentário em busca de definições 1 Filmmakers of the real: the documentary in search of definitions Cineastas do Real: o documentário em busca de definições 1 Filmmakers of the real: the documentary in search of definitions Isabel Padilha Guimarães 2 Palavras-chave: documentário; cineastas; não-ficção.

Leia mais

Análise cinematográfica do documentário Lixo Extraordinário 1

Análise cinematográfica do documentário Lixo Extraordinário 1 Análise cinematográfica do documentário Lixo Extraordinário 1 Joice Franciele da Silva Lopes MORAES 2 Selma Benedita COELHO 3 Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) RESUMO Premiado em festivais internacionais,

Leia mais

Capítulo 1 - Cineasta como Conquistador.

Capítulo 1 - Cineasta como Conquistador. Capítulo 1 - Cineasta como Conquistador. [Fade in] Plano da janela de um carro, ônibus ou van. Vemos parte da estrada, uma cerca e uma vegetação de seca. Uma motocicleta passa em sentido contrário. Surge

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO:2014 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Tópicos Especiais em Arte e Visualidades - Imagem

Leia mais

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação: 2016-2019 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-001158 CURSO PROFISSIONAL 11ºANO PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português dos Cursos

Leia mais

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Gêneros Textuais Definição: Gênero textual é a forma como a língua é empregada

Leia mais

Roteiro Performático: Por uma poética multissensorial 1

Roteiro Performático: Por uma poética multissensorial 1 Roteiro Performático: Por uma poética multissensorial 1 Alessandra Ribeiro MEDINA 2 Lucas Dias CORRÊA 3 Cristiano VIEGAS 4 Geovane Barros VALE 5 Maria Tereza Anchieta FREIRE 6 Paulo Roberto LOPES 7 Robson

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO: 2016/2 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Tópicos Especiais em Arte e Visualidades -

Leia mais

DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - 12.º ano ANO LETIVO 2015/2016

DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - 12.º ano ANO LETIVO 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - 12.º ano ANO LETIVO 2015/2016 SEQUÊNCIA DE ENSINO _ APRENDIZAGEM Nº1 ATIVIDADES INICIAIS: AULAS: 5 - Diagnóstico da aquisição das competências iniciais; Apresentação/Objectivos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO: 2017/01 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Tópicos Especiais em Arte e Visualidades

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º

Planificação Anual GR Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º Planificação Anual GR 300 - Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º Módulo 9: Textos Líricos (Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos) 30 horas (40 aulas) Objectivos de Aprendizagem -Distinguir a

Leia mais

Histórias de Mercado 1. Dênes de SOUZA 2. Carolina BARROS 3. Izabel CABRAL 4. Natália KEISE 5. Rachell ARIADNE 6. Carolina CAVALCANTI 7

Histórias de Mercado 1. Dênes de SOUZA 2. Carolina BARROS 3. Izabel CABRAL 4. Natália KEISE 5. Rachell ARIADNE 6. Carolina CAVALCANTI 7 Histórias de Mercado 1 Dênes de SOUZA 2 Carolina BARROS 3 Izabel CABRAL 4 Natália KEISE 5 Rachell ARIADNE 6 Carolina CAVALCANTI 7 Faculdades Integradas Barros Melo, Olinda, PE RESUMO Este documentário

Leia mais

O Documentário Observativo como Estratégia da Intimidade no Discurso Político: Uma Análise do filme Primárias, de Robert Drew 1

O Documentário Observativo como Estratégia da Intimidade no Discurso Político: Uma Análise do filme Primárias, de Robert Drew 1 O Documentário Observativo como Estratégia da Intimidade no Discurso Político: Uma Análise do filme Primárias, de Robert Drew 1 Lucilene FERREIRA 2 Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), Olinda, PE

Leia mais

Palavras-chave: linguagem audiovisual; cinema verdade; documentário, videorreportagem

Palavras-chave: linguagem audiovisual; cinema verdade; documentário, videorreportagem CHIOQUETTA, Daiane Suelyn Celso Mestranda em Comunicação Visual Universidade Estadual de Londrina (UEL) Esta comunicação resgata a história do Cinema Verdade dos anos 1960 e analisa sua influência para

Leia mais

Bloqueio Criativo 1 RESUMO

Bloqueio Criativo 1 RESUMO Bloqueio Criativo 1 Vítor Madureira 2 Alexandre Marino Fernandez 3 Ricardo Tsutomu Matsuzawa 4 Thais Saraiva Ramos 5 Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP RESUMO Bloqueio Criativo é um roteiro de

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Cinema e Audiovisual Departamento

Leia mais

3 passos fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil

3 passos fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil 3 s fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil Escrever uma resenha é uma ótima forma de comprovar que realmente leu e entendeu os pontos principais de uma determinada obra. Mas como fazer

Leia mais

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Surge em 1999, Goiás. Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira

Leia mais

Longe de Casa 1 RESUMO

Longe de Casa 1 RESUMO Longe de Casa 1 Caio Felipe Pimenta CRISTALDO 2 Gabriela Figueira POLETTO 3 Luiz Henrique Nogueira NEVES 4 Amli Paula Martins de MIRANDA 5 Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT RESUMO O documentário

Leia mais

FILME JUÍZO: AS FRONTEIRAS ENTRE O REAL E O FICCIONAL NOS DOCUMENTÁRIOS

FILME JUÍZO: AS FRONTEIRAS ENTRE O REAL E O FICCIONAL NOS DOCUMENTÁRIOS FILME JUÍZO: AS FRONTEIRAS ENTRE O REAL E O FICCIONAL NOS DOCUMENTÁRIOS JUÍZO. Direção de Maria Augusta Ramos. Brasil, 2007. Produção Diler Trindade 2007. Introdução O presente trabalho visa analisar todos

Leia mais

Como evitar erros em. documentários

Como evitar erros em. documentários FilmMaker Aqui, frame do documentário Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho, e na página ao lado o documentário Últimas Conversas, de 2014, que o cineasta deixou incompleto Como evitar erros em documentários

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

Profa. Dra. Suzana L. S. Ribeiro Prof. Danilo Eiji Lopes Profa. Maria Aparecida Blaz Vasques Amorim

Profa. Dra. Suzana L. S. Ribeiro Prof. Danilo Eiji Lopes Profa. Maria Aparecida Blaz Vasques Amorim Introdução 2: História Oral de Vida História Oral Temática Tradição Oral Profa. Dra. Suzana L. S. Ribeiro Prof. Danilo Eiji Lopes Profa. Maria Aparecida Blaz Vasques Amorim Apresentação utilizada durante

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

Canto Chorado: do roteiro à produção videodocumental 1

Canto Chorado: do roteiro à produção videodocumental 1 Canto Chorado: do roteiro à produção videodocumental 1 Amanda Padilha PIETA 2 Amanda Gollo BORTOLINI 3 Amanda Bastos MACIEL 4 André Luiz Justus CZOVNY 5 Luísa Araújo URBANO 6 Alexandre Torresani de LARA

Leia mais

REVISTA DE CINEMA Entrevista concedida em julho de 2006

REVISTA DE CINEMA Entrevista concedida em julho de 2006 REVISTA DE CINEMA Entrevista concedida em julho de 2006 - Fala-se muito no boom do documentário no Brasil, mas ainda pouco se discute sobre um tipo de documentário que vem surgindo com cada vez mais força.

Leia mais

DOCUMENTÁRIO E JORNALISMO

DOCUMENTÁRIO E JORNALISMO DOCUMENTÁRIO E JORNALISMO Conselho Editorial Bertha K. Becker (in memoriam) Candido Mendes Cristovam Buarque Ignacy Sachs Jurandir Freire Costa Ladislau Dowbor Pierre Salama Julio Bezerra DOCUMENTÁRIO

Leia mais

Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1

Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1 Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1 Rafael de JESUS 2 Ana Carolina Grützmann da SILVA 3 Luiza Torres LOPES 4 Marciele Ferrari TRINDADE 5 Taís IENSEN 6 Michele Kapp TREVISAN 7 Centro Universitário

Leia mais

Sobre Yakhni, Sarah. Cinensaios Agnès Varda: O documentário como escrita para além de si. São Paulo: Hucitec, 2014, 322 pp., ISBN:

Sobre Yakhni, Sarah. Cinensaios Agnès Varda: O documentário como escrita para além de si. São Paulo: Hucitec, 2014, 322 pp., ISBN: 1 Sobre Yakhni, Sarah. Cinensaios Agnès Varda: O documentário como escrita para além de si. São Paulo: Hucitec, 2014, 322 pp., ISBN: 9788584040032. por Tainah Negreiros * A diretora Agnès Varda tornou-se

Leia mais

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS O ângulo de onde olhamos os personagens em um filme pode ter significado narrativo, desde que ajude a descrever esse mesmo personagem, as suas relações com outros na mesma

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

HISTÓRIAS >NA PRAÇA DOCUMENTO ORIENTADOR

HISTÓRIAS >NA PRAÇA DOCUMENTO ORIENTADOR DOCUMENTO ORIENTADOR 28, 29 E 30 ABRIL Oficina de criação cinematográfica Ensino básico e secundário Coordenação Pedro Sena Nunes Organização AO NORTE DOCUMENTO ORIENTADOR Participar numa História da Praça

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

Alimentação; Comunicação; Fiscalização; Saúde; Vigilância Sanitária;

Alimentação; Comunicação; Fiscalização; Saúde; Vigilância Sanitária; O trabalho do Serviço de Fiscalização de Alimentos (Sefal) da Vigilância Sanitária no Distrito Central de Campo Grande/MS 1 Daniel Teixeira ALEXANDRE 2 Jéssica Keli Santos MARTINS 3 Oswaldo Ribeiro da

Leia mais

Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN

Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN Primeiro Passo: Desenvolver uma Idéia. Todo roteiro - assim como toda obra literária e toda obra de arte - começa sempre a partir de uma Idéia. Idéias valem ouro! A criatividade

Leia mais

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes Géneros textuais e tipos textuais [texto de apoio para o curso de doutoramento em ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas/universidade Pedagógica, Maputo, Outubro de 2015] Armando Jorge Lopes

Leia mais

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos

Leia mais

Reconstrução da Itália depois da Segunda Guerra. Discurso crítico do cinema: final de 1946 formação de uma nova consciência democrática

Reconstrução da Itália depois da Segunda Guerra. Discurso crítico do cinema: final de 1946 formação de uma nova consciência democrática Reconstrução da Itália depois da Segunda Guerra Discurso crítico do cinema: final de 1946 formação de uma nova consciência democrática Filme importante: Roma, cidade aberta (Roberto Rossellini, 1945) Católicos

Leia mais

Governo da República Portuguesa

Governo da República Portuguesa ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO CURSOS PROFISSIONAIS - 12 ºANO (Nota: 72h/ Nota: Planificação sujeita a reajustamentos, após publicação de Horário da Turma e confirmação de horas efetivamente dadas,

Leia mais

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários O termo gênero é utilizado para determinar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes

Leia mais

Elementos da narrativa. Acção. Tempo. Espaço. Personagens. Narrador. Modos de Expressão e representação. Narratário

Elementos da narrativa. Acção. Tempo. Espaço. Personagens. Narrador. Modos de Expressão e representação. Narratário Elementos da narrativa Acção Tempo Espaço Personagens Narrador Modos de Expressão e representação Narratário O texto narrativo Conta acontecimentos ou experiências conhecidas ou imaginadas, o que implica

Leia mais

10. Conclusão Resumo

10. Conclusão Resumo 10. Conclusão Resumo O tema da nossa pesquisa era o Documentário Animado, o nosso problema inicialmente, era legitimar o Documentário Animado como um gênero cinematográfico, que valoriza o ponto de vista

Leia mais

Escola Artistica Soares dos Reis

Escola Artistica Soares dos Reis Escola Artistica Soares dos Reis PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina Imagem e som B 11º Ano Ano lectivo 2011/12 Joana Castelo TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA

Leia mais

Documentário. Prof. Felipe Neves

Documentário. Prof. Felipe Neves Documentário Documentário Gênese e a transformação desta tradição Conhecer suas origens é fundamental para entender seu futuro desenvolvimento e questões. Surgimento do termo Documentário Sua primeira

Leia mais

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé Antes - Verificar materiais que são necessários Câmara de filmar/ Smartphone Tripé O tripé é muito importante, pois ajuda a manter a imagem estável. A iluminação é outro tipo de equipamento de grande utilidade,

Leia mais

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR.

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. LEWIS CARROL Elaborado pelas assessoras Patrícia Ribeiro e Rosinara Nascimento, em 2011, nas oficinas pedagógicas para as educadoras, ocorridas nas Livrarias

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B. 1ª Periodo

PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B. 1ª Periodo ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS PORTO PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B 11 ºA e 11º B TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA AUDIOVISUAL IMAGEM E COMUNICAÇÃO

Leia mais

UNICAMP II GÊNEROS DISCURSIVOS. CRÔNICA: Trata fatos do cotidiano cujo objetivo é despertar no leitor reflexão. CONTEÚDO:

UNICAMP II GÊNEROS DISCURSIVOS. CRÔNICA: Trata fatos do cotidiano cujo objetivo é despertar no leitor reflexão. CONTEÚDO: UNICAMP II GÊNEROS DISCURSIVOS CRÔNICA: Trata fatos do cotidiano cujo objetivo é despertar no leitor reflexão. CONTEÚDO: Temas cotidianos; Tom de realidade; Conteúdo subjetivo por não ser fiel à realidade.

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Animação 10º K2 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Animaçãoinsere-se

Leia mais

A sua obra, maioritariamente em fotografia e vídeo, tem um grande carácter subjetivo e é bastante marcada por referências literárias e históricas.

A sua obra, maioritariamente em fotografia e vídeo, tem um grande carácter subjetivo e é bastante marcada por referências literárias e históricas. Prece geral, de Daniel Blaufuks RECURSOS PEDAGÓGICOS O artista Daniel Blaufuks é um artista português, nascido em Lisboa em 1963. A sua obra, maioritariamente em fotografia e vídeo, tem um grande carácter

Leia mais

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão Maria Cecilia Bonato Brandalize 2015 1º Semestre O que é gênero? São as características peculiares a cada tipo de texto ou fala, ou seja, a maneira como

Leia mais

fissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 11º º Ano Ciclo de Formação Ano lectivo

fissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 11º º Ano Ciclo de Formação Ano lectivo Elenco Modular / Gestão de horas MÓDULOS DURAÇÃO Carga Horária Semanal 2 blocos 90m + 1 bloco 45m 1º PERÍODO 6 27h 6º MOD. 36 aulas 1º PERÍODO: 68 aulas 7 24h 7º MOD. 32 aulas 8 36h 2º PERÍODO 9 24h 2º

Leia mais

O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance.

O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance. Ensino Médio 1º ano O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance. Entre suas principais características,

Leia mais

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni DEBRIEFING LHabSim Prof. Marco Aurélio Marangoni OBJETIVOS DO DEBRIEFING Analisar os eventos e os comportamentos dos participantes Proporcionar aos participantes um ambiente favorável para expressar o

Leia mais

Sub Influência 1. Gustavo PEREZ 2 Samuel MALBON 3 Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, SP

Sub Influência 1. Gustavo PEREZ 2 Samuel MALBON 3 Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, SP Sub Influência 1 Gustavo PEREZ 2 Samuel MALBON 3 Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO Documentário artístico sobre a influência da música na cidade de São Paulo. Foram entrevistadas

Leia mais

Mônica: O Feminino no Grafite através do Cinema Documentário 1

Mônica: O Feminino no Grafite através do Cinema Documentário 1 RESUMO Mônica: O Feminino no Grafite através do Cinema Documentário 1 Amana DULTRA 2 Daniele RODRIGUES 3 Débora BORJA 4 Eduardo COUTINHO 5 Luana AZEVÊDO 6 Rafael BARRETO 7 Tayse ARGÔLO 8 Vanice da MATA

Leia mais

Como conhecer o outro e deixar-se conhecer por meio de uma câmera de vídeo?

Como conhecer o outro e deixar-se conhecer por meio de uma câmera de vídeo? Título: Devir i Nome: OLIVEIRA, Ágatha Bezerra ii SATLER, Lara Limaiii Palavras-chave: Alteridade, Documentário, Devir Questão problema: Como conhecer o outro e deixar-se conhecer por meio de uma câmera

Leia mais

Circo Real Português 1. Mylena TIODÓSIO 2 Marina BRAUNA 3 Gláucia CARDOSO 4 Gabriela Souza MOTA 5 Flávia ALVES 6 Alex VIDIGAL 7

Circo Real Português 1. Mylena TIODÓSIO 2 Marina BRAUNA 3 Gláucia CARDOSO 4 Gabriela Souza MOTA 5 Flávia ALVES 6 Alex VIDIGAL 7 Circo Real Português 1 Mylena TIODÓSIO 2 Marina BRAUNA 3 Gláucia CARDOSO 4 Gabriela Souza MOTA 5 Flávia ALVES 6 Alex VIDIGAL 7 Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF RESUMO Este trabalho foi realizado

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Documentário em Vídeo Um Rio, Uma Cultura e Um Povo 1. Jackson VENTURA 2 Andressa BARRETO 3 Polyana BITTENCOURT 4 Universidade Tiradentes, Aracaju, SE

Documentário em Vídeo Um Rio, Uma Cultura e Um Povo 1. Jackson VENTURA 2 Andressa BARRETO 3 Polyana BITTENCOURT 4 Universidade Tiradentes, Aracaju, SE Documentário em Vídeo Um Rio, Uma Cultura e Um Povo 1 Jackson VENTURA 2 Andressa BARRETO 3 Polyana BITTENCOURT 4 Universidade Tiradentes, Aracaju, SE RESUMO Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS Disciplina: Teorias da Imagem e Cultura Visual Curso: Artes Visuais Bacharelado Período: 5º Ano: 01/2016 CHA: 32 Código: Professora: Carla de Abreu

Leia mais

REFINANDO SONHOS: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE E O DOCUMENTÁRIO 1

REFINANDO SONHOS: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE E O DOCUMENTÁRIO 1 REFINANDO SONHOS: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE E O DOCUMENTÁRIO 1 Geylson Antonio de Sousa PAIVA 2 Maria da Conceição Castro OLIVEIRA 3 André Garros dos SANTOS Samir Pereira EWERTON Larissa Leda ROCHA 4

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Planificação de Português Ano Letivo de 2016/2017 Ensino Profissional 11.º Ano Distribuição por turma (previsão) Módulo 5 Módulo 6 Módulo 7 Módulo 8 11 P 1 15/09

Leia mais

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os

Leia mais

Documentário Síndrome de Up 1. Everson Felipe MEDEIROS 2. Lilian BISON 3. Professor Orientador: Marina Agustoni 4

Documentário Síndrome de Up 1. Everson Felipe MEDEIROS 2. Lilian BISON 3. Professor Orientador: Marina Agustoni 4 Documentário Síndrome de Up 1 Everson Felipe MEDEIROS 2 Lilian BISON 3 Professor Orientador: Marina Agustoni 4 Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba, SP RESUMO O roteiro de não-ficção

Leia mais

Estrutura curricular e ementas do curso de Cinema e Audiovisual (UFPEL)

Estrutura curricular e ementas do curso de Cinema e Audiovisual (UFPEL) 1º SEMESTRE Introdução a linguagem audiovisual (2h/2c) Iconologia da Arte I (2h/2c) Imagem Digital I (2h/2c) Operação de equipamentos audiovisuais (2h/2c) História do Cinema (4h/4c) Técnicas de Criatividade

Leia mais

Texto Narrativo. P R O F. ª A n a L ú c i a M o t a

Texto Narrativo. P R O F. ª A n a L ú c i a M o t a Texto Narrativo P R O F. ª A n a L ú c i a M o t a Texto narrativo É um relato de um acontecimento ou uma série de acontecimentos, reais ou imaginários; Exemplos de textos narrativos: conto, novela, romance,

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO PALAVRAS-CHAVE: Modernismo; Carlos Drummond de Andrade; concordância nominal; manifesto. EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO

Leia mais

CINEMA NA SALA DE AULA

CINEMA NA SALA DE AULA CINEMA NA SALA DE AULA NÃO USE : Vídeo-tapa buraco: colocar vídeo quando há um problema inesperado, como ausência do professor. Usar este expediente eventualmente pode ser útil, mas se for feito com frequência,

Leia mais

Tópicos Especiais 5 ANTROPOLOGIA VISUAL h a 17h50, segundas-feiras (Sala BT 251) 4 créditos

Tópicos Especiais 5 ANTROPOLOGIA VISUAL h a 17h50, segundas-feiras (Sala BT 251) 4 créditos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA 135437 Tópicos Especiais 5 ANTROPOLOGIA VISUAL 2 2013 14h a 17h50, segundas-feiras (Sala BT 251) 4 créditos Professor:

Leia mais

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16 Módulo 1 Textos de caráter autobiográfico. Textos informativos e dos domínios transacional e educativo (declaração, requerimento, contrato, carta). Textos de caráter autobiográfico (memórias, diários,

Leia mais

Gabriel Aguiar de Andrade 2 Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.

Gabriel Aguiar de Andrade 2 Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE. Documentário e/ou Ficção: considerações sobre Nanook, of the north, de Robert Flaherty 1 Gabriel Aguiar de Andrade 2 Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE. RESUMO: Este trabalho procura discutir

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 8º ano A 2017 1.1 Narrativas em foco: do mito

Leia mais

Planificação anual de Português 12º ano

Planificação anual de Português 12º ano Planificação anual de Português 12º ano 1 OBJETIVOS Desenvolver os processos linguísticos, cognitivos e metacognitivos necessários à operacionalização de cada uma das competências de compreensão e produção

Leia mais

Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO. Grupo 300 Página 1 de 8

Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO. Grupo 300 Página 1 de 8 Escola Secundária de Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém MÓDULOS DURAÇÃO Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO 7 13 semanas 1º PERÍODO: 26 aulas 7º MOD. 26 Aulas

Leia mais

Retratos de Família: o cinema de João Canijo. Daniel Ribas

Retratos de Família: o cinema de João Canijo. Daniel Ribas Retratos de Família: o cinema de João Canijo Daniel Ribas História - João Canijo A sua formação fez-se através de assistência de realização de alguns realizadores europeus, que filmaram em Portugal nos

Leia mais

CINE TEXTOS A CASA DE ALICE

CINE TEXTOS A CASA DE ALICE 1 CINE TEXTOS ```````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````` Informação reunida e trabalhada para apoio à exibição

Leia mais

II ENCONTRO "OUVINDO COISAS: EXPERIMENTAÇÕES SOB A ÓTICA DO IMAGINÁRIO"

II ENCONTRO OUVINDO COISAS: EXPERIMENTAÇÕES SOB A ÓTICA DO IMAGINÁRIO II ENCONTRO "OUVINDO COISAS: EXPERIMENTAÇÕES SOB A ÓTICA DO IMAGINÁRIO" Título da Exposição: A poética da morada e os cenários do imaginário habitado Trabalho fotográfico realizado com base no livro A

Leia mais

Sobre Teixeira, Francisco Elinaldo. Cinemas não narrativos : Experimental e documentário passagens

Sobre Teixeira, Francisco Elinaldo. Cinemas não narrativos : Experimental e documentário passagens 1 Sobre Teixeira, Francisco Elinaldo. Cinemas não narrativos : Experimental e documentário passagens. São Paulo: Alameda, 2013, 328 pp., ISBN: 978-85-7939-187-3. por Cássia Hosni * Cinemas não narrativos

Leia mais

Aula 6. 8 de abril A narrativa documental e a percepção da realidade

Aula 6. 8 de abril A narrativa documental e a percepção da realidade Aula 6. 8 de abril A narrativa documental e a percepção da realidade Bibliografia requisitada: VERNET, Marc. Cinema e narração. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

Leia mais

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves EM VERSO E EM PROSA Prosa e Poesia: qual a diferença? A diferença

Leia mais

A vivência do espaço arquitetônico no filme

A vivência do espaço arquitetônico no filme A vivência do espaço arquitetônico no filme Carmen Aroztegui Massera Facultad de Arquitectura Universidad ORT Uruguay 2007 Animações em arquitetura espaço percorrido câmara se move como se fosse o olho

Leia mais

O som que não se escuta: a representação sonora descritiva no cinema silencioso e o caso de O homem com a câmera de Dziga Vertov

O som que não se escuta: a representação sonora descritiva no cinema silencioso e o caso de O homem com a câmera de Dziga Vertov O som que não se escuta: a representação sonora descritiva no cinema silencioso e o caso de O homem com a câmera de Dziga Vertov MODALIDADE: COMUNICAÇÃO Renan Paiva Chaves Unicamp chaves@iar.unicamp.br

Leia mais

TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES

TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES QUAL SERÁ A SUA ATITUDE PREDOMINANTE? QUAL SERÁ A SUA FUNÇÃO PSICOLÓGICA PRINCIPAL? No ano de 1921, Jung publica o resultado de um de seus estudos mais importantes

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Planificação de Português Ano Letivo de 2015/2016 Ensino Profissional 11º Ano Distribuição dos tempos letivos Tempos Previstos (50 minutos) Módulo 5 26 Módulo 6 33 Módulo 7 30 Módulo 8 43 Distribuição

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ADAMANTINA

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ADAMANTINA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ADAMANTINA PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO A produção de Documentários na Escola e o Acervo Cinematográfico RESPONSÁVEIS NA DIRETORIA DE ENSINO Márcia Helena Supervisora Marcos

Leia mais